jornal informe - florianópolis/são josé - 28/04/2016

16
INFORME www.jornalinforme.com.br /RedeInforme [email protected] FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2016. ANO 6 . N O 316 CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL PÁGINA A 9 PÁGINA A 8 PÁGINA A16 FLORIANÓPOLIS SÃO JOSÉ BIBLIOTECA FECHA AO SÁBADO E PROJETO SOCIAL FICA NA RUA Encontro do partido acontece nesta sexta-feira (29) e servirá para reunir as lideranças do partido para traçar ações para as eleições que se aproximam PDT anuncia pré-candidatura a prefeito de Fernando Anselmo No ano passado, 37 pessoas aprovadas no vestibular para o curso não foram chamados; neste ano curso não foi incluso no vestibular do Sistema Acafe, ações levam ao encerramento DESMANCHE USJ quer fechar o curso de Ciências da Religião FOTO ADRIANO RIBEIRO DIVULGAÇÃO PÁGINA A 6 SEM COMANDO GUARDA MUNICIPAL DESAUTORIZA PREFEITO CESAR SOUZA JÚNIOR Prefeito exonera antigo secretário de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis, mas não tem pulso firme para nomear o ex-comandante da PM, Eliésio Rodrigues FOTO ADRIANO RIBEIRO

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 28-Jul-2016

247 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Edição 316

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

INFORMEwww.jornalinforme.com.br/RedeInforme [email protected]

FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS

EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2016. ANO 6 . NO 316

CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

PÁGINA A 9

PÁGINA A 8

PÁGINA A16

FLORIANÓPOLIS

SÃO JOSÉ

BIBLIOTECA FECHA AO SÁBADO E PROJETO SOCIAL FICA NA RUA

Encontro do partido acontece nesta sexta-feira (29) e servirá para reunir as lideranças do partido para traçar ações para as eleições que se aproximam

PDT anuncia pré-candidatura a prefeito de Fernando Anselmo

No ano passado, 37 pessoas aprovadas no vestibular para o curso não foram chamados; neste ano curso não foi incluso no vestibular do Sistema Acafe, ações levam ao encerramento

DESMANCHE

USJ quer fechar o curso de Ciências da Religião

FOTO ADRIANO RIBEIRODIVULGAÇÃO

PÁGINA A 6

SEM COMANDOGUARDA MUNICIPAL DESAUTORIZA PREFEITO CESAR SOUZA JÚNIORPrefeito exonera antigo secretário de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis, mas não tem pulso firme para nomear o ex-comandante da PM, Eliésio Rodrigues

FOTO ADRIANO RIBEIRO

Page 2: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0002-60

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

17 20 19 21 24 26 2408 09 09 10 15 17 20

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com

poucas nuvens

Sol com algumas nuvens. Não chove

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com

poucas nuvens

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde

e a à noite

chuvoso durante o dia e a noite

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

TRABALHOS NA COBERTURA DO VÃO CENTRAL DO MERCADOSegunda e terça-feira desta semana a ala central do Mercado Público de Florianópolis ficou fechada para trabalhos na im

Direitos dos portadores de doenças

neurodegenerativas

O LAZER NA CIVILIZAÇÃO ATUAL

E-mail:[email protected] (48) 98070659

Ronaldo FranciscoÉ SEU DIREITO

Coluna é publicada semanalmente, redigida por defensor público e tem como objetivo orientar juridicamente a população.

Na última semana e sob o título “Direito à Saúde”, esta coluna esclareceu que a saúde é um direito pú-blico subjetivo de todo cidadão e que, por isso, por ser exercido contra o Estado toda vez que este se negar a prestar o serviço público.

Pois bem. Hoje esclarecer-se-á a população josefense acerca dos direitos dos portadores de doenças neurodegenerativas, que são aquelas sín-dromes que causam a perda progressiva dos neu-rônios e, por conseguinte, interferem diretamente nas funções motoras e fisiológicas, inclusive redu-zindo a capacidade cognitiva.

Os exemplos mais comuns destas síndromes são as doenças de Alzheimer e Parkinson e as escleroses múltipla e lateral amiotrófica.

TRATAMENTOOs cidadãos devem procurar a unidade de saúde

mais próxima de sua residência, pois o têm direito ao tratamento integral e gratuito, desde as consultas nos postos de saúde até as internações e/ou fornecimento de medicamentos, inclusive de alto custo.

Conforme dito na coluna anterior, caso o Estado negue o tratamento, o cidadão poderá procurar a De-fensoria Pública (Estadual ou Federal), que analisará as razões da negativa estatal e tomará as providências adequadas à resolução da questão.

PREVIDÊNCIA SOCIALVale lembrar que os portadores das síndromes aci-

ma elencadas e que forem filiados à Previdência Social têm direito à aposentadoria por invalidez ou ao auxí-lio-doença, conforme o grau de incapacidade para o trabalho causado pela doença. Assinale-se, ainda, que tais benefícios independem do tempo de contribuição para o INSS.

INFORMAÇÕESPor fim, lembra-se que os aposentados portadores

de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda e ainda podem requerer isenção de IPI e ICMS nas aquisições de carros para uso próprio, bem como podem ser liberados do pagamento do IPVA.

ENDEREÇOS E TELEFONES DPU: Rua Frei Evaristo Veiga, nº 142, Centro, Flo-

rianópolis, Fone: 48 32219400 DPE: Rua Maria Bernardina Vaz Borges, nº 44, Ko-

brasol, São José, Fone: 48 36656711

Com o advento da socieda-de industrial, o lazer passou a ganhar importância como pólo oposto ao trabalho, isto é, ten-do tempo livre reivindicado com a redução da jornada laboral.

Os estudos que retratam sobre lazer, permitem distinguir duas orientações; uma considera o lazer relacionado a sistema de valores e ideologia, e outra que se preocupa com o lazer em relação à cultura, à política, à família, à mulher, à juventu-de, à religião, e, sobretudo, ao trabalho.

A mutação de atividade propor-ciona uma recomposição das energias para enfrentar novamente o trabalho.

A nova sociedade pré-industrial identifica o ócio como uma prerrogati-va de grande necessidade para o bem--estar do homem moderno. O lazer pode ser considerado formação social.

A estratificação constitui ingredien-te importante das sociedades moder-nas, e o lazer adotado pelas pessoas é influenciado por sua classe ou con-dição social, embora alguns possam

argumentar que esta influência é atualmente menor do que no pretérito.

O crescimento das organiza-ções de lazer contribuiu para mo-delar a forma como a maior parte das pessoas goza de seu lazer.

Um aspecto característico das sociedades industriais reside em que a escassez de alimentos ce-deu lugar à escassez de tempo, com implicações especiais para o comportamento diante do lazer.

Hoje em dia, os acontecimentos locais são influenciados de forma direta por algo vivenciado por po-vos do outro lado do mundo.

O tempo livre dessas comuni-dades, assim como também o seu cotidiano, é bombardeado através dos meios de comunicação que vendem sonhos de consumo.

Por meio desses estímulos, a viagem televisiva vai tomando forma pelo meio das idealidades que fazem crescer a perspectiva quanto à reali-zação do desejo de conhecer outros lugares, outras gentes, outras culturas.

ADELCIO MACHADO

[email protected] (48) 9961-0168

O AUTORPós-Doutor em Gestão do Conhecimen-to pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Co-municador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Finan-ceiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANP-POM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

AD

RIA

NO

RIB

EIR

O

Page 3: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 POLÍTICA

TRE-SC amplia horário de atendimento até o dia 4

São José tem capacitação de empreendedores individuais

Devido à proximidade do fechamento do cadastro elei-toral, que ocorre no próximo dia 4, os cartórios e os postos de atendimento da Justiça Elei-toral em todo o Estado atende-rão, nos dias 2, 3 e 4 de maio, das 9h às 17h. A medida visa proporcionar uma oportunida-de aos eleitores que ainda não conseguiram realizar alista-mento eleitoral, transferência ou atualização cadastral.

À exceção fica por conta de 21 cartórios eleitorais do Inte-rior, que atenderão das 9h às 19h. Confira aqui a lista desses municípios que terão horário de expediente diferenciado.

A secretária da Corregedo-ria Regional Eleitoral, Renata Beatriz de Fávere, alertou que a capacidade de atendimento é limitada e que os eleitores devem se dirigir aos cartórios eleitorais o quanto antes. “A Justiça Eleitoral está dando prioridade aos eleitores que precisam realizar o alista-mento eleitoral. Inclusive, para reduzir a demanda nos últimos dias, alguns municí-pios farão plantão de aten-dimento durante o próximo final de semana. ”

No total, 34 municípios fa-rão plantão no sábado (30). Já

no domingo (1°), onze muni-cípios terão expediente. Em ambos os dias, o horário do plantão será das 9h às 14h. Em Florianópolis, a priorida-de será dada aos eleitores que agendarem seu atendimento pelo site do TRE-SC.

Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor, gratuitamente, pelo número 0800-647-3760, das 12 às 18h. A partir do próximo sábado (30), o horário do atendimen-to do Disque Eleitor será es-tendido: das 9h às 18h.

A Justiça Eleitoral esclarece que o procedimento de trans-ferência não é obrigatório e que não há limites para justi-ficativas por falta no dia das eleições. Dessa forma, os elei-tores que não quiserem trans-ferir seu título podem justificar a ausência ou continuar vo-tando no local de origem.

Para a realização dos pro-cedimentos, é preciso apre-sentar documento oficial de identificação com foto, com-provante de residência emi-tido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). No caso do primeiro alista-mento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar também quitação militar.

ltada aos interessados em aprender a planejar, executar e tornar os negócios lucrati-vos. As aulas serão ministra-das entre os dias 2 e 5 de maio, das 18h30min às 22h, no au-ditório da Prefeitura de São José. As inscrições devem ser feitas pela internet - http://goo.gl/XFsZ77.

Em parceria com o Se-brae/SC, que disponibiliza professores para ministrar as aulas, a iniciativa da Secreta-ria de Desenvolvimento Eco-nômico, Ciência e Tecnologia visa abrir portas do mercado de trabalho por meio de teo-

ria aplicada por profissionais qualificados, dinâmica em grupos e conteúdos coloca-dos em prática.

Durante o curso, os pro-fessores apresentarão um conjunto de conteúdos sobre empreendedorismo e como aprimorar os pequenos negó-cios. Para isso, durante os en-contros, quatro oficinas abor-darão informações de cunho fiscal e contábil. Também terão enfoque os sistemas informati-zados para procedimentos on-line que facilitem a obtenção de documentos relativos aos empreendedores individuais.

