jornal dojornal do planaltojornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/jornal.pdf · seu passado...

24
Página 9 ARQUITETURA Página 16 MODA Página 17 COZINHA & CIA Página 18 ENOGASTRONOMIA Página 19 Página 3 Grupo vai analisar situação do Uber em Brasília Página 3 SAÚDE Páginas 22 e 23 BELA FORMA Página 23 Distribuição gratuita e domiciliar em Taguatinga e Águas Claras Jornal do PLANALTO Jornal do ® Agosto/2015 Ano XIV - Número 167 Visite nosso site www.jornaldoplanalto.com.br Página 13 Página 24 Educação para toda a vida WWW.PROJECAO.BR Página 19

Upload: truongminh

Post on 18-Jan-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

Página 9

arquiteturaPágina 16

modaPágina 17

Cozinha & Cia Página 18

enogastronomia Página 19

Página 3

grupo vai analisar situação do uber em BrasíliaPágina 3

saúdePáginas 22 e 23

Bela FormaPágina 23

Distribuição gratuita e domiciliar em

Taguatinga e Águas Claras

Jornal doPLANALTOJornal do ®Agosto/2015

Ano XIV - Número 167

Visite nosso sitewww.jornaldoplanalto.com.br

VOCÊ SE FORMA E TRANSFORMA A SUA VIDA.

VESTIBULAR • INSCRIÇÕES ABERTAS • GRADUAÇÃO EM 2 ANOS

INFORMAÇÕES: 3217-8821

WWW.FACSENAC.EDU.BR

FIES SEM FIADOR

Página 13 Página 24

Educação para toda a vidawww.ProjEcAo.br

Página 19

Page 2: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

2 - agosto/2015 Jornal doPLANALTO

Jornal doPLANALTODiretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado colaboradores: Horácio Gomes Rolo - Leonardo Gomes - Flávio Resende - João Dino dos Santos - José do EgitoThaiza Murray - Renato Rainha - Victória Junqueira Pollo - Robson Rodovalho - Nayara Machado - Leonardo Henrique Nóbrega GomesDiagramação e arte final: Jorge Ribeiro - 9627-9010 - Impressão: I Gráfica Colunas e artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal, ficando sob responsabilidade de seus autores.Colaboradores são voluntários e não têm qualquer vinculo empregatício com o jornal.Distribuição gratuita e domiciliar em Taguatinga, Águas Claras e Órgãos Públicos de Brasília.

C-1 - LOTES 1/12 - SALA 213EDIFÍCIO TAGUATINGA TRADE CENTER

TAGUATINGA CENTRO/DFCEP - 72010-010

SITE: www.jornaldoplanalto.com.brE-MAIL: [email protected]

Fone: (61) 8153-2222

EDITADo E PUbLIcADo Por SM2 SErVIÇoS DE DIVULGAÇÃo LTDA.

Capa

bispo robson rodovalhoFundador e Bispo presidente da Igreja Sara Nossa Terra

A mensagem que transmitirei esta sema-na tem o objetivo de levar você a um nível de conhecimento mais alto da Palavra de Deus, e te levar mais além de um entendimento ló-gico dentro da profecia de Isaías.

isaías 46:9-10: “Lembrem-se do que acon-teceu no passado e reconheçam que só eu sou Deus, que não há nenhum outro como eu. Des-de o princípio anunciei as coisas do futuro; há muito tempo, eu disse o que ia acontecer. Afirmei que o meu plano seria cumprido, que eu faria tudo o que havia resolvido fazer.”

Esse é um dos textos mais abençoados da Bíblia e uma das mais ricas profecias. Sabe o motivo? Por que nesse texto o pro-feta Isaías subiu além da linha do tempo: ele entrou na prospec-ção da eternidade.

Toda vez que você entra no mundo espiritual, toda vez que você entra no louvor, na adoração e sente que invadiu a eternida-de, você sente que está se movendo em um nível acima. Sabe o que aconteceu? Você subiu além da linha do tempo! E neste momento em que você está sob esta unção, não existe passado, não existe presente e não existe futuro. Somente o “agora”. E você se move no mundo Espiritual.

Você concorda que nós vivemos extremamente dentro do “hoje”? E viver dentro do “hoje” nos aprisiona. Quem vive o hoje se preocupa com o futuro! Diz sempre: Será que vai dar certo? Será que eu vou conseguir? Eu não tenho certeza! Meu Deus me ajuda!

Já o profeta inspirado por Deus, o Senhor, começa dizendo assim: “Lembrem-se do que aconteceu no passado e reconhe-çam que só eu sou Deus, que não há nenhum outro como eu.”.

Você concorda que a Bíblia raramente nos manda olhar pra traz? Aliás, o maior esforço do Senhor é dizer para esquecermos nosso passado e os pecados cometidos. Por quê? Porque o pas-sado nos traz marcas, marcas trazem memórias, memórias con-gelam as dores que continuarão latentes. O texto diz: “Lem-brem-se do que aconteceu no passado e reconheçam que só eu sou Deus”

Você deve vasculhar o seu passado, não para acusar alguém, mas para lembrar-se de quantas vezes Deus veio a intervir em sua vida!

E Deus diz assim: “Eu anuncio o fim desde o início, volta ao seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano? Conhecer o final, por-que no meio do processo é que estão os medos, as inseguranças, as incertezas. E o medo que trava suas ideias.

Eu, o profeta do Senhor digo a você que vai dar certo! Vai dar tudo muito certo. Sempre. Confia no Senhor e você estará seguro!

tudo vai dar certoRaramente a Bíblia nos ensina a olharmos para traz

Laura Sheila Viana BarrosIdade: 24 anosAltura:1,74 cmPeso: 64 kg

Modelo da Job ModelTelefone: (61) 2141-1240http://facebook.com/jobmodel

Cabelo e Maquiagem:Wisu Cabelo, Maquiagem & Noivas CNA 2, Lote 7, Lojas 3 e 4 Taguatinga NorteFones: 3048-0707 8221-0700www.wisu.com.br

Fotos: Kazuo OkuboFone: 3224-0005Tratamento de Imagens: André Kazuo

Page 3: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

agosto/2015 - 3Jornal doPLANALTO

Está formada a comissão que estudará a possibilidade de regulamentação de serviços de transporte remunerado de passageiros, como o prestado por meio do aplicativo Uber. O grupo é composto apenas por inte-grantes do governo (titulares e suplentes de sete órgãos), mas o trabalho será feito ouvin-do as partes interessadas e a sociedade.

A Comissão Interinstitucional para Mo-dernização do Serviço de Transporte Indivi-dual de Passageiros é coordenada pela Casa

Definido o grupo que analisará situação do uber em Brasília

Civil, representada pelo titular da pasta, Sér-gio Sampaio. A orientação técnica caberá à Secretaria de Mobilidade. “Queremos ver o que se fez mundo afora, ouvir estudiosos do assunto. O modelo Uber já está chegando a diversos serviços - é um desafio do nosso tempo”, diz o chefe da Casa Civil. Caso a co-missão conclua que é possível regulamentar esse tipo de transporte em Brasília, a propos-ta do governo será submetida a consulta pú-blica. O colegiado tem 90 dias para trabalhar.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, vetou o Projeto de Lei nº 282, de 2015, que sugere a proibição de aplicativos como o Uber na capital do País e criou uma comissão que é composta por integrantes de sete órgãos

Em 6 de agosto, o governador Rodrigo Rollemberg anunciou o veto ao Projeto de Lei nº 282, de 2015, que sugere a proibi-ção de aplicativos de transporte individual em Brasília. No mesmo dia, estabeleceu a criação da comissão, oficializada pelo De-creto nº 36.659, publicado em 10 de agos-to no Diário Oficial do Distrito Federal. De acordo com o decreto, representantes de outras instituições, especialistas e membros da sociedade poderão ser con-vidados para dar contribuições.

O veto ao projeto de lei não significa que os carros do Uber estejam autoriza-dos a circular na capital, uma vez que o serviço não é regulamentado. O Código de Trânsito Brasileiro define como infra-ção média o transporte remunerado de pessoas ou bens sem licença para esse fim.

Por isso, motoristas do Uber continuarão sendo autuados pelas autoridades de trân-sito brasilienses.

Aplicativo norte-americano criado em 2009 em São Francisco, na Califórnia, o Uber oferece o serviço para clientes regis-trados em 58 países. Chegou ao Brasil no ano passado e está em Brasília desde feve-reiro de 2015. O pagamento é feito via cartão de crédito previamente cadastrado.

Os profissionais que trabalham para o Uber são pessoas com habilitação que têm carro próprio e definem seus horá-rios. A empresa exige que os automóveis - sedãs com ar-condicionado e bancos de couro - tenham no máximo cinco anos de uso e que os condutores concordem em ser avaliados pelos passageiros, para ga-rantir o controle de satisfação.

Sem autorização para circular

taguatingashoping.com.br

TaguatingaShopping

15 anos. Sim! Livre, leve e seu.

Page 4: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

4 - agosto /2015 Jornal doPLANALTO

Em Brasília, o bom humor se aliou à consciência cívica de resgate da nação para o povo brasileiro

Taguatinga: 3352-6060

Águas Claras:3435-3399

Transporte sob ataqueO pagamento de subsídios às empresas de ônibus

que atuam no sistema de transporte público coletivo de Brasília recebeu contundentes críticas de deputados distritais. Recentemente, a CLDF aprovou suplementa-ção orçamentária no valor de R$ 52,8 milhões para pa-gar os subsídios referentes aos meses de julho e agosto e o governo Rollemberg já prevê a necessidade de um novo crédito para o restante do ano.

O distrital Bispo Renato Andrade (PR) citou o paga-mento dos subsídios como um dos “erros de priorida-de” do governo de Rodrigo Rollemberg, ao lado do aumento do ICMS de combustíveis a partir de 2016 e a derrubada de casas em Vicente Pires. O distrital disse que está “frustrado e preocupado” com as escolhas fei-tas pelo governador.

Andrade ressaltou que o pagamento dos subsídios é ilegal. “A Câmara não pode ser submissa ao governo. Fomos eleitos para defender os interesses da população de Brasília”, afirmou. O pronunciamento do parlamen-tar mobilizou diversos distritais para a discussão sobre o tema transporte público.

O deputado Wasny de Roure (PT) também demons-trou preocupação com o crescimento acelerado dos repasses para as empresas de ônibus. Para ele, os repas-ses correspondem a “um estádio Mané Garrincha vir-tual”. Wasny quer que o Ministério Público investigue a situação. O petista pediu ainda um maior controle so-bre as gratuidades no transporte.

O deputado Joe Valle (PDT), por sua vez, sugeriu a criação de um grupo para analisar detalhadamente o caso, antes da votação do próximo pedido de suplemen-tação orçamentária para o sistema de transporte público.

Agaciel Maia (PTC) argumentou que, com o dinhei-ro pago em suplementações ao transporte dava para reestruturar a TCB, antiga empresa pública que operava o sistema. “Assim, o governo deixaria de ser refém das empresas”, disse, afirmando que o “plano B” para sair dessa situação seria o transporte sobre trilhos, mais ba-rato e eficiente.

Falta justificada

Projeto de lei que garante o direito de pais ou responsáveis de comparecer em reuniões escolares para tratar de questões relacionadas à educação de seus filhos ou dependentes, sem prejuízo de falta ao trabalho. Isto é o que prevê o projeto de lei nº 1.249/2012 do deputado distrital Agaciel Maia (PTC), que foi aprovado na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa. “Es-pero que os pais realmente utilizem esse direito para acompanhar a vida escolar dos filhos, e não o utilizem para outros fins”, declarou Wasny de Roure (PT).

sem animais

Outra proposta aprovada na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legis-lativa foi o PL nº 1.809/2014, do deputado Prof. Israel Batista (PV), que proíbe a utilização de animais silvestres ou domésticos em espe-táculos circenses realizados em Brasília. Wasny de Roure reconhe-ceu a importância do projeto, mas argumentou que é preciso uma norma mais abrangente. “Precisa-mos de um código distrital de defe-sa dos animais, pois não podemos ter uma lei para cada caso. O tema exige um fôlego maior”, defendeu.

Vagas exclusivas

Veículos de transporte escolar devem ter vagas exclusivas próximas a creches e unidades de ensino públicas e privadas. É o que prevê o PL nº 1.787/2014, do de-putado distrital Dr. Michel (PP).

música no currículo

E a música pode voltar aos currí-culos escolares se o projeto de lei nº 95/2015, do deputado Bispo Rena-to (PR), for aprovado. O projeto inclui o ensino de música nos currí-culos da educação básica nas esco-las públicas e privadas do DF.

Corrupção é destaqueO combate à corrupção tem sido tema

de pronunciamentos de deputados distritais. Eles chegaram a sugerir a criação de uma Frente Parlamentar de Combate à Corrup-ção para discutir ações de enfrentamento do problema.

