jornal dia 8 de novembro

16
www.oexpressocruzalta.blogspot.com.br - E-mails: [email protected]/[email protected] R$ 1,50 CRUZ ALTA - RS / Sábado / 8 de Novembro de 2014 / Edição nº 876 O EXPRESSO G ENERAL C ÂMARA , 655 F ONE : 3303-4222 O Ministério da Saúde inicia, neste sábado, a 35ª edição da Campanha Na- cional de Vacinação. Até o dia 28 de novembro, o Saúde divulga os postos de vacinação contra Poliomielite e Sarampo governo pretende vaci- nar mais de 11 milhões de crianças, 600 mil delas no Rio Grande do Sul. A vaci- nação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como popu- lação-alvo crianças de seis meses até meno- res de cinco anos. Já a vacina tríplice vi- ral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a meno- res de cinco anos. Em Cruz Alta estarão disponíveis 11 pontos de vacinação que atenderão das 8 horas às 17 horas. É importante que pais levem o cartão de vacina da crian- ça. As demais unidades que não constam na lista, serão atendidas por uma equipe durante a semana, confor- me agendamento prévio da enfermeira responsável pela unidade de saúde. Relação dos Postos de Vacinação que estarão abertos, neste sábado, das 8h às 17h: Centro de Saúde da Mulher e da Criança Centro ESF I – Turíbio Veríssimo PSF III Alvorada ESF IV – DNER PFS V Santa Rita ESF VI - Santa Terezinha II ESF VII - Bairro Brum ESF VIII - São José PSF IX Jardim Primavera ESF X e XI Vila Nova ESF XII São Genaro

Upload: jornal-expresso

Post on 06-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dia 8 de novembro

www.oexpressocruzalta.blogspot.com.br - E-mails: [email protected]/[email protected]$ 1,50CRUZ ALTA - RS / Sábado / 8 de Novembro de 2014 / Edição nº 876

O EXPRESSO

General Câmara, 655

Fone: 3303-4222

O Ministério da Saúde inicia, neste sábado, a 35ª edição da Campanha Na-cional de Vacinação. Até o dia 28 de novembro, o

Saúde divulga os postos de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

governo pretende vaci-nar mais de 11 milhões de crianças, 600 mil delas no Rio Grande do Sul. A vaci-nação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como popu-lação-alvo crianças de seis meses até meno-res de cinco anos.

Já a vacina tríplice vi-ral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a meno-res de cinco anos.

Em Cruz Alta estarão disponíveis 11 pontos de vacinação que atenderão das 8 horas às 17 horas. É

importante que pais levem o cartão de vacina da crian-ça. As demais unidades que não constam na lista, serão atendidas por uma equipe durante a semana, confor-me agendamento prévio da enfermeira responsável pela unidade de saúde.

Relação dos Postos de Vacinação que estarão abertos, neste sábado, das 8h às 17h:Centro de Saúde da Mulher e da CriançaCentroESF I – Turíbio VeríssimoPSF III AlvoradaESF IV – DNERPFS V Santa RitaESF VI - Santa Terezinha IIESF VII - Bairro BrumESF VIII - São JoséPSF IX Jardim PrimaveraESF X e XI Vila NovaESF XII São Genaro

Page 2: Jornal dia 8 de novembro

2 O EXPRESSO Sábado, 8 de Novembro de 2014

OPINIÃO

CARTÓRIO DO RESGISTRO CIVILRUA PINHEIRO MACHADO – 772 – SALAS 1 E 2

EDITAL DE CASAMENTO N° 048/2014Faço saber que se habilitam para casar:

• ATHOS FERNANDO SOUZA e PATRICIA NUNES BREZOLIN

• FLAVIO AMORIM DE MELO e VÂNIA DIAS RODRI-GUES

• JEZIEL PEREIRA TOLENTINO e ANDRESSA BAR-CELOS FACCIN

• DIEGO PAVIN RIBEIRO e ROSANGELA FREITAS DE FREITAS

• MARCELO DE OLIVEIRA DIAS e SALETE DE FÁTI-MA RODRIGUES PEREIRA

• GIOVANO DAHLEM GRAMS e ANA PAULA NOGA-RA GAI

• IGOR BENHUR MACHADO e ALINE NATÁLIA DOR-NELLES OLEGARIO

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.

Cruz Alta, 7 de Novembro de 2014.Udo Wegener / Oficial designado

Profº Claudino Albertoni

Cartório de Registro CivilÓBITOS

Cruz Alta, 7 de Novembro de 2014.

JOÃO DAVID SCHMIDT ERTEL 08/01/1953 05/11/2014 61

ANGÉLICA GOULART 20/01/1994 04/11/2014 20

LUCIO DAMBROSIO 15/04/1929 04/11/2014 85

LUÍZ F. B. DOS SANTOS 12/07/1978 01/11/2014 36

ODILA MACEDO ALVES 01/07/1937 05/11/2014 77

WALDEMAR BATISTA DA ROSA 04/06/1932 03/11/2014 82

CARLOS ANTONIO DE LIMA 07/03/1957 04/11/2014 57

JOÃO PES 08/03/1930 01/11/2014 84

OLIVIA MARTINS 30/08/1937 02/11/2014 77

LUIZA DA SILVA DOS SANTOS 27/05/1945 04/11/2014 69

SUELI ALBINO DA ROSA 03/03/1968 03/11/2014 46

NOME DO FALECIDO NASC. OBTO. IDADE

Os artigos são de inteiraresponsabilidade de seus autores.Não representam necessariamentea opinião deste jornal.

Conforme os ensina-mentos do Mestre, não adianta querer parecer fiel aos olhos dos outros. A fidelidade deve nascer de uma atitude pessoal, intrínseca e que se mani-festa nas pequenas coisas de todas as relações que se tem na vida.

Ser fiel aos outros, in-dependente se esses ou-tros são ricos ou pobres, governantes ou subor-dinados, bons ou maus, falsos ou verdadeiros, corruptos ou honestos, garante ao indivíduo ser reconhecido e ser respei-tado e, ainda mais, mere-cer confiança.

A fidelidade de que se fala aqui não é ser sub-misso, não ter e externar opinião, senão respeitar os outros pelo que são, pois não nos cabe julgar, condenar ou inocentar ninguém pelos critérios pessoais. Para isso exis-tem os órgãos competen-tes.

Costuma-se falar em fidelidade no casamento. Ser fiel para a maioria significa não partir para outras relações tanto por parte da mulher como do homem. É claro que a fi-delidade conjugal é um valor fundamental para a harmonia do casal e da família. Onde não houver fidelidade não há raízes profundas de amor e fé.

A fidelidade, no entan-to, abrange um universo bem maior do que se ima-gina. Quando se reflete sobre esse tema a gente acaba lembrando as li-ções de todos os tempos, inclusive o ditado latino que, traduzido, diz: o que é mínimo é mínimo, mas ser fiel nas coisas míni-mas é o máximo que se pode fazer.

Ninguém será capaz de ser fiel nas coisas

A FIDELIDADEgrandes se não tiver sido fiel nas coisas pequenas. O Papa Francisco recomenda que se perceba os sinais da realida-de que se vive. Sugeriu que se olhe na direção dos jovens e dos idosos. Os primeiros abrem os horizontes e os se-gundos, pelas experiências vividas, recomendam cami-nhar no presente com sua di-versidade.

