jornal informe - florianópolis/são josé- 21/04/16

16
INFORME www.jornalinforme.com.br /RedeInforme [email protected] FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2016. ANO 6 . N O 315 CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL PÁGINA A16 PÁGINA A8/9 PÁGINA A6 DESPERDÍCIO MOBILIDADDE SÃO JOSÉ ESCOLA QUE NÃO ESTÁ SENDO USADA ESTÁ HÁ 2 MESES COM AS LUZES ACESAS A DESAFIADORA IMPLANTAÇÃO DO BRT QUER PARTICIPAR DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO? VIOLÊNCIA PÁGINA A7 INCIDENTE INCÊNDIO QUEIMA TUDO DE 5 FAMÍLIAS NO MORRO DA CAIXA PÁGINA A3 ADRIANO RIBEIRO RENATA KRÁS Luzes da antiga Escola João Gonçalves Pinheiro foram acesas para evitar invasões de desocupados e nunca mais foram apagadas. E a conta? PROCASA, UMA COMUNIDADE PRESTES A EXPLODIR Em 130 dias três homicídios e duas tentativas de homicídio aconteceram na comunidade; enquanto isso o abandono do poder público à região atinge também outras áreas: dos 72 focos da dengue que o município de São José registrou neste ano, 64 estão no bairro; já na educação, a região tem o terceiro pior Ideb de Santa Catarina

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 28-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 315

TRANSCRIPT

INFORMEwww.jornalinforme.com.br/RedeInforme [email protected]

FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS

EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2016. ANO 6 . NO 315

CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

PÁGINA A16

PÁGINA A8/9

PÁGINA A6

DESPERDÍCIO

MOBILIDADDE

SÃO JOSÉ

ESCOLA QUE NÃO ESTÁ SENDO USADA ESTÁ HÁ 2 MESES COM AS LUZES ACESAS

A DESAFIADORA IMPLANTAÇÃO DO BRT

QUER PARTICIPAR DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO?

VIOLÊNCIA

PÁGINA A7

INCIDENTE

INCÊNDIO QUEIMA TUDO DE 5 FAMÍLIAS NO MORRO DA CAIXAPÁGINA A3

ADRIANO RIBEIRO

RENATA KRÁS

Luzes da antiga Escola João Gonçalves Pinheiro foram acesas para evitar invasões de desocupados e nunca mais foram apagadas. E a conta?

PROCASA, UMA COMUNIDADE PRESTES A EXPLODIR

Em 130 dias três homicídios e duas

tentativas de homicídio aconteceram na

comunidade; enquanto isso o abandono do poder

público à região atinge também outras áreas:

dos 72 focos da dengue que o município de São

José registrou neste ano, 64 estão no bairro; já na

educação, a região tem o terceiro pior Ideb de

Santa Catarina

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0002-60

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

32 32 33 33 34 34 3423 24 23 21 24 25 24

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde

e a à noite

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde

e a à noite

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde

e a à noite

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

PREJUÍZO PARA UNS, RENDA PARA OUTROSO depósito de distribuição do Grupo Dimed, localizado no bairro Kobrasol, em São José, ao lado da BR-101 explodiu semana passada. Desgastes e prejuízos de todas as partes na estrutura da construção e produtos que estavam armazenados que foram completamente destruídos. O catador de material reciclado (foto), que não tem nada com o incêndio, aproveitou para catar os frascos de antitranspirantes aerosol que, com a explosão, foram parar nos arredores. Feitos com alumínio devem ter rendido o dia para o esperto jovem.

Direito à Saúde

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE JORNAL II

E-mail:[email protected] (48) 98070659

Ronaldo FranciscoÉ SEU DIREITO

Coluna é publicada semanalmente, redigida por defensor público e tem como objetivo orientar juridicamente a população.

A Constituição Federal de 1988 reconheceu vários direitos e garantias dos cidadãos brasileiros, reservando especial atenção para o direito à saúde, que foi alçado à categoria de direito fundamental. Segundo o Artigo 196 da Constituição, “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido me-diante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e servi-ços para sua promoção, proteção e recuperação”.

A Lei 8.080/90, conhecida como Lei Orgâni-ca da Saúde, instituiu o Sistema Único de Saú-de - SUS, cujo objetivo é prestar – por meio dos órgãos e instituições públicas federais, estadu-ais e municipais – todos os serviços públicos inerentes à saúde da população brasileira.

Ou seja, o direito à saúde é um direito público subjetivo e deve ser garantido pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Assim, sempre que um cidadão necessitar de atendimento nesta área deverá procu-rar a unidade mais próxima de sua residência para que o serviço público seja prestado pelo Estado.

E caso o Estado não preste o serviço público?Caso o cidadão procure alguma unidade de

saúde e, após o atendimento, tenho seu direito negado (ausência de fornecimento de remédios prescritos pelo médico, por exemplo), pode-rá procurar a Defensoria Pública, que analisará as razões da negativa estatal e tomará as provi-dências adequadas à resolução da questão.

A Defensoria Pública sempre busca, primei-ramente, a solução extrajudicial dos casos. No caso da negativa no fornecimento de medica-mentos, por exemplo, a praxe é enviar uma co-municação formal ao órgão responsável a fim de verificar os motivos do não fornecimento de re-médio devidamente receitado pelo médico e, até mesmo, solicitar que tal fornecimento ocorra.

No caso de impossibilidade de solução adminis-trativa, ajuíza-se a ação judicial correspondente e, então, por meio de determinação do Poder Judiciá-rio, o Estado presta o serviço público ao cidadão.

O que fazer quando o Estado não cumpre a ordem judicial?

Quando o cidadão já tem uma medida judicial, mas o Estado não está cumprindo (não entrega o medicamento, por exemplo), é possível solicitar a fixação de multa para a União, o Estado e o Mu-nicípio. Também é possível o sequestro de verbas públicas no valor necessário à compra direta do medicamento que deveria ter sido fornecido.

Nota-se que, comumente, tais recursos são mais utilizados nas manifestações expositivas, porquanto, como se sabe, as pes-soas, de modo geral, são intensa-mente estimuladas pelos meios de comunicação de massa.

Por essa razão, quem dese-ja comunicar-se de modo efi-caz não pode ignorar os meios de comunicação de massa,

Embora se possa criticar o conteúdo das mensagens veicula-das pelo rádio, televisão, jornais e outros, não poderão negar que, de modo geral, são elaboradas com grande competência, principalmen-te no que se refere à capacidade de despertar a atenção do público.

Neste sentido, os recursos audiovisuais, quando bem utili-zados, elaborados e apresentados oportunamente, tornam-se bastante úteis, sendo capazes de desper-tar a atenção dos alunos de forma bem superior à exposição oral.

Tais recursos são válidos ainda

para a compreensão e aplicação de conhecimentos e para a retenção.

Outra utilidade dos recursos audiovisuais, além da comunicação, está na avaliação da eficácia comu-nicacional; à guisa de exemplo, o uso de gravadores para a avaliação da comunicação e expressão oral.

Todavia, conquanto de tais recur-sos apresentarem certas vantagens, existem algumas circunstâncias em que a utilização desses recursos pode apresentar aspectos negativos.

O principal ponto negativo está na sua utilização exaustiva, principalmente os filmes e as co-leções de slides que desestimu-lam a adoção de um papel mais ativo por parte do interlocutor.

Entretanto, vale frisar que é sobre-modo importante, para a pessoa que deseja comunicar-se com eficácia, a leitura de jornal, que fornecem recur-sos para tanto, sobretudo informações para enriquecer as argumentações.

Em suma, quem lê jornal se comunica muito melhor.

ADELCIO MACHADO

[email protected] (48) 9961-0168

O AUTORPós-Doutor em Gestão do Conhecimen-to pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Co-municador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Finan-ceiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANP-POM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

AD

RIA

NO

RIB

EIR

O

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 COTIDIANO

2º Mutirão de Recuperação de Crédito

Cinema gratuito para maiores de 60 anos, com acompanhante

A Secretaria de Defesa do Consumidor de Florianópo-lis está preparando a realiza-ção do 2º Mutirão de Recu-peração de Crédito, previsto para acontecer no período de 30 de maio a 03 de junho. Segunda-feira (18), a Secre-taria reuniu representantes de instituições que foram parceiras do primeiro even-to, além de outros convida-dos, a fim de manifestar o interesse de repetir o proje-to. Agora, eles têm até o final do mês para responder se vão querer participar.

De acordo com o Assessor Jurídico da SMDC, Gabriel Meurer, a ideia é ampliar o mutirão. Neste sentido, lojas de grande porte, como a Koe-rich, o Magazine Luiza e a Via Varejo - rede que responde pelas Casas Bahia e Ponto Frio - também foram convidadas. Se aceitarem o convite, vão juntar-se aos 'veteranos' Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Centrais Elétricas de Santa Ca-tarina S.A. (Celesc) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, que estive-ram presentes no 1º Mutirão, realizado entre 16 e 20 de no-vembro do ano passado, em frente à Catedral.

Meurer está otimista quanto a um aceno positivo dos antigos e novos parcei-ros, “devido ao sucesso do primeiro mutirão, até porque foi recuperado mais de R$ 1 milhão”. Ele adiantou que a Secretaria de Defesa do Con-sumidor de Florianópolis pre-tende fazer este segundo mu-tirão por volta da metade do ano, e quem sabe outro mais para o final de 2016.

Balanço final do 1º Muti-rão de Recuperação de Cré-dito totalizou cerca de 2,8 mil atendimentos e pelo menos R$ 1,32 milhão em valores ne-gociados durante o evento.

Para muitas pessoas, do-mingo geralmente é dia de se entregar ao sofá e passar o dia lá, de pernas para o ar. Com o objetivo de mudar essa postu-ra, inclusive de muitos idosos, o projeto Sessão Sênior con-vida as pessoas acima de 60 anos, mais um acompanhan-te, para irem ao cinema no dia 24, sem pagar a entrada.

A sessão tem início às 10h30, no Cinemark do Flo-

ripa Shopping, e irá exibir o lançamento “Batman vs Su-perman”. O longa é dublado e traz o empolgante confron-to entre os dois super-heróis. Enquanto muitos contam com o Superman (Henry Ca-vill) como principal salvador do planeta, vários outros não concordam com sua perma-nência na Terra. Bruce Wayne (Ben Affleck) está do lado dos inimigos de Clark Kent e deci-

de usar sua força de Batman para enfrentá-lo. Mas en-quanto eles lutam, uma nova ameaça ganha força.

O objetivo da Sessão Sê-nior de Cinema é promover a cultura e estimular o envelhe-cimento ativo do público da terceira idade.

