jornal dos bairros - 31 maio 2013

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 31 DE MAIO DE 2013 | ANO XII | Nº 652 PÁGINA 5 Clube Atiradores terá nova estrutura em 2015 Com 118 anos de história, Atiradores deve ser firmar como o maior e mais moderno da região. Página 3 Itajaí sediará Velas Latinoamérica 2014 Veleiro Cisne Branco, da Marinha Brasileira, é um dos participantes da competição. Página 7 Divulgação Divulgação Corpus Christi: o que fecha e o que funciona no feriado prolongado ACII realiza 24º Troféu Empresário do Ano PÁGINA 5 PÁGINA 4 3º Fórum Itajaiense de Turismo é realizado em junho

Upload: editora-bittencourt

Post on 22-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 31 DE MAIO DE 2013 | ANO XII | Nº 652

PÁGINA 5

Clube Atiradores terá nova estrutura em 2015

Com 118 anos de história, Atiradores deve ser firmar como o maior e mais moderno da região. Página 3

Itajaí sediará Velas Latinoamérica 2014

Veleiro Cisne Branco, da Marinha Brasileira, é um dos participantes da competição. Página 7

Divulgação

Divulgação

Corpus Christi: o que fecha e o que funciona

no feriado prolongado

ACII realiza 24º Troféu Empresário do AnoPÁGINA 5

PÁGINA 4

3º Fórum Itajaiense de Turismo é realizado em junho

Page 2: Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 652 - 31 de MAIO de 2013 | Ano XII | Página 2

Page 3: Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 652 - 31 de MAIO de 2013 | Ano XII | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

DE OLHO NO DINHEIRO PÚBLICO

O velho ditado de que “uma andorinha só não faz verão” sintetiza a essência do trabalho desenvolvido pela equipe do Observatório Social de Itajaí e por um número cada vez maior de voluntários engajados nas dezenas de Observatórios Sociais de todo País. Eles fazem parte de organizações sociais presentes e, 75 municípios, de 13 es-tados brasileiros. Estima-se que, somente em 2012, mais de 300 milhões tenham deixado de sair, equivocadamen-te, dos cofres públicos. Esse valor representa um dinheiro que, devido a irregularidades nos processos licitatórios, apontadas pelos observadores, e corrigidas pelos gestores municipais, acabou permanecendo nos municípios para aplicações mais adequadas. Este é um dos resultados do exercício do controle social por parte dos cidadãos.

Uma das grandes atividades do Observatório Social é fazer uso de rígida e eficiente metodologia de monito-ramento das compras públicas, acompanhando todo o processo desde a publicação do edital, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Afinal, depois que o recurso for desperdiçado, fica mais difícil a sua recuperação, ou o eventual ressarcimento dos cofres públicos.

Os Observatórios Sociais estão organizados em Rede Nacional, coordenada pelo Observatório Social do Brasil, que tem a função de gerir o conjunto das inicia-tivas municipais; com isso assegura a disseminação de uma metodologia padronizada para atuação dos observa-dores em nível nacional, promove a capacitação e ofere-ce suporte técnico aos participantes da Rede.

O Observatório Social de Itajaí participa da Rede Nacional desde o ano de 2009, tendo sido o sétimo Ob-servatório Social criado no Brasil e o primeiro em Santa Catarina. Utiliza a mesma metodologia de trabalho ado-tada em todo o país, encaminhando avisos de licitação para as empresas do ramo de atividade específico de cada certame, com a finalidade de estimular a competi-ção e reduzir os valores pagos com o recurso público. A instituição analisa ainda cada um dos editais lançados, aponta e questiona, por meio de Pedidos de Esclareci-mento, eventuais fragilidades para providências por parte do órgão que realiza a licitação, levando o caso à Câ-mara de Vereadores e ao Ministério Público, quando as irregularidades não são corrigidas pelo gestor.

