jornal presença salesiana - ed. 02 - agosto de 2010

8
Presença Salesiana Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio de Joinville/SC - Agosto/2010 | Ano 1 | Nº 02 CEDB realiza 3ª Feira das Empresas Missão Jovem: discípulos e missionários de Jesus Cristo Pág. 6

Upload: presenca-salesiana

Post on 12-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Presença Salesiana - Ed. 02 - Agosto de 2010

TRANSCRIPT

Presença SalesianaInformativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio de Joinville/SC - Agosto/2010 | Ano 1 | Nº 02

CEDB realiza 3ª Feira das Empresas

Missão Jovem: discípulos e missionários de Jesus Cristo

Pág. 6

2 Presença Salesiana | Agosto/2010

Presença de todos

Apesar de parecer uma palavra difícil, VOCAÇÃO significa CHAMADO, o que não se pode confundir com tendência ou aptidão. A vocação é um convite especial feito por Deus que depende da liberdade humana de aceitar ou re-jeitar a proposta divina. E o primeiro e mais importante chamado que a pessoa re-cebe de Deus é a vocação à vida. Deste chamado de-correm todos os demais, igualmente especiais.

MISSÃO é uma pala-vra que, assim como vo-cação, também vem do latim e significa ENVIAR. É o próprio Deus que, de-pois de nos chamar para estar junto d’Ele, nos en-via para garantir que seu reino de “vida em abun-dância” não seja apenas um sonho, mas se trans-forme em realidade pelas nossas próprias ações. É por isso que a maior ex-pressão de amor do ser humano para com Deus é dedicar a sua vida à mes-ma missão divina!

Para a Igreja, o Pai es-colhe, o Filho chama e o Espírito Santo envia em missão e garante os dons necessários para que se possa responder ao cha-mado divino. Assim, a mis-são da Igreja passa por pessoas bem reais, com seus talentos e suas fra-gilidades: leigas e leigos, religiosas e religiosos, sa-cerdotes... Todos amados, chamados e enviados por Deus para ser sinais e por-tadores do seu amor ao mundo!

Experiência Salesiana

Vocação e Missão

Edito

rial

Uma missão que apenas começouA chuva e o frio atin-

giam os jovens missio-nários que caminhavam pelas ruas da Paróquia. Além da capa transparen-te de plástico e os guarda-chuvas coloridos, outro fato protegia-os de qual-quer desânimo: a vontade de anunciar o Evangelho a todas as pessoas.

Em cada uma das cinco comunidades, era visível

nos olhos daqueles jovens a felicidade por estar a serviço do seu Pai amado. Que rico momento vive-mos na Missão Jovem.

Agora entramos em agosto, mês de reflexão sobre a vocação a que so-mos chamados. Entretan-to, muito além do estado de vida que vivemos, ser cristão é ser missionário. Este é o nosso chamado

fundamental. Uma vida sem missão é triste, fora do caminho. Não basta descobrir Cristo, é preciso levá-Lo aos outros!

Todos, de acordo com as nossas vocações es-pecíficas celebradas neste mês vocacional, somos participantes na missão de Cristo e da Igreja. O Papa João Paulo II afirmou: “A comunhão eclesial é uma

comunhão missionária”.Por isso, ao ler as pági-

nas desta edição, possa-mos ouvir o chamado mais íntimo d’Aquele que dese-ja ser anunciado. Mais do que escutar, respondamos afirmativamente a esta lin-da vocação, de discípulos ousados que têm em seus lábios e impressos na sua alma o amor de Deus pelo ser humano.

Pe. Gilson Marcos da Silva, sdb

O núcleo de dança da Companhia de Artes Dom Bosco, animado pela edu-cadora Karina Sany, par-ticipou do 11º Festival de Dança Sacra, realizado dia 5 de junho, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. Os jovens dançarinos, pre-miados com a 3ª colocação na modalidade Dança de Rua 2, são: Camila, Arian, Mislaine, Rodrigo, Luciana, Igor, Jeferson, Franciane, Luan, Kerolayne, Franciele e Daniele.

Oficina Grupo de Dança é premiado no 11º Festival Nacional de Dança Sacra

Espontâneo Vocação SalesianaVocação é “amar a Deus

sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” por meio do sistema preven-tivo de Dom Bosco.

