jornal cavalo crioulo agosto 2010

56
Jornal da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos Todos os sentidos se voltam para a Expointer Cerca de 550 cavalos Crioulos disputarão uma das oito finais na maior feira de agronegócios da América Latina Páginas 27 a 31 Agosto de 2010 | Ano 21 | Nº 198 | abccc.com.br DF faz a primeira classificatória Raça conquista o coração vaqueiro Página 39 Ginetes dão aula de solidariedade Página 34 Seleção técnica acaba em setembro Página 8 Marchas encerram em Dom Pedrito Páginas 42 e 44 Página 14

Upload: abccc-cavalo-crioulo

Post on 24-Mar-2016

289 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Cavalo Crioulo

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Jornal da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Todos os sentidos se voltam para a ExpointerCerca de 550 cavalos Crioulos disputarão uma das oito finais na maior feira de agronegócios da América Latina

Páginas 27 a 31

Agosto de 2010 | Ano 21 | Nº 198 | abccc.com.br

DF faz a primeira classificatória

Raça conquista o coração vaqueiroPágina 39

Ginetes dão aula de solidariedadePágina 34

Seleção técnica acaba em setembroPágina 8

Marchas encerram em Dom Pedrito Páginas 42 e 44 Página 14

Page 2: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Opinião

Expediente

2Editorial

Todos ganham nas mudanças de um jornal

Cavalo CriouloAgosto de 2010

Caro leitor, você tem nas mãos o tradicional jor-nal da Associação Brasilei-ra de Criadores de Cavalos Crioulos. É a 198ª edição, porém, com algumas di-ferenças. Ela acaba de ganhar uma roupa nova, especialmente preparada para estrear onde aconte-cem os grandes momen-tos da raça Crioula, na Ex-pointer 2010.

comodidade no momento de encontrar matérias e in-formações desejadas.

Como não poderia ser diferente, nesta edição você encontrará informa-ções relativas à participa-ção da raça na Expointer, além de um guia com os 96 classificados para a maior e mais completa prova de seleção da nossa raça. Confira nas páginas 28 a 31 quem disputará a final da 29ª edição do Freio de Ouro.

Outro destaque des-ta edição é o pioneirismo brasiliense na realização de sua primeira Classifi-catória ao Freio de Ouro. A 10ª Marcha de Integra-ção de Dom Pedrito/RS mostra o orgulho de quem passou 18 anos disputando essa prova para finalmen-te conquistar a primeira colocação.

Também na edição de agosto você vai conferir o que fez o “empurrãozinho” dado pela ABCCC, que apostou em parceiros no nordeste do país. Leia na página 39 como está a acei-tação dos cavalos crioulos nas vaquejadas.

Esperamos que você goste das mudanças, afi-nal, elas vêm para acompa-nhar as novas tendências e melhor atender os interes-se de nossos leitores.

Por isso, uma boa leitura!

O Jornal Cavalo Criou-lo, além de se apresentar de forma mais moderna, também ganhou maior participação do leitor e mais interação com as de-mais mídias da Associação, como o site. Novas colu-nas foram implementadas, como a Papo Técnico, que nasce com o intuito de le-var informações e tirar dú-vidas do criador.

Os conteúdos também foram agrupados de for-ma a facilitar a leitura dos senhores. O índice, loca-lizado aqui mesmo, nesta página, permitirá maior

O Jornal Cavalo Crioulo é a publicação oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Tem periodicidade mensal e tiragem

de quatro mil exemplares.

Correspondências para o Jornal devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou remetidas à ABCCC, Avenida

Fernando Osório, 1754-A, CEP 96055-000, Caixa Postal 571, Pelotas/RS.

DIRETORIA ABCCC 2008/2010:

Presidente: Roberto Sidney Davis JuniorVice-presidentes: Alfredo Ribeiro Tellechea, Avelino Antonio Vieira Neto,

O JCC, além de se apresentar de forma mais moderna, ganhou maior participação do leitor.”

Edgar Hernandes Candia E Frederico Wolf1º Secretário: Álvaro Albuquerque Dumoncel2º Secretário: Marcelo Bertagnolli1º Tesoureiro: Fábio Langlóis Ruivo2º Tesoureiro: Francisco Martins Bastos SobrinhoDir. Exposições: Manuel Luiz Benevenga SarmentoDir. Divulgação: Jayme Monjardim MattarazzoConselho Fiscal: Titulares: Daniel Anzanello, Eduardo Macedo Linhares e Paulo Gomes MógliaSuplentes: Aldo Vendramim, Elisabeth Amaral Lemos e Manuel Rossell SarmentoPres. Cons. Del. Técnico: João Manoel Cordeiro CostaMembros: Osvaldo Dornelles Pons, José Antônio Marques Fagundes, Cássio Souza Bonotto, José Francisco Pereira de Moura e Francisco Kessler FleckDir. Marcha Resistência: João Alberto Dutra Silveira Membros: Alexandre

Valente Selistre, Antonio Fernando Hecker Zambrano, Bayard Bretanha Jacques, Cesar Rodrigues, Luiz Carlos Cassal De Albuquerque, Silvio Miranda Munhoz Dir. Provas Funcionais: Telmo Motta JuniorMembros: Ciro Manoel Canto de Freitas, Luiz Alberto Martins Bastos, Lauro Varela Martins, Rouget Gigena Wrege e Alexandre Di Domenico

Gerente de Com. e Marketing: Débora Borba (Jornalista - MTB/RS 11.619)Textos: Nívea Bilhalva Oliveira (Jornalista - MTB/RS 87384) e Douglas Saraiva (estagiário)

Projeto Gráfico: Thiago Garcia Rocha - [email protected]ção: Tadeo Pérez Davyt e Thiago Garcia RochaImpressão: Grupo Editorial Sinos AS, Novo Hamburgo/RSPublicidade: [email protected] ou pelo telefone (53) 3223-2122

Índice

Foto do criador

Quem abre esta seção é Manoel Rossel Sarmento (Lito), da Cabanha São Francisco, de Bagé-RS, que em 14 de julho completou 80 anos. Tradição herdada de seu pai Belisário Sarmento, criador que teve o primeiro animail registrado no Stud Book da ABCCC, traz como lema “As rédeas de uma história que atravessa gerações.

Opinião 2Perfil 4Por dentro da ABCCC 5Freio de Ouro 10Morfologia 18Especial - Expointer 2010 27Geral 34Eventos 42Gente 53

Este espaço é dedicado para divulgar imagens de criadores em momentos especiais de sua trajetória dentro da raça Crioula. As fotos devem ser enviadas para o e-mail [email protected] – assunto: Foto do Criador.

“Espaço do leitor

O jornal falou sobre o Projeto Va-quejada. Podem ter certeza, vai dar muito resultado, inclusive ontem (3/7),estávamos passando boi, e o Marcelo treinando o Cavalo Crioulo.”

Sugestões de matérias a serem abordadas e comentários a respeito do Jornal Cavalo Crioulo podem ser enviados para o e-mail: [email protected]

Marcus Nunes, de Teresina-PI

Foto: Acervo pessoal

Page 3: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 4: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Perfil

J. Tomás

Os olhos praticamente não piscam e o raciocínio é rápido. O animal está na pista e o ginete tenta convencer com suas mãos experientes. A memória puxa, busca as fichas que guardam o padrão. O que era visual segundos atrás agora é enquadramento. Surgem as notas. Aparece o campeão. Mais do que números frios, é o reconhecimento de todo o trabalho do homem do campo para preservar e chegar ao melhor da raça.

Coração no campo, olho nas pistas

Novos animais virão. O jura-do cumpriu outra vez seu papel.

Inverno. Mas o sábado de julho tem céu limpo e calor de primavera na Cabanha Querên-

4 Cavalo CriouloAgosto de 2010

cia Azul, no município de Osório (Rio Grande do Sul). O local é onde o criador João Luís Arísio escolheu para contar sua história em uma das mais gratificantes atividades, como define. Arísio é jurado da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Faz parte de uma lista de dezenas de nomes sobre os quais recai a responsabilidade de avaliar, julgar e apontar os melho-res animais da raça nas classifica-tórias, credenciadoras e, é claro, no disputado Freio de Ouro. Esta etapa final, aliás, mexe com a ca-beça de Arísio, até hoje nunca convocado para a grande dispu-ta no Parque Estadual de Expo-sições Assis Brasil, em Esteio. Mas é um sonho que não desiste e que, acredita, já está preparado para realizar. O período do ano é de grande expectativa.

Arísio forjou-se jurado de ca-valo crioulo, assim como a gran-de maioria de seus colegas, pelo “modelo” antigo. Com o padrão estabelecido para a raça, os plan-téis particulares foram usados como escola e base às noções de julgamento.

O curso lançado pela ABCCC foi uma iniciativa que agradou Arísio.

A vantagem, segundo ele, é a formação de profissionais com uma boa base teórica. “Lógico que precisa ter a convivência no

campo para desenvolver a apti-dão de olhar.” Apenas o tempo não forma um bom jurado, diz ele, com a experiência de quem cria há 23 anos cavalos crioulos e desde 2007 já atuou em 30 cre-denciadoras. É preciso manter sempre a atividade e o interesse pela raça.

O acompanhamento e as orientações dos mais experientes são fundamentais. “A pessoa tem que ter a sensibilidade também.

já formados ou sendo preparados para futuras etapas. Ele demons-tra o que sabe ao apontar, natu-ralmente, erros e acertos nos movimentos. Até mesmo para as fotos Arísio opina. O melhor ân-gulo, lado. “Esta ficou boa. Esta a égua mexeu as orelhas. Podemos refazer.”

Em qualquer tempo

Para quem ainda não sabe, os jurados realizam seu traba-lho sem serem remunerados. O “amor pela camisa”, como se diz, é o motivo principal do fortaleci-mento e da importância deste pa-pel. Afinal, sob qualquer tempo – calor e frio – é preciso manter os olhos apurados, o que não é nada fácil quando a chuva é intensa e o barro vira um obstáculo a mais aos animais. Como as datas são pré-agendadas e precisam ser cumpridas, não há como adiá-las.

Como jurado já percorreu caminhos que o levaram ao Dis-trito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e, como não pode-ria deixar de ser, ao interior do Rio Grande do Sul. O tempo de estrada também ajuda a formar amigos. “É imensurável o grau de amizade que tu consegue com a criação e a atividade de jurado.

Em sua cabanha na cidade de Osório/RS, Arísio aplica o conhecimento adquirido no mundo crioulista - onde os mais experientes sempre têm a ensinar

Um apaixonado por cavalos e pela raça. É assim que o criador e jurado se define parao trabalho

Curiosidade

n Nunca um animal conquistou por dois anos consecutivos o Freio de Ouro. Já aconteceu de o mesmo cavalo ganhar Freios de Ouro, Prata e Bronze na sequência, mas um bicampeonato ainda é inédito.

Fotos Carlos Queiroz

Como todo criador, tenho esperança de um dia ganhar o Freio de Ouro. E como todo jurado, tenho esperança de um dia julgar o Freio.”

O cavalo é como a gente. Um dia pode estar bem e outro não.”(ao justificar os altos e baixos de um mesmo animal)

O ginete é o piloto.”

A hora em que valem as regras

Julgar o animal em um cur-to espaço de tempo durante sua apresentação requer destreza. São segundos para olhar, avaliar e enquadrar todos os pontos ne-cessários que o cavalo demons-tra nos movimentos para os pa-drões. Uma fração que soma ou diminui pontos. Confira alguns aspectos que entram em jogo na pista, a seguir.

n A entrada de pata no solo.

n A sujeição do cavalo para respon-der ao comando.

n A força exigida na tarefa.

n A pressão que o animal realiza para parar.

““ “

Enquadrar o que tu está ven-do dentro do que a raça pede, independente de ser morfológica ou funcional.”

Na Cabanha Querência Azul o criador aplica o que absorveu até agora em sua vida campeira. São belos exemplares no plantel,

Page 5: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Os caminhos para manter o padrão

Por dentro da ABCCC 5Cavalo CriouloAgosto de 2010

Buscar a orientação técnica é fundamental e garante segurança àqueles que pretendem dar início a uma criação

Papo técnicoRodrigo Teixeira - Médico Veterinário - CMRV/RS 6847

Como comprar seu Cavalo Crioulo

As amplas condições do mercado facilitam o processo de aquisição.”

Dúvidas? Envie sua pergunta [email protected]

Douglas Saraiva

Os criadores da raça Crioula, historicamente, têm por tradição a busca pelo melhoramento e pela qualificação dos seus animais. Nesse sentido, o cadastramento e o controle das linhagens, assim como a orientação adequada aos novos interessados na raça, constituem elementos imprescindíveis à correta evolução e à manutenção das especificidades do Cavalo Crioulo.

Graças a esse rígido controle de qualidade, a criação de Cava-los Crioulos tem se expandido pelas mais diferentes localidades do país de maneira ordenada. A difusão de crioulistas pelo Brasil conta com o apoio e o contro-le da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), responsável pelo ca-dastro dos animais e registro de criadores. Atualmente a ABCCC tem cerca de 244 mil animais vi-vos registrados.

Para ingressar no universo crioulista e dar início à cria-ção de cavalos, é importante atenção a alguns processos. Àqueles que pretendem adqui-rir um Cavalo Crioulo a dica

é procurar orientação de um técnico da ABCCC sobre quais os pré-requisitos exigidos pela Associação, o atual proprietá-rio e seu animal devem possuir. Na questão burocrática, o pri-meiro passo é fazer um cadastro completo na ABCCC. O interes-sado precisa proceder a solici-tação de afixo – uma espécie de sobrenome que servirá para identificar os animais de cada proprietário - mediante consulta de disponibilidade na Associa-ção. Além disso, é necessário o registro da cabanha e da marca do criador. Na ocasião, o mesmo pode ainda se associar à ABCCC e se tornar beneficiário de seus serviços.

O pedido de transferência de propriedade deve ser remetido à ABCCC junto com os seguintes documentos: formulário (dispo-

nível no site da Associação, no endereço www.abccc.com.br) as-sinado pelo vendedor, com firma reconhecida; e o registro origi-nal, seja ele provisório ou defi-nitivo. Obedecidas essas etapas, o adquirente estará apto a ins-crever seus animais em provas oficiais da ABCCC, conforme o regulamento de cada uma delas.

De acordo com o chefe do Setor de Registro Genealógico (SRG) da ABCCC, Edilon Xavier de Almeida, a observação desses pontos pode garantir segurança ao novo crioulista. “O criador de-vidamente formalizado terá mais facilidade para o cumprimento dos processos exigidos pelo re-gulamento do SRG. A partir daí, ele passará a ser orientado pela Associação e por seus técnicos, em seus próximos compromis-sos dentro da raça”, esclareceu.

A partir de agora o leitor do JCC passa a contar com mais um espaço de interação. Encaminhe suas dúvidas para o e-mail [email protected] que o técnico responde. A coluna Papo Técnico pretende apre-sentar todos os meses um tema diferente sobre a raça Crioula. Este mês o assunto é sobre a compra de animais.

Os passos para começar a sua criação1 - Orientação técnica para a aquisi-ção de animais

2 - Formalização de cadastro junto à Associação

3 - Solicitação de afixo, mediante

disponibilidade

4 - Registro da nomenclatura da cabanha

5 - Registro do desenho da marca do criador

até o oportuno Plano Safra, que compreende pagamentos estratégicos após período de comercialização de grãos ou carne - facilitam o processo de aquisição e oportunizam que todos possam ter o seu cavalo.

Como forma de minimizar nossa margem de erro, é fun-damental contar com o res-paldo de profissionais isentos e preparados para fornecer os melhores subsídios possí-veis para exercemos nossas escolhas.

Como inspetor técnico da ABCCC, atendo criadores em todos os cantos do Brasil e observo inúmeros casos de transações comerciais mal-sucedidas, porque alguns dos itens anteriormente descritos não foram levados em conta. Reparo também, que depen-dendo do nível de investi-mento realizado, maior ou menor será a ansiedade pelos bons resultados. Por falta de um assessoramento correto, capaz de mapear todos esses tópicos ou até mesmo de au-tossuficiência por parte dos compradores, essas pessoas ganham um status de tran-sitórias dentro da raça, pois quando os objetivos iniciais não são alcançados, ocorre naturalmente uma desmo-bilização e, por vezes, até uma migração para outras atividades.

O grande desafio da ABCCC enquanto instituição e, por conseguinte de seu corpo técnico, é manter os adquirentes bem assessora-dos quanto a seus anseios e motivados a desfrutar do con-vívio com o Cavalo Crioulo. Nossa raça cresce de forma exponencial e o trabalho de extensão a campo é a grande ferramenta para que, nesse caso, o cavalo certo chegue para a pessoa certa.

Além de todos os predi-cados amplamente conheci-dos do Cavalo Crioulo, sob o ponto de vista comercial, eu destaco ainda como uma das poucas raças com capacidade de abrigar os mais variados poderes aquisitivos, ou seja, existem cavalos no mercado para quem possa pagar R$ 1 mil ou até mais de R$ 500 mil e esse detalhe, na minha ótica, populariza e alavanca o Crioulo como a raça de maior movimentação econômica nacional.

Para iniciarmos uma se-leção comercial, primeiro é preciso delinear que nível de investimento estamos dis-postos a fazer; após, escolher qual ou quais finalidades são nossos principais objetivos: se competições funcionais ou morfológicas, reprodu-ção, trabalho, lazer... As am-plas condições de mercado - como parcelamento em inú-meras vezes, bons descontos para o pagamento à vista ou

O ato de escolher um ca-valo envolve uma série de fa-tores que serão diretamente responsáveis pelos níveis de satisfação dos usuários. O cavalo tem o poder de mexer com a emoção da maioria das pessoas e, nesse momento, nosso grande desafio é o de separar a paixão da razão.

Foto Felipe Ulbrich

Page 6: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 7: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 8: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Por dentro da ABCCCCavalo CriouloAgosto de 20108

Seleção segue até setembroDouglas Saraiva

Desde julho, quando a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) anunciou a abertura de processo seletivo para o credenciamento de novos técnicos, mais de cem pessoas manifestaram interesse em preencher uma das vagas disponíveis no cadastro de reserva. Com o objetivo de selecionar candidatos capazes de manter os altos padrões de excelência da raça, o concurso foi dividido em quatro etapas eliminatórias, contando com análise de currículo, avaliação teórica e prática e ainda uma entrevista.

No currículo, as exigências eram a graduação em Medicina Veterinária, ou Agronomia, ou Zootecnia, além do registro na respectiva entidade reguladora da classe. Para a prova teórica e a entrevista, a Oficina de Gen-te - empresa especializada em seleção - foi contratada, afim de qualificar o processo e destacar o caráter idôneo da entidade. A

avaliação teórica foi composta de 60 questões de múltipla esco-lha e uma dissertativa com peso dois, sendo 42 acertos o ponto de corte.

Antes da prova escrita, o su-

perintendente do Serviço de Registro Genealógico (SRG) da ABCCC, Gilberto Loureiro de Souza, que acompanhou o pro-cesso, falou sobre o concurso. “O objetivo é qualificar o quadro

PadreaçõesO Serviço de Registros Genea-

lógico informa aos criadores que as padreações remetidas à ABCCC sem firma reconhecida não serão incluídas no sistema. Antes de ser enviado para a Associação o documento precisa ser assinado pelo proprietário do animal e ter a firma reconhecida em Cartório. Aqueles que enviaram documentação sem os devidos tramites precisam re-enviar a padreação.

