jornal de caxias edição 191

7
Duque de Caxias - 10 a 17 de outubro de 2012 Acesse: www.jornaldecaxias.net R$ 1,00 edição 191 Duque empata em casa Duque de Caxias x Oeste (SP) fi- caram no 0 a 0, na tarde de sábado, (06/10), no Marrentão, em Xerém. Com o resultado, o Tricolor da Bai- xada se manteve na terceira posição, agora com 23 pontos. PÁGINA 12 Entenda a Ficha Limpa Daqui a três semanas o eleitor deverá se apresentar novamente nas urnas para eleger o próximo prefeito para Duque de Caxias. A tarefa de extrema responsabilidade envolve es- colha, mas também informação. PÁGINA 02 PÁGINA 05 Na disputa pelo segundo turno, Alexandre Cardoso (PSB) sai na frente e fecha apoio com os deputados es- taduais Dica (PSD) e Samuquinha (PR). Zito (PP), terceiro lugar, ainda não definiu seu futuro político. Três pesquisas divulgadas nesse ano, duas do Instituto GPP e uma do Ibope, sinalizaram os ru- mos para a campanha eleitoral de 2012. Entenda o dinâmica dos números no processo eleitoral. Eleição: números da disputa PÁGINA 02 POLÍTICA Candidato do PP que nos anos 90 ganhou o apelido do Rei da Baixada fica de fora da disputa pelo quarto mandato com apenas 72.973 votos, o que equivale a 16,01% dos votos válidos. Zito está fora do segundo turmo PÁGINA 11 CIDADE Confira a programação completa do que está acontecendo na cidade. Saiba tudo sobre exposi- ções, shows e muito mais no Guia Cultural. Pro- grame-se e divirta-se. Veja a programação cultural PÁGINA 08 GUIA CULTURAL DICA E SAMUQUINHA APOIAM ALEXANDRE CARDOSO Divulgação Reprodução

Upload: andre-oliveira

Post on 28-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal de Caxias Edição 191

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Caxias Edição 191

Duque de Caxias - 10 a 17 de outubro de 2012 Acesse: www.jornaldecaxias.net

R$ 1,00edição 191

Duque empata em casaDuque de Caxias x Oeste (SP) fi-

caram no 0 a 0, na tarde de sábado, (06/10), no Marrentão, em Xerém. Com o resultado, o Tricolor da Bai-xada se manteve na terceira posição, agora com 23 pontos.

PÁGINA 12

Entenda a Ficha LimpaDaqui a três semanas o eleitor

deverá se apresentar novamente nas urnas para eleger o próximo prefeito para Duque de Caxias. A tarefa de extrema responsabilidade envolve es-colha, mas também informação.

PÁGINA 02

PÁGINA 05

Na disputa pelo segundo turno, Alexandre Cardoso (PSB) sai na frente e fecha apoio com os deputados es-taduais Dica (PSD) e Samuquinha (PR). Zito (PP), terceiro lugar, ainda não definiu seu futuro político.

Três pesquisas divulgadas nesse ano, duas do Instituto GPP e uma do Ibope, sinalizaram os ru-mos para a campanha eleitoral de 2012. Entenda o dinâmica dos números no processo eleitoral.

Eleição: números da disputa

PÁGINA 02

POLÍTICA

Candidato do PP que nos anos 90 ganhou o apelido do Rei da Baixada fica de fora da disputa pelo quarto mandato com apenas 72.973 votos, o que equivale a 16,01% dos votos válidos.

Zito está fora do segundo turmo

PÁGINA 11

CIDADE

Confira a programação completa do que está acontecendo na cidade. Saiba tudo sobre exposi-ções, shows e muito mais no Guia Cultural. Pro-grame-se e divirta-se.

Veja a programação cultural

PÁGINA 08

GUIA CULTURAL

DICA E SAMUQUINHAAPOIAM ALEXANDRE CARDOSO

Divulgação Reprodução

Page 2: Jornal de Caxias Edição 191

POLÍTICA

02 03POLÍTICA

Institutos apontam campanha polarizada Dica e Samuquinha fecham com AlexandreIbope e GPP indicam crescimento de Alexandre e estagnação de Washington em Caxias Deputados estaduais selam acordo com o candidato socialista para o segundo turno

Apesar de terem se tornados ponto de calorosas discussões

entre candidatos, os institu-tos de pesquisa continuam a nortear as campanhas em todo o país e, em Duque de Caxias, não é diferente. Três pesquisas divulgadas nesse ano, duas do Instituto GPP e uma do Ibope, sinalizaram os rumos para a campanha eleitoral de 2012.

Na primeira delas, rea-lizada pelo GPP trouxe al-gumas tendências que no último dia 7 de outubro, as

Acima: Alexandre Cardoso com Dica e o deputado estadual Samuquinha (PR). Abaixo: Deputado Federal e presidente do PSD Índio Costa

Gráfico que apresenta a evolução dos candidatos de março até o final do primeiro turno, em 7 de outubro. Fonte: (Instituto GPP e Tribunal Regional do Estado do Rio de Janeiro)

Intenção de votoSegundo turno

Trazer investimentos

Mudança

Samuquinha

Outro ponto em comum observado foi a crescente po-larização entre os candidatos Alexandre Cardoso (PSB) e Washington Reis (PMDB). Em março, segundo o GPP, o candidato socialista aparecia com 10% das intenções de voto ocupando a quarta posição. Já na pesquisa de setem-bro, do mesmo instituto, Alexandre já aparecia próximo a Washington no segundo lugar. Tendência observada tam-bém pelo Ibope, que afirmava o empate técnico entre os dois candidatos.