De 2009 a 2012 o Observatório Social de Itajaí mo-nitorou 1160 licitações. Dessas, a diferença entre o preço que o Município pretendia pagar e o que efetivamente pagou, ultrapassou os 150 milhões. Isto significa que o Observatório participou na economia de um significati-vo montante de recursos públicos, que foram reaplicados em outras áreas.

Os Observatórios Sociais aumentam em todo o país, à medida que os cidadãos se conhecem, se reconhecem e juntam suas forças para trabalhar coletivamente em prol da comunidade. Nenhum resultado seria alcançado se as pessoas não tivessem partido da indignação perante determinadas situações para uma efetiva tomada de atitu-de. Indignar-se, somente, nada resolve. O que é preciso é tomar atitudes, engajar-se, participar. Hoje, são quase 2000 voluntários atuando nos Observatórios Sociais de todo o País. Essa é uma força nova, irresistível e promis-sora: são as forças do bem, se juntando em favor do bem comum. Não fique de fora, a história está sendo constru-ída nesse exato momento!

Jonas Tadeu NunesCoordenador do Observatório Social de Itajaí

O Clube Atiradores de Itajaí fechou, recentemen-te, uma parceria que vai trazer grandes mu-danças, não apenas para o clube, mas também

para Itajaí. O Atiradores fechou parceria com a empresa Cota

Empreendimentos Imobiliários, dirigida pelo empresá-rio Fábio Joci Martins. Esta companhia pretende trazer para Itajaí a rede de hotéis quatro estrelas Blue Tree. Na semana passada, o presidente do Clube Atiradores, Ál-varo César Moreira, o presidente da Cota, Fábio Joci, o diretor da Max Imóveis, Alceu Rauber e representantes da rede de hotéis Blue Tree estiveram conversando com o prefeito Jandir Bellini, oportunidade em que falaram do empreendimento.

No contrato firmado com o Atiradores, a Cota fica-rá responsável por construir um clube totalmente novo no mesmo local, com uma grande Sede Social, quadras de futebol, sauna, academia, piscina semi-olímpica e muitas outras estruturas.

Em contrapartida, o clube cedeu uma parte do ter-reno, onde a empresa deve construir prédios residen-ciais e comerciais, além da estrutura hoteleira.

“Essa permuta foi a forma que a gente encontrou de salvar o Clube Atiradores, porque do jeito que estava,

Clube Atiradores fecha parceria e terá nova estrutura em 2015

Com 118 anos de história, o clube deve se firmar como o maior e mais moderno da região.

iria fechar. Com essa parceria, teremos um clube novo que será, provavelmente, o maior da região”, conta o atual presidente do clube, Álvaro Cézar Moreira.

Título de sócioDevido às mudanças, o título de sócio deverá va-

lorizar assim que as obras ficarem prontas. Por este mo-tivo, o Atiradores está abrindo alguns títulos a um preço acessível e em várias parcelas.

“É provável que, em 2015, quando o clube estiver pronto, o preço do título triplique devido ao número de funcionários e de serviços que serão oferecidos”, ressal-ta Moreira. Quem quiser ser associado deve procurar a secretaria do clube ou entrar em contato pelo número 3348-0710 para mais informações.

HistóriaO Clube de Atiradores de Itajaí foi fundado em

28 de abril de 1895 por um grupo pessoas de origem germânica radicados em Itajaí, e pertencentes a muitas das mais ilustres e tradicionais famílias locais. Com 118 anos de história, o clube deve se firmar como o maior e mais moderno da região.

O lutador de karate Ruan Freitas Dias conquistou, na última semana, o 1º lugar na categoria Kumite e o 3º lugar na categoria Kata. A competição foi realizada no Parque Malwee, em Jaraguá do Sul, onde mais de 600 atletas de dez estados brasileiros participaram.

“Não foi fácil, mas ele manteve o foco nos objetivos e conseguiu uma ótima colocação. Conseguiu provar para si mesmo que possui um alto nível técnico”, ressaltou a mãe do atleta, Maria Cristina Freitas.

O atleta agradece a ASPMI, que deu apoio financeiro para que Ruan pudesse competir em Jaraguá e também a seu mestre Eritan José Messias, seu grande incentivador.

