jornal informe - florianópolis/são josé - 17/06/2016

16
INFORME FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL PÁGINA A8 PÁGINA A 7 PÁGINA A 13 PÁG 16 PÁG12 EDITOR: Adriano Ribeiro SEXTA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2016. ANO 6 . N O 322 Nada modesto o animado Leandro Leal, proprietário do Alemão’s Bar, localizado no bairro Serraria, em São José. Para o evento de reinauguração do estabelecimento ele serviu oito costelões que foram assados em frente ao bar, em churrasqueiras da Fort Metalúrgica. A carne foi servida com acompanhamentos, sem custo algum para os presentes. Por causa da onda de frio que atinge o Estado neste outono, a Secretaria Municipal de Assistência Social lançou um projeto para ajudar as pessoas que precisam de roupas. FESTA NO ALEMÃO’S BAR NO SERRARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL LANÇA CAMPANHA DO AGASALHO Pré-candidatura do advogado do PDT é irreversível e vai ganhando a cada dia mais apoios; novos partidos serão anunciados nos próximos dias SÃO JOSÉ DIVERSÃO SOCIAL PPS é o 1º partido a declarar apoio a Fernando Anselmo ADRIANO RIBEIRO ADRIANO RIBEIRO Conselheiros de saúde protestam contra corte de R$ 38 milhões da área da saúde em Florianópolis Centro de Saúde no Canto da Lagoa está com obra de reforma suspensa há sete meses; população não aguenta mais E a saúde? VAI MAL...

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 02-Aug-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 322

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

INFORMEFLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

PÁGINA A8 PÁGINA A 7

PÁGINA A 13

PÁG 16

PÁG12

EDITOR: Adriano Ribeiro SEXTA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2016. ANO 6 . NO 322

Nada modesto o animado Leandro Leal, proprietário do Alemão’s Bar, localizado no bairro Serraria, em São José. Para o evento de reinauguração do estabelecimento ele serviu oito costelões que foram assados em frente ao bar, em churrasqueiras da Fort Metalúrgica. A carne foi servida com acompanhamentos, sem custo algum para os presentes.

Por causa da onda de frio que atinge o Estado neste outono, a Secretaria Municipal de Assistência Social lançou um projeto para ajudar as pessoas que precisam de roupas.

FESTA NO ALEMÃO’S BAR NO SERRARIA

ASSISTÊNCIA SOCIAL LANÇA CAMPANHA DO AGASALHO

Pré-candidatura do advogado do PDT é irreversível e vai ganhando a cada dia mais apoios; novos partidos serão anunciados nos próximos dias

SÃO JOSÉ

DIVERSÃO SOCIAL

PPS é o 1º partido a declarar apoio a Fernando Anselmo

ADRIANO RIBEIRO

AD

RIA

NO

RIB

EIR

O

Conselheiros de saúde protestam contra corte de R$ 38 milhões da área da saúde em Florianópolis

Centro de Saúde no Canto da Lagoa está com obra de reforma suspensa há sete meses; população não aguenta mais

E a saúde?

VAI MAL...

Page 2: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0002-60

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

22 19 17 16 16 14 1713 13 12 10 08 9 13

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à

tarde e à noite

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à

tarde e à noite

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com

chuva a qualquer hora

Sol com muitas nuvens durantes o dia e períodos de céu nublado.

Noite com muitas nuvens.

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com

poucas nuvens

Chuvoso durante o dia e a noite Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à

tarde e à noite.

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

COSTELÃO DO ALEMÃO

A imagem da semana sem sobra de dúvidas

foi o costelaço que o Alemão promoveu

para reinaugurar seu bar no bairro Serraria. Sucesso

total no evento.

Seguro-Desemprego

BASE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO MUNDO I V

E-mail:[email protected] (48) 98070659

Ronaldo FranciscoÉ SEU DIREITO

Coluna é publicada semanalmente, redigida por defensor público e tem como objetivo orientar juridicamente a população.

A última coluna tratou do Seguro-Desemprego e, em apertada síntese, demonstrou a previsão constitucional de tal benefício e a legislação atual que ampara os traba-lhadores involuntariamente desempregados, bem como elencou as cinco modalidades do Seguro-Desemprego atualmente existentes, quais sejam: Seguro-Desemprego Formal, Seguro-Desemprego Pescador Artesanal, Bolsa Qualificação, Seguro-Desemprego Empregado Domés-tico e Seguro-Desemprego Trabalhador Resgatado.

A coluna de hoje é dedicada a esclarecer as princi-pais questões referentes ao Seguro-Desemprego Formal.

Condição para receber o benefício As condições para recebimento do Seguro-Desem-

prego Formal são as seguintes: ter sido dispensado sem justa causa; estar desempregado quando do reque-rimento do benefício; não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e da sua família; não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte; ter recebido salários de pessoa física ou jurídica no período ante-rior ao requerimento para a concessão no benefício.

Onde requerer?O Seguro-Desemprego Formal poder ser requerido

na Delegacia Regional do Trabalho – DRT, Posto do Sistema Nacional de Emprego – SINE ou nas agên-cias credenciadas da Caixa Econômica Federal.

Qual a documentação necessária?O trabalhador deve estar munido dos seguintes

documentos: Comunicação de Dispensa - CD (via marrom) e Requerimento do Seguro; Desemprego - SD (via verde); Termo de Rescisão do Contrato de Traba-lho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contra-to de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço); Carteira de Trabalho; Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimen-to da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista; Comprovante de inscrição no PIS/PASEP; Documen-to de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos; Cadastro de Pessoa Física – CPF; Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Importante: No caso de não possuir toda a documentação,

o trabalhador deverá comparecer aos locais ante-riormente informados e explicar a situação, bem como solicitar esclarecimentos sobre os meios pelos quais poderá conseguir os documentos faltantes.

ADELCIO MACHADOO AUTOR Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Comunicador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Financeiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANPPOM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

DA

NIE

L O

LIV

EIR

A -

SEC

OM

/PM

SJ

E-mail [email protected] Fone (48) 9961-0168

As figuras mais representati-vas desse período foram Abe-lardo e santo Tomás de Aquino.

Este, na Summa theologica, sistematizou toda a doutri-na da igreja. O interesse hu-mano voltou-se, sobretudo, para os problemas espiritu-ais, e a autoridade eclesiás-tica em matéria de crença tornou-se inquestionável.

O conteúdo da educa-ção escolástica esteve em harmonia com os interes-ses intelectuais da época.

Sua maior contribuição foi promover a fundação de universidades na Europa. A introdução de estudos deriva-dos do grego propiciou uma crescente liberdade de ensino.

O esquema de instrução era estruturado de modo que os estudos especiais baseavam--se em ampla cultura geral.

Das quatro faculdades que compunham a universi-dade, a de artes funcionava como preliminar às de teo-logia, direito e medicina.

Os métodos de instrução fundamentavam-se na leitura

ou comentário de textos e na emulação, pela qual os estudan-tes se adestravam no uso dos conhecimentos absorvidos.

Essa evolução da educa-ção superior foi acompanha-da pelo aumento do número de escolas elementares.

Ademais do ensino es-piritual, o sistema social de época mantinha um tipo de educação própria da classe feudal, que consistia na pre-paração de pajens e senho-res na arte da cavalaria.

Tal educação não se opu-nha à religião, pois a cavalaria era santificada pelos clérigos. Seu objetivo era tornar os jovens da classe nobre dig-nos da admiração dos servos, justos, sábios e prudentes no trato das coisas do estado.

Desde o século XI as cida-des do norte da Itália apre-sentavam maior progresso material e cultural que o resto da Europa. O espírito clássico, na verdade, nunca morrera.

A Divina Comédia, de Dan-te, demonstrou que o poeta escolástico era também um

estudioso dos clássicos lati-nos. O grande impulso para o retorno aos clássicos foi dado por Petrarca e Boccaccio.

O movimento, iniciado na Universidade de Florença, logo se espalhou a outros países; mas as ricas comunas italianas permaneceram como centros de irradiação da cultura.

O serviço mais valioso prestado pelos humanistas peninsulares foi abrir cami-nho para a instauração de uma atmosfera intelectual mais livre.

Todavia, o espírito do mo-vimento reside na oposição à autoridade e na afirmação da liberdade individual, que se manifestou de várias formas.

Na Itália, refletiu-se nas artes e na literatura, em que o paganismo substituiu o cunho moral e religioso.

Na Alemanha, surgiu em forma de reação contra o sis-tema doutrinário da igreja, e único meio de abolir os abusos eclesiásticos. Nesse sentido, a Reforma protestante de Lutero foi a manifestação do movi-mento renascentista alemão.

www.jor nalinfor me.com.br

Page 3: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 SÃO JOSÉ

Gengivas que sangram – por que isso acontece?

www.odontodobem.com.brCONTATO (48) 3012 1251 | 9840 8964

Dra. Anna Lídia Adib

COLUNAODONTOLOGIA

Cirurgiã-dentista clínica geral e especialista em Radiologia OralRua Virgilino Ferreira de Souza 175, sala 02 – Barreiros /São José

CRO 13.640

Quantas vezes ao escovarmos os dentes ou usarmos o fio dental sentimos a gengiva sangrar? Porque isso acontece? O que fazer?

A primeira coisa que podemos desconfiar é da força excessiva. Será que não estamos sendo muito brutos ao higienizar a nossa boca? Mas caso este não seja o problema, muito cuidado: Você pode estar sofrendo de um problema chamado GENGIVITE.

A gengivite é a inflamação da gengiva que acontece por acúmulo de bactérias na boca. Essas bactérias são naturais e quando estão em pouca quantidade não fazem mal, mas com a falta de escovação adequada dos dentes e sem a limpeza correta da boca elas se multiplicam. E é aí que está o problema: Elas começam a agredir a gengiva, que inflama para tentar se proteger. E onde tem inflamação tem sangue. O resultado é o que sabemos: gengivas inchadas, super vermelhas que sangram fácil fácil, causando até mau hálito e dor.

