jornal de agosto 2010

8
Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Agosto de 2010 l nº 80 Homenageada do Mês 3 Juventude em Ação 8 “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom, se queres entrar na vida observa os mandamentos” (Mateus 19,17). Semana da Família 3 Reunindo centenas de pessoas vindas de várias partes do mundo, a celebração cen- tenária, realizada no Santuário de São Lázaro e São Roque, traz como mensagem princi- pal um apelo cada vez mais forte na sociedade de hoje: o combate às drogas, problema que vem desestruturando famílias e comprometendo a paz. Com o tema “São Roque, protegei-nos das pestes de hoje”, a festa celebrada para homenagear o querido santo será marcada de atividades que terão início às 5 da manhã do dia 16 de agosto. Este ano, o evento cairá numa segunda-feira, quando o Santuário é tradicionalmente visitado por devotos e turistas, que vão render graças e realizar pedidos geralmente rela- cionados à saúde, área de grande importância na vida de São Roque. Entre as atividades, estão uma alvorada e a Missa Afro, que utiliza elementos da cultura afrodescendente na sua execução. Confira mais detalhes da festa e programação completa na página 5. Diga não às drogas!

Upload: ressurreicao-do-senhor

Post on 07-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Edição de nº 80, agosto de 2010, do jornal O Ressuscitado da Paróquia da Ressurreição do Senhor - Ondina - Salvador - Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Agosto 2010

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Agosto de 2010 l nº 80

Homenageada do Mês 3

Juventude em Ação 8“Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom, se queresentrar na vida observa os mandamentos” (Mateus 19,17).

Semana da Família 3

Reunindo centenas de pessoas vindas de várias partes do mundo, a celebração cen-tenária, realizada no Santuário de São Lázaro e São Roque, traz como mensagem princi-pal um apelo cada vez mais forte na sociedade de hoje: o combate às drogas, problemaque vem desestruturando famílias e comprometendo a paz.

Com o tema “São Roque, protegei-nos das pestes de hoje”, a festa celebrada parahomenagear o querido santo será marcada de atividades que terão início às 5 da manhãdo dia 16 de agosto.

Este ano, o evento cairá numa segunda-feira, quando o Santuário é tradicionalmentevisitado por devotos e turistas, que vão render graças e realizar pedidos geralmente rela-cionados à saúde, área de grande importância na vida de São Roque.

Entre as atividades, estão uma alvorada e a Missa Afro, que utiliza elementos dacultura afrodescendente na sua execução.

Confira mais detalhes da festa e programação completa na página 5.

Diga não às drogas!

Page 2: Jornal de Agosto 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 2

CONGREGAÇÃO DO SS. REDENTOR - CSSRPARÓQUIA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

PÁROCO: Pe. Rosivaldo Motta - CSsRPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima

TEXTOS: Pe. Rosivaldo Motta, Pe. Geraldo Camargo, Pe. AloísioMota, Silvana Lima, Darcy Sampaio, Taísa Badaró, Carlos Trigo,Comunidades e Outros FOTOS: Carmelita de Jesus (Cacau),Claudomiro Santana, Jorge Badaró, Silvana Lima, Taísa Badaró,Internet (Google Imagens) e Outros JO R N A L I S TARESPONSÁVEL: Ana Bastos - Mt. BA 1428 REVISÃO:Pe. Rosivaldo Motta COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO:Mário Filho, Irtes Bouzon, e Rosa Maria.

EXPEDIENTE

Atendimento para ConfissõesUma hora antes da missa

HORÁRIOS DE MISSAS

Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro)Endereço - Igreja Matriz: Av. Oceânica, 2217 - Ondina -

Salvador - Bahia - CEP: 40140-131Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

JORNAL O RESSUSCITADOProduzido pela Pastoral da Comunicação - PASCOM

TIRAGEM: 5.000 exemplaresE-MAIL: [email protected]

Secretaria da Igreja MatrizExpediente: De 2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Parar, silenciar, contemplar...

Nossos tempos "pós-modernos" não têm sido favorá-veis ao equilíbrio e ao desenvolvimento pleno e sadio docorpo humano, apesar de todo o progresso da medicina,das conquistas científicas, técnicas e sociais que sempre

têm objetivado isso. Hábitos alimentares inadequados, a poluição do ar e da água, a agressão sonorae visual do ambiente, a insegurança social e no trabalho, a violência urbana, as crises econômicas emuitas outras fontes de estresse acabam esgotando a capacidade da pessoa.

Buscando razões apenas humanas para o estresse, podemos afirmar que ele é determinadopelo modo como nossa sociedade está organizada e as exigências que deverão ser cumpridas, ge-rando condições mais ou menos estressantes de trabalho, das estruturas familiar e social.

Acontece que nós somos um composto (corpo e alma/espírito). Além das alternativas da ciênciae habilidades profissionais, nós precisamos de Deus. O clamor do salmo 63 é real: "a minha alma temsede de Deus como terra sedenta e sem água". Precisamos parar, silenciar, rezar, equilibrar-nos!

Jesus é nossa referência e, antes de qualquer decisão ou coisas corriqueiras da vida, ele rezava.Buscava a harmonia de corpo e mente; matéria e espírito. Retirava-se e, sozinho com o Pai, mergu-lhava na intimidade de filho e pai. Comunitariamente com os apóstolos, antes de qualquer refeição,parava e agradecia a Deus. Tudo isso com a finalidade expressa na oração do 'Pai-nosso' - que,"seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu".

