jornal do meio nº 9

8
Ano 2 • Nº 9 • Julho de 2014 | O temor do Senhor é o princípio do saber”... Pv 1.7 www.jornaldomeio.com | E-mail: [email protected] tiragem 15.000 exemplares circulação Goiás e Distrito Federal distribuição Gratuíta PROGRAMAS DE ERRADICAÇÃO DAS DROGAS FORMAM ALUNOS O Jornal do Meio é impresso em papel certificado FSC, com garantia de manejo florestal responsável. O página 5 página 4 Adaptação de programa norte-americano faz sucesso no Brasil com milhares de alunos formados pelo Proerd em parceria de secretarias de Educação com a Polícia Militar. Em Novo Gama nove mil alunos já formaram. página 8 página 3 página 7 página 7 Primeira usina de Brasília pode ser tombada Social Política Jogos Estudantis Presidente do Supremo Imposto de Renda Ong luta pela preservação e consegue vistoria do patrimônio Histórico e Artístico de Goiás e IPHAN DF, no Ribeirão Saia Velha onde ainda tem marcas do tempo do Império. Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade Candidatos a governador de Goiás e Distrito Federal intensificam a corrido pelo voto. Melhores atletas de Goiás irão representar o Estado em Londrina/PR e João Pessoa na Paraíba. página 5 Vapt Vupt Segplan inaugura mais uma unidade em Formosa e Cristalina. Em Novo Gama está previsto a reabertura ainda este mês. página 6 Entrevista Empresa apresenta alta qualidade urbanística em loteamento residencial. Luiz Lissner, diretor comercial da Damha Urbanizadora fala ao Jornal do Meio sobre o conceito inovador para se viver bem. página 7 Álcool Estudo mostra que diminuição diário do consumo, diminui doenças do coração página 7 Saúde Câmara aprova obrigatoriedade de equipe médica com ambulância em local de grande concentração de público. Joaquim Barbosa adia aposentadoria Leão libera lote de restituição página 4 foto Paulo Cabral

Upload: jornal-do-meio

Post on 01-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Ano 2 - Nº 9

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Meio nº 9

Ano 2 • Nº 9 • Julho de 2014 | “O temor do Senhor é o princípio do saber”... Pv 1.7

www.jornaldomeio.com | E-mail: [email protected]

tiragem 15.000 exemplarescirculação Goiás e Distrito Federaldistribuição Gratuíta

Programas de erradicação das drogas formam alunos

Compras de Natal

SAÚDE: Municípios punidos por irregularidadesNovo Gama, Alexânia e Anápolis terão que corrigir pendência

foto Paulo Cabral

Deputada recebe o prêmio da Subsecretária de Educação Maria da Guia

A proximidade do fim de ano faz com que o comércio nos Shopings promova sorteios de brindes para conquistar o consumidor.

Sônia Chaves tem trabalho reconhecido

Governo Junto de Você vai atender em Valparaíso

Ano 1 | Nº 2 | Dezembro de 2013 | “O temor do Senhor é o princípio do saber...” Pv 1:7 página 7

página 5

página 4

Será a última edição do Governo Itinerante em 2013 nos dias 12 a 15 de dezembro página 7

O J

orn

al d

o M

eio

é im

pre

sso

em

pap

el cert

ificad

o F

SC

, co

m g

ara

nti

a d

e m

an

ejo

flo

rest

al re

spo

nsá

vel.

www.jornaldomeio.com | E-mail: [email protected]

EntrevistaFrei Vicente lança livro e fala ao Jornal do Meio

página 6

GamaDeputado Agaciel Maia leva Frazão para o PTC

página 3

Bem vindo!Jornal do Meio é bem recebido no DF e Enterno

página 8

tiragem 10.000 exemplarescirculação Goiás e Distrito Federaldistribuição Gratuíta

Morre chefe de gabinete da prefeitura de Novo GamaMarivaldo Pires da Silva, chefe de gabinete da prefeitura de Novo Gama, morreu na noite de segunda-feira (18/11), ao sofrer um infarto quando jogava bola com amigos. O corpo de Mário, como era conhecido foi velado no ginásio de Esportes da cidade e transladado para Nerópolis-GO onde foi sepultado. Mário era casado com Marcélia Medeiro Leão Pires e deixou quatro filhos. O prefeito Everaldo Vidal decretou luto de três dias.

* 12.04.1977 † 18.11.2013

foto Rodrigo Cabral

Campo e Saúde atende pessoas carentes

O Ministério da Saúde pune vários municí-pios em todo o país, por irregularidades no

cadastro de profissionais das equi-pes apontadas pelo Sistema de Ca-dastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES). Em Goiás nove

municípios entre eles Novo Gama, Alexânia e Anápolis, foram penali-zados com o não pagamento cor-respondente ao Piso de Atenção Básica (PAB) do mês de setembro de 2013. Os repasses só serão nor-malizados quando as pendências forem regularizadas.

O trabalho da deputada Sônia Chaves (PSDB-GO), realizado nos municípios do Entorno foi reconhe-cido na entrega do prêmio Poupan-ça Aluno do Governo Estadual em Novo Gama no último dia 26 de novembro. A parlamentar recebeu uma placa pelo serviço prestado à Educação e um troféu pela gestão de apoio a segurança pública que tem baixado os índices de criminalidade no Entorno do DF.

Shoppings se preparam com promoções e sorteios de automóveis

O presidente do Sistema FAEG/SENAR José Mário Scheiner está levando o Programa Campo Saúde para vários municípios goianos, promovendo atendimentos médicos nas localidades mais necessitadas do Estado. A estrutura foi montada no último dia 23 de novembro em Santo Antônio do Descoberto onde a população local pode fazer consultas e realizar exames. página 4

Milhares de pessoas já foram atendidas pelo Governo Itinerante

página 5

página 4

Adaptação de programa norte-americano faz sucesso no Brasil com milhares de alunos formados pelo Proerd em parceria de secretarias de Educação com a Polícia Militar. Em Novo Gama nove mil alunos já formaram.

página 8página 3 página 7página 7

Primeira usina de Brasília pode ser

tombada

SocialPolítica

Jogos estudantis

Presidente do Supremo

Imposto de Renda

Ong luta pela preservação e consegue vistoria do patrimônio Histórico e Artístico de Goiás e IPHAN DF, no Ribeirão Saia Velha onde ainda tem marcas do tempo do Império.

Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade

Candidatos a governador de Goiás e Distrito Federal

intensificam a corrido pelo voto.

Melhores atletas de Goiás irão representar o Estado em Londrina/PR e João Pessoa na Paraíba.

página 5

Vapt Vupt

Segplan inaugura mais uma unidade em Formosa e Cristalina. Em Novo Gama está previsto a reabertura ainda este mês.

página 6

entrevista

Empresa apresenta alta qualidade urbanística em loteamento residencial. Luiz Lissner, diretor comercial da Damha Urbanizadora fala ao Jornal do Meio sobre o conceito inovador para se viver bem.

página 7

Álcool

Estudo mostra que diminuição diário do consumo, diminui doenças do coração

página 7

saúde

Câmara aprova obrigatoriedade de equipe médica com ambulância em local de grande concentração de público.

