jornal informe - florianópolis/são josé - 5/5/2016

16
INFORME www.jornalinforme.com.br /RedeInforme [email protected] FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 5 DE MAIO DE 2016. ANO 6 . N O 317 CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL PÁGINAS A 8/9 PÁGINA 11 PÁGINA 16 PÁGINA A 12 PÁGINA A 16 CONFRATERNIZAÇÃO COTIDIANO CAMPECHE 5º TORNEIO DE DOMINÓ VÔ CONSTÂNCIO REÚNE AMIGOS Segue operação para coibir crimes ambientais Missa marca início da safra da tainha ADRIANO RIBEIRO ADRIANO RIBEIRO Jovem advogado de 35 anos é a aposta do PDT para a disputa da prefeitura e teve esta decisão avalizada em reunião do partido dia 29 de maio Programação inicia na sexta e vai até segunda-feira (9) tendo como local o Centro Histórico de São José ELEIÇÕES EM SÃO JOSÉ SÃO JOSÉ “Temos que renovar a esperança”, diz Fernando Anselmo (PDT) FESTA DO DIVINO NESTE FINAL DE SEMANA Gabriel Maciel e Paulo Shiro venceram a confraternização que reuniu 24 duplas em even- to realizado sábado (30) na sede social da família Koerich

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 29-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 317

TRANSCRIPT

INFORMEwww.jornalinforme.com.br/RedeInforme [email protected]

FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS

EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 5 DE MAIO DE 2016. ANO 6 . NO 317

CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

PÁGINAS A 8/9

PÁGINA 11

PÁGINA 16 PÁGINA A 12

PÁGINA A 16

CONFRATERNIZAÇÃO

COTIDIANO

CAMPECHE

5º TORNEIO DE DOMINÓ VÔ CONSTÂNCIO REÚNE AMIGOS

Segue operação para coibir crimes ambientais

Missa marca início da safra da tainha

ADRIANO RIBEIRO

ADRIANO RIBEIRO

Jovem advogado de 35 anos é a aposta do PDT para a disputa da prefeitura e teve esta decisão avalizada em reunião do partido dia 29 de maio

Programação inicia na sexta e vai até segunda-feira (9) tendo como local o Centro Histórico de São José

ELEIÇÕES EM SÃO JOSÉ

SÃO JOSÉ

“Temos que renovar a esperança”, diz Fernando Anselmo (PDT)

FESTA DO DIVINO NESTE FINAL DE SEMANA

Gabriel Maciel e Paulo Shiro venceram a confraternização que reuniu 24 duplas em even-to realizado sábado (30) na sede social da família Koerich

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0002-60

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

23 22 24 24 24 26 2314 16 18 17 18 20 18

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado.

Noite com muitas nuvens

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à

tarde e à noite

Sol com muitas nuvens durante o dia. Periodos de nublado,

com chuva a qualquer hora.

Sol com muitas nuvens durante o dia. Periodos de nublado. Noite

com muitas nuvens

Sol com muitas nuvens durante o dia. Periodos de nublado, com

chuva a qualquer hora.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva

à tarde e a à noite

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva

à tarde e a à noite

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

O MINI BARCO DE PESCA DA TAINHA Chamou a atenção dos presentes na missa em alusão ao início da safra da tainha, domingo passado, na praia do Campeche, uma miniatura de barco de pesca feito para decorar o local da celebração religiosa. Ficou realmente muito bem feito e valeu todo o esforço dos envolvidos.

Dia do Trabalhador

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO I

E-mail:[email protected] (48) 98070659

Ronaldo FranciscoÉ SEU DIREITO

Coluna é publicada semanalmente, redigida por defensor público e tem como objetivo orientar juridicamente a população.

No último domingo – primeiro de maio de 2016 – foi comemorado o Dia do Trabalhador. O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em inúmeros países e a data remonta ao ano de 1866, quando tra-balhadores americanos fizeram uma enorme paralisa-ção para reivindicar melhores condições de trabalho.

O movimento americano tomou corpo e se espa-lhou pelo mundo. Já no ano seguinte, diversos países europeus decidiram protestar. Em 1889, trabalhadores reunidos em Paris deliberaram por homenagear, por meio de comemoração anual no primeiro de maio, os operários americanos que haviam lutado contra as condições de trabalho desumanas (jornadas de 13 hora diárias, por exemplo) e, inclusive, presos, feridos e mortos, especialmente na cidade de Chicago.

No Brasil, a instituição do feriado sofreu forte influência dos imigrantes europeus, que, no ano de 19717, paralisaram as atividades nas fábricas para reivindicar por direitos. O movimento ganhou força e, em 1924, o Presidente Arthur Bernardes decre-tou o dia 1º de maio como Dia do Trabalhador, erigindo a data à categoria de feriado nacional.

Consolidação das Leis do Trabalho - CLTA Consolidação das Leis do Trabalho – CLT veio

ao mundo jurídico por meio do Decreto nº 5.452 e foi sancionada pelo presidente Getúlio Vargas no dia 1º de maio de 1943. A CLT unificou toda a legislação trabalhista que existia no Brasil.

O principal objetivo da CLT era regular as rela-ções trabalhistas e rurais – tanto do trabalho urbano quanto do rural – e adaptar a legislação brasileira à modernidade e, apesar das inúmeras modificações que sofreu, continua sendo o principal instrumento normativo disciplinador das relações de trabalho.

Principais assuntos da CLTOs principais assuntos disciplinados na Con-

solidação das Leis do Trabalho são os seguintes: Registro do Trabalhador, Carteira de Trabalho, Jornada de Trabalho, Período de Descanso, Fé-rias, Medicina do Trabalho, Categorias Especiais de Trabalhadores, Proteção do Trabalho da Mu-lher, Contratos Individuais de Trabalho, Organiza-ção Sindical, Convenções Coletivas, Fiscalização, Justiça do Trabalho e Processo Trabalhista.

Leia a CLTPercebe-se que, por meio da leitura da CLT,

o trabalhador pode conhecer os seus direitos.Acesso à CLT: http://www.planalto.gov.

br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm

ADELCIO MACHADOO AUTOR Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Comunicador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Financeiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANPPOM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

AD

RIA

NO

RIB

EIR

O

E-mail [email protected] Fone (48) 9961-0168

A Antropologia Cultural abrange campo de interesse muito mais amplo que as disciplinas afins na Grande Área das Ciências Humanas, cada uma das quais apenas se ocupa de um segmento da atividade humana (HERSKOVITS, 1963). Ademais disso, a Antropologia Cultural tem com outras disciplinas afinidades mais amplas que qual-quer outro ramo da Ciência matriz.

Uma vez que trata das obras do humano em toda sua grande variedade, tropeçou, até mesmo para fixar sua no-menclatura, com maiores dificuldades que qualquer outro ramo da disciplina.

Embora a mudança cultural seja ubíqua e sua análise, portanto, fundamental no estudo da vida dos grupos humanos, não se deve esque-cer que, tal como qualquer aspecto do estudo da cultura, se dá em termos de ambiente e subjetividade, e não em termos em si absolutos. A cultura é ao mesmo tempo estável e mutável.

A modificação cultural pode ser estudada apenas como uma parte do problema da estabilidade cultural, a qual só pode ser entendida quando se mede a mudança relacionada com o conservantismo. Embora a cultura pos-sa ser automática e as sanções dadas por supostas, qualquer forma aceita de ação ou de crença, qualquer instituição dentro de uma cultura tem sentido.

De acordo com o magistério de Laraia (1996), os antropólogos estão completamente convencidos de que as

diferenças genéticas não são ocasio-nadas pelas diferenças culturais. Não existe ligação significativa entre a distri-buição dos comportamentos culturais e a distribuição dos caracteres genéticos.

Destarte, a posição da Antropo-logia consiste em que a cultura age seletivamente, e não casualmente, com relação a seu meio ambiente, explo-rando certas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças determinantes estão na pró-pria cultura e na história da cultura.

Pode-se dizer que a comunica-ção é um processo cultural. Uma das tarefas da antropologia mo-derna tem sido a reconstrução da definição de cultura, fragmentada por numerosas reformulações.

Mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um siste-ma articulado de comunicação oral.

Os antropólogos sabem de fato o que é cultura, mas discordam no modo de exteriorizar este conhecimento (LA-RAIA, 1996). A herança cultural, desen-volvida através de inúmeras gerações, sempre condicionou a reagir depreciati-vamente em relação ao comportamen-to daqueles que atuam fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

Assim, o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a capacidade em considerar o seu modo de vida como

o mais natural e o mais correto. Além disso, cada cultura ordena a seu modo o mundo que a circunscreve e que esta ordenação dá um sentido cultural à aparente agitação das coisas naturais.

A Antropologia Cultural, ciên-cia de caráter hermenêutico, corre o risco de dissolver o momento da diferença, do não-idêntico na emer-gência de um conceito universal de compreensão e de uma metodologia positiva universal de apropriação hermenêutica do estrangeiro e de cortar sob medida (WULF, 2005).

A cultura é, sobretudo, considerada como alguma coisa nacional, e enquan-to tal, ela é associada a um território preciso e a uma língua, tradições, memórias, símbolos e rituais comuns.

Cada sistema cultural está sem-pre em transformação. Entender esta dinâmica é importante para diminuir o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos.

Da mesma forma que é fundamen-tal para a humanidade a concepção das diferenças entre povos de culturas diferentes, é preciso saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mes-mo sistema. Todavia, grande parte dos padrões culturais de um dado sistema foi copiada de outros sistemas culturais. A esses empréstimos culturais a antro-pologia denomina difusão. Os antropó-logos estão convencidos de que, sem a difusão, não seria possível o grande desenvolvimento atual da humanidade.

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 ECONOMIA

Em qualquer compra, é sempre aconselhável fazer uma pesquisa de preços e exigir a nota fiscal

COMÉRCIO

Procon de São José divulga dicas para compras no Dia das Mães

No mês de maio co-memora-se o Dia das Mães, uma das datas

mais aguardadas pelo comér-cio. Para orientar os consumi-dores, o Procon de São José elaborou algumas dicas para agradar às mamães e evitar dores de cabeça. Em qualquer compra, é sempre aconse-lhável fazer uma pesquisa de preços e exigir a nota fiscal.

Nesta data, presentes como eletrônicos, flores, roupas, cos-méticos e joias são bastante co-muns. Se decidir por um eletro-doméstico ou eletrônico, como celular ou um notebook, tente definir antes da compra a marca e o modelo, fazendo ainda uma pesquisa de preços. “Quando estiver na loja, peça uma de-monstração ao funcionário. Não esqueça ainda de observar a voltagem, dando preferência aos produtos mais econômicos indicados pelo Procel”, sugere o diretor do Procon de São José,

Humberto de Souza.Na compra de produtos

eletrônicos, Humberto reco-menda que consumidor exija o manual de instrução, o en-dereço da rede de assistência técnica autorizada e, em caso de haver garantia contratual,

deve exigir também o termo de garantia datado e assinado pela loja. Na nota fiscal, é ne-cessário constar a descrição completa do item, bem como as condições de pagamento, data de entrega, instalação e valor do frete se houver.