Para o deputado Chico Leite (PT) o tra-balho do Ministério Público e do poder Ju-diciário no combate à corrupção. Em sua opinião, as ações contra a corrupção devem ser constantes e permanentes para garantir a defesa do patrimônio público é louvável. Por outro lado, o distrital criticou a compla-cência da sociedade com corruptos contu-mazes e com pequenas transgressões que, para ele, são a raiz da corrupção. Leite tam-bém quer penas mais eficientes para quem for condenado por corrupção.

O deputado Chico Vigilante (PT) tam-bém acredita que os pequenos delitos, como invasões de áreas públicas, por exemplo, dão início a outros atos de corrupção. Para ele, não haveria corrupção se todos obser-vassem as leis e as regras existentes. Vigilan-te informou que apresentou ao presidente do Tribunal de Justiça do DF (TJDF), de-sembargador Getúlio de Moraes Oliveira, a sugestão de criação de varas especiais de combate à grilagem de terras. Segundo ele, a ideia foi bem recebida e o TJDF vai realizar estudos para viabilizar a criação das unida-des, que já existem em São Paulo, Rondônia e Pará.

Empresários endividados

A inadimplência das empresas teve crescimento de 12,5%, em julho, na com-paração com o mesmo período do ano passado e de 6,6% na comparação com junho, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian.

No acumulado deste ano até julho, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice teve elevação de 12,9%. Este foi o maior percentual nesta comparação desde 2012, quando foi observado aumento de 15,2%.

Os títulos protestados foram os que mais pesaram para a alta do índice no mês, com crescimento de 14,2%. As dívidas não bancárias, como de cartões de crédito, financeiras, lojas em geral, prestadoras de serviços como telefonia e for-necimento de energia elétrica e água, subiram 4,2%. Os cheques sem fundos, 11,9%. A inadimplência com os bancos teve queda de 1,9%.

Page 5: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

agosto/2015 - 5Jornal doPLANALTO

Completainfraestrutura

Professoresqualificados

Conceitos positivosno ENADE-MEC

Av. Pau Brasil – Lote 2 – Águas Claras – Distrito Federal (61) 3435 2200 / 5646

0800 779 0900 | www.suafaculdade.com.br

00R$50, *

SEU CURSO POR APENAS

A CADA 3 MESES*Consulte condições

100%FINANCIAMENTO

DE ATÉ

DAS MENSALIDADES

18 mesesAPÓS TERMINAR

O CURSO, VOCÊ TEM

PARA COMEÇAR A PAGAR E 3 VEZES O

TEMPO FINANCIADOMAIS 1 ANO PARA

EFETUAR O PAGAMENTO.

AGORA,SEM RESTRIÇÃO

CADASTRAL.Conforme lei 12.801,

de 24/04/13.

APOIO TOTALAO ALUNO

INGRESSE NO FIES!

AGORA,VOCÊ PODE!

DESCONTOSESPECIAIS

Cursos Superiores Tradicionais

Cursos Superiores de Menor Duração

NOVOS CURSOSAnálise e Desenvolvimento de Sistemas

Farmácia

AdministraçãoArquitetura e UrbanismoCiências Contábeis Direito Educação Física (Licenciatura e Graduação Plena)

Enfermagem

Engenharia CivilFarmáciaFisioterapiaFonoaudiologia NutriçãoPedagogia (Licenciatura)

Análise e Desenvolvimento de SistemasDesign de Interiores Gestão Empresarial e Controladoria Redes de Computadores

Inscrições Abertas2º Semestre

ProcessoSeletivo

Page 6: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

6 - agosto/2015 Jornal doPLANALTO

ENTREVISTA

Tratamento estético de primeira linha

Com uma estrutura de mais de 200m², estrategicamente localiza-da no centro da capital, a Monte Parnaso é dirigida pelo casal de dermatologistas Dra. ana re-gina e Dr. Luciano Morgado. A clínica chega a Brasília com o objetivo de oferecer o que há de mais moderno em serviços nas áreas de Dermatologia, Estética, Laser, Tricologia e Cirurgia Der-matológica. Conversamos com o Dr. Luciano Morgado, que é especialista em Dermatologia, pela Socie-dade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro efetivo titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Der-matológica - SBCD; membro da Socie-dade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Asso-ciation of Aesthetic Medicine; pós Gradu-ado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; e mestrando pela Universidade de Brasília - UnB, para saber um pouco mais da novidade. Com um extenso currículo, o dermatologista agora entra nesta nova empreitada ao lado da sua esposa, com o propósito da clínica tornar-se, a médio prazo, uma das referências da cidade no segmento dermatogógico. Confira a en-trevista:

De onde surgiu o nome “Monte Parnaso”?

Dr. Luciano Morgado: Vem da Grécia antiga, onde, segundo a mitologia grega, viviam o Deus Apolo e as suas Nove Be-las Musas inspiradoras. Um local de espe-tacular vista e de culto às artes, à música, à beleza e à ciência.

Um dos principais diferenciais da clíni-ca é o seu escopo de abrangência. Como foi pensada a estrutura da clínica para ofe-recer um serviço tão diferenciado?

Dra Ana Regina: Contamos com o expertise do arquiteto Gustavo Assun-ção, pois queríamos trazer um pouco da origem do nome da clínica para a sua estrutura física, com muito bom gosto

e atenção aos detalhes. São 200m² que se dividem em quatro consultórios, duas recepções, duas salas de procedimentos, duas salas de repouso, escritório, DML e CME. Tudo com o objetivo de deixar o ambiente o mais acolhedor possível para os pacientes e para quem passa o dia tra-balhando na clínica.

quais são os serviços oferecidos na Monte Parnaso?

Dr. Luciano: Oferecemos os mais di-versos serviços dermatológicos e esté-ticos, como tratamento estético facial; rejuvenescimento facial 3D, sutura (fio) silhouette, rejuvenescimento a laser, reju-venescimento das mãos, colo e pescoço; aplicação de toxina botulínica (botox), preenchimentos cutâneos; terapia foto-dinâmica; peelings; cirurgias dermatoló-gicas (câncer de pele, verrugas, entre ou-tras); correções de cicatrizes causadas pela acne; tratamentos capilares; entre outros.

Além do espaço físico, quais são os pontos fortes da Monte Parnaso?

Dra. Ana Regina: Nossa equipe é for-mada por dermatologistas que estão em atuação há mais de dez anos no mercado de São Paulo e Brasília. Estamos sempre em feiras e congressos da área com o ob-jetivo de conhecer novas técnicas e poder trazê-las para os nossos clientes. Quere-mos apresentar para Brasília um atendi-mento individualizado e diferenciando, em que o cliente será atendido no seu horário, e se sentirá bem dentro das nossas instala-ções, que não são somente grandes e acon-chegantes, mas também muito modernas.

FOTO: TELMO XiMEnES

Parabólica EconômicaFlávio Resende

e-mail: [email protected] - Tel.: (61) 3242-9058

Mercado ImobiliárioSemana TechHouse movimenta NoroesteA Emplavi promove, de 15 a 23 de agosto, a Semana

TechHouse na Central de Vendas do Noroeste, localizado na quadra 102 do novo bairro. Durante o período da ação, quem adquirir uma unidade, entre os quatro lançamentos mais recentes da Emplavi no Noroeste, receberá junto com seu imóvel o sistema completo de aspiração central instalado e o conjunto de módulos de automação residencial. Os clientes Emplavi que já possuem uma unidade desses lança-mentos também poderão participar da Semana TechHouse, bastando para isso indicar um amigo. Se o indicado fechar contrato durante o período da campanha, ambos ganham o sistema de aspiração e os módulos de automação para suas unidades. As visitas não precisam de agendamento e a equi-pe de vendas da Emplavi estará no local para receber e tirar as dúvidas dos clientes. Tanto o sistema de aspiração central quanto os módulos de automação residencial estão disponí-veis para demonstração nas três unidades decoradas de 2, 3 e 4 quartos, montadas na Central de Vendas Noroeste.

MarketingSchin lança mega promoçãoA Schin, cerveja do portfólio da Brasil Kirin - lança hoje uma mega promoção que pro-

mete agitar o período que antecede a Oktoberfest. Para participar, os consumidores precisam comprar R$ 30,00 em produtos participantes da Brasil Kirin, disponíveis em (http://www.oktoberschin.com.br). Após a compra, é necessário cadastrar o cupom no site para concor-rer a prêmios exclusivos. Serão quatro viagens com tudo incluso e com direito a três acom-panhantes para a Oktoberfest em Blumenau, 12 geladeiras da Schin e 12 festas alemãs nas casas dos ganhadores, patrocinadas pela Brasil Kirin, com direito a banda típica, chope, gastronomia típica e toda a estrutura que uma festa precisa. A cada R$30,00 gastos, o consu-midor terá uma chance de ganhar.

Festival de Humorrisadaria em BrasíliaApós seis edições de su-

cesso na cidade de São Pau-lo, o Risadaria, maior festival de humor do mundo, fará pela primeira vez uma turnê pelo Brasil. Entre agosto e dezembro de 2015, o Risa-daria passará por dez cidades de todas as regiões brasilei-ras: Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Porto Ale-gre (RS), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Belém (PA). A primeira cida-de a receber o Festival Risa-daria será Brasília (DF). En-tre os dias 28 e 30 de agosto, no Teatro UNIP, o público irá desfrutar de uma progra-mação “pocket” do festival, com apresentações do Risa-daria SuperShows, série de espetáculos inéditos que reú-nem os grandes nomes do humor nacional de diferen-tes gêneros da comédia. Na capital federal, o humorista Rafael Cortez, apresentador do “CQC” (Band), apresen-ta sessão especial e inédita ao dividir o palco com outros grandes representantes da comédia nacional, como Murilo Couto, Victor Sarro e Rodrigo Fernandes. Os in-gressos custam R$ 70 e po-dem ser comprados por meio do site www.risadaria.com.br. Serão três sessões na cidade: sexta (28/8), às 22h; sábado (29/8), às 20h; e do-mingo (30/8), às 18h.

EmpreendedorismoVem aí a 23ª Feira do EmpreendedorEntre as diversas ações que o Sebrae no DF prepara para a

23ª Feira do Empreendedor, que será realizada no Taguapar-que, entre os dias 26 e 30 de agosto, das 10h às 20h, haverá 11 palestras magnas ministradas, no auditório, por grandes no-mes nacionais em seus mercados de atuação. Para isso, pales-trantes e temas foram estrategicamente escolhidos de forma a complementar as atividades do evento, que tem o objetivo de fomentar a competitividade e a sustentabilidade em um am-biente propício à geração de negócios, informações e conheci-mento, à troca de experiências e à cultura do empreendedoris-mo. Na abertura da feira, dia 26, a primeira palestra será “Saiba como administrar sua empresa com determinação”, às 10h, com Rogério Minitouro. No início da tarde, às 14h, Gilberto Dimenstein apresenta “Como vencer a crise com ideias criati-vas e inovadoras”. Fechando o dia, Clayton Conservani minis-tra a palestra “Saiba como enfrentar os desafios na sua empre-sa”, às 18h. No dia 27, às 14h, é a vez de Paulo Storani, com “Como motivar sua equipe”. As inscrições para a 23ª Feira do Empreendedor são gratuitas no site (feiraempreendedordf.com.br) ou pelo número 0800 570 0800. A entrada na feira é gratuita, mediante cadastramento feito antecipadamente no site do Sebrae ou pessoalmente, na área de recepção do even-to. Todas as informações estão disponíveis no site da feira.

serViÇo:

Clínica Dermatológica Monte ParnasoSEPS 709/909 - Bl. A - Centro Médico Júlio Adnet - Clínica 9 - 1º Subsolo Brasília-DFTel.: (61) 3263-0833 / 0834 - Web: www.monteparnaso.com.br

Dra. Ana Regina e Dr. Luciano Morgado Diretores da Clínica Monte ParnasoBRASÍLIA EM NÚMEROS

Page 7: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

agosto/2015 - 7Jornal doPLANALTO

DENGUE

Imag

em il

ustr

ativ

a

Se é bom para você, a Câmara aprova.

SERVIDORESO QUE É BOM PARA OS

PÚBLICOS, A CÂMARA APROVA.

A Câmara Legislativa garantiu na justiça o reajuste dos servidores públicos. Com apenas 6 meses de trabalho, milhares de servidores estão sendo beneficiados.

Acesse: www.acoescldf.com.br

Page 8: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

8 - agosto/2015 Jornal doPLANALTO

A construção de políticas públicas na área de agroecologia, o desenvolvimento rural sus-tentável, a defesa de produtos orgânicos e a construção de um marco regulatório para o fortalecimento da Agroecologia foram os prin-cipais temas defendidos durante seminário rea-lizado, no dia 14 de agosto, na Câmara Legisla-tiva do Distrito Federal (CLDF). O evento promovido pelo deputado Joe Valle (PDT) e o grupo de Articulação da Agroecologia do DF reuniu pesquisadores, gestores, estudantes e sociedade civil organizada. Entre eles o secre-tário de Meio Ambiente, André Lima e o Pre-sidente da Emater DF, Argileu Martins.

