jornal impacto 29 de agosto de 2014

40
Cavalgada beneficiente abre programação da ExpoVerde neste domingo Ana Paula Minerato, do Pânico na Band, desfila na Semana da Moda Sincomércio solicita demolição de passarela de pedestres da Fepasa QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014 C M Y K CMYK SEXTA-FEIRA 29 DE AGOSTO DE 2014 ginoticias.com.br EDIÇÃO 1064 • ANO 17 - ADAMANTINA Com objetivo de am- pliar o cadastro de do- adores voluntários de medula óssea, o Banco de Sangue de Adamantina realiza neste sábado (30), das 9h às 15h, ação vincu- lada ao Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Pág. 16 Pág. 7 Pág. 9 Celebridade Solidariedade Reivindicação Lucélia Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 54 anos pode se tornar do- ador. O transplante de medula óssea é a única chance de vida a muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue, principalmente crianças e adolescentes. ornal CNPJ 02.463.047/0001-17 valor por inserção R$ 800,00 CNPJ candidato 20.560.356/0002-97 Campanha de Cadastro de Medula Óssea acontece neste sábado MP pede afastamento de 15 funcionários da prefeitura por irregularidades em processo seletivo Pág. 35 Pág. 4b ExpoVerde 2014 Faltam cinco dias para a maior festa com entrada franca da região - a ExpoVerde (Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial), que tem início na quarta-feira (3 de setembro) e se estende até domingo (7) no Recinto Poliesportivo ‘Sebastião Pires da Silva’. E os preparativos estão a todo vapor para fazer da Expo 2014 uma grande festa, com atrações já tradicionais e novidades exclusivas para este ano, como o circuito PBR (Professional Bull Riders), exposição Museu do Mar e a primeira ExpoTrabalho. Pág. 5 Divulgação

Upload: jornal-impacto

Post on 02-Apr-2016

260 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

Cavalgada beneficiente abre programação da ExpoVerde neste domingo

Ana Paula Minerato, do Pânico na Band, desfila na Semana da Moda

Sincomércio solicita demolição de passarela de pedestres da Fepasa

QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014

C M

Y K

CMYK

SEXTA-FEIRA 29 DE AGOSTO DE 2014

ginoticias.com.br

EDIÇÃO 1064 • ANO 17 - ADAMANTINA

Com objetivo de am-pliar o cadastro de do-adores voluntários de medula óssea, o Banco de Sangue de Adamantina realiza neste sábado (30), das 9h às 15h, ação vincu-lada ao Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Pág. 16 Pág. 7Pág. 9

Celebridade Solidariedade Reivindicação

Lucélia

Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 54 anos pode se tornar do-ador. O transplante de medula óssea é a única chance de vida a muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue, principalmente crianças e adolescentes.

ornal CNPJ 02.463.047/0001-17 valor por inserção R$ 800,00

CN

PJ

can

did

ato

20.

560.

356/

0002

-97

Campanha de Cadastro de Medula Óssea acontece neste sábado

MP pede afastamento de 15 funcionários da prefeitura por irregularidades em processo seletivo

Pág. 35

Pág. 4b

ExpoVerde 2014Faltam cinco dias para a maior festa com entrada franca da região - a ExpoVerde

(Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial), que tem início na quarta-feira (3 de setembro) e se estende até domingo (7) no Recinto Poliesportivo ‘Sebastião Pires da Silva’. E os preparativos estão a todo vapor para fazer da Expo 2014 uma grande festa, com atrações já tradicionais e novidades exclusivas para este ano, como o circuito PBR (Professional Bull Riders), exposição Museu do Mar e a primeira ExpoTrabalho. Pág. 5

Divulgação

Page 2: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

2 IMPACTO

-

opinião sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoLucas T. Mazoca - [email protected]

RedaçãoTamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected]

Fernanda M. Silva - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora

Rica - Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial

Foto da semana

ExpoVerde 2014: falta pouco para a grande festa

A cada ano, um di-ferencial é ag re g ado a ExpoVerde, que com certeza é a maior festa de portões abertos da Nova Alta Paulista. A Feira do Verde e Ex-posição Agropecuária, Comercial e Industrial leva o nome de Adaman-tina para toda a região e, nesta edição, conta com novidades para o públi-co infantil e adulto.

Neste ano, com cer-teza, a novidade mais divulgada e esperada é a volta do circuito PBR (Professional Bull

Riders) , com a etapa Monster Energy PBR, maior campeonato de montaria em touros do país. Para os amantes do bom rodeio, a festa está garantida.

Para as crianças, além de novidades no parque, a festa conta com o Mu-seu do Mar, onde todos poderão conferir rico acervo com os principais grupos marinhos do Bra-sil e exterior, a exposição contará com auditório, teatro de fantoches e tan-ques de contato. As esco-las de outros municípios

podem agendar horário para visita. Vale a pena conferir.

Além disso, claro que a ExpoVerde continua oferendo shows de qua-lidade, exposições muito bem organizadas, praça de alimentação diversi-ficada, os desfiles com presença de celebrida-des na Semana da Moda, barracas de entidades, e muitas outras atrações, tudo isso com a seguran-ça que todos merecem.

ExpoVerde 2014: di-versão para toda a famí-lia de maneira gratuita.

Amigo eleitor, amiga eleitora. Algumas legalida-des da legislação eleitoral, na verdade torna-se ditato-rial. Vejamos. Pela legisla-ção atual, é perfeitamente legal, àquele candidato que você votou e elegeu, deixar o cargo para concorrer a outro.

Epa! Mas você votou nele para que ele exerça todo o mandato para o qual ele se candidatou. Só que o afastamento dele para concorrer a outro cargo é perfeitamente legal. Mas, e o eleitor? Àquele que acreditou na mensagem dele, em seu programa de campanha, etc.Como fica?

E aí, aparece a parte ditatorial. Porque depois de eleito ele passa a ser propriedade do seu partido. E o partido dispõe dele de forma draconiana, pouco se

importando com a vontade do eleitor. Neste sentido, o partido impõe até a sua expulsão, se necessário, por infidelidade partidária.

E também ainda pelo poder draconiano do par-tido, hoje você vota em um candidato e acaba elegendo outro. Também há outra in-coerência: os partidos hoje fazem os tipos de coligações mais esquisitas possíveis. E o eleitor não tem voz e nem vez sobre tais decisões.

Já tivemos muitos exem-plos disto num passado não muito distante. Então chegou o momento de o eleitor se manifestar, dar sua opinião, procurar conhecer melhor e propor mudanças na atual legislação, cobrando que o candidato cumpra todo o seu mandato.

Se existe lei e outros me-canismos em defesa do con-sumidor para que ele tenha o produto anunciado, na po-lítica deve ter também meca-nismos legais que obriguem o candidato a cumprir todo o mandato. Senão, se enquadra como propaganda enganosa.

Um deputado eleito nos tempos atuais tem durante o seu mandato oportuni-dade de conseguir para a re gião, milhões de reais para investir da forma que quiser, por meio das emen-das parlamentares anuais, nos orçamentos quer seja do Estado ou da União.

Logo, o produto “deputa-do” é um vetor de desenvol-vimento para a região em

A situação da educação neste país anda mal das p e r n a s , m e s m o c o m a s f a m o s a s e s t at í s t i c a s d o governo federal...

Está na hora dos nos-sos governantes sentirem que o tempo é o inimigo número um dos descasos e incompetência de décadas, assim, é necessário correr contra o atraso educacio-nal neste país...

As instituições univer-sitárias sob tutela do poder

que ele seja eleito. Eleger um deputado e depois per-dê-lo porque ele ou o parti-do querem disputar outro cargo, é perder dinheiro. E ainda o desrespeito para com os eleitores daquela região.

E tudo isso devido à le-gislação atual, que permite esta distorção. Logo é in-dispensável que o povo, por meios legais, participe, opi-ne e incentive a revisão e/ou criação de instrumentos legais que possa corrigir es-tas distorções da legislação.

E a o p o r t u n i d a d e s e apresenta quando das mani-festações de rua, bem como a Plataforma dos Movimen-tos Sociais, com mais de 70 instituições estão propondo a realização do Plebiscito Popular por uma Consti-tuinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

A questão única a ser respondida, e que vai ser feita de 01 a 07 de setembro, em todo o Brasil é: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?Sim? ou Não?

Então. A partir da re-alização do Plebiscito e, em sendo aprovada uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político, será pos-sível surgir instrumentos legais que podem mudar a atual legislação, onde essa distorção de não se cumprir todo o mandato pode ser corrigida. Então? Vamos participar?

Pelo cumprimento integral do mandato

Você é a favor da demolição da passarela no antigo pátio da Fepasa?

Qual sua opinião sobre o aplicativo ‘Cidadão Online’ lançado esta semana pela Prefeitura?

- Sim, o lugar se tornou muito perigoso e a passarela não tem mais utilidade- Não, a passarela é um monumento histórico de Adamantina

- Indiferente, não realizo passagens naquele local- Sim, iria facilitar muito a ligação de bairro/centro, além de trazer mais segurança

Irá facilitar muito, tanto para a população quanto para a Prefeitura, para filtrar os problemas da cidade (17%)Não gostei, a Prefeitura deveria investir em outras prioridades da cidade (20%)

Indiferente, não utilizo este tipos de meios para fazer reclamações (15%)Não fiscalizava, mas agora com este aplicativo irei me atentar mais aos problemas da cidade (47%)

Enquete da semana

Dê a sua opinião no portal

Dia do Soldado – Foi realizada na segunda-feira (25) solenidade em homenagem ao Dia do Soldado Brasileiro, in memoriam de Luís Alves de Lima e Silva, o patrono do Exército, mais

conhecido como Duque de Caxias. Participaram do hasteamento da Bandeira alunos da escola Navarro de Andrade, secretário de Educação Wilson Hermenegildo, diretoras, professoras, chefe

da instrução do Tiro de Guerra, Ramires da Fontoura Cassuriaga e atiradores.

Reinaldo Oliveira -Jornalista em Americana

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

Educação:“Sem Educação...”

Fernanda Silva

Resultado Anterior

Sérgio Barbosa - jornalista pro-fissional diplomado e professor

universitário.

público em níveis estadual e federal estão em situação delicada neste momento, as greves são resultados deste quadro institucio-nal-educacional...

Os sucessivos planos econômicos atrelados ao poder público em nível federal não conseguiram atender de forma satisfa-tória seus objetivos, sendo que, as áreas que mais sofreram cortes foram à educação e a social...

O país continua sem r u m o n e s t e m o m e n t o , como sempre, surgem dos três cantos ; judiciário, legislativo e executivo inú-meras explicações sobre tudo e todos, porém, os re-sultados não demonstram dados que possam servir como suporte de ética e cidadania...

Situações e contexto

Também, pudera, so-mos uma nação (sic) sem passado, a história não re presenta muita coisa para os donos do poder institucional, assim, cada vez mais, vamos ficando na

periferia dos acontecimen-tos em questões de conjun-tura nos meios econômicos internacionais...

As muitas situações des-te contexto deixam muitas dúvidas quando aos proce-dimentos do poder público nesta área, além do mais, existem os desencontros entre as partes envolvidas em projetos educacionais...

O tempo avança em rit-mo de pós -g lobal ização, assim, cada ve z mais, é preciso estar em sintonia com o avanço tecnológico em áreas afins aos interes-ses da sociedade, quando o compromisso é coletivo e não individual...

Diz um dito popular o futuro a Deus pertence e outro afirma: “Deus é bra-sileiro”; menos mal para o país em foco, além do mais, também compartilhamos uma outra estatística: O Brasil é o maior país Cató-lico do mundo...

Neste contexto, entre o sagrado e o profano, pode--se perguntar o seguinte: Será verdadetudo isto ou aquilo que ouvimos nas esquinas das cidades?

Page 3: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

3IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 informeC

M Y

K

CMYK

Tele Oeste entrega de prêmio em Adamantina

A ganhadora Lidia Estela Gregorin Zanandréa recebeu a chave dos dois veículos sorteados no último domingo (24) pelo título de capitalização Tele Oeste. Parabéns!!!

Seja você também um revendedor TELEOESTELigue - (18) 99738-9840)

Page 4: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Prefeitura instala novas rampas na cidade

Atletas da Acrea voltam vitoriosos do campeonato GenzoHara de Atletismo

“As consequências do TDHA no tratado dentro da sociedade” é tema de encontro neste sábado

CATI promove II Dia de Campo de Olericultura

Produtores durante Dia de Campo de Olericultura

Equipe de Obras implanta novas rampas de acessibilidade em diversos pontos de Adamantina

Legenda: Atletas de Adamantina batem recorde em duas provas

A Prefeitura de Ada-mantina, visando a me-lhoria da locomoção e acessibilidade da popu-lação, principalmente de pessoas com mobilida-de restrita, executou na área central da cidade a construção de rampas de acessibilidade e me-lhorou a sinalização dos locais reservados para deficientes.

A ação foi realizada pe-las Secretarias de Obras e Serviços e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e visa, além de gerar maior benefício à população, atender a diretiva ‘Qualidade do ar’

ESTELA MENDESEspecial para o IMPACTO

Pela 22ª vez a equipe de atletismo da Acrea (Associa-ção Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina) levou a melhor e conquistou o primeiro lugar no Troféu Gen-zoHara – campeonato mirim de atletismo, que aconteceu no domingo (24), no Estádio Ícaro de Castro Melo (pista do Ibirapuera), em São Paulo.

A competição está em sua 38ª edição e reúne atletas de 7 a 15 anos de idade de equipes de várias regiões do estado de São Paulo. Além de Adaman-tina, a Nova Alta Paulista foi representada também por Dracena que foi vice-campeã; já o terceiro lugar ficou com a equipe do São Paulo Fute-bol Clube.Foram disputadas diversas provas de corrida, arremesso e salto, que se es-tenderam durante todo o dia.

Nesta edição do GenzoHa-ra, participaram 600 atletas de 16 equipes; Adamantina foi representada por 64 crian-ças e adolescentes através da Acrea, na qual o casal Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda coordena a equipe de atletismo. Eles contam que o treinamento foi intenso para chegar até o título. “Os atletas treinam de segunda a sexta na pista da Acrea e em época de competição os treinos tam-

O Núcleo de Apoio às crian-ças com TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperati-vidade) em parceria com IAS (Instituto de Apoio social de Araçatuba) e a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas)

Foi realizado nesta quinta-feira (28) o II Dia de Campo sobre Olericultura de Adamantina e região. O evento aconteceu na pro-priedade do Gil Testa (Sitio Francisco), Bairro Tucuruvi e contou com a presença de diversos produtores.

Entre os temas apre-sentados relacionados a olericultura, estiveram a higienização de hortaliças, utilização de Bokashi na agricultura, mudas de al-face, composto orgânico, uso de Muching e rafia de solo, controle biológico em hortaliças, fertilizantes de liberação controlada, coo-

Acessibilidade

Esporte

Educação

C M

Y K

CMYK

perativismo e associativismo e linhas de crédito para o produtor rural.

O evento foi realizado pela Apprar, Cati, Sebrae e Apta - Agência Paulista de Tec-nologia dos Agronegócios.Segundo Mauricio Konrad, chefe da Casa da Agricultura de Adamantina, “o objetivo deste dia de campo foi pro-mover uma integração e uma troca de experiência de boas práticas entre os produtores rurais. É importante a difu-são de novas tecnologias no manejo da olericultura, e o dia de campo oferece esta oportunidade aos produto-res”. Casa da Agricultura

do Município Verde Azul, no quesito de ações para melhoria da mobilidade urbana.

As rampas foram cons-truídas na rua Joaquim N a b u c o , ave n i d a R i o Branco e rua Euclides da Cunha.

Além das rampas de acessibilidade, em frente ao recinto Poliesportivo foram pintados e devi-damente sinalizados os locais reservados para estacionamento exclusivo para pessoas cadeirantes bem como as rampas e corrimãos para facilitar a mobilidade da população.

Assessoria de Imprensa

bém acontecem aos sábados”, explicam.

Pela classificação final, em terceiro lugar ficou São Paulo Futebol Clube com 350,5 pontos; em segundo lugar a equipe de Dracena com 437 pontos e em primeiro lugar, Adamantina com 465,5 pontos.

Durante a competição Adamantina quebrou o re-corde no arremesso de peso, categoria extr-masculino, com o atleta Chales Cristofy de Oliveira Farias, com a marca de 14,90 metros e na corrida de 75 metros, o atleta Diogo dos Santos, com o tempo de 11,06 segundos. Já Dracena bateu o recorde no revezamento 4x75 m com 54,79 centésimos.

Para o campeonato, a Acrea contou com apoio da FAI (Faculdades Adamanti-nenses Integradas) e Prefei-tura de Adamantina.

Homenagem - Na abertura do campeonato, a atleta Izabe-la Rodrigues de Adamantina, campeã em lançamento do disco pelo Campeonato Mun-dial de Juvenis, esteve presen-te e foi homenageada pelos organizadores do GenzoHara.

Izabela já representou a Acrea em outras edições do campeonato. Na ocasião, ela agradeceu o senhor Takeshi e senhora Toshie pelo incen-tivo que teve por parte deles, quando treinava na pista da Acrea.

convida professores, coorde-nadores, pais, profissionais da saúde e o público em geral para participar da palestra sobre “As consequências do TDHA no tratado dentro da sociedade”.

A palestra será proferida

Estela Mendes/ JR

pelo neurologista Dr. Carlos Escardoneli no sábado (30), no Auditório Miguel Reale – Campus II – FAI, das 9h às 12h.

De acordo com a profes-sora responsável, NorikoO-

nishi Saito, será concedido certificado aos participantes e para participar é necessário levar 1 kg de alimento não perecível que será doado às entidades.

Gi Notícias

Page 5: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

5IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 geral

Faltam cinco dias para início da ExpoVerde 2014

Bentinho lançamento candidatura a deputado federal durante evento em Adamantina

O Boticário realiza workshop de maquiagem durante ExpoVerde

“Corrida e Caminhada Noturna FAI 5K” do JUFAI esperam participação de mil pessoas

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Faltam poucos dias para o início da maior festa com entrada franca de toda a re-gião – a ExpoVerde 2014, que tem início na quarta-feira (3 de setembro) e se estende até domingo (7) no Recinto Poliesportivo ‘Sebastião Pires da Silva’.

E os preparativos para a grande festa estão a todo va-por, como explica o presidente da festa, Antonio Tiveron Neto, secretário municipal de Obras. “Com o foco na Agri-cultura Familiar, a ExpoVerde contará com as tradicionais exposições de plantas e ani-mais, parque de diversões, rodeio em touros e cavalos, praça de alimentação, shows todas, além das novidades pre-paradas para esse ano, como o circuito PBR (Professional Bull Riders) e exposição Mu-seu do Mar”, ressalta.

A segurança do público é uma das maiores preocupa-ções da festa. Além do policia-mento com o efetivo da Polícia Militar,a comissão organiza-dora da ExpoVerde contratou 50 seguranças, 40 profissionais de apoio, além de brigadistas, um número superior ao ano passado.

