jornal informe - florianópolis/são josé - 14/04/16

16
INFORME www.jornalinforme.com.br /RedeInforme [email protected] FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉ REDE DE JORNAIS EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2016. ANO 6 . N O 314 CONTEÚDO É TUDO CIRCULAÇÃO SEMANAL O FACEBOOK ACEITA TUDO – Pela rede social a prefeita e o vice (agora adversários políticos) tentam faturar visitando ações de limpeza em ruas; enquanto isso a população enche seus perfis com reclamações e pedidos de melhorias FARINHA DO MESMO SACO Adeliana e Natal querem fazer agora o que não fizerem em três anos: governar Prefeita Adeliana e vice Natal tentam agregar eleitoralmente através do acompanhamento de ações do com Mutirão de Limpeza da cidade DIVULGAÇÃO PÁGINA 9 PÁGINA 7 PÁGINA 12 SAÚDE COLUNA DO ADRIANO CAPITAL CONFIRMA 1ª MORTE DO ANO POR INFLUENZA A FERNANDO, O FATO NOVO PÁGINA 3 PÁGINA 5 Cesar Souza corta 80% do Orçamento da Secretaria de Obras e apenas 1,55% da Comunicação; vereador Pedrão questiona prioridades CORTES NO ORÇAMENTO Para Cesar Souza Comunicação é prioridade, obras e social não EDUCAÇÃO Festa do Educandário São José foi um sucesso DIVULGAÇÃO ADRIANO RIBEIRO Comunidade e autoridades prestigiaram a realização do evento com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção de suas atividades

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 28-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 314

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

INFORMEwww.jornalinforme.com.br/RedeInforme [email protected]

FLORIANÓPOLIS/SÃO JOSÉREDE DE JORNAIS

EDITOR: Adriano Ribeiro QUINTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2016. ANO 6 . NO 314

CONTEÚDO É TUDO

CIRCULAÇÃO SEMANAL

O FACEBOOK ACEITA TUDO – Pela rede social a prefeita e o vice (agora adversários políticos) tentam faturar visitando ações de limpeza em ruas; enquanto isso a população enche seus perfis com reclamações e pedidos de melhorias

FARINHA DO MESMO SACO

Adeliana e Natal querem fazer agora o que não fizerem em três anos: governar

Prefeita Adeliana e vice Natal tentam agregar eleitoralmente através do acompanhamento de ações do com Mutirão de Limpeza da cidade

DIV

ULG

ÃO

PÁGINA 9

PÁGINA 7 PÁGINA 12

SAÚDE COLUNA DO ADRIANO CAPITAL CONFIRMA 1ª MORTE DO ANO POR INFLUENZA A

FERNANDO, O FATO NOVO

PÁGINA 3 PÁGINA 5

Cesar Souza corta 80% do Orçamento da Secretaria de Obras e apenas 1,55% da Comunicação; vereador Pedrão questiona prioridades

CORTES NO ORÇAMENTO

Para Cesar Souza Comunicação é prioridade, obras e social não

EDUCAÇÃO

Festa do Educandário São José foi um sucesso

DIVULGAÇÃO ADRIANO RIBEIRO

Comunidade e autoridades prestigiaram a realização do evento com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção de suas atividades

Page 2: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

..................................................................................................A|02 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 | DIA-A-DIA

jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Adriano Meireles Ribeiro - ME CNPJ 18.590.823/0002-60

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro(48) 3091-5477

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃOGráfica Araucária Indústria e Editora

Telefone (49) [email protected]

Av. João Pedro Arruda, s/n - Bairro Bela Vista - Área IndustrialCEP 88514-605 - Lages - SC

TIRAGEM 2 mil

CONTATO REDAÇÃORua Pedro Cunha, nº

494, bairro Capoeiras - Florianópolis

CEP 88-070-500

FLAGRANTE DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO DA SEMANA

32 32 33 33 34 34 3423 24 23 21 24 25 24

QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde

e a à noite

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol com algumas nuvens. Não chove

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde

e a à noite

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde

e a à noite

Espaço reservado para publicação de imagens inesperadas do cotidiano na Região Metropolitana. Você pode participar enviando seu flagrante no E-MAIL: [email protected]

MURO PARA PROTEGER VIVOS E MORTOSO muro do Cemitério São Cristóvão, em Capoeiras, Florianópolis, está sendo erguido em mais de meio metro. A turma do Bar do Nivaldo na rua Santos Saraiva, que não perdoa, diz que é pra evitar fuga de mortos. A prefeitura prega mais segurança para evitar furtos. Craqueiros estavam levando até as placas com os nomes dos entes queridos dos túmulos. Seja como for, terá mais segurança o estabelecimento, para os vivos de fora e os mortos de dentro!

Defensoria Pública

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE JORNAL I

E-mail:[email protected] (48) 98070659

Ronaldo FranciscoÉ SEU DIREITO

Coluna é publicada semanalmente, redigida por defensor público e tem como objetivo orientar juridicamente a população.

A Defensoria Pública é uma instituição prevista na Constituição Federal e que tem como principal missão a prestação do serviço público de orien-tação e assistência jurídica às pessoas vulnerá-veis, principalmente àquelas que não possuem condições financeiras para contratar advogado particular e arcar com os custos do processo.

A Defensoria existe na Constituição desde 1988, mas só foi implementada em Santa Catarina em 2012 e após o Supremo Tribunal Federal julgar inconsti-tucional o modelo de assistência jurídica que existia no Estado e era conhecido como Defensoria Dativa.

Segundo dados do Instituto Econômico de Pes-quisa Aplicada – IPEA e da Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, Santa Catarina pre-cisa de 509 Defensores Públicos, porém há somente 120 cargos e, destes, apenas 100 estão preenchidos.

A boa notícia é que a Emenda Constitucional nº 80, promulgada em 04 junho de 2014, determinou que, no prazo de 08 anos – ou seja, até 2022 –, a União, os Estados e o Distrito Federal deverão possuir, além de magistrados e promotores de justiça, defenso-res públicos em todas as unidades jurisdicionais.

Defensoria Pública em São JoséEm São José, a Defensoria Pública conta atu-

almente com 03 defensores e atende questões ligadas às áreas criminal, execução penal, in-fância e juventude e orientação jurídica.

A instituição está localizada na Rua Maria Ber-nardina Vaz Borges, nº 44, Bairro Kobrasol – Fone: 3665 6711 e o atendimento ao público ocorre de segunda à quinta-feira, das 14:00h às 17:00h.

O cadastro e a análise da situação econômi-ca são realizados no setor administrativo e, em seguida, o cidadão é encaminhado para atendi-mento individualizado pelo defensor público.

Quantidade ideal de defensores pú-blicos para a Comarca de São José

A Comarca de São José – que abrange os municípios de São José e São Pedro de Alcân-tara – possui 214.508 ha e é dividida em 12 Va-ras e 14 Promotorias de Justiça, nas quais atu-am 15 juízes e 14 promotores de justiça.

São José necessita de 10 Ofícios de Defensoria Pública, mas conta atualmente com apenas 04 e, por isso, os defensores públicos não atendem todas as áreas – como, por exemplo, a área de família.

Apesar das dificuldades iniciais, a Defensoria Pública segue firme rumo à consolidação e, em breve, prestará o serviço público de orientação e assistên-cia jurídica a todos os catarinenses necessitados.

Os cuidados com a comunica-ção abrangem a definição com cla-reza dos objetivos a serem alcan-çados, visto que a definição clara dos objetivos favorece a seleção do material a ser incluído no contato e a concentração dos recursos para alcançar resultados desejados

Outro ponto é a organiza-ção das ideias, fato que requer o pleno domínio da matéria e a convicção de que realmente esta é importante s, pois para convencer os outros, é necessário primei-ro convencer-se a si mesmo.

Igualmente, faz-se mister cuidar para que o tom de voz, a altura e o ritmo não desa-gradem aos interlocutores.

Gil (1997) analisa como pro-blema comumente encontrado na comunicação o verbalismo, ou seja, a transmissão de conheci-mentos e habilidades mediante o emprego exagerado de palavras.

O autor aponta como con-sequência desse verbalismo, o grande fluxo de palavras vazias que são passadas, nada servindo.

Observa-se então que, mui-tas vezes, os esforços verbais dos comunicadores são utilizados sem que se tornem capazes de compreender o seu significado ou aplicá-la a situações concretas.

Neste sentido, com o objetivo de tornar mais claro o processo comunicacional, lança-se mão dos recursos conhecidos como audiovisuais que vão desde os simples desenhos ou diagramas, até os sofisticados equipamentos e programas de multimídias.

No entanto, para a utilização e bom aproveitamento desses recursos de comunicação, é preciso, primeiramente, avaliar suas vantagens e limitações, bem como os cuidados a serem toma-dos para sua correta utilização.

ADELCIO MACHADO

[email protected] (48) 9961-0168

O AUTORPós-Doutor em Gestão do Conhecimen-to pela UFSC. Docente e Pesquisador da Uniarp. Advogado (OAB/SC nº 4912), Jornalista (MTPS/SC nº 4155 - JP), Administrador (CRA/SC nº 21.651), Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583 - B), Historiador (IHGSC nº 956 - ME), Co-municador Organizacional (Abrapcorp nº 1807 / PQ - SN), Corretor de Imóveis (CRECI/ SC nº 15070), Comunicólogo (INTERCOM nº 5681 / AE), Gestor Finan-ceiro (CRA/SC nº 21.651 / T), Publicitá-rio (MTPS/SC nº 380), Musicólogo (ANP-POM nº 163063b / P), Cientista Político (ABCP nº 1203 / SE), Filósofo (ACF).

Page 3: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

A|03.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 COTIDIANO

Paciente que morreu terça-feira (12) era moradora do Jardim Atlântico (Continente) e tinha 49 anos

SAÚDE

Capital confirma 1ª morte do ano por Influenza A

SAIBA MAIS

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

SINTOMAS

O que é a Influenza A/H1N1?A influenza suína (gripe suína) é

uma doença respiratória dos porcos causada por um vírus de influenza do tipo A, que é motivo de surtos regulares em porcos. As pessoas, normalmente, não contraem a gripe suína, porém infecções em seres humanos podem acontecer e de fato acontecem. Estudos mostraram que os vírus da gripe suína podem se disseminar de pessoa para pessoa; porém, no passado, essa transmissão era limitada e não sustentada para além de três pessoas.

Durante quanto tempo a pessoa doente pode transmitir a Influen-za A/H1N1 para outras pessoas?

As pessoas infectadas pela in-fluenza suína podem ser consideradas potencialmente contagiantes durante todo o período em que manifestarem os sintomas e possivelmente por até 7 dias depois do início da doença. As crianças, particularmente as menores, podem ser potencialmente conta-giantes por períodos mais longos.

Quanto tempo os vírus so-brevivem fora do corpo?

Sabemos que alguns vírus ou bactérias vivem por 2 a 8 horas em superfícies como mesas de cafeterias, maçanetas de portas e mesas de escri-tório. Lavar as mãos com freqüência ajuda você a reduzir as chances de se contaminar a partir dessas superfícies.

Qual é o melhor meio para evitar transmitir o vírus pela tosse ou pelo espirro?

Se você estiver doente, limite ao máximo possível o contato com outras pessoas. Não vá ao trabalho ou à escola se estiver doente. Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Isso pode evitar que as pessoas que estão perto de você adoeçam. Jogue seus lenços de papel usados no lixo. Se não tiver lenços de papel, cubra com a mão a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar e, em seguida, lave as mãos. Faça isso a cada vez que tossir ou espirrar.

Quais superfícies podem ser fontes mais prováveis de infecção?

Os germes podem ser transmiti-dos quando uma pessoa toca algum objeto contaminado e depois toca seus olhos, nariz ou boca. Gotículas de tosse ou espirro de pessoas infectadas se movem pelo ar. Os germes podem ser transmitidos quando uma pessoa toca gotículas da respiração de outras pessoas ou uma superfície, como uma mesa, e então toca seus olhos, boca ou nariz sem lavar as mãos.

Qual é o melhor meio para evitar transmitir o vírus pela tosse ou pelo espirro?

Se você estiver doente, limite ao máximo possível o contato com outras pessoas. Não vá ao trabalho ou à escola se estiver doente. Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Isso pode evitar que as pessoas que estão perto de você adoeçam. Jogue seus lenços de papel usados no lixo. Se não tiver lenços de papel, cubra com a mão a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar e, em seguida, lave as mãos. Faça isso a cada vez que tossir ou espirrar.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) acaba de confirmar, no

fim da tarde desta terça-feira (12), uma morte por Influenza A (gripe A) em Florianópolis. A paciente era moradora do Jardim Atlântico (Continente) e tinha 49 anos. Ela era porta-dora de doença renal crônica, deu entrada no Hospital Flo-rianópolis no dia 07 de abril e morreu uma hora depois.

