jornal dos bairros 30 de maio de 2014

8
Lançamento do Anuário integra programação de aniversário do município ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | DE 30 DE MAIO DE 2014 | ANO XV | Nº 698 Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no Brasil Nelson Robledo Manchete: Temporada de navios 2013/2014 injeta 4,6 milhões na economia de Itajaí Chamadas: Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no Brasil Luto: Vereador Elói Camilo morre aos 74 anos Espetáculo Otelo estreia nesta sexta em Itajaí Lançamento do Anuário integra programação de aniversário do município Handebol da FMEL tem dois convocados para a Seleção Brasileira Espetáculo Otelo estreia nesta sexta em Itajaí Handebol da FMEL tem dois convocados para a Seleção Brasileira Temporada de navios 2013/2014 injeta 4,6 milhões na economia de Itajaí Temporada de navios 2013/2014 injeta 4,6 milhões na economia de Itajaí 5 5 3 3 8 4 Morre vereador mais antigo de itajaí

Upload: editora-bittencourt

Post on 25-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Lançamento do Anuário integra programação de aniversário do município

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | DE 30 DE MAIO DE 2014 | ANO XV | Nº 698

Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no BrasilN

elson Robledo

Manchete:

Temporada de navios 2013/2014 injeta 4,6 milhões na economia de Itajaí

Chamadas:Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no Brasil

Luto: Vereador Elói Camilo morre aos 74 anos

Espetáculo Otelo estreia nesta sexta em Itajaí

Lançamento do Anuário integra programação de aniversário do municípioHandebol da FMEL tem dois convocados para a Seleção Brasileira

Espetáculo Otelo estreia nesta sexta em Itajaí

Handebol da FMEL tem dois convocados para a Seleção Brasileira

Temporada de navios 2013/2014 injeta 4,6 milhões na economia de Itajaí

Temporada de navios 2013/2014 injeta 4,6 milhões na economia de Itajaí

5

5

3

3 8

4

Morre vereador

mais antigo de itajaí

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 698 - DE 30 de MAIO de 2014 | Ano XV | Página 2

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 698 - DE 30 de MAIO de 2014 | Ano XV | Página 3

RESPEITO? DE QUE RESPEITO, ESTAMOS FALANDO?

A data de 25 de maio foi consagrada pela Lei nº 12.325/2010 como o DIA NACIONAL DO RES-PEITO AO CONTRIBUINTE. A Lei estabeleceu

esta data com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.

Porém, de que respeito, estamos falando? Hoje, qualquer um de nós tem que trabalhar 151 dias por ano para pagar o montante de impostos que nos são atribuídos, ou seja, de 1º de janeiro ao dia 31 de maio trabalhamos para pagar a nossa cota de participação neste condomínio chamado Brasil. Cerca de 40% de tudo o que ganhamos durante um ano vai para o paga-mento de tributos.

Somos todos cidadãos consumidores, cidadãos eleitores, cidadãos contribuintes. Em nível federal, já temos um Código de Defesa do Consumidor, já temos um Código Eleitoral, porém, não temos, ainda, um Código de Defesa do Contribuinte. No Congresso Na-cional já circularam cinco anteprojetos nesse sentido, nenhum, porém, foi aprovado.

O direito do cidadão contribuinte e a busca da justiça fiscal são coisas fundamentais na construção da cidadania e da democracia. A junção da legislação es-parsa, num único Código de Defesa do Contribuinte significará um avanço da cidadania fiscal, pela qual tanto lutam os Observatórios Sociais em todo o Brasil.

Os direitos do contribuinte, do eleitor, ou do con-sumidor se equivalem em importância na composição do quadro democrático. Como o Código de Defesa do Consumidor promove a equalização das relações do Consumidor frente ao fornecedor, devido à sua hipos-suficiência nas relações consumeristas, assim, também, o Código de Defesa do Contribuinte trará equilíbrio às relações entre estado e cidadão.

Em nossa vida de cidadãos contribuintes, princí-pios como da isonomia, capacidade contributiva, equi-tativa distribuição da carga tributária, generalidade, progressividade dos tributos e não confiscatoriedade carecem de regulamentação mais precisa e mais atu-alizada. O assunto ‘tributo’, entre nós, porém, ainda é tabu. Reforma tributária, defesa do contribuinte ain-da são assuntos extremamente restritos e longínquos. Nossa democracia incipiente ainda não chegou a este ponto de consciência, mas vai chegar.