O presidente Tiveron afir-ma que o sistema de catracas será adotado na festa, confor-me exigência da Polícia Mili-tar e Corpo de Bombeiros. “O Poliesportivo tem a capacida-de para 14.201 pessoas, quando for registrado esse número os portões serão fechados. É uma festa de ‘portões abertos’, mas com sistema rígido de segu-rança”, relata.

Em relação ao assunto, Tiveron explica ainda sobre o horário de atendimento da festa – das 9h às 18h e a partir das 19h. “Às 18h o recinto é es-vaziado e somente às 19h, com a chegada da equipe da Polícia Militar, que faz a vistoria na entrada, os portões são aber-tos novamente, por isso não adianta chegar antes das 19h que não é liberada a entrada”.

O tema escolhido para a festa de 2014 foi “Alimentar pessoas, respeitar o planeta”,

Política

Informe

Destaque

C M

Y K

CMYK

Foi lançada oficialmente na segunda-feira (25) a can-didatura a deputado federal pelo PRB do empresário ada-mantinense Ricardo Ben-tinho. O evento político foi realizado no Lions Clube de Adamantina e contou com a presença de amigos, vereado-res, empresários, secretários municipais, representantes de entidades, políticos, entre outros.

Durante a noite, Bentinho destacou a necessidade de representatividade política em Adamantina e região, vi-

O Boticário em Adaman-tina está presente de forma efetiva na ExpoVerde 2014. Pela primeira vez, a loja con-tará com um stand onde será divulgada a diversidade de serviços e produtos que O Boticário tem a oferecer. A ação faz parte também das comemorações de 30 anos da franquia em Adamantina.

De acordo com Luís Henri-que SgobbiMortari, operador de franquias, no stand será feita a apresentação da venda direta, um canal de vendas novo no grupo O Boticário, que da oportunidade para as pessoas tornarem-se reven-dedoras dos produtos, tendo uma renda adicional e com margens de ganho atrativas

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO Integrar comunidade e

ajudar entidades assisten-ciais por meio da competição esportiva. Com esse objetivo, a direção geral da FAI (Fa-culdades Adamantinenses Integradas) segue otimista para o início da 7ª edição do VII JUFAI - Jogos Universitá-rios, que movimenta o ATC (Adamantina Tênis Clube) no período noturno desde o dia 27 e segue até esta sexta-feira (29). Mais de 1,4 mil estão ins-critos nas dez modalidades, individuais e coletivas.

Para o diretor geral da FAI, professor Márcio Car-dim, o sucesso desta edição deve-se também à mobiliza-ção do coordenador do curso

Presidente da ExpoVerde 2014, Antônio Tiveron Neto, com o sargento do Corpo de Bombeiros Evandro Nakazima Baldo e Armando Citeli, da comissão organizadora, em vistorias no Poliesportivo

Ricardo Bentinho com autoridades locais durante evento que marcou o lançamento oficial da campanha

Diretor geral Márcio Cardim (segundo da direita para a esquerda) se reúne com equipe envolvida na organização e segurança do JUFAI

tem como objetivo despertar e conscientizar a população para os problemas da degra-dação ambiental; resgatar a biodiversidade ambiental; di-vulgar os trabalhos de apoio à preservação ecológica; conscientizar os produtores rurais para o exercício de uma agricultura sustentável; divulgar e oferecer alternati-vas e tecnologias agropecuá-rias e de informática; como também fortalecer as micro e pequenas empresas do município.

E como o meio ambiente não pode ser deixado de lado, mesmo tendo a agricultura familiar e suas vertentes como tema, a ExpoVerde-destaca a preservação am-biental, trazendo diversas ações durante o evento, como a Gincana Ambiental Bici-cletando, que consiste na coleta de garrafas pet nas escolas de Adamantina e a troca por bicicletas feitas com o material reciclável; plantio de mudas em áreas verdes do município; muti-rão do lixo eletrônico com recolhimento de materiais recicláveis; recolhimento de óleo de cozinha utilizado; pro-moção de novas tecnologias ambientalmente corretas, como os carros híbridos; e temos ainda o pilhadão e a promoção das ações educa-tivas com as escolas de toda a região.

Educação – Além de toda

a estrutura da FAI, outro desta-que é a Expo-Museu do Mar. A atração é voltada a estudantes de todos os níveis e também à comunidade em geral. Durante a visita, participantes poderão conferir o rico acervo com os principais grupos marinhos do Brasil e exterior. A expo-sição contará com auditório, teatro de fantoches e tanques de contato. As escolas de outros municípios podem agendar horário para visita.

ExpoTrabalho – Outra novi-dade da festa é a 1ª ExpoTraba-lho. A ação terá como objetivo coletar dados das pessoas em busca de postos de trabalho e/ou qualificação no município.

Concessionárias - O espaço reservado às concessionárias e aos implementos agrícolas atrai a atenção dos jovens, mas também movimenta muitos ne-gócios. Neste ano, visando me-lhorar o relacionamento com os consumidores, a ExpoVerde oferecerá uma nova opção para este segmento, a possibilidade de test drive em uma área es-pecialmente preparada para esta ação, nos fundos do recinto (pista de MotoCross).

Parque - O parque de diver-sões Londri Park será mais uma das grandes atrações do (evento neste ano. Além dos brinquedos tradicionais, o público terá ainda alguns que não foram montados nos anos anteriores em Adamantina, como O Tapete Mágico.

Praça de alimentação - As

barracas de entidades as-sistenciais são presença ga-rantida na ExpoVerde, um evento que tem forte função social. Para este ano, além das já tradicionais barracas do Iama, Apae, Casa do Ga-roto e Casa da Sopa terá a participação também do Lar Cristão e o Lar dos Velhos na praça de alimentação do evento. A cerveja da festa será Brahma.

Rodeio - De 4 a 7 de setem-bro Adamantina recebe o Monster Energy PBR, maior campeonato de montaria em touros do país, realizado pela PBR Brasil. A etapa terá pon-tos somados para os rankings Nacional e Mundial.

Além do rodeio profissio-nal em touros, com 30 mon-tarias por noite, a ExpoVerde mantem a tradição do rodeio em cavalo, sendo 10 por noite, antes da etapa PBR.

Shows - Na quarta (3), sobe ao palco do recinto po-liesportivo a dupla Pedro Paulo e Alex. Na quinta (4), é a vez do grupo Pixote. Na sexta (5), Kleo Dibah e Rafael fazem a alegria da galera. No sábado (6), é a vez de João Lu-cas e Walter Filho. E, fechan-do a grade de shows, Loubet, no domingo (7).

Após os shows a diversão também é garantida com a Boate Bar do Diogo, que terá shows exclusivos todas as noites, com ambiente reser-vado a partir das 11h.

sando gerar um maior desen-volvimento e oportunidade para todos.

O candidato a deputado federal estava acompanhado por seus familiares e em seu discurso fez questão de falar da origem adamantinense e agradecer o apoio de todos durante essa nova fase em sua trajetória.

O escritório político do candidato Bentinho em Ada-mantina fica localizado na rua Euclides da Cunha, no centro da cidade.

Gi Notícias

com valores iniciais de 15% e podendo ultrapassar os 30% de lucro líquido, além das pre-miações oferecidas pela rede.

Outra oportunidade será um workshop diário do MakeUp Studio, onde serão passadas dicas de maquiagem, tendências, cursos, entre ou-tras informações. “Ações em eventos como este são consi-deradas de inclusão social, podendo até mesmo dar um direcionamento para uma nova profissão, de maquiado-ra”, ressalta.

No stand será disponibi-lizada também uma urna do programa ‘Bioconsciencia O Boticário’ para reciclagem de frascos e embalagens de produtos de beleza.

de Educação Física, professor Carlos Alberto Gomes Barbo-sa, um dos organizadores do VII JUFAI.

Além da ampliação de par-ticipação, seja de ex-alunos ou familiares e amigos de alunos, o diferencial desta edição está na realização da “Corrida e Caminhada Noturna FAI5K”, cujas inscrições dependem da doação de um litro de leite longa vida ou um pacote de papel higiênico, no Câmpus III. Os donativos serão anga-riados em prol de entidades assistenciais e da Santa Casa de Adamantina.

“Para muitas pessoas vai ser o ponto de partida para se ter uma vida mais saudável. Muitos nunca participaram de um evento como esse e talvez seja o estímulo para

Assessoria de Imprensa

começar. Além disso, teremos um congraçamento com a co-munidade”, afirma o professor Carlos Alberto.

Cardim comemora o propó-sito dos jogos: “Nós professo-res também vamos participar do futebol e do biribol. Alguns funcionários vão jogar vôlei, tênis. Vai ter uma integração muito bacana”.

Exemplo disso é o professor Geraldo Balestriero, inscrito na modalidade de corrida para iniciante. “Gosto de fazer exer-cício, apesar de não ser atleta. A corrida de ruaé uma grande festa popular. A alegria é essa: cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, participar de uma atividade festiva que faz um congraçamento acadêmico, mas também inclui as pessoas da cidade”, ressalta Balestrie-

ro, dizendo que pretende completar o circuito em 35 minutos.

As inscrições para par-ticipação da corrida ou ca-minhada noturna estão dis-poníveis no portal www.fai.com.br/jufai até às 18h desta

Priscila Caldeira

sexta-feira (29). O professor Carlos ressal-

ta que após a confirmação de inscrição, será entregue ao participante da corrida o número e o chip para ser colocado no tênis: “O chip marcará todo o percurso des-

sa pessoa, inclusive o tempo dela que será divulgado pos-teriormente”.

Mais informações no Câmpus III, localizado à avenida Marechal Castelo Branco, nº 660, ou ainda pelo telefone (18) 3522-1000.

Page 6: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

6 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

informe sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Page 7: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

7IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 geral

Sincomércio solicita demolição de passarela de pedestres da Fepasa

Além de inovar, canteiros centrais de Adamantina atendem normas de trânsito

Fundo de Solidariedade realiza baile em prol da Casa de Apoio de Jaú

Finalizada construção de calçada no conjunto Amjaip

Modernização

Evento

Bairros

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A não utilização da anti-ga passarela de pedestres, no pátio da Estação Recreio – sobre os trilhos da Fepasa, é alvo de constantes discus-sões. O local foi desativado há mais de 25 anos e desde então se tornou ponto para outros fins, não podendo ser considerado nem patrimô-nio histórico da cidade.

Na última semana o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região), Sérgio Vanderlei da Silva, enviou ofício para

O Fundo Social de Soli-dariedade de Adamantina realiza em setembro a se-gunda edição do baile de casais, este ano em prol da recém-inaugurada Casa de Apoio de Jaú.

Um dos compromissos assumidos pelo prefeito Ivo Santos ainda em campanha, a Casa de Apoio destina-se aos pacientes em tratamento de câncer de Adamantina que precisam se deslocar até Jaú para receber atendimen-to. A casa é uma conquista da Prefeitura de Adamantina e

Foi finalizada recentemente a calçada no conjunto Amjaip (Jardins América, Ipiranga e Palmeiras), construída na rua José Quevedo. A obra foi feita após uma reivindicação da vereadora Maria de Lourdes Santos Gil (Dinha) por meio de parceria entre Prefeitura de Adamantina e associação de bairro, que cedeu o material para que servidores públicos realizassem o trabalho.

De acordo com o secretário de Obras Antonio Tiveron Neto, o projeto da Prefeitura de Adamantina é em breve estender para as outras ruas que compreendem o conjunto Amjaip.

“Esse é um pedido antigo da comunidade e vemos que foi feito com qualidade. Fiquei

Não é de hoje que os can-teiros centrais de Adamanti-na passam por revitalização. Os trabalhos foram inicia-dos em maio nas avenidas Rio Branco, Santo Antônio e Capitão José Antônio de Oliveira pelas equipes da Secretaria de Agricultu-ra, Abastecimento e Meio Ambiente e, atualmente, o serviço atende também uma exigência do código de trânsito.

A revitalização dos can-teiros centrais foi um dos pe-didos feitos pelo Sincomér-cio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região), por meio do presi-dente Sérgio Vanderlei da Silva, ao prefeito Ivo Santos, em 8 de janeiro deste ano. Na oportunidade, foi entregue uma pauta de reivindica-ções do comércio, a fim de

a Prefeitura de Adamantina, por meio do secretário de Planejamento Rogério Bu-chala, solicitando estudos e posterior demolição da passarela.

Sérgio explica que além de denigrir a imagem do município, a reivindicação tem como base principal o fortalecimento do comércio da rua Deputado Salles Fi-lho, bem como da Avenida Rosas, que fica praticamente isolada do outro lado da li-nha da antiga Fepasa.

“O prolongamento da rua Deputado Salles Filho com certeza ajudará muito os comerciantes da Avenida

conta com parceria da Rede de Combate ao Câncer e Lar dos Velhos.

De acordo com a primei-ra dama e presidente do Fundo Social de Solidarie-dade, Fernanda Vendicto, o Baile de Casais acontece no sábado (20), no ATC (Adamantina Tênis Clube), a partir das 22h, e contará com a animação de ‘Leopol-do e Sua Orquestra’.

Os convites já estão sen-do vendidos a R$ 80 (por casal), com direito a tá-bua de frios, nos seguintes

muito feliz em ver a conclusão da calçada no conjunto Amjaip, que foi uma indicação minha atendida pela administração, além do parquinho, que be-neficia a todos. Obrigada as secretarias de Obras, Meio Am-

incentivar e incrementar a economia local.

“Com certeza, com a ci-dade de ‘cara nova’, o comér-cio se sente mais motivado a investir em Adamantina e deixar a cidade ainda mais bonita e moderna, assim, todos são beneficiados com tal ação. Parabenizo os de-partamentos responsáveis pela execução do trabalho”, destaca Sérgio Vanderlei.

Na área de paisagismo, os canteiros receberam nova terra, plantio de mudas de mini-cambará, palmeiras, plantas ornamentais, além da poda das árvores já exis-tentes nos canteiros das duas avenidas.

Já na área do trânsito, diversos canteiros de Ada-mantina, não apenas os que canteiros que foram revi-talizados com paisagismo,

Rosas, que tem progredido de maneira exemplar, além de ser outra entrada princi-pal para o centro da cidade”, ressalta Sérgio.

De acordo com o secretá-rio Buchala, o pedido está em fase de estudo e foi envia-do ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes) solicitando a autorização para demo-lição da estrutura. “Caso seja autorizada, a obra de abertura de rua deve entrar no orçamento do município de 2015, já que deve ser fei-ta com recursos próprios e requer planejamento”, explicou.

pontos: Arezzo, Prefeitura (5º andar, com Luana), Tropical Foto, Relojoaria Adamantina, Rede de Com-bate ao Câncer e Oficina da Música.

“Estamos organizando com muito carinho uma bonita festa, com ambien-te agradável, para todos aqueles que gostam de música. Mas o Baile de Casais é bem mais do que isso. É uma oportunidade de doar, de colaborar com quem precisa”, destaca Fernanda.

biente e Esportes”, ressaltou a vereadora.

Diogo Herrera Ginez, re-presentante da associação Amjaip, acompanhou a verea-dora Dinha e também elogiou o trabalho. Gi Notícias

mas aos poucos todos da cidade, recebem a cor ama-rela – conforme estabelece a legislação de trânsito. De acordo com Davi Ramos, da empresa Ramos Neto Engenharia de Presiden-te Prudente, especialista contratado pela Prefeitura de Adamantina para fazer estudo completo das neces-sidades do trânsito local, a cor amarela é a que remete a atenção no trânsito, por isso escolhida para os can-teiros de Adamantina e de outras cidades. “O branco reflete menos a noite, por isso orientei a equipe que pintasse de amarelo e ainda aplicasse o pó de micro-esfera, que reflete com a luz do carro, para evitar acidentes, além de ser a cor proibitiva”, explica o profissional. T.A.

Presidente do Sincomercio Sérgio Vanderlei envia ofício solicitando demolição de antiga passarela utilizada sobre os trilhos da Fepasa

Canteiros centrais passam por revitalização e recebem pintura conforme cor exigida pelo código de trânsito

Vereadora Dinha e Diogo Herrera Ginez, representante da Amjaip, acompanham trabalho realizado no bairro

Page 8: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

8 social sexta-feira, 29 de agosto de 2014 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Cecília, Lisa e Dr. Marcelo, em dia de inauguração da nova clínica médica

Dra. Lidiana e a mãezona Mara no concorrido coquetel de inauguração da Clínica expecializada Dosso

O renomado advogado Alceu

Maluf comemora idade nova ao

lado de filhos e netos em Buenos

Aires

A avó Ligía, o neto e aniversariante Davi e a mãe Josieli

Renato e Thaise Altrão com filhos

Page 9: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 29 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

IMPACTO

Ana Paula Minerato, do Pânico na Band, estará em Adamantina

Musas do Brasileirão e da Copa desfilam na Semana da Moda

C M

Y K

CMYK

Madrinha do Musa do Brasileirão, Lizi Sampaio

Musa da Copa do Mundo 2014, Carol Policano

cotidianoEDUARDO GRABOSKIEspecial para o IMPACTO

A modelo Ana Paula Minerato, do Pânico na Band, promete parar a Semana da Moda, que acontece na ExpoVerde, na próxima sexta-feira (5). Ela estampa a revista de Sexy de agosto e fará quatro entradas na pas-

sarela com looks ousados e cheios de malícia, incluindo lingerie e biquíni.

A loira também é Musa da Gavi-ões da Fiel. Ela não esconde sua pai-xão pelo Carnaval e desfila ao lado da irmã, a modelo Tati Minerato. Ana Paula promete arrancar suspiros na passarela e mostrar seu lado sensual, sem deixar de ser delicada e elegante.

Será a primeira vez de Ana Paula na região de Adaman-tina. A modelo conta que está na expectativa para conhecer o evento, que é um dos maiores do segmento de moda no interior de São Paulo.

“Adoro o interior e estou con-tando os minutos para conhecer

Seis das 20 candidatas do Con-curso Musa do Brasileirão 2014 sobem na passarela da Semana da Moda no sábado (6) para um desfile especial. Destaque para a Musa da Copa do Mundo 2014, Carol Policano, que recentemen-te estrelou um ensaio sensual e participou do programa Pânico na Band.

A morena desbancou famosas que se intitularam “Musas da Copa”, entre elas a paraguaia La-rissa Riquelme e as brasileiras Bruna Marquezine e Fernanda Lima. Tanto que a beldade foi destaque na mídia internacio-nal. Para participar da Semana da Moda, Carol reforçou o bron-ze. “Estou ansiosa e com o corpo melhor do que nunca”, conta.

Entre as Musas do Brasilei-rão que estarão em Adamantina

o povo e a Semana da Moda”. Para manter o corpão, a integrante do Pâ-nico conta que leva uma die-ta rígida. Sua alimentação é baseada em batata, ovo e frango. “Mas sempre pulo as segundas-feiras de co-meço de dieta”, confessa.

destaque para Caroline Barbosa, representante do Corinthians. Ela é uma das favoritas para o novo rea-lity show “The Bachelor – Em busca do grande amor”, na RedeTV!. Já Ana Ribeiro, do Santos, está cotada para desfilar no Carnaval de São Paulo.