O maior perigo é que quando a gengiva começa a sangrar muitas pessoas acham que então é melhor parar de mexer, e aí param de escovar, de passar o fio e até de comer. E o problema só piora: mais bactérias se acumulam e as gengivas ficam cada vez mais inchadas e sangrantes.

Para acabar com o problema temos que enfrentar o sangue, as bactérias e escovar com cuidado os dentes (e as gengivas!) várias vezes ao dia, sempre com escovas macias e com muita delicadeza. Passar o fio dental e visitar nosso dentista, para que ele nos indique o melhor a fazer. E assim tão logo a boca comece a ficar livre das bactérias o sangramento diminui, até acabar por completo!

CASO VOCÊ TENHA ALGUMA PERGUNTA ENTRE EM CONTATO COM A GENTE! VISITE NOSSO SITE E NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS! MUITOS SORRISOS PARA VOCÊ!

Segurança terá audiência públicaA pedido do par-

lamentar a Comissão Permanente de Segu-rança Pública aprova Audiência Pública que vai tratar da amplia-ção do prazo do Edital do Concurso da Segu-rança Pública de 2015, bem como a chamada urgente dos excedentes de aprovados da Polícia Militar e Civil e IGP.

Para o deputado Má-rio Marcondes (PSDB)

a segurança de cada cidadão e cidadã cata-rinense é demanda fun-damental, por isso faz quem questão que este assunto seja debatido na Casa do Legislativo com todos os parlamen-tares, representantes das entidades de classe da segurança pública e representantes das co-missões dos exceden-tes, para buscar solu-ções emergenciais em

conjunto para falta de efetivo nas corporações de todo o Estado.

“Como parlamen-tar tenho a convicção que garantir que cada pessoa possa viver com tranquilidade no seu dia-a-dia é uma questão prioritária e fundamental, por isso tenho dedicado o meu mandato nesta árdua luta por mudanças e melhorias para a nossa

segurança pública do Estado”, ressalta depu-tado Mário Marcondes.

O deputado estadual convoca todos os inte-ressados a participarem para reforçar este movi-mento em defesa da se-gurança dos Catarinen-ses, a Audiência Pública esta marcada para o dia 06 de julho às 19 horas no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa.

Pré-candidato a prefeito de São José, Mário Marcondes, já realizou encontro em Areias e no CTG Os Praianos

ELEIÇÕES 2016

Mário visita bairros para ouvir população

Em torno de 150 pessoas enfrenta-ram o frio e com-

pareceram no primeiro encontro realizado pelo pré-candidato a prefei-to em São José, depu-tado, Mário Marcon-des (PSDB), à noite de quinta-feira (9). A reu-nião foi realizada no Sa-lão da Igreja de São José Operário, na Rua Padre Raulino Raitz, no Bairro Areias. Já nesta semana a reunião aconteceu no CTG Os Praianos, à noi-te desta quinta (16).

O objetivo dos encon-tros chamados “São José Precisa Ouvir Você” é agregar sugestões da co-munidade para compo-sição do Plano de Gover-no do pré-candidato. Ao todo, de acordo com a co-ordenação de campanha, serão realizados cinco en-contros em vários pontos do município neste perí-odo pré-eleitoral.

Marcondes disse para a plateia, que foi até o bairro para assumir compromisso. “Vamos trabalhar para fazer as reformas estruturantes que São José precisa”, comentou. Ele também pregou a alternância do poder municipal. “São José está abandonada. Se queremos o município diferente, temos que vo-tar diferente”, colocou.

A população teve oportunidade de deixar sua mensagem e suges-

tões para melhorar o município. Um dos pre-sentes questionou, en-tretanto, a possibilidade de eleger Marcondes e o município perder o úni-co deputado que tem. O pré-candidato disse que até o momento fez tudo que pode por São José. “Já fiz mais que muitos que passaram por lá. Tenho certeza que como mandatá-rio do município serei mais útil do que como deputado. Em 2018 tem eleições – estaduais – de novo e vamos eleger outro deputado daqui”, justificou Marcondes.

Problemas em temas relevantes como segu-rança pública, ações de encontro à juventude, vagas em escolas tam-bém foram levantados pelos presentes. Na área da segurança, por exemplo, respondendo

a uma pergunta Mar-condes lembrou que o município já teve mais de 15 Consegs e atu-almente tem apenas um em atividade. Além desses organismos em funcionamentos ele elenca também a ne-cessidade de integração das polícias Civil e Mili-tar e Guarda Municipal, além de ações da comu-nidade como o Vizinho Solidário e melhor ilu-minação nos bairros.

Na área da saúde Mar-condes também foi pro-vocado pelos presentes e disse que a área necessita uma ação mais abran-gente. “É um absurdo a população ter que acor-dar as três da madrugada e chegar lá no posto de saúde e ter 10 ou 15 fichi-nhas só para atendimen-to. Vamos buscar sim a fila zero, que muitos pro-meteram e não fizeram”,

disse. Em seguida uma moradora relatou que um menino do bairro de 5 anos saiu às cinco da ma-nhã para pegar ficha para a mãe e foi abordado por Policiais na rua e acabou apanhando por ser con-fundido com arruaceiros.

Outro tema que me-receu questionamento é a situação dos morado-res de rua. “Não adianta pegar essa pessoa, dar banho, comida e local pra dormir, pois no ou-tro dia vai estar suja, com fome e drogada novamente”, ponderou Marcondes. Ele salien-tou que uma sugestão que defende é que a própria prefeitura possa oportunizar para estas pessoas trabalho em funções como roçadas ou outras que tenham aptidão, devolvendo--lhes assim a valoriza-ção como pessoa.

Primeira reunião foi em Areias do Pré-candidato a prefeito, Mário Marcondes (PSDB)

ADRIANO RIBEIRO

Page 4: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8133 E-mail: opiniã[email protected]

O Maneca ama um microfone

Os jovens líderes do PDT

Hoje e amanhã

Família imperial

Orçamento impositivo

Atrás do dinheiro

Menos é mais

Um dos compromis-sos do presidenciável Ciro Gomes, novo líder maior do PDT nacional, durante sua passagem final de semana pela Capital, foi participar do Retiro Socialista, promovido pela Juventude Socialista do PDT de Santa Catarina. O evento estava programado para iniciar às 9 horas de sábado, no Hotel Castelmar.

Bem, o primeiro ensina-mento que há que se passar a essa galera socialista é ter pontualidade no horário. O evento iniciou passado das 10h30min, quando o próprio Ciro Gomes che-gou ao local com uma hora e meia de atraso. A partir de então uma sucessão de discursos, sendo que o ponto alto deveria ser a palestra

proferida pelo ex-ministro.Tudo andava lentamente

até o ex-presidente estadual da sigla, Manoel Dias pegar o microfone. Ai as coisas praticamente pararam. Um discurso lento, repetitivo que não terminava mais. Encerrou e reiniciou a fala por no mínimo cinco vezes, até quando tive condições de contar, até encerrar mais de 40 minutos depois, quando

chegou a faltar-lhe a voz.O pobre coitado do Ciro

Gomes pegou uma plateia já exausta de escutar em pleno meio dia e meio. Não sei por quanto tempo falou nem o que falou, porque dei baixa do evento. Por mais que o evento fosse intrapartidário e sem muito formalismo, um pouquinho de atenção a um protocolo decente não mataria ninguém.

ADRIANO RIBEIRO

Ainda sobre o evento do PDT no Hotel Castelmar, a prefeita de Bombinhas, Ana Paula levantou a galera. Co-municativa e com boa identi-ficação com os jovens - pú-blico presente - lembrou seus

tempos de Juventude Socialis-ta. “O JS sempre foi a vanguar-da do partido”, disse. Já o ve-reador Vanderlei Farias, falou em nome dos vereadores da sigla presentes, como o verea-dor Tete, de São José. “O povo

lá fora está sedento de novos líderes”, colocou grifando a importância do evento com os jovens. Pensamento seme-lhante foi comungado pelo deputado estadual e presiden-te da sigla, Rodrigo Minotto.

O ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (DEM), que comanda o Plano de Mobi-lidade Urbana Sustentável para a Grande Florianópolis, esteve na Câmara Municipal da Capital segunda-feira (13), explanando sobre o projeto para tornar a região mais ativa em termos de trans-porte. O BRT é a aposta dos especialistas na área. Vias como a Expressa e a SC-401 que liga o Centro ao Norte da Ilha ganhariam os corredores de ônibus no centro, marge-ados por três vias em ambos os sentidos para os veículos e marginais ligando ao comér-cio, além de ciclovias e pas-seios. O problema, segundo

Tanicuchi, é a captação de recursos para as obras, do Governo Federal não há pre-visão de investimento. Assim, o meio vislumbrado para pro-mover as melhorias é através da captação por participação público-privado e concessão. Esta é a fase dos trabalhos, a captação financeira.

Ótima definição do vereador Ricardo Camar-go Vieira (PMDB) sobre o trânsito da Capital. Mobili-dade urbana se resolve com menos mobilidade urbana. Ou seja, quanto menos as pessoas precisarem se des-locar de suas residências para trabalhar, ir ao comér-cio ou outras atividades como de lazer, melhor será a mobilidade das cidades.

E pensar que o ex-deputa-do Gilmar Knaesel (PSDB) - preso neste início de semana - no final do governo LHS e início do governo Raimundo Colombo (PSD) era um todo--poderoso do PSDB, tendo ao seu bolso vários políticos que obviamente, tinham

igual interesse nas benesses da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Desporto. Agora terá que responder por muitas tramas mal contadas envolvendo recursos da pasta com ONGs dirigidas por laranjas que não promoviam, segundo a Justiça, as ações

pelas quais recebiam os re-cursos do Estado para tanto. É uma lição para alguns deputados que hoje estão “por cima da carne seca”, mandando em todo o sistema político Catarinense, mas que amanhã, poderão ter que responder por muita coisa.