De março a setembro, conforme o GPP, o candidato peemedebista ficou na casa dos 30 pontos percentuais na intenção de voto. No mesmo período, o candidato socialis-ta deu um salto de 10% para abocanhar 33,99% dos votos válidos, se tornando o candidato mais votado no primeiro turno da eleição municipal, enquanto que o peemedebista ficou com 33,29%.

Com os novos ar-ranjos políticos para o segundo turno e a con-solidação de apenas dois candidatos, o eleitorado passa a ser disputado por Alexandre e Washington. Juntos eles conseguiram cerca de 70% dos votos válidos na primeira eta-pa, o desafio agora é sa-ber quem irá ficar com a maior parte dos 30% do eleitorado que votou em outros candidatos.

O encontro que definiu o apoio de Dica (PSD) à can-didatura de Alexandre Car-doso foi concorrido. Marcou presença o presidente do diretório regional do PSD, deputado federal Índio da Costa.

– Aqui tivemos uma der-rota eleitoral, fato comum em uma disputa, mas es-tamos tendo uma vitória política com a participação na campanha de Alexandre Cardoso, que poderá contar

Depois de fechadas as urnas do primei-ro turno, começa a

busca de apoios para o se-gundo turno. Com 33,99% dos votos válidos, Alexandre Cardoso (PSB) e Washing-ton Reis (PMDB), que ficou com 33,29%, sabem que não podem abrir mão de ne-nhum voto para a reta final da campanha. Faltando ape-nas 18 dias para a definição de quem será o próximo pre-feito de Duque de Caxias, a palavra de ordem agora é aglutinar.

O primeiro a fechar apoio foi Alexandre Cardo-so. O socialista trouxe para a sua campanha o deputa-do estadual Dica na última terça-feira (9/10) na sede do Partido Social Democrata (PSD).

– Quando pensei em me lançar candidato a prefei-to, conversei com o Dica se aceitaria ser o vice na minha chapa. Na época ele expli-cou que também desejava concorrer. Cada um fez a sua campanha, embora nos-sos programas de adminis-trar Duque de Caxias fossem bem semelhantes – afirmou Alexandre Cardoso.

10 a 17 de outubro de 201210 a 17 de outubro de 2012

conosco neste processo – destacou Índio da Costa.

Já Dica destacou a boa relação com o candidato.

– Temos muito em co-mum não só em nossas cam-panhas, mas na vida políti-ca. Alexandre Cardoso tem um talento inegável como negociador, articulador para poder trazer investimentos, enquanto eu tenho uma pre-ocupação com o social. Jun-tos faremos muito por esta cidade que amamos – dis-cursou Dica.

O candidato a prefeito de Duque de Caxias, Alexan-dre Cardoso, recebe nesta quinta- feira (11/10), a partir das 16 horas, o apoio do deputado estadual Samuqui-nha (PR), para o segundo turno da eleição municipal. A solenidade será na Avenida Automóvel Club, em frente ao shopping Center, em Santa Cruz da Serra.Outro ponto de encontro

nos discursos dos aliados

foi o compromisso com a mudança. Dica e Alexan-dre Cardoso enfatizaram a necessidade de uma nova mentalidade política e admi-nistrativa para a cidade.

– Queremos que Duque de Caxias seja uma cidade rica não só pelo que arreca-da em impostos, mas uma cidade rica por oferecer à população saúde e educação de qualidade, creches para as mulheres que trabalham fora e não têm onde deixar seus filhos, na segurança do trabalhador que sai cedo de sua casa e corre o risco de ser assaltado, na atenção aos dependentes químicos que ficam pelas ruas usando

drogas. Há quem diga que quatro anos é pouco tem-po. Para nós, quatro anos é muito tempo e vamos provar isso – disse Cardoso.

Outro que também des-tacou o recado de mudança dado pelas urnas foi e o de-putado federal Áureo Lídio (PRTB) partido que no pri-meiro turno também apoiou

urnas confirmaram. Na épo-ca da pesquisa, março deste ano, 42,6% dos entrevista-dos avaliaram a adminis-tração do prefeito Zito (PP) como ruim ou péssima e, na última pesquisa realizada pelo mesmo instituto, em setembro, 50% dos ouvidos tiveram a mesma opinião sobre a atual administração.

Ainda sobre a gestão Zito, a pesquisa Ibope tam-bém realizada em setembro afirmou que 70% dos en-trevistados desaprovavam o atual governo.

a candidatura de Dica.

– Alexandre Cardoso e Dica têm essas propostas. Vamos trabalhar junto para promover as mudanças. Nós do PRTB daremos todo o apoio que for necessário para que o projeto de ambos seja realizado. Este será um momento histórico – afir-mou Áureo Lídio.

GPP: Foram realizadas 600 entrevistas entre 10 e 11 de março. Os dados estão registrados no Tribunal Re-gional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo nº 00002/2012.

