191 - jornal integração - jan/2008

8
Participe da articipe da articipe da articipe da articipe da catequese catequese catequese catequese catequese - pág 2 pág 2 pág 2 pág 2 pág 2 Entrevistas com Entrevistas com Entrevistas com Entrevistas com Entrevistas com dom V dom V dom V dom V dom Vilson e ilson e ilson e ilson e ilson e padre Amarildo padre Amarildo padre Amarildo padre Amarildo padre Amarildo - pág 7 - pág 7 - pág 7 - pág 7 - pág 7

Upload: paroquia-sao-domingos

Post on 20-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

191 - Jornal Integração - Jan/2008 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

TRANSCRIPT

Page 1: 191 - Jornal Integração - Jan/2008

PPPPParticipe daarticipe daarticipe daarticipe daarticipe dacatequese catequese catequese catequese catequese -----pág 2pág 2pág 2pág 2pág 2

Entrevistas comEntrevistas comEntrevistas comEntrevistas comEntrevistas comdom Vdom Vdom Vdom Vdom Vilson eilson eilson eilson eilson epadre Amarildo padre Amarildo padre Amarildo padre Amarildo padre Amarildo - pág 7- pág 7- pág 7- pág 7- pág 7

Page 2: 191 - Jornal Integração - Jan/2008

Cartas

2

Celebrações

Agenda Paroquial

!!!!! Jornalista ResponsávelJC NascimentoMTB 10278

!!!!! Fotos e textosSabrina Furlan

!!!!! RevisãoMaria Ignez Worschech (Inezita)

!!!!! Dep.ComercialDirson Zerbeto Júnior

!!!!! ImpressãoEditora Z

!!!!! Tiragem7.000 exemplares

!!!!! DiagramaçãoEliane Deliberali

!!!!! ColaboraçãoAna Paula PontesDivina M. BertaliaLuciana TeixeiraMagda LohrNanci Sarmento

Fund

ado

em d

ezem

bro

de

PUBLICAÇÃO MENSALAv. Nove de Julho, 1205 - Americana - SP

(19) 3461-2865 - paroquiasaodomingos.com.br

EditorialIntegraçãoMeu mais profundo respeito e admiração pelo

trabalho realizado junto à comunidade. Proporcio-nar leitura ao povo, por si só já é um fato louvá-vel, mas, ao mesmo tempo, levar informação con-fiável com temas variados: sérios, divertidos, le-ves, profundos... Estou sensibilizada e agradecidaa todos vocês e ao Padre Itamar pelo privilégio dereceber em casa o “Integração”, que me tornasempre mais enriquecida e feliz. Um ótimo Natalpara todos da equipe e tudo de bom no próximoano. Maria Helena, Perdizes, São Paulo.

HomiliasTodo domingo, desde que saí do Brasil, temos

ouvido as suas homilias. A Geanete, o Eduardo eeu lemos as três leituras, ouvimos a homilia e fa-zemos a reflexão, onde cada um agradece e bus-ca energia para a semana. São aproximadamente45 minutos especiais e a cada domingo mais gos-tosos. Agora, quero desejar um Feliz Natal e umótimo 2008. Que você realize ainda mais e quenossa amizade fique ainda mais forte. Um grandeabraço. João Tomazeli, da China.

FelicidadesAcredito que, quem criou uma data para o Fim

e o Inicio de um ano, jamais imaginasse a Fé, aEsperança e os desejos de conquistas que causa-riam nas pessoas e no mundo... Ainda mais, nos

Janeiro/200807 - 19h - Oração diante do Santíssimo, en-cerrando com a Benção13 - Celebração do Batismo de Jesus14 - Início do Tempo Comum   - 19h30 - Oração diante do Santíssimo, en-cerrando com a Benção21 - 19h30 - Oração diante do Santíssimo, en-cerrando com a Benção

IGREJA MATRIZ DE SÃODOMINGOS:- sábado - 18h - transmitida pela RádioVocê AM 580 (1 vez por mês - aleatório)- domingo - 11h - transmitida pela RádioVocê AM 580- domingo - 18h - sem transmissão- domingo - 20h - transmitida pela RádioAzul Celeste AM 1440- terça-feira - 19h - pelos falecidos (logoapós, Encontro de Formação Bíblica)- quarta-feira - 8h - pelas vocações edoentes- sexta-feira - 19h30 - pelos aniversarian-tes da semanaASILO SÃO VICENTE DE PAULA:- quinta-feira - 15h30 - celebração nacapela do asilo

tempos de hoje, quando tudo é muito rápido e es-tressante. Paramos depois de doze meses exausti-vos e cansados, e as forças e energias são fortaleci-das e recuperadas, na esperança de que tudo serámelhor no próximo ano. Como num passe de má-gica. Agradeço a Deus por tudo que me tem dadoontem e hoje, e como já ouvi o senhor falar... Pla-nejo hoje meu futuro, cuidando e amando muito omeu presente. Que o ano de 2008 venha cheio devibrações positivas. Muita saúde e que Deus sem-pre o abençoe. César Andia.

Confissão via rádioNão tive a oportunidade de estar presente à

Paróquia São Domingos para a confissão comunitá-ria de domingo (23/12), pois estamos em Pouso Ale-gre (eu, a Cecília e a Manuela). Mas, no entanto,tive o privilégio de escutar a celebração via Internet.Realmente a nossa vida é um grande mistério e asdas pessoas ao nosso redor também. Por isso, o res-peito a elas. Itamar muito obrigado pelas suas pala-vras. Foi muito gostoso e acolhedor escutar a suavoz longe daí, da nossa casa. Como eu gosto do SãoDomingos e também do que você é e diz. Realmen-te é muito emocionante escutar o momento da con-sagração, pois a tecnologia nos leva até o local, nosfaz também presentes. “Pai nosso... Amém”. Abra-ço. Daniel de Mattos Benazzi.

Bem-vindo, janeiro de 2008!Uma grande agitação envolve o povo em

torno do Ano Novo! Dá a impressão de que tudose modificará: não teremos mais nenhuma difi-culdade, nos relacionamentos com as pessoas,nas ruas, nas famílias, nos trabalhos... As contasserão todas pagas normalmente, os governan-tes arrumarão tudo o que não deu certo: em-prego, doença, educação etc.