Além das seis musas, estará presente a Miss Bumbum Santa Catarina e Madrinha do Musa do Bra-sileirão Lizi Sampaio, que também foi eleita vice Gata da Copa. A loira promete exibir suas belas curvas com looks pra lá de provocantes. Presença VIP em eventos na capital paulista, ela é a primei-ra vez que estará na região de Adamantina. E.G.

Fotos: Eduardo Graboski /Divulgação

“Adoro o interior e estou contando os mi-nutos para conhecer o povo e a Semana da Moda”

Ana Paula Minerato

Page 10: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

10 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ícone da música eletrônica, LipePimps estará na Semana da Moda

FAI prepara novidades para o estande na ExpoVerde 2014

EDUARDO GRABOSKIEspecial para o IMPACTO

Permita-se. É com esse apelo que o DJ LipePimps, de São Paulo, quer levar toda a energia da música eletrônica para a Semana da Moda, em Adamantina. Ele comanda as pick-ups no melhor estilo Deep--House no sábado, dia 6 de setembro, no maior evento de moda da Nova Alta Paulista.

Com extensa experiência na noite, Pimps também é produtor ar-tístico e promoter das baladas mais luxuosas da capital paulista. Com sua extensa bagagem e conheci-mento do gosto do público da noite, ele é conhecido pela sensualidade de seus sets.

A paixão pela música apareceu desde cedo, ainda no começo do

DANIEL TORRESEspecial para o IMPACTO

Os preparativos da ExpoVer-de 2014 já estão a todo vapor e, neste ano, a festa tem muitas novidades principalmente no estande separado para a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas).

A ideia é dividir os 120 me-tros quadrados de espaço re-servados para a instituição em três ambientes a fim de expor os benefícios dos programas de extensão, as oportunidades do Vestibular 2015 e a abrangên-cia dos cursos de Graduação e Pós-Graduação com ampla tecnologia e atividades de en-tretenimento.

desenvolvimento da chamada mú-sica eletrônica. Tornou-se uma das primeiras crianças fãs do estilo no Brasil. E desde então investiu na sua formação para se tornar um ícone da cena dance.

Aos 14 anos já era promoter na noite paulistana, passando por uma das mais casas noturnas mais famosas de São Paulo, a Fabbrica5, comandado pelo lendário Klaaus Ca-maleão. Com a paixão pela música e pela noite, foi convidado aos 17 anos para assumir as pick-ups e animar os jovens.

A partir daí atuou nas principais casas da capital, entre elas Bamboo, Dolce, The Club, Lonbok, Ibiza, E--Muzik, Seasons, Club A (Hyppnos), Vinyl, Pacha, etc. Aos 30 anos, o DJ LipePimps é considerado uma das maiores revelações da música eletrô-

“Esse ano pensamos em mostrar ao público da região a g rande za da faculdade, a importância que a FAI tem no cenário regional e, para isso, estaremos trazendo algumas atrações, algumas novidades no ponto de vista tecnológico outras de apresentações artís-ticas mesmo, para movimentar e mostrar que a faculdade se preocupa e quer também criar uma empatia não só com o alu-no, mas com toda a família e a comunidade regional, que são o público-alvo da nossa insti-tuição”, revelou o publicitário Tiago Sichieri, da Agência de Publicidade da FAI.

Quem passar pelo estande da FAI vai encontrar um ambiente

nica. Seu estilo de som provocativo faz a balada ferver.

LipePimps já se apresentou ao lado dos principais DJs brasileiros e internacionais com influência de Solomun, Kolombo, Betoko, Kar-mon, Ferry Corsten, Chris Lake, Jean Claude Ades, John Acquaviva, Deadmau5, Glenn Morisson, San-derKleinenberg, Tocadisco, entre outros.

Já passou também por clubes nacionais como Target (Guarujá e Taubaté), Chalezinho (Belo Horizonte/MG), Vive La Vie (Gua-rujá), Machina8 (Taubaté), Zuum (Caldas Novas/GO), King Lounge (Niterói/RJ), Ego (Atibaia), Nud (Jacareí), Pacha (SP), Mokai (SP), Vinyl (SP), Club A-WTC (SP) e Opium (SP).

Ligado sempre às tendências

com informações e exposições de materiais do Programa Insti-tucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), outro, ao centro, com enfoque no Vesti-bular 2015 em que haverá um palco e um terceiro ambiente voltado para a exposição dos cursos oferecidos pela insti-tuição.

“No palco acontecerão algu-mas apresentações e o espaço dos cursos de Graduação e Pós--Graduação vai ter TVs em que as pessoas vão poder, de forma interativa, acessar as informa-ções dos cursos, ter à disposi-ção alguns jogos para entreteni-mento e ainda sortearemos um tablet num concurso cultural”, acrescentou Sichieri.

Destaque

globais do Electro-House, o DJ é reconhecido como o “dono da pista”, conseguindo transportar o público a uma atmosfera repleta

de magia, calor e vibe. Recenemen-te ele participou do Sirena Tour, Skol Sensation, Helvetia Music Festival e Spiritof London.

Palco estará montado em área ao centro do estande para abrigar atividades de entretenimento e divulgação do Vestibular 2015

DJ LipePimps, de São Paulo, quer levar toda a energia da música eletrônica para a Semana da Moda

Agência FAI

Page 11: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

11IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 cotidiano

Semana da Moda apresenta tendências e movimenta comércio nos próximos dias

De Adamantina para o mundo: modelos que conquistaram sucesso passaram pela Semana da Moda

Começa na quinta-feira (4) o maior evento de moda da Nova Alta Paulista, a Semana da Moda de Adamantina, realizada na Ex-poVerde. Serão diversos desfiles, apresentações, danças, DJs e muito mais. O evento apresenta as cole-ções Primavera/Verão 2014/2015 e tem início todas as noites às 20h30.

Na quinta-feira quem abre o desfile da Semana da Moda as lojas infantis Zero a Cinco e Karamelada com as novidades para os baixi-nhos. Na sequência haverá uma apresentação da academia Espaço Vip e desfile do ‘Lojão do 10’, que mostra na ExpoVerde que é possí-vel se vestir bem pagando pouco.

Ainda na quinta, a equipe da Rede de Combate ao Câncer sobe ao palco do evento. Pernambucanas e Portal Modas fecham os desfiles da quinta-feira na Semana da Moda.

Na sexta-feira (5) a Mania de Maria inicia os desfiles da noite com a coleção Primavera/ Verão para pequenos e gestantes. A Mi-

O maior evento de moda da Nova Alta Paulista – a Semana da Moda de Adamantina – poderá lançar os próximos nomes da moda no mun-do. Como em anos anteriores, talen-tos como o de Tamara Aranha, Lie-neYurie Ura Aricio, Laís Delfonso, Amanda Mosconi e Luama Ianhes foram descobertos na ‘Cidade Joia’.

Tamara Aranha, que desfilou na Semana da Moda, hoje faz sucesso na Ásia. Laís Delfonso, também destaque do evento, hoje mostra seu talento em Lisboa. Luama Ia-nhes exibe sua beleza e simpatia na China.

LieneYurie Ura Aricio, hoje com 25 anos, é uma das modelos mais co-nhecidas no Japão. Com uma beleza exuberante e um corpo perfeito, ela deixou a família em Adamantina com 16 anos para viver do outro lado do mundo.

LuamaIanhes, de 20 anos, co-meçou a investir na carreira aos 14

Destaque

Evento acontece de 4 a 6 de setembro, na ExpoVerde

Luama Ianhes Laís Delfonso Gisele Ura

anos. “A primeira oportunidade que tive de conhecer mais sobre o que é realmente ser modelo foi na Semana da Moda, quando uma scouter de Presidente Prudente me viu desfi-lando no evento, em 2009”, conta.

Na época a jovem desfilava moda infantil. Algum tempo depois Lua-ma foi convidada pela mesma scou-ter para participar de concurso em Presidente Prudente. “Sem pensar muito participei e ganhei, o que me abriu muitas portas, mas ainda assim não todas que queria. Demorei muito para chegar onde estou, mas esforço e força de vontade nunca faltaram. É uma experiência maravilhosa. Posso dizer que começar na Semana da Moda foi realmente especial, não só por ser na minha cidade, mas sim por saber que muitos talentos já voaram mundo a fora após ter participado. Foi o início de muitas coisas para mim e eu realmente

não vou esquecer”, ressalta.Hoje Luama mora na China,

sua primeira viagem internacio-nal como modelo. Em fevereiro a jovem volta para o Brasil, fica por um mês, e em seguida segue para a segunda viagem, que será Indonésia. “Atualmente minha Scouter Internacional no Brasil é a Joy Rabelo Management, de Presidente Prudente”.

Para as meninas que partici-pam do evento e também sonham viver essa experiência, Luama deixa um conselho. “Apenas, que não desistam, pois fácil realmen-te não é, mas vale a pena”.

E neste ano não será diferente, olheiros de importante agências estarão na Semana da Moda de Adamantina, que está em sua 8ª edição e conta além com desfiles, apresentações, danças, DJs, pre-sença de celebridades e muito mais.

rage segue os desfiles da Semana da Moda com roupas para toda família.

Em seguida, a Intuição sobe na passarela mostrando as novidades da coleção para o público feminino.

No sábado (6), a moda infantil e jovem da Hering Kids abre o evento. Em seguida, a FAI ganha destaque na passarela.

Na mesma noite a Intuição apre-senta as tendências para o público masculino. A Chiquinho Sorvetes faz uma apresentação na Semana da Moda e em seguida a Empório da Moda mostra algumas das peças que fazem sucesso na nova coleção.

Para fechar os desfiles, a Ce-rigatto traz novidades da coleção de ternos feminino, masculino e infantil.

A Semana da Moda, realizada pelo Grupo IMPACTO e Sincomer-cio Nova Alta Paulista, juntamente com os parceiros Sesc-SP, Senac e Sebrae, e ainda a participação de celebridades.

Page 12: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

12 IMPACTOinforme sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Page 13: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 29 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

IMPACTO

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Conquistar espaço na música e, com isso, aju-dar a família. Esse é o desejo do adamantinense Michael Marques Perei-ra, de 23 anos, mais co-nhecido no meio musical como Mc Maicon Adam.

A paixão pela música começou na infância , o jovem se recorda que sempre gostou de cantar e dançar, tanto que fazia passinhos com colegas em diversas oportunida-des e aos 18 anos partici-pou do Projeto Guri, onde aperfeiçoou sua voz.

Mais tarde, começou a participar de um grupo fazendo back vocal e ao mesmo tempo se dedicou a compor músicas, entre elas o hit ‘Todinha Ta-rada’. “Essa composição ia vender até para o Mc Gui, mas muitas pessoas me incentivaram a não vender e sim conquistar

MC Maicon Adam conta um pouco de sua trajetória

MC Maicon Adam e Mário Fabrício Gonçalves, da FB Produções

Jovem adamantinense busca espaço no mundo da música

o meu sucesso por meio dela, e é isso que estou tentando”, conta.

E o u t r a s m e l o d i a s surgiram, como ‘Cama-rote Vip’ e ‘Meu Amor’, que são divulgadas em redes sociais. “Na ver-dade tenho em média 10 músicas em outros ritmos e oito no funk”.

Para gravar seu pri-meiro CD, Mc Maicon Adam esbarra no proble-ma financeiro. “Estou, aos poucos, g ravando minhas músicas, pois preciso de recursos e não tenho o suficiente”, relata.

Na hora de escolher onde gravar e mixar suas canções, Mc foi solidá-rio. “Tenho um amigo que sofreu um acidente há 18 anos, e desde então está tetraplégico e só mo-vimenta as mãos. Fiquei sabendo que ele mexia com som, fui até a casa dele e propus a parceria, que se estende até hoje”.

Mário Fabrício Gon-çalves, de 31 anos, da FB Produções, trabalha com criação de base e finalização musical para Maicon e outros artistas e grupos de Adamantina e região. “Desde que sofri o acidente e fraturei a cer-vical, tenho me dedicado a música”, revela.

Mc Maicon Adam já tocou em aber tura de eventos em Adamantina, como Carnaval e um show no ATC, e em festividade de motocross em Tupã. “Agradeço as poucas opor-tunidades que t ive de mostrar meu trabalho e que minhas músicas são um funk diferente, sem besteira e com conteúdo”, ressalta.

Para finalizar, o jo-vem faz agradecimentos. “Obrigada a todos que me apoiam, sejam familiares, amigos ou apenas conhe-cidos. Meu sonho é fazer sucesso na música e levar o nome de Adamantina

para muito longe ainda”. Contatos no Facebook: Maicon - Michael Mai-

con Adam Fabrício - Fabriciofb

Gonçalves

Page 14: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

14 IMPACTO

Marcelo Médici estreia nova peça em São Paulo

caderno2 sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Grupo Primeira Opção lança novo trabalho musical

Parque Itamarati realiza tradicional arraiá neste sábado

Ovo de Páscoa recheado de travessa

Destaque

Bairro

Receita

Grupo Primeira Opção conta com novo sucesso - ‘Só me dá prazer’

Camila Basso ensina receita deliciosa

Brasil Restaurant Week começa em setembro

Ingredientes3 latas de leite condensado2 colheres (sopa) de maisena2 latas de leite (use a lata de lei-

te condensado vazia para medir)6 gemas1/2 colher (sopa) de essência

de baunilha400g de creme de leite2 xícaras (chá) de chocolate

meio amargo picado1/2 xícara (chá) de castanha de

caju picada2 xícaras (chá) de chocolate ao

leite picadoModo de preparoEm uma panela, coloque o leite

condensado, a maisena dissolvida

O grupo Primeira Opção lan-çou nesta quinta-feira (28) novo trabalho musical em show no Bar do Diogo. O novo sucesso, ‘Só me dá prazer’, já pode ser ouvido nas rádios 93, 89, Max FM e Liberal FM,Band FM, além de redes sociais.

Com três anos de formação, a banda é formada por Dyggo SB no vocal (de Adamantina), DennysLugner no cavaco (de Ira-puru), Xok no surdo e percussão (de Dracena), Marquinhos no pandeiro (de Dracena) e Jow no rebolo (de Dracena).

De acordo com Rodrigo, o grupo Primeira Opção conta com vários shows e eventos na região e agora lança a nova mú-sica ‘Só me dá prazer’. “Prepa-ramos também mais um novo hit que será lançado em setembro, o ‘Mete o loko’, que é para a galera curtir”.

“Nosso show tem levada com pagode mais recheado de músicas de outros seguimentos, como rock (Papo Reto, Pescador de Ilusões), Pop/Rap (Vagalu-mes, funk em geral) Sertanejo (Maus Bocados, Chora e Me Liga, Te Esperando), além do

O Restaurant Week está de vol-ta na região sudeste entre os dias 15 e 28 de setembro. Para a segunda edição do ano, o evento apresenta o tema tendência “Gastronomia Fusion”, onde os chefs terão de preparar menus utilizando a união de ingredientes e técnicas culiná-rias de diversas partes do mundo, aplicados de forma harmônica em um único prato cheio de cores e sabores. Essa edição também con-tará com novidades operacionais como um APP de reserva para os restaurantes participantes e site repaginado com informações atualizadas em tempo real.

Segundo Fernando Reis, reali-zador do Brasil Restaurant Week Brasil, o evento é um laboratório de criação onde a principal ques-tão é a qualidade. O grande desafio

A associação Parque Itama-rati realiza neste sábado (30) mais um arraiá do bairro. O evento tem início a partir das 20h, e contará com diversas atrações típicas.

Depois de dez anos de su-cesso com “Cada Um Com Seus Pobrema”, o humorista Marcelo Médici estreia a nova comédia “Cada Dois com Seus Pobrema”. Escrita e interpretada pelo próprio comediante, o espetáculo conta com a participação de Ricardo Rathsam.

Paula Cohen assina a di-reção e Kleber Montanheiro é responsável pelos cenários, figurinos e iluminação. A co-média “Cada Dois Com Seus Pobrema” não é uma continu-ação. É uma peça independen-te com novos personagens, sendo que algumas criações do espetáculo anterior retor-nam em outro contexto, con-tando histórias diferentes.

no leite, as gemas e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Desligue e acrescente a essência de baunilha. Espere esfriar e misture o creme de leite. Separe 1/3 da mis-tura e reserve. No creme restante, misture o chocolate amargo der-retido. Em um refratário médio, coloque metade do creme de choco-late no fundo. Leve ao congelador por 15 minutos, retire e cubra com o creme branco. Distribua a casta-nha de caju, volte mais 10 minutos ao congelador e cubra com o creme de chocolate restante. Derreta o chocolate ao leite e espalhe sobre o creme. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

bom pagode, que a galera tanto curte”, destaca.

Contatos para shows: (18) 997165263 - Rodrigo ou (18) 997284786 – Wilson. O vocalista revela que em outubro a ter-ceira música do trabalho será lançada, e com ela o clipe oficial

A festa caipira acontece na es-quina das ruas Assis Brasil com Osvaldo Aranha (Campinho), e terá comidas típicas, como chur-rasco, pastel, cachorro-quente, milho verde, vinho quente e

outros, e barracas com brinca-deiras, como a do peixinho, do coelho e pau de sebo.

Haverá também apresenta-ção da Orquestra Caipira da Prefeitura de Adamantina.

da música ‘Só me dá prazer’.“Agradecemos o apoio da loja

PowerTech, que nos ajuda, e ao nosso produtor, Wilson Guer-reiro, que produzil nosso CD e material de divulgação para presentear os fãs”.

Facebook.com/primeiraopcao.

desse semestre é superar os núme-ros e resultados do último evento Sudeste 2014, nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Espírito Santo, que impactou mais de 1 milhão de pessoas, tornando-se a maior edi-ção de Restaurant Week do mundo – com 430 restaurantes parceiros, movimentando aproximadamente 65 milhões de reais no período e mais de 560 mil menus vendidos.

As marcas que já garantiram presença na próxima edição do evento são: MasterCard, Cielo, Mul-tiplus, Adria, Friboi, IOC Azeites, ButterToffees, GNT, Espaço Itaú de Cinemas e Rádio Eldorado. Os clientes Master Card Black e Plati-num poderão aproveitar o evento uma semana antes da abertura oficial: de 8 a 14 de setembro.

O espetáculo estreia dia 10 de setembro, quarta-feira, às 21h no Teatro Frei Caneca, no centro de São Paulo, e fica em cartaz às terças e quartas até 26 de novembro.

Page 15: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

15IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 caderno2

Meu Xodó apresenta novidades da coleção primavera/ verão

Moda

Sob o comando do casal Gislaine Mantovani e Anderson Benitez, da jovem Franciele Mantovani, de seus pais Vanda e Isidro Mantovani, a Santa Batata inova em Adamantina

Equipe Santa Batata

Meu Xodó apresenta as novidades da coleção primavera/verão

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Para aqueles que gos-tam de pratos feitos a partir de batata, o Santa Batata é o lugar certo. Com diversas opções que têm agradado o paladar dos adamantinenses, há 20 dias a batataria e bar foi inaugurada.

Oferecendo batata su-íça, porção de batatas

A loja infantil Meu Xodó conta com novidades da coleção primavera/ verão. São peças para vestir o seu bebê, criança e até adoles-cente com o que está na moda, sempre com muita cor e alegria.