Joaquim Barbosa adia aposentadoria

Leão libera lote de restituição

página 4

foto

Pau

lo C

ab

ral

Page 2: Jornal do Meio nº 9

2 Julho de 2014

editorial

A COPA É NOSSA. A LUTA TAMBÉM

Irmão Sol, irmã Lua

Ariomar da Luz NogueiraArquiteto, Urbanista, Escritor,

Professor, Artista Plástico e [email protected]

Paulo CabralJornalista

[email protected]

expediente

Uma publicação da PC Comunicação Ltda.CNPJ: 06 098 106/0001-56 - Inscrição Estadual: 10.369.599-6

Conjunto 1 HI • Rua 01 • Lotes 01 a 07 • Sala 316 • CEP: 72860-151

Novo Gama • Goiás • Fones: (61) 3628-1033 • 9985 0115E-mail: [email protected] • www.jornaldomeio.com

jornalista responsável Paulo Cabral DRT6699DFdiretor jurídico A. Petronilo da Costaeditor de fotografia Rodrigo Cabralprojeto gráfico e diagramação Daniel Dino / Bruno Eustáquio

Os artigos e colunas assinadas são de

inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do jornal.

Em apoio à sustentabilidade e da

preservação ambiental, o Jornal do Meio declara que esta publicação foi

impresso com papel produzido por

meio de florestas cultivadas em áreas não

degradadas e é inteiramente reciclável.

periodicidade Mensal

tiragem 15.000 exemplares

circulação Goiás e Distrito Federal

distribuição Gratuíta

Não se pode ganhar tudo sempre. Pior do que perder para a Argentina é per-

der de 7 x 1 para a Alemanha numa semi-final de Copa do Mundo dentro de casa. Endeu-sar um jogador, mesmo que ele seja bom de bola, também ficou provado nesta copa que não é um bom negócio. O que vimos naquela fatídica terça-feira 8, em Belo Horizonte foi um time apático dependente da sombra chamada Neymar.

Se serve de consolo, o Bra-sil ainda é o único país que participou de todas as copas desde a sua criação, nunca fi-cou de fora e detém o maior numero de títulos. Mais o brasileiro, quando se trata de futebol, é “fominha”, se acha o melhor e esquece de que o mal dos espertos e pensar que todo mundo e bobo. Fica a lição: humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, já foi nos ensinado pelo poeta Paulo Vanzolini que compôs o sam-ba consagrado na voz do mi-neiro Mário Souza Marques Filho, conhecido como Noite

A. Petronilo da CostaAdvogado, Sub-oficial da

Marinha do Brasil e Empresá[email protected]

Ilustrada. Até parece que a composição de 1963, o maior sucesso do cantor na época, fora escrito para consolar os amantes do futebol em 2014. “Chorei, não procurei entender todos viram, fingiram pena de mim, não precisava. Ali onde eu chorei qualquer um chora-va”. Diz o primeiro verso do samba (tão brasileiro como o futebol).

É bom lembrarmo-nos das manifestações pré-copa para não esquecermos os vultosos gastos para a realização desse evento no Brasil e avaliarmos o custo-benefício pós-copa, para o povo brasileiro. Se va-leu a pena? Valeu sim. Porém se faz necessário mais vigilân-cia no campo político e porque não dizer no futebol para não virarmos motivo de chacota. Como disse o Poeta: “Levan-ta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Daqui a quatro anos teremos outra chance, só que fora de casa.

E o sonho do hexa acabou!

Multibelezas naturais do Norte/Nordeste – minha terra, terra minha.

Graciosamente a natureza na sua formação geológica – a terra – nos oferece o mais belo e presencial fenômeno. O nas-cente/poente irmão Sol, irmã Lua na geografia dos entre rios – antigo e lendário Norte Goia-no, hoje Estado do Tocantins, banhado pelos Rios Araguaia/Tocantins, fazendo divisa com os gloriosos Estados do Mato Grosso, Pará e Maranhão.

Pessoas iguais a mim, que é daquelas bandas, daqueles gloriosos confins e lá não se encontra, há de se recordar do imaginário visual, ao lembrar a colorida beleza de um nascer do sol e o surgir da Lua cheia deslizando-se semelhante a um acontecer de magia, o emergir de dentro do Rio Tocantins do mágico pôr do sol - magia dos rincões - sob o céu salpicado pelas manchas das avoantes. Desfrutamos do colorido e do encantamento do encontrar de cores (imagine o encontro de viventes com saudades), do vermelho com o amarelo se transmutando até o azulado

opinativo

que com a despedida do Sol, dá lugar ao cinza claro, gradualmen-te escurecendo, já quase noite – o findar energético do dia-dia no Rio Araguaia, uma triste despedi-da de uma beleza infinita e única, visto que todas as tardes/noites no Araguaia são singulares –pa-recidas, mas únicas.

Mesmo com toda esta beleza, não se pode parar o tempo. O dia se finda e com ele o sol que dá lugar a esperançosa claridade da majestosa lua. É diferente, é belo, é saudável e saudoso, e nos faz perceber o valoroso milagre do existir através do sopro, do res-pirar cheiroso da natureza a nos proporcional energia. O milagre da vida, não somente animal, vis-to que as encarnadas e multicolo-ridas flores silvestres nasciam nos banhados vazantes do Tocantins e de seus afluentes, Rio Corrente, Rio dos Piqueniques e da saga da família Manilico.

Hoje (2014), muito bem repre-sentado pelo meu compadre Raul - compadre Menino, represen-tando símbolos – festas juninas. Vou ao encontro do Rio Araguaia no final do inverno de 2009.Pre-ciso perpetuar minhas sofridas lembranças – não tão sofridas

– já que são imaginariamente bonitas e efetivadas com afetos. Quero e preciso visualizá-las não no meu imaginário, mas no meu coeso presencial pôr do sol. O anoitecer com réstias co-loridas se apagando com o cla-rear prateado da lua cheia sobro e Rio Araguaia. É neste instante que nas suas margens sobre seus seculares barrancos abraça-dos ao meu irmão Joaquim ao meu compadre Carmelo, meu especial amigo Luiz Brigato e aos meus primos Elias, Glênio, Olimpin, Altamir e o Arimateia (o doutor Ary) ouvindo a can-ção “índia” na voz do rei Ro-berto Carlos. Nesse momento mágico da saudade, de muitas lembranças e de várias reminis-cências que hão de surgir com a renovação de nunca esqueci-das, entre elas a do meu querido amigo, o “tio Sebastião”.

Quando escrevi estes lamen-tos, o meu Rio Tocantins já es-tava em um agudizado processo de mortandade – setembro de 2008.