Além da Lei que instituiu o Dia Nacional de De-fesa do Contribuinte, há também a Lei nº 12.741/2012, conhecida como “Lei de olho no imposto”, que deter-mina que todos os estabelecimentos que vendem ao consumidor final incluam a informação da carga tribu-tária incidente sobre os produtos e serviços na nota ou cupom fiscal. Esta Lei já está em vigor desde junho de 2013, porém, será a partir do dia 9 de junho de 2014, que, quem não a estiver cumprindo poderá ser fiscali-zado pelo PROCON, e sujeito a penalidades.

A intenção dessa Lei é fazer com que os cidadãos percebam a quantidade de impostos que pagamos, e que os tributos são necessários à manutenção da coisa pública.

O que queremos, contudo, é que nosso País, que está entre os 30 países com a maior carga tributária do planeta, saia da vergonhosa 30ª posição, ostentando neste grupo a pior taxa de retorno dos valores arrecada-dos em favor da sociedade.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Em sua 12ª edição, o Anuário de Itajaí continua a fomentar a história e especialmente, a memória da cidade e região, promovendo a difusão de po-

esias, crônicas, fotografias e notícias históricas, além de depoimentos e reproduções artísticas e literárias. Em

Lançamento do Anuário integra programação de aniversário do município

Vereador Elói Camilo morre aos 74 anos Faleceu na manhã da última terça-feira (27), o ve-

reador Elói Camilo da Costa (PMDB), aos 74 anos. O vereador morreu por volta das 9h no Hospi-

tal Marieta Konder Bornhausen, onde estava internado desde o dia 15 deste mês.

O corpo de Elói foi velado no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo (Rua Estefano José Vanoli, 1029, bairro São Vicente) por volta das 16 horas e o sepultamento ocorreu após as 10h no Cemitério Muni-cipal da Fazenda.

Elói Camilo da Costa (PMDB) nasceu em 15 de dezembro de 1939, em Itajaí. Foi casado com Ercida da Costa (in memorian) e teve oito filhos. Ele também deixa 15 netos e seu primeiro bisneto deve nascer no final deste mês.

O vereador iniciou a carreira política na década de 1980. Seu primeiro mandato como vereador foi de 1983 a 1988; foi reeleito para as legislaturas de 1989 a 1992; de 1993 a 1996; de 1997 a 2000; de 2001 a 2004 (suplente em exercício); de 2005 a 2008; de 2009 a 2012 e atualmente estava em seu oitavo mandato, como suplente em exercício. •

2014, o lançamento da publicação integra a programa-ção de aniversário do município, com cerimônia aberta ao publico no dia 09 de junho, às 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão.

O Anuário é uma produção da Fundação Genésio Miranda Lins (FGML) e reúne importantes publicações que dizem respeito à vida social, cultural, esportiva, política e econômica de Itajaí e região. O Anuário foi uma criação dos eméritos jornalistas itajaienses Juventi-no Linhares e Jayme Fernandes Vieira, no ano de 1924. Essa primeira edição - hoje um volume raro e histórico - não foi seguida de outras, como era a intenção, até 1949, quando Marcos Konder e Silveira Júnior tornam a editar o Anuário, porém sem continuidade. Já no ano de 1959, os jornalistas Laércio Cunha e Silva e Roberto Mello de Faria publicaram o Anuário desse ano e o de 1960, em comemoração ao 1º Centenário do Municí-pio de Itajaí. No ano de 1998 a publicação foi retoma-da pela Fundação Genésio Miranda Lins. Desde então o Anuário de Itajaí tornou-se um periódico imprescindível para a difusão dos conteúdos produzidos no município, nos campos da história, da literatura e das artes, que possibilitam o conhecimento e o reviver da nossa cul-tura e memória.•

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 698 - DE 30 de MAIO de 2014 | Ano XV | Página 4

O espetáculo Ote-lo, escrito por volta do ano de

1603, recebeu uma nova montagem da Persona Cia. de Teatro de Floria-nópolis. Nesta releitura, a história se passa no am-biente contemporâneo de uma bem-sucedida em-presa, onde se desenvolve a trama da peça e toda a riqueza extraída do texto do escritor inglês William Shakespeare. O espetácu-lo será apresentado gratui-tamente nesta sexta-feira (30) e sábado (31), às 20h no Teatro Municipal de Itajaí. A peça tem duração de 1h30 e a faixa etária é de 16 anos.