No mês passado, Ruan conquistou as mesmas colo-cações em outra competição também realizada em Jaraguá do Sul.

Karateca de Itajaí vencecompetição em Jaraguá do Sul

Arquivo Pessoal

Page 4: Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 652 - 31 de MAIO de 2013| Ano XII | Página 4

O Município de Itajaí terá pon-to facultativo nesta sexta-feira (31), no dia que segue ao feriado nacional de Corpus Christi na quinta-feira (30). A medida está estabelecida no decreto nº 9.886, de 31 de janeiro, que fixa o ca-lendário dos pontos facultativos para os órgãos da Administração Direta, Autar-quias e Fundações Municipais neste ano de 2013. Sendo assim, as atividades ad-ministrativas e de atendimento ao públi-co estão suspensas na sexta–feira (31), mas a população poderá contar com os serviços considerados essenciais, que vão funcionar em forma de escala ou plantão.

Confira os serviços que estarão disponíveis:

• Serviço Municipal de Água e Saneamento (Semasa):Atendimento ao público em siste-

ma de plantão na agência ou pelo tele-fone 0800-6450195.

• Defesa Civil:Plantão permanente (24 horas) no telefone 199 ou 3341.6199.

• Codetran:Atendimento a acidentes de trân-

sito 24 horas por dia – telefones: (47) 3249.5811 / (47) 3249.5815.

Plantão permanente no telefone 153.

• Secretaria de Saúde:Pronto-Atendimento: Atendimento

normal com ambulância à disposição no Pronto Atendimento (PA) 24 horas do Bairro São Vicente – Rua Antônio C. Dutra, s/nº, ao lado da E. B. Aníbal Cé-sar. Telefone: 3908.5763

• UPA 24 horas Otto Luis Quin-tino: Atendimento normal. Rua Enedina

D’avila Ferreira, Bairro Cordeiros. Tele-fone: 3908.5647 / 3908.5636

• Demais unidades: fechadas• Setor administrativo: fechado

• Urgências e emergências: Hospital e Maternidade Marieta

Konder Bornhausen (pacientes acima de 14 anos) e Hospital Infantil Pequeno Anjo (pacientes de zero a 14 anos)

• Coleta de lixo reciclado e orgânico:Atendimento normal na quinta e

sexta–feira. Informações adicionais com a empresa Ambiental. Telefone: (47) 3341.1094

• Transporte Coletivo:As linhas de ônibus irão funcionar

na quinta–feira em horário de domingo e na sexta, em horário normal. Informa-ções adicionais no telefone: 3348.1275 ou no site: www.coletivoitajai.com.br.

• Secretaria de Educação: Setor administrativo, Centros de

Educação Infantil e Escolas Municipais fecham na quinta-feira e funcionam nor-malmente na sexta–feira

• Secretaria de Obras: Atendimento em sistema de plan-

tão na quinta e sexta-feira, através dos seguintes telefones:

9987.3003 - Secretário de Obras

9987.5501 - Centro Regional de Atendimento ao Cidadão do São Vicen-te /

9987.5511 - Centro Regional de Atendimento ao Cidadão de Cordeiros /

9965.0809 - Centro Regional de Atendimento ao Cidadão de Itaipava /

9609.0637 - Centro Regional de Atendimento ao Cidadão da Fazenda

Sete dias intensos com formação, tro-ca de experiências e muita arte. Assim pode ser definido o 7º Itajaí em Cartaz, encerrado na última semana. Com mais de 30 atrações na programação, o festival promovido pela Rede Itajaiense de Teatro, teve espetáculos com sessões lotadas, seminário com artistas estaduais e nacionais, debates dos espetácu-los locais, oficina e workshop, todos com a temática “Produção Cultural”.

Profissionais da área vieram de Criciú-ma, Blumenau, Florianópolis e Brasília para contribuir com a formação dos artistas de Itajaí. E durante toda esta semana a Rede Ita-jaiense de Teatro foi citada como referência no teatro, a nível estadual.

