jornal dojornal do planaltojornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/jornal.pdf · 2 - abril/2017...

16
MODA Página 10 CULTURA Página 13 ARQUITETURA Página 11 COZINHA & CIA Página 14 NUTRIÇÃO Página 15 Distribuição gratuita e domiciliar em Taguatinga e Águas Claras Jornal do PLANALTO Jornal do ® Abril/2017 Ano XVI - Número 187 Visite nosso site www.jornaldoplanalto.com.br Página 3 Governo de Brasília intensifica combate ao mau uso do dinheiro público

Upload: others

Post on 23-Sep-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

modaPágina 10

cultura Página 13

arquiteturaPágina 11

cozinha & cia Página 14

nutriçãoPágina 15

Distribuição gratuita e domiciliar em

Taguatinga e Águas Claras

Jornal doPLANALTOJornal do ®Abril/2017

Ano XVI - Número 187

Visite nosso sitewww.jornaldoplanalto.com.br

Página 3

Governo de Brasília intensifica combate ao mau uso do dinheiro público

Page 2: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO

Jornal doPLANALTODiretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado Colaboradores: Horácio Gomes Rolo - Leonardo Gomes - Flávio Resende - José do Egito - Verônica Saiki - Zuila AciolyThaiza Murray - Camila Vilasboa Simões - Robson Rodovalho - Nayara Machado - Leonardo Henrique Nóbrega Gomes - Sérgio PaivaDiagramação e arte final: Jorge Ribeiro - 9 9627-9010 - Impressão: Gráfica do jornal Brasília Agora Colunas e artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal, ficando sob responsabilidade de seus autores.Colaboradores são voluntários e não têm qualquer vinculo empregatício com o jornal.Distribuição gratuita e domiciliar em Taguatinga, Águas Claras e Órgãos Públicos de Brasília.

QS 1, Rua 210, Lote 34, Bloco “B”, sala 306Centro Empresarial LED

71950-770 - Águas Claras - DF

SITE: www.jornaldoplanalto.com.brE-MAIL: [email protected]

Fones: (61) 98153-2222 / 3561-6070

EDITADO E PUBLICADO POR SM2 SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO LTDA.

Giovanna Vilasboa OliveiraIdade: 18 anosAltura: 1,68 cmPeso: 60 kg

Modelo veste: So CuteLojas em Brasília:Taguatinga: (61) 3047-2143 QNE 4 - Lt.2 - Lj.2Sudoeste: (61) 3041-4842 CLSW 102 - Bl.A - Lj.78

Agência: Scouting Agência de Modelos CRS 514 - Bl.C - Lj.22 - Asa Sul - Telefones: 3346.8337 e 3346.8698facebook.com/agenciascouting twitter.com/agencia-scouting e-mail: [email protected]

Cabelo e Maquiagem: Wizu - Cabelo, Maquiagem e NoivasCNA 2 - Lote 7m - Lojas 3 e 4Praça do DI - Taguatinga Norte (61) 3048-0707 / [email protected]

Fotos e tratamento de imagens:André KazuoTelefone: 3878-9100e 99833-9292

Pessoas que tem depressão, baixa esti-ma, complexos de inferioridade, falta de valor próprio, são pessoas que tem dú-vida sobre a sua iden-tidade. Porque a identidade é a última fase de uma sequência.

As dúvidas e os medos que você tem estão na ausência de confiança. A con-fiança é consequência de conhecimen-to, mas um conhecimento vivo, quente. Não é um conhecimento intelectual, frio apenas, morto, conhecimento da escola não mexe com você, conheci-mento da revelação pode estar o mundo todo contra você. Você precisa de reve-lação nas áreas do medo, da dúvidas, nas áreas cinzas da sua vida, nas áreas em que as coisas estão obscuras.

Por que algumas pessoas têm tanta segurança e outras têm tanta incerteza? Por que outras afirmam crer com tanta severidade na Palavra, enquanto outras tem tanto medo? A diferença é a reve-lação. Paulo não tinha medo de enfren-tar nada, porque ele tinha uma identi-dade.

Tudo nasce na sua comunhão com Deus, no tanto de luz que Deus dá para você. Quantas lâmpadas Ele acende na sua mente e quantas coisas Ele faz bri-lhar dentro de você. Quando você tem fé, a revelação traz fé. Fé o conheci-mento vivo, ativo, dinâmico que faz você abrir seus passos, mover, pedir perdão. Fé é ativo, crença é passivo. Fé tira você do barco, faz você tomar de-cisões, faz você agir.

Bispo Robson RodovalhoFundador e Bispo presidente da Igreja Sara Nossa Terra

Dúvida sobre sua identidade?

Capa

Os medos que você carrega estão na ausência de confiança

Page 3: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

abril/2017 - 3Jornal doPLANALTO

Governo de Brasília intensifica combate ao mau uso do dinheiro públicoAs delações da Operação Lava-Jato que

revelaram supostas fraudes em quatro em-preendimentos no Distrito Federal em admi-nistrações anteriores vão subsidiar auditorias já em curso na Controladoria-Geral do Dis-trito Federal.

Na manhã da quarta-feira (19), o contro-lador-geral do DF, Henrique Ziller, detalhou, em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, as ações que serão desenvolvidas pelo Gru-po de Ações Integradas de Controle (Gaic), criado por meio da Portaria nº 42, de 2017.

O objetivo é identificar agentes públicos e políticos que contribuíram para o mau uso de recursos públicos em obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, do Sistema BRT Sul, do Centro Administrativo e do condomínio Jardins Mangueiral.

Porém, antes mesmo das revelações da Lava-Jato sobre esses empreendimentos vi-rem à tona, a Controladoria-Geral, em inves-tigações próprias, já havia expedido diversas recomendações que evitaram gasto indevido de recursos públicos por parte do governo de Brasília.

No caso do BRT Sul, em função das sus-peitas de fraude nos contratos, o Executivo

deixou de pagar uma parcela de R$ 40 mi-lhões ao consórcio formado pelas empresas Andrade Gutierrez S/A, OAS Construtora Ltda, Via Engenharia e Setepla Tecnometal Engenharia.

A auditoria ainda apontou falhas no es-tudo de viabilidade, serviços executados sem emissão prévia de nota de empenho e a ava-liação superficial do custo da obra.

Já as 18 irregularidades apontadas em re-latório da Controladoria em relação ao Cen-tro Administrativo, em Taguatinga, fizeram

GDF itensifica combate ao mau uso do dinheiro público com a criação do Grupo de Ações Integradas de Controle (Gaic)

com que a atual gestão de-sistisse de transferir a sede do governo do DF para o espaço, sob pena de res-ponder solidariamente pelos atos ilícitos praticados por gestões anteriores.

De acordo com a secre-tária de Planejamento, Orça-mento e Gestão, Leany Le-mos, estudos indicaram que não haveria economia com a mudança da sede do Plano Piloto para Taguatinga.

O pente-fino da Con-troladoria nos contratos do Centro Admi-nistrativo ainda revelou que as obras foram iniciadas pela Odebrecht e Via Engenharia sem aprovação do projeto executivo. Foi constatado também que o edital de licitação não foi republicado mesmo após sofrer di-versas alterações que causaram mudanças nas propostas financeiras apresentadas pelo consórcio.

Com relação ao Estádio Nacional de Bra-sília Mané Garrincha, a Controladoria verifi-cou a inclusão de serviços sem fundamento

técnico, irregularidades no recebimento do projeto de arquitetura e planejamento ina-dequado na elaboração dos estudos preli-minares e projetos executivos, entre outras irregularidades.

Ressarcimento - No Jardins Mangueiral, erguido pelo consórcio formado pela Ode-brecht e Via Engenharia, foram apuradas denúncias de fraudes que envolvem coope-rativas habitacionais, falta de planejamento para mitigar impactos no trânsito e gestão e fiscalização de contratos ineficientes.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, além de responsabilizar ser-vidores que participaram de esquemas frau-dulentos, o trabalho encabeçado pela Con-troladoria-Geral do DF tem o foco de reaver recursos desviados.

“Se ficar caracterizado que qualquer ser-vidor público provocou prejuízo, há uma obrigação de o Estado reaver esses recursos. A tomada de contas especiais tem essa finali-dade específica, e a Controladoria está atenta e se incumbirá desses processos”, destacou.