CALENDÁRIO CICLO 2010

AGOSTO14 – Evento: Resenha Coletiva – Cidade: Ponta Grossa / PR– Apoio: Núcleo Caminho das Tropas de CCC – Local: Centro Agrope-cuário Municipal de Ponta Grossa - Respon-sável: Anderson L. Krindges – Contato (42) 9136-7365

14 - 15 – Evento: Morfologia – Cidade: Gua-rapuava / PR – Apoio: APrCCC – Local: Par-que de Exposições Lacerda Werneck - Res-ponsável: Leonardo Valenga – Contato (42) 8403-9095

14 - 15 – Evento: Enduro – Cidade: Pelotas / RS – Apoio: Núcleo Sudeste de CCC

20 - Evento: Resenha Coletiva e Dia de Cam-po Técnico – Cidade: Pantano Grande/RS – Apoio: NCCC de Rio Pardo e Pantano Grande – Local: Centro de Treinamento e Hotelaria Rebenque Velho - Responsável: Laerte de Oliveira Pereira

24 - 05 – Evento: Expointer / 2010 – Cidade: Esteio / RS – Apoio ABCCC: – Local: Parque de Exposições Assis Brasil

SETEMBRO03 - 04 – Evento: Morfologia Incentivo – Ci-dade: Giruá / RS – Apoio: NCCC do Noroeste Gaúcho – Responsável: Orlando Kaefer

10 - 12 – Evento: Tiro de Laço e Campereada – Cidade: Lages / SC – Apoio: Assoc. Catari-nense de CCC – Local: Parque de Exposições Conta Dinheiro - Responsável: Amanda K. Schlemper – Contato: (49) 9144-8218

10 - 12 – Evento: Resenha Coletiva, Morfolo-gia, Paleteada e Campereada – Cidade: São Lourenço do Sul / RS – Apoio: NCCC de São Lourenço do Sul - Responsável: João Alberto Rocha

11 - Evento: Dia de Campo – Cidade: Triunfo / RS – Apoio: NCCC da Região Carbonífera – Local: Cabanha do Truco - Responsável: Eduardo Fernandes – Contato:

(51) 3254-5100 / 8444-0457

17 - 19 – Evento: Credenciadora – Cidade: Lagoa Vermelha / RS – Apoio: N. Biriva CCC – Contato: (54) 3358-1223 / 9978-1725

17 - 19 – Evento: Campeonato Nacional de Rédeas e Morfologia – Cidade: Porto Velho / RO – Apoio: ARCR - Assoc. Rondoniense de Cavalo de Rédeas – Local: Rancho Eloiza e Cabanha Ambiente Rural - Responsável: Marco Antônio de Freitas Furini

18 – Evento: Tiro de Laço – Cidade: São Leo-poldo / RS – Apoio: NCCC da 6ª Região – Lo-cal: Piquete dos Laçadores Porteira Gaúcha - Responsável: Edir Lemos – Contato: (51) 9665-6462

18 – Evento: Paleteada – Cidade: São José / SC – Apoio: NCCC DA Grande Florianópolis e Vale do Rio Tijucas – Local: CTG Os Praianos - Responsável: Kety Kayser – Contato: (48) 9972-5500

18 – Evento: Tiro de Laço – Cidade: São José / SC – Apoio: Assoc. Catarinense de Criado-res de Cavalo Crioulo – Local: CTG Os Praia-nos - Responsável: Marlom – Contato: (48) 9947-0541

18 - 19 – Evento: Tiro de Laço – Cidade: Gua-raniaçú / PR – Apoio: NCCC de Pato Branco – Local: CTG Porteira do Paraná - Responsável: Valmir Dallacosta - Contato: (46) 9105-7424

18 - 19 – Evento: Tiro de Laço e Paleteada – Cidade: Sapopema / PR – Apoio: N Sem Fronteiras de CCC – Local: Fazenda Primor - Responsável: Paulo Roberto Parmegiani

24 - 26 – Evento: Credenciadora de Inéditos – Cidade: Santa Rosa / RS – Apoio: NCCC do Noroeste Gaúcho – Responsável: Orlando Kaefer – Contato: (55) 9977-7337

24 - 26 – Evento: Morfologia e Prova do Proprietário – Cidade: Joinville / SC – Apoio: NCCC do Planalto e Norte Catarinense – Lo-cal: CTG Chaparral - Responsável: Luciano Ghisleri

25 – Evento: Paleteadas – Cidade: Dom Pe-drito / RS – Apoio: NCCC Cypriano Munhoz Filho – Responsável: Filipe Fialho Gomes

26 – Evento: Tiro de Laço – Cidade: São Ga-briel / RS – Apoio: Núcleo Gabrielense de CCC – Local: Parque de Exposições Assis Brasil de São Gabriel - Responsavel: Jaime Fagundes Bica de Freitas – Contato: (55) 3232-3347

OUTUBRO02 – Evento: Morfologia – Cidade: Cachoeira do Sul / RS – Apoio: NCCC Cachoeira do Sul – Responsável: Edson Silva – Contato: (51) 9847-5757

05 - 10 – Evento: Credenciadora, Morfologia e Prova de 21 dias – Cidade: Uruguaiana/RS – Apoio: NCCC FBT – Responsável: Rômulo de Lima Galarça – Contato: (55) 3413-3567

07 - 09 – Evento: Credenciadora e Morfolo-gia – Cidade: Julio de Castilhos/RS – Apoio: NCCC de Julio de Castilhos – Responsável: Thiago Mascarenhas Jobim Van Hoogstraten – Contato: (55) 9973-6728

09 – Evento: Morfologia e Tiro de Laço – Ci-dade: Campo Belo do Sul/SC – Apoio: Assoc. Catarinense de CCC – Responsável: Amanda K. Schlemper

10 – Evento: Tiro de Laço – Cidade: Caçapava do Sul / RS – Apoio: NCCC de Caçapava do Sul – Responsável: Luiz Antônio Brito Teixeira – Contato: (55) 3281-1479 / 3281-1612

09 - 10 – Evento: Morfologia e Campereada – Cidade: Rio Pardo / RS – Apoio: NCCC de Rio Pardo – Responsável: Dilon Gustavo da Silva – Contato: (51) 3731- 2111

12 - 17 – Evento: Morfologia e Tiro de Laço – Cidade: Alegrete / RS – Apoio: NCCC de Alegrete – Local: Sindicato Rural de Alegrete

14 - 17 – Evento: Morfologia - Credenciado-ra - Doma 21 dias – Cidade: Chapecó / SC – Apoio: NCCC Oeste Catarinense – Contato: (49) 3323-8812

15 - 17 – Evento: Morfologia de Outono – Cidade: Santo Ângelo / RS – Apoio: Núcleo Missioneiro de CCC

16 – Evento: Tiro de Laço – Cidade: Cruz Alta / RS – Apoio: NCCC de Cruz Alta – Responsá-vel: Jorge Costa

16 - 17 – Evento: Tiro de Laço - Cidade: San-tana do Livramento / RS – Apoio: Núcleo Santanense de CCC – Local: Sindicato Rural de Livramento - Responsável: Elton Enick – Contato: (55) 9961-1179

22 - 23 – Evento: Morfologia – Cidade: São Jerônimo / RS – Apoio: NCCC da Região Carbonífera – Local: Sindicato Rural de São Jerônimo - Responsável: Eduardo Fernandes - Contato: (51) 3254-5100 / 8444-0457

22 - 24 – Evento: Credenciadora de Inéditos - Morfologia – Cidade: Guaíba / RS – Apoio: NCCC da Costa Doce – Responsável: Rafael Nunes

22 - 24 – Evento: Morfologia e Campereada – Cidade: Santana do Livramento / RS – Apoio: Núcleo Santanense de CCC – Local: Sindica-to Rural de Livramento - Responsável: Elton Enick (55) 9961-1179

23 - 24 – Evento: Morfologia, Paleteada e Po-tros de 21 dias – Cidade: Pedro Osório / RS – Apoio: NCCC de Pedro Osório –Responsável: Paulo Antônio Velho

28 - 31 – Evento: Morfologia - Credenciadora de Inéditos – Cidade: Cruz Alta / RS – Apoio: NCCC de Cruz Alta – Responsável: Jorge Costa

28 - 31 – Evento: Morfologia - Credenciadora – Cidade: Santo Antônio da Patrulha / RS – Apoio: NCCC Litoral Norte – Local: Cabanha Errevê - Responsável: Diego Borges Peixoto – Contato: (51) 9918-9130

30 - 31 – Evento: Morfologia - Paleteada – Ci-dade: Guaíba / RS – Apoio: NCCC da Costa Doce - Responsável: Carlos Eduardo Qua-dros – Contato: (51) 9997-9701

A agenda completa está disponível no por-tal da ABCCC, no link calendário oficial.

A ABCCC convoca seus associa-dos para a Assembleia Geral Ordiná-ria, no dia 1º de setembro, no auditório da Farsul - no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. A reunião ocorrerá durante a Expointer e terá primeira chamada às 9h e a segunda e última às 10h.

Conforme a convocação oficial estarão em pauta: (1) Tomar conheci-mento do relatório do Presidente; (2) Discutir e votar o parecer do Conse-lho Fiscal sobre o balanço e contas da Diretoria; (3) Eleger os membros da Diretoria e conselho Fiscal para o biê-nio 2010/2012.

Assembleia será dia 1º

técnico e colocar em ação pesso-as capacitadas a prestar um bom serviço aos criadores, esclare-cendo e sanando dúvidas, assim como promovendo o controle dos padrões da raça.”

Após esta segunda peneira, o número de candidatos habili-tados a seguir para as próximas fases da seleção já havia reduzido para 58. As entrevistas, agenda-das com cada um dos aprovados nas etapas anteriores, ficaram a cargo da psicóloga da Oficina de Gente, Sibelie Valente, que tam-bém participou da confecção da prova teórica.

A quarta e última etapa do concurso, a avaliação prática está agendada para o dia 15 de setem-bro, na sede da Cabanha Santa Angélica, em Pedras Altas/RS. Após a prova serão conhecidos os aprovados finais do processo. Os novos credenciados ainda farão uma gira com os técnicos atuais da ABCCC, durante perí-odo determinado pela comissão organizadora. O concurso tem validade de dois anos.

Cinquenta e oito candidados foram aprovados no teste teórico do concurso de técnicos

CONCENTRAÇÃO DE MACHOS

Douglas Saraiva

AGOSTO13 - Guarapuava/PR, 15h, técnico: Jorge Agi-

nelo do Nascimento

SETEMBRO3 - Giruá/RS, 14h, técnico: Jorge Aginelo do Nascimento10 - Lages/SC,14h30min, técnico: Adolfo José Martins Neto 16 - Lagoa Vermelha/RS, 13h, técnico: Chris-tina Bandeira de Mello17 - São José/SC,16h, técnico: Adolfo José Martins Neto 17 -Sapopema/PR, 15h, técnico: Jorge Agi-nelo do Nascimento

OUTUBRO1 - Cachoeira do Sul/RS, 8h, técnico: Marcelo Montano Coelho8 - Montenegro/RS, 14h8 - Rio Pardo/RS14 - Chapecó/SC, 15h, técnico: Adolfo José Martins Neto 15 - Alegrete/RS, 14h22 - Pedro Osório/RS, 17h, técnico: Ricardo Pinto Torres22 - São Jerônimo/RS22 - Santana do Livramento/RS, 14h, técnico: Alexandre Pons Suñe28 - Cruz Alta/RS28 - Santo Antônio da Patrulha/RS30 - Guaiba/RS

NOVEMBRO5 - Bom Jardim da Serra/SC, 15h, técnico: Adolfo José Martins Neto 11 - Aceguá/RS11 - Mococa/SP12 - Pinheiro Machado/RS18 - Esteio/RS26 - Soledade/RS, 16h

DEZEMBRO3 - Piratini/RS9 - Bagé/RS, 14h 9 - Bom Retiro do Sul/RS, 15h

Page 9: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 10: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Freio de OuroCavalo CriouloAgosto de 2010

Cinquenta e nove animais participaram da penúltima etapa classificatória ocorrida no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS

10

Repescagem gaúcha define seis

ClassificadosFêmeas

1º lugar

Salsa dos Castanheiros

Criador: Miguel e Rodrigo Scar-pellini Campos, Cruz Alta/RS

Expositor: Miguel e Rodrigo Scar-pellini Campos

Estabelecimento: Cabanha dos Castanheiros, Pejuçara/RS

Ginete: Luiz Nunes

Média: 18,833

2º lugar

TJ NhacoráCriador: Telmo Motta Júnior, São Borja/RS

Expositor: Maria Aparecida Almeida Cenacchi

Estabelecimento: Cabanha Santa Marta, São Borja/RS

Domador: Reinaldo Silveira

Ginete: Reinaldo Silveira

Média: 18,282

Machos

4º lugarAlvoroço 01 de Itabuna

Criador: Matheus Gomes Lopes, Rio de Janeiro/RJ

Expositor: Matheus Gomes Lopes

Estabelecimento: Cabanha Ita-buna, Caçapava do Sul/RS

Domador: Jocenei Leão

Ginete: Raul Lima

Média: 18,300

3º lugar

Yvituhatã Aguacero Adaga

Criador: Rogério Pereira Ávila, Santana do Livramento/RS

Expositor: Rogério Pereira Ávila

Estabelecimento: Cabanha Yvi-tuhatã, Santana do Livramento/RS

Domador: Claudio dos Santos

Ginete: Márcio Maciel

Média: 18,360

2º lugarInspetor do Trinta e OitoCriador: Cabanha do 38 Agrope-cuária Ltda, Porto Alegre/RSExpositor: Amauri Pinheiro e Jo-nathan VieiraEstabelecimento: Cabanha Re-canto dos Pinheiros, Sapucaia do Sul/RSDomador: Fabrício MachadoGinete: Raul LimaMédia: 18,880

1º lugar

Niobio da Carona

Criador: Paulo Sérgio Gerzson de Britto, Porto Alegre/RS

Expositor: Evaldo Francisco da Rosa

Estabelecimento: Estância Liber-dade, Rolante/RS

Ginete: Cézar A. Schell Freire

Média: 19,235

Com a presença de 59 animais, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, foi sede, entre os dias 9 e 11 de julho, da última etapa Classificatória ao Freio de Ouro 2010, ocorrida em solo gaúcho. A 12ª e última etapa foi realizada entre os dias 15 e 18 de julho, em Brasília/DF, e encerrou as provas funcionais, quando foi concluído o quadro dos 96 animais mais pontuados durante o ciclo, para a grande final do Freio de Ouro, realizado em Esteio, durante a Expointer.

Devido ao número de animais inscritos, os trabalhos de avalia-ção foram divididos entre dois trios de jurados. Julgando as 30 fê-meas que iniciaram a prova, esti-veram Ciro Manoel Canto de Frei-tas, Christina Canto de Freitas e Marcelo Montana Coelho. Os 29 machos participantes contaram com a avaliação de André Narciso Rosa, Eduardo Móglia Suñe e Fre-derico Ormazabal Sastre.

Entre as fêmeas, somente duas alcançaram a somatória su-ficiente, que é de 18 pontos, para seguir em frente na competição. A baixa pontuação de outras duas fêmeas fez com que perdessem a chance de ingressar na disputa do Freio de Ouro.

Entre as fêmeas havia duas que

não tinham ainda participado de Classificatória, sendo a primeira colocada, Salsa dos Castanheiros, de Miguel e Rodrigo Scarpellini Campos, Cabanha dos Castanhei-ros, de Pejuçara/RS, tendo como ginete Luiz Airton Nunes.

De volta à pistaPara o responsável pela condu-

ção em pista de Salsa dos Casta-nheiros, Luiz Nunes, que também foi escolhido o ginete destaque na

categoria, a classificação da égua tem um sabor a mais: a possibi-lidade de voltar, depois de cinco anos, a disputar a prova mais im-portante da raça Crioula. “Estou treinando esta égua há sete meses e faz um ano que trabalho na ca-banha, porém, como ela havia se machucado na Credenciadora de Camaquã, não conseguimos levá--la na Classificatória da região, então, aqui, essa vitória é bastante especial.”

Também tentando vaga para

chegar a Esteio, sem ter participa-do de outra Classificatória esteve Guapuruma Gitana, porém, não conseguiu alcançar a pontuação mínima.

Machos garantem o preenchimento de todas as vagas

Já entre os machos, quatro alcançaram a média e garantiram vaga na final do Freio, enquanto

outros dois permaneceram na reserva. A primeira colocação foi de Nióbio da Carona, de Evaldo Francisco da Rosa, Estância Li-berdade de Rolante/RS. Nióbio da Carona foi o nono animal que o ginete César Augusto Freire clas-sificou para o Freio de Ouro neste ciclo. O cavalo que liderou a prova de ponta a ponta, também trouxe uma alegria especial ao ginete: a primeira vez, durante as Classifi-catórias deste ciclo, que Guto con-quista a primeira posição.

Rumo ao RJComo ginete destaque dos ma-

chos os jurados escolheram Raul Lima, que classificou durante a prova dois animais para o Freio de Ouro. Pela conquista, Raul ga-nhou do proprietário de Alvoroço 01 de Itabuna, uma viagem para o Rio de Janeiro/RS, com data a escolher.

A etapa final da prova, dispu-tada na manhã de domingo (11), contou com a presença de nove fê-meas e, após, a prova de manguei-ra, também com nove machos, devido a um dos concorrentes ter sido retirado.

Veja as fotos dos classificados nas páginas 27 a 31 desta edição.

Depois de cinco anos

Luiz Nunes (E) volta à final do Freio de Ouro com Salsa dos

Castanheiros; os quatro ginetes

classificados na categoria

dos machos (D) comemoram a

conquista

Fotos Felipe Ulbrich

Page 11: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 12: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 13: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 14: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Freio de OuroCavalo CriouloAgosto de 2010

O planalto central encerrou as seletivas deste ciclo com a participação de 17 fêmeas e 15 machos; foi a primeira vez que a região sediou uma classificatória ao Freio de Ouro

A baia Três Pontas Justiça faz parte dos 12 animais que Cézar Augusto Freire classificou para a final do Freio de Ouro

Primeiro lugar na Classificatória, JLS Seival também ficou com o reservado de grande campeão na morfologia

14

Brasília abre novas fronteiras

ClassificadosFêmeas Machos

Mais do que selecionar animais para a grande final do Freio de Ouro 2010, a Classificatória de Brasília/DF entrou de vez para a história da raça Crioula. Além de possibilitar que cinco animais garantissem o passaporte para a maior prova de seleção das Américas, o planalto central sediou pela primeira vez a seletiva. Foi também no Cerrado brasileiro que um ginete registrou a marca de 12 animais habilitados para o Freio de Ouro.

A última das 12 classificatórias aconteceu de 16 a 18 de julho, no Parque de Exposições da Granja do Torto. A prova contou com a participação de 30 animais – 17 fêmeas e 15 machos. Mas, apenas três fêmeas e dois machos preen-cheram os 18 pontos mínimos e tiveram o direito de competir em Esteio/RS.

Entre as fêmeas o primeiro lu-gar ficou com Três Pontas Justiça, de Taquara/RS. Desde o começo da disputa, a égua se manteve na ponta. Com 7.350 de morfologia o animal fechou as demais pro-vas com o acumulado de 18.884 pontos. Credenciada em segundo lugar em Santo Antônio da Patru-lha/RS, Três Pontas Justiça ha-via ficado na primeira reserva na Classificatória de Camaquã/RS.

O segundo lugar, com 18.216, ficou com EP Juliana, de Capão

Alto/SC. A terceira vaga foi arre-batada por Gauchita Flor da Ser-ra, de São Bento do Sul/SC, com 18.155.

Dupla conquistaO gateado brasiliense JLS

Seival levou a melhor na catego-ria macho, com 18.795 pontos. Além de pontear todas as etapas da Classificatória, o garanhão já

havia conquistado o direito de se fazer presente em Esteio/RS. Na exposição morfológica Passapor-te o animal ficou com a escarapela de reservado grande campeão. Com seis anos de idade JLS Seival também acumula o título de re-servado grande campeão de Uru-guaiana/RS, grande campeão na exposição de Ijuí/RS e reservado grande campeão em Brasília.

Conforme seu proprietário,

Délcio Rodrigues Pereira, a pre-miação foi muito significativa para seu criatório. “JLS Seival veio para substituir o nosso mi-moso Olímpico do Purunã, que tentou a disputa do Freio de Ouro por três vezes e como não conseguiu, resolvemos aposentá--lo e investir então em JLS Sei-val”, conta Pereira ainda surpre-so com as conquistas do cavalo, pois não esperava em tão curto

espaço de tempo já obter estes resultados.