Os ingressos já estão dis-poníveis para retirada no Es-paço Cliente do Floripa Sho-pping, de segunda a sábado,

das 10h às 21h e aos domin-gos e feriados das 11h às 19h. Até dezembro de 2016 serão exibidas 20 sessões es-peciais para os idosos. A Ses-são Sênior de Cinema tem o apoio cultural do Floripa Shopping, da coordenação da agência Marte Inovação Cultural e o patrocínio da Prefeitura Municipal através da Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis.

SERVIÇOFilme: Batman vs Super-man: A Origem da JustiçaQuando: 24.04.2016 (Domingo)Horário: 10h30Local: Cinemark - Floripa Shopping - Rodovia SC-401, 3116 - Saco Grande, Florianópolis Ingressos: Gratuitos para maiores de 60 anos e um acom-panhante. Retirar no Espaço Cliente do Floripa Shopping a partir de 19/04 ou no dia do evento. Sujeito a lotação.Mais informações: http://ses-saoseniordecinema.com.br

As chamas consumiram, na semana passada, cinco casas na Servidão Laranjeiras e agora 25 pessoas não têm aonde morar

INCIDENTE

Incêndio queima tudo de 5 famílias no Morro da CaixaNo dia em que os mora-

dores da Região Metro-politana de Florianó-

polis ficaram abismados com a magnitude do incêndio que consumiu a sede do Grupo Di-med, dezenas de moradores do Morro da Caixa, comuni-dade carente da região Conti-nental, ainda tinham em suas memórias a dor e devastação que o fogo pode causar. Elas perderam absolutamente tudo em um incêndio na madruga-da do dia 12 de abril. As cha-mas consumiram cinco casas na Servidão Laranjeiras e ago-ra 25 pessoas não têm aonde morar. Elas precisam de ajuda para reconstruir suas vidas.

O incêndio aconteceu na madrugada e todos conse-guiram sair das residências.

Ninguém saiu ferido. “Não sobrou nada, nem um móvel, nada, saímos só com a roupa do corpo”, contou ao Informe a moradora Gabriela Simões

Fonseca, 27 anos. Máquinas da Comcap retiraram às mar-gens da avenida Governador Ivo Silveira entulhos e restos de pertences queimados. A

Moradores perderam tudo, cinco casas queimadas

Gestor do Conselho Comunitário (Concec-MC), professor Onildo Estevão da Silva, ajuda como pode

ADRIANO RIBEIRO

Ajuda da comunidadeComo a situação é dra-

mática, as famílias estão precisando de ajuda da comunidade para recons-truir suas vidas. O gestor do Conselho Comunitário de Cultura e Esportivo do Morro da Caixa (Concec--MC), professor Onildo Estevão da Silva explica que está fazendo o possível para auxiliar os moradores. Bate na porta do CRAS e órgãos públicos para buscar ajuda,

mas tudo que a comunidade poder ajudar é bem-vindo.

Quem quiser ajudar, seja como for, poderá entrar em contato com o Gestor do Conselho Comunitário pelo fone (48) 9965-9196 ou pelo fone do professor Miro: (48) 8451-1065. Este Informe tam-bém se coloca à disposição para intermediar auxilio atra-vés do WhatsApp (48) 9922-8133 ou e-mail: [email protected].

Defesa Civil esteve no local e condenou o pouco que sobrou das moradias, praticamente somente as paredes. Elas serão demolidas nos próximos dias.

Nos dias que sucederam após o acidente, os moradores contaram com a solidariedade de vizinhos ao menos para ter um teto para dormir. “Não te-mos onde morar, nem colchão para dormir. Estamos vivendo de doação de amigos próximos”, explicou quinta-feira (14) a mo-radora Rose Lemos Gomes, 36 anos. Sofrem mais as crianças e duas pessoas com proble-mas mentais. “Essa noite, só as crianças dormiram, até porque não tinha espaço na casa da vizinha pra todo mundo, e os adultos ficaram acordados, aqui na rua”, descreve Rose.

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8133 E-mail: opiniã[email protected]

Gean e os cuidados médicos

Mudança na segurança

A explicação para os cortes

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB) aproveitou a sema-na morta, com o feriadão de Tiradentes, para viajar ao exterior e dar prosseguimen-to a tratamentos médicos.

Gean ainda depende de cuidados médicos em fun-ção das lesões que sofreu naquele acidente de trânsito na BR-101, quando ainda era presidente da Fatma. A sema-na foi de exames e acompa-nhamento da recuperação.

Alguns cuidados também serão tomados para o fortale-cimento da musculatura para que o pré-candidato consiga dar conta da maratona de eventos que se aproxima com a campanha eleitoral.

Esforço dobrado para que o corpo acompanhe a vontade da cabeça. Quem tem proximidade com Gean sabe da sua energia e da agitada agenda que gosta de tocar à frente.

Com quase quatro décadas de experiência na Polícia Mi-litar de Santa Catarina e agora na reserva, o coronel Eliésio Rodrigues, 64 anos, ex-coman-dante da PM, será o novo se-cretário de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis.

O anúncio foi feito na manhã de terça-feira (19), depois de uma reunião com o prefeito Cesar Souza Junior. A posse está marcada para a próxima terça (26), às 10:00 horas. O coronel está aposentado da PM há seis anos e este será seu primei-ro cargo como secretário.

Coronel Eliésio é conhe-cido na área da segurança

ALINE REBEQUI

DIVULGAÇÃO

Depois de muita discussão os vereadores de Florianó-polis conseguiram definir a convocação, que se transfor-mou em apenas convite, para que o secretário Municipal de Fazenda, Planejamento e Orçamento, André Luiz Bazzo explique os cortes no Orçamento Municipal.

Ele estará na Casa em dois momentos: na quarta-feira (27), em audiência pública para debater a fusão de fun-dos da previdência do muni-cípio e na segunda-feira (2 de maio), quando estará frente a frente com todos os verea-dores na sala da presidência.

Neste momento explicará porque algumas secretarias como a de Obras tiveram

como um profissional ativo e extremamente dedicado ao serviço operacional. Dos 39 anos de serviços prestados à PM, 30 foram em ativida-de operacional de proteção da vida dos catarinenses e da segurança pública.

cortes de mais de 80% de seus recursos, enquanto a de Comunicação teve corte de apenas 1,55%. O tema já foi abordado por este Informe na plataforma impressa e online e foi inclusive repercutido pelo site temperoseapimen-tadas.com.br com a criativa ilustração do nosso Cesar Mão de Tesoura, simboli-zando seus cortes. (foto)

Vazamento e buraco

O vereador da Capital Edson Lemos (PSDB) está intrigado com um buraco na rodovia Vereador Onildo Lemos, no Santinho. Um vazamento na tubulação de água causou alagamento na região e está tirando o sono da comunidade. Segundo o vereador, o problema não é novo. Recentemente, no mesmo local, a cratera che-gou à extensão de um veícu-lo. A via é uma importante ligação e o problema precisa ser resolvido de uma vez.

Uma carta assinada por um vereador causou polêmi-ca na Câmara de Florianópo-lis nesta semana. O vereador Coronel Paixão, do PDT, informou indignado que um vereador da Casa encami-nhou a tal cartinha para mo-radores da Tapera dizendo que estava pedindo estudos para obras de pavimentação em ruas daquela região.

Paixão retrucou que as obras já estão ocorrendo, sendo que nos próximos dias acontecerá a pavimen-tação. “Nenhum vereador ou prefeito é dono de obra. A prefeitura executa e nós

vereadores acompanhamos, só isso”, disse, referindo-se ao companheiro de Câma-ra, o qual não quis revelar o nome. Foi ácido ao ilustrar que se estourar um cano em uma rua daquela comuni-dade e o autor da carta for chamado pela comunidade, sequer saberá como chegar.

O chapéu serviu para vá-rios vereadores como Cesar Farias (PSD), Guilherme Botelho (PSDB), Edmilson Carlos Pereira Junior (PSB) e outros que pediram a palavra para afirmar que a autoria do documento não era deles. O autor, não se revelou.

Carta interesseira

Mobilidade

Mobilidade (II)

Segurança na Capital

Os direitos, especialmente no campo de mobilidade urbana de idosos e deficientes físicos, foram abordados na sessão da Câmara de Florianópolis, desta semana, pelo verea-dor Edmilson Carlos Pereira Junior (PSB). Ele citou várias ações que estão sendo tomadas pelo poder público, inclusive algumas com sua participação. Segundo o vereador, atual-mente 18,05% da população florianopolitana sofre com alguma deficiência física e destas 11,07% é de idosos. “Estamos falando de um terço da população que pede respeito”, disse.

Vereadores como Tiago Silva (PDT), Ricardo Camargo Vieira (PMDB) e Edmilson Carlos Pereira Junior (PSB) estão encampando a necessidade da realização de uma audiência pública para discutir a segurança pública em Florianópolis. Pontos mais localizados serão abordados, mas a ideia é trazer o tema à discussão, levantando todas às deficiências na área da cidade. O requerimento pedindo a realização do debate deverá ser aprovado na semana que vem.

Ainda sobre direitos de mobilidade o vereador Edmilson Carlos Pereira Júnior (PSB) citou como bom exemplo a campanha lançada recentemente pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Todos os ônibus do sistema con-tam com assentos preferen-ciais destinados aos idosos, gestantes, deficientes, mães com criança de colo e obe-sos. Entretanto, por muitas vezes esses assentos não são respeitados e obrigato-riamente essas pessoas pas-sam a viagem inteira em pé.

Por esse motivo, a Secretaria de Mobilidade Urbana lançou uma cam-panha de conscientização sobre a importância desses assentos preferenciais, solicitando aos passageiros que cedam seus espaços nos bancos para pessoas nas condições expressas em lei. A campanha, que

já vem sendo veiculada nos televisores dos ter-minais urbanos, também contará com busdoors, que circularão em toda a cidade de Florianópolis a partir da próxima semana.

A capital tem quase 64% da frota adaptada com elevadores. A norma da ABNT 14022 estipula prazo para que até 2024 todos

os veículos possuam esse equipamento, mas isso deve ocorrer antes. “Com o sistema de renovação da frota, conseguiremos isso em cinco anos. Além dis-so, 100% dos ônibus estão com acessibilidade nos demais itens, como assen-tos e balaústres”, garantiu o secretário de Mobilidade Urbana, Vinicius Cofferri.