SAIBA MAISO curso “SEI” Empreendedores Indi-viduais na Prática está com inscrições abertas para a primeira turma deste ano. A capacitação é gratuita e voConfira as oficinas ofereci-das durante o curso:

02/05 - SEI Planejar: planejamento empreendedor, aspectos de plane-jamento, planejamento na prática

03/05 - SEI Controlar Meu Di-nheiro: controle de caixa, con-tas a receber e contas a pagar e controle de caixa pessoal

04/05 - SEI Comprar: realizando boas compras, entendendo as etapas

da compra, vamos às compras

05/05 – SEI Vender: conversando sobre marketing, utilizando o marketing para vender melhor, construin-do o futuro das minhas vendas

ServiçoO quê: Curso “SEI” Empreen-dedor Individual na PráticaQuando: 2 a 5 de maio, das 18h30min às 22hOnde: auditório da Prefeitura de São José, Av. Acioni Souza Filho nº 403 – Beira-Mar de São José – 1° andarQuanto: gratuitoInscrições: http://goo.gl/XFsZ77Mais informações: (48) 3381-0051

Vereador que deixou o PMDB ano passou, filiou-se ao PTB e agora está no Democratas para iniciar caminhada pela prefeitura de São José

ELEIÇÕES 2016

Amauri dos Projetos é pré-candidato a prefeito pelo DEM

Depois de deixar o PMDB ano passado e ingressar no PTB onde se lan-

çou pré-candidato a prefeito de São José, em menos de seis meses, o vereador Amauri dos Projetos é lançado novamente pré-candidato a prefeito, agora pelo Democratas. A solenidade aconteceu no Restaurante Meu Cantinho, segunda-feira (25), com o respaldo de outros parti-dos: PRB, Solidariedade, PSDB e até o PTB.

O projeto de Amauri, o vere-ador mais votado na última elei-ção, teve o apoio do prefeito de Governador Celso Ramos, Julia-no Duarte Campos. “Não tenho dúvidas que São José precisa desse projeto”, disse o chefe do Executivo. Também presente, o ex-vereador do PSDB, Edilson Vieira (PSDB) fez um discurso calcado na união. “Temos que esquecer qualquer tipo de vai-dade e pensar no futuro do mu-nicípio de São José”, falou.

O atual presidente do De-mocratas, José Mendes Da-mian, que ingressou no par-tido alguns meses antes que Amauri, disse que também coloca seu nome como pré-

-candidato a prefeito, porém, apoia o vereador, caso este de-monstre melhor condição de vitória. Ele apenas rechaçou qualquer possibilidade de o partido abrir mão da cabeça de chapa. O evento também foi prestigiado pelo deputado federal e secretário geral na-cional do Democratas, Onix Lorenzoni (DEM-RS).

“Negociando com outros partidos”O pré-candidato a prefeito,

Amauri dos Projetos disse que o partido pretende formar uma ampla coligação. “Estamos ne-gociando com outros partidos

pelo bem da cidade”, comentou, citando siglas como o PSDB, o PMDB e o PP. Ele também te-ceu críticas à atual administra-ção municipal. “Precisamos de cada um de vocês que quer uma cidade melhor”- frisou.

O deputado estadual, Má-rio Marcondes (PSDB) que prestigiou o aliado político, disse que “São José está muito bem representada com os pré--candidatos a prefeito que se apresentam”. Ele também enal-teceu a diversidade de candi-daturas. “Vamos querer dar a chance do povo de São José de votar diferente. Chega de votar no menos ruim”, concluiu.

FOTOS: ADRIANO RIBEIRO

Amauri sendo lançado pré-candidato; usando a palavra o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano

Restaurante Meu Cantinho ficou lotado

Page 4: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8133 E-mail: opiniã[email protected]

César Souza usará a prefeitura, para ganhar a prefeitura

A lista negra

A lista negra (II)

A lista negra (III)

A lista negra (IV)

E os nomes

Saúde é prioridade

CPI da Comcap

Sem vagas para mortos

60 dias. Este é o prazo que o prefeito de Florianópol

is, César Souza Júnior (PSD) tem para mostrar um governo decente (o que não fez até agora) e carimbar seu passaporte dentro do seu próprio partido o PSD, para ter direito a concorrer à reeleição. A decisão acon-teceu em reunião no aparta-mento do prefeito, conforme mostrou a grande mídia da Capital, final de semana passada. Participaram, além do prefeito, o presidente do partido, Pedro Bittencourt Neto, governador Raimundo Colombo, o deputado Gelson Merisio (presidente estadual) e o publicitário Fábio Veiga.

Veiga apresentou ao grupo pesquisas qualitativas que mostram que ainda dá para reeleger o prefeito. A ideia é que em 60 dias ele coloque a prefeitura pra funcionar e use desta estrutura para crescer na aprovação do eleitorado. Em outras palavras, usar a própria prefeitura para con-quistá-la para mais um man-dato. Caso não evolua poderá o PSD decidir pela não ree-leição e apoio a um candi-dato do PP, possivelmente a

ex-deputada Ângela Amin. A principal ação será usar

o que o prefeito sabe fazer melhor: falar e se expres-sar. Assim, Júnior vai gra-var comerciais para serem inseridos de forma maciça nas emissoras de rádio e televisão. O pagamento, obviamente, acontecerá pela Secretaria da Comunicação. Conforme o colunista Moacir Pereira, em seu espaço no

Diário Catarinense, o prefeito também “passará a realizar três reuniões por noite em todas as comunidades de Florianópolis mostrando suas obras e serviços e explicando porque alguns projetos não saíram do papel. Vai contar com reforço financeiro do go-verno estadual para desapro-priação de áreas no sistema viário do Sul da Ilha, visando a construção do viaduto do Rio Tavares. Serão intensi-ficadas ações do governo estadual visando agilizar ou concluir obras na capital”.

Tais ações, caso concre-tizadas, revelam uma clara antecipação da campanha eleitoral. O tão propalado uso da máquina pública por parte de quem está no poder estará mais que evidente. É mais uma prova de que a reeleição deve ser extinta, por tirar a igualdade entre as candi-daturas. Estará na mão da população fazer a escolha se quer reeleger um prefeito que só interessa mostrar serviço faltando poucos meses para a eleição. Imagina se reeleito, qual milagre o fará trabalhar, não tendo a reeleição mais como fator motivacional?

A explosiva lista dos 100 maiores devedores para a prefeitura de Florianópolis continua causando debates acalorados no Legislativo Municipal. Nesta semana, o vereador Tiago Silva (PMDB) voltou ao tema. Citou alguns nomes que fazem parte da lista, que se tornou pública no começo do ano, após o Executivo encaminhar aos vereadores os dados. Entre os devedores, Silva citou nomi-nalmente o Costão do San-tinho, que tem uma dívida superior a R$ 26 milhões. “Como que um empreendi-mento como este, com esse

débito com a prefeitura, está aberto? Como consegue alvará de funcionamento? ”- questionou o vereador. “E ainda é palco de palestras contra corrupção. Como participa de licitações sem a certidão negativa da prefei-tura”, completou o vereador.

O vereador Tiago revelou que na lista dos 100 mais, há alguns que devem para a prefeitura há mais de 20 anos. “Ou a Secretaria da Fazenda ou a Procuradoria ou o Poder Judici-ário: quem está errado”, criticou. “Como continuam abertos, mesmo sonegando. Qualquer munícipe fica devendo o IPTU e sua casa ou terreno vai à leilão”, completou o vereador. De acordo com Tiago, o valor da dívida desses 100 não con-tribuintes passa de R$ 1 bilhão. “Quantas casas populares poderiam ser construídas? Quantas creches”, indagou.

O vereador Cesar Farias (PSD) defendeu o empreen-dimento do Costão do Santi-nho. Ele usou as palavras do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) que disse que deveria ser erguido um busto para o responsável pelo empreendimento, que atua na preservação do meio ambiente naquela região da cidade. O vereador ressaltou a importância do empreen-dimento que contribui com

o fluxo de turistas em Floria-nópolis. Disse que só no final de semana passou por lá e deparou-se com dois eventos internacionais. Já o verea-dor Edmilson Carlos Pereira Junior (PSB) citou que alguns não contribuintes que cons-tam na lista dos devedores são construtoras que venderam imóveis, mas os novos donos não realizaram a transferên-cia e os débitos foram parar no nome das construtoras.

Ainda sobre a lista dos devedores o vereador Deglaber Goulart (PSD) foi taxativo: “se deve, não se discute, tem que pagar”. Segundo ele, muitos devedores são os que mais faturam na cidade. Ele também alertou que estas dívidas não foram contraídas somente no governo Cesar Souza (PSD), mas ao longo de vários ex-prefeitos e criticou a difi-culdade que a prefeitura tem para executar às cobranças.

Após voltar ao tema dos 100 maiores devedores, diante da manifestação dos demais vereadores, Tiago Silva (PMDB) prometeu nos próximos dias estar divulgan-do o nome de vereadores que deram medalhas de honra ao mérito a alguns nomes que

constam na lista. Igualmente também prometeu revelar, os nomes dos vereadores que receberam contribuição fi-nanceira em suas campanhas políticas de não contribuintes que constam na propalada lis-ta. A opinião pública só pede uma coisa: revela vereador.

Um requerimento assinado por todos os vereadores da Capital foi aprovado solicitando ação do Governo do Estado para implantação e fun-cionamento de aparelhos de ressonância magnética no Hospital Celso Ramos e Hospital de Florianópolis. A necessidade é imediata. Já o aparelho de tomo-grafia do Celso Ramos está quebrado. Enquanto isso o governador gasta mais de R$ 50 milhões em auxílio moradia.

Câmara de Florianópolis aprovou a prorrogação do prazo para apresentação do relatório final da CPI da Comcap em mais 30 dias. Em 15 dias deverá ser apresen-tado um relatório preliminar. O presidente é o vereador Tiago Silva (PMDB).

Florianópolis tem dois cemitérios sem vagas. Nos demais está “se dando um jeitinho”. Enquanto isso, não avança na prefeitura processos como para aber-tura de um crematório. O vereador Deglaber Gou-lart (PMDB) lembra que a situação passou do ridícu-lo. “Um vereador ter que fazer interferência para alguém conseguir enterrar alguém não dá” - disse esta semana. Uma audi-ência pública está sendo organizada para tratar do tema. Balneário Camboriú já conta com crematório. Joinville com cemité-rio vertical. E Floripa?

Page 5: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016

Amauri e Mário: combinadinhos

Acelerando o processo

Fala baixo

Ausência

100 devedores

São José insegura

Praia Comprida

Pornozão na Câmara

Sem vacina

Estacionamentos

O deputado estadual por São José, Mário Mar-condes (PSDB) e o verea-dor, Amauri dos Projetos (DEM) estão combinadi-nhos. Disso não restam dúvidas. Segunda-feira (25), Amauri fez o anún-cio do seu ingresso ao an-tigo PFL, no Restaurante Meu Cantinho. Recebeu o apoio de PRB, Solida-riedade, PSDB e o PTB, partido que escolheu para iniciar essa articulação desde o ano passado, quando saiu do PMDB. Marcondes compareceu.

Mais que compare-cer o deputado foi ao encontro do DEM dizer que os dois estarão no início de janeiro de 2017 ingressando na prefeitura de São José pelo tapete

vermelho. Chegou ao local, por ‘coincidência’ no exato momento em que Amauri discursava e este o anunciou. Daí em diante foi só rasgação de sedas e poses para fotos.

Caso a parceria perma-neça até o pleito, acredito que a cabeça de chapa ficará com o deputado e o vereador componha como vice. Em política não existe invenção. Os números apontam sempre o caminho. Nas pesqui-sas, em função da ainda recente eleição a deputa-do, Marcondes aparecerá melhor e esta é a lógi-ca. Não estou aqui para adivinhar. Mas tem coisas que até um surdo, cego e mudo sabe identificar. O cenário vai ficando claro.