É com essa motivação que convoco todos os meus paroquianos, visitantes e interessados parao nosso Retiro Espiritual da Paróquia, que acontecerá no dia 21 de agosto. Será num sítio, onde anatureza favorecerá a aproveitarmos, em apenas um dia, mas, com muita intensidade, momentosfortes de experiência com Deus.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR - pároco

NA INTERNETNA INTERNETNA INTERNETNA INTERNETNA INTERNETO Pároco com a palavra

IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Terça, Celebração da Palavra, exceto a última do mês,quando é celebrada a Missa da Renovação Carismática /

Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h e 19h.SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30.

N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda à Sexta, às 7h e 18h. Sábado, às 17h. Domingo, às 8h e 18h30.N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h.CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 19h.

Venezuela: Hugo Chávez proibirá emissora de televisão católica no paísCARACAS, quarta-feira, 21 de julho de 2010 (ZENIT.org) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez,

pediu ao ministro do Interior, Tareck El Aissami, "revisar" a concessão de um canal de televisão aoarcebispado de Caracas para "recuperá-lo" e "colocá-lo às ordens do povo". Trata-se de outra atitude emrelação à tensão com a Igreja criada pelo governo, em uma série de ataques dirigidos especialmentecontra o cardeal Urosa, arcebispo de Caracas.

(Confira matéria completa no blog: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com)

SIGA A PARÓQUIA DE ONDINA NOTWITTER

A Pastoral da Comunicação da ParóquiaRessurreição do Senhor informa: já estád i sponíve l mais uma fe r ramentacomunicacional online para interagir paro-quianos e visitantes: o Twitter da Paróquia deOndina. Para acompanhar, acesse o link:http://twitter.com/paroquia_ondina

Crie você também uma conta no Twitter!Basta clicar em SIGN UP, preencher o for-mulário e depois clicar em Create myaccount.

**********

A PARÓQUIA DE ONDINA ESTÁ NOFACEBOOK

A PASCOM da Paróquia Ressurreição doSenhor tem a satisfação de informar queestamos disponibilizando mais uma forma deintegração entre paroquianos e visitantes atra-vés das redes sociais: o Facebook da Paró-quia de Ondina.

Quer adicionar Paróquia de Ondina à sua listade amigos? Então, acesse o link:

http://www.facebook.com/paroquiaondina

**********

PARTICIPE DA COMUNIDADE DA SUAPARÓQUIA NO ORKUT

Você pode. Para participar da Comunidade daParóquia Ressurreição do Senhor no Orkutatravés do link: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=31240727

ADICIONE A PARÓQUIA DE ONDINAAOS SEUS AMIGOS DO ORKUT

Adicione a Paróquia de Ondina aos seus ami-gos do Orkut e ainda confira as fotosatualizadas dos eventos que acontecem nasua comunidade. Procure pelo [email protected]

A PARÓQUIA RESSURREIÇÃO DOSENHOR NAS REDES SOCIAIS

O hotmail agora tem brPara entrar em contato direto com a Pastoral

da Comunicação - PASCOM, utilize oe-mail: [email protected]

NONONONONOVIDVIDVIDVIDVIDADES NO HOADES NO HOADES NO HOADES NO HOADES NO HOTMAILTMAILTMAILTMAILTMAIL

Page 3: Jornal de Agosto 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 3

Honra ao Mérito○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Lya Costa

D. Lya MargaridaSantos Costa, pessoacarinhosa e alegre,nasceu em Salvador,no dia 16 de fevereirode 1919.

Estudante saudo-sa do t r ad i c iona lColégio das Sacra-mentinas, formou-seem Ciências e Letras.

Da união com ocompanheiro e médico,já falecido, Dr. MárioCardoso Costa Filho, D. Lya teve 8 filhos,sendo 5 homens e 3 mulheres, 13 netos e 3bisnetos.

Apesar de ter perdido 3 desses filhos,ela permanece firme na fé, acalentando a ale-gria de saber que eles estão perto de Deus.

Esta mesma foi responsável por sua par-ticipação na fundação do NACC - Núcleode Apoio à Criança com Câncer, através doqual confortou pais de crianças que passa-ram pelo mesmo problema vivido por ela comdois dos três filhos que se foram.

Ela mata as saudades deles e do maridocom as fotos da sua coleção familiar, preser-vada por ela com muito carinho.

D. Lya também faz um trabalho volun-tário, há 36 anos, no Instituto de Cegos, ondetoda terça-feira vai para a lojinha do brechóque lá funciona.

Dentre outras obras que apóia estão oAbrigo para Idosos de Deus São Gabriel e aCreche Tia Ieda.

Por muitos anos atuou como Ministra daEucaristia da Paróquia e continua ativa nascelebrações. No auge dos seus 91 anos, éum testemunho cristão que a Paróquia ale-gra-se em ter.