“Ficamos honrados com esse reco-nhecimento. O Itajaí em Cartaz já é parte do nosso calendário e queremos que ele chegue cada vez mais ao público que ainda não co-

nhecemos e que não conhece nosso teatro. Essa semana nos mostrou que estamos no caminho certo, e o crescimento do evento é um fato inegável”, comenta o coordenador geral desse ano, Daniel Olivetto.

A Rede Itajaiense Criada em junho de 2009, a Rede con-

ta com dez grupos associados, que juntos ga-nham força e liberdade na hora de gerir seus projetos já existentes e também criam novas frentes de trabalho. Além disso, a Rede é res-ponsável pelo “Itajaí em Cartaz”, que leva para a comunidade, a produção teatral dos grupos locais, investindo na formação de plateia e também na formação de seus in-tegrantes. O evento vem crescendo a cada edição, levando um público considerável ao Teatro Municipal e também aos espaços al-ternativos.

Corpus Christi: o que fecha e o que funciona no feriado prolongado

Divulgação

Itajaí em Cartaz torna a Rede Itajaiense de Teatro referência no estado

DIVULGUE SUA EMPRESA NO JORNAL DOS BAIRROS - 3348.3040 | 3344.8600

Divulgação

Page 5: Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 652 - 31 de MAIO de 2013 | Ano XII | Página 5

Uma cerimônia muito prestigiada e movimentada marcou a passagem dos 84 anos da ACII e a entrega do 24º Troféu Empresário do Ano. O evento reuniu quase 700 pessoas entre autoridades, associados, homenageados, imprensa e convidados em geral.

Como em todos os anos, a ACII homenageou oito empresários e/ou empresas que se destacaram no ano anterior. Entre eles o grande homenageado da noite, o em-presário Luiz Alves Mendes, da Mendes & Sibara. No discurso, ele agradeceu muito o reconhecimento. Antes de receber o troféu, parte do trabalho desenvolvido pelo empresário foi apresentado através de um vídeo.

Os outros homenageados também tiveram seus serviços e empresas destacados em audiovisual e receberam uma placa personalizada em reconhecimento ao traba-lho realizado. Na noite festiva as empresas que comemoram este ano 25, 50, 60, 70 e 80 anos de fundação também foram lembradas pela ACII.

Homenageados 24º Troféu Empresário do Ano

• Empresário do Ano – Luiz Alves Mendes – Mendes & Sibara • Mulher Empresária – Cláudia Affonso – Transkat Guindastes• Destaque em Gestão – Irmã Sandra Pedrinha Zanotto - HMMKB• Jovem Empresário – Marcos Sérgio Bechtold – Duna TV e Cinema• Destaque no Comércio – Supermercados Xande• Destaque na Indústria – Steigleder Têxtil Indústria e Comércio• Destaque na Prestação de Serviços – Multilog SA• Destaque na Responsabilidade Social – Fundação Cultural e Educacional Itajaí – TVBE

A Orquestra de Cordas da Ilha de Santa Catarina apresenta-se, no dia 6 de junho, no Campus da Univer-sidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí. A exibição ocorre no auditório do bloco E1 e terá início às 17 ho-ras. A Orquestra é formada por músicos profissionais e estudantes de música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Em seu repertório estão canções de Vivaldi, Corelli, Edward Grieg, Guerra Peixe, Carull, Chico Buarque e War-lock. A apresentação tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis, Secretaria de Turismo e Cultura Estadual e Ministério da Cultura. Ela é gratuita e aberta ao público.

Homenagens na passagem dos 84 anos da ACIIFotos: João Souza Fotos

Univali recebe Orquestra de Cordas da Ilha

A Secretaria de Turismo de Itajaí (SETUR), promo-ve o 3º Fórum Itajaiense de Turismo, que tem como ob-jetivo aproximar o “trade turístico” do poder público, apoiar os anseios da iniciativa privada, além de estimu-lar atividades empreendedoras, incentivar as atividades turísticas na região e discutir as políticas públicas para o turismo na cidade. O evento será realizado no Audi-tório do Centreventos, nos dias 12 e 13 de junho, como parte da comemoração ao aniversário de 153 anos do município.

