o legado de um ícone -...

8
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA JORNAL Janeiro/2010 ANO XXIII Nº 437 A beleza é uma das características em comum das cidades de Praia Grande, San- tos e São Vicente que aniversariam neste mês e que durante anos foram clicadas por José Dias Herrera (foto). Elas, nas mais diversas fases de suas existências nos últimos 72 anos, tiveram a beleza de sua geografia, sua gente e sua vida, realçada pelo olhar atento e o O legado de um ícone “clic” exato do seo Zezinho, com quem ti- vemos o prazer de trabalhar e, mais que isso, desfrutar de sua amizade, integridade e pro- fissionalismo. O repórter-fotográfico mais antigo do Brasil faleceu no último dia 17, aos 89 anos, deixando uma legião de admiradores e um legado incomensurável de belas imagens. Aqui no Espaço Aberto tivemos o privilé- gio de contar com sua parceria por mais de uma década. Paciente e didático, “Zezinho”, fez escola por onde passou nos seus 72 anos de fotos, das quais, milhares são refe- rências para os mais diversos temas. Des- tas, algumas se tornaram obras de arte nas paredes da redação e tantas outras ficaram estampadas para sempre na nossa memória e no coração. (NFM) Futuro Lucas Lourenço Andrade, 9 anos, atacante da equipe Sub 9, do Santos FC, grata promessa para o futuro do futebol brasileiro, será o destaque da edição de fevereiro do Espaço Aberto. Não perca! Helena Silva Janeiro é tempo de festa na Região Metropolitana da Baixada Santista que além de receber milhares de turistas, registra o momento especial das cidades de Praia Grande, Santos e São Vicente que aniversariam e comemoram em grande estilo com inaugurações, shows e uma série de atividades envolvendo a popula- ção fixa e flutuante. Enriquecendo a programação festiva, artistas das cidades e convidados, como Toquinho, Alexandre Pires e os atores Henri Castelli, Juliana Knust e Nuno Leal Maia. Páginas 3, 4 e Última Cândido Gonzalez/Secom/PMS

Upload: ngonhan

Post on 13-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAJ O R N A L

Janeiro/2010ANO XXIII Nº 437

A beleza é uma das características emcomum das cidades de Praia Grande, San-tos e São Vicente que aniversariam nestemês e que durante anos foram clicadaspor José Dias Herrera (foto).

Elas, nas mais diversas fases de suasexistências nos últimos 72 anos, tiverama beleza de sua geografia, sua gente esua vida, realçada pelo olhar atento e o

O legado de um ícone“clic” exato do seo Zezinho, com quem ti-vemos o prazer de trabalhar e, mais que isso,desfrutar de sua amizade, integridade e pro-fissionalismo.

O repórter-fotográfico mais antigo doBrasil faleceu no último dia 17, aos 89 anos,deixando uma legião de admiradores e umlegado incomensurável de belas imagens.Aqui no Espaço Aberto tivemos o privilé-

gio de contar com sua parceria por mais deuma década. Paciente e didático, “Zezinho”,fez escola por onde passou nos seus 72anos de fotos, das quais, milhares são refe-rências para os mais diversos temas. Des-tas, algumas se tornaram obras de arte nasparedes da redação e tantas outras ficaramestampadas para sempre na nossa memóriae no coração. (NFM)

FuturoLucas Lourenço Andrade,9 anos, atacante da equipe Sub9, do Santos FC, gratapromessa para o futuro dofutebol brasileiro, será odestaque da edição de fevereirodo Espaço Aberto.Não perca!

Hel

ena

Silv

a Janeiro é tempo de festa na Região Metropolitana da Baixada Santista que alémde receber milhares de turistas, registra o momento especial das cidades dePraia Grande, Santos e São Vicente que aniversariam e comemoram em grandeestilo com inaugurações, shows e uma série de atividades envolvendo a popula-ção fixa e flutuante. Enriquecendo a programação festiva, artistas das cidades econvidados, como Toquinho, Alexandre Pires e os atores Henri Castelli, JulianaKnust e Nuno Leal Maia. Páginas 3, 4 e Última

Cândido Gonzalez/Secom/PMS

Diretora e Jornalista responsável: Noemi Franccesca de Macedo - Mtb 11.619 - Redação, Publicidade e Administração: Rua João Passoa, 60 - Cj. 62 - Centro - CEP 11013-000 - Santos - SP - Telefax.: 3219.1296- E-mail: [email protected] - ESPAÇO ABERTO é uma publicação da Espaço Aberto - Assessoria e Consultoria em Comunicação Ltda - ME - CNPJ 08.785.061/0001-13 - Representante: ESSIÊPublicidade e Comunicação S/C Ltda. - R. Abílio Soares, 227 - cj. 81/82, Paraíso - CEP 04005-000 – São Paulo; Tel.: (OXX11) 3057.2547 - Editoração: Luiz Vicente Filho - Tels.: (OXX13) 3022.0787 - Revisão:Mário Ribeiro de Paula - MTb 15.381 - Impressão: GazetaSP - Tel.: (OXX11) 2954-6218 - *0s artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando a opinião do jornal.

Espaço Aberto

* Roberto Paulino é jornalista,fotógrafo, escritor e pesquisadorcultural

* Roberto Paulino

PÁGINA 2 - ESPAÇO ABERTO/JANEIRO/2010 OPINIÃO

EDITORIAL2009 - As perdas no mundodas comunicações

A Comunicação é, sem dúvidaalguma, o principal elo entre oGoverno e a Sociedade. A Impren-sa, por sua vez, é a testemunhaocular dos acontecimentos, perpe-tuando o presente para o futuro,além de ter a difícil tarefa de infor-mar e formar a opinião pública.