Festa de Santo AfonsoNo dia 1º de

Agosto celebramos aFesta de Santo Afon-so Maria de Ligório(1696-1787), bispo eDoutor da Igreja efundador da Congre-gação do SantíssimoRedentor, ou Missio-nários Redentoristas,a qual pertencem ospadres que trabalhamna Paróquia Ressur-

reição do Senhor.Santo Afonso contribuiu com a Igreja na

área da reflexão teológica moral. Ele resgata agrandeza e dignidade da pessoa humana, o res-peito à consciência moral e a confiança na mi-sericórdia divina.

Foi canonizado em 1839, declarado Doutorda Igreja em 1871 e padroeiro dos moralistas econfessores, em 1950.

PROGRAMAÇÃO

Tríduo Preparatório:

1º dia: Quinta-feira, 29/07 às 18h na IgrejaMatrizTema: Santo Afonso, amante da Eucaristia.

2º dia: Sexta-feira, 30/07 às 18h na Igreja Ma-trizTema: Santo Afonso, homem de Oração.

3º dia: Sábado, 31/07 às 18h na Igreja MatrizTema: Santo Afonso, devoto de Nossa Senhora.

Celebremos

Semana da FamíliaEm nosso país, uma parte importante da

população está afetada por difíceis condiçõesde vida que ameaçam a instituição familiar.

Neste contexto, será celebrado em todo

Brasil, a Semana Nacional da Família, entre osdias 8 e 15 de agosto, tendo como tema central"Família formadora de valores humanos e cris-tãos". Confira programação a seguir:

Data/ Hora: 08/08 (Domingo) 19hLocal: Igreja MatrizPalestrante: Cônego Catedrático Juracy Gomesde Oliveira - Vigário Episcopal da Paróquia deNossa Sra. de Nazaré.Tema: As relações e os valores familiaressegundo a Bíblia / Homenagem aos Pais.

Data/ Hora: 09/08 (Segunda-feira) 18hLocal: Igreja São LázaroPalestrante: Drª Maria Margaret Psani - Gradua-da em Psicologia.Tema: Família: Valores a descobrir e redescobrir.

Data/ Hora: 10/08 (Terça-feira) 18hLocal: Igreja MatrizPalestrante: Humberto Teixeira de Almeida -Contador, Coordenador do Ministério de Músicada paróquia de Ondina.Tema: Aspectos econômicos da família queforma.

Data/ Hora: 11/08 (Quarta-feira) 18hLocal: Igreja MatrizPalestrante: Casal - Tico e Vera - Coordenado-res da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.Tema: A Paróquia: Organismo que ajuda afamília na formação de valores.

Data/ Hora: 12/08 (Quinta-feira) 18hLocal: Igreja MatrizPalestrante: Claudia Agrícola - Pedagoga /Psicopedagoga / Terapêutica Sistêmica deFamília / Orientadora Educacional do InstitutoSocial da Bahia - ISBA .Tema: A família e a sexualidade.

Data/ Hora: 13/08 (Sexta-feira) 18hLocal: Igreja MatrizPalestrante: Pe. Valter Rui - Teólogo eFilósofo / Sacerdote da Paróquia São Marcos- Fazenda Grande III – Cajazeiras.Tema: Família e virtudes sociais.

Data/ Hora: 14/08 (Sábado) 18hLocal: Igreja MatrizPalestrante: Roberto Coelho – Advogado /Radialista e Consultor em Radiodifusão.Tema: A família e os meios de comunicaçãosocial.

Data/ Hora: 15/08 (Domingo) 19hLocal: Igreja MatrizPalestrante: Carla Coutinho Chaves -Pedagoga / Psicopedagoga /Formação em dinâmica de grupo /Coordenadora de segmento do ISBA

DIA DA FESTADomingo, 1º de agosto, às 10h,

na Igreja MatrizMissa Solene e Renovação dos Compro-missos Missionários dos MRL - Missioná-rios Redentoristas Leigos de Salvador.Tema: Santo Afonso, homem de Missão.Apresentação: Coral Santo Afonso.

Page 4: Jornal de Agosto 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 4

Vamos subir de elevadorIGREJA: SUA VOCAÇÃO EMISSÃO É EVANGELIZAR

O motivo primordial da missão é e sem-pre será o mandato missionário que Jesus Cris-to deu aos apóstolos e aos discípulos no termode sua existência terrena. É um ato de obedi-ência fundamental que a Igreja deve prestar,até o fim da história, à vontade de seu autor.Por isso a Igreja procurou sempre tomar cons-ciência de sua natureza evangelizadora.

Na revelação bíblica, a missão está inti-mamente relacionada à história da salvação, aodesejo de Deus de "que todos os homens se-jam salvos e cheguem ao conhecimento da ver-dade." (ITm 2,4) Por isso a missão está ligadaao envio: "Ide, fazei discípulos meus todos ospovos, batizando-os em nome do Pai, e do Fi-lho, e do Espírito Santo, ensinando-os a obser-var tudo quanto vos mandei." (Mt 28,19-20)

Sem esse trabalho, a Igreja poderia serum excelente "clube de amigos", mas não aIgreja de Jesus.

Quando falamos da atividade missionária,precisamos passar do objeto (o que fazer) aosujeito (quem vai fazer).

A Igreja é toda missionária em seus mem-bros que agem de diversos modos, de acordocom a multiplicidade e a variedade doscarismas e dons. É em cada um de seus mem-bros que a comunidade cristã coloca-se a ser-viço da evangelização e é enviada para pre-gar o Evangelho a toda criatura.