Na quarta–feira (12), das 12h às 16h30, haverá uma palestra ministrada pela Jornalista e Consultora de Marketing Sarah Albrecht, que irá abordar temas rela-cionados ao atendimento e fidelização do turista estran-geiro. Já na quinta–feira (13),haverá um encontro sobre empreendedorismo no segmento turístico, com o pales-trante Luís Carlos dos Santos, que é Professor, Mestre e Consultor de Empresas. A palestra será realizada das 12h às 16h30.

Na ocasião também haverá uma mesa redonda

O gasto com o Dia dos Namorados neste ano será maior que em 2012, que foi de R$ 130,98. Con-forme a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), os catarinenses devem gastar em média R$ 151,19. Os dados foram obtidos nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

As mulheres (63,5%) são a maioria na disposição em presentear o amado. A cidade com maior número de catarinenses dispostas a gastar com o romance é Joinville (75,4%), seguida de Lages (71,2%) e Itajaí (66%). Para a Fecomércio-SC, o crescimento da ex-pectativa de gasto médio no Estado é bastante consi-derável (15,4%), acima da inflação do período, que foi de 6,49% segundo o IPCA do IBGE.

Desta maneira, na origem de tal incremento real está outro dado levantado pela pesquisa: a evolução da situação financeira das famílias. Mais da metade das famílias de Santa Catarina (53,3%) declararam es-tar em situação melhor do que a do mesmo período do ano anterior, 34,1% apontaram que sua situação permaneceu igual e apenas 12,1% afirmaram que es-tão em pior situação.

Compradores farão pesquisa de preçoMesmo com boa intenção de ir às ruas gastar

com presentes, 64,6% dos catarinenses disseram que irão realizar pesquisa de preço antes de bater o mar-telo na hora da compra. Joinville é a cidade com maior número de pessoas com a pretensão de pes-quisas (70,1%), seguida de Itajaí (67,7%) e Chapecó (66,1%).

3º Fórum Itajaiense de Turismo é realizado em junho

com o tema “Hotelaria e Entidades Políticas”, das 19h às 21h. Irão participar do encontro representantes das empresas privadas e setores públicos, para expor as di-ficuldades encontradas, apresentar sugestões e buscar soluções e melhorias.

Divulgação

Itajaí é a 3ª cidade que mais deve gastar com o

Dia dos Namorados

Page 6: Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 652 - 31 de MAIO de 2013| Ano XII | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

Festa do aniversário de Christiane Beims

No dia 24 de maio foi realizada a festa de ani-versário de Christiane Beims. Ela reuniu familiares e amigos na Sede Social do Itamirim Clube de Campo, que recebeu belíssima decoração. Toda a preparação e execução desta noite especial foi responsabilidade de Shirley Duran do Mundo Conviver Shirley Duran, que possui muita experiência em festas, eventos, ceri-moniais, etc.... Durante a noite, a aniversariante Chris subiu ao palco e comandou as pick-ups, junto com o DJ China, que foi seu grande mestre, na carreira de DJ. A festa continuou embalada pela super banda “Torre de Babel”. Parabenizamos a linda e simpática Chris, desejando que seja sempre muito feliz!

Escolha da Rainha e Princesas da 31ª Festa Nacional do Colono em Itajaí

Estive participando no último sábado, dia 25 de maio, da comissão julgadora que escolheu a Rainha e Princesas da 31ª Festa Nacional do Colono, que será re-alizada em Itajaí, no Parque do Agricultor Gilmar Graf, no período de 25 a 28 de julho. Foram 17 belas candi-datas, muita torcida das comunidades rurais, que elas estavam representando. O resultado do concurso foi: Rainha, Neuziane Testoni, representante da comunida-de da Itaipava; 1ª Princesa, Josiane Marques, represen-tante da comunidade de Espinheirinhos e 2ª Princesa,

Anelise Jonck, representante da comunidade do Rio do Meio. Desejamos sucesso na realização desta grandiosa Festa Nacional do Colono em Itajaí e agradecemos o gentil convite do secretário Municipal de Agricultura de Itajaí, Arthur de Jesus, para fazermos parte do Júri.