Já com relação às roupas, é importante lembrar que a loja só é obrigada a efetuar a troca em caso de defeitos na mer-cadoria e, mesmo assim, a empresa tem 30 dias para re-solver a questão. Ou seja, se o problema for o tamanho, a cor ou o modelo que não agra-dou, o estabelecimento não é obrigado a trocar o produto.

Por outro lado, se no mo-mento da compra a loja se comprometeu a trocar os itens em tal situação, o consumidor pode exigir a substituição. O compromisso porém, deve constar por escrito, seja na eti-queta do produto, seja na nota fiscal, ou ainda em qualquer outro documento que com-prove o que foi prometido e combinado. “Para exercer o direito à troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal”, afirma o diretor do Procon de São José.

O Procon ainda destaca que as lojas devem informar de forma clara os preços das mer-cadorias, tanto à vista quanto parcelado. No caso da compra a prazo, o lojista ainda deve in-formar quais são os juros prati-cados, o número de parcelas e periodicidades das prestações. “O Código de Defesa do Consu-midor garante o mesmo preço de uma mercadoria para qual-quer opção de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão de crédito. O comerciante não pode estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito”, acrescenta Humberto de Souza

As lojas têm o direito de decidir ou não aceitar paga-mentos por cheque e cartão. No entanto, a partir do mo-mento que essas modalidades são aceitas, o lojista não pode fazer restrições, como a de não aceitar cheques de contas recentes, por exemplo.

DIVULGAÇÃO

O Procon destaca que as lojas devem informar de forma clara os preços das mercadorias

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8133 E-mail: opiniã[email protected]

Ângela Amin não será candidataA notícia da semana, nas

rodas políticas, foi a pré--candidatura a prefeita de Ângela Amin, que estaria sendo ventilada pelo seu PP. Inclusive reuniões já estariam acontecendo para aceitar a estratégia. Parece--me o maior blefe do atual contexto político municipal.

Ângela não será candidata por dois motivos: o primeiro e principal é o medo de per-der. Uma derrota da ex-pre-feita levaria sua carreira para o buraco, além de trazer ecos negativos a uma possível can-didatura ao governo do Esta-do do marido, Esperidião, em 18. O segundo motivo é legal.

A ex-prefeita está enrolada com a Justiça por condena-ção de crime de responsabili-dade fiscal. Possíveis des-dobramentos no Judiciário poderiam levar terra arrasada para sua candidatura.

O jogo do PP com a opera-ção Ângela é um só: segurar o partido. Neste momento

o foco é manter o projeto de candidatura e evitar que a Cesar Souza (PSD) use a máquina para esvaziar e até seduzir alas progressistas. Lá na frente, não tão longe, se revelará o candidato progres-sista: o filho, João Amin. A semente que a família está plantando desde a última eleição municipal e quer fazer germinar em 2020.

Esta é apenas uma aná-lise e em política tudo pode acontecer. Mas, pelos sinais, me cobrem amanhã, dona Ângela e o PP apenas es-tão aplicando, para quem conhece o jogo de cartas truco, um belo “facão”.

Conselho de Saúde

Cesinha e Colombo em campanha

Trabalhadores

E o teste do pezinho e os uniformes?

Desdobramentos do pornô

Desdobramentos do pornô (II)

Deficientes visuais

Desdobramentos do pornô (III)

Grupo de moradores do Norte da Ilha iniciaram semana passada os trabalhos para a criação do Conselho de Saúde do Norte da Ilha, que compreende Jurerê, Jurerê Interna-cional, Praia do Forte e Daniela. Na ocasião foram esco-lhidos os membros do Grupo Gestor. Entre eles o sempre atuante Luciano Chaplin Rodrigues. “Será mais um braço em defesa da saúde do norte da ilha”, comenta Chaplin..

Terrenos da UniãoO vereador de Floria-

nópolis, Deglaber Goulart (PSD) está reclamando dos serviços realizados pela Comcap em terre-nos da União. Ele alega que é um investimento feito em áreas que não são municipais e a União nunca é parceira das iniciativas do município. “Quem vai pagar a con-ta? Eu vou cobrar”, diz.

E não é que era verdade. Nos últimos dias a infor-mação de bastidores era de que a ordem dentro do PSD era fazer um esforço para levantar nas pesquisas de intenção de voto o prefei-to da Capital Cesar Souza, que pretende ir à reeleição. Várias ações foram planeja-das pelo marqueteiro Fábio Veiga, como exposição em público, anúncios na mídia e visitas a obras, além de uma forcinha do Governo

do Estado. Muita gente não acreditou que o governador Raimundo Colombo, homem de largo conhecimento de gestão pública que sabe mui-to bem separar governo de

campanha política, poderia aceitar ser cabo eleitoral de Cesinha, faltando quase quatro meses para iniciar o período eleitoral. Mas não foi o que aconteceu. Nesta semana Colombo e Cesi-nha visitaram as obras de construção do Viaduto do Rio Tavares, que está sendo tocado pelo Governo do Es-tado. O objetivo foi dizer que os trabalhos, que estavam paralisados, serão retoma-dos. A campanha começou.

O vereador Tiago Silva (PMDB) está indignado com o governador Raimundo Colombo (PSD). Ele criticou duramente o apoio dado pelo governador Raimundo Colombo (PSD) ao prefeito Cesinha, com a visita a obra do Elevado do Rio Tavares. O vereador cobra ações em

que Colombo está deixando a desejar. Exemplo é a falta do teste do pezinho, uma garantia das crianças recém-nascidas e o uniforme das crianças das escolas estaduais, especial-mente nesta época de frio. “O teste do pezinho, o primeiro direito da criança foi cortado”, comenta o vereador. Em sua

opinião o governador lageano virou às costas para Florianó-polis nos últimos anos. “Agora vem fazer propaganda. E a mentirada da última campa-nha. Por que o governador não explica aquele R$ 1 milhão de um assessor seu que está sendo investigado pela Lava Jato”, atacou o vereador.

Vários vereadores prestaram solidariedade ao verea-dor Lino Peres (PT) que foi flagrado vendo uma imagem de site pornográfico no computador que usa no plenário da Câmara de Florianópolis semana passada. Todos en-tendem que o vereador tem uma conduta ilibada e foi uma armação para desmoraliza-lo. O vereador Guilherme Botelho (PSDB) pediu que a Mesa Diretora investigasse o incidente e disse acreditar na inocência do vereador. O vereador Deglaber Goulart (PSD) disse que Lino deve ex-plicações, mas também reafirmou a hipótese de armação.

O presidente da Câmara de Florianópolis, Erádio Ma-noel Gonçalves (PSD) atendeu pedido do próprio Lino e já despachou algumas ações para esclarecer o caso do flagra pornô. Uma auditoria técnica está trabalhando no compu-tador de Lino para decifrar seu histórico de acessos e se há vírus na máquina; a partir do dia 2 de maio os computadores do plenário terão senha e login; e a Ciasc irá instalar filtros para barrar sites de conteúdo impróprio. Tudo pela mora-lidade. Agora, que a imagem do vereador já foi abalada.

Já o vereador Lino Peres contratou um grupo de advo-gados para cuidar do caso. “Não estava navegando no site como a imprensa publicou. Até pedi questão de ordem para registrar o fato a presidência imediatamente ao ocorrido”, lembrou. Ele também pediu um laudo técnico da Casa e outro independente. “Também quero pedir uma sindicância interna para ver quem tirou a foto, que acredito tenha sido feita de dentro do plenário. Quero limpar meu nome, quem fez isso é uma pessoa de alma suja”, disparou o vereador.

O plenário da Câmara de Florianópolis derrubou veto do prefeito Cesar Souza (PSD) ao projeto de lei do ve-reador Jerônimo Alves (PRB) que pretende que estabele-cimentos como mercados, supermercados e hipermer-cados capacitem um fun-cionário para acompanhar deficientes visuais nas suas

compras. “Este veto cerceia o direito de ir e vir do deficiente visual e ocasiona sua exclu-são”, reclamou o vereador. A maior justificativa para a derrubada do veto é que a lei não onerará em nada o mu-nicípio e os estabelecimen-tos comerciais agregarão ao oferecer mais comodidade a este nicho de consumidores.

Não tem moleza, em ano de eleição o bicho pega. Em pleno domingo passado, Dia do Trabalho, asses-sores de políticos estavam na celebração da missa da abertura da safra da tainha no Campeche labutando.

ADRIANO RIBEIRO

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 | POLÍTICA

Jovem advogado de 35 anos é a aposta do PDT para a disputa da prefeitura e teve esta decisão avalizada em reunião do partido dia 29 de maio

ELEIÇÕES EM SÃO JOSÉ

“Temos que renovar a esperança”, diz Fernando Anselmo (PDT)

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

O salão de festas da Pi-zzaria Cheiro Verde, em Areias, São José,

ficou completamente lotado na noite de sexta-feira (29), durante encontro do PDT que anunciou a pré-candidatura do jovem advogado Fernando Anselmo a prefeito da cidade. Prestigiaram o evento lideran-ças do partido como o deputa-do estadual, Rodrigo Minotto, o presidente da Executiva Mu-nicipal de Florianópolis, Luiz Viegas, os vereadores Walla-ce de Souza, (Tete) e Telmo Vieira. Também marcaram presença o vereador do PT, Francisco Bento Costa Silvy, o presidente da Câmara, Orvino Coelho de Ávila, os pré-candi-datos a vereador pelo partido e demais autoridades.

Com um discurso firme e objetivo Fernando deu o tom do que vai ser sua campanha. “Ainda é possível fazer polí-tica boa. A população não atura mais a velha política”, disse. Ele argumentou que existe um grupo políti-co que comanda São José há 20 ou 25 anos. Em sua opinião todos deram sua contribuição boa, levan-do o município à quarta economia do Estado ou em certos pontos não tão boa. Porém, en-tende Fernando, “está na hora de renovar a esperança”. Ele apon-tou que a população e a cidade têm novos pleitos que àqueles existentes há 20 anos e há que se atende-

rem essas novas demandas.“É justamente isso que

proponho a vocês. Uma nova política para São José. Pode-mos mais”, ponderou o jovem que iniciou na política aos 26 anos no governo de Fernan-do Elias, como secretário de Saúde por quatro meses com a tarefa de colocar ordem no setor de Licitações. Atual-mente Fernando é suplente de vereador no atual manda-to. Para quem não o conhece, está se propondo a ir aos bair-ros discutir política e administração da cidade. “Venham conosco. Reú-nam seus ami-gos. Testem-me. Quero ser testa-do lá nos bair-ros, onde muitos têm curiosidade de me conhecer”, finalizou.

O deputado estadual, Rodrigo Minotto disse que Fernando Anselmo é a “espe-rança” para o município. Em seu pronunciamento ele con-vidou a mulher do pré-can-didato, Carol e seu filho, para tomarem assento à mesa. “O apoio da família é funda-mental nesse processo”, disse o deputado. Em seguida ele afirmou que a pré-candidatu-ra não tem volta. “Nós (PDT) queremos ser protagonistas e isso aqui está representa-do pelo Fernando Anselmo, jovem e determinado”, frisou.