Padre Valson Sandes

No dia 1º de julho, às 20h, a paróquia daRessurreição do Senhor lançou a campanha"VAMOS SUBIR DE ELEVADOR". Tudocomeçou com um vistoso envelope colorido,com o nome do destinatário manuscrito porMaria Elisa, dona de uma das mais bonitas cali-grafias da paróquia. Dentro, havia uma men-sagem de Fé e União conclamando os ami-gos da Igreja para o engajamento na campa-nha, assinado, de próprio punho pelos amigosRosivaldo Motta, pároco, e Geraldo Camargo,vigário paroquial.

A Equipe de Eventos foi a responsávelpelos cânticos, com Mauricio e Laura,Fernando e Silvia, Maurício e Irá, Cícero eNeuma, Osvaldo e Marialda, Gerson eBernadete, Georgito e Ana Lucia, Roger eMax, Afonso e Tereza, Mario.

Padre Rosivaldo abriu o evento lembran-do que nas duas últimas Assembléias, a pro-posta mais votada foi a colocação do eleva-dor para melhorar a prestação do atendimen-to, bem como o aproveitamento total das ins-talações.

O custo aproximado deste orça-mento gira em torno de 90 mil reais. Oobjetivo é alcançar setenta doações demil reais cada uma, a fim de garantir oinício das obras. Uma conta correnteserá aberta para este fim e todos serãoinformados da sua movimentação.

O padre Geraldo encerrou a apre-sentação afirmando, com humor, que "prabaixo todo santo ajuda. Pra cima só de ele-vador!" Esta é uma campanha que per-tence a todos nós, pois a escada é umapedra no caminho. O elevador, um ca-minho sem pedra .

COLUNA MISSIONÁRIA

Como andam suas roupas?Como andam suas roupas?Como andam suas roupas?Como andam suas roupas?Como andam suas roupas?• AJUSTES• CONCERTOS• BAINHAS• ZÍPERES E MUITO MAIS

Ligue 71. 9929-4470 Ligue 71. 9929-4470 Ligue 71. 9929-4470 Ligue 71. 9929-4470 Ligue 71. 9929-4470 / / / / / Edina LimaEdina LimaEdina LimaEdina LimaEdina LimaATENDIMENTO TAMBÉM A DOMICÍLIO

Encontro com ex-párocoCom grande alegria, no dia sete

de julho último, ao entardecer, noCafé Primaz, ao lado da Cúria, reu-niram-se em torno de Dom CeslauStanula, bispo diocesano de Itabunae presidente da CNBB NE3, os seusamigos e ex-paroquianos, para o lan-çamento do livro intitulado O CO-TIDIANO NA IGREJA, de sua au-toria.

O Diácono Daniel Marinho feza saudação e apresentação do Livro,sinalizando o seu conteúdo como re-sultado de publicações em Jornal daDiocese de Itabuna.

Ao som da musicalidade de EdsonCerqueira, em clima descontraido, fraterno efestivo, Dom Ceslau foi autografando os livros erecebendo muitos abraços.

Os Bispos da Arquidiocese se fizeram pre-sentes com muita simpatia e cordialidade,prestigiando o evento.

Foi um momento de gratidão e bênçãos.

VENHA FVENHA FVENHA FVENHA FVENHA FAZER PAZER PAZER PAZER PAZER PARARARARARTE DO MINISTÉRIO DE MÚSICATE DO MINISTÉRIO DE MÚSICATE DO MINISTÉRIO DE MÚSICATE DO MINISTÉRIO DE MÚSICATE DO MINISTÉRIO DE MÚSICASe você canta ou toca algum instrumento (violão, percussão, teclado, etc.)

venha “doar” seu dom, participando do Ministério de Música da nossaParóquia. Confira também o curso de violão ministrado na Matriz. Informações

e inscrições com Irtes, na secretária ou pelo tel. 71. 3235-5614.

Page 5: Jornal de Agosto 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 5

O MELHOR DA COMIDA CAIPIRA

PISO L3 - EXPANSÃO

TTTTTOME NOOME NOOME NOOME NOOME NOTTTTTAAAAA01/08 (Domingo): Dia do Padre / Festa deSanto Afonso às 10h na Matriz (Ondina)04/08: São João Maria VianeyDe 07/08 (sábado) às 21h a 08/08 às 05h:Vigília da Transfiguração na Matriz (Ondina)08/08 (Domingo): Dia dos Pais10/08: São Lourenço / Dia do Diácono15/08 (Domingo): Assunção de NossaSenhora / Dia do Religioso22/08 (Domingo): Dia dos Ministérios Leigos27/08: Santa Mônica28/08: Santo Agostinho29/08: (Domingo): Dia do Catequista03, 04 e 05/09: Redescoberta

A Paróquia da Ressurreição do Senhor estáde portas abertas para oeferecer a você e suafamília, momentos de grande intimidade comDeus. Confira:

SEGUNDAS-FEIRAS:Missas durante todo o dia, incluindo a de cultoafro, no Santuário de São Roque e São Lázaro;

TERÇAS-FEIRASGrupo de Oração da Renovação Carismática,após a celebração da Palavra, na Matriz, commissa na espiritualidade da Renovação, todaúltima terça-feira do mês;

QUARTAS-FEIRASNovena de Nossa Senhora do PerpétuoSocorro, na Matriz;

QUINTAS-FEIRASAdoração ao Santíssimo Sacramento, apartir das 17h, também na Matriz;

SEXTAS-FEIRASTerço da Misericórdia, toda sexta, excetona primeira do mês, às 17h, na Igreja Matriz.