Vocação ReligiosaNós sempre dissemos que vocação é um chamado de Deus. E todo chamado

merece uma resposta. Foi assim que aconteceu comigo. Quando muito jovem ainda, senti algo diferente e que eu não sabia bem o que era. Descobri o que queria em 1951, quando Frei Elias Bordignon disse que Jesus precisa de me-ninas assim como eu para Ele. Desde este dia alimentei o desejo de ser toda de Deus. Aos poucos fui sentindo a força desta escolha. Era algo muito forte e cada dia mais eu me encantava pelo Senhor. Tornei-me uma irmã salesiana em Campos Novos (SC). Fui missionária no Amazonas por 13 anos e hoje vivo em Garuva. Sou muito feliz e realizada. Vivo com gosto minha consagração ao Se-nhor a serviço da missão que nos é confiada, especialmente a juventude. Deus é maravilhoso e quando nos chama, também nos carrega nos ombros, nos dá muito amor e satisfaz todas as nossas necessidades, inclusive afetivas, quando amamos de verdade nossos irmãos.

Ir. Joanita Rocha Pereira, FMA Religiosa Salesiana

Espaço para que você dê a sua opinião.

Edvaldo Nogueira da Silva Seminarista Salesiano

Maria Helena Venâncio, Coord. da Catequese na Matriz

Ser CatequistaDecidi seguir essa voca-

ção há 26 anos, após um retiro ao qual participei. Para mim, ser catequista é estar comprometida com os proje-tos de Deus.

3Presença Salesiana | Agosto/2010

Presença da juventudeMissãoJuventude sai às ruas para evangelizarMais de 150 jovens participaram da segunda edição do Missão Jovem

Eduardo Scmitz

Cinco dias de muita de-dicação marcaram a vida de mais de 150 jovens mis-sionários de Santa Catari-na, Paraná e Rio Grande do Sul. A tarefa do grupo foi evangelizar as casas das regiões de cinco co-munidades da Paróquia Santo Antônio. A Missão Jovem começou no dia 14, com uma Missa reunindo todos os participantes. A Paróquia é formada pelas comunidades de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Cristo Bom Pastor, São Francis-co de Assis e Matriz.

Além de alcançar a pro-posta de levar a Palavra de Jesus, os jovens pude-ram viver a possibilidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo. É comum o

comentário “fui pensando que iria evangelizar e aca-bei sendo evangelizado”. A missão é uma forma práti-ca de sentir a presença de Jesus. “Foi um período de crescer na fé, de ver a pre-sença de Jesus em cada casa que eu entrava pra abençoar, de ser presença de Jesus na vida das pes-soas”, relata Michele Mo-reira, missionária da co-munidade Santo Antônio.

A chuva, que só deu uma trégua no domingo à tar-de, não foi suficiente para desmotivar a juventude. Em cada campainha toca-da, uma nova experiência. Encontraram residências vazias, pessoas que nega-vam a visita, mas muita re-ceptividade. Contagiadas com a perseverança dos missionários, muitas famí-

lias os acolhiam para ouvir a Palavra e receber a bên-ção. Gratos pela presença, esticavam o papo por até uma hora, algumas vezes acompanhado por um gos-toso café. Residências de pessoas de todas as religi-ões foram visitadas.

O encerramento foi marcado pela 1ª Festa

das Tendas e o 5º Festival Juvenil da Canção. Nas tendas, cada comunidade ficou responsável por for-necer alimentação e ativi-dade de utilidade pública e lazer. No palco, os jovens mostraram o talento musi-cal e a alegria salesiana, com canções próprias e paródias voltadas para o

tema “Temos mil razões para viver”.

Mesmo exaustos após o trabalho realizado, o sentimento do dever cum-prido é unanimidade. Um vídeo com os melhores momentos foi produzido e está disponível no site Youtube com o título “Mis-são Jovem 2010”.

A proposta mais sig-nificativa da Pastoral Ju-venil Salesiana é a AJS, a Articulação da Juven-tude Salesiana. Partindo da importância da vida em grupo, a AJS asso-cia os jovens de acor-do com seus interesses em arte, comunicação, cultura, esportes, Pas-toral da Juventude e solidariedade.