IBOPE: Os pesquisadores ouviram 504 eleitores en-tre os dias 14 e 16 de setembro. Os dados estão registra-dos no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-00096/2012 e foram publicados no dia 17 de setembro.

GPP: Foram realizadas 600 entrevistas entre 22 e 23 de setembro. Os dados estão registrados no Tribunal Re-gional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-00116/2012.

Dados das pesquisas

Fotos: TRE-RJ

Page 3: Jornal de Caxias Edição 191

POLÍTICAPOLÍTICA

04 0510 a 17 de outubro de 201210 a 17 de outubro de 2012

Ficha Limpa: informe-se antes de votarWashington aposta na parceria com Cabral Ministra do TSE acredita que Lei “trouxe ânimo para o processo eleitoral deste ano” Candidato do PMDB acredita na dobradinha com o governador para ser eleito

Daqui a três semanas o eleitor deverá se apresentar nova-

mente nas urnas para ele-ger o próximo prefeito para Duque de Caxias. A tarefa de extrema responsabilidade envolve escolha, mas tam-bém informação. Antes de votar, é importante que o cidadão busque esclareci-mentos para decidir quem é mais apto para resolver os dilemas do município. A lei da Ficha Limpa, em vigor pela primeira vez, foi criada para isso – auxiliar o eleitor a descobrir quem é o candi-dato por trás das propagan-das e santinhos que invadem as ruas no período eleitoral.

Para a ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE), o resultado da aplicação da Lei da Ficha Limpa já foi sentido nas urnas.

- Como foi a própria ci-dadania que conseguiu a fi-cha limpa, houve um ânimo maior nessa eleição, con-cluiu.

O candidato Washing-ton Reis (PMDB) chega para o segun-

do turno praticamente em-patado com o seu oponente Alexandre Cardoso (PSB). Juntos, os dois candidatos tiveram cerca de 70% dos votos válidos, sendo que o peemedebista ficou com 33,29%, em uma diferença de pouco mais de 3 mil votos do socialista.

Os desafios do candidato agora são conquistar uma fa-tia maior dos votos dados a outros candidatos no primei-ro turno e conseguir fazer a popularidade do governa-dor Sérgio Cabral (PMDB) transformar em votos nas urnas, até o próximo dia 28 de outubro.

No segundo turno, com tempo igual e sem a con-corrência dos outros can-didatos, Washington deve aprofundar o debate nas sua propostas de governo.

Como informou o Jornal de Caxias, na edição 190, para saber se um determinado candidato responde por algum processo em alguma esfera judiciária, é só consultar a internet. Cada página tem a sua própria dinâmica, mas com o nome completo do candidato e CPF é possível acessar informações sobre a vida pú-blica de cada político.

www.tce.rj.gov.br – Tribunal de Contas do Estado

www.dpf.gov.br – Polícia Federal

www.justicaeleitoral.jus.br – Justiça Eleitoral

www.mp.rj.gov.br – Ministério Público

www.tjrj.jus.br – Tribunal de Justiça

www.excelencias.org.br - ONG

www.fichalimpa.org.br - ONG

O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de ine-legibilidades.

A iniciativa popular é um instrumento previsto na Constituição que permite que um projeto de lei seja apresentado ao Congresso Nacional desde que, entre outras condições, apresente as assinaturas de 1% de todos os eleitores do Brasil.

O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasi-leiros. No dia 29 de setembro de 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas.

A Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 16 de fevereiro de 2012. Por sete votos a quatro, o plenário determinou que o texto integral da norma deveria valer a partir das últimas eleições (outubro 2012).

O projeto Ficha Limpa é uma campanha da socie-dade civil com o objetivo de melhorar o perfil dos candi-datos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candida-tos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candida-tar - critérios de inelegibili-dades.

A iniciativa popular é um instrumento previsto em nossa Constituição que Para a saúde Washington

Reis defende a criação de um grande centro de trata-mento para viciados.

O Jornal de Caxias está pro-duzindo uma matéria sobre a importância da Lei da Ficha Limpa. O que é? Como funcio-na? Como saber se um candida-to é ou não Ficha Limpa?

Em razão disso, esta publi-cação solicitou as assessorias de comunicação dos dois candida-tos que passaram para o segun-do turno em Duque de Caxias o número do CPF e a autorização para publicação.

Informe-seO que é ficha limpa?

Propostas

Tempo

O que é ficha limpa?

E-mail enviado aos candidatos

CPFs dos candidatos permite que um projeto de lei seja apresentado ao Con-gresso Nacional desde que, entre outras condições, apre-sente as assinaturas de 1% de todos os eleitores do Brasil.

A Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Fede-ral (STF). Por sete votos a quatro, o plenário determi-nou que o texto integral da norma deveria valer a partir das últimas eleições (outu-bro 2012).

O C.P.F do candida-to Alexandre Cardoso é 304.563.637-34. Em nome do candidato, a publicação do CPF está autorizada.

Até o fechamento desta edição a assessoria do can-didato Washington Reis não havia encaminhado resposta para a solicitação.