A Capital tem 07 casos de influenza A, sendo 06 confir-mados com o subtipo H1N1. O subtipo que infectou a paciente que foi a óbito ainda está sen-do investigado. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou para o pró-ximo dia 25 o início da cam-panha de vacinação contra a Influenza, que estava prevista para acontecer de 30 de abril a 20 de maio, sendo 30 de abril o dia "D" de mobilização nacio-nal para intensificação da vaci-nação para todos os grupos.

As doses já vão proteger contra os virus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B. A vacina é segura e é consi-derada uma das medidas mais eficazes na prevenção de casos graves por gripe. Todos os cen-tros de saúde da Capital irão oferecer a vacina.

Nesta campanha, serão va-cinados os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a meno-res de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saú-de, os povos indígenas, os gru-pos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas espe-ciais (Indivíduos que apresen-tem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; ne-fropatias; hepatopatias; doen-ças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neu-rológicos e do desenvolvimen-to (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros); imunossupres-são associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tu-berculose, de todas as formas), os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os fun-cionários do sistema prisional.

- Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz após tossir, espir-rar ou usar o banheiro;

- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após con-tato com superfícies;

- Proteger com lenços (preferencialmente des-cartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para

evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda--se proteger a face jun-to à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

- Indivíduos com sín-drome gripal devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis;

- Indivíduos com sín-drome gripal devem

evitar aglomerações e ambientes fechados;

- Manter os am-bientes ventilados;

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Indivíduos com suspei-ta ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, utilizar alimentação ba-lanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

CRIANÇAS- Respiração rá-pida, dificuldade de respiração- Rosto pálido e má coloração- Vômitos e diar-reia persistentes- Irritação, falta de ludicidade e reflexos lentos- Persistência e agra-vamento dos sintomas

ADULTOS- Dificuldade de res-piração ou falta de ar- Dores persis-tentes no peito- Vômitos e diar-reia persistentes- Febre que persiste por mais de três dias- Persistência e agra-vamento dos sintomas

A paciente era moradora do Jardim Atlântico (Continente)

DIVULGAÇÃO

Page 4: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

A|04 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 |

AdrianoRibeiro OPINIÃO /adriano.ribeiro.35380 @AdrianoInforme

(whatsapp) (48) 9922-8144 E-mail: opiniã[email protected]

Câmara abandonada

Fundo de previdência

PP 2020

PP 2016

PP 2016 (II)

O ‘mantra’ do Tiago

Dário x Cesar

Assaltos em ônibus

Parcelamento da previdência

Parece que a eleição já começou para os vereado-res da Câmara Municipal de Florianópolis. O desinteresse pelas sessões ordinárias, cujas suas remunerações são prove-nientes, é gritante. Terça-feira (12), foi a segunda vez em duas semanas, em que uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Florianópolis teve ata negativa e não se realizou por falta de quórum - apenas sete vereadores, de 23, estavam presentes. Ou seja, das cinco sessões do mês de abril até o momento, apenas três se realizaram.

Já na sessão do dia 6 de abril, só seis vereadores foram à Câmara. "Isso gera uma preocupação com a

possibilidade de futuras atas negativas e o andamento dos processos na Casa", comen-tou o vereador Fernando Bragança Peres, o Lino do PT, que esteve presen-te em todas as sessões.

Concordo com o vereador, afinal de contas inúmeras

matérias de expressivo inte-resse público estão paradas na Casa enquanto os vere-adores preocupam-se com seus interesses particulares ou eleitorais. Quer dizer, sonham com um mandato que ainda nem conquistaram e esnobam o atual que está garantido.

A Câmara de Florianópolis aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (11) a realiza-ção de uma Audiência Pública, solicitada pelo vereador Afrânio Boppré (Psol), para discutir o Projeto de Lei Complementar 1529/16 do prefeito Cesar Souza Júnior (PSD). O projeto do prefeito pretende transferir recursos do fundo previdenciário dos trabalhadores da prefei-tura para o fundo financeiro. “É mais uma fórmula mágica pra inventar dinheiro e que, se aprovada, vai desviar mais de R$ 90 milhões do patrimônio dos trabalhadores”, diz Boppré.

Ainda sobre a dívida pre-videnciária da prefeitura de Florianópolis, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), Alex Santos usou a tribuna da Câmara na sessão de segunda (11) para manifestar sua indig-nação. Ele criticou duramente a intenção o prefeito em parcelar a dívida, classificando-o como caloteiro. “Ele não pagou nada da dívida da previdência e agora quer parcelar”, criticou. Santos aproveitou para agra-decer aos vereadores parceiros dos servidores na discussão da data-base da categoria. Rela-tou que a atual administração agiu com “intransigência”, sendo que em 60 dias foram realizadas apenas três reuniões entre as partes, culminando com o decreto de greve.

O Partido Progressista da Capital lançou segunda-feira (11), na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o docu-mento intitulado "Florianópo-lis 2020 - Compromisso com o Futuro". Com a presença de re-presentantes da sociedade civil organizada, entidades, políti-cos e partidários o evento pro-pôs um pacto pelo futuro da cidade a partir de ações priori-tárias a serem construídas em

parceria com todos os setores produtivos. O movimento é ca-pitaneado pela família Amin. Dúvida que não quer calar: se o projeto é para 2020, suben-tende-se que o partido foca as eleições municipais daquele ano; ou seja, 2016 só assiste?

Acredito que apesar de focar em 2020, o PP quer plantar a semente neste ano. E esta semente atende pelo nome do de-putado estadual e ex-vice-prefeito João Amin (PP). Passa pela cabeça dos progressistas seu nome na disputa, o colocando na fila para a futura eleição municipal e revivendo o sobrenome Amin na Capital, já que seu pai, Esperidião Amin sonha em disputar o governo do Estado em 2018. João não tem nada a perder. Para quem abandonou a vice-prefeitura, quando am-parava Cesar Souza, para ser candidato a deputado estadual, não custa atirar agora. Tem seu mandato na Alesc para garan-tir que não caia no ostracismo em caso de derrota eleitoral.

Já o plano B do PP é Ângela Amin. Iria a esposa para a disputa em caso de vacância de nome pela indisposição de Cesar Souza (PSD) concorrer à reeleição (condição ventila-da dado seu péssimo gover-

no). Nesse caso o partido do governador daria o vice. Fato é que Gean Loureiro (PMDB) disparado o nome mais lem-brado para assumir a prefeitu-ra, terá seu PMDB de novo en-galfinhando-se com um Amin.

Vereador de Florianópo-lis, César Faria (PSD) está preocupado com os recentes casos de assaltos relâmpa-gos em ônibus do transporte

coletivo na rodovia SC-401, especialmente no trecho entre João Paulo e Cacupé. Cita que moradores estão utilizando o whatsapp para

trocar informações e sugeriu que se garanta, de alguma forma, mais segurança dentro dos ônibus. Somente em três semanas foram 13 assaltos.

O vereador do PMDB, Tiago Silva vêm repetindo em cada sessão ordi-nária da Câmara de Florianópolis um verdadeiro ‘mantra’ quando pipoca qualquer discussão envolvendo segu-rança pública: “Libera pra rua os PMs que ficam no Palácio”, diz aparteando. Ele resolveu pegar no pé do governador Raimundo Colombo (PSD) e sugere que os oficiais que dão segurança tanto no Centro Administrativo quanto na Agronômica poderiam muito bem estar na rua levando segurança à população. “Pra que proteger um homem que ninguém quer chegar perto”, diz Tiago se referindo a Colombo. “Lá nunca se rou-bou um palito de fósforo, nunca se levou nada”, completa.

Nesta semana o vereador da Capital, Celso Sandrini usou a ocupação de cargos comissionados para fazer uma comparação entre o ex--prefeito Dário Berger (PMDB) e o atual, Cesar Souza Júnior (PSD). Segundo Sandrini, o atual prefeito loteou a ocupa-ção de cargos comissionados, aumentando em 64% em seu mandato. Ele mostrou dúvi-das quanto a recente decreto

publicado pelo prefeito, sendo que pelo qual pretende reduzir essa ocupação desenfreada. “O decreto é de 1º de abril e é tão mentira que ele não vai reduzir”, disse. “Ele demite de um cargo e contrata em outro”, completou. Sandrini lembrou que Dário não ocupou um ter-ço dos cargos comissionados constantes na prefeitura. “E é por isso que pulou de prefeito para senador”, ponderou.

Norte da IlhaO vice-governador Edu-

ardo Pinho Moreira (PMDB) e o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) recebe-ram na segunda-feira (11) o vereador Edinon Manoel da Rosa, o Dinho do PMDB, para tratar de assuntos relevan-tes à algumas servidões do

Norte da Ilha que enfrentam problemas com sua estrutura, como calçamento, luz, água, saneamento básico. “Busca-mos achar soluções rápidas para dar aos moradores o que eles têm por direito. Conti-nuamos na luta pela nossa comunidade”, disse Dinho.

Page 5: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

.................................................................................................. A|05 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016

Fernando Anselmo, o fato novo

Saques suspeitos da Cosip

Neri intrigado

Mais de meio milhão em diárias

E o retorno?

Superior a R$ 1 milhão

PMDB malandro

União em Palhoça?

A defesa

O jovem advogado Fer-nando Anselmo (PDT) é o

fato novo neste pré-pe-ríodo eleitoral em São José. Num quadro que desenha várias candi-daturas de ‘políticos profissionais’ como o deputado estadual, Mário Marcondes (PSDB), o vereador

de vários mandatos, Amauri dos Projetos (DEM), o vice--prefeito José Natal (PMDB) e a atual prefeita Adeliana Dal Pont (PSD), Fernando tenta buscar seu espaço.

Aposta no discurso de que a política tem que se rein-ventar, voltar a atenção para critérios como valores morais e éticos. Um tema comentado

no atual contexto da política nacional. Mas, desgastado pelo seu uso aleatório por centenas de políticos que o empunharam para se eleger e depois o rasgaram. Vai-se colar? Só as urnas dirão.

Conversei com Fernan-do na festa do Educandário São José final de semana passado. Cabeça aberta,

sincero e disposto. Um belo quadro político se não se perder pelo caminho. Tem qualidades para conquistar eleitores. Basta saber será terá condições para expô--las. Também terá que ter fôlego para levar seu projeto adiante neste lamaçal de falsidade em que se trans-formou o mundo político.

O vereador Amauri dos Projetos (DEM) quer saber quais as condições que le-varam a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD) a sacar R$ 7.6 milhões da conta da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) de São José neste final de ano. Segundo o vereador, um saque foi feito dia 24 de dezembro de 2015 no valor de R$ 4 milhões e outro dia 16 de janeiro no

valor de R$ 3.6 milhões. O primeiro teria sido devolvido ao fundo no final de janeiro, mas e o outro. O vereador desconfia que os recursos que deveriam ser destinados à iluminação pública foram usados para pagar 13º salá-rio e salário de servidores. Mas, Amauri não tem certeza porque não consegue ter acesso às informações. Um requerimento seu para ter os documentos está orbitando

nas entranhas da Câmara sem ir ao plenário. O MP de São José não acatou a denuncia. O recuso foi encaminhar seu questionamento ao Tribunal de Contas. O órgão acatou e instaurou a representação 16/00136580. “Há casos emer-genciais em que se poderia ter utilizado esses recursos, mas a prefeita vai ter que explicar muito bem isso”, questiona o vereador. Enquanto isso, as dúvidas prevalecem.

O vereador de São José, Neri Amaral (ex-PMDB agora PSB), está intrigado com um cidadão que vem ‘cau-sando’ na costa da Praia de Barreiras, às margens do rio Três Henriques, na divisa entre São José e Biguaçú. Ele reclama que este teria tomado conta de uma área

pública, com uso inclusive de cão rottweiler e segurança armado. Segundo o verea-dor, o tal cidadão promete benefícios para a economia, entretanto atua apenas na re-alização de festas raves que já resultaram em duas mortes. O vereador quer uma provi-dência do poder público.

