jornal cavalo crioulo - março 2011

40
Jornal da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos Março de 2011 | Ano 22 | Nº 205 | abccc.com.br Primeira etapa da modalidade, disputada em Dom Pedrito/RS, realizou a doação de um cavalo à entidade assistencial PÁGINA 25 Entre os dias 18 e 20 de março, crioulistas têm encontro marcado no maior evento de debates sobre a raça PÁGINA 7 IMPRESSO Foto Antônio Torres Foto Antônio Torres Ciclo do Enduro inicia com ação beneficente II Congresso do Cavalo Crioulo Ferramenta reconhecida em 30 anos de seleção Acompanhe nesta edição a primeira parte da série especial sobre as três décadas do Freio de Ouro Páginas 20 e 21 Freio de Ouro - 30 anos Internet Novo portal da ABCCC já está no ar Saiba quais foram as mudanças promovidas na página da Associação, na web Página 6

Upload: abccc-cavalo-crioulo

Post on 31-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

ABCCC - Jornal Cavalo Crioulo

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Jornal da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos Março de 2011 | Ano 22 | Nº 205 | abccc.com.br

Primeira etapa da modalidade, disputada em Dom Pedrito/RS, realizou a doação de um cavalo à entidade assistencial PÁGINA 25

Entre os dias 18 e 20 de março, crioulistas têm encontro marcado no maior evento de debates sobre a raça PÁGINA 7

IMPR

ESSO

Foto Antônio TorresFoto Antônio Torres

Ciclo do Enduro inicia com ação beneficente

II Congresso do Cavalo Crioulo

Ferramenta reconhecida em 30 anos de seleção

Acompanhe nesta edição a primeira parte da sérieespecial sobre as três décadas do Freio de Ouro

Páginas 20 e 21

Freio de Ouro - 30 anos Internet

Novo portal da ABCCC já está no arSaiba quais foram as mudanças promovidas na página da Associação, na web

Página 6

Page 2: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Opinião

Expediente

2Editorial

Discutir para alcançar a qualidade desejada

Cavalo CriouloMarço de 2011

Depois de exato um ano voltamos a realizar, de 18 a 20 de março, mais uma edição do Congresso do Cavalo Crioulo. Uma opor-tunidade de buscar, direto na fonte, subsídios e novas alternativas para qualificar ainda mais a manada den-tro da propriedade.

Resultado da consoli-dação da parceria entre a ABCCC e a Associação Brasileira de Médicos Ve-terinários de Equídeos (Abraveq), essa segunda edição do Congresso, além de fornecer informações técnicas para o bom desen-volvimento de um criató-rio, é o espaço para discutir e traçar os rumos do cavalo Crioulo que ainda se pre-tende alcançar no futuro.

Serão três dias dedica-dos à troca de experiência entre criadores, proprie-tários de cavalos Crioulos e profissionais ligados ao segmento equestre do país e do mundo. É um momen-to ímpar para se discutir e alavancar ainda mais esta raça apaixonante e que a cada dia conquista novos adeptos. É impossível per-der essa oportunidade. Leia mais a respeito desse tema na página 7 e saiba como se inscrever.

Outro fato que marcará mais uma importante eta-pa para a raça Crioula, em 2011, será o Freio de Ouro. No final de agosto quando os proprietários dos gran-

des vencedores e seus fa-miliares subirem ao pódio para receber o tradicional troféu, todos os crioulistas estarão comemorando a 30ª edição da mais completa prova de seleção equestre.

Não se trata de celebrar-mos apenas três décadas de uma prova, mas sim de comemorarmos o desen-volvimento de uma ferra-menta que nos possibilitou agregarmos muito valor a este produto que vem se tornando, cada vez mais, morfologicamente perfeito e com uma funcionalidade imbatível.

Nesta edição convida-mos você, leitor, a retornar às origens dessa prova que nasceu na fronteira com o Uruguai, mais precisamen-te em Jaguarão, e acompa-nhar a matéria especial da série 30 anos de Freio de Ouro. Confira a reporta-gem da página central.

O leitor do JCC também não pode deixar de ler a se-ção Por Dentro da ABCCC e conferir as mudanças nas exposições morfológicas, o Papo Técnico e as prin-cipais mudanças do novo portal da Associação. Leia na página 28, na Editoria Geral, por que algumas pe-lagens ganharam o rótulo de mancha de ouro e veja o que um grupo de criadores está desenvolvendo para valorizar esses animais.