Em 2009 não só nosso País, maso mundo ficou mais pobre. Muitosprofissionais nos deixaram e pelomenos sessenta e oito jornalistasforam assassinados, uma cifra nun-ca antes registrada pelo Comitê paraa Proteção de Jornalista.

Santistas - Jornalista Gil Car-los Pinto Gonçalves; radialistasMário Baraçal e Antônio JorgeNóbrega; fotógrafos Moysés Bor-ges Nunes, Djalma Banks Lourei-ro, Mário Campos (Pitico) e Car-los Amaral Marques, este últimodo Jornal A Tribuna.

Jornalistas - Entre os brasilei-ros, os paulistas Geraldo Blota,Paulo Pelicano, Sueli Rumi e SaulGalvão; os cariocas Márcio Mo-reira Alves, Antônio Olinto, Antô-nio Moniz Vianna e Adriana Fran-cisco (em acidente aéreo); os pa-ranaenses Francisco Cunha Perei-ra Filho (ex-presidente da “Gazetado Povo”), Abdo Kudri (fundadordo “Diário Popular”) e João Mila-nez (fundador da “Folha de Lon-drina”); os brasilienses Paulo Ca-bral de Araújo (ex-presidente daAssociação Nacional de Jornais)e Edésio Gomes de Matos.

Os gaúchos Cândido Norber-to e Nestor José Gollo, os pernam-bucanos Sórtenes Marcelino, LuizTorres, Kildare Rodrigues, FábioAlves, Edna Maciel e RonildoMaia Leite. O baiano Paulo Rober-to Pinheiro Gonçalves; os parai-

banos Jacinto Barbosa, InácioBento, Carleusa Candeia e JamilMartins e os capixabas Nilo deSouza Martins e Eugênio Buery.

Em 2009, nos deixaram tambémos amazonenses Aníbal Beça e Se-bastião Reis; também os sergipa-nos Ângela Nunes e Célio Nunes,o catarinense Walmor Silva; do To-cantins, Jorge Gouveia; do Ceará,Kérsia Maia Porto Amorim; do Pará,Raimundo José de Faria Pinto; doAcre, Telma Ancone; do Mara-nhão, Fernando Cardoso Ferreira;do Mato Grosso, André Xavier; deRondônia, Erson Menezes e deRoraima, Sylvio de Carvalho.

Estrangeiros - Alfredo Farinha,João Mendonça, Edite Soeiro,João Mesquita, Mário VenturaHenriques, Ricardo Santos Carva-lho, Vitor Direito, Rodrigues daSilva e Carina Barroca, todos por-tugueses; Walter Cronkite e Willi-an Safire, ambos norte-america-nos; Sebastian Riverae e Sebasti-an Echeverria, argentinos; JuliánLago e Carlos Semprún, espa-nhóis; Norberto Miranda, JoséAlberto Velázquez López e KarolCabrera (os três mexicanos assas-sinados), assim como o guatemal-teco Marco Antônio Estrada.

Da Imprensa estrangeira nosdeixaram também o alemão Uli Rem-mel; o guineense Carlos AlbertoCasimiro,o austríaco JohannesMario Simmel, o húngaro EduardoRózsa Flores, a moçambiquenharadicada em Portugal, Teresa Coe-lho e Bernardo Rivera e GabrielFino Noriega, ambos de Honduras,sendo o último, assassinado.

Assassinados também foram:Francisco Fantoli, da Itália; JoséEverardo Aguilar, da Colômbia e ogambiano Deyda Hydara.

Fotógrafos - entre os brasilei-ros, Mário Cravo Neto e Otto Stu-

pakoff (paulistas) e o carioca An-dré Azevedo que trabalhava noJornal “O Dia”. Estrangeiros; Ir-vin Penn, norte-americano; Fran-cisco Alguersuari,da Espanha;Eladino Reyes, de Cuba; Hubertvan Es, da Holanda e Ricardo Ran-gel , de Moçambique.

Radialistas - Brasileiros: LuizLombardi Neto, Rui Viotti, WalterSilva, Muibo César Cury, DoalieyBueno de Camargo, Raul Brunini(paulistas); Hilário Ermindo (as-sassinado) e Ary Sontino (gaú-chos); o paraense Walter Bandei-ra; o carioca Fausto Canova; otambém apresentador de televisãoparanaense Carlos Alborghetti eJosé Givonaldo Vieira, pernambu-cano assassinado.

Estrangeiros - O portuguêsJorge Lopes, o irlandês JohnCushnce. Assassinados: FabiánRamirez López e José Emílio Galin-do, ambos mexicanos; MartinOcampos Paez, paraguaio e o hon-durense Rafael Munguía Ortz.

Outros - brasileiros CldovilHernandes (apresentador de tele-visão e político); Minami Keizi eIvan Saidenberg, ambos desenhis-tas e quadrinistas paulistas; o ca-rioca Mauro de Farias (cronistade turfe); o cinegrafista parana-ense Christian Chasko e o comen-tariasta e cronista esportivo de Per-nambuco, Adilson Couto. Estran-geiros: o apresentador de televisãoVasco Granja (Portugal); o produ-tor de televisão norte-americanoDon Hewitt; assassinados foram odominicano Micky Breton (apre-sentado de TV); e o cinegrafistaargentino Leonardo Henrichsen.

A tristeza do vizinho ou conhecido é sempre motivo pararefletirmos sobre nossos problemas.

A tragédia que arrasou o Haiti e abalou o mundo nos leva aponderar sobre o que ainda está por vir diante de tantos des-mandos praticados ao longo das décadas, e até dos séculos, pelohomem contra a natureza.