Não, a coisa não é assim! Tudo continua tale qual! É melhor deitar e dormir sem dinheiro aacordar com dívida, não é mesmo? Por isso, maisque Ano Novo é preciso mentalidade nova.Mentalidade mais engajada, esclarecida, compro-metida.

Este ano, ao que nos parece, sem a CPMF.Com eleições municipais às portas. O Rio SãoFrancisco continuará a obra do desvio do rio paraa distribuição de água, sem que a população sai-ba ao certo o que isso significa e a quem benefi-ciará. O que ouvimos dizer é que os grandes, osagronegócios, os fazendeiros, é que serão be-neficiados. O Jejum do Bispo de Barra,  domCápio, serviu para chamar atenção do mundo!A Paróquia São Domingos sem Vila Dainese, SãoRoque, Sitio da Gruta, Parque das Nações eMorada do Sol. Estes bairros já se tornaram oconjunto de uma nova Quase-Paróquia com oTítulo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,a Padroeira. Que alegria! As pessoas terão umsacerdote mais perto para se comprometeremcom ele na construção do Reino e para serematendidos nas necessidades.

Tudo isso se tornará vazio se não acontecero envolvimento da pessoa. Nada de bom acon-tece em nosso mundo sem o envolvimento, ocompromisso das pessoas.

No ser humano está a fonte da vida, o sen-tido do viver e a arte de tornar a vida bela. Cla-ro, tudo isso no Ser Humano ligado em Jesus,como nos diz o Evangelho de João 15,1ss “Oramo deve estar ligado à videira para dar bonsfrutos...”

Então, meu irmão e minha irmã... Povo deDeus a caminho da perfeita realização... Vamoscaminhar com objetividade voltada e buscadana oportunidade em Jesus, que se concretiza nasAções dos seres humanos.

Que janeiro de 2008 seja uma oportunida-de para novas buscas, novas realizações e tor-nar concreto novos gestos e desejos do Natal.

Itamar, pe.

Carnaval!Dias 03 e 05 de fevereiro haverá carnaval para as crianças, no Salãode Eventos da Matriz de São Domingos, a partir das 14 horas.

Fevereiro/200802 - Apresentação do Senhor   - 18h - Celebração com a Benção das Velas03 - Dia de São Braz. Em todas as celebra-ções, ao final, haverá benção da garganta05 - Carnaval06 - 8h - Celebração da Quarta-Feira de Cin-zas, iniciando o Tempo daQuaresma

O trabalho da Catequese Eucarísticana Igreja é levar as crianças ao encontro comJesus Cristo e à vida em comunidade, apre-sentando Jesus Cristo vivo que é a fonte deonde brota toda a vida e tem por objetivo amissão.

Para atingirmos este objetivo, nós, cate-quistas, dedicamo-nos em uma caminhada detrês anos, junto com as crianças.

Nos encontros há uma troca de experiên-cia de vida, a partir do que vivem durante a

Missão de catequizarARTIGO

semana em sua família e escola; sendo ilumi-nados pela palavra de Deus.

Alegramo-nos no dia 17 de novembro terrealizado a 1ª Eucaristia de 80 crianças de nos-sa comunidade. É uma graça tê-los prepara-do e os conduzidos à mesa do Senhor Jesus.

Agradeço a colaboração e dedicação dascatequistas: Cacilda, Cida Duarte, Laudicéia,Maria de Lourdes, Silvia, Sueli e Carla.

Maria do Carmo - coordenadora da catequeseMaria do Carmo - coordenadora da catequeseMaria do Carmo - coordenadora da catequeseMaria do Carmo - coordenadora da catequeseMaria do Carmo - coordenadora da catequeseeucareucareucareucareucarííííístististististicccccaaaaa - - - - - Comunidade São João Maria VComunidade São João Maria VComunidade São João Maria VComunidade São João Maria VComunidade São João Maria Vianneyianneyianneyianneyianney

Page 3: 191 - Jornal Integração - Jan/2008

3

MUDANÇAS Saiba como participardas catequesesCNBB estabelece mudanças nas

Dimensões da Ação PastoralComissões serão a nova nomenclatura da Ação

Evangelizadora a partir de 2008A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está trabalhando a questão das Di-

mensões da Ação Pastoral, pois consideram que, ”num trabalho pastoral, ninguém pode estar isoladoe tudo o que se faz isolado não é trabalho pastoral”. Para isso, os bispos caminham de maneiradiferente na Ação Evangelizadora que passa pelos ministérios da palavra, da liturgia e da caridade.

Esses ministérios tornam-se presentes pelas exigências da evangelização: a pessoa, a comu-nidade e a sociedade. Assim, estabelecem-se nas diretrizes da Ação Evangelizadora para promo-ver a dignidade da pessoa, renovar a comunidade e construir uma sociedade solidária. Atravésdisso, os bispos apresentam as seguintes pistas de ação: serviço, diálogo, anúncio e testemunhode comunhão, e desfragmentam as Dimensões em doze Comissões:

1. Comissão de Animação Bíblico-Catequética;2. Comissão de Animação Litúrgica;3. Comissão da Dimensão Social (serviço da Caridade, da Justiça e da Paz);4. Comissão da Dimensão Missionária;5. Comissão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso;6. Comissão da Comunicação (Cultura, Educação e Comunicação Social);7. Comissão da Família;8. Comissão do Serviço de Animação Vocacional;9. Comissão da Juventude;10. Comissão da Dimensão Econômica e Dízimo (Animação do Dízimo, Administração, Pa-

trimônio e Secretaria Paroquial);11. Comissão do Conselho de Leigos (Diálogo com a Política, as Ciências, os Profissionais

Liberais etc.);12. Comissão dos Movimentos Eclesiais.

Para o pároco, padre Itamar Gonçalves, a diferença é que o trabalho será realizado por maispessoas e será mais envolvente. “Sempre que mais pessoas ajudam a pensar, realizar e avaliar,com certeza facilita e atinge outras tantas, assim sendo, aceitei organizar o Conselho de Pasto-ral Paroquial desta maneira, pois assim mais pessoas poderão participar e fazer a atividadePastoral circular com mais facilidade”, afirma padre Itamar.