O mesmo pensamento foi comungado pelo vereador Wallace de Souza, o Tete. “O PDT não vai a reboque dos outros. Temos o melhor candidato, novo e prepara-do, não tem volta”, afirmou.

“Não temos a máquina da prefeitura, mas temos sola de sapato para gastar e amigos e familiares para nos ajudar”, completou.

O vereador Telmo Vieira também elogiou Fernando que, na sua opinião, pode ajudar a mudar a política a partir de São José. “Nome novo, com raízes familiares, com história de trabalho e honestidade”, elencou. Em seguida elogiou a conduta da jovem promessa. “O Fernan-do, desde que o conheci na Câmara, sempre pautou sua carreira na licitude, probi-dade administrativa e ética”, detalhou. Luiz Viegas tam-bém enalteceu Fernando, “o novo, a renovação”. Segun-do ele, São José “estará em boas mãos com Fernando”.

A esperança

ADRIANO RIBEIRO

Vereador Telmo Vieira PDT não abre mão da candidatura

Salão de festas ficou lotado

Fernando Anselmo quer resgatar valores éticos na política

Deputado estadual, Rodrigo Minotto prestigiou o ato

Conversa pra tirar o sono

Nem santo segurou

Aprovação de contas

O pré-candidato a prefei-to, Fernando Anselmo (PDT) vem transitando com muita desenvoltura em todos os eventos importantes de São José, mostrando que está dis-posto a se oferecer como uma opção na eleição que se apro-xima. Esteve terça-feira (3) na audiência pública da Câmara Municipal que debateu segu-rança pública e também mar-cou presença, acompanhado do pai, Anselmo Pereira e do vereador Tete, no torneio de Dominó do Vô Constâncio, final de semana passado.

Aliás, no evento do ex-pre-feito Constâncio Krummel Ma-ciel, Fernando e Tete estabe-leceram um longo bate-papo entre uma partida e outra com o presidente da Câmara, Orvi-no Coelho de Ávila (PSD) e o deputado federal, Esperidião Amin (PP). Este até brincou com a foto abaixo, dizendo que era para publicar, só pra tirar o sono da atual prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) que vai tentar a reeleição e tem em Orvino e Amin dois fortes apoiadores. A dúvida que fica: será que falou realmente brincando?

ADRIANO RIBEIRO

ADRIANO RIBEIRO

O deputado federal, Esperidião Amin (PP) levou uma turma de empresários e políticos às gargalhadas no torneio de Dominó do Vô Constâncio, realizado sábado (30), na sede social da família Koerich, localizada na Ponta de Baixo em São José. Lembrou-se de episódio ocorrido quando o anfi-trião do evento Constâncio Krummel Maciel era prefeito de São José e sua mãe pediu ao então presidente João Goulart uma doação para edificar um hospital no município. Goulart encaminhou um cheque do equivalente hoje a R$ 200. Como agradecimento teve de volta o envio de uma imagem de São José. Mas, nem o santo evitou que Goulart caísse, brincou Amin, retirando uma imagem do bolso. Ele foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, liderado pelo alto escalão do Exército. O hospital de São José, o Regional, foi construído somen-te no mandato de Governador de Amin, anos mais tarde.

A Câmara de São José aprovou nesta semana, em segunda votação as contas dos ex-prefeitos Fernan-do Elias, Djalma Berger (PMDB) e Adeliana Dal Pont (PSD). Surpreenden-te, as de Elias relativas a

2008 estarem sendo apro-vadas somente agora, oito anos depois. O ex-prefeito teria pedindo uma rea-preciação ao Tribunal de Contas, o que levou ao atraso na aprovação no Legislativo Municipal.

Tempo quente

Festa do Divino

Jantar das Mães

Com a família

Mandou bem

Já quanto às contas de Adeliana Dal Pont (PSD), relativas ao ano passado, o clima esquentou entre o presidente da Casa, Orvino Coelho de Ávila (PSD) e o vereador do PMDB, Clonny Capistrano. Este último, apesar de as contas já terem sido aprovadas em primeira votação, teimou com uma parte do parecer do TC que pedia para que se atentas-

se a dois itens; porém, os tais itens não apareciam perfeitamente no parecer. Capistrano questionou o vício na peça, pois por mais que pudesse ser um erro de digitação no TC, ele enten-dia que maiores explicações deveriam ter sido solicitadas ao órgão. O peemedebista tentou utilizar o espaço para justificativa de seu voto contrário a aprovação

para solicitar uma ques-tão de ordem – quando há necessidade de corrigir algum erro ou equivoco no trâmite das matérias co-metido pela mesa diretora. O presidente não aceitou e após uma longa discussão a sessão foi suspensa por cinco minutos. Ao voltar, vencido, Capistrano ape-nas justificou seu voto, sem invocar questão de ordem.

O vereador Telmo Vieira (PDT) está preocupado com a politização da tradicional Fes-ta do Divino, uma das rique-zas culturais da população de

São José. Na sessão da Câmara desta semana ele criticou que muitos políticos estão se aproveitando da festa para fazer campanha política.“Não

pode, é uma história de 270 anos que começou lá em Portugal e temos que res-peitar a tradição”, frisou.

Será realizado sábado (7) às 21h30min, no Clube Recreativo 12 de Setem-bro, bairro Capoeiras, o tradicional jantar dançante do Dia das Mães. O Buffet é as-

sinado pelo chef, Kilson e o baile ficará a cargo da Banda Brasil Tropical.

Importante a participação da família em uma campa-nha política. A lembrança foi feita pelo deputado estadu-al, Rodrigo Minotto (PDT) no ato do anuncio da pré--candidatura a prefeito de Fernando Anselmo (PDT), semana passada. Para sim-bolizar esta importância, ele chamou à mesa a esposa do pré-candidato, Carol Folster Pereira e o filho Filipe. Famí-lia unida também na política.

Um ponto para o ve-reador Michel Schlemper (PMDB) por chamar a audi-ência pública para debater a segurança em São José. Agora o gabinete vai propor a criação de uma comissão especial, para que o traba-lho na Câmara Municipal a respeito do assunto possa avançar e tratar cada pon-to citado na audiência. Tal comissão vai eleger, junto com os membros da comu-nidade que também farão

parte deste trabalho, quais serão os encaminhamentos prioritários. "Fico feliz em poder trazer esse assunto, que é uma preocupação e uma das pautas prioritá-rias da cidade aqui para o

nosso parlamento, e poder ouvir os responsáveis pela segurança o que está sendo feito e o que poderemos fazer para combater esse alto índice de criminalida-de", diz o vereador Michel.

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 | EDUCAÇÃO

CARÁTER TEMPORÁRIO

Palhoça lança processo seletivo para contratar professoresA secretaria Municipal de

Educação de Palhoça lançou edital para processo seletivo, para contratação de membros do magistério, admitidos em ca-ráter temporário, para o ano leti-vo de 2016. O concurso público é regido pela Lei nº 3.683, de 09 de julho de 2012 e pelo Edital 002/SME/2016, que está publicado no Portal do Cidadão, o site ofi-cial da Prefeitura de Palhoça.

As inscrições, abertas em 27 de abril, se estendem até 12 de maio, nos dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os docu-mentos e requerimentos rela-cionados ao processo seletivo, salvo expressa determinação do edital, só podem ser entregues pessoalmente ou por procura-dor devidamente constituído, diretamente na Prefeitura, loca-lizada na Avenida Ilza Terezinha

Pagani, N° 80, bairro Pagani.O processo seletivo será

realizado sob a responsabi-lidade da Comissão Perma-nente de Concurso Público e Processo Seletivo da Prefei-tura Municipal de Palhoça. Destina-se à formação de ca-dastro reserva para os cargos de Professor: Educação Espe-cial; Anos iniciais/EJA; Infor-mática; Música; Anos Finais

do Ensino Fundamental/EJA. A participação no proces-

so seletivo terá início pela ins-crição, que deverá ser efetua-da no prazo e nas condições estabelecidas no edital.

DATA DAS PROVASSegundo o edital, o proces-

so seletivo, para todos os car-gos, constará de duas etapas. Na primeira, prova escrita com

questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Na segunda etapa, o edital prevê prova de títulos de cará-ter unicamente classificatório.

A prova escrita será aplica-da no dia 21 de maio de 2016, às 14h, com a duração de três horas, na Escola Básica Muni-cipal Reinaldo Weingartner, à rua Arcanjo Cunha, 104, bair-ro Rio Grande - Palhoça.

A população pode contribuir com a pesquisa pelo site e pelas redes sociais do Centro Universitário

GRADUAÇÃO

USJ lança consulta pública para abertura de novos cursos O Centro Universitário Mu-

nicipal de São José (USJ) lançou, na última terça-

-feira (26), uma consulta pública para conhecer a opinião da po-pulação josefense sobre a abertu-ra de novos cursos de graduação na instituição de ensino superior. A reitoria do USJ e a prefeita Ade-liana Dal Pont vêm discutindo propostas para a expansão do Centro Universitário e, uma das iniciativas, foi abrir a pesquisa para que a comunidade contri-bua com o processo de escolha de novos cursos.

Os cursos foram escolhidos previamente por serem os cin-co mais procurados do Brasil. Para participar, o cidadão deve clicar em um dos cursos: Ges-tão Comercial; Gestão Pública; Gestão de Recursos Humanos; Licenciatura em Letras Portu-guês/Inglês e Logística. A con-sulta está disponível no site do USJ - www.usj.edu.br.

O projeto de expansão foi iniciado em 2014 com a abertura do curso de Tecnó-logo em Análise e Desenvol-vimento de Sistemas. Desde então, vem sendo estudado a possibilidade de abrir novos cursos e a gestão atual conti-nua trabalhando para atender a necessidade da população e no projeto de desenvolvimen-to institucional está previsto ampliação de cursos.

Em apenas dois dias de consulta, aproximadamente 300 acessos já foram registra-dos. Inicialmente, o curso de Gestão Pública é o mais co-tado, seguido pelo curso de Gestão de Recursos Huma-nos e Licenciatura em Letras. Atualmente, o USJ conta com 1.069 alunos matriculados nos

cursos de Administração, Ci-ências Contábeis, Pedagogia, Ciências de Religião e Tecnó-logo em Análise e Desenvolvi-mento de Sistemas (ADS).

CIÊNCIAS DA RELIGIÃODiante do planejamen-

to que prevê a expansão e o fortalecimento do USJ, surgiu a necessidade de verificar a permanência do curso de Ci-ências da Religião, que atual-mente conta com apenas 41 alunos, gerando uma média de cinco alunos por turma. Desde a criação, o curso sem-pre apresentou uma baixa de-manda de interesse e, consi-derando que poucas pessoas participam de vestibulares e realizam a matrícula, cerca 60% dos alunos ainda desis-

tem durante o andamento e não concluem o curso. Um exemplo é a próxima forma-tura, que terá apenas três alu-nos na colação de grau.