DOMINGOTerço dos Homens, a partir das 18h, na Igre-ja Matriz.

Confira os horários das celebrações no quadro da página 2.

SEMANSEMANSEMANSEMANSEMANA A A A A ABENÇOABENÇOABENÇOABENÇOABENÇOADADADADADAAAAA

Festa de São RoquePe. Geraldo Camargo, CSsR - Vigário

Em agosto acontece na Igre-ja de São Lárazo, a maior festado ano. Embora São Lázaro sejao padroeiro principal é São Roqueque atrai o maior número de fiéis.São 174 anos de fé, graças e ma-nifestação de sentimento religio-so herdado da cultura dos afro-descendentes.

São Roque é reverenciadocomo protetor das pestes que, naépoca do santo, eram comuns ecausavam terror e tremor, devidoao grande número de óbitos. Mas,hoje, há também pestes como outrora, sem odevido controle do estado moderno, como a vio-lência, alimentada pelas drogas, corrupção e aimpunidade!

Como sempre, nas festas dos nossos padro-eiros, os devotos são chamados a participar, des-de a preparação inclusive dos temas, e este anonão foi diferente. Eles escolheram o tema: SãoRoque! Protegei-nos das pestes de hoje, eo lema: Seja livre e diga não às drogas.

PROGRAMAÇÃO

05h30 - Alvorada com Fogos06h - Terço dos Homens07h - 1ª Missa09h - 2ª Missa – Rito Afro11h - 3ª Missa15h - 4ª Missa16h - Procissão17h - Bênção do Santíssimo e Encerramento

Todas as vezes que nos propomos a falarsobre o sentido da vida, sobre nossas inquieta-ções pessoais, sobre nosso desejo de felicidadee de fazer os outros felizes, nos deparamos,muitas vezes, com dúvidas, receitas prontas, ori-entações das mais diversas e, até mesmo com osábio silêncio...

Ora, não pretendo ser mais um a falar sobre"a receita da felicidade", ou a dar explicações paranossas dores e sofrimentos. Ademais, falar sobretodas estas questões importantes e vitais, é falarsobre o sentido da vida, sobre vocação! Isto se dáporque, conforme nos atestam os Evangelhos,Jesus de Nazaré, nosso maior e melhor exemplode vocacionado, foi um homem feliz, realizado,pleno. O que não significa que Ele não sofreu,que não teve perdas, decepções e traições.

Vocação: sentido da vida!Entretanto, apesar de todas as situações em

que teve mil motivos para entrar em depressão e"desistir" da vida, Jesus teve forças para nos apon-tar o caminho da verdadeira vida: "Faze isto e vi-verás" (Lc.10, 25-37) . E por que Ele agia assim?De fato, em Jesus, vida e vocação são duas pala-vras que estão extremamente unidas e nunca seseparam. Sendo assim, descobrir sua vocação éencontrar um sentido/ razão para viver; é ser ca-paz de dar a vida por "Alguém" e gastar toda suaexistência por um grande "motivo". Foi por causade sua vocação que Jesus não desceu da Cruz enão voltou atrás no Horto das Oliveiras quandopediu que o Pai afastasse-lhe o cálice. Ele sabiade sua vocação, havia encontrado o sentido desua vida e, por isso mesmo, não teve medo de dá-la por quem não o conhecia e, mais ainda, porquem nunca quis aceitá-lo.

Portanto, descobrir e viver a vocação nadamais é do que encontrar um sentido/razão paravida. È muito bem aplicada para cada um de nós,o que o Documento de Aparecida pontuou a res-peito dos Jovens: "Eles não temem o sacrifício,mas uma vida sem sentido" (DAp. 442). Tam-bém nós, adultos e idosos, queremos encontraruma razão para viver, queremos, Senhor, quere-mos descobrir e viver nossa vocação!

Pe. Aloísio Mota, CSsR. (Promotor Vocacional daVice-Província Redentorista da Bahia)

Page 6: Jornal de Agosto 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 6

A Jornada da Espiritualidade Catequéticafoi realizada no Colégio Salesiano, em Nazaré,no dia 17 de julho, com animação e oração.

A participação foi expressiva, mostrando oempenho dos catequistas ao prepararem crian-

Na busca de unidade, crescimento eaprofundamento na espiritualidade da SagradaEucaristia, os 27 Ministros Extraordinários daSagrada Comunhão - MESC - da Paróquia Res-surreição do Senhor, estão felizes pela participa-ção na II JORNADA ARQUIDIOCESANADOS MESC, que aconteceu no dia 04 de julho,no Colégio Antonio Vieira, reunindo 1.300 Mi-nistros de toda a Arquidiocese.

Dando continuidade ao programa da Mis-são Continental, a Arquidiocese realizou, no Co-légio Salete, a IX JORNADA TEOLÓGICA, noúltimo dia 10 de julho.