Tenham todos uma boa leitura!

O Jornal Cavalo Crioulo é a publicação oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), produzido pelo setor de Comuni-cação e Marketing da Associação. Tem periodicidade mensal e tiragem de

quatro mil exemplares.ISSN – 2179-7250.

Correspondências para o Jornal devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou remetidas à ABCCC, avenida

Fernando Osório, 1.754-A, CEP 96055-000, Caixa Postal 571, Pelotas/RS. O fechamento de cada edição ocorre no último dia do mês.

DIRETORIA ABCCC 2010/2012

Presidente: Manuel Luís Benevenga Sarmento

Vice-presidentes: Frederico Wolf, Alfredo Lisboa Ribeiro Tellechea, Mauro Raimundi Ferreira e Mário Móglia SuñePrimeiro-secretário: Elisabeth Amaral LemosSegundo-secretário: Luis Augusto WeberPrimeiro-tesoureiro: César Augusto Rabassa HaxSegundo-tesoureiro: Milton Martins Moraes FilhoConselho Fiscal: Daniel Anzanello, Eduardo Macedo Linhares, Luiz Antônio Martins BastosSuplentes do Conselho Fiscal: Antônio Augusto Marques de Fernandes, Fer-nando Fabrício de Faria CorrêaPresidente Conselho Deliberativo Técnico: Ricardo Vieira BorgesMembros: Antonio Carlos Albuquerque Py, Francisco Kessler Fleck, Luiz Mar-tins Bastos Neto, Ciro Manoel Canto de Freitas, Eduardo Móglia Suñe, Luiz Alberto Martins Bastos Diretor de Marcha Resistência: Paulo Gomes MógliaDiretoria de Provas Funcionais

Membros: Cássio Souza Bonotto, Francisco Carlos Habowsky, José Francisco Pereira de Moura, Lauro Varela Martins, Leandro Amaral, Luis Rodolfo da Costa Machado Jornalista responsável: Débora Borba (MTB/RS 11.619)Textos: Créditos nas matériasFotos: Créditos nas imagensProjeto Gráfico: Thiago Garcia Rocha – [email protected]ção: Tadeo Pérez Davyt e Thiago Garcia RochaRevisão: Rose Pedroni WeegeImpressão: Grupo Editorial Sinos AS, Novo Hamburgo/RSPublicidade: [email protected] ou através do telefone (53) 3223-2122. Envio de arte sempre até o dia 25 de cada mês.Atenção anunciante: A ABCCC não se responsabiliza pelas informações prestadas nas páginas de publicidade, bem como pelas fotos cedidas para a publicação. Elas são de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Índice

Foto do criador

A foto do criador deste mês foi enviada por Ana Morena Gomes, de Uruguaiana/RS. A imagem mostra o veterinário Leandro Rocha Amaral e o filho Bento Pombo do Amaral, em um fim de tarde na Cabanha Intuição. Ao enviar a foto, Ana presta uma homenagem à esposa de Leandro e mãe de Bento, a também veterinária Christiane Pombo do Amaral

Opinião 2Por dentro da ABCCC 3Freio de Ouro 12Morfologia 18Especial 20Eventos 22Geral 28Gente 38

Este espaço é dedicado para divulgar imagens de criadores em momentos representativos de sua tra-jetória dentro da raça Crioula. As fotos, devidamente identificadas, devem ser enviadas para o e-mail: [email protected] – assunto: Foto do Criador.

ErramosNa matéria intitulada Morfologias Passaporte terão mudanças para o ciclo 2011, publi-cada na página 6 da edição de fevereiro do Jornal Cavalo Crioulo, faltou incluir a mostra da região 3 à agenda do ciclo, a qual ocor-rerá em Uruguaiana, entre os dias 13 e 15 de maio.

Também na mesma edição, na página 32, quem recebeu a premiação pelo primeiro lugar na prova Laçador foi o proprietário de Quincha do Infinito, Cilon Martins Viegas.