O reitor do USJ, Juarez Per-feito, ressalta que os recursos provenientes de impostos dos munícipes gastos para manter um curso de Ciências da Reli-gião com apenas 41 acadêmi-cos, podem pagar um curso que graduação para 400 estu-dantes. “A nossa obrigação é utilizar os recursos públicos da melhor maneira possível e atender o maior número de josefenses. Com a verba que atendemos somente 41 pes-soas, nós podemos atender mais de 300 alunos, que é a média dos demais cursos da instituição”, explica o reitor.

Juarez salienta ainda que em diversos semestres ante-riores não houve abertura de turma devido ao quórum mí-nimo de alunos que não era atingido. “Historicamente, não há demanda que justifique no-vas turmas, por isso não inclu-ímos o curso no Vestibular de Inverno deste ano”, pontua Ju-arez Perfeito.

Os representantes do cur-so de Ciências da Religião apresentaram à reitoria uma solicitação de tratamento es-pecial, com a dispensa de ves-tibular e redução da taxa de inscrição para processo sele-tivo, porém as normas do USJ e até mesmo a Constituição Federal não autorizam o tra-tamento diferenciado nestas situações. A reitoria entende

que todos os alunos de todos os cursos merecem o mesmo tratamento e que o respeito às normas é um dever de todos.

Dos 800 formados pelo USJ em 10 anos, apenas 50 se graduaram em Ciências da Religião. Já houve formatura da instituição com apenas um aluno colando grau. Diante deste cenário, o Centro Uni-versitário pretende cumprir a lei e otimizar os recursos para abrir novos cursos e propor-cionar à população de São José com novas oportunida-des de mercado de trabalho.

O reitor Juarez comple-menta que a meta da gestão atual nada mais é do que se-guir o que já está planejado. “Com a consulta, queremos estreitar a relação com a co-munidade, que é quem paga para os alunos do USJ estuda-rem. Ninguém estuda de gra-ça, o munícipe é quem arca quando paga seus impostos, por isso a nossa preocupação com a verba destinada ao cur-so de Ciências da Religião”, fi-naliza Juarez Perfeito.

A reitoria do USJ desta-ca ainda que a não oferta do Curso de Ciências da Religião do Vestibular de Inverno 2016 não implica em qualquer res-trição para os alunos que estão cursando, que têm assegura-do o direito de concluir seus estudos na forma do projeto aprovado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educa-ção – CEE, nem implicará em qualquer risco de continuida-de das atividades do USJ. Os professores efetivos também possuem seus contratos de trabalho assegurados na for-ma da legislação em vigor.

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Sede da Universidade de São José, no Kobrasol. Reitor do USJ, Juarez Perfeito

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 COTIDIANO

Autoridades da segurança pública e lideranças da comunidade ficaram frente a frente para buscar sugestões para o caótico quadro no setor

SÃO JOSÉ

Insegurança em discussão na Câmara

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

Os pontos negativos da segurança pública em São José foram deba-

tidos em audiência pública chamada pela Câmara Muni-cipal através do requerimento assinado pelo vereador Mi-chel Schlemper (PMDB). Au-toridades ligadas aos órgãos e lideranças de vários bairros compareceram à Câmara, ter-ça-feira (3) para dar sugestões para melhorar o setor.

O vereador Schlemper chamou a atenção para a ne-cessidade de se fazer algo urgentemente e disse que o objetivo da reunião foi jus-tamente colher sugestões da comunidade. Segundo ele, os vereadores estarão anali-sando os principais pontos comentados na reunião para posteriores encaminhamen-tos. Ele citou ainda que nestes três anos da atual legislatura, a Câmara devolveu aos cofres municipais R$ 18 milhões, re-cursos que em partes, pode-riam ter sido investidos para ajudar a atenuar a sensação de insegurança que a popula-ção sente agora.

Em seguida a comunida-de teve espaço para se ma-nifestar, através de suas li-deranças. A moradora dona Nina, do bairro Flor de Ná-polis, por exemplo, fez um relato dramático de 55 assal-tos que sofreu. Segundo ela, o último ocorreu no Dia da Mulher. Em um desses assal-tos foi agredida, sofreu que-da, ficou 8 dias em coma e três meses em recuperação. Ela relatou que procurou to-das as autoridades de segu-rança, até o governador, mas não encontrou nenhum in-dicativo de ação prática para diminuir os assaltos.

Já o morador Paulo, do Ko-brasol, questionou o efetivo do 7º Batalhão e a quantidade de efetivo que atua no Centro Administrativo do Governo do Estado e outros poderes. Foi informado que são 245 policiais para cuidar de São José e São Pedro de Alcânta-ra. O pastor Antônio Lemos disse que tem notado nos en-contros cristãos nos bairros que a segurança é a priorida-de disparada. “A segurança é o fato que nos liga enquanto sociedade, mais importante que educação ou saúde. A se-gurança em São José hoje está caótica”, sentenciou.

O líder comunitário de Campinas, Nilson José recla-mou do excesso de blitz na ci-dade. “Quantos bandidos a PM já prendeu numa blitz”, disse. Em sua opinião, os soldados devem estar mais focados nos bairros. Citou que a casa de sua mãe de mais de 70 anos

já foi assaltada e os bandidos simplesmente proibiram que registrassem o Boletim de Ocorrência, que se fosse feito, ‘morreria todo mundo’.

O advogado Alessandro de Souza chamou a atenção para a estrutura do judiciário no município. “São José é tão próximo da Capital, mas tão distante no aparelhamento da segurança pública”, disse. Citou que enquanto na Capi-tal acontecem dois júris por crimes hediondos por sema-na, em São José é só um por semana e tem semana que nenhum ocorre. Ele ainda criticou o fato de a Guarda Municipal sequer ter armas para agir. O presidente da Associação da Guarda Mu-

Discutir a causa de tanta insegurança

Ações da segurança

Falando em nome dos líderes comunitários, Marcos Canetta, do Procasa chamou a atenção que não basta discutir somente os casos de violên-cia ou insegurança. Segundo ele, o ponto inicial deve ser as causas dessa insegurança, que pode passar pela ausência de política públicas como um todo nos bairros carentes. “Há um descaso do poder público em perceber às necessidades das comunidades”, disse. Ele enten-de que áreas de lazer, serviços de educação, saúde e assistên-cia social são importantes para diminuir a criminalidade.

O subcomandante da Guarda Municipal, Souza, trouxe uma boa notícia ao encontro. “Até o fim desse mês conseguiremos armar todos os agentes”, disse, salientan-do porém, a necessidade de mais investimentos na GM. A secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Andréa Pacheco elencou alguns avanços feitos no setor, como a conquista de um médico legista; convênio com a Secretaria de Segurança Pública para que a GM atenda acidentes no trânsito sem víti-mas, liberando a PM para ações diretas contra a criminalidade e a implantação da Central de Videomonitoramento.

O promotor de Justiça Jader da Silva Júnior contemplou que apesar de o contingente da polícia ser pequeno, ao menos é praticamente o único braço do Estado que vai até certas co-munidades. “Nunca se prendeu tanto, todas as nossas unidades prisionais estão lotadas. A polí-cia está realizando seu trabalho, mas existe a outra parte do Estado que não se faz presen-te, que é a saúde, educação, assistência social”, ponderou.

O delegado Regional, Fabiano Ribeiro da Rocha explicou que está sendo feita a reestruturação das delegacias do município. Ci-tou que quando chegou a São José, em 2012 ficou surpreendido pela falta de estrutura da Dele-gacia da Mulher. Trabalhou para melhorar e diminuir os crimes contra as mulheres. Em seguida foi chamado na Regional e criou divisões importantes, como a de Investigação Criminal.

Ele citou que os crimes con-tra a vida vêm diminuindo. Em 2015, por exemplo, enquanto Florianópolis registrou 57 cri-mes de homicídio, São José re-gistrou 42, sendo que a grande maioria foi a partir de outubro daquele ano, com o desenca-

deamento de uma guerra entre facções do tráfico de drogas. Se-gundo o delegado, a investiga-ção também está conseguindo resolver a maior parte dos ho-micídios.

Ribeiro admitiu, entretanto, que os crimes contra patrimô-nio têm aumentado, sendo que neste primeiro período de 2016 já cresceu 40% em relação ao mesmo período de 2015. O pro-blema é a reincidência. Citou caso de um preso por sete vezes por furtos no comércio e sem-pre volta para as ruas. Quanto ao roubo de carros, em 70% dos casos os veículos estão sendo recuperados pela polícia.

O tenente coronel do 7º Ba-talhão, Fernando expôs alguns

números da unidade. Segundo ele, por dia são presas quatro pessoas, sendo que no primeiro trimestre foram presas 359 pes-soas. Por dia são apreendidas 350 gramas de maconha, sendo 40 quilos no primeiro trimestre. Ele também ressaltou a impor-tância de se mudar as leis que permitem a reincidência. Há elementos com mais de 30 BOs e continuam nas ruas.

O coronel PM, comandante da Região Metropolitana, Arau-jo Gomes mostrou-se chocado ao ver depoimento de um cida-dão assaltado mais de 50 vezes. “Isso não é normal em nenhum país do mundo”, disse. Além da crônica falta de efetivo, ele elencou alguns fatores que pre-

judicam a segurança. Entre eles está o desagregar da sociedade com a falta de valores. O coronel também citou a reincidência como um problema.

Em um estudo com os pre-sos no primeiro semestre do ano passado, nos 12 municípios que comanda, constatou-se que na primeira semana do início do segundo semestre de cada 10 presos, oito já estavam soltos e destes 70% tem mais de cin-co passagens pela polícia. “Eles estão roubando o policial da ci-dade. Aquele policial que pode-ria estar na praça, caminhando pela cidade que não vemos, está correndo atrás desses bandidos que sempre fazem os mesmos crimes”, argumentou.

nicipal explicou que o órgão existe há 12 anos e ainda está desaparelhado. “É inadmissí-

vel que um município como São José não invista em segu-rança pública”, disse.

DIVULGAÇÃO

Autoridades do setor de segurança compareceram

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 |

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016COTIDIANO COTIDIANO

Gabriel Maciel e Paulo Shiro venceram a confraternização que reuniu 24 duplas em evento realizado sábado (30) na sede social da família Koerich

CONFRATERNIZAÇÃO

5º TORNEIO DE DOMINÓ VÔ CONSTÂNCIO REÚNE AMIGOS

Vinte e quatro duplas de dominó disputaram em clima de total harmo-

nia o 5º Torneio de Dominó Vô Constâncio, realizado durante sábado (30), na sede social da família Koerich, localizada na Ponta de Baixo, em São José.

A dupla formada por Gabriel Maciel e Paulo Shiro sagrou-se

campeã vencendo na final o de-putado federal Esperidião Amin e Orlando Teixeira. Na terceira co-locação ficou Beto Borges e Tico Borges e em quarto Constâncio Krummel Maciel e Amilton.