Dentre as lideranças das Paróquias, váriosrepresentantes de Ondina. O conferencista con-vidado, Pe. Antonio José de Almeida, falou sobre"Os desafios das transformações sociais e cultu-

Excursão aBom Jesus da Lapa

Na 6ª excursão a Bom Jesus da Lapa, eCorrentina, romeiros fervorosos, que não secansam de ver a beleza natural do Santuáriofeito de pedra e luz, se juntarão aos novosvisitantes do Nosso Senhor Bom Jesus.

O Santuário, escolhido como a 1ª das 7Maravilhas do Brasil, acolhe pessoas do mundointeiro. Não perca esta oportunidade deconhecê-lo. Maiores informações com Eliene,pelos telefones 71. 3247-4972, 3245-3052,9986-1403, Edna, pelo telefone 71. 3245-6423ou Maria, pelo número 71. 3261-7663.

Saída em 26 de agosto, às 19h30, da Igre-ja Ressurreição do Senhor, em Ondina, no ôni-bus da empresaTranslider.

NOSSOS MINISTROS NA JORNADARememorando o XV CONGRESSO

EUCARISTICO NACIONAL, cujo tema foi:Pão da Unidade dos Discípulos Missionári-os, e o lema: Fica conosco, Senhor, o conteú-do do programa foi muito rico e dinâmico.

Em Lc. 24, a história dos discípulos deEmaus foi citada pelo Pe. Mauricio Fereira, muitofeliz na reflexão que realizou junto aos presen-tes, todos sequiosos em aprender a servir me-

lhor. A Adoração ao Santíssimo Sacramen-to se fez muito necessário para revigor ocompromisso do MESC, que deve ser,acima de tudo, um adorador.

A santa missa foi presidida pelo Car-deal Dom Geraldo Majella Agnelo, coro-ando a JORNADA, da qual também par-ticiparam os padres Manoel Filho, falan-do sobre; Celebrar - Consagrar, ePe. Antonio Ademilton, que falou sobre:Pão da Unidade, um dom de Deus pre-parado.

IX JORNADA TEOLÓGICArais das últimas décadas e a urgência de seremcriadas estruturas de uma pastoral nova para aevangelização da cidade, da família e da juven-tude".

Participaram do evento o Arcebispo daArquidiocese de Salvador, Dom Geraldo MajellaAgnelo e o bispo auxiliar Dom João CarlosPetrini.

Terra Santa à VistaUm sonho a realizar. A Paróquia deOndina peregrinará à Terra Santa!

Um grupo de 40 paroquianos, acompanha-dos de um sacerdote da paróquia, pisará naterra que Jesus operou tantas graças e revelouo projeto de Deus ao mundo, de 19 de outubroa 04 de novembro. Visitarão o rio Jordão eoutros locais onde o Mestre realizou curas emilagres e celebrarão a Santa Missa. Para queo grupo, antes da viagem, estude, conheça eaprofunde mais o Pe. Rosivaldo estará prepa-rando um material com fotografias e textos bí-blicos dos lugares que serão visitados. O pri-meiro encontro dar-se-á no dia 17 de agosto,às 19:30, sempre com a presença do casalRicardo e Tatiane, paroquianos e donos daagência de viagem. Além da Terra Santa, ogrupo visitará Roma e conhecerá a Igreja deSanto Afonso, onde está o quadro original deN. Sra. do Perpétuo Socorro e finalizará a ex-cursão no Santuário de Fátima, em Portugal.

ças e adolescentes para o encontro comJesus Cristo, no amor, na fé, e na oração.

Da paróquia Ressurreição do Senhor, fo-ram 8 crianças e quatro catequistas. O eventocontou com mais de 200 crianças.

ESPIRITUALIDADE CATEQUÉTICA

Com o tema Reencantando a Vida comTeresa de Jesus, escolhido por conta do AnoTeresiano, a Vigília da Transfiguração 2010 é maisuma oportunidade para estarmos aos pés do Se-nhor, silenciando para escutá-Lo.

A Vigília acontecerá em toda a cidade e nanossa paróquia será coordenada por Janice Morelli.Realizada na Igreja Matriz, no dia 07 de agosto,às 21h, tem encerramento previsto para as 5h dodia 8, domingo, quando também será celebrada

VIGÍLIA DA TRANSFIGURAÇÃOuma missa, às 6h, no Carmelo da Bahia, em Bro-tas, reunindo todos os participantes, em nívelarquidiocesano.

O roteiro foi elaborado pelo Movimento daTransfiguração e pode ser baixado no site daArquidiocese de Salvador (veja link em nossoblog) por quem quiser realizar a vigília em suacomunidade, paróquia, movimento, etc.

Participe da experiência inédita da convi-vência com o Deus da Paz.

Page 7: Jornal de Agosto 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 7

ELAS VÃO DEIXAR SAUDADES...

Participe das Oficinas de Oração e Vida:

- Viva uma experiência profunda de Deusque preenche o seu coração de alegria e paz.

- Uma apresentação mais vibrante e ativade Jesus.

- Baseada na Bíblia. Caráter prático e expe-rimental.

- Uma resposta ao mundo de hoje.- Atividade orante passo a passo, em 15 ses-

sões, um por semana.- Serviço gratuito.