Quanto a figurar novamen-te no cenário do Freio de Ouro, Pereira atribui o resultado à con-sistência, à seriedade e à ética do trabalho do ginete Cézar Augusto Freire. “Ele é uma pessoa encan-tadora, um ser humano muito justo e devido a estas virtudes está colhendo os frutos de seu trabalho.”

1º lugarTrês Pontas Justiça

Criador: Luiz Mierczynski Neto, Porto Alegre-RS

Expositor: Rômulo Marsicano Estabelecimento: CabanhaVelho Matte, Taquara-RS

Ginete: Cézar A. Schell Freire

Média: 18.884

2º lugarEP Juliana

Criador: Sumar Rosa Lisbôa, Lages-SC

Expositor: Sônia, S

mara e Sandro Lisbôa

Estabelecimento: Estância Pe-dregulho, Capão Alto-SC

Ginete: Cesar A. Schell Freire

Média: 18,216

3º lugarGauchita da Flor da Serra

Criador: José Nonato Hack, SÃO Bento do Sul-SC

Expositor: Francisco Carlos Habowsky

Estabelecimento: Cabanha Bela Aliança, São Bento do Sul-SC

Ginete: Caio Habowsky

Média: 18,155

1º lugarJLS Seival

Criador: José Luiz Biscaino Saucedo, Uruguaiana-RS

Expositor: Délcio Rodrigues Pereira

Estabelecimento: Haras Anchieta, Brasília-DF

Domador: Roberto Duarte Petin

Ginete: Cézar Augusto Schell Freire

Média: 18.795

2º lugarBaguéra do MéCriador: Paulo Antônio Dietzsch Or-meneze, Curitiba-PR

Expositor: Luís Gustavo e Luciane Ma-nika Espíndola

Estabelecimento: Cabanha Querên-cia Crioula, Tijucas do Sul-PR

Domador: Saulo Schafascheck

Ginete: Saulo Schafascheck

Média: 18,145

Fotos Felipe Ulbrich

Page 15: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 16: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Freio de OuroCavalo CriouloAgosto de 2010

Ginetes da categoria fêmea erguem o troféu pelas primeiras colocações

Primeiro colocado nas categorias macho (E) e fêmea (D), Guto Freire, foi eleito também o ginete destaqueda competição

16

Uma dúzia nas mãos de apenas um

Cézar Augusto Schell Freire classificou três dos quatro animais que levou para Brasília. O bom desempenho do jovem de 29 anos também chamou a atenção de Hermes de Moraes Dourado Filho, João Luís Arísio e Manoel Luís Benevenga Sarmento. O trio de jurados o elegeu como ginete destaque da competição.

Mas, não foi só isso. Com Três Pontas Justiça, EP Juliana e JLS Seival, Guto Freire alcançou a marca de 12 animais classifica-dos para a final do Freio de Ouro 2010, entrando para a história funcional da raça Crioula, como o ginete com maior número de animais a disputar a prova. “Ago-ra é seguir trabalhando e se virar

para competir com cinco fêmeas e sete machos”, diz o ginete, com-plementando que sua equipe tam-bém será maior que a de outros anos, onde também já participou com seis animais.

De uma forma simples, como seu jeito de ser, Guto atribui toda esta responsabilidade que os cria-dores depositam em seu traba-

lho, devido ao amadurecimento, à experiência e à busca de conhe-cimento que procura. “Na arte equestre, de tudo que se sabe, nada é comparado ao que se resta a aprender”, filosofa o ginete para ressaltar que precisa estar sempre buscando conhecimento, seja com outros ginetes, em diferentes mo-dalidades de provas e até mesmo conversando com as pessoas du-rante os eventos.

Guto participa das provas em Brasília desde 2006, primeiro ano de realização, e acha muito impor-tante apoiar os eventos da capital devido ao grande número de gaú-chos e criadores de cavalos Criou-los que residem no planalto central e que fazem um grande esforço para fomentar a raça.

Veja as fotos dos classificados nas páginas 27 a 31 desta edição.

Fotos Felipe Ulbrich

Page 17: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 18: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

DKP Bailada, criador e expositor Délcio Rodrigues Pereira - Haras Anchieta - Gama - DF

Quarta melhor égua menorSaudade do Amanhecer, criador e expositor Fábio Bellotti Moura - Cabanha Nova Querência - Brasília - DF

Quarta melhor égua adultaFirmeza 1469 do 1200, criador Pau-lo Tavares Móglia e expositor Ha-roldo Siqueira Leonetti - Cabanha Esperança - Brasília - DF

Quarta melhor égua prenheXaira do Cambuchin, criador Mar-celo Renato Battanoli de Lima e expositor Pedro Sergio Beskow - Fazenda Chapada das Almas - Bra-sília - DF

MachosGrande campeão - campeão cava-lo adultoRiacho Frio Don Casmurro, criador e expositor João Nestor Mendes Antunes - Fazenda Riacho Frio - Lu-ziania - GO

Reservado grande campeão - re-servado campeão cavalo adultoJLS Seival, criador José Luiz Bis-caino Saucedo e expositor Délcio Rodrigues Pereira - Haras Anchieta - Gama - DF

Terceiro melhor macho - terceiro melhor cavalo adultoReal Invido do Purunã, criador Ma-riano Lemanski e expositor Jefer-

Morfologia

DF estreia em evento Passaporte18 Cavalo Crioulo

Agosto de 2010

Nívea Bilhalva

Este ano o Distrito Federal foi um novo marco para a raça Crioula. Pela primeira vez na história das exposições passaporte, Brasília sediou uma das seletivas que garantem vaga na Expointer. O evento no Cerrado brasileiro também encerrou o circuito compreendido por onze etapas. Quatro machos e quatro fêmeas carimbaram o ingresso para a exposição morfológica de Esteio/RS.

O julgamento teve início no dia 15 de julho e estendeu-se até a manhã do dia seguinte no Par-que de Exposições da Granja do Torto. Participaram da mostra 60 animais, quatro deles da categoria incentivo.

O grande destaque foi a égua

gaúcha HD Patrona. Com pouco menos de cinco anos de idade ela foi eleita pelo jurado Manuel Luís Benevenga Sarmento a grande campeã e melhor exemplar da raça. A égua já participou de di-versas exposições, tanto no Rio Grande do Sul, como em Brasília/DF, mas esta foi a primeira vez que obteve o título máximo de uma mostra ranqueada pela ABCCC.

Entre os machos o grande campeonato ficou em solo goiano com Riacho Frio Don Casmurro. Ele que já havia arrebatado em outras exposições de Brasília as escarapelas de melhor exemplar, grande campeão e de reservado grande campeão, repetiu o feito e conquistou mais uma vez a de grande campeão.

Para o jurado da mostra, que já havia julgado outras vezes em Bra-

sília, os animais apresentaram um bom nível morfológico e foi notada a presença de um grande número de animais nascidos no Cerrado. “Esta exposição foi um marco de partida muito importante para expansão da raça Crioula fora do Rio Grande do Sul. As instalações do parque são muito boas e existe um grupo de criadores gaúchos, que hoje moram na região, que está empolgado e interessado em investir no Crioulo”, comentou o jurado.

Na sequência do evento aconte-ceu também a décima segunda eta-pa Classificatória ao Freio de Ouro, onde foram apontados os últimos animais a preencher vaga na maior prova funcional da raça Crioula.

Saiba mais sobre a classificatória na matéria das páginas 14 e 16

A tostada negra bragada, HD Patrona, foi escolhida melhor exemplar da raça

Tempestade do Amanhecer, quarta melhor fêmea

Raquelita do Amanhecer, reservada grande campeã

Querência do Amanhecer, terceira melhor fêmea

Grande campeonato

Os vencedores de BrasíliaFêmeasMelhor exemplar da raça - grande campeã - campeã égua adultaHD Patrona, criador e expositor Hé-lio de Oliveira e Luis Marcelo Duarte - Estância Sinuelo - Uruguaiana - RS

Reservada grande campeã - re-servada campeã égua adultaRaquelita do Amanhecer, criador e expositor Fábio Bellotti Moura - Cabanha Nova Querência - Brasília - DF

Terceira melhor fêmea - terceira melhor égua adultaQuerência do Amanhecer, criador e expositor Fábio Bellotti Moura - Cabanha Nova Querência - Brasília - DF

Quarta melhor fêmea - campeã potranca maiorTempestade do Amanhecer, cria-dor e expositor Fábio Bellotti Mou-ra - Cabanha Nova Querência - Bra-sília - DF

Campeã potranca menorDKP Cutiara, criador e expositor Délcio Rodrigues Pereira - Haras Anchieta - Gama - DF

Campeã égua menorSentinela do Amanhecer, criador e expositor Fábio Bellotti Moura - Cabanha Nova Querência - Brasília - DF

Campeã égua prenheFeiticeira do Amanhecer, criador Fábio Bellotti Moura e expositor Délcio Rodrigues Pereira - Haras Anchieta - Gama - DF

Campeã égua com criaMandala do Itaó, criador Cássio Souza Bonotto e expositor Jeffer-son Moreira - Agropecuaria Santa

O grande campeão na categoria machos foi Riacho Frio Don Casmurro

Real Invido do Purunã, terceiro melhor macho

Pena Branca do Purunã, quarto melhor macho

JLS Seival, reservado grande campeão

Fotos: Felipe Ulbrich

Fé - Ipameri - GO

Reservada campeã potranca maiorNatividade Setembrina, criador e expositor Sylvio Gomes Ribas - Fa-zenda Sossego - São João da Alian-ça - GO

Reservada campeã égua menorAS Malke Raivosa, criador Agro Pe-cuária Schwanck Ltda. expositor Sylvio Gomes Ribas - Fazenda Sos-sego - São João da Aliança - GO

Reservada campeã égua prenheAlegria do Rincão Monarca, cria-dor Rodrigo Madeira Mombaque e expositor Raul Machado de Lima - Fazenda Savana - Padre Bernardo - GO

Reservada campeã égua com criaNanda do Rapador, criador Edu-ardo Alberto Montardo Severo e expositor Sylvio Gomes Ribas - Fa-zenda Sossego - São João da Alian-ça - GO

Terceira melhor potranca maiorTequila do Amanhecer, criador e expositor Fábio Bellotti Moura - Ca-banha Nova Querência - Brasília - DF

Terceira melhor égua menorCarabina Morotim, criador e ex-positor Pedro Augusto Scarpellini Wilke - Agropecuária Santa Amélia - São João da Aliança - GO

Terceira melhor égua prenheEstrela do Grande Sertão Veredas, criador e expositor Haroldo Siquei-ra Leonetti - Cabanha Esperança - Brasília - DF

Quarta melhor potranca maior

son Moreira - Agropecuária Santa Fé - Ipamerí - GO

Quarto melhor macho - quarto melhor cavalo adultoPena Branca do Purunã, criador Mariano Lemanski e expositor Ed-gard Rêgo Santos Neto - Quinta da Figueira - Brasília - DF

Campeão potranco menorTirador do Amanhecer, criador e expositor Fábio Bellotti Moura - Ca-banha Nova QuerênciaBrasília - DF

Campeão potranco maiorDKP Coiote, criador e expositor Délcio Rodrigues Pereira - Haras

Anchieta - Gama - DF

Campeão cavalo menorDKP Brazão, criador e expositor Délcio Rodrigues Pereira - Haras Anchieta - Gama - DF

Reservado campeão potranco menorFantasma do Grande Sertão Vere-das, criador e expositor Haroldo Siqueira Leonetti - Cabanha Espe-rança - Brasília - DF

Reservado campeão cavalo menorRincão do Itapororó, criador Nestor M.Jardim Neto/Maria L.F.Jardim e expositor Fábio Bellotti Moura - Cabanha Nova Querência - Brasília – DF

Page 19: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Encerramento da atividade ocorreu no parque Ildefonso Simões Lopes, em Pelotas/RS

Pelo menos 47 cavalos receberam a confirmação de raça

Durante o percurso os técnicos avaliaram mais de 300 animais

Prévias definem o time da morfologia Aprovados

Nome ExpositorAbadia Cala Bassa Marcelo Rezende MógliaAnastácia de São Pedro Guilherme de Souza FernandesAstra JB de Palermo Tiago Henrique WandscheerBalconero Flor do Tabulero Mauro Luciano de MeloBombonera 33 da Quinta Péricles e Dinah DruckBrahma Extra do Macanudo Mauro e Telmo FerreiraBT Alecrim Marcelo e Maria da Glória Tellechea CairoliBuzzo da Maya Zuleika Borges TorrealbaCabocla da Onicron José Eduardo BuenoCalibre da Tamanca Lauro Cardoso Terra e FilhosCampana Têmpera Mário Moglia SuñeCampana Tutora Mário Moglia SuñeCentelha do Capão Redondo Luiz Carlos e Antonio Carlos A. PyChiripá da Maya Rafael Annoni GiulianiCordilheira do Macanudo Mauro e Telmo FerreiraDama do Errevê Vitor Jair Da Silva & FilhosDel Paye El Payuca Silvia Graciela Galicchio de MatteucciDescoberta do Capão Redondo Luiz Carlos e Antonio Carlos A. PyDevassa do Parque Cabanha Fazenda da Serra Ltda.Diamante do Ribeirão Bonito Arison JungDonzela do Jundiá Frederico Ormazabal SastreÉ Linda do Caçador Sandoval CaramoriEJV Fantacioso Gilmar da Silva e Gilmar da Silva JuniorEmblema Bertolini Irani BertoliniEnamorada da Cabanha Santa Fé Gilberto Rodrigues De FreitasErva Buena da Santa Juvita Everson Machado E João Luiz MachadoEscultura Marupá Roberto Augusto ScheidEsfinge Cimarron Fernando Fabrício De Faria CorrêaEsmeralda do Rio das Pedras Marcelo O.Cunha E Esmael G.CadoreExcelentíssimo do Caçador Sandoval CaramoriFirmeza 1664 do Candidato Paulo Tavares MógliaFirmeza Marupá Roberto Augusto ScheidFloreio Nazareth Luiz Alberto Martins BastosGaivota do Pinhal Santo Izidro E Ouro Fino CrioulosGraúna de Santa Edwiges Daniel AnzanelloGuardiã de Santa Edwiges Daniel AnzanelloHidalgo da Serra Alta Sérgio Ferreira LimaHijo Bueno da Reconquista Marcelo e Maria da Glória Tellechea CairoliIbérica da Charqueada Jacó Edmundo WeiandImbuia da Reconquista Marcelo e Maria da Glória Tellechea CairoliInvitada da Reconquista Marcelo e Maria da Glória Tellechea CairoliJA Guadalupe Alexandre Espindola AraújoJaguara do Topo da Serra Júlio Cesar PissettiJotace Teniaguá João Juraci CantarelliJusticeira Mapocho Sérgio Santos Sant’Anna e FilhasKT Querendona Alfredo,Guilherme e Diego TellecheaLeopardo da Boa Vista Harrison Chaves BarcellosLua Cheia do Boeiro Everson Machado e João Luiz MachadoManhosa da Quitaúna Paola Bacchin SchneiderMate Bueno da Pyramidis Vwk Agropecuária LtdaMorocha da Boa Vista Zuleika Borges TorrealbaNevasca da Boa Vista Zuleika Borges TorrealbaNorteña 52 da Recalada Fábio Langlois RuivoOlho de Boi da Escondida Volmir José CollaPai de Fogo da Escondida José Inácio e Vinícius FreitasPampa Mia da Escondida José Inácio e Vinícius FreitasPeçuelo Potreador Carlos Amorin e Antonio Carlos de SouzaPitangueira da Escondida Leandro Mosmann e André Arnecke AngeliQuerendon dos Alpes Valmor Cardoso E FilhosQuilero Otra Cosa Eduardo Móglia SuñeRebuliço da Primavera Flávio Xavier Krebs E FilhosRegalo do Itaó Cássio Souza BonottoSão João do Juncal Patrimonio José Adail Guiot Silveira E FilhosSE Paysana Luciano e Renato Corrêa MorroneSJ Xacarera Lugajo Agricultura E Pecuária Ltda.Trapiche 455 de Nazareth Luiz Antônio Martins BastosUivo do Purunã Taiane Leticia ZocchettoÚltimo Tango das Três Estâncias Parceria Três Estâncias (Osmar Stumpf)Upa e Teve do Macanudo Maria Fajardini & Joaquim Fajardini NetoVentania da Três D Semear José Francisco dos Santos HoffmannViragro Fina Estampa Viragro Agropecuária LtdaViragro Hijo Guapo Moacir Luiz Fração e Lúcia M.S. FraçãoViragro Índio Guapo Viragro Agropecuária LtdaVodca 358 Maufer Neibal Bier da SilvaXuxa da 3J Agropecuária Andrade Lima Ltda.

Avaliações levam mais 75 animais à Expointer 2010

Douglas Saraiva

Durante oito dias, os técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Marcelo Montano Coelho e Alexandre Pons Suñe, cruzaram os três estados da região sul do país em uma agenda de avaliações estipulada para determinar os animais aptos a preencher as últimas vagas disponíveis na morfologia da Expointer 2010. As chamadas prévias resultaram em uma lista de 75 cavalos habilitados à grande exposição, que ocorre nos dias 30 e 31 de agosto em Esteio/RS.

O circuito seletivo teve início no dia 16 de julho em Guarapua-va, no Paraná, e encerrou no dia 23 em Pelotas, no Rio Grande do Sul, após passar por Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, e pelas cidades gaúchas de Es-teio, Júlio de Castilhos, Uruguaia-na e Bagé. Em todas as etapas do roteiro, foram promovidas tam-bém Concentrações de Machos com a confirmação e a marcação de potros.

Nas ocasiões, os jurados gra-varam, fotografaram e apontaram dados e informações a respeito de cada um dos exemplares inscritos nas prévias. O julgamento final

teve o resultado divulgado no dia 24 de julho, após ansiosa espera de proprietários e criadores.

Além dos animais que ga-rantiram o ingresso na final da morfologia, foram relacionados 15 suplentes que integram uma lista reserva da exposição. Os se-lecionados disputarão em Esteio o posto de melhor exemplar da raça no ciclo 2009/2010 com ou-tros 88 cavalos, classificados nas

11 exposições passaporte realiza-das ao longo do período. No total 148 exemplares passarão pelo jul-gamento final.

Fêmeas predominaram

Segundo Marcelo Montano Coelho, um dos técnicos que rea-lizou o percurso das prévias, a es-colha dos habilitados foi decidida em pequenos detalhes. “Tivemos a inscrição de mais de 300 cavalos para 75 vagas. Em todas as sele-tivas observamos um nível muito bom, com vários animais em con-dições”, disse. De acordo com o jurado, as peneiras tiveram mais fêmeas do que machos. “Foi bas-tante difícil julgar esses animais. As fêmeas estavam muito pare-lhas em todas as etapas e, com certeza, os jurados de Esteio vão encontrar animais de muito boa qualidade.”

Cerca de 50 novos integrantes à raça

Mesmo com o destaque das fêmeas, os machos concentrados também foram muito elogiados pelos jurados. O bom nível apre-sentado em todas as concentra-ções realizadas neste circuito possibilitou a marcação de 47 animais, sendo o maior número de confirmações registrado em Esteio/RS, onde foram marca-dos 14 animais, seguido por Pelo-tas/RS, com 11, e Bagé, com dez cavalos Crioulos confirmados.

Os 15 reservas você pode ter acesso através do portal da ABCCC, no site da morfologia

Morfologia 19Cavalo CriouloAgosto de 2010

Fotos Douglas Saraiva

Page 20: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 21: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 22: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Morfologia

Araranguá faz sua segunda mostra 22 Cavalo Crioulo

Agosto de 2010

Pelo segundo ano é realizado a Exposição Morfológica da raça Crioula dentro da programação do 7º Rodeio Internacional Crioulos do Caverá, paralelo à 5ª Festa Nacional da Costela e à 7ª Expoagro, em Araranguá/SC.