Vereadores de São José estão de cabelo em pé com o uso de diárias por parte de servi-dores da prefeitura. Somente nos anos de 2014 e 2015 foram gastos R$ 592.55175. Os dados estão no Portal de Transparência. Impressionou o valor de R$ 36.5252,00 em diárias utili-zadas pelo servidor Claiton Ribeiro. Ele tirou mais diárias que a prefeita Adeliana Dal Pont, com R$ 31.383,84. Outros servidores ultrapassaram a casa dos vinte mil: Luiz Carlos Vilela, R$ 30.275,00; Willian Quadros da Silva, R$ 22.939,40 e Carlos Luiz Nunes Maciel, R$ 20.450,00.

Os dados que caíram na mão dos vereadores são refe-rentes a 2014 quando foram consumidos em diárias R$ 355.737,35 e 2015 com R$ 236.814,40. Restam os anos

de 2013 (primeiro ano do atual governo) quando os dados ainda não constavam no portal de Transparência e os primeiros meses deste ano. O vereador Amauri dos

Projetos (DEM) calcula que incluindo todo o atual man-dato com certeza o valor gas-to em diárias para viagens de servidores da prefeitura de-verá ultrapassar R$ 1 milhão.

É claro que a discussão não gira somente em torno do valor gasto em diárias. Até porque viagens são neces-sárias e são aparadas pela legalidade. Ninguém está culpando servidor por pegar diária. O questionamento dos vereadores é sua real finali-dade. “Qual foi o retorno para o município”, questiona o vereador Clonny Capistrano

(PMDB). O questionamento também chega ao momento econômico que vive o País e a prefeitura. “Mais de meio milhão em diárias e a prefeita não tinha dinheiro para pagar os servidores”, ressalta o ve-reador. Um requerimento do vereador Amauri dos Projetos foi apresentado nesta semana na Câmara para saber as in-formações relativas às diárias

como prestação de conta das viagens, projetos ou estudos que essas viagens originaram etc. O problema é que o pedi-do de informações foi derru-bado pela maioria aliada à atual administração. Sem da-dos, ficamos no campo ima-ginário. Vai saber onde foram e o que fizeram os 246 servi-dores que pegaram diárias em São José no atual mandato.

Estranho e malandro este PMDB de São José. Até esses dias estava no governo Adeliana Dal Pont. Agora, num passe de mágicas quer fazer oposição na Câmara de Vereadores. A cabeça do eleitor não acompanha, é muita versatilidade.

O vereador Pitanta (DEM) de Palhoça chama a atenção para a necessidade de formar uma ampla coligação na opo-sição com o objetivo de ganhar as eleições que se aproximam. “Só ganhamos a eleição assim”, disse. Em sua opinião uma eleição entre a candidatura do DEM, a da família Heiders-cheidt, do PMDB, e a reelei-

ção de Camilo Martins (PSD) levará o prefeito a vitória. A declaração foi dada em recente evento realizado pelo PDT da-quele município que marcou novas filiações de pré-can-didatos a vereador. O evento colocou à mesma mesa lide-ranças do PMDB, DEM, PSDB e demais partidos. Se a ideia é união, o PDT saiu na frente.

Abaixo alguns dados interessantes usados pelo assessor de imprensa da prefeitura de São José, Fabiano Marques para defender a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) em maté-ria deste Informe em seu site WWW.jornalinforme.com.br/floripa, que está sendo reproduzida nesta edição na pg 9.

SAIBA MAIS- 7 novas creches, que repre-sentam 1700 novas matrículas - Policlinica de Barreiros realiza cerca de 3 mil atendimentos/mês.- Policlínica de Forquilhinha será inaugurada neste ano.- Centros de saúde no bair-ro São Luiz, em Potecas e vai inaugurar ainda no primeiro semestre as unidades do Ce-niro Martins, Goiabal e Vista Bela. E tem mais em licitação. - Áreas de lazer - Parque Line-ar do Lisboa, com 4 mil m2. Foram feitas mais duas iguais na Colônia Santana e no Loteamento Luar.

Está sendo revitalizada a orla da Praia de Guararema, com deck e trapiche. Fica pronto no início do segundo semestre. Novas quadras de esporte na Beira-Mar e pista de skate.- Segurança:Foi criada a única Central de Videomonitoramento do esta-do, com 180 câmeras vigiando a cidade 24 horas por dia.No mês que vem a Guarda Munici-pal receberá armas para trabalhar.- Assistencia SocialNova Piscina do Cati14 mil atendimentos/mês para os idosos, que estão na melhor idade

Page 6: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

A|06 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 | COTIDIANO

Estão abertas as inscrições para o 11º Casamento Coletivo Civil da Grande Florianópolis

FAMÍLIA

Quer casar? Aproveita a oportunidadeFlorianópolis - Estão

abertas as inscrições para a realização do 11º Casamen-to Coletivo Civil da Grande Florianópolis. O evento será realizado pela Associação Amigos em Ação de Santa Ca-tarina. O local e data do even-to ainda não estão definidos.

Os requisitos básicos para a inscrição são os seguintes: ter idade superior a 18 anos (Se for de menor é obrigatório a presença dos pais em todo o processo, desde presença no cartório até o dia do evento); apresentar RG e CPF dos noi-vos em bom estado, se pos-sível levar mais documentos atualizados como CNH e Car-

teira de trabalho; se solteiros: Certidão de Nascimento An-tigas; se divorciado: Certidão de Casamento com Averba-ção de Divórcio. Na averbação deve conter que a separação teve ou não partilha de bens.

Tendo todos estes documen-tos em mãos, basta comparecer para fazer a inscrição na Rua Conselheiro Mafra nº 320 – Cen-tro – Florianópolis. No segundo andar da loja Feirão de Moveis, Próximo a Loja Millium. Para conhecer um pouco mais desde projeto que vem acontecendo a 11 anos acesse o site www.ami-gosemacaosc.com.br ou adicio-ne Lu do Bem no FaceBook e demais redes sociais.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

Tratar com Lu do Bem nos fones: 48 -8433-8383 oi / 9164-3373 tim. Ou através do WhatsApp 48 - 9164-3373 e 48 - 9191-3373.E-mail: [email protected]

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

É a oportunidade para realizar o sonho do casamento

Prefeito visitou recentemente o andamento das obras no Mercado do Continente

Médicos devem comunicar sobre casos de caxumba

Mercado do Continente deve ficar pronto em julho

A Secretaria de Saúde de Florianópolis comunica aos profissionais de saúde do mu-nicípio que casos agregados de caxumba, com vinculação entre eles, devem ser notifica-dos à Vigilância Epidemiológi-ca para que haja investigação sobre a possibilidade de surto da doença. Desde meados de março, alguns casos vêm sendo relacionados nas redes sociais. No entanto, não está ocorrendo a devida notificação ao órgão de saúde responsável.

A caxumba não é agravo de notificação compulsória - não é considerada, de maneira isolada, de importância para a saúde pública. Entretanto, surtos (casos agregados, com vinculação entre eles) são de notificação obrigatória

e devem ser comunicados para a Vigilância Epidemio-lógica, sob risco de respon-sabilização por omissão de informação obrigatória a au-

toridade de saúde pública.A Secretaria de Saúde rece-

beu, até esta quinta-feira, quatro notificações de surtos que estão sendo investigadas no momen-to, um total de 45 pessoas. Todas as medidas de bloqueio estão sendo adotadas, incluindo a distribuição de 800 doses de va-cina, até agora, nos locais onde houve registro de casos.

A principal medida de pre-venção é manter o calendário de vacinação em dia, já que a caxumba é uma doença imuno-prevenível. A vacina está dispo-nível para crianças e adultos nos centros de saúde do município.

Além disso, é importante lembrar que a caxumba é trans-mitida através de gotículas de saliva das pessoas afetadas, en-tão o afastamento dos doentes do trabalho, escola, etc, manter os ambientes arejados e lavar as mãos frequentemente são medidas universais que devem ser adotadas sempre.

Vacina está disponível para atualização da carteirinha nos centros de saúde

DIVULGAÇÃO

Em fase de acabamento, com previsão de entrega até julho, as obras do futuro Mer-cado Público do Continente foram visitadas recentemente pelo prefeito Cesar Souza Ju-nior (PSD). O novo mercado está sendo construído a partir da adequação da estrutura do antigo terminal de integração do Jardim Atlântico.

“Estamos trabalhando na parte de acabamento, com a colocação de revestimen-to de piso, das paredes e das aberturas nos boxes. Estamos trabalhando com dez funcio-nários e pretendemos em no máximo 45 dias terminar esta parte dos serviços serviços”, disse Pedro Roberto Rita, res-ponsável pela obra.

Segundo ele, os trabalhos estão concentrados no prédio anexo, espaço onde irá fun-cionar o setor administrativo do conjunto, além do Banco do Brasil e do laboratório mé-dico. Por seus cálculos, a obra está 60% terminada. Os servi-ços estão bem avançados em praticamente toda a estrutura. Pedro Rita destacou o avanço das obras no pavilhão princi-pal, onde irão funcionar os 28 boxes comerciais. Outras par-tes concluídas são a ilumina-ção do pátio, a área externa do Mercado, os deques, o telhado

e a estrutura metálica.Após a conclusão do acaba-

mento, ficarão faltando com-plementos, como a instalação de lixeiras e da caixa d´água, a construção da guarita e do cercamento com passeio. O projeto possui modelo ecolo-gicamente correto, onde está prevista a captação de água da chuva, que será utilizada para a limpeza dos boxes.

MixO mix do mercado segue os

mesmos moldes do Mercado Público do Centro e vai ofe-recer espaços como açougue, peixaria, barbearia, costura,

café, cervejaria, sapataria e produtos naturais, entre ou-tros. Além disso, o projeto pre-vê também deques externos e área de estacionamentos com 37 vagas para usuários e mais 26 para comerciantes.

Ainda não há uma data oficialmente prevista para a inauguração do Mercado, mas estima-se que até julho deva estar concluído e entre-gue à população.

O secretário do Continen-te, Aurélio Rocha dos Santos, o diretor geral da Secretaria, Afonso Silva, e o vereador De-glaber Goulart acompanha-ram a visita do prefeito.

Page 7: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

.................................................................................................. A|07 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 POLÍTICA

Cesar Souza corta 80% do Orçamento da Secretaria de Obras e apenas 1,55% da Comunicação; vereador Pedrão questiona prioridades

CORTES NO ORÇAMENTO

Para Cesar Souza Comunicação é prioridade, obras e social não

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

A caneta do prefeito de Florianópolis Cesar Souza Júnior (PSD) só

terá tinta para assinar o cheque que paga suas aparições nos jornais, rádios ou televisão. Já a tinta da caneta para assinar por obras emergenciais que a cidade precisa e ações neces-sárias na área social deverá se-car. O recente remanejamen-to no Orçamento Municipal, levando cortes a todas as se-cretarias municipais intrigou os vereadores. A Secretaria de Obras terá corte de 79,86% em seu orçamento, enquanto a Secretaria de Comunicação de conhecida menor importân-cia, de apenas 1,55%.

Indignado o vereador Pe-dro de Assis Silvestre, o Pedrão (PP) usou a tribuna da Câma-ra Municipal nesta semana para denunciar a manobra financeira proposta por Cesar Júnior. “Como ficará o inves-timento da nossa prefeitura e a distribuição dos recursos públicos dentro do quadro da prefeitura”, questionou. “Inú-meras secretarias tiveram seus orçamentos cortados signifi-cativamente”, disse.

O vereador classificou como absurda a escolha de prioridades nos cortes, com a Secretaria de Obras perdendo quase toda sua capacidade de investimento ao longo dos pró-ximos meses. Pedrão lembrou obras urgentes aguardadas há anos, como o Elevado do Trevo da Seta, no Sul da Ilha. “Nesse

momento, às 18h30min, aque-le trabalhador está em pé, can-sado, segurando no ‘puta mer-da’ do ônibus esperando numa fila”, reclamou. “Enquanto isso a obra não sai do lugar. É uma tartaruga, temos fantasmas tra-balhando e aquele elevado não sai do papel”, acrescentou.

Ele também citou os mo-radores do Continente que estão clamando por novas obras. Citou como exemplo a recuperação das praças. “A Praça Nossa Senhora de Fá-tima é um exemplo. Recente-mente recebeu uma mão de tinta para disfarçar a podri-dão em que estava”, ilustrou. Em seguida informou que a Secretaria Municipal do Continente teve corte de 57% dos seus recursos. “Buracos, praças, pinturas de faixas de pedestres, e isso? Como vai ficar”, questionou.

