jornal dos bairros - 13 maio 2016

8
Porto de Itajaí é investigado por renúncia de receita no contrato com a Marina Itajaí, 13 de maio de 2016 | Ano XXI | N° 788 Feito para todas as classes Alexandre Balbino Maio Amarelo, por um trânsito mais humano. | Pág. 2 Neide Uriarte Veja as fotos do lanche beneficente promovido pela Associação das Voluntárias de Itajaí. Pág. 6 Vereadora Anna Carolina não é cassada e Tonho da Grade pode responder processo por improbidade administrativa Pág. 5 Política Pág. 4 Hospital Marieta tem vagas na área de enfermagem Saúde | Pág. 3 A Festa do Colono deste ano foi cancelada pela Prefeitura de Itajaí alegando a situação financeira por que passam hoje os governos municipal e estadual, além das empresas patrocinadoras. | Pág. 5

Upload: editora-bittencourt

Post on 30-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

Porto de Itajaí é investigado por renúncia de receita no contrato com a Marina

Itajaí, 13 de maio de 2016 | Ano XXI | N° 788Feito para todas as classes

Alexandre BalbinoMaio Amarelo, por um trânsito mais humano. | Pág. 2

Neide UriarteVeja as fotos do lanche beneficente promovido pela Associação das Voluntárias de Itajaí. Pág. 6

Vereadora Anna Carolina não é cassada e Tonho da Grade pode responder processo por improbidade administrativa

Pág. 5

Política

Pág. 4

Hospital Marieta tem vagas na área de enfermagem

Saúde

| Pág. 3

A Festa do Colono deste ano foi cancelada pela Prefeitura de Itajaí alegando a situação financeira por que passam hoje os governos municipal e estadual, além das empresas patrocinadoras. | Pág. 5

Page 2: Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

Ano XXI - edição 788 - 13 de maio de 2016

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

2 Opinião

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide Uriarte, Alexandre Balbino e Mariana LeoneEdição: Marjorie Basso | [email protected]

Diagramação: Solange Alves [email protected]

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro,Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Expediente

Alexandre [email protected]

facebook.com/aschmitbalbino

(47)3241.6338

Imagem da semana

Por um trânsito mais humano – Maio AmareloO Maio é Amarelo e o tempo é de pensar como vamos nos comportar ao entrarmos

no ambiente chamado trânsito. O volume de veículos vem aumentando a passos lar-gos e o tempo gasto dentro dos carros tem crescido. Uma das piores consequências disso é o aumento da violência, são atitudes de desrespeito ora com pedestres, ora com outros condutores. Muitas vezes o veículo é utilizado como uma arma nessa luta urbana, onde cada um se acha no direito de ultrapassar os limites não só da velocida-de, mais do desrespeito com o próximo.

Sobre a década de ação para a segurança no trânsitoA Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução

definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobre-viveram com sequelas.

São 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mor-tes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

O problema é mais grave nos países de média e baixa renda. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especial-mente uma motocicleta — nesses lugares.

As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses pa-íses, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.

De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS recentemente, 88 países membros conseguiram reduzir o número de vítimas fatais. Por outro lado, esse número cresceu em 87 países.

A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os es-tados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de se-gurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

Fonte: http://maioamarelo.com/o-movimento/#more-4

Sociedade Cultural e Beneficente Sebastião LucasRua Alfredo Trompowisky, 517, Vila Operária – Itajaí – SC

Assembleia Geral OrdináriaEdital de Convocação

A Presidente da Sociedade Cultural e Beneficente Sebastião Lucas, convoca os seus associados para a Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 25 de maio de 2016 (quarta-feira), em sua sede social a rua Alfredo Trompowisky, 517, Vila Operária – Itajaí – SC, com início às 20h em primeira convoca-ção, ou às 20h30 em segunda convocação com qualquer número dos presentes, para deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia: Eleição do Conselho Deliberativo.

Itajaí (SC), 03 de maio de 2016.