Ministra Carmem Lúcia presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Candidato a prefeito de Duque de Caxias Alexandre Cardoso (PSB)

Candidato a prefeito de Duque de Caxias Washington Reis e o Governador Sérgio Cabral durante campanha eleitoral

Divulgação

Divulgação

- Construí o Hospital Moacyr do Carmo com o governador e o presidente Lula. A cobertura da saúde básico cresceu no meu go-verno. Nossos jovens estão abandonados. Vamos cons-truir o maior centro para tra-tamento de dependentes quí-micos do Brasil – enfatizou o candidato durante debate do Jornal Extra realizado

em 25 de setembro.

Já na educação, o foco são as creches.

- Em quatro anos, abri-mos o maior número de creches, fizemos concurso para professores, trouxemos o Colégio Pedro II e campus de universidades federais para cá. Formei mais de 80 mil alunos em cursos profis-

sionalizantes.

Outra aposta do candida-to é a instalação dos BRTs

- O Bilhete Único existe porque o estado paga subsí-dios por mês, fazendo com que o preço. Vou criar o bi-lhete único municipal a R$ 2,65. Quando fui prefeito, segurei o aumento por três anos para igualar o preço da

Com 20 dias de campa-nha, o tempo é o maior de-safio a ser enfrentado tanto por Washington quanto para Alexandre apresentarem suas propostas de campanha e abocanharem a maior fatia possível do eleitorado.

passagem ao do Rio.

Page 4: Jornal de Caxias Edição 191

07CIDADE

10 a 17 de outubro de 201210 a 17 de outubro de 201206

Câmara: 29 são eleitos em Duque de CaxiasMais de 790 concorreram ao cargo. Eleição foi uma das mais disputadas do estado

Duque de Caxias irá às urnas novamente no segundo turno.

No próximo dia 28, os elei-tores decidirão quem estará à frente da prefeitura pelos próximos quatro anos. Mas se ainda restam dúvidas so-bre quem ocupará o cargo de prefeito, as cadeiras da Câmara Municipal já estão definidas. A relação de 798 candidatos para 29 vagas fez da Câmara Municipal de Caxias umas das mais con-corridas. A média é de mais de 27 políticos para cada car-go, uma das disputas mais acirradas do país.

Fachada da Câmara Municipal de Duque de Caxias que terá 29 vereadores em 2013

Novas cadeirasSegundo turno

PMDB – 4 vereadores PRB – 1 vereador

PMN- 1 vereador

PRTB – 1 vereador

PSL – 1 vereador

PSDB- 1 vereador

Devido ao aumento po-pulacional verificado no Censo 2010 do Instituto Bra-sileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE) e à Emenda constitucional que mudou o cálculo do tamanho das Câmaras, Duque de Caxias, que possui hoje aproxima-damente 855 mil habitantes, terá em 2013, 29 legislado-res, o que significa oito ca-deiras a mais no plenário. O aumento no número de par-lamentares foi previsto pela

A disputa entre o ex-pre-feito Washington Reis (Jun-to por Caxias: PMDB / PSL / PHS / PTC / PV / PRP) e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso (Amor por Caxias: PRB / PDT / PT / PPS / PMN / PSB / PC DO B ) promete ser dura e deve mo-vimentar bastante os eleitos para a nova Câmara.

Dez vereadores perten-cem aos partidos coligados ao candidato Alexandre Car-

doso. Em compensação, o PMDB, partido de Washing-ton, tem a maior bancada e a sua coligação Juntos por Caxias tem sete representan-tes. Ou seja, tanto o peeme-debista, quanto o socialista possuem um boa represen-tatividade no Legislativo. E agora, a três semanas da de-cisão final, a tendência é que os novos vereadores tomem novamente as ruas como ca-

bos eleitorais do candidato do seu partido ou coligação.

- Estou ansioso para tra-balhar com os novos cole-gas, mas a eleição ainda não acabou. Estamos trabalhan-do firme nesse segundo tur-no para que a cidade possa promover uma mudança a partir de 2013 – enfatiza o vereador mais votado na ci-dade Eduardo Moreira (PT)

emenda constitucional nú-mero 58, de 23 de setembro de 2009.

A ampliação no número de cadeiras não deverá mu-dar o perfil do legislativo caxiense. Dos 29 parlamen-tares eleitos no último pleito, 12 se preparam para assumir mais um mandato. É o caso dos vereadores Eduardo Moreira, Júnior Reis, Carlos de Jesus, Quinzé, Marcelo do Seu Dino, Ademir Mar-tins, Leide, Fatinha, Chico Borracheiro, Marquinho Oi, Mazinho e Gaete.

que teve 5.911 votos.

Já a vereadora Gaete (PSD) também destacou a superação que uma campa-nha exige.

- Uma eleição nunca é fácil. Superamos grandes desafios e enormes dificul-dades, mas agora é trabalhar bastante no segundo turno - observa Gaete.