Saulo Araújo da Agência BrasíliaEdição: Paula Oliveira

FOTO: DêNIO SIMõES/AGêNCIA BRASíLIA

No Taguatinga Shopping, a cada 150 reais em compras,

você ganha 1 cupom para concorrer a um Renault Duster.

Mães

Nas compras acima de 300 reais, você ganha um lindo kit* da The Body Shop.

Promoção de 2 a 22.05, ou enquanto durar o estoque. Troca de notas no 1º piso. Sorteio 22 de maio, às 18 h.

Promoção válida de 02.05.17 a 22.05.17. Distribuição de 7.000 kits The Body Shop contendo 1 nécessaire, 1 sabonete hidratante e 1 hand cream, durante a promoção ou enquanto durar o estoque, sendo limitado a 1 (um) kit por CPF. Confira regulamento e lojas participantes no www.taguatingashopping.com.br. Certificado de autorização CAIXA nº06-0646/2017. Imagens meramente ilustrativas.

Consulte regulamento no site:

Page 4: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

4 - abril /2017 Jornal doPLANALTOPalocci fica presoPor unanimidade, o Supe-

rior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a prisão do ex-ministro Antonio Palocci pela Operação Lava Jato. Os ministros da Quinta Turma entenderam que a prisão pre-ventiva de Palocci, decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, é necessária para garantia da ordem pública e combater o atual quadro de “corrupção sistêmica e serial”.

Palocci e mais 14 pessoas são réus em uma ação penal relatada por Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba. Todos são acusados dos cri-mes de corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a Polícia Federal, a emprei-teira Odebrecht tinha uma “verdadeira conta-corrente de propina” com o PT, par-tido do ex-ministro.

Delmasso cria Lei que beneficia os escritores do DFA leitura, além de

ser um dos caminhos mais rápidos de adqui-rir conhecimento e de-senvolver o intelecto, é uma das atividades mais prazerosas que existem. Com ela, somos capa-zes de expandir ideias, buscar reflexão, invadir outros lugares e nos co-locar no lugar de outra pessoa.

Por trás de todas es-sas possibilidades, existe a figura de um escritor. E pensando ajudar os profissionais da cidade do Distrito Federal, o deputado Del-masso (Podemos), criou a Lei N° 5823/2017 que fala sobre a disponibilização de espaço reservado e em destaque nas livrarias do DF para as publicações feitas aqui na cidade.

“Se faz necessário que as livrarias disponibilizem um local para que a população em geral facilmente localize tais obras e seja fomentada a cultura e economia local”, disse o parlamentar, que acredita que a Lei beneficiará também as editoras. A presen-te Lei, segundo Delmasso, vem para ajudar a neutralizar os preconceitos existentes contra a cultura local.

A capital federal é sede Associação Nacional dos escritores (ANE), que além de ser a instituição cultural mais antiga de Brasília (fundada em 1963), deu origem a ou-tras entidades, como a Academia Brasiliense de Letras e o Sindicato dos Escritores do DF. Hoje, conta com mais de 200 sócios vivos, a grande maioria escritores de Brasília.

Lembrando que a referida Lei, trata como publicações os periódicos (jornais, re-vistas), livros, manuais e guias.

Reforma da Previdência fica para maioCom a leitura de parte do relatório sobre a

proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, a previsão é que o parecer de Arthur Maia (PPS-BA) seja votado na comissão no dia 2 de maio. A previsão é que a leitura no plenário da Câmara ocorra no dia 8 de maio.

No texto, o relator reduz a idade mínima para a aposentadoria das mulheres de 65 anos para 62 anos. Outra alteração proposta em relação ao texto inicial enviado pelo Executivo ao Congres-so Nacional é reduzir de 60 anos para 55 anos a idade mínima de aposentadoria para policiais fe-derais, rodoviários federais, ferroviários federais, policiais civis e os agentes penitenciários.

Relator não aparece, de novoComissão de Educação, Saúde e Cultura

(CESC) da Câmara Legislativa adiou novamente a votação do PL nº 1.486/2017, do Poder Execu-tivo, que cria o Instituto Hospital de Base do DF. A postergação da análise do projeto se deu por-que o relator da matéria na CESC, deputado Jua-rezão (PSB), da base governista, não compareceu à reunião. “A exemplo da última reunião, o relator não compareceu. Quero esclarecer que esta é a única comissão da Casa em que a matéria ainda não foi votada. Minha decisão, enquanto presi-dente da comissão, é de levar a matéria para vota-ção na próxima reunião, esteja o relator presente ou não”, afirmou o presidente Wasny de Roure.

Vai ter de pagarO juiz do 1º Juizado Especial da Fazenda

Pública do DF julgou procedentes os pedidos e condenou o Distrito Federal a efetivar o paga-mento da terceira parcela do reajuste da Grati-ficação por Habilitação em Apoio às Atividades Jurídicas (GHAAJ) e do vencimento, criado pela Lei nº 5.192/2013, bem como ao pagamento retroativo da diferença, pertinente aos meses de setembro/2015 a julho/2016.

O DF apresentou defesa, na qual, em resumo, argumentou que a suspensão dos reajustes é legí-tima, devido a sua situação financeira, e requereu a improcedência dos pedidos, mas não colou. Vai ter de pagar o que deve.

Recuperação fiscal aprovadaApós um mês de tramitação, a base

aliada do governo conseguiu vencer a obstrução da oposição e aprovou no plenário da Câmara dos Deputados o texto base do Projeto de Lei Com-plementar (PLP) 343/17, que trata da recuperação fiscal dos estados superen-dividados. O projeto permite que esta-dos com alto endividamento e proble-mas de caixa tenham o pagamento da dívida com a União suspenso por três anos, desde que atendam contraparti-das constantes da proposta. Após esse período, os estados voltam a quitar seus débitos, mas ainda com parcelas redu-zidas.

Em troca dessa suspensão das dívi-das, os estados terão que elevar a alíquo-ta de contribuição previdenciária de ser-vidores (ativos e aposentados) de 11% para, no mínimo, 14%.

Está previsto ainda o congelamento de reajuste dos servidores públicos e a restrição à realização de concursos pú-blicos.

Está sobrando dinheiroAnálise da execução orçamen-

tária do primeiro quadrimestre na Secretaria de Saúde do DF mos-tra que está sobrando dinheiro em vários setores. A constatação é do deputado distrital Rafael Prudente (PMDB), que apresentou o estudo na Câmara Legislativa.

De acordo com o parlamentar, o orçamento da saúde para o quadri-mestre foi de R$ 291 milhões, sen-do que somente R$ 93 milhões fo-ram empenhados até o momento, o que representa uma sobra de R$ 198 milhões. “É incompetência do governo ou boicote à saúde públi-ca para forçar uma privatização?”, questionou.

Professor presenteOs deputados distritais aprovaram a obrigatoriedade da presença de professor licenciado

em Educação Física no sistema de ensino do Distrito Federal, desde as séries iniciais do en-sino infantil.

O Projeto de Lei nº 903/2016, de autoria de vários deputados, assegura que somente aque-les que tiverem formação completa no curso superior de Educação Física poderão exercer a docência e orientar a prática da disciplina na rede pública do DF.

Vista sobre abuso de autoridadeUm pedido de vista coletivo adiou a votação do substi-

tutivo do senador Roberto Requião (PMDB-PR) à proposta que tipifica crimes por abuso de autoridade, no Senado. Em meio a uma disputa entre parlamentares e integrantes do Ministério Público e do Judiciário, esta é a terceira versão da proposta que originalmente foi apresentada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

O texto de Renan recebeu críticas e acusações de que seria uma vingança à atuação de juízes e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, entre eles Sérgio Moro, responsável por julgar os processos da operação na primei-ra instância. Com base em uma a proposta sugerida pela Procuradoria-Geral da República e transformada em pro-jeto pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o substi-tutivo estabelece 30 condutas que devem ser criminalizadas. Entre elas, decretar prisão preventiva em desconformidade com a lei e submeter investigado ou testemunha a condução coercitiva antes de tê-lo intimado. O projeto diz ainda que devam ser punidas condutas com finalidade específica de prejudicar outrem, beneficiar a si ou por capricho.

