jornal do planaltojornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/jornal.pdf · um fariseu. É...

16
ARQUITETURA Página 14 COZINHA & CIA Página 12 NUTRIÇÃO Página 13 Distribuição gratuita e domiciliar em Taguatinga e Águas Claras Jornal do PLANALTO Jornal do ® Setembro/2016 Ano XV - Número 180 Visite nosso site www.jornaldoplanalto.com.br Governo do DF reforça direitos das pessoas com deficiência Página 3

Upload: vuonghanh

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

arquiteturaPágina 14

Cozinha & Cia Página 12

nutriçãoPágina 13

Distribuição gratuita e domiciliar em

Taguatinga e Águas Claras

Jornal doPLANALTOJornal do ®Setembro/2016

Ano XV - Número 180

Visite nosso sitewww.jornaldoplanalto.com.br

Governo do DF reforça direitos das pessoas com deficiênciaPágina 3

Page 2: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

2 - setembro/2016 Jornal doPLANALTO

Jornal doPLANALTODiretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado Colaboradores: Horácio Gomes Rolo - Leonardo Gomes - Flávio Resende - José do Egito - Verônica Saiki - Zuila AciolyThaiza Murray - Camila Vilasboa Simões - Robson Rodovalho - Nayara Machado - Leonardo Henrique Nóbrega GomesDiagramação e arte final: Jorge Ribeiro - 9627-9010 - Impressão: Gráfica do jornal Brasília Agora Colunas e artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal, ficando sob responsabilidade de seus autores.Colaboradores são voluntários e não têm qualquer vinculo empregatício com o jornal.Distribuição gratuita e domiciliar em Taguatinga, Águas Claras e Órgãos Públicos de Brasília.

QS 1, Rua 210, Lote 34, Bloco “B”, sala 306Centro Empresarial LED

71950-770 - Águas Claras - DF

SITE: www.jornaldoplanalto.com.brE-MAIL: [email protected]

Fones: (61) 8153-2222 / 3561-6070

EDITADO E PUBLICADO POR SM2 SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO LTDA.

CapaMaria Rodrigues

Idade: 20 anosAltura: 1,72 cmPeso: 56 kg

Agência: Scouting Agência de ModelosCRS 514, Bloco “C”, Loja 22 - Asa SulTelefones: 3346.8337 e 3346.8698facebook.com/agenciascoutingtwitter.com/agencia-scoutinge-mail: [email protected]

Cabelo e Maquiagem: Michelle ChilianeHair Styler Maquiadora(61) 98492-6189

Fotos tratamento de imagens:André KazuoTelefone: 3878-9100 e 99833-9292

Fé ou questionamentos? A escolha é sua! Na Bíblia vemos Jesus que chega

na casa de um homem famoso, rico, um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe as honrarias que são dadas a um convidado ilustre, que é uma bacia para lavar os pés, porque eles anda-vam na poeira e pisavam no lugar que sentavam. Jesus não teve os pés lavados por esse homem, mas uma mulher vem por trás e começa a orar e a chorar aos pés de Jesus, com os seus cabelos ela começa a enxugar. Aquela cena chamou a atenção dos homens, foi quando Jesus lhes contou o conceito de fé.

Quando você encontra a fé, você entra num grau de intimidade com Deus que você nunca imaginou que tivesse. Você entra num território e num lugar que nunca imaginou entrar e se as pessoas te julga-rem, não se preocupe, porque a mão de Deus te res-palda.

Quantas vezes você foi curado, foi liberto, a sua vida estava despedaçada, e então você vai na igreja, adora e as pessoas que já estão na igreja há muito tem-po começam a falar que não é preciso muita fé? Não ligue para isso, seja mais, tenha fé!

Essa mulher recebeu um depósito que ninguém naquela mesa tinha. Nem mesmo aquele homem que foi o anfitrião, nada na sua vida foi mudado, Jesus não orou com ele e ele não recebeu milagres. Da mesma forma que Jesus entrou, Ele saiu e tudo ficou do mes-mo jeito, e isso é muito triste. Muita gente ouviu as pregações de Jesus e nem se importou com isso.

Tudo que Deus queria dar àquela família e não deu foi por falta da fé. Eles não tinham conexão e não estavam preparados. Então, nunca deixe de receber por não estar preparado. Coloque a sua vida na linha do propósito de Deus, e receba o que Deus tem para você, mesmo que as pessoas ao seu redor não rece-bam, os seus relacionamentos não recebam. Não se pressione com qualquer ser humano, mas com aquele que entra no propósito de Deus. Seja amigo daqueles que são amigos de Deus, que andam com Deus e que conversam com Ele.

Bispo Robson Rodovalho - Fundador e Bispo presidente da Igreja Sara Nossa Terra

Page 3: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

setembro/2016 - 3Jornal doPLANALTO

Ádamo Araujo, da Agência Brasília

No dia 19 de setembro, o governador Ro-drigo Rollemberg assinou o decreto que regu-lamenta o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A entidade é res-ponsável por formular diretrizes, propor po-líticas públicas e monitorar ações que visam à garantia dos direitos das pessoas com defici-ência no Distrito Federal. A assinatura ocor-reu na Estação 112 Sul do metrô, que agora passa a se chamar Estação Cidadania.

O conselho é composto por 24 titulares e respectivos suplentes, sendo 12 representan-tes do poder público e 12 da sociedade civil do Distrito Federal.

De acordo com Rollemberg, a regulamen-tação coloca o DF em um lugar de vanguarda em relação ao respeito à pessoa com deficiên-

Decreto fortalece direitos das pessoas com deficiência no DF

FOTO: GABRiEl JABuR/AGêNCiA BRASíliA

cia. “Esse ato é importante, pois garante ao conselho o direito de cada vez mais ajudar o governo na formulação, na execução e na fis-calização de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência”, enfatizou.

Segundo o decreto, o Conselho de Defesa dos Di-reitos da Pessoa com Defici-ência, criado pelo artigo 23 do Ato das Disposições Transitórias, da lei Orgâni-ca do Distrito Federal, é vin-culado à Secretaria do Tra-balho, Desenvolvimento Social, Mulheres, igualdade Racial e Direitos Humanos, mas tem natureza perma-nente e atuação indepen-dente.

A Estação Cidadania é totalmente acessí-vel e oferece os serviços de passe livre, em parceria com o Transporte urbano do Distri-to Federal (DFTrans), para idosos e pessoas com deficiência física ou mental, deficientes

auditivos ou visuais, cidadãos com insuficiên-cia renal, câncer ou cardiopatia. Ainda é pos-sível acessar a Central de interpretação de libras, a Central de Apoio ao Cego e o cadas-tramento na Companhia de Desenvolvimen-to Habitacional do DF (Codhab) exclusivo para pessoas com deficiência.

Essas ações fazem parte da semana que marca o Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21. Durante toda a semana, o Metrô-DF e a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulhe-res, igualdade Racial e Direitos Humanos ofereceram atividades para a população, como palestras com atletas paralímpicos, ex-posições, passeios monitorados e serviços nas Agências do Trabalhador do Plano Piloto e de Taguatinga voltados para pessoas com deficiência.