As mudanças nas regras eleitorais, especialmente com a diminuição de três meses para apenas 45 dias do prazo para as campanhas eleitorais, está trazendo à luz pública algumas mudanças nos comportamentos dos agentes políticos. O principal deles é a antecipação do pleito. Está todo mundo querendo colocar o bloco na rua mais cedo. O anúncio da filiação de Amauri dos Projetos no Democratas ou lançamento da sua pré-candidatura a prefeitura, como queiram, teve um clima de eleição. Restaurante Meu Cantinho lotado de mili-tantes, com o oferecimento de alimentação e suco, água ou refrigerante liberados. Faixas de apoio a Amauri e discursos inflamados. Se faltando pouco menos de quatro meses para o pleito está assim, imagina quando a campanha começar.

Conhecido pela sua astú-cia no papel fiscalizador na Câmara de São José, além de sua dedicação aos interesses de seus eleitores, o vereador Amauri dos Projetos ainda precisa evoluir em alguns pontos para alcançar voos mais altos na política local. Um deles está na oratória. Segun-da-feira, no Meu Cantinho, praticamente a metade dos presentes não conseguiu ouvir seu discurso e começaram a conversar. “Fala muito baixo”, murmuravam alguns. Tam-bém se mostrou nervoso, que é entendível pelo desafio que se apresenta e deu às costas ao público em vários momentos. Pequenos erros de posturas, que podem ser corrigidos.

E a lista dos 100 maiores devedores da prefeitura de São José? Quando vai sair?

A Câmara de São José aprovou na sessão de se-gunda (25), em primeira votação, o projeto de lei do vereador Wallace Avanir de Souza, o Tete do PDT, normatizando às cobran-ças fracionadas em esta-cionamentos de São José.

“Vamos fazer com que se pague só o que se usa. É uma lei para regulamentar a situação. Quem ganha são os munícipes”, disse o vereador. A proposta foi aprovada por unanimidade, restando ainda a segunda votação para ser aprovada.

O senador Dário Ber-ger (PMDB) foi a ausência durante as solenidades em comemoração aos 50 anos de fundação do PMDB em Santa

Catarina, segunda-feira (25). Ele estava em Brasília e in-tegra no Senado a Comissão de impeachment da presi-dente Dilma Rousseff (PT).

O vereador do PMDB, Mi-chel Schlemper está encabe-çando uma audiência pública para tratar do tema segurança pública em São José, no dia 3 de maio. A intenção é traçar um diagnóstico sobre a área. Superficialmente notam-se de-ficiências neste setor. “Até para o corte da grama do batalhão os policiais tiveram que fazer um rateio”, descreve o vereador.

Alguns números mostram São José descoberta. Michel descreve que há alguns anos o município tinha 14 viatu-ras rodando e hoje tem só seis. A segunda Delegacia de Polícia Civil tem nos finais de semana apenas um delegado de plantão e dois comissá-rios. Mesmo assim atende além de São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos. “Imaginem o colapso que estamos vivendo”, sentencia.

O vereador segue expla-nando que no passado eram 110 homens da Polícia Mili-tar garantindo a segurança. Hoje não passam de 25 PMs. “E olha o quanto cresceu a cidade de lá pra cá”, diz. Alguns casos são emblemá-ticos. Em Barreiros, a agên-cia do Banco do Brasil foi assaltada, ao lado existe um posto da PM, abandonado.

A falta de profissionais da saúde para aplicar a vacinação da Gripe H1N1 foi comentada pelo vere-ador Sanderson de Jesus

(PMDB) na sessão desta semana da Câmara. Em plena segunda-feira (25) início da campanha, muitos josefenses tiveram que voltar

para casa sem a vacina por falta de gente para aplicar. Isso que a campanha foi anunciada há semanas. Não deu para se preparar?

A insegurança que tira o sono dos moradores da região da Praia Comprida está chamando a atenção das autoridades. Segundo o vereador Adriano de Brito (sem partido), não dá para parar com o carro numa sinaleira. Para discutir o tema, uma reunião será realizada nesta sexta-feira (29), a partir das 19h30min, no Restaurante Praça 11. Lideranças da comunida-de e representantes da segurança pública estarão presentes.

Caiu na rede mundial de computadores ontem (27), imagem divulgada pela página do facebook do Floripa Mil Grau do vere-ador Lino Peres (PT) aces-sando um site com conte-údo pornográfico durante uma sessão da Câmara de

Florianópolis. A assessoria do vereador argumenta que o computador está com vírus. Pensa no vírus. O cômico da imagem é ao fundo, na mesa diretora, o vereador Ricardo Camargo Vieira (PMDB), aparecer fazendo sinal de positivo.

Page 6: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 | COTIDIANO

Prefeito exonera antigo secretário de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis, mas não tem pulso firme para nomear o ex-comandante da PM, Eliésio Rodrigues

SEM COMANDO

Guarda Municipal desautoriza prefeito Cesar Souza Júnior

Nesta semana, Guardas Municipais reagem a cerimônia de posse do novo secretário, e o evento foi cancelado

Na semana passada, prefeito faz retrato ao lado do seu novo indicado para o cargo

: DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

IPVA de veículos com final 4 deve ser pago até segunda, 2

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

IPVA SC - ALÍQUOTAS VIGENTES

F. PLACA COTA ÚNICA PARCELAMENTO-COTAS

1ª 2ª 3ª

1 último dia do mês de janeiro 10.01 10.02 10.03

2 último dia do mês de fevereiro 10.02 10.03 10.04

3 último dia do mês de março 10.03 10.04 10.05

4 último dia do mês de abril 10.04 10.05 10.06

5 último dia do mês de maio 10.05 10.06 10.07

6 último dia do mês de junho 10.06 10.07 10.08

7 último dia do mês de julho 10.07 10.08 10.09

8 último dia do mês de agosto 10.08 10.09 10.10

9 último dia do mês de setembro 10.09 10.10 10.11

0 último dia do mês de outubro 10.10 10.11 10.12

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Central de

Atendimento Fazendária pelo telefone 0300-645-1515.

- 2% para veículos terrestres, de passeios e utilitários, e motor-casa (fabricação nacional ou estrangeira);- 1% para veículos terrestres, de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (fabricação nacional ou estrangeira);- 1% para veículos terrestres destinados à locação.

Grupo Tipo de veículo Variação no valor venal entre 2014 e 2015A Automóveis -4,2%B Camionetas e utilitários -4,6%C Caminhões -4,5%D Ônibus/Microônibus -4,7%E Motos e Similares -3,1%F Motor-casa -3,8 Média -4%

Proprietários de veículos com placa final 4 que não opta-ram pelo parcelamento do IPVA 2016 têm até a próxima segun-da-feira, 2 de maio, para quitar sua obrigação em cota única, sem multa. O prazo para parce-lamento do imposto terminou no dia 11 de abril. Quem tiver veículo com placa final cinco já deve programar o pagamento do IPVA, cujos prazos começam a vencer no dia 10 de maio.

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), responsável pelo recolhimento do impos-to, lembra que os vencimen-tos dependem do final da placa do veículo, mas os con-tribuintes podem antecipar o pagamento a qualquer mo-mento. A guia de pagamento, taxas, multas e seguro DPVAT podem ser emitidos na inter-net e pagos nas agências ban-cárias conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santan-der, Caixa Econômica Fede-ral, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC, Sicredi e Cecred.

A quitação é um dos requi-sitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fis-cal, com multa de 50% do va-lor devido, mais juros Selic ao mês ou fração. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível no site da Secretaria da Fazenda

no seguinte endereço: http://www.sef.sc.gov.br/servicos--orientacoes/diat/valores-e--prazos-tabelas.

IMPOSTO ESTÁ 4% MENOR EM SCO valor do IPVA 2016 está

em média 4% menor para os proprietários de veículos em Santa Catarina. A base de cál-culo do imposto é o valor de mercado do veículo aferido pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econô-micas) ao Estado. A previsão da Fazenda é arrecadar R$ 1,56 bilhão com IPVA em 2016. O valor corresponde a quase 10% da arrecadação própria do Estado. Desse total, 50% se-rão repassados no ato do reco-lhimento ao município onde o veículo estiver emplacado.

A receita do imposto não é exclusiva para obras viárias. Em Santa Catarina, a inadim-plência gira em torno de 3%, e as alíquotas do imposto va-riam entre 1% e 2% (veja abai-xo). No Rio Grande do Sul, é 3%; no Paraná, 3,5%; e em São Paulo, 4%. Atualmente, o Estado conta com uma frota de aproximadamente 4,5 mi-lhões de veículos. O total de veículos tributados é de 3,1 milhões. Os demais têm isen-ção (veículos antigos, táxis e portadores de deficiência).

O prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) deu mais uma prova robusta

nesta semana de que não tem o comando da prefeitura mu-nicipal de Florianópolis. Após anunciar a nomeação do novo secretário de Segurança e Gestão do Trânsito de Flo-rianópolis, o ex-comandante da Polícia Militar, Eliésio Ro-drigues, 64 anos, o ‘chefe’ do Executivo voltou atrás. Ele não resistiu ao corporativis-mo de seus “subordinados” da Guarda Municipal.

Na semana passada a as-sessoria do prefeito anun-ciou que nesta semana, na terça (26), aconteceria a posse do novo comandante da pasta. Até uma foto com o prefeito e o coronel Eliésio foi encaminhada aos órgãos de imprensa. “Problema com efetivo todo mundo tem, mas, se cada um fizer um pouco a mais e se houver in-tegração, a equipe aumenta e se fortalece”, disse o coronel na oportunidade. Talvez, tal frase não tenha caído bem na

corporação da GMF.Para colocar Eliésio na

Secretaria Municipal de Se-gurança e Gestão do Trânsi-to, a intenção do prefeito era substituir mais um indica-do pelo Partido Progressista (PP), no caso o comandante Valcir Brasil Júnior, que foi exonerado do cargo recente-mente. O problema é que Ce-sar Souza não contava com a

resistência dentro da própria Guarda Municipal.

Na segunda-feira (25) cerca de 80 guardas municipais ocu-param a frente da prefeitura em protesto contra a nomea-ção. Eles foram recebidos em uma reunião. Em comunicado, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o coronel Eliésio foi exonerado e não assumirá mais a função.

Page 7: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 COTIDIANO

Meninas apresentam aplicativos

Deputado solicita melhorias para Rodovias

Fatma emite 22 notificações em ação de fiscalização

TECNOVATION 2016

No próximo sábado, 30 de abril, das 9h às 12h, no SEBRAE (SC 401), acontece a apresen-tação dos projetos da Tecnova-tion 2016. O evento é resultado de três meses intensos de tra-

Parlamentar protocola In-dicação IND/0184.0/2016 ao Governo do Estado, juntamen-te a Secretaria de Estado da In-fraestrutura, afim de otimizar e facilitar o serviço de manu-tenção das rodovias estaduais através de um convênio entre Estado e Municípios.

Dentro do Estado de Santa Catarina temos uma série de Rodovias Estaduais que ser-vem de elo de ligação inter-municipal e não se encontram pavimentadas, causando di-ficuldade entre os trechos de deslocamento entre as cidades.