Durante a abertura do evento, Joe Valle destacou que no Distrito Federal, um dos primeiros marcos legais para regulamentar a atuação da produção surgiu em 1992, com a apresentação do PL 311/1992 (LEI 288/1992), que “autoriza o Governo do Dis-trito Federal a reservar áreas nas regiões ad-ministrativas para a implantação do progra-ma denominado hortas comunitárias”.

O deputado também enumerou diversas proposições, que tramitaram na CLDF e marcaram a consolidação de uma legislação favorável ao florescimento e ao fortaleci-mento da agroecologia no DF, entre elas a Lei 4772/2012, que dispõe sobre diretrizes para as políticas de apoio à agricultura urba-na e periurbana no Distrito Federal.

Seminário de agroecologia reúne diversos setores na Câmara Legislativa

Já o extensionista rural da Emater/DF, Roberto Carneiro, destacou os desafios da Agroecologia no DF. Para ele, a formação de agricultores, extensionistas e pesquisadores, o fortalecimento das feiras orgânicas e a ne-cessidade de vencer a descontinuidade de gestão do governo são alguns desses desa-fios.

O coordenador de Agroecologia do Mi-nistério da Agricultura, Rogério Dias, fez um breve histórico sobre a assinatura, em 2012, do decreto que criou a Política Nacional de Agricultura Orgânica da criação do primeiro Plano Nacional de Agroecologia e Agricultu-

ra Orgânica (Planapo), em 2013. “Agora, nosso grande desafio neste semestre é escre-ver o Plano II, que será utilizado para os pró-ximos quatro anos”.

A chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Marília Burle, ressaltou a forma como a Embrapa tem trabalhado Agroeco-logia. “Há bastante tempo temos conduzidos uma série de projetos na área. Fizemos o marco regulatório da Em-presa no que diz respeito a Agroecologia. Um temas trabalhados é o sistema de produção com base ecológi-ca. A intenção é aglutinar melhor o tema.

A representante do Mo-vimento de Mulheres Cam-ponesas, Rosângela Pioviza-ni, defendeu a necessidade de discutir projetos de me-lhoria de vida para o planeta. “Nas nossas unidades de produção temos tentado so-breviver produzindo de for-ma agroecológica, mas a agricultura que tem força mata nossas aldeias, nossas nascentes, usa veneno. Não dá pra discutir Agroecologia se de fato não discutimos

Congresso Brasileiro de Agroecologia Outro tema bastante debatido no seminário foi a realiza-

ção do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), consi-derado o maior evento de Agroecologia do mundo, que será realizado em 2017.

A representante da Articulação da Agroecologia no DF, Mariane Vidal, apresentou a proposta de Brasília sediar o evento. Segundo Mariane, o último congresso foi realizado em Porto Alegre e contou com 4 mil participantes. O próxi-mo será realizado em território amazônico - em Belém/PA, no período de 28 de setembro a 1 de outubro de 2015.

O Congresso é realizado desde 2003 com participação ativa de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da Agricultura Familiar, como um espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos. O CBA, nos seus mais de dez anos de existência, já circulou em várias regiões do país, exceto na região Norte e Centro Oeste. O 9º CBA se propõe a criar espaços participati-vos e transdisciplinares de reflexão e construção de avanços teóricos, práticos e políticos no campo da Agroecologia.

deputado Joe Valle

qual modelo de agricultura queremos”, disse Rosângela.

Em relação à política de Governo, o secre-tário de Agricultura e Desenvolvimento Sus-tentável, Guilherme Leal, reafirmou a meta de tornar Brasília a cidade referencia em de-senvolvimento sustentável. O secretário tam-bém anunciou que ainda neste ano será lança-da a Política Distrital de Produção Orgânica.

Page 9: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

agosto/2015 - 9Jornal doPLANALTO

Como sair das listas do SPC e Serasa Temida e indesejada, a lista negra dos “maus

pagadores”, que parece ficar à espreita para fis-gar os consumidores, é o lugar onde nenhum nome gostaria de estar. Mas em época de crise financeira e desemprego muitos consumidores acabam caindo no mundo das dívidas intermi-náveis. Se você está com o “nome sujo”, acom-panhe as dicas para sair desta situação, e nunca mais não voltar. Se não estiver nessas listas, man-tenha o controle dos gastos. Lembre-se: Todo cuidado é pouco quando o assunto é dinheiro.

A inadimplência é o principal motivo que leva o consumidor a ter o nome nas listas do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos). Para quem não sabe estes serviços tem como objeti-vo avisar os estabelecimentos comerciais e os bancos sobre clientes que não cumpriram suas obrigações com pagamentos em prazos pré-es-tabelecidos.

Por conta disso, devedores nesta situação

Horácio Joaquim Gomes RoloDelegado de Polícia e Advogado - horá[email protected]

Defesa do consumidor

não podem fazer empréstimos ou qualquer movimentação que precise de crédito. As compras a débito podem ser feitas normal-mente, mas o cheque especial, oferecido pelos bancos, também fica comprometido.

Mas nem sempre a culpa pelo nome estar “sujo” é do consumidor. Vítimas de roubos, gol-pes, clonagem de cartões e furtos e roubos de cheques acabam sendo prejudicadas. O uso in-devido do nome causa constrangimento para os clientes, que acabam indo parar na lista negra.

A dica para quem for vítima de crime é re-gistrar imediatamente um boletim de ocorrên-cia numa Delegacia de Polícia e comunicar o fato à instituição bancária. Este registro garan-te mais segurança para o consumidor na hora de comprovar que não foi ele o autor das dívi-das que originaram a inclusão de seu nome no cadastro.

Outro fato importante é que muitos não sabem que devem ser avisados com antece-dência sobre a inclusão de seus nomes nos órgãos de proteção ao crédito. A partir deste aviso, passa a correr um prazo para o consu-midor verificar se a dívida lhe pertence e re-correr, caso tenha sido vítima de algum golpe.

Mas fique atento. Se o nome for incluído na lista de maus pagadores sem que o consu-midor tenha sido devidamente avisado, a em-presa poderá responder por danos morais.

Outra dica importante. Não rasgue a car-ta de aviso quando ela chegar. Muitas pessoas não acreditam no que diz a correspondência e ignoram a notificação por achar que a cobran-ça é indevida. Portanto, leve a sério para ter a chance de fazer valer os seus direitos.

Como limpar o nome: Não se iluda com anúncios fantasiosos que prometem limpar o seu nome em pouco tempo em troca de algum dinheiro. Quem recorre a esta alternativa mui-tas vezes acaba sendo vítima de estelionatários, que pegam o dinheiro do consumidor sem qualquer garantia e sem assinar um contrato. Se a cobrança for devida, o consumidor deve negociar e pagar a dívida. Esta é a forma cor-reta de sair da lista negra e voltar a ter crédito na praça.

O nome fica registrado para sempre? Não. O prazo máximo de nome incluído nos cadastros de órgãos de restrição ao crédito é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu (data em que deveria ter sido paga), e

não da data em que foi feito o cadastro. Passa-dos cinco anos, a dívida prescreve e então a pessoa volta a ter acesso ao crédito junto aos bancos, empresas comerciais, fornecedores etc.

Cabe dizer que nesse período de cinco anos a empresa tem o direito de entrar na jus-tiça cobrando a dívida. Mas se você não foi acionado judicialmente nesse período, e seu nome ainda consta de alguma lista, solicite a retirada do mesmo. Se a empresa não o fizer, acione o PROCON ou a Justiça, pois essa medida, após cinco anos, é ilegal.

Algumas pessoas acabam virando reféns da lista de maus pagadores. Mesmo após consegui-rem pagar as dívidas e limpar o nome, elas vol-tam a gastar além dos recursos que possuem e terminam novamente com o nome nos cadastros de maus pagadores. Comprar e comprar sem pa-rar, gastar mais do que ganha e ver a vida fi-nanceira no fundo do poço pode não ser apenas um problema de desequilíbrio financeiro, pode ser uma doença: a oniomania (mania de com-prar), considerada um dos transtornos do im-pulso, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria, mas que tem tratamento.

Page 10: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

10 - agosto/2015 Jornal doPLANALTO

DF ruralMaterial produzido pelas Assessorias de Comunicação da Emater-DF e

Secretraria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF

Técnicos da Emater-GO participam de capacitação em Brasília sobre o programa Produtor de Água, que tem contribuído para conservar nascentes no dF

Há sete anos, Ovídio Rodrigo da Silva, de 62 anos, por sugestão de um dos seis fi-lhos, começou a plantar morangos na chá-cara de seis hectares que tem no Setor Rural Chapadinha, em Brazlândia. Ele e a família cultivam de tudo um pouco, como gosta de explicar. Mas é o frutinho vermelho, marca registrada da região administrativa, que des-de 2013 posiciona-o bem no concurso de boas práticas agrícolas promovido anual-mente pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Ema-ter-DF). A competição fará parte do pro-grama da Festa do Morango, de 28 a 30 de agosto e de 4 a 7 de setembro, no Incra 6.

O gerente da Emater em Brazlândia, Ro-drigo Teixeira Alves, explica que “Um dos objetivos é promover a produção integrada do fruto, para dar garantia ao consumidor da boa qualidade do que está sendo comer-cializado.”

Calendário oficial - A Festa do Morango está no calendário oficial de Brasília desde 2001. Neste ano, na 20ª edição, as atividades serão divididas em sete dias, e não em seis. A programação inclui shows diários e concur-sos de receitas e da Rainha do Morango.

Em paralelo, haverá a 26ª Exposição Agrícola de Brazlândia, organizada pela Emater, de 4 a 7 de setembro. Na mostra, exibem-se produtos de famílias como a de Ovídio. Ele conta orgulhoso que seus mo-rangos fazem sucesso. Já houve ano em que chegou a cultivar 45 mil pés.

Este é o primeiro ano em que os visitan-tes terão de pagar ingresso. Devido às difi-culdades financeiras, o governo não contri-buiu com dinheiro, a exemplo do que ocorreu no carnaval e no Maior São João do Cerrado. Serão cobrados R$ 10 a partir das 18 horas - antes desse horário, o acesso é gratuito. Para assistir aos shows, a entrada custará R$ 20.

Capacitação de excelência

Ação conjunta pelo meio ambiente

DF tem primeiro café orgânico em cápsulas

Brazlândia se prepara para a 20ª Festa do Morango

Mais de 50 pessoas participaram, no dia 15/8, da palestra sobre alimentação para gado, realizada pela Emater-DF du-rante a 9ª Exposição Agropecuária da Ponte Alta (Expoamppa). A oficina, mi-nistrada pelo zootecnista Aécio Prado, da Emater - Ceilândia, demonstrou, na teoria e na prática, os benefícios da ureia na ração animal e como ela pode melho-rar a produção leiteira do gado bovino.

Para o gerente do escritório da Emater no Gama, Pedro Ivo Braga, a realização de eventos técnicos é importante para a ex-posição. “As palestras valorizam a feira e promovem a integração entre os produto-res e os técnicos da empresa”, observa. Além da oficina sobre alimentação animal, houve palestras sobre filetagem de peixes - promovida pelo Centro de Capacitação

Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) - e implantação de hortas, ambas na sexta-feira (14).

Durante a Expoamppa, que durou três dias, a Emater-DF promoveu tam-bém a exposição agrícola. Produtores da região apresentaram o melhor de suas la-vouras, com alface, cebolinha, salsa, co-entro, batata-doce, repolho, milho, bró-colis, couve e vários outros alimentos. Uma amostra de hortas feitas com mate-riais de baixo custo - canos de PVC, tron-cos de bambu e garrafas reaproveitadas - também chamou a atenção dos visitantes.

A produção agropecuária do núcleo rural Ponte Alta é focada principalmente em hortaliças. Bovinocultura de leite e avicultura também são destaques da re-gião.

Servidores da Agência Goia-na de Assistência Técnica, Ex-tensão Rural e Pesquisa Agrope-cuária (Emater-GO) estiveram em Brasília para participar de uma capacitação com técnicos da Emater-DF sobre o progra-ma Produtor de Água. Os cole-gas do estado vizinho conhece-ram detalhes do trabalho realizado pela empresa distrital e suas parceiras no programa e vi-sitaram uma propriedade pro-dutora de água. A visita aconte-ceu nos dias 10 e 11 de agosto.

A Emater-GO implantou o mesmo programa na região do rio João Lei-te, que abastece algumas das cidades mais populosas do estado, como Goiânia e Aná-polis. No entanto, o Produtor de Água goia-no ainda está em fase inicial, e os servidores da empresa coirmã manifestaram interesse em saber como a Emater-DF tem trabalha-do com seus parceiros e produtores.

Durante a capacitação, técnicos da Ge-rência de Agroecologia e Meio Ambiente (Geamb) da Emater-DF, juntamente com o coordenador do programa, José Bento, da Adasa, mostraram como funciona o diag-nóstico das propriedades interessadas em participar do Produtor de Água. Questões

como conservação da vegetação, do solo e como cuidar das Áreas de Proteção Perma-nente (APP) foram abordadas.

Em seguida, os técnicos da empresa goiana visitaram o produtor Manoel Veloso, no núcleo rural Pipiripau (região adminis-trativa de Planaltina), onde conheceram de perto os detalhes do projeto. O gerente do escritório da Emater-DF no Pipiripau, Ge-raldo Magela Gontijo, recebeu os visitantes.