Catequese Matrimonial:Noivo ou Noiva que resida nos limites

da Paróquia São Domingos; ou freqüenta SãoDomingos e nela consagra o Dízimo mensal-mente; ou não freqüentam nenhuma Igreja,e, com a Catequese Matrimonial, têm o de-sejo de começar a participar.

Catequese Batismal:Para pais e padrinhos que residam nos li-

mites da Paróquia São Domingos; ou que nãoresidam, mas freqüentam o São Domingose consagram o Dízimo mensalmente; ou paise padrinhos que não freqüentam nenhumaIgreja e queiram com a Catequese Batismal,descobrir um caminho na Igre-ja para Deus.

     Catequese para a Euca-

ristia (crianças, adolescen-tes, jovens ou adultos):

Quem reside nos limites daParóquia São Domingos; oufreqüenta a Igreja São Domingose consagra o Dízimo mensalmen-te; ou não freqüentam nenhumaIgreja e deseja começar a partici-par. 

 Catequese para Crisma:Jovens com 14 anos de idade já comple-

tos,  que residam nos limites da Paróquia SãoDomingos; ou freqüentam a Paróquia e nelaconsagram o Dízimo mensalmente; ou nãofreqüentam nenhuma Igreja e desejam come-çar a participar da Catequese.

Tempo ComumMaior tempo do ano litúrgicoEle começa no dia após a celebração do Batismo de Jesus, este ano, dia 13 de janeiro, e vai

até a terça-feira antes da Quaresma, no dia 05 de fevereiro. Recomeça na segunda-feira, depoisdo Domingo de Pentecoste, celebrado neste ano, dia 11 demaio, e termina no sábado, do primeiro Domingo doAdvento, dia 30 de novembro.

“O Tempo Comum, o maior tempo do ano litúrgi-co, possibilita-nos desfrutar dos aspectos da vida ea missão de Jesus e de seus discípulos. Um tempoonde conhecemos Jesus por Ele mesmo. Quem Eleé e o que Ele tem a nos ensinar e também mostraro caminho a seguir”, enfatiza padre Itamar.

 

QuaresmaPreparação para a PáscoaO Tempo da Quaresma inicia-se no dia 06 de fevereiro,

na Quarta-Feira de Cinzas, e termina na celebração da tarde da Ceia do Senhor. Na Quaresma,prepara-se a celebração da Páscoa. A liturgia procura oferecer uma catequese bíblico-litúrgica,esclarecendo e formando os cristãos para o tempo da quaresma, o sentido do batismo e o valorda penitência, na escuta da Palavra e na entrega à oração.

CALENDÁRIO LITÚRGICO

Com o tema “Fraternidade e Defesa daVida” e lema “Escolhe, pois, a Vida” (Dt 30,19)foi lançado em dezembroo texto-base da CF (Cam-panha da Fraternidade), de2008, como forma de in-centivar toda a sociedadecivil na reflexão propostapela Igreja Católica.

O ato de lançamentofoi promovido pelo Regio-nal Sul 1 da CNBB (SP),com apoio da Editora Sa-lesiana, conduzido pelo se-cretário-geral do RegionalSul 1 da CNBB, dom Air-ton José dos Santos. Du-rante o evento, alguns re-presentantes religiosos fi-zeram algumas reflexõessobre a valorização da vida,tendo em vista a campanha

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Fraternidade e Defesa da Vidaé o tema da CF 2008

CNBB propõe uma reflexão sobre a valorização davidapara discutir as ameaças e agressões à vida hu-

mana e incentivar as comunidades a agirem nadefesa da vida em todas assuas fases.

Dom Fernando Legal,responsável pela Campa-nha no Estado de São Pau-lo, falou da dimensão so-cial da campanha: “Con-sidero consoladora e po-sitiva a aceitação dos te-mas tratados pela Campa-nha por boa parte da so-ciedade civil”, disse o bis-po. Ele salientou aindaque essa boa aceitação égraças ao empenho dasdioceses e paróquias nosencontros de preparaçãoe avaliação da CF realiza-do anualmente.Fonte: http://www.cnbbsul1.org.br

Orientação para as Inscrições das Ca-tequeses: segunda a sexta-feira, das 17h às21h e aos sábados das 13h às 18h, na secre-taria da Igreja Matriz São Domingos, com osseguintes documentos:1. Documento de identidade pessoal;2. Certidão de Batismo (ou Lembrança deBatismo);3. Certidão de Casamento Religioso e Civil,dos pais e padrinhos, para a Catequese Ba-tismal;4. Comprovante de endereço.

Page 4: 191 - Jornal Integração - Jan/2008

4

SEU TRABALHO NA COMUNIDADE

SERVIÇOS PAROQUIAISAlmoço FraternoQuarta-feira - 11h - São DomingosQuinta-feira - 11h – Igreja N. Sra. deFátima, Jd. GuanabaraAtendimento nas ComunidadesMatriz de São Domingos - Pe. ItamarQuarta-feira – pela manhãSexta-feira – dia todoSábado – pela manhãObs.: se não for confissão, é preciso ligar nasecretaria para agendar.Atendimento Médico e DentistaInformações com Cristina (3407.4098)Atendimento NutricionalTerça-feira - 19h30 - São DomingosAula de dança de salãoRetorna 17/01/08 com novidades.Não perca!Quinta-feira - 19h30 - São DomingosAulas de ArtesanatoFérias em Janeiro!

Segunda-feira - 14h - São DomingosBazarSegunda a sexta-feira – 8h às 12h, 13h às17h, ao lado da Creche São Domingos (R.Oriente Rosalém, 600)Bioenergética - Chá FitoterápicoFérias em Janeiro!Segunda-feira - 19h30 - São DomingosCoralFérias em Janeiro!Quarta-feira - 19h30 - São DomingosEncontro de FormaçãoFérias em Janeiro!Terça-feira - 15h e 20h - São DomingosGinásticaSegunda e quarta - 13h30 - São DomingosTerça e quinta - 7h30 - São DomingosTerça-feira - 14h - Igreja N. Sra. de Fátima,Jd. GuanabaraGrupo de ArtesanatoQuarta-feira - 19h30 - São Domingos