Seu diferencial em relação a outros grupos juvenis é que ela os re-veste da Espiritualida-de Juvenil Salesiana,

herdada de São João Bosco. Essa espirituali-dade leva seus membros a uma experiência de Deus, através da alegria, do otimismo, do engaja-mento na sociedade e do voluntariado. E na Igreja, especialmente, em pro-jetos missionários.

O objetivo da AJS é tornar o jovem protago-nista da sua vida e da busca cotidiana pela santidade.

Grupos de jovens na Paróquia Santo Antônio: Movimento de Jovens

Encontristas (MJE), São Domingos Sávio (SDS), Grupo de Jovens Dom Bosco (GJDB), Jovens Mergulhadores de Cris-to Senhor (JMCS), Nos-sa Senhora Aparecida (NSA), Jovens Nascidos para Cristo (JONAC) e Ministério de Música Me-lodia Juvenil.

No Centro Educa-cional Dom Bosco há grupos de artesanato, violão, dança gaúcha, fu-tebol, vôlei, inglês, além da Cia. de Artes que in-tegra teatro, música e

dança de rua. Os grupos podem sofrer alterações durante o ano.

Participe dos Grupos da AJS na Presença

Salesiana de Joinvil-le! Mais informações em www.dombosco.net e no expediente paroquial.

AJS: Paixão pela vida e pelo Senhor da VidaFo

to: P

aulo

Elia

s da

Silv

a

Grupo de Futebol no encerramento do primeiro semestre da AJS

Pres

ença

da J

uven

tude

4 Presença Salesiana | Agosto/2010

Presença de comunhão

Estive preso e vieste me ver Catequese prepara Concentração Diocesana

Pastoral Carcerária

Ser presença de Jesus na prisão e promover a valorização da dignidade humana. Esta é a missão da Pastoral Carcerária ao anunciar o Evangelho aos encarcerados e suas fa-mílias. No dia 1 de agos-to, foram comemorados os 19 anos de atuação na Comarca de Joinville.

A Palavra de Deus é le-vada semanalmente nas visitas aos presos, inclu-sive na ala feminina, com leituras bíblicas, músicas e evangelização. São ce-lebradas Missas mensais e em datas especiais. Mas as atividades não visam

somente a assistência es-piritual, mas também so-cial e moral dos encarce-rados. Assim, os agentes procuram ser o elo entre preso, família, Igreja, Po-der Judiciário e sociedade. E atuam de forma efetiva dentro e fora do presídio.

Irecê Donadel e Rosi-meri Souza Rodrigues da Cunha, da equipe de co-ordenação, relatam que é uma alegria ver todo o de-senvolvimento da Pastoral e a resposta da sociedade para este trabalho, pois um dos desafios era fa-zer as pessoas, a comu-nidade e também a Igreja

Leigos que se doam a uma importante tarefa: iniciar na vida cristã crianças, jovens, homens e mulheres. Os catequistas do novo milênio são chamados a uma voca-ção específica de anunciar o Evangelho e trabalhar para a educação da fé dos membros da Igreja.

Para celebrar esta vocação, a Igreja reserva o último domingo de agosto, data que as dioceses e paróquias organizam diversos eventos. Em Joinville, mais de três mil catequistas são esperados para a 7ª Concentração Diocesana que vai ocorrer dia 29, no Sesi da Univille.

Durante todo o dia, são organizadas palestras, apre-sentações artísticas, momentos de partilha. As ativida-des abordarão o tema “Catequese, caminho para o disci-pulado” e o lema: “Nosso Coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (cf. Lc 24,13-35), em continuação ao estudo do texto-base da Semana Cate-quética de 2009. O arcebispo de Londrina/PR, Dom Or-lando Brandes, vai assessorar o encontro.

A Paróquia Santo Antônio, juntamente com a Sagra-do Coração de Jesus de Pirabeiraba, é responsável pela acolhida do encontro. A coordenadora paroquial da cate-quese, Maria Cândida Marques Longo, aposta em uma grande participação. “Participar deste momento é investir em nossa formação. Ele vem para renovar a nossa fé, for-talecer a unidade entre as comarcas, paróquias e comuni-dades”, afirma. Segundo a coordenadora, a paróquia con-ta com 98 pessoas envolvidas na missão de catequizar.