Para o Deputado Marcon-des, se torna muito oneroso e complexo deslocar equipa-mentos para cada cidade, por isso, o parlamentar sugeri que seja realizado estas manu-tenções através de convênios com os Municípios que já dis-põem de maquinários, assim repassando os recursos para

Deputado estadual, Mário Marcondes

Momento da fiscalização na rodoviaTrabalhos aconteceram nesta semana

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

A equipe de fiscalização da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) realizou na segunda--feira, 25, uma fiscalização na rodovia SC-401 em Florianó-polis. Objetivo da ação era ve-rificar se os veículos que trans-portam lixo orgânico, serviços de saúde, combustíveis, entu-lhos da construção civil, gás e caminhões limpa-fossas estão operando com as licenças am-bientais em dia. Foram inspe-cionados 52 veículos e emiti-das 22 notificações, sendo 11 delas, para veículos que trans-portam entulhos.

Ação foi realizada pela Fundação com apoio da De-fesa Civil e da Polícia Rodo-viária Federal. “As empresas

notificadas tem 20 dias para responder o documento. Em seguida a Fatma irá analisar o retorno e caso julgue irre-gular, emitirá multa”, ressalta Anselmo Granzotto, diretor de Fiscalização da Fatma.

Os trabalhos fazem parte do cronograma do Programa de Prevenção e Atendimen-to a Acidentes com Produtos Perigosos, que aborda veícu-los de transporte em todas as estradas catarinenses. As atividades são programadas, mas a equipe também atende denúncias feitas por cidadãos através da Ouvidoria Geral do Estado, pelo www.ouvidoria.sc.gov.br ou 0800-6448500, das 13h às 19h, nos dias úteis.

População pode solicitar melhorias, limpeza de rua e manutenção de vias pelo WhatsApp (48) 8827-4447

SÃO JOSÉ

Ponta de Baixo e Centro Histórico recebem limpeza e reparos

O Mutirão São José Me-lhor está realizando ações de limpeza e re-

paros na infraestrutura viária da Ponta de Baixo e do Centro Histórico durante esta terça--feira (26) e quarta-feira (27). As equipes estão trabalhan-do na manutenção de praças; poda de árvores; retirada de entulho; tapa buraco em lajota e asfalto; além de manutenção e limpeza de abrigos de ônibus.

A força-tarefa da Prefeitura de São José, por meio da Se-cretaria Municipal de Infraes-trutura, iniciou no último dia 4 e segue até completar as 10 áreas em que o município foi dividido. A cada dois dias, os trabalhos são concentrados em uma destas áreas, até que seja percorrida toda a cidade.

Na terça-feira (26), as equi-pes trabalharam na Bica da Ca-rioca, no Centro Histórico, e em diversas vias do bairro Ponta de Baixo, com limpezas de ruas, tapa buracos e poda de árvores. Nesta quarta (27), a ação está concentrada nas praças Her-cílio Luz e Arnoldo Souza, no Centro Histórico, onde o pes-soal do Mutirão está podando as árvores, lavando as calçadas e limpando no entorno do Gi-násio Carlos Varela.

Segundo o engenheiro civil Nardi Arruda, as atividades do Mutirão estão sendo bastante positivas, embora a demanda seja maior que a oferta. “Fize-mos uma experiência de dois

dias para atender as emergên-cias e agora já temos um diag-nóstico de cada região para planejarmos as ações do pró-ximo mês”, salienta Nardi.

De acordo com o cronogra-ma do Mutirão São José Me-lhor, os próximos bairros aten-didos serão Sertão do Maruim, Forquilhas e Colônia Santana até o dia 2 de maio, enquanto uma equipe volante, composta por dois roçadores e seis aju-dantes, atenderá as demandas de urgências que surgirem nos bairros Fazenda Santo Antônio e Praia Comprida.

O secretário de Infraestru-tura, Milton Bley Júnior, ressal-ta que o objetivo do Mutirão está sendo alcançando com a intensificação das ações e con-centração das equipes. “A par-tir do mês de maio o trabalho

será feito durante uma sema-na para garantir mais rapidez na resolução dos problemas da infraestrutura viária do mu-nicípio”, destaca Milton.

COMUNICAÇÃOUm canal de comunicação

foi criado para receber suges-tões, solicitações e reclama-ções da população referentes a melhorias na infraestrutura viária do município com o ob-jetivo de facilitar ainda mais o processo. Além da Ouvidoria da Prefeitura (0800-6449040) e da Ouvidoria da Secretaria de Infraestrutura (3281-6735 e 3281-6760), os moradores poderão encaminhar a locali-zação e fotos para o WhatsA-pp (48) 8827-4447 para solici-tar melhorias, como limpeza de rua e manutenção de vias.

balho, que contou com a par-ticipação exclusiva de meninas com idade entre 12 e 16 anos, maioria matriculada em es-colas públicas da Capital, que criaram aplicativos para a pri-

meira edição do "Technovation Challenge Florianópolis".

A temporada Technovation 2016 chegou ao fim e as jura-das avaliarão os projetos dos times da região sul do Brasil. As

equipes finalistas vão para San Francisco (CA), conhecer di-versas empresas de tecnologia, e participarão da final, onde a equipe vencedora vai receber do Google, 10 mil dólares.

Serão selecionados 1 time de Ensino Fundamental e 1 time de Ensino Médio que passam para a semi-final da competição, junto com ou-tros times do Brasil e Amé-ria Latina. O evento final em Florianópolis contará com equipes da cidade e de Cha-pecó e Balneário Camboriú. O evento final acontecerá em São Paulo e Recife.

manutenção dos equipamen-tos para o município que ne-cessite da obra.

A Indicação prevê custear, simplificar e acessibilizar com os órgãos responsáveis uma obra de tamanha complexidade.

Page 8: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 | COTIDIANO

VEJA NOTA DE ESCLARECIMENTO DIVULGADO PELA REITORIA DA USJ SOBRE O TEMA:Vereador repreende atitude da Reitoria

O vereador de São José, Telmo Vieira (PDT) repreen-deu veementemente a ação da Reitoria da USJ e Fundação contra o curso de Ciências da Religião. Ele utilizou a tribu-na da Câmara de Vereadores na sessão de ontem (27) para defender o curso. “Os argu-mentos colocados pela reito-ria não valem. Não justificam o fechamento do curso dessa forma abrupta”, disse. “Está se promovendo um sangramen-to para que a universidade se desconstrua administrativa-mente”, frisou.

Na opinião do vereador, enquanto outros governos municipais atacaram a USJ tentando fechar a instituição, o atual governo está agindo de uma forma diferente: en-fraquecendo o ensino na ins-tituição seus cursos. Ele argu-menta que esta ação vai contra o que determina o Conselho de Educação que pretende a expansão da quantidade de cursos oferecidos na USJ. Atu-almente a instituição oferece apenas quatro cursos.

Telmo também reclamou do reitor da instituição. “Um reitor eleito de forma demo-

crática tomar uma atitude que não é diplomática, tomar decisões unilaterais de forma autoritária”, reclama. Ele tam-bém alerta para os profissio-nais já formados no curso. “E como fica o profissional pe-

rante o mercado de trabalho. É igual um carro que saiu de linha”, sentencia. “A legislação federal exige que se ensine re-ligião. Não é um tapa-bura-cos. Estamos indo na contra mão do mundo”, adverte.

Vereador de São José, Telmo Vieira (PDT) se coloca contra manobra contra o curso

Coordenador do curso, José Carlos da Silva: indignado

DIVULGAÇÃO

ADRIANO RIBEIRO

No ano passado, 37 pessoas aprovadas no vestibular para o curso não foram chamados; neste ano curso não foi incluso no vestibular do Sistema Acafe, ações levam ao encerramento

DESMANCHE

USJ quer fechar o curso de Ciências da Religião

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

A Universidade de São José (USJ), mantida pela instituição municipal

Fundação Educacional de São José (FUNDESJ) vem caden-ciadamente desmantelando o curso de Ciências da Religião. Do vestibular da Acafe do ano passado 37 aprovados não foram chamados para novas turmas e tiveram o dinheiro da inscrição devolvido. Nes-te ano, sequer vestibular. Se o tratamento continuar, em bre-ve, por falta de alunos, o curso será extinto. Uma audiência pública na Câmara de Verea-dores de São José vai discutir o assunto dia 12 de maio.

O coordenador do curso, José Carlos da Silva classifica os encaminhamentos como ação orquestrada pelo poder executivo municipal e a pró-pria Reitoria da Universidade com o objetivo de ‘sangrar’ o curso. “Se é feito um vestibu-lar, com 37 aprovados e não querem chamar, não existe outra forma de fechar o cur-so”, reclama. Assim, o curso está há dois anos sem abrir nova turma. “A Fundação não quis abrir nova turma, alegam que a evasão é muito grande”, explica o coordenador.

Quanto à evasão ele retru-ca que a própria municipali-dade não ajuda no incentivo à prática do ensino religioso. Segundo a legislação federal, é obrigatório o ensino religioso nas escolas públicas. Porém, de acordo com o coordena-dor, a secretaria Municipal de

Educação reserva os períodos para o ensino de religião para o contraturno. “Vão contra a lei, pois é proibido o horário alternativo”, explica. Nas esco-las, em conflito com atividades de contraturno como de es-porte, é óbvio que a frequência em religião cai drasticamente,

desmotivando qualquer aca-dêmico que almeje uma carrei-ra profissional sólida no futuro.

Silva ainda tece críticas quanto ao encaminhamento dado pelo reitor Juarez Per-feito. Segundo ele, no dia 8 de abril o reitor solicitou ações para revitalizar o curso. Entre as ações apontadas pela co-ordenadoria do Curso está a realização de vestibular pelo Sistema Acafe ou no mínimo o Vestibular Simplificado, pre-visto no regimento geral da instituição e que encontra res-paldo no parecer do Conselho Estadual de Educação. Mas, o reitor negou a realização do simplificado alegando não po-der oferecer “tratamento espe-

cial” a um curso específico. O coordenador argumenta

que o ensino científico da reli-gião é uma das matérias mais antigas da educação mundial, apesar de no Brasil ter seu cres-cimento nos últimos 20 anos. Em Santa Catarina o curso é oferecido na Furb, em Blume-nau, em Chapecó na UnoCha-pecó em na USJ. Em sete anos em São José foram formados 50 bacharéis e licenciados. Ano passado o curso foi recreden-ciado atingindo uma excelente nota quatro. O corpo docente atingiu a nota máxima, cinco, com 80% de professores dou-tores e pós-doutores. Mesmo assim, a Reitoria e FUNDESJ querem fechar.

Page 9: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 COTIDIANO

Temporal causa danos ao sistema elétrico da Capital

DIVULGAÇÃO

Grupo Gratta utilizava espaço da Biblioteca Publica do Continente para atividades culturais com crianças e jovens, mas com corte de horas extras, funcionários não abrem mais estabelecimento

FLORIANÓPOLIS

Biblioteca fecha ao sábado e Projeto Social fica na rua

A chuva intensa sobre Floria-nópolis e parte do continente no final desta terça-feira, 26, cau-sou diversos danos ao sistema elétrico da região. O vento forte interrompeu o fornecimento de energia elétrica para Unidades Consumidoras, principalmen-te, nos bairros Itacorubi, Lagoa da Conceição e Capoeiras, na Capital. Em Águas Mornas, na Grande Florianópolis, muita vegetação arremessada sobre a rede cortou o abastecimento para 3,6 mil Unidades Consu-midoras (UCs) das 22h à 0h.