A infinidade de pequenas coisas exige um olhar aten-to. As atitudes de toda a hora não podem passar desperce-bidas porque são fundamen-tais em todo o relacionamen-to. Diferente das relações virtuais, a conversa, o apoio, a visão das coisas comunitá-rias, o abraço carinhoso dos pais, o respeito nas relações familiares os detalhes da co-vivência, tudo nos pede que sejamos mais fiéis aos gestos de carinho e amor do que na virtualidade de relações ale-atórias.

É nesses pequenos gestos que se conhecem as pesso-as. Quando alguém nos trata como objetos de consumo e não nos ouvem, é um sinal de que esses interlocutores não são fiéis ao ser humano.

A simplicidade é a carac-terística do olhar humano. A gente se vê no outro, no brilho do olhar, na fidelidade aos sentimentos de amizade compartilhada, ao encontro com o outro no repartir os fatos da vida, fazem de fato a diferença.

Ser fiel ao ser humano é reconhecer os seus sentimen-tos, as suas fragilidades, as suas necessidades de ser al-guém inserido no convívio familiar e comunitário inde-pendente de posição social ou econômica. Esse aspecto, muitas vezes, não é percebi-do e é causa de sofrimento.

Sem ser tontos, sejamos mais fiéis aos pequenos deta-lhes que nos ajudam a cons-truir um equilíbrio harmonio-so na convivência humana.

Page 3: Jornal dia 8 de novembro

3 Sábado, 8 de Novembro de 2014 O EXPRESSO

O CONTADOR Nossa Velha Nova Cruz Alta

[email protected] RoeberDE HISTÓRIAS

General Câmara, 655

Fone: 3303-4222

GuaranyHoje

GuaranyAntes

Posto do INSSAntes

Posto do INSSHoje

Dr. Wellington Martini Dr. Jorge Augusto Banza de Arruda

Ações TrabalhistasCausas Civeis

Direito de Família e SucessõesAções PrevidenciáriasDireito do Consumidor

Direito AgrárioRevisão de Dívidas e Contratos BancáriosEm Cruz Alta / RS, Rua João Manuel, 764, Centro

F: (55) 3303 4484Em Não-Me-Toque / RS, Avenida Alto Jacuí, 585, 2º andar,

Centro,F: (54) 3332 3755

ADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA

OAB/ RS 69.350

OAB/ RS 68.259

Foi acreditando em cruz alta e com muita força de vontade de ver nossa gen-te prosperar que Daniel

Flores Machado e Aline Borges inauguraram na Avenida Venâncio Aires 583 esquina com Inss

Raça Forte agropecuária Filho de walter Machado e Marli Machado no qual trabalham neste ramo a 13

anos com seu estabeleci-mento Tradição Agrope-cuária localizado na ave-nida Saturnino de Brito 714 Daniel e Aline tem o objetivo de proporcionar para seus clientes e seus animaizinhos de pequeno, médio, grande porte Ra-ções e assessórios contam também com um servi-ço diferenciado de Diske Ração com entrega GRÁ-TIS para porporcionando maior conforto e como-didade para seus amigos clientes , Muito em breve estarão oferecendo aten-dimento veterinário e es-tética animal para deixar seus bichinhos de estima-ção super lindos e higie-nizados.

Raça Forte

Gestante Feliz de novembroA psicóloga Rosane Mül-

ler Teixeira foi a convidada do último encontro Gestan-te Feliz do ano, realizado na noite da última segun-da-feira (3), no anfiteatro do Hospital Santa Lucia. A profissional falou sobre as relações psicológicas e emocionais que são desen-volvidas durante a gestação e que também são comuns no pós-parto, tanto para

as mamães quanto para os pais.

Crises emocionais são normais e frequentes du-rante a gestação. De acor-do com a psicóloga, esse novo ciclo na vida da mu-lher e do casal geralmente causa medo e insegurança, mas isso pode ser trabalha-do para que a chegada do bebê seja tranqüila. O apoio mútuo entre o pai e a mãe

é uma das dicas essenciais para o período.

Durante sua apresenta-ção, Rosane também propôs dinâmicas com os “casais grávidos”. Eles relataram como eram suas vidas antes da gravidez, o que mudou e quais são os planos para a chegada dos bebês. Além disso, os casais foram con-vidados a participar de uma atividade manual. Cada um

devia escolher figuras de revistas que representassem o seu sentimento antes da gravidez, e agora.

Um vídeo sobre a im-portância das mães para os filhos finalizou a apresenta-ção. Em seguida todos par-ticiparam do coffe-break do último encontro Gestante Feliz de 2014. As ativida-des devem retornar no mês de março do próximo ano. A promoção é do Hospital Santa Lucia, em parceria com o Colégio Santíssima Trindade e Loja Barriga Verde.

Page 4: Jornal dia 8 de novembro

4 O EXPRESSO Sábado, 8 de Novembro de 2014

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Gêmeos 21/05 a 20/06

Horóscopo

Hora do Lanche

CHEIA 7 a 14 de novembro

Ingredientes

Preparação

Com a Lua em seu signo em conjunção com Urano, deve ter atenção para que impulsos não atrapalhem decisões especiais em seu dia.

Bom momento para uma refle-xão sobre seus planos e uma tendência maior a se portar de maneira mais distante de certos meios sociais.

Momento importante para valo-rizar o contato com amizades e esclarecer mal entendidos que tenha vivenciado.

Cuide para que suas ambições não deixem você indiferente aos assuntos das pessoas que mais gosta.

O período é propício para se dedicar a assuntos de viagens e contatos com pessoas à dis-tância.

Procure valorizar o consumo com o que for mais essencial diante de suas despesas e co-locar fim a gastos desnecessá-rios.

Seja cuidadoso(a) para evitar a ansiedade ou mesmo impulsos ao tratar assuntos diante das relações com quem mais pos-sui vínculo.

Momento propício para mais cuidados consigo mesmo(a), especialmente para equilibrar as energias e amenizar desgas-tes.

Período especial para eventos, festas e diversões diante de novos círculos sociais. Fique atento(a) para não cometer ex-cessos financeiros.

Imprevistos com despesas ten-dem a trazer desgastes. Mo-mento para organizar melhor alguns planos que envolvam finanças.

A comunicação será essencial para esclarecer mal entendidos ou evitar equívocos nas rela-ções.

Há tendências para posturas mais consumistas do que o ha-bitual. Repensar certas ambi-ções será fundamental.

• 2 fatias de pão de forma• 2 colheres de chá de manteiga • 2 fatias de presunto

“A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo.”

Misto Quente Sabor Pizza

• 2 fatias de queijo• 2 fatias de tomate• Orégano a gosto

Passe manteiga em ambas as fatias de pão, recheie com tomate, presunto e queijo. Coloque também queijo por cima e salpique orégano.

Coloque no forno, em uma assadeira, até que o queijo esteja derretido.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 26

Setor detransportecomercialpelo mar

Brincadei-ra entre universi-

tários

Baixo;despre-

zível

Ganhadordo sorteioda Sena

Inteli-gência

Artificial(abrev.)

Que aindanão foitocado

Imita a"voz" do

leão

Damesmaforma

"A (?) e aFera",conto

infantil

Anurosque

coaxamno brejo

Na (?): àforça

(bras.)

Brinca-deira dacriançatravessa(?)-mail, mensa-gem viainternet

Queocorre

por acaso

Descon-forto

comum no verão

À (?): sem ocu-

pação

Sintomado cálculo

renal

Cosmético para orosto

Juro dedinheiro empres-

tado

Navega-dor; mari-

nheiro

Frutoazedousado

em balas

Natália doVale, atriz de "Salve

Jorge"

OrígenesLessa, ro-mancistabrasileiro

Colocarna ge-ladeira

Formatoda bola defutebol a-mericano

Móvel dacopa

Colocar en-feites em

Balcão debebidasBolsa,

em inglês

Parte demoléculaTipo decamisa

Ferramen-ta paraserrar

Placa em estacio-namento cheio

Armaindígena

Causa so-frimento

Mulher dasociedade

Dueto

Efeito do fermentono bolo

Eduardo Suplicy,senador paulista

3/bag — duo. 5/átomo — nauta — reles.