A primeira parte des-sa frase tem sido pronunciada por autoridades e pela

população em geral, muito embora alguns grupos sociais, inconformados com a banda-lheira que se instalou no país, venham se empenhando para que e copa não aconteça, ou pelo menos fique visível aos olhos dos visitantes o que estar acontecendo em nossos pais.

Aqui fazemos coro com a insatisfação da sociedade, espe-cialmente no que se refere aos gastos astronômicos na cons-trução de estádios e na infraes-trutura em geral, imprescindí-veis para a realização do evento.

Entretanto, chamamos a

atenção do leitor para o fato de que, mesmo sem disputar à fi-nal da copa, somos um pais que adora o futebol, temos veneração pelos nossos jogadores e, desde pequeninos somos incentivados a cultuar o esporte, como uma paixão, fazendo com que este esporte faça parte da nossa cul-tura, como tantas outras mani-festações populares, tais como: o samba, o frevo, o forro, o bumba meu boi, a feijoada, o churrasco, a caipirinha, a cerveja, o car-naval, as festas juninas e tantas outras manifestações que enri-quecem e engrandecem a nossa cultura.

Estar provado que o povo sabe distinguir as alegrias do futebol das manifestações con-trárias a realização da copa, isto porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se houve fal-catruas por parte de algumas pessoas e instituições na orga-nização da copa, a não realiza-ção dela não se justifica, pois a alegria de ver nossos jogadores em campo defendendo as cores nacionais, nos enche de orgulho, engrandece a nossa cultura e une

o nosso povo, fortalecendo a nacionalidade, mesmo não sendo campeão.

Entretanto, queremos cha-mar a atenção dos brasileiros para o fato de que a copa não termina no dia 13/07/2014, apenas nesse dia se encerra uma etapa dessa jornada, ini-ciando outra rumo a conquis-ta de nossa soberania popular, cuja data é 05/10/2014. É nes-sa data que devemos desaguar toda nossa esperança, votando em candidatos que possa nos representar, política e adminis-trativamente, defendendo os nossos valores morais e éticos, bem como os nossos impostos, promovendo políticas que dê prioridade a educação, saúde e segurança aos cidadãos, entre outras necessidades prioritá-rias.

Portanto, a copa é nossa e a luta pela moralização pública, também.

Noite do dia de lua cheia no meu recanto paraíso, rancho de pescaria, às margens do Rio Escuro, afluente do Rio Paracatu – Sertão das Minas Gerais. Estou escrevendo meu imaginário imaginar: irmão Sol, irmã Lua.

Page 3: Jornal do Meio nº 9

3Julho de 2014

O Distrito Federal vai definir o seu futuro político nos três meses

que antecedem as eleições em cinco de outubro, em primei-ro turno de 8 às 17 horas e em caso de segundo turno, em 26 de outubro no mesmo horário. Para convencer o eleitorado de 1.997,623 votos sobre quem é melhor para governar a capi-tal da república com 2.789,761 habitantes, cinco partidos lan-çaram candidatos ao Palácio do Buriti. Os protagonistas desse processo contam com vices escolhidos por conve-niência partidária ou afini-dade política, porém acabam se tornando fundamentais na articulação para agregar novas tendências de lideranças ao processo eleitoral.

O governador Agnelo Queiroz (PT) tenta a reeleição mantendo a chapa com Tadeu

Imigrante nordestino che-gou a Brasília no inicio dos anos 70 com os pais e os nove irmãos. Na ba-

gagem apenas um sonho: Fugir da seca que assolava o seu Ce-ará e conseguir trabalho para ajudar o pai e os irmãos.

Francisco Barros Cabral, conhecido apenas por Cabral, trabalhou na construção civil como ajudante em varias áreas até se tornar carpinteiro. O seu esforço nos estudos lhe garan-tiu passar em um concurso pú-blico para motorista do GDF, onde hoje, trabalha na Defesa

Civil, fazendo o que mais gos-ta: Ajudando o próximo. A sua postura como Agente da Defe-sa Civil no manejo e intimida-de com os casos de catástrofes oriundas dos fenômenos da na-tureza, ascendeu à curiosidade de políticos e partidos que co-meçaram a sondá-lo para uma possível candidatura.

Cabral se rendeu a possi-bilidade de postular algo, ou-trora impossível. O filho de um lavrador de Quixadá CE, é candidato a Deputado Distrital pelo PHS.

Por Paulo Cabral

brasiliense

[email protected]

Vendas de Aparelhos Auditivos

Laboratório Próprio

Fabricação de Molde ( acrílico e silicone )

Vendas de Pilhas e acessórios(61) 3339-6699

cabral vai disputar uma vaga na câmara distrital

Funcionário público, tem no trabalho o curriculo para mostrar

foi dado a largadaPartidos definem coligações e “apertam o gatilho” rumo ao poder

Em Goiás o cenário não é diferente. Com uma popula-ção de 6.434 milhões de pes-soas e 4,2 milhões de eleitores o governador Marconi Perilllo (PSDB) também repete a do-bradinha com José Eliton (PP), Iris Resende (PMDB) escolheu o deputado federal Armando Vergilio (SDD), Vandelan Car-doso (PSB) sai com o professor Alcides (PSC) de Aparecida de Goiânia, já Antônio Gomide (PT) indicou Tayrone di Mar-tino também do PT.

A história recente da polí-tica brasileira mostra alguns conflitos entre vice e titular no decorrer do mandato em al-guns estados, Goiás e Distrito Federal também tiveram seus problemas em algum momen-to que não refletem necessa-riamente na escolha para um novo processo eleitoral, onde o importante é mostrar a me-lhor proposta para vencer, e que vença o melhor.

Filippelli (PMDB), José Rober-to Arruda (PR) vem de Jofran Frejat (PR), o senador Rodrigo

Rollemberg (PSB) aposta em Renato Santana (PSD), Luiz Pitiman (PSDB) conta com

Adão Cândido (PPS), já o To-ninho do PSol vem com o pro-fessor Guinle (PSTU).

Francisco Barros Cabral

Page 4: Jornal do Meio nº 9

4 Julho de 2014 metropolitanoPatrimônio Histórico faz vistoria na

1ª usina elétrica de BrasíliaOrganização ambiental pretende preservar o acervo histórico e cultural

Quadra 416 AE 9A/B - Santa [email protected] - www.lajessaofrancisco.com.br

(61) 3394-2535

Postes de Cerca Manilhas Placas p/ muro e casa

LajesLajessão franciscosão franciscoSEGURANÇA - ECONOMIA

PONTUALIDADE

Fabricação de Piso: Sextavado, Paviess, Quadriculado, Liso, Estria 25x25, Guia

Sextavado Quadriculado

Estria 25x25 Paviess

Jogos estudantis do estado de goiás

Melhores atletas irão representar o Estado em Londrina e João Pessoafoto Paulo Cabral

foto Divulgação

foto

Div

ulg

ação

Luziânia sediou na quinta-feira (15/5) a fase dois dos jogos estudantis que se-

lecionou atletas para a fase estadual e nacional. Os clas-sificados no certame estadu-al irão representar Goiás em Londrina/PR e João Pessoa na Paraíba. Os atletas das Regio-nais de Luziânia, Novo Gama e Águas Lindas competiram nos dias 16 e 17 de maio, os classificados disputaram a

vaga nacional nos dias 20 a 22 de junho em Itumbiara.