Grazielle Gleise Santana – PresidenteGraziela Cristina Gonçalves – Presidente do Conselho Deliberativo

Foco na soluçãoUm paciente vai ao terapeuta e diz: – Estou com um problema: Toda vez que estou

na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco! – Deixe--me tratar de você durante dois anos, diz o terapeuta. Venha três vezes por semana e eu curo este problema. – E quanto o senhor cobra? – pergunta o paciente. – 120 reais por sessão – responde o terapeuta. – Bem, eu vou pensar – conclui o sujeito. Passados seis meses, eles se encontram na rua. – Por que você não me procurou mais? – Pergunta o terapeuta. – A 120 reais a consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ia ficar caro demais… um sujeito num bar me curou por 10 reais. – Ah é? Como? Pergunta o terapeu-ta. O sujeito responde: – Por 10 reais ele cortou os pés da minha cama!

Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples! Há grande diferença entre foco no problema e foco na solução! Às vezes perdemos muito tempo pensando apenas no problema e não em como solucioná-lo.

Texto: MARCIO KÜHNE é um profundo conhecedor do comportamento humano. Palestrante de renome nacional, consultor em gestão

comportamental e escritor de renome internacional.

Artigo

O afastamento pelo Congresso Nacional de Dilma Russef da presidência da República sem dúvida alguma foi o fato mais importante da semana. Ela fica afastada por até 180 dias e assume em seu lugar o vice Michel Temer, que tem a missão de dar credibilidade ao Brasil junto aos empresários brasileiros e investidores internacionais, além de tomar medidas que possam aliviar a crise do desemprego e inflação.

Page 3: Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

3WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XXI - edição 788 - 13 de maio de 2016 Geral

Dois processos estão fazendo com que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (An-

taq) volte as atenções para o contrato de concessão da Marina Itajaí. As ações avaliam suspeitas de renúncia de receita por parte da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), em relação ao Complexo Náutico Ambiental (CNA), a marina. Um deles questiona a concessão do bene-fício para a Marina utilizar o espaço do Centreventos gratuitamente. O outro aponta irregularidades no contrato de arrendamento do complexo e deter-mina a restituição de valores aos cofres públicos.

Na segunda-feira (9), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) determinou que o Porto de Itajaí não autorize o uso gratuito da área da Vila da Regata (área por-tuária e bem da União) pela Secretaria Municipal de Turis-mo. A medida seria uma compensação do Porto ao benefí-cio que o município concedeu à marina: o direito de utilizar o Centreventos (bem municipal) por 10 dias consecutivos nos meses de fevereiro, abril, julho e outubro pelos próxi-mos 25 anos, sem qualquer ônus.

As trocas de benefícios foram estabelecidas em abril por meio de um convênio firmado entre a prefeitura de Itajaí e o Porto. Ao ser informada, a Antaq entendeu que o bene-fício não consta no respectivo contrato de arrendamento. Mesmo se constasse, a agência alega que Porto não tem competência legal para gerenciar a questão, uma vez que o Centreventos é municipal.

Além disso, autorizar o uso da Vila da Regata — oficial-mente denominado Centro Comercial Portuário — por ter-ceiros sem que isso gere receita, é considerada uma infra-ção grave perante a Antaq, ficando a autoridade portuária sujeita à aplicação das sanções cabíveis.

“As áreas sob gestão do Porto de Itajaí somente podem ser objeto de Cessão de Uso Não Onerosa quando cedidas ao OGMO ou a entidades da Administração Pública e seus órgãos, com vistas ao exercício de suas competências vin-culadas às atividades portuárias; as demais entidades pú-blicas e privadas devem remunerar o Porto de Itajaí quando usarem áreas sob sua gestão”, diz o despacho enviado para a superintendência do Porto.

O assessor jurídico do Porto de Itajaí, Henry Rossdeuts-cher, informa que ainda não foi intimado sobre este proces-so. No entanto, defende que, na prática, nenhuma cessão é gratuita, uma vez que ficou estabelecida a contrapartida.

A reportagem não conseguiu contato com a Procuradoria Geral do Município de Itajaí na tarde de quarta-feira.

Antaq determina restituição ao PortoAs supostas irregularidades envolvendo a marina não

param. A Antaq afirmou, em notificação enviada ao Porto de Itajaí no dia 29 de abril, que tanto o processo licitatório quanto o contrato de arrendamento do Complexo Náutico descumpriram determinações estabelecidas pela agência reguladora. O problema está no fato de que o Porto não incluiu, nem no edital de licitação, nem no contrato com a empresa vencedora, a responsabilidade da concessionária de realizar a dragagem e manter a profundidade mínima da Baía Afonso Wippel.