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016

Pelos projetos no Procasa

Avaliação de terreno

Impeachment tal qual final de Copa

Proerd

O abnegado Marcos Ca-netta Rufino não está medin-do esforços para reerguer o Centro Comunitário Santos Dumont – Procasa. Assumiu a direção recentemente e depara-se com uma desigual-dade financeira. Enquanto as obrigações do órgão são para todo o ano, o repasse da prefeitura de São José é até novembro. Resultado: do final do ano o projeto social acumulou dívidas originárias de despesas com folha de pagamento e décimo terceiro salário. Um empréstimo na ordem de R$ 40 mil foi feito para liquidar às contas, mas a situação não está fácil.

O Procasa é um dos bairros mais carentes de São José. É tema de reportagem

especial desta edição e sofre com a violência e ausência de políticas públicas. Através do projeto social são oferecidas várias oportunidades. Nelas os membros da sociedade interessados são inseridos e podem apegar-se para mudar a realidade de suas vidas. São cursos gratuitos, no máximo uma taxa para bancar o trans-porte dos animadores ou professores que comparecem às atividades graciosamente.

Está lá um bom projeto social para ser ajudado. A sociedade organizada deve abraçar iniciativas sérias e legítimas como esta que absorvem uma parte dos serviços que seriam de responsabilidade da prefei-tura, porém, não são feitos.

O vereador Sanderson de Jesus (PMDB) posicionou-se con-tra parecer do Relator Especial ao Projeto de Lei n.º 004/2016, da Prefeita de São José, que autoriza o poder executivo a permuta de bem imóvel da Administração Pública com a Execução de Obras para a construção de um Centro de Edu-cação Infantil, no Bairro Bela Vista. O parecer é da vereadora Méri Hang (PSD), que já foi inclusive Secretária de Educação.

Na visão de Sanderson, o parecer baseia-se numa pla-nilha assinada pela secretária de Educação, que não tem conhecimento técnico para tal, pois não é engenheira civil. Os valores e dados estão sendo questionados pelo vereador por estarem abaixo do mercado. “Quem compra um terreno a R$ 2.800,00 o metro quadrado no Kobrasol ou em Campi-nas”, questionou Sanderson. Ele pediu vistas na matéria.

Vereador do PMDB de São José, Michel Schlemper está preocupado com a falta de apoio para o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no mu-nicípio. Lembra que anual-mente a iniciativa forma em torno de 3,5 mil crianças das escolas municipais, estadu-ais e particulares, entretanto cortes financeiros poderão prejudicar os trabalhos. A Unimed cortou 50% do apoio financeiro; o Governo do Estado não disponibilizará mais as camisetas, restan-do o apoio apenas das lojas

Carioca. “Não podemos deixar que o Proerd venha a morrer em São José”, disse.

ADRIANO RIBEIRO

A transmissão ao vivo da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) domingo passado (17), foi quase que como uma final de Copa do Mundo. A população reuniu-se como deu e aonde conseguiu para assistir à votação no Con-gresso Nacional. Na foto,

família que comemorou o aniversário de um de seus membros com um almo-ço ficou a tarde e noite a dentro fixada na televisão. O aparelho foi colocado de forma improvisada à som-bra, para que o calor fosse suportado, e o momento histórico não fosse perdido.

Insegurança Já o vereador de São

José, Adriano de Brito (sem partido) está intran-quilo com a quantidade de lojas e prédios que estão sendo arrombados na região de Campinas. Ele diz que o tema não é novo e está sem solução. Pediu a realização de uma nova audiência pública.

Foi pelos aresO assunto da semana passada em São José foi o incêndio

na sede do Grupo Dimed, que armazenava medicamentos e especialmente produtos de alto teor inflamável como anti-transpirantes aerosol. Frascos do produto, devido as explo-sões, foram encontrados às margens da empresa, sediada na Rodovia BR-101. A fumaça provocada pelo incêndio, tomou parte do bairro Kobrasol quinta-feira da semana passada.

QueimadasVereadora de São José

Sandra Pereira Alves Martins (PSDB) ingressou com uma indicação para que o Poder Executivo, em especial a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito e a Fundação do Meio Ambiente, realizem com urgência a fiscaliza-ção e tome às devidas me-didas cabíveis referente às queimadas irregulares que vem ocorrendo durante todo o dia, próximo ao Colégio Forquilhão e Rua 28, no bairro Forquilhas.

Alvarás e habite-se

O vereador de São José, Wallace Avanir de Souza, o Tete do PDT, vai apresentar requerimento solicitando informações da Secretaria de Servi-ços Públicos (Susp). O vereador quer a relação dos alvarás de unidades multifamiliares expedidos pela SUSP nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. Dos mesmos anos, Tete também solicita informa-ções sobre qual o proce-dimento de expedição de tais atos administrativos e se estes alvarás e ou habite-se estão ampara-dos pelas licenças am-bientais correspondentes, a saber: prévia, de insta-lação e de operação; além da relação de alvarás e termos de recebimento de loteamentos e a relação de obras embargadas pela SUSP no mesmo período.

DivinoO Festeiro de 2016 da

Festa do Divino Espírito Santo está convidando a todos para participa-rem da 165º Festa do Divino Espírito Santo que acontece no perí-odo de 07 de maio a 09 de maio em São José.

Academia de Letras

Já a Academia São José de Letras (ASAJOL), convida para a Sessão Solene Co-memorativa dos 20 anos de Fundação da referida Acade-mia, que acontecerá no dia 04 de maio, às 20:00 horas, no Auditório do Centro de Apoio à Terceira Idade - CATI.

Curso da USJA prefeitura de São José

e a reitoria da Universida-de de São José (USJ) estão empenhadas em fechar o curso de Ciências da Religião. A decisão está sendo ven-tilada, mesmo com alunos aprovados no vestibular. Mais informações na próxi-ma edição deste Informe.

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 | COTIDIANO

Prazo para participar da consulta pública do Plano Diretor Participativo entra na reta final; interessados podem preencher o questionário online ou imprimir o formulário até o dia 26 de abril

SÃO JOSÉ

Quer participar do Plano Diretor Participativo?

DIVULGAÇÃO/PMSJ

O cidadão tem a opção de preencher o questionário online (www.saojose.sc.gov.br) ou imprimir o formulário e protocolar na Prefeitura

Está terminando o prazo para que a comunidade possa participar da con-

sulta pública do Plano Diretor de São José. Os interessados têm até a próxima terça-feira (26) para contribuir com suges-tões e questionamentos para o aperfeiçoamento do novo Pla-no, que orientará o desenvol-vimento do Município nos pró-ximos anos, buscando garantir uma cidade sustentável, com adequações sociais, econômi-cas e ambientais.

O cidadão tem a opção de preencher o questionário online (www.saojose.sc.gov.br) ou imprimir o formulário e protocolar na Prefeitura. A participação deve ser fei-ta pela sociedade para que o projeto seja ajustado antes de ser finalizado e enviado ao Poder Legislativo. Na página oficial da Prefeitura de São José, a comunidade também tem acesso à versão prelimi-nar do Plano Diretor.

Assim que a consulta pú-blica for finalizada, uma audi-ência pública marcará a aber-tura da Conferência Final, que será composta por diver-sos encontros e oficinas com os delegados, todos acompa-nhados por membros do Co-legiado de Acompanhamento e Controle (CAC).

Durante a Conferência, serão discutidas as sugestões

VESTIBULAR DE INVERNO

Inscrições para o Vestibular podem até 12 de maioAs inscrições para o Ves-

tibular de Inverno do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) estão abertas e po-dem ser feitas até as 23h59min do dia 12 de maio no HYPER-LINK "http://www.new.acafe.org.br/acafe/"site da ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais). O valor das inscrições é de R$ 90.

O vestibular do USJ ofere-ce 40 vagas para cada um dos cursos ofertados na institui-ção de ensino: Administração, Ciências Contábeis, Pedago-gia e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), todos ministrados no período noturno.

De acordo com o Edital nº01/2016/ACAFE, os interes-

sados em concorrer a uma das 160 vagas deverão informar no requerimento de inscrição se irão concorrer a 70% das vagas destinadas a candidatos que tenham cursado todas as séries do ensino fundamental e mé-dio em escolas públicas do mu-nicípio ou concorrer a 30% das vagas de ampla concorrência.

Sob a responsabilidade da

ACAFE, a prova escrita, mar-cada para dia 12 de junho, às 13h15min, terá 63 questões objetivas de língua portu-guesa e literatura, inglês ou espanhol, matemática, física, química, biologia, história e geografia; e uma redação.

A lista dos aprovados e o gabarito oficial serão divulga-dos no dia 20 de junho, às 10h,

no site da ACAFE, e a matrí-cula é válida para o segundo semestre letivo de 2016.

SERVIÇO

O quê: Vestibular de in-verno 2016 USJQuando: 11 de abril a 12 de maioOnde: http://www.acafe.org.brQuanto: R$ 90

propostas pela população por meio da consulta e de que for-ma serão ajustadas no texto fi-nal do projeto de lei, que será enviado ao Poder Executivo e, em seguida, à Câmara Muni-cipal de São José.

A expectativa da Associa-ção dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), res-ponsável pela elaboração do Plano Diretor, é que a Confe-rência comece no mês de maio para que haja tempo hábil de consolidar as informações antes do envio ao Legislativo. O grande desafio é desenvol-

ver São José para que a cidade se torne mais atrativa, receba mais investimentos, empreen-dedores, gerando oportunida-des, empregos e renda.

A versão preliminar do Plano Diretor Participativo de São José foi apresentada à população em três audi-ências públicas. Iniciado em setembro de 2014, o processo de reelaboração do Plano in-cluiu uma série de encontros comunitários para garantir a participação da sociedade. Foram 36 reuniões em 11 re-giões da cidade.

23 DE ABRIL

Escoteiros realizam celebração em São José

Escoteiros de todo o mundo celebram em 23 de abril, o Dia Mundial do Escoteiro. Nesse sentido o Grupo Escoteiro Ipê Ama-relo, preparou programa-ção especial para lembrar a data. Entre as ações que visam divulgar o movimen-to escoteiro destaque para o acampamento modelo, montado no Shopping Ita-guaçu no sábado (23). No domingo (24) será realizada a missa escoteira na Paró-quia dos Sagrados Corações às 9h30min, seguida de co-memorativo ao primeiro ano de Fundação do Grupo Escoteiro Nhandé Rovai, cujos convites poderão ser adquiridos no local, confor-me disponibilidade, no va-lor de R$15,00.