Resultados

MachosMelhor Exemplar da Raça - Grande Campeão - Campeão Cavalo AdultoItuzaingó da Escondida - Criador José Inácio e Vinícius Freitas e Expo-sitor Vilmar Costa - Cabanha Naco da Estivinha, Criciúma/SC Reservado Grande Campeão - Campeão Cavalo MenorEJV Fantacioso - Criador Everton de Deus Valim e Expositor Gilmar da Silva e Gilmar da Silva Junior - Caba-nha de Pieri, Treze de Maio/SC 3° Melhor Macho - Reservado Cam-peão Cavalo AdultoCuranto das Três Bocas - Criador Hil-da e Fernando Luis D`Avila Soares e Expositor Noli Souza de Oliveira - Cabanha Martinelli, Siderópolis/SC 4º Melhor Macho - 3° Melhor Cava-lo AdultoPalmares Feito à Mão - Criador José Fernando de Castro Klafke e Expo-sitor Itamar Botega - Cabanha Vale Azul, Sangão/SC Reservado Campeão Cavalo MenorGuaycuru El Chaja - Criador Edmun-do Torres Neto e Expositor Saul Antonio Carneiro - Cabanha Macun-dum, Imbituba/SC 3° Melhor Cavalo MenorMal Criado do Vale Azul - Criador e Expositor Itamar Botega - Cabanha Vale Azul, Sangão/SC 4º Melhor Cavalo AdultoCancionero do Recanto Crioulo - Criador Adelmo Hess e Expositor Tiago Peretto - Cabanha São Cristo-vão, Osório/RS FêmeasGrande Campeã - Campeã Égua AdultaAline da Água - Criador e Expositor Leandro Jochen da Silva - Cabanha Da Água, Governador Celso Ramos/SC Reservada Grande Campeã - Cam-peã Égua MenorAçucena El Poncho - Criador Fer-nando V. Marcelino e Volnei Felis-berto e Expositor Volnei dos Santos Felisberto - Cabanha Big Bom, Ar-roio do Silva/SC 3° Melhor Fêmea - Reservada Cam-

peã Égua AdultaRancheira do Purunã - Criador Ma-riano Lemanski e Expositor Romão Francisco Rodrigues Oliveira - Estân-cia de São Pedro, Lages/SC 4ª Melhor Fêmea - Campeã Égua PrenheJA Corruíra - Criador José Antonio Anzanello e Expositor Leandro Luís Vieira - Cabanha Mangueira Velha, São José dos Ausentes/RS Campeã Potranca MenorÁgua Buena do Vale Azul - Criador e Expositor Itamar Botega - Cabanha Vale Azul, Sangão/SC Campeã Égua Com CriaRZ Endemoniada - Criador Rubens Elias Zogbi e Expositor Marcelo Bú-rigo - Cabanha Santo Anjo, São José dos Ausentes/RS Reservada Campeã Potranca MenorHermosa Da Naco - Criador e Exposi-tor Vilmar Costa - Cabanha Naco da Estivinha, Criciúma/SC Reservada Campeã Égua MenorCondessa do Ribeirão Bonito - Cria-dor Arison Jung e Expositor Volnei dos Santos Felisberto - Cabanha Big Bom, Arroio do Silva/SC Reservada Campeã Égua PrenheQue Mancha do Purunã - Criador Mariano Lemanski e Expositor Con-domínio Agrop. Cabanha Chaparral - Fazenda Chaparral, Joinvile/SC 3ª Melhor Égua AdultaRQA Acanhada - Criador Rafael Qua-resma de Ávila e Expositor Noli Sou-za de Oliveira - Cabanha Martinelli, Siderópolis/SC 3ª Melhor Égua PrenheQuilero Ipanema - Criador Eduar-do Móglia Suñe e Expositor Romão Francisco R. Oliveira e Edmundo R. Rodrigues - Estância de São Pedro, Lages/SC 4ª Melhor Égua AdultaCobra Coral de Santa Edwiges - Cria-dor Daniel Anzanello e Expositor Vil-mar Costa - Cabanha Naco da Estivi-nha, Criciúma/SC 4ª Melhor Égua PrenheFelicidade do Morro Verde - Criador Marcos Beck e Expositor Antonio Eraldo de Souza Vieira - Cabanha Es-tância do Caverá, Araranguá/SC

Nesta edição participaram da mostra 16 animais da catego-ria incentivo e 41 nas categorias oficiais da ABCCC, tendo como responsável o técnico Fernando Drumonnd de Melo.

A avaliação ficou a cargo do criador e técnico da Associação,

Marcelo Montano Coelho, secre-tariado pelo seu filho João Ignácio. Julgando também a primeira mostra morfológica realizada no município, Coelho pode destacar o aumento no número de animais que integraram a exposição, assim como o crescen-te nível dos animais.

Fêmeas

Machos

Aline da Água foi a campeã na categoria égua adulta e levou também a escarapela de Grande Campeã de Araranguá

Ituzaingó da Escondida levou o título máximo da Exposição Morfolócica, foi escolhido o Melhor Exemplar da Raça

JA Corruira foi escolhida pelo jurado como a Quarta Melhor Fêmea

Palmares Feito à Mão ficou com o Quarto Melhor Macho

Açucena El Poncho, de Arroio do Silva, foi a Reservada Grande Campeã

O gateado EJV Fantacioso ficou com o Reservado Grande Campeão

A Terceira Melhor Fêmea ficou com a tordilha Rancheira do Purunã

O Terceiro Melhor Macho foi Curanto das Três Bocas

Fotos Mário Tissot

Page 23: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 24: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Morfologia

Festa do pescador ganha morfologia24 Cavalo Crioulo

Agosto de 2010

Entre os dias 30 de julho e 01 de agosto, a cidade de Arroio do Sal, no litoral norte gaúcho, sediou sua 1º Exposição Morfológica e Concentração de Machos, além de mais uma etapa do Crioulaço. A mostra aconteceu paralelamente à 9º Festa do Pescador, evento tradicional da cidade.

De acordo com os jurados, Rodrigo Py e Petersom Pinho, o alto nível dos cavalos que pas-

saram pela pista foi o principal destaque da exposição. Tanto os animais já consagrados em ou-tras exposições quanto aqueles que começam a ser conhecidos nas filas morfológicas, surpre-enderam os avaliadores. A ex-posição contou ainda com a su-pervisão do técnico da ABCCC, Ricardo Guazzelli Martins.

Entre os destaques, a rosi-lha colorada Dama do Errevê, filha de Leopardo do Basalto e

Luma do Imbaha, foi escolhida o Melhor Exemplar da Raça, na exposição. Entre os machos, o grande campeão foi o zaino AS Malke Lenço Maragato, filho de BT Hospedeiro e AS Malke Baliza.

Em sua primeira edição, a exposição de Arroio do Sal já demonstra potencial para se fir-mar entre os grandes eventos da raça Crioula no Rio Grande do Sul. As inscrições superaram

a marca dos 140 animais, oriun-dos de várias regiões do Estado, presentes mesmo com o vento, a chuva e o frio, característicos do sul do país nesta época do ano.

Para Guazelli, o número ex-pressivo de participantes repre-senta o início de um trabalho que pode crescer ainda mais. “Foi plantada uma semente que vai dar bons frutos. O pessoal trabalhou muito para promover o evento”, disse. O técnico tam-

bém elogiou o nível dos cavalos. “Tivemos animais de excelente qualidade, o que mostra o cres-cimento e a forte atuação dos criadores da região.”

O evento foi promovido atra-vés de parceria entre a Secreta-ria de Turismo de Arroio do Sal e o Núcleo de Criadores de Ca-valos Crioulos do Litoral Norte. Os vencedores em todas as ca-tegorias receberam premiações, oferecidas pelos patrocinadores.

Confira a relação dos vencedoresPrêmios EspeciaisMelhor Cabeça - BT Veterano IIMelhor Cola - BT Veterano IIMelhor Lombo - Escultura MarupáMelhores Aprumos - Dama do Errevê

FêmeasMelhor Exemplar da Raça - GrandeCampeã - Campeã Égua MenorDama do Errevê, criador e expositor Vitor Jair da Silva e filhos - Cabanha Errevê - Santo An-tônio da Patrulha/RS

Reservada Grande Campeã - Reservada Campeã Égua MenorEscultura Marupá, criador e expositor Rober-to Augusto Scheid - Cabanha Marupá - São Francisco de Paula/RS 3° Melhor Fêmea - Campeã Potranca MaiorHermossura do Pensamento, criador Mar-celo Pereira Mendes e Expositor Gilberto Zampieri e Danieli de Zorzi - Cabanha Sorro Negro - Caxias do Sul/RS 4ª Melhor FêmeaPena Branca 03 Aranca, criador Euro e Eliseu Da Silva Taborda Ribas e expositor Juliano Fonseca Motter - Cabanha Resplendor - São Francisco de Paula/RS

Campeã Potranca Menor

Faceira Marupá, criador e expositor Rober-to Augusto Scheid - Cabanha Marupá - São Francisco de Paula/RS

Campeã Égua AdultaER FADA, criador e expositor Everton Giovani da Rosa - Cabanha e Agropecuária Riogran-dense – Taquara/RS Reservada Campeã Potranca MenorRelíquia de San Diego, criador e expositor Diego Borges Peixoto - Cabanha San Diego - Santo Antônio da Patrulha/RS

Reservada Campeã Potranca MaiorVictória do Canguçu, criador Mauro Duarte Mabilde Silveira e expositor Marcelo Monta-no Coelho - Cabanha Setembrina – Viamão/RS

Reservada Campeã Égua AdultaCambona Marupá, criador e expositor Ro-berto Augusto Scheid - Cabanha Marupá - São Francisco de Paula/RS

3ª Melhor Potranca MenorPróspera da Várzea Cesar, criador e expositor João Pedro César/César Ramos César Neto - Cabanha Várzea Cesar – Osório/RS

3ª Melhor Potranca MaiorGata Baia Gravatá, criador e expositor Francisco Kessler Fleck - Cabanha Gravatá – Gravataí/RS

3ª Melhor Égua MenorHeroína da Terra Nativa, criador e expositor

Carlos Eugênio Santos - Cabanha Terra Nati-va - Presidente Lucena/RS

3ª Melhor Égua AdultaNevada do San Diego, criador e expositor Diego Borges Peixoto - Cabanha San Diego - Santo Antônio Da Patrulha/RS

4ª Melhor Potranca MaiorTalismã do Tell, criador Augusto Telles Perei-ra Neto e expositor Gabriela Bettiato da Silva - Cabanha Phd - Caxias Do Sul/RS

4ª Melhor Égua MenorCobiçada do Esplendor, criador Cristiano R. Herberts/Ricardo A. Bruch e expositor Cris-tiano Ricardo Herberts - Cabanha Esplendor - Venâncio Aires/RS

4ª Melhor Égua AdultaFKG Atrevida, criador e expositor Francielly Kittler Gonçalves - Cabanha Reconquista – Cachoeirinha/RS

Campeã Égua PrenhePena Branca 03 Aranca

Reservada Campeã Égua PrenheGuarita da Escondida3ª Melhor Égua PrenheDesaforada Cimarron4º Melhor Égua PrenheHorterle do Potreiro da Boa Vista Campeã Égua com CriaQuantia do Capão RedondoReservada Campeã Égua com Cria

Criança Palanca3ª Melhor Égua com CriaEl Trapiche Picardia4ª Melhor Égua com CriaHarmonia do Trinta e Oito

MachosGrande Campeão - Campeão Cavalo AdultoAS Malke Lenço Maragato, criador Agrope-cuária Schwanck Ltda. e expositor Joelson Blehm

Reservado Grande Campeão - Campeão Cavalo MenorBT Veterano II, criador Flavio Bastos Telle-chea e expositor Katucha Kailler - Arroio do Sal/RS

3° Melhor Macho - Reservado Campeão Ca-valo AdultoBT Missioneiro, criador Flavio Bastos Tel-lechea e expositor Vitor Jair da Silva e Fi-lhos - Cabanha Errevê - Santo Antônio da Patrulha/RS

4º Melhor Macho - 3° Melhor Cavalo AdultoEstradeiro do Portal Gaúcho, criador José Luiz Teixeira Marcantonio e expositor Luis Roberto de Souza Bortolotti - Cabanha Santa Delurdes - Sapucaia do Sul/RS

Campeão Potranco MenorQuem Te Viu dos Alpes, criador Leonardo Pereira Dias e Expositor Valmor Cardoso - Cabanha Três Corações – Gramado/RS

Campeão Potranco Maior

Atrevido do Campo Aberto, criador e exposi-tor Marcos e Marcelo Lopes - Cabanha Cam-po Aberto - Arroio do Sal/RS

Reservado Campeão Potranco MenorLaçador da Morada Nova, criador Cândido Luiz de Moraes Dutra e expositor Guilherme R. de Araujo/Marcos N. Machado

Reservado Campeão Cavalo MenorHerdeiro 99 do Cerro Velho, criador Lizandro Paz Lopes e expositor Sandro Cunha/Marco-ni Braga - Arroio do Sal/RS

3° Melhor Potranco MenorEstouro do Cuña, criador e expositor Condo-mínio Cuña - Cabanha Cuña - Caxias do Sul/RS

3° Melhor Cavalo MenorNanquin Tupambaé, criador Oswaldo Dor-nelles Pons e expositor Cristiano Ricardo Herberts - Cabanha Esplendor - Venâncio Aires/RS

4º Melhor Potranco MenorAtavismo AA, criador Leandro Amaral e ex-positor Paulo Cesar Balsamo - Porto Alegre/RS

4º Melhor Cavalo MenorJGA Coringa, criador e expositor José An-dreazza e Odete Sandi Andreazza - Cabanha JGA - Flores da Cunha/RS

4º Melhor Cavalo AdultoButiá Walter, criador Sementes e Cabanha Butiá Ltda e expositor Leandro Susin

Dama do Errevê conquistou o prêmio máximo da mostra, garantindo a escarapela de Melhor Exemplar da Raça

O prêmio de Reservada Grande Campeã ficou com Escultura Marupá

A Terceira Melhor Fêmea foi Hermossura do Pensamento

Pena Branca 03 Aranca foi eleita a Quarta Melhor Fêmea

BT Veterano II garantiu o título de Reservado Grande Campeão

O Terceiro Melhor Macho coube a BT Missioneiro

Estradeiro do Portal Gaúcho garantiu o Quarto Melhor Macho

AS Malke Lenço Maragato foi escolhido o Grande Campeão; o garanhão também foi Campeão Cavalo Adulto

Fotos: Henrique Vicente

Page 25: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Palermo define seus campeões

Criatório brasileiro é destaque na Exposição do Paraguai

Com 6,5 anos, Carulo Que Pregunda levou a melhor na categoria fêmeaManeador Carnavalito, de Raul Etchebehere, foi o grande campeão entre os machos

Vendido em 2009 para um criador paraguaio, Guapo da Reconquista foi o grande campeão

O cavalo de 4,5 anos Maneador Carnavalito foi o grande campeão da raça crioula durante a 124ª Exposicion de Ganadería, Agricultura e Industria Internacional, a tradicional Palermo, que ocorreu de 22 de julho a 3 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina. O exemplar pertence ao expositor Raul Etchebehere, da Estância San Gabriel, de Arroyo de Los Huesos, Buenos Aires. O título de grande campeã entre as fêmeas ficou com a égua de 6,5 anos, Carulo Que Pregunta, de Sofia Ballester de Maqueda, da Cabanha La Ignacia, de Lertora, Buenos Aires.

O macho Charque Leopardo (Box 1640), da Sucessão Julio Bal-lester, e a fêmea Tres Ar Surbana (Box 1741), de Marcelo Argüelles,

uma chuva forte e com a presença de público que lotou os pavilhões da pista central do parque de expo-sições da Sociedade Rural Argenti-

na (SRA), na tarde de sexta-feira, dia 30 de julho. Os jurados foram Gustavo Alejandro Aguerre, na classificação das fêmeas e Santia-

Assim como jurado brasileiro, a 114ª Exposição do Paraguai, que contou com mostra morfológica no dia 14 de julho, na cidade de Assunção, teve também um gran-de campeão e melhor exemplar da raça do Brasil. Mario Móglia

Suñe foi o jurado escolhido pelos criadores do Paraguai para sele-cionar os animais durante a expo-sição, o qual apontou como gran-de campeão, melhor exemplar da raça e melhor cabeça, Guapo da Reconquista, de criação de Edu-ardo e Marcelo Tellechea Cai-roli, Reconquista Agropecuária, Alegrete, RS, Brasil. O animal foi adquirido pelo criador paraguaio Luis Maria Quevedo durante a Expointer 2009.

A grande campeã foi LMQ Ha`eve Faustina, também per-tencente ao criador Luis Maria Quevedo.

Mario Suñe, que julgou pela

primeira vez uma exposição no Paraguai, ficou surpreso pelo en-tusiasmo e a grande adesão de no-vos criadores de cavalos Crioulos no país. “Pude perceber o grande entusiasmo dos criadores com a raça Crioula, visto que há alguns anos a raça Quarto de Milha do-minava o mercado. Hoje o Crioulo cresceu bastante, assim como os animais do Brasil representaram em torno de 30% dos animais em pista”, ponderou o jurado.

Participaram da mostra em torno de 100 animais criados no Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Chile e no Paraguai de mais de 25 expositores.

Morfologia 25Cavalo CriouloAgosto de 2010

Foto José Guilherme Martini

ficaram com os títulos de Reserva-do de Grande Campeão e Campeã da Mostra. O julgamento final de classificação da raça ocorreu sob

go Tapia, para os machos. A entre-ga de prêmios ocorreu às 19h, no terraço do Restaurante Central do parque.

Page 26: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 27: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Especial - Expointer 2010 27Cavalo CriouloAgosto de 2010

Mais um ano à frente na Expointer

Tradicionalmente o cavalo Crioulo é a raça com maior número de exemplares entre os animais da Expointer. Em 2010 não será diferente. No mapa de raças deste ano, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul (SEAPPA), o Crioulo ocupa o topo da lista de equinos com a presença de 500 cavalos - 339 a mais do que a segunda colocada, a raça Árabe, com 161 inscritos.

O número é ainda mais ex-pressivo na feira deste ano, quan-do contabilizados os cerca de 350 cavalos que integrarão os lo-tes dos sete leilões programados para o período (veja a agenda de remates na página 34 e os finalis-tas das demais provas funcionais da raça, chegando à marca de cerca de 890 animais.