Grupo de MulheresFérias em Janeiro!Terça-feira - 14h - São DomingosGrupo de OraçãoSegunda-feira - 19h30 - São DomingosInformação sobre documentos decartórioSegunda-feira - 19h - agendar (3461.2865)Loja de ArtesanatoSegunda a sexta-feira - 8h às 11h, 13h às17h - São DomingosOrientação com advogadosSegunda-feira - 9h - São DomingosTerça-feira - 20h - São DomingosOrientação sobre INSS(benefício, pensão e aposentadoria)Agendar na secretaria - 3461.2865PadariaSegunda a sexta-feira - 8h às 17h - SãoDomingosSábado - 8h às 12h - São Domingos

Pastoral da EscutaSegunda-feira - 8h e 19h - São DomingosTerça-feira – 8h - São Domingos14h – Igreja N. Sra. de Fátima, Jd.GuanabaraQuarta e quinta-feira - 8h e 14h - SãoDomingosSexta-feira – 8h, 14h e 19h – SãoDomingosSábado - 8h - São DomingosPastoral da SobriedadeSegunda-feira - 19h30 - São DomingosPastoral SocialQuarta-feira - 19h30 - São DomingosSubposto do PAT(Posto de Atendimento ao Trabalhador)Segunda-feira - das 7h às 8h30 - SãoDomingosTerço com os HomensSegunda-feira - 19h30 - Igreja N. Sra. deFátima, Jd. Guanabara

desenvolvido um trabalho assistencial, além dacampanha, visando à promoção humana e so-cial da pessoa. “Muitas delas estão desempre-gadas ou com problemas de doenças em casa,então, a pastoral ajuda-as, durante um perío-do, até se erguerem, mantendo-se sozinhas”,explica Luciano.

No período do Natal, a equipe, além deter entregue cestas básicas para aproximada-mente 15 famílias assistidas, também distribuiubrinquedos novos doados pela comunidade,beneficiando cerca de 30 crianças.

Pastoral Social realizacampanha aos necessitados

No mês de dezembro, a Paróquia São Domingos promoveu dois momentos de prepara-ção para o Natal de maneira diferente e experimental, causando um despertar maior para overdadeiro sentido do Natal.

Novena nos BaresO outro momento com destaque no Tem-

po do Advento foi a Novena de Natal, nos Ba-res, realizada pela Pastoral Familiar.A iniciativa encantou a todos os en-volvidos, tanto organizadores, quan-to proprietários de bares e participan-tes. O primeiro proprietário a abriras portas à Novena foi Sebastião Hen-rique Neto e sua esposa, Edilair Vi-cente, do Bar do Tião. O casal disseque o encontro foi algo diferente,muito emocionante, fez renovar o co-ração. “Nesta época, só se pensa empresentes e festa, deixando a religiãode lado. É um tempo de oração, depreparação”, declarou Sebastião.

NOVIDADES DO NATAL

Tríduo de Natal e Novena nosBares colhem bons frutos

Participantes elogiam as iniciativas

FFFFFamílias que ramílias que ramílias que ramílias que ramílias que receeceeceeceeceberberberberberam alimentos e brinquedosam alimentos e brinquedosam alimentos e brinquedosam alimentos e brinquedosam alimentos e brinquedos.....

Tríduo de NatalO Tríduo de Natal, normal-

mente conduzido pela PastoralFamiliar, teve pela primeira vezos três encontros dirigidos pelopadre Itamar, com a exposiçãodo Santíssimo. O casal Sônia eMoisés Vendemeati - depois demorar cinco anos em outra ci-dade, retornou para Americanaexatamente cinco dias antes deiniciar o Tríduo - enfatizou quefoi uma celebração do perdão,de espiritualidade, do despertarpara o clima natalino. ”A adora-ção ao Santíssimo é sempre oápice da celebração, proporcionando a valori-zação do sentido do Natal”, disse Moisés.

JJJJJunto com o cupom do pedido dos alimentosunto com o cupom do pedido dos alimentosunto com o cupom do pedido dos alimentosunto com o cupom do pedido dos alimentosunto com o cupom do pedido dos alimentos,,,,,a pessoa ga pessoa ga pessoa ga pessoa ga pessoa ganha um imã de ganha um imã de ganha um imã de ganha um imã de ganha um imã de geladeireladeireladeireladeireladeira.a.a.a.a.

A equipe daPastoral Social háquatro meses estáelaborando um pro-jeto para atender asfamílias necessitadasque pertencem à re-gião do bairro SãoDomingos. A campa-nha chama-se “Façaseu coração sorrir”, eseu objetivo é au-mentar o número dedoações de cestasbásicas às famílias ca-rentes, através da dis-tribuição de cuponscom variedades deprodutos alimentí-cios. O trabalho tam-bém propõe a cons-cientização para doarem ao mais necessitado.

Os alimentos podem ser entregues na horada oferta das celebrações ou na secretaria daparóquia.

Segundo Luciano de Grande e Maria Clau-diza da Silva, integrantes da Pastoral Social, é

Page 5: 191 - Jornal Integração - Jan/2008

5

ACONTECIMENTOS

VésperVésperVésperVésperVéspera de Naa de Naa de Naa de Naa de Natal:tal:tal:tal:tal: a com a com a com a com a comunidade do São Domingunidade do São Domingunidade do São Domingunidade do São Domingunidade do São Domingos ros ros ros ros realizealizealizealizealizou trêsou trêsou trêsou trêsou trêscelecelecelecelecelebrbrbrbrbraçõesaçõesaçõesaçõesações,,,,, sendo duas na Ma sendo duas na Ma sendo duas na Ma sendo duas na Ma sendo duas na Matriz de São Domingtriz de São Domingtriz de São Domingtriz de São Domingtriz de São Domingos e uma naos e uma naos e uma naos e uma naos e uma naIgIgIgIgIgrrrrreja Nossa Senhoreja Nossa Senhoreja Nossa Senhoreja Nossa Senhoreja Nossa Senhora de Fátima,a de Fátima,a de Fátima,a de Fátima,a de Fátima, no Jd. no Jd. no Jd. no Jd. no Jd. Guana Guana Guana Guana Guanabarbarbarbarbara.a.a.a.a. No dia 25, No dia 25, No dia 25, No dia 25, No dia 25,aconteceu a celeaconteceu a celeaconteceu a celeaconteceu a celeaconteceu a celebrbrbrbrbração especial do dia de Naação especial do dia de Naação especial do dia de Naação especial do dia de Naação especial do dia de Natal.tal.tal.tal.tal.