Outras atividades que envolvem os escoteiros é a divulgação nas escolas, fei-tas pelos próprios membros. “O General Baden Powell, com sua grande experiência no exército britânico e pes-quisa em outros livros para educação de rapazes, de-senvolve o ‘Escotismo para

Rapazes’. Em 1907 ele reúne um grupo com 20 jovens e realiza o primeiro acampa-mento escoteiro na Ilha de Brownsea, colocando em prática a sua pesquisa. Com o êxito do acampamento, ele publica em seis fascícu-los quinzenais, o Escotismo para Rapazes, reunindo téc-nicas de orientação, busca, primeiros socorros entre outras atividades. Desde en-tão o movimento escoteiro não parou mais de crescer. Hoje são quase 40 milhões de escoteiros no mundo”, in-forma o diretor Técnico do Grupo Escoteiro Ipê Amare-lo, Diego Roth Rocha Faria

O Movimento Escotei-ro conta com o serviço de adultos voluntários e o dire-tor acrescenta que os inte-ressados em fazer parte de um grupo escoteiro podem acessar o site dos Escotei-ros de Santa Catarina, na Internet www.escoteirosSC.org.br procurar o grupo mais próximo da sua casa ou manifestar seu interesse enviando e-mail para [email protected].

Escoteiros de todo o mundo celebram em 23 de abril, O Dia Mundial do Escoteiro

DIVULGAÇÃO

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 COMUNIDADE

Em 130 dias três homicídios e duas tentativas de homicídio aconteceram na comunidade; enquanto isso o abandono do poder público à região atinge também outras áreas: dos 72 focos da dengue que o município de São José registrou neste ano, 64 estão no bairro; já na educação, a região tem o terceiro pior Ideb de Santa Catarina

VIOLÊNCIA

Procasa, sufocada, pede socorro

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

Um dia cansativo, mais quatro horas de estudo no Instituto Federal e en-

fim casa. Quando um de tantos jovens que moram na comunida-de do Procasa, em São José, às 23 horas, desce do ônibus tem a sur-presa: sua cor, sua situação finan-ceira ou o simples fato de naquela região morar já é o suficiente para uma abordagem violenta de um policial mais austero. Essa for-ma de violência só foi mais uma das inúmeras debatidas durante a realização do 1º Fórum de Vio-lência Urbana, realizado dia 16 de abril, no Conselho Comunitário Santos Dumont – Procasa.

Se muitos jovens que vagam pelas ruas daquele bairro à noite só deslocam-se para casa após estudos e trabalho, inúmeros ou-tros são, talvez, a origem de uma abordagem policial cada dia mais ríspida. Em mais ou menos 130 dias o bairro testemunhou três homicídios e duas tentativas de homicídio. Uma dessas vítimas recentes, um menor de idade de seis anos, está ainda com uma bala alojada no braço. Estava ape-nas brincando na rua com sua bola e acabou atingido após mais um dos inúmeros confrontos en-tre traficantes. Agora, poderá per-der o movimento do braço.

O Procasa é vizinho das comu-nidades da Chico Mendes e Mon-te Cristo. Esse núcleo dominado pelo tráfico centraliza a região mais violenta de Florianópolis. “Mesmo com 16 projetos sociais que oferecemos aqui no Centro Comunitário não conseguimos atingir o alvo principal para redu-zir esta violência que não é a co-munidade propriamente dita, é a esfera pública”, descreve Wicleff Luiz Rufino coordenador do pro-jeto social e psicólogo. E foi dessa constatação que nasceu a ideia de realizar um amplo Fórum para debater a questão.

O presidente do Centro Co-munitário, Marcos Canetta Ru-fino explica que foram dirigidos convites a lideranças da própria comunidade, que tiveram opor-tunidade de trazer suas ques-tões; além de autoridades do município, agentes da segurança pública e professores de institui-ções como UFSC, Estácio de Sá, Anhanguera e a Ordem dos Ad-vogados do Brasil (OAB) e outros.

Durante o Fórum foram deba-tidos os seguintes temas separa-damente: Racismo, Homofobia e Intolerância Religiosa; Violência contra Mulheres e Crianças; Po-líticas Públicas e Comunidade; Polícia e Ambiente e Direitos Difusos. Dos debates que foram realizados durante todo o sába-do a organização elaborou uma Carta que será endereçada ao Ministério Público. A intenção é exigir dos agentes públicos o atendimento das propostas que tiveram origem no evento.

Completo abandono social

Ações do Centro Comunitário

A violência urbana é só uma das formas de agressão que os moradores do Proca-sa sofrem diariamente. Tal-vez, o que mais faz vítimas nas mais variadas formas, é o abandono social. Lideranças do bairro flagram esse des-caso das esferas públicas de várias formas.

“A comunidade virou uma terra de ninguém”, comen-ta Wicleff Luiz Rufino coor-denador do projeto social e psicólogo. Além dos crimes contra a vida que têm origem especialmente no tráfico de drogas, também existem os inúmeros crimes contra a propriedade como furtos e roubos. O resultado é que os imóveis tiveram seus preços diminuídos significativa-mente na região. “Mesmo assim ninguém consegue vender”, explica Rufino.

Se na segurança pública a situação está desgoverna-

da, nem na área da saúde o poder público consegue fa-zer sua parte. Dos 72 focos da dengue que o município de São José registrou neste ano, 64 estão em residências

no Procasa. Falta orientação, estimulo e até falta a atuação dos agentes comunitários na região.

Na educação, explica o psicólogo Rufino, a situação

é igualmente dramática. A região tem o terceiro pior Ín-dice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Santa Catarina. O cômico é que enquanto a população clama pelo básico na área social (segurança, saúde e educação) a prefeitura de São José entrega asfaltamen-to de algumas ruas. Das prio-ridades, disparada a última.

No campo humano a si-tuação também desanima. Rufino grifa a necessidade urgente de se tratar de ges-tão de pessoas entre todos os envolvidos com o bairro. “São inúmeros os casos de preconceito racial, até vio-lência física, moral e verbal”, descreve. “São muitas pes-soas que vivem em um am-biente violento e de extrema vulnerabilidade, tentamos aqui no Projeto Social mudar essa visão de mundo através de oportunidades”, finaliza.

O Centro Comunitário da Procasa vem desenvol-vendo em sua gestão tra-balhos sociais de extrema importância com o intuito de oportunizar a comuni-dade melhoria na qualida-de de vida. Os projetos vão desde a Ginástica Rítmica para crianças, Jiu Jitsu, Muay Thai, boxe, canto, aulas de violão, inglês, grupo de estudos e grupo de mulheres, Núcleo de Narcóticos, coral, zumba, capoeira, coral e outros.

O telefone do Centro é 3240-8202. Os pro-jetos são gratuitos.

Oficinas foram realizadas durante todo o sábado (16)

Integrantes do projeto social e da comunidade

Abertura do Fórum contou com a presença de autoridades

FOTOS: ADRIANO RIBEIRO

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 | COTIDIANO

Para melhorar a mobilidade urbana, Governo do Estado e prefeituras da Grande Florianópolis firmam Pacto Metropolitano

MOBILIDADDE

A desafiadora implantação do BRT

O compromisso de es-tabelecer ações con-juntas para melhorar

a mobilidade na Grande Flo-rianópolis foi firmado entre os municípios da região e o Go-verno do Estado na segunda--feira, 18, em Florianópolis por meio do Pacto Metropolitano. A solenidade teve a participa-ção do secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores; do superintendente da Região Metropolitana da Grande Flo-rianópolis, Cássio Taniguchi; e de representantes de prefeitu-ras que integram a região.

Prefeitos de Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Palho-ça, Santo Amaro da Imperatriz e São José assinaram o convê-nio de cooperação interfede-rativo que implantará o Plano de Mobilidade Urbana Susten-tável da Grande Florianópolis (Plamus), estudo realizado em 2014 e 2015 pelo Governo do Estado em conjunto com os

municípios, com apoio técnico e financeiro do BNDES.

“Esse é um passo muito importante para que a supe-rintendência, que já tem um respaldo da lei estadual e do Estatuto da Metrópole, possa ter o reconhecimento dos pre-feitos e das câmaras de verea-dores de que a Suderf exercerá um papel de coordenação, de aglutinação dos diferentes mu-nicípios que compõem a Gran-de Florianópolis. Então é um passo muito importante, não é apenas a assinatura de um pa-

pel, mas de um processo que vai crescendo e que vai fazer uma profunda transformação na região metropolitana”, afir-mou o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

De acordo com o Plamus, para melhorar a mobilidade urbana da região, deve-se dar prioridade ao transporte pú-blico coletivo, aos pedestres e ciclistas. O plano recomenda a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em 87 qui-lômetros com investimento previsto de R$ 1,4 bilhão.

“O BRT é uma forma que nós encontramos, e isso está dentro do Plamus, de fazermos a inte-gração metropolitana através da implantação do que nós cha-mamos do H em uma primei-ra etapa. Esse H compreende a BR-101, via expressa, as duas pontes, o anel de contorno do Morro da Cruz, a mais a SC-401 e a SC-405. A ideia é implantar isso o mais cedo possível, até 2018 o trecho que compreende São José ao centro de Florianó-polis, com integração tarifária”, destacou o superintendente da

Região Metropolitana da Gran-de Florianópolis.

A primeira etapa do BRT será implantada no trecho de sete quilômetros que compre-ende os km 0,00 e 5,50 da BR-282 (Via Expressa de Acesso a Florianópolis) em São José até o terminal do Centro de Florianópolis, com custo de R$ 150 milhões. A estimativa é que o ônibus leve 15 minutos para realizar o trajeto enquan-to hoje gasta-se, em média, 40 minutos nos horários de pico.

Os projetos e modelagens da infraestrutura dos corredo-res de ônibus do BRT, estações e tecnologia da informação es-tão em fase de elaboração até o final de maio. A etapa seguinte é a realização de audiências públicas para avaliar os pro-jetos propostos e lançar con-corrência pública de parceria público privada administrati-va, ou seja, o parceiro privado será remunerado pelos recur-sos públicos orçamentários, após a entrega do contratado.

O Pacto Metropolitano pre-vê ainda medidas de curto pra-zo, como licitação de serviço de guincho e integração dos órgãos de gestão de trânsito nos níveis federal, estadual e municipal para dar respostas rápidas a in-cidentes na região metropolita-na, melhorias na sinalização e eliminação dos entrelaçamen-tos nas pontes, além de implan-tação de terceiras faixas na via expressa, melhorias na geome-tria dos acessos e integração da operação com as pontes.