O governador Rodrigo Rollemberg assinou o decreto que regulamenta o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 4: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

Parabólica EconômicaFlávio Resende

e-mail: [email protected] - Tel.: (61) 3242-9058 GastronomiaSpoleto lança spaguetti quadrado no Brasil

4 - setembro /2016 Jornal doPLANALTO

Rômulo Mendonça

notas

entrevista

Depois do estrondoso sucesso de lançamento, com leandro Karnal, em junho, falando sobre “Conhecimento, trabalho e tempo no mundo contempo-râneo”, o projeto Hípica Hall Cultural confirma a programação completa para 2016. Serão realizados workshops com nomes de peso nas áreas de Empreen-dedorismo, Gestão Empresarial, Ges-tão de Pessoas e inovação no local que se destaca na região como um dos mais novos e modernos espaços de eventos de Brasília, com sua excelente localização e modernas instalações. Conversamos com Rômulo Mendonça, diretor do espaço, sobre as novidades. Confira:

Qual é a proposta do Hípica Hall Cultural?

Nosso principal objetivo é estimular o conhecimento e o aprimoramento profis-sional por meio de workshops com em-presários, profissionais de sucesso, pro-fessores, mestres e educadores.

Qual a relevância do projeto?Todos os palestrantes do projeto são

profissionais muito bem-sucedidos nas áreas em que atuam. E, claro, contaremos com uma grande diversidade de áreas que serão contempladas. Teremos, por exem-plo, Caito Maia, o bem-sucedido proprie-tário da marca de óculos “Chilli Beans”, e também Fernando Torquatto, embai-xador global da l’Oréal Profesionnal, re-ferência mundial na área de beleza. Com certeza, todos eles levarão ao público im-portantes dicas de como obter sucesso no empreendedorismo.

Quem são os convidados?Além de Caito e Torquatto, também

participará de nossa programação Edu-ardo Gianetti, importante economista e cientista social, falando sobre sustentabi-

lidade e sua importância no empreende-dorismo. E não podemos nos esquecer de Claudemir Oliveira, PhD e presiden-te fundador do Seeds of Dreams insti-tute. Foi ele o responsável pela abertura da divisão Walt Disney Parks & Resorts no Brasil, em 1995. Caito Maia trará workshop “Construindo uma Marca de Sucesso” e Fernando Torquatto falará so-bre empreendedorismo, moda, fotografia e maquiagem, enquanto dá uma “Aula de maquiagem passo a passo”.

Quais as datas dos workshops?Daremos início a nossa programação

no dia 27 de setembro, com o workshop de Eduardo Gianetti. Em seguida, temos Fernando Torquatto, em 10 de outubro; e Caito Maia, no dia 25 do mesmo mês. Finalizaremos a nossa programação de 2016 com Claudemir Oliveira, no dia 29 de novembro.

Como participar?Basta comprar os ingressos no site

www.eventim.com.br, na Central de in-gressos Brasília Shopping, no Hípica Hall e também pelo call center 4003 6860. Há também a opção do ingresso vip que dá direito ao coquetel e, no caso de Eduardo Gianetti e Caito Maia, ao livro autogra-fado.

- Diretor do Hípica Hall

Disseminando conhecimento

SerViço:

Projeto Hípica Hall Cultural Hípica Hall (Setor Hípico Sul Área Especial, lote 8)Os ingressos estão à venda no site www.eventim.com.br, na Central de ingressos Brasília Shopping, no Hípica Hall e também pelo call center 4003-6860.informações: (61) 3345-0011 / 3345-0110

Há cerca de um ano, sur-giu na itália, o “spaghetti quadrado”, que chega ao Brasil com exclusividade pelo Spoleto. Produzido e criado pela la Molisana - marca tradicional, presen-te na itália desde 1912 -, o spaghetti quadrado “de gra-no duro” estreia por tempo limitado no restaurante na combinação clássica da culinária do país, ao molho bolognesa - que chega com nova re-ceita. O cliente também poderá escolher a massa na opção “pode pirar na receita”, na qual ele monta seu próprio prato, com ou-

TransporteZebra Technologies torna a gestão dotransporte urbano mais ágil em Brasília e Goiânia

MercadoFranchising na Região Centro-Oeste fatura mais de R$ 5 bilhões no 1º semestre de 2016

tros molhos e ingredientes, seguindo o padrão da casa. “Apresentamos uma inova-ção da cozinha italiana, o Spaghetti quadrado, acom-panhado da receita original do molho Bolognesa. uma combinação clássica italia-na, que ganhou o mundo, agora com a pegada do Spoleto”, resume o chef

Gianni Carboni. O Spaghetti quadrado com novo molho bolognesa será lançado em toda a rede no dia 12 de setembro. Essa combina-ção perdurará até final de outubro (somente o molho entrará no cardápio do restaurante).

A Zebra Technologies Corporation, lí-der global em soluções e serviços que dão às empresas visibilidade em tempo real so-bre suas operações, e a lOG informática anunciaram que o Grupo HP Transportes, conglomerado de empresas que prestam serviços de transporte público em cidades da região central do Brasil, selecionou uma solução de RFiD e computação móvel para aumentar o controle e elevar a eficiência das frotas de veículos em Goiânia e de funcioná-rios em Brasília. Ônibus e veículos de apoio, que chegam e deixam o terminal de Goiâ-nia várias vezes ao dia, estavam produzindo

um tráfego pesado e causando dificuldades de monitoramento da frota de 380 veículos. O terminal de Goiânia é um dos maiores na região central do Brasil. A HP Transportes adotou os leitores RFID fixos FX7500 da Zebra na saída do terminal e adicionou an-tenas AN480 e tags RFiD aos ônibus para maior garantir visibilidade sobre a localiza-ção dos veículos. Essas soluções dão à HP Transportes uma visão clara do tráfego em horas pré-determinadas - possibilitando que a manutenção, a limpeza e a auditoria da fro-ta sejam realizadas de forma mais precisa e simplificada.

Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising - ABF, o mercado de franquias na Região Centro-Oeste faturou cerca de R$ 5 bi-lhões no primeiro semestre deste ano, o que representa 7,3% do faturamento do mercado nacional de franquias no pe-ríodo, que foi de R$ 68,888 bilhões. De janeiro a junho de 2016, o mercado na-cional de franquias teve um crescimento nominal de 7,9% no faturamento. Dentre os segmentos que apresentaram maior crescimento no segundo trimestre de 2016 comparado a igual período do ano anterior, destacam-se: Esporte, Saúde, Beleza e lazer (15%), Acessórios Pes-soais e Calçados (10%), Negócios, Servi-ços e Outros Varejos (10%), lavandaria,

limpeza e Conservação (9%) e Servi-ços Automotivos (9%). Neste primeiro semestre, o mercado do Centro-Oeste expandiu em 6,3% o número de unida-des, registrando 12.059 pontos de venda (PDVs), o que representa 8,4% do mer-cado nacional. Para a diretora da ABF no Centro-Oeste Cláudia Vobeto, o setor de franquias na região é promissor. “Senti-mos impacto do cenário econômico atu-al, mas tivemos um bom crescimento no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período 2015. Somos uma região central, que mescla os mercados urbano e rural, e isso dá um novo dinamismo para o crescimento do setor. Temos o nosso lugar de destaque na economia nacional”, destaca a diretora.