A monarquia quer voltar. Uma monarquia tripartite. Ângela Amin quer voltar a ser prefeita, o marido Esperidião é deputado federal e o filho João, deputado estadual. Caso Ângela vença as eleições que se aproximam teremos nova-mente uma família imperial nesta província moderna. Um desavisado turista historiador que por aqui apareça, poderá achar que voltou ao tempo e chegou à bucólica “Meiembi-pe”, que é como Floripa era chamada por seus habitantes naturais antes da colonização. Eis que a Meiembipe de 2017 poderá ter novamente uma Família Imperial: o rei, a rainha e o príncipe. Tudo vale nesse País, somos todos índios.

As audiências do Orça-mento Regionalizado realiza-das pela Assembleia Legis-lativa estão ganhando mais importância com a aprovação na Comissão de Finanças da regulamentação da lei que garante recursos para a exe-cução das obras e/ou ações definidas pela comunidade. A Comissão de Finanças aprovou na manhã de terça--feira (14), em reunião extra-ordinária, o PLC 000.4/2016 que define o regramento para a utilização dos recursos.

Para o deputado Marcos Vieira, que preside a Comis-são de Finanças e Tributação e que foi um dos responsáveis pela minuta que regulamenta a Constituição, a população de Santa Catarina terá um salto de qualidade de vida. “Especialmente porque 40% do montante destinado às demandas regionais serão para projetos e ações nas áreas da educação e saúde. Outro dado importante é que, agora, as decisões tomadas as Audiências Regionali-zadas ganham mais peso, pois serão obrigatoriamente executadas, exigindo das lideranças regionais mais responsabilidade”, declarou o deputado Marcos Vieira.

Em seus principais pon-tos, o texto prevê que 3% da

Receita Corrente Líquida do Estado, com base no exercício financeiro do ano anterior, sejam destinados às prioridades regionais.

Caso a medida já esti-vesse em vigência, o per-centual deste ano equiva-leria a R$ 581 milhões.

Page 5: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016

Tem o que mostrar

Profissionalismo

Aprendendo com quem já chegou

Artrite e artrose

Redução dos juros

Recorrendo ao MP

Agenda juntos

Foco é prefeito

A prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) reuniu nesta quarta-feira (15), represen-tantes da imprensa de São José. Ao lado dos jornalistas, a chefe do Executivo passeou pelo município mostrando e explicando obras nas áreas da saúde, infraestrutura e também a revitalização da Ponta de Baixo, onde acon-tece a inauguração no próxi-mo sábado (18). Muitos até

poderão achar que a prefeita quer se aparecer, justamente em ano eleitoral, porém até entendo que é válido tal ação. Especialmente em tempos de severa crise, prefeito (a) que tem o que mostrar deve o fazer mesmo. Enquanto o quase ex-prefeito de Floria-nópolis, Cesar Souza (PSD) não tem o que mostrar, em São José, Adeliana mostra postura diferente. É positivo!

Na coluna da semana passada registrei a viagem do presidente do PMDB de São José, Michel Sch-lemper a Brasília. Apontei também a coincidência, ou não, da viagem do pré-candidato a prefeito Amauri dos Projetos, pelo Democratas, também a Brasília. Se foi coincidência ou se aproveitaram para dar umas alinhadas em rela-

ção às eleições deste ano só eles podem confirmar, mas o fato é que até agen-da oficial juntos tiveram como mostra a imagem das duas figuras públicas no gabinete do senador Dalírio Beber (PSDB). Para quem não sabe, o senador já presidiu os tucanos e é reconhecido pela extrema capacidade de aglutinação e articulação política.

Por falar em Amauri dos Projetos (DEM) há que se fazer uma ressalva. Em uma coluna anterior falei de uma possibilidade dele compor como vice em uma eventual chapa encabeça-da pelo deputado Mário Marcondes (PSDB). Tam-bém há quem acredite que ele possa ser vice de José Natal (PMDB). Para muitos esta constante citação de seu nome como um ótimo vice impede que cresça nas

pesquisas de intenção de voto para prefeito. Não há dúvidas que Amauri reúne as condições para ser pre-feito, respaldado pelo seu histórico político. É normal neste momento de pré--campanha uma porção de articulações e conversações sendo que a maioria delas não prospera. Cabe a quem quer realmente ser candi-dato a prefeito sobreviver a este momento conturbado e consolidar sua posição.

Muito bem organizada a série de encontros que o pré-candidato a prefeito Mário Marcondes (PSDB) está realizando nos bairros de São José. Começou semana passada em Areias e nesta semana esteve no CTG Os Praianos, em Forquilhinhas. Com equipes coletando imagens para a campanha, decoração, sistema de coleta de dados e até um chocolate quente para espantar o frio. Profissionalismo total na co-leta de sugestões para o Plano de Governo. Por enquanto,

O pré-candidato a pre-feito por São José, Fernando Anselmo (PDT) por onde passou em agendas no final de semana pode ouvir de prefeitos importantes dicas de como chegar à prefei-tura e principalmente, de como governar. Foi assim no encontro do PDT, no Hotel Castelmar, quan-do Fernando falou com a prefeita de Bombinhas, Ana Paula e na reinauguração do Bar do Alemão, no bairro

Serraria no domingo, onde ele encontrou o prefeito de Biguaçú, Ramon Wollinger, na foto tendo ao lado tam-

bém o vereador Wallace Tete e o empresário Roberto, da empresa PrestService do setor de construção civil.

dos pré-candidatos a prefeito, realmente é o mais bem orga-

nizado e mais bem adiantado com sua pré-campanha.

A Câmara Municipal de São José aprovou na sessão de segunda-feira (13), o Projeto de Lei 31/2016 criando à Semana de Conscientização da Artrite e Artrose. A proposta era da vere-adora Sandra Martins (PSDB).

A finalidade da semana é orientar a população sobre a Artrite e a Artrose e seus dife-rentes tipos, além de despertar para a importância do diagnós-tico precoce. Segundo a maté-ria, a Semana de Conscientiza-ção sobre Artrite e Artrose deve

acontecer no período entre 12 a 16 de outubro e integrar o calendário municipal.

Embora predominem nas pessoas acima dos 60/70 anos, crianças, jovens e adultos não estão livres da doença. A Artrite Reumatoide, por exemplo, acontece em pessoas com qualquer idade, assim como casos de Artrose podem aco-meter atletas e esportistas. Por isso, a importância de prevenir e orientar. Agora, o PL segue para sanção do Executivo.

O senador Dário Berger (PMDB-SC) pediu ao Banco Central a imediata redução da taxa básica de juros, porque os atuais 14,25% são muito prejudiciais ao país. Taxas elevadas, dis-se nesta quinta-feira (9) o senador, fazem o país gastar mais com os juros e o serviço da dí-vida. Ele observou que somente no ano passado, o governo desembolsou R$ 940 bilhões para o pagamento dessa despesa, conforme o relatório de execução orçamentária de 2015.

O vereador Wallace de Souza, o Tete, do PDT de São José encaminhou à tarde de quarta-feira (15) ofício ao Ministério Público de San-ta Catarina, denunciando o descumprimento da Lei Municipal Nº 5.426/14 de sua autoria que fixa o horário de atendimento das agências bancárias de São José, das 10h

às 16h. Segundo o vereador, esta Lei tem o único objetivo de proporcionar melhor aten-dimento a população, que passará a ter uma hora a mais para resolver seus assuntos bancários e consequente-mente terá mais agilidade no atendimento. O tema foi mo-tivo de matéria especial deste Informe na edição passada.

Vereador ao lado de empresário na festa da Paróquia de Santo Antônio, final de semana

ADRIANO RIBEIRO

Page 6: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 | COTIDIANO

Jogadores de futebol menores de idade terão que estudar

Aprova projeto que cria loteria para cidades em estado de calamidade

O governador Raimundo Colombo sancionou lei que torna obrigatório aos clubes de futebol de Santa Catarina exigirem a matrícula escolar de jogadores menores de ida-de. A determinação vale para os clubes oficiais registrados na Federação Catarinense de Futebol (FCF), que também deverão acompanhar a frequ-ência e o desempenho escolar dos jogadores menores vincu-lados ao time.

Os clubes deverão enca-minhar à FCF, anualmente, os comprovantes de matrícula e, semestralmente, os atestados de frequência e boletim es-colar dos jogadores. Ao rece-ber estes documentos, a FCF deverá providenciar o envio, com a lista dos jogadores ins-critos nas competições ofi-

ciais, à Secretaria de Estado da Educação e à Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. O descumprimento impedirá o clube de participar das com-petições oficiais de futebol em Santa Catarina.

A medida ressalta a pro-teção da infância e da juven-tude, além de reforçar a lei nacional 9.615/98, conhecida popularmente como Lei Pelé ou Lei do Passe Livre, a respei-to do tempo destinado à efe-tiva atividade de formação do atleta, não superior a quatro horas por dia, aos horários do currículo escolar ou de curso profissionalizante. A Lei Pelé também caracteriza entidades como formadoras de atletas na medida em que exigem a ma-trícula e a frequência escolar.

DIVULGAÇÃO

SECOM/PMSJ

A Comissão de Desenvol-vimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta quarta--feira (15) projeto de Dário Berger (PMDB-SC) que regula-menta a realização, pela Caixa Econômica Federal, de concur-sos especiais de loterias, cuja renda líquida deverá ser desti-nada para cidades em estado de calamidade pública. A ini-ciativa busca dar mais agilida-de ao atendimento às vítimas e à recuperação da infraestrutu-ra. O projeto segue agora para a análise da Comissão de Assun-tos Econômicos (CAE).

Com o objetivo de agilizar o sorteio, o PLS 56/2016 propõe que a Caixa realize o concurso no prazo máximo de 20 dias, contados da data de reconhe-cimento do estado de calami-dade pública do município por parte do governo federal.