O Pacto Metropolitano prevê ainda medidas de curto prazo

JAQUELINE NOCETI / SECOM

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 COTIDIANO

Seminário debate Mobilidade e Gestão de Infraestrutura Urbana

O CREA-SC e o Gover-no do Estado, através da Superintendência de De-senvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), promovem o Seminário de Mobilidade e Gestão de Infraestrutura Urbana. O evento será no dia 25 de abril, a partir das 14h, na sede do CREA-SC, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O objetivo é reunir os segmentos relacionados à mobilidade e infraestrutura urbana e ampliar o canal de discussão e trocas de expe-riências sobre os processos que compreendem desde a concepção e projeto à ges-tão e operação das redes urbanas de infraestruturas e suas interações com o projeto urbano das cidades. Para o debate, serão con-sideradas as interferências entre os diversos sistemas e as oportunidades do plane-jamento unificado para as redes de eletricidade, água potável, gás canalizado, es-gotamento urbano, drena-gem, Iluminação pública, sistemas de comunicação e cabeamento subterrâneo, bem como seu impacto na melhoria da qualidade de vida nas cidades através de projetos integrados de mo-bilidade (Ruas Completas).

O Seminário será divi-dido em 3 apresentações, onde os temas abordarão a Mobilidade Urbana, a Ges-tão de Infraestruturas e a apresentação de resulta-

dos de projeto de pesquisa que integra os dois temas, sendo: “O Estado e as pro-postas para a Mobilidade Urbana” (SUDERF), “Ges-tão de Infraestruturas: os desafios para as áreas urba-nas e aspectos regulatórios” (ABNT) e “Ruas Completas Sustentáveis: Integração entre o desenho urbano e infraestrutura subterrânea. Projeto Piloto Sapiens Par-que (UFSC)

Visando ampliar o deba-te, o evento terá ao término das apresentações a monta-gem de mesa com os repre-sentantes dos agentes que compõem a cadeia do setor (concessionárias, órgãos públicos e privados, bem como entidades da socie-dade) debatendo os tópicos abordados e interagindo com o auditório e redes so-ciais, tornando o ambiente interativo e democrático.

As inscrições para o Se-minário de Mobilidade e Gestão de Infraestrutura Urbana já estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. O evento é gratuito, com limite de 100 participantes.

SERVIÇO:Seminário de Mobilidade e Gestão de Infraestrutura UrbanaOnde: auditório do CREA-SCQuando: 25 de Abril de 2016 – das 14 Às 17h30Inscrições: Gratuitas pelo e-mail [email protected]

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 | COTIDIANO

Sede da prefeitura de São José

VIVIANA RAMOS - SECOM/PMSJ

Prefeitos, empresários, gesto-res públicos, vereadores e todos os interessados pelo tema terão a oportunidade de conhecer ini-ciativas e saber como as cidades digitais e inteligentes estão apri-morando os serviços públicos e impulsionando o desenvolvi-mento dos municípios do Esta-do de Santa Catarina por meio do uso de tecnologias. Florianó-polis será a sede do 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que será realizado nos dias 9 e 10 de junho deste ano.

Trata-se de um grande encontro gratuito para servi-dores, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e que

já conta com apoio da Fe-deração das Indústrias de Santa Catarina e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catari-na (FIESC-SENAI) através do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, com o objetivo de estimular inves-timentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação nos municípios do Estado.

As inscrições devem ser abertas no começo da próxi-ma semana, de acordo com o diretor da RCD, José Marinho. Ele conta que seis encontros regionais foram realizados em parceria com Prefeituras

e Associações de Municípios em 2015 e reuniram, ao todo, gestores de cerca de 150 dife-rentes localidades. “Os fóruns foram importantes para des-centralizar os conhecimentos dos grandes centros e levar so-luções aos pequenos e médios municípios sobre os benefícios de se investir em tecnologia, além de pudemos perceber o cenário das cidades digitais em Santa Catarina”. Tais even-tos foram sediados em Itajaí, Rio do Sul, Blumenau, Joinvil-le, Laguna e São José.

O diretor da RCD destaca ainda que o Congresso Cata-rinense será importante para

facilitar o planejamento mu-nicipal de prefeitos e gestores, abrangendo todas as regiões de Santa Catarina. “Será o momento para compartilhar ideias, modelos, soluções e muito conhecimento em tor-no das ferramentas tecnológi-cas nas cidades para melho-rar a vida das pessoas”, frisa Marinho. Além disso, neste momento político, pré-elei-toral nos municípios, é ade-quado que se dialogue sobre as tecnologias, as inovações, que têm sido grande alterna-tiva para o desenvolvimento das localidades. “Do mesmo modo que se fala em Saúde,

em Educação, em Segurança Pública, é preciso que se fale, também, em Tecnologia, e que este tema passe a integrar a pauta e a agenda dos próxi-mos prefeitos”, sugere o dire-tor da RCD.

Será o primeiro congres-so estadual promovido pela RCD fora do estado do Paraná, onde está sediada. No PR já fo-ram organizados três eventos desta natureza, sediados em Curitiba (2013), Foz do Igua-çu (2014) e em Pinhais (2015). Neste ano de 2016, já está tam-bém definido o local da quarta edição paranaense: dias 24 e 25 de novembro, em Maringá.

Florianópolis vai sediar 1º Congresso de Cidades Digitais

Palhoça comemora 122 anos neste domingo (24)

Quem passar pela Praça das Bandeiras, no Centro de Palho-ça, neste domingo (24), vai po-der saborear incríveis pratos da gastronomia de rua, apreciar as melhores cervejas artesanais da região, além de ouvir muita mú-sica boa com a apresentação de diversas bandas locais. O evento que começa às 10h faz parte da programação de aniversário do município que completa 122 anos de emancipação. Além disso, a Prefeitura vai fazer o tra-dicional corte do bolo, confec-cionado com três metros.

De acordo com o prefeito Camilo Martins, o evento vai reunir muita gastronomia e música boa, com objetivo de comemorar o aniversário e o desenvolvimento da cidade. “A programação de aniversário do nosso município foi elaborada pensando em proporcionar aos moradores cultura, lazer, esporte e diversão. Este ano reduzimos os custos com a festa e valorizar-mos as atrações locais. Não só o momento econômico do país exige isso, mas também a gestão do dinheiro público”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

SERVIÇO:

O calendário de atividades em comemoração ao aniversário de Palhoça conta com outros eventos no final de semana. Ainda no domingo tem a final e a entrega das medalhas do cam-peonato brasileiro de natação realizado na Unisul e o torneio de dominó, na Praça 7 de Setembro. No sábado (23) será realizada a corrida de rua, na Avenida Hilza Terezinha Pagani, a partir das 15h para as crianças e das 16h para os adultos. A programação termina na semana que vem, com a feira de adoção de cães na Praça 7 de Setembro, no sábado (30).

O quê: Concurso público na área da Assistência SocialQuando: até 22 de abril, às 16hInscrições: http://assso-cialsjose.fepese.org.br/

Durante o último dia de inscrições haverá atendimento no prédio da Prefeitura de São José das 13h às 16h

CONCURSO PÚBLICO

Inscrições vão até esta sexta-feira (22)

As inscrições para o con-curso público da Prefei-tura de São José para o

provimento de nove vagas na área da Assistência Social po-dem ser feitas até esta sexta-fei-ra (22), às 16h. Embora a admi-nistração do município tenha decretado ponto facultativo na sexta-feira devido ao feriado de Tiradentes, haverá atendimen-to para inscrições presenciais das 13h às 16h, no 2º andar do prédio da Prefeitura, na Aveni-da Beira-Mar de São José. Os in-teressados em concorrer a uma das vagas para assistente social e psicólogo também podem se inscrever pela internet.

Sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos (Fepese), a prova escrita está marcada para as 14h do dia 8 de maio. Serão 50 questões objetivas para ensino supe-rior, cada uma com cinco alternativas de Língua Por-tuguesa e conhecimentos es-pecíficos do cargo.

Entre os pré-requisitos para participar do concurso, o candidato deve ter nacionali-dade brasileira, ter idade mí-nima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e obrigações do serviço militar, gozar de boa saúde, possuir a escolaridade exigida no edital e estar legalmente habilitado para o exercício do cargo.

Para o cargo de assistente

social, o candidato precisa ter ensino superior completo em Serviço Social e registro no conselho ou órgão fiscalizador do exercício da profissão. Para psicólogo, é exigido o ensino de nível superior completo em Psicologia e registro no con-selho ou órgão fiscalizador do exercício da profissão.

De acordo com o Edital 001/2016/GAB, a taxa de ins-crição custa R$ 90 para os car-gos de ensino superior. O con-

curso público terá validade de dois anos, podendo ser pror-rogado uma única vez, por igual período. Serão reserva-das 10% das vagas a pessoas com deficiência compatível para o cargo e atribuições.

Os profissionais interes-sados em concorrer a uma das vagas oferecidas podem se inscrever pela internet ou presencialmente no posto de atendimento da Fepese, no Campus da UFSC (Universi-

dade Federal de Santa Cata-rina), no bairro Trindade, em Florianópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em relação ao nú-mero de vagas e cargos houve retificação no edital.

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 SAÚDE

Com mais de 1,7 milhão de doses da vacina, campanha contra a gripe em SC pretende imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários

PREVENÇÃO

Vacinação contra gripe H1N1 inicia nesta segunda (25)

A campanha de vacina-ção contra a gripe em Santa Catarina se inicia

na próxima segunda-feira, 25. O dia "D" de mobilização será realizado no sábado, 30 de abril, em todos os municípios catarinenses. O Estado recebe-rá 1.759.000 doses da vacina. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas perten-centes aos grupos prioritários. Haverá 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação aptas a imunizar a população.

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação con-tra o vírus Influenza, que es-tava prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio. “Este ano, temos um perfil epide-miológico diferente de outros anos, devido ao grande nú-mero de casos de gripe neste início de inverno, por isso o adiantamento da campanha”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi.

O secretário de Estado da Saúde, Murillo Capella, res-saltou a gravidade da doen-ça e a importância da vacina contra a Influenza. “A gripe é uma doença grave e é muito mais grave para grupos prio-ritários, que, em 2015, tive-ram 87% dos casos de óbito. Por isso, seguimos o proto-colo do Ministério da Saúde e estamos unindo forças com órgãos de saúde estaduais e municipais, além do apoio da Associação Catarinense de Medicina”, destacou Capella.

O infectologista Antônio Mi-randa, diretor do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, enfati-zou a todos que a vacina não faz mal. “A vacina contra Influenza só traz benefícios à população. É importante que as pessoas, assim que sentirem os primeiros sintomas de gripe, procurem a unidade saúde mais próxima. Os casos mais graves serão trans-feridos para o Nereu Ramos, e lá estaremos preparados para atender precocemente esses pa-cientes”, explica Miranda.