Júnior Reis Leide

Josemar Padilha

Claudio Thomaz

Sandro Lelis

Marquinho Oi

Carlos de Jesus Quinzé Wendell

Vereadores eleitos e seus partidos

PT – 3 vereadoresEduardo Moreira Fabrício Cordeiro Moa

PSB -3 vereadoresChiquinho Caipira Chico Borracheiro Juliana do Táxi

PSC -2 vereadoresCarlinho da Barreira Osvaldo Lima

PV -2 vereadoresMarcelo do Seu Dino Ademir Martins

PP – 2 vereadoresCelso do Alba Fatinha

PR – 2 vereadoresSerginho Samuquinha Dr. Maurício

PDT – 2 vereadoresBoquinha Mazinho

PSDC- 2 vereadoresMarcos Tavares Allan Macarrão

PSD – 2 vereadoresThiago Barreto Gaete

EDITORIAL

JORNAL DE CAXIAS, ONTEM

LEITOR

MV3 - Mídia e Comunicação LTDA.CNPJ: 14.467.152/0001-03 / Inscr. Estadual: 79.515.787

O Jornal de Caxias é uma publicação semanal vendida apenas no município de Duque de Caxias pelo valor de R$ 1,00

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não represen-tam necessariamente a opnião do jornal.

Gráfica: Jornal do Comércio - 5.000 cópias

Fernando Rocha editor-chefe

Rafael Barreto repórter fotográfico

Alyne Costa repórter

http://[email protected]

End: Rua General Dionísio, 21-A, 25 de Agosto - CEP 25075-095 - Duque de Caxias - RJ - Brasil Tel: (21) 2653-4826

Eleições 2012: Que ve-nha o segundo turno

Nesta edição o Jornal de Caxias é dedicado ao pós--primeiro turno da eleição municipal 2012. Como ficou a Câmara Municipal: quais vereadores foram eleitos? Quais partidos ficaram com as maiores bancadas? Quem foi reeleito?

Já na disputa pela pre-feitura Alexandre Cardoso (PSB) e Washington Reis (PMDB) foram os escolhi-dos pelas urnas para o em-bate final. Veja quem fechou apoio com os dois candida-tos no segundo turno.

Leia ainda sobre o declí-nio de Zito que, mal avalia-do pelas últimas pesquisas Ibope e GPP, ficou de fora

da disputa pela prefeitura ainda no primeiro turno.

Acompanhe os nossos colunistas que sempre tra-zem informações relevantes sobre a vida cultural e social de Duque de Caxias.

Critique, questione, opi-ne, indague e participe do Jornal de Caxias. Telefone para nossa equipe, mande mensagens pelo nosso e-mail e siga o jornal nas redes so-ciais. Como já dito neste espaço em outras oportuni-dades, um jornal só existe se leitores para ele existir.

Boa leitura.

N A S R E D E S S O C I A I S :

Emerson Torres diretor administrativo

João Carpalhauilustração e diagramação

Prestor projeto gráfico

O Jornal de Caxias de abril de 1997 trouxe a preocupação de duas leitoras sobre o comércio ilegal praticado nas ruas da cidade e a falta de organização do municipio. Passados 15 anos, os desafios continuam.

Tenho lido com muito interesse o Jornal de Caxias e utilizo muitas matérias em sala de aula (...). Como tenho parentes vivendo na Favela do Lixão, pergunto por que o jornal bate tanto no comércio irregular “na entrada da cidade”. Onde há empregos? (...)

Vírgínia Mouzinho

Centenário

Não sou de Caxias e, como estudo numa universidade daqui, procuro me informar sobre a vida na cidade. Ficava entre opiniões de colegas que são daqui e denúncias publicadas no Jornal de Caxias. Algumas caminhadas pelas ruas daqui bastaram para que começasse a concordar que Duque de Caxias sofre demais com a falta de organização.

Ana P. Ruiz

[email protected]

[email protected]: Rua General Dionísio, 21-A, 25 de Agosto CEP 25075-095 - Duque de Caxias - RJ - Brasil

Tel: (21) 2653-4826

Caro Leitor, esse espaço é seu.

Mande suas críticas e sugestões para nós.

Vamos fazer, juntos, o Jornal de Caxias cada

vez melhor.

COMÉRCIO ILEGAL

VENDO DE PERTO

Page 5: Jornal de Caxias Edição 191

08 09CONECTA CAXIAS

Eu e o geógrafo Thiago Ribeiro de Carvalho prepa-ramos um mapa que mostra a divisão entre Alexandre Cardoso (PSB) e Washington Reis (PMDB) por zona eleitoral de Duque de Caxias no primeiro turno das eleições para prefeito. O candidato socialista ganhou em seis regiões enquanto que o peemedebista se saiu melhor em quatro. www.lurdinha.org

Conheça os prefeitos e vereadores eleitos em todo o país. No segundo tur-no, você também vai poder

Com o segundo turno, a disputa pela prefeitura fica apenas entre Alexandre Car-doso e Washington Reis. Siga os candidatos nas redes sociais e avalie as propostas de cada um.