Em noEm noEm noEm noEm novvvvvembrembrembrembrembro padro padro padro padro padreeeeeItamar viajou parItamar viajou parItamar viajou parItamar viajou parItamar viajou paraaaaaNoNoNoNoNovvvvva a a a a YYYYYororororork (EUk (EUk (EUk (EUk (EUA) eA) eA) eA) eA) eno dia 25 prno dia 25 prno dia 25 prno dia 25 prno dia 25 presidiu aesidiu aesidiu aesidiu aesidiu aCeleCeleCeleCeleCelebrbrbrbrbração daação daação daação daação daEucaristia na IgEucaristia na IgEucaristia na IgEucaristia na IgEucaristia na Igrrrrrejaejaejaejaejada Rda Rda Rda Rda Ressuressuressuressuressurrrrrreiçãoeiçãoeiçãoeiçãoeição.....

O Dia Nacional deO Dia Nacional deO Dia Nacional deO Dia Nacional deO Dia Nacional deAção de GrAção de GrAção de GrAção de GrAção de Graçasaçasaçasaçasaças,,,,,

celecelecelecelecelebrbrbrbrbrado em 29 deado em 29 deado em 29 deado em 29 deado em 29 denononononovvvvvembrembrembrembrembrooooo,,,,, f f f f foi umaoi umaoi umaoi umaoi uma

oporoporoporoporoportunidade partunidade partunidade partunidade partunidade para aa aa aa aa acomcomcomcomcomunidade ofunidade ofunidade ofunidade ofunidade ofererererertartartartartar

alimentosalimentosalimentosalimentosalimentos,,,,,brinquedosbrinquedosbrinquedosbrinquedosbrinquedos,,,,,

rrrrremédiosemédiosemédiosemédiosemédios,,,,, entr entr entr entr entreeeeeoutroutroutroutroutrososososos.....

O encerO encerO encerO encerO encerrrrrramento da caamento da caamento da caamento da caamento da catequese Eucarísticatequese Eucarísticatequese Eucarísticatequese Eucarísticatequese Eucarística(1ª e 2ª eta(1ª e 2ª eta(1ª e 2ª eta(1ª e 2ª eta(1ª e 2ª etapas) da Mapas) da Mapas) da Mapas) da Mapas) da Matriz de Sãotriz de Sãotriz de Sãotriz de Sãotriz de SãoDomingDomingDomingDomingDomingos aconteceu dia 30 de noos aconteceu dia 30 de noos aconteceu dia 30 de noos aconteceu dia 30 de noos aconteceu dia 30 de novvvvvembrembrembrembrembrooooo.....AAAAApós a celepós a celepós a celepós a celepós a celebrbrbrbrbraçãoaçãoaçãoaçãoação,,,,, uma Noite da Pizza par uma Noite da Pizza par uma Noite da Pizza par uma Noite da Pizza par uma Noite da Pizza paraaaaaconfrconfrconfrconfrconfraaaaaterterterterternização das crianças e paisnização das crianças e paisnização das crianças e paisnização das crianças e paisnização das crianças e pais.....

A Dimensão ComA Dimensão ComA Dimensão ComA Dimensão ComA Dimensão Comunitária e Punitária e Punitária e Punitária e Punitária e Pararararar ticipaticipaticipaticipaticipatititititivvvvvaaaaaorororororggggganizanizanizanizanizou,ou,ou,ou,ou, dia 2 de de dia 2 de de dia 2 de de dia 2 de de dia 2 de dezzzzzembrembrembrembrembrooooo,,,,, o o o o o Almoço deAlmoço deAlmoço deAlmoço deAlmoço deNaNaNaNaNatal partal partal partal partal para aa aa aa aa aprprprprproooooximadamente 490 pessoasximadamente 490 pessoasximadamente 490 pessoasximadamente 490 pessoasximadamente 490 pessoas.....

9 de de9 de de9 de de9 de de9 de dezzzzzembrembrembrembrembro:o:o:o:o: a a a a aComunidade NossaComunidade NossaComunidade NossaComunidade NossaComunidade NossaSenhorSenhorSenhorSenhorSenhora de Fátima,a de Fátima,a de Fátima,a de Fátima,a de Fátima,

do Jdo Jdo Jdo Jdo Jararararardim Guanadim Guanadim Guanadim Guanadim Guanabarbarbarbarbara,a,a,a,a,ofofofofofererererereceu um almoçoeceu um almoçoeceu um almoçoeceu um almoçoeceu um almoço

comcomcomcomcomunitáriounitáriounitáriounitáriounitário..... No No No No Nomesmo dia, amesmo dia, amesmo dia, amesmo dia, amesmo dia, a

ComComComComComunidade São Junidade São Junidade São Junidade São Junidade São JoãooãooãooãooãoMaria Maria Maria Maria Maria VVVVVianneianneianneianneianneyyyyy,,,,, do do do do do

PPPPParararararque das Naçõesque das Naçõesque das Naçõesque das Naçõesque das Nações,,,,,prprprprpromoomoomoomoomovvvvveu o Bingeu o Bingeu o Bingeu o Bingeu o Bingooooo

com Churcom Churcom Churcom Churcom Churrrrrrasco parasco parasco parasco parasco paraaaaacercercercercerca de 600ca de 600ca de 600ca de 600ca de 600

pessoaspessoaspessoaspessoaspessoas.....

A equipe de ginástica da PA equipe de ginástica da PA equipe de ginástica da PA equipe de ginástica da PA equipe de ginástica da Paróquia Sãoaróquia Sãoaróquia Sãoaróquia Sãoaróquia SãoDomingDomingDomingDomingDomingososososos,,,,, coor coor coor coor coordenada pela prdenada pela prdenada pela prdenada pela prdenada pela profofofofofessoressoressoressoressoraaaaaCecília Benazzi,Cecília Benazzi,Cecília Benazzi,Cecília Benazzi,Cecília Benazzi, em confr em confr em confr em confr em confraaaaaterterterterternizaçãonizaçãonizaçãonizaçãonização,,,,, dia dia dia dia dia13 de de13 de de13 de de13 de de13 de dezzzzzembrembrembrembrembrooooo.....