Durante a leitura do relatório, o senador Requião, que fez várias mudanças na proposta dos procuradores, disse que a primeira preocupação dele ao assumir o tema foi evitar o chamado “crime de hermenêutica”, ou seja, punir o agente por divergência na interpretação da lei.

Page 5: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

abril /2017 - 5Jornal doPLANALTO

SEGURO DPVAT O que é e quem pode recebê-lo

Horácio Joaquim Gomes RoloDelegado de Polícia e Advogado - horá[email protected]

Defesa do Consumidor

O que é o Seguro DPVAT? O Seguro DPVAT é a sigla de Danos Pesso-

ais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Portanto, o seguro DPVAT indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (vias terrestres). Nessa defini-ção, não se enquadram trens, barcos, bicicletas e aeronaves. É por isso que acidentes envolvendo esses veículos não são indenizados pelo Seguro DPVAT.

A mesma definição diz que o Seguro DPVAT cobre danos pessoais, o que significa que não há cobertura para danos materiais, como roubo, colisão ou incêndio do veículo. Outro dado im-portante é que o Seguro DPVAT é obrigatório porque foi criado pela Lei nº 6.194/1974. Essa lei determina que todos os proprietários de veículos automotores de via terrestre, sem exceção, devem pagar o Seguro DPVAT. A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos automotores o recebimento de indeni-

zações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade.

Quem pode receber o seguro DPVAT? a) A vítima ou o terceiro que tenha custeado as

despesas médico-hospitalares da vítima, nos casos de acidentes que resultem em despesas com assis-tência médica e hospitalar. b) A vítima, nos casos de acidentes que resultem em invalidez perma-nente. c) O beneficiário (herdeiro legal), nos casos de acidentes que resultem em morte da vítima.

Como requerer o seguro? Não é necessário contratar intermediário.

Compareça a uma seguradora ou empresa cre-denciada para este fim, portando os documentos necessários. Pode-se requerer por procurador. To-das as seguradoras particulares têm o dever legal de atender os beneficiários do DPVAT. Em caso de dúvidas, ligue para o DPVAT: 0800-22-1204.

Quais são os documentos necessários?Nos casos de invalidez permanente: Docu-

mentos pessoais da vítima: CPF, RG ou carteira de trabalho e certidão de nascimento ou casamento. Documentação do acidente: boletim de ocorrên-cia policial ou portaria da polícia civil instaurando o inquérito policial. Laudo do IML ou documento médico nos locais onde não haja IML, atestando

a invalidez permanente e qualificando as lesões físicas ou psíquicas da vítima.

Nos casos de morte: Documentos pessoais da vítima: CPF, RG ou carteira de trabalho e certidão de nascimento ou de casamento, certidão de óbi-to, registro da ocorrência no órgão policial com-petente e a prova de qualidade de beneficário no caso de morte;

Como comprovar a qualidade de beneficiário: - Cônjuge: certidão de casamento e comprovante

de residência. - Companheiro(a): certidão que comprove a se-

paração judicial ou o divórcio, se a vítima foi casada anteriormente e prova de companheirismo (certidão emitida pelo INSS ou declaração da Receita Federal que conste o beneficiário como dependente ou certi-dão de reconhecimento de união estável ou declara-ção feita pela vítima e reconhecida em cartório) e comprovante de residência.

- Descendentes, ascendentes e colaterais: docu-mento que comprove o parentesco, declaração de úni-cos herdeiros, informando o estado civil da vítima e se ela deixou companheira, assinada também por duas testemunhas e com firma reconhecida, e com-provante de residência. Os colaterais deverão tam-bém apresentar as certidões de óbito dos pais e dos filhos da vítima, se for o caso.

A vítima e/ou beneficiário pode receber o seguro se o veículo causador do acidente não for identificado? SIM. Mesmo que o motorista do veículo fuja do local do acidente e que ninguém anote a placa do veículo, a vítima tem direito à indenização do Seguro DP-

VAT. A indenização de acidentes envolvendo veícu-los não identificados obedece regras específicas, sobre as quais basta consultar as seguradoras conveniadas.

Se o motorista do veículo for o culpado pelo acidente, mesmo assim posso receber o seguro? SIM. A cobertura do Seguro DPVAT não

está vinculada às regras de trânsito. As indeniza-ções são pagas independentemente de apuração de culpa dos motoristas, desde que haja vítimas, transportadas ou não pelo veículo automotor.

E se tiver mais de uma vítima? Não importa quantas vítimas o acidente provo-

que. O Seguro DPVAT indeniza todas, uma a uma, individualmente. Não há limite de vítimas nem de valores de indenização para um mesmo acidente.

Qual o prazo para requerer o seguro? O prazo para requerer é de três anos a contar

da data do acidente, ou na hipótese de incapacida-de ainda não atestada pelo Instituto de Medicina Legal (IML, o prazo será contado a partir da ela-boração do laudo conclusivo.

Quais são os valores de indenização? São estes os valores de indenização do Segu-

ro DPVAT, definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, órgão vinculado ao Mi-nistério da Fazenda. O pagamento destes valores é feito em reais e não em salários mínimos.

Morte R$ 13.500,00 Invalidez Permanente até R$ 13.500,00Dams (Despesas Médicas e Hospitalares)

até R$ 2.700,00

Page 6: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

notas

Empreendedorismo Capital Empreendedora movimenta o DF em maioFomentar e discutir o empreendedorismo no Distrito Federal e uma das

propostas do Capital Empreendedora 2017, que acontece no dia 6 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento con-tará, neste ano, com oito palestrantes de altíssimo nível, feira de negócios e start ups inovadoras. Entre os palestrantes já confirmados estão: Geraldo Rufino, Janete Vaz, Marcos Scaldelai, Felipe Matos, Pedro Superti, entre outros. O Capital Empreendedora é uma iniciativa de educação voltada para o fomento do empreendedorismo no Distrito Federal. Fundada em 2015 por dois jovens empreendedores - Milton Camargo e Lucas Alves - o CE é realizado uma vez ao ano com o objetivo de trazer desenvolvimento para empreendedores. Serão inúmeras oportunidades, uma verdadeira imersão de 10 horas no mundo dos negócios. O participante terá acesso a um aplica-tivo exclusivo que fará seu networking rápido e fácil, podendo dar continui-dade as parcerias iniciadas no encontro. Na área externa do evento haverá um espaço aberto com food trucks para mais comodidade e interação. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site www.capitalempreendedo-ra.com.br e estão divididos em três categorias.

ReconhecimentoGerente de Marketing do Fast Açaí é finalista do Prêmio Top Mega Brasil 2017O gerente de Marke-

ting da Fast Açaí, César Alves, é um dos finalis-tas do Prêmio Top Mega Brasil 2017. Ele concorre com outros comunicado-res nas categorias Top 3 executivos de comunica-ção no Brasil e Top 5 exe-cutivos de comunicação da região Centro-Oeste.

A votação da segunda etapa do prêmio, que co-meçou no dia 29 de mar-ço, vai até o dia 13 de abril. Os interessados em parti-cipar se cadastrar pelo site www.topmegabrasil.com.br e votar. A única exigên-cia é que sejam profissio-nais atuantes na área de comunicação. Os vence-dores serão revelados em solenidade, que ocorre no próximo dia 25 de maio, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, durante o encerramento do 20º Congresso Bra-sileiro de Comunicação Corporativa.

DebateCasaPark lança projeto Re:penseTrazer discussões acerca do futuro, dos conceitos e valores que regem a sociedade moderna e as pers-

pectivas para os próximos anos é a proposta do projeto Re:pense, uma iniciativa da Ana Luiza Favato em parceria com o CasaPark. A ideia é trazer mensalmente para o shopping nomes consagrados da Filosofia, Psicologia, Coaching, entre outras áreas de conhecimento, para um bate-papo com o público, abordando os mais variados temas. Voltado prioritariamente para o público feminino, o evento terá sua primeira edição no próximo dia 18 de abril, terça-feira, a partir das 19h, no auditório da Livraria Cultura, com a convidada Dra Ana Cláudia Quintana. Ela ministrará a palestra “Qual marca você quer deixar na sua vida? - Reflexões para uma vida bem vivida”.