O projeto também esta-belece que a Caixa repasse diretamente aos municípios, no prazo máximo de três dias, os recursos cabíveis, deven-do então o município pres-tar contas ao seu Tribunal de Contas ou, na falta desse, ao

Tribunal de Contas do Estado, no prazo máximo de 120 dias contados da data de recebi-mento do recurso.

"Essa proposta obviamente não tem a pretensão de substi-tuir ou dispensar as ações pre-vistas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, apenas de conferir uma fonte ágil de recursos adicionais para que os municípios em estado de cala-midade pública possam ofere-cer um socorro emergencial", esclarece Berger na justificativa da sua proposta.

A DIVISÃO DO BOLOO projeto foi relatado pelo

senador Elmano Férrer (PTB--PI), que votou pela aprovação com uma emenda. De acordo com o projeto, 58% do montan-te arrecadado nesses concur-sos específicos seriam destina-dos ao rateio entre as cidades. Ferrer acolheu uma emenda apresentada posteriormente por Berger determinando que 28% do volume arrecadado se-rão destinados aos vencedores do sorteio, sobrando 5% para a Caixa e 9% aos lotéricos.

Senador Dário Elias Berger

O projeto funciona sempre de terça a sábado, das 7h às 12h

O projeto funciona sempre de terça a sábado, das 7h às 12h, em São José

ALIMENTAÇÃO

Caminhão do Peixe passará por cerca de 30 comunidades

O Caminhão do Peixe pas-sará por cerca de 30 co-munidades de São José

nos meses de junho e julho com o objetivo de incentivar a popu-lação a consumir pescados de qualidade por preços acessíveis. O veículo ficará estacionado em pontos específicos de cada bair-

ro de terça a sábado, com aten-dimento das 7 às 12h.

Entre os produtos variados, estão a sardinha, gordinho, filé de linguado, filé de congrio rosa, anchova, corvina e o sal-mão. Há ainda opções de pra-tos prontos congelados, como ostra e salmão gratinados. To-

dos os pescados são vendidos limpos e os preços variam entre R$ 9 e R$ 35 o quilo.

O projeto do Caminhão do Peixe é uma parceria entre a Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, e a Colô-nia de Pescadores Z-28.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CAMINHÃO DO PEIXE

JUNHO14 – CEM Forquilhão – Forquilhinha15 – pátio da Igreja Nossa Sra. Fátima – Serraria16 – pátio do CEI Lisboa - Lisboa17 - Igreja Nossa Sra. Aparecida – Roçado18 – Praça Eugênio Raulino Koerich – Kobrasol21 - pátio da Igreja Rainha da Paz - Los Angeles22 - Ginásio Municipal – Jardim Zanellato23 - Drive do Arthur – Vila Formosa24 - pátio da Agropecuária Sandra – Praia Comprida25 - Igreja Santo Antônio – Campinas28 - Igreja Santa Cruz – Areias29 - pátio da Igreja – Colônia Santana30 - Posto de saúde – Bela VistaJULHO01 - pátio da Igreja – Sertão do Maruim02 - Igreja São Francisco – Forquilhinha05 - Colégio Renascer – Cristo Rei

06 - Colégio Ceniro Martins – Ceniro Martins07 - Igreja Nossa Sra. do Rosário – Final da Rua Iano08 - pátio da Igreja – Procasa09 - Pátio do Ginásio – Campinas12 – Igreja dos Sagrados Corações – Jar-dim Cidade de Florianópolis13 - Ginásio Municipal – Picadas do Sul14 - Ginásio Municipal – Centro Histórico15 - Colégio Araucária – Serraria16 - Colégio Barreirão – Ipiranga19 – CEI Califórnia – Alto Forquilhas20 – pátio da Capela Bom Jesus – Potecas21 - Centro Educacional Luar – Serraria22 - Capela Sagrado Coração de Jesus – Santo Saraiva23 - Agropecuária do Chico – Fazenda Santo Antônio26 - Centro Educacional Morar Bem – Serraria27 - Horto Florestal – Forquilhas28 - CEM Forquilhão – Forquilhinha

Page 7: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 COTIDIANO

As doações serão destinadas aos moradores de rua

THIAGO MANGRICH

Nesta quarta-feira (15), o deputado federal Marco Te-baldi apresentou, na Comis-são de Defesa do Consumidor (CDC), o seu relatório sobre o projeto de lei 5097 de 2016, que garante aos consumido-res o direito de livre escolha da oficina ao acionar sua se-guradora em caso de sinistro.

Para Tebaldi, a lista de ofi-cinas credenciadas apresenta-das pela seguradora deve ser apenas mais uma comodidade

para o cliente e nunca ser uma imposição ao consumidor.

“O dever da seguradora está na análise do sinistro, se ele é assegurado ou não pela segura-dora. Obrigar o motorista a esco-lher entre oficinas que ele sequer conhece é um abuso, inadmissí-vel”, analisou Tebaldi, que tam-bém é presidente da CDC.

O projeto assegura o direi-to de livre escolha de oficinas, inclusive detalhando seu sen-tido e seu alcance, o projeto de

lei ainda estabelece deveres de informação às centrais de atendimento das seguradoras.

Tebaldi ainda acatou em seu relatório uma alteração que estende ao terceiro envolvido no sinistro, o mesmo direito de escolha da oficina, que deverá ser ressarcido pela seguradora, desde que esteja dentro da ga-rantia de fábrica. A matéria foi aprovada por unanimidade e seguirá para a Comissão de Fi-nanças e Tributação.

Livre escolha de oficina em seguros

Projeto 'Armário Solidário' quer ajudar no combate ao frio em Florianópolis

SOCIAL

Assistência Social lança campanha do agasalho

Por causa da onda de frio que atinge o Estado neste outono, a Secreta-

ria Municipal de Assistência Social lançou um projeto para ajudar as pessoas que preci-sam de roupas. É o 'Armário Solidário', literalmente um armário, que estará à disposi-ção do público a partir desta quarta-feira (15).

O móvel ficará das 9 às 18 horas em frente ao prédio da Assistência Social, na avenida

Mauro Ramos, 224, no Cen-tro. Nele, os interessados irão encontrar doações como rou-pas, cobertores e calçados.

Quem quiser doar, pode comparecer ao primeiro an-dar da Secretaria, na Sala da Mobilização Comunitária. Além de roupas, os colabora-dores poderão levar calçados e qualquer tipo de peça que possa aquecer as pessoas nes-te período de frio.

O 'Armário Solidário'

começa a funcionar nesta quarta, às 9 horas, na porta de entrada do Centro Exe-cutivo Mauro Ramos, em frente ao Instituto Estadual de Educação.

SERVIÇO

O quê: Armário SolidárioOnde: Avenida Mauro Ra-mos, número 224Quando: Segunda à sextaHorário: 9h às 18h

Veículo é apreendido no Aeroporto Hercílio Luz

Uma van com placas de Balneário Camboriú foi apre-endida realizando transporte clandestino de passageiros na manhã de segunda-feira (13) no Aeroporto Internacio-nal Hercílio Luz. De acordo com a equipe de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), o veículo não possui registro no Muni-cípio para realizar esse tipo de serviço.

No momento da apre-ensão, havia passageiros no interior da van. O pro-prietário terá que pagar R$ 1.000,00 por não ter registro na SMMU, R$ 533,00 pela apreensão do veículo e R$ 50,00 de diária.

IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃOOs serviços de táxi e tu-

rismo no município são regulamentados pelas leis 085/01 e 034/99, respectiva-mente. Entre outros requi-sitos, os carros registrados em Florianópolis passam por vistorias regularmente, garantindo a segurança dos passageiros.

“A fiscalização tem como objetivo coibir este tipo de atividade dentro do muni-cípio, sem a fiscalização, a tendência é crescer o nú-mero de veículos realizan-do transporte clandestino”, disse Luiz Vieira, diretor ge-ral da pasta.

Veículo foi apreendido no Aeroporto Internacional Hercílio Luz

SMMU

Page 8: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 | SÃO JOSÉ

Nada modesto o animado Le-andro Leal, proprietário do Alemão’s Bar, localizado no

bairro Serraria, em São José. Para o evento de reinauguração do estabe-

lecimento ele serviu oito costelões que foram assados em frente ao bar, em churrasqueiras da Fort Metalúr-gica. A carne foi servida com acom-panhamentos, sem custo algum

para os presentes.Leandro já foi proprietário de

bar há 12 anos e agora está voltando com tudo às atividades. Além do pú-blico em geral prestigiaram o evento

o vereador Wallace Tete (PDT) – que é do bairro - o prefeito de Biguaçú, Ramon Wollinger e o pré-candidato a prefeito de São José, Fernando An-selmo (PDT).

DIVERSÃO

Festa no Alemão’s Bar no Serraria

ADRIANO RIBEIRO

Page 9: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 SÃO JOSÉTRADIÇÃO

Igreja realiza festa em Campinas

COXINHA DAS ASAS

MACEDO 1KG

MACARRAO INSTANTANEO NISSIN LAMEN

85GR

SOPAO APTI 200GR

APEL HIGIENICO PALOMA LEVE MAIS PAGUE

MENOS 60MTS P C/12

BISCOITO ISABELA

TORTINHAS 160GR 1,89

ACIMA DE 3UND DE CADA SABOR

PAGUE 1,59 CADA

MASSA GALO PARAFUSO/PENA/

ESPAGUETE 500GR

CHOCOLATE EM BARRA HERSHEY´S

110GR 115GR

8, 0,

3,9,

1,

2, 3,9999

99

9989

39 79

CHÁ CHILENO 10GR E 15GR

2,49

OFERTAS VÁLIDAS ATÉ 19 DE JUNHO DE 2016 OU ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES.

Missa na tradicional Igreja Redonda e almoço que foi servido no salão paroquial fizeram parte das programações, domingo passado

A Paróquia de Santo An-tônio, em Campinas, re-alizou uma grande festa

em homenagem ao padroeiro domingo passado. Centenas de pessoas prestigiaram a tra-dicional missa que foi cele-brada na igreja redonda e em seguida almoçaram no salão paroquial ao lado.