Na Lagoa da Conceição, às 19h, ficaram sem energia 35,9 mil UCs. Em 15 minutos, o Centrinho da Lagoa teve a energia restabe-lecida, permanecendo em aten-dimento os Bairros do Canto da Lagoa, Canto dos Araçás e Costa da Lagoa, onde houve queda de árvores em três pontos distintos.

Segundo o chefe da Divisão Técnica da Agência Regional Flo-rianópolis, engenheiro Adriano Luz, o restabelecimento do sis-tema elétrico nessa área se deu por blocos de carga até às 20h56. “Mas houve 486 unidades da Costa da Lagoa que só tiveram

energia por volta das 8h30 desta quarta, devido à dificuldade de acesso ao local da ocorrência e a execução dos serviços durante a noite, uma vez que o atendimen-to ali é realizado com o apoio de barcos”, afirma.

No Bairro de Capoeiras, cin-co mil Unidades Consumidoras ficaram sem energia das 20h até 22h18. Houve rompimento de uma cadeia de isoladores em poste de 25 metros de altura, na travessia da Via Expressa, pró-ximo ao túnel de Capoeiras. O restabelecimento total para 660 UCs foi possível somente pela manhã, às 8h54: “A dificuldade nesse caso está associada à ma-lha viária, pois se trata de uma rodovia com muito tráfego”, es-clarece Adriano.

O contingente de equipes foi reforçado durante a madruga-da e manhã desta quarta-feira, quando estão em campo 13 equipes leves e três caminhões de manutenção pesada: “As equipes estão concentradas no atendimento da falta de fases ocasionada pela ventania. A ve-getação na rede ainda é princi-pal causa das ocorrências”, diz

Adriano. A previsão é que todo o abastecimento esteja norma-lizado até o final do dia.

FRIODepois de um mês de calor

fora de comum, com máximas de até 38°C, os catarinenses pu-deram sentir a mudança brus-ca no tempo. Houve registro de vento, chuva, geada e muito frio e ainda há previsão de neve nos próximos dias. O inverno come-ça em 21 de junho, mas o frio in-tenso já está marcando presença com força total. Nesta madruga-da, houve chuva congelada nas áreas mais altas da Serra. A tem-peratura mínima mais baixa do Brasil ocorreu em Bom Jardim da Serra: -0,8°C. A sensação tér-mica chegou a -15°, segundo a Epagri/Ciram. O frio promete ser ainda mais intenso na madruga-da desta quinta-feira, com míni-ma de até 6°C abaixo de zero.

Em Urupema, no Morro das Torres, a temperatura mínima registrada durante a madruga-da foi de -0,3ºC. O Morro das Torres é o ponto mais alto do município, com cerca de 1.750 metros de altitude.

A decisão do prefeito Ce-sar Souza Júnior (PSD) de economias e cortes

nos gastos está prejudicando até ações simples das comu-nidades. Exemplo é o proje-to social “Saindo das Ruas e Subindo no Palco” o Grupo Gratta, que funcionava na Biblioteca Pública Munici-pal Professor Barreiros Filho, em Capoeiras. Como a pre-feitura cortou as horas extras dos servidores, ninguém está abrindo o estabelecimento aos sábados e as dezenas de crianças que eram atendidas ficaram na rua.

A coordenadora do pro-jeto, Vera Costa conta que há dois sábados as atividades não foram realizadas. Segun-do ela, desde o ano de 2000 a iniciativa atua desenvolvendo ações na área cultural, espe-cialmente com várias moda-lidades de dança e teatro. São

centenas de crianças e jovens que já foram atendidos. Atu-almente, só de crianças até 12 anos são 40 atendidas e ao todo chegam a 85 participan-tes. Uma boa iniciativa que está sendo prejudicada.

Vera conta que todos os trabalhos do projeto social são gratuitos. De acordo com ela, pela parceria com a pre-feitura, os professores do Gru-po Gratta ofereciam durante os dias de semana aulas para a comunidade e grupos de terceira idade e em troca uti-lizavam o local para o projeto social nos finais de semana.

Ontem (27) a coordenação do grupo cultural participou de uma reunião com o secre-tário do Continente, Aurelio R. dos Santos. Ele garantiu que levará o problema ao pre-feito e tentará reverter a situa-ção. Uma decisão será anun-ciada nesta sexta-feira (29). Há dois sábados crianças estão fazendo atividades em frente a biblioteca

Page 10: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 | COTIDIANO

Corrida de canoa a remo abre a safra da tainha

Saúde Pública chama prestadoras de serviços

Trânsito muda perto do Hospital Florianópolis

Dia do Trabalhador terá festa na Beira-mar Continental

LUCIANA GAVA/ SMC

Apresentações artísticas, culturais, brincadeiras e serviços voltados à saúde serão oferecidos ao público

CONTINENTE

Festa do Trabalhador na Beira-mar Continental

O início da safra da tai-nha será comemorado, este ano, com a Primeira Corrida Municipal de Canoa a Remo. Para comemorar a tradição da pesca da tainha, patrimô-nio cultural de Florianópolis, pescadores artesanais de vá-rias localidades da Ilha, Con-tinente e municípios vizinhos estão mobilizando seus pares para a disputa que acontece no sábado (30), na Baía Norte.

A corrida pretende, se-gundo o secretário de Pesca, Maricultura e Agricultura, Willian Nunes, homenagear simbolicamente a ancestra-lidade, quando os próprios pescadores barqueiros faziam o transporte de seus pesca-dos para comercialização no

Mercado Público, ou daque-les que, fora da temporada, apoitados às margens das Ba-ías Norte e Sul, com suas ba-teiras de aluguel, prestavam serviços no transportes de mantimentos, para abastecer pequenos comerciantes na Ilha ou nos estreitos.

O trajeto a ser cumprido pelas canoas compreende o trecho entre a ponte Hercílio Luz e o trapiche da avenida Beira-mar Norte. Já há oito ca-noas inscritas, mas ainda há tempo para novas inscrições: os interessados devem pro-curar a Secretaria Municipal de Pesca, Maricultura e Agri-cultura, até esta quarta-feira (27), na rua Tenente Silveira, 299, sobreloja, no Centro.

A Secretaria de Saúde lan-ça edital para selecionar en-tidades privadas prestadoras de serviços interessadas em participar de forma comple-mentar ao SUS (Sistema Úni-co de Saúde) da Capital.

Serão selecionados labo-ratórios de análises clínicas para a realização de exames laboratoriais constantes no

Sistema de Informações Am-bulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS) - Tabela Unificada de Procedimentos (SIGTAP), exceto o exame D--Dímero.

As entidades têm até o dia 13 de maio para apresentar toda a documentação neces-sária para a seleção. Mais in-formações no edital anexo.

Para facilitar o acesso de pacientes e ambulâncias ao Hospital Florianópolis, situ-ado no bairro do Estreito, a Diretoria de Trânsito resolveu promover mudanças na área. Na rua Santa Rita de Cássia, onde fica o hospital, não há áreas de estacionamento, a rua é estreita e de mão dupla de circulação, não compor-tando estacionamento dos

dois lados da via.Agora a Diretoria de Trân-

sito da Secretaria de Seguran-ça e Gestão de Trânsito resol-veu, após estudos, implantar a partir desta quinta-feira (28) sentido único na Santa Rita de Cássia, a partir da rua Aracy Vaz Calado até a rua Antonie-ta de Barros. Já a rua José Lici-nio Lopes vai continuar sendo de mão dupla.

Uma parceria entre a Se-cretaria do Continente, o Sesc e a Federação

Catarinense de Hóquei e Pati-nação (FCHP) será responsá-vel por um grande evento em comemoração ao Dia do Tra-balhador, 1º de maio, na Beira--mar Continental. Como parte integrante desta festa, aconte-cerão o Dia do Pedal (passeio ciclístico) e o Santa Catarina In Line Marathon-Prova de Velo-cidade sobre Patins, que terão

inicio às 7 horas e devem termi-nar por volta das 13 horas.

O percurso do passeio ci-clístico e da prova de patinação será toda a extensão da avenida, que tem 2,5 quilômetros. O iní-cio será a Ponta do Leal e o final em frente ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para isso, a Beira-mar Continental ficará interditada ao tráfego de veículos das 6 às 13horas.

Haverá ainda diversas ou-tras atrações, como feira de ar-

tesanato do IGEOF, arena Sesc com brinquedos e equipa-mentos infantis, canil da Guar-da Municipal de Florianópolis, pintura facial com agentes também da Guarda e ações de saúde e educação. Além disso, haverá sorteio de bicicletas, orientação nutricional, apre-sentações artísticas e exposi-ção de bicicletas antigas. Do ponto de vista gastronômico, 15 food trucks estarão ofere-cendo suas especialidades.

SOBRE PATINS

Os organizadores do Santa Catarina In Line Ma-rathon estimam que cerca de 100 atletas de diversos Estados do Brasil, Argentina e Colômbia estarão em Flo-rianópolis para participar da competição e completar 21 km e 42 km sobre patins. Se-gundo João Vicente Scarpin, presidente da FCHP e coor-denador do evento, uma das disputas mais esperadas será a da categoria maior de 60 anos, com a participação de vários campeões mundiais.

Mesmo com elevado nível profissional, são os praticantes amadores que se destacam na pista, buscando superação sobre as rodinhas. Entre eles, haverá dois para-tletas, que disputarão o título de ser o primeiro brasileiro a concluir uma prova oficial. Maiores informações sobre a competição em: www.scinlinemarathon.com.br

Em relação ao Dia do Pedal, esta será a quinta edição que o Sesc realiza, de acordo com Fabiano Wag-

ner Garbelotto, técnico de Lazer do Sesc do Estreito. A meta é receber aproxima-damente mil participantes. Confira mais informações em: www.sesc-sc.com.br

A Secretaria do Conti-nente lembra a todos que o evento é gratuito e convida a população a participar e desfrutar das atrações que serão oferecidas. O objetivo do evento é a integração das famílias, oferecendo serviços de lazer, cultu-ra, saúde e educação.