De acordo com a Geamb, um novo en-contro dos extensionistas das duas empre-sas será planejado posteriormente, desta vez em Goiás, para que a troca de informações e experiências seja intensificada.

Para os amantes do café, um produto re-gional acaba de ser lançado. É o primeiro café orgânico certificado, em cápsulas, co-mercializado no Distrito Federal. Segundo o produtor Márcio Jório, é um café gourmet, com equilibrado aroma e sabor, pouco ácido e adocicado.

Com formação em Matemática e especia-lização em Engenharia de Sistemas, Márcio Jório contou com a ajuda da Emater-DF para iniciar a produção de café, na Chapada de Contagem, região do Lago Oeste, no DF.

Inicialmente, possuía 30 pés plantados no fundo do quintal para consumo próprio. Como não fazia adubação e não adotava ne-nhuma técnica de manejo, os pés acabaram

morrendo com o tempo. “A partir daí, eu não conseguia mais tomar cafés vendidos nos mercados. Então nasceu o projeto de plantar café orgânico comercialmente”, con-ta Márcio.

A ajuda da Emater-DF foi importante para o desenvolvimento da produção. “A empresa me ajudou muito. Desde o início tive assistên-cia técnica, já que minha área de conhecimen-to não tinha nada a ver com o plantio de uma espécie de fins comerciais”, explica.

Hoje, o produtor cultiva variedades como o Catuaí-rubi, Acaiá-cerrado e Iapar 59 em uma área de 1,5 hectares e tem marca própria para comercialização do café torrado em grãos, moído e, agora, em cápsulas.

Morangolândia - A feira de gastrono-mia batizada de Morangolândia pelos orga-nizadores da festa apresenta as mais diver-sas guloseimas à base do fruto abundante em Brazlândia, maior região produtora de Brasília. São tortas, geleias e licores, entre outras variedades.

Cerca de 40 bancas reúnem 36 exposito-res, a maioria de produtores familiares. Para evitar disputas, as vagas são geridas pela Emater, que se encontra constantemente com os beneficiados a fim de garantir o res-peito a regras de higiene e padronização. Quando há necessidade, os participantes passam por treinamento de manipulação de alimentos com técnicos da empresa e da Se-cretaria de Saúde. “Fornecemos pontos de água para eles higienizarem as mãos e o mapa com as bancas e as pessoas que as ocupam”, detalha o gerente Alves.

A expectativa de público para a 20ª Festa do Morango, segundo a organização, é de 200 mil pessoas. “Estamos trabalhando para manter a qualidade que temos garanti-do em todos os anos”, resume Takao Akaoka, presidente da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão, entidade res-ponsável pelo evento. Os portões são aber-tos às 10 horas, e a arena para os shows, às 20 horas.

Fonte: Agência Brasília

FOTO: AnDRE BORGES/AGênCiA BRASíLiA

Ovídio Rodrigo da Silva é um dos produtores familiares que participarão do evento

Page 11: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

agosto/2015 - 11Jornal doPLANALTO

Shoppings das Organizações PaulOOctavio filiam-se à Abrasce

Os shoppings integrantes das Orga-nizações PaulOOctavio filiaram-se, on-tem, à Associação Brasileira de Sho-pping Centers (Abrasce). A cerimônia de filiação contou com a participação do presidente da entidade, Glauco Humai, além do superintendente de shoppings das organizações, Edmar Barros, e de representantes dos quatro shoppings (Brasília Shopping, Jk Shopping, Tagua-tinga Shopping e Terraço Shopping).

Para Paulo Octavio, a adesão à Abras-ce é um marco. “Por sermos os maiores empreendedores no DF, nosso ingresso na entidade fortalece a posição da asso-ciação em toda a Região Centro-Oeste”, afirma. O presidente da Abrasce con-cordou. “É uma satisfação muito grande ter os shoppings das Organizações Pau-lOOctavio em nossa associação, por ser um grupo tradicional, com resultados expressivos e um mix adequado em cada empreendimento. É um dia histórico para nós e vai ser um atrativo importante para a adesão de outros empreendimentos”, avaliou Glauco Humai.

Também estiveram presentes à cerimônia de filiação os

O m

aio

r ev

ento do mercado imo

bilário 2015

2015Porque você merece estar aquiPorque você merece estar aqui

PromoçãoSolenidade de Premiação “Melhores Corretores 2015” Solenidade de Premiação

“Melhores Corretores 2015”

28 DE AGOSTO - 20H HIPÍCA HALL

Convites / Informações: 61 3347-0815Coordenação: José Senawww.premiacaocolibri.com.br

Entidade ganha força no Centro-Oeste com a adesão do maior empreendedor do setor no DF

superintendentes do Taguatinga Shopping, Eliza Ferreira, do JK Shopping, Marcos Atayde, do Terraço Shopping, Sidney Pereira, e a representante do Brasília Shopping, Fatima Gua-ra, além de Felipe Octavio Kubitschek pereira, da diretoria Administrativa e Financeira das Organizações PaulOOctavio.

Felipe Octavio Kubitschek Pereira, Eliza Ferreira, Marcos Atayde, Fatima Guara, Sidney Pereira, Paulo Octavio, Glauco Humai e Edmar Barros, após a filiação à Abrasce

Prêmio reconhece empresas do setor Setor de Segurança PrivadaA Federação nacional das Empresas de Segurança e

Transporte de Valores (Fenavist), com o intuito de re-conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas de segurança privada do país, realiza o “5º Prêmio Mérito e Benemérito em Serviço da Segurança Privada no Bra-sil”. A honraria, que ocorre a cada dois anos, tem o in-tuito de reconhecer e valorizar as empresas que estão a mais de cinco anos em atividade ininterruptas no país. “Com a premiação, a empresa se torna ainda mais co-nhecida como uma corporação séria, sustentável, que gera empregos, paga impostos e contribui para a segu-rança da localidade onde está sediada”, destaca Jeferson Furlan nazário, presidente da Fenavist. Além disso, na-zário comenta que devido à crise, a sobrevivência das empresas deve ser comemorada. “Com o emaranhado de legislações tributárias e trabalhistas, o índice de fa-lência é muito alto. Por isso, temos que reconhecer as empresas que, mesmo diante das dificuldades, estão movimentando a economia”, ressalta Nazário. As ins-crições podem ser realizadas pelo site www.fenavist.com.br/premio até o dia 30 de setembro. Para concor-rer ao prêmio, as empresas de segurança privada devem preencher alguns requisitos como possuir mais de cinco anos de atividade, cadastro na Polícia Federal, ser filiada aos sindicatos patronais do setor, entre outros.

Page 12: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

12 - agosto/2015 Jornal doPLANALTO

MaurílioMacedo

[email protected] Lançamento da revista Comunidade VIPO lançamento da revista conceito

CMNDDE VIP agitou o CasaPark na quarta, 30 de julho. Os convida-dos puderam conferir em primeira mão a primeira edição do novo pro-duto da VIP Publicações e Edições, e se deliciariam com um buffet espe-cial by Hípica Hall.

Confira quem passou por lá!

Rodrigo Leitão e Marisa Junqueira

os modelos da capa: Luísa Peleja e Lucas Borges

Natália Taveira, Artur Gomes, Bruna Aires e Everton Garcia

Irene Borges, Aldaceli de Paula e Ana Paula Alasmar

Kakau lossio e

Fernanda Rocha

Filipe Pataro, lucas dal Bello e Diego Pollo

Rafaela Vilasboa, Andréia Nogueira, Luísa Peleja e Victoria Junqueira Pollo

Robson Paiva e rafaela Vilasboa

João Bezerra e Sinara Maia

Mary Oliveira e Benigna Venâncio

Pedro Ernesto Freitas, Raisa Ramos de Pina

e Gustavo Targo

Wilma Magalhães e Thiago Miranda

Mônica Cruz e Rita Balock

rita e Francisco Machado

Dorotéa e rômulo

mendonça

Nina e Eliane Rocha

Moisés Ramirez e

Beatriz oliveira

FOTOS: DinAh FEiTOzA

Page 13: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

- 13agosto/2015Jornal doPLANALTO

O cabeleireiro Paulo Braga com Diana Boucinha - técnica sênior da

Suíça, que veio ao Brasil para o

evento no Centro Educacional

Keune, na Asa Sul. Também,

lançou coleção hair no programa

Mais Você, da apresentadora

Ana Maria Braga, na Rede Globo

Os médicos Canrobert Oliveira e Takashi Hida,

do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), se desta-caram como palestrantes no VIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftal-mologia, realizado no Centro Internacional de Convenções, em Brasília. Eles falaram so-bre as novidades nas áreas de refrativa e catarata, respectiva-mente. E por falar em HOB, quem esteve por lá recente-mente foi o cantor Leonardo. O artista veio de Goiânia es-pecialmente fazer exames de rotina com o dr. André Rolim.

Vinícius Precioso - supervisor de vendas da Henkel Beauty Care, Silvino Monteiro - distribuidor Schwarzkopf no Distrito Federal, Paulo Braga - cabeleireiro dos artistas, Cristina Mesquita - diretora nacional da Henkel Beauty Care Schwarzkopf e Tom Lima, representante da Schwarzkopf

Presidente do TCDF, Renato Rainha, recebe blogueiros de BrasíliaUm grupo do Movimento Social

dos Blogueiros de Brasília, esteve no gabinete do presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal - TCDF, Renato Rainha, no dia 12 de agosto, para conhecer as ações realizadas pela atual gestão e abrir o diálogo das novas mídias com o órgão.

Renato Rainha recebeu o grupo para um café da tarde, seguido de conversa sobre algumas questões de interesse do grupo como: missão do TCDF, posição/avaliação em relação ao atual governo, o impacto ambiental do lixão/aterro sanitário em Samambaia, a regulamentação do projeto que destina 10% para blogs, sites e jornais, as derrubadas no DF, em especial na Orla do Lago Paranoá, que é de competência do executivo e a dívida do Governo

de Brasília, com os blogs e sites, que não há data provável de pagamento.

“O Tribunal é um órgão administra-tivo, portanto não faz parte do Poder Judiciário. Vincula-se, por sua missão, ao Poder Legislativo local, mas é órgão autônomo”, esclareceu Rainha, que este ano já esteve fiscalizando a qualidade do asfalto em Águas Claras e outras regiões do DF.

Há, atualmente, mais de 150 blogs, sites, web jornais e produtores de conte-údo para as plataformas digitais - cadas-trados - no movimento dos blogueiros.

transforme

em

Faça os cursos do Senac-df e capacite-se ainda mais

para o mercado de trabalho.

Em momentos de adversidade, transforme dificuldade em oportunidade.Aprenda com os melhores professores e a melhor metodologia de ensino. Conheça alguns cursos do Senac-DF:

• Assistente Administrativo;• Técnico em Design de Interiores;• Técnico em Farmácia;• Técnico em Segurança do Trabalho;• Culinária à Base de Peixes e Frutos do Mar;• Etiqueta à Mesa;• Culinária Vegetariana;• Cozinha Básica;• Aperfeiçoamento em Pães caseiros e Artesanais (sem glúten);• Básico de Vinhos;• Crepes Doces e Salgados;• Sucos Naturais.

www.senacdf.com.br3313-8877

Senac-DF. Onde a educação é profissional.

Page 14: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

14 - agosto/2015 Jornal doPLANALTO

MaurílioMacedo

[email protected]

Líder mundial em educação internacional, a EF Educa-tion First recebeu convidados especiais para o lança-

mento da nova sede em Brasília. Fundada em 1965 com a missão de abrir o mundo através da educação, a EF é especializada em cursos de idiomas no exterior, progra-mas de graduação acadêmica e intercâmbio cultural. Mais do que simplesmente viajar e aprender ou se aperfeiçoar em um idioma em outro país, os alunos EF vivem uma experiência única, que possibilita enriquecimento cultural e desenvolvimento de habilidades pessoais e de comunica-ção. Atualmente, a empresa possui 500 escritórios e esco-las próprias em 52 países e pela quarta vez serve o Comitê Olímpico Internacional.

15º Arraiá Beneficente da Toyota Kyoto MotorsA Toyota Kyoto Motors realizou, no dia 15 de

julho, o 15º Arraiá Beneficente. Ao som da banda Balalaica, já tradicional em Brasília, os presentes puderam se divertir e dançar quadrilha, além de fa-zer o bem, já que todos doaram 1 kg de alimento não perecível à Casa Santo André, no Gama.