Ana Cláudia é especialista em Cuidados Paliativos, pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford, além de pós-graduada em Intervenções em Luto. Quebrando pré-conceitos, a doutora, que trabalha em São Paulo, cuida de pacientes terminais e vem realizando palestras que estão mudando a vida das pessoas.

O custo para participar da palestra é de R$ 260 e as inscrições podem ser feitas pelo fone: (61) 99409-5757. Na oportunidade, Ana Cláudia Quintana fará o autógrafo de seu último livro “A Morte É Um Dia Que Vale A Pena Viver”.

ComércioFeriados de abril desaceleram ritmo de vendas no DFEm abril, os brasileiros vão contar com dois feriados prolongados: a Sex-

ta-Feira da Paixão (dia 14) e Tiradentes (21), que também é aniversário de Brasília. O que para boa parte da população é uma boa notícia o comércio vê com cautela. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF), José Carlos Magalhães Pinto, o ritmo de vendas deve desacelerar na capital este mês. Por não ser um grande polo turístico e abrigar uma po-pulação majoritária de migrantes, Brasília tende a se “esvaziar” em feriados, já que muitos voltam para a terra natal, segundo o presidente. “Muita gente viaja, não só nos dias do feriado, mas nos que o antecedem e nos dias seguin-tes, o que deixa a economia mais lenta”, explica. Além disso, boa parte do comércio fecha as portas durante o período. “Shoppings costumam sentir menos esse impacto, mas em locais como o Setor Comercial Sul ou o Centro de Taguatinga, mesmo que o varejista abra sua loja, o movimento é muito fraco”, afirma. Mas nem todos os setores serão prejudicados. “Nesta épo-ca do ano, o comércio varejista de chocolate tem seu melhor desempenho. Além disso, existe uma expectativa de crescimento nas vendas de 2017 em comparação com o resultado do ano passado”, defende. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Páscoa deste ano trará a primeira alta nas vendas desde 2014. A estimativa é que haja aumento de 1,3% na venda de ovos de chocolate (já descontada a inflação) para este mês, na comparação com o resultado de abril de 2016. Outra boa notícia é que nos próximos meses duas datas devem movimentar as lojas da cidade de forma significativa: o Dia das Mães e o Dia dos Namo-rados. “Esperamos um aquecimento nesse período, motivado também pelos saques do FGTS e pela diminuição da recessão”, ressalta.

O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) antes chamado de Instituto de Medicina Nuclear e Endo-crinologia de Brasília, fundado em 1988, tem como política utilizar a melhor tecnologia, tornando-se referência na área de diagnóstico, por meio da me-lhoria contínua dos processos e da satisfação dos seus clientes. Há 28 anos o Instituto é referência em qualidade no atendimento, certificado pela Norma ISO 9001:2008 e acreditado pela Organização Na-cional de Acreditação (ONA), que visam satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos. Em uma das frentes do IMEB está o dr. renato Barra, médico nuclear e um dos diretores do instituto.

O que o público pode esperar do atendimento no IMEB? Os pacientes podem esperar um atendimento diferenciado. Temos um corpo

clínico muito capacitado. Nossos médicos são referência no país nas áreas de atu-ação. Eles ministram aulas e cursos vinculados ao Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). É importante in-vestirmos na capacitação de nossos funcionários. Fazemos questão de um aten-dimento humanizado. Gostamos de acolher o cliente e fazer com que ele se sinta confortável.

De que forma o IMEB busca demonstrar um atendimento mais huma-nizado ao paciente?

Nós fazemos o possível para deixar claro que estamos próximos ao paciente. É importante dar atenção, mostrar disponibilidade para responder dúvidas e fazer com que ele se sinta acolhido em nossas unidades.

Qual é o diferencial do IMEB? O IMEB investe alto em tecnologia. Inovar em equipamentos de última gera-

ção é a certeza de que teremos condições de chegar a um diagnóstico preciso e precoce. Outro diferencial são os horários de atendimentos.

E como são esses horários diferenciados?Todas as sextas-feiras há a disponibilização de ressonâncias magnéticas durante o

período da madrugada. É a oportunidade daquele empresário, que tem agenda cheia durante horário comercial, não deixar de cuidar da saúde sempre alegando que o tempo não deixa. Há atendimento, também, aos sábados e domingos, das 7h às 20h.

O IMEB também tem projetos sociais...Sim. Toda primeira terça-feira do mês há o Programa de Educação Continuada

em Saúde, que são palestras ministradas pela Dra. Noêmia Barra, endocrinologis-ta, e sua equipe multidisciplinar, que conta com nutricionistas e psicanalistas. As palestras são gratuitas e orientam o público sobre diversos temas. A última, que aconteceu no início de abril, foi sobre hipertensão arterial. Também realizamos dois exames de PET/CT gratuitos por mês para pacientes com câncer, indicados por médicos do Hospital de Base do Distrito Federal e do Hospital Universitário de Brasília. Um paciente de cada hospital.

SERVIÇO:

imeB - www.imeb.com.br - Telefone: (61) 3326-0033

6 - abril/2017 Jornal doPLANALTO

dr. renato Barraentrevista

Excelência em exames e procedimentospara garantir a saúde do paciente

FOTO

: TEL

MO

XIM

ENES

Parabólica EconômicaFlávio Resende

e-mail: [email protected] - Tel.: (61) 3242-9058

- Diretor médico do IMEB

Page 7: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

abril/2017 - 7Jornal doPLANALTO

Aplicativo lançado em Brasília oferece lavagens de carros e motos em qualquer lugar e horárioSerá lançado em Brasília um aplicativo

que trará ainda mais comodidade ao brasi-liense, o Lavô. Destinado a realização de lavagens 100% ecológicas em automóveis (carros, camionetes e pick-ups), a plataforma funcionará de forma semelhante ao Uber: o usuário irá baixar o aplicativo, realizar o ca-dastro de seu carro, solicitar o tipo de lava-gem – que poderá ser feita a qualquer dia, horário e lugar por profissionais treinados e capacitados para o serviço –, e selecionar, a forma de pagamento (cartões de crédito e débito). É um fim das infindáveis filas de carros em lava-jatos.

Com 100% em economia de água, as la-vagens são divididas em: Slim (Lavagem ex-terna completa a seco com cera de carnaúba, limpeza das rodas e duração de 35 minutos); Regular (Lavagem externa completa a seco com cera de carnaúba, limpeza das rodas, limpeza interna, aspiração e duração de 45 minutos); Plus (Lavagem externa completa a seco com cera de carnaúba, limpeza das ro-das, limpeza interna, aspiração, antiembaçan-te de vidro, higienização do ar-condicionado e duração de 55 minutos); Master (Lavagem externa completa a seco com cera de carnaú-

ba, limpeza das rodas, limpeza interna, aspi-ração, antiembaçantede vidro, higienização do ar-condicionado, limpa para-brisas, hidra-tação dos bancos de couro ou Higienização dos bancos de tecido e duração de 1h10) e Over (Lavagem externa completa a seco com cera de carnaúba, limpeza das rodas, limpeza interna, aspiração, antiembaçante de vidro, higienização do ar-condicionado, limpa para-brisas, hidratação dos bancos de couro ou Higienização dos bancos de tecido, cristali-

zador de vidros, neutralizador de odores de cigarro, hidratação e aplicação de protetor de painel contra raios UV e duração também de 1h30), todas realizadas com produtos sus-tentáveis, ecológicos e padronizados, seguin-do valores diferenciados, de acordo com o serviço oferecido,e a um preço mínimo de R$ 30,00 – considerados abaixo do praticado no mercado atual.

Além da comodidade, rapidez, praticida-de e segurança, já comprovadas, o aplicativo

se encontra com uma das melhores formas de emprego e/ou com-plementação de renda, já que é possível gerar um salário de até R$6 mil reais por mês. Por isso, os organizadores do aplicativo realizam pagamentos semanais, para que os colaborado-res possam receber um incentivo ainda maior e concreto parao trabalho por eles realizado.