Novembro Azul Mês de prevenção ao câncer de próstata

O movimento interna-cional conhecido como Novembro Azul, é come-morado em todo o mundo, quando teve início o Mo-vember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigo-de, em inglês) e november (novembro em inglês), na Austrália.

A iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países, inclusive o Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da preven-ção do câncer de prósta-ta. Hoje, o movimento já atinge mais de 1,1 milhões de pessoas em campanhas formais em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda. Seu ob-jetivo principal é mudar os hábitos e atitudes do públi-co masculino em relação a

sua saúde e seu corpo, incentivando assim, o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata.

Como, quando e por que preve-nir?

Segundo o Instituto Nacio-nal do Câncer (INCA), o cân-cer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Hoje, ele é o sex-to mais comum no mundo e o mais prevalente em ho-mens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres. Apenas esse ano, o INCA estima-se que 60.180 novos casos sejam diagnosticados.

A doença ocorre quan-do as células da prósta-ta, glândula localizada próxima à bexiga, co-

meçam a se multiplicar dessa forma desorde-nada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exa-

mes específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Já entre outros. Ho-mens que possuem históri-

co familiar da doença devem avisar seu mé-dico.

O diagnós-tico precoce é hoje a arma mais impor-tante. Quando d e s c o b e r t o nos estágios iniciais, as chances de cura do cân-cer de prósta-ta são muito mais altas. No

Brasil, a doença é responsá-vel por 6% do total de óbi-tos de homens e, 2010, fez 12.778 vítimas.

A importância dos examesFazer os exames solicita-

dos pelo médico no check up de rotina é uma das formas de prevenção da doença. A Sociedade Americana de

Urologia recomenda que o exame de sangue para a do-sagem do antígeno prostático específico (PSA) seja reali-zado anualmente por homens a partir dos 45 anos. Além dele, também é importante o exame da próstata.

Dúvidas Comuns:- Quais os sintomas que

podem indicar possíveis alte-rações na próstata?

O câncer de próstata não costuma causar sintomas na fase inicial. Portanto, torna--se importante a consulta ro-tineira ao urologista, com o objetivo de fazer o diagnós-tico precoce da doença, por meio do PSA e do toque retal.

- Pacientes com histórico familiar de câncer de próstata tem maior risco?

Quando existem na família parentes em primeiro grau com câncer de próstata, a chance de apresentar a do-ença é de duas a cinco vezes, dependendo da idade em que foi diagnosticado no parente e no número de membros que apresentaram o câncer.

Page 5: Jornal dia 8 de novembro

5 Sábado, 8 de Novembro de 2014 O EXPRESSO

Alunos de Cruz Alta e região de diversas escolas de educação fundamental e também voltadas à educa-ção especial se apresenta-ram no Auditório do Insti-tuto Estadual de Educação Professor Annes Dias, nesta sexta-feira (31/10) durante a V Mostra de Ta-lentos Fazendo Diferente: Nuances e Matizes da Di-versidade.

A ação promovida pela 9ª Coordenadoria Regional

HSVP apoia Mostra de Talentos da 9ª CRE

de Educação (CRE) contou com o apoio do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta que disponibili-zou duas enfermeiras que realizaram a verificação da pressão arterial dos partici-pantes interessados.

O gerente de Recursos Humanos do HSVP, César Vincensi que acompanhou a Mostra e que coordena a contratação de pessoas com deficiência (PcD) no Hos-pital ressaltou a importân-

cia de eventos como esse: “A promoção de atividades que incluam a pessoa com deficiência nos diversos âmbitos da sociedade é fun-damental para o desmistifi-cação do preconceito exis-tente. No HSVP contamos atualmente com doze pes-soas que possuem algum tipo de deficiência física, visual, auditiva e mental que atuam nos diversos se-tores da Instituição, além de desenvolvermos o projeto de inclusão da pessoa com deficiência, fomentando as-sim, o acolhimento por par-te dos colaboradores. Por isso somos parceiros da 9ª CRE neste evento”.

Além do HSVP, também apoiaram a Mostra, a Uni-med Planalto Central e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UER-GS) – Cruz Alta.

General Câmara, 655

Fone: 3303-4222

O Comando da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3) deu início nesta segunda-feira, dia 03 de novembro, às ações que integram a Ope-ração Fronteira Sul 2014. A operação, coordenada pelo Comando Militar do Sul, conta com o apoio dos Ór-gãos de Segurança Pública estaduais e federais com sede na região, e tem por fi-nalidade combater o ilícito transfronteiriço, por meio da intensificação das ações que caracterizam o exercí-cio do poder de polícia pelo Exército Brasileiro na faixa de fronteira.

Além do estabelecimen-to de Postos de Bloqueio

AD/3 PARTICIPA DA OPERAÇÃO FRONTEIRA SUL 2014

e Controle nas Estradas (PBCE), serão realiza-das Ações Cívico-Sociais (ACISO). As ACISO bus-carão reforçar a presença do Exército Brasileiro na região, por meio do desen-volvimento de atividades

lúdicas e voltadas para a saúde.

Qualquer informação po-derá ser obtida junto à Cen-tral de Informações Públi-cas do Cmdo da AD/3, ou pelo telefone (55) 33226566 (R 243) ou 9161-4311.

Page 6: Jornal dia 8 de novembro

O EXPRESSO Sábado, 8 de Novembro de 20146

O AprendizSMR

AssuntoDireto noEuclides Liberato

COCA

Coca I ACERTO DE CONTASA prefeitura através de lei,acerta pagamentos de im-

postos “Troca de Serviços” com um dos hospitais de maior estrutura em Cruz Alta, o Santa Lúcia. Até ai tudo bem, resta saber os valores das tabelas cobradas, além disso, abre um precedente,o mesmo tratamento deverá ser dado a todos os contribuintes com impostos a pagar para a prefeitura, deve ser dados a todos as mesmas oportunidades.

No entanto deverá haver fiscalização por parte da câmara, nos valores que serão cobrados inclusive com verificação de notas fiscais de serviços prestados pelo órgão devedor de im-postos.

Coca II ILUMINAÇÃO MIXAAs lâmpadas de rua do bairro Tamoio II estão mais

próprias para um cenário de filme fantasmagórico, opacas, não iluminam, muitas nem e muitos não acendem. Os mo-radores da localidade com certeza merecem um atendimento melhor pelo setor responsável. Tá na Hora!

Coca IIINo dia primeiro sábado (1º/11), por volta das 16

horas, alguns telefonemas ao programa Critica e Auto Criti-ca, davam conta que na praça Gal. Fermino algumas pessoas estavam portando-se inadequadamente para o público que ali passava. As informações davam conta que inclusive uma mu-lher seminua, talvez embriagada ou fora de si, ali permane-cesse. De imediato divulgamos a notícia conclamando às au-toridades polícia Civil, Brigada militar e qualquer outro setor responsável no município para que tomasse as providências necessária.

ComentárioSe faz necessário que os setores responsáveis por esses

maus momentos fiscalizem dia a dia, hora a hora, este local para evitar que coisas dessa natureza se repitam

Coca IV:ONDE ANDAM OS RECURSOS?