Neste segundo semestre - Início: 09 de agos-to, em todos os Estados do Brasil.

Aqui em Salvador existem Oficinas de Ora-ção e Vida para jovens e adultos, desde a Su-burbana até a Estrada do Coco. Em Ondinateremos Oficinas na Matriz da Ressurreição enos ISBA.

Telefones para contato 71 3336-2608 / 8856-2608 / 3304-2101 / 9145-8104 / 3379-0893 /9166-9688.

Curso de LiturgiaA Paróquia de Ondina, em sintonia com a

Arquidiocese e aproveitando as oportunidadesoferecidas para o aprofundamento da açãolitúrgica e ampliar os conhecimentos das equi-pes, reuniu coordenadores da liturgia e de outraspastorais, que se fizeram presentes ao Curso deLiturgia, realizado no dia 17de julho, no ColégioSalete.

O Pe. José Raimundo, doutor em liturgia, atu-almente a serviço no Vaticano, esteve aqui emSalvador por alguns dias e presenteou a turma,com o seu conhecimento profundo sobre a Sa-grada Liturgia da Igreja Católica.

Foi um curso muito importante para atuali-zação e reforço dos valores e importância deuma liturgia bem preparada, que eleve os par-ticipantes.

Amigas de bairro e de fé, D. Joana, de 91 anose D. Morena (como era carinhosamente chama-da), de 86, faleceram em julho, nos dias 11 e 28,respectivamente.

Moradoras da Comunidade Nossa Senhora dosNavegantes (Alto da Sereia), onde atuaram du-rante muitos anos, vão deixar saudades nos seusmoradores.

Nos seus 35 anos de comunidade, Joana daCruz Lima participava ativamente das ativida-des litúrgicas, desde a época em que as Celebra-ções Eucarísticas eram realizadas nas ruas, in-clusive na varanda da sua casa, sempre cedidacom muita satisfação.

Amiga e conselheira, principalmente das cri-anças, era dizimista e devota de São Lázaro.

Mesmo fragili-zada com as do-enças do apare-lho circulatório,participava dasmissas, rezandoseu terço, semabrir mão dacomunhão, quetambém recebiana sua residên-cia, o que acon-teceu um dia an-

PASTORAL DAPESSOA IDOSA

No dia 15 de maio a Pastoral da PessoaIdosa (PPI) era implantada em nossa Paró-quia, com muito entusiasmo e objetivos.

A primeira capacitação foi promovidapelo casal Diocesano Altino e Ely aos líderesdas comunidades de São Lázaro e Alto daSereia.

A Pastoral é coordenada pelo casalMarigraça (Mari) e Antonio (Toinho) e inicia,agora em agosto, a capacitação nas demaiscomunidades. Convidamos todos a fazeremparte deste maravilhoso trabalho!!! "Pois a fésem obras é morta".

Dízimo na Palavra

Oferta Agradável a Deus

Abel ofertou a Deus o melhor do seu rebanhoe Ele gostou de sua oferta, enquanto Caim fezuma oferta comum de sua colheita do solo eDeus não gostou de sua oferta.

Nós podemos escolher o tipo de oferta que que-remos oferecer a Deus, mas o que Ele quer denós não é simplesmente o cumprimento de umaobrigação, mas sim, oferecer o melhor que nóstemos numa forma justa de partilha, com amore alegria, em gratidão a tudo que Ele nos dápor amor e bondade.

Num contexto mais amplo, nós devemos nosoferecer a Deus como uma oferta agradável,através de nossas atitudes de bons filhos, fiéisao Seu amor por nós. Para nos salvar, Ele ofe-receu seu próprio Filho na cruz, que continuase ofertando até hoje através da Eucaristia.

Leia o trecho bíblico Gênesis 4,1-8.

Você sabe como,quando e onde orar?

tes do seu fale-cimento.

Já OcridalinaLuiza VelosoMarinho, a D.Morena, eramãe de cincofilhos de san-gue e tambémera conhecidacomo pessoade caráter, mui-to bondosa, hu-milde, orante,caridosa, tímidae amiga de to-dos, principal-mente de donaJoana.

Dizimista, sempre estava presente nas celebra-ções, orações semanais, encontros e festas paro-quiais, colaborando quer como leitora nas missas,função que desempenhava muito bem, quer comoconselheira ou simplesmente como vó Morena,título conferido a ela por crianças e adultos.

A comunidade tem muito a agradecer a essasque foram exemplos de mulher, pelosensinamentos recebidos com seus testemunhose pelos sorrisos que jamais serão esquecidos...

D. Morena

D. Joana

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDAOFICINAS DE ORAÇÃO E VIDAOFICINAS DE ORAÇÃO E VIDAOFICINAS DE ORAÇÃO E VIDAOFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

Uma Nova Evangelização

Page 8: Jornal de Agosto 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 8

E M F O C O

JUVENTUDE EM AÇÃOJUVENTUDE EM AÇÃOJUVENTUDE EM AÇÃOJUVENTUDE EM AÇÃOJUVENTUDE EM AÇÃO

Venha descobrir na amizade com Cristo res-postas para as questões do mundo do trabalho,além de aproximar-se de pessoas que possuemsentimentos e ideais comuns.