Ao todo foram 3.300 alunos participantes da competição em 13 modalidades esportivas diferentes que inclui modalida-des esportivas individuais, tais como: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez, nas catego-rias masculinas e femininas e modalidades coletivas: Basque-

te, Futsal, Handebol e Vôlei, masculino e feminino, disputa-dos nas categorias Infanto (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos) - de estabelecimento das redes públicas e privadas que se inscreveram.

As doze cidades pólos que realizaram a segunda fase dos Jogos Estudantis foram: Luziâ-nia, Trindade, Ceres, Poranga-tu, Rubiataba, Inhumas, Quiri-nópolis, Rio Verde e Formosa. Cada pólo recebeu competi-dores e delegação esportiva de três a quatro municípios cir-cunvizinhos para realização da etapa.

Segundo a superintendên-cia de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, O objeti-vo é aumentar a participação esportiva em todas as institui-ções de Ensino do Estado de Goiás e promover a ampla mo-bilização estudantil.

O desfile das delegações teve o apoio da Banda Marcial

Erramos. Na edição anterior repetimos o texto da matéria de inauguração dos Colégios Militares de Valparaíso e Novo Gama no espaço dos Jogos Estudantis. Eis na integra a matéria dos Jogos atualizada. informe

institucionalEldorado Mansões Campestres

Dando sequência a prática da trans-parência em nos-sas ações, temos a

grata satisfação de informar aos moradores e proprietários de lotes no Projeto Eldorado Mansões Campestres que, na data de 01/07/2014, protocolo 6816/2014, encaminhamos a Prefeitura de Santo Antonio do Descoberto, GO, o PROJETO URBANÍSTICO, junto ao qual foi entregue também os projetos de EIA/RIMA, Energia Elétrica, Georeferenciamento, Plantas das Ocupações, Declividades e Planialtimetria, juntamente com as ARTs correspondentes, para exame e aprovação, cum-

prindo, assim, a última eta-pa do protocolo assinado em 09/06/2011 com o Ministério Público, SAD, do qual também participou a Prefeitura.

Encaminhamos também à prefeitura, toda a documen-tação relativa a propriedade do nosso projeto, bem como, os comprovantes de registro do mesmo junto ao INCRA e Receita Federal, com todos os impostos de ITR pagos até esta data. Encaminhamos também à SEMARH Secretaria do Meio Ambiente e dos Recurso Hídri-cos, do Estado de Goiás, cópia do Projeto Urbanístico, com o fim de obtermos a licença de instalação do nosso projeto.

Dando cumprimento a últi-ma etapa do protocolo assinan-do com o Ministério Público local, encaminhamos ao mes-mo, cópia do referido Projeto Urbanístico e demais docu-mentos pertinentes, permane-cendo firmes no propósito de regularizar o Projeto Eldorado.

Dr. A. Petronilo da Costa

Construído em 1757 pela Coroa do Império o desvio no leito do

Ribeirão Saia Velha, foi feito pelos escravos para levar água à fazenda Santa Luzia, hoje Luziânia. 197 anos depois com o advento da construção de Brasília em 1954, a poucos metros abaixo foi construído a primeira Usina Elétrica com a finalidade de abastecer a futura Capital da República. O galpão que guarda parte da historia da Capital encontra-

se abandonado a mercê da ferrugem e das pichações.

Preocupada com a preservação histórica da usina e pela importância cultural que ela representa a Organização Social Ambiental da Fauna e Flora do Brasil – OSAFF vêm fazendo gestão junto aos órgãos competentes para o tombamento e reconhecimento da extensão que abriga o museu, hoje explorado por balneário em área particular.

Uma equipe do Patrimônio Histórico e Artístico do

Estado e Goiás, IPHAN DF, representantes da Marinha do Brasil, da prefeitura de Valparaíso de Goiás e a Deputada Estadual Sônia Chaves (PSDB GO), fizeram uma vistoria no local onde os técnicos irão preparar um laudo para dar prosseguimento ao processo de tombamento.

Por Paulo Cabral

Page 5: Jornal do Meio nº 9

5Julho de 2014 metropolitano

18ª formatura do Proerd em novo gama

Deputada Sônia Chaves oficializa candidatura na convenção do PsdB

Vapt Vupt em formosaSexagésima unidade é inaugurada

Nove mil alunos já foram formados no município

COMPRA VENDA E ADMINISTRAÇÃO

www.jcimoveisdf.com

Quadra 18 - Lote 07 - Sala 201 - Setor Leste - Gama-DFTelefones: (61) 3484-1164 - 8405-7184

Trabalhando por um futuro melhor

VENDO SOBRADO Q. 01 SETOR SUL, GAMA, EXCELENTE PARA CLINICAS, PRÓXIMO AO CENTRO RADIOLÓGICO DO GAMA, HOSPITAL DE OLHOS DO GAMA E H.R.G. TEL. (61) 3385-3982 / (61) 8405-7184

Fazemos contratos e cessão de direitos

A unidade ocupa área de 428 m2 com capacidade para 2.500 atendimentos por mês

Deputada Sônia Chaves

Em clima de copa do mundo 300 alunos de seis escolas muni-cipais formaram pelo

PROERD (Programa Educa-cional de Resistência às Dro-gas) na manhã de quarta-feira 11, em Novo Gama. A Banda da Polícia Militar abriu o even-to tocando o Hino Nacional no salão da Paróquia Imaculada Conceição que contou com a presença de autoridades locais.

O PROERD é uma adap-tação brasileira do Programa norte-americano Drug Abu-se Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. Foi implantado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, hoje adotado em todo o Brasil. Em Novo Gama já formou nove mil alunos e acontece a cada semestre em parcerias com escolas públicas e particulares.

O PSDB de Goiás ofi-cializou na manhã de sábado (28/6), as can-didaturas da chapa

majoritária e dos deputados fe-derais e estaduais para o pleito de outubro. O Governador Marconi Perillo (PSDB) vai repetir a dobra-dinha com o seu vice, José Eliton (PP), tendo Vilmar Rocha como

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Se-gplan) inaugurou na quarta-feira (09/07)

o Vapt Vupt de Formosa, que começará a prestar serviços aos usuários do município e região em agosto próximo. Esta é a se-xagésima unidade do Vapt Vupt inaugurada no Estado, sendo a primeira do interior de Goi-ás que oferecerá os serviços da Defensoria Pública. A solenida-de contou com as presenças do superintendente de Vapt Vupt e Atendimento ao Público, Bruno Perillo, que representou o titu-lar da Segplan, Leonardo Vilela.