FOTOS: FáBiO PinhEiRO

Leonardo da Vinci comemora 46 anos da InstituiçãoNo dia 8 de agosto, ocorreu o Encontro Leo-

nardo da Vinci, no Centro Internacional de Con-venções do Brasil – CICB, Setor de Clubes Espor-tivo Sul. O evento contou com a palestra de Magic Paula, campeã de basquete pela seleção brasileira e de Carlos Alberto Júlio, um dos maiores palestran-tes do Brasil segundo as Revistas Veja e Exame. Houve, ainda, a apresentação de mágica de Gui-lherme Ávila, ex-aluno Leonardo da Vinci que ga-nhou prêmio em Dubai.

um dos maiores palestrantes do Brasil - Carlos alberto Júlio, a atleta Magic Paula e diretor geral de planejamento de gestão pedagógica, o professor Sergio Brum

A diretora da unidade de Taguatinga - Alessandra Campos e o médico cirurgião Stenio Carvalho

O mágico Guilherme Ávila, a atleta Magic Paula e o diretor administrativo o professor dalvo de oliveira

A diretora pedagógica da unidade sul - nilce

Morgado, Regina Brissac e a diretora pedagógica

da asa norte - maria aparecida

O diretor financeiro - Jorge Manzur, a diretora da unidade de Taguatinga - Alessandra Campos, professor dalvo de Oliveira e o mágico Guilherme Ávila

FOTOS: PEnninGTOn PRODuçõES AuDiOViSuAiS

FOTOS: TELMO XiMEnES

rafaela rabelo e ana lima Guilherme Brown, Fernando Cunha, Andrea Arakaki e Luciano Timm

Guilherme Brown, Isadora Campos e Marcelo Chaves

Joanne Viana, Pedro Grilo e Mariana Freitas

Thiago Brandão, Mauro Ferreira e Lutero Leme

Marlene Lopes - gerente corporativa de marketing da Toyota, Anacleto Trigilio - diretor regional Toyota, o gerente comercial Raul Araújo e sua esposa Lorena Gomes

Laila Cruz e Marcos Cruz - diretor geral da Toyota

Page 15: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

Jornal doPLANALTO agosto/2015 - 15

BRASÍLIA É NOSSA CASA E, PARA VIVÊ-LA COM SEGURANÇA, PRECISAMOS ESTAR JUNTOS.

Juntos pelo compromisso de mudar a realidade e criar nossos fi lhos em um local onde a paz seja a regra. Hoje, convocamos cada brasiliense para um pacto que nos permitirá viver com tranquilidade. O Governo de Brasília e todos os seus órgãos tomaram a frente nesse movimento com atitudes que começam a gerar resultados, como o aumento no número de policiais pelas ruas. Agora, convidamos você a vestir essa camisa e participar de forma efetiva de todo o processo. Estamos juntos nesse pacto pela vida.

Saiba mais em www.vivabrasilia.ssp.df.gov.br.

Page 16: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

16 - agosto/2015 Jornal doPLANALTO

Brasília recebeu em agosto a segunda edição da mostra Quartos & Etc., evento que adianta as principais tendências de decoração para quartos e home offices.

Fui conferir de perto os 14 ambientes apresentados no evento e em exposição até o próximo ano e pude constatar que a mistura de estilos, como o clássico e o contem-porâneo, o uso de cores fortes e contrastantes e ainda a escolha de diferenciados mobiliários foram os principais destaques da mostra deste ano.

Oito ambientes da mostra tiveram seus projetos luminotécnicos assinados pela Persoluce, loja de iluminação brasiliense representante da grife Cristiana Bertolucci e da Interpam. De acordo com a empresária Maura Garzon, uma das sócias da loja, o item é indispensável para a criação de um cenário específico e peculiar, “essencial para valorizar e elevar confronto visual a um projeto”.

Destaque ainda para o uso do branco e do off white, como no ambiente em homenagem à estilista Amanda Guerra. As cores, que foram misturadas a outras tonalidades, como o preto e o dourado, resultaram em uma proposta elegante, clean e moderna, dignas de uma grande mostra de decoração e de grandes projetos de arquitetura. O conforto visual do ambiente e ainda os detalhes, tanto de iluminação como de decoração, são os pontos altos do projeto, assinado por Silvana Andrade.

Outro espaço que ganhou a minha atenção, foi o quarto Teen Meninos, desen-volvido pela arquiteta Bárbara Paiva, em homenagem aos gêmeos Tiago e Felipe, filhos da designer de joias Carla Amorim. Foi lá que pude ver uma das tendências mundiais para cores: o contraste de duas tonalidades marcantes, laranja e azul, de forma que elas não “brigam” entre sim, mas compõem, de forma harmônica, o mesmo espaço. Pontos como a escolha do papel de parede e cortina da Artline e roupa de cama da Primavera Enxovais deixaram o ambiente muito diferenciado. Confira nas imagens:

Estiagem do inverno é propícia para areforma do telhado

O período mais seco é propício para a reforma do telhado, pois diminui consideravelmente os riscos de escorregões, tropeços ou quedas. Um primeiro ponto a ser observado é a segurança, recomenda Janine Brito, diretora executiva da Ferragens Pinheiro. no entanto, muitas pessoas não têm costume de subir ao telhado para checar as condições das telhas, o que causa despesas com manutenção – oriundas de goteiras, destelhamento e desalinhamento das peças.

“O ideal é aproveitar os meses sem chuva, no entanto, quem está com o orçamento apertado, deve ficar atento às promoções e à qualidade do produto oferecido”, alerta Janine Brito.

As calhas também precisam de atenção redobrada do proprietário. Uma medida simples é fazer a limpeza ao menos uma vez por ano. O asseio pode ser feito com pá ou escova, preferencialmente quando as folhas estiverem secas. Nas calhas metálicas (chapa galvanizada), é bom ficar de olho nas marcas de ferrugens. “Se ela estiver enferrujada, é porque há a necessidade de lixá-la ou passar tinta esmalte”, orienta a diretora executiva da Ferragens Pinheiro.

Um telhado mais seguro - Para reformar o telhado, antes é bom ficar atento à escolha do material. Na Pinheiro, por exemplo, a demanda do momento é pela Telha de Aço T25 Galvalume (R$ 16,50 por m2 até 30/9), fabricação própria, que além de oferecer uma beleza estética, resiste a altas temperaturas apresentando grande resistência à corrosão atmosférica.

Impermeabilização - No caso de impermeabilização das calhas, a ideia é aplicar silicone para vedação de funis e tampas, como também pode ser utilizado o Veda Calha. A Pinheiro oferece a Silicone Transparente, bem como a Veda Calha.

Indica-se que seja feita a impermeabilização durante o período de chuvas, pois o telhado sofre com a grande absorção de água, o que facilita o vazamento nas calhas.

Fique por dentro das dicas para manter o telhado em bom estado:- É importante ficar atento à manutenção

frequente do telhado, independente do clima, pois mesmo sem chuvas ou ventos fortes, a falta de manutenção pode prevenir diversos problemas, como goteiras e rachaduras;

- Limpe as calhas regularmente, para evitar entupimentos e, consequentemente, danos ao telhado;

- Uma instalação adequada feita por profissionais qualificados e que siga as diretrizes do manual de instalação é essencial para um telhado bonito e duradouro. Por isso, é importante ficar atento à inclinação, espaçamento, fixação e disposição das telhas desde a construção.

Arquitetura&construçãoJosé do Egito Alves de Souza - Diretor-presidente

ABCD EGITO Arquitetura Brasileira em Construção e Decoraçãowww.abcdegito.com.br - [email protected]

Mostra em Brasília adianta tendências para decoração de quartos

CRÉDITO DAS IMAGENS: ALAN SANTOS

Ambiente Bárbara Paiva - mostra quartos & etc

Ambiente Cybele Barbosa - Iluminação Persoluce

Ambiente Flávio Werneck e Glory Barreto - Iluminação Persoluce

ambiente silvana andrade - mostra quartos & etc

Page 17: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

agosto/2015 - 17Jornal doPLANALTO

CNA 01 Lote 17 Loja 06 - Taguatinga Norte-DF (Praça do DI)

MANICURA E PEDICURA, COLORAÇÃO E DESCOLORAÇÃO, LUZES, OMBRE HAIR, ESCOVAS, CORTES, DEPILAÇAO, DESIGNER DE SOMBRACELHAS, HENNA, DEPILAÇAO FACIAL EGIPCIA, PIGMENTAÇÃO DE FIOS DE SOMBRACELHAS. PRODUTOS IMPORTADOS NA AREA DE COSMÉTICOS.

3352-77693041-7427

(61) 3352-77693041-7427

(61)

Por Victoria JunqueiraVeja mais no www.codigodamoda.com

MAXIBRINCOS: COMO USAR? Se tem uma coisa que é capaz de mudar completamente o look, são os

acessórios! Quem me conhece sabe que eu adoro um brinco grande, e não importa se eles estão na moda ou não, eu sempre vou usar. Os maxibrincos são charmosos, e conseguem deixar qualquer produção muito mais inte-ressante. A única coisa que me incomoda em brincos muito grandes é que geralmente eles pesam muito, e por isso a Zinc Complements é minha loja favorita para encontrar esses acessórios lindos! Separei e usei algumas das minhas opções favoritas, e sei que vocês vão adorar as minhas escolhas!

Serviço:Zinc Complements314 Sul – 303 Sudoeste – 107 Norte(61) 3345-6332

MELISSA CARIOCAA Melissa lançou em Brasília, a coleção Verão 2016 Wanna Be Carioca. Mais do que os pontos turísticos do Rio de Janeiro, a coleção traz o estilo de vida da mulher que escolheu morar na cidade maravilhosa. A cartela de cores vai dos tons pastel, como o verde água e o rosa camel, aos fluorescentes, que remetem à leveza desse estilo de vida, à vi-bração do verão e às atitudes po-sitivas das cariocas.

LINGERIE DE VERÃOA Valisere recebe seu Preview Verão 2016 a partir desta sexta, 14 de agosto em todas as suas lojas. Já podemos esperar muito floral, animal print e cores fortes, sem contar o toque de romantismo e pitada sexy que já são características do DNA da marca.

VERÃO AREZZOO lançamento da co-leção Verão 2016 da Arezzo desembarcou com estilo na capital. Quem compareceu, pôde ter uma ideia

das tendências da próxima estação e escolher os looks preferidos. Com identidade visual renovada, a loja dispôs as peças por linhas distintas, como a dupla infalível, preto e branco, a charmosíssima Chique 70’s com bordados em tons terrosos e saltos de madeira, além da aposta folk que conquistou de vez o coração das fashionistas.

ORTIGA NA WEBA Ortiga, tradicional multimarcas localizada na 309 norte, apresenta o seu novo projeto: o e-commer-ce Ortiga Web, plataforma virtual de vendas que passa a atender em todo o país. O site já dá o seu start com marcas exclusivas, vendidas apenas pela internet, além de labels e peças que também fazem parte da loja física. Para as amantes de acessórios, desembarca, com exclusividade no Ortiga Web, o Abi Project. Trata-se de uma coleção de pulseiras, colares e brincos, dividida em três linhas assinadas pela brasiliense Nathalia Abi-Ackel, inspiradas nas poderosas mulheres dos anos 60 e 70.

AVANZZO SUMMER EDITIONCom all day drinks nas lojas da 206 Sul, 306 Sul e Brasília Sho-pping, a Avanzzo lançou, dia 1º de agosto, o seu Verão 2015/2016. Na 206 sul, o dia foi animado ao som do DJ Levi, que tocou o melhor do tropical house. Para refrescar os convidados, pico-lés Vai Bem Gelados, perso-nalizados exclusivamente para a marca, além de drinques à base de vodka e espumante.

Roller JoyOs patins Melissa Roller Joy são mais uma aposta da marca para a estação. Eles chegam em edição li-mitada e trazem como referência a coleção One By One, onde apenas um par de sapatilha era vendido para que fosse combinado de acor-do com o gosto pessoal de cada uma. Assim como as sapatilhas, os patins vêm nas cores preto e cara-melo, com estampas que conver-sam entre si. “A marca conseguiu trazer mais uma inovação para as lojas e já é um sucesso, apesar de poucas peças terem sido distribuí-das. É claro que a gente quer agra-dar todo mundo, mas isso foi uma estratégia de desejo da marca”, explicou Thales Ferreira, analista de marketing da Melissa.

Page 18: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

18 - agosto/2015 Jornal doPLANALTO

reCeita

Promover debates sobre o setor de alimentação fora do lar e discutir a construção de cidades onde o empreender seja mais simples e os cidadãos tenham melhor qualidade de vida. Este foi o objetivo do 27º Congresso Nacional da Abrasel (Associação Brasilei-ra de Bares e Restaurantes), realizado nos dias 12 e 13 de agosto no Centro Universitário IESB, campus Asa Sul, com o tema “A partir das ruas, simplifica Brasil”.

O evento aconteceu paralelamente ao Mesa ao Vivo Brasília e a Vinum Brasilis. Confira alguns desta-ques da programação:

Alimentação saudável e o setor de bares e restau-rantes

Um dos nomes mais esperados para o primeiro dia de Congresso Nacional da Abrasel, Bela Gil, defen-deu em um auditório lotado a importância da alimen-tação saudável. “A gente pergunta muito quanto custa consumir produtos orgânicos, mas esquece de per-guntar quanto vale. Temos que valorizar o trabalho dos produtores, pois é um investimento para a vida, para o mundo”, afirmou a chef e apresentadora do canal GNT.