O espetáculo narra a história de Otelo, presi-dente de uma importante empresa, que é levado a cair na armadilha de sua secretária, Iara. Ela con-vence Otelo de que ele está sendo traído por sua esposa, Desdêmona. Um homem levado aos limites da ira por causa de seu

Espetáculo Otelo estreia em Itajaí

ciúme, Otelo é condu-zido a cair na armadilha de Iara, composta por um jogo cínico e diabó-lico. Esta é a matriz da obra original, encenada inúmeras vezes. Otelo é uma obra que procura in-vestigar o tema do amor e do ciúme tendo como motor principal a própria citação de Shakespeare: “o orgulhoso devora a si mesmo”.

A Persona Cia de Teatro surgiu em 2001, em Florianópolis (SC). Desenvolve a criação de espetáculos tendo como

foco principal a constru-ção cênica através dos atributos que compõem a musicalidade. No reper-tório constam obras que primam por personagens sensíveis e por um olhar que busca questionamen-tos mais profundos sobre a existência humana. O espetáculo “Otelo” foi contemplado pelo prê-mio Funarte Myriam Mu-niz 2013, na categoria montagem e pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estí-mulo à Cultura 2013, da Fundação Catarinense de Cultura. •

A Associação Em-presarial de Itajaí (ACII) iniciará em

breve uma mobilização com a intenção de firmar parcerias e sensibilizar os órgãos competentes pela desburocratização. “Queremos inicialmente acender uma fagulha para

tentarmos provocar um grande incêndio” frisou o presidente da entidade, Eclésio da Silva, após a apresentação de um pré-projeto que ocorreu na da ACII nesta semana.

As diretrizes iniciais do pré-projeto de Desbu-rocratização, bem como

dados que dão susten-tação aos excessos e a morosidade gerados pela burocracia no Brasil fo-ram apresentados pelo empresário da construção civil e secretário geral da ACII, Luiz Alves Mendes e pelos representantes do Grupo Bandeira Franco,

ACII deve lançar mobilização pela desburocratização

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 698 - DE 30 de MAIO de 2014 | Ano XV | Página 5

No início desta se-mana o prefeito Jandir Bellini conheceu o veleiro Kat, da Família Shurmann, que está sendo construído em Itajaí. Guiado pelo ca-pitão Vilfredo Shurmann o prefeito acompanhou as obras que estão em fase fi-nal. A meta é lançar o ve-leiro na água em julho. A partir daí, começam uma série de testes na costa do Brasil e da Argentina - de preferência com as pio-res condições climáticas, para que os últimos ajus-tes no barco sejam feitos e no dia 21 de setembro a família possa dar partida na Expedição Oriente.

A embarcação é o maior veleiro de aço já construído no Brasil. Com tecnologia de ponta e foco na sustentabilidade ele possui 80 pés de com-primento e 6,65 metros de largura, quilha retrátil de 18,5 toneladas e peso total de cerca de 67 to-neladas. Também será o primeiro veleiro do país com quilha retrátil, o que vai permitir que o barco navegue em baias com pouca profundidade, e ao mesmo tempo encare con-

dições extremas de nave-gação como na Antártica. “Escolhemos Itajaí por que encontramos aqui toda a infraestrutura necessária, desde mão de obra até logística, e agora vendo o sonho se tornar realidade temos ainda mais certeza de que fizemos a esco-lha certa” contou Vilfredo Shurmann.

“Eu ainda não havia visitado as obras do velei-ro. Fiquei impressionado com a grandeza do proje-to e bastante orgulhoso do trabalho que está sendo feito aqui. São verdadeiros artistas que dão vida ao aço, cuidado dos mínimos detalhes para que tudo fi-que perfeito”, destacou o prefeito Jandir Bellini.

O veleiro Kat foi pro-jetado e construído espe-cialmente para a Expedi-ção Oriente. Tendo como ponto de partida Itajaí, a família irá percorrer mais de 30 mil milhas náuti-cas divididas entre mais de 40 trechos marítimos e passando por cinco conti-nentes.

A ExpediçãoTeriam os chineses

descoberto a América 71 anos antes de Cristóvão Colombo? A teoria 1421, do autor inglês Gavin Menzies, defende que uma expedição chinesa comandada pelo Almi-rante Zheng He, a mando do Imperador Zhu Di, da dinastia Ming, teria sido a primeira a circum-navegar o globo e, entre outras façanhas, chegar ao con-tinente americano no ano de 1421 - 71 anos antes de Colombo. Para desven-dar esse mistério, a Famí-lia Schurmann prepara a sua terceira expedição ao redor do mundo, re-fazendo os caminhos que teriam trazido os chine-ses à América em 1421 e procurando respostas que podem estar escondidas no oriente há quase 600 anos.