“Espero que possamos vir motivados a abraçar essa missão de grande responsabilidade e ter cada vez mais consciência da seriedade que é ser catequista. Marcar presença na Concentração é também demonstrar esse comprometimento”, finaliza Maria Cândida.

A evento será encerrado com a celebração da Santa Missa.

acreditarem no trabalho da pastoral. “Antes de re-conhecer somente as fal-tas, devemos ver que os presos precisam de ajuda para recomeçar e voltar ao redil de Deus”.

Para auxiliar a reintegra-ção, a Pastoral tem uma casa de atendimento ao egresso e a família. O tra-balho é feito em conjunto com outras pastorais, mo-vimentos, entidades e or-ganizações. A casa atende de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Mais informações sobre o traba-lho da Pastoral Carcerária pelo telefone 3028-1458.

Há 19 anos, a Pastoral é presença de Deus para os encarcerados

Conhecer, amar e servir Jesus Eucarístico

Muitos católicos devem se lembrar da sua infância e adolescência, de quando serviam à Igreja nas Missas como coroi-nha e acólito. Para estes, a experiência marcou suas vidas em um generoso mi-nistério exercido na alegria de quem vibra por estar mais perto do Altar, de Jesus Eucarístico. Atualmente, em toda a Pa-róquia Santo Antônio, 70 crianças e ado-lescentes fazem parte do Grupo de Coroi-nhas e Acólitos Domingos Sávio. Eles se encontram para formação aos sábados, a partir das 9h, nas sedes das comunida-des Cristo Bom Pastor, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio (Matriz).No

tas C

urta

s

No dia 7 de agosto, começa a Catequese de Adul-tos. Mais informações em horário de expediente da Secretaria Paroquial.

Fotos: Magnus Petry

5Presença Salesiana | Agosto/2010

Presença da Família Salesiana

A Família Salesiana é uma comu-nidade carismática e uma realidade eclesial, pois é vivida como dom do Espírito à sua Igreja e exprime a co-munhão entre os diversos ministérios como prolongamento organizado do carisma de Dom Bosco.

Grupos diversos partilham um ver-dadeiro parentesco espiritual e consan-guinidade apostólica. Formam um único organismo vital e isto explica as conver-gências de cada um com os outros e também suas diferenças entre si.

Os grupos vivem suas vocações es-pecíficas diversas, traços característi-cos e originais sem jamais perderem a unidade da missão, intimamente liga-dos com o mundo e sua história.

Na Paróquia Santo Antônio, temos a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), Filhas de Maria Auxiliado-ra (FMA), Salesianos Cooperadores (SSCC), Salesianos de Dom Bosco (SDB), e União dos Ex-Alunos de Dom Bosco (UEDB). Os membros da Famí-lia Salesiana vão renovar seus com-promissos em uma Missa em come-moração aos 195 anos de nascimento do Fundador São João Bosco.

Peçamos a Maria, Mãe e Mestra, para nos ajudar a viver a verdadeira comunhão, nessa imensa família que conhecemos como Família Salesiana.

Parabéns por este dia e por cada um que faz parte dessa grande família.

Pastoral FamiliarDia Nacional da Família Salesiana - 16 de agosto

Família Salesiana

A Paróquia Santo Antônio receberá o Encontro Salesia-no de Canto Pastoral, dias 21 e 22 de agosto. O evento vai reunir representantes de cada casa das diversas obras da Inspetoria Sao Pio X, com-preendendo além de Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e Paraná.

O encontro também será especial pelo lançamento

da obra “Cantando em Sin-tonia”, livro com as músicas utilizadas nas diversas obras salesianas.

Segundo o Pe. Asídio De-retti, sdb, Vice-Inspetor (Vigá-rio Inspetorial) da Inspetoria, na ocasião os representantes irão ensaiar novas músicas e assistir a palestras sobre liturgia e canto. Entre os pa-lestrantes estão Pe. Dionísio

Hülse, de Porto Alegre; Pe. João Pedro da Silva Peres, Ponta Grossa; Pe. Osvaldo Bisewski, Santa Rosa. Músi-cos da inspetoria vão animar.

“Agradecemos a disponi-bilidade da Paróquia Santo Antônio que sempre está de braços abertos para as ativi-dades da Inspetoria. Ficamos muito gratos por isso”, finaliza Pe. Asídio.