17 de de17 de de17 de de17 de de17 de dezzzzzembrembrembrembrembro:o:o:o:o: confr confr confr confr confraaaaaterterterterternizaçãonizaçãonizaçãonizaçãonizaçãode Nade Nade Nade Nade Natal,tal,tal,tal,tal, com amig com amig com amig com amig com amigo secro secro secro secro secretoetoetoetoeto,,,,, da da da da da

equipe de ginástica coorequipe de ginástica coorequipe de ginástica coorequipe de ginástica coorequipe de ginástica coordenada pelodenada pelodenada pelodenada pelodenada peloprprprprprofofofofofessor Ressor Ressor Ressor Ressor Roberoberoberoberober to Barion.to Barion.to Barion.to Barion.to Barion.

14 de de14 de de14 de de14 de de14 de dezzzzzembrembrembrembrembro:o:o:o:o: F F F F Fororororormamamamamaturturturturtura de joa de joa de joa de joa de jovvvvvensensensensensque concque concque concque concque concluírluírluírluírluíram a Fam a Fam a Fam a Fam a Faculdade de Filosofiaaculdade de Filosofiaaculdade de Filosofiaaculdade de Filosofiaaculdade de Filosofiada Puc-Campinasda Puc-Campinasda Puc-Campinasda Puc-Campinasda Puc-Campinas..... Entr Entr Entr Entr Entre elese elese elese elese eles,,,,, dois dois dois dois doisjojojojojovvvvvens da comens da comens da comens da comens da comunidade do Sãounidade do Sãounidade do Sãounidade do Sãounidade do SãoDomingDomingDomingDomingDomingososososos,,,,, Dênis de R Dênis de R Dênis de R Dênis de R Dênis de Rodrigues e odrigues e odrigues e odrigues e odrigues e TTTTThiahiahiahiahiagggggoooooSilvSilvSilvSilvSilveireireireireira.a.a.a.a. Detalhes e f Detalhes e f Detalhes e f Detalhes e f Detalhes e fotos no siteotos no siteotos no siteotos no siteotos no sitewwwwwwwwwwwwwww.par.par.par.par.paroquiasaodomingoquiasaodomingoquiasaodomingoquiasaodomingoquiasaodomingososososos.com.br.com.br.com.br.com.br.com.br.....

Dom Dom Dom Dom Dom VVVVVilson de Oliilson de Oliilson de Oliilson de Oliilson de Olivvvvveireireireireira estea estea estea estea estevvvvve na Pe na Pe na Pe na Pe na Paróquia de Sãoaróquia de Sãoaróquia de Sãoaróquia de Sãoaróquia de SãoDomingDomingDomingDomingDomingososososos,,,,, dia 19 de de dia 19 de de dia 19 de de dia 19 de de dia 19 de dezzzzzembrembrembrembrembrooooo,,,,, cele cele cele cele celebrbrbrbrbrando o sacrando o sacrando o sacrando o sacrando o sacramentoamentoamentoamentoamentoda crisma parda crisma parda crisma parda crisma parda crisma para aa aa aa aa aprprprprproooooximadamente 150 joximadamente 150 joximadamente 150 joximadamente 150 joximadamente 150 jovvvvvensensensensens.....

Page 6: 191 - Jornal Integração - Jan/2008

6

Nanci Sarmento

Que bom estar novamente comvocês, iniciando mais um ano. Desejoque tenha sido um ótimo começo paratodos.

E por falar em Ano Novo, há o AnoNovo Civil, do calendário; o anoescolar; e também a Igreja tem o seuano. Isso mesmo! Chama-se AnoLitúrgico.

Significa que a cada anorelembramos nas celebrações osprincipais acontecimentos da vida deJesus Cristo:

- Seu nascimento, infância.- Juventude, fase adulta.- Sua pregação, vida pública.- Morte, ressurreição e sua

subida ao céu.

Celebramos sua presença sempreno meio de nós, vivo nas pessoas, napalavra do Evangelho e na Eucaristia.

Então, vamos entender melhor:O Ano da Igreja, Ano Litúrgico

começa em dezembro de cada ano enão em janeiro. É dividido em tempos:

- Advento- Natal- Comum- Quaresma- Comum de novo

Todo mundo sabe que tudo emnossa vida é representado por muitossinais, representando coisas, lugares,sentimentos.

Na liturgia também Deus nos falaatravés de muitos sinais.

Um sinal muito significativo nascelebrações é a cor usada pelosacerdote e nas toalhas.

Olá Criançada!

VermelhoSinal de martírio.Lembra a cor dosangue e do amor. Éusada no domingo deRamos, Pentecostes eSexta-feira Santa.Também usada nasfestas dos apóstolos esantos mártires.

BrancoSignifica festa,pureza. Usada noNatal, na Páscoa,nas festas doSenhor, de NossaSenhora e anjos.

RoxoSinal de reflexão,penitência econversão(arrependimento).Usada noAdvento (antes doNatal), naQuaresma e nasmissas parafalecidos.

VerdeCor da esperança,usada em todo otempo comum.Lembrando que oscristãos devem sercomo árvores verdes,sempre dando bonsfrutos.

E agora que tal uma brincadeira? Resposta: Resposta: Resposta: Resposta: Resposta:1 - L, M, N, O (letra N) 1 - L, M, N, O (letra N) 1 - L, M, N, O (letra N) 1 - L, M, N, O (letra N) 1 - L, M, N, O (letra N)2 - 1, 2, 3, 3, 4, 8, 0 (26 números) 2 - 1, 2, 3, 3, 4, 8, 0 (26 números) 2 - 1, 2, 3, 3, 4, 8, 0 (26 números) 2 - 1, 2, 3, 3, 4, 8, 0 (26 números) 2 - 1, 2, 3, 3, 4, 8, 0 (26 números)

2- Descubra quantos e quais númerosforam utilizados nos bichinhos.

1- Nodesenho,quais asquatro letrasusadas e qualnão serepete?

Os “sinais” portanto sãogestos, coisas, maneiras de Deuschegar até nossos corações, nossoentendimento. A liturgia é o grandesinal do amor de Deus paraconosco.

No próximo número, vamospoder entender melhor o que cadatempo do Ano Litúrgico significa.

Page 7: 191 - Jornal Integração - Jan/2008

7

Padre Amarildo: gratidão ao São Domingos emuita vontade de trabalhar pelas comunidades

Após uma breve estada entre nós, padre Amarildo Marçoli prepara-se para assumir o novo setor da Paróquia São Domingos, compostopelas Comunidades da Vila Dainese e do Parque das Nações. A seguir, trechos da entrevista concedida ao Integração.

ração do ser humano. No esporte, isso é bas-tante visível.