O ex-prefeito e dentista de 85 anos, Constâncio Krum-mel Maciel é o organizador do evento que reúne familiares e

amigos de toda a região Me-tropolitana. “O objetivo é jus-tamente este, confraternizar entre amigos”, disse.

Compareceu no evento fa-mílias de amigos do senhor Constâncio, como empresá-rios, profissionais liberais e autoridades como a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD), o

vereador Wallace Tete (PDT), o vereador Túlio Maciel (PSC) o pré-candidato a prefeito de São José, Fernando Anselmo e o presidente da Câmara, Or-vino Coelho de Ávila (PSD). A programação começou na parte da manhã, foi servido um almoço e o resultado final saiu próximo das 18 horas.

Deputado federal Esperidião Amin e Orlando Teixeira ficaram na segunda colocação

FOT

OS

AD

RIA

NO

RIB

EIR

O

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 |

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016COTIDIANO COTIDIANO

Gabriel Maciel e Paulo Shiro venceram a confraternização que reuniu 24 duplas em evento realizado sábado (30) na sede social da família Koerich

CONFRATERNIZAÇÃO

5º TORNEIO DE DOMINÓ VÔ CONSTÂNCIO REÚNE AMIGOS

Vinte e quatro duplas de dominó disputaram em clima de total harmo-

nia o 5º Torneio de Dominó Vô Constâncio, realizado durante sábado (30), na sede social da família Koerich, localizada na Ponta de Baixo, em São José.

A dupla formada por Gabriel Maciel e Paulo Shiro sagrou-se

campeã vencendo na final o de-putado federal Esperidião Amin e Orlando Teixeira. Na terceira co-locação ficou Beto Borges e Tico Borges e em quarto Constâncio Krummel Maciel e Amilton.

O ex-prefeito e dentista de 85 anos, Constâncio Krum-mel Maciel é o organizador do evento que reúne familiares e

amigos de toda a região Me-tropolitana. “O objetivo é jus-tamente este, confraternizar entre amigos”, disse.

Compareceu no evento fa-mílias de amigos do senhor Constâncio, como empresá-rios, profissionais liberais e autoridades como a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD), o

vereador Wallace Tete (PDT), o vereador Túlio Maciel (PSC) o pré-candidato a prefeito de São José, Fernando Anselmo e o presidente da Câmara, Or-vino Coelho de Ávila (PSD). A programação começou na parte da manhã, foi servido um almoço e o resultado final saiu próximo das 18 horas.

Deputado federal Esperidião Amin e Orlando Teixeira ficaram na segunda colocação

FOT

OS

AD

RIA

NO

RIB

EIR

O

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 | COTIDIANO

LUCIANA GAVA/ SMC

PETRA MAFALDA

LUCIANA GAVA/ SMC

Festa e recordes no Continente marcam o feriado de 1º de maio

Gêmeos frequentam NEI Otília Cruz

Primeiro Concurso Fotográfico do Continente recebe Vernissagem

Muita diversão, pedaladas e títulos fizeram a alegria de quem esteve na Beira-mar Continental no domingo (1º)

Esporte na festa do trabalhador no Continente

1º DE MAIO

O feriado do Dia do Traba-lhador foi marcado por muito esporte e diversão

na Beira-mar Continental, no domingo (1º), com um clima bastante agradável favorecendo a prática de atividades espor-tivas. Aconteceu simultanea-mente a 7ª edição do Dia do Pe-dal (passeio ciclístico) e o Santa Catarina In Line Marathon-Pro-va de Velocidade sobre Patins.

Foram 70 participantes na prova de patinação, 35 de outros Estados e oito partici-pações internacionais, sendo cinco atletas da Argentina e três da Colômbia.

A largada aconteceu às 8

horas, com divisão em cate-gorias para iniciantes, pro-fissionais e intermediários. Os participantes percorre-ram um longo percurso so-bre patins - 21 km (meia ma-ratona) ou 42 km (maratona) - nos 2,5 quilômetros na ave-nida Cláudio Alvim Barbosa (Poeta Zininho).

O primeiro a cumprir os 42 km foi o atleta Gabriel Felix e Silva (DF), seguido por Éder Lopes Moraes (RS) e Paulo Daniel Machado Santos (SP). Na elite feminina, o título também ficou com o Distrito Federal, com a atleta Fernan-da Netto Alexandre, seguida

por duas participantes da Co-lômbia, Cindya Katerine Par-do e Sofia Serrano Scheibler (radicada em Criciúma).

Na meia maratona (21 km), os vencedores foram Cleildo José da Silva (PR) elite mas-culina, e a paulistana Erika da Silva, sagrando-se campeã na elite feminina, seguida pela patinadora de Florianópolis, Jéssica da Silva Matins Lopes.

João Vicente Scarpin, di-retor e coordenador do even-to, se disse muito agradecido novamente pelo apoio rece-bido por parte da Secretaria Municipal do Continente, e contextualizou dizendo que

Florianópolis está se tornan-do um destino favorito para a realização deste evento.

No domingo também acon-teceu o passeio ciclístico, pro-movido pelo Sesi, onde aproxi-madamente 700 participantes pedalaram com os mais diver-sos modelos de bicicletas.

O evento terminou por volta das 13 horas com muita música, dança e diversão para o grande público que se fez presente na Beira-mar cele-brando o Dia do Trabalhador.

A secretaria do Continente agradece o apoio dos parcei-ros, Atacado Litoral e Ação Solidária Adventista (ASA).

CASO RARO

Seis pares de gêmeos no mesmo educandário

Concurso fotográfico do Continente tem mostra

Todo mundo conhece ou já viu irmãos gêmeos. Dois, três, quatro ou até mais com mesma idade e aparências idênticas ou, em alguns casos, somente semelhantes.

Mas alguém já se deparou com seis pares de gêmeos que frequentam o mesmo espaço educacional? Isso ocorre no Núcleo Municipal de Educa-ção Infantil (NEI) Otília Cruz, na Coloninha, região conti-nental de Florianópolis.

As paredes coloridas da sala, com crianças de até três anos de idade, servem de acon-chego das 7h30 até as 17 horas para as gêmeas idênticas Letí-cia e Eduarda. Na mesma tur-ma estão os irmãos Giovanna e Guilherme, reconhecidos pe-los olhos claros e cabelos loiros.

No outro lado da unidade, embaladas por músicas de ni-nar, estão as pequenas Maria Eduarda e Maria Vitória, além de Enzo e Davi. No ambiente ficam as crianças de até um ano de idade.

Pelo refeitório, mesmo acanhadas, Julia e Bruna es-banjam simpatia. As gêmeas de dois anos e quatro meses se divertem juntas; a parceria está estampada em seus atos.

Arthur e Beatriz são os mais velhos, com três anos.

São gêmeos bivitelinos, ori-ginários de dois óvulos e dois espermatozóides diferentes. Todavia, os olhos verdes acu-sam o laço familiar dos dois.

Todos têm uma história a ser relatada. Há, por exemplo, o caso daqueles em que um nas-ceu de parto normal, e o outro, de cesárea. Melissa Guimarães desmaiou após ter dado à luz a Guilherme. A equipe médica decidiu, então, fazer um corte no abdômen e no útero para puxar a Giovanna.

O que dizer dos bebês que vieram ao mundo com a di-ferença de uma hora um do outro. A bolsa amniótica onde estava Julia estourou primei-ro. Para ter Bruna, Roberta es-perou um pouco mais até que

arrebentasse a segunda mem-brana que continha o líquido que protegia o bebê.

A questão hereditária se faz presente. Uma mãe é gê-mea e possui uma dupla de irmãs que também são. Em duas situações, há trigêmeos no histórico familiar.

Apesar de gêmeos, as crianças possuem persona-lidades distintas. No Núcleo Municipal de Educação In-fantil Otília Cruz, uns são mais sérios; outros, mais ri-sonhos. Uns são mais quietos; outros, agitados. São seres únicos, ainda que parecidos fisicamente. Como ressalta Roberta, os gêmeos são pes-soas que merecem ser nota-das individualmente.

Com o objetivo de fomentar a cultura da fotografia e valori-zar a parte continental da cida-de de Florianópolis, a Secreta-ria do Continente, em parceria com a escola de fotografia Áu-rea Fotográfica, promoveu du-rante os meses de março e abril o Primeiro Concurso de Foto-grafia do Continente.

As fotografias vencedoras do concurso participarão de uma exposição no dia 12 de maio, quinta-feira, na sede

da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na avenida Go-vernador Irineu Bornhausen, 4.860, Agronômica.

As fotos do 1º Concurso Fotográfico do Continente foram selecionadas por vota-ção de júri popular, através de 'curtidas' no álbum da página da Áurea Fotográfica no Fa-cebook. O autor da foto mais curtida receberá como prê-mio uma vaga no curso básico de fotografia.

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 COTIDIANO

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

Sesc lança Campanha do Agasalho 2016

Oficina chega a formar fila

Gari transforma lixo reciclado em material escolar

Nesta segunda-feira, 02 de maio, inicia a Campanha do Agasalho 2016, realizada pelo Sesc em Santa Catarina, em parceria com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). “Ajude a esquentar o inverno de quem precisa” é o lema desta edição do projeto, que mobiliza a sociedade para arrecadação de roupas de in-verno, calçados, cobertores e mantas, em bom estado de uso, para serem destinados às instituições e comunida-des carentes.

As Unidades do Sesc no Estado são pontos de coleta e

as doações podem ser entre-gues até 30 de junho. Todo o ano, a Instituição promove a campanha, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar. No ano anterior, também em parceira com a Acaert, foram arrecadadas 226.169 peças, distribuídas para 184 institui-ções sociais no Estado.

Empresas, instituições, uni-versidades, prefeituras e interes-sados em disponibilizar pontos para arrecadações podem parti-cipar desta rede de solidarieda-de. Para isso, é necessário entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima.

SERVIÇO

CAMPANHA DO AGASALHO 2016 PERÍODO: de 02 de maio a 30 de junhoO QUE DOAR: roupas (casacos, meias, agasalhos e calças) sapatos fechados, cobertores, luvas, cachecóis, em bom estado de uso. MAIS INFORMAÇÕES: www.sesc-sc.com.br

PONTOS DE COLETA: – SESC EM FLORIANÓPOLIS (ESTREITO): Rua General Eu-rico Gaspar Dutra, 913 – Estreito – Telefone: (48) 3244.1370 – SESC EM FLORIANÓPOLIS (PRAINHA): Trav. Syria-co Atherino, 100 – Centro – Telefone: (48) 3229.2200 – SESC EM PALHOÇA: Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim – Telefone: (48) 3341-7900

As oficinas com o Baleia são concorridas, todos os alunos querem fazer, mesmo não estan-do na programação da turma.

“Está sendo muito gratifi-cante. As crianças adoram e levam os ensinamentos para casa, passam a separar o lixo, a ter consciência de que mui-to que vai fora pode ser apro-veitado”, disse.

Interessados em marcar oficinas com o gari podem se informar pelo telefone (48) 8423-2849.