A construção de uma praça para práticas esportivas e recre-ações, na Vila Santa Terezinha I ficou no esquecimento.

No local, foram feitos alguns serviços de terraplanagem e após abandonado o local. Esta coluna, mais a equipe de re-

portagem de O Expresso, esteve vistoriando, registrando com fotos e ouvindo moradores próximos. Asenhora Izabel, mora-dora do número 906, ( Rua em frente a o local) manifestou--se, informando que sua propriedade ficou prejudicada com os serviços que foram feitos pela Prefeitura, na época, três anos atrás. Informa ainda que após várias tentativas, junto a administração, viu-se obrigada a recorrer a justiça. Conta ain-da que a algum tempo, apareceu uma pessoa do setor de obras do Município, dizendo que iniciariam de imediato serviços por Ordem Judicial, para solucionar o problema.

No entanto, nada foi feito até o momento. Bastante con-trariada essa senhora, diz que sua residência corre o risco de desmoronar em razão do barranco construído pela Prefeitura Municipal, que está bem próximo a uma das portas de sua residência e apresenta já algumas rachaduras.

Comentário ICoca diz que o fiasco continua, falam, falam, falam de novo

e nada fazem, lamentavelmenteCruz Alta, tornou-se a terra de ninguém, onde até uma decisão de ordem judicial fica para depois. Além disso, deixaram uma lagoa perfeita para o cria-tório de sapos, mosquitos eoutros animais peçonhentos.

Comentário IIAinda voltando o assunto das Praças Públicas que eram

para serem construída , ou seja iniciadas e acabadas sendo que nenhuma hipótese foi alcançada na administração ante-rior como na atual, o curioso é que foi realizada a reunião pela Comissão de Licitação a qual aprovaram respectiva To-mada de Preço , no valor de 246.709,40 mil ( é dinheiro, não acham ?) conforme nº 017/10 e Ata nº 01, o que contrataram o serviços de engenharia e mão de obra, da Perfil Engenharia Construções , Indústria e Comercio Ltda, para construção e remodelagem da Praça Anibal Soares na Vila Abegay e a Pra-ça Santa Terezinha I, naquele ato representada por Cristiane Melo Cabral.

Até agora não aconteceu nada de construções, só ocorreu o nivelamento de terraplanagem há anos atrás, que pode ser constado “in loco”. Este serviço conforme foi confirmado por moradores da redondeza foi executado pela prefeitura muni-cipal de Cruz Alta. Quando será concluído tais projetos de construção das ditas praças? Pois, certamente, o apreciável valor” acima citado foi liberado à firma Contratada, e gostarí-amos de receber melhores informações a fim de divulgar em

nossa coluna no Jornal O expresso e no meu programa todos os sábados das 15 h . às 16: 30 h. na Rádio POPULAR.

COCA V ESPORTENem tudo é ruim nesse mundo. O esporte amador

em Cruz Alta tem tido seus bons momentos. Destacamos o Primeiro Campeonato citadino de Futebol Society, com a par-ticipação das equipes: Rio Grandensse, ASSTDM, Amigos do La Barca, Clube dos Amigos, Nova Geração, AABB 50, AABB Central Tur e Amigos do Marcelinho.

Jogadores:Carazinho, Fio, Evandro (Charuto), Nilton, Mo-lina, Sérgio Figueira ( Santa Maria), Claudiomiro, Jorginho, Paulinho Frantz, Marcelinho Coca, Mano Figueira (Santa Maria) e Elizeu (Sapo).

Marcelinho, artileiro com sete gols, juntamente com técni-coMaurício ( Maguila)

O trabalhador tem direito a se aposentar por idade, na forma hibrida, quando atinge 65 anos (homens) ou 60 (mulheres) desde que tenham cumprido a carência exigida com a consideração dos períodos urbano e rural. Nesse caso, não faz diferença se ele está ou não exercendo atividade rural no momento em que completa a idade ou apresenta o requerimento administrativo nem o tipo de trabalho predominante.

A decisão é da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Recurso Especial nº 1407613, que acompanhou o entendi-mento do relator do recurso, ministro Herman Benjamin, e re-conheceu o direito de uma contribuinte à aposentadoria hibrida desde a data do requerimento administrativo. A forma de aposen-tação por idade hibrida de regimes de trabalho foi criada pela Lei nº 11.718/2008 (que alterou a Lei nº 8.213/1991) e contemplou os trabalhadores rurais que migraram para a cidade e não tem

Não é preciso estar na atividade ruaral no momento em que pede aposentadoria híbrida

período de carência suficiente para a aposentadoria prevista para os trabalhadores urbanos e para os rurais. “Se a aposentadoria por idade rural exige apenas a comprovação do trabalho rural em determinada quantidade de tempo sem o recolhimento de contri-buições, tal situação deve ser considerada para fins do cômputo da carência prevista no art. 48 da Lei nº 8.213, não sendo, portan-to, exigível o recolhimento das contribuições da atividade cam-pesina”, explicou Benjamin. Em seu voto, o ministro Benjamin ressaltou que, sob o ponto de vista do princípio da dignidade da pessoa humana, a inovação trazida pela Lei nº 11.718 corrige dis-torção que ainda abarrota os órgãos judiciários em razão do dé-ficit da cobertura previdenciária: a situação daqueles segurados rurais, que, com a crescente absorção da força de trabalho pela ci-dade, passaram a exercer atividades diferentes das lides do cam-po. Antes dessa inovação legislativa, segundo o ministro, o segu-

rado em tais situações vivia um “paradoxo jurídico de desamparo previdenciário”, pois, ao atingir idade avançada, não podia obter a aposentadoria rural porque exerceu trabalho urbano e não tinha como conseguir a aposentadoria urbana porque o tempo dessa atividade não preenchia o período de carência. Segundo ele, a denominação aposentadoria por idade hibrida ou mista aponta para um horizonte de equilíbrio entre as necessidades sociais e o direito e acaba representando a redução de conflitos submetidos ao Poder Judiciário. “Essa nova possibilidade de aposentadoria por idade não representa desequilíbrio atuarial. Muito pelo con-trário. Além de exigir idade mínima equivalente à aposentadoria por idade urbana e, assim, maior tempo de trabalho, conta com lapsos de contribuição direta do segurado que a aposentadoria por idade rural não possui”, afirmou o ministro Benjamin.

FONTE – STJ – Resp 1407613

Page 7: Jornal dia 8 de novembro

7 Sábado, 8 de Novembro de 2014 O EXPRESSO

A HECATOMBE NUCLEARGermano Schwartz

O PESADELO

Noutro dia, padeci em horrendo pe-

sadelo. Na parede do quarto surgia um mapa quadrado intitulado BRICC, e de onde se discernia: a noroeste, imensa área ali deno-minada Conchinchina; já a nordeste, outra área denominada Estepes Quentes; a su-deste, um imenso rio cercado pelo dístico: Novo Gânges. Já ao centro rebrilhava um triângulo distorcido, nomeado como ponto de interrogação. E finalmente, na parte infe-rior, o dístico BRICC. Eis o mapa :

Ademais, ao lado do mapa, permanecia um jornal com as seguintes manchetes :

-Duzentos milhões de chineses transferi-dos para a Conchinchina provocam desastre ambiental através de desmatamento descon-trolado.

-Milhões de russos manifestaram sua ale-

gria por passarem a residir nas estepes quen-tes.

-Duzentos e cinqüenta milhões de indianos agora adoram seus deuses em ambas as mar-gens do Novo Gânges.

-Guerrilheiros insistem na criação de uma república central autônoma.