Em nome dos festeiros, a dona Alzirinha agradeceu ao padre Alcides pelo prestigio. “Muitos de nós voltamos do ano passado – a ser festeiros. É uma alegria celebrar com ami-gos e familiares a festa do nosso glorioso Santo Antônio”, disse.

O padre Alcides agradeceu a todos, desde quem “trouxe uma prenda até quem ajudou decorar o salão”. “Que Deus derrame uma benção sobre vocês. Que Deus retribua a vo-cês tudo que estão fazendo por nossa comunidade”, desejou.

ADRIANO RIBEIRO

Page 10: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 | COTIDIANO

(48) 3348-3205(48) 8469-4092 (48) 3091-5477

Prefeita de São José lança pacote de R$ 9,5 milhões em obras de infraestrutura

INFRAESTRUTURA

O ‘pacotão de obras’ da Adeliana

Para dar continuidade às obras que a adminis-tração de São José vem

realizando nos últimos três anos e seis meses, a prefeita Adeliana Dal Pont assinou, nesta semana, as ordens de serviço para a pavimentação de seis ruas dos bairros Ser-tão do Maruim e Colônia San-tana. Com um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões, as obras devem ser concluídas em seis meses. A prefeita também assinou um convênio com o Governo do Estado para a liberação de R$ 5 milhões que serão investi-dos na recuperação de 10 ruas do município.

Na Colônia Santana e Ser-tão do Maruim, as obras re-presentam a realização de um sonho da comunidade e uma reivindicação que era feita há décadas. No Sertão do Maruim, serão asfaltadas as ruas Espírito Santo e a Geral do Loteamento Botinha, sendo que as obras já foram iniciadas. Já na Colônia Santana, serão pavimentadas as ruas Romalino Cunha, Ade-lino João Ventura, Adelino Jo-aquim dos Santos (Rua do Ce-mitério) e Francisco Pereira da Silva (Estrada da Mariquita).

Durante a assinatura, a pre-feita Adeliana Dal Pont ressal-tou que todo o processo aca-bou demorando mais do que o previsto devido às burocracias de projeto e licitação, uma vez que a obra conta com recursos do PAC do Governo Federal, liberados pela Caixa Econô-mica. "Mas estou muito feliz e orgulhosa por realizar mais esta obra. Como a gente traba-

lha corretamente, temos que seguir a lei, por isso demorou, mas é com muito prazer que iniciamos imediatamente essa obra que é um sonho de mais de 20 anos dos josefenses. Esta-mos aqui para honrar os nossos compromissos e proporcionar qualidade de vida à população”, salientou Adeliana.

A Rua Espírito Santo rece-berá pavimentação asfáltica e a empresa Britagem Vogel-sanger, responsável pela obra, tem um prazo de 180 dias para concluir o serviço. Já a Rua Geral do Loteamento Botinha será pavimentada com lajotas pela DJP Construções, que tem o mesmo prazo de entre-ga das obras. O investimento é de mais de R$ 1,4 milhão na obra, que foi um pedido apre-

sentado por moradores do bairro Sertão do Maruim du-rante o projeto Fala, São José!.

O secretário municipal de Infraestrutura, Milton Bley Júnior, explica que equipe da administração municipal vem conversado com a comunida-de sobre as necessidades da região. “Estamos trabalhando nesse projeto desde 2013 e, embora os trâmites burocráti-cos tenham atrasado o início das obras, finalmente conse-guiremos começar a pavimen-tação das vias”, assinala Milton.

O ato de assinatura das duas ordens de serviço do Ser-tão ocorreu na residência dos moradores Orildes Venâncio e do Moacir, que abriram as por-tas de casa para receber os ser-vidores municipais e os repre-

sentantes das empresas que farão as obras. “Moro aqui no Sertão do Maruim há 28 anos e, pela primeira vez, teremos uma rua decente com asfalto e boa iluminação. Estamos mui-to felizes, será excelente essa obra para todos nós”, afirmou Orildes Venância.

Para o vereador Moacir da Silva, a prefeita Adeliana está transformando um sonho de muitos anos dos moradores do Sertão do Maruim e da Colônia Santana em realida-de. “Parabéns pela iniciativa, eu tenho certeza de que essa obra será uma divisora de águas, o que significa respei-to por cada pessoa que mora nessas comunidades”, assina-lou o vereador.

A assinatura e entrega das

ordens de serviço das ruas do bairro Colônia Santana ocor-reu em frente à igreja Matriz na noite da última terça-feira (7) e contou com a presença de moradores da região, comer-ciantes, do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Roney Granemann e servidores municipais.

Na ocasião, o superin-tendente destacou que a ex-pectativa da comunidade é bastante grande e que a res-ponsabilidade das empresas é maior ainda. “O trabalho pré foi feito pela equipe da Prefei-tura de São José, agora é com os empresários que devem fazer obras de qualidade para proporcionar qualidade de vida à população”, assinalou Roney Granemann.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Orvino Coelho de Ávila, também par-ticipou do ato e salientou que a obra de pavimentação é bas-tante reivindicada e esperada por moradores. “É uma obra extremamente importante para as pessoas do Sertão e da Colônia, tenho certeza de que as empresas farão uma obra de primeira qualidade”, afir-mou Orvino.

O líder comunitário da Colônia Santana, Jair Costa, destacou que é um momento de alegria e agradecimento. “Essas obras foram solicita-das pela primeira vez em 1994 e só hoje, na administração da prefeita Adeliana, é que o sonho de nós moradores está sendo realizado, por isso eu agradeço em nome da comu-nidade”, agradeceu Jair Costa.

Obras serão espalhadas por vários bairros da cidade

DIVULGAÇÃO

Page 11: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 COTIDIANO

ARQUIVO/PETRA MAFALDA

PETRA MAFALDA/PMF

Centros de saúde devem ser avisados com antecedência nos casos de faltas

Visita semanal para garantir andamento da obra

Consultório Itinerante é parceria entre o Hospital Universitário e a Secretaria da Saúde

SAÚDE SAÚDE

OBRA

Sábado (18) tem edição do Caminhão da Oftalmologia

Controle da dengue deve se manter no frio

Estaqueamento atinge 60% do elevado do Rio Tavares

Mesmo com a chegada do frio, a população deve manter o alerta e as ações para combater os cria-douros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O alerta é da Vigilância em Saúde de Florianópolis, que mantém as ações de monitoramento e elimi-nação dos focos do Aedes aegypti na Capital. Agentes de saúde con-tinuam nas ruas para garantir o monitoramento e o tratamento dos locais onde há infestação.

As estações do outono e inver-no são ideais para a intensificação do trabalho de prevenção nas re-sidências e terrenos. Os ovos do Aedes aegypti resistem a longos períodos de dessecação, que po-dem durar até um ano. Para a larva eclodir, basta que o ovo entre em contato novamente com períodos quentes e de chuva.

Em Florianópolis, todas as me-didas de bloqueio de transmissão estão sendo tomadas pelas equipes do Programa de Combate ao Aedes aegypti, incluindo varredura das áreas onde os pacientes com den-gue transitam, em busca de focos do mosquito, e pulverização de in-seticida, conhecida como fumacê, nos bairros onde há maior infesta-ção e casos confirmados – incluin-do Capoeiras.

Na semana passada, mais uma casa abandonada foi demolida pe-las equipes da Secretaria do Conti-

nente. O local, que era considerado pelos agentes de endemias um grande foco do mosquito, foi des-truído depois de várias notificações ao proprietário para que fosse feita limpeza – todas sem resultado.

HISTÓRICOHá dois verões, quando Itajaí

registrou os primeiros casos au-tóctones da doença, Florianópolis reforçou o Programa de Combate à Dengue. A Sala de Situação Muni-cipal, por exemplo, envolvendo as principais secretarias da Prefeitura, a Comcap e outras entidades parcei-ras, foi instalada em outubro de 2015, três meses antes de o Ministério da Saúde determinar esta providência.

O trabalho da Prefeitura de Florianópolis envolve tratamento em áreas de foco, atendimento a denúncias encaminhadas à Ouvi-doria, visitas aos chamados pontos estratégicos (floriculturas, cemité-rios, borracharias e ferros-velhos, entre outros) e aos pontos onde há armadilhas para o vetor e vistorias em locais onde são detectados casos suspeitos da doença.

Já a varredura proposta pelo Ministério da Saúde, mobilizan-do agentes de saúde em visitas de porta em porta para identificação e limpeza de criadouros do mosquito, chegou a mais de 100 mil locais nas áreas com mais risco de infestação na Capital.

DICAS PARA COMBATER A DENGUE- Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados- Coloque o lixo em sa-cos plásticos e mante-nha a lixeira fechada- Não jogue lixo em terrenos baldios- Garrafas de vidro ou plás-ticos devem ser guardadas com a boca para baixo- Não deixe acumular

água da chuva na laje- Encha pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda- Pneus devem ser armaze-nados em locais cobertos e protegidos da chuva- Vasos de plantas aquá-ticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana, e a água deve ser trocada frequentemente.

Já está sendo construído o quinto dos nove vãos de estaque-amento de madeira que serão suporte do escoramento da estru-tura do elevado do Rio Tavares. O terceiro desses vãos já recebeu a estrutura de cimbramento, ou seja, a fixação das bases de concre-to armado. Após a finalização do cimbramento do terceiro vão esta-queado, será iniciada a montagem das formas para concretagem.

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Obras, Rafa-el Hahne, fizeram na manhã de terça-feira (14) a visita semanal

à obra e elogiaram o andamento dos trabalhos, que vem mantendo ritmo constante. A visita semanal é uma determinação do prefeito para que se garanta a entrega do elevado ainda em 2016. O elevado tem o objetivo de diluir o trânsito no maior gargalo do Sul da Ilha.