A tripulação será composta pelo casal Vil-fredo e Heloísa, o filho Wilhelm e, pela primeira vez, leva também a ter-ceira geração dos Schür-mann: o neto Emmanuel, que vai acompanhar todo o percurso da expedição. Os filhos Pierre e David farão trechos da aventu-ra.•

A t e m p o r a d a 2013/2014 de t ransat lânt icos

em Itajaí teve saldo po-sitivo. De acordo com uma análise técnica feita pela Secretaria de Turis-mo do Município com dados locais em con-junto com uma pesqui-sa realizada pela Feco-mércio, os turistas que passaram pela cidade neste período injetaram quase R$ 4,6 milhões na economia local. Isso se deve ao aumento de 47,82% no número de visitantes que decidiram permanecer em Itajaí durante a passagem dos transatlânticos.

A temporada foi marcada por 26 escalas, sendo 13 internacionais. A procedência dos tu-ristas é, em sua maio-ria, composta de brasi-leiros (61,3%) seguida dos argentinos (31,6%) e uruguaios (3,9%). Os turistas brasileiros, em sua maioria, vieram dos estados de São Paulo (28,7%), Minas Gerais (9,8%) e Rio de Janeiro (4,7%).

Estaleiro de Itajaí constrói maior veleiro de aço fabricado no BrasilTemporada de navios 2013/2014 injeta

4,6 milhões na economia de Itajaí

Segundo a Setur, 38.690 visitantes passa-ram pela cidade na atual temporada de transatlân-ticos. E deste total, 74,5% permaneceram em Itajaí. O gasto médio foi de R$ 159,38. Com isso, o cál-culo é de que os turistas geraram uma receita de R$ 4.593.969,09 para o comércio local. A maio-ria absoluta dos entrevis-tados optou em permane-cer na cidade e desfrutar de seus atrativos (74,5%). Na temporada anterior (2012/2013), permane-ceram na cidade 50,4% dos turistas.

“Este incremento de 47,82% é extremamente significativo e impacta diretamente na economia do município”, avalia o

Secretário de Turismo, Agnaldo Hilton dos San-tos. A segunda opção de roteiro mais procurada foi Balneário Camboriú (19,6%) seguida do Par-que Beto Carrero World (2,9%).

E para a próxima temporada de cruzeiros esse cenário deve se re-petir. Dos turistas entre-vistados, a opção de ficar em Itajaí foi aprovada por 96%, o atendimento do comércio foi aprova-do por 93% e a estrutura do Terminal de Passagei-ros foi aprovada por 97% dos turistas. Foram entre-vistados passageiros dos navios em desembarque (407 entrevistados váli-dos) trazendo um erro amostral de 4,4%. •

Nelson Robledo

Antônio Bandeira Franco e Marcelo Vieira Franco.

O projeto intitula-do “Desburocratização e o Desenvolvimento Sus-tentável de Itajaí” trouxe dados e informações de que a burocracia enges-sa brutalmente o setor produtivo e as transações comerciais colocando em risco a competitividade do mercado. Usando in-formações da região fo-ram passados dados do

Custo Brasil na realidade dos portos.

Segundo os repre-sentantes “para ter uma breve ideia, se leva um tempo 30 vezes maior do que inúmeros países para carregar e descarregar um navio”.

O levantamento também apontou que muitos empreendedores, preferem ficar na infor-malidade a enfrentar as complexas obrigações da

legalidade. “A burocracia nasce da cultura de nós mesmos”, comentou Luiz Mendes.

Após a apresentação dos dados, Antônio Ban-deira Franco trouxe exem-plos de peças publicitárias que podem ser usadas na mobilização. O presiden-te da ACII informou que a diretoria da entidade se reunirá em breve para tra-çar o plano de trabalho da mobilização. •

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedadeWWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 698 - DE 30 de MAIO de 2014 | Ano XV | Página 6

No céu mais uma estrela a brilhar...Cantinho da Saudade: Vereador Elói Camilo da Costa

Faleceu nesta última terça-feira, dia 27 de Maio, o Vereador Elói Camilo da Costa. Depois de um período de hospítalização, o caso agravou e ele não resistiu. Será sempre lembrado como o “Vereador do Povo”, estava em sua oitava Legislação. Viúvo a quase dois anos, deixa filhos, noras, genros e netos. As nossas con-dolências à família enlutada. Vamos guardar a imagem alegre, simples e verdadeira de um grande amigo: Elói do Balneário São Vicente, como ele mesmo chamava o seu bairro.