Na área do saneamento bá-sico o corte foi de 36%. “Nós vivenciando nesse momento uma crise em relação ao es-gotamento sanitário. A gestão do lixo em que a Comcap está afundada em dívidas”, frisou “Enquanto isso a Secretaria de Comunicação teve uma redu-ção só de 1,55%. Saneamen-to é menos importante que comunicação”, disparou. Ele também lembrou que a Secre-taria de Mobilidade Urbana reduziu 36% seu orçamento. “Mas é menos importante que a comunicação”, ironizou.

Pedrão também citou o Fundo da Infância e Adoles-cência (FIA) que teve redução de 92,49%. “Logo um progra-ma capaz de trazer projetos

sociais para os morros, para as comunidades e as pessoas que de fato precisam”, senten-ciou. Já o Fundo Municipal de Habitação perdeu de seu orçamento 94,48%. “Temos mais de 14 mil famílias es-peram por moradia. Pessoas que estão morando na beira de precipícios, casas que ala-gam, casas que estão para cair e isso é a política publica des-se município”, atacou.

CONVOCAÇÃO DO PREFEITO E SECRETÁRIOO vereador Pedrão defen-

deu a convocação de prefeito e secretários para explicar. Um requerimento está sendo apre-sentado pelo vereador Lino Peres (PT). “É por isso que o vereador Lino Peres vai fazer um requerimento convocando, e não adianta o líder do prefeito dizer que não pode. Quê isso? Isso aqui é um poder rapaz... eles têm que nos respeitar, pois nós representamos o povo de Florianópolis. É por isso que estamos aqui, porque somos representantes do povo. E ele quer saber que política publica serão feitas com o dinheiro de todos os impostos que ele paga, de ISS, IPTU. Essa é a pergun-ta que nós precisamos saber a resposta”, indagou o vereador.

Pedrão garantiu que a manobra orçamentária será questionada. “Em que cidade estamos. Que políticas publi-cas serão priorizadas. Política eleitoral? Por que todo esse recurso foi centralizado em um único lugar, com apenas uma caneta para tomar as de-cisões”, questionou.

Cesar Souza retira recursos do social e obras

DIVULGAÇÃO

POPULAÇÃO REAGE NO FACEBOOKO Informe divulgou esta matéria em seu site: WWW.jornalinforme.

com.br/floripa na semana passada. Instantaneamente centenas de ci-dadãos compartilharam ou comentaram a decisão no prefeito. Abaixo alguns comentários colhidos aleatoriamente. Todos podem ser vistos no facebook do jornalista Adriano Ribeiro ou do jornal: https://www.facebook.com/informe.floripa.

Philipy Ale-xandre Pe-reira Weber Isso mostra que a máquina públi-ca, por meio da publicidade, vai ser usada para a campanha eleitoral desse ano. O Junior está esfregando na cara da cidade que os aumen-tos sucessivos de IPTU não vão ser para obras, para educação, para projetos sociais. Vão servir APENAS para pagar sua auto-promoção. Para garantir sua vergonhosa reeleição.

Arnaldo Pa-checo Macha-do Junior Como manézi-nho da ilha e vendo o q ele faz com o município é uma vergonha, péssimo ad-ministrador, opa ele é formado em outra área e seu assessores então aquém de serem com-petentes. Parabéns prefeito ja serve para carregar os balaios.

Oscar CygIsso sem falar entre tantas outras obras como o calçadão da Conselheiro Mafra e da Felipe Schmidt , onde já foi utilizado na época materiais de décima categoria, dando como resul-tado hoje em calçadões sujos, esburacados e cheios de poças da agua quando caí uma garoa. Como podemos considerar tu-rística uma cidade onde umas das principais ruas do centro estão em essas condições deploráveis? VERGONHA!!

Carlos Trindade Nunca foi e nunca será um administra-dor de uma cidade.Principalmente da ilha da magia que nada fez. Como prefeito não existe nota pra ele nem o zero merece.

Guilherme Apoli-nario Testoni Muito fraco. Mais um que perde a oportunidade para

fazer algo de bom pela ci-dade... Proximo, por favor!

Luis Kunst Pois é, no Rio Vermelho as obras prome-tidas e ou solicitadas em todos os anos desde gover-no não foram realizadas , quando será a nossa vez .

Anderson Antu-nes Pré-candidatoPrefeito que aumenta impostos absurdamente, que corta orçamento de uma área que é prioritá-ria, que não assume seus compromissos de campa-nha, merece seu voto?

Amandio Delpizzo Filho Prova de que só pensa nele. Benfeitorias para a cidade nada, publicidade dele sim.

Sandra Camacho Faz sim ...aumenta mais os impos-tos e prejudica a popula-ção em todos os setores!!

Luciano Faraco Siqueira A turma está "perdida," e sabe quem vai pagar a conta??

Tico LacerdaPra que obras, faz-se ma-quetes e a mídia divulga como obras prontas e en-tregues a comunidade.

Edison Ortiga Grande enganador. Já ti-vemos prefeitos ruins, mas este está dando um banho nos demais.

Pedro Paulo BrodbeckCLARO, PRECISO FAZER PROPAGANDA FALSA PARA OS ELEITORES BUR-ROS VOTAREM EM MIM

Fabricia Costa Algumas coi-sas devem ser esclarecidas. O Sr. Prefeito começou obras e não acabou. No bairro Costeira quebrou todas as calças para a tal da "Revitali-zação" que ainda não acon-teceu. Espalhou placas de obras pela cidade toda, onde informava os valores inves-tidos...Resumindo o recurso foi recebido e cade a obra?

Família Imperial abre semana do Divino Espírito Santo

Page 8: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

A|08 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 | SÃO JOSÉ

Vereador de São José, Wallace Tete (PDT) aprovou projeto que se transformou em lei em São José, acabando com a farra das inaugurações das obras não concluídas.

PODER PÚBLICO

SÃO JOSÉ

Proibida a inauguração de obras incompletas

Mobilização dos idosos na Câmara de Vereadores

Deputado estadual em coletiva de imprensa ontem (13)

Vereador de São José, Wallace Tete, do PDT

Prefeitura deixa idosos deSão José fora do Jasti

Mário Marcondes é pré-candidato

O município que mais ven-ceu edições dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) que estão sendo realizados nesta semana em Florianópolis está fora desta edição. Os vitoriosos idosos de São José não foram inscritos pela Fundação de Esportes do muni-cípio. Para protestar eles compa-receram na sessão ordinária da Câmara Municipal no que inti-tularam de uma “Noite de Luto”.

Das nove edições do micror-regional, São José participou de sete, sendo que nos últimos seis anos sagrou-se campeão. O ex--coordenador de Esportes no município, Eduardo Colombo, explica que a inscrição não foi feito e o comunicado aconteceu na última hora. Os idosos en-tenderam como um afronta vis-to que as categorias como bo-cha, dança e dominó estavam treinando para a competição.

Colombo ressalta que foi

um absurdo o município não ser inscrito. Nas seis vezes que São José sagrou-se campeão, Florianópolis ficou em se-gundo lugar com uma ampla diferença. Foram mais de 50 troféus só nos micros além de um terceiro lugar na competi-ção em nível estadual. “São José sempre foi a maior delegação do Estado e agora nem partici-pa”, reclamou. “O idoso tem que ter seu lazer, mas recebe nada de reconhecimento”, destacou.

Na sessão da Câmara eles entregaram um documento com reivindicações, que foi lido pelo vereador Adriano de Brito. Entre outros pedidos solicitaram a troca do coman-do da Fundação Municipal de Esportes. Este Informe tentou contato nesta quarta (13) com a Fundação, pelo fone 3241-3511, mas não conseguiu con-tato para ouvir o outro lado.

ADRIANO RIBEIRO

ADRIANO RIBEIRO

O deputado estadual, Má-rio Marcondes (PSDB) reuniu a imprensa ontem (13), na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa para lançar sua can-didatura a prefeito de São José. “O Mário é candidato a prefei-to de São José. Essa dúvida em mim não paira”, garantiu.

Quanto a composições com outros partidos e pos-síveis nomes para compor como vice o pré-candidato disse que debates começarão a acontecer a partir da pró-xima semana. Ele pretende compor um plano de ações a partir de agora. “Teremos uma proposta inovadora para governar e um Plano de Go-

Uma lei instituída em São José a partir de projeto do vereador

Wallace de Souza, o Tete (PDT) vai colocar um fim nas inaugurações de obras pú-blicas incompletas ou que, embora concluídas, não aten-dam seus objetivos por falta de funcionários, por exemplo. O projeto de lei nº028/2015 foi aprovado na Câmara em 10 de dezembro do ano passado. A prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) vetou em primeiro de março e o veto foi derrubado no Legislativo em 28 de março oficializando a proposta.

Além de proibir a entrega das obras inacabadas no Mu-nicípio, a lei proíbe inclusive a realização de solenidades e cerimônias alusivas às inaugu-rações. É uma forma de acabar com o uso da estrutura públi-ca, por exemplo, para favore-cer agentes públicos em anos

eleitorais. Na avaliação do ve-reador, a nova lei também co-íbe o mau uso da verba públi-ca, permitindo a inauguração somente quando a obra será usufruída pela sociedade.

“Não podemos permitir divulgações, pelos mais di-versos meios de comunica-ção, de inauguração de obras que sequer têm condições suficientes para atender à po-pulação naquilo que se pro-põem, deixando por diversas vezes os cidadãos a espera de atendimento por meses a fio, sendo que, o digno e justo se-ria o pronto atendimento logo após a inauguração dessas obras”, pondera o vereador.

Pela lei não podem ser inauguradas:- Obras públicas: hospitais,

verno realizável”, garantiu.Quanto ao fato de deixar

uma cadeira na Alesc para a disputa, o que diminui a re-presentação política do muni-cípio, o deputado desconver-sou. Já para mudar de partido

do PR para o PSDB ele alegou maior estrutura partidária. “Será uma campanha curta. Sem estrutura de partido or-ganizado e bons candidatos a vereador não é fácil fazer uma campanha”, falou.

escolas, centros de educação infantil, praças, parques, uni-dades básicas de saúde, uni-dades básicas de pronto aten-dimento e estabelecimentos similares a estes, e qualquer obra nova, de reforma, de am-pliação ou de aparelhamen-to, seja em imóvel próprio ou alugado, desde que adquirida ou executada, total ou parcial-mente com o dinheiro público;

- Obras públicas incom-pletas: aquelas que não es-tejam aptas ao imediato funcionamento por não pre-encherem todas as exigên-cias em relação ao Código de Obras e Edificações, ao Códi-go de Posturas do Município e à Lei de Uso e Ocupação do Solo ou por falta de emissão das autorizações, licenças ou alvarás dos órgãos da União, do Estado ou do Município e;

- Obras públicas que não atendam ao fim que se desti-nam: obras que, embora com-pletas, exista algum fator que impeça a sua entrega ou o seu uso pela população por falta de servidores profissionais da respectiva área, materiais de expediente e equipamentos afins ou situações similares.

Proposta de vereador ecoa na CapitalA proposta do vereador de

São José ganhou força tam-bém em Florianópolis. O ve-reador, também do PDT, Van-derlei Farias, o Lela, ingressou com proposta semelhante. A matéria está tramitando na Câmara Municipal.

DIVULGAÇÃO

Page 9: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

.................................................................................................. A|09 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 POLÍTICA

VEJA O QUE O POVO PEDIU NO FACEBOOK:

Precisamos de limpeza tam-bém na rua da Toca

Quando irão limpar as ruas do lo-teamento Ana Clara em Areias..... tá uma vergonha. E o asfalto da av Jaime Estefano Becker - central do lo-teamento. Estamos abandonados.

O Sertão do Imaruim tá esquecido Bom dia aproveita e da uma

olhada com carinho no nos-so bairro Bela Vista São José

E o caminhão do lixo que não pas-sou no sábado esta acumulado.....Rua Arlindo Andrade Forquilhinhas

Aqui na minha rua está sendo ar-rumada mas não tem nada ver com vice prefeito. Foi o Leno do Império

Acho que tem que dar uma atenção muito especial as praças principal-mente em Campinas e Kobrassol.

Moro perto da policlínica de Campi-nas e várias vezes a gente marca o exame e fica esperando vários meses, e vamos perguntar para as atendentes elas só falam que tem que esperar, saúde não se brinca acho que deveriam saber disso.

Não podemos permitir que um bairro onde mora muita gente honesta e paga seus impostos, se transforme em um bair-ro onde quem faz a lei é a marginalidade.Infelizmente escolhemos mui-to mal nossa prefeita.