A estrutura terá 220 metros de extensão e fará a ligação en-tre a SC-405 e a rodovia Dr. An-tônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. Serão 12 pilares, cada um deles com oito estacas (com capacidade de su-

portar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroa-das por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto.

Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altu-ra (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada. O proje-to contempla ainda, para o en-torno, ciclovias e calçadas, com investimento de R$ 15 milhões para a obra e R$ 17 milhões para as desapropriações.

O Consultório Itinerante (Caminhão da Oftal-mologia), uma parceria

entre a Prefeitura, o Hospital Universitário e a Sociedade Catarinense de Oftalmologia, entra em ação mais uma vez neste sábado (18). O projeto é uma alternativa para diminuir a fila de espera da especialidade, atendendo a crianças a partir de seis anos, selecionadas pelos programas Saúde na Escola e Educação de Jovens e Adultos.

Atualmente, 2,2 mil crian-ças aguardam na fila por uma consulta de oftalmologia, uma espera de quase um ano para o agendamento. Por isso, a Secretaria de Saúde pede aos pais que avisem aos cen-tros de saúde quando não puderem comparecer à con-sulta, para que outros tenham a oportunidade. Apesar de o projeto prever o atendimen-to de 100 crianças por edição, as três primeiras do ano não chegaram perto de atender a 300 crianças, com índices de absenteísmo de até 50%.

As crianças agendadas passam por consulta e já saem do Caminhão da Oftalmologia com os óculos, no mesmo dia. Com a ação, a prestação de serviços de oftalmologia para essa faixa etária deixa de ter custos para o Município. Os

óculos e os profissionais são disponibilizados pelo Hospi-tal Universitário.

A triagem dos pacientes é feita pelas equipes do Progra-ma Saúde na Escola e o agen-damento para o Caminhão da Oftalmologia nos centros de saúde de Florianópolis. Após zerar a demanda da Capital, o caminhão atenderá também a crianças dos outros municí-pios da Grande Florianópolis e posteriormente de outras

regiões do Estado.O projeto Consultórios Iti-

nerantes é instituído pelo Mi-nistério da Saúde no âmbito do Programa Saúde na Escola e do Programa Brasil Alfabeti-zado. São veículos adaptados e equipados para o desenvol-vimento de ações educativas e de atenção à saúde oftalmo-lógica, contendo consultório para atendimento especiali-zado e laboratório de monta-gem de óculos.

Page 12: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 | COTIDIANO

ESPECIALIZADA EM CONDOMÍNIOS

(48) 9106 8446 (48) 9606 4508

[email protected]

Para protestar os conselheiros de saúde levaram cartazes com palavras de ordem em frente ao prédio da prefeitura; prefeito disse que vai tentar rever contingenciamento de verba

SAÚDE ABANDONADA

Cesar Souza corta R$ 38 milhões e conselheiros de saúde protestam

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

Prefeito vai rever contingenciamento de recursos

Avanços

Conselheiros mu-nicipais de saúde de Florianópolis

foram até o prédio da pre-feitura protestar contra os constantes cortes que o prefeito Cesar Souza Jú-nior (PSD) vem fazendo na área. De acordo com eles, somente neste ano foi cortado do orçamen-to 75% dos recursos, que equivalem a R$ 28 mi-lhões. Somados a outros R$ 10 milhões subtraídos do orçamento em 2015, chega-se a um valor de R$ 38 milhões, que estão fa-zendo falta para a manu-tenção do atendimento.

Para protestar os conselheiros de saúde

levaram cartazes com palavras de ordem e pro-moveram um apitaço no início da tarde desta terça-feira (14). De acor-do com a presidente do Conselho de Moradores do Saco Grande e conse-lheira de saúde, Rosan-gela Amorim dos Anjos, o chefe do Executivo atendeu a uma comitiva formada por 25 pessoas.

De acordo com os conselheiros de saú-de, a população já está sofrendo com as con-sequências do corte de verbas, com a falta de materiais (odontológi-cos, de enfermagem, de limpeza, escritório, en-tre outros). Também está preocupando a falta de medicamentos e a difi-culdade na realização de

exames (o prazo mínimo é de 90 dias para os la-boratórios. “E ainda vai piorar se o prefeito não voltar atrás. A proibição de contratação de pro-fissionais de saúde até 31 de dezembro de 2016 vai prejudicar o aces-so onde houver falta de funcionários”, ponderam os manifestantes.

De acordo com nota divulgada pelos conse-lheiros, as condições de trabalho e segurança dos profissionais de saúde que atendem os usuários do SUS Florianópolis tam-bém estão sendo afetadas pela redução de vigilantes nas unidades de saúde. Pela falta de recursos para o adequado atendimento e pelos ataques aos direi-tos trabalhistas.

O prefeito de Florianó-polis, Cesar Souza Junior, vai rever parte do con-tingenciamento de R$ 28 milhões do orçamento do município deste ano para a área da saúde. “Vamos ver com o que a gente vai poder contar em termos financeiros e até decidir de forma colegiada”, dis-se o prefeito, em audiên-cia com os conselheiros municipais de saúde, em seu gabinete, na tarde de terça-feira (14). Assim,

Cesar Junior comprome-teu-se em participar da próxima reunião mensal do conselho, no dia 28 de junho, para que, juntos, decidam o que será feito no setor de saúde, até o final de 2016.

“Não vou dizer que vou descongenciar todo o descongenciamento”, advertiu, no entanto, o prefeito, ao afirmar que “vou abrir para a gente rever o decreto” que trata da questão. Até porque,

a medida vai depender da aprovação de projetos que estão em tramitação na Câmara Municipal que podem incrementar a arrecadação, que tra-tam, por exemplo, da ven-da de terrenos do municí-pio. Neste sentido, Cesar Junior conclamou o apoio dos vereadores até mes-mo da oposição ao gover-no. “Temos um SUS que é exemplo para o Brasil. Temos que preservá-lo”, defendeu o prefeito.

“Sei que temos dificuldades, mas acho que nós avançamos em relação à saúde nestes três anos e meio de ges-tão. Ninguém tira isso da saúde”, fez questão de destacar o mandatário

do município, referindo--se às consultas e aos exames realizados e ao fato de a população de Florianópolis contar com 100% de cobertu-ra da Estratégia Saúde da Família (ESF), além

das mais de 20 obras executadas na área.

Da audiência, também participaram o secretário de saúde, Daniel Moutinho, e os vereadores Professor Ricardo e Lino Peres.

Prefeito atendeu a comitiva

Conselheiros de Saude levaram cartazes e promoveram apitação em frente a prefeitura

ADRIANO RIBEIRO

Page 13: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

A|13.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016

RUA VER. ARTHUR MANOEL MARIANO, 888, FORQUILINHAS, SÃO JOSÉ

(48) 3357-1904Pré-candidatura do advogado do PDT é irreversível e vai ganhando a cada dia mais apoios; novos partidos serão anunciados nos próximos dias

SÃO JOSÉ

PPS é o 1º partido a declarar apoio a Fernando Anselmo

Foi dado mais um passo para a consolidação da pré-candida-tura a prefeito de São José, do

jovem advogado, Fernando Anselmo (PDT). Em reunião nesta quinta-feira (16), ao meio dia, o PPS firmou alian-ça com o PDT com vistas às eleições deste ano. A decisão da sigla é apoiar Fernando Anselmo e contribuir para que mais partidos possam ingressar na aliança nos próximos dias.

“Estamos assinando de aval nesse projeto. Estamos vindo para apoiar a pré-candidatura do Fernando Ansel-mo e isso é apoiar um projeto dife-rente para nosso município”, comen-tou o presidente do PPS, Francisco de Assis Medeiros, que também é vice--presidente da sigla em nível esta-dual. Ele argumentou que o objetivo é ter mais partidos na aliança. “Esse bloco não vai se finalizar nesse mo-mento. Vamos conversar com demais forças políticas do município”, frisou.

O líder do PPS também grifou a união das duas siglas como “um mo-mento histórico”. Chico ainda enalte-

ceu a postura corajosa do PPS. “Não fazemos política com proposta mes-quinha e de estar no poder por estar. A partir de agora vamos buscar uma nova interlocução com a cidade”, dis-se. O vereador do PDT, Wallace Tete disse agora terá a responsabilidade de também defender as bandeiras do PPS na Câmara. “É uma união que tem uma proposta nova para a cida-de”, resumiu.

Já Fernando Anselmo descreve que a cada dia o projeto ganha mais corpo e vai somando mais apoios. “Nossa pré-candidatura está mais que consolidada. Vocês (pré-candi-datos a vereador pelo PPS) optaram pela melhor forma de fazer política. Uma política séria e não essa política viciada que vemos em alguns na po-lítica de São José”, comentou Ansel-mo, que já colocou a disposição dos novos parceiros a coordenação da pré-campanha e empresa de marke-ting para que comecem alinhavar o trabalho de construção da campanha deste ano.

Reunião nesta quinta selou o acordo entre as duas siglas

Novos partidos serão anunciados na aliança nos próximos dias

Pré-candidatura de Fernando Anselmo é irreversível

ADRIANO RIBEIRO

Page 14: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 | RESUMOS DE NOVEL ASSINOPSES DA SEMANA DE 20 A 25 DE JUNHO 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRASamurai despista Luciana. Luan pede um tempo para Jéssica. Pedro questiona Sa-murai sobre o desaparecimento de Ciça. Krica, Glauco e Idelfonso lamentam a situação do Leal Brazil. Luciana acredi-ta nas falsas pistas de Samurai e conta a Lívia que o empresário encontrava Ciça durante a gravidez. Bia revela a Rubem que pensa em aceitar um trabalho fora de sua área de atuação.

SEGUNDA - FEIRAAnastácia desmente as histórias de Sandra e decide enviar a sobrinha para a Europa. Can-dinho e Pirulito descobrem que Pancrácio foi detido. A família de Cunegundes ajuda Eponi-na a consumar seu casamento com Pandolfo. Olga se despede de Diana, Clarice e Paulina. Diana pede que Paulina demita Janete, por causa de seu envolvimento com Severo. Araújo chega à casa de Anastácia e pede que a empre-sária assine documentos da fábrica.