Então, graças a Deus, acordei. E corri para o escritório, a fim de ver o mapa da Gran-de Nação, o qual, felizmente, parecia intac-to. Na realidade, havia sobre ele um pouco de pó, aliás uma poeira que exalava um odor tremendamente maligno, e de imediato remo-vida. Sem dúvida, o mapa havia sido atingi-do materialmente pela fedentina do pesadelo. Mas logo voltou a reluzir. Então, voltei para a cama, e novamente adormeci, agora já tran-quilamente.

O BOMBACHA

Quando criança, em Videira, sempre apren-di a respeitar e reverenciar os costumes

gaúchos. Um personagem nobre e mui admira-do localmente era o Bombacha, um senhor de aparência jovem e que, quando aparecia com suas tropas de gado em direção a São Paulo, estava sempre rigorosamente pilchado (bota e esporas, coldre e guaiaca, bombacha, chapéu com barbicacho, e lenço ao pescoço).

Os tropeiros eram sempre bem-vindos, pois pagavam imposto à Prefeitura pela passagem da ponte entre Perdizes (de colonização ita-liana) e Vitória (de colonização alemã), e de onde rumavam para a rodovia Porto União/Palmas, e dali para são Paulo. Ademais, meu pai possuía um grande terreno na entrada de Perdizes, sempre alugado aos tropeiros para o gado passarem a noite. Já para o Bombacha, nada era cobrado.

Entretanto, certa manhã, ocorreu um fato desagradabilíssimo; o Inspetor local (en-

carregado de verificar se havia algum animal estropiado) parou a tropa em uma esquina de Perdizes, e prendeu o Bombacha, afirmando que o mesmo andava armado. De nada adian-tou a afirmativa de que não havia arma. Mas somente coldre. Convocado o Prefeito, e ten-do em vista que o Inspetor apresentou ape-nas o coldre e a guaiaca, mas nenhuma arma, Bombacha recebeu de volta seus pertences e, com sincero pedido de desculpas, foi autori-zado a seguir viagem com sua tropa.

Entretanto, dali por diante, nenhuma tropa mais passou por Videira. Mais tarde, foi

noticiado que as tropas de gado haviam esco-lhido caminho diverso, o qual, embora mais tortuoso, não oferecia o perigo de flagrantes indevidos. Não só meu pai perdeu o aluguel. A perda de impostos para a Prefeitura resul-tou inclusive em paralisação ou abandono de obras .Substituído, esse Inspetor prosseguiu à disposição do Estado.

O TÚNEL SONHADO

Desde os idos de 1970, quando escolhi esta belíssima cidade para minha residência

permanente, ouço a promessa da construção de um túnel sob a ferrovia, ligando a Domingos Veríssimo com a Vila Ferroviária, e isto para evitar os costumeiros congestionamentos que ali ocorrem às dezoito horas, hora esta esco-lhida para as manobras de trens. A seguir, as fotos de um congestionamento de final-de-dia.

Ademais, cumpre noticiar mais um aciden-te na esquina da morte (Domingos Veríssimo com Pinheiro Machado): um motoqueiro, atin-gido por caminhão, resultando em fratura ex-posta na vítima.

BRICC?

CONCHINCHINA

ESTEPESQUENTES

NOVO

GÂNGES

Page 8: Jornal dia 8 de novembro

Sábado, 8 de Novembro de 20148 O EXPRESSO

Feliz Dia das Mães

Gente emDestaque

Dr. JOÃO PAULO, Presidente da ACI, prestou ao ilustre cruzaltense

PAULO AFONSO PEREIRA uma homenagem pelos 103 anos da ACI. No-

meando-o Consul da ACI em Porto Alegre .

O empresário PEDRO HAMMES juntamente de suas belissímas fihas.

SAMUEL FELDMANN Sócio Diretor da Auto Panam-bi em nossa cidade e diretores,satisfeitos com a ex-celente repercusão da nova loja que inaugurará em breve.

A professora e poetiza VANDA ARMANI-NI TAGLIANI encanta os leitores com sua obra poética Palavras ao Vento.

JULIANA e ADRIANO, proprietários da METAL BOX, casal simpático que participa em os eventos sociais em nossa cidade.

CARLOS ALBERTO PEDROTTI e ADELITA em viagem à ci-dade de Bonito(MS), estiveram conhecendo as belezas naturais do pantanal matogrossense.

Page 9: Jornal dia 8 de novembro

O EXPRESSO 9

Feliz Dia das Mães

Sábado, 1 de Novembro de 2014

Na sua cidade, fazendoa diferença na sua vida.

Page 10: Jornal dia 8 de novembro

10 O EXPRESSO Sábado, 8 de Novembro de 2014

HistoriadorDaniel Marques

Cartas

Agulha ..........................................7,49Paleta ............................................8,99Ponta de Peito .............................8,99Guizado 2ª ....................................8,99Costela Minga ..............................8,99Costela Ripa ..............................12,90Chuleta .......................................13,90Chuleta .......................................13,90Promoção Ovelha .....................17,90

O município de Cruz Alta estará representado nes-te fim de semana no XIV Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô na cidade de

Cruz Alta será representada em competição nacional de Judô

Ouro Preto-MG. O torneio que será realizado entre 31 de outubro e 02 de novem-bro terá a presença de três competidores cruz-altenses

que contaram com o apoio da Prefeitura de Cruz Alta através da Secretaria de Es-portes, Lazer e Juventude e de empresas locais.

Nossos representantes são Jeferson Oliveira na ca-tegoria Master, Lucas Ro-drigues na categoria Sub-15 e Kauã Droppa Levay na Sub-11. A Secretaria de Esportes está patrocinando todas as despesas dos com-petidores com transporte, alimentação, hospedagem e inscrição e inclusive o des-locamento até Santa Maria, cidade de onde partiu o ôni-bus em direção ao municí-pio mineiro.

Para o Prefeito Juliano da Silva e o Secretário de Esportes João Cunha Lo-pes o incentivo a pratica esportiva vem sendo uma das bandeiras da adminis-tração municipal, que desde o início desta gestão tem apoiado vários atletas nas mais variadas modalidades esportivas.

Merece divulgação e elogios o trabalho rea-lizado pela atual admi-nistração municipal de Virginópolis no leste de Minas Gerais por buscar e realizar parcerias com os governos federal, estadu-al, empresas particulares, autarquias e fundações, privilegiando o interes-se público em detrimen-to a picuinhas políticas ou pequenas intrigas da oposição. Ressalto o alto índice de sucesso no pro-grama antitabagismo re-alizado em parceria com o Ministério da Saúde, a construção de casas po-pulares, postos de saúde, farmácias, infraestrutura, pavimentação de ruas, sa-neamento básico e obras em todos os setores. Infe-

lizmente todos os avanços são comprometidos devi-do a ausência de empre-sas que possuam sede no município, contudo para essa finalidade está sendo construído um distrito in-dustrial que terá excelen-te localização, incentivos fiscais, governamentais e proximidade de uma ins-tituição de ensino superior apta a formar parcerias e qualificação de mão de obra. O povo brasileiro tem demonstrado interes-se em política e naquilo que os políticos prometem e efetivamente realizam, pois a verdadeira cida-dania não é apenas votar nas eleições, mas cobrar, reclamar e participar na construção de um país me-lhor para todos.