ALINE REBEQUI

Gari percebeu que havia muita coisa no lixo que poderia ser reaproveitada

Fiscais do Meio Ambiente e guardas municipais participaram de uma força-tarefa na terça-feira (3)

Gari há 14 anos na Comcap,em Florianópolis, Sati-ro dos Santos vem fazendo mui-to mais do que recolher o lixo da cidade. No contraturno de seu expediente, ele pega tudo o que consegue na coleta seletiva e leva para a sala de aula.

A ideia surgiu há cerca de cinco anos. Baleia, como é conhecido pelos amigos e alunos, percebeu que havia muita coisa no lixo que pode-

ria ser reaproveitada. Na lista dos preferidos estão papéis, caixas de leite e garrafas pet. Com a experiência de mais de uma década na coleta se-letiva, Baleia já sabe, mesmo com os sacos fechados, o que irá levar para seus alunos.

Durante a tarde, ele percor-re as ruas do Norte da Ilha na coleta de lixo e três vezes por semana, pela manhã, vai para a Escola Básica Adotiva Libera-

to Valentim, na Costeira, com uma sacola pesada nas costas com os resíduos recolhidos e que irão se transformar em material para as crianças.

Nas oficinas de recicla-gem, os pequenos com idades entre 7 e 9 anos aprendem que muita coisa que descarta-mos pode se transformar em painéis, em brinquedos, em cartazes, cartões e tudo mais que a imaginação deixar.

Fiscais do Meio Ambiente e guardas municipais participaram de uma força-tarefa na terça-feira (3)

SÃO JOSÉ

Segue operação para coibir crimes ambientais

A Prefeitura de São José dá continuidade à operação para coibir

crimes ambientais no mu-nicípio. Fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente, guardas municipais e servi-dores da Secretaria Municipal de Segurança participaram de uma nova força-tarefa na ma-nhã desta terça-feira (3), no bairro Forquilhinha. Durante a operação, mais um cami-nhão papa entulho foi autu-ado em flagrante enquanto transportava, sem a licença da Fatma, resíduos de cons-trução civil na Rua Vereador Arthur Manoel Mariano.

A empresa, que é de São José, teve o veículo apreendi-do e guinchado, além de re-ceber uma multa de R$ 10 mil por transportar resíduos sem a licença da Fatma e outra multa de R$ 10 mil por não ter a Li-cença Ambiental Única (LAU), que libera a instalação e ope-ração da central de triagem, local apropriado para o des-

carte de entulhos e resíduos.A empresa está suspensa de

realizar atividades de descarte em um terreno localizado no bairro Sertão do Maruim, po-dendo ser autuada novamen-te caso a determinação não seja cumprida. O proprietário compareceu ao local e terá 20 dias para apresentar uma de-fesa e comprovar o descarte adequado dos resíduos que já se encontram no local.

Iniciada no mês de abril, a operação pretende coibir o descarte de lixo e resíduos em

Áreas de Preservação Perma-nente (APP) e áreas verdes do Loteamento Benjamin, onde cerca de 60 famílias vivem de forma irregular e sobrevivem do descarte de resíduos. A separação e venda dos mate-riais recicláveis tornaram-se uma atividade econômica no local, porém todo o lixo, resí-duos recicláveis e não reciclá-veis depositados já chegaram à APP, ultrapassando os 30 metros de distância das mar-gens do rio, provocando cri-me ambiental.

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 | POLÍTICA

Jovem advogado de 35 anos é a aposta do PDT para a disputa da prefeitura e teve esta decisão avalizada em reunião do partido dia 29 de maio

ELEIÇÕES EM SÃO JOSÉ

“Temos que renovar a esperança”, diz Fernando Anselmo (PDT)

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

O salão de festas da Pi-zzaria Cheiro Verde, em Areias, São José,

ficou completamente lotado na noite de sexta-feira (29), durante encontro do PDT que anunciou a pré-candidatura do jovem advogado Fernando Anselmo a prefeito da cidade. Prestigiaram o evento lideran-ças do partido como o deputa-do estadual, Rodrigo Minotto, o presidente da Executiva Mu-nicipal de Florianópolis, Luiz Viegas, os vereadores Walla-ce de Souza, (Tete) e Telmo Vieira. Também marcaram presença o vereador do PT, Francisco Bento Costa Silvy, o presidente da Câmara, Orvino Coelho de Ávila, os pré-candi-datos a vereador pelo partido e demais autoridades.

Com um discurso firme e objetivo Fernando deu o tom do que vai ser sua campanha. “Ainda é possível fazer polí-tica boa. A população não atura mais a velha política”, disse. Ele argumentou que existe um grupo políti-co que comanda São José há 20 ou 25 anos. Em sua opinião todos deram sua contribuição boa, levan-do o município à quarta economia do Estado ou em certos pontos não tão boa. Porém, en-tende Fernando, “está na hora de renovar a esperança”. Ele apon-tou que a população e a cidade têm novos pleitos que àqueles existentes há 20 anos e há que se atende-

rem essas novas demandas.“É justamente isso que

proponho a vocês. Uma nova política para São José. Pode-mos mais”, ponderou o jovem que iniciou na política aos 26 anos no governo de Fernan-do Elias, como secretário de Saúde por quatro meses com a tarefa de colocar ordem no setor de Licitações. Atual-mente Fernando é suplente de vereador no atual manda-to. Para quem não o conhece, está se propondo a ir aos bair-ros discutir política e administração da cidade. “Venham conosco. Reú-nam seus ami-gos. Testem-me. Quero ser testa-do lá nos bair-ros, onde muitos têm curiosidade de me conhecer”, finalizou.

O deputado estadual, Rodrigo Minotto disse que Fernando Anselmo é a “espe-rança” para o município. Em seu pronunciamento ele con-vidou a mulher do pré-can-didato, Carol e seu filho, para tomarem assento à mesa. “O apoio da família é funda-mental nesse processo”, disse o deputado. Em seguida ele afirmou que a pré-candidatu-ra não tem volta. “Nós (PDT) queremos ser protagonistas e isso aqui está representa-do pelo Fernando Anselmo, jovem e determinado”, frisou.

O mesmo pensamento foi comungado pelo vereador Wallace de Souza, o Tete. “O PDT não vai a reboque dos outros. Temos o melhor candidato, novo e prepara-do, não tem volta”, afirmou.

“Não temos a máquina da prefeitura, mas temos sola de sapato para gastar e amigos e familiares para nos ajudar”, completou.

O vereador Telmo Vieira também elogiou Fernando que, na sua opinião, pode ajudar a mudar a política a partir de São José. “Nome novo, com raízes familiares, com história de trabalho e honestidade”, elencou. Em seguida elogiou a conduta da jovem promessa. “O Fernan-do, desde que o conheci na Câmara, sempre pautou sua carreira na licitude, probi-dade administrativa e ética”, detalhou. Luiz Viegas tam-bém enalteceu Fernando, “o novo, a renovação”. Segun-do ele, São José “estará em boas mãos com Fernando”.

A esperança

ADRIANO RIBEIRO

Vereador Telmo Vieira PDT não abre mão da candidatura

Salão de festas ficou lotado

Fernando Anselmo quer resgatar valores éticos na política

Deputado estadual, Rodrigo Minotto prestigiou o ato

.................................................................................................. A|13 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016

Espaço para divulgação dos principais shows e eventos noturnos da região Metropolitana de Florianópolis. CONTATO: [email protected]. FONE: 30915477 WHATSAPP : 9922-8133

MC SAPÃO EM FLORIPA

SC FASHION OUTLET NO CENTROSUL

AGENDADevido ao sucesso da 4ª edição da festa Alô Rio, comandada pela cantora Lud-milla, a Fields traz para Floripa, no dia 6 de maio, o funk do MC Sapão, que vai desa-fiar a galera a não ficar parado. E para com-pletar, o sertanejo fica por conta da dupla Jean e Daniel. Os irmãos são conhecidos pela sua animação e alto astral durante os shows que circulam em todo país.Dono de hits que fazem muito sucesso nas baladas, Sapão invadiu as rádios brasileiras em 2001 com os versos da música "Eu sei cantar" e, com apenas 20 anos, lançou seu primeiro disco intitulado "Papo de futuro" que teve mais de 120 mil cópias vendidas. Desde então ele vem con-quistando fãs com seu estilo próprio e único. A festa Alô Rio, que já faz parte do calendário da Fields, trouxe nas edições anteriores Mela-nina Carioca, Anitta e Ludmilla. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos antecipadamente na Fields, lojas M.OFFICER ou online no site Ingresso Nacional (www.in-gressonacional.com.br).

SERVIÇOO que: Festa Alô RioQuando: 06 de maio de 2016 Local: Fields - Av. Paulo Fontes, 1250 - Centro - Florianó-polis - SCHorário: Abertura da casa 23h / Jean e Daniel 00h30 / MC Sapão 2h30Ingressos*: A partir de R$ 30 - à venda na Fields, lojas M.OFFICER ou www.ingressonacional.com.brMais informações: www.facebook.com/fields.sc/

O evento já entrou para o calendário anual de Florianópolis e virou até ponto turístico aos que passam pela cidade nos dias de outlet. E não é para menos. O maior outlet do sul do Brasil conquistou a capital com sua variedade no segmento de moda, entretenimento e ações beneficentes. Quem visitar o Centrosul de 5 a 8 de maio poderá economizar levando peças de consagradas marcas nacio-nais e internacionais como Von Dutch, Polo HPC, Arezzo, Cheia de Graça, Doris K, Bebê de Goma, entre outras. O SC Fashion Outlet foi marcado em uma data muito especial para que as pessoas pudessem, além de economizar, presentear as mães, já que a data de comemoração ao seu dia será no domingo (8). E opção é o que não falta. O evento oferece peças com 70% de descon-to e, aos que buscam fazer compras com preço baixo, conta com a participação de 50 marcas e mais de 70 lojas que oferecem, juntas, produtos de diversos segmentos, incluindo moda praia, íntima, in-fantil, masculina, feminina, fitness, calçados e acessórios. SERVIÇOO QUE: SC Fashion Outlet com 70% de desconto especial de Dia das MãesONDE: CentroSulQUANDO: De 5 a 8 de Maio, no CentroSul. HORÁRIOS: Qui, Sex e Dom: 14h as 22h. Sáb: 11h as 22h.ENTRADA: R$ 8 ou 1kg de alimento

Especial – Dia das Mães

#Para Almoçar

#Para Ser Saudável

#Para Curtir

Aproveitamos a proximidade do Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo, para reunir algumas dicas quentinhas. Que tal fazer uns agradinhos para sua mãe?

De buffet a restaurantes à la carte, de massas a frutos do mar, opção é o que não falta. No Norte da Ilha, em Ju-rerê Internacional, a melhor pedida é o La Serena – Cuisi-ne & Lounge, com a sua cozi-nha fusion e a linda vista para o mar como destaques. Aliás, não apenas para almoçar, o La Serena é uma alternati-va para curtir o dia todo, já que o Espaço Kids é ótimo para entreter a criançada.