Jantar Dançante de aniversário dos Quintas-feirinosO primeiro grupo de Feirinos do Itamirim Clube

de Campo, os Quintas-Feirinos A, comemoraram no dia 25 de maio os 40 Anos do Grupo dos Quintas, com umjantar dançante na Sede Social do Clube. Foi uma festa emocionante e inesquecível, toda organizada pelo grupo e tendo José Dallago como o coordenador das festividades. Jantar delicioso e muito elogiado, foi de

responsabilidade do Chef Vânio Victorino. As home-nagens aos fundadores do grupo marcaram de forma especial a noite. Logo após o cerimonial, o baile foi animado pela grandiosa Volare’s Band.

Um abraço especial a todo o grupo dos Quintas-Feirinos A, parabenizando pela comemoração dos seus 40 anos de amizade, futebol, alegria, confraternização, etc... Até os componentes do grupo, que já faleceram, foram lembrados com muito carinho e saudades, atra-vés do toque simbólico de um sino.

Page 7: Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 652 - 31 de MAIO de 2013 | Ano XII | Página 7

DIVULGUE SUA EMPRESA NO JORNAL DOS BAIRROS - 3348.3040 | 3344.8600

Itajaí sediará a regata “Velas Latinoamérica 2014”, um evento náutico organizado pela marinha argentina e que reunirá veleiros-escola de grande porte das ma-rinhas do Brasil, Chile, Equador, Colômbia e Argentina. O evento inicia no dia 11 de fevereiro e a largada está programada para o dia 16, quando as embarcações partem para um trajeto de 12 mil milhas náuticas, que será executa-do em 134 dias.

Segundo o delegado da Ca-pitania dos Portos de Itajaí, capi-tão de Fragata Fernando Anselmo Sampaio Mattos, o sucesso alcan-çado por Itajaí durante a edição de 2012 da Volvo Ocean Race, quan-do o município integrou a rota da regata de volta ao mundo, foi de-cisivo para que o município fosse escolhido pelos organizadores.

“Disputamos a regata com municípios como Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Natal. A infraestrutura turística regional – uma vez que Itajaí está inserida em uma região com grande apelo turístico – aliada a expertise que o município vem adquirindo na re-alização de eventos náuticos, foi decisiva na escolha dos organiza-dores”, diz o comandante.

O Prefeito de Itajaí destaca a

importância de Itajaí ser o ponto de partida da regata, o que conso-lida o município como um impor-tante polo da vela internacional. “Já são três grandes eventos inter-nacionais que temos agendados para os próximos anos – as regatas Transat Jacques Vabre em 2013, a Velas Latinoamérica 2014 no ano que vem e a Volvo Ocean Race em 2015 – que projetam o nome de Itajaí em nível mundial e nos coloca como uma importante op-ção no universo náutico”, diz.

O presidente do Comitê Or-ganizador das Regatas em Itajaí, Amílcar Gazaniga, destaca a im-portância do resgate da vocação de Itajaí para os esportes náuticos e diz que esse é o segmento que vem trazendo impactos bastante positivos para o município. “São impactos na economia, turismo, desenvolvimento e, principalmen-te, a quebra de paradigmas, pois esse tipo de evento nos coloca em pé de igualdade com importantes municípios do Brasil e exterior”, diz Gazaniga.

A regata é organizada pela Armada Argentina e é realizada a cada quatro anos. A última parada na costa brasileira ocorreu no ano de 2010, com a inclusão do Rio de Janeiro.