Encontro Salesiano de Canto Pastoral em Joinville

Paróquia organiza atividades para Semana da FamíliaO objetivo é promover a reflexão sobre o papel da família na formação de valores humanos e cristãosPastoral Familiar

A Semana Nacional da Fa-mília já faz parte do calendário da Igreja no Brasil desde 1992. O tema “Família, formadora de valores humanos e cristãos” e o lema “Ouvi, meus filhos, os conselhos de vosso Pai” (Ecl 3,2) foram acolhidos em as-sembleia por nossa Diocese. A data tem o objetivo de fazer algo em defesa e promoção da família que é a célula mãe da sociedade. Na família são for-madas pessoas nas virtudes cristãs, com personalidade reta e de caráter firme direcionados para o bem.

É de vital importância a par-ticipação da família na educa-ção dos filhos, na catequese, na escola e nas amizades, co-laborando para a transforma-ção da sociedade, aprenden-do a partilhar suas riquezas e pobrezas.

Celebrar a Semana da Fa-mília é importante, porém mais ainda é comemorar esta vocação todos os dias dialo-gando e refletindo, através da imagem da Sagrada Família de Nazaré, a necessidade de sua santificação.

Convidamos todos para ce-lebrar esta semana em família

nas comunidades da Paróquia Santo Antônio. E também rea-lizem gestos concretos de soli-dariedade e compaixão com os mais próximos, necessitados de espiritualidade, afetividade, alimentação, moradia etc.

O Papa Bento XVI, o Docu-mento de Aparecida e as Dire-trizes Gerais da Ação Evange-lizadora da Igreja no Brasil têm incentivado a Pastoral Familiar a ser um meio de ação da Igre-ja para a promoção da vida e da família.

Quando a família se santifi-ca, toda a sociedade se santifi-ca. O mundo se transforma.

A programação da Semana da Família 2010, celebrada em todo o Brasil de 8 a 15 de agos-to, será divulgada na Matriz e comunidades. Mais informações na Secretaria Paroquial ou no telefone (47) 3435-3229.

6 Presença Salesiana | Agosto/2010

Presença da salesianidade

Dom Bosco realiza 3ª Feira das Empresas

Jovens participam do Projeto de Vida local

Educação e oportunidade

Vocação

Educandos e educadores salesianos visitam estandes e celebram os 10 anos do CEDB de JoinvilleO Centro Educacional

Dom Bosco (CEDB) re-alizou a terceira edição da Feira das Empresas. O evento, realizado dia 22 de junho, também celebrou os 10 anos do Centro.

Cerca de 50 estandes puderam expor o traba-lho de 38 empresas que acolhem educandos pelo Programa Jovem Apren-diz e/ou são parceiros nas atividades dos alu-nos nos cursos no pró-prio CEDB.

O evento foi aberto em sessão solene e contou com a presença da pri-meira-dama de Joinville,

Marinete Merss, verea-dores, representantes do Ministério do Trabalho e das empresas convenia-das com o CEDB, além de vários apoiadores da Obra Social Salesiana.

Durante todo o dia, também passaram pelos estandes educandos e educadores das Obras da Rede Salesiana de Ação Social do Parque Dom Bosco de Itajaí/SC e Centro Educacional Sale-siano de Curitiba/PR, que puderam se divertir com as apresentações dos nú-cleos de Dança, Música e Teatro da Companhia de Artes Dom Bosco.

O dia 27 de junho foi especial para os adolescentes e jovens que participaram do Projeto de Vida. O encontro se tornou uma grande oportunidade para refletir sobre suas vidas e vocação, através de brincadeiras, jogos, oração, palestras dinamizadas e momentos de reflexão. O evento foi encerrado com a Celebra-ção da Eucaristia.

Dos 26 participantes, 14 fizeram o pedido para ser acompa-nhados no processo de discernimento vocacional pelos padres e religiosos salesianos.

Agradecemos a todos que colaboraram para a organização e a realização do encontro, especialmente os envolvidos com o Centro Educacional Dom Bosco, com a Família Salesiana e Paróquia Santo Antônio.

Notas Curtas

Foto

: Nils

on J

. Kle

chow

icz

Foto

: Ver

onic

e K.