Segundo a Antaq, a dragagem não pode ficar sob respon-sabilidade do Porto, pois a preservação da profundidade do calado na baía tem relação direta com a atividade desenvol-vida pela marina, que não poderia subsistir sem essa obra. Uma dragagem custeada pela autoridade portuária só pode ser feita quando visa garantir o transporte aquaviário, e não uma atividade comercial.

A agência ressalta ainda que notificou o Porto diversas

vezes quanto as irregularidades, requerendo os ajustes ne-cessários. Como não houve respeito às determinações, e o Porto de Itajaí realizou a dragagem com recursos próprios e com aporte da prefeitura, a agência estabeleceu o prazo de 60 dias para o Porto se adequar em três pontos:

— Promover a repactuação do contrato de arrendamen-to, excluindo a responsabilidade de o Porto de Itajaí em manter a profundidade mínima da Baía Afonso Wippel;

— Promover a repactuação do contrato de arrendamen-to, excluindo a possibilidade de aportes financeiros do Por-to, ou de qualquer outro ente público, para arcar com cus-tos de dragagem na baía;

— Por fim, que o Porto de Itajaí seja restituído dos valores dispendidos na dragagem da baía.

Em caso de descumprimento, será lavrado um auto de infração em desfavor da autoridade portuária. A assessoria jurídica do Porto informou que está analisando o processo e que não há uma decisão final. “Ainda cabe muita discussão. O contrato é de extremo interesse público”, defende Henry Rossdeutscher.

O Jornal dos Bairros não conseguiu contato com nenhum representante do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, a marina, para conversar sobre os processos.

Denúncia do SintacO Sintac, sindicato dos trabalhadores portuários, oficiou

a Antaq e o Ministério Público Estadual com uma denúncia de irregularidades no arrendamento do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí. O presidente da entidade, Alexandre Pamplona, alega que os valores mensais a serem repassa-dos ao Porto de Itajaí, por cada embarcação da Marina, é muito baixo.

Segundo levantamento do Sintac junto à imobiliária res-ponsável pelas locações das vagas, os valores mensais va-riam de R$ 1 mil a R$ 13 mil, dependendo do tamanho da embarcação. No entanto, o valor de repasse ao Porto é fixo em R$ 9,15 para todos os tipos de barcos.

Em uma simulação, caso as 817 vagas do complexo sejam ocupadas com embarcações de 50 pés, cujo custo de loca-ção é de R$ 4 mil, a Marina receberia quase R$ 3,3 milhões ao mês. No entanto, repassaria à autoridade portuária ape-nas R$ 7,4 mil.

Consta também na denúncia o valor de arrendamento mensal de R$ 26.843,07, considerado irrisório pela entida-de, face ao montante que pode ser arrecadado pela marina. Sobre essa questão, o assessor jurídico do Porto, Henry Ros-sdeutscher, alega que não é possível levar em conta apenas um valor fixo ou o valor cobrado por cada embarcação que atracar na Marina:

“A avaliação passa pelo contexto geral, que envolve vul-tuosos investimentos em uma área que voltará para o po-der público. A empresa já fez investimentos de aproximada-mente R$ 30 milhões”.

O Porto de Itajaí anunciou ainda que publicará nos próxi-mos dias uma nota de esclarecimento público sobre todas as questões envolvendo a Marina Itajaí. •

Porto de Itajaí é investigado por renúncia de receita no contrato com a Marina

Itajaí, antes e depois da marina Não tenho procuração para defender a Marina de

Itajaí, muito menos a administração portuária. Por isso, neste artigo não vou entrar no mérito dos ques-tionamentos que a Antaq está fazendo à autoridade portuária de Itajaí, embora eu entenda que o proces-so de concessão foi aprovado pela entidade _ depois de um Estudo de Viabilidade Econômica, Técnica e Ambiental e a realização de audiências públicas e uma concorrência de concessão, que seguiu todos os trâmites necessários. Essa é uma questão jurídica que a administração portuária deve esclarecer quan-do for instada a isso.

Desde que se falou em construção de uma marina em Itajaí fui um dos jornalistas que mais defendeu a ideia, porque entendia, como hoje, que Itajaí era uma cidade antes e se tornou outra depois da mari-na. O empreendimento representa para o município um grande avanço e a sua construção rendeu frutos em termos econômicos para cidade. Aliás, a marina fez com que Itajaí se voltasse ainda mais para o mar, para o turismo náutico e colocou o nome da cidade do mapa mundial da vela.