De acordo com a empre-sária Renata Rusafa, entre as marcas se destacam a PUC, Gira Baby, Momi, Calvin Klein, e a Authoria, que é

Santa Batata inova com diversas opções para Adamantina e região

com acompanhamentos, lanches com batatas, e escondidinhos a base de batata, o local atende a partir das 18h, de quarta a domingo.

Sob o comando do ca-sal Gislaine Mantovani e Anderson Benitez, da jovem Franciele Manto-vani, de seus pais Vanda e Isidro Mantovani, a Santa Batata conta com espaço kids, com TV,

novidade na empresa. A marca trabalha mais

com modelos teens, e nesta nova coleção apresenta um verão delicioso, com cores fresh e tonalidades de doces irresistíveis.

E como já é tradição na loja, a PUC sempre conta com peças lindas e confor-táveis para a garotada. Nes-ta estação, a marca oferece uma coleção fashion para

piscina de bolinha, brin-quedos e mesas para a garotada.

Outra novidade apre-sentada pela empresa são os drinks e bebidas, encontrados somente na Santa Batata, que fica na Praça Prestes Maia, em frente de onde acontece as feiras livres às sextas--feiras, nº 19. Mais infor-mações pelo telefone (18) 3522-5866.

o universo infantil, unindo as tendências mundiais com a brasilidade. As refe-rências de estilo da marca seguem os conceitos trendy, colorido e alegre, num mix de peças com muito estilo para meninos, meninas e bebês.

Entre as cores que vão conquistar também os bai-xinhos, destacam-se amare-lo, laranja, azul e verde. T.A.

Rogerio Grespi

Page 16: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

16 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 29 de agosto de 2014

AdamantinaJoão Carlos Rodrigues

Avenida Principal, onde deu inicio o desenvolvimento de AdamantinaAtual Avenida Capitão José Antonio de Oliveira

Adamantina 1951Avenida Principal – Atual Avenida Capitão José Antonio de Oliveira

AdAmAntinA no Ano dE 1946

Álbum de: Nilson Albanez-1959Colaboração: João Carlos Rodrigues

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE

Tuika Yamamoto de Oliveira Lima receberá titulo de Cidadão Adamantinense em breve

Judocas representarão Adamantina e região em estadual dos Jogos da Juventude

Judocas adamantinenses se classificam para a final estadual dos Jogos da Juventude

Esporte

Dois judocas da Associa-ção de Judô de Adamantina se classificaram para a final estadual dos Jogos da Ju-ventude de Judô, na etapa regional que aconteceu no dia 17 de agosto em Presidente Prudente.

Adamantina foi represen-tada por quatro atletas com idades de 15 a 19 anos, na mo-dalidade – JUDÔ. Os atletas são Rafael de Paula Valente, peso leve e Kauê Colantonio, peso meio médio que ficaram em 2º lugar; Luis Henrique L. Ferreira, peso médio e no absoluto foi campeão; e Stela

2ª Cavalgada Beneficente da ExpoVerde acontece neste domingo

Acontece neste domingo (31) a 2ª Cavalgada Benefi-cente da ExpoVerde. Com organização da comissão organizadora da festa e da associação Os Tropeiros, a ação terá renda revertida a Clínica de Repouso Nosso Lar.

Após a cavalgada, have-rá churrasco preparado por voluntários e funcionários da Clínica de Repouso Nos-so Lar e Os Tropeiros. Cava-leiros montados e crianças menores de 12 anos não pagam o almoço. Todos os

presentes poderão ainda conferir apresentação de música ao vivo.

Convites podem ser ad-quiridos antecipadamente na Secretaria de Assistên-cia e Desenvolvimento So-cial pelo valor de R$ 20. Os recursos obtidos com a ven-da dos convites e de bebidas serão revertidos à entidade assistencial.

Cavaleiros e comitivas percorrerão 8 km dentro de Adamantina, saindo às 9h da avenida Marechal Cas-telo Branco com destino ao

clube da Aspuma.O trajeto terá início na

avenida Marechal Castelo Branco (via de acesso), em frente ao Campus III da FAI e passará pela avenida Francisco Bellusci, sentido campus II da FAI, passando posteriormente pelas aveni-das Rio Branco, Adhemar de Barros e da Saudade, e com término no Aspuma.

Mais informações sobre a 2ª Cavalgada da ExpoVer-de podem ser obtidas pelo telefone (18) 3521-1900.

Gi Notícias

Nascimento, peso pesado, que foi campeã e no absoluto ficou em 2° lugar.

Somente os campeões representarão a região de Presidente Prudente na final estadual dos Jogos da Juven-tude de Judô.

Luis e Stela estão clas-sificados e representarão Adamantina e a região.

A Associação de Judô de Adamantina agradece e parabeniza os atletas, pais e também a Prefeitura e a Secretaria de Esportes pelo apoio que tem dado ao judô.

Assessoria de Imprensa

Foto Tropical

Arraiá Parque Itamarati

Campinho do bairro30/08

4º Encontro de Violeiros

Estação Recreio

Jantar Dançantes para Casais

Imperial Eventos Flórida Paulista

30/08

Cavalgada ExpoVerde

Saída avenida Mare-chal Castelo Branco

31/08

Agenda

Page 17: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 33

LESRF

CONCRETOMOTORASLC

NAELIXIRTRAVESSÃORET

EONKARENINAO

POSTTREMREMETENTE

LODORITPORAD

ICARA

CORRENTADASESSAUGTAUADOBE

PASSAROOM

Parte es-tratégicada nego-ciação

Encher a casa

de espe-táculos

(?) depolícia:

anota de-poimentos

A classesocial dos

pobres(pop.)

Tipo debactériadifícil decombater

Indivíduoque pulaCarnaval(bras.)

Material mais usadona constru-ção civil

Contagemde tempodurantedisputas

LygiaClark,artista

plástica(?) da Lon-ga Vida:meta de

alquimistas

"Anna (?)",romancede LeonTolstoi

ThomasEdison,

cientista einventor

Planta comproprieda-de anti-in-flamatória

Criaturade outroplaneta(abrev.)

Cadacabeça de gadobovino

Atividadeescolar

voltada àortografia

Materialorgânico

que fertili-za a terra

Resíduoformadono fundodo lago

"Se (?)Rua Fosse

Minha",cantiga

Freguesiado (?),

bairro deSão Paulo

Animalcomo aGraúna,de Henfil

Tipo rudi-mentar de tijolo

O som doUniverso,no Hindu-

ísmo

Potássio(símbolo)

TransporteferroviárioFazer se-xo (pop.)

EnraizarJulgados

em proces-so (jur.)

Postar, em inglêsInforma-ção no

envelopeda carta

A (?): aoacaso

O rato, pela ordem a que

pertence(Biol.)

Traçohorizontal

Atividades(?): sãoafetadaspelo mal

deParkinson

Presa porgrilhões

Cruz fran-ciscana

T A U

3/tau. 4/post. 5/adobe — adubo. 6/arnica — elixir. 8/karenina. 10/escrevente.

17 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 28 Clube da Mafalda - Tirinha 68 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.br Palavra Cruzada #23

1. A fêmea do touro. (4)2. Plural de "zero". (5)3. Enjoo causado pelo balanço de uma embarcação (plural). (7)4. Causar erosão em. (6)6. Vaso que conduz sangue do coração para

1. Período no qual um rio apresenta o

menor volume de águas (plural). (8)

5. Lady ___. (4)

9. Carro (em inglês). (3)

10. Aqueles que defendem utopias.

(9)

11. Pronome demonstrativo que

designa algo próximo de quem fala.

(4)

12. Entrar num país estranho para

morar nele. (7)

14. Em que há oclusão. (6)

16. Pessoa que anda com a cabeça no

ar. (6)

19. Tornar igual. (7)

21. Ajuda na sinalização de trânsito.

(4)

24. Adolescentes (em inglês). (9)

25. Viagem aéria. (3)

26. Ordenar (em inglês). (4)

27. Amestrar, instruir, tornar hábil. (8)

Verticais

Horizontais

outras partes do corpo. (7)7. Produzir assoreamento em. (8)8. Tipo de crustáceo. (4)13. Donos de lojas de comércio. (8)15. Coroar; premiar. (7)

17. Que tem viço (plural). (7)18. Amigo (em inglês). (6)20. Claridade da Lua sobre a Terra. (4)22. Cair neve. (5)23. Causa dor, sofrimento. (4)

Agenda

Page 18: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

18 social ComércioC

M Y

K

CMYK

Valéria, Elizangela e Bruna, da Clínica Dosso de Medicina Especializada

A proprietária da Detalhes Presentes, Ruth, com a filha Fabíola e funcionária Helo

Equipe nota 10 da Moda Íntima de Lucélia

As meninas atenciosas Paula e Luma, da Arrazzo boutique

O empresário da Nutripoint Marcos com a namorada Marcela e Junior

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Page 19: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

C M

Y K

CMYK

A educadora física Daniela Olivera em aula de Crossfit

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 29 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

saúdePresbiopia: vista curta ou braço curto?

Todas as pessoas com olhos normais, depois dos 40 anos, apresentam dificul-dade para ver de perto, seja para ler ou escrever, costurar

ou enfiar linha na agulha.Os cuidados com a saúde

devem acontecer em qual-quer idade, por isso, quem cuida do corpo está atento aos

sinais do tempo. Quando o in-dividuo começa a envelhecer, os olhos também sofrem alte-rações. O olho normal jovem apresenta mais facilidade de focar um objetivo, esta habi-lidade de focalizar diminui com a idades.

De acordo com o oftal-mologista Tairo Hosoume, no olho humano existe uma lente interna chamada cris-talino, que foca os objetivos para longe e para perto, que é a acomodação. “Após 40 anos, o cristalino perde o poder de acomodação, estabelecendo a presbiopia, que avança lenta-mente até atingir seu maior grau, por volta dos 55 anos”, destaca.

Segundo o médico, as queixas mais comuns en-

tre adultos que procuram atendimento oftalmológico por conta da vista curta ou cansada, como a presbiopia, são dificuldades de focalizar para perto, embaralhamento e necessidade de afastar para enxergar. “Alguns pacien-tes em tom de brincadeira, contam que não sabiam se procuravam um oculista ou um ortopedista para alongar os braços”, declara Tairo.

Ainda não existe uma cirurgia satisfatória para presbiopia, o tratamento é correção com óculos, lente de contato e implantes de lentes intraoculares. O mais comum é o óculos, que pode ser mono-focal (somente para perto) ou multifocal (para perto, meia distância e longe). O oftalmologista Tairo Hosoume orienta sobre a presbiopia

Page 20: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

20 IMPACTOsaúde sexta-feira, 29 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

Ebola: perguntas e respostas essenciais sobre esse vírus que preocupa o mundo

O que é ebola?Trata-se de um vírus do gênero Ebolavirus.

Esse agente infeccioso foi descoberto em 1976, na República Democrática do Congo, próximo ao rio Ebola - daí o seu nome. Segundo o Cen-tro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, há cinco subes-pécies doEbolavirus identificadas até hoje - dessas, apenas uma se restringiu a animais primatas e não afetou seres humanos.

Desde a data de sua descoberta, já houve diversos surtos do ebola na África. Os prin-cipais foram em 1995, em 2000 e em 2007. No entanto, nunca o vírus havia se propagado para tantos países diferentes quanto na crise atual. Em 2014, os mais de 1800 casos da doença atingiram habitantes de Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria, todos no continente africano

Por que ele é tão perigoso?O índice de letalidade do ebola pode chegar

a 90%, o que significa que a probabilidade de uma pessoa morrer ao contrair o vírus é bastante alta. Isso ocorre porque, uma vez no corpo do indivíduo, o Ebolavirus costuma pro-vocar sangramentos que podem levar à morte.

Como ocorre a transmissão do vírus?Ao contrário de outros agentes infecciosos

que se propagam pelo ar, o ebola é transmitido por meio do contato direto com sangue, secre-ções ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados. O contágio também pode acontecer se o indivíduo for exposto a objetos contaminados, a exemplo de agulhas,

máscaras, luvas e até roupas. A transmissão não ocorre no período de incubação do vírus (que pode variar de uma a três semanas), mas sim quando os sintomas aparecem.

Quais são os sintomas?A pessoa infectada por esse vírus pode

apresentar febre, dores musculares e na cabe-ça, diarreia, vômito, fraqueza e falta de apetite. Outros sinais da doença são tosse, dor no peito, dificuldade para respirar e sangramentos fora ou dentro do corpo. Embora esses sintomas sejam comuns a outras doenças, como a febre amarela e a dengue hemorrágica, o que chama a atenção no ebola é a evolução muito rápida do quadro.

Existe um tratamento?Ainda não há um tratamento específico

contra o ebola. Sendo assim, o que se faz é garantir que o paciente esteja hidratado, respirando bem e com a pressão estável. Ele deve ser isolado e receber acompanhamento médico em uma unidade de terapia intensiva.

Há risco de ele chegar ao Brasil?Especialistas e autoridades em saúde brasi-

leiros garantem que a probabilidade de o ebola chegar aqui não é alta. Além de não haver foco do vírus no Brasil, ele está circunscrito àquela região da África. Em uma coletiva de imprensa realizada no dia 8 de agosto de 2014, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, também afirmou que o risco de a doença atingir o país é baixo e assegurou que o governo está seguin-

do as recomendações da OMS e reforçou ações de vigilância em portos e aeroportos.

O que eu posso fazer para me proteger do ebola?

Se você não costuma via-jar aos países onde o surto da doença está ocorrendo ou não teve contato com alguém que possa estar infectado com o vírus, não precisa se preocupar com o ebola. Caso você tenha re-tornado de uma viagem à região endêmica e apresente algum dos sintomas, procure assistência médica. FONTE: MdeMulher

Page 21: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

21IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 saúdeC

M Y

K

CMYK

Por que devemos fracionar as refeições?

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

O fracionamento das re-feições é uma das orientações mais comum e importante entre todos os nutricionistas, porém, a mesma apesar de parecer simples nem sempre é seguida, pois exige mudanças de hábitos alimentares.

A nutricionista Lais Maião orienta sobre quais os cui-dados a serem tomados para realizar todas as refeições diárias corretamente.

Uma alimentação saudá-vel é composta de cinco ou seis refeições, sendo o café da

manhã, o almoço e o jantar as principais refeições, e os lan-ches intermediários, colação, lanche da tarde e ceia, reali-zados entre as refeições. Não sendo eles menos importantes que as principais.

“O fracionamento das re-feições ao longo do dia ajuda a reduzir a fome evitando assim uma supercompensação nas próximas refeições. Além disso, ainda pode ajudar a melhorar o comportamento cognitivo, do humor e tam-bém a reduzir os sintomas da ansiedade, controla a ingestão alimentar, contribui para redução do peso, melhora a sensibilidade a insulina e o perfil lipídico (colesterol total e LDL-colesterol)”, explica a nutricionista.

Segundo a profissional, o não fracionamento das refeições pode resultar em algumas alterações metabó-licas como alteração do perfil lipídico e uma sensibilidade

insulínica reduzida e pode ainda aumentar os riscos do desenvolvimento de doenças crônicas. “Quando a pessoa fica muito sem se alimentar o corpo entende que você passará fome, deixando o me-tabolismo mais lento, fazendo reserva de calorias”, destaca.

Lais lembra que todas as refeições realizadas ao longo do dia deverão ser equilibra-das, saudáveis e não muito calóricas, pois ao contrário disso, ao invés dos benefícios, irá resultar em ganho de peso, por isso é muito importante procurar um profissional capacitado para o equilíbrio do plano alimentar. “O mais importante é destacar que as refeições devem ser realizadas com um intervalo de 2h a 3h”, finaliza.

Nutricionista Lais Maião explica sobre o fracionamento das

refeições

Page 22: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 29 de agosto de 2014

C M

Y K

CMYK

Page 23: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

cidadesIMPACTO

C M

Y K

CMYK

Adamantina-SP - sexta-feira, 29 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

Região tem saldo positivo em geração de emprego, aponta Caged

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Seis cidades da região com mais de 10 mil ha-bitantes, tiveram saldo positivo em geração de emprego, conforme dados divulgados nessa semana pelo Caged (Cadastro Ge-ral de Empregos e Desem-pregados). As infor ma-ções são ferentes a julho.

No total, foram 1.176 admissões e 1.027 demis-sões entre os municípios de Pacaembu, F lórida Paulista, Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz e Parapuã.

Destaque para Ada-mantina que ocupa a 51º posição no Estado, tendo 353 admissões e 245 de-missões.

Na pior colocação re-gional ficou Parapuã em 206ª lugar, com saldo ne-gativo de 80 contratações e 84 (-4) demissões, Fló-rida Paulista também apresentou saldo negativo com 43 contratações e 47 demissões (-4).

Pacaembu gerou em julho apenas duas novas vagas de emprego. Já Lu-célia, com 349 admissão e 306 demissões, teve saldo positivo de 46 vagas. Ou-tro município que gerou mais emprego do que de-mitiu foi Osvaldo Cruz, que ocupou a 173º posição.

De acordo com espe-cialista, o aumento no número de desligamentos se deve às dificuldades enfrentadas pelos setores de serviço e comércio e o

grau de inadimplência dos brasileiros, já que as taxas de juros estão altas, o que dificulta o pagamento das dí-vidas.

De acordo com o Ca-ged, o município clas-sificado em primeiro lugar mais uma vez foi São Paulo, com saldo positivo de 3.547 vagas.

POSIÇÃO NO RANKING MUNICÍPIO ADM DESL SALDO VAR REL%

51º ADAMANTINA 353 245 108 1,2107º LUCELIA 349 306 43 0,53 173º OSVALDO CRUZ 323 315 8 0,11197º PACAEMBU 28 30 -2 -0,2 204º FLORIDA PAULISTA 43 47 -4 -0,11206º PARAPUÃ 80 84 -4 -0,13

Conf ir a as posições das s e i s c i d a d e s da região com mais de 10 mil habitantes no quadro a se -guir.

Page 24: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

24 IMPACTOcidades sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Agência bancária é a única da cidade Meire Cristiane de Souza Manoel, de 39 anos

Justiça suspende fechamento de agência bancária após Executivo recorrer com ação

Mulher é encontrada morta no quarto da própria casa

Flora Rica Pacaembu

Na semana passada, a Pre-feitura de Flora Rica, através do Setor Jurídico, conseguiu liminar favorável suspendendo o fechamento da agência San-tander no município.

A agência havia pronuncia-

A pacaembuense Meire Cris-tiane de Souza Manoel, de 39 anos, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (26).

O delegado de polícia, Dr. André Eustáquio da Fonseca informou que consta no boletim de ocorrência que a mulher foi encontrada pela própria mãe no quarto onde dormia por volta das 7h.

A família mora em uma resi-dência situada na Rua Presiden-te Kennedy, área central de Pa-caembu. Dr. André e sua equipe acompanhou o caso durante os trabalhos na residência, onde foi localizado no quarto um frasco com substância aparentando ser chumbinho. O recipiente foi apreendido e passará por perícia.