Por ora, serão ofer-

tadas 10 mil vagas para todos aqueles que querem trabalhar com o aplicativo. E, para dar início ao trabalho basta: realizar o cadas-tro no site www.lavo.onlinee apresentar toda a documentação exigida. Com a aprovação do cadastro inicial, o colaborador receberá um manual de normas e procedimentos bem como a relação dos produtos a serem adqui-ridos. Posteriormente, técnicos da Lavô irão realizar o treinamento das pessoas cadastra-das para que assim possam executar as lava-gens corretamente.

Outra grande vantagem deste aplicativo é a possibilidade de se criar um negócio pró-prio usando a ferramenta apenas como base, ou seja, um empresário, dono de um lava-jato fixo, por exemplo, pode também ter um lava-jato móvel, e com seus funcionários, realizar lavagens fora de seu estabelecimento geran-do ainda mais renda e empregos indiretos.

Com os déficits orçamentários dos últi-mos anos, iniciativas como esta impulsionam o mercado e colocam de volta trabalhadores no mercado ativo de trabalho.

lavôwww.lavo.online

Plataforma irá realizar lavagens automotivas em lugares e horários estabelecidos pelo usuário

Page 8: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

8 - abril/2017 Jornal doPLANALTO

MaurílioMacedo

[email protected]

Amigos e familiares se reuniram, no dia 31/3,

para festejarem o aniversário de

Luiz Felipe Vilaboa. O local escolhido

para a comemoração foi o novíssimo

restauranteCoco Bambu

de Águas Claras.

Roseli Vilasboa e Maurílio Macedo

o aniversariante com Patrícia Mota e Matheus Ferreira

Leandro Simões e Camila Vilasboa

André Nogueira e Rafaela Vilasboa

danilo Feitosa e renata Godoy

ABRACE Inaugura dois novos espaços para crianças e adolescentesNo dia 10 de abril, a Abrace inaugurou dois novos espaços em sua sede: O Espaço Renascer e o Espaço Pedagógico, ambos construídos com recursos da campanha McDia Feliz, coordenada nacionalmente pelo

Instituto Ronald McDonald. As unidades foram mobiliadas com ajuda do Baile da Ópera de Viena, realizado na Embaixada da Áustria, e de outros apoiadores.

Carmen Minuzzi, Moema Leão e Celso Martins Rita Márcia Machado, Heloisa Hergreaves e Maria José Santana

Carlinhos Beauty e Benigna Venâncio

Deise Aviz, Leila Chagas e Anna Cristina Hulle

Sezinha Diniz, Idair Bastos e Zuleide Pinto Marli Vianna, Cristiane Guimarães e Rita Ballock

FOTOS: PAULO LIMA

Page 9: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

abril/2017 - 9Jornal doPLANALTO

Taguatinga: 3352-6060 - Águas Claras: 3435-3399

Ação social reúne arquitetos e designers de BrasíliaIniciativa do Núcleo Brasília de

Decoração (NBD) movimentou mais uma vez a noite brasiliense, em 11 de abril. Arquitetos, designers e empresários da cidade se reuniram para a realização da Copa NBD e de-ram um show de bola e solidariedade com a arrecadação de alimentos para duas entidades da cidade, a Creche Frederico Ozana, na Ceilândia e para o Lar dos Velhinhos Chico Xavier, localizado no Núcleo Bandeirante.

O animado encontro foi promo-vido em um dos concorridos cam-pos do Arena Futebol Clube, no Setor de Clubes Sul, e contou com a dedicação de profissionais de peso da cidade, que integram consolida-dos escritórios e assinam grandes projetos. A animação ficou por con-ta dos jogos, som ambiente e ainda buffet especial da casa para repor a energia dos atletas.

Nelma Caixeta e Paulo

Roberto Santos

Gabriela De Rossi e Maju Hosken

Fernando Rodrigues, Letícia Hammerschmidt e Bruna Althaus

Ana Luiza Veloso, Ma-nuella Leite, Amanda Saback e Marcus Leite

tais citadini

e daniela Silva

Laísa Carpaneda e Lucas QuintellaCarmen Goulin e Nara Jane Cronemberger

FOTOS: CÉSAR REBOUçAS

Page 10: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

10 - abril/2017 Jornal doPLANALTO

Camila Vilasboa Simõ[email protected]

3 TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM PARA OUTONO 2017

VEJA IDEIAS DE LOOKS INCRÍVEIS INSPIRADOS NO SPFW

Moda

Com a mudança do tempo, muda-se também os itens que são usados na ma-quiagem. A cada estação, tendências são lançadas para combinar mais com o clima das ruas, então o maquiador Marcelo An-drade, do Studio W Higienópolis, destaca três das principais apostas para o outono.

FOTOS: DIVULGAçãO

3. Grafismo - li-nhas marcadas e du-ras voltam às ruas. “O melhor exemplo é o delineador, que volta a ser um risco mais duro e gráfico. Para as mais ousadas e modernas, pode-se usá-lo até no côncavo. Uma variação dessa tendência que também foi vista nas passarelas são os delineado-res coloridos e se combinados com a cor da boca, melhor ainda”, finaliza o maquiador.

2. Cílios postiços nos cílios inferiores - visto em muitas passarelas internacionais, os cílios postiços descem um pouquinho e são colocados na parte debaixo dos olhos. “A dica para essa tendência é usar os cílios postiços em tufinhos”, ensina Marcelo.

1. Efeito glossy - com aparência mo-lhada, o efeito glossy será muito usado na boca e nos olhos. “A boca mate já passou, agora voltamos aos anos 80 e 90 e tira-mos os glosses da gaveta”, diz o maquiador. Para a estação mais fria e um visual mais sensual, pode-se apostar no gloss tanto na boca quanto nos olhos. “Faz muito sentido trabalhar com o gloss nas temperaturas mais amenas, ajuda o produto a não escor-rer e fica mais confortável”.

FOTOS: REVISTA GLAMOUR

A moda rápida pede um minutinho de sua atenção pra apontar o que é hot/novo/trendy real oficial diretamente das passarelas para o seu closet.

Por isso, reunimos as peças e looks mais incríveis que des-filaram pelas passarelas do SPFW e que já estão disponíveis para venda para você conferir:

O xadrez -e os anos 90 – voltaram com tudo nesta edição do evento. A bossa deste look fica por conta do contraste da estampa com as formas e cores delicadas da sandália e da meia. Bailarina grunge!

Quem prefere investir na sensualidade pode e deve investir no animal print. O jeito de usar nesta estação? Casadinho com o sapato!

Quem não é fã de estampas pode abusar das formas: o moletom,

mais pesado, combinado à fluidez da

calça e à simplicidade

da sandália rasteira dão

um toque confortável e moderno, ao mesmo

tempo.

O total pink também ganha força total, principalmente em sua versão pastel. O casaco de fundo liso com elementos pop equilibra o impacto da estampa floral.

O macacão esportivo também pode ficar arrumadinho com os acessórios certos. Aqui, óculos geométricos e brincão seguram a produção.

O sportswear, mais uma vez com força total, ganha um toque girlie na medida com a mistura das estampas estreladas e o salto mega alto. Outro mix que continua em alta: top + vestido!

A padronagem geométrica é sempre

chic, mas ganha ares de tendência

quando vem casado aos brilhos e mangas bufantes, super 80s.

Mules? Queremos!

Alô, Japão! Algumas referências aos trajes típicos da cultura local nas formas deste look esportivo modernizam a combinação, como o máxi-colete com vestido. Rosa e pink também tiram a aposta do óbvio. A camisa branca

caretinha ganha um ar extra sexy e ousado

com a mistura de alguns botões abertos + baba-

dos. Os máxi acessórios trazem um ponto de cor

e reforçam a pegada cool e chic.

Looks monocromáticos? Sim, temos!

Page 11: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

abril/2017 - 11Jornal doPLANALTOFOTO FRANk CARVALHO

Não canso de repetir que o mercado brasi-liense anda em pé de igualdade com as gran-des cidades que são referências no segmento de arquitetura e interiores. Vemos aqui uma ampla quantidade de soluções que surpreen-dem por sua tecnologia, inovação e principal-mente, atualidade. Sim, nada chega aqui defa-sado, mas sim assim que lançados, para não deixar ninguém na espera ou expectativa para levar para casa verdadeiras novidades.