Necessidade de empresas em nossa cidade

Os árbitros cruzaltenses Tiago Gai e Paulo Karpim da AIACA estiveram repre-sentando o Rio Grande do Sul na 14° Edição da Taça Paraná de Voleibol, que aconteceu em São José dos Pinhais região metropolita-na de Curitiba PR, no perío-do de 28 de outubro á 02 de novembro, competição esta que movimentou o calen-dário esportivo paranaen-se, reunindo cerca de 2000 atletas representando 125 equipes de 9 estados bra-sileiros. Essa competição hoje é considerada o maior e mais importante campeona-to de base do pais, reunindo

Árbitros Cruzaltenses representamo Rio Grande do Sul na 14° Taça Paraná

4 categorias: sub 14- sub 16 - sub 18 e sub 21 nos naipes Masculino e Feminino. Foram realizados 429 jogos em 6 ginásios espalhados pela cidade, Para os árbitros cruzalten-ses , foi de extrema importância a participação na 14 °Taça Paraná que contou com grandes equipes do cenário nacio-

nal entre elas : Flamengo, Botafogo, Fluminense, Tijuca, Vasco RJ, SESI, São Caetano, Limera SP, Paraná Clube, Curitibano, Circulo Militar PR, Fube, Floripa, Avojoi Sc, Sogipa, GNU, Ginastica Rs, SADA Cruzeiro MG, Nautico/ Recife PE, Brasilia Volei DF, entre outras equipes.

Page 11: Jornal dia 8 de novembro

11 Sábado, 8 de Novembro de 2014 O EXPRESSO

Preocupada com o bem--estar da população do mu-nicípio, em especial, das crianças, a Prefeitura Mu-nicipal de Cruz Alta con-tratou uma empresa espe-cializada para a realização de limpeza, recuperação e pinturas de praças.

A ação está sendo exe-

Prefeitura investe na limpeza de praças

cutada em doze praças públicas da cidade, con-tando com a fiscalização da Secretaria de Obras. A atividade teve início no mês de setembro, contem-plando as praças Genaro Caíno, Largo dos Silveira, Robério Lopes da Silva, Cel. Sebastião de Oliveira,

Conceição, João Manoel, São José, entorno da Ro-doviária, Boa Parada, Vila Hilda e duas praças na 7 de Setembro.

A medida tem como ob-jetivo dinamizar as ativi-dades desenvolvidas dia-riamente pela Secretaria Municipal de Obras, opor-

O flagrante acima foi colhido numa das trinta e oito edições consecutivas do "Jantar dos Destaques", numa das edições realizadas na sede antiga do Clube Arran-ca. O momento registra as homenagens feitas ao pro-motor do evento, que, coincidentemente, assinalava aniversário na data. As patronesses assinalaram a data, oferecendo um mimo ao aniversariante. Em nome das patronesses homenageantes, a patronesse Lindoneza de Oliveira Bueno, ao microfone, faz a saudação. E a as-sistência se uniu às patronesses na homenagem sonora do "Parabéns a você".

As edições do Jantar dos Destaques contavam com um seleto grupo de patronesses que contribuíam para o êxito promocional. Varias comissões, como a de re-cepção, dos troféus das sobremesas e das atrações, con-tribuíam para o êxito do vento. Antecedendo o jantar, ocorria o Lançamento da promoção, com o anuncio das patronesses em coquetel concorrido. O jantar dos Des-taques se constituiu em março de relevo na vida social de Cruz Alta.

Sem NomeO edifício construindo pelo joalheiro João Luiz Bell,

na esquina da Pinheiro Machado com Presidente Var-gas, acaba de ficam sem nome. Inaugurado em 1968, foi ele denominado de “Ed. Ana Muller” em grande letreiro na face da Presidente Vargas. Com esse nome, o cons-trutor do edifício, João Luiz Bell prestou homenagem à sua sogra, Ana Muller, que, com o marido, fundou a Casa Muller, depois assumida pelo genro. Desaparece o nome, depois de quase meio século.

Outros edifícios também perderam o nome, como o Ed. São Luiz, construído por Plínio Machado, ex-pre-feito, que homenageou seu filho Luiz Vinicius. Também na Presidente Vargas Jaime Perelman construiu um edi-fício de quatro pisos, cujo nome homenageou sua mãe Esther Leja Perelman. Todos esses nomes sumiram. Fa-ziam parte da História.

FinalE é recomendável “uns que outros” bem dosados. Até

a próxima.

Jantar dos destaquestunizando que o efetivo te-nha condições de atuar em outras frentes de trabalho, contribuindo para o desen-volvimento do município.

O Prefeito Municipal de Cruz Alta, Juliano da Silva destaca a importância do trabalho de recuperação e manutenção dos logradou-ros públicos. “Estamos in-vestindo na recuperação, limpeza, pintura e reforma das nossas praças públicas, trabalhando diariamente para possibilitar aos mo-radores dos bairros, locais apropriados para a prática do lazer. A partir da con-tratação de uma empresa especializada em limpeza, atuamos de forma mais rá-pida e eficiente, sem a ne-cessidade de realocar o efe-tivo da secretaria de obras, paralisando outra frente de trabalho, oportunizando aos nossos munícipes, lo-cais seguros e limpos para a convivência familiar”, destacou o prefeito.

Nos dias 05 e 06 de no-vembro de 2014, foi reali-zado evento de prevenção às drogas, na cidade de Ibirubá, "Drogas: prevenir é o me-lhor caminho!".

Ele foi organizado pelo Conselho Municipal Anti--drogas de Ibirubá (COMA-DI), juntamente com o Con-selho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDI-CA) e a Secretaria do Tra-balho, Assistência Social e Habitação.

Foram realizadas duas pa-lestras pela DIPE (Divisão de Prenvenção e Ensino), do Departamento Estadual de combate ao Narcotráfico (DENARC), órgão da PO-LÍCIA CIVIL, tendo como palestrante a Comissária de Polícia Hellen Dick e o tema "Prevenção às drogas: res-ponsabilidade de todos!".

O evento contou, tam-bém, com a apresentação da peça teatral "Quando o sim é

Palestra sobre Drogasem Iburubá

não", do grupo "A turma da Alegria", de Ibirubá.

A Polícia Civil foi parcei-ra não só com as palestras, como também na organiza-ção do evento, através da Delegada de Polícia de Ibiru-bá Diná Aroldi e do Inspetor de Polícia Cipriano Souza, que é Vice-Presidente do COMDICA.

Um total de 650 pessoas, entre alunos, pais, professo-res e comunidade assistiram as duas palestras.

Page 12: Jornal dia 8 de novembro

12 O EXPRESSO Sábado, 8 de Novembro de 2014

ANGELINO ROGERIO [email protected]

A Secretaria de Desen-volvimento Rural de Cruz Alta promoveu no dia 14, a Feira de Economia Soli-dária com o tema Feira da República, em comemora-ção ao dia da Proclamação da República. A feira que se realizarou as 7h30min ao meio-dia, em frente à Escola Margarida Parde-

Feira da Economia Solidária

lhas, na rua General Câ-mara, 347, comercializou diversos produtos coloniais como cuca, massas, mel, bolachas, hortaliças, além de salgados, doces e arte-sanato.

A feira é uma iniciativa da Secretaria de Desenvol-vimento Rural em parceria com a Unicruz.

Símbolo de luxo e be-leza, a pérola sempre foi muito apreciada ao longo da história da hu-manidade. Talvez seja a jóia mais desejada pe-las mulheres desde que o mundo passou a vene-rar a beleza feminina.

O auge da pérola foi durante o Império Ro-mano, sendo a preferida de Reis e Imperadores para suas conquistas amorosas. Júlio César foi um deles e, pelo jei-to, se deu bem.

Diferente do Dia-mante, que é um cristal precioso presente na natureza, a pérola é um material orgânico, pro-duzido por alguns mo-luscos, as OSTRAS.