É só verificar os folders ou propagandas das cons-trutoras que fazem seu empreendimento ao longo da rua Lauro Muller e adjacências, que citam a ma-rina como ponto de referência, ou como vista dos apartamentos. O empreendimento se tornou um argumento de venda! Isso sem falar dos hotéis que estão sendo construídos ou ampliados, todos con-fiando no crescimento econômico do município, não só em relação à marina, mas também ao complexo portuário de Itajaí e outros setores da economia.

A projeção feita pela administração da marina era estar hoje com um número bem maior de barcos, pelo menos o triplo, mas a crise econômica também influenciou esse setor. Isso, contudo, não impediu que os investimentos continuassem e a administra-ção do empreendimento continua cumprindo sua parte do contrato de concessão.

Não há quem passe pela avenida Beira-Rio e não admire a marina. Não há cidade vizinha que seja li-torânea que não tenha vontade de ter uma igual a nossa. O problema é achar investidores dispostos a colocar dinheiro, muito antes de começar a ter retor-no do investimento.

Sejam quais forem os problemas ou dúvidas levan-tadas pela Antaq, que sejam resolvidas o mais bre-ve possível. O que não podemos é deixar que essas questões manchem a imagem do empreendimento ou mesmo da cidade. O que seria muito ruim para todo município.

Carlos Bittencourt

Page 4: Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

Ano XXI - edição 788 - 13 de maio de 2016

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

4 Geral

Nesta semana foi comemorado o Dia do Enfermeiro, profissão tão impor-tante para a saúde seja ela pública

ou particular. O que muitas pessoas não sa-bem é que a área carece de profissionais. O Hospital Marieta de Itajaí, por exemplo, está com 16 vagas abertas.

— Temos um número pequeno de for-mados na região, se comparado às necessi-dades dos diferentes cenários de atenção, como domicílios, consultórios, unidades de saúde, entre outros. E isso torna cada vez mais escassa a procura destes profissionais pelos hospitais — explica a supervisora de enfermagem do hospital, Camila Valle.

Apesar de ser vista como uma profissão em ascensão, a enfermagem apresenta-se como categoria crítica, pela escassez profis-sional. Camila lembra que hoje a estrutura é complexa e necessita de um quadro alto destes profissionais.

Os enfermeiros são reconhecidos pela dedicação e cuidado com o próximo. Eles zelam pelo bem mais precioso, a vida, au-xiliando na prevenção e recuperação dos pacientes. Em todo o mundo, o 12 de maio é marcado pelo Dia Mundial do Enfermeiro. Aqui no Brasil, no dia 20, também é come-morado o Dia Nacional dos Técnicos e Auxi-liares de Enfermagem.

Secretaria de Saúde de Itajaí tem nova titular

A enfermeira Rachel Marchetti é a nova Secretária de Saúde de Itajaí. Ela foi conduzida oficialmente ao cargo na tarde de terça-feira, em ato comandado pelo prefeito Jandir Bellini, na própria secretaria, e prestigiado por servidores da pasta.

Rachel Marchetti é formada em Enfer-magem há 19 anos. Com especialização em Obstetrícia, possui Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Servidora efetiva da Secretaria de Saúde de Itajaí há 17 anos, desde 2013 respondia pelo cargo de Diretora de Vigilância Epide-miológica. •

Equipe de handebol da Univali é bicampeã do Brasileiro Júnior

A ACEU/Univali/FME Balneário Cam-boriú conquistou no último fim de semana, o título de bicampeã do Cam-peonato Brasileiro Júnior Masculino. O torneio ocorreu entre os dias 3 e 7 de maio, em Codó, no Maranhão. No ano passado, o grupo já tinha sido campeão e, agora, consolida o resultado de desta-que no país, na categoria Júnior.

O campeonato foi dividido em duas chaves, A e B. As equipes do mesmo grupo enfrentaram-se em turno e re-turno, e os quatro melhores colocados avançaram para as quartas de finais. No primeiro jogo, a equipe da Univali ven-ceu a Vegus/ Guarulhos (SP), com placar de 36 a 22. Já no dia 4 de maio, a Unies-porte (AP), não compareceu e a ACEU/Univali/FME Bal. Camboriú ganhou por WO.