Apesar de toda a mobilização do povo brasileiro, especial-mente do governo em todos os níveis para ajudar aos irmãosvitimados pelo terremoto, que matou também soldados brasi-leiros, não vimos em momento algum as autoridades compe-tentes dar atenção mais profunda às intempéries que vêm atin-gindo o Brasil.

Nosso país e o mundo têm por obrigação ajudar o Haiti eoutras nações dizimadas; entretanto, cabe ao Governo Brasi-leiro, ainda, a responsabilidade de pesquisar sobre as varia-ções climáticas que já deram sinal, por aqui, de sua força des-truidora.

ReconhecimentoPouco antes da estreia da Ence-nação da Fundação da Vila deSão Vicente, o deputado estadu-al Paulo Alexandre Barbosa(PSDB), foi homenageado pelosserviços prestados à comunida-de. O deputado já repassou maisde R$ 2,5 milhões de recursosatravés de emendas parlamenta-res ao municípioTelefone mudoO vereador santista José Lasca-ne (PSDB) foi uma das pessoasque mais vibrou com a inaugura-ção da Passarela para Portado-res de Necessidades Especiaisque passam a ter acesso ao ba-nho de mar. Lascane fez essa so-licitação ao prefeito Papa em fe-vereiro do ano passado. Masnem tudo é alegria na vida dovereador. Há quase dois mesesele tenta, sem sucesso junto àpresidência do Legislativo, res-tauro da linha telefônica de seugabinete

RecomendaçãoNo boletim eletrônico do deputa-do estadual Fausto Figueira (PT),a informação de que o alto coman-do da Policia Militar, diante dosurto de diarreia na Região, reco-mendou que os policiais escala-dos para a Operação Verão no Li-toral, “não tomem água da tornei-ra ou de filtro”. Usem só água in-dustrializada em garrafa ou copo.Nuvem passageiraNão são poucos os que acreditamque a animosidade entre o depu-tado estadual Luciano Batista(PSB) e o prefeito vicentino TercioGarcia (PSB) é nuvem passageira.Creditam a um possível desenten-dimento entre as partes a origemdo pedido de rescisão de convê-nio relacionado à construção deviadutos e passagens de nível notrecho urbano da Rodovia dos Imi-grantes, firmado pela Secretaria doEstado dos Transportes e a Pre-feitura de São Vicente. Parece quea nuvem já se dissipou.

ESPAÇO ABERTO/JANEIRO/2010 - PÁGINA 3ANIVERSÁRIO

• No próximo dia 29, às 19h, médi-cos de São Vicente se reúnem paradiscutir a fundação de uma entida-de representativa da categoria nes-se Município. Movimento é apar-tidário e, segundo os organizado-res, o objetivo maior da futura as-sociação é a valorização dos profis-sionais, além do resgate da qualida-de de vida dos médicos. Até o fe-chamento desta edição, o local doencontro não havia sido definido.

São Vicente está em festa,pois completa nesta sexta-fei-ra, 22 de janeiro, 478 anos, co-memorados com inauguraçõese vários eventos, entre eles, a28ª edição do maior espetácu-lo teatral em areia de praia domundo, a Encenação da Fun-dação da Vila de São Vicente.

O clima de festa começousemana passada quandoMartim Afonso, ou melhor, oator global Henri Castelli che-gou à cidade para se enteirarda responsabilidade de dar vida ao funda-dor de São Vicente, a primeira vila do país, oberço da democracia americana.

Mas, nesse aniversário de 478 anos,muitos são os motivos para comemorar, pois

Artigo

A coerência deu frutos

* Tercio Garcia é prefeito reeleito de São Vi-cente e presidente do Comitê da Bacia Hidro-gráfica da Baixada

* Tércio Garcia

São Vicente chega aos 478 anos comemorandoos resultados de um projeto de resgate do Municí-pio que teve início em 1997 a partir da união de umgrupo de pessoas preocupadas com os destinos daPrimeira Cidade do Brasil. Pessoas que estavamsaturadas das intrigas e maledicências que domina-vam o notíciário resolveram abolir de vez o negati-vismo e abraçaram os desafios causados justamen-te por anos de omissão daqueles que se deixaramlevar por temas menos importantes.

O grupo foi crescendo e a boa nova alcançoutodos os segmentos da Cidade, que reconduzi-ram por três eleições consecutivas aqueles quecomungam o mesmo ideal. Diante das conquis-tas em obras de infraestrutura e, principalmen-te, avanços nos aspectos sociais, a populaçãoprestigiou nas urnas os engajados no mesmoprojeto que havia começado em 1997.

O movimento cresceu a tal ponto que osprojetos sociais e os investimentos mudaram aCidade e resgataram a autoestima do seu povo.O que quero ressaltar neste momento de festejodos 478 anos de São Vicente é a importância dese manter a coerência. A fibra daqueles que sou-

beram se manter nos trilhos e prosseguir enfren-tando as dificuldades financeiras deu frutos e foireconhecida pela população. Hoje colhemos oprêmio dos que enfrentaram o bom combate,dos que não se deixaram levar pelas adversida-des que caracterizam os grandes desafios.

Fica a lição de que o povo percebe, assimilae premia os que se mantêm coerentes com seusprincípios, com suas atitudes e com suas histó-rias de vida. A sabedoria popular mostrou a im-portância de se manter os ideais e de se respeitaros históricos companheiros.