Dados do último boletim epidemiológico

Vacinação em São José

De acordo com o mais recente boletim epidemio-lógico, divulgado na última quinta-feira, 14, neste ano fo-ram notificados 391 casos de Síndrome Respiratória Agu-da Grave (SRAG) em Santa Catarina. Destes, 111 (28,3%) foram confirmados para In-fluenza, sendo 108 (97,3%) pelo vírus Influenza A e três (2,7%) pelo vírus Influenza B. Dos casos confirmados para Influenza A, 85 são do tipo H1N1 (76,5%) e 23 (20,7%) ainda aguardam a subtipa-gem laboratorial (para iden-

tificar se o vírus Influenza A é do tipo H1N1 ou H3N2). Um novo boletim epidemio-lógico será divulgado nesta quarta-feira, 20.

Dos 26 óbitos por SRAG notificados, 15 foram confir-mados por Influenza, sendo 14 pelo vírus Influenza A e um pelo vírus Influenza B. Dos óbitos confirmados por Influenza A, 11 são do tipo H1N1 e três ainda aguarda-vam a subtipagem labora-torial. Outros 10 óbitos por SRAG apresentaram resulta-do negativo para Influenza A

e B, sendo classificados como SRAG não especificada

O que é Síndrome Respiratória Aguda Grave?A Síndrome Respiratória

Aguda Grave são casos de sín-drome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, que, na maioria dos casos levam à hospitalização. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da In-fluenza do tipo A e B ou por bac-térias fungos e outros agentes.

Quem pode tomar avacina gratuitamente?Indivíduos com 60 anos ou

mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puér-peras (até 45 dias após o par-to), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crôni-cas e outras condições clíni-cas especiais*, os adolescen-tes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioedu-cativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional são con-

siderados grupos prioritários e receberão a vacina no siste-ma público de saúde.

*Indivíduos que apresen-tem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; ne-fropatias; hepatopatias; doen-ças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neu-rológicos e do desenvolvimen-to (como epilepsia, paralisia cerebral, Síndrome de Down, entre outros); imunossupres-são associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tu-berculose, de todas as formas.

A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 também inicia segunda-feira (25) em São José. As pessoas que fazem parte do grupo considerado de risco receberão a vacina gratuita-mente até o dia 20 de maio, sendo que o Dia D ocorrerá no dia 30 de abril, quando todas as unidades de saúde de São José estarão abertas das 8h às 17h para vacinação.

Em São José, as vacinas contra a influenza serão priorizadas para pessoas que fazem parte dos grupos de risco: gestantes, idosos, crian-ças de seis meses a cinco anos, mulheres que estão no prazo de 45 dias após o parto, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde.

Para orientar os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, vacinadores, enfermei-ros e demais trabalhadores da área, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou uma reunião nesta terça--feira (19), na Escola de Formação em Saúde (EFOS), no bairro Bela Vista.

O objetivo de São José é vacinar 56.021 pessoas, sendo 20.360 idosos; 4.749 crianças de seis meses a dois anos; 7.585 crianças de dois a quatro anos; 2.375 gestantes; 390 puérperas; 6.408 trabalha-dores de saúde e 14.154 pessoas com deficiência crônica. A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% de cada grupo prioritário.

Para a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, a reunião e as orientações são de grande importância para que os profissio-nais das unidades de saúde estejam preparados para receber a popu-lação de São José que faz parte do grupo de risco. “O nosso objetivo é que os munícipes recebam um bom atendimento durante toda a campanha de vacinação e na mo-bilização do Dia D, ressalta Sinara.

Em 2015, a Secretaria de Saúde de São José vacinou 21.806 pessoas da terceira idade, 10.744 crianças, 1.866 gestantes, 341 mulheres que estavam no perío-do de 45 dias após o parto, além de 6.577 trabalhadores da saúde, totalizando 41.257 vacinações.

“A vacina contra Influenza só traz benefícios à população. É importante que as pessoas, assim que sentirem os primeiros sintomas de gripe, procurem a unidade saúde mais próxima".

SINARA SIMIONI

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Reunião debateu a realização dos trabalhos

Secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 | COMUNIDADE

Tão importante quanto o papel do professor na educação das crianças é o papel dos pais, afinal, são eles que estabelecem os primeiros ciclos de apren-dizagem em casa. Por isso, é muito importante que exista essa consciência por parte dos respon-sáveis. É extremamente necessário saber qual é o dever da escola e o que compete aos familiares.

Para Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especia-lista em educação especial e em gestão escolar, tais papéis têm sido confundidos. “Ultimamente, os papéis estão um pouco invertidos pelo que pode ser visualizado nas escolas”. Segundo a psicopeda-goga, hoje as famílias confiam a educação formal de seus filhos desde cedo à escola. “É nítido que os responsáveis têm conhe-cimento de sua existência, mas nem sempre colocam em prática. Isso acontece principalmente em virtude da vida agitada que o ser humano leva atualmente”, explica.

No entanto, para a especia-lista, tal atitude pode apresentar problemas futuros na educação dos pequenos, e, se não forem tratados com a devida seriedade podem piorar com o tempo. “As crianças precisam estabelecer com seus pais, professores e outros adultos relações equilibradas. Elas precisam de um espaço no qual as aprendiza-gens primárias sejam vividas e en-

sinadas. Cabe aos pais estabelecer os primeiros limites, os sins e nãos que as crianças devem absorver como meio de representação”.

Ainda segundo Ana Regina, a escola precisa educar as crianças para que elas tenham maturida-de para pensar em alternativas, nos problemas que as gerações anteriores deixam como herança e nos novos desafios que serão enfrentados. Porém, para que isso aconteça, é preciso que família e escola caminhem juntas, cumprin-do cada uma o seu papel. “Os pais e professores têm que reconhecer seus papéis na educação das crian-ças para que nenhuma instância fuja de seus deveres, sobrecar-regando outra instância, como acontece nos dias atuais”, comenta.

Para finalizar, a psicopedagoga faz um alerta de que a sociedade precisa ter consciência de que o papel da escola não é transmitir conhecimentos da educação básica, a chamada educação de “berço”, isso é responsabilidade dos pais e da família. A instituição de ensino deve ensinar a criança detalhes relacionados à cidadania e os valores éticos, além de ajudar a criança a formar opinião e filo-sofias de vida. “Na instituição se aprende o mundo e suas múlti-plas linguagens. Nesta, realiza-se uma caminhada acadêmica, a qual media novos caminhos para uma vida profissional”, finaliza.

A importância da família na educação infantil

Unidades escolares como a Edith Gama Ramos, localizada no bairro Capoeiras, abriram suas portas para as famílias de seus alunos dia 16 de abril

EDUCAÇÃO

Um dia bastante familiar nas escolas

O Dia da Família foi co-memorado nas escolas da região Metropoli-

tana de Florianópolis, dia 16 de abril. Foi um momento de confraternização entre fami-liares e alunos, no espaço das instituições de ensino. Exem-plo disso aconteceu na Esco-la de Educação Básica Edith Gama Ramos, localizada no bairro Capoeiras, região conti-nental de Florianópolis. A uni-dade escolar comporta atual-mente em torno de 550 alunos.

“Foi muito válido, foi uma experiência muito positiva”, avaliou o diretor da escola, Al-cides Elpo Neto. Geralmente, explica o diretor, a escola re-aliza apenas a festa Julina, na metade do ano. Porém, sábado passado foi mais um momento aberto para a família interagir com a educação de seus filhos.

Como o acesso à escola está localizado exatamente na pra-ça Nagib Jabor, foi exatamente neste ambiente que foram re-alizadas as diversas atividades recreativas. “Fomos abrilhanta-dos com um dia muito bonito e a praça é aconchegante. O ar da praça é diferente do ar da esco-la”, ponderou o diretor.

Ele informou ainda que os pais também participaram com a doação de refrigerantes e lanches que foram comer-cializados com o objetivo de arrecadar fundos para melho-rias necessárias na escola.

Dia da Família na Escola A iniciativa é uma proposta

do Movimento Santa Catarina pela Educação (FIESC) que, acatada pelo governo estadual

e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, se transformou em lei no Estado.

Dia da Família na Escola é uma iniciativa da Fiesc

Diretor Alcides Elpo NetoRecreações aconteceram na praça Nagib Jabour

Várias brincadeiras foram disponibilizadas

FOTOS: ADRIANO RIBEIRO

.................................................................................................. A|13 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016

Espaço para divulgação dos principais shows e eventos noturnos da região Metropolitana de Florianópolis. CONTATO: [email protected]. FONE: 30915477 WHATSAPP : 9922-8133

LEGIÃO URBANA

FESTIVAL DIYNAMIC

PALCO GIRATÓRIO

CLÁSSICOS E CURTAS NO CINEMA DO CIC

ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO

JURERÊ JAZZ

NA FIELDS

AGENDA

CENTRO DE EVENTOS PETRYSábado, 30 de Abril de 2016Abertura da Casa: 21:00hAbertura: DJ convidadoShow Principal: A partir da 01:15hShow de Encerramento: Banda FórumCom Dado Villa Lobos e Marcelo BonfáWhatsApp: (48)9116-1613Maiores Informações - Telefones: (48) 3954 2440 ou através do email [email protected]

O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) vem, nesta se-mana, com uma programação de clássicos e curtas-metragens que serão exibidos de quinta-feira a domingo (21 a 24 de abril), sem-pre às 20h, com entrada gratuita.Na quinta-feira e no sábado (21 e 23 de abril), é a vez do longa franco--italiano Desejos Proibidos, de Max Ophüls; na sexta-feira e no domingo (22 e 24 de abril) é a vez dos curtas Outra Terceira Idade, com histórias de personagens da terceira idade que podem quebrar o tabu. A realização é uma parceria entre Fundação Cata-rinense de Cultura (FCC) e o curso de graduação de Cinema da Unida-de Pedra Branca, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).Clássicos: Desejos Proibidos Direção: Max OphülsDuração: 105minAno: 1953País: França/Itália Classificação etária: 10 anosSinopse: Quando a ilusória imagem de um matrimônio feliz se confunde com a estranha jornada de um par de brincos, a tragédia se instala… Ophüls retorna ao luxo do século XIX para analisar com requinte a superficiali-dade e a instabilidade das paixões.SESSÕES: dias 21 e 23 de abril (quinta-feira e sábado), às 20h.