A partida na última quinta-feira foi acirrada e Hollanda/GHC/Codó (MA) venceu da equipe da Univali por 36 a 29. No entanto, quando começaram as quartas de final o grupo que representa a universidade se recuperou e derro-tou o São Luís (MA), com resultado de 35 a 23. A disputa final foi contra ADI/Slice/FMEL Itajaí, às 13h30 de sábado e a ACEU/Univali/FME Bal. Camboriú ga-nhou por 27 a 23. •

O fim de semana passado foi de come-moração para dois tenistas da equipe ADK Tennis / Itamirim Clube de Campo / Centro Nacional CBT / Correios, de Itajaí. João Pedro Sorgi, 22 anos, e Marcelo Zormann, 19, con-quistaram o título de duplas da Copa Cida-de de Vila Maria, em Córdoba, na Argentina. O torneio profissional da série Future, com chancela da Federação Internacional de Tê-nis (ITF), teve premiação de 10 mil dólares e distribuiu pontos para ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

A campanha dos jovens da ADK Tennis / Itamirim foi impecável – apenas um set per-dido em quatro jogos disputado. Cabeças de chave número 1 do torneio, os brasilei-ros confirmaram o favoritismo e venceram os argentinos Mariano Kestelboim e Matias Zukas na decisão por 2 sets a 1, em 1h11min de partida.

No primeiro set, Sorgi e Zormann domina-

ram os rivais e fecharam em 6/2. A resposta dos donos da casa veio na parcial seguin-te, quando fecharam em 6/3 e igualaram o jogo. A conquista da dupla brasileira no sai-bro argentino saiu após vitória arrasadora de 10-2 no tie-break longo do terceiro set.

Para chegar ao título, Sorgi e Zormann derrotaram os brasileiros Daniel Dutra Silva e Nicolas Santos na primeira rodada, por 6/4 e 6/3. Nas quartas de final, triunfo diante do brasileiro Filipe Brandão e do chileno Victor Nunez, com direito a 6/1 e 6/0. Por fim, na semifinal, os atletas da ADK Tennis / Itami-rim superaram o brasileiro Oscar Gutierrez e o argentino Gabriel Hidalgo, por 6/1 e 6/3.

Vice-campeonatoJoão Pedro Sorgi também fez um grande

campeonato na chave de simples, conquis-tando o segundo lugar. A final, extremamen-te equilibrada, foi diante do argentino Juan

Hospital Marieta tem vagas abertas na área de enfermagem

Cadastre-se no MarietaOs interessados em atuar na área de enfer-

magem podem conferir o quadro de vagas no site do hospital e clicando em oportuni-dades de emprego.

Para a avaliação, é preciso enviar o currícu-lo, com o nome da vaga no campo de assun-to, para [email protected]. O profissional também pode comparecer pessoalmente para entregar o currículo no setor de Gestão de Pessoas/Recrutamento

e Seleção. A entrada é pela avenida Sete de Setembro, nº 358. O horário é das 7h30min às 10h30min e das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta.

Além do salário, o Hospital Marieta ofere-ce plano de benefícios aos colaboradores, com insalubridade, vale transporte, alimen-tação subsidiada, plano de saúde, plano odontológico, ginástica laboral, convênio com escolas profissionalizantes e folga no dia do aniversário.•

Tenistas de Itajaí são campeões de duplas em torneio profissional na ArgentinaIgnácio Galarza, cabeça de chave 2 da Copa Cidade de Vila Maria. O dono da casa venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 7/5, em 2h03min de jogo. Sorgi vinha de uma verda-deira batalha na semifinal, contra o também argentino Federico Coria. O tenista da ADK Tennis / Itamirim ganhou por 2 sets a 1, par-ciais de 6/7, 7/5 e 7/6, em 3h52min. Federico é irmão do ex-tenista Guilhermo Coria, que chegou a número 3 do ranking mundial.

Nova disputa na ArgentinaSorgi e Zormann se preparam agora para

encarar, a partir desta segunda-feira (09), a chave principal do Future Villa del Dique, também em Córdoba. O torneio, com pre-miação de 10 mil dólares, conta ainda com a participação de outros três atletas da ADK Tennis, que tentam superar o qualifying: Rafael Matos, Lourenço Gasperini e Carlos Hooper.