Alexandre Cardoso

Site: www.alexandrecar-doso.com.br

Facebook: fb.com/alexan-drecardosooficial

Twitter: @lexandrecardoso

YouTube: /depalexan-drecardoso

Washington Reis

Site: www.washingtonreis.com.br

Facebook: fb.com/wash-ingtonreisoficial

Twitter: @depwreis

YouTube: /JuntosPorCaxi-as15

A maior ferramenta de busca do mundo esqueceu da urna eletrônica ao home-

O movimento Enraiza-dos, de Nova Iguaçu, possui uma Web Rádio bem inte-ressante. A maioria dos pro-gramas é ligada à cultura hip hop da Baixada Fluminense. Vale a pena conferir!

http://www.enraizados.com.br/index.php/radio--web/

Mapa interativo do 1° turno das eleições

Resultado das elei-ções

Sites dos candidatos de Caxias

Google com urna de papel

Rádio Enraizados (Nova Iguaçu)

10 a 17 de outubro de 201210 a 17 de outubro de 2012

acompanhar a apuração em tempo real por este mesmo site.

www.ebc.com.br/apura-cao2012

nagear as eleições munici-pais brasileiras. O site usou a imagem da velha urna de pa-pel, que não é usada mais no país. O Brasil é reconhecido internacionalmente como um dos países mais avança-dos no sistema de votação.

CULTURA

Teatro

Infantil

Shows

Na estrada desde os anos 80 e consagrada como uma

Inspirado no musical Priscila da Broadway, o es-petáculo apresenta uma montagem de fácil leitu-ra e com um humor leve e sadio. Sem pretensão de levantar bandeiras, acaba transportando o espectador ao mundo do transformista de maneira muito divertida. Local: Teatro Raul Cortez, Praça do Pacificador, Cen-tro. Sábado (13/10) às 20h e domingo (14/10) às 19h. Ingressos: R$ 30. Classifica-ção: 16 anos. Maiores infor-mações: 2771-3062

Musical de Chico Buar-que apresentado pela Cia de Teatro Contemporâneo, que aborda a discussão de como dinheiro pode influenciar no caráter de cada um, pois como disse o próprio Chico Buarque: “Na Ópera do ma-landro não há heróis, todos os personagens vivem em torno do capital”. Local: Te-atro Raul Cortez, Praça do Pacificador, Centro. Sábado (20/10) às 20h e domingo (21/10) às 19h. Ingressos: R$ 30. Classificação: 16 anos. Maiores informações: 2771-3062

No bate-papo regado a alegria e muita música de qualidade, o conjunto inter-preta seus maiores sucessos, além do repertório do últi-mo CD, intitulado “Os Ca-riocas – Nossa alma canta”. Local: Sesi Duque de Ca-xias, Rua Arthur Neiva, nº 100, 25 de Agosto. Sábado (20/10) às 17h. Ingresso R$ 1. Classificação 16 anos. In-formações: 3672-8341

Adaptado da obra de Síl-vio Romero, o espetáculo conta a história de Maria do Brasil, princesa nascida com uma cobra enrolada no pes-coço que precisa fugir de um rei que com ela quer se casar. Local: Sesi Duque de Ca-xias, Rua Arthur Neiva, nº 100, 25 de Agosto. Domin-go (14/10) às 17h. Ingresso R$ 10. Classificação Livre. Informações: 3672-8341

Nos cafundós do nordes-te, Alexandre preenche o vazio com histórias mirabo-lantes, nas quais ele próprio é o herói. Em meio à seca do Sertão, o contador encanta os ouvintes e leva todos a embarcar em suas fantasias. Local: Sesi Duque de Ca-xias, Rua Arthur Neiva, nº 100, 25 de Agosto. Quarta--feira (17/10) às 10h às 14h. Entrada franca. Classifica-ção Livre. Informações: 3672-8341

Magia, duendes, magos, bruxos e fadas… As surpre-sas do mundo mágico vão encantar você! O Espetáculo conta a história de duas fa-das aprendizes, Ametista e Esmeralda, que em um belo dia resolvem se aventurar pela Floresta do Abracada-bra. Local: Teatro Raul Cor-tez, Praça do Pacificador, Centro. Sábado (20/10) e domingo (21/10) às 16h. Entrada: R$ 14. Classifica-ção livre. Maiores informa-ções: 2771-3062

A garotada que passar pelo Caxias Shopping dia 12 de outubro vai colocar a mão na massa. No evento, as crianças vão aprender a fazer a massa do bolinho e usar toda a criatividade para decorar o doce com calda e confeitos coloridos. No fi-nal da aula, a garotada pode experimentar suas criações ou levar para casa. Local: Caxias Shopping, Rodovia Washington Luiz, 2895. Sexta-feira (12/10) às 16h e às 20h. Entrada gratuita. In-formações: 2430-5110

Fundada em 1994, a Or-questra realiza anualmente sua apresentação interpre-tando obras de compositores nacionais e internacionais como Chris McDonald, Ral-ph Carmichael, Constancio, entre outros, além de obras escritas exclusivamente para o grupo. Local: Teatro Raul Cortez, Praça do Pacifi-cador, Centro. Sexta-feira (19/10) às 19h. Entrada: um

Orquestra Resplande-cer

A Cinderela brasileira

Histórias de Alexandre

As Fadas de Abracada-bra

Oficina de doces e cupcakes

As nossas Priscillas

Ópera do Malandro

Os Cariocas

Cidade Negra

Envie seu evento para nossa equipe: [email protected]

das grandes de sua geração, a banda Cidade Negra traz um show repleto de músicas positivas, que falam de amor e conflitos sociais. Local: Sesi Duque de Caxias, Rua Arthur Neiva, nº 100, 25 de Agosto. Sexta-feira (19/10) às 20h. Ingresso R$ 20. Clas-sificação 18 anos. Informa-ções: 3672-8341

quilo de alimento não pe-recível. Classificação livre. Maiores informações: 2771-3062