Em 2009 o catalogo da SEA-PPA registrou 481 exemplares da

Programação oficial da raça Criouladurante a 33ª edição da Expointer Agosto

24 Terça-feira 14h Início do exame de admissão25 Quarta-feira 12h Término de entrada dos animais do

Freio de Ouro22h Término de entrada dos animais da

Morfologia26 Quinta-feira 14h Morfologia Freio de Ouro

20h Remate Escondida, São João e Rio Bonito

27 Sexta-feira 8h And./ Figura/ VSP/ Esb. (Fêmeas)

13h And./ Figura/ VSP/ Esb. (Machos)20h Remate BT a Marca da Função

28 Sábado 8h Prova de Mangueira - Etapa Inicial14h Prova de Campo - Etapa Inicial20h Remate Santa Angélica

29 Domingo 8h Final do Campeonato Nacional de Ré-deas Categoria Aberta

12h Solenidade de Abertura do Freio de Ouro (Programação Especial)

13h Prova de Mangueira - Etapa Final do Freio de Ouro

14h45min Prova Bayard/ Sarmento15h30min Prova de Campo - Finalistas17h Entrega de Prêmios - Freio de Ouro20h Remate Carapuça

30 Segunda-feira 8h30minh Julgamento Morfológico - Expointer/2010

14h Cont. Julgamento Morfológico - Expointer/2010

18h Coquetel 40 anos de Rodeo da Asocia-ción Criadores de Caballos Criollos

20h Remate Cabanha Infinito31 Terça-feira 8h30min Cont. Julgamento Morfológico

- Expointer/201014h Julgamento de Campeonatos e Gran-

des Campeonatos18h Final do Campeonato Nacional de Ré-

deas Categoria Amador20h Remate Raça (Santa Fé - Liberdade -

Morro Verde)

1º Quarta- feira 9h Assembléia Geral - Eleição de diretoria 2010/2012

11h Reunião Conselho Fiscal18h Entrega de Prêmios 20h Leilão Divas

2 Quinta-feira 8h30min Identificação e entrega de Coletes - Fem./ Inf./ Juv./ Aspirantes

9h30min Final Campeonato de Campereada17h XIV Encontro Jovens Crioulistas 20h Show (Comissão Jovens)

3 Sexta-feira 8h Inicio Prova Jovens - And./ Figura/ VSP-Esb.

13h30min Continuação Prova Jovens - Mangueira

17h30min Inauguração da Expointer18h30min Final Nacional Movimiento La Rienda

4 Sábado 8h30min Continuação Prova Jovens - Bayard--Sarmento/Prova de Campo

14h Paleteada Internacional5 Domingo 8h30min Final do Campeonato Nacional de

Paleteadas

Concurso de jurados será o tema do EncontroJovem 2010

A Comissão Jovem da ABCCC realizará mais um encontro, no dia 2 de setembro, na pista de provas de Esteio/RS. O tema será o Concurso Jurado Jovem. A partir do dia 15 de agosto o re-gulamento estará disponível no site da Associação.

Este ano a atividade terá como formato um concurso de jurados. No local os participantes recebe-

rão informações teóricas e terão que julgar os dez animais em pis-ta. Aquele que obtiver a melhor pontuação será premiado.

Para participar é necessário fazer a inscrição prévia e gratui-ta, no site da ABCCC. Mais infor-mações pelo telefone (53) 9134-2943, com Patrícia de Borba Pereira, ou pelo (53) 9976-6169, com Manuel Goulart Sarmento.

raça Crioula de um total de 6.146 animais de todas as espécies. Este ano a previsão da Secretaria é de 5.628 animais de 151 raças. Entre os equinos são aguardados 1.182 exemplares das 11 raças que integrarão o evento.

Comodidade ao alcance do criador

Mais uma vez a Associação Brasileira de Criadores de Ca-valos Crioulos (ABCCC) volta a intensificar sua presença na Expointer para melhor atender os criadores. A secretaria da As-sociação terá infraestrutura com-pleta de serviços administrativos e de registro. A loja da grife Ca-valo Crioulo também estará com as portas abertas e recheada de novidades.

Para quem não puder ir a Es-teio/RS a ABCCC preparou uma cobertura completa das provas,

que será transmitida pela TV ABCCC, através do site www.abccc.com.br. É a raça Crioula na casa do criador e transmitida para o mundo todo.

Pista G ganhará o primeiro fraldário

Para esta 33ª edição da Ex-pointer a ABCCC agregou um novo parceiro: o salão de Beleza Mel. Localizado junto à pista G, além de cabeleireiro e manicu-re, o salão oferecerá serviço de fraldário.

Entre os demais parceiros da Associação quem confirmou no-vamente a presença foi: Botas Rei, Botas Imperador e Botas Malaca-ra. Na pista G estará o Bar do Joel, os produtos da Ecquo e das lojas Indiada e Chico Guasqueiro. Tam-bém junto à pista terá um espaço vip, onde serão oferecidos servi-ços de bar.

Para chegar até a 33ª edição da maior feira de agronegócios da América Latina (AL) e disputar uma das oito finais que ocorrem no evento, os animais precisaram mostrar que estavam realmente preparados. Conheça os caminhos percorridos por esses animais até chegar à Ex-pointer e o número de exemplares que disputarão cada prova. A relação completa com os concor-rentes de cada prova pode ser aces-sada através do endereço eletrôni-co da Associação, no site da www.abccc.com.br

Morfologia: 148 animaisAo longo deste ciclo foram reali-zadas 11 exposições passaporte envolvendo a participação de 670 animais e sete prévias com aproxi-madamente 320 exemplares. Rédeas: 18 animaisOs conjuntos foram habilitados em seis peneiras classificatórias, com a

participação de cerca de 60 animais. A expectativa agora é o sorteio do percurso, minutos antes da prova, e que definirá o caminho que poderá levá-los ao primeiro lugar. A final de Rédeas ocorre pela segunda vez em Esteio/RS.

Campereada: 60 animaisPara que os 20 trios pudessem chegar à final antes foi necessário encarar uma das 17 classificatórias realizadas ao longo do ciclo. Ao todo, as seletivas envolveram apro-ximadamente 480 animais. Provas Jovens: 87 animaisA competição entre as novas ge-rações de ginetes é um incentivo à continuidade do trabalho conso-lidado pelos mais experientes no Freio de Ouro. Após 64 etapas clas-sificatórias com a participação de 170 animais, os jovens decidirão na Expointer, o futuro da maior prova da raça. A motivação e a qualida-

de dos concorrentes representam um estímulo à renovação da disputa e à certeza da permanência das provas em alto nível. Movimiento La Rienda: 25 animaisNascido no Chile e já bastante tradicio-nal na Argentina, o Movimiento vem ganhando popularidade no Brasil e tem despertado, cada vez mais, o inte-resse de novos adeptos. Esta é a primei-ra vez que a ABCCC realizará uma final da prova na Expointer. Ao longo do ciclo foram cinco classificatórias com a participação de 40 animais. Paleteada: 80 animaisEste ano a etapa final da prova ganhou um implemento. Das 60 vagas em 2009, a ABCCC ampliou em mais 20 o número de participações. Durante o ciclo ocorreram 40 etapas credencia-doras envolvendo 1.323 animais. Paleteada Internacional: 30 animais

Uma longa jornada até a maior feira de agronegócios da AL

Setembro

Calhau

Page 28: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Especial - Expointer 2010

Chegou a hora do Freio de Ouro28 Cavalo Crioulo

Agosto de 2010

Elevado nível técnico condiciona a decisão à capacidade de superação dos competidores.

Após percorrer as diferentes regiões que sediam os certames credenciadoras e classificatórias, mobilizando a participação de cer-ca de 1,3 mil animais nas peneiras preliminares à principal competi-ção da raça Crioula, chegou a hora da disputa final entre os melhores cavalos habilitados à finalíssima do Freio de Ouro 2010. A cidade de Esteio/RS e, mais precisamen-te, as baias do parque Assis Brasil já estão prontas para receber os 96 classificados que, durante este

ciclo, representaram o melhor da beleza e da funcionalidade do Ca-valo Crioulo.

Este ano, o Freio de Ouro chega a sua 29ª edição consolida-do como a principal competição da raça no país e como importan-te ferramenta de seleção no Mer-cosul. A disputa em Esteio ocor-re entre os dias 26 e 29 de agosto, junto à Expointer 2010 – uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina.

Para o técnico da ABCCC, Alexandre Pons Suñe, que esteve presente nas 12 etapas classifica-tórias, o alto nível técnico, tanto de cavalos quanto de ginetes, é

a garantia de um belo espetáculo nesta competição final. “Houve um crescimento significativo nos últimos anos e hoje estamos em um patamar elevado de competi-tividade”, disse.

Suñe acredita que a chave para o sucesso no Freio de Ouro é o amadurecimento do cavalo. Para ele, os grandes favoritos da competição são aqueles que demonstraram nas classificató-rias grande desempenho e ca-valos que ainda podem evoluir e devem chegar ao seu auge na grande final de Esteio. O técnico apontou ainda alguns fatores que podem definir os campeões: “O

condicionamento físico do cava-lo; a concentração, disciplina e o sincronismo entre animal e gine-te, assim como a capacidade de minimizar falhas.”

Conheça agora os 96 competi-dores do Freio de Ouro 2010.

Os juradosA responsabilidade de jul-

gar um Freio de Ouro é sempre muito grande. Afinal, lá estão os animais que reúnem o melhor da morfologia e da funcionalidade da raça. Para este ano o Conselho Deliberativo Técnico e a diretoria da ABCCC definiram, no dia 6 de

Alcalina 441 Maufer

Filiação: Muchacho de Santa Angélica e Polvadeira da EscondidaExpositor: Maurício e Fernando Lampert WeiandDomador: Raul LimaGinete: Nei Eduardo Rodrigues LimaClassificatória: Pato Branco/RS (Média: 20,080)

Amora 495 Maufer

Filiação: BT Faceiro do Junco e Rastra 151 MauferExpositor: Maurício e Fernando Lampert WeiandDomador: Raul LimaGinete: Caroline dos Santos ZagonelClassificatória: Vacaria/RS (Média: 18,419)

AS Malke Punhalada

Filiação: BT Jurado e Farofa do ItapororóExpositor: Agropecuária Schwanck Ltda.Ginete: Marcelo Rezende MógliaClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 19,594)

Boladavez Cimarron

Filiação: BT Jurado e Biluca 2073 da TradiçãoExpositor: Fernando Fabrício de Faria CorrêaDomador: Romário Adriano Castro RochaGinete: Fábio Teixeira da SilveiraClassificatória: Pato Branco/PR (Média: 18,661)

Butiá Uruguaiana

Filiação: Santa Elba Comediante e Butiá MariliaExpositor: Sementes e Cabanha Butiá Ltda.Domador: Rafael Vinicius NunesGinete: Daniel Waihrich Marim TeixeiraClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 18,973)

Calandria Poral

Filiação: Santa Elba Granizo e Poral 254Expositor: José Maria CampiottiGinete: Juan Pablo GonzalezClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 20,702) Capanegra Índia

Filiação: Amargo Tupambaé e Capanegra NatalyExpositor: Fernando Dornelles PonsDomador: Tiago DuarteGinete: Lindor Collares LuizClassificatória: Lages/SC (Média: 19,067)

Cartajena Puacá

Filiação: Centenário da Tala e Charque ReservaExpositor: Edmundo Torres NetoDomador: João VelosoGinete: Fábio Teixeira da SilveiraClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 19,169)

Dama do Pirayu

Filiação: Muchacho de Santa Angélica e Peumo Chico SombraExpositor: Cabanha 3J, Rebuliço e Dom MarcelinoDomador: Marcio MacielGinete: Leonir Melo PintoClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 18,949)

Dinamite da Reconquista

Filiação: BT Inquisitor e Jarra da ReconquistaExpositor: Marcelo Tellechea CairoliDomador: Claudio Barbieri MarquesGinete: Daniel Waihrich Marim TeixeiraClassificatória: Camaquã/RS (Média: 19,878) El Embeleco Esperame

Filiação: La Amanecida Esperando e El Embeleco ChismosaExpositor: Gonçalo Porto SilvaGinete: Onildo Gonçalves NunesClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 18,955)

Encantada da Estância Guarda Velha

Filiação: Âncora Floreio e Arisca da CanhadaExpositor: Jacson Tiago de Souza SilvaDomador: Juarez MonzoniGinete: Fábio Teixeira da SilveiraClassificatória: Pato Branco/PR (Média: 19,183)

Encomenda da Reconquista

Filiação: BT Delantero e Tirana da ReconquistaExpositor: Marcelo Tellechea CairoliGinete: Daniel Waihrich Marim TeixeiraClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 19,113)

EP Juliana

Filiação: BT Butiá e Caçula da Vila VelhaExpositor: Sônia, Sumara e Sandro LisbôaGinete: Cézar Augusto Schell FreireClassificatória: Brasília/DF (Média: 18,216)

Bandida da Maior

Filiação: Obelisco do Purunã e Lavanda de Santa AngélicaExpositor: André Ricardo Souto MaiorGinete: Jeferson Lima SantanaClassificatória: Pato Branco/PR (Média: 18,989

Faceira Cala Bassa

Filiação: de Candidato Simpatia e Dengosa do EspantosoExpositor: Marcelo Rezende MógliaGinete: Marcelo Rezende MógliaClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 19,481)

ClassificadosFêmeas

agosto, o nome dos dois trios que dividirão esta importante missão. Confira a seguir.

FÊMEAS

- Eduardo Móglia Suñe

- André Luiz Alberto Narciso Rosa

- Luiz Alberto Martins Bastos

Reserva: Rouget Gigena Wregue

MACHOS

- Cássio Souza Bonotto

- José Francisco Pereira de Moura

- Mario Móglia Suñe

Reserva: Francisco Kessller Fleck

Foto

s Alm

irant

e Ne

ves,

Felip

e Ul

brich

e M

ário

Tiss

ot

Page 29: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Fagulha do Espigão

Favorita dos Três Pinhais

Filiação: Santa Elba Señuelo (*001292) e Faísca da Vila Velha (B132039)Expositor: José Ademir Pereira Domador: Valdir Rodrigues de SouzaGinete: Daniel Waihrich Marim TeixeiraClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 19,218)

Gauchita da Flor da Serra

Filiação: Santa Elba Comediante e Baroneza de São MartinhoExpositor: Ivo BenattiGinete: Cézar Augusto Schell FreireClassificatória: Lages/SC (Média: 18,996)

Filiação: Gaudério da Buena Marca e Christa da Boa VenturaExpositor: Francisco Carlos HabowskyGinete: Caio HabowskyClassificatória: Brasília/DF (Média: 18,155)

Herança do Carrachi

Filiação: La Invernada Pascuero e Barbarela do ItapororóExpositor: Altemo Gomes de OliveiraGinete: João Antônio RuppClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 19,355)

Herdeira do Taboado

Filiação: Imperador do Purunã e Gamela da ReconquistaExpositor: Luís Gustavo e Luciane Manika EspíndolaDomador: Saulo SchafascheckGinete: Saulo SchafascheckClassificatória: Lages/SC (Média: 19,038)Iguaria Tupambaé

Filiação: Capanegra Querendon e São Martim BenvindaExpositor: José Adail Guiot Silveira e FilhosDomador: Raul LimaGinete: Raul LimaClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 18,666)Imperatriz da Boa Vista

Filiação: Dom Carrasco do Purunã e Baliza da Cabanha GaúchaExpositor: Fábio e João Pedro CamargoDomador: Luiz Antonio CâmaraGinete: Fábio Teixeira da SilveiraClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 18,989)

Inédita do Boeiro

Filiação: Camb Toncho e RF EstrelaExpositor: Cabanha do PontalGinete: José Fonseca MacedoClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 18,815)

JLS Formosa

Filiação: BT Inverno e BT GaulezaExpositor: Francisco M. Bastos e Jayme M. MatarazzoDomador: Luis Airton NunesGinete: Daniel Waihrich Marim TeixeiraClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 19,520)Joaquina da Bezinha

Filiação: Faço-Gosto da Bézinha e Codiciada FortinExpositor: Rodrigo e Paulo SilveiraDomador: Tiago PereiraGinete: Cézar Augusto Schell FreireClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 19,330)Macarena de São Manoel

Filiação: Norte de Pai Passo e Xis Ana da Nova EraExpositor: Maurício Bastos MolinaGinete: Gabriel MartyClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 20,361)

Meia Lua da Boa Vista

Filiação: Dom Carrasco do Purunã e Holanda da GlóriaExpositor: José Atílio Marcantonio MuricyGinete: Cézar Augusto FreireClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 18,957) Nuance do HB

Filiação: Enigma do Agabê e Bastilha do AgabêExpositor: Hamilton Brum BulcãoDomador: João Eli MagalhãesGinete: Filipe Silveira de ÁvilaClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 19,074)On Rica do Infinito

Filiação: Cônsuelo do Infinito e El Trapiche Vina Nueva II dos PagosExpositor: Roberto Sidney Davis JúniorDomador: Éder PiresGinete: José Fonseca MacedoClassificatória: Camaquã/RS (Média: 20,403)

Onça Parda do Purunã

Filiação: Hércules do Purunã e Fronteriza FortinExpositor: Ewaldo Rieper NetoDomador: Ercilio RafaelGinete: Fábio Teixeira da SilveiraClassificatória: Vacaria/RS (Média: 19,143)Oro y Rienda do Infinito

Filiação: Farrapo do Infinito e Devassa de Santa AngélicaExpositor: Roberto Sidney Davis JúniorDomador: Eder PiresGinete: José Fonseca MacedoClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 19,399)Para Siempre do Barulho

Filiação: Tan Tan Cimarron e Buscada 179 do BarulhoExpositor: Francisco M. Bastos E Jayme M. MatarazzoGinete: Lindor Collares LuizClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 19,381)

PO Ucrânia

Filiação: Lutador do Purunã e Garbosa da 3JExpositor: Cabanha Cola CrioulaDomador: Raul LimaGinete: Antonieto RosaClassificatória: Camaquã/RS (Média: 20,256)Prenda do Itaó

Filiação: BT Cara e Corôa e Vanera da Chácara das PedrasExpositor: Cássio Souza BonottoDomador: Claudio dos Santos FagundesGinete: Claudio dos Santos FagundesClassificatória: Camaquã/RS (Média: 19,042) Princípio Menta

Filiação: La Amanecida Estreno, por Principio SogaExpositor: André Ricardo Souto MaiorGinete: Laurindo Afonso Paiva SantanaClassificatória: Pato Branco/PR (Média: 19,507)

Querela do Purunã

Filiação: Dom Carrasco do Purunã e BT Balzaquiana do JuncoExpositor: Mariano LemanskiGinete: Vagner Jesus NeumeisterClassificatória: Lages/SC (Média: 18,932)

Rinconada Espuela

Filiação: Santa Elba Alerce e Las Motitas CamperaExpositor: Juliano Fonseca MotterGinete: Garibaldi Maidana FerrazClassificatória: Vacaria/RS (Média: 18,725)

Salsa dos Castanheiros

Filiação: BT Delantero e Canela de Santa AngélicaExpositor: Miguel e Rodrigo Scarpellini CamposGinete: Luís Airton NunesClassificatória: Esteio/RS (Média: 18,833)

Sananduva do Salton

Filiação: AS Malke Cartucho e Setária do Rincão do BarretoExpositor: Paulo Murilo Barreto Dias LopesDomador: Afonso JardimGinete: Marcio MacielClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 20,176)Sintonia do Purunã

Filiação: Muchacho de Santa Angélica e Lilica do PurunãExpositor: Mariano LemanskiDomador: Vagner Jesus NeumeisterGinete: Vagner Jesus NeumeisterClassificatória: Vacaria/RS (Média: 18,661)TJ Nhacorá

Filiação: BT Bailongo e Anarquia de Santa AngélicaExpositor: Maria Aparecida Almeida CenacchiDomador: Reinaldo SilveiraGinete: Reinaldo SilveiraClassificatória: Esteio/RS (Média: 18,282)Três Pontas Ganadera

Filiação: Chicão de Santa Odessa e BY Paz da CapelaExpositor: Luiz Mierczynski NetoGinete: Marcelo QuadrosClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 18,935) Três Pontas Guapa

Filiação: Campana Farrapo e BT DemônicaExpositor: Luiz Mierczynski Neto, São Jerônimo/RSGinete: Marcelo QuadrosClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 19,411)

Page 30: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Três Pontas Justiça

Filiação: Chicão de Santa Odessa e Vodka TupambaéExpositor: Rômulo MarsicanoGinete: Cézar Augusto Schell FreireClassificatória: Brasília/DF (Média: 18,884)

Vizinha de Santa Thereza

Filiação: Galo de Briga Tupambaé e Isca de Santa TherezaExpositor: Rodolfo Belmonte MógliaDomador: Pedro MógliaGinete: Pedro MógliaClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 18,740)Volumosa 437 Maufer

Filiação: Muchacho de Santa (B047839) e Lasca PerauExpositor: Maria Aparecida Almeida CenacchiDomador: Reinaldo SilveiraGinete: Reinaldo SilveiraClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 18,729)Zamba do Capão Redondo

Filiação: Buenacho 04 do HV e Neblina do Capão RedondoExpositor: Antonio Carlos Albuquerque PYDomador: Luis Antonio Britto da SilvaGinete: Jardel Finkenauer PereiraClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 18,879)