A gigante mundial Hunter Douglas, suces-so quando falamos de cortinas e persianas de última geração, já trouxe para a cidade o seu mais recente produto lançado no mercado, a Motorização PowerView®. Ficou curioso (a)? Eu também e já procurei saber um pou-co mais sobre a solução que permite acima de tudo comodidade e segurança através do acionamento de todas as cortinas da casa utilizando um exclusivo controle remo-to com design inovador, celular ou tablete. A solução nos dá a pos-sibilidade de operar cortinas e persianas motorizadas com um único toque, além de programar diferentes cenas para qualquer horário. Tudo isso ativado de qualquer lugar. Onde encontrei? Na Artline, com lojas no Lago Sul e Sudoeste.

Mais atual impossível é também a tecnologia que a Arte em Cinema disponibiliza no mercado bra-siliense. Além de novas solu-ções remotas, como o Savant Remote, da mundialmente co-nhecida Savant Home, tradicional fabricante americana de sistemas de automação residencial, a grife situada no Lago Sul conta tam-

Arquitetura&ConstruçãoJosé do Egito Alves de Souza - Diretor-presidente

ABCD EGITO Arquitetura Brasileira em Construção e Decoraçãowww.abcdegito.com.br - [email protected]

Brasília e as novidades do mercado de arquitetura e interiores

bém com uma gama de possibilidades para projetos residenciais e comerciais. Os deta-lhes funcionais que a empresa tem para ofe-recer garantem espaços ideais para encontros familiares ou recepção de grandes eventos, como palestras e reuniões. Arthur Otávio Córdova, proprietário da empresa, destaca que “a acústica, sonorização e visibilidade da projeção são itens fundamentais para o

conforto dos usuários de espaços di-versos”.

E a tecnologia não envolve apenas fios e controles. A fabricação de peças únicas é também um dos desta-ques da nossa apuração, que encontrou um material

que vem conquistando o seu merecido espaço no mercado. Es-

tamos falando no Neolith, solução industrializada de alto desempenho, composta a partir de micro grãos

compactados que recebem tra-tamento térmico em elevada

temperatura. Resistentes, de beleza sem igual e funciona-lidade incontestável, adianto

que vão compor mui-tos projetos de ban-cadas em cozinhas

e áreas gourmet dos mais entendidos do assunto.

Projeto André Alf

Auditorio Bacen - Tecnologia Arte em Cinema

Projeto Ipê Arquitetura - Soluções Multipedras

FOTO EDGARD CESAR

FOTO EDGARD CESAR

Auditorio Bacen - Tecnologia Arte em Cinema

Powerview motorization

Page 12: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

12 - abril/2017 Jornal doPLANALTO

Cruzadas

PiadasO jovem e a carreta de milhoUm jovem fazendeiro viajava com uma carreta cheia de milho quando, em um momento de descuido, a carreta virou. Logo depois do acidente, aparece uma linda garota, que morava na região e ouviu o barulho. - Olá! Você se machucou? - Não... Estou bem! - disse ele, abrindo a porta do caminhão. - O problema agora vai ser desvirar a carreta! - Ah, não se preocupe! Esquece um pouco disso, vem almoçar na minha casa e depois eu arrumo gente pra te ajudar! - Ah, não sei - diz ele, apreensivo - É muita bondade sua, mas acho que meu pai não iria gostar se eu fizesse isso. - Ah, deixa disso, vai? Vamos comigo! - Bom, tudo bem! - disse ele, não resistindo às tentações da moça - Mas eu tenho certeza que meu pai não vai gostar... Ela não entendeu nada, mas levou o novo amigo pra casa dela. Lá eles almoçaram, comeram sobremesa e tomaram café. Depois, o rapaz novamente falou. - Olha, moça, estou adorando tudo isso, mas infelizmente vou ter que ir! Meu pai deve estar furioso comigo! Ela, inconformada com a atitude dele, esbravejou: - Assim não dá! Chega de falar do seu pai! Afinal, onde está ele? - Ah, ele ficou debaixo da carreta!!

Suporte técnicoA loura liga para a assistência técnica.- Alô é do suporte técnico?- Sim, em que posso te ajudar?- O meu modem não está funcionando.- Tem alguma luz acesa?- Sim, a da sala.

Joãozinho Chegando TardeJoãozinho chega atrasado na aula novamente. A professora fala:- Chegou atrasado de novo, JoãozinhoEle responde:- Mas a senhora disse que nunca é tarde para aprender.

DentuçoO moleque chega em casa chateado e diz pra mãe:- Mãe, na escola me chamaram de dentuço.E a mãe responde:- Não liga para esses idiotas meu filho. Mas, agora, feche a boca que você está riscando o chão!

Os pombosA loira estava sentada com o marido no banco da praça, rodeados de pombos. Um subiu na cabeça do marido, cagou e saiu voando. Ele para a mulher:- Rápido, me passe um pedaço do papel higiênico que você carrega na bolsa!- Não seja bobo! Com tantos pombos, como você saberá qual é o que precisa de papel!

Irmão ou irmãzinhaUma senhora grávida pergunta ao seu filho de 6 anos:- Então, filho, o que é que preferes??? Um irmão ou uma irmãzinha???Ele responde:- Mãe, se não te doer muito , o que eu queria mesmo era um Pônei!!!

Eu tinha tudo!Um homem decide desabafar com um amigo:- Eu tinha tudo! Dinheiro, uma casa bonita, um carro esportivo, o amor de uma linda mulher, e então… tudo acabou.- O que aconteceu? - perguntou intrigado o amigo.Explica o homem:- A minha mulher descobriu…

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 2

BEABAMANHECERTSGASOSA

BANCATNVLINTACTO

CHINANHAÃCRATERA

POVOLEGALDABOIACEALCANCE

ASCENDENTEHDOTERNOOLAVETS

QUADRINHOSAEROMOÇASA

Antigo pro-grama debate-papo

on-line

Comissão examina-dora (de

concurso)

Consoan-tes de"tina"

País maispopulosodo mundo

Cervídeotípico doCanadá

Grupo queconstitui a

nação

Aberturano alto do

vulcão

DanielAlves,

jogadorde futebol

Aparelhopara sin-tonizar atelevisão

Corretos;exatos

Antônimode "des-

cendente"

Distânciaatingidapor umprojétil

"(?) Senho-ra", a Vir-gem Maria

(Catol.)

Cumpri-mento

informal

Trajeusado por executi-

vos

Revistaem (?):

gibi

Na hora(?): no

momentoexato

Comissá-ria debordo

Jorge (?), ator

Rompero dia

Grupo daPM pró-prio paracontrolartumultos

Iludir

1ª letra

Confortável;agradável

Móvel com prate-leiras para livros

No caso deDesviomoral;

perversão

Tipo de á-gua mineralA raiz qua-drada de 25

Sinhá(bras.)

(?) Weg-mann,atriz

Conformea lei

Chá de sa-bor amargo

Vigor davegetação

Avista;enxerga

Animal dapecuária

Cami-nhado

Piedade; compaixãoO sonho do órfão

Grito delouvor aomaestro

Que nãofoi tocado

1, emromanos

3/msn. 5/bravo — china. 7/intacto. 8/aeromoça. 10/ascendente.

Page 13: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

Cultura Ativa - 13abril/2017Jornal doPLANALTO

Por Verônica Saiki

Thaiza [email protected]

SESC-DF abre inscrições para Bienal das ArtesO projeto, que está em sua segunda edi-

ção, foi concebido pelo Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) e tem como objetivo promover, incentivar e divulgar a produção de expressões artísticas relacionadas às categorias de pintura, dese-nho, gravura, arte digital, fotografia, escultu-ra e objeto tridimensional.

Cada artista pode concorrer em qualquer categoria com uma única obra de arte, inédi-ta e original, de sua exclusiva autoria e pro-priedade. Os interessados devem entregar os documentos de inscrição pessoalmente no Edifício Sede do Sesc-DF ou encaminhá-los pelo correio até 31 de outubro. Serão aceitas inscrições de artistas brasileiros e estrangei-ros. Os autores não residentes no Distrito Federal receberão uma ajuda de custo de até R$ 600,00, para fins de apoio à logística de encaminhamento da obra selecionada.

Para saber mais, acesse: https://www.ses-cdf.com.br

Missão Cruls em exposição noTemplo da Boa Vontade Celebrando os 57 anos da capital de todos os brasileiros, a

Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade recebe a exposição Missão Cruls do Arquivo Público do Distrito Federal sobre os antecedentes de Brasília e a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, responsável pela demarcação do DF.