Filme

Com o Projeto Cineclube Cederj, o público do museu poderá assistir uma vasta programação de filmes e documentários. No mês de outubro, o filme em cartaz é “Meia noite em Paris”, de Woody Allen. Local: Museu Ciência e Vida, Rua Aílton da Costa, s/n, 25 de Agosto. Entrada Franca. Exibições às terças (14h30), quintas (14h30), sábados (13h30) e domingos (14h30). Informa-ções: 2671-7797

Cineclube Cederj

Exposição

Exposição em comemo-ração aos dez anos do cine-clube Mate Com Angu. Na mostra, o visitante poderá conhecer a história do grupo através de fotos, textos, obje-tos e projeções.Local: Sesc Caxias, Rua General Argolo, 47, Centro. Até 13/10, das 10h às 18h. Entrada Gratui-ta. Informações: 3659-8412

Dez anos de Mate com Angu

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Reprodução

Page 6: Jornal de Caxias Edição 191

10 1110 a 17 de outubro de 201210 a 17 de outubro de 2012

MAIS CAXIASMAIS CAXIASMAIS CAXIAS

A Cultura na Câmara de Duque de Caxias Na década de 60, Du-

que de Caxias contava com 243.619 habitantes e dez anos depois sua população deu um salto e chegou a 431.397 pessoas, deste total 82% eram analfabetos. Estes dados nos indicam que ou os duquecaxienses gostavam muito de namorar ou muitos migrantes se instalaram na cidade. Ou, quem sabe, as duas coisas. Outro indício era que, ou não gostavam de estudar ou não existiam es-colas.

No início da década de 1970, a cidade não possuía um teatro com grande capa-cidade de público. O Teatro Armando Mello criado anos antes, apesar de sua impor-tância, era acanhado. Não existia uma biblioteca públi-ca e tampouco existia um es-paço de preservação da me-mória local ou de guarda de documentos. Com os dados desanimadores e na falta de iniciativa melhor, o papel de criar estes espaços foi assu-mido pela Câmara Munici-pal de Vereadores.

Em 7 de setembro de 1970, no terceiro andar do novo prédio da Câmara, dentro da animação provo-cada pela Semana da Pátria

Teatro Procópio Ferreira e o Instituto Histórico que funcionam na Câmara Municipal de Duque de Caxias

e pela conquista de tricam-peonato mundial de futebol, foi inaugurada a Biblioteca José do Patrocínio. Sua pri-meira diretora foi Dalva La-zaroni e o seu acervo inicial contou com doações pesso-ais das pouquíssimas famí-lias letradas da cidade.

Já o Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto, foi inaugurado três anos depois. Sua primeira diretora foi Eliane Estácio

da Silva irmã do ex-prefeito, Francisco Estácio da Silva, que à época ocupava a pre-sidência da Câmara. Eliane foi sucedida por Dalva La-zaroni que ali permaneceria até 1986. A linha de atua-ção e as obras que a Biblio-teca e o Instituto passaram a valorizar estavam muito influenciadas pelos ecos da ditadura militar e da inter-venção na cidade.

Em 1975, quando Laury

Villar ocupava a presidên-cia da Câmara Municipal e o Coronel Renato Moreira da Fonseca era o prefeito interventor, foi inaugurado o Teatro Procópio Ferreira. Quanto ao Instituto histó-rico, Elias Lazaroni, ex-ve-reador e diretor da Câmara dizia que seu objetivo era “aumentar nos corações dos munícipes a chama dos he-róicos feitos do passado e re-gistrar fatos marcantes sobre

a vida da cidade”. Missão cumprida até a atualidade.

Nunca saberemos o que ele chama de “fatos marcan-tes”. Sabemos que a Biblio-teca foi desativada e muitos de seus livros foram doados á Biblioteca Governador Le-onel de Moura Brizola.

O Teatro foi fechado. Ainda resta o Instituto His-tórico que, na falta de uma política pública séria de pre-servação e valorização do passado, constitui-se no ar-quivo municipal da cidade.

Os discursos dos repre-sentantes do povo é que lhes falta uma boa biblioteca, com bons livros que deve-riam ser lidos, mas não lhes faltam o teatro. A teatraliza-ção, a grandiloquência dos gestos e a sensibilidade que apresentam, mostram que não foi necessário cursos de teatro para os grandes espe-táculos.

Fica a indagação: será que a eles interessa a preser-vação do passado que eles estão construindo?

Alexandre [email protected]

POLÍTICA

Zito está fora do segundo turno em Caxias Com apenas 16% dos votos válidos, prefeito é derrotado na tentativa da reeleição

A última eleição mu-nicipal represen-tou uma quebra de

paradigma para Duque de Caxias. Além das mudan-ças previstas com a chegada dos novos vereadores, o re-sultado do pleito mostrou o declínio de Zito (PP). Consi-derado o Rei da Baixada nos anos 90 devido a sua grande influência política na re-gião, Zito sai da disputa pelo quarto mandato com apenas 72.973votos, o que equivale a 16,01% dos votos válidos no primeiro turno.