O evento está sendo organizado pela PastoralUniversitária. Confira os dados:

Dia/Horário: 29 agosto 2010 (o dia inteiro)Local: Igreja Nossa Senhora da Esperança -

Rua N. Sra. da Esperança s/n - STIEPTelefone para informações: 3342-0768Visite também o site http://pubahia.ning.com

No último dia 17 deste mês,os jovens da Pastoral da Juven-tude da nossa paróquia reserva-ram sua manhã de sábado paraum momento especial: visitar osidosos do Abrigo São Gabriel, lo-calizado no bairro da Boa Via-gem. Participaram dessa manhãos adolescentes dos grupos dapastoral e os tios, que chegaramao local por volta das 10 horasda manhã. O abrigo completou,em 2009, 10 anos de existência epresta assistência aos idosos quechegam lá por intermédio da fa-mília ou até mesmo por terem sidoabandonados pela mesma. Durante a manhã,os idosos puderam compartilhar com os jo-vens suas histórias e experiências de vida, deforma a proporcionar um momento diferentede aprendizagem para os adolescentes e aque-les que os acompanharam. A Pastoral da Ju-ventude levou ao abrigo não só seu carinho eatenção para com os idosos, mas também assuas doações e as dos paroquianos que tam-bém se solidarizaram com a causa. O abrigocontinua necessitando de produtos de diver-sos gêneros, desde o leite em pó e o açúcar, àfralda descartável e os produtos de higienepessoal.

A representante do Clube na nossa paró-quia, Tereza Limoeiro, está empenhadíssima emfazer crescer o número dos ouvintes sintoniza-dos com a AM840. Para tanto, está distribuindofichas para quem quiser colaborar com este gran-de projeto de evangelização, que já dura 18 anos.

ENCONTRENCONTRENCONTRENCONTRENCONTRO DE JOO DE JOO DE JOO DE JOO DE JOVENSVENSVENSVENSVENSPROFISSIONAISPROFISSIONAISPROFISSIONAISPROFISSIONAISPROFISSIONAIS

No dia 25 de julho aconteceu mais um Encon-tro para Noivos com a participação de 18 casais.

Além das Ministras Extraordinárias da Comu-nhão, que têm ajudado no Cantinho da Oração,dez casais da equipe apoiaram o evento, comdestaque para Aurora e Alberto Alencar, que fa-laram sobre Harmonia Conjugal e Juarez Barretoe Maria Lacerda, que refletiram sobre AspectosJurídico-canônicos do Matrimônio.

Pe. Rosivaldo fez o fechamento do Encontrocom uma bênção especial para todos.

Encontro para Noivos na Matriz

SEJSEJSEJSEJSEJA SÓCIO DO CLA SÓCIO DO CLA SÓCIO DO CLA SÓCIO DO CLA SÓCIO DO CLUBE EXUBE EXUBE EXUBE EXUBE EXCELSIOR CELSIOR CELSIOR CELSIOR CELSIOR VIDVIDVIDVIDVIDAAAAAPara comemorar, o Clube preparou um

grande momento celebrativo no dia 14 de julho,na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa:o “DIA DO SIM", do qual participaram paro-quianos de Ondina, que já reafirmaram o com-promisso de ajudar a Rádio Excelsior da Bahia.

CICLCICLCICLCICLCICLO DE PO DE PO DE PO DE PO DE PALESTRASALESTRASALESTRASALESTRASALESTRASEm julho, um ciclo de palestras foi

preparado especialmente para os crismandosda Paróquia da Ressurreição do Senhor, comos seguintes temas: Dia 04, “A oração do PaiNosso”; Dia 11, “Igreja e os meios decomunicação”; Dia 18, “Fé, Esperança eCaridade - pilares da vida cristã” e, fechandoos trabalho do mês, dia 25 os jovens tiveramoportunidade de ouvir sobre “Comunidade:lugar de encontro com Deus e com os irmãos”.

A palestra do dia 11 foi realizada pelaPastoral da Comunicação, tendo como base oDocumento do Concílio Vaticano II, InterMirifica que, há mais de 40 anos, járeconhecia nos meios de comunicação o poderde influenciar toda a sociedade humana, tantopara o bem, como para o mal (Confira no blogwww.ressurreicaodosenhor.blogspot.com).

No mês de agosto serão trabalhadas duastemáticas: “As vocações na igreja” e “Asseitas e religiões no mundo”.

Essa última temática será apresentadapelos crismandos, fruto de pesquisas e estudosdurante o mês de junho.

PPPPPASCOM DE ONDINASCOM DE ONDINASCOM DE ONDINASCOM DE ONDINASCOM DE ONDINAAAAAPPPPPALESTRA EM EVENTALESTRA EM EVENTALESTRA EM EVENTALESTRA EM EVENTALESTRA EM EVENTOOOOOA 2ª Etapa de Formação para os Agentes

de Comunicação da Arquidiocese será realizadano dia 21 de agosto, no Centro PastoralArquidiocesano (Dorotéias), das 8 às 17h.

No evento será apresentado um painel de ex-periências de Pascom, do qual a Pastoral da Co-municação de Ondina fará parte, falando sobreos veículos de comunicação da paróquia, sob otema “Noticiar o bem”.

Jovens na palestra sobre comunicação