O superintendente do Vapt Vupt, Bruno Perillo, ressaltou a importância do comprometi-mento dos servidores públicos para a concretização das metas do Vapt Vupt, que é a de aproxi-mar da população estes serviços. “O Vapt Vupt tem uma grande estrutura; somos a maior rede de atendimento público do Bra-sil. É nossa obrigação, enquanto

gestores públicos, oferecermos serviços públicos de qualidade. Aqui tratamos o cidadão como todos nós gostamos de ser tra-tados: com atenção, cordialida-de e bom atendimento. Isto só é possível porque contamos com o comprometimento de nossa equipe de servidores”, reforçou Perillo. Ele complementou afir-

mando que o sucesso do Vapt Vupt se deve a quatro fatores: planejamento, eficiência, orga-nização e trabalho em equipe.

ConquistaO secretário de Adminis-

tração de Formosa, Rodrigo Natividade, disse que a unida-de do Vapt Vupt é uma grande conquista para a população do

município e região. Em uma área de 428 metros quadrados, no Bairro Formosinha, a nova unidade do Vapt Vupt reúne 14 condôminos, com estimativa de realizar cerca de 2.500 atendi-mentos por mês. A população de Formosa (108.503 habitan-tes, dados do IBGE, 2013) e re-gião terão acesso aos serviços

públicos oferecidos pela Juceg, Celg, Saneago, Sine (Secretaria de Cidadania e Trabalho), Junta Militar, Alvará, IPTU, Defenso-ria Pública, Banco do Povo, Se-faz, Foto Digital, Exame Médico do Detran e @tende+ (Detran, Ipasgo, SSP, Procon).

CristalinaNa quarta-feira (02/07), o

Vapt Vupt de Cristalina, foi inaugurado na Rua Otaviano de Paiva, Quadra 27, Lote 13, Setor Central, em área construída de 421,81 m². A unidade tem capa-cidade para 32.624 atendimen-tos mensais e agrega 14 condô-minos.

Novo GamaA unidade de Novo Gama

fechada desde janeiro, está em fase de finalização das novas instalações, que será na avenida principal do Pedregal próximo ao Banco do Brasil, segundo Bruno Perillo será inaugurado ainda este mês.

os alunos aprendem como se prevenir da violência e das drogas

candidato ao Senado.Oitava colocada na eleição pas-

sada e a única mulher eleita em sua

coligação com 35.486 votos, a de-putada Sônia Chaves oficializou a sua candidatura para o segundo mandato ao lado de Marconi Pe-rillo e Aécio Neves na convenção do partido em Goiânia.

“Vamos para mais um desafio”, comemorou a professora rodeado de amigos, militantes e familiares que a acompanharam até Goiânia.

foto

Pau

lo M

ach

ad

o/

Seg

pla

n

foto

Pau

lo C

ab

ral

Por Paulo Cabral

Page 6: Jornal do Meio nº 9

6 Julho de 2014

Flávio [email protected]

foto

Telm

o X

imen

es

Negócios& Cia

entrevista

Curtas

damha leva novo conceito de urbanismo ao df

A CAIXA acaba de disponibilizar uma nova versão do aplicativo mobile banking para ce-lular. Com a atualização, os clientes poderão aces-sar suas contas por smartphones nas plataformas IOS (Iphone) e Android e ter acesso a novas fun-cionalidades. Os clientes pessoa física da CAIXA passam a ter acesso a algumas das operações que antes eram feitas apenas pelo Internet Banking ou tablets. Dentre as novas opções, estão a contrata-ção de empréstimos, apostas da Mega-Sena, paga-mento de faturas de cartão de crédito, extrato do FGTS e de compras de cartão de débito, adesão ao SMS, entre outros. Para os clientes pessoa jurídica, o acesso possibilita a visualização de saldos e ex-tratos, pagamentos, investimentos, transferências, contratação de empréstimo para capital de giro e diversas consultas. Outra novidade são as contas que exigem mais de um representante para auto-rizar transações financeiras que agora, além de ta-blets, podem ser movimentadas por smartphones.

A TAP começou dia 3 de junho a voar para as cidades brasileiras de Manaus e Belém, inaugurando assim os primeiros dos 11 novos des-tinos que lança ao longo deste Verão. A companhia aumenta assim para 12 o número de cidades servi-das no Brasil, reforçando ainda mais a sua posição de companhia aérea líder mundial na operação para aquele país. Esta operação é realizada em voos circulares Lisboa – Manaus – Belém – Lis-boa, com três frequências semanais, à terça-feira, sexta-feira e domingo, entrando assim a TAP pela primeira vez na região norte do Brasil, a qual pos-sui um grande potencial turístico e uma oferta de voos internacionais ainda reduzida.

Uma loja de brinquedos do futuro: inte-rativa, mas sem perder o lado lúdico do brinquedo e do brincar e voltada para todas as idades, como bebês, que têm nos produtos um estímulo ao de-senvolvimento e aprendizado, inclusive o de lidar com outras crianças. Essa é a proposta da primeira loja do futuro da Ri Happy, maior rede varejista de brinquedos do País. Com tecnologia de ponta e brinquedos interativos em um novo cenário de entretenimento infantil digital, a loja com uma área de 722 m² no Park Shopping Brasília abriu as suas portas ao público no último dia 10 de junho. Outro diferencial da loja do futuro Ri Happy é o incrível espaço Disney, com 67 m², repleto de pro-dutos dos personagens mais famosos do mundo e lançamentos relacionados aos filmes da marca, como Frozen e Aviões 2, que encantam crianças e adultos.

A Damha Urbanizadora, uma das empresas líderes no setor de loteamentos residenciais fechados, iniciou sua trajetória em Brasília em 2012 ao lançar o Residencial Damha I, com investimentos de R$ 80 milhões. O empreendimento

está localizado às margens da rodovia DF-140 e conta com 490 lotes residenciais em uma área total de 398 mil m². Cerca de 20% deste espaço está destinado exclusivamente às áreas verdes e de lazer. Com ele, a

Damha levou à Brasília o melhor conceito de urbanismo do Brasil, com alta qualidade construtiva que a diferencia no segmento de loteamentos fechados e condomínios residenciais, baseados nos pilares integrados de moradia, bem-estar, lazer, segurança, respeito ao meio ambiente e infraestrutura altamente qualificada. Confira a entrevista com Luiz Lissner, diretor comercial da Damha Urbanizadora:

Luiz Lissner, diretor comercial da Damha Urbanizadora

Em que momento decidiram que estava na hora de investir em Brasília?A Damha Urbanizadora decidiu atuar no mer-cado de Brasília, pois a região é muito ativa e próspera, com enorme potencial de desen-volvimento, mas tinha carência de imóveis de qualidade e a preço justo e, a população não tinha muitas opções para residir em casas e não apartamentos. Além disso, boa parte da popu-lação local tem renda estável, o IDH é elevado e a região sofria com problemas da regularização fundiária - grande parte das unidades dos lote-amentos e condomínios horizontais não possu-íam uma escritura definitiva.Quais os empreendimentos que a Damha lançou na capital? Quanto foi investido nes-ses empreendimentos?Atualmente, a Damha possui dois empreendi-mentos na cidade (Cidade Ocidental): o Resi-dencial Damha I e o Damha II. O Residencial Damha I tem VGV de mais de R$ 80 milhões, área total de 398 mil m², sendo que 20% da área total é destinada às áreas verdes e de lazer. To-das as unidades desse empreendimento foram vendidas em poucos dias após seu lançamento no mercado, em setembro de 2012, e têm me-didas que variam entre 359 a 497,91 m². Já o Residencial Damha II tem VGV de mais de R$ 90 milhões, área total de 491 mil m² e está lo-calizado ao lado do Damha I. Hoje, a empresa já vendeu 50% desse seu segundo empreendi-mento, que têm lotes que medem entre 360 a 514,22 m². Com eles, a Damha levou a Brasília o melhor conceito de urbanismo do Brasil, com alta qualidade construtiva que a diferencia no segmento de loteamentos fechados e condomí-nios residenciais, baseados nos pilares integra-dos de moradia, bem-estar, lazer, segurança, respeito ao meio ambiente e infraestrutura al-tamente qualificada.Quais os diferenciais podem ser encontra-mos no Damha em Brasília?Todos os empreendimentos Damha, inclusive em Brasília, são conhecidos pela segurança, lazer e infraestrutura - tudo com muita inte-

gração e respeito à natureza, seguindo normas construtivas e estimulando o convívio entre os proprietários. Os residenciais possuem gran-des áreas de convivência localizadas no centro dos empreendimentos, vias internas por todo o perímetro e um cinturão verde, para evitar que os lotes fiquem encostados no muro, além de sistema de segurança completo. Dentre os itens que privilegiam o bem-estar e a qualidade de vida, estão disponíveis para os condôminos al-gumas opções como quadras poliesportivas, de tênis e de vôlei de areia; campos e mini-campos de futebol; piscinas adulto e infantil; amplas praças; hall de conveniência; academia, entre outros. Por ter a sustentabilidade como um dos aspectos fundamentais e importantes da empresa, a Damha Urbanizadora faz questão de manter grandes áreas verdes dentro do em-preendimento. Além de tornar o condomínio mais agradável e integrado ao meio ambiente, agrega valor ao imóvel. Outro diferencial que visa à valorização do patrimônio é o manual de normas construtivas dos clientes Damha, cujo objetivo final é preservar a qualidade urbanísti-ca e oferecer aos futuros moradores a opção de personalização de suas construções sem a per-da da individualidade e prejuízo ao conjunto.Quais as atuações da Associação Bairro Sus-tentável na região?

A Associação Bairro Sustentável (ABS) foi cria-da em 2011 pela Damha Urbanizadora com a finalidade de atuar, principalmente, junto às comunidades situadas no entorno dos resi-denciais e nas ações de sustentabilidade. No caso de Brasília, antes da urbanizadora chegar à cidade, a Associação Bairro Sustentável ini-ciou as atividades no Jardim ABC, na Cidade Ocidental, com um projeto de requalificação urbana dividido em três ações: a revitalização da principal via do bairro, a pintura de mu-ros de escolas e o tratamento das praças, com plantio de árvores e instalação de playground, em parceria com a prefeitura municipal e colé-gios locais. Todas as ações foram realizadas em mutirão, com a participação ativa da comuni-dade. Na pintura dos muros das escolas Aleixo Pereira Braga e Albino Ferreira, por exemplo, a iniciativa contou com orientação pedagógi-ca dos professores e todos os desenhos foram desenvolvidos pelos próprios alunos. Estima-se que mais de 200 pessoas compareceram a cada um dos dias do evento, entre adultos e crianças, participando ativamente das ações, com o obje-tivo de valorizar espaços urbanos importantes para a comunidade.

Quais serão os próximos passos da Damha na região do Distrito Federal?

A Damha possui em sua estratégia de gestão o hábito de realizar pesquisas e estudar o local antes da sua chegada, com o intuito de analisar a cidade, o seu perfil, as necessidades da popu-lação, como é o mercado local, bem como as oportunidades das áreas disponíveis. Estamos focados em finalizar as vendas e entregar os dois empreendimentos lançados, previstos para o segundo semestre de 2014. Mas também estamos atentos às novas oportunidades que surgirem na região.

SERVIÇO: Damha Urbanizadora Tel.: (61) 4103-1036www.damhaurbanizora.com.br

econômico

[email protected]

Gerenciamento Editorial

Gerenciamento Editorial

PublicidadePublicidade

FOTOGRAFIA

FOTOGRAFIA

MÍDIAMÍDIA

MÍDIA

DESIGN

DESIGN

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Clipping SetorialClipping Setorial

Clipping Setorial

Media CoachingMedia Coaching

RP DIGITAL

RP DIGITAL

RP DIGITAL

Temos tudo que é preciso para sua marca se destacar em meio à concorrência www.facebook.com/proativac @proativac

Youtube.com/user/proativacomunicaGoogle + Proativa Comunicação

instagram.com/proativacomunica

Page 7: Jornal do Meio nº 9

7Julho de 2014 nacional

Por Yara Aquino Agência Brasília

Por André Richter Agência Brasília

restituição do imposto de renda Receita libera consulta a segundo lote

Joaquim Barbosa adia sua aposentadoria

3Dezembro de 2013 gamense

APC

Assessoria Jurídica e EmpresarialCíveis • Criminais • Família • Partilhas • UsucapiãoInventários • Regularização de Terras

SCS • Ed. Antônio Venâncio da SilvaSala 1.108 • CEP: 70395-900 • Brasília-DF

Telefone: (61) 3226-0625 | 9612-9546E-mail: [email protected] • www.petronilo.adv.br

Diretoria acredita na união para solucionar os problemas

Amicrogama empossanovo PresidenteZuza assume no lugar de Frazão

Em assembléia realizada no dia sete de novembro a diretoria da Associação dos Micro e Pequenos Empresários do Gama – Amicro-Gama, elegeu o empresário José Pimenta Machado, conhecido por Zuza, para o biênio 2014/15. Zuza substitui o empresário Clemilsom Frazão que deixa a entidade forta-lecida, porém, com muitos desa-fios para a nova diretoria.

Frazão fez um balanço de seu mandato e considerou posi-tiva sua gestão frente à entidade,

graças ao empenho de toda a diretoria e responsabilizou a mo-rosidade da Secretaria de Desen-volvimento Econômico – SDE/DF, pela lentidão ao atendimento das demandas ainda em curso. Já o presidente Zuza, não econo-mizou elogios ao seu antecessor. “O que vamos fazer é dar prosse-guimento ao excelente trabalho desenvolvido por Frazão e lutar pela infra-estrutura e desenvolvi-mento do nosso setor e de nossa cidade”, concluiu Zuza.

foto Paulo Cabral

Os amigos do empresá-rio Clemilsom Frazão ex-presidente da As-sociação dos Micro e

Pequenos Empresários do Gama – AmicroGama, se reuniram no domingo (17/11) em uma cháca-ra no setor sul do Gama, para co-memorar o seu aniversário ocor-rido no dia 14 de novembro. Na oportunidade Frazão comunicou sua filiação ao Partido Trabalhis-ta Cristão – PTC, por onde deve pleitear uma vaga à Câmara Legis-lativa do Distrito Federal em 2014.