SEGUNDA - FEIRAAgilson avisa a Leozinho que não contará a Aparício que ele é um fugitivo da polícia. Henrique conta a Beto que bateu no carro da mulher que o chamou de ladrão, sem saber que se trata da mãe do amigo. Henrique beija Penélope, que o agride. Beto desconfia de Tamara ao ver a irmã machucada. No dia do casamento de Fedora, Aparício comenta com Agilson que tem a sensação de estar entregan-do a filha para um vigarista.

SEGUNDA - FEIRASanto aceita conversar com Miguel. Luzia se revolta contra o marido e Olívia. Miguel pro-põe ajudar a cooperativa e colocar em prática o projeto de Olívia e Lucas para o manejo da terra. Piedade tenta confortar Luzia, que se prepara para enfrentar Tereza. Tereza se preocupa com o afastamento entre Miguel e Afrânio. Bento deixa escapar para Lucas que Miguel esteve em sua casa com Olívia. Santo confessa a Olívia que gostou de Miguel.

TERÇA - FEIRAJúlia, Filipe e Beto se dividem para estudar com Arthur. Sueli e Jorge aconselham Luciana sobre a postura em relação ao novo emprego. Rodrigo agradece a atitude de Luciana com Ana e Lívia. Roger se enfurece ao ver Rodrigo com Luciana. Bia não desiste de procurar um novo emprego. Alina e Uodson se incomodam com o comportamento de Monique e Marcos. Samurai encontra um brinco no carrinho de Rodriguinho e questiona Luciana.

TERÇA - FEIRAMaria suspeita do plano de Sandra e Araújo.Pancrácio confessa sua mágoa com Candinho por ter permitido que Anastácia o visse fanta-siado como uma bailarina. Diana manipula Se-vero e afirma a Braz que conseguirá a casa de seu pai. Anastácia sofre uma torção no pulso e avisa a Araújo que terminará de assinar os papéis da fábrica em outro dia. Osório garante a Camélia que seu amor por Gerusa fará a menina se recuperar da doença.

TERÇA - FEIRAAgilson interfere na conversa entre Aparício e Camila.Henrique conta a Beto que beijou Penélope, sem citar o nome dela. Nair insiste em ajudar Francesca a colocar Genésio na ca-deia. Renen se prepara para gravar um vídeo de seu novo desafio e deixa Larissa apreensiva. O capanga de Genésio anuncia que Francesca e Nair estão na delegacia. Camila interrompe o casamento de Fedora e chama Leozinho de bandido. Genésio sequestra Tancinha.

TERÇA - FEIRAAfrânio exige que Carlos convença Miguel a se reaproximar dos negócios da fazenda. Carlos insinua que, no futuro, precisará dos serviços de Cícero. Encarnação garante à família que sua fazenda será comandada por um de seus herdeiros. Santo revela a Olívia que viveu um romance proibido com Tereza. Iolanda teme que Miguel siga o mesmo destino de Martim. Cícero alerta Afrânio sobre Carlos.Bento discute com Santo e Lucas ouve.

QUARTA - FEIRAJéssica prova para Samurai que o brinco encon-trado com Rodriguinho era dela. Arthur promete a Júlia, Filipe e Beto que se esforçará para es-tudar. Ana e Miguel tentam evitar as discussões sobre Rodriguinho. Rodrigo tenta se reaproximar de Luciana. Vanda acredita que Uodson e Alina estejam com problemas em casa. Luciana des-confia do comportamento de Roger em relação a Rodrigo e pede a ajuda de Lívia. Arthur sofre um acidente e Jorge o socorre.

QUARTA - FEIRAAnastácia pede que Pancrácio perdoe Candi-nho.Maria tenta alertar Anastácia sobre um possível plano de Sandra. Mafalda não sabe se quer casar com Romeu. Ernesto e Sandra conseguem os documentos para roubar as pos-ses de Anastácia. Olga percebe a preocupação de Araújo. Cláudio questiona Araújo sobre sua operação. Filomena questiona os sentimentos de Mafalda por Romeu. Sandra expulsa Anas-tácia e Candinho de casa.

QUARTA - FEIRA

Fedora briga com Camila por acreditar que a prima está armando contra seu casamento. Carmela e Beto tramam para afastar Tancinha de Apolo. Teodora expulsa Camila de sua casa. Beto descobre que Tancinha despareceu. Gené-sio avisa a Francesca que está com Tancinha e deixa a feirante desesperada. Leozinho ame-aça Agilson depois de se casar com Fedora. Tancinha tenta fugir dos bandidos, mas é pega por Genésio.

QUARTA - FEIRALucas surpreende Olívia com Miguel, e Cícero contém o filho de Tereza. Beatriz aparta a briga entre Bento e Santo. Lucas termina o namoro com Olívia. Santo conta a Padre Benício que aceitou trabalhar com Miguel e Olívia. Preocupado com a presen-ça de Carlos, Cícero esconde de Afrânio que Miguel se encontrou com Olívia. Dalva questiona Cícero sobre a conversa que o jagunço quer ter com Tereza.

QUINTA - FEIRAAlina e Uodson contam sobre Marcos para Vanda. Arthur se recupera do acidente. Tito desconfia quando Samurai diz que trabalhará com Pedro à noite. Luciana trama um plano para desmascarar Roger, com o apoio de Lívia e Rodrigo. Tito ajuda Ana a investigar uma mensagem de Ciça. Roger convoca Flávia para impedir a suposta reaproximação de Luciana e Rodrigo. Monique exige que Alina e Uodson devolvam seu quarto.

QUINTA - FEIRASandra humilha Anastácia, Candinho, Pirulito e Maria. Araújo sente vergonha de Anastácia, mas confirma o plano de Sandra. O carro de Romeu é confiscado por falta de pagamento. Maria afirma a Celso que ele terá de provar que não faz parte do golpe de Sandra. Anastácia, Candinho e Maria deixam a mansão. Araújo questiona Sandra sobre seus sentimentos por ele. Candinho pede abrigo a Pancrácio.

QUINTA - FEIRAFrancesca pede desculpas para Genésio, mas o bandido não liberta Tancinha. Apolo e Beto vão atrás de Genésio. Em uma discussão, Agilson fere Leozinho, e inventa uma desculpa ao falar sobre a isso Aparício. Beto leva um tiro de Genésio. Tancinha se livra dos bandi-dos. Apolo sente ciúmes de Tancinha ao vê-la preocupada com Beto. Penélope tem receio de que ela e as amigas não consigam pagar as prestações da reforma.

QUINTA - FEIRACícero revela a Encarnação que Miguel esteve com Olívia. Olívia comenta com Miguel que Santo e Tereza tiveram um romance no pas-sado. Com o apoio de Martim, Cauré volta a frequentar as aulas. Bento incentiva Lucas a lutar pelo amor de Olívia. Bento reclama com Beatriz sobre a presença de Martim. Tereza se surpreende quando Santo diz que conheceu Miguel. Carlos se aproxima de Luzia e Santo se incomoda.

SEXTA - FEIRAFlávia acusa Roger de ser o mentor das armações e implora o perdão de Rodrigo. Tito consegue uma pista sobre a suposta mensagem de Ciça. Rodrigo e Luciana se reaproximam. Rodrigo desfaz a amizade com Roger. Alina e Uodson pedem para morar com Vanda. Flávia se recusa a lutar com Roger. Marcos questiona se Alina e Uodson se mudarão por causa dele. Tito e Ana concluem que a mensagem não foi enviada por Ciça.

SEXTA - FEIRAAnastácia fica satisfeita com as instalações da casa de Pancrácio. Celso confronta Sandra e Araújo. O gerente do banco de Romeu avisa que o rapaz perdeu todo o seu dinheiro. Romeu acredita que recuperará sua fortuna quan-do Pandolfo encontrar petróleo nas terras de Cunegundes. Araújo desabafa com Olga. Quitéria não gosta de ver Ernesto na mansão, e Sandra a ameaça. Candinho afirma a Anas-tácia que cuidará dela.

SEXTA - FEIRAAdônis incentiva Apolo a procurar Adriana e explicar que foi Tancinha quem atrapalhou seu teste para piloto. Rebeca convida homens ricos para um coquetel beneficente na cobertura. Adriana afirma a Apolo que há uma vaga de emprego como mecânico. Carmela decide se vingar de Shirlei e arma para que a irmã se envergonhe na frente de Adônis. Beto leva Tan-cinha para jantar, mas ela acaba passando mal durante o encontro.

SEXTA - FEIRAEncarnação aconselha Tereza a revelar a Mi-guel que Santo é seu pai. Cícero se incomoda com as cobranças de Miguel. Carlos sugere que Afrânio vá à festa de Bento. Afrânio e Bento disputam a atenção do povo. Carlos pede que Tereza espere para contar a Miguel a verdade sobre sua paternidade. Luzia faz Isabel prometer que não deixará Olívia se envolver com Miguel. Afrânio admira Iolanda, que canta para todos na festa de São João.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOPaulina aceita contratar Ilde. Como parte de seu plano, Diana afirma a Severo que não poderá ficar com ele. Severo sofre com as cobranças de seus credores. Araújo confir-ma a operação de Cláudio, que comemora a possibilidade de voltar a andar. Aconselhada por Pancrácio, Maria encontra provas de que Celso tramou com Sandra seu primeiro golpe contra Anastácia. Maria termina o noivado com Celso.

SÁBADOTancinha desmaia, e Beto fica desesperado.Tancinha é atendida num pronto-socorro. Apo-lo fica furioso ao saber que Tancinha saiu com Beto. Henrique procura Penélope dentro do shopping. Pedro convida Rebeca para jantar. Aparício e Enéas sabotam o coquetel organi-zado por Rebeca. Henrique e Penélope tomam vinho e se beijam. Adônis acompanha Shirlei a um show e beija outra em sua frente. Beto beija Tancinha.