São Vicente chega aos 478 anos madura, res-ponsável e, ao mesmo tempo, vibrante, apaixo-nada como uma jovem encantadora que soubevalorizar sua história e usar esta imensa energiapara seguir rumo ao futuro. Hoje preparamos aCidade para as oportunidades que surgirão naspróximas décadas. Sabemos que a juventude es-pera de nós uma estrada pavimentada, ilumina-da e, sobretudo, inspirada em ideais inquebran-táveis de comprometimento e respeito ao serhumano.

Com “Martim Afonso” em casa, Cidade comemora aniversárioo prefeito Tércio Garcia (PSB)entrega à população, equipa-mentos de saúde, assistênciasocial, valorização do patrimô-nio histórico e um veículo deComunicação. Dando conti-nuidade ao programa de inau-gurações, entrega hoje (22), às12h, a primeira rádio pública eeducativa do Litoral, a RádioPrimeira FM (atualmente emfase experimental) na Av. Pa-dre Manoel da Nóbrega, 1275,Itararé. Amanhã (23), entrega

a unidade de Saúde da Família, no Parquedas Bandeiras (Área Continental).

Encenação – Todas as noites, o clima defesta chega a seu ápice, com gente de dife-rentes regiões brasileiras, também estran-

geiras, disputando o melhor ângulo para as-sistir ao maior espetáculo da terra em areiade praia: a Encenação da Fundação da Vilade São Vicente, neste ano sob a direção deRoberto Marchese, que dirigiu também aprimeira versão do espetáculo no início dosanos 80.

A encenação prossegue até domingo(24), sempre às 20h, na Praça Tom Jobim,Praia do Gonzaguinha com 1.270 atores dacomunidade, entre eles a jovem Marissoldias, que venceu o concurso para interpre-

tar a índia Bartira, que juntamente com JoãoRamalho, vivido pelo ator Júlio Rocha seráo fio condutor do espetáculo que a cadaano tem novo enfoque. O elenco globalparticipando do espetáculo é formado porHenri Castelli (Martim Afonso); Júlio Ro-cha (João Ramalho), Nuno Leal Maia (Pe-dro Álvares Cabral), Juliana Knust (Ana Pi-mentel) e Cissa Guimarães (América). A po-lêmica Rogéria viverá o personagem Euro-pa, criado para esta versão do espetáculoque ganhou efeitos de cinema.

Márcio Pinheiro - PMSV

Encenação atraigrande público

PÁGINA 4 - ESPAÇO ABERTO/JANEIRO/2010

OLHO NA ESCOLA – BOCA NO TELEFONETels.: 3234-1071 e 3234-9892 / Fax: 3223-1506Sindicato dos Professores de Santos Baixada e Litorais Norte e Sul.

ILDEFONSO PAZ DIASPRESIDENTE/DIRETORIA

SINPROSANTOS

ANIVERSÁRIO

Forte terremoto atinge o HaitiTodas as nações se assustaram e sentiram a

vontade do heroísmo no atendimento aos queatingidos foram na tragédia que abalou o mun-do: o terremoto que atingiu o Haiti e matoutantas pessoas.

Ainda não há informações claras da tragédia.Em nós que assistimos pelo televisor o horror do terremoto e a

quantidade de mortos fica a tragédia que nos faz ajoelhar e pedir a Deusque atenda o povo do Haiti.

Aqui no Brasil temos a certeza, que todos choram pelo triste acon-tecimento.

O Brasil teve heróis participando da catástrofe e que não voltaram.É o Brasil que chora por si mesmo e pelos falecidos no Haiti.Quanto mais se escreve, mais chora-se pelos mortos brasileirosNosso País em prantos bate palmas aos que foram, mas, mostra-

ram o quanto faz o Brasil em ajudar os que precisam.Choremos todos e continuemos a ajudar o Povo do Haiti em tudo

que puder fazer.Façamo-lo.Todo Brasil chora, todo Brasil emocionado reza pela recuperação

do Haiti

Artigo

*Roberto Francisco dos Santosé prefeito de Praia Grande

Praia Grande, uma existência profícua

Praia Grande completa este mês43 anos de existência profícua. Desdeque deixou de ser um simples bairrode São Vicente atingindo sua emanci-pação política. A Cidade passou a tercaracterísticas que a tornou muito es-pecial. Em razão disto, a tarefa de ad-ministrá-la tornou-se um grande desa-fio. É um dos municípios mais novosdo País e um dos que mais crescemdemograficamente. Como EstânciaBalneária, vive uma situação atípicafrente às cidades em geral, possuindomais imóveis de veraneio que residên-cias fixas e com isso, uma populaçãoflutuante que ultrapassa um milhão depessoas na temporada de verão.

Tivemos, ao longo deste primeiro

*Roberto Francisco dos Santosano de governo, o cuidado de adotarmedidas para assegurar que todos osserviços demandados pudessem seroferecidos com a qualidade usual. En-tregamos obras de qualidade, elabora-mos um plano de trabalho envolven-do setores que merecem atenção es-pecial, como segurança, coleta de lixoe limpeza das praias, saúde pública etrânsito; cobramos muito dos respon-sáveis por essas áreas, principalmen-te a integração entre equipes de traba-lho, que deve fluir sem interrupções,calcada na experiência dos anos ante-riores.

Todo ano a temporada de verão ésempre um grande desafio. Recebe-mos mais de 1,5 milhão de pessoasvindas dos mais diversos rincões doEstado e até mesmo do estrangeiro.Para enfrentar este desafio nos prepa-

ramos com planejamento e ações pre-ventivas e integradas com reforços dasforças policiais. Continuamos este anocom o lema da Tolerância Zero, tudoem prol de propiciar aos turistas, ve-ranistas e moradores maior tranqüili-dade. Fatos isolados acontecerão aquie em outros municípios. Isto é impos-sível de conter, mas, o mais importan-te é que estamos conseguindo dar pazàqueles que para cá veem em busca dolazer e do descanso merecido.