Bela participou da mesa redonda “Alimentação saudável e o setor de bares e restaurantes” com Joe Valle, proprietário da Fazenda Malunga, e Richard Charity, diretor de P&D e Gestão de Sustentabilidade na Fazenda da Toca.

Em sua apresentação, Joe Valle falou sobre a infini-dade de possibilidades que os estabelecimentos pos-suem para trabalhar com produtos orgânicos. “A ali-mentação saudável é uma realidade, é bom para você, é bom para todo mundo”, disse. Richard Charity completou mostrando os diferentes benefícios do uso de produtos orgânicos. “É bom para o enriquecimen-to do solo, gera trabalhos com dignidade, promove a diversificação e preservação dos diferentes habitats naturais”, afirmou.

Palestra do chef Laurent Suaudeau encerra o 27º Congresso Nacional Abrasel

Finalizando as atividades do Congresso nacional da Abrasel, o premiado chef francês Laurent Suaude-au ministrou a palestra “A cozinha nos últimos 30 anos e as apostas para os próximos 30”.

Durante a sua apresentação, o chef falou sobre a sua trajetória na cozinha desde a sua chegada ao Brasil “Busquei sempre a excelência, nunca o reconheci-mento”, contou.

O cozinheiro também defendeu a democratização da gastronomia. “Não podemos permitir que a gas-tronomia seja vista como elitista”, disse. “A cozinha não é aparência, e sim conteúdo”, completou.

Fonte: Gastrô Comunicação

Receitas de Bela GilSuflê de legumesIngredientes

- 1 cenoura média cozida cortada em cubinhos- 100g de vagem fatiada- 300g de abóbora hokkaido cozida em cubinhos- ½ cebola média picada- 1 dente de alho- 1 colher (sopa) de azeite- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou de arroz- 3 ovos- Tomilho fresco (a gosto)- 100ml de água- Sal marinho

modo de preparoRefogue a cebola e o alho no azeite, acrescente

a farinha, os legumes e a água. Apague o fogo, acrescente as gemas e tempere com sal. adicione as claras em neve. Pincele a forma com azeite e leve ao forno alto por 25 minutos.

Torradinha de arroz integralIngredientes

- 2 xícaras de arroz integral agulhinha ou cateto temperado e cozido- 1 xícara de água- 1 colher de sopa de azeite- Gergelim (a gosto)

modo de preparoBata o arroz e a água no liquidificador. unte o

tabuleiro com azeite e, com a ajuda de uma colher, forme os discos de 5cm de diâmetro com a massa.Salpique o gergelim. asse por 30 a 40 minutos.

cozinha & ciaNayara Machado

[email protected] Suflê de Chocolate Lindt O inverno é uma das épocas mais deliciosas do ano, então, nada

melhor do que aproveitar uma saborosa sobremesa com muito chocolate para espantar o frio e deixar os dias mais quentes.

Por isso, a Lindt preparou uma receita exclusiva Suflê de Cho-colate, que é de dar água na boca e fácil de preparar para que você possa surpreender as pessoas queridas.

Ingredientes55g de manteiga55g de farinha½ de xícara (125 mililitros) de leite40g de chocolate Lindt Excellence 70% Cocoa Dark picado40g de chocolate em pó5 claras4 gemas65g de açúcarManteiga amolecida e açúcar para preparar as formas do suflê

Modo de PreparoBase- Pré aqueça o forno a 200°C e unte a forma com a manteiga

amolecida e salpique um pouco de açúcar por cima.- Misture a manteiga e farinha até formar uma massa homogê-

nea. Faça um “rolo” com a massa e corte em pequenos pedaços.- Em uma panela, junte o leite, chocolate em pó e o chocolate

picado e leve ao fogo médio, mexendo sempre.- Adicione os pedacinhos da massa e mexa até obter uma mis-

tura mais grossa.- Remova a panela do fogo e adicione uma clara de ovo e colo-

que a mistura em um recipiente a deixe descansar até ficar morna.- Adicione todas as gemas de uma vez e misture.- Bata o restante das claras até ficarem em neve, e aos poucos,

vá adicionando o açúcar.- Delicadamente, espalhe a clara em neve por cima da mistura

de chocolates.- Com uma colher coloque a mistura nas formas untadas.- Leve as forminhas ao forno em banho-maria a uma tempera-

tura de 190°C.- Asse por 25-30 minutos e não abra o forno em nenhum mo-

mento.- Ao final, retire as formas do forno e sirva.

dica: O suflê precisa ser consumido em poucos minutos, pois perde a sua textura rapidamente.

Congresso Nacional da Abrasel reúne nomes de peso em Brasília

Page 19: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

agosto /2015 - 19Jornal doPLANALTO Enogastronomia

Sérgio PaivaGastrônomo e sommelier

[email protected]

Afinal de contas, o que é um vinho gastronômi-co? Quais as características necessárias para um vi-nho ser considerado gastronômico?

Seja em uma roda de amigos, em uma confraria ou em algum artigo, hoje, é muito comum nos depa-rarmos com a expressão “vinhos gastronômicos”. O interessante é que essa expressão parece fazer sentido mesmo sem termos certeza do seu conceito. Isso acontece porque ela é intuitiva, logo imagina-mos que o vinho é bom para acompanhar uma re-feição. Mas existe uma categoria específica de vi-nhos que são considerados gastronômicos? Não.

Há uma imensa variedade de vinhos que podem ser considerados como gastronômicos. Sejam eles brancos, rosés ou tintos, há espaço para as mais di-versas classes. Então vamos dar algumas dicas de como reconhecer um vinho gastronômico. Apesar de não ter um conceito bem definido, os vinhos gastronômicos possuem algumas características se-melhantes.

Vinhos gastronômicos

Versatilidade - Os vinhos gastronômicos são muito versáteis, ou seja, consegui-mos harmonizar uma grande variedade de pratos com o mesmo vinho.

Teor alcoólico - Outra característica comum nesse tipo de vinho é o teor alcoóli-co. Vinhos com pouco álcool são facilmente apagados diante de um prato saboroso, da mesma maneira que um vinho muito alcoólico acaba sobrepondo o sabor da comi-da. Por este motivo os vinhos gastronômicos possuem teor alcoólico moderado.

Corpo - Um fator de extrema importância é avaliarmos o corpo do vinho. Vi-nhos gastronômicos normalmente são de médio corpo. Os vinhos de corpo médio além de harmonizarem com alimentos de média intensidade de sabor, também aten-dem a alimentos com uma pequena variação de sabor para mais ou para menos in-tenso. Isso torna o vinho gastronômico versátil. É claro, que pratos muito leves ou muito intensos em aromas e sabor, exigem vinhos específicos.

Acidez - É fundamental que o vinho tenha boa acidez. A acidez de um vinho é medida pela salivação provocada por ele. Quanto mais você saliva, mais ácido é vi-nho. A acidez do vinho realça sabores de um prato bem elaborado, além de ter ou-tras funções como combater a gordura limpando a untuosidade deixada na boca. Mas vale a pena ressaltar, que a acidez, o teor alcoólico e o corpo do vinho devem estar em equilíbrio para que o vinho seja agradável. Se um deles se sobrepõe sobre o outro teremos um vinho desequilibrado.

madeira - Para finalizar, vamos falar sobre a passagem desses vinhos por barrica de carvalho. O carvalho é fundamental para arredondar taninos e emprestar aromas e sabores aos vinhos. Entretanto, tratando-se de vinhos de fácil harmonização, estes elementos não devem estar muito pronunciados, caso contrário os aromas e sabores do vinho irão predominar na refeição.

244,00R$

Parcelas a partir de

50%Bolsas de até

(61)3201-1000

Page 20: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

20 - agosto /2015 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO

cruzadas Piadas

A faxineira do bancoA faxineira do banco, irada, diz para o gerente:- Eu estou me demitindo! O senhor não confia em mim!O gerente, espantado, diz:- Mas o que é isso, Marina? A senhora trabalha aqui há vinte anos, eu até deixo as chaves

do cofre em cima da minha mesa! - Eu sei! - Diz a faxineira, chorando - Mas nenhuma delas funciona!

Padre e a vacaPadre recém chegado na paróquia do interior encontra uma menina, puxando uma vaca. E pergunta:- Onde vai, minha menina? - Vou levar a vaca para cruzar com o touro do Seu zé.O padre escandalizado, imaginando a cena que a menina iria ver, diz: - Será que seu pai não poderia fazer isto? E ela responde:- Não. Tem que ser com o touro mesmo ...

Piadas de GaúchosO gaúcho diz ao mineiro: - Na minha terra só tem macho. O mineiro responde: Uai sô, na minha terra é diferente. Lá metade é macho, metade fêmea

e nóis tá muito feliz assim. Qual a diferença entra a mulher e a arma? Na arma você pode colocar um silenciador.Por que só 11% dos homens vai para o céu? Resposta: Porque se todos fossem, seria o inferno!

O remédio da loiraUma loira foi ao médico porque não estava se sentindo bem, o médico disse:- Tome esse remédio e se sentirá melhor.Depois de uma semana a loira voltou com os mesmos sintomas. O médico questiona:- Mas você tomou o remédio que eu receitei?E ela responde:- Impossível, doutor! No vidro dizia: “Conserve fechado”

a loira e as sementes de maçãUm homem vende sementes de maçãs na rua. Uma loira chega e pergunta o que ele está fazendo.- Estou vendendo sementes de maçã que fazem você ficar mais inteligente se comê-las.- Sério? E elas realmente funcionam?- Bem, a senhora pode comprar e ver por conta própria.- Tudo bem, me dê 5 sementes.- Está aqui, são 10 reais.A loira deu o dinheiro, comeu a semente e 2 minutos depois disse:- Espere aí, por esse preço... Eu acho que poderia comprar mais de 10 maçãs e dentro

delas conseguir mais sementes...- Viu? Já está fazendo efeito.- Nossa, é verdade moço!! Então me dá mais 5...

Curva perigosaO português estava dirigindo em uma estrada, quando viu uma placa que dizia: “Curva perigosa à esquerda”Ele não teve dúvidas: Virou à direita.

O pedreiro portuguêsUm pedreiro português, no meio da obra, liga para casa e diz para a esposa, todo ofegante:- Ora pois, Mulher, tu nem queiras saber... Escapei de uma boa, caí de uma escada de quin-

ze metros de altura.- Ai meu Deus, Manoel. E tu estais muito machucado?- Não... Nem um pouquinho. Eu ainda estava no primeiro degrau.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 22

LPLSUFOCANTE

COZINHEIROSIZASAP

ISRAELABAEMERRARGERARALD

CARRAPICHODAMPARO

JARRADEDEMELEROEN

PENACACENDLISTATENEBROSO

PERIGOLAS

Queimpede a respira-

ção

Númerode dígitos

do CPF

Mestre-cuca

Despon-tado no

horizonte

A impos-sibilidadeda mulher

estéril

Termina-ção verbalda 2ª con-jugação

Divisãode rede

telefônica

Espéciede plantaque grudana roupa

Reconhe-ce comoverda-deiro

Vaso paraflores

Nome daletra “N”

Conversafiada (gíria)

Perna, em inglês

Artigodefinido

masculinoplural

(?) Vegas,cidade

dos EUA

Juliana(?), atriz

Casa cam-pestre

Felino africanoamarelo e preto

Tarefa escolar corrigi-da na aula seguinte

Apoio;ajuda

Produzirlucro

Jogadado vôleiSenhor(abrev.)

Rol;relaçãoSílaba

de “nível”

Significadoda caveiraem rótulos

Consoantesde “nada”Horrível;medonho

(fig.)

Para mim(Gram.)

Dó;piedade

(?) Santana,humorista

Notafiscal

7ª notamusicalPaís dosjudeus

Som depancadaAtar comcordas

Tranqui-lamente

Raiar Wi-(?), ainternetsem fio

Antônio Pi-tanga, atorParte dochapéu

Em, emespanholFormaçãode corais

“(?) éhumano”

(dito)

2/en. 3/leg. 5/luzir. 6/recibo. 8/leopardo. 10/carrapicho.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 22

LPLSUFOCANTE

COZINHEIROSIZASAP

ISRAELABAEMERRARGERARALD

CARRAPICHODAMPARO

JARRADEDEMELEROEN

PENACACENDLISTATENEBROSO

PERIGOLAS

Queimpede a respira-

ção

Númerode dígitos

do CPF

Mestre-cuca

Despon-tado no

horizonte

A impos-sibilidadeda mulher

estéril

Termina-ção verbalda 2ª con-jugação

Divisãode rede

telefônica

Espéciede plantaque grudana roupa

Reconhe-ce comoverda-deiro

Vaso paraflores

Nome daletra “N”

Conversafiada (gíria)

Perna, em inglês

Artigodefinido

masculinoplural

(?) Vegas,cidade

dos EUA

Juliana(?), atriz

Casa cam-pestre

Felino africanoamarelo e preto

Tarefa escolar corrigi-da na aula seguinte

Apoio;ajuda

Produzirlucro

Jogadado vôleiSenhor(abrev.)

Rol;relaçãoSílaba

de “nível”

Significadoda caveiraem rótulos

Consoantesde “nada”Horrível;medonho

(fig.)