Page 5: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

setembro /2016 - 5Jornal doPLANALTO

Previsão de R$ 28,7 bilhões para gastar em 2017O Projeto de lei Orçamentária Anual de 2017 está na Câ-

mara legislativa. A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, leany de Sousa lemos, entregou pessoal-mente o projeto para o presidente da Casa, Juarezão (PSB), e para o presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, Agaciel Maia (PR).

O projeto detalha as receitas e despesas previstas pelo go-verno para o período de um ano, com base nas prioridades fixadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Para 2017, o GDF estima uma receita de R$ 28,7 bilhões, montante que inclui R$ 1,8 bilhão do orçamento de investi-mento das estatais. Desse valor, R$ 14,6 bilhões serão para pagamento de pessoal e encargos sociais, R$ 7,2 bilhões para custeio da máquina pública e R$ 2,5 bilhões para investimen-tos, entre outras despesas. O projeto apresenta um montante menor do que o encaminhado no ano passado (R$ 5,3 bi-lhões a menos). isso porque os recursos do Fundo Consti-tucional voltarão a ser executados no orçamento da união.

Na ClDF, o projeto deve ser alterado por meio de emen-das parlamentares. Os distritais têm até 15 de dezembro para aprovarem o texto, que será devolvido ao GDF para sanção.

Antenas ficamO plenário da Câmara legislativa apro-

vou o Projeto de lei nº 1.230/2016, de autoria de vários distritais, que garante a permanência de antenas de telefonia nas áreas internas de escolas públicas do DF. A proposição revoga a aplicação da lei nº 3.446/04, que também proibia a instalação de torres e antenas de telefonia em áreas po-pulosas do DF.

Na justificativa do projeto, os parlamen-tares sustentam que a lei em questão era po-lêmica. Os distritais acataram o argumento das empresas de telefonia de que a retirada das 32 Estações Rádio Base (ERBs) locali-zadas em escolas, medida cobrada pelo Mi-nistério Público do DF, traria prejuízo para os consumidores e “poderia desencadear colapso no sistema de telefonia móvel no Distrito Federal”.

Sem tarifa mínimaA Comissão de Defesa

do Consumidor (CDC) da Câmara legislativa aprovou projeto que acaba com a co-brança de tarifa mínima pela Caesb - prevista no § 1º do art. 2º da lei nº 442/1993.

De autoria da deputada liliane Roriz (PTB), o Pl nº 1.079/2016 revoga o dis-positivo que trata da tarifa. O argumento é que não se deve cobrar nada de quem nada tenha consumido du-rante o período considera-do. Além disso, a distrital acredita que a imposição de uma tarifa ou taxa mínima de consumo acaba penali-zando os usuários que eco-nomizam água.

Mulheres em minoriaSe as mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro, sendo mais de 53% do total apto a

votar, em relação aos candidatos a realidade é oposta. Os homens são quase sete em cada dez políti-cos que estão disputando vagas de prefeito, vice-prefeito e vereadores no dia 2 de outubro. Segundo a Justiça Eleitoral, estão credenciados a receber votos nas eleições municipais deste ano 475.363 candidatos, sendo 326.149 do sexo masculino (68,61%) e 149.214 do sexo feminino (31,39%).

Apesar da diferença, de forma geral, os partidos e coligações conseguiram cumprir o dis-positivo da lei das Eleições que prevê o preenchimento mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Baixa instruçãoDos mais de 144 milhões de eleitores ap-

tos a irem às urnas no dia 2 de outubro para eleger vereadores e prefeitos, 41,1 milhões (28,5%) informaram à Justiça Eleitoral que não completaram o ensino fundamental, que compreende as séries do 1º ao 9º ano. Se-gundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,39 milhões de eleitores (19%) com-pletaram o ensino médio, enquanto 27,38 mi-lhões disseram não ter concluído essa etapa.

De acordo com o TSE, 15,4 milhões de eleitores (10,7%) leem e escrevem; 10,1 mi-lhões (7%) terminaram o ensino fundamen-tal; 9,5 milhões (6,6%) têm diploma de ensi-no superior e 5,9 milhões (4,1%) iniciaram, mas não concluíram o curso universitário. Do total de eleitores, 6,9 milhões disseram-se analfabetos e 90 mil não informaram o grau de instrução.

Um mundo de alternativas.

Escolha o conhecimento.

Águas Claras e Taguatinga

Pré-matrículas abertas!www.idealbsb.com.br

61 3041 6047

Page 6: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

6 - setembro/2016 Jornal doPLANALTO

Design e sofisticação se des-tacam na nova edição da mostra Casa Cor Brasília, recém inau-gurada no lago Sul, mais preci-samente na Qi 9. O tradicional evento de arquitetura, decoração e paisagismo revela, em sua 25ª edição da cidade e 30ª desde a sua fundação, a beleza do uso de peças assinadas por grandes no-mes do cenário internacional e também a elegância de soluções modernas e pensadas para garantir con-forto e funcionalidade para salas, quartos, escritórios, espa-ços gourmet, cozinhas e uma infinidade de ambientes.

Entre as novidades que podem ser conferidas na mos-tra, obras dos irmãos Campana, Humberto Campana e Fer-nando Campana, artistas mundialmente reconhecidos por seus trabalhos de Design-Arte, se destacam e impressionam ao lado de peças assinadas por Jorge Zalszupin e Ricardo Fasanello, escolhidas por profissionais da cidade no rico showroom do ARQuiVO Brasília, empresa especializada em mobiliário de design e figura certa nas principais mostras.

Outro ponto alto da mostra é a iluminação. Os projetos luminotécnicos, muito bem desenvolvidos, por sinal, valori-

Projeto de lei amplia atendimento hospitalar a alunos especiaisO projeto de lei

1.201/2016, do depu-tado Delmasso (PTN), amplia o atendimento pedagógico e escolar du-rante a atenção hospita-lar aos alunos dos Cen-tros de Ensino Especial do Distrito Federal.

Para cada unidade de Saúde que mantenha a oferta de classe hospi-talar será designada uma escola próxima, respon-sável pelo atendimento, compreendendo as ações lúdicas e pedagógicas.

Durante o período de regime de classe hospitalar, o aluno-paciente terá registrada sua participação como fre-quência efetiva às aulas. Os professores em classe hospita-lar deverão manter em banco de dados: os registros com a identificação do aluno, os procedimentos adotados, as avaliações, o controle de frequência e as comunicações en-viadas ao estabelecimento de ensino a que esteja vinculado o aluno-paciente e, quando necessário, à Coordenação Re-gional de Ensino.

O descumprimento desta lei sujeitará o responsável à advertência na primeira ocorrência e multa de R$ 3.000,00. A multa será cobrada em dobro nos casos de reincidência de entidade privada. A infração por órgão público obser-vará as penalidades previstas em legislação específica.