Agora que chegamos ao início donosso segundo ano de mandato, po-demos comemorar o sucesso desseplano que deu melhor qualidade de vidaaos nossos habitantes, aos turistas everanistas.

Quarenta e três anos separam acidade turística do antigo bairro vi-centino.

Estamos falando de Praia Grande,um dos municípios litorâneos mais pro-curados durante a temporada de Verão.

No último dia 19, a cidade com-pletou 43 anos de emancipação políti-co-administrativa e comemorou a dataem grande estilo com missa, inaugura-ção da nova sede do Lar São Francisco(Casa do Idoso), ao lado do Ambulató-rio de Especialidades no bairro Mirime com show do cantor Alexandre Pires,no baile oficial realizado no Palácio dasArtes, enquanto a banda paulistana Ini-migos do HP se apresentou no palcomontado na Praia da Aviação.

A programação festiva teve iníciono dia 15 e prossegue até o próximodia 30, com inaugurações e shows naPraia do Boqueirão. Nesta sexta-feira(22) às 18h, o prefeito Roberto Fran-cisco (PSDB) inaugura o espaço Por-to do Saber, na esquina da Av. SãoPaulo, com a Rua Dair Borges, no Bo-

O bairro que se tornou um show de cidadequeirão. No local funcionarão a bibli-oteca pública e salas de aula do proje-to Super Escola Cultural.

Em recente coletiva, o prefeitoRoberto Francisco, enfatizou que aAdministração está preparando a Ci-dade para o futuro: “A exploração depetróleo e gás na Bacia de Santos, teráforte impacto na região, por isso esta-mos realizando obras viárias, infraes-trutura nos bairros, habitação entreoutras melhorias. A cidade recebe tam-bém importantes investimentos porparte da Sabesp e a CPFL construirá aSubestação Praia Grande III, que au-mentará a capacidade da rede de ener-gia no Município”.

O prefeito destacou como obrasprioritárias a construção de um viadu-to na Rodovia Padre Manoel da Nó-brega e outro na Av. Ayrton Senna.Destacou também, investimentos naárea da Saúde e a construção de duasnovas escolas.

Shows – a programação do “Showde Verão é Você - 2010”, continua e

nesta sexta-feira (22), quem se apresentaé o cantor Belo; no sábado (23), a duplaMaria Cecília & Rodolfo (camarote, R$10,00); no domingo (24), o Grupo Exal-tassamba (camarote, R$ 20,00); dia 29 éa vez do grupo Revelação (camarote, R$20,00) e encerrando a programação nodia 30, o grupo Harmonia do Samba, li-derado pelo vocalista Xandy, comemo-rando quinze anos de carreira.

Para assistir aos shows em localprivilegiado (camarotes), ingressos sãovendidos no Fundo Social de Solidari-edade, na Rua Paulo Fejin, 775, noBoqueirão. Acesso livre para quemoptar por assistir aos shows na areiada praia.

Origem – O 6º prefeito de PraiaGrande, Roberto Francisco em seu ar-tigo (nesta página) sobre a cidade, nãoesconde o orgulho de fazer parte des-ta história que começa quando ele nas-ceu em 1953.

Neste ano aconteceu o primeiromovimento pró-emancipação do dis-trito de Solemar. Sem êxito.

Em 1962, em nova tentativa deemancipação foi criada uma comissãoque fundou o Movimento Pró-Eman-cipação que após muita pressão, con-seguiu da Assembleia Legislativa, odesmembramento do distrito de Sole-mar e do subdistrito do Boqueirão. Noano seguinte foi realizado um plebis-cito para homologar a emancipação.

No meio do caminho para a eman-cipação, mais um revés. Em 1964 aPrefeitura de São Vicente impetroumandado de segurança contra o ple-biscito, acatado pelo Tribunal de Jus-tiça do Estado.

Contando com o apoio de algunspoucos deputados, em 1966, o Movi-mento teve reconhecido o direito de eman-cipação do que hoje é Praia Grande.

Em 16 de outubro daquele ano, oSupremo Tribunal Federal (STF) re-conheceu o município que foi oficial-mente instalado em 19 de janeiro de1967, com a posse do interventor fe-deral Nicolau Paal.

Praia Grande, hoje, em nada lem-bra o passado recente de bairro. Noinício dos anos 90, registrou um turis-mo desordenado, mas em 1993, umaLei disciplinou esta questão e Muni-cípio passou por grande transforma-ção. Com obras de infraestrutura bá-sica e melhorias em geral a cidade tor-nou-se um dos destinos mais procu-rados por turistas, principalmente natemporada de verão. Praia Grande émuito mais que praia, é um show deVerão!

ESPAÇO ABERTO/JANEIRO/2010 - PÁGINA 5EDUCAÇÃO

Ildefonso Paz Dias

Fala Professor

*Ildefonso Paz Dias - Presidente do Sindicatodos Professores de Santos, Baixada e LitoraisNorte e Sul.

Santos queridaAlgo senti. Olhei em torno de mim

mesmo para lembrar-me do que tinha desaber.

Senti-me satisfeito, alegre, empolgadocom o acontecimento que emergia para oar, a força, a alegria, o prazer e a vontadesempre crescente de estar em SANTOS.