Enlace Matrimonial de Keity Bellini e Lucas Morastoni

No sábado, dia 31 de maio, será o grande dia, tão esperado, do enlace matrimonial dos jovens Keity Bellini, filha de Maria Helena e Ari Bellini e Lucas Mo-rastoni, filho de Naáusica e Volnei Morastoni. A ceri-mônia religiosa será às 21 horas, na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Após a bênção nupcial, os noi-vos e seus pais recepcionarão familiares e amigos, numa

belíssima festa no “Maria’s Con-vention”. Toda o r g a n i z a ç ã o desta grande festa está sob os cuidados da re-nomada cerimo-nialista Silmara Schaat. Para-béns aos noivos e amigos, Keity e Lucas! Que Deus abençoe esta união e vocês sejam fe-lizes sempre! Cumprimentos extensivos aos familiares.

No dia 22 de maio, mais uma nova estrela passou a bri-lhar no céu, Denise Vicentini. Ela era ca-sada com Luiz Vicen-tini e deixou um casal de filhos ainda muito jovens. Luiz Vicenti-ni recentemente este-ve fazendo um Show Beneficente no Teatro Municipal de Itajaí, junto com o Músico: Zé Geraldo, em prol da “Associação Madre Teresa” do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Eles eram naturais de Itajaí, onde residem seus familiares, mas há muitos anos foram morar em Blumenau; onde a Denise foi velada e cremada. Nossos sinceros pêsames ao Luiz Vicentini, filhos e familiares da Denise.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 698 - DE 30 de MAIO de 2014 | Ano XV | Página 8

Carlos Eduardo Cor-rea e André Amo-rim foram con-

vocados para a terceira fase de treinos da Seleção Brasileira Juvenil de Han-debol, que disputará em agosto as Olimpíadas da Juventude em Nanjing, na China.

De acordo com a treinadora Claudia Mon-teiro, as expectativas são as melhores. “O objetivo maior é que eles apren-dam e tragam a experi-ência para nossa cidade”, destaca.

No total, foram cin-co catarinenses convoca-dos e o desejo é que esses atletas permaneçam na seleção principal.•

A dupla de vôlei de praia de Itajaí Andréa e Paola,

consagrou-se campeã em Balneário Camboriú, no Campeonato Catarinense da modalidade.

Repetindo o feito dos Jogos Abertos de 2013, as parceiras Andréa Teixei-ra e Paola de Medeiros bateram na final por 2x0 a dupla representante do município de Brusque, com parciais de 21x18 e 21x16.

“Estamos fazendo

um bom trabalho visando os jogos abertos em Itajaí, é importante participar destas competições onde temos a oportunidade de avaliarmos nossos adver-sários diretos dos jogos e sairmos com um resultado positivo que nos motiva ainda mais”, ressalta An-dréa Teixeira.

Os próximos desa-fios da dupla consistem na disputa do campeonato Brasileiro Sub-23 e o Chal-lenger do Banco do Brasil. Os torneios ocorrem na

cidade de Ribeirão Preto (SP), nesta semana.

“Este resultado neste final de semana me mo-tivou muito para ter um bom resultado na Etapa do Sub 23, onde eu busco uma vaga para representar mais uma vez o Brasil em um Mundial” Avaliou Pa-ola de Medeiros.

A dupla Andréa e Pa-ola tem como apoiadores: Mormaii óculos, Suplena-tus, Faculdade AVANTIS e Faculdade FAPAG, Sa-colão do Morretes e Reros

Moda Praia. Elas também criaram um Projeto Social junto à Fundação Munici-pal de Esportes de Itajaí e a Associação dos Servido-res Públicos Municipais de Itajaí – ASPM.

As aulas desenvolvi-das pela dupla acontecem nas terças e quintas-feiras, no período matutino, a partir das 09h, com o técnico das atletas, Prof. Leonardo Carvalho e no período vespertino, a par-tir das 14h, com a atleta Paola de Medeiros. •

Vôlei de Praia: Dupla de Itajaí campeã do JASC se mantém no pódio no catarinense

Handebol da FMEL tem dois convocados

para a Seleção Brasileira