SÁBADOSanto e Tereza se beijam. Lucas decide lutar por Olívia. Isabel tenta impedir Miguel de se aproximar de Olívia. Martim fotografa Beatriz e Bento se irrita com o filho de Afrânio. Santo e Tereza discutem e Olívia os observa. Afrânio e Iolanda se amam. Luzia procura por Santo.. Dalva provoca Cícero, que decide dançar com a moça. Carlos afirma a Tereza que tem um plano para os dois. Luzia tem uma crise de ciúmes e briga com Santo.

Page 15: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DE JUNHO DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESApesar da crise o período está fa-vorável para você ir à luta, principal-mente no terreno financeiro e profis-sional. Poderá até ser promovido ou ganhar um aumento de salário.

TOUROAproveite para fazer algumas mudan-ças em suas relações. O momento é de forte impulso para novidades. Aproveite e jogue fora tudo o que não está prestando em sua vida.

GÊMEOSPoderá ter certa instabilidade emocional. Cuidado para não esquecer seus compromissos. Você pode até compor lindos poemas, mas não se esqueça dos aspectos práticos da vida.

CÂNCERCuidado ao administrar seus confli-tos. Aja com calma para não tomar decisões precipitadas e que poderão marcar toda a sua vida. Nada melhor que pensar antes de tomar qualquer atitude.

LEÃOBom período para conseguir aquela promoção tão esperada. As relações profissionais estarão muito favorecidas. Não se assanhe com alguém que já é comprometi-do. Isso é um problemão!

VIRGEMSua dificuldade de tomar decisões poderá lhe causar alguns transtornos. Alguns desafios estarão presentes e você deve saber que nem sempre é possível agradar a todos.

LIBRAMomento cheio de luz para você. Favorecido para esclarecer algumas dúvidas que há tempos te rodeiam. O seu chefe poderá descobrir um talen-to em você que muito o beneficiará.

ESCORPIÃOCuidado com exageros na alimen-tação, no sexo e no álcool. Lembre-se que sua vida é muito preciosa para ser jogada no lixo. A alegria de viver responsavelmente não tem preço.

SAGITÁRIOCuide bem de seu amor. Deixe de lado essa tendência ao isola-mento e não se esconda, ale-gando trabalho e preocupação. Bom momento para dedicar-se ao trabalho e estudos.

CAPRICÓRNIONeste período nem que você não esteja inteiramente de acordo com seu amor, experimente ceder. Você vai ficar feliz só para ver o outro satisfeito. Não custa nada e vocês se aproximarão mais.

AQUÁRIOPode ser que os últimos tempos ten-ham sido monótonos e cheios de re-sponsabilidades. Neste período reaja. Saia de casa e divirta-se. Aproveite para estar com os amigos.

PEIXESNão desperdice energia brigando com o parceiro. Se você prestar atenção, verá que está se abor-recendo só pela velha mania de ser do contra. Seja mais gentil no terreno amoroso.

HORÓSCOPO DA SEMANA

APAIXONADA

A apresentadora Eliana se declarou ao namo-

rado, Adriano Ricco, diretor do “Caldeirão

do Huck”, durante o seu programa na tarde

de domingo (12), no SBT. Ela negou que

esteja noiva, mas admitiu que está muito

apaixonada. O casal está junto há cerca de

um ano e cinco meses.

FÉRIAS PARA GUGU

Uma das maiores audiência da Record na quarta-feira, o apresentador Gugu Liberato

poderá ganhar merecidas férias após os Jogos Olímpicos Rio 2016.De acordo com as informações do jornalista Flávio Ricco, a Record declarou a data de estreia da nova série da emissora, “Mamonas Assassinas“.Mesmo com as gravações interrompidas, está previsto para o dia 31 de agosto, uma quarta-feira, às 22h30 a estreia da série sobre a banda.

Mesmo dia e horário de exibição do pro-grama “Gugu“. Como o contrato de Gugu Liberato com a Record é por temporada, o apresentador estará livre para negociar

com outras emissoras.

50 ANOS

Em setembro, Malu Mader completa 50 anos de vida. A data vem com leveza e sem crises. É o que ela garante! — Nem sem-

pre os 50 serão piores do que os 40. Às vezes, com 30 você estava bem pior (risos). Isso de crise é tão relativo, sabe?! Vai depender

do seu momento. Agora, não estou tendo uma por causa da minha idade. Talvez eu tenha tido lá atrás, mas com coisas mais

profundas. Nunca relacionei crises com números redondos — pondera a intérprete de Rebeca, em “Haja coração”.

FIM DO CASAMENTO

Após inúmeras idas e vindas, parece que o relacionamen-to de Luiza Brunet e Lírio Perisotto, definitivamente, chegou ao fim. Durante uma viagem à Grécia, uma crise ciúmes da ex-modelo iniciou uma briga séria que sepa-rou de vez o casal. Segundo o jornal "O Extra", os dois discutiram feio e o empre-sário bilionário resolveu colocar um ponto final na relação. Luiza alfinetou o ex com um texto do escri-tor Augusto Cury sobre o dinheiro e a felicidade. "[...] Você precisa conquistar aquilo que o dinheiro não compra. Caso contrário, será um miserável, ainda que seja um milio-nário", postou ela no Instagram. Já Parisotto publicou a imagem de um tigre em seu perfil, com o seguinte dizer: "Pisa, mas quando eu levantar, corre".

Page 16: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 17/06/2016

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) SE XTA-FEIRA , 17 DEJUNHO DE 2016 | A|16 CONTRA-CAPA

Obra está abandonada e já passou sete meses do prazo em que deveria ter sido entregue; enquanto isso população precisa se dirigir ao Centro de Saúde da Lagoa

CANTO DA LAGOA

Após um ano em reforma, Centro de Saúde segue fechado

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

“Sai o Posto de Saú-de ou não sai”, questiona um morador enquanto a reportagem deste In-forme faz imagens do prédio abandonado às margens da rua Laurin-do Januário da Silveira, a principal via do Canto da Lagoa. A indagação é um misto de um sentimento de revolta e enganação daquela comunidade. Uma obra que deveria ter sido entregue em 25 de novembro de 2015, lamentavelmente está longe de ser entregue, com as obras suspensas.

Duas placas, uma do

Governo Federal e outro da prefeitura, retratam bem o desrespeito ao cro-nograma da obra. Àquele Posto de Saúde começou a ser reformado em 25 de junho de 2015. A obra que deveria ter sido encerra-da em novembro do ano passado arrastasse. Em 3 de novembro ainda do ano passado a prefei-tura colocou uma nova placa no local, infor-mando que a população daquele bairro deveria se dirigir a partir daque-la data para ser atendi-da “temporariamente” no Centro de Saúde da Lagoa da Conceição.

O prazo de 150 dias que a empresa Avalius

Engenharia e Avaliação LTDA, contratada pelo valor de R$ 225.152,51 para realizar a reforma já terminou faz tempo e a população continua sem o atendimento básico no bairro. “Eles nos tratam com desdém, com des-respeito. Isso não se faz, tenho nojo desta gente da prefeitura”, desabafa um morador que pre-fere não se identificar, mas sempre morou na região. Enquanto esse desdém segue, as pare-des sem acabamento se-guem cercadas por tapu-mes e a população segue a vida, desacreditada que a novela chegará a um fim próximo.

Moradora não consegue tomar vacina contra H1N1

O outro lado

O transtorno cau-sado pelo não funcio-namento do Centro de Saúde do Canto da La-goa é imenso para todos os moradores daquela região. Exemplo é a es-tudante de auxiliar de enfermagem, Guanaira Rios, 37 anos, moradora da servidão João Francis-co Garcez. Ela foi orien-tada pela instituição de ensino a tomar a vacina contra a Gripe H1N1, em função de estar atuando na área de saúde.

Como o posto do bairro está fechado, teve que se deslocar até o Centro de Saúde da

Lagoa. “Foi por quatro oportunidades até lá e não consegui tomar a vacina, fiquei sem ser vacinada”, detalha a es-tudante. Ela conta que quando conseguia bre-cha nos horários de es-tudo ia até o posto na Lagoa, porém, sempre às atendentes alegavam que não tinham mais fichas para a vacinação em função do excesso de pessoas atendidas.

O mesmo sentimen-to de revolta é com-partilhado pelo jovem Alexandre Vieira. “Nós moradores do Canto da Lagoa estamos choca-

dos e indignados com tanta demora em en-tregar o nosso Posto de Saúde. É muita falta de respeito com a comu-nidade, uma obra que iniciou em 2015 e até hoje nada pronto. Já se passaram sete meses do prazo de entrega e nada da conclusão da obra”, comenta o morador.

Ele ainda reclama que no posto mais próxi-mo, na Lagoa da Concei-ção, a prioridade é para os moradores do Bairro e a UPA sempre está lo-tada. “Queremos uma resposta para tal debo-che”, desabafa.

Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informa que algumas obras da Pre-feitura de Florianópolis foram suspensas por conta do contingencia-mento do orçamento do município. Entre elas a ampliação e reforma do Centro de Saúde Canto da Lagoa, que aguardam aprovação

de aditivo ao contrato para serem retomadas.

A assessoria ainda lembra que nesta terça--feira (14), o prefeito Cesar Souza Junior ga-rantiu, em reunião com conselhos locais de saúde, que irá rever o contingenciamento de repasses à Saúde. Para isso, conta com apro-vação de projetos em

tramitação na Câmara, que podem incremen-tar a arrecadação. “De toda forma, nenhum paciente deixa de ser atendido – o que pode ocorrer é a média de agendamento de con-sultas, normalmente em um prazo máximo de sete a dez dias, au-mentar”, diz a nota di-vulgada pela assessoria.

ADRIANO RIBEIRO

Obras estão paralisadas e população sem posto de saúde no bairro