Page 11: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 COTIDIANOCONFIRA OS INTEGRANTES DO CONSELHO

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAISSecretaria Municipal de Assistência SocialTitular: Patrícia Correa Lima VieiraSuplente: Débora Cristina da SilvaSecretaria Municipal de SaúdeTitular: Jordana Maria de Lima CampesattoSuplente: Udo HawerrothSecretaria Municipal de EducaçãoTitular: Eni Cristina VenturaSuplente: Ketryn Fabiana Cidade BesekeFundação Municipal de Esporte e LazerTitular: Edson SerafimSuplente: Carlos Eduardo Vieira ArêasSecretaria Municipal de InfraestruturaTitular: Pedro Paulo MachadoSuplente: Patrícia da Silva SobredaSecretaria Muncipal de Segurança, Defesa Social e TrânsitoTitular: Giseli SilvérioSuplente: Deiko Lima SilvaSuperintendência Regional do TrabalhoTitular: Luciana Xavier Sans de CarvalhoSuplente: Angelita Joaquina Silveira

UNIVERSIDADESTitular: Suzana Mara MachadoSuplente: Valdenésio Aduci MendesSecretaria de Serviços PúblicosTitular: Tiago StephaniSuplente: Mariane MartinsSecretaria Municipal de AdministraçãoTitular: Neusa Garcia SoaresSuplente: Joelma Fernandes da Silva

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVILConselhos ProfissionaisTitular 1º Mandato: Marília Garcia PintoSuplente 1º Mandato: Diego AntunesTitular 2º Mandato: Fernanda Simões V. Guimarães TorresSuplente 2º Mandato: Rita de Cássia Paula Souza

PRESTADORAS DE SERVIÇOInstituto de Audição e Terapia de Linguagem (IATEL)Titular: Sandra Mota C. DominguesSuplente: Kátia Aparecida Vieira FariaOrionópolis CatarinenseTitular: Nézia do Nascimento RodriguesSuplente: Deolinda Pickler PereiraAssociação Florianopolitana de Deficientes Físicos – AFLODEFTitular: Graziela EccoSuplente: Rozalia Monteiro

ENTIDADES DE DEFESA DE DIREITOSAssociação de Pais e Educandos da Funda-ção Catarinense de Educação EspecialTitular: Vera Lúcia Barbosa LopesSuplente: Noeli WentzAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São JoséTitular: Valdirene da Silva ClausenSuplente: Vanessa da Rosa FerrazzaAssociação dos Portadores da Síndrome de DownTitular: Maria Zita Goedert LehmkuhlSuplente: Silvana Bittencourt

ENTIDADES DE ASSOCIAÇÕES DE USUÁRIOSAssociação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de fun-cionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB)Titular: Fabiani Erli WittSuplente: Mariane Vicente de AzevedoAssociação de Pais e Educandos da Fundação Cata-rinense de Educação Especial (APEDESC)Titular: Geovane PeresSuplente: Maria Helena KoerichAssociação de Pais e Amigos de Autistas de Florianópolis (AMA)Titular: Giselle Ariane de O. da SilvaSuplente: Lucilaine da Silva Teixeira

A cerimônia ocorreu na tarde da última segunda-feira (25), no gabinete da Prefeitura Municipal

SÃO JOSÉ

Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse

Os integrantes do Conse-lho Municipal dos Direi-tos da Pessoa com Defi-

ciência tomaram posse na tarde da última segunda-feira (25), no gabinete da Prefeitura de São José. Os conselheiros foram empossados pela prefeita Ade-liana Dal Pont e terão mandato de dois anos. Com a missão de promover, fiscalizar e defender o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência em São José, o Conselho tem di-versas atribuições, entre elas, a promoção de políticas públicas que assegurem à pessoa com deficiência os seus direitos bá-sicos, como educação, saúde, trabalho, desporto, e bem-estar pessoal, social e econômico.

Na ocasião, a prefeita Ade-liana Dal Pont agradeceu a dis-posição de cada conselheiro e dos servidores da Prefeitura que se dispõe a ter mais uma missão na cidade. “Temos que unir a sociedade e o Poder Pú-blico para construirmos polí-ticas públicas que possam be-neficiar a todos. É o que temos feito todos os dias na adminis-tração do município. Quando unimos as forças, as chances de dar certo são muito maio-res, por isso tenho vocês como parceiros”, assinalou Adeliana.

Para o defensor público Ro-naldo Francisco, o Município tem se empenhado muito para São José seja amigo da criança,

do adolescente, do idoso e uma cidade amiga e acolhedora das pessoas com deficiência. “Deixo aqui reconhecimento da Defen-soria Pública para São José, que é referência em Santa Catarina na organização dos conselhos dos direitos”, assinalou o defen-sor público Ronaldo Francisco.

Durante o ato de posse, a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Furtado, lem-brou que uma das primeiras ações da gestão foi levar todos os técnicos para participarem de capacitações na Fundação Catarinense de Educação Es-pecial. “As barreiras físicas a gente conserta com tijolo e ci-mento, mas as barreiras de ati-tudes necessitam de mudança de cultura e de uma nova pos-tura da sociedade, que é o que a Assistência Social de São José vem buscando fazer”, explicou Rita de Cássia Furtado.

Representando os conse-lheiros empossados, a conse-lheira suplente da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil (Apabb), Mariane Vicente Azevedo, lem-brou que a Apabb faz parte do Conselho desde a criação. “É muito importante para a As-sociação poder continuar atu-ando neste novo mandato, re-presentando a sociedade civil, para que as pessoas com defi-ciência possam exercer seus di-

reitos de ir e vir, de trabalhar, do acesso ao lazer e participação nas decisões municipais”, pon-tuou a conselheira.

O presidente do Conse-lho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cesar Maximiliano Simões, afirmou que o Conselho dos Direitos da Pessoa com Defi-ciência existe no papel desde 2004, porém somente nes-ta gestão foi dada a atenção necessária para que os con-selheiros pudessem exercer suas funções. “Pessoas com deficiência podem ter partici-pação plena e efetiva na socie-dade e com igualdade. Desejo sorte a todos os conselheiros”, salientou Cesar Maximiliano.

Durante a ocasião, a conse-lheira empossada Luciana Xa-vier Sans de Carvalho parabe-nizou a prefeita Adeliana pela iniciativa e pela colaboração com o Conselho. “O Ministério do Trabalho está atuando na fiscalização de empresas em relação ao cumprimento de cotas, além de verificar os am-bientes onde as pessoas com deficiências estão sendo inse-ridas, de forma que o trabalho não atrapalhe a saúde delas”, destacou Luciana.

Logo após a posse, os con-selheiros se reuniram para ele-ger a mesa diretora do Conse-lho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Membros empossados

: DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Page 12: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 | COMUNIDADE

Um caminhão papa entulho foi autuado em flagrante e apreendido durante a força-tarefa de terça-feira (26)

MEIO AMBIENTE

Coibidos crimes ambiental no bairro Forquilhinha

Uma operação da Pre-feitura de São José está coibindo cri-

mes ambientais que estão ocorrendo no Loteamento Benjamin, no bairro Forqui-lhinha. Fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambien-te, guardas municipais am-bientais, policiais militares e servidores da Vigilância Sanitária participaram de uma força-tarefa na manhã de terça-feira (26).

Durante a operação, um caminhão papa entulho foi autuado em flagrante pelos fiscais da Fundação do Meio Ambiente, enquanto descar-tava dois containeres de cin-co metros cúbicos em uma área pública e Área de Pre-servação Permanente (APP). O local não conta com licen-ça ambiental para depósito final de resíduos e é delimi-tada pelo Rio Forquilhas.

A empresa, que é de San-to Amaro da Imperatriz, teve o veículo apreendido e guinchado, além de receber uma multa de R$ 20 mil. O proprietário compareceu ao local e terá 10 dias para apresentar uma defesa. Na ocasião, lamentou o ocor-rido, mas confessou não ter a licença da Fatma para transportar resíduos e para depositar o entulho. “Estou tentando licenciar um terre-no em Santo Amaro, mas é complicado”, contou o pro-prietário da empresa ACS.

A superintendente da Fun-dação Municipal do Meio Ambiente, Fernanda Vieira Diniz Farias, acompanhou a força-tarefa e salientou que a empresa precisaria ter uma licença da Fatma para trans-

portar resíduos, recolher e destinar de forma adequada. “O intuito desta operação é evitar a disposição final des-ses resíduos, que tornaram o problema social, além de am-biental. Precisamos agir em conjunto por meio de parce-rias e compensações ambien-tais de empresas que podem implantar projetos que recu-perem esta área degradada”, explicou a superintendente.

Cerca de 60 famílias vi-vem no loteamento irregular e sobrevivem do descarte de resíduos. A separação e venda dos materiais recicláveis tor-naram-se uma atividade eco-nômica no local, porém todo o lixo, resíduos recicláveis e não recicláveis depositados já che-

garam à APP, ultrapassando os 30 metros de distância das margens do rio, provocando

crime ambiental.Para a secretária de Se-

gurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco,

o apoio da Guarda Ambiental, Guar-

da Municipal e

Polícia Militar é fundamen-tal porque no local também existe problema de segu-rança pública. “Não são so-mente os entulhos e crimes ambientais, aqui tem tráfico de drogas e prostituição, por isso viemos colaborar e ga-rantir a segurança dos servi-dores envolvidos, já que esse é o nosso papel”, pontuou Andréa Pacheco.

A força-tarefa é fruto de uma reunião, que ocorreu na última quarta-feira (20), no gabinete da Prefeitura de São José, onde participaram re-presentantes das secretarias de Segurança, Serviços Pú-blicos, Infraestrutura, Recei-ta, Comunicação, Assistência Social, Fundação do Meio Ambiente, Vigilância Sani-tária e Polícia Militar, com o objetivo de coibir o descarte de lixo e resíduos no Lotea-mento Benjamin.

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco

Operação teve o respaldo da PM e Guarda Municipal

Superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Fernanda Vieira Diniz Farias

O local não conta com licença ambiental para depósito final de resíduos e é delimitada pelo Rio Forquilhas

Page 13: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

.................................................................................................. A|13 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016

Espaço para divulgação dos principais shows e eventos noturnos da região Metropolitana de Florianópolis. CONTATO: [email protected]. FONE: 30915477 WHATSAPP : 9922-8133

LENDA DO BLUES EM FLORIPA BOSSA CUCA NOVA CONVIDA: MONOBLOCO!

JURERÊ JAZZ FESTIVAL SHOW: MARCELINHO DA LUA

JANTAR HARMONIZADO

AGENDAFlorianópolis receberá pela primeira vez uma das maiores lendas vivas do blues, o norte-americano Tail Dragger, que subi-rá ao palco do Centro Integrado de Cul-tura (CIC) nesta quinta-feira (28), às 20h. O evento é promovido pelo Ecco!Blues, o mais novo projeto musical da cidade, que trouxe no mês passado outro peso pesado do estilo: o guitarrista também norte-ame-ricano Lurrie Bell.Esta é a quarta vez que Tail Dragger vem ao Brasil e a primeira em Santa Catarina. Pre-sente na cena de blues de Chicago desde os anos 1960, ele é considerado um dos melhores representantes da tradição do gênero. Possui uma vasta discografia e apresentações nos maiores festivais ao redor do mundo. Para a apresentação de Florianópolis ele estará acompanhado da banda Jelly Roll Boys e dos músicos de Florianópolis Cristiano Ferreira (guitarra) e Otávio Marcolla (harmônica). Já o show de abertura ficará por conta de Flávio Guima-rães (pioneiro da harmônica blues no Brasil) e Netto Rockfeller (guitarra). SERVIÇOEcco!Blues apresenta Tail Dragger Data: 28 de abril Horário: 20hLocal: Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC)Ingressos: Plateia superior - R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia). Plateia inferior – R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia)Onde comprar: eccopass.com.br Informações: (48) 9934-1681

Data: 29 de abrilHorário: 23hLocal: Second – Jurerê InternacionalTelefone: (48) 3282-1597Venda de ingressos: www.blueticket.com.brValor: R$ 50 masculino e R$ 30 fe-minino (1º lote). R$ 80 masculino e R$ 40 feminino (2º lote). R$ 100 mas-culino e R$ 50 feminino (3º lote)Informações: (48) 9132-1681/ [email protected] / www.jurerejaz.com / facebook.com/festivaljurerejazz/

A Enoteca Decanter de Florianópolis promove na próxima sexta-feira (29) um jantar harmonizado com vinhos das bo-degas Amalaya e Colomé, responsáveis pela elaboração de alguns dos melhores e mais originais vinhos da Argentina. O evento dedicado aos amantes da boa gastronomia e vinhos exclusivos inicia às 20h30. A gastronomia, com um cardápio regional, estará a cargo do chef Sérgio Noronha e a harmonização dos vinhos será de responsabilidade de Marcelo Mazelman, gerente de exportação das bodegas. Os vinhedos de propriedade do grupo Hess Family Estates estão entre os mais altos do mundo e são cultivados seguindo a filosofia biodinâ-mica. Mais informações pelo telefone (48) 3223-1500 com Marta ou Lúcia.