Gom

es d

e O

livei

ra

Foto

: Jea

n Da

vi Fr

aine

r

Festa Julina fecha atividades do semestreNo dia 13 de julho, o Cen-

tro Educacional Dom Bosco (CEDB) encerrou as atividades do primeiro semestre com uma animada Festa Julina. O even-to envolveu toda a comunida-de educativo-pastoral da Obra, celebrando as atividades que aconteceram entre fevereiro e julho. Entre elas, as apresenta-ções da Cia. de Artes Dom Bos-co, cultivo para os educadores, encontros semanais de 11 gru-

pos da Articulação da Juventude Salesiana, Feira da Publicidade, 3ª Feira das Empresas, Gincana Mariana, Noite do Pastel, Sema-na da Cidadania.

O segundo semestre inicia suas atividades no dia 2 de agosto. “O CEDB vai receber muitos educandos novos no pró-ximo semestre. Espero que eles encontrem aqui o seu segundo lar”, afirma o educador Paulo Elias da Silva.

7Presença Salesiana | Agosto/2010

Presença no mundo

Retornar a Dom Bosco para ir aos jovens

Urna de Dom Bosco é fonte de esperança

Exercícios Espirituais

Haiti

Notas CurtasFeliz aniversário Pe. Gilson e Pe. Lino!

Neste mês de agosto, temos algo muito importante para celebrar: os aniversários do Pe. Lino Satler, sdb, no próximo dia 21 de agosto, que completa 85 anos. E do nosso pároco e diretor do CEDB, Pe. Gilson Marcos da Silva, sdb, no dia 28, quando fará 35 anos de vida.

O Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) e toda a co-munidade agradecem a Deus pelo dom da vida destes sacerdotes e pela oportunidade de partilhá-los conosco.

Esta é uma forma simples de reconhecer o imenso va-lor de uma vida que se faz doação e, na razão de servir, encontra o sentido mais profundo de existir e ser feliz.

Para as suas vidas desejamos as bênçãos abundan-tes de Deus e a proteção materna da Mãe Auxiliadora. A vocês, a nossa gratidão e prece, hoje e sempre.

Parabéns Pe. Lino e Pe. Gilson!

CEDB homenageia Dom Irineu na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Joinville homenageou Dom Irineu Roque Scherer, Bispo Diocesano, com o tí-tulo de Cidadão Honorário da cidade. A Sessão Solene aconteceu no dia 28 de julho e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara. O Núcleo de Teatro da Companhia de Artes Dom Bosco do CEDB abrilhantou a homenagem contando de uma maneira muito divertida um pouco da história de Dom Bosco e da vida de Dom Irineu.

Em um clima agradável, marcado tanto pela exu-berante beleza natural do lugar quanto pela fraterni-dade vivida entre os parti-cipantes, foi realizado o pri-meiro turno dos Exercícios Espirituais dos Salesianos da Inspetoria de Porto Ale-gre de 5 a 10 de julho, em Veranópolis (RS).

“Desculpe se eu me emociono quando falo de Dom Bosco, pois ele é uma grande figura na vida da Igreja”, revelou o Dire-tor da Editora Salesiana LDC, Pe. João Carlos Iso-ardi, sdb. O sacerdote veio

de Turim para pregar os Exercícios Espirituais que tinham como tema “Retor-nar a Dom Bosco para ir aos jovens”.

Ao longo da semana, Pe. João Carlos conduziu o tema e apresentou a figura de Dom Bosco, sua vida e seus traços característicos; um ser “profundamente ho-mem e profundamente ho-mem de Deus”.

O objetivo das prega-ções era reacender no co-ração dos Salesianos a pai-xão por Dom Bosco e sua missão e, assim, poder re-tornar aos jovens, que são

os destinatários principais da Missão Salesiana.

Os Exercícios Espirituais foram encerrados com a solene Celebração da Eu-caristia, presidida pelo Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, sdb, inspetor salesiano, que relembrou a figura de Dom Bosco e os salesianos jubilandos da Inspetoria. Ao final da Celebração, agra-deceu a presença do Pe. João Carlos pela magistral apresentação da pessoa do nosso Pai e Mestre Dom Bosco. Em seguida, um al-moço de confraternização concluiu o encontro.