Incrível é o processo de formação da pérola. Se origina com a reação do animalzinho a cor-pos estranhos que inva-dem o seu organismo, como vermes ou grãos de areia. A partir daí, o pequeno objeto é en-volvido por sucessivas camadas de madrepéro-la até a formação da pé-rola propriamente dita.

Pérolas podem tam-bém ser obtidas de for-ma artificial, através de cultivo, estimulando as

Pérolasostras ao introduzir no seu interior objetos mi-núsculos.

Hoje, produzem-se imitações perfeitas de pérolas, tanto de plásti-co como resinas e outros materiais. Mas aí é outra história, o que importa é o charme de quem as usa.

Um anel de pérola tem um significado inesque-cível em ocasiões espe-ciais.

Um colar de pérolas, então, é capaz de reações e emoções incalculáveis.

Mas, como tudo se transforma neste mun-do, em nosso vocabulá-rio também utilizamos a palavra “pérola” para

designar uma resposta hilária ou uma frase en-graçada. Simboliza uma “gafe” para ser mais exato.

O ex-presidente Lula era “campeão” nisso, usava palavras chulas e expressões ridículas com a maior naturalida-de do mundo, se fazendo

passar por sabichão. Em vários de seus discur-sos, proferiu palavras e expressões que afron-tam nosso dicionário e nossa língua pátria, ver-dadeiras “pérolas” que entraram para o folclore bizarro da língua brasi-leira.

Mas, dia desses, um amigo me contou um

caso, e me jurou ser ve-rídico.

Um casal, recém in-clusos na “Classe Mé-dia” e agora se sentindo “novos ricos”, resolve-ram fazer uma festa de quinze anos para sua filha. Uma festa “chi-que”.

Para impressionar os convidados, escolhe-ram um cardápio onde só constava nome de comidas exóticas, dife-rentes, para fazer aque-le charme:

“Strogonoff” de Filé, “Spaghetti” ao Mo-lho de Tomate, Arroz “à Grega”, Suflê de Frango, Bife de Porco à Milanesa Schnitzel, Filé ao Molho Oriental de Shoyo, Filé de Peixe “Marinado”, Batatas “à Dorê”, Tomates à Bologna, Mix de Folhas Nobres...

E, para encerrar com “chave de ouro” o car-dápio para a festa chi-quérrima, constava no final do convite:

Como sobremesa, será servido “Pérolas de Aipim ao Vinho Tinto”.

Ou seja, o velho e co-nhecido SAGÚ.

Não é uma preciosida-de?

General Câmara, 655

Fone: 3303-4222

Page 13: Jornal dia 8 de novembro

13 O EXPRESSOSábado, 8 de Novembro de 2014

Candidatas do Concurso

Garota ta na Onda

No próximo dia 15, a vencedora será capa do Joral O Expresso.Promoção Fernando Martins - Radio Popular FM 107.9Apoio: Jornal O Expresso

Page 14: Jornal dia 8 de novembro

14 O EXPRESSO Sábado, 8 de Novembro de 2014

AGILE LT 10/10 IQO-5767AGILE LTZ 10/11 IQW-4805AGILE LTZ 12/13 ITP-4530AGILE LTZ 11/11 IRQ-9423CAPTIVA SPORT 11/11 AXO-0803CELTA 02/03 MCI-0078CELTA LIFE 07/07 INP-4492CELTA SPIRIT 05/06 IMR-4168CELTA 2P LIFE 09/10 HLB-8098CELTA 4P LIFE 10/11 IQV-2071CITROEN C4 PALLAS 09/10 ISF-1443CIVIC LXS FLEX 06/07 NHA-8244CLASSIC LIFE 09/10 IPW-6041CLASSIC LS 11/11 HEY-5712CLASSIC SPIRIT 05/05 IML-8924CLASSIC SPIRIT 06/06 IMW-9563CLIO EXP.1.0 13/14 IUW-7094CLIO 1.0 02/03 IKW-5342COBALT LT 12/13 ITO-3073COBALT LT 13/13 IUD-8626COROLLA 03/04 MMW-8939COROLLA XLI 1.8 FLEX 09/09 EEN-1177CORSA GLS 98/99 HRM-7232CORSA HATCH PREMIUM 07/08 INX-7687CORSA SEDAN 03/04 ILQ-9990CORSA SEDAN 02/03 IKX-3128CORSA SUPER SEDAN 99/99 IIV-6516COURIER SI 04/04 ILS-6809CRUZE LT 13/13 IUJ-1734CRUZE LT HB 13/14 IUW-6931CRUZE LT NB 13/13 IUM-4696ECOSPORT XLT 06/07 INL-0373ECOSPORT XLT 09/09 MGF-2253FIESTA GL 01/01 MYB-3412FIESTA SEDAN 07/08 KJE-0161FIESTA STREET 97/97 IGP-9696FOCUS GHIA 09/09 JVW-7216FOCUS 1.6 HATCH 12/13 JCM-6633FOCUS 1.6 HA 05/06 DSA-9503FOCUS 1.6 HA 04/04 DKW-5160FOCUS 2.0 04/05 DHS-1450FOX 06/06 ANK-5196FOX 1.0 05/06 IMW-7938FZR-1000 93/93 IBG-2525GOL CITY 13/14 IVA-1752

GOL SPECIAL 03/04 LRV-0036GOL SPECIAL 00/00 CTB-5152GOL 1.0 11/12 ISA-3452GOL 1.0 08/09 IOW-9052HYUNDAI I30 09/10 IQY-2310IDEA HLX FLEX 06/07 INL-9504KA GL 03/04 DKP-3869LOGAN EXP 07/08 IOG-4033MALIBU LTZ 11/12 ISQ-6173MERIVA 04/04 ILW-7981MERIVA MAXX 06/06 INB-0114MONTANA LS 12/12 ISZ-4814PALIO FIRE ECONOMY 12/13 ITJ-7810PARATI CL 97/97 CJA-6849PARATI 08/09 IOZ-5018PEUGEOT 308 ALLURE 12/13 ITX-5212POLO SEDAN 1.6 12/12 ITH-1339POLO SEDAN 03/03 ILC-6407POLO 1.6 10/11 IRN-7926PRISMA JOY 08/09 IPE-1287PRISMA MAXX 08/09 IPJ-9517PRISMA MAXX 08/09 IOZ-4234PRISMA MAXX 07/08 INW-6685PRISMA 1.4 LT 11/12 ISI-9835SANTANA GL 96/96 IHH-9187SAVEIRO 1.6 CE 10/11 IQV-3336SIENA HL 97/98 IHE-3893STILO 03/03 MVW-1899STILO 04/05 INN-0010STRADA WORKING 12/13 ITL-1681S10 COLINA 4X4 05/05 IMM-9445S10 EXECUTIVE 09/10 IQF-4380S10 EXECUTIVE 04/04 ILU-4190S10 EXECUTIVE 4X2 09/10 MFX-8157S10 LT CAB. DUPLA 12/13 ITC-2785S10 LTZ 12/13 ITU-0473TRACKER 13/14 IVH-7220VECTRA ELEGANCE 05/06 IXE-6000VECTRA EXPRESSION 11/11 IRQ-5840VECTRA GLS 96/97 AGD-1362VECTRA GT 10/10 IXB-0990VOYAGE 10/10 IQR-6061VOYAGE 10/11 IQV-6989ZAFIRA ELITE 04/05 JAS-07003500 HD 01/02 IKK-0130

# Seu tempoé agora.

O Salão Nobre do Campus sediou na noite de ontem (4) a abertura oficial do XIX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Ex-tensão. A cerimônia inau-gural contou com presença de estudantes, docentes e representantes da comuni-dade. Os pronunciamentos que deram início ao even-to foram da reitora Patrícia Bianchi e do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Diego Golle. “É sempre um desafio (organi-zar eventos científicos), mas este foi especial. Chegar à 19ª edição do evento é uma grande responsabilidade, mas alunos e professores da Unicruz deram uma grande contribuição nos preparati-vos”, declarou o professor Diego.