Alvoroço 01 de Itabuna

Filiação: BT Jurado e Hipótese LiberalExpositor: Matheus Gomes LopesDomador: Jocenei LeãoGinete: Raul LimaClassificatória: Esteio/RS (Média: 18,300)AS Malke Melado

Filiação: BT Hospedeiro e Pedregulho SinforosaExpositor: Marco Antonio DotiDomador: Paulo Koury Neto Ginete: Bruno VazClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 18,923)Baguéra do Mé

Filiação: Idahue Ostigoso e Lenda da Vila VelhaExpositor: Luís Gustavo e Luciane Manika EspíndolaDomador: Saulo SchafascheckGinete: Saulo SchafascheckClassificatória: Brasília/DF (Média: 18,148)

BT Raio II

Filiação: BT Guzman e BT LentilhaExpositor: Fabio Ceratti, Alexandre da Silva e Marcelo MógliaDomador: André ApesteguiGinete: Marcelo Rezende MógliaClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 19,362)

BT Rivaldo

Filiação: BT Malacara e BT Dama das CaméliasExpositor: Amaro Cardoso Arteiro NetoDomador: Não InformadoGinete: Cesar Augusto Schell FreireClassificatória: Lages/SC (Média: 18,985)Butiá Ufano

Filiação: Butiá Olodum e Butiá OaianaExpositor: Carlos André Borba OliveiraDomador: Raul LimaGinete: Raul LimaClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 19,466)

Capitan da Rio Bonito

Filiação: Butiá Orelhano e BT HeteraExpositor: Empreendimentos Agropec. Rio Bonito LTDADomador: Éder SalgueiroGinete: Valdomiro da RochaClassificatória: Pato Branco/PR (Média: 18,607)Cerro Campero Velhaco

Filiação: Gago de Santa Angélica e Capela FiadoraExpositor: Empreendimentos Agropec. Rio Bonito LtdaDomador: Valdomiro da RochaGinete: Daniel Waihrich Marim TeixeiraClassificatória: Vacaria/RS (Média: 20,139)CS Jambo

Filiação: TJ Hijo Del Señuelo e CS AlegriaExpositor: Gabriela ZancanaroDomador: Garibaldi Maidana FerrazGinete: Charles FagundesClassificatória: Vacaria/RS (Média: 19,265)Desgarrado do Portal Gaúcho

Filiação: Santa Elba Señuelo e Irmã do InfinitoExpositor: José Luiz Teixeira MarcantonioDomador: Alessandro Borges da FonsecaGinete: Cézar Augusto Schell FreireClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 19,445)

El Gladiador 43 do Cerro Velho

Filiação: BT Orador e D. Fernanda da Mangueira de PedraExpositor: Demétrio D. Moraes Neto/Ernani Moraes Jr.Domador: Claudio RuasGinete: Charles FagundesClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 18,881)

Esquinazo do Monte Bello

Filiação: La Frontera Tormento e Valdívia do Capão GrandeExpositor: Sergio Luiz Santos de SáGinete: João FurtadoClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 18,645)

Faceiro do Recanto Crioulo

Filiação: Balconero do Recanto Crioulo e BT Clareira do JuncoExpositor: Marcelo Anacleto da FonsecaDomador: Marcio PretoGinete: Darlei HessClassificatória: Camaquã/RS (Média: 18,830)

Feriado de Santa Edwiges

Filiação: Rodopio de Santa Edwiges e Víbora de Santa EdwigesExpositor: Daniel AnzanelloDomador: Milton CastroGinete: Milton CastroClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 19,142)General II da Camila

Filiação: Sendero da Camila e Duvida Santa CeciliaExpositor: Parceria General II da CamilaDomador: Carlos GoulartGinete: Fábio Teixeira da SilveiraClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 19,094)Haragano da Boa Vista

Filiação: Chicão e Santa Odessa e Escarapela de Santa AngélicaExpositor: Roberto Augusto ScheidGinete: Lindor Collares LuizClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 20,471) Honesto da Hulha Negra

Filiação: TJ Hijo Del Señuelo e Lambada da CapororocaExpositor: Sementes e Cabanha Tronco VelhoDomador: Leopoldo PereiraGinete: Fábio Teixeira da SilveiraClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 19,031)

Huracan da Boa Vista

Filiação: Chicão de Santa Odessa e JA GeadaExpositor: Fábio Camargo/Leandro Luis Vieira/Luiz R. Fonseca dos Ausentes e Bom Jesus/RSDomador: Leandro VieiraGinete: Fábio Teixeira da SilveiraClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 19,122)Ibirapuitã do Itapororó

Filiação: La Invernada Pascuero e BT GaitaCriador: Nestor De Moura Jardim Filho, Itaqui/RSExpositor: Condomínio IbirapuitãGinete: José Fonseca MacedoClassificatória: Vacaria/RS (Média: 20,153)Idioma do Infinito

Filiação: BT Debret e El Trapiche Vina Nueva II dos PagosExpositor: Cabanha Carrachi e Capão do TigreDomador: Luciano PinheiroGinete: João Antônio RuppClassificatória: Camaquã/RS (Média: 18,827)

Infinito do Infinito

Filiação: de Cônsuelo do Infinito e BT CabrochaExpositor: Thiago e Thais Pereira PachecoDomador: Eder PiresGinete: Cézar Schell FreireClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 19,861)Inspetor do Trinta e Oito

Filiação: Jotace Destaque e Fat FeiticeiraExpositor: Amauri Pinheiro e Jonathan VieiraDomador: Fabricio MachadoGinete: Raul LimaClassificatória: Esteio/RS (Média: 18,880)Isto é Ico

Filiação: BT Juruna e Dotraponta da EscondidaExpositor: Tiago Azeredo CardosoDomador: Roberto MartinezGinete: Alexandre Pedroso GrabherClassificatória: Lages/SC (Média: 19,310)Jaguel Fraile

Filiação: RD Escorpião e Espora da ChabaExpositor: Green Belt S.A.Domador: Não InformadoGinete: Cláudio FernandezClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 19,675)

Machos

Page 31: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Jiu Jitsu do Salero Velho

Filiação: Luxemburgo do Monte Verde e BT Fortuna do JuncoExpositor: Eldiomar Benedito ChipanskiGinete: Felipe ChipanskiClassificatória: Pato Branco/PR (Média: 18,406)

JLS Seival

Filiação: Camb Toncho e Guria Santa CecíliaExpositor: Délcio Rodrigues PereiraDomador: Roberto Duarte PetinGinete: Cézar Augusto Schell FreireClassificatória: Brasília/DF (Média: 18,795)KT Libertador

Filiação: BT Sargento e Ventania 1888 Da TradiçãoExpositor: Osmar FalsterDomador: José Elbio Lins GonçalvesGinete: Artur dos SantosClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 18,397)

La Tigra Chalchalero

Filiação: Bt Mercúrio e Charque InmoralExpositor: Jose Pedro Heguy TerraGinete: Soledad FerreiraClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 19,017)

LS Nazareno

Filiação: Hércules do Purunã e Baronesa SimpatiaExpositor: Bruno Delabary e Jorge Rosas Demiate JuniorDomador: Gustavo Loureiro de Souza DelabaryGinete: José Fonseca MacedoClassificatória: Rio Grande/RS (Média: 18,766)

Manotaço do Infinito

Filiação: EL Trapiche T Maqui e BT Ostra do JuncoExpositor: Paola Bacchin SchneiderDomador: Éder PiresGinete: Raul Teixeira LimaClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 20,030)

Mapaxe da Rio Bonito

Filiação: Hadoque da Vila Velha e Cosecha da Rio BonitoExpositor: Empreendimentos Agropec. Rio Bonito LTDADomador: Anderson Silva da SilvaGinete: Gustavo AranitschClassificatória: Pato Branco/PR (Média: 19,501)Naipe do Infinito

Filiação: Cônsuelo do Infinito e Catanduva HijaExpositor: Evaldo Francisco da RosaDomador: Adriano A. StreckGinete: Cézar Augusto Schell FreireClassificatória: Bocal de Ouro (Média: 19,975)Nativo do HB

Filiação: Nobre Tupambaé e Bailarina do AgabêExpositor: Hamilton Brum BulcãoGinete: Filipe Silveira de ÁvilaClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 20,173)

Niobio da Carona

Filiação: BT Balconero e Felpa da CaronaExpositor: Evaldo Francisco da RosaDomador: Não InformadoGinete: Cesar Augusto Schell FreireClassificatória: Esteio/RS (Média: 19,235)

Paisano do Purunã

Filiação: BT Butiá e Despojada 656 do ItapororóExpositor: Eder Ricardo de Castro SalgueiroDomador: Eder Ricardo de Castro SalgueiroGinete: Eder Ricardo De Castro SalgueiroClassificatória: Vacaria/RS (Média: 20,567)

Pampa de São Pedro

Filiação: Santa Elba Comediante e Hornada SimpatiaExpositor: Eduardo Macedo LinharesGinete: Lindor Colares LuizClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 21,880)

Posteiro II de Santa Angélica

Filiação: Santa Elba Señuelo e Doutora de Santa AngélicaExpositor: Suc. Paulino e Agenor Ávila CostaDomador: Sandro GamaGinete: Lindor Collares LuizClassificatória: Camaquã/RS (Média: 19,194)Quiosque do Purunã

Filiação: BT Butiá e Montaria NativaExpositor: Luiz Ernesto e Guilherme WendlerGinete: Luis Fernando Rodrigues de RodriguesClassificatória: Lages/SC (Média: 18,301)

RZ Oponente da Carapuça

Filiação: Fat Ostigoso e Folgada do IguaçúExpositor: Fábio Pedersen RosaDomador: Lindor Collares LuizGinete: Fabrício BarbosaClassificatória: Lages/SC (Média: 18,427)

Sendero Talento

Filiação: Comunista da Boa Vista e Estrela dos Três PastoresExpositor: Marcelo Bonfiglio de BarrosGinete: Cézar Augusto Schell FreireClassificatória: Camaquã/RS (Média: 18,313)

Sendero Tumulto

Filiação: Santa Elba Señuelo e Surpresa dos Três PastoresExpositor: Leonardo Grechi e Frederico S. UllmannDomador: Leonir Melo PintoGinete: Leonir Melo PintoClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 19,951)

TJ Senador da Timbaúva

Trovador Jb de Palermo

Filiação: CRT Guapo e Cacimba do Potreiro da Boa VistaExpositor: Condomínio TrovadorDomador: Juarez MachadoGinete: Jorge Rosas Demiate Jr.Classificatória: Pato Branco/PR (Média: 19,299)Ulisses 350 Maufer

Filiação: Santa Elba Comediante e Imperatriz 06 do MauferExpositor: Ailton Batista dos SantosDomador: Nei Eduardo Rodrigues LimaGinete: Everton de Deus ValimClassificatória: Santa Maria/RS (Média: 19,610)Viragro Rio Tinto

Filiação: CRT Guapo e Respeitosa de Santa AngélicaExpositor: Condomínio Rio TintoDomador: Anderson Luzardo PerezGinete: Daniel Waihrich Marim TeixeiraClassificatória: Vacaria/RS (Média: 21,822)

Yvituhatã Aguacero Adaga

Filiação: Palanquero de Santa Margarida e Katita da LagoaExpositor: Rogério Pereira ÁvilaDomador: Claudio dos SantosGinete: Marcio MacielClassificatória: Esteio/RS (Média: 18,360)

Zaino do Capão Redondo

Filiação: Buenacho 04 do HV (B098594) e Manta do Capão Redon-do (B104685)Expositor: Rafael Nunes RechGinete: Marcelo QuadrosClassificatória: Montevidéu/ROU (Média: 19,610)

Zás-Trás de Santa Edwiges

Filiação: Tañido Redoblado e Lua de Mel de Santa EdwigesExpositor: Sérgio Pedro NeselloDomador: Milton CastroGinete: Garibaldi Maidana FerrazClassificatória: Vacaria/RS (Média: 18,676)

Filiação: Santa Elba Cogollo e Itaperajú BarbudaExpositor: Felipe Takis da CostaDomador: Reinaldo SilveiraGinete: José Fonseca MacedoClassificatória: Uruguaiana/RS (Média: 18,384)

calhau

Page 32: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 33: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 34: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Geral

Ginetes dão lição de cidadania34 Cavalo Crioulo

Agosto de 2010

Curso de três dias reuniu cerca de cem participantes em Bagé/RS; esta foi a segunda edição da atividade idealizada por Zeca Macedo

Flávia (E) foi a única mulher no treinamento

Novos registros

Tânia Cabistany

A segunda edição do Curso Beneficente Ginetes de Ouro, realizada na Associação Rural de Bagé de 23 a 25 de julho, reuniu cem participantes e angariou R$ 20 mil, renda revertida em favor da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. Mais do que os métodos utilizados, os três ginetes vencedores do Freio de Ouro - José Fonseca Macedo (Zeca), Fábio Teixeira da Silveira (Fabinho) e Nei Eduardo Lima (Nei Crioulo) - deram dicas sobre todas as etapas das provas, o treinamento diário e as técnicas empregadas em manobras.

São profissionais com tra-balhos diferenciados, mas com resultados iguais em se tratando de sucesso, o que atraiu novatos e veteranos nos três dias do cur-so organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulosde Bagé (NCCC), com apoio da As-sociação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

“Podemos dizer que foi su-cesso. O primeiro curso foi rea-lizado em Rio Grande e reuniu 70 participantes. Zeca Macedo enxergou em Bagé o potencial

para realizar mais uma edição e na mesma hora abrimos as portas para a realização do evento”, disse o então presidente do NCCC, Ra-fel Pons Suñe. O ginete Marcelo Moglia acompanhou as aulas e ressaltou o excelente trabalho dos instrutores.

A iniciativa solidária partiu de Zeca Macedo, após a vitória em 2007. “Fiz uma promessa de que se eu ganhasse iria doar o prêmio para a Apae. Aí veio a ideia do cur-

so com os Ginetes de Ouro, numa forma de integrar o conhecimento de três pessoas com métodos de trabalho totalmente diferentes e resultados positivos. Isso quebrou o paradigma de conhecimento do Freio de Ouro. Então passamos a ensinar e por uma boa causa”, fri-sou Zeca Macedo.

Fábio Teixeira participou pela primeira vez e falou sobre a im-portância de passar conhecimen-tos sobre como cada um trabalha:

“A gente mostra todas as etapas da prova do Freio de Ouro, desde andadura, de como se apresenta o animal em morfologia, treina-mento diário. Os participantes perguntam e tiram suas dúvidas”. Nei Eduardo Lima é de Bagé, mas trabalha em Cruzeiro do Sul, e re-tornou à terra natal para o curso. “Fiquei muito feliz por ter sido convidado”, salientou.

Casal veio do Rio de Janeiro

O frio e o vento forte não es-pantaram os participantes que estiveram atentos o tempo todo ao que os “mestres” diziam. Cada um do seu jeito, da forma mais descontraída possível, explicou e respondeu dúvidas. Entre o pú-blico estava o casal do Rio do Ja-neiro, Flávia e Luiz Araripe, que mora em uma fazenda em Areal. “Quando soubemos do curso qui-semos vir. Só estou espantada em ser a única mulher. Meu único senão foi esse, pois gostei muito do curso. A gente monta a cavalo todos os dias e quer fazer certo, aprender. E aprender é com eles, ginetes campeões”, afirmou.

Leilão reverterá renda à casa de saúde

O Leilão Raça, uma parceria entre as cabanhas Estância da Li-berdade, Santa Fé e Morro Verde terá um incremento a mais: uma dose extra de solidariedade. Par-te do recurso arrecadado com as vendas será doada ao Hospital Santa Rita, da Santa Casa de Porto Alegre/RS, especializado no trata-mento do câncer.

O remate será realizado no dia 31 de agosto, às 21h, durante a Expointer. Para ajudar o hospital serão comercializadas duas co-berturas - uma de Suprema Atro-pelo e a outra de El Capatacito Griego. “É uma maneira da raça crioula ajudar esta entidade que é referência nacional na área de on-cologia”, diz Evaldo Rosa, titular da Estância da Liberdade.

Além das coberturas, ainda serão arrecadadas doações na entrada do evento possibilitando que todos os participantes con-tribuam com a casa de saúde. Outras informações no site www.remateraca.com.br.

Resenhas Coletivas incentivam novos criadores em solo gaúcho

No mês de julho quatro mu-nicípios gaúchos realizaram re-senhas coletivas, contabilizan-do com os eventos a inclusão de mais 27 animais no registro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.

O primeiro núcleo a promo-ver a resenha e também estre-ando na atividade, foi o de La-vras do Sul, sob a presidência de Gustavo Delabary, que no dia 3 realizou o evento no par-que de exposições do Sindicato Rural.

No dia 24 foi a vez dos mu-nicípios de Alegrete, sob a pre-sidência de Gustavo Schmidt Ribeiro e de Pedro Osório, de Paulo Antônio Velho, promove-rem suas resenhas coletivas.

Encerrando as atividades, o Núcleo de Criadores de Cava-los Crioulos de Santo Antônio

de Patrulha, sob a presidência de Diego Borges Peixoto, pro-moveu a resenha no último dia 28.

Colocando em prática o incentivo aos pequenos criado-res, objetivo da atual diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o técnico Luis Fran-cisco Leite, salienta: “Embora com poucos animais, os novos criadores devem estar organi-zados, ter o registro dos ani-mais em mãos, o comunicado de padreação e o pagamento regularizado, pois só assim po-derão integrar o quadro da en-tidade e participar dos eventos da raça Crioula.

Confira no quadro abai-xo o número de animais e os técnicos responsáveis pelas resenhas.

Dia – município - nº de animais resenhados - técnico3 - Lavras do Sul – 5 - Luis Francisco Leite24 – Alegrete – 6 - Christina Canto Freitas24 - Pedro Osório - 6 - Fernando Drumond de Melo28 – Santo Antonio da Patrulha – dez – Marcelo Montano Coelho

Agenda de rematesAgosto e setembro são meses

importantes para quem compra e vende animais ou coberturas. Confira a agenda que o JCC pre-parou para você e programe-se.

Agosto Dia 22 – Remate Cavalos Crioulos – Esteio/RS, 21h (Crioulo Remates - transmissão Canal Rural)

Dia 26 - São João, Escondida e Rio Bonito – Expointer, 21h (Criou-lo Remates - transmissão Canal Rural)

Dia 27 – BT a marca da função 2010, Expointer, 21h (Premier)

Dia 28 – Santa Angélica – Expoin-ter, 21h (Trajano Silva - transmis-são Canal Rural)

Dia 29 – Carapuça, Mães que va-lem ouro - Expointer, 21h (Pre-mier e Crioulos Remates - trans-missão Canal Rural)

Dia 30 - Infinito – Expointer 2010, 21h – (Trajano Silva - transmissão Canal Rural)

Dia 31 – Santa Fé, Morro Verde e Liberdade, Raça - Expointer 2010, 21h (Trajano Silva - transmissão C2Rural- Web)

SetembroDia 1º - Leilão Divas – Expointer 2010, 21h (Trajano Silva - transmissão Canal Rural)

Dia 4 – Leilão de Cavalos Crioulos, Es-teio/RS (Crioulos Remates)

Dia 4 – Remate Crioulos, Agropecuária Burtet, Parque do Sindicato Rural de Ca-choeira do Sul, 19h

Dia 12 – Leilão cabanhas Garrucho e HB, Esteio/RS (Crioulos Remates)

Dia 17 – Leilão Biriva de Ouro e de Co-berturas, Lagoa Vermelha/RS

Mande sua agenda para o Jornal Cavalo Crioulo até o dia 20 de cada mês pelo e--mail [email protected]

NúmerosEm 9/7, na Repescagem de Es-

teio/RS, o remate da Ribeirão Bonito e Santa Tecla chegou a R$ 541 mil, com a venda de 31 animais. Maior va-lorização: Espora de Santa Angélica, R$ 75 mil. Média geral: R$ 17,4 mil.