O jantar harmonizado inicia com uma entrada, que será saltenha de milho, queijo e linguiça ao vinho branco, harmonizada com o vinho Colomé Torrontès. Em seguida, os participantes terão a chance de participar de uma degustação especial com os vinhos tintos Colomé Lote Especial Bonar-da 2013, Amalaya Corte Único 2013 e Colomé Malbec Lote Especial 2013. Como prato principal, será servido pato recheado ao vinho tinto, que harmoni-zará perfeitamente com o vinho Colomé Malbec State 2013. Para finalizar a expe-riência gastronômica, os participantes irão apreciar a sobremesa rocambole de doce de leite com cream cheese. O vinho escolhido para harmonizar com o prato é o Amalaya Dulce 2014.

Encerramento Jurerê Jazz Festival 2016Dia primeiro de maio (domingo)A partir das 14hCamarote:Reservas e informações de camarote pelo telefone 48 3284.8156 ou pelo email [email protected]ções: Abertura da casa: das 14h às 22h;O show está previsto para ter início às 18h.Neste dia não há opção de consumação mínima;Proibida à entrada de menores de 16 anos.

Nesta quinta-feira (28), às 20h, o IL Campanario Villaggio Resort, em Ju-rerê Internacional, será palco da jam session do Jurerê Jazz Festival 2016. Com participação aberta a músicos interessados - que façam ou não par-te do festival - a reunião de talentos será no charmoso restaurante La Fontana, que fica dentro do hotel. A entrada é gratuita (mediante reserva).A ideia é que os músicos tenham a oportunidade de mostrar seus trabalhos e realizar performances e parcerias improvisadas e inéditas. A banda base que receberá os artistas no palco é formada por Tiê Pereira (contrabaixo), Felipe Coelho (vio-lão), Martin Bustingorri (bateria) e Sebastian Cavallaro (saxofone).A programação em Jurerê Interna-cional – que é o endereço oficial do festival – continuará até domingo. Na sexta-feira tocam Coletivo T.AE e Car-los Malta & Pufe Muderno, no Jurerê Open Shopping (gratuitos), seguidos

do show de Marcelinho da Lua, na Second (ingressos na Blueticket).No sábado haverá feijoada com Ca-mélia Martins no Boteco Jurê (valor sob consulta), happy hour com Cás-sio Moura no restaurante Z Perry (Ju-rerê Beach Village - entrada gratuita com consumação no local), Ricardo Capraro e Quinteto e The Ipanemas, de graça, no Jurerê Open Shopping. E para fechar, no domingo acontece um dos shows mais aguardados do festi-val: BossaCucaNova convida Mono-bloco, encontro inédito que aconte-cerá no P12 (ingressos no Eccopass).

SERVIÇOJam Session Jurerê Jazz Festival 2016Data: 28 de abril Horário: 20hLocal: IL Campanario Villaggio Resort – Jurerê InternacionalIngressos: entrada gratuita (median-te reserva, válida até às 20h30min)Informações: (48) 9132-1681

Page 14: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 | RESUMOS DE NOVEL ASSINOPSES DA SEMANA DE 2 A 7 DE MAIO 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRALuciana tem a ideia de fazer um evento com aulas abertas com professores dos colégios Leal Brazil e do Dom Fernão. Nanda provoca Jéssica ao ver uma foto de Luan com Thayná. Eneida, Rubem e Monique reclamam com Menelau sobre os salários atrasados. Tito confronta Samurai sobre o afastamento de Pedro. Vera pede para integrar a banda de Beto. Samurai ameaça Ciça. Miguel decide procurar Tito para falar sobre João.

SEGUNDA - FEIRAMaria afirma que a pessoa responsável pelo rapto de Policarpo está na casa de Anastácia. Anastácia negocia o resgate de Policarpo. Filomena escreve uma carta para seus pais. Eponina conhece Alcides. Romeu pretende se vingar de Paulina por lhe vender uma joia fal-sa e Vermelho afirma que pode ajudar o rapaz. Ernesto confidencia a Cara de Cão que planeja tirar Candinho de seu caminho. Alcides amea-ça atear fogo à fazenda de Cunegundes.

SEGUNDA - FEIRALeila afirma a Carolina que provará que foi ela quem divulgou as fotos de Eliza. Rafael revela para Leila que Carolina dopou Eliza para tirar a foto da modelo, insinuando que os dois estavam juntos. Leila pede a Jamaica que convença Lu a pegar o celular de Carolina para provar o envio das fotos para Lorena. Arthur decide desmascarar Carolina na festa da revista Totalmente Demais. Pietro flagra Lu mexendo na bolsa de Carolina.

SEGUNDA - FEIRAMiguel e Tereza se surpreendem com a festa promovida por Afrânio. Luzia enterra as antigas cartas de Tereza para Santo. Iolanda aconselha Tereza a revelar a verdade sobre a paternidade de Miguel. Padre Romão desconfia do interesse de Santo pela volta de Tereza. Encarnação afir-ma a Tereza que a herança da família pertence a Martim. Olívia questiona Bento sobre a raiva de Luzia por Tereza. Cícero pensa em deixar a fazenda, mas Tereza o impede..

TERÇA - FEIRAJéssica revela a Arthur que Júlia não teve cora-gem de dizer que mudará de turma na escola. Ana pede que Miguel a espere conversar com Ciça antes de procurar Tito. Samurai manda Pedro voltar para a família. Beto deixa claro para Vera que ama Lívia. Arthur se magoa com Júlia. Nanda se inscreve no campeonato de Matemática. Ciça garante a Ana que João não traficava drogas e confessa que desconfia de que Samurai tenha armado contra Tito.

TERÇA - FEIRASandra se insinua para Candinho e os dois se beijam. Zé dos Porcos imobiliza Alcides e aler-ta a família de Cunegundes sobre o incêndio, que consegue conter o fogo. Alcides é preso. Clarice avisa a Filomena para tomar cuidado com Nádia e Perseu. Ernesto e Sandra tra-mam contra Candinho. Severo garante a Diana que não será mais enganado por ela. Filomena e Fragoso chegam à fazenda. Anastácia ques-tiona o paradeiro de Sandra.

TERÇA - FEIRALu disfarça e diz a Pietro que estava guardan-do os pertences de Carolina. Lu consegue re-gistrar o e-mail de Carolina, provando que foi ela quem enviou as fotos de Eliza com Rafael para Lorena. Jonatas beija Eliza. Arthur man-da Jamaica projetar a foto no telão da festa, e Carolina é desmascarada na frente de todos. Arthur se surpreende ao ver Eliza e Jonatas se beijando. Carolina chega à revista, se depara com Hugo e imagina que será demitida.

TERÇA - FEIRAEncarnação confessa a Miguel que espera por Martim para finalmente descansar. Doninha lamenta o sofrimento de Cícero por Tereza. Santo amarga seu amor por Tereza. Embria-gado, Afrânio reafirma seu amor por Iolanda e agradece Carlos Eduardo por estar sempre ao seu lado. Tereza fala de Santo com Iolanda. Carlos Eduardo sente ciúmes de Cícero. Mar-tim procura as terras de Leonor. Encarnação conta a Doninha que sonhou com Martim.

QUARTA - FEIRATodos comemoram a volta de Pedro, que insinua que foi embora por causa do desenten-dimento com Rodrigo. Miguel pressiona Tito e Ana defende o rapaz. Arthur e Júlia retomam a amizade. Uodson falha ao tentar consertar a pia da casa de Monique. Luan desmarca um programa com Jéssica por causa de Thayná e Vanda alerta o filho. Samuel propõe que Ar-thur faça um teste para ficar na sala de Júlia. Pedro se recusa a visitar Ilza e Tito se revolta.

QUARTA - FEIRASandra presenteia Candinho e Anastácia se emociona com a atitude da sobrinha. Cune-gundes avisa a Inácio que Filomena e Fragoso comprarão a fazenda. Pancrácio descobre que foi Ernesto quem raptou Policarpo e Jack. Com a ajuda de Vermelho, Romeu trama sua vingança contra Paulina. Maria conversa com Celso sobre Sandra. Filomena estranha o com-portamento de Fragoso. Fragoso falece antes de assinar o contrato de compra.

QUARTA - FEIRA

Hugo faz uma lista de exigências para Caroli-na se manter no emprego, incluindo um pedido de desculpas a Germano, Leila e Eliza. Se-guindo a orientação de Hugo, Carolina propõe a Leila fazer uma matéria sobre as loucuras que se faz em nome do amor, e se oferece para ser a primeira entrevistada. Carolina pede desculpas a Eliza por seu comportamento, mas a menina se vinga da jornalista. Eliza procura Arthur para conversar.

QUARTA - FEIRAPadre Romão acolhe Santo, que passou a noite fora de casa. Piedade repreende Olívia por defender o pai. Cícero alimenta suas esperan-ças de ficar com Tereza. Encarnação avisa a Iolanda que Martim voltará em breve. Miguel se preocupa ao visitar as terras da fazenda com Afrânio. Santo pede desculpas a Luzia.Piedade aconselha Lucas sobre Olívia. Olívia afirma a Lucas que deseja ser sua amiga. Bento e Beatriz se aproximam.

QUINTA - FEIRACiça implora para que Ana não procure a polícia. Ana comenta com Tito que Ciça acu-sou Samurai pelo desaparecimento de Pedro. Rodrigo tenta reatar o namoro com Luciana. Jéssica confessa a Uodson que ficou chateada. Samurai exige que Nanda guie um grupo em uma trilha e Filipe a ajuda. Júlia promete aju-dar Arthur a passar no teste de Samuel. Tito questiona Samurai sobre a dívida de Pedro. Tito avisa a Ilza sobre o retorno de Pedro..

QUINTA - FEIRAFilomena se desespera e Mafalda a consola. Cunegundes insiste que Filomena compre a fazenda e Inácio os alerta sobre os filhos de Fragoso. Diana aceita morar com Severo e se-gue as orientações de Braz. Paulina exige que Ernesto não se aproxime de Sarita. Sandra inventa para Candinho que está confusa com seus sentimentos. Anastácia anuncia que regis-trou Candinho em seu nome. Sandra revela a Anastácia que Candinho a beijou.