Querida, amada, aplaudida, respeita-da, permanentemente recepcionando to-dos os que descem para sentir o mar, acei-tar o céu, aceitar o cumprimento dos jo-vens e adultos nas praias, na cidade,enfim em todos os lugares onde chegame recebem o sorriso do nosso povo quefala, canta, aplaude, explode em alegriasque não param, no prazer que emociona,empurra para as delícias do ver, do sen-tir, do envolver-se em momentos de pra-zer, gentil, afável, generosa, principalmen-te, na data que explode: 26 de Janeiro.

Viva Santos!

Cidadania e entretenimento nas férias escolaresQuem já participou

quer voltar, quem aindanão, aguarda uma opor-tunidade porque a di-versão é garantida. Es-tamos falando da pro-gramação de férias pro-movida pela Polícia Mi-litar, nos famosos Clu-binhos de Férias, ondeo aprendizado, inclusi-ve sobre cidadania, étão gratificante quan-tos as atividades e pas-seios realizados.

Cubatão - Sob a co-ordenação do Cabo PMLorivaldo Salomé, oClubinho de Férias daPolícia Militar de Cuba-tão, em sua 48ª edição, reúne 750 crianças.Na programação, passeios, diversas ativi-dades educacionais e recreativas com a par-ticipação de 116 monitores.

Santos - O Clubinho de Férias da Polí-cia Militar em Santos, cujas atividades se-guem até o próximo dia 25, reúne, neste ano,450 crianças com idades de 7 a 12 anos, dis-tribuídas em três pelotões de acordo com a

faixa etária, realiza passeios culturais e ati-vidades esportivas. O passeio preferido dacriançada continua sendo a visita ao Canilda Polícia Militar, na Capital, onde além doscães “policiais”, assistem ao treinamentoda cavalaria, na qual a “escola de volteio”leva as turmas ao delírio.

Em sua 39ª edição, o Clubinho de Féri-as, cujo ponto de partida para as diversas

Divulgação/PM

Visita ao canil da PM, um dos passeios mais apreciados

atividades é o pátio daUnip, na Av. RangelPestana, programoupara o encerramento,na segunda-feira (25),uma tarde de muita ale-gria no Clube Sírio Li-banês. A coordenaçãoé do Capitão PM Gus-tavo Magnani, com mo-nitoramento da Sargen-to PM Joyce e da CaboPM Conceição.

Escola Total - Di-versão e cidadania para600 crianças é o queproporciona o progra-ma Santos Criança –Escola Total nas Fériasque transformou a As-

sociação Atlética Portuária, no Marapé, noponto de encontro da alegria. Através daSeduc, as crianças de 6 a 15 anos, sob aorientação de 54 educadores, coordenadospor Maria José Marques, participam de ati-vidades lúdicas e recreativas.

A Prefeitura de Santos, em parceria comas empresas Breda e Marimex, disponibilizalanche e transporte.

VARIEDADESPÁGINA 6 - ESPAÇO ABERTO/JANEIRO/2010

Nesse ano temos a regência de Vê-nus e Afrodite. Primeiramente Vênusrege os signos de Touro e de Libra e aDeusa do Amor, Afrodite, que nasceu

Em 2010 – ama-te a ti mesmo em primeiro lugar....das espumas do mar, evidencia que amarnão significa mover-se até o outro, poiso amor verdadeiro não depende do ou-tro. A prioridade é você. Quando deixa-

mos na mão dos outros a nossa felicida-de, estamos dando carta branca para quedecidam o que é melhor para nós.

A partir desse ano devemos nos

levar mais a sério, independente daidade, profissão e classe econômica. Éhora de buscar a felicidade através doconhecimento, pois esse é o poder que

Nas Bancas

agregamos para a vida. Quem quer opoder pelo poder é melhor refletir,para não ficar escravo dele. Venus nãoescraviza, ama, liberta.

ÁriesDeve começar a restaurar a confiançaalheia; estará começando um novo ci-clo em sua vida e o mais interessante éque tudo se dará de uma maneira rápi-da, ou seja, queimando etapas. Por-tanto seja fiel aos seus desejos e con-cretizações.TouroCom o seu planeta regendo esse ano,será bastante requisitada por todos asua volta, tanto no sentido profissio-nal, como emocional. A iniciativa mai-or deixe para o mês de maio. Use co-res azul e rosa durante o ano.GêmeosVai querer colocar logo em prática tudoo que precisa saber e fazer, mas procu-re aguardar o tempo certo. Prepare-separa articular as situações antes de co-locá-las em prática. Acordos em todosos sentidos devem ser favorecidos.CâncerEstará num ano de muita fecundação,portanto coloque suas idéias no papele elabore um plano de ação. Pense nosdetalhes e nas parcerias que se farãonecessárias. Faça um curso diferenci-ado esse ano, será bom para sua eleva-ção de alma.LeãoEsse ano vai se deparar com a Justiça.Acione toda a sua capacidade de arti-culação e defesa de suas idéias, nãoconfie em pessoas que podem dizerque vão lhe ajudar e depois esquece.Procure ter cautela com pessoas quecontrata para pequenos serviços.VirgemDurante esse ano, tenha cautela com acomunicação, não permita que lhe di-gam mentiras, seja sempre claro nas suasreflexões e verbalizações, principalmen-te no segundo semestre. Reflita mais.LibraMais uma vez, um ano de Vênus querege o seu signo, portanto chegou ahora da virada. Sua vida poderá mudar