Título também em CuritibaNo saibro brasileiro quem fez bonito foi a

jovem Gabriela Azambuja, 16 anos, que no domingo conquistou o título da categoria sub-23 na Seletiva Regional Sul do Circuito Juvenil Correios, em Curitiba (PR). Com a vitória, a jovem da ADK Tennis / Itamirim se garantiu na chave principal da Segunda Eta-pa Nacional do Circuito Juvenil Correios, que acontecerá em Porto Alegre, de 26 a 29 de maio. O circuito é considerado o mais impor-tante do Brasil na categoria infantojuvenil.•

Page 5: Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

5WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XXI - edição 788 - 13 de maio de 2016 Geral

A prefeitura de Itajaí informou por meio de comunicado que não ha-verá a tradicional Festa Nacional do

Colono neste ano. O prefeito Jandir Bellini se reuniu na noite de quarta-feira com líderes rurais do município para informar a suspen-são. A festa estava programada para a última semana de julho.

De acordo com o Executivo, a suspensão foi necessária por conta da atual situação

financeira do município gerada pela baixa arrecadação e redução dos repasses dos go-vernos federal e estadual.

A Festa Nacional do Colono é uma home-nagem do município aos homens e mulhe-res do campo, em alusão ao Dia do Colono — comemorado em 25 de julho. Visando manter a tradição e reconhecer o trabalho e garra dos moradores das comunidades ru-rais de Itajaí, a prefeitura programou para o

dia 23 de julho (sábado) um dia festivo.A comemoração começa às 10h com uma

missa campal. Logo após, as famílias agricul-toras participarão de um almoço e de uma tarde de lazer com várias atrações artísticas e culturais, que incluem ainda o tradicional café colonial durante a tarde. O evento deve reunir aproximadamente mil pessoas, de 400 famílias das 18 comunidades rurais de Itajaí. •

Faça chuva ou faça sol, os agricultores da zona rural de Itajaí seguem para o campo todos os dias para cultivar grãos, hortaliças e hortifrutigranjeiros fresquinhos para levar à mesa dos itajaienses. Essa vida no campo foi comemorada na última nesta terça-feira com o Dia do Campo, que homenageia e conscientiza a população sobre a importân-cia do campo para a economia, além da exis-tência de uma comunidade rural.

Aproximadamente 400 famílias itajaien-ses são envolvidas diretamente com essas atividades agrícolas na zona rural, o que equivale a cerca de 80% do território da ci-dade. Exemplo disso é a família Sasse que está há 19 anos no campo e cultiva hortali-ças como alface, brócolis, couve-flor, aipim, batata doce, entre outros. Dona Nair Sasse, 58 anos, explica a rotina no campo:

— Acordo todos os dias às 6h da manhã e vou para a roça, de lá saio às 11h para fazer o almoço e depois volto. Quando começa a es-curecer eu venho para casa, é quando o dia se encerra para gente. No outro dia começa tudo de novo.

O marido de Nair é quem a ajuda diaria-mente a mexer com a terra, plantar e depois colher. Os dois filhos também auxiliam com a parte da venda e entrega. A família man-tém uma feira de hortaliças todas as terças e

TRE nega pedido de cassação do mandato da vereadora Anna Carolina (PSDB)

O Tribunal Regional Eleitoral de San-ta Catarina (TRE/SC) negou na noite de segunda-feira o pedido de cassação do mandato da vereadora Anna Carolina Martins (PSDB). A ação havia sido mo-vida pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Itajaí, depois que a parlamen-tar deixou a sigla poucos meses antes de a troca de partido ser autorizada pela Justiça, em setembro do ano passado.

Por cinco votos a dois, os magistrados julgaram o pedido improcedente, por-que entenderam que houve boa fé da vereadora, que solicitou e teve a saída autorizada por meio de um documento assinado pelo então presidente do PRB. Anna Carolina comemorou a decisão:

— Fiquei feliz, mas estava confiante, porque saí do PRB com a anuência dos dirigentes da sigla.