Arquitetura&ConstruçãoJosé do Egito Alves de Souza - Diretor-presidente

ABCD EGITO Arquitetura Brasileira em Construção e Decoraçãowww.abcdegito.com.br - [email protected]

Em alta na mostraCasa Cor Brasília

Anote aí:Período: de 22 de setembro a 9 de novembroSpecial Sale: 8 e 9 de novembroHorário: de terça a sexta, das 15h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h endereço: Comercial da Qi 9 do lago Sul, lote D. Antigo inacor (instituto Nacional do Coração)

zam cada detalhe decora-tivo, além de proporcio-

nar sensações específicas para cada espaço em que são aplicados, fazendo com que os ambientes obtenham a iluminação como uma aliada de peso. Peças assinadas por Cris-tiana Bertolucci e da in-terpam, grifes exclusivas

revendidas pela Persoluce, entram como protagonistas em

ambientes da mostra e complementam os espaços de forma surpreendente. De acordo com Maura Garzon, sócia-pro-prietária da grife brasiliense, peças diferenciadas fazem toda a diferença nos projetos. “O pendente Xadrez 3D, embuti-dos, abajures e arandelas dão o toque especial e necessário que a decoração de interiores pede”, comenta.

Por último, mas não menos importante está o uso de re-vestimentos especiais. As pedras naturais ou sintéticas, por exemplo, continuam a impressionar. Materiais como o quart-zito Van Gogh, quartzito Galápagos e peças Neolith, da Mar-moraria Multipedras, estão presentes em sete ambientes do evento, em uma clara demonstração que a tendência continua em alta e é preferência dos brasilienses. As cores de papéis de parede Cole & Son, revendidos com exclusividade pela Artli-ne na cidade, também integram muitos espaços da mostra e compõem com o tema do evento que, em 2016, é Celebração. De tudo o que vi e revelo aqui em primeira mão, destaco que a edição 2016 da Casa Cor merece muitas visitas.

Cadeira Estrela por Carlos Mota - Coleção Etel

Quartzito Van Gogh

Pendente Xadrez 3D latão

jkAM 1.410

Page 7: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

setembro/2016 - 7Jornal doPLANALTO

MaurílioMacedo

[email protected] A líquido & Cia promoveu, no dia 15/9, uma degustação dos mais novos rótulos de vinhos importados da sua adega. O evento, para convidados, mostrou o que há de melhor em vinhos Californianos, Australianos e Chilenos.

No dia 2 de setembro, o deputado Distrital Joe Valle (PDT) reuniu cerca de 700 pessoas no CTG Jayme Caetano Braun, no Setor de Clubes Sul, para comemorar o seu aniversário. Ao lado de familiares e amigos, Joe Valle completou 52 anos. Festa animada e cheia de emoções para o aniversariante. Joe Valle retornou a Câmara legislativa recentemente depois de permanecer por 10 meses a frente da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, igualdade Racial e Direitos Humanos. Parabéns, Joe Valle!

Os anfitriões: Maria Clara, Cláudia Damasceno e William Véras

Jonas Pedro e Cleonice Izabel

Fernanda Figueiredo e João

Gabriel FariaFernanda Pilz de Aquino e Roseli Vilasboa

rejane e eric rodrigues

Alícia e Samuel Dias Oliveira

André Batista e Desireè Remus

Alessandra Santos, Carlos

Bontempo e Rafael

Bontempo

Stéfano Trevizolo e Janete Pimenta

Shirley e Charles Campos

Paulo Júlio, Elias Leão, Antônio Júlio,

Jairo Vieira eLeonardo Barreto

Joe Valle com a esposa Clevane e as filhas Maria Luisa e Mariana

Lucia Bessa, Iara Lobo e Luciana Holanda Rogério Tokarski e o aniversariante

O deputado com Fernando Cezar Ribeiro Dilson Resende, Daniela Gomes, Joe Valle, Roseli Vilasboa e Maurílio Macedo

Isabel Miranda e Luciana Holanda

newton e Diogo da Matta Garcia

Fábio Sousa, Marcos Dourado e Rafaela AndradeEdgar Santos e Marina Fontana

Page 8: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

8 - setembro/2016 Jornal doPLANALTO

MaurílioMacedo

[email protected]

Sarah Sousa, de 13 anos, será a representante brasileira no concurso Miss Beleza Del Milênio Teen 2017. A jovem foi eleita no dia 6 de agosto, em João Pessoa - PB. O Concurso acontecerá em abril de 2017 na República Dominicana. Sara também detém os títulos de Miss Teen Continente Valparaizo de Goiás, Miss Teen Continente Goiás e Miss Beleza Brasileira; todos conquistados este ano.

Marco na construção civil brasiliense, o PO 700, centro em-presarial inteligente, econômico e sustentável, conquistou no dia 31 de agosto, o Prêmio Master imo-biliário 2016, principal premiação da construção civil brasileira, na categoria Empreendimento Co-mercial.

Além de contar com a elegân-cia dos traços do arquiteto Ruy Ohtake, o empreendimento se-gue a tendência Green Building (prédios verdes, ecologicamente corretos) e possui certificação lEED, principal selo de constru-ção sustentável do mundo.

“No momento que nossa em-presa completa 41 anos, é uma grande honra para mim e todos os engenheiros e arquitetos receber essa premiação. Foram 10 anos de luta e dedicação nesta obra, mas hoje vemos que valeu a pena porque a noite foi coroada com um sucesso”, destacou Paulo Octavio.

O troféu foi entregue pelo presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, e pelo Secretário de Habitação do Governo de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Comunidade ViP - Especial ModaPara celebrar a edição especial de moda da CMNDDE ViP, o restau-

rante Oliver, localizado no Clube de Golfe, ganhou ares praianos e cheio de bossa pelas mãos da decoradora laiana Dias. Cerca de 250 convidados compareceram para conferir a edição que foi toda inspirada na primavera e nos encantos da estação mais linda do ano. O buffet do Oliver agradou em cheio os convidados que harmonizaram com espumantes da Casa Valduga e adoçaram a noite com os deliciosos docinhos da Oui Patisserie. A Photomo-ve surpreendeu os convidados com suas fotos que se transformam em um livrinho super animado. E no comando das pick-ups os DJs Felipe Woguel e KingsMan garantiram o som da festa. A estrutura de som e iluminação ficou por conta da SPl Produções.

Vitor Ramos, Rafaela Vilasboa, Diego Dantas, Jacqueline Sampaio e Louise Rodrigues

Wilfredo Augusto, Marisa Junqueira, Rita Ballock e Luiz Carlos Ballock

Bruna de Castro, Camila Vilasboa e Melissa França

André Nogueira e Rafaela Vilasboa

Divanda Pereira, Irene Maia, Aurinete Leite e Maria Olímpia Gardino

Bruno Amaral e Raquel VazBeto Osório e Rafael Sí Leila Chagas, Deise Aviz e Meire SilvaLúcia e Alfredo Alasmar

Page 9: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

setembro/2016 - 9Jornal doPLANALTO

Maurílio Macedo e Roseli Vilasboa

Eduardo Oliveira e Flávio Resende

Marcela Didonato, Laiana Dias e Isadora Campos

Moisés Ramirez, Olga e Beatriz OliveiraCarmen e Enio Bocorny Lourdinha Fernandes, Clotilde Chaparro e Carminha AntoniTathcy Kefalas, Cláudia Jucá e Danielle Antoni

Lu Alves e Leninha Camargo

César Santos e Roberta Doelinger Elizabeth Campos, Eliane Barcelar e Anna Helena Rangel

Benigna Venâncio, Amador Outelero e Janine BritoAline Carneiro, Paulo Moreira e Isabela Carneiro

Page 10: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

10 - setembro/2016 Jornal doPLANALTO

ModaCamila Vilasboa Simõ[email protected]

Da praia à balada: maiô e body são tendências

Os maiôs e os bodies, nos últimos anos vêm conquistan-do cada vez mais a mulhera-da. Não poderia ser diferente, já que eles possuem variados modelos, cores, formatos e estilos, agradando a todos os gostos. Usar um maiô ultra-passou a imagem antiquada e conquistou até as pessoas mais resistentes ao retorno absoluto do modelo. A novida-de nos últimos anos é a união do ar clássico que o maiô transpira com uma pitada de sensualidade.