Itajaí sedia Velas Latinoamérica 2014

Divulgação

Infraestrutura local, aliada ao know-how do município na realização de eventos

náuticos, foi decisivo na escolha

Page 8: Jornal dos Bairros - 31 Maio 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 652 - 31 de MAIO de 2013| Ano XII | Página 8

A Caravana do “Emcena Brasil” chega a Itajaí com seu teatro móvel nos dias 1º e 02 de Junho. Um contê-iner com uma grande tenda adaptada será montado no Centro Poliesportivo do Bairro Cordeiros e irá realizar durante dois dias oficinas, contações de histórias, apre-

Com a finalidade de fomentar a cultura no mu-nicípio de Itajaí e dar visibilidade aos artistas locais, a Fundação Cultural deixará aberta, até a próxima quarta-feira, as inscrições para seleção e contratação de mú-sicos participarem nas apresentações musicais do “En-contro Mercado”.

O evento acontecerá nos finais de semana durante o ano de 2013, sendo que as datas das apresentações serão estabelecidas conforme a programação da Fun-

Projeto Nacional de Teatro Itinerante vem a Itajaí neste fim de semana

sentações de espetáculos teatrais para crianças e adul-tos, além de circo, show de música, sessão de cinema e muito mais. A programação começará a partir das 15h e vai até às 22h.

O Projeto Emcena Brasil nos últimos cinco anos

já percorreu mais de 120 cidades em todo o país, aten-dendo mais de 300 mil pessoas e irá visitar cinco muni-cípios da região Sul. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação a todos os pre-sentes sem distinção, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito.

Segundo Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto, “esses últimos anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul desse país foram muito gratificantes, tanto para adquirir experiência como para aprender com a cultura de cada localidade”, conclui.

Confira abaixo os horários da programação: • 1º DIA - Sábado, 01 de junho 15h - Contação de Histórias – Pedro Pedroca Ca-

timbirimboca- Cia Mão Livre16H - Oficina de Confecção de Desenho e plantio

de sementes - Cia Mão Livre17 h - Teatro para crianças – Em Busca do Segredo

Esquecido - Cia Abaré teatro19h - Espetáculo de Mamulengo – As Folias no

terreiro do Seu Mané Pacaru - Mamulengo da Folia20h - Sessão de Cinema –Cine Curta Brasil21h - Espetáculo para Adultos- Belelê Balaio -

Grupo Teatral de4noAto

• 2º DIA - Domingo, 2 de junho15h - Contação de histórias - O Mosquito Faniqui-

to do Siricutico - Cia Mão Livre16 h - Oficina e atividades na Gibiteca e Bibliote-

ca– Confecção de Boneco de Luva - Cia Mão Livre17h - Teatro para crianças – Faz de conta que tem

história- Cia Abaré teatro19h – Grupos Convidados da região20h - Espetáculo Circense – Versão Brasileira - Los

Circo Los – Campinas

Inscrições para músicos se apresentarem no Encontro Mercado encerra na próxima quarta

dação Cultural de Itajaí nas instalações do Centro de Cultura Popular, o Mercado Velho.

InscriçõesOs interessados deverão entregar os documentos

solicitados na Fundação Cultural, localizada na Rua Lauro Müller, nº 53, no Centro, até quarta-feira, dia 05 de junho, valendo esta data como limite de entrega. Poderão se inscrever somente músicos de Itajaí con-forme categorias descritas no anexo. Os documentos recebidos passarão, a partir do dia 06 de junho, por uma seleção realizada pelo Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Itajaí, Comuc e Câmara Setorial de Música de Itajaí.

O cachê artístico oferecido pela Fundação Cultu-ral de Itajaí para as apresentações, será de R$ 400,00 para apresentação solo, R$ 800,00 para apresentação em dupla e R$1.200,00 para apresentação de trio ou quarteto.

A participação do Encontro Mercado é local e des-tinada a grupos itajaienses, ou seja, fica vetada a inscri-ção para interessados que não sejam da cidade. Acima da foto, em anexo, está o edital e a lista de documentos socilitados para a inscrição.

Divulgação

Divulgação Divulgação