Qual é o seu sentimento hoje, ante a suainvestidura à frente desse novo setor pasto-ral?

Estou tão feliz! Estou apaixonado pelas duascomunidades... Não consigo imaginar outros lo-cais em que eu gostaria de trabalhar. Estou nummomento muito abençoado. Vou receber duascomunidades em que as pessoas são o maior pa-trimônio, dá gosto ver o quanto elas são motiva-das e dedicadas à vida comunitária, aos serviçospastorais. É uma disponibilidade que me dá tran-qüilidade. Esse é um grande legado do padre Ita-mar que eu desejo valorizar.

Já tem planos para a nova realidade des-sas comunidades?

Aos poucos, é preciso estruturar esse novosetor pastoral, com uma identidade própria, parauma melhor ação evangelizadora. Nessa articula-

O senhor é sempre assim tão sereno?Fica a impressão que nada o chateia...

Sempre fui calmo e tranqüilo, sou difícil deme alterar, estourar com alguém ou com algumacoisa. É claro, porém, que há coisas que me cha-teiam, como ocorre com todo mundo. Algo queme desgosta profundamente é quando a capaci-dade de maldade domina as pessoas e aí surgema hipocrisia, a falsidade. A maldade é cruel, desfi-gura o ser humano, que é tão belo!

O que o agrada ou interessa, além dosassuntos religiosos?

Gosto muito de literatura, de poesia, demúsica erudita. Gosto de ir ao cinema, ao tea-tro, as óperas me deslumbram. Na área es-portiva, gosto de acompanhar a natação e nofutebol torço pro São Paulo. Um esporte queme fascina mesmo é o surfe, pela perfeiçãoque os seus praticantes conseguem alcançar.Aliás, encanto-me com a capacidade de supe-

“Estou apaixonado pelasduas comunidades...”

ção, vamos identificando os dons e os talentos decada um, adequando os trabalhos às exigênciasatuais.

Expectativas para 2008?Tenho as melhores expectativas possíveis.

Confesso que estou sonhando com 2008! Éparóquia nova, novo bispo, novos desafios...Por outro lado, estou realizando os meus es-tudos, que eu tanto quis, tive uma experiên-cia única nessa minha estada no São Domin-gos, que foi olhar o meu próprio ministériopela atuação de outro padre. Pude observare aprender com essa grande capacidade deorganização e de equilíbrio do padre Itamar.Isto tudo é uma riqueza muito grande! Apro-veito para agradecer a todos do São Domin-gos e, em especial ao padre Itamar, pela aco-lhida e oportunidade de aprendizado que meproporcionaram. Que Deus abençoe e re-compense a todos!

Ele é o bispo da Diocese de Limeira. Ini-ciou seus trabalhos 15 de setembro de 2007.Incansável, nesses dois meses e meio de exer-cício pastoral empenhou-se em conhecer aDiocese e tudo que a ela se refere.

Tem chamado a atenção das pessoas porser um bispo alegre, sempre sorridente e edu-cado. A seguir, a entrevista de Dom Vilson Diasde Oliveira.

Dom Vilson: Momentos de diálogo com nosso PastorO senhor nasceu em Guaíra, SP, e seus

pais se chamam Elza e João. Tem irmãos, so-brinhos?

Somos seis irmãos: destes três homens e trêsmulheres. Eu sou o mais velho da família. Quan-to aos sobrinhos tenho um total de dez: seis so-brinhas e quatro sobrinhos e ainda duas sobri-nhas netas.

Quais as suas preferências em esportes,leitura, música, temas genéricos, passeios,cidades e países?

Minhas preferências quanto aos esportes:Natação e Futebol; leitura: mais de livros deformação na linha teológica, filosófica e pas-toral, bem como livros que tratam das reali-dades e atualidades ocorridas no Brasil e nomundo (história); passeios: sou muito “ligadoà natureza”, especialmente à água (mares erios); cidades: tive oportunidade de conhecermuitas cidades brasileiras enquanto estive emBrasília exercendo o meu ministério, servin-do na CNBB no setor de Catequese. Possodizer que temos a melhor e mais bela nature-za do mundo em nossas matas, florestas, bos-ques, rios e mares. Nosso país é ímpar nomundo. Países que conheci e muito admirei:

Itália, França, Portugal, Costa Rica, Chile e Es-lovênia.

Conhecia a nossa região e Americana.Alguma surpresa, boa ou ruim?

Sem dúvida as surpresas foram boas. Fui eestou sendo bem recebido em todas as comu-nidades e cidades. Sou grato a todos e todaspelo carinho, estima e amizade. Tenho sentidoessa acolhida nos encontros com o clero, se-minaristas, religiosos, os leigos das pastorais,movimentos e serviços.

Conforme tem dito, pretende fortalecera Pastoral da Comunicação das paróquias.No que consiste essa estratégia de trabalhopastoral?

Agora fui empossado como o novo bispo daPASCOM do Regional Sul 1. Estive com a equipeda PASCOM de Limeira (Fernando e Marco An-tônio) no encontro em Aparecida e participamosda avaliação deste ano e fizemos o planejamentodo ano de 2008. Muitos serão os desafios, mastoda a equipe está confiante em desenvolver umbom trabalho em nossa Regional.

Como avalia a atuação da Igreja Católi-ca nas diferentes mídias - jornais, revistas,rádios, TVs e Internet?

Creio que, na medida do possível, a Igrejaestá presente nos meios de comunicação, prin-cipalmente porque temos vários veículos deeducação católica em várias áreas. Mas é pre-ciso fazer mais e estar presente nos váriosmeios, onde a Igreja deve lançar sua mensa-gem de paz, esperança e amor,

Quais as expectativas para 2008?As melhores possíveis, especialmente no

campo da formação de lideranças: Teologiapara Leigos, Escola de Fé e Política, Escolica(da Pastoral da Juventude); da Escola de Ca-tequese; em vários projetos das Pastorais,Movimentos e Serviços e no escrever juntosnosso VI Plano de Pastoral, que terá seu des-fecho na Assembléia Diocesana, no dia 29 demarço de 2008, em Araras (Paróquia N. Sra.Aparecida).