radicalmente. Encontrará a firmeza ne-cessária para acolher tais mudanças.Use muito a força do pensamento.EscorpiãoAlgum sinal de cansaço que pode sen-tir no começo do ano, irá mudar, poisterá uma melhora de animo bem forte.Aproveite esses momentos para re-solver pendências principalmente asprofissionais. Não fique em um traba-lho que não goste, procure renovar.SagitárioSentirá vontade de arregaçar as man-gas e visualizar um mundo melhor,com mais justiça social. Não se esqui-ve de participar de movimentos soci-ais, inclusive que envolva crianças eidosos. Seu destino estará sendo deci-dido pela sua capacidade de agir.CapricórnioO ano de 2010 entra com o sol no seusigno. Pense um pouco mais e dimi-nua o ritmo de trabalho. Muitas men-sagens sugerem uma nova forma devida, inclusive se preocupando comsua saúde. Não esqueça que, nesse ano,serão cobrados exercícios físicos; nãodeixe de fazê-los.AquárioPense que alguma crise que teve nosrelacionamentos se deu pela agressi-vidade que pautou suas transações.Assim suspenda as ofensas, mude suaatitude, entenda que precisa ter maisjogo de cintura. A radicalidade nãolevará a nada. Faça exercícios físicospara se livrar da tensão momentânea.PeixesNesse novo ano se prepare para tra-balhar bastante, produzir e crescer.Tudo só depende de você, do seutrabalho e empenho. As oportunida-des aparecerão principalmente, apóso mês de março. Você estará comenergia de sobra para lidar com osobstáculos que surgirem. Aproveitepara usar pedras azuis próximas avocê.

Espaço Astral

Silvia Helena

Silvia Helena - Astróloga - Tel: 3466-4500 - Site: www.stellium.jor.br - E-mail: [email protected]

DISTRIBUIÇÃODIMARE S.A.

ESPAÇO IN ESPAÇO ABERTO/JANEIRO/2010 - PÁGINA 7

A colunista social, Sandra Netto que comemorou idadenova em férias pelos Estados Unidos, posa com MarilynMoroe no Museu de Cera Madame Tussands, emHollywood. Após as festas de fim de ano na terra do TioSam, onde participou do tributo a John Lennon, Sandraretomou a Coluna Gente&Fatos do Jornal Perspectiva.

Luiz Carlos Ferraz

Recentementehomenageado pelaPolícia Militar com aMedalha Centenário do6º BPM/I, o vereadorsantista ManoelConstantino foiempossado mais uma vezna presidência daSociedade deMelhoramentos do JardimRádio Clube, da qual ésócio há 30 anos.

*A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta, procurou esquecer acorreria e os problemas administrativos, no agito inevitável,durante o show de Ivete Sangalo. A rainha do axé botou práquebrar e no camarote da prefeita, que estava rodeada dejornalistas (de sua equipe), não faltou animação.

UniSantosProfessormestre MarcosMedina Leite éo novo reitorda UniSantosem solenidadede posse.

Desabafo do SambaSurdo, pandeiro, tamborim... está chegando a alegria

É CarnavalOs ensaios têm hora mar-

cada nos barracões onde ho-mens e mulheres trabalham atodo vapor. Apassista ajusta asandália, a baiana, mesmo semtabuleiro, admira a alvura do tur-bante, a bateria arrepia ao somdo apito do mestre e o enredoestá na ponta da língua de toda aEscola porque falta muito pou-co para o Reinado de Momo co-meçar no país do Carnaval.

Em Santos, a Corte Carna-valesca formada pelo rei momoDarwin Ferreira Barbosa(Babi), a rainha Rosangela Bar-reto (União Imperial) e a prin-cesa Joice dos Santos (VilaMathias), o cidadão e a cidadã-samba Jadir Muniz de Souza eSelma Donizeti Lessa de Fran-ça, ambos da X-9, está ansiosapara abrir os desfiles na Passa-rela do Samba “Dráuzio daCruz”, na Zona Noroeste e re-

cepcionar as 16 escolas de sam-ba do município, distribuídasem dois grupos: Especial e deAcesso que desfilarão nos dias13, 14 e 15 de fevereiro.

A apuração será realizadadia 17 de fevereiro, às 12h. Aescola campeã receberá R$ 5 mile a vice, R$ 3 mil.

Programação:Dia 13 – Grupo 2 - Acesso22h - Camisa Alvinegra: 23h -Mocidade Dependente do Sam-ba; 0h - Vila Mathias; 1h - Me-tropolitana e 2h - Unidos daZona Noroeste;Dia 14 - Grupo 1 – Especial21h30 - Real Mocidade Santis-ta; 22h40 - Bandeirantes do Sa-boó; 23h50 - Amazonense; 1h -Brasil; 2h10 - União Imperial;Dia 15 - ainda Grupo 121h30 - Vila Nova e 22h40 -Unidos dos Morros.

* O músico Arnaldo Catalã nos dá conta do novo ende-reço da Associação dos Artistas: Rua Pêro Correa, 581B, em São Vicente.

Santos tem 271 km², dosquais apenas 39,4 estão naIlha de São Vicente, onde seconcentram os espaços ur-banos e 99% da populaçãosantista. Nossa área insularnão dispõe mais de espaçoslivres para receber grandesempreendimentos empresa-riais, estando urbanizadaquase na totalidade.

Os outros 231,6 km² ficamna Área Continental, com-posta em grande parte porreservas de preservaçãoambiental, verdadeiros pul-mões verdes responsáveispelo equilíbrio do ecossis-tema regional. Associadasaos espaços preservados,existem trechos onde po-dem ser implementadosprojetos portuários, semprejuízo ambiental.

E é justamente para láque rumam empreendimen-tos importantes para o de-senvolvimento de Santos ede todo Brasil. São cerca de30 km², quase totalmente àborda d´água, com fácilacesso à infraestrutura lo-gística, os quais se adequama receber empresas e servi-ços de apoio à produção degás e petróleo na Bacia deSantos.