Curtas: Outra terceira idade (51 min)Seleção de curtas com histórias de personagens na terceira ida-de que podem quebrar o tabu.Daqui nóis não arreda o pé (15min), Jairo Teixeira dos SantosAs irmãs Tonha e Aparecida são o alvo da zombaria da moleca-da e da ira de alguns moradores de Santana do Jacaré, que que-rem expulsá-las da cidade.Brilhantino (16min), Éri-ton Bernardes BerçacoDepois de perder suas terras, Bri-lhantino se recusou a ir embora, passando a morar em uma caverna.O Terceiro Velho (15min), Marcus VilarEm mais uma noite de trabalho, uma prostituta serve a três homens de idade avançada. Seus estranhos clientes, no entanto, levam-na a vivenciar situações inesperadas em que desejo, medo e solidão misturam-se e tomam forma.A Melhor Idade (5min), Adriano SoaresImagens documentais e ficção se misturam para abordar um dia na vida de três idosos, indo do estereóti-po a uma abordagem diferenciada e desconstruindo preconceitos, pa-radigmas e a ditadura da imagem.SESSÕES: dias 22 e 24 de abril (sexta-feira e domingo), às 20h.

O espetáculo “Manotas Musicais”, do Grupo Trampulim, de Belo Horizonte (MG), que usa a música como ferramenta de jogo para o palhaço, será o primeiro a circular por Santa Catarina no Palco Giratório 2016. O projeto nacional do Sesc está na 19ª edição e até o final do ano levará 728 apresentações artísticas para 145 diferentes cidades brasileiras.As apresentações gratuitas acontecem em Joinville (21/04), São Bento do Sul (23/04), Canoinhas (25/04), Jaraguá do Sul (27/04), Itajaí (29/04), Blumenau (01/05), Rio do Sul (03/05), Brusque (05/05), Balneário Camboriú (07/05) e Ti-jucas (09/05). Os locais e horários das programações podem ser consultados em http://portal.sesc-sc.com.br/evento/2630.

Cidade/UF: Florianópolis Sábado, 21 de Maio Abertura: 21:00hInício: 01:00hCentrosulEndereço Av. Governador Gustavo Richard, Centro Florianópolis/SC

Marcelinho da Lua, na SecondPara quem curte MPB com roupagens mais modernas e ousadas, a grande pedida do Jurerê Jazz Festival 2016 será o show de Marcelinho da Lua, astro do drum’n’bass com sotaque bem brasileiro. Ele é um dos DJs mais requisitados do país, com uma sólida carreira nacional e internacional. A apresentação será no dia 29, na Second, em Jurerê Internacional. Os ingressos estão à venda no site Blueticket.

SERVIÇOShow: Marcelinho da Luz

Datas: 29 e 30 de abrilHorário: 23hLocal: Second – Jurerê InternacionalTelefone: (48) 3282-1597Venda de ingressos: www.blueticket.com.brValor: R$ 50 masculino e R$ 30 femi-nino (1º lote). R$ 80 masculino e R$ 40 feminino (2º lote). R$ 100 masculino e R$ 50 feminino (3º lote)

Informações: [email protected] / www.jurerejaz.com / facebook.com/festivaljurerejazz/

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 | RESUMOS DE NOVEL AS

SINOPSES DA SEMANA DE 25 A 30 DE ABRIL 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRASamurai se irrita com Filipe, que se surpre-ende com o comportamento do empresário. Ciça incentiva Tito a confrontar Samurai. Rodrigo se aproxima de Luciana, mas Roger atrapalha a conversa dos dois. Samurai confirma para Tito que Pedro lhe deve di-nheiro. Thayná e BB desconfiam da carência de Krica. Alina e Uodson voltam para casa. Thayná e BB ajudam Krica a se reconciliar com Glauco e Cleiton.

SEGUNDA - FEIRASarita e Paulina enganam Romeu e vendem uma falsa joia para o rapaz. Candinho aconse-lha Alice sobre sua amizade com Cláudio. Ali-ce pede para brincar com Policarpo e Cara de Cão observa. Aninha fica doente e Celso ajuda Maria. Anastácia confunde Pandolfo com Pancrácio e o convida para jantar. Incentivado por Sandra, Celso vai ao dancing de Paulina. Pandolfo revela a Anastácia e Candinho que é irmão gêmeo de Pancrácio.

SEGUNDA - FEIRALili afirma que não quer mais ver Rafael. Carolina comenta com Dorinha que o re-sultado dos exames preparatórios para sua gravidez chegarão em breve. Rafael ga-rante a Leila e Jonatas que não aconteceu nada entre ele e Eliza, mas não revela que foi Carolina quem divulgou as fotos. Jojô culpa Eliza pelo sofrimento de Arthur. Eli-za aceita o convite de Sofia para jantar.

SEGUNDA - FEIRASanto não consegue encontrar Cícero e seus comparsas no meio da mata. Afrânio pede que Tereza e Miguel não voltem para a fazenda e se preocupa com o paradeiro de Cícero. Doninha teme pelo filho. Cícero promete tirar a vida de Santo. Piedade e Luzia comemoram a volta de Santo para casa. Miguel confessa seu ressenti-mento com Carlos Eduardo e Tereza pensa em revelar seu segredo ao filho. Carlos Eduardo pede que Tereza o apoie e não conte a verdade..

TERÇA - FEIRAAna pede que Tito se afaste dela. Samurai ameaça Filipe. Cleiton ajuda Uodson com a mudança para a casa de Monique e Alina se incomoda. Filipe promete a Samurai que guar-dará segredo sobre as entregas que o empre-sário lhe pediu para fazer. Rodriguinho passa mal e Tito liga para Ana. Nanda estranha o pedido de demissão de Filipe. Monique se irri-ta com Uodson. Ana conforta Ciça e agradece o aviso de Tito.

TERÇA - FEIRARomeu oferece o anel falso a Cunegundes. Quinzinho pede que Josias o ajude a verifi-car se o anel é verdadeiro. Mafalda afirma a Romeu que só reatará o noivado quando tiver certeza de seu amor. Clarice ajuda Olga a mentir para Fábio sobre sua profissão. Fábio beija Olga. Pancrácio se disfarça para pedir dinheiro e Romualdo o ajuda, pensando tratar--se de uma mulher. Sandra arma para que Maria termine seu relacionamento com Celso.

TERÇA - FEIRABárbara vê Janaína saindo da casa de Floris-val e desconfia. Jojô consegue trazer os avós para o Brasil, na tentativa de ajudar Arthur a se recuperar de seu sofrimento por Eliza. Sofia chega ao restaurante para jantar com Eliza, que não desconfia de que a irmã está armando com Jacaré um plano para atentar contra sua vida.

TERÇA - FEIRAPadre Romão comenta com Bento sobre sua conversa com Luzia. Olívia reclama do compor-tamento de Luzia com Piedade. Bento deduz que Cícero irá atrás de Santo e alerta Luzia. Cícero dispara contra Santo e Bento defende o irmão. Santo e Bento afastam Cícero e os jagunços, mas acabam discutindo. Luzia afirma a Santo que Bento está certo ao querer se vingar de Afrânio. Bento vê um vulto na estrada e perde o controle de sua motocicleta.

QUARTA - FEIRATito tem esperança de encontrar Pedro. Monique aceita ceder o quarto para Alina e Uodson. Rodrigo comenta com Roger que está em dúvida sobre o namoro com Flávia. Uodson leva café da manhã na cama para Alina e acaba com os produtos da despensa da casa. Roger se irrita com Flávia. Tito confessa a Uodson o receio de que Pedro não queira vê-lo. Alina e Krica se reencontram.Professores se preocupam com a falta de pagamento.

QUARTA - FEIRASandra se insinua para Candinho. Alice dá um bombom a Cláudio e Ilde desconfia. Diana provoca Filomena e revela a Braz que o filho que a moça espera é de Candinho. Candinho diz a Celso que pode lhe ajudar a reconquistar Maria. Cara de Cão combina com Ernesto o rapto de Policarpo. Inácio afirma que o anel comprado por Romeu é falso, e o rapaz é expulso da fazenda. Mafalda observa Romeu se banhando no rio.

QUARTA - FEIRA

Jacira expulsa Janaína de casa quando a filha decide ficar com Weslley. Lili e Germano des-cobrem que seu cofre está vazio e denunciam o roubo à polícia. Germano e Lili ficam per-plexos quando Débora lhes confirma que Sofia adulterou o jantar da família. Jonatas insinua que Jacaré possa ser um aliado de Sofia. Ger-mano decide ir ao restaurante onde Sofia está com Eliza, temendo que algo aconteça com a modelo. Jacaré apreende Eliza.

QUARTA - FEIRANa fazenda Piatã, todos procuram por Pie-dade. Cícero se culpa por ter deixado Santo escapar. Ceci incentiva Beatriz a se aproximar de Bento e afirma que o vereador precisa de ajuda. Piedade enfrenta Afrânio e Encarna-ção. Doninha exige saber o motivo da demora de Cícero em voltar para casa. Encarnação promete a Piedade que a guerra entre suas famílias não recomeçará enquanto ela for viva. Afrânio repreende a atitude de Cícero.

QUINTA - FEIRATito desiste de esperar por Pedro e vai embora com Luciana. Luciana recebe uma nova men-sagem de Pedro, exigindo que ela o encontre sozinha. Filipe visita Nanda durante o expe-diente e Samurai implica com o rapaz. Ana percebe que Tito está pensativo. Flávia beija Rodrigo para provocar Luciana. Rodrigo acre-dita que Luciana não gosta mais dele. Alina e Uodson tentam chegar a um acordo para uma boa convivência na casa de Monique.

QUINTA - FEIRARomeu deduz que foi enganado por Sarita e Paulina. Celso anuncia a Sandra que pedirá Maria em casamento e ameaça a irmã. Gerusa exige saber mais sobre seu estado de saúde. Zé dos Porcos tenta se declarar para Mafalda. Filomena e Fragoso partem para seu casa-mento no Paraguai. Ilde vê quando Alice visita Cláudio. Pancrácio não aceita o dinheiro de Pandolfo. Severo aceita que Braz retorne para a loja e comunica que irá se casar.

QUINTA - FEIRAJacaré imobiliza Eliza e Sofia incentiva o rapaz a agir contra a irmã. Com a chegada da polícia, Jacaré se desespera e Sofia acusa o rapaz. Jacaré atira em Sofia, que não resiste ao ferimento. Germano e Jonatas vão atrás de Jacaré, que foge levando Eliza como refém. Germano pede a Jacaré que liberte Eliza e se oferece para ficar no lugar da filha.

QUINTA - FEIRABeatriz descobre que Bento defendeu suas terras e Santo dos jagunços do coronel Afrâ-nio. Piedade e Luzia falam sobre a ordem de Encarnação de acabar com a guerra entre suas famílias. Bento e Santo retomam a parce-ria entre eles. Carlos Eduardo pede que Tereza não conte a Miguel sobre Santo e tem uma conversa com o filho. Iolanda exige que Afrâ-nio ligue para Tereza para saber de Miguel. Bento visita a escola onde Beatriz trabalha.