Durante a sessão, os juízes destaca-ram ainda que o PRB não teria vantagem alguma com a ação, já que a suplência da cadeira no legislativo é do próprio PSDB. De acordo com o resultado do úl-timo pleito, o PRB está em décimo lugar na suplência, o que inviabiliza qualquer chance de posse.•

Ministério Público mantém processo contra o vereador Tonho da Grade (PP)

O vereador de Itajaí Tonho da Grade (PP) pode estar prestes a responder na Justiça por improbidade administrativa. Isso porque o Ministério Público prosse-guiu com a ação contra ele por ter sido contratado por uma empresa prestado-ra de serviços do município enquanto já exercia o cargo parlamentar.

O processo teve início como uma ação civil pública. Tonho da Grade informou que ainda não foi notificado para apre-sentar defesa, mas tem conhecimento do teor do documento. No entendi-mento do MP, “Antônio Aldo da Silva não poderia, desde a sua posse, firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo se obedecesse à cláusulas uniformes, o que não é o caso”.

No ano passado a Comissão de Éti-ca da Câmara de Vereadores de Itajaí analisou o caso e indicou a cassação do vereador. No entanto, em votação em plenário Tonho da Grade foi absolvido e não perdeu o mandado. Com o recebi-mento da ação pelo MP o caso persiste ao menos judicialmente.

Tonho da Grade teria prestado ser-viços à empresa de transporte público Coletivo Itajaí em 2011.•

Prefeitura de Itajaí cancela a Festa do Colono deste anoAlegação para suspensão da festa é de falta de verba

Dia do Campo foi comemorado esta semanasábados no quintal de casa, além de enviar o que planta para o comércio da cidade. Para trabalhar no campo é preciso entender e gostar de lidar com a terra.

Secretaria presta suporte às famílias agricultorasA Secretaria Municipal da Agricultura e

Desenvolvimento Rural auxilia as famílias do campo com assistência técnica agrope-cuária levando um técnico especializado da Epagri para ensinar a base de como preparar a terra e cultivar. Além disso, o Programa da

Patrulha Agrícola oferece máquinas e trato-res com serviço de preparação do solo, adu-bação e roçagem, que é fundamental para a produção de qualidade da próxima safra.

É garantido para a comunidade rural a limpeza de valas e a parceria com a Feira Li-vre do Fiúza Lima. Existe também o projeto Educação para Transformação em que esti-mula a autonomia das mulheres agricultoras frente às questões ambientais e de saúde envolvida na sua comunidade. Além do 18º Encontro de Mulheres do Meio Rural com atividades culturais e palestras. •

Davi Spuldaro

Page 6: Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

Ano XXI - edição 788 - 13 de maio de 2016

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

6

Neide Uriarte

Especial

QUARTA ESPECIALNas quartas-feiras temos um delicioso cardápio preparado com carinho

por um precinho especial! Buffet livre R$ 15, quilo R$ 25

Lanche beneficente No dia 4 de maio a Associação das Voluntárias de Itajaí, presidida pela primeira dama do município,

Sra. Lourdes Bellini, realizou um lanche beneficente, na sede social do Itamirim Clube de Campo. O

evento teve desfile de modas da loja Ana Vargas, sendo que todas as manequins foram maquiadas e penteadas pela equipe do salão e estática Verde Esmeralda, da empresária Amaralina Figueiredo. Teve exposição e venda de semi-jóias, produtos

de beleza e aromatizadores de ambientes. As tortas foram doadas pela doceira Glória Ayres e os

salgados e café foram doados pelas voluntárias. A entidade beneficiada com a renda arrecada no lanche foi a Associação de Equoterapia Vale do

Itajaí e Litoral (Adequo).

Page 7: Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

7WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XXI - edição 788 - 13 de maio de 2016

[email protected]

Neide Pasold Uriarte

(47)9977.2390

Especial

Almoço do Dia das MãesQuero parabenizar meu ex-aluno Pedro, que junto de seus familiares e equipe de trabalho,

promoveu um almoço especial no Dia das Mães, no restaurante Sabor da Vila. O almoço foi muito bem prestigiado, com muitas famílias comemorando juntas, esse dia tão especial. Além do

delicioso e caprichado buffet, o músico Alexandre animou o encontro. Nossos Parabéns à todas as mamães! Que Nossa Senhora sempre as proteja e abençoe.