No dia 10/7, também na Classifi-catória gaúcha, a Don Teju movimen-tou de R$ 552 mil, com a venda de 43 animais. Maior valorização: Puchaura Encandilada, R$ 41 mil. Média geral: R$ 11,5 mil.

Fotos Alexandre Teixeira

Page 35: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 36: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Geral

Raça estará na Caballiana Fair36 Cavalo Crioulo

Agosto de 2010

Núcleos gaúchos têm novas diretorias

O cavalo Crioulo está com presença garantida em mais um evento que exalta a cultura equina. Entre os dias 14 e 15 de agosto, além de estande da ABCCC, as características da raça Crioula serão apresentadas em uma mesa redonda no Seminário Internacional Caballiana Fair.

Nesta primeira edição, que ocorre no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista, são esperadas cerca de duas mil pessoas. O veterinário e superin-tendente do Serviço de Registros da ABCCC, Gilberto Loureiro de Souza, participará no domingo (14/7) da mesa-redonda intitula-da: Morfologia x Funções, onde serão discutidas as qualidades de cada raça lá presente.

Médicos veterinários, criado-res do mercado nacional e inter-nacional, cavaleiros, treinadores, profissionais das diferentes áreas ligadas à equideocultura e aman-tes do mundo equestre, estarão compartilhando experiências e discutindo possibilidades e ten-dências na criação de cavalos.

A Caballiana, embora sem a presença de animais, é também uma oportunidade de negócios e

Nos últimos dois meses pelo menos cinco núcleos do Rio Grande do Sul tiveram mudan-ças na diretoria. A grande novi-dade foi a entidade bageense que pela primeira vez, em mais de 30 anos, passa a contar com uma mulher à frente da condução das atividades. O Núcleo de Pinheiro Machado empossou seus gesto-res em janeiro, mas assim como os demais você acompanha na sequência quem são os presi-dentes e vice-presidentes dessas entidades. A nominata comple-ta está disponível no site www.abccc.com.br.

SantiagoO médico Cristiano Weber

da Silva tomou posse como pre-sidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santia-go/RS no dia 5 de julho, na sede do Sindicato Rural de Santiago. Natural de Cruz Alta/RS, Silva assume a unidade em sucessão a Fernando Borges Lorenzini,

com mandato de dois anos. Seu vice é Lúcio Rigon Stacowski.

Dia 8 de outubro a ideia é promover a 17ª Noite do Cavalo Crioulo, com um jantar show e leilão de animais, além de um leilão de coberturas em bene-fício do núcleo. A verba será usada para a construção da sede própria da entidade.

Serão 11 coberturas, sendo uma de cada um dos seguintes animais: Regalo da Itaó, Desafio de Santa Edwiges, Lugano do In-finito, Pergaminho AA, Triunfo do Purunã, Alto Astral de Santa Edwiges, Festejo de Santa Edwi-ges, Nem te Conto da Escondi-da, BT Lírio, BT Rojão e Hijo Bueno da Reconquista.

SoledadeNo último dia 6 de junho,

a nova diretoria do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Soledade assumiu a unidade pela gestão 2010/2012. Na oca-sião, tomaram posse o presiden-te Hugo de Vasconcellos Neto, os vices, Josiano Garcia da Silva e Douglas Moraes Pinto, além de secretários, tesoureiros, di-retores de provas, comissões e conselho fiscal.

Uruguaiana

Em assembleia realizada no dia 12 de julho, na Casa do Cavalo, no Parque da Agríco-la e Pastoril de Uruguaiana/RS, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea (NFBT) empossou a nova diretoria para o exercício 2010/11. Encabeça a chapa o criador Ângelo Antônio Martins Bastos, que substitui o ex-presi-dente Sandro Fonseca Amaral. O primeiro-vice-presidente é Luiz Martins Bastos Neto.

A ideia do presidente em-possado é dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo reali-zados desde que a ala mais jo-vem começou a ditar os rumos do Núcleo. O grupo já começa a organizar a credenciadora de inéditos, prevista para março de 2011 e que promete grande premiações.

Bagé Pela primeira vez, uma mu-

lher assume a principal cadeira do Núcleo de Criadores de Ca-valos Crioulos de Bagé. A posse da nova diretoria ocorreu no dia 24 de julho. Roberta Cachapuz Moglia, da Cabanha Cala Bassa assumiu a presidência da entida-de pelo período 2010/2011. Ela sucede a Rafael Pons Suñe. Os vices-presidentes são Alexandre

Pons Suñe e José Francisco Pe-reira de Moura.

Para Roberta, ser mulher ou ser homem não é o mais impor-tante, mas sim, que o presidente seja alguém que viva no meio equestre e goste. “O núcleo é uma extensão do nosso traba-lho no dia a dia. A gente sabe da responsabilidade, pela tradição do núcleo de Bagé. Felizmen-te, contamos com o apoio das pessoas que já nos conhecem”, afirmou.

Roberta é a pioneira no núcleo bageense

Cerca de duas mil pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais das características morfológicas e funcionais do cavalo Crioulo; representante da ABCCC participará de debates

Alexandre Teixeira

uma credenciadora de inéditos, em outubro.

Pedro OsórioO médico veterinário Paulo

Antônio Petersen Velho foi re-eleito presidente do NCCC de Pedro Osório, seu vice é Stefano Marine, secretário Alexandre Rodrigues, tesoureiro Everton Vellar Araújo e diretor de provas Marcos Madruga.

Nos projetos para este ano a diretoria realizará a 8ª Exposi-ção do Núcleo, no mês de outu-bro. Na oportunidade ocorrerá Concentração de Machos (dia 22), Exposição Morfológica (dia 23), Prova de Potros de 21 Dias e Paleteada (dia 24). Também fará parte do evento, gineteada em bovinos nos dias 23 e 24 à noite.

Pinheiro Machado O Núcleo Zona Sul de Criado-

res de Cavalos Crioulos reuniu seus sócios em Pinheiro Macha-do, no dia 22 de julho e na opor-tunidade aproveitou para enviar à ABCCC seu novo quadro dire-tivo eleito em janeiro. Responde pela presidência Maurício Dias de Oliveira. A vice-presidência está a cargo de Rodrigo Barão.

trantes internacionais como David Evans (Austrália), Jack Snyder (Estados Unidos) e José Alberto Garcia Liñero (Argentina).

Mais informações sobre o evento e inscrições no site www.caballiana.com.br.

exposição de marcas. No evento, além de patrocinadores, empre-sas estarão expondo as novidades de produtos e serviços voltados ao cavalo.

O seminário conta com pales-tras divididas entre três grandes

grupos: Proprietários, Profissio-nais do Cavalo e Comercial, Ad-ministrativo e Marketing.

Eventos paralelosParalelo ao Cabaliana Fair ocor-

rerá ainda o VI Congresso Interna-cional de Medicina Veterinária da Federação Equestre Internacional (FEI) e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o maior evento de Medicina Veterinária equina do Brasil, com a presença de pales-

Entre as primeiras iniciati-vas da nova gestão estão a rea-tivação das reuniões semanais, o planejamento do desfile de 20 de setembro com almoço e Cam-pereada e ainda a promoção de

Divulgação

Page 37: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Geral 37Cavalo CriouloAgosto de 2010

Leonardo fotografou ao lado de seu cavalo

Novo núcleoCriadores de Cascavel/PR projetam ins-tituir um núcleo naquele município. O encontro previsto para ter acontecido no dia 19 de julho, na Sociedade Rural de Cascavel, foi adiado em razão de fortes chuvas. A nova data ainda não foi definida, mas deverá ocorrer ain-da este ano. O convite aos crioulistas da região foi feito pelo criador Evaldo Taborda, da Cabanha Santa Luzia do Imbuial, de Curitiba/PR.

Mural

Uma nova opção de leitura e fonte de informações sobre o universo Crioulo chegará às bancas ainda este mês, a revista Horse Crioulos. Em julho quem levou, de carona, o cavalo crioulo para a capa da revista Contigo foi o ator global, Leonardo Machado.

A Horse Crioulos surge como uma edição totalmente voltada à raça, que circulará em todo o território nacional como suplemento especial da publi-cação de conteúdo focado no mercado equestre brasileiro. O trabalho foi idealizado em par-ceria com ABCCC, com o obje-tivo de dar visibilidade nacional a todo o potencial da raça, tanto na sua maior e mais tradicional prova, o Freio de Ouro, quanto à expressiva projeção que vem conquistando em outras modali-dades, como rédeas, team pean-ning e vaquejadas, entre outras.

Nesta primeira edição, além dos 20 mil exemplares que es-tarão nas bancas, mais três mil

Na mídia nacional

serão distribuídos durante a Ex-pointer 2010. Para o editor da revista, Marcelo Mastrobuono, a iniciativa pretende atender à crescente demanda por informa-ções sobre a raça. “O principal objetivo dessa nova publicação é aproveitar esse novo e bom momento que o Crioulo está vi-vendo”, disse.

Ator destaca cavalo Crioulo

A paixão e a identificação do ator gaúcho Leonardo Ma-chado com os cavalos da raça Crioula falaram mais alto na hora de apresentar um pouco do seu cotidiano, quando não está nos sets e estúdios de filmagem. Aos 33 anos, Ma-chado, que já ganhou de um Kikito no Festival de Grama-do e atualmente interpreta o juiz Célio Rocha no seriado Na Forma da Lei, da Rede Globo. Na revista ele aparece ao lado de RZ Sanguinário da Carapuça.

Na matéria, feita em seu sítio na cidade de Triunfo/RS, o ator garante que, apesar do nome, o cavalo é bastante dó-cil. Machado fez questão de frisar que o zaino, filho de BT Lamborguine e RZ Inclusion, está classificado para a Expo-sição Morfológica da raça, em Esteio/RS.

Credenciadora O Núcleo de Lagoa Vermelha/RS pro-move entre os dias 16 e 19 de setem-bro a 9ª Feira do Cavalo Crioulo e 4ª Credenciadora ao Freio de Ouro 2011. A programação inicia no dia 16 com Con-centração de Machos. Na noite do dia 17, a diretoria do núcleo promoverá o 4º Leilão Biriva de Ouro e de Coberturas, em prol do NBCCC. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones (54) 9604 9803, com Rodrigo e (54) 9978-1725, com Demetrio.

RedomãoO Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria/RS convida para a prova de potros de Redomão de 21 dias. Será no dia 17 de outubro, às 14hs, dentro da programação oficial de 43ª Expofeira do município. Haverá pre-miação de R$ 2 mil até o quarto lugar.

Dia de CampoO município de Bagé/RS sediará no dia 25 de setembro, às 10h, na Estância Caneleira, o Dia de Campo do Remate Têmpera Crioula 2010. Durante o dia serão mostrados alguns dos animais que formam o plantel das cabanhas Campana e Cala Bassa tendo destaque os premiados e as novas produções do ano. Informações no site: www.tempe-racrioula.com.br.

Reprodução

EnduroNo dia 14 de agosto, em Pelotas/RS, ocorre mais uma prova de enduro . O evento acontece na Costa do Abo-lengo, a cerca de dez quilômetros do centro da Cidade, na propriedade de Diego Marschal, às margens do ar-roio Pelotas. Um local histórico, que abrigou uma antiga charqueada do município. Mais informações pelo e--mail [email protected] ou pelo telefone (53) 3303-2230.

RodeioDe 9 a 12 de setembro Lages/SC se-diará o 2º Rodeio da Integração e o 1º Leilão Laço da Integração. Serão distribuídos mais de R$ 50 mil em prêmios.

Page 38: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 39: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Geral 39Cavalo CriouloAgosto de 2010

Nascem atletas em outro esporte

Douglas Saraiva

“Liquidei todo o plantel que tinha antes para passar ao Crioulo”, conta o advogado Marcelo Rodrigues Sérgio, de Teresina/PI, que recebeu no começo de maio o gateado Pura Pinta do Infinito, filho de Cônsuelo do Infinito e Heaven do Infinito. Ele faz parte do grupo que integra o Projeto Vaquejadas desenvolvido pela ABCCC.

Assim como Sérgio, que adqui-riu quatro matrizes e um macho, o consultor José Eugênio Alves de Oliveira, o popular Zeca Diabo de Caicó/RN, também foi fisgado pelo “pequeno grande cavalo”. O animal escolhido por ele foi o gate-ado Querendão do Itapevy, filho de La Esperanza Borron e Guana do Itapevy. “Ele é inteiro e está fazen-do muito sucesso, já ganhou oito prêmios na esteira. Estou muito satisfeito”, orgulha-se.

Zeca destacou a força e a re-sistência do animal como suas principais características. “Ele não

cansa. Em uma corrida ele bateu esteira em 12 parelhas e não desa-nimou. As pessoas ficaram loucas com ele e muita gente queria com-prá-lo. Mas, esse eu não vendo.”

O criador também recebeu do projeto mais um cavalo Crioulo e pretende passar a competir so-mente com animais da raça. “Este já está puxando na esteira e vai dar muito bom também. Tenho um treinador trabalhando direto com eles e quero fazer uma parelha só com Crioulo.”

Um mercado para diferentes segmentos

As vaquejadas movimentam um mercado extremamente con-sumidor que vem em crescente evolução. “Temos acompanhado um aumento significativo no envio de animais para o nordeste, após o projeto da ABCCC. Só nós já en-viamos três caminhões de cavalos”, descreveu Gabriel Lappe, da Trans-

lappe, transportadora responsável pelo deslocamento dos animais. “Estamos apostando no crescimen-to desse mercado e vamos investir na compra de mais caminhões.”

Para o técnico da ABCCC no Tocantins, Romeu Koch a raça reúne todos os atributos para se consolidar naquele esporte e na região. “As pessoas admiram mui-to a coragem e aptidão vaqueira do Crioulo. Estão bastante surpresos e muito satisfeitos com o desempe-nho dos animais.”

Esporte atrativo em função e em cifras

No Rio Grande do Norte, no Ceará, em Pernambuco e no Piauí a vaquejada tornou-se a maior atra-ção funcional de equinos e movi-menta cerca de cinco provas por fi-nal de semana, com premiações de até R$ 100 mil. O esporte formou um grande mercado na região e vem ganhando novos adeptos e ad-miradores a cada dia.

A prova, ainda sem regras ofi-ciais, consiste basicamente em conduzir e derrubar o boi com a

puxada de rabo. Os vaqueiros são chamados de Esteira, aquele que dá o suporte no percurso, e Puxa-dor, que é quem recebe o rabo da mão do ginete Esteira e, agarrado ao pescoço do cavalo, puxa o rabo do boi - que deve cair dentro de um espaço delimitado da pista com as quatro patas para o alto, para que seja contabilizado o ponto.

O projeto realizado pela Associação

Atenta à evolução e ao sucesso das competições, a ABCCC deci-diu apostar na força, na inteligên-cia e na adaptabilidade dos seus cavalos para ingressar no esporte, no qual predominam animais da raça Quarto de Milha.

A resistência, a versatilidade e a predisposição funcional dos ca-valos Crioulos foram apresentadas a criadores e competidores da re-gião em iniciativa inédita, realizada durante o Bocal de Ouro, em abril. O primeiro passo foi o envio de 25 animais a 18 proprietários selecio-nados para treinamento e adequa-ção às vaquejadas.

Há 60 dias Macanudo ICO (E) e Macanudo da Sanga da Saudade (D) treinam para as vaquejadas; na foto Romeu Koch testa a derrubada do boi

Querendão do Itapevy (E) já ganhou oito prêmios fazendo esteira

Fotos: Aluíso Alves

Page 40: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 41: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 42: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Eventos

Na marcha elas chegaram na ponta42 Cavalo Crioulo

Agosto de 2010

Última largada da prova máxima de resistência, ocorrida em Dom Pedrito/RS, foi com pista molhada e muita chuva; dos 21 que iniciaram a prova, apenas dez concluíram os 750 quilômetros

Para alegria do ginete Linomar Faria Machado e do criador, José Carlos Machado Affonso, a égua Roberta da Bandeira foi a grande vencedoraClassificação na página 44 >

Nívea Bilhalva Oliveira

O município de Dom Pedrito/RS, sediou entre os dias 4 e 18 de julho, a 10ª Marcha da Integração. Vinte e um animais deram início a esta que é a maior prova de resistência equina do mundo, mas apenas dez concluíram, abaixo de muita chuva e com muito barro nas patas, os 750 quilômetros. A égua Roberta da Bandeira fez o menor tempo e conquistou a primeira colocação.

A grande novidade desta edi-ção foi o ponto de partida, que pela primeira vez foi da Estação Experimental da Fundação Esta-dual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), localizada a 12 qui-lômetros do centro da cidade. Conforme Filipe Fialho Gomes, presidente do núcleo pedritense, o local é maior e tem mais ofer-ta de pasto. Tradicionalmente as largadas eram do Parque do Sin-dicato Rural.

A admissão dos animais ficou a cargo do técnico da ABCCC, Ri-cardo Torres. Antes da provas os cavalos ficaram concentrados na Cabanha Santa Delfina, de Can-dido de Godoy Dias. Já o julga-mento e a avaliação dos animais couberam a Mário Móglia Suñe.

Fêmeas levam a melhor na disputa

A grande vencedora da Mar-cha da Integração, a gateada rosi-lha, de oito anos, Roberta da Ban-deira é filha de Falcão da Tradição e Diana da Bandeira, do criador

José Carlos Machado Affonso, da Estância Bandeira, de Jaguarão/RS, montada por Linomar Faria Machado. O tempo que Roberta levou para completar a prova, du-rante 15 dias, foi de 67 horas, 14 minutos e 15 segundos.

Tanto para o proprietário como para o ginete, a vitória de Roberta foi muito especial, pois foi a primeira vez que ambos co-

memoraram a conquista. Machado, de 34 anos, partici-

pa das marchas de resistência há 12 anos e para ele não existe pro-va fácil. “Na etapa final a chuva e o barro tornaram a pista pesada para os animais correrem. Como a égua já vinha sendo bem prepa-rada, com um treinamento diário de 40 quilômetros, conseguimos manter um bom tempo e vencer

a prova”, conta o ginete.Para o filho do proprietário de

Roberta, João Affonso, a coloca-ção representa uma grande vitó-ria. “Dos 18 anos que corremos a marcha, esta foi a primeira vez que conquistamos a premiação geral, assim como a vitória na pe-núltima etapa livre da prova”.

Com uma diferença de cinco minutos e 11 segundos, em rela-ção à vencedora, Ocasião da Sá Brito ficou com o segundo lugar na classificação geral e primeiro na categoria de éguas até sete anos. A égua é propriedade de Parceria Rural Adolpho Guerra Gomes e Filhos, Estância Sá Bri-to, de Alegrete/RS.

Como se fosse o primeiro colocado

Mesmo tendo chegado por último, Luís Fernando Leon Pe-reira, participou pela primeira vez de uma marcha de resistên-cia, montando Tape Golpeadora. “Meu objetivo era cumprir a pro-va, pois dos 21 animais que inicia-ram a marcha, só dez chegaram ao final, então para mim, esta décima posição é tão importante quanto o primeiro lugar, visto o objetivo que a prova busca”.

Durante a entrega de prêmios o vice-presidente da ABCCC, Fre-derico Wolf e também presidente do Sindicato Rural de Dom Pedri-to, lembrou a importância da pro-

va para a raça crioula. “A marcha de resistência pode ser chamada também de Freio da Resistência, pois a diretoria da ABCCC valori-za da mesma forma que o Freio de Ouro, sendo dado inclusive o mesmo aporte financeiro para ambas as provas”, lembrou.

João Alberto Dutra da Silveira, diretor da Comissão de Marchas de Resistência da ABCCC, desde 1981, aproveitou a ocasião para antecipar sua despedida do car-go. “Acredito que já dei minha colaboração. A partir de agora me sinto no direito de me aposentar”, comentou João Alberto, ao infor-mar que o novo presidente da Comissão de Marchas da futura gestão será Paulo Gomes Móglia, de Bagé/RS.