Entre o centro e o caminho das praias, o buffet Quatro Estações, instalado no Pri-mavera Garden Center, na SC 401, também estará com menu especial para o Dia das Mães. O buffet já é escolha certeira para os almoços em família no final de semana, não tem erro! A data ainda contará com decoração ex-clusiva, o carrinho-brigaderia da Bruna Doces e um trio de cordas da Camerata Vieira.

Na região Continental, no coração da Via Gas-tronômica de Coqueiros, está a Pappatore Forne-ria, uma legítima cantina italiana. Não só para o almoço, como também para jantar, seja no sába-do ou domingo. Massas próprias como nhoque, fettucine, lasanhas e, claro, uma grande variedade de pizzas fazem a alegria dos clientes há quase 12 anos!

Mãe antenada é mãe saudável! Então convidamos vocês a vi-sitarem duas lojas que entendem tudo sobre ingredientes fit: Bris Take Away e Grãos da Ilha. No primeiro, na avenida Rio Branco, pertinho do supermercado Angeloni, você dá uma passadinha para tomar um café acompanhado de delícias fresquinhas. No sá-bado inclusive tem feirinha orgânica, o que já rende um ótimo passeio. Já no Grãos da Ilha, você aproveita pra dar uma passeada pelo Mercado Público de Florianópolis e visita o box com os grãos mais selecionados da cidade – que vão te ajudar a preparar receitas saudáveis e gostosas, e que sabe também naquele suco detox pós comilança ;)

Sua mãe gosta de circular, ver gente e ouvir boa música? Também temos boas opções!

CLÁSSICOS A programação inicia já na quinta-feira (05) com o concerto "Quinta Clássica Aliança Francesa" que tem show apresentado pela Orquestra Filarmonica SC no TAC. Já na sexta-feira (06), a escola homenageia músico israelense Avishai Cohen em mais uma edição do "Sexta Jazz AF", no Centro Cultu-ral Fabiano Silveira. Ambos os shows são gratuitos.

SPOK FREVOJá no Teatro Pedro Ivo tem show inédito da Spok Fre-vo Orquestra, diretamente do Recife para os palcos da capital. Marcado para às 21h, o show da big band apresenta um repertório, ovacionado no País e no Exterior, de frevo-jazz. Além disto, o show lança o disco "Frevo Sanfo-nado". os ingressos estão à vendo no site da Blueticket.

BAR DE VINHOSSua mãe é apreciadora de bons rótulos de vinho e prefere divertir-se em um ambiente bem cosmopoli-ta? Então o Vie Vin é a sua melhor opção para o sábado à noite. Em formato de loft nova-iorquinho com clima francês o bar reúne um público diversificado, mas que tem em comum a busca por experiências eno-gastronômicas únicas. Você tam-bém pode presentear sua mãe com os rótulos da adega que, para a data, estarão com até 40% de desconto.

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 | RESUMOS DE NOVEL ASSINOPSES DA SEMANA DE 9 A 14 DE MAIO 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRASamurai garante a Miguel que provará que Rodriguinho é seu filho. Ciça ouve quan-do Ana comenta com Tito que já não tem certeza sobre as histórias contadas por ela sobre Samurai. Tito pede para ser amigo de Ana. Rodrigo tenta se aproximar de Luciana, que inventa ter um namorado. Uodson tenta agradar Monique. Luan convida Jéssica para acompanhá-lo a uma festa. Filipe teme que Nanda descubra sobre o novo trabalho dele.

SEGUNDA - FEIRAFilomena revela que o bebê que espera não é de Fragoso. Nádia e Perseu permitem que Filomena e Clarice resgatem seus pertences, in-cluindo os presentes de Fragoso à ex-dançarina. Candinho diz a Filomena que está namorando. Severo jura reerguer a loja e anuncia a Diana que os dois precisarão economizar. Filomena comenta com Pancrácio que deseja voltar para a fazenda. Gerusa pede que Osório se afaste dela por estar mentindo sobre sua saúde.

SEGUNDA - FEIRANatasha anuncia que se separou de seu marido. Gilda avisa aos filhos que Dino está foragido. Maurice e Stelinha escutam Natasha dizer que herdará uma fortuna e planejam reaproximar Arthur da ex-modelo. Arthur lê a matéria sobre Carolina escrita por Leila e procura a jornalista. Hugo afirma a Gilda que irá esperar por ela. Arthur sai com Natasha e, ao encontrar Eliza e Jonatas, decide beijar a ex-mulher.

SEGUNDA - FEIRASanto faz um discurso emocionado em sua posse à frente da cooperativa. Martim se instala no antigo quarto de Leonor. Tereza vai até a cooperativa para falar com Santo. Bento se oferece para levar Beatriz em casa. Cícero descobre que Iolanda dá aula de dança e passa parte do dia na companhia do pianista Amadeu.Bento pergunta se Beatriz não tem vontade de constituir uma família. Encarnação desiste de contar a verdade para Miguel.

TERÇA - FEIRALuciana pede a ajuda de Roger para provocar ciúmes em Rodrigo. Nanda questiona Filipe sobre o novo trabalho. Vanda ensina Uodson a fazer um bolo para Monique. Luciana fala com Sueli e Jorge sobre o plano para provo-car Rodrigo. Roger trama com Flávia. Arthur garante a Júlia que estudará para provar que merece estar na nova turma. Roger surpreende Luciana com flores diante dos amigos do Leal Brazil. Monique aprova o bolo de Uodson.

TERÇA - FEIRACunegundes expulsa Filomena e Clarice da fa-zenda. Severo cobra Diana que ela aprenda a cuidar da casa. Braz se revolta ao encontrar Diana com o livro de receitas de Ana. Ilde as-susta Alice, e Candinho vai com a menina até a casa de Araújo. Candinho sugere que Alice presenteie Cláudio com um cão. Anastácia dá um automóvel a Candinho. Paulina contrata Filomena como faxineira do dancing. Inácio e Josias pressionam Cunegundes.

TERÇA - FEIRANatasha não gosta de ser usada por Arthur para provocar ciúmes em Eliza. Cassandra avisa a Débora que Suely só está interessada em seu dinheiro. Suely propõe a Charles ajudá--lo a seduzir Débora, caso ele contribua para sua aproximação com a filha. Jojô garante aos avós que unirá seus pais novamente. Cassan-dra impede que Suely entre na Bastille para falar com Débora. Suely beija Charles e acusa o namorado de Débora de tê-la seduzido.

TERÇA - FEIRADoninha revela a Tereza que Afrânio não quis acolher a família de Santo no passado. Bento fala de Beatriz para Luzia. Um homem se oferece para ajudar Martim e conta histórias sobre a família de sua mãe Leonor. Afrânio proíbe Miguel de conhecer as plantações da fazenda. Encarnação exige que a capela da fazenda seja aberta e Afrânio fica furioso. Iolanda fica sabendo que Amadeu foi embora. Tereza e Santo se cruzam na estrada de terra.

QUARTA - FEIRARoger elogia Luciana e finge querer evitar confusões com Rodrigo. Rodrigo confessa a Flávia que ainda gosta de Luciana. Samu-rai avisa a Miguel que conseguiu recolher material genético de Rodriguinho para o teste de DNA. Alina confidencia para Krica que a proximidade entre Roger e Luciana é apenas para provocar Rodrigo. Arthur descobre so-bre o novo trabalho de Filipe e chantageia o amigo. Ana convence Ciça a ficar no Brasil.

QUARTA - FEIRACungundes explica a ideia de mudar para a casa de Anastácia e Candinho para evitar o leilão da fazenda. Anastácia pede conselhos a Pancrácio sobre a união de Candinho e San-dra. Severo ofende Diana. Maria promete a Celso que se casará com ele. Braz confia o li-vro de receitas de Ana a Maria, que estranha o comportamento do irmão. Mafalda e Zé dos Porcos se despedem com um beijo. Cunegun-des proíbe a ida de Manuela para São Paulo.

QUARTA - FEIRA

Débora não acredita em Charles e apoia Suely. Jojô e os avós planejam deixar Arthur e Natasha sozinhos no quarto, mas todos aca-bam presos no cômodo. Suely convida Débora para morar com ela. Cassandra avisa a Hugo que Debora irá morar com Suely. Eliza chega à casa de Jonatas e seduz o namorado.

QUARTA - FEIRASanto e Tereza conversam sobre o sentimento que nutrem um pelo outro. Olívia reclama com Bento do uso de veneno nos parreirais. Martim fica impressionado com as histórias sobre seu avô materno. Iolanda tenta convencer Tereza a desistir de voltar para Salvador. Cícero conta para Afrânio que Santo esteve na fazenda. Ceci afirma que Beatriz e Bento devem ficar juntos. Afrânio exige que Chico Criatura conte tudo o que sabe sobre a cooperativa.

QUINTA - FEIRALuciana confronta Flávia na frente de Rodri-go, que deixa a namorada sozinha. Ana não consegue convencer Miguel a ajudar Ciça. Vera aconselha Beto a aproximar Sandra de Lívia e se dispõe a ajudar a menina. Nanda vê Filipe com Arthur e desconfia de que o namorado esteja es-condendo algo. Júlia se surpreende com Arthur. Samurai e Rodrigo se enfrentam no quarto de Ciça. Beto comenta com Jéssica que acredita que Filipe esteja trabalhando com Jorge.

QUINTA - FEIRAAnastácia acolhe a família de Cunegundes e Maria desconfia da reação de Candinho. Clarice se preocupa com Filomena. Sandra e Ernesto armam plano contra Candinho. Josias incenti-va Zé dos Porcos e Manuela a ficarem com os pertences que desejarem da casa de Cunegun-des. Candinho pede conselhos a Pancrácio sobre a chegada de Cunegundes. Pancrácio confronta Cunegundes e Quinzinho, e Maria percebe. Romeu e Mafalda se encontram.

QUINTA - FEIRACarolina leva Gabriel para passear e comenta com Dorinha sobre a mudança que a crian-ça promoverá em sua vida. Uma assistente social repreende Claudia por não contar a verdade a Carolina sobre Gabriel. Orientado por Cassandra, Hugo faz Suely confessar que só está interessada em seu dinheiro, e Débora ouve. Carolina sai para jantar com Gabriel e Pietro. Germano escuta Euzébia dizer a Lili que acredita que ela esteja grávida.

QUINTA - FEIRAMiguel questiona Cícero sobre Santo. Afrânio faz um discurso provocando Santo. Piedade conhece Miguel e comenta com Luzia. Santo e Afrânio trocam ofensas no bar de Chico Cria-tura e Cícero sai em defesa do coronel. Santo acredita que Tereza voltou para ajudar o pai a se aproveitar do povo. Tereza afirma a Afrânio que não destruirá a cooperativa. Afrânio se vangloria de seus atos como coronel. Bento acredita que Miguel não seja diferente do avô.