A mostra traz aos brasilienses um pouco da história do cientista, astrônomo e engenheiro belga Luiz Cruls, que che-fiou os trabalhos de demarcação do Distrito Federal entre julho de 1892 a janeiro de 1893. Cruls foi designado pelo en-tão presidente Floriano Peixoto a comandar a Comissão Ex-ploradora do Planalto Central do Brasil a qual, após meses de pesquisa científica, escolheu e delimitou o espaço para mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília, que foi inaugurada décadas depois, em 21 de abril de 1960.

Fotos e mapas retratam, em oito painéis, 26 meses de trabalho de 22 cientistas e pesquisadores transportando ins-trumentos científicos e mantimentos por regiões inóspitas e de difícil acesso, e investigando uma área de 14.400 qui-lômetros quadrados. Isto possibilitou que, mais de 60 anos depois, fosse construída a cidade de Brasília, hoje tombada como patrimônio cultural brasileiro e da humanidade.

A exposição é uma realização da Diretoria de Pesquisa, Di-fusão e Acesso do Arquivo Público do Distrito Federal e está aberta para visitação na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade, uma das 7 Maravilhas de Brasília, até dia 30 de abril.

PROGRAMAÇãO INFANTIL Alameda Shopping

Apresentações teatrais e contação de his-tórias é no Alameda Shopping. Todo final de semana com atrações para a criançada!

Todos os eventos acontecem às 16h - na Praça Central.

Não fique de fora!

23/4 - O Magico De Oz - Céu Produções e Eventos Após um tornado, Dorothy, vai parar

com sua casa e seu cachorro na fantástica OZ, onde as coisas são coloridas, bonitas e magicas, porém o seu maior desejo é re-tornar de volta para casa, para isso ela deve encontrar um Mágico, que mostrará como realizar esse seu desejo.

29/4 - Jake E Os Piratas Em: A Volta De Peter Pan - Cia Teatral Néia & NandoDurante uma brincadeira de pega-pega,

a sombra de Peter Pan escapa e acaba nas garras do temido.

30/4 - Contação De Historias - Nyedja GennariPara lembrar a necessidade de respeito

e inclusão o Alameda Shopping, traz, na próxima edição, histórias de inclusão e ou-tras atividades comandadas pela contadora Nyedja Gennari.

SERVIÇO:

Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil Local: Templo da Boa VontadeVisitação: de 3 a 30 de abrilTodos os dias inclusive sáb., dom. e feriados, das 8 às 20h.SGAS 915, Lotes 75/76 – Asa Sul, Brasília/DFInformações: (61) 3114-1070 / 3114-1023

Page 14: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

14 - abril/2017 Jornal doPLANALTO

Para facilitar a vida de quem busca uma alimentação saudável, a Bálsamo Congelados está lançando um novo cardápio com pratos vegetarianos completos para levar para casa. As refeições são balanceadas e preparadas por um chef especializado, com ingredientes naturais, sem glúten, lactose e conservantes. O menu oferece 14 pra-tos feitos sem o uso de ingredientes de origem animal. Outra novidade são as vendas online para entregas em vários pontos do DF.

Quibe de quinoa, feijoada vegetariana, bobó de man-dioca, risoto de funghi, escondidinho de baroa, polenta com ragu de lentilha e lasanha de berinjela são algumas das opções. Os pratos, exclusivos, foram criados pelo

Ingredientes- 500g de feijão- 1 cenoura grande- 2 batatas grandes- 1 pimentão vermelho grande- azeitonas verdes a gosto- 2 folhas de louro- 5 dentes de alho- 1 cebola grande- 250g de tofu firme- cheiro verde a gosto- óleo para refogar- sal a gosto- água o quanto baste- páprica, pimenta do reino preta e cominho em pó a gosto.

modo de preparoPique o alho e a cebola, coloque para dourar em uma

panela grande com um pouco de óleo (uma colher de sopa mais ou menos).

Escorra a água do feijão que ficou de molho, lave rapida-mente e assim que a cebola e o alho estiverem douradinhos acrescente o feijão, misture bem.

Adicione água na panela até cobrir por completo o fei-jão e passar 3 dedos, coloque duas folhas de louro na panela e tampe, deixe cozinhando em fogo alto.

Enquanto o feijão está cozinhando é hora de ir picando os outros ingredientes que serão acrescentados depois!

lave bem a cenoura, as batatas e o cheiro verde.Vamos começar com a preparação do tofu, corte em

cubinhos não muito pequenos e coloque os pedacinhos mergulhados em uma água temperada com curry, páprica, sal, pimenta ou qualquer outro temperinho de sua preferên-cia, ele será o último ingrediente a ser misturado na nossa feijoada, mas deve ficar de molho para absorver o tempero. Deixe-o assim em um canto.

Dos dias 14 de abril a 7 de maio, Brasília recebe-rá o consagrado evento Comida Di Bu-teco. Em sua terceira edi-ção consecutiva na capital federal, desta vez o evento reserva mais de 20 bares participantes.

As regiões administra-tivas contempladas serão: Plano Piloto, Águas Claras, Taguatinga, Vila Planalto, Guará, Vicente Pires e Nú-cleo Bandeirante. O coor-denador regional do even-to, Elmo Santos, afirma que “Brasília vem se mostrando uma cidade com potencial de desenvolvimento do concurso muito alto. Nesta terceira edição os bares se superaram mais ainda e as receitas devem surpreender o público!”

O objetivo do Comi-da Di Buteco é eleger o melhor buteco do Brasil. Além disso, ele resgata e valoriza a cozinha de raiz,

EnogastronomiaSérgio PaivaGastrólogo especialista em [email protected]

Cozinha & CiaNayara Machado

[email protected]

Chef de Brasília cria linha de pratos vegetarianos com venda online

18ª edição do Comida Di Buteco no Brasil chega a Brasília em abril

enaltecendo os bares tradicionais e es-timulando os pe-quenos empre-

endedores. No Brasil, ao todo, serão mais de 500 bares participantes, que criam petiscos exclusivos que passam pelo crivo do público e de um corpo de jurados para eleger o me-lhor buteco da cidade. Os concorrentes são avaliados em quatro categorias: petis-co, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

O petisco leva 70% do peso da nota, e as demais categorias, 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e o dos jurados, também. São duas etapas: a eleição do melhor buteco da cidade, e a elei-ção do melhor buteco do Brasil - esta última feita por uma outra comissão de ju-rados que não participa da primeira etapa e somente com os campeões de cada cidade.

Já é o terceiro ano consecutivo do evento na capital. Este ano, são mais de 20 bares confirmados.

Tema de 2017: cereaisEste ano, o tema dos petiscos são os cereais. É um tema que

visa estimular a criatividade e a pluralidade no uso de recursos, ingredientes e histórias. Por que cereal? O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro, do norte ao sul do país.

Desde que o homem começou a cultivar seus alimen-tos, os cereais estão presentes. No mundo todo, os cereais respondem como grupo alimentar mais consumido; em se-gundo lugar os vegetais e, em terceiro, o leite. No Brasil, os cereais também são o número 1 da cadeia alimentar do brasileiro. Apresentam uma grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas. Os principais cereais do Brasil não sofrem com a sazonalidade e possuem custo bai-xo, permitindo receitas criativas sem incremento no preço do petisco. Os principais cereais disponíveis no Brasil são: arroz, aveia, cevada, linhaça, milho, quinoa e trigo. O preço máximo dos petiscos é de R$25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis.

chef especialista em comida natural Pedro Coe. Ele é o criador da marca, que está no mercado há dois anos. “Nosso desejo é entregar algo a mais para as pessoas. Não apenas comida, mas também saúde”, explica.

Toda a linha é produzida com vegetais que cultivados em uma horta própria. Além disso, são utilizadas em-balagens que possam diminuir ao máximo a produção de lixo.

Os pratos estão disponíveis em 47 pontos de venda, sendo 40 no DF. Os demais ficam nas cidades de Goiâ-nia e Rio Verde (GO).

Também é possível comprar pelo site balsamoconge-lados.com.br.