Ainda de acordo com o dele-gado, a linha de investigação é a de suicídio o que já teria sido tentado em outra ocasião pela pacaembuense. O corpo de Meire foi enviado ao Instituto Médico Legal de Adamantina onde pas-sou por exames.

do o fechamento para o dia 29 de agosto, alegando que o mu-nicípio possui poucas contas, entretanto, o Executivo, por meio de uma ação civil pública, recorreu ao Poder Judiciário, destacando que o encerramento

Familiares, amigos e diversas pessoas da Cidade Paraíso e de toda a região acompanham a ce-rimônia fúnebre que aconteceu no Velório Municipal.

Folha Regional

Mortes no trânsito caem 37,5%, aponta SSPA região de Presidente Pru-

dente registrou queda de 37,5% nas mortes no trânsito, sem comparado junho deste ano, quando cinco pessoas morre-ram, com o mesmo período de 2013, quando foram registradas oito vítimas fatais. O número foi divulgado nesta segunda--feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Quanto aos homicídios cul-posos, em que não há intenção de matar, houve um aumento, passando de zero no ano passa-do e em julho deste ano. Ainda neste ano, foi um homicídio doloso, em que há intenção de cometer o crime, caiu de dois no mesmo período de 2013 e um em 2014. O mesmo aconteceu com as tentativas de homicídio, que diminuíram de 10 para uma, respectivamente.

Ainda conforme a secretaria, foram registrados em julho 391 lesões corporais dolosas, 321 lesões corporais dolosas por acidente de trânsito e seis ou-tros tipos não especificados de

lesão corporal culposa. Todos os números caíram, quando comparados com o mesmo pe-ríodo de 2013.

O mesmo aconteceu com os casos de estupro: foram naquele mês do ano passado, contra 12 em 2014. Já os roubos caíram de 48 para 37 e, neste ano, foi registrado um roubo à carga, crime que não havia ocorrido em 2013. Quanto aos assaltos a veículos, não houve nenhum neste ano, contra três em julho do ano passado. Houve queda também nos furtos e furtos de veículos.

Ocorrências envolvendo trá-fico de entorpecentes aumen-taram: 112 em julho deste ano, contra 96 no mesmo mês de 2013.

Ainda em julho último, fo-ram apreendidas 26 armas de fogo, 247 pessoas foram presas em flagrante pelos mais diver-sos crimes e 40 veículos foram recuperados. A região não re-gistrou neste período latrocínio e roubo a banco.

Fonte: G1

das atividades em curto espaço de tempo, acarretaria prejuízos a grande parte da população, principalmente, aos idosos apo-sentados que utilizam o serviço da agência, já que esta é a única da localidade.

Diante desta justificativa, o Poder Judiciário suspendeu liminarmente o fechamento da agência, que também poderá recorrer contra essa decisão.

Após receber a decisão da liminar favorável, o prefeito Paulo Rogério destacou a im-portância da colaboração da população para evitar defini-tivamente o encerramento das atividades do Santander no município. “Podemos ressaltar que o Poder Executivo cumpriu com sua parte, porém, para mantermos a agência na cida-de é necessário à colaboração da população, aproveitando os serviços prestados pelo banco, a fim de incentivar a perma-nência do mesmo”, destacou o prefeito. G1

Assessoria de Imprensa

Page 25: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

25IMPACTO

A unidade atenderá de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h

: Palio envolvido em acidente na SP-294, condutora não teve ferimentos.

Armas seriam usadas para a caça de animais silvestres, porém os indiciados não confessaram o crime

Cigarros foram localizados dentro do carro que foi abandonado pelo motorista

Veículo capota próximo a trevo na SP-294

Prefeitura confirma nova data para prova do concurso público

Condutor abandona carro e polícia localiza 19.529 maços de cigarro

Polícia Ambiental apreende cinco armas após denúncia anônima

Junqueirópolis

Osvaldo Cruz

Osvaldo Cruz

Tupi Paulista

sexta-feira, 29 de agosto de 2014 cidades

Região ganha unidade do Poupatempo

Cinco armas foram apreendidas pela Polícia Ambiental em Osvaldo Cruz, nesta terça-feira (26), após uma denúncia anônima. A informa-ção é de que os indivíduos usavam as espingardas para caçar animais silvestres - eles negaram.

As apreensões foram realizadas em duas casas no Bairro dos Coquei-ros, de acordo com o delegado da Polícia Civil, Éder Silva Monarin. Na ocasião, quatro armas foram encontradas na residência de um produtor rural de 44 anos.

Já uma espingarda, com o regis-tro vencido, foi localizada no imóvel de um homem de 46 anos. “Os dois indivíduos foram levados à dele-gacia, mas não confessaram terem usado as armas para caçar. Eles se mantiveram calados todo o tempo”, informou o delegado.

Na segunda-feira (25), por vol-ta de 14h40, um Palio com placas de Dracena, capotou próximo ao trevo de Junqueirópolism na SP294- ( rodovia Comandante João Ribeiro de Barros). De acor-do com informações, o veículo dirigido por uma mulher, dirigi-do por uma mulher trafegava no

Já está disponível no site da MG Consultoria, empresa respon-sável pela realização do concurso público municipal, o edital que confirma a nova data e os locais onde as provas serão aplicadas.

Inicialmente, a previsão para realização do concurso era o dia 7 de setembro (um domingo). Po-rém, em função da data represen-tar o feriado de independência, as provas foram adiadas para o

POLIANA POSSATIEspecial para o IMPACTO

Mais uma unidade do popu-patempo foi inaugurada esta semana na região. Localizada em Dracena a unidade tem ca-pacidade para realizar até 1,1 mil atendimentos diariamente de segunda-feira a sábado.

Entre os atendimentos dis-poníveis na unidade, estarão os do Instituto de Identificação Ricardo G. Daunt (IIRGD), como Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Cri-minais (AAC). População pode ter acesso a todos os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como os da Carteira Nacional de Habilita-ção (CNH) e de veículos, assim como serviços eletrônicos, como Nota Fiscal Paulista e Boletim de Ocorrência, além do correspondente bancário, exclusivo para pagamento de taxas.

sentido Irapuru a Junqueirópo-lis e a cerca de 500 metros antes do trevo por motivos a serem esclarecidos a condutora perdeu o controle e capotou.

A mulher não teve ferimentos e não quis ser socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros.

GiNotícias

domingo seguinte, 14.Além disso, no edital estão

confirmados os locais para re-alização das provas. As escolas foram separadas por cargo em disputa (veja na tabela abaixo).

Ao todo, foram efetuadas 2071 inscrições para 85 vagas em dis-putas. Deste total, apenas dois cargos não possuem candidatos: Ginecologista e Neurologista. Com 342 inscrições, as vagas para

Para realizar serviços de veículos, da CNH ou do RG, o cidadão deverá agendar data e horário pelo site, disque Pou-patempo pelo número 0800 772 3633, ou ir até a própria unida-de. Os agendamentos estarão disponíveis pela inter net e telefone a partir desta segunda-

Auxiliar de Serviços I é a mais concorrida.

As provas acontecem, todas, no dia 14 de setembro, em dois horários: às 8h30 e às 14 horas. Nas escolas que vão receber candidatos de vários cargos, é necessário ficar atento à sala em que a prova será realizada.

O edital está disponível no site: www.mgconsultorialtda.com.br Ocnet

A Polícia Militar apreendeu 19.529 maços de cigarro dentro de um carro na Rodovia General Eu-clides de Oliveira Figueiredo, na quarta-feira (27), em Tupi Paulista. Ao avistar a presença da polícia, o motorista abandonou o automóvel no acostamento e fugiu com sentido incerto. Os cigarros estavam na parte de trás do Chevrolet Zafira que tem placa de Campo Grande (MS).

De acordo com informações da Polícia Civil, os PMs estavam em patrulhamento de rotina, por volta das 22h, quando avistaram o automó-vel transitando pela rodovia e, logo deram sinal de parada ao motorista. Porém, a ordem não foi atendida pelo

-feira.Serviço – O Poupatempo de

Dracena está localizada na Rua Porto Alegre, n° 256, no Bairro Metrópole. A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h. Mais informações acesse o Por-tal do Programa Poupatempo.

Em ambas as casas foram loca-lizadas ainda, grande quantidade de munições, sendo algumas já deflagradas. Porém, como afirmou Monarin, os armamentos não es-tavam carregados no momento da apreensão.

Os dois homens não possuem passagem pela polícia e, por isso,

pagaram fianças de R$ 1 mil e R$ 2 mil, respectivamente, e responderão pelo crime de porte ilegal de armas em liberdade.

Todos as espingardas foram levadas para o Instituto de Crimina-lística (IC) de Adamantina e ficarão à disposição da Justiça.

G1

condutor que passou direto pelos policiais e evadiu fuga.

Em seguida, os PMs perseguiram o carro, mas o mesmo foi encontrado abandonado às margens da rodovia, sem o motorista no volante. Os poli-ciais fizeram buscas pela área rural próxima ao local, mas ninguém e nenhuma pista do indivíduo foi encontrada.

O Chevrolet Zafira foi levado à delegacia e foi revistado. Na ocasião, foram encontrados os 1.953 pacotes de cigarro de diferentes marcas. Segundo a Polícia Civil, os produtos foram trazidos do Paraguai.

O caso está sendo investigado. G1

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Page 26: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

26 IMPACTOcidades sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Energia fica até 40% mais cara em 27 cidades da região Moradores de 27 cidades e

dois distritos da região de Pre-sidente Prudente receberão aumento de até 40% na conta de energia, a partir do dia 27 deste mês. O reajuste atinge consu-midores atendidos pela Elektro Eletricidade e Serviços S/A, mediante pedido feito à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na última terça-feira.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Elektro, a média do reajuste aprovado foi de 37,78%, sendo 40,79% para clientes de alta ten-são, como indústrias, e 35,97% para a baixa tensão, como resi-dências. “É um repasse anual à conta de luz, definido pela Aneel, dos gastos com a compra de energia elétrica – que neste período foi mais cara pela falta de chuvas”, explica.

Ainda conforme a empresa, com a “estiagem histórica que estamos vivendo”, a energia consumida pelos clientes teve de ser proveniente de usinas terme-létricas, nas quais os preços são maiores, o que gerou o acréscimo nas tarifas.

A Aneel ratifica que o item

mais impactante no reajuste ta-rifário da Elektro foi a alta dos custos com compra de energia e acrescenta que também refle-tiram os valores gastos com o transporte de eletricidade e pa-gamento de encargos setoriais.

Ao calcular a elevação, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. Esse cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mer-cado) e outros custos que não o acompanham necessariamente, como energia comprada, encar-gos de transmissão e encargos setoriais.

Baixa e alta tensãoO efeito médio da alta tensão

refere-se a três classes: A1, rela-cionada ao consumo maior que 230 kV; A2, de 69 a 230 kV; e A4, que vai de 2,3 a 25 kV. Já para a baixa tensão, cujo consumo é menor do que 2,3 kV, a média en-globa as classes B1, residencial e subclasse residencial de baixa renda; B2, rural, agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural e serviço público de irrigação rural; B3,

industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo pró-prio; e B4 , iluminação pública.

ReajusteO reajuste vale para todas

as 228 cidades atendidas pela Elektro, sendo 223 em São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, totalizando 2,4 milhões de uni-dades consumidoras e mais de 6 milhões de pessoas que recebem energia todos os dias.

Na região de Prudente, a empresa atende os seguintes municípios: Anhumas, Drace-na, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Irapuru, Jun-queirópolis, Marabá Paulista, Mariápolis, Mirante do Parana-panema, Monte Castelo, Naran-diba, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Pirapozinho, Rosana, Sandovalina, Santa Mercedes, São João do Pau d’Alho, Taci-ba, Tarabai, Teodoro Sampaio, e Tupi Paulista. Também são atendidos os distritos de Coro-nel Goulart (Álvares Machado) e Nova Pátria (Presidente Ber-nardes). O Imparcial

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Plano Diretor Participativo

A discussão do Plano Diretor

esteve em pauta na mais recente

reunião conjunta dos Fóruns das

Instituições de Ensino e Entidades

de Classe do Crea-SP, realizada

na Sede Angélica antecedendo a

Sessão Plenária.

Por sugestão do Geólogo Celso

de Almeida Bairão, o convidado

do mês foi o Geólogo Álvaro Ro-

drigues dos Santos, pesquisador

sênior do Instituto de Pesquisas

Tecnológicas – IPT e vencedor do

Prêmio Ernesto Pichler da Geolo-

gia de Engenharia Brasileira em

2011.

O assunto de sua palestra foi a

Carta Geotécnica, apontada pelo

pesquisador como referência es-

sencial para os Planos Diretores

Municipais ao orientar para a

Conselheiros e gestores do Crea--SP puderam acompanhar recente-mente, no auditório da Sede Angéli-ca, a palestra do consultor Engenhei-ro Marcos Wunderlich sobre “Lide-rança, coaching e resultados – uma abordagem sistêmica e complexa”.

Segundo o palestrante, coaching e mentoring são metodologias utiliza-das como ferramentas por líderes de alta performance. São aplicadas na melhoria de desempenho de pessoas e na ampliação da mentalidade de modo que as pessoas possam trans-

utilização das técnicas mais com-

petentes para ocupação do solo

nas cidades.

“A desatenção dos empreen-

dimentos de Engenharia com

os meios físicos geológicos e

o impacto que isso causa tem

colecionado insucessos”, disse o

pesquisador.

O Geólogo ainda destacou que

a mobilização dos profissionais

foi fundamental para que a carta

geotécnica passasse a constar no

Plano Diretor da cidade de São

Paulo.

O Diretor de Entidades de Classe,

Engenheiro Antônio Carlos Bueno

Gonçalves, detalhou o Estatuto da

Cidade, que coloca em prática as

regras para organizar o crescimento

das cidades.

formar a si e suas organizações.“O consultor dá respostas; o co-

ach faz perguntas e incentiva para melhores resultados ou obtenção de metas; e o mentor inspira e abre novas alternativas de transformação da mentalidade e da vida”, explicou Wunderlich.

Na ocasião, ocorreu a entrega dos certificados de conclusão aos cerca de 70 gestores do Crea-SP que participa-ram do curso de desenvolvimento de lideranças ministrado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Desenvolvimento de Lideranças

“Quando se fala em Plano Diretor,

se fala em engenharia e tecnologia.

Nossas cidades estão crescendo to-

talmente desorganizadas e, por isso,

precisamos cobrar do Poder Executi-

vo a sua implantação. A maioria dos

prefeitos não é especialista e com-

pete a nós exercermos uma política,

não partidária, para garantirmos a

presença dos profissionais da área

de Engenharia nas Secretarias de Pla-

nejamento”, ressaltou o Engenheiro

Bueno Gonçalves.

A partir da esquerda, o Geol.

Celso Bairão, Eng. Agr. José Otávio

Machado Menten (Diretor de Edu-

cação), Isabel Maciel (Gabinete da

Presidência), Geol. Álvaro Rodri-

gues e Eng. Antônio Carlos Bueno

Gonçalves (Diretor de Entidades

de Classe).

Page 27: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

27IMPACTO

Vencedora ganha passaporte para disputar o concurso estadual Miss Comerciária Paulista

Prefeito José Luis com ambulância conquistada para a saúde do município

sexta-feira, 29 de agosto de 2014 cidades

ALL garante recuperação de linha férrea na região e trem de carga pode voltar em 2015

Desativada desde 2008 por falta de parcerias comerciais, o trecho sob responsabilidade da ALL (América Latina Lo-gística) na região pode voltar a funcionar em 2015.

De acordo com assessoria, a concessionária já contratou a empresa para executar as obras de recuperação da malha ferroviária no trecho da região de Bauru, Marília e Tupã.

O processo aguarda a licen-ça ambiental para que as obras sejam iniciadas devendo ficar prontas até de zembro deste ano.

O investimento na obra será de R$ 50 milhões e serão per-mitidos o transporte de carga

de como açúcar, por ser um região com alto numero de usi-nas, o que impulsinonará uma grande demanda destinado a exportação.

Em julho o Ministério Públi-co entrou com ação para apurar os problemas encontrados no trecho, sendo que empresasrias na Alta Paulista como a Incoesp (Cooperativa das Indústrias Cerâmica do Oeste Paulista), Granol e Ceagesp, se mostram interessadas em utilizar o mo-dal ferroviário para escoação da produção, porém contesta-ram a falta de demanda, para colocar em funcionamento o transporte de cargas.

O trecho ferroviário estava

sem circulação de trens desde 2001, sete anos depois a ALL assumiu a concessão da malha da então Brasil Ferrovias e promoveu a recuperação do tre-cho, retomando o transporte de açúcar na região. Porém a falta de cargas fez com que o trecho fosse desativado novamente.

A empresa infor mou que realiza a limpeza e manutenção da via e mantém o trecho em condições de circulação para veículos de inspeção. A inicia-tiva é também uma deliberação da ANTT de 2009 que determina a recuperação de trechos de baixa densidade pelas conces-sionárias de cargas.

Gi Notícias

Adamantina é o município com mais pessoas que já concluíram curso superior na região, aponta IBGE

11 armas de fogo são apreendidas em julho

Concurso miss comerciária da região de tupã será em setembro

Prefeitura abre concurso para conselheiro tutelar

Prefeitura conquista ambulância para a saúde

Tupi Paulista

Região

Adamantina, Osvaldo Cruz e Tupã Salmourão

Em pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) na micro região através do Censo Demo-gráfico de 2010, foram apontados o número de pessoas que fre-quentam ou já concluíram algum curso superior.

Em Adamantina foram iden-tificados 13,55% da população de 30.169 que concluíram curso supe-rior e 1.484 moradores, correspon-dendo a 4,92% que frequentavam cursos superiores de graduação.

Em Osvaldo Cruz, com popu-lação de 27.662 habitantes, 2.747

A Prefeitura de Tupi Paulista reabriu neste sábado (23) as ins-crições para o processo seletivo que selecionará profissionais para ocupar duas vagas de con-selheiros tutelares. O prazo para confirmar a participação nas provas, possível exclusivamente pela internet, termina no dia 31 de agosto.

De acordo com o edital, a jornada semanal de trabalho dos convocados será de 40 horas se-

Mais uma aquisição para a área da saúde foi conquistada pelo prefeito José Luis Rocha Peres.

Uma ambulância destinada ao transporte de pacientes foi entregue no Centro de Saúde Mu-nicipal. De acordo com prefeito, o veículo foi adquirido através

BRUNO SAIAEspecial para o IMAPCTO Os resultados apresentados

pela SSP (Secretaria de Segu-rança Pública de São Paulo) ontem mostram que, em julho de 2014, foram apreendidas 11 armas de fogo na região, o que representa um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2013, quando foram apreen-didas sete armas de fogo. Ainda

Estão abertas as inscrições para interessadas em disputar o concurso Miss Comerciária da região de Tupã.

A edição deste ano será realizada em 20 de setembro, a partir das 20h, no Clube dos Comerciários, à rua Aimorés, 811, em Tupã.