O primeiro grande proje-

Artigo

* João Paulo Tavares Papa

Rumo ao Continenteto em construção no Conti-nente é o Terminal Embra-port, um investimento de R$1,2 bilhão que demandará1.200 empregos diretos. APrefeitura trabalha intensa-mente de modo a garanti-lospara a população local, pormeio de capacitação.

Já o projeto Barnabé-Ba-gres, a ser implementado pelogoverno federal, é acompa-nhado de perto pela Adminis-tração Municipal. O novoterminal possibilitará que oPorto de Santos tenha suamovimentação ampliada emmais de duas vezes. Nossocontinente deverá receberainda uma plataforma deapoio naval, com estaleiropara reparos e também paraatividades ‘offshore’ ligadasao petróleo e gás.

Tratamos tais expectati-vas com um otimismo realis-ta, já que não estamos falan-do de empreendimentos lo-cais ou regionais, e sim deprojetos de abrangência na-cional, todos fundamentaispara o futuro do País. A eco-nomia vai se fortalecer, se-rão gerados mais empregose oportunidades que levarãoSantos ao desenvolvimentosustentável e à melhoria daqualidade de vida.

* João Paulo TavaresPapa é Prefeito de Santos

Anderson Bianchi/Secom/PMS

*SOS Foliões: O Carnaval está batendo à porta e o EspaçoAberto lança um SOS aos foliões: o primeiro que encontrar ocolunista Toninho Madrugada, entre em contato conosco pelotelefone 3219-1296. Já batemos tambor em direção ao municí-pio de Bertioga, onde pedimos ajuda ao periódico Expresso Espe-rança. Lá, deixamos uma mensagem para o Lord Madrugada: “ômeu irmãozinho, aproveitei a sua coluna Desabafo doSamba para desabafar: o Carnaval vira sua cabeça e en-torta a minha; escrever sobre as remandiolas de sua espe-cialidade é batida descompassada no samba do crioulodoido. Axé meu irmão (N.F.M.)

Ronaldo Resende

Divulgação

O Côrte santista pronta para o Carnaval

PÁGINA 8 - ESPAÇO ABERTO/JANEIRO/2010 ANIVERSÁRIO

ACidade voltou a ser o cen=tro das atenções nos maisdiversos setores e a ex-

pansão tomou conta das conver-sas, sejam elas de mesa de nego-ciações ou botequim.

Santos é cenário de comerci-ais, documentários, filmes e nove-las; assim como é objeto de análi-se para implantação de projetosdiferenciados e audaciosos, espe-cialmente a partir da descoberta depetróleo na camada de pré-sal, queimpulsionou as atenções da Petro-bras para a região e o interesse dasgrandes empresas da construçãocivil e de outros segmentos.

Para consolidar o trabalho a serdesenvolvido nos próximos anosna Cidade, a Petrobras já apresen-tou à Administração Papa o proje-to arquitetônico da sua Unidadede Negócios da Bacia de Santos,que será construído no bairro doValongo. Será o primeiro prédioverde de Santos.

Santos, destaque nacional

Para comemorar em grande es-tilo essa excelente fase de expan-são, a Administração João PauloTavares Papa (PSDB) programouuma série de eventos e entrega àcomunidade de diversos equipa-mentos, entre eles a passarela paraportadores de necessidades espe-

ciais, na Praia do Boqueirão, obrasimples, mas de extrema importân-cia para cadeirantes, que poderãoatravessar sozinhos a faixa de areiae tomar banho de mar.

A programação comemorativaque teve início no dia 17, com home-nagens alusivas ao dia do Surfista,

lançamento do livro “Guia de Fon-tes de Santos” prossegue até dia 31.

Continente – Como a área in-sular da Cidade não dispõe maisde espaços, a solução para queSantos continue crescer é a expan-são ordenada na Área Continen-tal, respeitando as áreas de pre-servação ambiental. Por essa ra-zão, Papa tem direcionado proje-tos para essa região, com desta-que para o primeiro grande empre-endimento portuário em constru-ção, o Terminal Embraport e, na se-quência, o projeto Barnabé-Bagresdo Governo Federal.

Programação - Dia 23 –12h30- Regata Aniversário da Cidadeem frente ao Aquário Municipal eàs 20h30 – apresentação do violo-nista Euclydes Mattos, no TeatroGuarany.

Dia 24 - 9 h – 1ª Etapa do Cir-cuito de Canoas Havaianas 2010em frente ao Aquário Municipal eVI Caminhada Histórica pelo Cen-

tro de Santos, com saída da PraçaMauá. Dia 26 - 8h- Ato Cívico jun-to ao Monumento de Braz Cubas(Praça da República); 9h – Missa,na Rua 7 de Setembro, 34 (ColégioSantista); 10h, entrega do Centrode Atividades Integradas de San-tos (CAIS) - Colégio Santista; 12h– Sessão Solene na Câmara (SalaPrincesa Isabel) na Praça Mauá –orador, Vereador Roberto OliveiraTeixeira e às 20h, o cantor Toqui-nho se apresenta com a OrquestraSinfônica Municipal de Santos, naPraia do Gonzaga; Dia 27- 10h,inauguração da Unidade Saúde daFamília do Castelo; 20h30, apre-sentação do Balé da Cidade deSantos, no Teatro Coliseu; Dia 29- 10h, entrega das obras de res-tauro e ampliação do Centro deSaúde Martins Fontes e dia 31-10h, 4ª Edição da Maratona Aquá-tica Internacional de Santos, emfrente ao Colégio Escolástica Rosa(Praia da Aparecida).

Inauguração da passarela especial. Obra simples, mas de grandealcance social

Francisco Arrais/Secom/PMS