Antidoping. No dia 29 de ju-lho o Jóquei Clube Brasileiro emitiu o resultado da coleta feita, de forma aleatória, em cinco dos animais participantes. Confor-me o laudo nenhuma substância proibida foi encontrada.

HomenagemDurante o evento ginetes,

criadores e apreciadores da mar-cha de resistência prestaram uma homenagem em memória a Flávio Krebs, um dos grandes incentiva-dores da Marcha da Integração, falecido recentemente.

Fotos Nívea Bilhalva Oliveira

Page 43: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 44: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Eventos44 Cavalo CriouloAgosto de 2010

Raçudo do Rincão dos Xucros (E) e Ocasião da Sá Brito (D) na corrida final, que garantiu a ambos o primeiro lugar em suas categorias

Sudoeste do Paraná realiza o primeiro evento da raça CrioulaCriadores da região sudoeste

do Paraná organizaram no dia 31, em Palmas/PR, o primeiro Tiro de Laço Crioulo. O evento ocor-reu simultaneamente com a final da primeira Copa de Inverno do Cavalo Crioulo e a primeira Con-centração de Machos. A respon-sabilidade técnica dos eventos ficou a cargo de Jorge Aginelo do Nascimento.

Durante a Concentração foram marcados seis animais, sendo dois de Araucária/PR, um de Abelardo Luz/SC e três de Palmas/PR. Um grande nú-mero de apaixonados pela raça crioula circulou pelo CTG Cam-

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé/RS realizou no dia 25 de julho, no parque de exposições Visconde Ribeiro de Magalhães, a penúlti-ma etapa classificatória da prova de Campereada.

Participaram da seletiva oito duplas, sendo avaliadas por Maurício Machado e Eduardo Costa. O técnico responsável pelo evento foi Alexandre Pons Suñe.

A grande final acontece dia 2 de setembro às 9h30min, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, onde os 20 trios que alcançaram os me-lhores tempos durante as 18 eta-pas realizadas no ciclo disputam novamente para saber quem são os melhores.

Confira a classificação1° lugarSergio Augusto Giorgis, com Piraí 1.511 do Candidato, Rodrigo Gior-gis, com Chamullenta Cala Bassa, Marcelo Moglia Fantasia Cala BassaNúmero de bois: 3Tempo: 0, 46¨68

2° lugar Sergio Augusto Ferraz, com Repin-tura das Três EstânciasMarcelo Moglia, com Capanegra Desayuno, Altamir Cardoso, com Irio Tupambae Número de bois: 3Tempo: 0,536¨233° lugarSolimar Munhoz, com Ketacada Tupambae, José Francisco Moura,

com Capanegra Desayuno, Rafael Pons Suñe, com Irio TupambaéNúmero de bois: 3Tempo: 1,19¨13

4° lugarAnderson Peres, com Respeitada da República, Aluizio Peres, com Laçador Taquari, Carlos Souza, com Maquena Guin-do SantoNúmero de bois: 3Tempo: 1,256¨06

5° LugarPedro Moglia, com Campana Sul-do Lindo, Ivoni Pinto, com Campa-na Silêncio, Big, com Moda CoralNúmero de bois: 3Tempo: 1,29¨09

6° LugarGustavo Martins, com Tropa Larga G do Camboim, Pedro Moglia, com Baderna Milico, Ivoni Pinto, com Envocado ChicoNúmero de bois: 3Tempo: 1,36¨46

7° LugarRafael Pons Suñe, com Consuelo da Camila, Solimar Munhoz, com Incrível Tu-pampaé, Calos Souza, com Três Caros Recuerdo da 27Número de bois:3Tempo: 2,07¨45

8° LugarRicardo Lima, com Abadia Cala Bassa, Paulo Moglia, com Firmeza 1664 do Canditado, Eduardo Suñe, com Del Paye El PayucaNúmero de bois: nenhumTempo: zero

Bagé fez a penúltima seletiva de Campereada

Resultados da 10ª Marcha da Integração

pos de Palmas, para assistir à prova de Tiro de Laço, que teve como jurados João Francisco Tavares Reis e Pedro Henrique Fistarol.

A disputa contou com a pre-sença de 38 duplas, número este, que de acordo com Luiz Henri-que Ribas, organizador do even-to, já era esperado. “Para reunir este grande número de partici-pantes tivemos o apoio do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Pato Branco”. O primeiro co-locado recebeu um prêmio de R$ 1 mil, o segundo de R$ 500,00 e os classificados até o décimo lu-gar, receberam troféu.

Resultado1º lugar: Chalana da Rio Bonito, gi-nete Tairone Bodanese e Peleador do Vale da Canoinha, ginete Albari da Silva

2º lugar: Los Pealos Aduana, ginete Júnior Papini e Tulipa da Renascen-ça, ginete Mateus Barreta

3º lugar: Tabuleiro I Aí Veremos, gi-nete: Timóteo Ziguer e Quebrante do Usupá, ginete: Marcos Adoni

4º lugar: DP Amarelinha, ginete: Guilherme Cavacini e NZ Ibirapuitã, ginete Kauê Ghelen

5º lugar: Relíquia do Usupá, ginete: Kauê Ghelen e San Lorenzo Ama-nhecida, ginete: Fábio Taques da Cruz

6º lugar: Bracatinga da São João Bento, ginete: André Pizon e Fuzar-ca da Caunina, ginete: Ronovaldo dos Santos

7º lugar: Querência do Itapevi, gine-te: Gabriel Zilio e Baluarte da Toazza, ginete: Juliano Madalosso

8º lugar: Santa Tecla 16 Chamarita, ginete: José Rocha Bello Neto e San-ta Tecla 23 Chinoca, ginete: Eduardo Papini

9º lugar: Santa Tecla Delicada, gine-te: Antenor Silva e Alegria do Rosal, ginete: Edivaldo dos Santos

10º lugar: Benzedeira do Quartel Mestre, ginete: Rafael Grit e Butiá White Horse, ginete: Vilmar Cunha

11º lugar: Rodilha da Terra Preta, gi-nete: Antenor Silva e Dadiva da Guer-ra, ginete: Edivaldo dos Santos

12º lugar: Nonito Tupambaé, ginete: Antônio Alceu Loyola de Araújo Filho e Brisa do Rincão da Cadeia, ginete: Luís Fernando Tonial

Selo de raça: Nomito Tupambaé, de Antônio Alceu Loyola de Araújo Filho

ClassificaçãoÉguas acima de sete anos1º Lugar e melhores aprumosRoberta da Bandeira, de José Carlos Machado Affonso, da Estância Ban-deira, de Jaguarão/RS. 67:14:15

2º Lugar e melhor lomboEsmeralda do Rincão da Querência, de Luis Cézar Silva Rodrigues, Sítio Querência, Aceguá/RS. 68:27:00

3º LugarLança da Diamantina, de Sérgio Ulis-ses Nogueira de Oliveira, Estância Diamantina, Alegrete/RS. 68:48:00

4º LugarElga dos Fresnos, de Ana Maria Se-vero Gomes, Cabanha Santa Adélia, Dom Pedrito/RS. 69:13:39

5º LugarCarioca Jac II, de João Antônio Bor-

ges da Cunha, Estância Vista Ale-gre, Santana do Livramento/RS. 69:27:37

6º LugarTape Golpeadora, de Luis Fernando Leon Pereira, Cabanha Redomão, Dom Pedrito/RS. 69:47:49

Éguas até sete anos1º Lugar, Selo de Raça e melhor condição de seguir marchandoOcasião da Sá Brito, de Parceria Ru-ral Adolpho Guerra Gomes e Filhos, Estância Sá Brito, de Alegrete/RS. 67:19:26

2º LugarMadrugada Ico, de Frederico Wolf, Cabanha São Desso, Dom Pedrito/RS. 68:50:13

Castrados1º Lugar

Raçudo do Rincão dos Xucros, de Cond. Irmãos Zambrano, Cabanha Rincão dos Xucros, Rosário do Sul/RS. 67:27:00

2º LugarPlínio do Cinco Salsos, de Luis César Silva Rodrigues, Sítio Querência, Aceguá/RS. 68:18:51

Prêmios especiaisMelhor ginete (escolhido pela Comissão da Marcha): Linomar Faria Machado

Melhor companheiro (escolhi-do pelos ginetes): Tio Ivo

Foto Nívea Bilhalva Oliveira

Page 45: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 46: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Eventos

Novos troféus à raça46 Cavalo Crioulo

Agosto de 2010

Com Las Callanas Julito, Gabriel Diano, venceu duas categorias do Potro do Futuro

De volta a Porto Alegre/RS, o treinador Gabriel Diano, colocou mais três troféus em sua galeria de prêmios. Desta vez as taças foram obtidas na maior prova de rédeas, promovida pela Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), o 21º Potro do Futuro e 19º Campeonato Nacional de Rédeas.

Entre os 71 participantes de diversas raças equinas, Diano conquistou com dois crioulos, três prêmios. Com Las Callanas Julito, de Gonzalo Vial Concha, além de Campeão Potro do Futuro cate-goria Aberta Light, foi reservado campeão categoria Aberta. Mon-tando Impulso Mapocho, de Sér-gio Santos Sant’Anna e Filhas ele conquistou a premiação de cam-peão na categoria Aberta Light.

O evento ocorreu entre os dias 28 e 31 de julho e 1º de agosto, na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal/SP. Conforme Gabriel esta é a prova mais impor-tante da modalidade, pois só con-correm animais de três anos e 11 meses. “Ela pode ser comparada ao Bocal de Ouro, onde só com-petem animais jovens e inéditos”,

No dia 17 de julho, o centro Nossa Querência, no bairro Belém Novo em Porto Alegre/RS, recebeu os candidatos às últimas vagas da competição fi-nal de Rédeas da ABCCC, que ocorrerá nos dias 29 e 31 de agosto, durante a Expointer em Esteio/RS. A seletiva encerrou o ciclo 2009/2010 da modalida-de e os finalistas integram ago-ra a relação dos 20 habilitados à final, nas categorias Aberta e Amador.

A etapa da capital gaúcha ocorreu paralela à I Taça Asso-ciação Gaúcha de Cavalos de Ré-deas (AGCR) e abriu seis vagas divididas entre as respectivas categorias, com três classifica-dos em cada uma. A todo foram 24 concorrentes, 16 na categoria Aberto e oito na Amador.

A atividade contou com com-petidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. O juiz foi Nelson Woody. Segundo ele as apresentações tiveram nível uni-forme, com muita regularidade entre os animais, o que alimenta ainda mais as boas expectativas

Porto Alegre/RS encerra classificatória de rédeas

explica. Na opinião de Diano a raça

Crioula se saiu muito bem, já que a segunda e a quarta maior nota da prova foi conquistada pelos crioulos. “Houve a participação de animais de outras raças importa-dos exclusivamente para realizar a prova e nem assim conseguiram bater a funcionalidade do Criou-lo, que mesmo ainda sem uma seleção genética específica para as provas de rédeas já consegue

Os classificados: Categoria Aberta

1º Lugar: Kalunga da Felicidade proprietário Thor Construtora, Nova Lima/MG, cavaleiro Brandt Veppo, nota: 72,5

2º Lugar: Milonga do 38 proprietário Cabanha do 38, Arroio Teixeira/RS, cavaleiro Antônio Cor-rea, nota: 71,5

2º Lugar: Jacaranda Negritto proprietário Cabanha El Huaso, Via-mão/RS, cavaleiro Gilson Vendrame, nota: 71,5

Categoria Amador

1º Lugar: Veridiana São Pedro proprietário Joana Azevedo, Porto Alegre/RS, cavaleiro: Joana Azevedo,

nota: 70

2º Lugar: Dom Juan proprietário e cavaleiro Rafael Xavier, Porto Alegre/RS, nota: 69,5

3º Lugar: PO Ondurraga proprietário Cabanha Marca dos San-tos, Viamão/RS, cavaleiro Jonathan dos Santos, nota: 67,5

Foto Adillson Silva/Foto Perigoem relação à grande final.

obter títulos inéditos”, aponta o treinador.

Os juízes que avaliaram os animais foram quatro brasileiros, sendo eles: Luís Paulo Ramos, Leonardo Feitosa Marinho, Jean Clanei Guimarães, Wadson Lan-der e o americano Allen Mitchels. Por ser o evento de encerramento do ano hípico, os organizadores do evento distribuíram aos par-ticipantes uma premiação de R$ 150 mil.

`

Page 47: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 48: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Eventos

Esteio seleciona para a final do La Rienda

48 Cavalo CriouloAgosto de 2010

A quarta etapa Classificatória do Movimiento La Rienda ocorreu em Esteio/RS. Cinco conjuntos participaram da prova no final da tarde de 9 de julho. Todos os participantes carimbaram o passaporte para a final do I Campeonato Nacional, que ocorrerá no dia 3 de setembro na Expointer 2010.

“Estou surpreso com a qualida-de de prova”, disse o argentino Luis Bustos, responsável pelo julgamen-to da etapa ao ser questionado so-bre o desempenho de animais e dos ginetes durante a seletiva.

Consolidada há muitos anos na Argentina, lá o Movimiento La Rienda mobiliza cerca de 300 con-juntos todos os anos. Por aqui, no circuito brasileiro, ainda soa como novidade. Conforme Bustos a pro-va está calçada nos pilares da equi-tação clássica e pode servir de base para outras provas. O jurado su-

gere, inclusive, que as técnicas do Movimiento La Rienda possam ser

Vinte e cinco conjuntos devem se enfrentar em Esteio durante o I Campeonato Brasileiro de Mo-vimiento La Rienda. O grande vencedor sairá de carro zero da Expointer 2010. Os cinco últimos classificados foram conhecidos no dia 25 de julho, em Bagé/RS, quan-do ocorreu a quinta e última classi-ficatória deste ciclo.

Organizado pelo Núcleo de de Bagé, a seletiva ocorreu no parque de exposições daquele município. Na ocasião 12 conjuntos disputa-ram vaga em busca da premiação final que será um carro zero qui-lômetro, oferecido pelos criadores Oswaldo e Renato Vacinaletti, da cabanha Mapuche, de Pomerode/SC.

Definida como uma prova ri-gorosamente técnica e mãe para outras disciplinas, devido a sua consistência proporcionada ao ca-valo de conseguir avançar em qual-quer direção, o jurado Juan Cruz Amestoy selecionou os melhores animais.

A supervisão técnica do even-to ficou com Gilberto Loureiro de Souza. Ao longo do ciclo 2010

foram realizadas cinco seletivas: Bocal de Ouro, em Esteio/RS, se-lecionando três conjuntos; Bagé/RS, que apontou quatro conjuntos; Pomerode/SC, onde foram selecio-nados cinco; Esteio/RS que definiu outros cinco finalistas e a última, novamente em Bagé, que confir-mou mais cinco participantes.

Os classificados1º Lugar

Maquena Guindo Santo, com Carlos Loureiro, 49.5 pontos

2º lugar

Fantasia Cala Bassa, com Sergio Au-gusto Ferraz, 48 pontos

3º lugar

Repintura das Três Estância, com Ale-xandre Suñe, 45 pontos

4º lugar

Campana Sueldo Lindo, com Pedro Moglia, 45 pontos

5º lugar

Campana Silencio , com Pedro Mo-glia, 44 pontos

Bagé faz a última seletiva antes da grande final

Melodia da Oca obteve 54 pontos e ficou com o primeiro lugar

Confira os classificados

usadas como mais uma forma de preparação ao Freio de Ouro.

go Orguissa/49 pontos4º lugarMoicano da Oca - Jadir Vieira/43,5 pontos5º lugarSr Dal Molin - ginete: Miguel Voss/40 pontos

1º lugarMelodia da Oca - ginete: Ronaldo Kreush/54 pontos2º lugarBruxo da Vila Verde - ginete: Alexan-dre Hardt/52 pontos3º lugarNamorado da Biguaçu - ginete: Dio-

Page 49: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 50: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 51: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Eventos

Final de julho foi voltado ao laço

Em Arroio do Sal/RS participaram do Crioulaço 27 duplas, sendo que oito garantiram vagas para a final que acontece em janeiro de 2011

51Cavalo CriouloAgosto de 2010

Quando as porteiras do Caverá Country Park se abriram, entre os dias 29 e 31 de julho, todos os olhares se voltaram para a raça Crioula. O primeiro evento que integrou a programação campeira do 7º Rodeio Internacional Crioulos do Caverá, em Araranguá/SC, foi a Concentração de Cavalos Crioulos, onde foi dado o registro definitivo a 21 animais, sob o crivo do inspetor técnico Fernando Drummond de Melo.

Na avaliação do técnico, “o nível esteve bastante alto. Essa foi a maior concentração de cava-los em uma inspeção nos últimos tempos”, comentou Drumond. Para Volnei Felisberto, presiden-te do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sul Catarinense (NCCCSC), o evento foi uma boa oportunidade para receber criado-res da raça crioula na região.

Crioulaço. No dia 30 foi a vez dos adeptos da prova de Tiro de Laço atrair a atenção dos presentes no Rodeio Internacional Crioulos do Caverá, que integrou também na programação a 5ª Festa Nacio-

nal da Costela, a 7ª Expoagro e o 2º Leilão Crioulos do Caverá e Con-vidados. Participaram da prova 50 duplas, 15 foram classificadas. Araranguá também teve exposição morfológica, cuja cobertura você acompanha na página 22.

O parque de eventos munici-pal da cidade de Arroio do Sal, no litoral norte do Rio Grande do Sul, recebeu 27 duplas da região no domingo, dia 1º de agosto,

A relação das 15 duplas classificadas em Araranguá e das oito em Arroio do Sal você confere através do por-

tal da ABCCC, no site Tiro de Laço

Foto: Henrique Vicente

Arroio do Sal/RS em mais uma etapa classificató-ria à Final Nacional de Laço. Na ocasião, oito garantiram vaga na finalíssima da modalidade, em prova bastante disputada.

O Crioulaço teve início às 8h e, à tarde, a partir das 13h, fo-

ram disputadas as provas da mo-dalidade Laço Aberto. Apesar do mau tempo e da chuva no início da manhã, os competidores de-monstraram bom desempenho nas armadas. Os conjuntos habi-litados agora integram a relação de finalistas que disputarão o laço de ouro em Esteio/RS, no mês de janeiro.

As provas de Tiro de Laço ocorreram em paralelo à Expo-sição Morfológica da raça (mais detalhes na página 24), e den-tro da programação da 9ª Festa do Peixe, evento tradicional do município. A iniciativa foi do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte e con-tou com a supervisão do técnico da ABCCC, Ricardo Guazzelli Martins. Confira abaixo as oito duplas classificadas.

Page 52: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 53: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010

Gente 53Cavalo CriouloAgosto de 2010

Foram cinco dias de sol e muita gente bonita circulando na Granja do Torto, em Brasília/DF. A última Classificatória do ciclo 2010, realizada entre os dias 14 e 18, reuniu nomes tradicionais da raça crioula, mas também as futuras gerações de crioulistas.

O presidente da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, Haroldo Siqueira

Leonetti, reuniu o grupo de trabalho para eternizar o importante momento

da raça no planalto central

Os criadores de Ribeirão Preto, Onécio Prado e Carla Musa (D) foram conferir o desempenho de seus animais em pista. Eles estavam acompanhados da filha Patrícia

Prado e de Guilherme Calil.

Os pequenos crioulistas do cerrado não perdem tempo e aproveitam as oportunidades para seguir os passos dos pais. Na foto Santiago Moura, João Vitor Moura, Mariano Pombo Wilke e Felipe Martins. Desde muito jovem Suelen Lisboa já carrega a

marca da raça Crioula.

Fábio Moura e Ana Cristina foram personagens marcantes na concretização do evento. O pequeno Santiago foi conferir de perto o trabalho realizado pelos pais.

Fotos Felipe Ulbrich

Page 54: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 55: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010
Page 56: Jornal Cavalo Crioulo Agosto 2010