As inscrições devem ser feitas nas sedes do Sindicato, em Adamantina, Osvaldo Cruz e Tupã, com a apresen-tação de carteira profissional e para realizar o preenchendo da ficha de inscrição. No caso de menor de 18 anos, deve ter também a autorização do pai ou responsável.

Celso Bozza, vice-presidente, destaca que “comerciárias sindica-lizadas, mesmo as que já concorre-ram e até as que foram eleitas em anos anteriores, acima de 16 anos e que tenham registro em carteira profissional como trabalhadora no comércio há pelo menos 90 dias da

tinham cursos superiores conclu-ídos e 969 ainda frequentavam.

8,77% da população de Lu-célia foram identificados como graduados em meio aos 17.436 habitantes. 624 ainda estavam cursando.

Pacaembu registrou 11.983 habitantes, sendo que 772 mo-radores concluíram cursos e 224 estavam frequentando.

Dos 11.224 residentes em Flórida Paulista, 494 estão com cursos concluídos e 265 ainda frequentavam cursos superior.

Gi Notícias

manais, além de rodízios em ho-rários noturnos e durante finais de semana. O salário para este cargo é de R$ 1.070,55, além de auxílio-alimentação de R$ 230.

É necessário possuir ensino médio completo e ter mais de 21 anos para concorrer às vagas. As provas estão previstas para o dia 14 de setembro, segundo o edital, em locais a serem di-vulgados pela administração pública G1

do deputado estadual Dilador Borges visando à ampliação e a qualificação da rede de urgência e emergência de Salmourão.

“Com este novo veículo os pa-cientes terão um transporte mais seguro, investir na saúde sempre será prioridade em minha admi-nistração”, declara o prefeito.

ontem, em Presidente Pruden-te, mais dois revólveres foram recolhidos pela Polícia Militar.

De acordo com os dados da SSP, além do número de apreen-sões, também foram contabili-zadas na região ocorrências de porte ilegal de arma, sendo seis ocorrências em julho de 2014 contra sete registros em 2013.

Ainda segundo as estatísticas da SSP relativas à produtividade policial, o total de inquéritos

data do evento podem participar do concurso”.

O presidente do Sincomerciá-rios convida a todas as meninas interessadas em participar deste grande concurso para a região, cuja ganhadora ganha o passaporte para disputar o concurso estadual Miss

policiais instaurados em julho deste ano foi de 274, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 244, o que representa um crescimento de 12%. As ocorrên-cias de tráfico de entorpecentes foram as que mais cresceram, passando de 27, em julho de 2013, para 34 no mesmo período deste ano, aumento de 25,9%.

O número de infratores apre-endidos ficou em 10, em 2013, e 18, em 2014.

Comerciária Paulista, promovido pela Fecomerciarios, no Centro de Lazer dos Comerciários, na Praia Grande.

Além dos desfiles, o evento terá apresentações musicais e culturais de artistas e grupos da região.

Gi Notícias

Page 28: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

28 IMPACTOcidades sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Osvaldo CruzVereador responsável se nega a ler projetos na Câmara de Salmourão

A Câmara de Salmourão está com um impasse quanto a leitura dos projetos há quase um mês. Isso porque, de acor-do o presidente do legislativo Antônio Vilas Martins, após a vereadora e primeira secreta-ria Sônia Gabal, que era res-ponsável pela apreciação dos documentos, sair de licença maternidade, o vereador que foi incumbido para o cargo, o segundo secretário Edinaci Silva dos Santos, se nega a fazer a função.

“Na falta do primeiro se-cretário, o segundo tem que cumprir o papel. E no caso o vereador Edinaci, ele se nega há três sessões a realizar esse trabalho. Pedi duas vezes para ele ler, e ele me disse que não leria. Então, para zelar o regimento da casa de leis, eu fui obrigado a encerrar a ses-são por falta de secretário”, alegou Martins.

A atitude o vereador, que se negou a fazer as leituras, impediu que na última assem-bleia um projeto enviado pela prefeitura, em caráter emer-gencial, fosse votado. O docu-mento pede a transformação de uma área rural em urbana, para dar início à construção de 100 casas populares.

Os parlamentares suspei-tam de que Santos não saiba ler. Conforme a Constituição Federal, não podem se can-didatar a cargo político os

inalistáveis e os analfabetos. Todos os candidatos devem apresentar o comprovante de escolaridade para registrar a candidatura, segundo uma re-solução do Tribunal Superior Eleitoral.

O assessor jurídico da câ-mara Alessandro Romano disse que o departamento está analisando o comportamento do vereador que não quis executar o trabalho. “Me foi solicitado pelo presidente da câmara que seja promovido um estudo com a finalidade de verificar a possibilidade de requerer, inclusive, um teste de alfabetização para apontar se esse é o problema que está gerando a recusa na leitura dos expedientes”, falou.

O vereador que não exe-cutou o cargo de segundo se-cretário alegou que não leu os documentos por problemas de saúde.“Eu sei ler. Me recusei a fazer as leituras dos projetos porque havia dito a eles que estava com problema de visão

e não conseguiria. Eu havia passado por um processo mé-dico e não poderia ler naquele momento”, afirmou Santos.

Além disso, ele ressaltou que um ofício foi encaminhado à câmara, no qual ele pede a renúncia do cargo de segundo secretário.

A partir desse documento, o assessor jurídico explica que será possível fazer a mudança de função. “Esse ofício agora precisa ser lido em plenário, e então passará a operar seus efeitos, neste caso, de renúncia propriamente dito”, explicou.

O prefeito José Luiz Rocha afirma que essa situação pode comprometer os trabalhos da administração pública. “A gente espera que esse impasse seja resolvido o mais rápido possível, pois quem mais per-de é a população”, informou.

Uma sessão extraordiná-ria deve ser marcada para que seja feita uma eleição para a escolha do segundo secretário.

G1

A atitude o vereador, que se negou a fazer as leituras, impediu que na última assembleia um projeto enviado pela prefeitura,

em caráter emergencial, fosse votado

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz novo alerta para o CAR 2014

PEDRO AFONSO Especial para o IMPACTO

A secretaria de Agricultu-ra de Meio Ambiente de Osval-do Cruz alerta os proprietário de propriedade rural para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural – o CAR.

"Cadastro Ambiental Ru-ral (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanes-centes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utili-dade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental", expli-cou a engenheira ambiental,

Silvana Maciel.Ferramenta importante

para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recupe-ração de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais re-cursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos esta-duais e federal.

Em Osvaldo Cruz, o ca-dastro do CAR acontece junto à Secretária de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com Silvana Maciel, o prazo para declaração do CAR ter-mina em maio do ano que vem.

“O dono da propriedade é quem vai nos dizer, através de imagens aéreas, qual o limite da propriedade dele e de que forma essa propriedade está constituída. Tudo isso será fei-to no momento do cadastro”, explicou Silvana Maciel.

Não há previsão de multa para quem não declarar o CAR até maio do ano que vem, nem data para prorrogação do cadastro.

No entanto, quem não fizer o cadastro neste período de um ano, fica impossibilitado de realizar financiamento no banco ou fazer a transferência de propriedade, automatica-mente o número de inscrição do CAR vai ser solicitado.

“Por isso é importante fazer a declaração”, destacou Silvana Maciel.

Para fazer a declaração no CAR é necessário es-tar munido de documentos pessoais e documentos da propriedade: posse do imóvel e o CIR – que é o cadastro no Incra.

Quem não tem esse últi-mo, poderá solicitar junto ao departamento do Incra em Osvaldo Cruz que fica junto da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Page 29: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

29IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 cidades

Trio é preso em Tupã após sequestrar taxista e roubar carro em Inúbia Paulista

O taxista foi rendido pelos bandidos que estavam usando arma de brinquedo

Em um ano, Oeste Paulista ganha 4.265 habitantes, estima IBGEA Polícia Militar de Tupã pren-

deu na quarta-feira (27) três homens acusados de roubo e sequestro de um taxista de Inúbia Paulista. O veiculo recuperado pela policia de Tupã, trata-se de um Gol ano 2014, placas de Inúbia Paulista com apenas cinco meses de uso.

Segundo as informações, o taxista de iniciais, P.A.C. morador em Inúbia Paulista estava jantando por volta das 19 h, quando recebeu um tele-fonema solicitando uma corrida de Inúbia Paulista para Osvaldo Cruz.

Quando seguia com os dois pas-sageiros pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. SP-294 entre Inúbia Paulista e Osvaldo Cruz a du-pla anunciou o assalto. O taxista foi rendido pelos bandidos que estavam usando arma de brinquedo e levado até uma estrada Vicinal de Bastos onde os bandidos ordenaram que ele o corresse sem olhar pra trás.

Apavorado e temendo que o os bandidos atirassem, o morador de Inúbia Paulista acabou caindo em um buraco e torcendo o seu braço esquerdo.

Após algum tempo ele conseguiu chegar à delegacia de Bastos onde informou sobre o ocorrido. Toda policia da região foi alertada e ficou de prontidão.

Policiais militares de Tupã que estavam em alerta sobre a ocorrên-cia, cruzaram com o veículo Gol com três suspeitos na Av. Edu Teixeira de Mendonça e iniciou um acompa-nhamento. Quando notou a viatura policial o trio empreendeu fuga seguindo pela Vila Independência

Pedro Mathias Especial para o IMPACTO

Em um ano, o Oeste Paulista ganhou 4.265 moradores. Sendo estimativa do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região tem 901.702 ha-bitantes em 2014, sendo que no ano passado eram 897.437, o que representa aumento de 0,47%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18) e são referentes a 1º de julho último.

Presidente Prudente conti-nua sendo o maior município com 220.599 pessoas, seguida por Dracena, com 45.600; Presiden-te Epitácio, 43.348; Presidente Venceslau, 39.337; eAdamanti-na, 35.001. Na sequência, figu-ram Osvaldo Cruz, Rancharia, Pirapozinho,Martinópolis e Ál-vares Machado.

Já Flora Rica tem a menor população: são 1.666 moradores. Na sequência, aparecem São João do Pau d'Alho, com 2.145 pessoas; Ribeirão dos Índios, onde vivem 2.247 pessoas;Nova Guataporan-ga, com 2.279 munícipes; e Sagres, com 2.458.

Os municípios que mais ga-nharam habitantes de 2013 para 2014 foram Presidente Prudente, Dracena, Pirapozinho, Presiden-te Epitácio e Martinópolis, com 1.639, 254, 228, 193 e 168, respec-tivamente.

Já a população diminuiu em

Rosana, que perdeu 353 morado-res; em Presidente Bernardes, onde 79 moradores se mudaram; Euclides da Cunha Paulista, que registrou 44 pessoas a menos entre os dois anos; Flora Rica e Rinópolis, com menos 33 e 18 habitantes a menos, nesta ordem.

Segundo o IBGE, as estimati-vas populacionais são fundamen-tais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos, além de ser um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Con-tas da União (TCU) na distribui-ção do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

São Paulo lidera o ranking das dez cidades mais populosas com 11.895.593 habitantes. Em seguida estão Rio de Janeiro (6.453.682), Salvador (2.902.927), Brasília (2.852.372), Fortaleza (2.571.896), Belo Horizonte (2.491.109), Manais (2.020.301), Curitiba (1.864.416), Recife (1.608.488) e Porto Alegra (1.472.482).

O Brasil tem 202.768.562 habi-tantes, estima o IBGE. Entre as unidades da federação, o estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com mais de 44 milhões de residentes. O estado de Minas Gerais tem 20,7 milhões de habitantes e o Rio de Janeiro, 16.46 milhões. A Bahia tem 15,12 milhões e o Rio Grande do Sul, 11,2 milhões. O menos po-puloso é Roraima, com 496,9 mil habitantes.

até chegar na Avenida Inglaterra na Vila Indústria. De lá os suspeitos tomaram rumo SP-294 saindo pela contra mão de direção quando foram interceptados pela viatura da PM. Os três indivíduos então abandonaram o veículo e empreenderam fuga a pé pela Vila Santa Rita de Cassia.

Com a chegada do reforço de mais viaturas foi feito um cerco pelo bairro e os policiais encontraram dois indivíduos na área de uma re-sidência de uma senhora idosa que dormia no momento.

Os dois detidos foram indagados pelos policiais e acabaram confes-sando a participação de mais dois indivíduos que foram localizado e preso em suas residências.

No total participaram do assalto dois indivíduos, um morador de Parapuã e outro de Tupã. A policia apurou ainda que mais dois indiví-duos planejaram o assalto e ficaram esperando em Tupã.

A informação e que o Gol do taxista seria levado para Para-guaçu Paulista de onde partiu a encomenda.

Foi apurado pela policia que “Indinho” de Tupã forneceu o simulacro de arma, um menor de idade morador em Tupã e Thiago de Parapuã fizeram o assalto.O menor de idade e Thiago foram autuados em flagrante por roubo qualificado. Eles ficarão a disposição da justiça de Osvaldo Cruz já que o roubo foi naquela comarca.

Com o terceiro acusado, Weling-ton (Indinho) a policia encontrou em sua residência 30 porções de cocaína e certa quantia de dinheiro, ele foi recolhido CDP de Caiuá. O quarto elemento foi liberado por falta de provas.

A prisão dos acusados foi ratifi-cada pelo delegado de Plantão, Dr. Paulo César Pardo Soares.

Tupã Notícias

Page 30: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

30 IMPACTO

Língua Quente I – Por esta eu não esperava. Existem certas pessoas que não têm desconfiômetro, pedem minha cabeça a prêmio e depois na maior ‘cara de pau’ vem na maior simplicidade dar a mão para mim, achando que não fizeram nada. "Sabe de nada inocente".

Língua Quente II – Quando será que os organizadores do Campeonato Inter Fardão de Futebol Médio, vão desfazer o erro que eles cometeram na categoria veterano, pegando o troféu transitório do Parque Iguaçu e passando a Vila Jamil, sendo que as competições eram diferentes?

Língua Quente III – Comentários nos bastidores diz que para alojar as delegações das equipes em uma competição, as associações de bairros não ganharam um centavo, só as despesas com água e luz, enquanto um lugar que uma delegação alojou se saiu bem e ganhou uma bolada.

Língua Quente IV – Aguardem, muito em breve mais um Língua Quente, Lê Tejusa vai soltar o verbo sem medo, doa a quem doer. Aguardem!

Sevip Inúbia Paulista – A equipe da Sevip de Inúbia Paulista, joga neste sábado (30), às 16h, em Inúbia Paulista contra o E.C. Veteranos de Pacaembu. No último compromisso (23), o time jogou em Adamantina, contra a equipe da Lagoa Seca e perdeu por 3 a 2.

Betão F.C. – A equipe do Betão F.C. no sábado (23), jogou em Santópolis do Aguapei e perdeu de goleada por 7 a 1. Neste sábado (30), às 16h, a equipe joga no campo do Jardim Adamantina contra o Grêmio da Vila Rennó de Lucélia.

E.C. Vetaranos de Pacaembu - A equipe do E.C. Veteranos, joga neste sábado (30), às 16h, em Inúbia Paulista, contra o time do Sevip em seus domínios no estádio municipal contra o time de Emiliánopolis. No sábado (23), a equipe jogou em Pacaembu contra o time de Emiliánopolis e venceu de goleada por 4 a 1.

Lagoa Seca F.C. – Neste sábado (30), às 16h, a equipe da Lagoa Seca F.C. recebe em seu campo o time de Gabriel Monteiro. No sábado (23), no mesmo local, a equipe venceu por 3 a 2 o Sevip de Inúbia Paulista.

Grêmio E.C. - Os veteranos do Grêmio da Vila Rennó de Lucélia, jogou sábado (23), em Flórida Paulista contra o time do Gersinho e perdeu de 3 a 0. Neste sábado (30), às 16h, a equipe joga em Adamantina contra o time do Betão F.C.

Santa Helena F.C.- A equipe da Vila Santa Helena de Parapuã recebeu no sábado (23), em seu campo o time de João Ramalho e perdeu por 4 a 2. Neste sábado (30), às 16h, no mesmo local, a equipe joga contra Coroados.

esporte sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Apoio:Carlinhos “Bibi” Despachante

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTAS

Com o gol marcado por Ronal-do Lino, nos minutos finais da partida e outro de André, a equipe da Vila Freitas/Marmoraria Fort Pedras venceu por 2 a 1 o time do Arsenal/Supermercado Godoy, em jogo realizado pela quarta rodada da Copa ATC/FAI, no do-mingo (24). A rodada teve ainda no mesmo dia Unidos F.C. de Lu-célia/Bar do Mangaia/Madereira Machado empatando em 2 a 2 com a A-5 Implantes da Cliníca Odon-tológica/Aqui Barato/Tadeu F.C.

No sábado (23), o San Remo E.C./Alencar Encanador também empatou em 2 a 2 com o Indaiá F.C.de Flórida Paulista. O Arena/Marte/Gráfica Santo Antônio (atual campeão) empatou em 3 a 3 com o Parque do Sol/Parabrisa Rici/Zona da Mata/Acácias F.C.

Neste fim de semana séra re-alizado a quinta rodada com os seguintes confrontos: no sábado (30), às 16h a Arena enfrenta A5

Com cincos gols marcados por Hick Figueiredo, a equipe da Dro-garia Farmalar venceu de goleada por 5 a 3 o time da Bicicletaria Ideal e conquistou a sua segunda vitória e de quebra a liderança da competição com seis pontos. A segunda rodada da terceira edição do Campeonato Interno de Futebol Médio teve ainda

A CME (Comissão Municipal de Esportes) de Inúbia Paulista, coordenada por João Carlos de Almeida, promoveu no domingo (24), nas dependências do campo de bocha “Luis Bernardes”, o Torneio de Bocha Municipal, que contou com a participação de 12 duplas. A clas-sificação ficou da seguinte forma: 1º lugar- Messias e Fabio Judite; 2º lugar Toninho e Batoque; e 3º lugar Rocha e Sergião.

Segundo comentários nos bas-tidores, o atacante Xandy Drogba (Foto) já deixou bem claro ao téc-nico e presidente Tadeu Meira, da equipe da A-5 Implantes Cliníca Odontológica /Aqui Barato, que não vai querer jogar meio tempo na equipe, dividindo a posição com outro atacante. Segundo Xandy,

A liga Oeste Paulista de Atletis-mo, presidida pelo adamantinense Domingos Rocetão, organiza neste domingo (31), a partir das 9h na pista de atletismo do estádio muni-cipal “Rafael Capelli”,em Junquei-rópolis, a quinta etapa do Festival de Atletismo. A competição reuni-

Estão de parabéns o Serginho Carvalho (presidente) e o Odairzinho Bar-bosa (coordenador de Esportes) do Adamantina Tênis Clube, que com muita competência salvam a alma do esporte de Adamantina, principalmente por organizar as competiçõess de futebol da Copa ATC/FAI Aberto e o Campe-onato Interno Veteranos, com os jogos realizados aos sábados e domingos, atraindo bom número de espotistas ao clube.