Pique a cenoura e as batatas em pedaços não muito pequenos e nem muito grandes, veja um tamanho médio segundo o seu ‘olhometro’, mas reserve em potes diferen-tes pois serão acrescentadas em momentos diferentes! Ah, se forem orgânicas não precisa tirar a casca não, pode usar com tudo!

Pique o pimentão em tiras e depois reduza a tiras meno-res, mas que também não sejam muito pequenas… Preci-sam caber no garfo, mas se você deixar muito pequeno eles vão sumir ao serem postos na panela!

Descaroce as azeitonas caso você tenha sido mão de vaca na hora da compra e tentado economizar feito eu… deixe pedaços grandes.

O feijão precisará de mais água para cozinhar, então fique atento(a) para não deixar queimar… quando a água reduzir a ponto de ficar perto do mesmo nível que os grãos adicione mais água!

depois de 30 minutos de cozimento com a panela fe-chada e fogo alto (tendo provavelmente adicionado mais água durante esse tempo) você pode colocar as cenouras, passado mais 15 minutos coloque as batatas.

Prove para ver se o feijão está ficando macio. Aos 50 minutos aproximadamente o seu feijão já deve estar ficando macio… então é hora de adicionar os temperinhos!

Coloque todos os temperos em pó que você desejar, lembrando de colocar em pouca quantidade e ir provando para não correr o risco de estragar completamente uma quantidade absurda de feijão por errar a mão na pimenta ou sal! Mas atenção: Não é pra colocar o cheiro verde agora!

Vá adicionando mais água conforme precisar de tempo para que o feijão fique macio…

Quando o feijão estiver totalmente macio adicione o pi-mentão e as azeitonas, misture, prove os temperos, ajuste o sabor do sal.

Abaixe o fogo e adicione os cubinhos de tofu, agora vamos engrossar um pouco o caldo, caso ele já esteja gros-so ok, desligue o fogo, caso o caldo esteja beeeem líquido deixe cozinhar destampado em fogo baixo até engrossar um pouco.

Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde e misture.

receita: Feijoada vegana

Page 15: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

Jornal doPLANALTO abril/2017 - 15

Zuila Acioly M. Leite - CRN/1 5684 Formada em Nutrição desde 2007 pós graduada em Nutrição e Alimentação Escolar e Nutrição Clínica

NutriçãoSaúdeLeonardo Henrique Nóbrega GomesCirurgião-Dentista Clinica Carpe Vida QNE 2 - lote 8 - Taguatinga Norte - Fone 3351.2055

Quando fazemos uma refeição e não temos uma escova de dentes o que podemos fazer para higienizar a boca? Realize um vigoroso bochecho com água, isto ajuda mas

não substitui a boa e tradicional escovação. Comer alternadamente alimentos frios e quentes causam algum mal aos dentes?Evite ingerir alimentos muito quentes, em seguida de ali-

mentos muito frios, ou vice-versa, pois o choque térmico pode ocasionar rachaduras no esmalte e danos à polpa dos dentes.

A alimentação fibrosa faz bem aos dentes?Sim, ela limpa os dentes raspando sua superfície e estimula a

salivação. A alimentação fibrosa faz bem para todo o organismo.Entre os alimentos adoçados quais são os mais prejudiciais para os dentes?São aqueles que aderem aos dentes e se mantém por longo

tempo, como exemplo o pé de moleque, o quebra-queixo e outros, a balinha que é mais consumida é muito prejudicial para os dentes.

Chupar balas ou mascar chicletes evitam o mau hálito (ou halitose)?Não, pois a principal causa do mau hálito são as bactérias

que se alimentam do açúcar contido nestes produtos. A sensa-ção de hálito agradável só ocorre durante o uso dos mesmos.

O que é língua presa?Língua presa (freio lingual curto) é uma alteração que já

nasce com a pessoa e provoca dificuldade na fala e má posição dos dentes. Há cura para este problema, com um cirurgia sim-ples, feita no próprio consultório do cirurgião dentista.

Basta fazer a cirurgia para solucionar o problema?Em alguns casos, é necessário o acompanhamento de um

profissional em sessões de fonoaudiologia para se restabelecer

a pronúncia correta de certas palavras. Vale investir neste tra-tamento, pois sendo simples, livra a pessoa de aborrecimentos no futuro, tais como ser prejudicado em sua profissão pela má pronúncia de certas palavras.

É normal acumular alimentos entre os dentes?Não. Os alimentos comprimem a gengiva provocando sua

inflamação. Caso isto esteja acontecendo com você, procure imediatamente um cirurgião-dentista.

O dente do siso sempre deve ser extraído?O dente siso geralmente nasce depois que sua arcada den-

tária já está totalmente desenvolvida e por isso não encontra espaço para crescer. Dessa forma, ele irá empurrar seus dentes e pode crescer desalinhado do resto deles. Esse é o problema que o dente siso pode causar é que pode levar à extração dele, porém a remoção não é sempre a única opção. Depende da pessoa e de como sua oclusão (mordida) se encontra atual-mente. Se você usa ou já usou aparelho ortodôntico, as chan-ces de você ter de extrair é pequena, mas é sempre bom tirar as dúvidas com seu cirurgião-dentista.

Como posso clarear meus dentes? Os dentes podem ser clareados através de géis ou pastas

oxidantes (liberadores de oxigênio) de duas maneiras: 1ª) no consultório: o cirurgião-dentista isola os dentes (com um len-çol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agen-te oxidante forte; 2ª) em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do cirurgião-dentista, usa diariamente em casa um gel oxidante fraco.

Posso clarear os dentes sozinho ou preciso ir ao dentista? Não se recomenda clarear os dentes sem orientação de um

cirurgião-dentista, seja no consultório, seja em casa, sempre deve haver monitoramento do profissional.

Perguntas frequentes em consultórios odontológicos NONIÉ pouco conhecido no

Brasil, o NONI é uma fruta de origem asiática que volta e meia entra na moda. Seja pela promessa de curar vá-rias doenças, seja pela aparência e sabor exótico. O fruto de cor verde lembra a fruta do conde mais redonda e de cheiro não mui-to agradável com sabor parecido ao da graviola, é bem saboroso.

Em alguns mercados chega a custar R$50 o quilo e duas fru-tas chegam a pesar 300g. A aparência do fruto maduro ganha um tom transparente esbranquiçado que pode ficar marrom se amadurecer demais, tem textura mole, casca soltando e um chei-ro forte de inicio nada apetitoso que desanima quem vai comer - parece estar podre. Devido esses motivos, o consumo mais co-mum é batido com sucos de outras frutas, enganando o paladar.

Dessa forma batido com suco de maçã, uva, abacaxi ou qual-quer outra fruta o sabor do fruto desaparece porém o cheiro forte permanece. Puro ele lembra o sabor da graviola ficando amargo no final.Existem consumidores assíduos de noni, e este não pode ultrapassar os 30ml dia. As sementes devem ser descartadas.

Por mais exótico que seja, o NONI tem muitos adeptos de longa data; isso porque acreditam que a fruta seja remédio para quase tudo: previne o câncer, o diabetes, a fadiga, alivia as dores de artrite, protege o coração e até emagrece. A lista é extensa, mas todos esses benefícios ainda não tem comprovação cienti-fica e, por esse motivo tanto a Anvisa como a FDA (órgão que tem função semelhante nos Estados Unidos) não recomendam o consumo da fruta.

E você consome NONI com regularidade? Sentiu algum beneficio? Quais? Você compra o fruto e prepara o suco ou já compra o suco pronto para consumo?

Compartilhe suas experiências comigo por e-mail: [email protected]

Page 16: Jornal doJornal do PLANALTOjornaldoplanalto.com.br/edicao_abril_2017/Jornal.pdf · 2 - abril/2017 Jornal doPLANALTO Jornal doPLANALTO Diretor: Maurílio Macedo - Editor: Marcos Machado

16 - abril/2017 Jornal doPLANALTO

#useaconsciência

Tome todo o cuidado com o gasto de água quando estiver tomando banho, escovando os dentes, lavando a louça, limpando o chão da sua casa ou lavando o carro. Essas medidas podem contribuir para evitar que o problema seja maior durante a seca. Quando todos fazem sua parte, conseguimos mais.

Use a consciência. Não desperdice.