A peça pode ser usada em diferentes ambientes pela fa-cilidade em compor um look elegante e confortável. Mas usá-la exige uma boa forma, já que ela marca o corpo dei-xando todas as curvas em evidência, já no caso da gor-dura localizada, a tendência é ressaltar este local, para este caso, use um blazer, ou a peça como segunda pele, para dis-farçar os quilinhos a mais. Confira agora alguns looks lindos que selecionamos para você se inspirar!

Créditos: Moda que Rima | Fotos: Reprodução

Page 11: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

setembo/2016 - 11Jornal doPLANALTO

Cultura AtivaThaiza Murray

[email protected]

OS ESPETÁCulOS: Admirável Mundo CãoQuintas e sextas, 21 horas- (6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de outubro)A peça conta a história de duas amigas que se conhecem num setor de co-

mercio brasiliense. Uma passa os dias atrás de um balcão vendendo sorvete de iogurte e a outra se desdobra nas funções de vendedora, caixa e gerente de uma loja de sapatos ortopédicos. É durante a “hora do cigarro” que as duas acabam se conhecendo, se afeiçoando e colocando em prática a ideia de um dia se tornarem estrelas do rock.

Concepção e direção: Diego de LeonConcepção e atuação: Karinne Ribeiro e Elisa CarneiroDramaturgia: Marco MichelangeloDiretora assistente e concepção de trilha sonora: Fernanda Alpinoiluminação: ana Luisa quintas Cenário: Coarquitetos - Danilo Fleury e Maíra Guimarães

Espaço Cena recebe Mostra Teatral em OutubroO ator e diretor Diego de leon apresenta

a Mostra Peças Vira-latas, uma antologia de três espetáculos produzidos por ele nos últi-mos três anos em Brasilia. Nos finais de se-mana de outubro, o público poderá conferir no Espaço Cena as obras “Virginia não mora aqui” (2016), “Admirável Mundo Cão” (2015) e “Os Beatniks em ‘A Gaivota’” (2013).

Formado pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Diego de leon estreou como di-retor com o espetáculo autoral “Pas de deux”, em 2009. Em seguida, dirigiu “A Falecida” de Nelson Rodrigues, espetáculo contemplado

com o Prêmio “100 anos de Nelson Rodri-gues” e eleito o melhor espetáculo brasiliense pelo SESC-DF em 2013. Desde 2012, vem se dedicando ao grupo teatral Novos Can-dangos, onde é co-fundador e diretor dos es-petáculos “A Falecida”, “Perdoa-me por me traíres” e “Os Beatniks em ‘A Gaivota’”. Em 2016, circulou por três estados do país com o espetáculo “Peter Pan para os já crescidos”, dirigido por luana Proença.

A ideia de produzir uma mostra própria veio da reflexão sobre os artistas não con-templados em editais públicos ou patrocínios

Dentre todas as datas comemo-rativas no mês de setembro, vale destacar uma: dia 8 de setembro se comemora o Dia internacional da Alfabetização. Para quem não sabe, essa data foi criada pela Organiza-ção das Nações unidas (ONu) e pela Organização das Nações unidas para a Educação, a Ciência e a Cul-tura (unesco), em 1967, com intuito de estimular a alfabetização em diver-sos países como sendo um elemento além do processo de ler e escrever, um ato responsável pelo desenvolvi-mento de um país.

Alfabetizar uma população é fazer dela uma sociedade pensante, capaz de refletir e tomar decisões próprias. Ao ensinar uma criança a ler e a es-crever, ela está apenas dando os pri-meiros passos no processo da alfabe-tização, que inclui fazer essa criança interpretar e se comunicar. uma sociedade alfabetizada apresenta os melhores índices de desenvolvimen-to humano, além de conseguir bons empregos e salários, e saber escolher melhor seus governantes.

um povo alfabetizado é um povo que pensa e evolui, no entanto, além do analfabetismo, outro problema que tem crescido é a questão dos anal-fabetos funcionais, ou seja, passaram pela escola, mas não conseguem en-tender o que leem. Essa questão tem sido um problema para o desenvolvi-mento do país. Não basta aprender a ler e a escrever, é preciso interpretar o que se está lendo. Se não há compre-ensão, não há comunicação.

Todo cidadão brasileiro tem o direito ao conhecimento pleno, no entanto, o indivíduo não está tendo acesso ao seu direito. A Educação é a base para uma sociedade livre, no sentido de que se uma sociedade apresenta o conhecimento, ela é livre no pensamento, na opinião e nas ati-tudes. Fazemos parte da massa, mas não devemos pensar como a massa. Vamos olhar para os nossos filhos e deixar como principal legado o co-nhecimento.

“Um país se faz com homens e livros”- Monteiro Lobato

Dia internacional da Alfabetização

de empresas privadas. O que fazer quando não se está dentro de um grande projeto de suporte? Esperar o próximo lançamento de edital ou fazer um esforço para manter a pesquisa e execução teatral ativa nos palcos da cidade?

Assim, nasceu a Mostra Peças Vira-la-tas, que conta com o teatro de guerrilha, onde há investimento pessoal de artistas que oferecem ao público bons espetáculos, mantendo o fluxo da produção cultural in-dependente do DF.

Os Beatniks em ‘A Gaivota’Sábados e domingos, às 18 horas - (8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de outubro)Em uma releitura do clássico russo “A Gaivota”, de Anton Tchekhov, um

grupo de atores, sem cenário e sem figurino, tenta montar uma peça clássica russa, brincando com a realidade e a ficção, misturando ambos e confundido personagens com atores. Em suma, uma mistura de Tchekhov com Shakespe-are, Pirandello e comédias chapolinescas.

Direção e dramaturgia: Diego de LeonElenco, cenário e figurino: Alexandra Medeiros, Diego de Leon, Tati Ramos e Xiquito Maciel

Virgínia não mora aquiSábados e domingos, às 21 horas - (8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de outubro)A inédita “Virginia não mora aqui” mostra um jovem casal de artistas

recém premiado que é ultrajado por um diretor presunçoso e sua esposa des-controlada numa noite que parece não ter fim. O jogo de ironias e alfinetadas dita o ritmo da peça, que tem em sua essência algo de filme clássico norte ame-ricano com pitadas de ironia sobre os metiês artísticos da atualidade, dentro de um contexto assumidamente brasiliense.