O evento contou com a pre-sença do deputado distrital Aga-ciel Maia, presidente do PTC e sua esposa Sânzia Maia. Agaciel falou aos presentes e reiterou a satisfação de ter nos quadros do partido um empresário consolidado no Gama e

Empresário Gamense comemora aniversário e filiação partidária

com serviços prestados e reconhe-cidos pela comunidade. Mas foi La-cilda Frazão Furtado 61 anos, mãe de Frazao quem chamou a atenção dos convidados ao tomar a palavra e fazer uma homenagem ao depu-

tado Agaciel Maia. Dona Lacilda é funcionária do Senado, havia 61 anos como copeira e emocionou o deputado com palavras carinhosas referente ao tempo que ele era di-retor geral da casa nos anos 90.

Amigos do Frazão comemoram seu aniversário em chácara no setor sul do Gama

hoje muitos dizem que é caretice. O noticiário local e nacional nos bombardeia com inúmeras mons-truosidades contra nossas crian-ças, e em vários casos aqueles que deveriam dar proteção sendo os grandes guardiões destes tesouros são seus algozes. Impiedosamente abusam, maltratam, drogam, ame-açam e em algumas situações ma-tam! Fico me questionando o que está acontecendo com a FAMÍLIA, para aonde foram os valores mo-rais, e por fim aonde vamos chegar?

O DF e a Região do Entorno infelizmente também é palco destas atrocidades, num processo de deca-dência moral e cristã há uma pro-funda inversão de valores por ques-tões de projeção social. Na outra ponta, mães separadas que em sua fragilidade emocional e financeira se amasiam com quem não conhe-cem pelo simples fato de ter uma pessoa que “as ajudem”, e essa ajuda vai custar muito na vida da criança molestada; infância interrompida e inocência destruída pela crueldade de adultos maníacos, drogados e bêbados. Sonhos que se frustram.

Paradoxalmente a este caos estão os verdadeiros instrumen-tos de transformação da realida-de: Movimentos Sociais, ONGS e as Igrejas (sem religiosidade) que

travam uma grande guerra para que este país mude. Goste ou não desta ou daquela igreja, nos-sos filhos estão mais protegidos lá dentro do que em festas raves e baladas com música eletrôni-ca, carnavais & micaretas onde é livre o comércio de drogas e é comum sexo sem compromisso. Acreditar é nosso dever, NÓS PODEMOS lutar e, sobretudo vencer. Começar quando? Que horas? Aonde? Como? Já, ime-diatamente, em sua casa com amor, carinho, proteção e corre-ção aos que Deus lhe deu o privi-légio de ser o anjo da guarda, em hipótese alguma transfiram esta responsabilidade e nem procure culpados. Ela é nossa, Pais e Fa-mília criando um ambiente em que o amor reine e fluindo paz e harmonia, e a partir daí busque apoio em uma religião de sua escolha, sem placas de igrejas e também em programas sociais, tem muita coisa bacana por aí.

Vamos juntos construir um Brasil verdadeiro com amor e oportunidades para todos, o primeiro passo é acreditar que é possível, “O caminho se faz ao caminhar...”Márcio Eduardo do Nascimento

Gestor Administrativo/Economista, morador do Gama há 43 anos. ”

espaço do leitor

Dona Lacilda surpreendeu o deputado com testemunho carinhoso

foto Paulo Cabral

“Parabéns pelo jornal a mensagem de Deus é objetiva, temos que vigiar para Ele fazer de nós grandes cristãos. Fui con-vidado para o lançamento, mais estou de repouso. Felicidades!

Francisco Mignal Barbosa Águas Claras

”“Olá, acabo de ler o exemplar deste jornal, e gostaria de parabenizá-los pela qualidade das matérias.

Uma leitura muito agradável continuem neste caminho, ao passo que envio um texto, havendo interesse o publiquem! Boa sorte!“O temor ao Senhor é o principio da sabedoria!” Pv 1:7

Em defesa da família!

Sou casado pai de 02 crianças maravilhosas verdadeiros presen-tes de Deus em minha vida, aos quais me dedico 24h ao dia com amor, aconselhamento, exemplo e ensinamentos cristãos. Aprendi com meus pais que ao levantar e ao deitar deve-se pedir a benção,

O Gama sediou nos dias 22 e 23 de novembro a II Reunião do Gabinete do Distrito LB-3, formados por clubes do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Um jantar foi oferecido pelos anfitriões na sede do Lions Clube do Gama. O administrador da Cidade Adauto Rodrigues prestigiou o evento.

Gama recebe Leões de Brasília, Goiás e Minas Gerais

foto

Div

ulg

ação

Precisa-se de vendedores paraanúncio publicitário no DF eEntorno. Interessados enviarcurrículo para:[email protected]

Edital de ConvocaçãoAssociação Comunitária Rural ChácarasPaulista – ACRCP, convoca seusassociados para de forma regimentalproceder à eleição e posse da novadiretoria a ser realizado no dia 15 dedezembro de 2013 em primeiraconvocação às 14h horas ou às14h30 em segunda chamada com onúmero de sócios presentes.

A consulta ao segun-do lote de restitui-ção do Imposto de Renda Pessoa Físi-

ca 2014 está disponível desde o dia oito de julho no Site da Receita Federal. O lote contem-pla 1.060.473 contribuintes, so-mando R$ 1,6 bilhão. O crédito será depositado no dia 15 de julho.

Além de acessar a página da Receita para saber se terá a restituição liberada nesse lote,

A Comissão de Cons-tituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Depu-

tados aprovou o Projeto de Lei 5088/13, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que torna obrigatória a permanên-cia de ambulância e de pro-fissional da área da saúde em lugares com grandes aglome-rações – eventos, aeroportos, estádios e rodoviárias – para socorro imediato das vítimas.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e seguirá para análise do Senado, exce-to se houver recursos para que seja examinada antes pelo Ple-nário da Câmara.

Segundo o relator, deputa-do Felipe Bornier (PSD-RJ), a chance de a vítima se recuperar sem sequelas aumenta em 50% quando o atendimento ocorre na “hora de ouro” – termo usa-do por médicos e socorristas para se referir à primeira hora

após o acidente. Nos casos em que o atendimento ocorre nas três horas após o acidente, a chance de recuperação cai para 14%.

Para o deputado, o socorro feito na hora de ouro é eficaz para salvar vidas, “principal-mente em eventos de grande público, como as comemora-ções na Copa e nas Olimpíadas de 2016”. Bornier lembra que, apesar de o direito à saúde es-tar previsto na Constituição, a

presença de ambulâncias em grandes eventos atualmente não é obrigatória. O deputa-do argumenta que a proposta “modifica essa situação, porque organiza e direciona as ambu-lâncias para locais que são tam-bém focos de conflitos”.