Não esquece da Sebastiana Coutinho Limpar as ruas é muito bom Campinas tá largadas aos de rua

e Craqueiros e ninguém faz nada! Oi seu Natal não vai mais ter lim-

pezas nas ruas como tinha a mi-nha rua no Flor de Napolis faz meses que não e mais limpas

Natal amigo,dá uma olhada nas árvores da central do nosso Kobrasol..precisando uma poda nas palmeiras

Precisamos de uma atenção urgente na rua João Guilhermino Azevedo ao lado do Torres materiais de construção,o esgoto e o mato tomou conta da rua,deve ter até foco de dengue aqui

Nem adianta, eles passam a máquina por cima e em pou-cos dia nasce tudo novamente.

A rua Tenente Caminha com esqui-na rua Aroldo Rios está abandonada! Promessa de várias campanhas polí-ticas para asfaltar e até agora nada!

Não é interessante mostrar serviço só porque é candidato, e depois sumir.Precisamos de cuidados em to-dos os bairros sempre

Rua Heriberto Hulse está esquecida... Que bom! Assim o senhor José Natal

pode acompanhar a pavimentação da rua Adelino Joaquim dos Santos (rua do cemitério) da Colonia Santana! !!!!!!!!

Estamos esperando a pavimenta-ção da parte de cima do Beiamim

Cadê a limpeza da rua Espírito Santo Pois é, nossa rua está nessa situ-

ação mato muito buraco com essas caçamba passando o dia inteiro

Falta limpar a praia da rua velha de Barreiros

Precisam ir lá na Rua Ha-milton Ferreira em Areais.

Rua Hamilton Ferreira, Areias Apareça aqui na Rua João pulo Gaspar Esse é o rio que corta a Leo-

berto Leal o senhor poderia dar uma atenção para nos aqui

Boa tarde vice prefeito de São José por

favor da para o senhor manda alguém na rua João Sandim tem um terreno de esquina lotado de Mato lixo e caramujo

Muito bom...Rua António França...além das valetas na rua..tem galpões clandes-tinos e queimam lixo tóxico... prejudican-do idosos e crianças...ninguém merece! Estamos pertinho to Giassi de Areias...

Esquecida está a rua Francis-co Nappi, Próximo a Cavalaria

Favor dar uma atenção especial ao Loteamento Ana Clara, próximo a Creche Regina Bastos, está infestado de caramujos africanos, inclusive foi achado dentro do patio da creche

Oi Natal esse terreno fica na ria Itaguaçu pertence a PMSJ e está sendo usado pela empresa que es-tava fazendo a rede esgoto

Da uma olhada no Bairro Ipiranga A praça da rua Eugênio Raulino Koe-

rich está com mato muito alto e a ilumi-nação fica comprometida por causa das árvores que estão precisando de poda.

Bom dia prefeita, vamos fazer jus ao meu voto na senhora, na rua: Higino Luiz Gonzaga, criaram um lixão, os caminhões da Comcap volta e meia deixam lixo lá

Aqui em Areias ta horrível tmb, do lado da Minha Casa tem um terreno baldio abandonado .

Vem dar uma voltinha aqui na rua Francisca Duarte em Picadas do Sul !

A estrada geral do Alto Forquilhas esta verdadeiramente uma VERGONHA!!!!!!!!! o mato esta muito alto as pessoas não con-seguem nem caminhar pois várias cobras já foram achadas na beira da estrada

Prefeita sugestão qdo fizer o muti-rão levar a equipe de saúde para ten-

tar localizar os focos dos mosquitos Muito bonito isso agora vamos cobrar a

Casan para fechar direito os buracos que fazem pois moro em Forquilhas e andar de carro aqui e um tremendo desafio

Minha filha é aluna do CEI Kobrasol.... recebemos informações de que a unida-de esta sem álcool gel.... pq empresa que ganhou a licitação não esta repassando o material... isso não pode acontecer .... estamos com muitos casos de H1N1

Quando vão asfaltar a rua João José de Souza na Procasa

Olá. Prefeita. No Loteamento Dona Zenaide não são todos moradores q tem patrola em casa pra andar pois a geral está com vários buracos

A estrada que vai para CTG Os Praianos tbm precisam de calçadas

Por favor peça para a empresa que esta usando o terreno da prefeitura aqui na rua Itaguaçu, Bela Vista, que limpe o mato que está tomando conta da calçada

Oi boa tarde prefeita ...gostaria mui-ta de uma ajuda urgente na rua Pedro Álvares Cabral na Forquilhinha

Tem que fazer multidão nas ruas do centro histórico.

Tem que olhar as ruas de Pi-cadas do Sul e só buraco

A subida entre (DIVISA) o Ro-çado e o São Luiz; precisa ur-gentemente de uma calçada Para conferir as comentários nos per-fis no Facebook de Adeliana e José Natal vá nos links abaixo e busque as posta-gens sobre as visitas no Serraria:https://www.facebook.com/dal-pont.adeliana/?fref=ts

O FACEBOOK ACEITA TUDO – Pela rede social a prefeita e o vice (agora adversários políticos) tentam faturar visitando ações de limpeza em ruas; enquanto isso a população enche seus perfis de reclamações e pedidos de melhorias

FARINHA DO MESMO SACO

Adeliana e Natal querem agora o que não fizerem em 3 anos: governar

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

Cômica a relação entre a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD)

e seu vice, José Natal (PMDB). Ambos, neste final de manda-to, véspera de eleição, querem fazer o que não fizeram por 3 anos: governar. Para isso dis-putam espaço. Dia 4 de abril, às 10h30min o vice visitou o Mutirão São José Melhor, lan-çado por Adeliana, que estava realizando roçada na região da Serraria. No outro dia (5), às 10h19min, foi a vez da prefeita acompanhar os trabalhos.

Natal elegeu-se vice-prefeito pelo PSDB apoiando integral-mente Adeliana. Foi correspon-dido com a poderosa Secretaria Municipal de Infraestrutura. Lá deitou e rolo até 31 de mar-ço deste ano. Neste dia assinou

ficha no PMDB e declarou-se pré-candidato a prefeito, dei-xando na mão a prefeita. Esta reagiu imediatamente: tirou o gabinete do vice, seu carro, as-sessores e até aparelho celular.

O curioso da história é que ambos disputam visibilidade agora justamente na Secreta-ria de Infraestrutura. Quando Natal virou as costas, a prefei-ta lançou o programa Mutirão São José Melhor. A ideia é dar um choque de ordem na área. Realizar melhorias em todas

as regiões da cidade com lim-peza de ruas, manutenção de vias e outras ações. Até um canal de comunicação para receber os pedidos da popu-lação foi criado: número de WhatsApp (48) 8827-4447 pelo qual a comunidade pode enviar pedidos de melhorias.

O que intriga mais o cida-dão é a necessidade agora em ajeitar a cidade, justamente faltando quatro meses para as eleições. Ou o Mutirão São José Melhor foi criado por Adeliana

porque Natal não fez nada du-rante sua passagem como se-cretário, ou Adeliana quer apa-gar a imagem de Natal como secretário de Infraestrutura.

A verdade é que a popula-ção enxerga que ambos agora resolveram governar. Os dois divulgaram suas visitas nas roçadas em Serraria em seus perfis no facebook. Foi uma en-xurrada de moradores pedindo melhorias em vários pontos da cidade. Prova maior de que prefeita e vice enrolaram por

3 anos e a cidade estava aban-donada. Até às 11h30min de sexta-feira (8 de abril, quando esta matéria foi publicada em nosso site: http://www.jorna-linforme.com.br/floripa/in-dex.php/editorias/cotidiano/item/3148-adeliana-e-jose--natal-querem-fazer-agora-o--que-nao-fizerem-em-3-anos--governar) eram 50 pedidos de melhorias das mais diversas nas postagens de ambos. Abai-xo listamos alguns dos pedidos dos moradores.

Prefeita Adeliana e vice Natal querem agregar eleitoralmente com Mutirão de Limpeza

DIVULGAÇÃO

Page 10: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

A|10 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 | COTIDIANO

São 160 vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

VESTIBULAR DE INVERNO

Inscrições do USJ podem ser feitas até 12 de maio

A lista dos aprovados e o gabarito oficial serão divulgados no dia 20 de junho

Os tradicionais bailes dos idosos terão a participação da corte da Festa do Divino até sexta-feira (15)

SERVIÇO

As inscrições para o Ves-tibular de Inverno do Centro Universitário Mu-

nicipal de São José (USJ) estão abertas e podem ser feitas até as 23h59min do dia 12 de maio no HYPERLINK "http://www.new.acafe.org.br/acafe/"site da ACA-FE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais). O va-lor das inscrições é de R$ 90.

O vestibular do USJ oferece 40 vagas para cada um dos cur-sos ofertados na instituição de ensino: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Tecnó-logo em Análise e Desenvolvi-mento de Sistemas (ADS), todos ministrados no período noturno.

De acordo com o Edital nº01/2016/ACAFE, os interes-sados em concorrer a uma das 160 vagas deverão informar no requerimento de inscrição se irão concorrer a 70% das vagas destinadas a candidatos que tenham cursado todas as séries do ensino fundamental e mé-

dio em escolas públicas do mu-nicípio ou concorrer a 30% das vagas de ampla concorrência.

Sob a responsabilidade da ACAFE, a prova escrita, mar-cada para dia 12 de junho, às 13h15min, terá 63 questões objetivas de língua portu-guesa e literatura, inglês ou

espanhol, matemática, física, química, biologia, história e geografia; e uma redação.

A lista dos aprovados e o gabarito oficial serão divulga-dos no dia 20 de junho, às 10h, no site da ACAFE, e a matrí-cula é válida para o segundo semestre letivo de 2016.

O quê: Vestibular de inverno 2016 USJQuando: 11 de abril a 12 de

maioOnde: http://www.acafe.org.brQuanto: R$ 90

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

SÃO JOSÉ

SEGURANÇA

Família Imperial abre semana do Divino Espírito Santo

Alterações no trânsito reduzem acidentes em Campinas

A Família Imperial abriu a semana do Divino Espírito San-to do Centro de Atenção à Ter-ceira Idade (CATI) de São José, na tarde de segunda-feira (11). O encontro contou com a pre-sença do Casal Imperial Lédio Coelho e Maria de Andrade Co-elho, da prefeita Adeliana Dal Pont e da Corte da Festa, que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de maio, no Centro Histórico.

Para entrar no clima da Festa do Divino, o coral do CATI inter-pretou canções do Espírito Santo enquanto a Corte entrava e os idosos acenavam lenços brancos simbolizando a paz. A Festa do Divino Espírito Santo começou a ser celebrada em Portugal no ano de 1296, com a promessa de que a paz pudesse reinar entre os países que estavam em guerra.

A prefeita Adeliana Dal Pont afirmou ficar extremamente feliz ao ver o coral formado por idosos do CATI se apresentar com tanto talento. “É uma hon-ra recebê-los mais uma vez aqui neste lugar que é a casa de vocês e ver o sorriso de cada um. Isso me deixa muito feliz porque os idosos foram uma das minhas escolhas, quando optei por cui-dar das pessoas e fazer obras

que beneficiem os cidadãos de São José”, salientou Adeliana.

Durante toda a semana, das 13h30min às 17h, os 49 grupos de idosos de São José poderão conhecer a Corte e conversar com o Casal Imperial. Até a pró-xima sexta-feira (15), cerca de 2 mil idosos devem participar da festividade, que conta com o tradicional baile e o delicioso café da tarde.

O número de acidentes de trânsito registrados em Campinas caiu 25% após as mudanças feitas nas ruas do bairro. É que o mostra o le-vantamento elaborado pela Guarda Municipal de São José. Desde 2013, a Prefeitura de São José, por meio da Se-cretaria Municipal de Segu-rança, Defesa Social e Trânsi-to, está implantando sentido único nas vias para reduzir o número de pontos problemá-ticos e trazer maior segurança aos pedestres e ciclistas.

O levantamento da GMSJ aponta que o número de co-lisões e acidentes caiu de 40 para 30, no mesmo período, entre 2015 e 2016. Segundo o Manual de Sinalização Se-mafórica, as vias que operam em sentido duplo em um cruzamento apresentam 29 pontos problemáticos, mas esse número é reduzido para 11 quando uma das vias tem sentido único. Já onde as duas vias têm sentido único, o nú-mero de pontos problemáti-cos cai para seis.