Fort Pedras vence Arsenal com o gol de Ronaldo na Copa ATC

Drogaria Farmalar vence de goleada no Interno do ATC

CME de Inúbia promove Torneio de Bocha

Atacante não vai querer dividir posição na equipe

Liga Oeste de Atletismo organiza etapa em Junqueirópolis

A frase

Clodoadoldo Godô (Basquete), Ney Dourado (Voleibol) e Domingos Rocetão (Atletismo), os competentes treinadores das equipes da CME de Adamantina

Ronaldo garantiu a vitória da Vila Freitas

A equipe da Drogaria Farmalar

Tadeu Meira

Apoio – Construtora Paulinho Bobô – Construindo com qualidade e honestidade (18) 9 9675-2615

Apoio – Marlene Calçados e Confecções

Apoio: WM Informática do empresário e esportista Marcelo Aguilar ‘Carioca’.

Implantes e às 17h, o San Remo E.C. enfrenta o Arsenal. Já no domingo (31), no complemento da rodada mais dois jogos às 9h o Parque do Sol enfrenta o Indaiá F.C. e às 10h o Bar do Mangaia enfrenta Parque Iguaçu

Descansa na rodada- Vila Frei-tas.

no domingo (24), no campão do ATC, a equipe da Construtora Laís empa-tando em 2 a 2 com a Auto Mecânica Laís. Neste domingo (31), acontece a terceira rodada, com os seguintes jogos: às 8h30 a Bicicletaria Ideal e Refrigeração Teixeira e às 9h30, a Drogaria Farmalar a Auto Mecânica Laís

Do Fundo do BaúColaboração – Sinval

Recordamos nesta edição do Fundo do Baú, com o apoio da Marmoraria Unipedras do empresário/esportista Dirceu Xavier, a extinta equipe do Aspuma

(Associação dos Funcionários Públicos Muncipais de Adamantina) em partida em Presidente Prudente nos anos 80. Em pé, da esquerda para direita: Bill Caçote,

Caquinha, Asley (In memorian), Dino Sani, Nil Telesp, Zé Valter, Sérgio Mari (In memorian) e Bira. Abaixados, na mesma ordem: Candinho, Bettio, Bassan,

Marcelo Marroco, Sinval e Paulo Diabinho.

rá várias cidades e contará mais de 400 atletas de toda a região que irão disputar diferentes provas em diversas categorias no masculino e feminino. O evento seria realizado no último dia 27, mas foi adiado devido a pista não reunir condições para as provas.

se caso isso acontecer o mesmo deverá deixar a equipe, já que nao foi contratado para atuar somente meio tempo de jogo na disputa Copa ATC Aberto de Futebol Mé-dio, ja que tinham outras proposta de equipes. O atacante foi artilhei-ro da última competição atuando no Arsenal.

Page 31: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

31IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 \ classificados

ClassificadosVEÍCULOS

Vende-se Astra Adventure 2008, prata, completo, com 4 pneus novos e rodas de aro 17. Tratar no 99668-6469 com César.

Vende-se Astra Adventure 2008, prata, completo, com 4 pneus novos e rodas de aro 17. Tratar no 99668-6469 com César.

2014 Vende-se Sienna 1.4 ELX, flex, ano 2008/2009, completo, preto, tratar com Simone Cardoso, tratar no 99794-2309.

2014 Vendo Saveiro 1997, 1.6, gasolina,, segundo dono. Tratar no (18) 3522-3336/99796-5607.

Ve n d e - s e S i e n n a 1 . 4 ELX, flex, ano 2008/2009, completo, preto, tratar com Simone Cardoso.

Ve n d o S ave i r o 1 9 9 7 , 1.6, gasolina,, segundo dono. Tratar no (18) 3522-3336/99796-5607.

Vendo um Toyota/Corola XEI, 1.8 flex, ano 09/10, cinza, manual, ótimo estado de conservação.T r a t a r n o ( 1 8 ) 3 5 5 1 -1969/98146-0596 com Maria Inês.

Vende-se Corolla SEG 2009, interessados tratar no (18) 99695-2881.

2014 Vendo Saveiro 1997, 1.6, gasolina,, segundo dono. Tratar no (18) 3522-3336/99796-5607.

,

IMÓVEIS

Vende-se ponto comercial e instalações para loja . Contato (18) 99711-7458

Vende-se 1 apartamento no residencial Ipanema c o n t e n d o 1 q u a r t o , sala, co zinha, 1 vag a na garagem, com 54,44 metros de construção na rua Aimores 159, centro na cidade de Marília.Contato:- 3502-3210/998009261.

2014 Vende-se residência n o P a r q u e I t a i p u s contendo 3 quartos sendo 1 suite, copa,cozinha, 1 banheiro, g aragem.Tratar:- (18) 99602-2926 com Edimar.

Vende-se residência no Parque Itaipus contendo 3 quartos sendo 1 suite, copa,cozinha, 1 banheiro, g aragem.Tratar: - (18) 99602-2926 com Edimar.

Vende-se apartamento no residencial Aimores na rua Aimores 156 no centro na cidade de Marília, contendo quarto, sala, cozinha e uma vaga na garagem. Contato:- 3502-3210/998009261.

Vende-se residência no Recanto do Sol/Recanto das Águas em Paulicéia c o n t e n d o 2 q u a r t o s , cozinha, banheiro e uma área medindo 4 por 12 metros.Tratar:- (18) 99602-2926 com Edimar.

Vende-se ponto comercial, bem centralizado, ótima licalização, bem montado e completo na Alameda

dr. Ar mando Salles de Oliveira, contato:- (18) 3522-3768/99640-3587.

Ve n d o re s i d ê n c i a n a Alameda Armindo Silva, 426, na Vila Cicma, entrar e m c o n t a t o n o 3 5 2 2 -3336/99796-5607 c/ Paulo.

Vende-se ponto comercial, bem centralizado, ótima licalização, bem montado e completo na Alameda dr. Ar mando Salles de Oliveira, contato:- (18) 3522-3768/99640-3587.

Casa nova com 01 sala, 01 cozinha americana, 01 banheiro, 02 quartos e área de serviço toda murada, excelente localização por apenas R$ 120.000,00 negociáveis

Vendo casa de lage, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, dispensa, área d e s e r v i ç o, g a r a g e m grande p/ 2 carros. Uma casa no fundo de lage, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, todos grandes e área de serviço, no valor de R$ 145.000,00 (negociável) na avenida Rio Branco - Jardim Adamantina, tratar nos fones: 99721-8662/3522-2106

Vende-se casa nova, com 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha americana, 1 banheiro, área de lavanderia, toda murada no valor de R$ 130.000,00 ne gociável, tratar pelo (18) 99700-9015 c/ Rodrigo.

J.A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: - re paros de hidráulica, elétrica e serviços de pedreiro e m g e r a l , t e m o s o s melhores profissionais do mercado, atendemos 24 horas por dia e aos sábados e domingos, o r ç a m e n t o s e m compromisso, tratar:- (18) 99765-8859 com José Aparecido.

Vende-se negócio de ocasiãoVendo sítio em Mariápolis, a 1km da cidade, na vicinal asfaltada Mariápolis/Adamantina - excelente localização, casa com amplavaranda, 3 quartos, sala, churrasqueira, ajardinado com palmeiraspróximo à casa - negócio de ocasião - Tratar: (18) 99729-1823 OPORTUNIDADE:

COTA CONTEMPLADAC a r t a d e c r é d i t o contemplada R$ 250 Mil Reais para ImóvelwQuero R$ 27 mil, e transfiro o saldo devedor 18-99643-1110

Vende-se Astra 2008/08, cor prata, único dono, completo, ar, direção hidráulica, vidro elétrico, rodas, pneus novos, som DVD, carro em estado de okm, 95.000 km.Não aceito troca, preço R$ 24.000.

Vende-se GOLF 2002, preto, completo, 1.6, faróis com lâmpadas xênon.Tratar no (18) 3522-4585/99688-6800.

Motorista profissional p r o c u r a t r a b a l h o , interessados entrar em contato com Jair Fernandes Guimarães no (18) 99604-1494.

Page 32: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

32 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Cidades sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Page 33: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

33IMPACTO

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 29 de agosto de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

Vereador contesta resposta da Prefeitura após envio de requerimento sobre gastos com transporte escolar

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Na última semana a Pre-feitura de Lucélia divulgou reportagem sobre a dimi-nuição de gastos com trans-porte escolar, em que consta a redução de 52% após o emprego de frota própria.

Tais dados foram infor-mados por conta do reque-rimento 030/2014, solicita-do pelo vereador Moacyr Pacheco (PT), em que é questionado quantos litros foram gastos com combus-tível adquiridos com recur-sos da Educação; quantos foram utilizados; o total das despesas com combus-tível; se veículos do setor de E ducação são utilizados para transportar muníci-pes em eventos religiosos, esportivos e/ou culturais em finais de semana ou feriados e quem arca com as despesas; se o servidor público municipal que rea-liza viagens com o prefeito para São Paulo e outros lugares é vinculado ao setor

da Educação e a quem cabe o pagamento de eventuais remunerações, bem como horas extras.Todas as con-testações são referentes a 2013, ano em que o prefeito Osvaldo Saldanha tomou posse.

Em resposta ao requeri-mento, a Prefeitura decla-rou que foi efetuado estudo comparativo traçando os cenários de 2012, quando os serviços de transporte eram terceirizados pela empresa Pascoturismo-Transporte de Passageiros e Locação de Veículos, cujo proprietário é o proprio vereador Moacyr, e a em-presa Nilson Bovo Guerra – ME, com os de 2013 quan-to a Prefeitura iniciou o uso de frota própria.

De acordo com o vere-ador, nenhum dos apon-tamentos feitos através de requerimento foi abor-dado, e sim apenas retro-agiram informações da administração anterior.

“Não é porque minha empresa estava ligada com

o transporte em 2012 que irão me intimidar. Parti-cipei de licitação em que havia interesse público, e realizei o serviço. Estão propagando uma infor-mação enganosa e vamos investigar de onde veio esta economia, já temos um ofício em que foi feito as revisões dos veículos com uma licitação direcionada com gasto em uma oficina em Lucélia de R$ 67 mil, e vamos apurar este fato”, declara Moacyr.

O vereador contesta ou-tra informação declarada pela Prefeitura na qual em 2012 foram gastos 50 mil litros de óleo diesel, sendo que em 2013 foram gastos 100 mil litros. “Solicitarei as planilhas para encontrar essa economia que estão declarando”.

Outro apontamento feito por Moacyr foi em relação ao motorista destinado a realizar viagens para o pre-feito, no documento consta “(...) O motorista que even-tualmente realiza viagens

para o chefe do Executivo é servidor aprovado em con-curso público para o desen-volvimento dessa função, em qualquer setor, de acordo com o interesse e necessida-de da administração munici-pal”. Porém, Moacyr contra-diz: “em nenhum momento citaram se o motorista é ou não do setor da Educação,

assim como eu solicitei, se o funcionário é da Educação e realiza viagens para o prefei-to, automaticamente todas as despesas dessas viagens que acontecem saem da Educa-ção, o que é chamado desvio de função”.

As reclamações do verea-dor também são em relação aos prazos das respostas

dos requerimentos que não estão obedecendo o exigido por Lei.

“Descontente com a de-mora das respostas dos requerimentos que estamos solicitando via Câmara, iremos encaminhar para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas”, finali-za Moacyr.

"Não é porque minha empresa estava ligada com o transporte em 2012 que irão me intimi-dar. Estão propagando uma informação en-ganosa e vamos investigar de onde veio esta economia (...)", declara vereador Moacyr Pacheco.

Page 34: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

34 IMPACTOlucélia sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ciretran é alvo de reclamações de usuários

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Após o antigo prédio ser inter-ditado em razão da precariedade do local, 165 crianças e adoles-cente contam com novo espaço para a realização de atividades dos projetos sociais Programa Integração AABB Comunidade e Projeto Anjo da Guarda.

O local que atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos conta com programa assistencial com a proposta de complementar a edu-cação e valorização de cultura. Existente há 20 anos, as crianças são dividas em contraturno es-colar e participam de atividades como dança, capoeira, artesana-to, pintura, futebol, basquete e voleibol, tudo supervisionado por monitores.

São atendidas crianças em si-tuação de vulnerabilidade social e com a mudança elas terão mais espaço para realizar as ativida-des. A casa está localizada na avenida Demétrio Cavlak, 2358, antiga residência do médico Do-mingos Ribeiro dos Santos Neto e contém três salas de orientação pedagógica, uma de artesanato, um de vídeo, uma de dança e capoeira, espaço externo para recreação, quadra de futebol, de vôlei e basquete .

De acordo com a prefeitura, após solicitação da diretora Maria Furtado informando a Secretaria de Desenvolvimento Municipal sobre a precariedade

A morosidade e o descaso em serviços realizados pela Ciretran de Lucélia, é alvo de reclamações por parte de moradores ao vereador Val-demir Antonio Uemura (DEM) que procurou o IMPACTO para relatar problemas enfrentados em relação ao órgão.

De acordo com usuários do setor, existem pilhas de documentos atra-sados e veículos aguardando mais de 30 dias para serem emplacados.Outra denúncia relatada é de mal atendimento que existe no local. De acordo com Valdemir, ele investigará se há irregularidades no setor.

O IMPACTO entrou em contato com a assessoria de imprensa do De-tran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e em resposta o orgão esclarece que os prazos para emissão de documentos no posto de trânsito local são três dias úteis para licenciamento, cinco dias úteis para a transferência de veículos e de três a cinco dias para o emplacamento e que não há registro de atrasos na emissão de documentos pela unidade de Lucélia ou mesmo no emplaca-mento de veículos.

A partir da próxima semana, o serviço de emplacamento e lacração de veículos será realizado mediante agendamento, às segundas e quartas--feiras, das 9h às 12h, e às sextas--feiras, das 13h às 17h. O serviço será prestado na própria unidade.

Conforme explicam os motoristas poderão ainda ir ao posto do Detran.SP de Osvaldo Cruz para fazer o serviço na hora, sem necessidade de agendamento, às segundas e quartas--feiras, das 13h às 17h, quintas-feiras,

das 9h às 12h e das 13h às 17h, e sextas-feiras, das 9h às 12h, na Praça Hermínio Elorza, s/nº.

“O Detran.SP está reformulando o serviço de emplacamento e lacração em todo o Estado, de acordo com a demanda de cada município. A me-dida evita que profissionais e equipa-mentos fiquem ociosos e permite que os serviços sejam levados a outras cidades pequenas da mesma região. Com isso, o Detran.SP vai ampliar e melhorar a prestação do serviço em todo o Estado”, informam.

Mudança administrativa - Desde março de 2011, o Detran.SP não faz mais parte da Secretaria de Segu-rança Pública. A direção de todas as 336 Ciretrans do Estado passou a ser feita por servidores do Departamento de Trânsito, em substituição aos po-liciais civis. Em Lucélia, a mudança ocorreu em maio de 2014. Com isso, o delegado que estava à frente do posto reassumiu suas funções junto à Se-cretaria de Segurança Pública (SSP).

Atualmente, a diretora da unida-de do Detran.SP em Adamantina é responsável pelo posto de Lucélia. Ela está em Lucélia duas a três vezes por semana, dependendo da demanda (não haveno prejuízo para o cidadão). A partir de setembro, a unidade de Lucélia terá um diretor fixo. O atendimento geral em Lucélia é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para finalizar o Detran orienta a todo cidadão que tiver alguma crítica, elogio ou sugestão, pode utilizar o ca-nal da Ouvidoria no portal do Detran.SP(www.detran.sp.gov.br, na área de "Atendimento"). F.S.

do local em que os programas eram desenvolvidos, o local foi interditado e buscou-se por

165 crianças passam a ser atendidas em novo espaço

Denúncia

Crianças realizam atividades em antiga residência de médico

um novo local que atendesse a demanda dos 13 funcionários e segurança das crianças.

Assessoria de Imprensa

Page 35: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

35IMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 lucélia

Terreno baldio causa transtornos e moradores cobrão providência da Prefeitura

Tem início curso do Via Rápida Emprego em Lucélia

Dois menores são detidos em flagrante por tráfico de drogas

Ministério Público pede afastamento de 15 funcionários da prefeitura por irregularidades em processo seletivo

Um terreno localizado na rua Florença, no Parque Veneza, tem causado preocupações e transtor-nos a comunidade do bairro.

Além de mato seco e alto, o local é alvo de procriação de ani-mais peçonhentos. Um morador de uma residência vizinha do local efetuou pedido na Prefeitura para que seja realizada limpeza no terreno, já que há alguns dias sua casa foi invadida por escor-piões. Outra preocupação é refe-rente a proliferação do mosquito palha, principal transmissor da Leishmaniose.

" Ambos são casos de Saúde

Os artesões interessados em participar da Associação de Ar-tesões de Lucélia, criada para promover o empreendedorismo e qualificar a mão de obra, devem realizar cadastramento Casa da Cultura “Dona Filhinha” ou na Secretaria de Assistência Social - Rua Vicente di Stefano, 13, das

Após a alteração do horário de funcionamento de alguns setores públicos, esta semana todas as unidades PSFs (Programa de Saúde da Família) de Lucélia voltaram a funcionar com o ho-rários normal, das 7h às 16h.

De acordo com a administra-ção municipal, os atendimentos nas unidades PSFs voltaram ao

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

A Prefeitura de Lucélia foi notificada pelo Ministério Pú-blico devido a irregularidades encontras na prova prática e teórica do processo seletivo simplificado nº 006/2013, para contratação de ajudante braçal.

De acordo com inquérito

civil nº 14.0325.001165/2013-6, alguns candidatos relataram que ao realizar a prova não foi exigido a apresentação de docu-mento de identificação e os fis-cais informaram que não foram orientados a realizar tal ato, confirmando a irregularidade.

Outra falha apontada pelo MP foi a não realização da pro-va prática, um vez que no local

Pública, portanto espero que as providências sejam tomadas visto que a Prefeitura deve ser o pri-meiro órgão a se preocupar com a população”, declara o morador em pedido.

A prefeitura informou que o terreno citado é particular, e que o setor de Fiscalização foi até o lo-cal e notificou o proprietário para que realizasse a limpeza. Passado sete dias após a notificação, o pro-prietário não realizou a limpeza e foi multado. A Prefeitura, por meio do Almoxarifado, poderá executar o serviço

F.S.

8h às 12h, até 5 de Setembro. As inscrições são gratuitas

e abertas a toda a população de Lucélia que desenvolve trabalho na área artesanal, é necessário estar munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

F.S.

horário normal visando apri-morar ainda mais os benefícios disponíveis à população que necessita da Unidade Básica de Saúde.

Nas últimas semanas o atendi-mento era realizado apenas da 7h às 13h, devido a redução de carga horária pela situação financeira do município. F.S.

não havia a barra exigida para avaliação de resistência física dos candidatos.

A justiça recomenda que a prefeitura anule o processo seletivo e em caso de não acata-mento o Ministério Público ado-tará medidas legais mediante a ação civil configurando o ato de improbidade administrativa.

Prefeitura – Em resposta, a Prefeitura de Lucélia infor-mou que o Ministério Público recomendou à administração municipal que fosse anulado o Processo Seletivo 006/2013, visando a contratação de 20 pro-fissionais que atuariam como braçais junto à municipalidade por tempo determinado (a prin-cípio pelo período de seis meses podendo ser prorrogado por até dois anos, de acordo com a Lei 3.545, de 2004), mas no decorrer do tempo, cinco se desligaram.