Cantinho da saudade: Eliane Campos da Silva SagazCom profunda tristeza, no dia 10 de maio nos despedimos da querida amiga Eliane Campos da Silva Sagaz. Após um longo período de tratamento de saúde, ela não resistiu. Acompanhamos todo este tempo e sabemos o quanto ela lutou e teve esperanças de melhorar. Eliane foi uma guerreira, deixou lições de resignação, aceitação, fé e amor à vida. Todos nós sentimos demais a sua partida, mas sabemos que ela descansou, depois de tanto sofrimento. Que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos. Nossos pêsames ao seu esposo Márcio Sagaz, filhos, nora, genro e netos.

Aula de culinária Na noite da última quinta feira, dia 5, a amiga e chef Evilin Santos promoveu uma aula de culinária com um grupo de amigos. Ela é formada em Gastronomia e possui muita experiência no preparo de pratos doces e salgados. O cardápio da aula foi filé mignon com farofa crocante de castanha, risoto quatro queijos e mousse de chocolate. Um encontro descontraído, de muito papo e boas risadas. Agradeço ao gentil convite da amiga Evilin Santos para participar desta aula tão especial.

Page 8: Jornal dos Bairros - 13 Maio 2016

Ano XXI - edição 788 - 13 de maio de 2016

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

8 Geral

Domingo é dia de adotar um amigo de quatro patasCanil Municipal vai estar aberto à comunidade

Alguns são guardiões. Outros, só querem saber de brincar. Mas, todos são companheiros fiéis. E

esperam por alguém que os adote com res-ponsabilidade e lhes dê carinho, cuidado e atenção. Cerca de 140 animais, entre cães

e gatos, esperam por um lar na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA). E para quem não pode ir ao local durante a semana, a chance é neste domingo (15), dia de adoção no Canil Municipal, que estará aberto à visitação da comunidade das 10 às

16 horas. Todos os pets do Canil são castrados, ver-

mifugados e vacinados. A única tarefa para quem fizer a adoção, além de garatir os cui-dados básicos com comida, água e higieni-zação, é oferecer muito amor e carinho. Para adotar um bichinho é necessário levar iden-tidade, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade.

A Unidade abre em domingos alternados para incentivar a adoção dos animais. Du-rante a semana, de segunda à sexta-feira, o espaço também é aberto para adoções das 08h às 12h e das 13h às 16h30.

O Canil Municipal fica localizado na Rua Manuel Bernardes, s/nº, com acesso pela Ro-dovia Antonio Heil, na Itaipava.

Por que adotar um bichinho? – Mesmo com o grande número de ONGs

e entidades protetoras dos animais, o pro-blema do abandono é grande. Ao adotar um cão você estará contribuindo para a dimi-nuição do problema.

– Pesquisas relevam que ter um animal-zinho em casa afasta a depressão e deixa o ambiente mais positivo para toda a família.

– Para as crianças, o contato constante com o cão pode ajudá-las a controlar im-pulsos e a lidar com as dificuldades da vida, aprendendo situações como o nascimento, reprodução e até a morte (fases pelas quais passam os pets).

Canil: limitado e provisórioA Unidade de Acolhimento Provisório de

Animais (UAPA), popularmente denominada Canil Municipal, como o seu próprio nome diz, é um local destinado a receber tempora-riamente os animais, até que estejam aptos para adoção e encontrem um novo lar. No entanto, por questões de limitação física, o Canil não tem como abrigar todos os cães e gatos abandonados. Existem alguns cri-térios para os animais serem acolhidos no Canil Municipal e o recolhimento não é feito na porta da unidade. “Apenas são recolhidas e trazidas para a unidade as fêmeas gestan-tes, fêmeas com filhotes, animais agressores, que estão doentes ou machucados”, explica Andréia Diedrich dos Portos, Médica Veteri-nária do Canil.

Ela ressalta que, caso um cidadão esteja interessado em ajudar algum animal aban-donado, a orientação é para que primeira-mente entre em contato no telefone do Ca-nil, (47) 9106-6371. Mas, em caso de animais adultos e saudáveis, porém, abandonados, como a unidade não tem condições de re-ceber mais animais do que a sua capacidade física comporta, eles passam por um pro-cesso que gera um protocolo e a equipe de recolhimento vai até o local e verifica a situa-ção, em busca da localização do seu dono. “Por isso é tão importante que as pessoas se conscientizem de que a adoção de um animal exige respnsabilidade”, completa a secretária de Saúde, Rachel Marchetti.•