A secretária de Seguran-ça, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, explica que uma das obrigações do Mu-nicípio é trabalhar para re-duzir o índice de acidentes, trazendo mais segurança aos motoristas e pedestres. “Mas não podemos nos iludir com a ideia de que não acontece-rão mais acidentes. Ninguém está livre de um motorista im-prudente, que trafega em alta velocidade sem respeitar a sinalização, ou de motoristas embriagados que usam a di-reção”, pondera Andréa.

Antes da mudança, a equi-pe técnica trabalhou nas al-terações de sinalização ho-rizontal e vertical das vias e refez as pinturas de algumas faixas de pedestre que esta-

vam desgastadas e das linhas de retenções.

Moradores de Campinas concordam com as altera-ções feitas pela Prefeitura de São José. A psicóloga Gabriela Maria Silva Burin, por exem-plo, acredita que as alterações foram positivas e trouxeram benefícios, como mais vagas de estacionamento e seguran-ça para a comunidade. “Toda mudança no início é comple-xa e causa desconforto, mas é nítido que as alterações fei-tas em Campinas trouxeram muito mais segurança para nós que trafegamos de carro e também andamos a pé pelo bairro”, afirma a moradora.

Para a secretária Andréa Pacheco, a implantação de mão única traz mais coerên-cia para o tráfego dentro do bairro. "O sentido único em uma via traz diversos benefí-cios para o trânsito, entre eles estão a não necessidade de fazer conversão à esquerda, evitando acidentes e filas; o aumento da capacidade da via, novas vagas de estaciona-mento e a redução significati-va de conflitos em cruzamen-tos", aponta a secretária.

Mariluce de Oliveira Tra-jano, que também mora em Campinas, destaca que o nú-mero de colisões e acidentes diminuiu consideravelmente após as mudanças para senti-do único. “Para nós morado-res, a mudança foi excelente. A necessidade de ter cuidado com apenas um dos lados, o tráfego de carros e a fluidez melhorou muito. O que ainda falta é a conscientização dos motoristas, que insistem em dirigir a 100 quilômetros por hora em vias que permitem apenas 60km ou 40km. Os aci-dentes que ainda acontecem são por imprudência dos con-dutores”, destaca Mariluce.

DANIEL OLIVEIRA - SECOM/PMSJ

A implantação de sentido único nas vias reduz o número de pontos problemáticos e traz mais segurança aos pedestres

Page 11: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

.................................................................................................. A|11 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 SEGURANÇA

URGÊNCIA

Baixo efetivo da Polícia Militar faz Sul da Ilha adotar solidariedade de vizinhos contra a violência

Sul da Ilha clama por segurança

Diante do baixo efetivo da Polícia Militar, que dispõe de 100 a 120 policiais em cada um dos qua-

tro turnos diários na Capital, as comu-nidades do Sul da Ilha reagiram criando e replicando o programa Vizinho Soli-dário, no qual cada um cuida da casa do outro. “Fazer segurança sem pesso-as fica difícil, tem de usar a criatividade e contar com comprometimento dos policiais”, explicou o tenente-coronel Marcelo Pontes, comandante do 4º Ba-talhão, responsável pelo policiamento no Leste e Sul da Ilha, durante audiên-cia pública das comissões de Seguran-ça Pública e Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, realizada na noite de terça-feira (12), no centro co-munitário da Fazenda do Rio Tavares, em Florianópolis.

Entre as alternativas para amenizar a carência de pessoal, segundo o co-mandante do 4º Batalhão, destacam--se o uso racional dos agentes e a troca de informações com a comunidade.

Ane Félix, uma das coordenado-ras do programa Vizinho Solidário, implantado há um ano na comuni-dade Vila Luz, próxima da empresa Pedrita, no Rio Tavares, concordou com o militar. “A criminalidade era bem significativa, eram registrados em média 54 boletins de ocorrência por mês. Agora fechamos março com quatro, dois furtos e duas tentativas de furto”, contou a coordenadora.

De acordo com Ane Félix, o Vizinho Solidário nada mais é que um grupo de moradores que se reúne e interage entre si e com as polícias Militar e Civil para, juntos, enfrentar a violência local. “Não podemos ficar em casa esperan-do que a polícia faça alguma coisa. É fácil, não custa nada, começamos com 50 moradores, hoje 450 participam, a união é muito grande, praticamente conhecemos todo mundo, sabemos quem é suspeito”, revelou Ane Félix, ponderando em seguida que a polícia somente é acionada quando “o assun-to é sério e o crime está acontecendo”.

José Galvani Alberton, que re-presentou o Ministério Público na audiência, elogiou o programa. “É a construção de uma nova cultura, vou sugerir que essa proposta seja esti-mulada pelo MP em outras regiões do estado”, declarou. Para o procurador, o papel do MP é aglutinar as forças de segurança. “Evitando que trabalhem desconexas, é isso que o MP deve fa-zer, não queremos policiar a polícia, queremos juntar os quadrados, este é o nosso propósito”, enfatizou.

Além disso, o procurador ressaltou a importância do cidadão registrar o boletim de ocorrência na delegacia ou no ambiente virtual. “O registro de todas as ocorrências policiais permi-te o diagnóstico criminal”, informou Alberton. Segundo o tenente-coronel Pontes, a contabilidade e a análise dos BOs são o ponto de partida do planejamento da segurança pública.

Encaminhamentos

Prestígio em alta

O Sul da Ilha reclama

Participaram da audi-ência pública o deputado Doutor Vicente Caropreso

(PSDB), vários policiais militares, o delegado Wer-ner Furlanetto, vereadores

da capital, representantes da Guarda Municipal, de associações de moradores e

de conselhos de segurança (Conseg’s), da região Leste e Sul da Ilha de Santa Catarina.

Gean Loureiro agradeceu a participação intensa da comunidade e declarou que a audiência do Rio Tavares é a primeira de uma série de quatro. “Vai ter no Norte da Ilha, na região do Itacorubi e no Continente”, informou Loureiro. Conforme explicou o deputado, todas as críticas e sugestões vocalizadas duran-te a audiência serão sistema-tizadas e entregues ao gover-nador Raimundo Colombo e ao secretário de Segurança Pública, Cesar Grubba.

“A gente quer mostrar (a realidade) para o gover-nador e para o secretário, tudo baseado em centenas de vozes que demonstram a decepção e a vontade de mudar este quadro caótico”, prometeu o parlamentar.

Em três horas de audiên-cia, que foi requerida e pre-sidida pelo deputado Gean Loureiro (PMDB), 35 cidadãos se manifestaram, alternando elogios aos policiais e críticas à gestão da segurança pública.

“Não aguento mais a en-rolação do poder público, já participei de reuniões iguais a esta, infelizmente a gente não vê melhoria. Sempre pe-dem BOs, mas nas delegacias riem na nossa cara. Vou fazer o quê lá, se não tem ninguém para ajudar. Peço clemência, não aguentamos mais, se-jam realmente a nossa voz, não finjam que a 2ª DP está trabalhando, a delegacia está fechada, sem investigador e com mal atendimento”, desa-bafou Jaqueline da Silva Bit-tencourt, do bairro Carianos.

“Atualmente o Sul da Ilha compreende 130 mil habi-tantes, um terço da popula-ção de Florianópolis e tem duas delegacias, uma na Lagoa e outra no Saco dos Limões, nenhuma na região. Temos dois postos policiais, Campeche e Tapera, mas o efetivo não atende as reais necessidades, dois policiais, quando não é um, com equi-

pamentos frágeis, bicicleta e viatura”, lamentou Roseli Pe-reira, representante do Con-selho da Mulher.

“Moro há 30 anos na Lagoi-nha Pequena, hoje as mulhe-res e as meninas não podem ir na praia sozinhas, houve tentativas de estupros, casos foram relatados à polícia, mas não teve investigação”, denun-ciou Cláudia Costa.

“Falta iluminação públi-ca, a rua Pau de Canela não tem iluminação, fui assalta-do no dia do meu aniversá-rio, foram duas vezes em oito

meses e já sei onde está o la-drão”, informou Ataíde Silva, da Associação de Moradores do Campeche, que defendeu a participação dos morado-res na prevenção à violência. “A comunidade tem de colo-car a cara a bater, tem de ser um X9 como diz o bandido”, ironizou Silva, que sugeriu à Polícia Militar investir em P2, como se chamam os po-liciais que atuam à paisana, disfarçados ou infiltrados.

“O Ministério Público é omisso, como pode deixar o governador fazer concurso e

não chamar (os aprovados)?”, disparou José Andrino Mafio-letti. Para o morador da Tape-ra, o fato do comandante da PM ser nomeado pelo gover-nador dificulta a contenção da criminalidade. “Com o co-mandante sendo nomeado pelo governador é difícil sair do marasmo, fica com medo de brigar e perder o cargo. O comandante tem que ser técnico e não político. Lá na Tapera tem um posto policial, a comunidade deu tudo, hoje nem posto é, está fechado”, re-clamou o cidadão.

EDUARDO G. DE OLIVEIRA/AGÊNCIA AL

Deputado estadual, Gean Loureiro usando a palavra

Publico compareceu em massa na audiência pública

Page 12: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

A|12 ..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 | COMUNIDADE

Comunidade e autoridades prestigiaram a realização do evento com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção de suas atividades

EDUCAÇÃO

Festa do Educandário São José foi um sucesso

Foi um sucesso o 19º Edu-candário Fest, promovi-do pelo Educandário São

José, em sua sede, às margens da BR-101, bairro Roçado, em São José. O evento abriu no sá-bado (9) com a realização do bingo que teve a presença de mais de 4 mil pessoas. No do-mingo (10) foi realizada missa às 10 horas e almoço festivo ao meio dia ao custo de R$ 20 por pessoa. Na parte da tarde, a partir das 13 horas acontece-ram atrações culturais.

A instituição de ensino atende a mais de 500 crian-ças, sendo cerca de 400 com idades entre 4 meses e 6 anos, que estudam em regime integral e outras 100 crianças que estudam em um colégio ao lado e vão ao Educandário parti-cipar de atividades em pe-ríodo contraturno.

A presidente da institui-ção, Marly Gomes explica que o evento foi realizado com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção das atividades no decorrer do ano. Dia 12 de dezem-bro o Educandário São José completa 80 anos. Neste mês será realizada uma nova festa de confraterniza-ção com a comunidade.

Patrícia Mendonça, res-ponsável pelo marketing da instituição explica que o bingo foi um sucesso, com mais de 4 mil pessoas pre-sentes. “Foi muito além da expectativa”, descreve. O do-mingo também foi de casa cheia com um público que pode apreciar um cardápio variado. Em outros anos a festa arrecadou em torno de R$ 130 mil.

AUTORIDADES PRESENTESA festividade reuniu

apoiadores, familiares de alunos, comunidade em geral e autoridades de São José, como os vereadores Tetê de Souza e Telmo Viei-ra, ambos do PDT e Adria-no de Brito, além de outros. Também esteve presente o vice-prefeito José Natal (PMDB), o deputado esta-dual, Mário Marcondes (PR) e o pré-candidato a prefeito, Fernando Anselmo (PDT), entre outros políticos.

Fernando Anselmo enal-teceu a importância do Educandário São José para a construção de uma edu-cação melhor no municí-pio. “Exerce um papel im-portante e deveria ser mais bem valorizado”, comentou. Ele ressaltou a participação popular no evento. “Como morador temos a obrigação de vir ajudar sempre que formos chamados, para que a instituição fique sempre firme e forte”, concluiu.

Comunidade lotou as instalações

Pré-candidato a prefeito pelo PDT, Fernando Anselmo, vereador Tetê e dirigentes da Aemflo

Presidente da instituição, Marly Gomes

Festa é realizada uma vez ao ano Gastronomia variada com o oferecimento de vários pratos foi um diferencial

Santa Missa abriu as atividades no domingo (10)

Classe política prestigiou a realização do evento

FOTOS: ADRIANO RIBEIRO

Page 13: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

.................................................................................................. A|13 | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016

Espaço para divulgação dos principais shows e eventos noturnos da região Metropolitana de Florianópolis. CONTATO: [email protected]. FONE: 30915477 WHATSAPP : 9922-8133

CAPITAL INICIAL HUMBERTO GESSINGER

TEATRO 50 TONS DE LOUCURA

INTERNAÇÃO SAINT PATRICK’S

DUCA LEINDECKER E BANDA - PLANO ABERTO

18ª INSANITÁRIA

NA FIELDS

No feriadão, mais precisamente no sábado (23) tem Capital Inicial no P12. A casa abre a partir das 14 horas e o show está agendado para as 18 horas, até meia noite. A festa segue com DJ Henrique Fernandes. Neste dia não há opção de consumação mínima. Proibida à entrada de menores de 16 anos. Camarote: Reservas e informações de camarote pelo telefone 48 3284.8156 ou pelo email [email protected]

Ingressos Antecipados: eccopass.com, na loja Eccopass (Praça de Alimen-tação Beiramar Shopping), no escritório Central do Grupo Novo Brasil, no P12, na Rede de Lojas Carioca Calçados (Florianópolis, Palhoça, São José, Balneário Camboriú e Itajaí) e Loop Brasil (Balneário Camboriú)

Nesta sexta-feira (15 Abril), tem Camila e Haniel e Gustavo Neves.