Para mim(Gram.)

Dó;piedade

(?) Santana,humorista

Notafiscal

7ª notamusicalPaís dosjudeus

Som depancadaAtar comcordas

Tranqui-lamente

Raiar Wi-(?), ainternetsem fio

Antônio Pi-tanga, atorParte dochapéu

Em, emespanholFormaçãode corais

“(?) éhumano”

(dito)

2/en. 3/leg. 5/luzir. 6/recibo. 8/leopardo. 10/carrapicho.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 22

LPLSUFOCANTE

COZINHEIROSIZASAP

ISRAELABAEMERRARGERARALD

CARRAPICHODAMPARO

JARRADEDEMELEROEN

PENACACENDLISTATENEBROSO

PERIGOLAS

Queimpede a respira-

ção

Númerode dígitos

do CPF

Mestre-cuca

Despon-tado no

horizonte

A impos-sibilidadeda mulher

estéril

Termina-ção verbalda 2ª con-jugação

Divisãode rede

telefônica

Espéciede plantaque grudana roupa

Reconhe-ce comoverda-deiro

Vaso paraflores

Nome daletra “N”

Conversafiada (gíria)

Perna, em inglês

Artigodefinido

masculinoplural

(?) Vegas,cidade

dos EUA

Juliana(?), atriz

Casa cam-pestre

Felino africanoamarelo e preto

Tarefa escolar corrigi-da na aula seguinte

Apoio;ajuda

Produzirlucro

Jogadado vôleiSenhor(abrev.)

Rol;relaçãoSílaba

de “nível”

Significadoda caveiraem rótulos

Consoantesde “nada”Horrível;medonho

(fig.)

Para mim(Gram.)

Dó;piedade

(?) Santana,humorista

Notafiscal

7ª notamusicalPaís dosjudeus

Som depancadaAtar comcordas

Tranqui-lamente

Raiar Wi-(?), ainternetsem fio

Antônio Pi-tanga, atorParte dochapéu

Em, emespanholFormaçãode corais

“(?) éhumano”

(dito)

2/en. 3/leg. 5/luzir. 6/recibo. 8/leopardo. 10/carrapicho.

Page 21: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

Jornal doPLANALTO agosto /2015 - 21Jornal doPLANALTO

cultura AtivaThaiza Murray

3351-2649 - [email protected]

A noite do dia 6 de agosto foi marcada pela alegria do Coral de Crianças de Watoto, que teve como anfitriã a igreja Presbiteriana nova Vida, de Taguatinga, que convidou e recebeu as crian-ças órfãs, de Kampala, Uganda, África do Sul. O Coral se apresentou pela primeira vez em Brasília e segue em turnê no Brasil até setembro.

O Centro Cultural do Taguaparque lotou, muitas pessoas estiveram reunidas e sendo aben-çoadas com tanta emoção da musicalidade afri-cana, do som vibrante e moderno, e com teste-munhos recompensadores de crianças especiais. A Igreja também contou com apoio das Igrejas Sal da Terra e Presbiteriana do Lago Sul, e com parceria do publicitário Chico Jardim.

O Jornal do Planalto esteve durante toda tar-de com essas crianças em uma entrevista exclusi-va. Foi um momento muito especial, de aprendi-zado de vida, esperança e gratidão a Deus.

Mas você, meu caro leitor, já ouviu falar do Coral de Crianças de Watoto? Se ainda não, te-nho certeza que vai se apaixonar quando conhe-cê-las. Você nunca mais vai esquecê-las! Quem já conhece, sabe bem sobre o que estou falando. A missão dessas crianças órfãs é levar para o mun-do uma palavra de esperança, diante das mazelas que enfrentam em seu país. Essas crianças cha-mam atenção para dizer que Deus é maior do que todos os problemas. Foi grandioso ouvir da própria boca dessas crianças, durante a entrevis-ta, como elas são gratas por conseguirem um lar, estudo, as coisas que possuem e terem Deus em suas vidas. São crianças talentosas e de uma dan-ça e música incríveis. De fato toca o coração e alma. A língua falada é o inglês, mas o idioma de uganda é o Swahili, tanto que Watoto, significa “as crianças”, em seu idioma.

Durante a entrevista o que mais me chamou a atenção foi o sorriso das crianças de alegria e satisfação por estarem ali conversando comigo e de estarem no Brasil. Os coordenadores do grupo de crianças da turnê 2015 ficam muito maravilhados em poder levar essas crianças pelo mundo para que possam ter a oportunidade de-las conhecerem outras culturas, e de perceberem o mundo de outra maneira do que estão acos-tumadas em Uganda. “É importante mostrar para o mundo e conscientizar as pessoas sobre o que se passa na África e que crianças precisam ser resgatadas todos os dias, reféns da violência, da pobreza, da AIDS, da guerra e das doenças.

Livro “Brasília Gente!” reúne fotos da capital assinadas por fotógrafos da cidade Dez dos renomados fotó-

grafos de Brasília assinam as imagens que compõem o livro “Brasília Gente!”. Organizado pelo Sindicato da Indústria Gráfica do Distrito Federal (Sindigraf-DF), a obra explora imagens com um foco mais humano sobre a cidade e em diferentes ângulos, visto por olhares de quem entende so-bre fotografia e possui sensibi-lidade para olhar e registrar os cenários da cidade e sua gente.

A obra foi lançada na ce-rimônia de entrega do 15º Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim, no dia 20 de agos-to, no Auditório do Museu da Imprensa Nacional, e apresen-tado para a imprensa no dia 17 de agosto, no evento de aber-tura para jornalistas da 1ª Se-mana da Comunicação do DF.

“Brasília não é unanimida-de. As pessoas possuem opini-ões e olhares diferentes sobre a capital do país. A beleza da cidade, alinhada às pessoas que aqui vivem, trabalham e se divertem, é manifesta de di-versas formas e foi pensando nisso que o ‘Brasília Gente!’ nasceu”, revela Pedro Henri-que Achcar Verano, presidente do Sindigraf-DF. “O resultado nos surpreendeu”, adianta.

Assinam o livro os fotó-grafos Alberto Ruy, Breno Fortes, Bruno Peres, Cristiano Costa, Eraldo Peres, Eric Sto-ner, Lula Lopes, Marco Anto-nio, Renato Araújo e Sergio Almeida.

Watoto em Taguatinga

Sobre o Ministério WatotoWatoto é um programa de cuidado holístico iniciado em resposta ao número expressivo de

crianças órfãs e mulheres em situação de vulnerabilidade em Uganda, cujas vidas foram assoladas pela guerra e por doenças.

Fundado por Gary e Marilyn Skinner, Watoto nasceu por meio da igreja Watoto, uma igreja local crescente em Kampala, Uganda.

O Ministério se sustenta por meio de doações, do apadrinhamento e da venda dos artigos, como os cd’s, dvd’s, camisas e artesanatos. Se você se interessa em apadrinhar uma criança de Watoto, entre no site e conheça mais sobre o projeto.

Saiba mais: http://www.watoto.com/brasil

Com o Coral de Crianças de Watoto, levamos a esperança e o amor que Deus tem por elas”, en-fatizou Ducan Kyaterekeka, coordenador junto com sua esposa Álex. E completou falando da experiência que leva de todo país. “Nós e nossas crianças aprendemos a experiência de vivermos em unidade, de conviver com pessoas de diversas culturas, por vários países que passamos, apren-demos que somos um só corpo em Deus.”.

“Nas viagens, gosto de conhecer pessoas, as culturas e é a primeira vez que visito o Brasil e estou maravilhado com os brasileiros, pela for-ma como nos receberam tão bem. Agradeço a Deus por esse momento. Deus abençoe você”, disse Alfred, 12 anos, uma das crianças mais ado-ráveis e talentosas que já conheci. Cativa você só ao olhar.

Divianne foi outra criança, de também 12 anos, que me encantei. Seu sorriso e sua ale-gria nos contagiam de primeira. Segundo essa menina, viajar pelo mundo e falar do amor de

Deus para as pessoas são os motivos que mais a empolga. “Sou grata pela oportunidade de ter sido resgatada, ter um lar, pessoas que cuidam de mim, de ir à escola, de ir à igreja e aprender mais sobre o amor de Jesus”.

O grupo viaja pelo mundo desde 1994 levan-do a música, alegria e esperança por onde pas-sam, em favor da causa de cerca de 50 milhões de crianças africanas órfãs em resultado de AIDS, guerra e pobreza. Cada uma dessas crianças já sofreu com a perda dos pais, seja pela guerra ou por doença.

O Coral já esteve em diversos lugares como Quênia, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, China, Japão, América do Sul, como o Brasil e entre outros. As crianças vão sempre acompanhadas por uma equipe de adultos, que coordenam cada grupo de crianças. Dentro da Vila de Watoto, onde moram quatro mil crianças, existem vários grupos delas, que viajam alternan-do-se para as apresentações nas turnês.

Page 22: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

22 - agosto /2015 Jornal doPLANALTO

SaúdeLeonardo Henrique Nóbrega Gomes

Cirurgião-Dentista Clinica Carpe Vida QNE 2 - lote 8 - Taguatinga Norte - Fone 3351.2055

Cuidados para ter uma boa saúde bucal

Óleo de aveia ajuda no tratamento da obesidade A obesidade é um mal que

assola o mundo inteiro. No Bra-sil, 60 milhões de pessoas estão acima do peso e 22 milhões são considerados obesos, da-dos estes que fazem com que o país ocupe a quinta posição do ranking mundial de obesidade.

Além de uma alimentação saudável, recorrer a hábitos na-turais também pode contribuir para a redução do peso. Um deles é a aveia, velha conheci-da entre aqueles que desejam perder peso, isso porque suas propriedades auxiliam na sa-ciedade e, consequentemente, na redução e controle da fome, de acordo com estudo realiza-do por pesquisadores da Uni-versidade de Lund, na Suécia.

Isso ocorre porque o óleo de aveia contém galactopeptídeos que estimulam os hormônios de saciedade, como o GLP-1, prolongando o efeito inibidor de apetite por mais tempo.

Outro ponto alto dos óleos de aveia é a sua aplicação na cosmética, pois a presença de antioxidante - entre eles a vita-mina E - e de propriedades an-ti-inflamatórias encontradas no óleo atuam como um poderoso hidratante e ainda combatem o envelhecimento precoce. Já para a saúde capilar, ele contri-bui para a umidade e brilho dos fios, bastando apenas acrescen-tar uma colher de sopa ao xam-pu ou condicionador.

Em Brasília, uma loja espe-cializada na venda de óleos e essências - Mundo dos Óleos - garante que o uso correto do produto pode trazer benefícios especiais para a saúde em geral, ainda mais se forem produzi-dos de maneira correta.

serViÇo

mundo dos ÓleosCLSW 504 - Bl. B - lj. 46Sudoeste - Brasília-DFCEP: 70.673-642Telefone: (61) 3028-1447

Comer alimentos frios e quentes uns depois dos outros causam algum mal aos dentes? Você deve evitar comer alimentos muito frios,

em seguida de alimentos muito quentes, ou vi-ce-versa, pois podem provocar rachaduras no esmalte e danos à polpa dos dentes.

Ingerir alimentos com fibras faz bem aos dentes? uma dieta rica em fibras é excelente para o

organismo e ajudam a evitar muitas doenças. A alimentação fibrosa limpa naturalmente os den-tes raspando sua superfície e estimula a salivação. As fibras são encontradas em alimentos como: aveia, feijão, lentilha, ervilha, soja, frutas e ver-duras.

Entre os alimentos adoçados quais são os mais prejudiciais para os dentes? São aqueles que aderem aos dentes e se man-

tém por longo tempo, como por exemplo o pé de moleque, o quebra-queixo e outros, mas a bala por ser mais utilizada é muito prejudicial para os dentes.

Tomar antibióticos faz mal aos dentes? Esses medicamentos, do tipo especifico os

tetraciclinas, podem manchar e até alterar a cor dos dentes (deixando-os acinzentados), princi-palmente entre o quarto mês de vida intrauteri-na até aproximadamente os sete anos da criança (quando os dentes ainda estão em formação), mesmo consumido em pequenas doses. Mas o que provoca cárie é o acúmulo de restos de ali-mentos nos dentes formando a placa bacteriana, caso não seja removido por escovação e uso de fio dental. Então deve-se evitar tomar antibióti-cos, a não ser por prescrição do médico ou cirur-gião-dentista, isso para evitar que as bactérias se tornem resistentes aos antibióticos.

Chupar balas ou mascar chicletes evitam o mau hálito (halitose)? Não, pois a principal causa do mau hálito são

as bactérias que se alimentam do açúcar contido nesses produtos. A sensação de hálito agradável só ocorre durante o uso de chicletes e balas.