Dramaturgia e Direção: Diego de LeonElenco, cenário e figurino: Alexandra Medeiros,Diego de Leon, Josuel Junior e Tati RamosProdução: ana Wadovski

MOSTRA PEÇAS VIRA-LATASLocal: Espaço Cena Brasília - 205 NorteClassificação Indicativa das três peças: 14 anosingressos: R$20,00 (meia-entrada para cada espetáculo, com doação

de alimentos não perecíveis)Informações: 61 99963-0211

Page 12: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

12 - setembro/2016 Jornal doPLANALTO

Cozinha & CiaNayara Machado

[email protected]

azeitonas

EnogastronomiaSérgio PaivaGastrólogo especialista em [email protected]

Certa vez, li, ou escutei de alguém, que se você gosta de azeitonas, então a sua alma gê-mea deve ser alguém que não gosta, porque daí você vai comer a azeitona que ele separar, ou o contrário.

Eu adoro azeitonas. E tive um namorado que as odiava. isso era um problema porque eu fazia torta de atum com azeitonas e ele pedia para que eu não colocasse, mas eu gos-tava daquela combinação e do sabor que elas conferiam à receita e tirá-las fazia com que faltasse alguma coisa e, portanto, eu ignorava o apelo e colocava azeitona e se quisesse co-mer bem, se não quisesse amém. Obviamen-te não estamos mais juntos. Mas a azeitona tem pouco a ver com isso.

As vantagens de gostar de azeitona e en-contrar alguém que também goste de azeito-nas, entretanto, podem ser maiores e menos egoístas. Por exemplo, é um assunto de inte-resse a mais em comum. Por exemplo, hoje percebi que sempre comemos azeitona em conserva, nunca vi um pé de azeitona, e tam-bém nunca vi uma azeitona fresca.

“Azeitonas frescas para comprar” pes-quisar. Descobri que não se come azeitona direto do pé. Que elas são amargas e duras e esquisitas. E eu nunca tinha parado para pensar nisso. Porque, apesar de adorá-las, eu nunca tinha reparado na particularidade de sempre consumi-las em conserva. O que me faz pensar em todas as coisas que estão dadas e fáceis de forma que não paramos para pen-sar na origem, no processo, no fim.

Pesquisando sobre esse fruto da oliveira na Wikipédia, descobri também que ela pode ter várias cores além da verde e preta que encontro nos supermercados. Sua coloração varia do verde aos tons acinzentados, doura-do, castanho-claro, roxo ou preto, e quanto mais escuro mais tempo o fruto maturou no pé.

Quanto à forma de preparo, quando a azeitona é retirada do pé, para consumo, pre-cisa ser processada para retirar seu amargor e um dos processos utilizados é originário da região do Algarve, cujo resultado é as azei-tonas de sal.

No Algarve, as azeitonas ficam imersas em água com sal de cozinha durante vários dias. Depois, os frutos são passados em água fervente e imersos na água novamente para retirar o sal. Só então as azeitonas são tem-peradas com ervas aromáticas e especiarias.

reCeita

Quando os primeiros por-tugueses chegaram às terras brasileiras, os indígenas já cul-tivavam suas próprias variedades de abóboras. As abóboras eram de extrema importância na comunidade indígena, perdendo apenas para a mandioca e para o milho. As abóboras cultivadas pelos índios brasileiros foram levadas para a Europa pelos portugueses, já os espanhóis levaram para seu país de origem outras variedades de abóboras cultivadas pelos astecas, maias e incas, assim a abóbora circulou e fez sucesso rapidamente no velho mundo. No sécu-lo XIX, o Brasil tornou-se independente de Portugal. Chegou ao país um grande número de imigrantes, alemães, italia-nos, que trouxeram consigo sua cultura, sua culinária e suas próprias seleções de abóboras.

No Brasil, agricultores mantém suas variedades crioulas de abóboras, reali-zam recorrentes seleções dos frutos que mais lhe agradam. As espécies crioulas mais cultivadas são as Cucurbita máxi-ma e Curcubita moschata. A Cururbita máxima apresenta grande variabilidade genética para características morfológi-cas externas do fruto, como tamanho, formato, cor e textura da casca, o que resulta em uma diversidade de nomes atribuídos para cada tipo, como abobri-nha, abóbora, abóbora-crioula, abóbo-racogumelo, abóbora-coração-de-boi, abóbora-gaúcha, moranga e moranga-de-bunda, entre outros. Já a Curcubita moschata, conhecida popularmente como abóbora-de-pescoço, moranga ou abóbora-menina, representam uma importante reserva de alimento para animais domésticos (principalmente su-ínos e bovinos), além de serem bastante utilizados no preparo de doces em calda e em pasta e também de pratos salgados (quibebe, sopas e cozidos).

Aqui no Brasil a maior oferta de abó-bora está entre junho e setembro. Neste período o consumidor consegue abóbo-ras mais saborosas com melhor preço.

Torta de atum e azeitonasingredientesPara a massa

1 xícara (chá) de leite ½ de xícara (chá) de azeite 3 ovos2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó½ colher (chá) de sal4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Para a cobertura4 colheres (sopa) de azeite1 cebola picada2 latas de atum ralado 3 tomates maduros, sem pele e sem sementes, cortados em cubos1/3 de xícara de azeitona verde picada1 colher (sopa) de orégano2 colheres (sopa) de salsinha picada2 colheres (sopa) de molho de mostardaSal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparoPara a massaBata todos os ingredientes no liqui-

dificador até formar uma massa homo-gênea.

Para a coberturaEm uma frigideira, aqueça o azeite e

refogue a cebola até murchar. Retire do fogo e junte o atum escorrido, o toma-te, a azeitona, a mostarda, o orégano e a salsinha. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Espalhe metade da massa em uma assadeira de 19 cm x 31 cm, unta-da e enfarinhada. Coloque a cobertura. leve ao forno moderado (180°C), prea-quecido, por 40 minutos ou até dourar. Corte em pedaços e sirva quente ou em temperatura ambiente.

AbóboraAs abóbo-

ras fornecem pol-pa e sementes comes-

tíveis. No nordeste, é conhecida como jerimum. De pigmentação alaranjada, as abóboras são ricas em beta-carote-no, vitamina C e apresentam muitas fi-bras. Além disso, são fotos de vitamina E, fósforo, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Mas não podemos esque-cer que quando cozidas, absorvem água e perdem alguns nutrientes.

As abóboras podem ser armazenadas por meses, quando armazenadas em lo-cais claros, ventilados e sem umidade, o excesso de calor diminui sua durabilida-de. Para facilitar o manuseio, parta em pedaços, separe as sementes e a parte fibrosa. Por último, retire a casca e co-loque-as em saco plástico próprio para alimentos, por até dois dias na geladeira ou até quatro meses no congelador.

Da abóbora, utiliza-se a polpa, as flo-res, os brotos (conhecido como cambu-quira) e as sementes. Com a polpa po-de-se preparar refogados, purês, cremes, suflês, pães, sopas, recheios de tortas e nhoques. Sem falar nos bolos, doces cremosos, conservas, compotas e doces cristalizados. As flores da abóbora são muito apreciadas, principalmente na itá-lia. Possuem um delicado aroma e ficam maravilhosas depois de empanadas e fri-tas, em suflês, em risotos, em ensopados de peixes e frutos do mar. Os brotos da aboboreira (cambuquira) são comuns no interior de Minas Gerais, Goiás, são muito saborosos quando refogados em banha de porco. As sementes são muito nutritivas, depois de torradas tornam-se um excelente aperitivo.