Teatro Ademir Rosa (CIC)Abertura: 20:30h Início: 21:00hClassificação: 18 anos Informações Telefone (48) 3664-2628 Site : www.fcc.sc.gov.br/tar

Sábado, 16 de Abril Cidade/UF: Florianópolis Abertura: 22:00hClassificação: 18 anosLife Club FloripaEndereço

Rodovia SC 401, 14527 Florianópolis/SCSite www.lifeclubfloripa.com.br

Venha comemorar a 18ª edi-

ção do maior e mais insano Open Bar Universitário! ATRAÇÕES- Fábio Dunk- Hit Me- Zabot

- Júnior Ramos- Duda Vee- C-LoOPEN BAR-7.000 Litros de Chopp-1.000 Litros de Jurupinga

-1000 Litros de Frozen de Açaí- 700 Litros de Vodca- 400 Litros de Gummy- 200 Litros de Tequila

Domingo, 17 de Abril Cidade: Florianópolis Abertura: 19 hEspaço Floripa (Anexo FIELDS)Endereço Av. Paulo Fontes, 1250, Centro

Sábado, 16 de Abril Abertura: 20:00hInício: 20:30hTeatro Pedro IvoEndereço Rodovia SC 401, 4600 - KM 05 (Cen-tro Administrativo do Governo de SC) Florianópolis/SCCom Anselmo Vasconcellos e Laura Proença

SINOPSE - Nossa ideia é um stand Up Comedy que revela as loucuras, prazeres e cotidianos de uma vida a dois sem que a cronologia obrigue a narrativa a ser linear. A loucura se instala em esquetes narrados e encenados pela dupla sempre que surge um tema comum da vida contemporânea.Textos primorosos de Antonio Dias (redator do Zorra – TV Globo). Tudo muito em-balado e dinamizado pelas músicas e ambientações sonoras do mestre Marcio Lo-miranda (responsável pelas trilhas e músicas de Tá no Ar, Chapa Quente, Zorra da TV Globo). Laura e Anselmo ambientam as cenas e a história sem usar recursos externos, seguem a máxima do stand up e acrescentam números hilários de mímica sonoriza-dos bem na tradição de que teatro é o requinte da imaginação dos artistas e do público.

O clima das festividades de Saint Patrick's vai dominar a InterNação desse semestre. Para entrar na temática da festa terá cerveja verde! Pegue seu trevo, vista o chapéu de duende e roupa verde e vem para a InterNação Saint Patrick's. A atração principal é a Carreta Furacão, pela primeira vez em Florianópolis. Além dos ritmos Pop, Indie, Hip Hop, EDM, Funk, Trap e Trash. No Open bar da InterNação tem cerveja verde, cerveja, vodka, refri e água. O Bar 10 estará vendendo bebidas diferenciadas na festa por R$10. Mas não esqueça do Bar Volta ao Mudo: A partir das 23:00h - 300L de Caipirinha (Brasil) A partir das 00:00h - 100L de Tequila (México)A partir da 01:00h - 50L de Fada Erótica (Wonderland) A partir das 02:00h - 100L de Espumante (França) A partir das 03:00h - 50L de Whisky (Escócia)Sexta, 15/04/2016 às 22h00Valor: R$50. Mais informações: http://www.blueticket.com.br/16899/Internacao/?obj=busca

AGENDA

Page 14: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

..................................................................................................A|14 FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 | RESUMO DE NOVEL A

SINOPSES DA SEMANA DE 18 A 23DE ABRIL 2016 ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

17H55, NA GLOBO 19H30, NA GLOBO18H00, NA GLOBO 21H10, NA GLOBO

SEGUNDA - FEIRAAna pergunta a Tito se ele conhece seus filhos. Selminha e Alina trocam provocações. Roger convence Flávia a colocar o chaveiro que Ro-drigo deu para Luciana entre os pertences de Tito. Luciana percebe que perdeu o chaveiro. Júlia e Arthur se desafiam. Lívia convida Vera para ir à praia com ela e Beto. Roger desabafa a raiva de Rodrigo para Marquinhos. Tito confidencia a Luan o interesse por Ana. Ana discute com Miguel.

SEGUNDA - FEIRACandinho declara sua decepção com Filomena, que acaba desistindo de revelar sua gravidez. Maria descobre que foi Sandra quem mostrou a pintura de Filomena para Candinho. Celso comemora com Maria a notícia de que Aninha terá alta do hospital. Romeu chega à fazenda e Cunegundes pede novas provas de sua riqueza. Mafalda afirma a Eponina que não quer se casar com Romeu.Filomena conta a Fragoso que está grávida de Candinho.

SEGUNDA - FEIRAO sonífero colocado por Sofia na comida da família faz efeito e todos adormecem. Sofia envia a Rafael uma foto de Germano e Lili juntos no sofá. Hugo e as filhas chegam à casa de Germano, surpreendendo Sofia. Cassandra pega uma amostra da comida feita por Sofia e pede a Débora que analise. Rafael insi-nua a Jonatas que Sofia pode estar aliada a Jacaré. Fabinho termina seu relacionamento com Cassan-dra. Sofia aproveita que Rafael observa sua família e decide fotografar o beijo de Germano e Lili.

SEGUNDA - FEIRALucas revela a Olívia que Edenilson traiu a cooperativa e pede a ajuda da menina para que Santo interfira na situação. Encarnação afirma a Tereza que não partirá até que Afrânio e Mar-tim voltem a se falar. Bento diz a Ceci que co-nheceu Beatriz. Luzia teme que Santo se afaste dela ao retornar à cooperativa. Carlos Eduardo discute com Tereza por causa de Miguel. Bento visita a escola de Beatriz. Santo contém os cooperados e confronta Edenilson.

TERÇA - FEIRARodrigo decide esperar por Tito para pergun-tar sobre o chaveiro de Luciana. Alina decide deixar a casa de Marilu. Roger insinua para Luciana que Rodrigo e Flávia tinham um caso. Ana promete ajudar Ciça a afastar Samurai e pede que Tito impeça a entrada do empresário no quarto da moça. Samurai enfrenta Tito. Uodson exige que Marilu e Selminha o ajudem a encontrar Alina. Bia e Rubem se preocupam com a situação financeira.

TERÇA - FEIRAFilomena aceita se unir a Fragoso. Eponina se prepara para o casamento com Inácio. Can-dinho não gosta das aulas de boas maneiras de Sandra. Filomena conta a Diana e Clarice que terá de casar com Fragoso no exterior porque ele é desquitado.Gerusa sente-se mal e desconfia de que Osório e Camélia estejam lhe escondendo algo. Celso e Maria levam Aninha para a casa de Anastácia, que aprova o namo-ro entre os dois.

TERÇA - FEIRALu e Max contêm Rafael, que se irrita ao ver Ger-mano beijando Lili. Débora avisa a Cassandra que o resultado da análise da comida feita por Sofia sairá em alguns dias. Natasha avisa a Arthur que Jojô fugiu de casa e rastreia o celular da menina. Jonatas encontra Jojô e a leva até Cida. Arthur afirma que Jojô ficará no Brasil. Já no Uruguai, Carolina incentiva Rafael a tirar fotos com Eliza, insinuando um clima amoroso entre os dois, para deixar Arthur e Germano com ciúmes.

TERÇA - FEIRAEncarnação acusa Iolanda de querer roubar o patrimônio de sua família e afirma a Afrânio que sua herança será de Martim. Luzia descobre que Miguel chegará à fazenda. Afrânio se irrita ao saber que Santo interferiu em sua negociação com Edenilson. Tereza pensa em revelar a Miguel a verdade sobre sua paternidade. Santo enfrenta Te-nório. Cícero sugere que Afrânio confronte Santo antes da chegada de Miguel. Luzia desabafa com Olívia sobre seu ódio pela família de Sá Ribeiro.

QUARTA - FEIRAAna exige que Samurai e Ciça lhes contem a verdade sobre a relação. Luciana confronta Flávia sobre Rodrigo. Luciana afirma a Nanda que esquecerá Rodrigo. Flávia confessa a Ro-ger que não confirmou para Luciana que tinha um caso com Rodrigo. Jéssica tenta aproximar Luan de Tainá. Bia e Rubem anunciam à fa-mília que precisarão economizar. Lívia sugere que Rodrigo converse com Luciana. Ana e Miguel não conseguem se entender.

QUARTA - FEIRAAnastácia vai até a casa de Pancrácio, que sente ainda mais vergonha ao saber que ela já havia percebido antes que ele se disfarça. O Padre diz que não irá casar Eponina e Inácio. Celso descobre que Sandra arma um novo golpe com Ernesto, que ameaça os dois.Tobias finaliza as novas roupas de Candinho e Piruli-to. Sandra orienta Ernesto a sequestrar Poli-carpo e exige que Celso participe de seu plano. Romeu pede para conversar com Mafalda.

QUARTA - FEIRA

Arthur segue o conselho de Jojô e liga para Eliza. Sofia aproveita o aniversário de casa-mento de Germano e Lili para colocar seu plano de roubo em ação. Natasha permite que Jojô continue morando com Arthur. Carolina avisa a Eliza que ela terá que participar do jantar oferecido pelo governo uruguaio. Lorena registra Lili e Germano no restaurante e divulga a foto do casal em seu site, deixando Rafael furioso. Jojô incentiva Arthur a ir para o Uruguai.

QUARTA - FEIRAMiguel sente a falta de Carlos Eduardo ao encontrar Tereza no aeroporto. Encarnação ofende Iolanda e ameaça revelar que Miguel é filho de Santo. Santo anuncia a Luzia que retomará a presidência da coo-perativa. Cícero sonha em ter o amor de Tereza. Ceci incentiva Beatriz a se aproximar de Bento. Piedade teme o futuro de Santo. Cícero revela a Afrânio que Santo voltou a presidir a cooperativa. Iolanda alerta Afrânio sobre as intenções de Encarnação e pede que o marido procure Martim.

QUINTA - FEIRATito enfrenta Samurai e Ana o agradece. Lu-ciana teme o encontro com Rodrigo na volta às aulas. Os professores do Leal Brazil cobram de Menelau uma posição quanto ao pagamento. Monique pensa na possibilidade de começar uma greve. Roger arma contra Rodrigo e envia flores para Luciana. Lívia confessa a Luciana que mudou de comportamento para afastar Vera de Beto. Ana diz a Miguel que está inco-modada com as atitudes dele.

QUINTA - FEIRAErnesto convence Cara de Cão a manter o plano de Sandra e sequestrar Policarpo. Romeu se declara para Mafalda, mas a menina afirma que não o ama mais e Zé dos Porcos comemora. Fi-lomena anuncia sua saída do dancing de Paulina para se casar com Fragoso. Maria confessa a Celso que ainda suspeita de Sandra. Celso tenta convencer Sandra a revelar a verdade. Camélia proíbe Osório de contar a Gerusa sobre sua doen-ça, e Lauro reforça a decisão da avó da menina.

QUINTA - FEIRASofia avisa a Jacaré que não irá embora antes de se livrar de Eliza. Sofiapede ao namora-do que venda as joias roubadas do cofre e providencie seus passaportes falsos. Carolina incentiva Rafael a adulterar a bebida de Eliza. Carolina tira fotos de Rafael e Eliza, insinuan-do que os dois estão juntos. Arthur se revolta ao entrar no quarto de hotel de Eliza e vê-la dormindo ao lado de Rafael.

QUINTA - FEIRAIolanda aconselha Tereza a contar a verdade para Miguel. Carlos Eduardo afirma a Tereza que convencerá Miguel a desistir de voltar para a fazenda.Miguel pensa em levar novas ideias para o negócio do avô. Olívia tenta convencer Santo a cultivar frutas sem o uso de agrotóxicos. Santo pede que Bento o ajude na fazenda enquanto assume a cooperativa. Ceci diz a Beatriz que Bento é um homem bom.