“(.. .) No momento, o pro-cesso administrativo está em andamento e, após a conclusão do mesmo, serão definidas as medidas a serem tomadas pela administração, podendo anular ou não o processo seletivo”, in-formol em nota.

Associação de Artesões recebe inscrições

PSFs voltam a funcionar em horário normal

Cultura

Impasse

Atendimento

Oportunidade

Policía

Vereadores recebem a carreta do Via Rápida Emprego

Terreno causa transtornos a moradores da rua Florência

A justiça recomenda que a prefeitura anule o processo seletivo

PSFs voltam a atender das 7h às 16h

Teve início nesta terça-feira (26) o curso de Panificação Arte-sanal pelo Programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado, após solicitação dos vereadores Juninho Agra (PTB), Valdemir Antonio Uemura (DEM) e Moacyr Pacheco Duarte (PT).

São disponibilizados 60 vagas, com três turnos de 20 alunos. A carreta está estacionada em

Dois menores foram detidos em flagrante por tráfico de drogas em Lucélia, na noite de terça-feira (26).

De acordo com boletim de ocorrência, os jovens estavam na rua Zeferino Ferreira Velo-so, na Vila Rancharia, quando foram abordados e revistados. No bolso da bermuda de um dos menores os policiais encontra-

frente a Casa da Cultura “Dona Filhinha”, onde permanecerá por 30 dias.

Para participar do curso é necessário fazer as inscrições pelo site www.viarapida.sp.gov.br, e aguardar o comunicado de chamada.

O programa é coordenado pela SDECTI (Secretaria de Desen-volvimento Econômico, Ciência,

ram 17 papelotes de maconha.Com o segundo menor tinha

R$ 40 e o outro envolvido in-dicou aos policiais que havia enterrado mais entorpecentes na calçada.

O outro menor abordado tam-bém confirmou a existéncia de mais uma porção de droga atrás de sua casa. No total, as drogas apreendidas pesaram 89 gramas

Tecnologia e Inovação), com apoio da Prefeitura.

Os participantes irão receber material didático, R$ 150 de subsí-dio para transporte e R$ 100 para alimentação. Já os desemprega-dos, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito a R$ 210 de bolsa--auxílio mensal durante o período da capacitação. F.S.

de maconha.Os menores receberam voz de

apreensão e foram conduzidos ao DP, onde o delegado de plantão os autuou por tráfico.

De acordo com nota divulgada pela Polícia Militar, os infratores após serem apreendidos por ato infracional de tráfico, foram encaminhados a Fundação Casa.

Gi Notícias

Page 36: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

IMPACTOsexta-feira, 29 de agosto de 2014

Érica comemora idade nova com a mãe Bete, a irmã Mislene e a sobrinha Mirela. Parabéns!

Angêla, do O Feirão dos Tecidos, de Lucélia, com os amigos José Maria, Nelsinho e Toninho, em dia de reinauguração

Lia e José Maria recebem os familares Felipe, Valdecir e Natália

Arnaldo do Barrakus Lanches agora em novo endereço, na Capitão José Antonio de Oliveira

(em frente ao Cartola)Daniele comemora aniversário ao lado da

amiga Cristiane, da Kraft Confecções

Murilo, Dani, Coca Possibon, Keila e Larissa, da Carmen Steffens, em Adamantina

Anjinho, da Floricultura Casa Pronta de Lucélia, recebe a visita das amigas Persia, Silvinha e Vera

C M

Y K

CMYK

Page 37: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

C M

Y K

CMYK

4aIMPACTO sexta-feira, 29 de agosto de 2014 especial

Page 38: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

cotidiano sexta-feira, 29 de agosto de 2014 4b IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Campanha de Cadastro de Medula Óssea acontece neste sábado

Aulas de natação da Selar retornam em setembro

Quadra coberta do Lar Cristão tem construção finalizada

Técnico da Embrapa ministra palestra sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta

Campanha de Cadastro de Medula Óssea acontece neste sábado, com coleta de 5ml de sangue dos voluntários

Aulas acontecem no campus III da FAI

Noriko Saito acompanha quadra coberta, que foi finalizada no Lar Cristão

Saúde Esporte

Obras

ExpoVerde 2014

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Com objetivo de ampliar o cadastro de doadores voluntá-rios de medula óssea, o Banco de Sangue de Adamantina realiza neste sábado (30), das 9h às 15h, ação vinculada ao Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 54 anos pode se tornar doador voluntário. O transplante de medula óssea é a única chance de vida a mui-tos portadores de leucemia e outras doenças do sangue, principalmente crianças e adolescentes.

Segundo a enfermeira do Banco de Sangue da Santa Casa de Adamantina, Marina Neubauer,no sábado acon-tecerá apenas o cadastro de pessoas que voluntariamente podem um dia ser doadoras, em caso de compatibilidade. “Precisamos da colaboração de todos para aumentar o número de doadores nesse cadastro nacional, que fica no Rio de Janeiro e atende a todo Brasil e, caso necessário, ex-terior. A chance de encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Bra-sil é de um para 100 mil, e se tiver que procurar no exterior chega a um em 1 milhão. Por

isso , quanto maior o número de brasileiros cadastrados, maiores as chances dos pacien-tes”, explica.

O Biomédico do Banco de Sangue da Santa Casa, Eder Ruete, ressalta que serão re-colhidos apenas 5ml do sangue no dia da campanha e o doador informará os dados para pre-enchimento de uma ficha. Os resultados dos exames serão incluídos no Radome e, em caso de informações genéti-cas cruzadas e encontro de pacientes compatíveis, outros exames serão realizados e será confirmado o desejo da doação.

As pessoas que já são ca-dastradas devem apenas man-ter o mesmo atualizado.

A campanha é divulgada também em redes sociais e Whatsapp. “Contamos com a colaboração de todos nesta campanha tão importante, que pode ajudar a salvar vidas”, finaliza Marina.

Exemplo em Adamantina – O jovem Fernando Paloni, foi uma das pessoas que necessi-tou de transplante de medula óssea em Adamantina. “Tive a felicidade de encontrar um doador compatível nos Esta-dos Unidos, país com maior número de doadores. Muitos não encontram e acabam morrendo na espera de uma medula”, relata.

Fernando completa que é um procedimento muito sim-ples e pode salvar vidas, por isso merece a conscientização de todos. “Fazer o cadastro não quer dizer que você irá doar. Quer dizer que você pode ajudar uma pessoa, caso seja compatível. Graças a Deus tive essa felicidade e achei um voluntário. Temos que explicar que o transplante de

A Selar (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Adamantina) comunica o retorno das aulas de natação no Campus III da FAI (Fa-culdades Adamantinenses Integradas). O reinício será a partir da próxima quarta--feira, 3 de setembro.

As aulas são sempre às terças e quintas-feiras, das

Foi finalizada a constru-ção da quadra coberta do Lar Cristão de Adamantina, onde serão desenvolvidas ativida-des esportivas com os atuais 165 alunos.

A obra começou ser exe-cutada em maiopela Cons-trutora Rotolli. Até então os atendidos pela instituição não contavam com local ade-quado para as atividades. A conquista recurso que viabilizou o novo espaço po-liesportivo foi possível devido às atuações conjuntas da ve-readora Noriko Onishi Saito (PV), da ex-vice-preferia Beth Meireles (PV) e dos padres Marcelo e Wilson, ao lado do deputado estadual Reinaldo Alguz (PV).

O Lar atende atualmente crianças e adolescentes de

Empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agro-pecuária brasileira, a Embrapa estará presente na ExpoVerde 2014.

O órgão, que tem como missão viabilizar solu-ções de pesquisa, desen-volvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em bene-fício da sociedade brasi-leira, será representado pelo Chefe Adjunto de Transferência de Tecno-

8h30 às 10he das 15h às 17h; e às quartas e sextas-feiras das 8h30 às 10h e das 14h às 16h.

Toda a população de Ada-mantina com idade entre 6 a 17 anos pode participar deste importante projeto de atividade aquática. Mais in-formações pelo telefone (18) 3522-4312.

Assessoria de Imprensa

4 a 14 anos, no contraturno escolar, sob a coordenação da educadora Dulcineia Zonzini Gonzales. A Prefeitura de Ada-mantina colaborou com a pin-tura dos muros, parquinhos e

Parabéns Cassiano Guilherme MerkerMorini (Kaká)

Nesta quinta-feira (28) você comemorou 22 anos, com muita fé em Deus nós familiares, amigos e clien-tes acreditamos que em breve você estará de volta!

Você sempre foi e será sinônimo de beleza, caráter, honestidade e dedicação profissional!

Deus te ilumine e volte logo. Muitas saudades!

medula não é feito por meio de corte, e sim como se faz uma doação de sangue. Vale a pena ajudar a salvar uma vida”, completa Fernando.

Serviço – Local: Banco de Sangue da

Santa Casa de AdamantinaHorário: Das 9h às 15hLevar: Documento com

foto

banheiros. A coordenação do Lar Cristão de Adamantina prepara agora a inauguração da quadra, cuja data deve ser marcada em breve.

Gi Notícias

logia, Vanderley Porfírio da Silva.

O profissional , que tem doutorado em Agro-nomia pela Universidade Federal do Paraná, mes-trado em Agroecossiste-mas pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Agrono-mia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, além de experiência na área de produção vegetal e animal, com ênfase em sistemas agrossilvipasto-ris e silvipastoris, falará

sobre “Integração Lavou-ra-Pecuária-Floresta”.

A palestra, que tem como público alvo produ-tores rurais, estudantes de agronomia e profissio-nais da área, será aberta ao público e acontecerá na quinta-feira (4), às 9h, no Anfiteatro da Bibliote-ca Municipal.

Mais informações na Secretaria de Agricultu-ra, Abastecimento e Meio Ambiente.

Assessoria de Impren-sa

Page 39: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

39IMPACTO 27a sexta-feira, 29 de agosto de 2014 editais

Page 40: JORNAL IMPACTO 29 DE AGOSTO DE 2014

40 IMPACTOinforme sexta-feira, 29 de agosto de 2014 27b

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ

EXTRATO DE CONTRATOS

PROCESSO: Nº 68/2014

CHAMADA PÚBLICA: Nº 02/2014

DATA DA ABERTURA: 06/08/2014

Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimen-tação escolar com dispensa de licitação, Lei n.º 11.947, de 16/07/2009, Resolução n.º 26 do FNDE, de 17/06/2013 e alterações posteriores, para o período de agosto a dezembro de 2014.

Vencedor: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE PARAPUÃ

Contrato: não houve

Data do Contrato: não houve

Vencimento: não houve

Data do Cancelamento: 14/08/2014

FUNDAMENTO LEGAL: O processo foi cancelado com base na decisão da Co-missão Permanente de Licitações, com base em parecer jurídico e decisão do Sr. Prefeito Municipal e com fundamento no art.49 da Lei Federal nº8.666/93.

Parapuã, 25 de agosto de 2014.

GILBERTO HOSHINO

Presidente da Comissão Permanente de Licitações

= EXTRATO DE CONTRATO =

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE SALMOURÃO. CON-TRATADA: RENATA DA SILVA FERNANDES, Inscrita no CNPJ/MF sob o nº 19.503.848/0001-61, estabelecida na Rua Atilio Pigozzi, nº 185, Conjunto José Valter Seviero, na cidade de Osvaldo Cruz – SP, neste ato representada pela Senhora RENATA DA SILVA FERNANDES, brasileira, maior, empresária, residente e domiciliado na Rua Atilio Pigozzi, nº 185, Conjunto José Valter Se-viero, na cidade de Osvaldo Cruz – SP, portadora do RG. Nº 44.227.159-1-SSP/SP e do CPF/MF nº 225.514.948-69, celebram o presente instrumento de contrato de acordo com as disposições nele contidas, e por ele tem partes entre si, justos e acertados os termos e condições que se seguem: OBJETO: contratação de empre-sa especializada para ministrar aulas de Artesanato e Dança para as famílias atendidas pelo PAIF – Programa de Atendimento Integral a Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo. PAGAMENTO: A Contratante pagará à Contratada a importância de R$ 14.880,00 (quatorze mil, oitocentos e oitenta reais), será pago mensalmente, através de depósito em conta-corrente da Contratada e/ou na Tesouraria Municipal, com o prazo de até 10 (dez) dias, a contar da apresentação das respectivas faturas, devidamente atestadas pelo setor responsável, com apresentação de relatório dos serviços prestados. No valor contratado estão incluídos todos os custos diretos e indiretos, bem como os encargos trabalhistas, previdenciários, tributários e demais despesas de qualquer natureza que são de única e exclusiva responsabilidade da CONTRA-TADA. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Órgão: 02 Poder Executivo, Unidade Or-çamentária: 02.00 Fundo Municipal de Assistência Social, Função/Sub-função: 08.244 Assistência Social – Assistência Comunitária, Projeto/Atividade: 2007 Manutenção da Assistência Comunitária, Categoria Econômica: 3.3.90 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica, Ficha: 48. O AMPARO LEGAL: Lei Fe-deral nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores, Convite nº 018/2014 – Processo n° 034/2014. FORO: Fica eleito o da Comarca de Osvaldo Cruz – SP, para dirimir qualquer duvida oriunda do contrato. DISPOSIÇÕES FINAIS: A integra do contrato está à disposição dos interessados no Setor de Licitação. Salmourão, 06 de agosto de 2014. ASSINATURAS: JOSÉ LUIS ROCHA PERES, Prefeito Municipal, EMPRESA: RENATA DA SILVA FERNANDES.

JOSÉ LUIS ROCHA PERES Prefeito Municipal

= EXTRATO DE CONTRATO =

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE SALMOURÃO. CONTRATA-DA: SILVA & MONARIN EDITORA LTDA – ME, Inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.463.047/0001-17, estabelecida na Rua Deputado Salles Filho, nº 117, Sala 4 e 6, Centro, na cidade de Adamantina – SP, CEP 17800-000, neste ato representada pelo Senhor SERGIO VANDERLEI DA SILVA, brasileiro, maior, solteiro, empresário, residente e domiciliado na Rua Fioravante Spósito, nº 123-f, Centro CEP 17800-000, na cidade de Adamantina - SP, portador do RG. Nº 18.395.975-SSP/SP e do CPF/MF nº 105.257.898-55, celebram o presente instrumento de contrato de acordo com as disposições nele contidas, e por ele tem partes entre si, justos e acertados os termos e condições que se seguem: OBJETO: contratação de empresa especiali-zada para divulgação em imprensa escrita das Leis, Decretos, Editais, Termos de Homologação, Adjudicação, Resumo dos Contratos e demais atos oficiais do município de Salmourão. PAGAMENTO: A Contratante pagará à Contratada a importância de R$ 2,50 (dois reais e cinqüenta centavos) por centímetro de coluna, sendo estimado um valor total R$ 38.700,00 (trinta e oito mil e setecentos reais), que será pago mensalmente, de acordo com as publicações realizadas através de depósito em conta-corrente da Contratada e/ou na Tesouraria Municipal, com o prazo de até 10 (dez) dias, a contar da apresentação das respectivas faturas, de-vidamente atestadas pelo setor responsável, com apresentação de relatório dos serviços prestados. No valor contratado estão incluídos todos os custos diretos e indiretos, bem como os encargos trabalhistas, previdenciários, tributários e demais despesas de qualquer natureza que são de única e exclusiva responsabilidade da CONTRATADA. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Órgão: 02 Poder Executivo, Unidade Orçamentária: 01.00 Departamento de Administração, Função/Sub-função: 04.122 - Administração – Administração Geral, Projeto/Atividade: 2003 Publicidade dos Atos Oficiais, Categoria Econômica: 3.3.90 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica, Ficha: 17. O AMPARO LEGAL: Lei Federal nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores, Convite nº 019/2014 – Processo n° 035/2014. FORO: Fica eleito o da Comarca de Osvaldo Cruz – SP, para dirimir qualquer duvida oriunda do contrato. DISPOSIÇÕES FINAIS: A integra do contrato está à disposição dos interessados no Setor de Licitação. Salmourão, 18 de agosto de 2014. ASSINATURAS: JOSÉ LUIS ROCHA PERES, Prefeito Municipal, EMPRESA: SILVA & MONARIN EDITORA LTDA – ME.

JOSÉ LUIS ROCHA PERES Prefeito Municipal

= EXTRATO DE CONTRATO =

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE SALMOURÃO. CONTRA-TADA: COMPUPLUS INFORMÁTICA LTDA, Inscrita no CNPJ/MF sob o nº 07.095.224/0001-73, estabelecida na Rua Santiago Martin Corral, nº 61, na cidade de Pompéia - SP, CEP 17580-000, neste ato representada pela Senhora REGIANE GONÇALVES STECCA, brasileira, maior, casada, empresária, residente e do-miciliado na Avenida João Moellers, nº 131, Jardim Aparecida, Tupi Paulista – SP, CEP 17930-000, portadora do RG. Nº 32.590.688-9-SSP/SP e do CPF/MF nº 281.366.728-57, celebram o presente instrumento de contrato de acordo com as disposições nele contidas, e por ele tem partes entre si, justos e acertados os termos e condições que se seguem: OBJETO: contratação de profissionais es-pecializados para ministrar cursos com fornecimento de materiais necessários para execução do Programa São Paulo Solidário, por meio do Centro de Referen-cia de Assistência Social – CRAS de Salmourão. PAGAMENTO: A Contratante pagará à Contratada a importância de R$ 100.999,60, (cem mil, novecentos e noventa e nove reais e sessenta centavos), que será efetuado mensalmente de acordo com as horas executadas, efetuado através de depósito em conta-corrente do contratado e/ou na Tesouraria Municipal, com o prazo de até 10 (dez) dias, a contar da apresentação das respectivas faturas, devidamente atestada pelo setor responsável, com apresentação de relatório dos serviços prestados, con-forme liberação do Programa São Paulo Solidário. No valor contratado estão incluídos todos os custos diretos e indiretos, bem como os encargos traba-lhistas, previdenciários, tributários e demais despesas de qualquer natureza que são de única e exclusiva responsabilidade da CONTRATADA. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Órgão: 02 Poder Executivo, Unidade Orçamentária: 02.00 Fundo Municipal de Assistência Social, Função/Sub-função: 08.244 – Assis-tência Social – Assistência Comunitária, Projeto/Atividade: 2007 Manutenção da Assistência Comunitária, Categoria Econômica: 3.3.90 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica, Ficha: 47. O AMPARO LEGAL: Lei Federal nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores, Pregão Presencial nº 009/2014 – Processo n° 036/2014. FORO: Fica eleito o da Comarca de Osvaldo Cruz – SP, para dirimir qualquer duvida oriunda do contrato. DISPOSIÇÕES FINAIS: A integra do contrato está à disposição dos interessados no Setor de Licitação. Salmourão, 26 de agosto de 2014. ASSINATURAS: JOSÉ LUIS ROCHA PERES, Prefeito Municipal, EMPRESA: COMPUPLUS INFORMÁTICA LTDA

JOSÉ LUIS ROCHA PERES Prefeito Municipal