Outra maneira de consumir as se-mentes é em forma de farinha, após estarem bem torradas, basta bater no liquidificador. Além de rica em fibras, a semente da abóbora contém zinco e bestasistorol, que possuem proprieda-des medicinais no sistema imunológico e evita problemas de próstata.

Page 13: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

- 13setembro/2016Jornal doPLANALTO

É um cereal, e a aveia branca é a mais comum de ser cultivada. De acordo com a Embrapa há indícios que teve origem na Ásia e que é consu-mida desde o século 1°.

Por ser cereal a AVEiA tem como principal nutriente o carboidrato, além disso destaca-se por oferecer oito aminoácidos essenciais. Rica em minerais, como ferro, magnésio, fósforo, zinco e manganês a aveia fortalece os ossos e dentes e ajuda a regular o PH do organismo. A ViTAMiNA E presente na AVEiA oferecem a este alimento poder antioxidante, com isso ajuda a retardar o envelhecimento celular. As vitami-nas do complexo B participam da formação do sangue e aumentam a energia.

A presença de fibras em sua composição faz com que a aveia colabore com a absorção mais lenta de açúcares evitando picos elevados de açúcar no sangue.

Vale lembrar que: as suas diferentes formas variam quanto ao índice glicêmico; a farinha de aveia possui um alto índice glicêmico enquanto os flocos e o farelo apresentam respectivamente

Zuila Acioly Marques Leite - CRN/1 5684 Formada em Nutrição desde 2007, pós graduada em Nutrição e Alimentação Escolar e Nutrição Clínica

NutriçãoArtigoÁlCOOl E CâNCER: Precisamos falar sobre issoDra. Mariane Taveira*

Existem fortes evidências epidemiológicas que su-portam a associação causal entre o álcool e câncer em, ao menos, sete sítios: orofaringe, laringe, esôfago, fíga-do, cólon, reto e mama feminina. No entanto, as dis-cussões públicas e científicas com frequência utilizam expressões como “câncer relacionado ao álcool” ou “atribuível ao álcool”, sendo facilmente interpretado como algo menos im-portante que câncer causado pelo etilismo.

A baixa compreensão dos mecanismos biológicos - e reconhecimento de que para um mesmo câncer há vários fatores de risco - dificultam a associação do álcool como verdadeira “causa do câncer”. Aliados a isso estão o discurso da indústria e a baixa aceitação social da interrupção do consumo.

Existe uma relação direta entre dose e aumento do risco, assim como com a localização que é mais forte nos cânceres de boca faringe e esôfago (risco relativo, 4-7 por >50 g/dia de álcool em comparação a não beber) e menor para tumor colorretal, hepático e da mama feminina (risco relativo 1,5 para >50 g/dia).

Para os cânceres de boca, faringe, laringe e esôfago existe ainda relação do álcool com o tabagismo, resultando em um efeito multiplicador de risco. Reforçando a relação causal entre álcool e câncer está a evidencia de que a interrupção do hábito está associada a redução de risco, tornando-se igual ao de não etilistas em um período aproximado de 20 anos.

Os mecanismos pelos quais o álcool causa câncer ainda são pouco enten-didos. Existe forte evidência que o dano ao DNA é causado pelo acetaldeí-do, um metabolito sabidamente carcinogênico. O álcool também pode agir facilitando o acesso de outros carcinógenos, como os componentes do ta-baco, permitindo sua entrada na mucosa das células do trato aerodigestivo.

Os benefícios do consumo moderado de álcool para a saúde, principal-mente relacionado a doenças cardiovasculares, vem sendo revistos uma vez que não existe nível seguro de consumo quando se trata de câncer.

Pesquisas em andamento serão importantes para ajudar na compreensão dos mecanismos e aumentar a confiabilidade dos dados epidemiológicos.

*Dra. Mariane Taveira é Oncologista Clínica do Centro de Câncer de Brasília (Cettro)

aVeia

PANQuECA DE AVEiAingredientes: 1 xícara de aveia em flocos (ou farinha de aveia)1 xícara de água2 colheres (sopa) de melado (ou açúcar demerara ou mascavo)1 colher (sopa) de farinha de linhaça1 colher (chá) de fermento

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento, e bata até ficar um

creme homogêneo. Se você estiver usando farinha de aveia pode misturar todos os ingredientes manualmente. Acrescente o fermento por último e misture delicadamente. Aqueça em fogo baixo uma frigideira antiaderente. Se utilizar uma frigideira comum, adicione óleo de coco ou azeite para não grudar. Espalhe um pouco da massa e tampe a frigideira para abafar e já ir assando o outro lado. Verifique se está bem assada para assar o outro lado até dourar. Tampe novamente para abafar. Repita o processo até terminar a massa. Sirva com geléia, patês ou o acompanhamento que preferir.

médio e baixo índice glicêmico. O farelo, por-tanto, é o que traz mais beneficio para pacientes diabéticos.

Para quem pratica esporte é um excelente ali-mento antes do treino por fornecer energia e depois dele por ajudar na recuperação muscular.

É indicado o consumo de 2 colheres de sopa rasa diariamente, porém a quantidade pode va-riar de acordo com o objetivo da dieta, sendo necessário consultar seu profissional nutricio-nista para melhor orientar, isso porque pessoas que tem doenças intestinais em fase aguda como cólon irritado ou obstrução intestinal devem ter atenção quanto ao consumo de AVEiA.

Devido a ação dos betaglucanos pode reduzir níveis de colesterol trazendo assim benefícios para o sistema cardiovascular.

A colina tem papel importante na composi-ção das membranas celulares, especialmente do sistema nervoso central, o que torna a AVEiA excelente alimento para memória.

É considerada um alimento funcional. Seu consumo diário é super saudável.

Page 14: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

14 - setembro/2016 Jornal doPLANALTO

Cruzadas

PiadasSem comerum mendigo se aproxima de uma senhora cheia de sacolas de compras que ia andando

na rua e fala:- Madame, eu estou sem comer há 4 dias. E a madame:- Meu Deus! Eu gostaria de ter sua força de vontade!

Falando em casamentoDepois de muitos anos morando juntos, o mulher fala pro homem:- Amorzinho… A gente bem que podia casar, né?- Sei não, viu… Quem é que vai querer a gente?

A vizinhaA vizinha reclama para a mãe de Joãozinho:- Seu filho passa o dia inteiro me imitando!E a mãe do Joãozinho, virando-se para ele:- O que é isso, meu filho? Pare de bancar o idiota!

Baixo salárioO funcionário reclama do baixo salário que recebe e resolve reclamar com o patrão:- Meu salário não está compatível com as minhas aptidões! - Eu sei, eu sei! Mas não podemos deixar você morrer de fome.

o casacoum homem bêbado volta para casa depois de uma noite passada com os amigos quando

se ouve um estrondo. A mulher acorda e pergunta: “O que é que caiu?”Homem: “O meu casaco.” Mulher: “O teu casaco fez tanto barulho?”Homem: “Eu estava dentro dele.”

aventuraPai, vou embora de casa em busca de aventuras, dinheiro, mulheres…- diz o filho, já crescido. - E, por favor, não tente me deter!- Deter? Ora, que é isso? Espere aí um pouco que eu vou com você!