SEXTA - FEIRAJúlia estranha que Arthur não lhe peça mais ajuda com as tarefas da escola. Flávia jura que fará tudo para que o namoro com Rodrigo dê certo. Roger insinua a Luciana que gostaria de namorá-la de verdade. Alina se magoa com Mo-nique e Uodson sugere que a sogra converse com a esposa. Arthur cobra que Filipe o ajude com o trabalho de escola e Nanda se irrita com o meni-no. Roger conhece Jorge e Sueli. Lívia e Sandra conseguem se entender e Beto comemora.

SEXTA - FEIRAMafalda acredita que Romeu tenha um re-lacionamento com Olga. Pancrácio descobre o verdadeiro motivo da mudança de Cune-gundes, mas Candinho permite que a família fique em sua casa. Ernesto aconselha Romeu a armar para que Mafalda decida se casar com ele.Com a ajuda de Candinho e Pirulito, Alice encontra um cão para Cláudio. Sandra comenta com Ilde que encontrará uma manei-ra de expulsar Cunegundes e a família.

SEXTA - FEIRANatasha diz a Carolina que está tentando reconstruir sua vida com Arthur. Arthur fica surpreso ao saber por Pietro que Carolina pensa em adotar Gabriel. Natasha afirma a Arthur que prefere ser sua amiga. Dorinha aceita o convite de Carolina para trabalhar com a irmã em seu brechó. Lili descobre que está grávida e diz a Euzébia que o bebê é de Germano. Claudia não revela a Carolina os motivos que levam Gabriel a tomar remédios.

SEXTA - FEIRATereza e Santo conversam sobre o tempo que passou. Afrânio decide processar a cooperativa. Iolanda sai antes do almoço e Doninha se preocu-pa. Miguel reclama do solo e de toda a plantação de manga. Cícero comenta com Miguel como se divertia com Tereza quando eram crianças. Afrânio pede que Carlos convença Tereza a apoiá--lo. Martim acorda assustado com as lamúrias de uma mulher do lado fora de seu quarto e Encar-nação pressente a aflição do neto.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOMafalda percebe a armação de Romeu e afirma que o rapaz só a decepciona. Cláu-dio se diverte com o cão Aladim, sem que Ilde perceba. Romeu garante a Ernesto que ama Mafalda.Severo humilha Braz e Diana. Manuela incentiva Zé dos Porcos a ter espe-ranças com Mafalda. Inácio tem uma ideia para conseguir leiloar a casa de Cunegundes. Pandolfo pede Anastácia em namoro. Para impedir que Ilde atire o cão na rua,

SÁBADODino pede a Carlinhos que não conte a ninguém que está de volta.Cassandra escuta a conversa de Lili e Euzébia e descobre que a mãe de Fabi-nho está grávida. Lili e Euzébia pedem a Cas-sandra que seja discreta e não conte a ninguém sobre a gravidez. Carlinhos furta o dinheiro do caixa do Flor do Lácio e dá para Dino. Arthur avisa a Eliza que ela foi convidada para passar uma temporada em Paris.

SÁBADOIolanda reclama de Afrânio para Doninha. Encarnação conta histórias para Miguel sobre o marido. Doninha desconversa quando Miguel pergunta sobre Santo. Tereza e Carlos não conseguem se entender. Ceci critica Beatriz por não ficar com Bento. Encarnação afirma a Doninha que Martim está próximo de voltar para a fazenda. Martim lê as cartas enviadas por Tereza e Iolanda e chora ao relembrar seu passado. Tereza se aconselha com Bete.

PELADÃO

O bombeiro que incendeia as tardes de domingo do SBT está bem soltinho em um vídeo divul-gado essa semana pelo 269 Chilli Pepper, hotel destinado ao público gay loca-lizado no Largo do Arouche, cen-tro de São Paulo. Acostumado a apagar o fogo da mulherada do programa Eliana, Bruno Camargo protagoniza o ví-deo cheio de homens sara-dos intitulado “The Power Exchange”.

CONFIRMADAA atriz Marina Ruy Barbosa, que está no ar como Eliza em “Totalmente Demais” foi reservada para a próxima novela de Aguinaldo Silva.De acordo com as informações da jornalista Patricia Kogut, do jornal “O Globo”, Marina Ruy Barbosa após “To-talmente Demais” vai gravar a próxima novela das onze, “Justiça“, escrita por Lícia Manzo.Após o fim da novela, Marina vai descansar a imagem na Tailândia. Passará as suas férias longe dos holofotes até o seu retorno na trama de Aguinaldo.

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESPonha os pés no chão e não se deixe levar pelas ilusões ou aparências. Fique de olho ab-erto com as amizades, às vezes, as coisas ou as pessoas não são o que parecem.

TOUROO período é propício ao relacionamento familiar e às reconciliações. Bom tam-bém para novas amizades. No setor profissional tenha cautela e pense antes de dar a sua opinião.

GÊMEOSNão desperdice energias atrás de coisas, ou pessoas que não merecem. Não deixe que o pessimismo tome conta dos seus pensamentos. O período é favorável a mudanças.

CÂNCERA rotina tende a tirar o seu ânimo. Não cultive o mau hu-mor. O período é favorável ao entendimento no trabalho e no trato de assuntos financei-ros, mas evite especulações.

LEÃOO período é propício aos assuntos do trabalho. Evite especulações na área finan-ceira. Cautela com pessoas que tendem a cultivar o pes-simismo.

VIRGEMHarmonia total com a pessoa amada. O período favorece as viagens de descanso e de negócios. Siga a sua intuição e não se deixe influenciar pelo pessimismo de algumas pessoas.

LIBRATenha muita cautela com os as-suntos relacionados ao dinheiro. O período é propício às viagens e ao amor. Muito êxito com a pessoa amada. Bom para se divertir e espairecer.

ESCORPIÃONão cultive o baixo astral e não dê ouvidos à conversa de pessoas negativas. O período é propício para as novas ami-zades e grande harmonia com Peixes. Boa semana!

SAGITÁRIOPeríodo favorável à reciclagem profissional. Possibilidade de êxito em assuntos que envolvam mudanças. Favorável também para novos relacionamentos e para rever antigos amigos.

CAPRICÓRNIOPrepare-se para viver grandes emoções junto à pessoa amada. Período favorável para as viagens. Não descuide da saúde. No trabalho, aja com diplomacia e não entre em disputas.

AQUÁRIOSe estiver só, grandes chances de encontrar-se com o par ideal. Período favorece todos os relacionamentos de modo geral. Evite especulações com dinheiro.

PEIXESNão deixe o ciúme estragar o seu relacionamento. Seja aberto ao dialogo e tenha ouvidos para a pessoa amada. O período pede cautela no trabalho, não dê ouvidos às fofocas. Saúde boa.

HORÓSCOPO DA SEMANA

Luiz Bacci alcança 13 pontos e vence Globo O programa “Domingo Show” exibido domingo (1º), na Record, alcançou 13 pontos de pico de audiência e chegou a ficar 101 minutos na liderança.Em seu horário de exibição, das 10h58 às 15h28, a atração comandada por Luiz Bacci registrou 9 pontos de média e share de 20%, consolidando a vice-liderança isolada. No mesmo horário, o SBT ficou em terceiro lugar com 6 pontos.Desde sua estreia, em março de 2014, até agora, o programa já soma 5.034 minutos de liderança na audiência.

VISUAL NOVO

Adélia, que par-ticipou do “BBB 16”, resolveu ra-dicalizar e voltar a ser morena. A ex-BBB, que tinha os cabelos loiros, deixou apenas algumas mechas mais claras, e escure-ceu os fios. Ao postar o resul-tado, seguido-res foram só elogios.

FINAL EM PARIS

O final da novela de maior sucesso da Globo

atualmente, “Totalmente Demais” está próxima do fim e ninguém, além dos

autores sabem com quem Eliza (Marina Ruy Barbosa)

ficará no final.De acordo com as informações da

jornalista Patricia Kogut, do jornal “O Globo”, após viagens para a Austrália e

Uruguai, a produção da Globo tem viagem marca-da para Paris, para gravar

o final de Eliza com Arthur (Fábio Assunção) ou Jona-tas (Felipe Simas).O último

capítulo está marcado para o dia 27 de maio.

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 5 DE MAIO DE 2016 | A|16 CONTRA-CAPA

“GUINCHO E SOCORRO 24 HORAS”

Missa marca início da safra da tainhaFoi realizado na manhã de

domingo (1º) a 11ª Missa de Abertura da Safra da Tainha. Centenas de pessoas partici-pam da celebração no Rancho de Pesca Cultural (Rancho do Getúlio), na praia do Campe-che. Além da celebração e pro-cissão, marcou o dia também atividades ligadas à pesca e de recreação. Prestigiaram a mis-sa além de pessoas da comu-nidade o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Gean Loureiro (PMDB) e o vereador Vanderlei Farias, o Lela, am-bos do PMDB.

ADRIANO RIBEIRO

Um bom publico compareceu Missa foi celebrada no Rancho do Pescador com procissão na praia

Família Imperial deste ano

Deputado Gean Loureiro e vereador Lela foram as autoridades que prestigiaram a celebração

PROGRAMAÇÃO:DE 3 A 6 DE MAIO- 19h30min – Missa de Retorno das Bandeiras

DIA 6 DE MAIO – SEXTA-FEIRA - 19h30min – Missa- 20h30min – Divina Sopa

DIA 7 DE MAIO – SÁBADO- 18 horas – Abertura Oficial da Festa com espocar de Fogos- 18h30min – Cortejo com a Família Imperial- 19 horas – Missa Solene presidida pelo Diretor da Província Pe. Rodinei Carlos Thomazella com Coroação do Imperador

DIA 8 DE MAIO – DOMINGO- 9 horas – Cortejo com Família Imperial- 9h30min – Missa Solene- 14 horas – Tarde de Prêmios- 15h30min – Feira da Freguesia especial com Boi de Mamão e Banda Crep Suzette- 18h30min – Cortejo com Família Imperial- 19 horas – Missa Solene

DIA 9 DE MAIO – SEGUNDA-FEIRA- 19h30min – Cortejo com Família Imperial- 20 horas – Missa Solene de Ação de Graça presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Jönck com apresentação do novo Casal Imperial para 2017- 21h30min – show pirotécnico sincronizado com queimas de Fogos de Artifícios- 22 horas – sorteio e entrega de prêmios - 23 horas Despedida da Família Imperial 2016.

OBS- Gastronomia, com cardápios variados durante todo o período da festividade.

Programação inicia na sexta e vai até segunda-feira (9) tendo como local o Centro Histórico de São José

SÃO JOSÉ

Festa do Divino neste final de semana

Será realizada em São José, de 7 a 9 de maio (neste final de semana) a 165ª

Festa do Divino Espírito Santo. Neste ano a família imperial é formada pelo casal Maria de Andrade Coelho e Lédio Coe-lho e Eduardo Coelho.

Desde 1851 a paróquia ce-lebra este festa, preservando

e cultivando a riqueza históri-ca de uma tradição sócio-cul-tural-religiosa, trazida pelos açorianos. A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296 na cidade de Alencar (Portugal) pela Rai-nha Isabel de Araújo, a Rai-nha Santa, esposa de D.Dinis, Rei de Portugal.

DIVULGAÇÃO