Haverá mais alguma mudança na Paró-quia de São Domingos?

Tempo atrás tivemos o primeiro desdobra-mento da Paróquia São Jerônimo. Agora temosmais um com a criação de mais uma Quase-Pa-róquia na região do Espírito Santo e São JoãoMaria Vianney. A padroeira escolhida é NossaSenhora do Perpétuo Socorro.

Page 8: 191 - Jornal Integração - Jan/2008

8BASTIDORES

Cuidado especialAté lenços de papel (caso alguém precise

enxugar as lágrimas) a equipe de CelebraçãoMatrimonial tem sempre à disposição.

Isso é cuidar com carinho, mais do que sóorientar os noivos de como devem entrar na igre-ja, de que lado a noiva fica, a que altura do corre-dor o noivo deve encontrar-se com a noiva. Quemsegura o buquê na hora do compromisso diantede Deus e dos homens. Parabéns!

FériasA Lúcia foi forçada a descansar um pouco.

Passou por uma cirurgia e está de repouso. Ai-res, Ciro, Rafael, dona Marlene, Fernando e to-dos nós estamos torcendo para que volte logo emuito bem de saúde.

MudançasAs duas comunidades Parque das Nações e

Dainese (São João Maria Vianney e Espírito Santo,respectivamente) passarão a ser coordenadas pelopadre Amarildo Marçoli e serão chamadas de Pa-róquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Melhor IdadePadre Itamar foi entrevistado ao vivo no pro-

grama de TV Melhor Idade, no canal a cabo; NetCidade. 

Dom VilsonNosso bispo celebrou na “nova” paróquia de

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e crismou89 jovens. Comentário de um deles: “Nossa,como esse bispo é caseiro...”. Bom, né?

DespedidaA Marta está deixando a secretaria da Matriz

de São Domingos. No almoço de confraterniza-

ção dos funcionários muitas lágrimas dela, da Marlie da Eliana. Esta também deixa a secretaria daIgreja do Espírito Santo.

Visita14 de dezembro: Dom Vilson Dias de Oli-

veira almoçou na Casa Paroquial.

ComunicaçãoA Pascom (Pastoral da Comunicação) reuniu-se

para confraternização. Almoço na Casa Paroquial.Uma peixada. Só se esqueceram de perguntar antesse todos comiam peixe. Dois ficaram sem comer.

CasamentosDurante o ano de 2007 foram celebrados 109

casamentos em nossa paróquia. Noivos dos maisdiferentes. Sonhos diversos. Projetos por muito elongo prazos. Muito amor. Tudo isso é esperançadesses jovens casais. Que Deus os proteja. Que afelicidade esteja sempre presente em suas vidas.

FestaDia 18 de dezembro foi aniversário de orde-

nação de padre Itamar. Os paroquianos partici-param junto com ele da celebração e, depois, emjantar no salão.

Noite gostosa. O Osmilde (Vila Dainese) e oCido (Parque das Nações) disseram algumas “pa-lavras” e se emocionaram, quando souberam quedormiriam sob a orientação espiritual de padreItamar e acordariam sob a do padre Amarildo.

Tchau, mineirinhoO Dennis voltou para sua terra natal, Bom

Repouso, Minas Gerais. Imaginem mineiro quemora nessa localidade. Que Paz, hein?

Ele ingressou na Faculdade de Teologia.

BebêO Alan e a Graciele Michelani ganharam o

Murilo, que nasceu dia 18 de dezembro.Os pais prestam serviços voluntários: ela,

como fonoaudióloga e, ele, como catequista docrisma. Nossos parabéns!

Natal“Quem viu pode contar...”. A alegria dos

que receberam as cestas de Natal e a alegriamaior ainda da equipe da Pastoral Social que aspreparou.

Por hoje é sóA todos, um feliz Ano Novo.

NOVA PARÓQUIA

Na celebração, realizada no dia 22 de de-zembro, na comunidade do Parque das Nações,o bispo da Diocese de Limeira, Dom Vilson Diasde Oliveira, anunciou oficialmente a criação danova paróquia em Americana, que se chamaráNossa Senhora do Perpétuo Socorro. Também

Nossa Senhora do PerpétuoSocorro é a nova pró-paróquia

Matriz será no Parque das Nações e oadministrador paroquial será padre Amarildo

Marçoli

Coral São Domingosgrava CD de Natal

O Coral São Domingos, que completaem junho 10 anos de existência, encerrou oano de 2007 em grande estilo.

Os 35 coralistas gravaram um CD de Na-tal, com cinco músicas regidas pelo maestroLuis Hipólito Ribas. No disco, estão inclusasduas mensagens do Padre Itamar Gonçalves.O preço é R$10,00 e pode ser adquirido nasecretaria da Matriz de São Domingos.

Vila Dainese- sábado - 18h- domingo - 7h- quarta-feira - 19h30

foi anunciada a nomeação do padre Amarildo Mar-çoli como o administrador paroquial. A nova pa-róquia acolherá cerca de 15 mil pessoas dos bair-ros Parque das Nações, Vila Dainese, São Roque,Sítio da Gruta e Morada do Sol.

Durante a celebração, houve a leitura da atade criação da pró-paróquia e o lo-cal escolhido para a matriz será narua Austrália, 434, Parque das Na-ções e terá capacidade para 800pessoas. A previsão do término danova igreja é de dois anos.

Após o anúncio, deu-se inícioo Rito do Sacramento da Crisma àprimeira turma de jovens da pró-paróquia Nossa Senhora do Per-pétuo Socorro. Ao final, represen-tantes da Paróquia São Domingose da Comunidade Vila Dainese ex-puseram suas mensagens de agra-decimento ao bispo, Dom VilsonDias de Oliveira, que deu abertu-

ra para a criação da nova comunidade, e tam-bém ao administrador paroquial padre Amaril-do Marçoli, pela dedicação, e ao padre ItamarGonçalves que proporcionou todo o desenvol-vimento espiritual das comunidades. Dom Vil-son e padre Amarildo prestaram homenagemaos catequistas do crisma.

Parque das Nações- domingo - 9h e 19h- quinta-feira - 19h30

Novo Setor Paroquial - Paróquia NossaSenhora do Perpétuo Socorro

Celebrações