Tempo de respostaO comandante do Corpo de

Socorristas do Brasil, organiza-ção não governamental (ONG) direcionada aos primeiros so-

corros, Moisés Gomes da Sil-va, afirma que o projeto pode diminuir o tempo de resposta do atendimento e evitar “mor-tes súbitas”. “No Brasil, as am-bulâncias não estão localiza-das em lugares estratégicos e demoram em média de 15 a 30 minutos para prestar os pri-meiros socorros, quando deve-riam realizar esse atendimento em cinco minutos”, diz Gomes da Silva.

A redução do consumo diário de álcool diminui os riscos de doença coronária, de pressão arterial elevada e ajuda a perder peso, mostra estudo publicado na sexta-fei-ra (10/07) pelo BRITISH Me-dical Journal.

Ao contrário dos conselhos que muitos médicos dão aos pacientes, de que um copo ou

dois de álcool por dia é bom para o coração, a pesquisa vai em sentido oposto e diz que essa medida “passa da marca”.

O trabalho foi feito por pesquisadores que se basea-ram em 50 estudos sobre há-bitos de consumo de bebidas alcoólicas e sua relação com a saúde em mais de 260 mil eu-ropeus.

Os especialistas deram atenção especial às pessoas que tinham uma variante de um gene chamado ADH1B e correm menos risco de alcoo-lismo.

O novo estudo apurou que os indivíduos com essa va-riante genética bebiam 17% menos por semana e tinham 78% menos probabilidade de

ir bebendo ao longo do dia. Paralelamente, mostravam um risco 10% mais baixo de doença coronária, além de pressão arterial e índice de massa corporal mais baixos.

“Esses resultados sugerem que a redução do consumo de álcool, mesmo sendo o consu-mo diário baixo a moderado, é benéfico para a saúde cardí-

aca”, conclui o estudo.No entanto, o assunto não

é consensual, visto que ou-tros especialistas têm alertado para o fato de que os consu-midores com a variante gené-tica podem ter outros fatores de saúde que influenciem a di-minuição dos riscos causados pela bebida.

O presidente do Su-premo Tribunal Federal (STF), Jo-aquim Barbosa,

pediu hoje (7) que a publica-ção de sua aposentadoria seja adiada para o dia 6 de agosto. Segundo Barbosa, a decisão foi tomada para garantir uma transição tranquila para a ges-

tão do vice-presidente do tri-bunal, Ricardo Lewandowski.

Na semana passada, Bar-bosa pediu oficialmente ao Mi-nistério da Justiça, órgão res-ponsável pela tramitação, que a aposentadoria fosse publicada no dia 10 deste mês.

Barbosa havia afirmado

que a sessão do dia 1º de ju-lho, última antes do recesso do Judiciário, seria sua última no Supremo. Na ocasião, o presi-dente do STF disse que deixa a Corte de forma tranquila e com a “alma leve”. Em maio, ele anunciou que se aposenta-ria antecipadamente, após 11 anos como ministro da Corte.

o contribuinte pode também ligar no Receitafone, número 146. Na consulta à internet, no Centro Virtual de Atendimen-to ao Contribuinte (e-CAC), é possível ter acesso ao extrato da declaração e ver se há in-consistências de dados iden-tificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Além da restituição do Im-posto de Renda Pessoa Física 2014, foi liberada na terça-feira a consulta a seis lotes residu-ais (declarações que estavam retidas na malha fina) de exer-cícios entre 2013 e 2008. Com esses lotes, o valor total a ser liberado no dia 15 será R$ 1,8 bilhão e abrangerá 1.122.154 contribuintes.

A restituição ficará disponí-vel no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o

resgate no prazo, deverá reque-rê-la pela internet, por meio do Formulário Eletrônico Pedido

de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC.

saúde em grandes eventos

doenças coronárias

Câmara aprova obrigatoriedade de ambulâncias em locais de grande público

Reduzir consumo diário de álcool diminui doenças do coração

Por Emanuelle Brasil Agência Câmara

Por Agência Lusa Paris

Page 8: Jornal do Meio nº 9

8 Julho de 2014

Drª. Julia Oliveira entre um

júri e outro, encontrou tem-

po para investir no social

com a criação de um novo

espaço, onde o gamense

poderá exercer a sua cidada-

nia. A Casa da Idéia fica em

frente ao Estádio Bezerrão

e estará aberto para cursos,

palestras e trabalhos volun-

tários. Parabéns Drª. Julia!

Galera animada é a

turma da Subsecretaria

de Educação de Novo

Gama, (já ficaram sócias

da coluna). Desta vez

foi Jessica, a gata de

vermelho que apagou

as velinhas e repartiu as

guloseimas com as ami-

gas. Parabéns Jéssica!

Junho foi o mês deles: Ela

no dia 14, ele 16. O jovem

casal Paulo Negreiros e

Sara ficaram mais expe-

rientes. Ele Jornalista ela,

professora e advogada

comemoraram em família

a data. Parabéns aos dois,

muita saúde e paz!

Essa princesinha se

chama Ana Clara e ves-

tida de Barbie comemo-

rou os seis aninhos com

muitos doces e carinho

dos familiares. A ma-

mãe Jeane foi agraciada

com o primeiro pedaço

do bolo para o ciúme do

Meirecler, o pai coruja.

Parabéns Ana Clara!

Mulher feia, é igual mu-lher bonita. Só que feia.

Você não cansa de be-ber?

Eu não costumo beber correndo.

Que a verdade seja dita:

O Brasil tem Neymar

Portugal tem Cristiano

Ronaldo

Argentina tem Messi

E Alemanha tem um time.

O único que pode fazer agente esquecer este 7 x 1 é um alemão: Alzhei-mer.

Netinha: - Tenho 11 anos e nunca vi o Brasil ser campeão...

Bisavô: - Pois eu tenho 102 e nunca vi um mói de peia tão grande!

Mulheres: Se um homem disser que vai consertar alguma coisa, ele vai consertar! Não precisa ficar lembrando a cada seis meses.

A vida não é um conto de fadas, espelhos não podem falar, e sorte mi-nha, não podem rir tam-bém.

socialPor Paulo Cabral

da redepérolas

15 ANOS DE SUCESSO AO SEU ALCANCE

VISITE NOSSO SITE E GARANTA SUA VAGA

FONE: (61) 3628-0555www.clogos.com.br Vagas Gratuitas nos Cursos

Técnicos pelo PRONATEC

ENFERMAGEM - RADIOLOGIA - ANÁLISES CLÍNICAS

TÉSIR

NI

I

O

M

APROVADOMEC

Ela já publicou foto no

Jornal do Meio, sabe

manusear uma câmera

como gente grande

e só tem 13 aninhos

completados no dia

25 de julho. Parabéns

Heleninha!

Envie sua nota para esta coluna devidamente identificada para:

[email protected]