Por três mandatos, o atu-al prefeito não conseguiu so-lucionar problemas urgentes da cidade como o lixo, o sa-neamento e a falta de abaste-cimento d’água.

A era Zito parece ter che-gado ao fim. O prestígio do atual prefeito declinou e o resultado foi bem diferente das eleições anteriores quan-do o sobrenome do político era garantia de vitória. Ao menos foi assim para o ir-mão, a ex-mulher e a filha de Zito, eleitos prefeitos de Bel-ford Roxo, Magé e deputada federal com a ajuda e influ-ência do candidato do PP.

Quem assistiu ao deba-te promovido pelo jornal Extra, encontrou o prefei-to desanimado, com sinais perceptíveis de esgotamen-to. Em assuntos controver-sos, quando era o momento oportuno para Zito defender o trabalho realizado nos últi-mos quatro anos por sua ges-tão, ele se contentou a dar respostas pouco objetivas.

Sobre a polêmica do lixo, o candidato à reeleição limi-tou-se em dizer que a admi-nistração municipal foi sur-preendida pelo fechamento do Aterro Sanitário do Gra-macho e que aguardaria passar o momento eleitoral para tomar uma providência definitiva.

Outro problema men-cionado foi a falta d’água. Enquanto a maioria dos pre-

Debate

Opinião pública

Resposta da PrefeituraA assessoria de comunicação da prefeitura informa

que Zito vai apoiar o candidato que se comprometa com o futuro da cidade. Ainda de acordo com a as-sessoria, o prefeito fechará apoio a quem se compro-meter a dar continuidade aos projetos iniciados por ele, como as escolas de educação integral, a policlínica municipal, o hospital da mulher e a universidade pú-blica para 3 mil alunos, próximo ao pedágio da Rodo-via Washington Luiz.

A primeira pesquisa Ibo-pe realizada em Duque de Caxias, entre os dias 14 e 16 de setembro, divulgou que

Apesar do otimismo do prefeito, que chegou a decla-rar para a imprensa que iria para o segundo turno, era possível prever a queda da ”era” Zito antes mesmo do resultado das eleições.

feitáveis defendeu a criação de uma Companhia Munici-pal de Abastecimento, Zito sugeriu o rompimento do contrato com a Cedae (dis-tribuidora de água no muni-cípio), mas não apresentou uma alternativa para a esta-tal.

O preço alto das tarifas de ônibus também foi tema acirrado de discussão. Pro-postas como tarifa única, bi-lhete único e até ônibus a R$ 1 foram levadas em conside-ração, mas o atual prefeito transferiu a questão para a responsabilidade do Estado, argumentando que mais de 70% das linhas que circulam

em Caxias são intermunici-pais.

71% dos entrevistados dis-seram desaprovar a adminis-tração municipal.

Já o instituto GPP apon-tou que 50% dos ouvidos avaliaram a atual gestão como ruim ou péssima.

Zito teve reprovação de 70% dos entrevistados na pesquisa Ibope e de 50% na pesquisa realizada pelo GPP

Page 7: Jornal de Caxias Edição 191

12ESPORTE

10 a 17 de outubro de 2012

Duque tem domínio, mas empata em casaEquipe empata com o Oeste (SP), no Marrentão, pela Série C do Campeonato Brasileiro

A partida Duque de Caxias x Oeste (SP) terminou em 0 a 0,

na tarde de sábado, (06/10), no Marrentão, em Xerém. Com o resultado, o Tricolor da Baixada se manteve na terceira posição, agora com 23 pontos, e ainda integrante do G-4.

Nos primeiros 20 minu-tos, o Duque dominou o jogo. Logo aos oito, André Gomes soltou o pé direito da entrada da grande área para boa defesa de Jaílson. No re-bote, Juninho pegou de vo-leio e o zagueiro adversário, de cabeça, tirou a bola.

Aos 10, Valdir fez boa jogada e cruzou. Bruno Vei-ga, de cabeça, mandou por cima. Cinco minutos depois, Jeferson Silva lançou Marco Goiano que, pela esquerda, chutou para o gol e a bola bateu na trave. Aos 19, Juni-nho chutou de longe para o gol e Jaílson espalmou.

Logo em seguida, Valdir cobrou escanteio e Edmário cabeceou pra fora. Depois disso, o jogo esfriou um pouco. Para encerrar a pri-meira etapa, Bruno Veiga

fez fila pela direita e chutou. A bola, no entanto, foi pela linha de fundo.

Nada mudou no segundo tempo, que continuou com o Duque de Caxias atacando. Porém, sem tantas chances claras. Desta vez, a bola pa-rada foi o principal trunfo do Tricolor, que sofria mui-tas faltas. Em duas, Marco Goiano tirou tinta do traves-são de Jaílson, que foi obri-

gado a trabalhar em chute forte de André Gomes. Aos poucos, o ritmo do jogo foi caindo, nada deu certo e o empate persistiu no placar.

O Duque de Caxias en-cara o líder Macaé, sábado (13/10), às 16h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azeve-do, o Moacyrzão, precisan-do vencer de qualquer ma-neira para continuar no G-4.

Jogo entre Duque e Oeste, no Marrentão, que não saiu do zero a zero

Divulgação

Divulgação

Divulgação