Após as falas da mesa oficial e da apresentação artística do violonista Chris-tian Fernandes, o Grupo de Pesquisa Jurídica em Di-reitos Humanos, Cidadania e Democracia (GPJur) da

Abertura teve lançamento de livro e painel sobre desenvolvimento

Unicruz prosseguiu com o lançamento do livro “O Fenômeno Jurídico como Compromisso Social”, que tem como autoras as profes-soras Angelita Woltmann, Ieda Linck e Vanessa Neu-bauer. A publicação reúne artigos de pesquisadores institucionais e externos so-bre temáticas que englobam o Estado, os Direitos Huma-nos, a Dogmática Jurídica e a Sociedade Contempo-rânea. “Que o Seminário e este livro sirvam como motivação aos alunos que estão aqui presentes, porque quando a gente deseja algo, nos dedicamos e consegui-mos”, falou a professora Vanessa antes de entregar um exemplar à reitora. Ou-tras unidades também fo-ram destinadas à Biblioteca Visconde de Mauá e estarão disponíveis para consulta e retirada.

O painel da noite teve como eixo central o de-senvolvimento sustentável

como princípio para o en-sino, a pesquisa e a exten-são. As ministrantes foram a professora do curso de Agronomia, Jana Koefen-der, a professora do curso de Gestão de Empresas Rurais, Claudia Mera, e a coorde-nadora do projeto Profissão Catador, Isadora Cadore Vir-golin. Acompanhadas pelo pró-reitor Diego, as docen-tes apresentaram os pilares que fortaleceram a educação no cenário nacional e suas perspectivas no âmbito da academia. Conforme expli-cou a professora Claudia, as discussões sobre a impor-tância do desenvolvimento econômico, político e edu-cacional cresceram a partir da 2ª Guerra Mundial. “A partir deste período todos os países adotaram um dis-curso de progresso. A indus-trialização, a urbanização e a modernização da agricultura foram alguns dos degraus impostos na época”, contex-tualizou.

26 ANOS, 26 MOTIVOS 16: Incentivo à extensão

universitária• Faltam 25 dias para o Vestibular de Verão da Unicruz •

A extensão universitária é um dos grandes aliados do conhecimento. A ação consiste em permitir que professores e estudantes promovam atividades junto à comunidade, so-bretudo nas regiões em situação de vulnerabilidade social. A Universidade de Cruz Alta, como incentivadora da extensão, visualiza benefícios em duas vias: aos acadêmicos, com a contribuição que a prática proporciona à sua formação profissional, e as pessoas assisti-das, que têm acesso a serviços gratuitos, de qualidade e que resultam no desenvolvimento social.

Page 15: Jornal dia 8 de novembro

15 O EXPRESSOSábado, 8 de Novembro de 2014

INFORMA: Av. Gal Câmara, 935 | Galeria Centauro 2° andarwww.acicruzalta.com.br

EASA apresenta informações sobre o Sistema Comprasnet do Governo Federal

A Reunião Ordinária na sede da Associação Comercial Industrial de Cruz Alta teve a participação do Major Vale - Chefe da Divisão Administrativa, Ten. Hele-

Simbiose recebe pela segunda vez o Prêmio Vencedores do Agronegócio

Na última quarta-feira o Presidente da Associação Comercial Industrial de Cruz Alta, João Paulo Ribas Reis, participou do evento, Ta Na Mesa, realizado pela FEDERASUL, na capital gaúcha. O Presidente foi prestigiar a entrega do Prê-mio Vencedores do Agro-negócio ao sócio Marcelo de Godoy que pela segunda vez a Empresa Simbiose foi vencedora na categoria 1 de Indústria de Insumos. Com objetivo de destacar iniciativas para valorizar a força empreendedora de um dos setores mais im-portantes para a economia do Rio Grande do Sul e do País. O troféu “Três Portei-ras” foi distribuído a sete categorias dos vencedores e a outros três destaques es-

nilton - Chefe da Sessão de Aquisição, licitação e contratos e o Ten. Del-mar, Pregoeiro responsá-vel da EASA. Objetivo dessa parceria entre ACI e Escola de Aperfeiçoa-mento é oferecer maio-res informações para os empresários sobre a par-

ticipação em Licitações Governamentais.

O Tenente Helenilton foi o responsável pela ex-planação, de modo que os associados pudessem iden-tificar as necessidades, dificuldades e as possibili-dades de participar em pre-gões e licitações da EASA.

“Viemos trazer para aos empresários a sequencia dos procedimentos da legislação, documenta-ção necessária, forma de cadastro, acompanha-mento dos editais e ma-teriais licitados. A nossa intensão é aumentar a participação das empre-sas do município e assim deixar mais recursos em Cruz Alta,” conclui o Tenente.

O Comandante Paulo Sérgio Felipe Alves tam-bém esteve presente no encontro. O Presidente da Associação Comer-cial Industrial, João Pau-lo Ribas Reis destacou a iniciativa, e agradeceu a participação de todos os sócios que puderam sa-nar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o Sistema Comprasnet do Governo Federal.

peciais. A empresa genuina-mente brasileira, com sede em Cruz Alta, e filiais no Paraná, Goiás e Mato Gros-so, ganhou destaque entre as concorrentes com o case: BtControl: Independência Tecnológica e Sustentabili-dade. “A Empresa Simbio-se merece ser reconhecida

pela qualidade do trabalho desenvolvido por profissio-nais altamente especializa-dos, agregando valor e ino-vação tecnológica, de modo sustentável além de alavan-car ainda mais o agrone-gócio gaúcho e brasileiro no mercado internacional,” conclui o Presidente.

Page 16: Jornal dia 8 de novembro

O EXPRESSO16 Sábado, 8 de Novembro de 2014

Os moradores da grande Vila Nova estão vivencian-do nos últimos dias mu-danças na infraestrutura do bairro. A Avenida Sete de Setembro que faz a ligação até os bairros Progresso e Planalto estão recebendo nova canalização para rede d’água da Corsan.

O trabalho de substitui-ção da canalização desta região foi uma exigência

Sete de Setembro recebe nova canalização

da Administração Munici-pal visando os investimen-tos em asfalto que serão realizados nos próximos meses. Segundo o Secre-tário de Obras Fernando Justen, Cruz Alta não pode mais passar por situações como a abertura de valetas em locais onde o asfalto é novo. “Temos vários casos em toda cidade onde repa-ros na canalização foram

feitos em trechos asfalta-dos, prejudicando o fluxo dos veículos” relata Jus-ten.

A Avenida Sete de Se-tembro é uma importante via que conecta o centro com a Grande Vila Nova, região de grande concen-tração habitacional, e que passará por grandes inves-timentos visando o cresci-mento desta região.

Dia do Funcionário Público Municipal

LUCINHA, Presidente do SIMCA, con-vida os colegas municipários para partici-parem do Jantar-Baile que será realizado hoje, 08/11, comemorativo ao Dia do Fun-

cinário Público Municipal. No CTG Que-rência da Serra a partir das 21 horas. Após o jantar , baile com animação de excelente grupo musical.