SEXTA - FEIRATito declara que está apaixonado por Ana, que se afasta do rapaz. Filipe cede às amea-ças dos clientes e se desespera com a possível reação de Samurai. Roger insinua a Rodrigo que Luciana o traiu com Tito. Glauco provoca Krica. Samurai se desculpa com Tito e pede que o amigo fique atento às movimentações de Ciça e Rodriguinho. Krica tenta se aproximar de Thayná e BB. Samurai cobra de Nanda notícias sobre Filipe.

SEXTA - FEIRADiana inventa para Severo que Braz a beijou à força. Severo expulsa Braz de sua casa. Pancrácio sente-se constrangido na presença de Anastácia. Severo recebe cobranças de seus fornecedores. Cunegundes afirma que Mafalda se casará com Romeu. Mafalda pede que Romeu lhe prove que não tem uma noiva. Sandra insiste em ensinar boas maneiras para Candinho. Fragoso abre uma conta bancária em nome de Filomena.

SEXTA - FEIRALeila decide não publicar as fotos de Eliza e Ra-fael enviadas por Carolina. Arthur não acredita em Eliza quando a namorada lhe garante que não aconteceu nada entre ela e Rafael. Carolina envia as fotos de Eliza e Rafael para Lorena. Wesley confessa a Janaína que está interessado nela. Lu acusa Leila de ter enviado as fotos de Eliza para Lorena. Zé Pedro mostra a Germano as fotos de Eliza, publicadas no site de Lorena, e provoca a ira do empresário contra Rafael.

SEXTA - FEIRADalva e Doninha encontram Encarnação na beira do cais, sofrendo pela morte de Inácio. Doninha reza para que Cícero esteja em segurança e teme as ordens de Afrânio para o filho. Piedade conta histórias de Eulália para Isabel. Iolanda e Afrânio se amam. Cícero e outros jagunços invadem a coo-perativa a mando de Afrânio e Lucas tenta falar com Olívia. Cícero jura vingança contra Santo. Os jagunços insistem para que Cícero fuja, mas o rapaz afirma que ainda não terminou sua missão.

SÁBADO

Não há exibição.

SÁBADOInácio cede à chantagem de Cunegundes e promete adiar o leilão da fazenda. Filomena conhece Nádia e Perseu, filhos de Fragoso, que acreditam que a moça esteja aplicando um golpe em seu pai. Candinho sugere que Pancrácio se case com Anastácia. Gerusa confessa a Osório que desconfia de seu estado de saúde. Sandra comenta com Candinho que Filomena está na casa de Fragoso. Candinho ofende Filomena.

SÁBADOGermano manda Zé Pedro contatar Lorena para tirar as fotos de Eliza do site e convencê--la a revelar quem lhe enviou o material. Aparecida comenta com Arthur que não acredita que Eliza o tenha traído. Germano agride Rafael, e Eliza aparta a briga entre os dois. Germano acusa Carolina de ter enviado as fotos para Lorena, e a jornalista se defende, acusando Leila. Leila desconfia quando Caroli-na a demite e a indica para outra revista.

SÁBADOPadre Romão e Bento insistem para que Lucas preste depoimento na delegacia. Olívia revela a Santo que a cooperativa foi invadida. Carlos Eduardo consegue uma indicação política para Miguel, que reafirma ao pai seu desejo de trabalhar nas terras de sua família. Bento tranquiliza Olívia sobre o estado de Lucas. Santo enfrenta o delegado da cidade. Carlos Eduardo desabafa com Tereza e confessa que teme perder a esposa e o filho Miguel.

Page 15: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

A|15.................................................................................................. | FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 VARIEDADES

ÁRIESProcure agir de forma dinâmi-ca e com mais tato, sem impor sua autoridade. Você tem gênio forte e nem sempre os outros aceitam. A pessoa amada está merecendo maior atenção da sua parte.

TOUROConseguirá ótimos resultados em novos empreendimentos, terá felicidade matrimonial, familiar e amorosa. Mente fértil e ótimas ideias, por isso aproveite este bom momento.

GÊMEOSNo campo conjugal e, mesmo sentimental, procure ser cau-teloso. Evite discussões e preo-cupações desnecessárias. Siga sempre em frente e não deixe o desanimo predominar.

CÂNCERProcure começar o dia com deliberação e propósito de con-seguir tudo aquilo que deseja no plano amoroso e profis-sional. Fase excelente. Deve aproveitá-la.

LEÃOMomento em que sua moral e reputação estarão em jogo, se entrar em contato com pessoas de caráter duvidoso. Por outro lado, o fluxo será dos melhores para o convívio em família.

VIRGEMSuas boas qualidades e ha-bilidades influenciarão de maneira benéfica, pessoas importantes para você, prin-cipalmente se estas forem de Câncer.

LIBRAEvite neste período qualquer ação que possa afetar seu equilíbrio nervoso. Por outro lado, sua saúde melhorará totalmente, suas chances de sucesso geral também.

ESCORPIÃOGrande alegria reserva para você este período. Aja com naturalidade e não queira impor seus pensamentos. Siga sua intuição para se dar bem.

SAGITÁRIOA semana será boa. Todavia poderá ter algumas dificul-dades, mas, se agir com otimismo e inteligência, você pode se sair bem. Seja muito feliz!

CAPRICÓRNIOUna-se àqueles que poderão tornar esta semana alegre e fe-liz. Seja prudente com assun-tos de dinheiro. Dedique parte do teu tempo à atividades ao ar livre a fim de livrar-se de estresse acumulado.

AQUÁRIOMuita habilidade literária, mente clara e penetrante. Bom para tratar de assuntos que exijam concentração e bom senso. Sucesso profissional e financeiro.

PEIXESNão será conveniente aventurar-se em novas aventuras amo-rosas. Cuidado com o excesso de gastos. Mantenha-se em suas atividades rotineiras; esta fase promete melhorar, mas depend-erá de seus esforços.

HORÓSCOPO DA SEMANA

ASSINOU CONTRATO

A atriz e cantora mexicana Lucero Hogaza assinou contrato com o SBT e vai interpretar a personagem Tereza em “Carinha de Anjo”. A trama possui previsão de estreia para o segundo semestre deste ano e deverá substituir “Cúmplices de um Resgate”. Lucero é internacionalmente conhecida por estrelar novelas de sucesso da Televisa, como “Chispita”, “Por Ela Sou Eva” e “A Dona”, todas já exibidas com sucesso pelo SBT. Ela também é cantora, com mais de 27 milhões de discos vendidos e músicas gravadas em inglês, português e espanhol.

O PROTAGONISTA

João Baldasserini ganhou maior destaque quando partici-pou de “Felizes Para Sempre” e agora passou nos testes para ser o protagonista de “Haja Coração”, folhetim cujo enredo é baseado no sucesso “Sassaricando”. O ator aparecerá na pele do publicitário Beto Velasco fazendo par romântico com Tancinha, papel de Mariana Ximenes.Falando ainda em João Baldasserini ele também participou da novela “A Regra do Jogo” interpretando o personagem Victor.

Mais atores confirmados

Daniel Rocha, o mesmo que atualmente está fazendo o Rafael, em “Totalmente De-mais”, já está reservado para a novela “Lobo do Mar”. E falan-do no folhetim, Ricardo Tozzi também estará na história de Maria Adelaide Amaral e Vin-cent Villari que será contada em duas fases.

BATEU O MARTELO

A produção de “Zózimo” será no ano que vem tendo Marcelo Serrado como protagonista. O roteiro é baseado no livro “O Corno Que Sabia Demais”,

de Wander Antunes.

No elenco fixoMarcos Caruso foi confirma-

do no elenco fixo do humorístico “Chapa Quente”. Lembrando que a nova temporada da atração será um pouco mais curta por causa das Olimpíadas.

AVÓ CORUJAPreta Gil tatuou o nome de

sua netinha Sol de Maria. Foi uma homenagem à menina que é filha de Francisco seu

filho e de sua nora Laura. Nas redes sociais, Preta não se

cansou de mostrar sua nova marca e de declarar o seu

amor pela pequena.

Page 16: Jornal Informe - Florianópolis/São José - 14/04/16

..................................................................................................FLORIANÓP OLIS/SÃO JOSÉ (S C) QUINTA-FEIRA , 14 DE ABRIL DE 2016 | A|16 ESPORTE

“GUINCHO E SOCORRO 24 HORAS”

Lutador Thiago Tavares comemorou 9 anos de UFC e declarou interesse em ser pré-candidato a vereador

DESAFIO

Do octógono para as urnas

Projeto Social leva crianças e jovens para Campeonatos

JIU-JITSU

A ONG Amor à Arte, que ensina artes marciais para crianças e adolescentes do Morro do 25 e Morro do Céu, na Agronômica, busca incluir seus atletas nos Campeona-tos de Jiu-Jitsu realizados em Santa Catarina.

Como as doações são as principais fontes de renda do projeto, é assim que os respon-sáveis pagam as inscrições nos campeonatos, o transporte e também a alimentação dos atletas mirins. Vale ressaltar que não é sempre que as do-ações são suficientes para que todas as crianças do projeto

possam participar. O primeiro desafio do ano

aconteceu no dia 10 de Abril, na Copa São José de Jiu-Jitsu, onde de seis crianças inscri-tas, uma conseguiu alcançar o primeiro lugar.

O próximo Campeonato, realizado pela Federação Ca-tarinense de Jiu-Jitsu, acontece no dia 16 de Abril, em Balneá-rio Camboriú. Até o momento 15 crianças foram inscritas, em diferentes categorias.

Para contribuir e ajudar basta entrar em contato com a assessoria da ONG, no tele-fone: 9903-6136.

O próximo Campeonato, realizado pela Federação Catarinense de Jiu-Jitsu, acontece no dia 16 de Abril

DIVULGAÇÃO

ADRIANO RIBEIRORepórter

[email protected]

O lutador de MMA, Thiago Tavares come-morou dia 5 de abril

9 anos de disputas válidas pelo Ultimate Fighting Cham-pionship (UFC). Para celebrar a passagem da data ele reu-niu amigos em uma confra-ternização à noite Do dia 6 de abril, na churrasqueira do Clube dos Oficiais, na Trinda-de. Ao lado do amigo e depu-tado estadual, Gean Loureiro (PMDB) ele anunciou seu novo desafio: é pré-candidato a vereador de Florianópolis nas eleições de outubro.

Thiago já experimentou

as urnas na eleição passada, quando foi candidato a de-putado estadual, fazendo o total de 7.980 votos, sendo 4.800 só em Florianópolis. Apesar de receber apoio de várias frentes e segmentos da sociedade, Thiago não pre-tende defender uma única bandeira. “Acima de tudo sou manézinho da Ilha. Todos querem uma Floripa melhor e espero que possa ajudar”, falou, elencando característi-cas como caráter e boa con-duta, que devem norteá-lo na vida pública.

Gean Loureiro, que é pré--candidato a prefeito enal-teceu qualidades de Thiago “tem ideal, princípios, persis-tência e vontade de lutar”, dis-se. “A cidade precisa de você Thiago. Floripa precisa de ti”, afirmou o deputado. Ele va-lorizou a presença de familia-res e pessoas de bem no ato. “Está aqui com tua família e uma jornada dessas não dá certo se não começa com a fa-mília. Você não precisa, mes-mo assim está emprestando seu nome para representar a cidade. Parabéns”, disse Gean.

Veja a declaração de Thiago pelos 9 anos de UFC“Hoje fazem 9 anos da

minha estreia no UFC. Foi em Las Vegas, no Cassino The Palms e contra o veterano japonês Naoiuky Kotani.

Lembro como se fosse hoje, eu me olhando no espe-lho do vestiário, momento an-tes de entrar para lutar. Medo, coragem, superação, muitos sentimentos no corpo de um garoto. Lembro que parei bem perto do espelho, olhei dentro dos meus olhos, e prometi pra mim que daria minha vida se fosse preciso para vencer. Pois não poderia voltar pra Floripa sem aquela vitória.

Venci por decisão unânime dos juízes.

Hoje sou vete-rano do UFC, um dos atletas mais antigos no UFC.

Tenho 17 lutas no evento e 31 lutas na carrei-ra, e 7 bônus de performances.

Gostaria de agra-decer a todos meus fãs, amigos e pessoas que diretamente ou indiretamente fizeram parte disso”

Lutador Thiago Tavares e o deputado estadual, Gean Loureiro

DIVULGAÇÃO