SEXTA - FEIRAPedro garante a Luciana que não pode lhe con-tar a verdade sobre o sumiço e diz que precisa proteger Tito e a mãe. Ana se revolta contra Tito, que reafirma a paixão por ela. Filipe ajuda Nanda na loja de Samurai sem que o empresário perceba. Samurai promove Nanda a gerente da loja. Luciana revela a Tito que encontrou Pedro e diz que o menino contou que está fugindo. Samuel anuncia que Júlia participará de uma nova turma,

SEXTA - FEIRAAnastácia interrompe a discussão entre Pan-dolfo e Pancrácio. Maria aceita o pedido de casamento de Celso. Ernesto e Cara de Cão sequestram Policarpo e Candinho se desespe-ra. Sandra conforta Candinho e aprovei-ta para se insinuar para o rapaz. Maria comenta suas desconfianças sobre o rapto de Policarpo com Anastácia. Maria exige que Celso encontre Jack. Braz aconselha Diana a se casar com Severo.

SEXTA - FEIRAGermano consegue convencer Jacaré a mantê--lo refém no lugar de Eliza. Arthur, Cida, Jojô e os avós descobrem sobre o sequestro de Eliza. Jonatas se aproxima de Jacaré sem ser visto e consegue vencê-lo. Jacaré é preso. Jacaré revela a Germano os planos de Sofia. Arthur procura Eliza e afirma que a ama, mas a modelo pede para que o empresário se afaste. Charles conta a Rafael sobre a morte de Sofia. Rafel procura Lili.

SEXTA - FEIRABeatriz pede que Bento não a decepcione. Afrânio ordena que Tereza e Miguel voltem para a fazenda. Cícero se preocupa com a presença de Miguel. Doninha insinua a Iolanda que desconfia da paternidade de Miguel. Tereza teme que Miguel sofra ao voltar para a fazenda. Iolanda sente a ausência de notícias sobre Martim. Isabel provoca Olívia por causa de Lucas e Piedade conforta a neta. Lucas conversa com Bento sobre seu amor por Olívia.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOCunegundes e Quinzinho pensam em novas opções de casamento para Mafalda e Eponina. Pandolfo e Pancrácio atendem os telefonemas de Cara de Cão sobre o rapto de Policarpo. Filomena e Fragoso se casam. Ernesto exige que Sandra encontre uma forma de negociar com Cara de Cão o resgate do burro. Fragoso aceita comprar a fazenda de Cunegundes para Filomena. Jack e Maria acreditam saber quem orquestrou o rapto.

SÁBADOLili garante a Rafael que seu relaciona-mento terminou. Lili decide reatar seu casamento com Germano. Leila cuida de Rafael. Hugo se declara a Gilda e os dois se beijam. Carlinhos sente ciúmes ao ver Hugo beijando sua mãe. Florisval tenta convencer Jacira a não abandonar Janaína. Leila en-contra com Carolina e afirma que provará que foi a jornalista quem enviou as fotos de Eliza e Rafael para Lorena.

SÁBADOJosefa cuida de Zé Pirangueiro. Padre Ro-mão e Ceci torcem para que Bento e Beatriz se entendam. Tereza passeia com Miguel pelas terras próximas à fazenda. Iolanda se surpreende com a alegria de Afrânio, que comemora a chegada de seu neto. Encarna-ção se incomoda com a presença de Miguel. Santo e Afrânio se encontram no bar e trocam provocações. Afrânio prepara uma grande festa para Miguel.

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESContinue esforçando para aumentar o seu círculo de amizades. Aceite convite e saia para lugares mais populares. Os colegas de trabalho podem achá-lo muito individualista.

TOUROTudo o que for finalizado de-verá ser muito bem analisado. Dê uma atenção especial aos negócios imobiliários. Bom para retornar aos exercícios físicos e a dieta. Cuide de seu corpo.

GÊMEOSFique pronto para lutar por seus bens. Poderá começar em breve um empreendimento lucrativo. Tire uns minutinhos para você planejar o trabalho e não descuide do lazer.

CÂNCERAproveite o período para reavaliar as suas prioridades, concentre-se no que vale a pena. Não desperdice suas energias lamentando fatos pas-sados. Priorize o futuro.

LEÃOPoderá solucionar uma situ-ação emocional desgastante. Tenha fé e coragem para isso. Continue se empenhando para atingir as suas metas pessoais e profissionais. Sor-ria sempre!

VIRGEMÉ favorável para dar um novo impulso às suas finanças. Seja por meio de bons negócios ou da compra de objetos. Tire uns momentos para se descontrair!

LIBRAÉ um bom momento para correr atrás dos seus sonhos. A inspiração e a percepção são grandes aliados. É mais produtivo trabalhar em projetos grandes. Reavalie seus senti-mentos.

ESCORPIÃOCuidado com o que diz nestes dias. Poderá não haver sinto-nia entre as palavras e os seus sentimentos. Está difícil se fazer entender. O seu raciocínio não será o mesmo dos outros.

SAGITÁRIOSe quiser partir para uma de suas aventuras, o momento está favorável. Alguém poderá criar obstáculos para suas intenções, mas não desanime. Vá em frente e realize seus sonhos.

CAPRICÓRNIOÉ tempo de prestar mais aten-ção ao futuro de suas finan-ças. Reveja a lista de gastos e concentre-se nas prioridades. Bom para tratar de assuntos familiares.

AQUÁRIOSeja muito paciente com todos. Tenha um cuidado especial em não ferir a pessoa amada. Deixá-la insegura quanto aos seus sentimentos será uma pés-sima política. Pense nisso!

PEIXESTudo está rendendo. É hora de guardar o que conseguiu até aqui. A tendência será de preservar. Evite lugares com muita aglomeração. Cuide mais de si mesmo. Seja alegre sempre!

HORÓSCOPO DA SEMANA

SBT “ignora” votação do impeachment

A decisão de não transmitir a votação para aprovação da abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) colocou o SBT em segundo lugar isolado na audiência no Ibope.Exibido das 20h00 às 00h00, o “Programa Silvio Santos” registrou 12.4 pontos de média e 15 pontos de pico, de acordo com dados consolidados do Ibope. Dois pontos acima da média habitual do programa. No confronto a Globo ficou na liderança, com 23 de média e a Record ficou em terceiro lugar, com 7.8 pontos de média. Às 22h13, o “Programa Silvio Santos” atingiu seu pico de audiência: 15.3 pontos contra 21.4 da Globo e 8.5 da Record.

‘Esse cara sou eu’

Na semana em que Roberto Carlos completou 75 anos de vida, terça-feira(19), um levantamento inédito feito da obra do artista revela qual música do cantor que mais foi tocada nos últimos cinco anos. E, adivinhem! “Esse cara sou eu”, sucesso da trilha sonora da novela “Salve Jorge”, é a número um desse ranking, seguida dos clássicos “Como é grande o meu amor por você” e “É preciso saber viver”.

Record decide suspender Geraldo Luís

Depois da crítica, ao vivo, do apresentador Geraldo Luís contra a direção da Record, após a direção cortar uma parte da principal reportagem do programa “Domingo Show” do último domingo (17),os comandantes do canal tiveram uma atitude drástica.De acordo com o site “Notícias da TV”, Geraldo Luís foi sus-penso pela direção da Record e isso se deve pelo fato do apresentador ter falado duran-te o programa que, entre outras coisas: “Tem gente aqui que não briga, cospe no prato que come”, declarou ao vivo. A reportagem em questão é sobre o cantor popular José Mário Teixeira do Nascimento, o Zezo, que já foi um catador de lixo e, que hoje, é milionário, tem mais de 50 imóveis alugados e anda com um Porsche Cayenne. Ainda por cima, cortaram o programa ao meio para a transmissão da votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputa-dos, em Brasília.

"Vídeo Show"

A Globo começou a diminuir a participação de Maíra Cha-rken no "Vídeo Show".E, no decorrer dos próximos dias, será intensificado o processo da sua substituição pela Giovanna Ewbank na apresentação do programa. Sabe-se, no entanto, que mesmo com rejeição muito alta nas redes sociais, a ideia é continuar com a Maíra, até nas reportagens, se for o caso.

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 | A|16 CONTRA-CAPA

“GUINCHO E SOCORRO 24 HORAS”

Luzes da antiga Escola João Gonçalves Pinheiro foram acesas para evitar invasões de desocupados e nunca mais foram apagadas. E a conta?

DESPERDÍCIO

Escola que não está sendo usada está há 2 meses com as luzes acesas

Enquanto o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior (PSD) e

sua equipe de gestão recla-mam da crise econômica e dos cortes de gastos, o dinhei-ro vai pelo ralo nas pequenas coisas. Prova é a antiga Escola João Gonçalves Pinheiro, lo-calizada na rua Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, no Rio Tavares que está há dois me-ses com todos os seus pontos de luz ligados, desnecessaria-mente, dia e noite.

A denúncia foi feita pelo vereador Vanderlei Farias, o Lela do PDT, na sessão ordiná-ria da Câmara de Florianópo-lis de terça-feira (19). Segundo o vereador, estão acesos inclu-sive os refletores da quadra esportiva, responsáveis por um consumo maior de ener-gia elétrica. Já todas as salas de aula também estão ilumina-das para alunos e professores

“Eu quero saber a conta de energia elétrica que vai dar com essa escola com as luzes acesas dia e noite”VEREADOR VANDERLEI FARIAS, O LELA DO PDT

que não mais as usam.Lela explica que a escola

pertence à prefeitura de Flo-rianópolis, portanto, o pa-gamento do consumo está

saindo dos cofres municipais. “Tentei por oficio comunicar do desperdício, mas não fui atendido”, disse o vereador. Um problema que poderia ter sido resolvido de forma simples pela Secretaria de Educação precisou ser levado à tribuna da Câmara para se buscar uma solução. “Eu que-ro saber a conta de energia elétrica que vai dar com essa escola com as luzes acesas dia e noite”, completa o vereador.

De acordo com informa-ções, há alguns meses, em fun-ção da colisão de um veículo, o muro da instituição foi destruí-do, facilitando a entrada de de-socupados na escola que está sem funcionamento. Para evitar novas invasões simplesmente as luzes foram ligadas e assim ficou até os dias atuais. A Secre-taria de Educação foi procurada para falar sobre o assunto, mas ninguém deu declaração.

DIVULGAÇÃO

FOTOS: RENATA KRÁS

Vereador Vanderlei Farias, o Lela do PDT

Salas de aula também estão com as luzes ligadas Refletores da quadra: consumo alto de energia elétrica