Café prejudica os dentes? Quase todo mundo bebe café e estudos in-

dicam que tomado moderadamente ele faz bem para a saúde, porém o consumo exagerdo pode deixar os dentes manchados ou amarelados. To-davia, existem outras causas que podem contri-buir para as manchas nos dentes:

• Higiene bucal mal feita: A baixa frequência de escovação e de uso do fio dental para tirar a placa

bacteriana pode causar a descoloração do dente. • Certas doenças: Muitas enfermidades podem

afetar o esmalte dentário (a superfície dura dos dentes) e a formação da dentina (o material que se encontra debaixo do esmalte), o que pode levar à descoloração. Além disso, os tratamentos para certas dores podem afetar a cor dos dentes. Por exemplo, a radiação na cabeça e no pescoço e a quimioterapia podem manchar os dentes.

• Tabagismo: Os pigmentos escuros dos cigarros e o fumo para mascar podem manchar os dentes.

• Envelhecimento: À medida que se envelhe-ce, a camada exterior do esmalte dos dentes pode se desgastar, revelando a cor amarelada natural dos dentes.

• Genética: Algumas pessoas têm uma predis-posição natural, o que faz com que seus dentes se tornem amarelados.

É normal acumular alimentos entre os dentes? Não. Os alimentos comprimem a gengiva

provocando sua inflamação. Caso isto esteja acontecendo com você, procure imediatamente um cirurgião-dentista.

O que é língua presa? Língua presa é um problema de nascença que

se caracteriza por um freio lingual hiperdesen-volvido. Este freio dificulta os movimentos da língua e como conseqüência, torna difícil a pro-nuncia correta das palavras.

Como é feito o tratamento da língua presa? Através de uma cirurgia que pode ser realiza-

da no próprio consultório do cirurgião-dentista ou do médico, com anestesia local, e é bem rá-pida. Depois da cirurgia, é receitada dieta líquida e fria por dois dias, como sucos e sorvetes, para

evitar a dilatação dos vasos (que ocorre na pre-sença de calor) e sangramento no local do corte.

Basta fazer a cirurgia para solucionar o problema? Em alguns casos é necessário acompanha-

mento de um profissional para sessões de fono-audiologia visando restabelecer a pronúncia cor-reta de certas palavras. Este tratamento é simples porém muito importante porque melhora a auto-estima de quem tem língua presa, livrando-as da fala fanha ou enrolada.

O que é placa bacteriana e qual a sua importância na formação da cárie? Em nossa boca existem milhares de seres vi-

vos microscópicos chamados bactérias. Algumas delas coexistem conosco sem causar nenhum problema. Mas existem certas cepas bacterianas (famílias de bactérias) que quando aumentam a

sua população, passam a causar doenças. Placa bacteriana (bio-filme ou placa dental) consiste no acúmulo de bactérias sobre a superfície dos dentes sendo determinante para o surgimen-to da cárie e da doença perio-dontal.

O que é tártaro? O tártaro se manifesta alte-

rando a cor da margem gen-gival tornando-a marrom ou amarelada. Ele também pode se formar sob a gengiva. As consequências são diversas, entre elas problemas de saúde

bucal, como cáries e gengivites. Além disso tem a questão estética, devido ao escurecimento da borda dos dentes. O tártaro é formado quando a placa bacteriana fica muito tempo sem ser re-movida, principalmente nos locais de difícil hi-gienização, sendo que os minerais existentes na saliva começam a depositar-se sobre esta placa bacteriana antiga, petrificando-a, e uma vez pe-trificada, esta placa passa a chamar-se tártaro.

Gengiva que sangra, isto é normal? Não. Caso ocorra sangramento na gengiva,

mesmo que seja em pequena quantidade, procu-re o cirurgião-dentista, pois se não for tratada a origem do sangramento, pode-se levar ao desen-volvimento de doença periodontal, que consiste numa infecção bacteriana que atinge as estrutu-ras que protegem e sustentam os dentes (gen-giva, osso e ligamento), e caso não seja tratada, pode levar à perda dos dentes.

Page 23: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

agosto /2015 - 23Jornal doPLANALTO

bela FormaSaúde

Como combater olheiras

As olheiras são um problema muito comum entre homens e mulheres, mas que acomete, particularmente, pacientes de pele morena. Há quem não se importe, mas há também quem não su-porte conviver com as manchas escuras ao redor dos olhos. Além de ser característica genética, recorrente em orientais e árabes, também deve-se levar em consideração estresse, fadiga, desidrata-ção, má circulação do sangue, cigarro, álcool, vida noturna agitada e a espessura da pele nesta região, naturalmente fina.

As olheiras, cientificamente chamadas de hiperpigmentação periorbital, são caracterizadas pelo escurecimento e inchaço da parte inferior dos olhos. Isso ocorre em função do aumento de melanina na epiderme das pálpebras. Também decorrem de alte-rações vasculares, que explicam a variação do quadro após tensão ou insônia. “Este escurecimento ou arroxeamento da pele logo abaixo dos olhos, que dão um aspecto de cansaço ao rosto e que também podem envelhecer a pessoa, muitas das vezes incomodam mais que quaisquer outros problemas de pele”, explica o dermato-logista Ricardo Fenelon.

Ainda não há cura definitiva para esse problema que atinge grande parte da população brasileira, mas alguns tratamentos con-seguem atingir resultados significantes. Entre eles os clareadores de pele, como a vitamina C, E, K, esfoliantes, antioxidantes e ati-vos que diminuem a microcirculação sanguínea e que fortalecem a pele eliminando a flacidez. Outro tratamento é o preenchimento com ácido hialurônico, indicado para as olheiras profundas, onde há pronunciamento dos sulcos, pois aumenta a densidade da re-gião e hidrata, melhorando bastante a coloração, além de estimular as fibras de colágeno. Em alguns casos, é indicado o uso de laser.

Dentro do amplo espectro de tratamentos cosmiátricos a laser, o uso de Luz Intensa Pulsada - aparelho que emite uma luz que gera calor na pele ativando o colágeno e diminuindo a flacidez - é indicado para atuar contra as olheiras, alcançando bons resultados. Pode-se associar as aplicações a laser com o uso de substâncias tópicas clareadoras e produtos à base de Vitamina K - que me-lhoram a circulação no local. “A região ao redor dos olhos é mais sensível, e por isso requer atenção especial. Só aplique qualquer medicamento seguindo orientação de um dermatologista de sua confiança” alerta Fenelon.

serViÇo

Clínica de Dermatologia Dr. Ricardo FenelonSCN - Shopping Liberty Mall - Torre B - Conjunto 1212 Tel.: (61) [email protected]

H i p e r i d r o s e

Um problema que acomete milhares de pessoas e pode ser prejudicial à qualidade de vida

A Hiperidrose Primária Localizada, também conhe-cida como doença do suor excessivo, acontece quando o suor se concentra em determinadas áreas do corpo e ocorre independente do calor, ou seja, sem relação com controle da temperatura corporal. O problema geralmente não causa males significativos à saúde, mas provoca muito constrangimento e pode prejudicar a qualidade de vida, criando um distúrbio psicossocial importante ao paciente.

De acordo com a Associação Médica Brasileira, cerca 1-2% da população sofre com o mal, sendo que a maioria são mulheres (60%). Porém este número é questionável, uma vez que as mulheres costumam pro-curar atendimento com mais frequência do que os ho-mens.

A Hiperidrose manifesta-se nas mãos, pés, axilas, rosto ou couro cabeludo, o diagnóstico é clínico e é preciso levar em consideração os sintomas dos pacien-tes, os momentos mais frequentes de aparecimento do suor, a relação com o estresse, a presença do suor em dias frios, etc.

Conforme o Dr. Humberto Alves de Oliveira, es-pecialista em hiperidrose e cirurgião da Respirar Pneu-mologia e Cirurgia Torácica, a hiperidrose geralmente atrapalha a atividade laboral. Há pessoas que se sentem desconfortáveis com o simples ato de cumprimentar al-guém ou fazer um carinho na namorada, por exemplo. “isso pode dificultar a relação com outras pessoas, até mesmo nas atividades profissionais e estudantis”, acres-centa. Quando a hiperidrose ocorre nas axilas, causa grandes marcas de suor na região. “Pode estar associa-do ou não ao odor fétido ocasionado pela estimulação de um tipo específico de glândula sudorípara e pela decomposição de restos celulares e ação de bactérias e fungos”, informa. Isso pode contribuir para o apareci-mento de outras doenças de pele, como infecções pio-gênicas, fúngicas, dermatites de contato, entre outras.

Há uma nítida correlação entre estresse, excitação, angústia, ansiedade, medo, uso de medicações que con-tenham estimulantes como cafeína, pseudoefedrina, hormônios da tireoide, guaraná em pó e elevação da temperatura ambiente no desencadeamento das crises de sudorese excessiva, nos grupos de pacientes porta-dores de hiperidrose, esses sintomas tendem a não de-saparecerem com a idade. Mais da metade dos pacien-

tes portadores de hiperidrose também possuem um parente de primeiro ou segundo grau com os mesmos sintomas, além do componente familiar, a obesidade e o diabetes também fazem parte dos fatores de risco.

Normalmente se manifesta em diferentes fases da vida, o grupo com suor nas mãos e nos pés já nasce com o problema em 20% dos casos, a maioria das crianças desenvolve os sintomas em torno dos cinco anos. Já a hiperidrose axilar, geralmente se manifesta na puberdade ou adolescência e a craniofacial na fase adulta.

A maioria dos tratamentos clínicos são ineficientes, com exceção da aplicação do botox (neste caso deve ser realizado pelo dermatologista), contudo tem efeito temporário entre 3-6 meses, necessitando de novas apli-cações. O único tratamento considerado permanente e com eficácia de aproximadamente 100% é a cirurgia de simpatectomia. “O uso da videocirurgia torácica (vide-otoracoscopia) com materiais minimamente invasivos permite uma cirurgia mais segura, com menos dor, melhor resultado estético, pois os cortes possuem de 3-5 mm e não precisam de pontos na pele, além da alta hospitalar ocorrer no mesmo dia da cirurgia”, comple-menta o especialista. Após a intervenção cirúrgica, o paciente pode apresentar suor compensatório ou refle-xo em outra parte do corpo, geralmente na região do abdome ou costas, um local bem menos incômodo que as mãos, axila ou rosto, o suor reflexo também tende a ter uma intensidade bem menor que o suor primário, além de aparecer mais frequentemente nos dias quentes e durante o exercício físico, diferente do suor primário que surge mesmo num ambiente com ar condicionado.

serViÇo

Respirar - Pneumologia e Cirurgia TorácicaSGAS 613 - Conjunto E - Bloco A - Sala 107 e 108 - L2 sul - Edifício Centro Médico.Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado, das 9h às 12h.Telefone: (61) 3032-7599 ou 3345-7498 - www.respirardf.combr

Entenda como ocorre esse problema e que tratamentos podem ser realizados para amenizar as manchas escuras ao redor dos olhos

Page 24: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_agosto_2015/Jornal.pdf · seu passado para lembrar que eu sou Deus na sua vida!” Sabe qual a maior necessidade do ser humano?

24 - agosto /2015 Jornal doPLANALTO

TAGUATINGA - 3451-3910 / CEILÂNDIA - 3038-6100TAG. NORTE - 3044-3100 | 3354-1838GUARÁ - 3038-6500 / SOBRADINHO - 3038-7623www.faculdadeprojecao.edu.br

NOTA ENEM = VESTIBULARTRANSFERÊNCIAS E 2A GRADUAÇÃO

Mens

alida

des c

om va

lores

para

paga

ment

o do b

oleto

até o

venc

imen

to. *

Finan

ciame

nto e

studa

ntil P

rojeç

ão/F

IESP -

50%

do va

lor do

curso

com

ainc

idênc

ia de

6%

de ju

ros a

o ano

após

a fo

rmat

ura/

dura

nte o

perío

do de

amor

tizaç

ão. *

* Váli

da ap

enas

para

o 1O se

mestr

e do c

urso

(2O se

mestr

e de 2

015)

.

VESTIBULAR PROJEÇÃO. Financiamento próprio com juro ZERO até a formatura.*

Válido apenas para novos ingressantes no segundo semestre de 2015 e não optantes pelo FIES ou FIESP.

Primeira mensalidade GRATUITA

CHEQUE-BÔNUSFIESP

FINANCIAMENTO

PRÓPRIO FIES

CEILÂNDIA (AGORA COM CURSO DE DIREITO E NOVO PRÉDIO)

Direito; Administração; Serviço Social; Pedagogia; Sistemas de Informação; Ciências Contábeis; Gestão da Tecnologia da Informação (2,5 anos); Gestão de Recursos Humanos (2 anos); Gestão Pública (2 anos); Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2,5 anos)

TAGUATINGA NORTE (ANTIGA FAJESU)

Administração; Letras; Matemática; Pedagogia; Secretariado Executivo Bilíngue (3 anos); Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2,5 anos); Tecnologia em Gestão de Marketing (2 anos); Redes de Computadores (2,5 anos); Gestão

de Recursos Humanos (2 anos); Gestão Pública (2 anos)

TAGUATINGA

Pedagogia; Administração; Direito; Geografi a; História; Comunicação Social Publicidade e Propaganda; Ciências Contábeis; Sistemas de Informação; Gestão Pública (2 anos); Logística (2 anos); Gestão de Recursos Humanos (2 anos); Redes de Computadores (2,5 anos); Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2,5 anos)