Viagens de bodasDois amigos conversam sobre as maravilhas do Oriente. um deles diz: Quando completei 25 anos de casado, levei minha mulher ao Japão. Não diga? E o que pensa fazer quando completarem 50? Volto lá para buscá-la.

AtropeladosQual a diferença entre um político e um cachorro atropelados? Antes do cachorro, há marcas de freada...

Ir para o céuA professora pergunta para os alunos: - Quem é que quer ir par ao céu? Todos levantam a mão, menos o Joãozinho. - E você Joãozinho? Não quer ir para o céu? - Querer eu quero, mas a minha mãe falou que depois da aula era para eu ir direto para casa!

Bêbado e mentirosoum grande apreciador de copos (cheios, é claro) vai ao medico, com sua mulher. - É, doutor, sinto náuseas, dores no corpo, boca seca etc... - O médico pergunta: Você fuma? - uns cinquenta cigarros por dia... - ... Ai está o problema, interrompeu o médico. Pare de fumar imediatamente e voltará a

ter uma saúde de ferro. Pode ir. Já fora do consultório a sua mulher o interpela: - Tu nunca fumaste um único cigarro. Por

que a mentira? - Se eu dissesse que não fumava ele iria perguntar se eu bebia ... e aí adeus vinhos, cervejas ...

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 9

Os querecebema herança

É tocadodurante asubida daBandeira

Pássarobrasileirode belocanto

Impostode Renda

(sigla)

Peça ínti-ma que seusava sob

a saia

A classedos traba-lhadores

Explosivoamarelo

usado empedreiras

Rabo de(?), golpede capo-

eira

Finalidadebásica

das artesmarciais

Grito desúplica;queixa

"Toda (?)tem umaexceção"

(dito)

Documen-to tiradoda xerox

Parente homena-geado em

agosto

Grosseiro;indelicado

AntônioCarlos,

radialista

Sandrade (?),cantorada MPB

Ligada(a lâm-pada)

PlantatrepadeiraLetra doinfinitivo

Não tem conheci-mento de

G

Pedravermelha

Nestemomento

Período;fase

2, emromanos

Copo dechopeEstou(pop.)

Nela se la-va a louçaDelegacia(abrev.)

Ellen Roc-che, atriz

Castrado

Falha; engano Formato

do círculo

Sódio(símbolo)Cercadode água

A vogaldo pingo

Materialde cestos

Apressados; preci-pitados

Intençãomaldosa Presunto,em inglês

Consoantesde "maré"(?) Ryan,

atriz (EUA)

Local dopênalti

Que legal!

Afirmarque não Que se

faz de dia

Sílaba de "terror"

Dois animaisvoadoresde hábitosnoturnos

HNCHERDEIROSIRIGNORA

ANAGUARUBI

OERROJATNTNPIA

AUTODEFESACICLOERMR

IICLAMORCOPIAREGRA

NAPAICIAMAAREA

ILHADOUGAFOBADOS

VIMEACESA

3/ham. 4/hera — vime. 5/ciclo — cópia. 6/diurno.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 9

Os querecebema herança

É tocadodurante asubida daBandeira

Pássarobrasileirode belocanto

Impostode Renda

(sigla)

Peça ínti-ma que seusava sob

a saia

A classedos traba-lhadores

Explosivoamarelo

usado empedreiras

Rabo de(?), golpede capo-

eira

Finalidadebásica

das artesmarciais

Grito desúplica;queixa

"Toda (?)tem umaexceção"

(dito)

Documen-to tiradoda xerox

Parente homena-geado em

agosto

Grosseiro;indelicado

AntônioCarlos,

radialista

Sandrade (?),cantorada MPB

Ligada(a lâm-pada)

PlantatrepadeiraLetra doinfinitivo

Não tem conheci-mento de

G

Pedravermelha

Nestemomento

Período;fase

2, emromanos

Copo dechopeEstou(pop.)

Nela se la-va a louçaDelegacia(abrev.)

Ellen Roc-che, atriz

Castrado

Falha; engano Formato

do círculo

Sódio(símbolo)Cercadode água

A vogaldo pingo

Materialde cestos

Apressados; preci-pitados

Intençãomaldosa Presunto,em inglês

Consoantesde "maré"(?) Ryan,

atriz (EUA)

Local dopênalti

Que legal!

Afirmarque não Que se

faz de dia

Sílaba de "terror"

Dois animaisvoadoresde hábitosnoturnos

HNCHERDEIROSIRIGNORA

ANAGUARUBI

OERROJATNTNPIA

AUTODEFESACICLOERMR

IICLAMORCOPIAREGRA

NAPAICIAMAAREA

ILHADOUGAFOBADOS

VIMEACESA

3/ham. 4/hera — vime. 5/ciclo — cópia. 6/diurno.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 9

Os querecebema herança

É tocadodurante asubida daBandeira

Pássarobrasileirode belocanto

Impostode Renda

(sigla)

Peça ínti-ma que seusava sob

a saia

A classedos traba-lhadores

Explosivoamarelo

usado empedreiras

Rabo de(?), golpede capo-

eira

Finalidadebásica

das artesmarciais

Grito desúplica;queixa

"Toda (?)tem umaexceção"

(dito)

Documen-to tiradoda xerox

Parente homena-geado em

agosto

Grosseiro;indelicado

AntônioCarlos,

radialista

Sandrade (?),cantorada MPB

Ligada(a lâm-pada)

PlantatrepadeiraLetra doinfinitivo

Não tem conheci-mento de

G

Pedravermelha

Nestemomento

Período;fase

2, emromanos

Copo dechopeEstou(pop.)

Nela se la-va a louçaDelegacia(abrev.)

Ellen Roc-che, atriz

Castrado

Falha; engano Formato

do círculo

Sódio(símbolo)Cercadode água

A vogaldo pingo

Materialde cestos

Apressados; preci-pitados

Intençãomaldosa Presunto,em inglês

Consoantesde "maré"(?) Ryan,

atriz (EUA)

Local dopênalti

Que legal!

Afirmarque não Que se

faz de dia

Sílaba de "terror"

Dois animaisvoadoresde hábitosnoturnos

HNCHERDEIROSIRIGNORA

ANAGUARUBI

OERROJATNTNPIA

AUTODEFESACICLOERMR

IICLAMORCOPIAREGRA

NAPAICIAMAAREA

ILHADOUGAFOBADOS

VIMEACESA

3/ham. 4/hera — vime. 5/ciclo — cópia. 6/diurno.

Page 15: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

Jornal doPLANALTO setembro/2016 - 15Por Verônica Saiki

Page 16: Jornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_setembro_2016/Jornal.pdf · um fariseu. É convidado para um jantar, chega, senta, mas não recebe ... Quando você encontra a fé,

16 - setembro/2016 Jornal doPLANALTO

Para mais informações, acesse:www.sema.df.gov.br

Atear fogo em lixo e entulhos é colocar em risco a sua vida e a de diversas outras pessoas. Uma vez iniciado, o fogo não pode ser controlado e facilmente se alastra, provocando incêndios que destroem a vegetação do cerrado e os animais que vivem ali. Além disso, a fumaça provocada por esses incêndios traz sérios problemas de saúde. Por isso, jamais coloque fogo em lixo ou entulhos. Você pode até saber onde ele começa, mas não onde pode acabar.