Seis meses depois do terremoto que assolou o país, Dom Bosco passou pelo Haiti entre 8 e 17 de julho. Apesar das nume-rosas dificuldades vividas nos últimos meses, aco-lheu-o um povo cheio de vida, alegria e, sobretudo, de esperança.

O superior da Visitado-ria Bem-aventurado Filipe Rinaldi, Pe. Sylvain Ducan-ge, sdb, do Haiti, sublinhou a importância da presença da Urna de Dom Bosco, sobretudo para os jovens: “É uma grande alegria para os Salesianos e para a Família Salesiana poder viver este momento como um sonho que finalmente se tornou realidade. Todos são bem-vindos junto com

Dom Bosco a este país tão belo e amado, onde a obra deste santo está ativa des-de 1935 com as Filhas de Maria Auxiliadora, e desde 1936 com os Salesianos”.

Dirigindo-se a Dom Bos-co disse: “Tu estás neste Haiti sofridamente mutila-do, explorado, humilhado, abandonado até por seus próprios filhos; neste país que parece desfazer-se, mas que entretanto, vai-se lentamente refazendo gra-ças à solicitude dos que o amam só porque amam a Deus e ao seu próximo”. E evocando as palavras do Reitor-Mor dos Salesia-nos, Dom Pascoal Chávez, sdb, pronunciadas no país, onde esteve de 12 a 15 de fevereiro, o Pe. Sylvain

renovou o apelo: “O Haiti precisa renascer”.

Esperança maior que a destruição

No início do ano, Dom Pascoal Chávez, este-ve presente na capital do país, Porto Príncipe, para

avaliar e encorajar a obra dos salesianos no Haiti. No último dia de viagem, o Superior Geral visitou a escola salesiana que abri-gou 200 famílias que per-deram suas casas depois do terremoto do dia 12 de janeiro.

Na sequência do terra-moto, a maior parte das obras salesianas da capital e das localidades próximas ficou completamente des-truída ou gravemente dani-ficada. Contam-se muitos mortos e feridos entre as comunidades salesianas.

Dom Pascoal Cháves visitou o que sobrou da escola salesiana destruída no terremoto

8 Presença Salesiana | Agosto/2010

Paróquia Santo Antônio completa 49 anosAção de graças

Fotos também contam a história repleta de doação e amor

A história da presença da Igreja no bairro Bom Retiro, em Joinville, ini-ciou em 8 de fevereiro de 1959, quando foi funda-da a comunidade Santo Antônio pelo então Bispo diocesano Dom Gregório Warmeling.

Em 1961, a Congre-gação dos Salesianos de Dom Bosco foi con-vidada por D. Gregório para assumir o governo e a animação pastoral da Comunidade Santo Antônio. Em 15 de agos-to de 1961, foi criada a Paróquia Santo Antônio com a posse do seu pri-meiro pároco Pe. Tercílio Nardelli, sdb.

Paralelo ao trabalho pastoral na Paróquia, a preocupação salesiana da educação da juven-tude foi concretizada nas primeiras máquinas de datilografia doadas por paroquianos para que fosse possível pro-porcionar um curso à juventude da Comuni-dade. Nascia, assim, o Instituto Joinvilense de Educação e Assistência (IJEA), hoje conhecido como Centro Educacio-nal Dom Bosco.

A Igreja foi sendo construída aos poucos. Mas um forte vendaval, durante a festa do quarto aniversário da paróquia, destruiu a construção já adiantada e as obras ti-veram que recomeçar. Em 1969, a nova igre-ja foi inaugurada e em 1970 recebeu bancos novos.

Na próxima edição do Presença Salesiana, daremos continuação a essa história com a or-ganização pastoral da paróquia, as atividades voltadas para a juven-tude e a contribuição especial dos grupos da Família Salesiana.

1 - Início da construção da Matriz Santo Antônio.

2 - Dom Pio de Freitas, Bispo Emérito de Joinville, na as-sinatura do decreto de fundação da Paróquia.

3 - Lançamento da pedra fundamental da construção em 1962.

4 - Em 1964, as obras estavam a todo o vapor. No ano seguinte, um vendaval destrói partes da construção e atrasa a conclusão.

5 - Somente em 1969, as obras são finalizadas.

6 - Atualmente, a Paróquia conta com diversas ativi-dades pastorais, evangelizadoras e educacionais.

1

3

4

6

5

2