QUINTA - FEIRAEliza avisa a Arthur que ele será apenas seu empresário. Eliza diz a Jojô que rompeu com Arthur. Rosângela aceita o pedido de namo-ro de Florisval. Zé Pedro avisa a Carolina que Eliza irá processá-la. Carolina aceita que Pietro seja pai de seu filho. Gilda conta para Eliza que está com Hugo, mas que, por enquanto, não revelará para os filhos. Carolina diz a Pietro que o resultado de seus exames revelou que ela não pode engravidar.

QUINTA - FEIRAMartim admira a casa antiga da família. Bento se declara para Beatriz e os dois se beijam. Tereza e Cícero visitam a capela da fazenda. Martim se entristece por não encontrar vestí-gios de sua família. Afrânio e Miguel têm suas primeiras divergências. Bento conversa com Piedade sobre seu amor por Beatriz. Luzia pede que Padre Romão a ajude a deixar a cidade com Santo e sua família. Luzia encontra Tereza e as duas brigam. Santo e Tereza se encontram.

SEXTA - FEIRATito não se convence dos motivos apresentados por Pedro para o sumiço. Cleiton promete aju-dar Filipe a conseguir um emprego. Samurai contrata Pedro para trabalhar na loja com Nanda. Vanda confessa a Sueli que gostaria que Uodson e Alina morassem na casa dela. Flávia pede que Rodrigo a apresente à família dele. Samuel permite que Arthur integre a tur-ma de Júlia. Ana confessa a Tito que descon-fiou da saúde mental de Ciça, e a menina ouve.

SEXTA - FEIRAFilomena afirma que irá procurar a Justiça contra Nádia e Perseu. Orientado por Maria, Celso leva Filomena e Clarice para a pensão de Camélia. Celso conta a Candinho que Filome-na ficou viúva. Severo pede que a suposta mãe de Diana venha morar com os dois. Candinho pensa em falar com Filomena, mas Pancrácio o aconselha a ficar com Sandra. Pandolfo re-vela que é irmão gêmeo de Pancrácio e acusa Eponina de violentá-lo.

SEXTA - FEIRACarolina sofre ao lado de Pietro. Florisval incentiva Jonatas a comprar um carro para ajudar a reconquistar Eliza. Carolina pede demissão da revista e diz a Hugo que precisa se reencontrar. Pietro faz Carolina repensar na ideia da demissão, se oferecendo para adotar um filho com ela. Jonatas desiste de comprar o carro para comprar a cadeira de rodas de que Weslley precisa. Hugo convida Gilda e os filhos para jantar em sua casa.

SEXTA - FEIRAEncarnação avisa a Doninha que revelará verdades para a família antes de morrer. Car-los Eduardo discute com Tereza por ciúme de Santo. Olívia e Lucas comemoram a retomada da cooperativa com Santo à frente da organi-zação. Afrânio nega o pedido de Iolanda para reabrir a capela da fazenda. Martim decide fi-car nas terras que eram da família de Leonor. Carlos Eduardo alerta Afrânio sobre os ideais de Miguel e Tereza ouve.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOEponina explica seu desentendimento com Pancrácio para Pandolfo, que se interessa pela moça. Cunegundes exige que Mafalda se afaste de Zé dos Porcos. Pandolfo comemora uma descoberta sobre as terras da fazenda de Cunegundes. Gerusa se nega a beijar Osório por acreditar que o namorado mente sobre seu estado de saúde. Diana se muda para a casa de Severo. Anastácia aconselha Candinho sobre Sandra. Candinho pede Sandra em namoro.

SÁBADOCassandra acusa Suely de ter voltado por causa do dinheiro do pai e a expulsa de casa. Zé Pedro avisa a Hugo que Suely, por ter abandonado o lar, não tem direito a nada que é de Hugo. Arthur convida Eliza para o jantar de despedida de Natasha, mas ela não aceita. Carolina e Rafael recebem do Oficial de Justi-ça um mandado de ação de Eliza contra eles. Natasha avisa a Arthur e Jojô que não irá mais a Miami, e que se separou de Steve.

SÁBADOPadre Romão incentiva Santo a lutar pela população. Dalva alerta Cícero sobre seu amor impossível por Tereza. Tereza reabre a capela da fazenda, contrariando Afrânio. Iolanda aconselha Miguel sobre Afrânio e pede ao marido que não repita com o neto os erros que cometeu com Martim. Olívia e Chico Criatura temem a reação de Afrânio à cerimônia de posse de Santo na cooperativa. Iolanda faz uma visita misteriosa.

Page 15: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 28 DE ABRIL DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESVocê terá bons dias nesta se-mana com muitas conquistas e vitórias. Tudo dependerá de seu bom senso. Procure não cultivar dúvidas que possam atrasar seus planos.

TOUROToda questão que tiver ligação com as leis pode ser definida. Mas é preciso uma dose extra de habilidade e de paciência com os que pensam diferente de você.

GÊMEOSTudo vai acontecer de um jeito inesperado. As mudanças no seu ambiente de trabalho se precipi-tarão sem qualquer aviso. Não fique nos bastidores, valorize o que sabe fazer bem.

CÂNCEREm clima de transformação em alta velocidade, mostrar-se amedrontado só causará uma impressão negativa em quem tem condições de impulsionar a sua carreira.

LEÃOCom autoestima elevada, é sempre mais fácil ter sucesso nas suas iniciativas. As finan-ças precisam ser reestrutura-das, mas há chances de novos ganhos. Bom para curtir o amor.

VIRGEMOs nativos em evidência sentirão necessidade de reforçar o seu prestígio junto ao público. O momento está favorecendo o reconheci-mento de seus talentos. Saiba aproveitar!

LIBRAInvista fundo no seu aprendi-zado, fazendo cursos, estudando novas técnicas ou se preparando para um concurso. Os contatos profissionais que fizer agora serão de grande valia para o futuro.

ESCORPIÃODurante toda a semana man-tenha a alegria de viver. Dessa forma, vai se impor com mais facilidade, convencer as pessoas e solucionar os problemas que aparecerem.

SAGITÁRIOAs suas atitudes mais desin-ibidas e confiantes causarão impressão positiva no trabalho. Isso poderá gerar convites ines-perados para outros cargos ou empregos.

CAPRICÓRNIOSe as tarefas rotineiras estiverem sendo um peso insuportável de carregar, torne o dia a dia mais criativo e agradável. Coopere com quem for necessário. As atividades em grupo estão favorecidas.

AQUÁRIOFase boa para finalizar assuntos pendentes que não pareciam ter solução. Não se intimide diante das resistências. A vida sentimen-tal promete muita emoção.

PEIXESMomento que favorece a reno-vação, crescimento e sucesso para você. Tente definir clara-mente o que deseja daqui para frente. Lide com muita calma com as questões profissionais e pessoais.

HORÓSCOPO DA SEMANA

Geraldo Luís suspenso definitivamente

Depois de muitas especulações a respeito da volta de Geraldo Luís no comando do “Domingo Show”, Edir Macedo e toda a direção da Record tomou uma decisão definitiva a respeito da situação do apresentador.De acordo com o site “Notícias da TV”, a alta cúpula da emissora paulista decidiu suspender Geraldo Luís definitivamente do programa dominical.

“ ESCRAVA ISAURA”

A guerra por audiência entre Globo e Record vai ganhar um novo capítulo a partir do dia 30 de maio. A Globo, com a sua nova novela

das 7 “Haja Coração” e, a TV Record com “Escrava Mãe” inaugurando o segundo horário de novelas do canal.

PROIBIDA

O governo proibiu Milena Tei-xeira, mulher do novo ministro do Turismo, Alessandro Golom-biewski Teixeira (PT), de falar com a imprensa. A informação é da assessoria dela, a MF Models Assessoria. A primeira-dama do Turismo ficou famosa após sua própria divulgar um ensaio dela no gabinete do marido, em Brasília. Ela também afirmou ser "a primeira-dama mais bonita do governo", causando reboliço nas redes sociais e incômodo no governo.

CONFIRMADO

O ator Bruno Gagliasso, que está confirmado na novela “Sol Nascente“, de Walther Negrão, Suzana Pires e Julio Fischer, prevista para o segundo semestre, foi chamado para o elenco de uma novela das 9.Após o trabalho em “Sol Nascente”, Gagliasso será o protagonista de “O Outro Homem“, novela das nove escrita

por Thelma Guedes e Duca Rachid, que estrearão no horário nobre no final de 2017.

Page 16: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 28/04/2016

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 | A|16 CONTRA-CAPA

“GUINCHO E SOCORRO 24 HORAS”

Palhoça realiza Feira de Adoção de CãesNo próximo sábado (30), a

prefeitura de Palhoça promo-ve uma feira de adoção de cães vacinados e castrados na Praça 7 de Setembro, no centro da ci-dade. O evento acontece das 9h às 17h e conta com a parceria de cuidadores de animais do município, como são chama-

dos os moradores da cidade que resgatam provisoriamente animais abandonados.

Os interessados a adota-rem um cão serão entrevista-dos pelos atuais responsáveis por esses animais. Além disso, é preciso assinar um termo de adoção e apresentar documen-

tos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência.

A iniciativa, que fecha a pro-gramação de aniversário da ci-dade, é apenas umas das ações pioneiras realizadas pela atual administração municipal para iniciar o controle da população de animais e promover o bem

estar de todos. No ano passado, a Prefeitura inaugurou o Centro de Bem Estar Animal, que já re-alizou mais de 800 procedimen-tos de castração e microchipa-gem em cães e gatos, além de ter aplicado vacina polivalente em aproximadamente 250 ca-chorros vulneráveis.

Segundo o prefeito Camilo Martins, atividades como esta devem acontecer mais vezes. “Nosso projeto inclui, tam-bém, a educação nas escolas para ensinar sobre a impor-tância da posse responsável em parceria com o poder pú-blico”, concluiu o prefeito.

Encontro do partido acontece nesta sexta-feira (29) e servirá para reunir as lideranças do partido para traçar ações para as eleições que se aproximam

ELEIÇÕES 2016

PDT respalda pré-candidatura a prefeito de Fernando Anselmo

O Partido Democrático Tra-balhista (PDT) de São José realiza reunião nesta

sexta-feira (29), tendo como local o Restaurante e Pizzaria Cheiro Verde, em Barreiros. O objetivo do encontro será respaldar a pré--candidatura a prefeito do advo-

gado e suplente de vereador, Fernando Anselmo.

Estarão presentes no en-contro o ex-ministro do Traba-lho e Emprego, Manoel Dias, o deputado estadual, Rodrigo Minotto, os vereadores Tete e Telmo Vieira, pré-candidatos a vereador, lideranças munici-pais e estaduais do partido.

De acordo com Fernando, também estão sendo convi-dados dirigentes de partidos que futuramente possam vir a compor com o projeto do PDT. “Estamos procurando parti-dos que possam somar. Mas, acima de tudo que estejam dispostos a fazer parte de um projeto inovador e responsável pelo município de São José”, argumenta Fernando.

O encontro servirá para ti-rar qualquer dúvida de seto-res do meio político de que o PDT terá candidato a prefeito no município. “Vamos dirimir qualquer dúvida. A pré-can-didatura é irreversível. Te mos muito que propor para melho-rar a vida das pessoas que aqui vivem”, frisa o pré-candidato.

Pré-candidato a prefeito em São José, Fernando Anselmo