Page 3: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Por dentro da ABCCC 3Cavalo CriouloMarço de 2011

Mudanças no pré-registro e morfologia

Papo TécnicoCláudio Neto de Azevedo - Médico veterinário – CRMV 1722MT

Manejo alimentar do cavalo atleta – Parte 1*

Dúvidas? Envie sua pergunta [email protected]

Princípios básicosO cavalo é um herbívoro,

portanto, sua alimentação prin-cipal deve ser volumosa (feno), assim como verde de boa quali-dade. Desta forma 60 a 70% da dieta total/dia deve ser verde sendo a ração considerada um complemento de nutrientes que o cavalo atleta necessita. Outro fator importante é que o cavalo possui um estôma-go pequeno (oito a 12 litros) comparado com ruminantes, nos quais pode passar dos 100 litros, por isso, devemos forne-cer o concentrado (ração), em pequenas quantidades várias vezes ao dia, sendo o mais indi-cado três vezes ao dia.

ingestão e mastigação e a problemas no metabolismo, diminuindo a performance do cavalo atleta.

Toda vez em que vamos destinar um cavalo para treinamento, seja em qualquer modalidade, o correto é fazer uma avaliação prévia por um médico veterinário, nos diferentes sistemas (sanguíneo, locomotor etc) evitando problemas futuros. Por outro lado, sempre se deve respeitar o condicionamento físico destes animais, principalmente quando os mesmos ficam com exercício restrito como, por exemplo, nas temporadas de monta em caso de garanhões ou fêmeas que retornam da reprodução para os treinamentos. Nestes casos os riscos de lesão são ainda maiores.

Condicionamento físico

É a capacidade que o cavalo atleta possui de desempenhar um trabalho de alta intensidade ou um trabalho com tempo prolongado. Este é influenciado por vários fatores: metabolismo energético, função muscular (treinamento) e a capacidade de utilizar a energia, que irá variar em cada indivíduo.

Água e eletrólitosComo todo atleta, temos

que ter um cuidado com a água de boa qualidade e sempre à disposição, assim como os sais minerais, já que o cavalo pode perder até 5% do seu peso de suor num dia de trabalho bem intenso, o que levaria uma perda de 20 litros de suor, para um cavalo de 400 quilos. Devemos considerar que entre os principais líquidos perdidos estão o sódio, cloro e potássio e também que somente com a água não conseguimos a reposição destes eletrólitos, necessitando assim, de uma reposição mineral. A quantidade diária irá depender do tipo de trabalho realizado.

* Continua na próxima edição

O correto é fazer uma avaliação prévia, por um veterinário, nos diferentes sistemas.”

“O ideal também é obedecer a

um intervalo de mais ou menos 1,5 a duas horas entre a ração e o feno trazendo benefício para o aproveitamento de ambos, pois o tempo de passagem no trato gastrointestinal entre a ração e o volumoso é distinto. Sendo assim vamos melhorar a absorção dos nutrientes e também diminuir o estresse, porque o cavalo fica muito tempo na cocheira podendo levar ao desenvolvimento de vícios habituais. Mais um fator que se deve lembrar é que quando iniciamos um tratamento com concentrado ou o mesmo for trocado, temos que seguir uma adaptação em torno de dez dias.

Avaliação préviaA digestão propriamente dita

começa na boca do animal, ou seja, com a apreensão dos alimentos. Devemos então ter um cuidado muito especial com os dentes dos cavalos principalmente dentro de cocheira, onde facilmente criam as chamadas “pontas de dentes” levando a dor no momento da

Maysa Maciel

Em reunião realizada no dia 14 de fevereiro, o Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) definiu algumas alterações nas provas oficiais de morfologia e no pré-registro dos animais na entidade.

A partir do dia 1º de março, para inscrever animais na categoria Égua Prenhe é necessário apresentar atestado

de prenhes, que deve ser entregue ao técnico supervisor do evento.

Também ficou definido que só podem competir na categoria de trio, animais de um único expositor. Não serão aceitas as participações de trios formados por animais de diferentes proprietários. O regulamento completo da prova você confere no site www.abccc.com.br.

Foi determinado ainda que os técnicos não mais avalizarão assinaturas em documentos que necessitem reconhecimento

de assinatura e que quando o criador solicitar visita para exame de DNA para animal anteriormente tipado, a taxa desta visita será custeada pelo criador.

Além disso, o CDT reitera que o técnico só poderá realizar o serviço de pré-registro de um animal se o documento estiver preenchido pelo proprietário. O pré-registro deve estar com nome, RP, sexo e data de nascimento do animal na ocasião da revisa ao pé da mãe pelo técnico.

Galeria de Novos Associados

Na edição de número 204 do Jornal Cavalo Crioulo foram pu-blicados alguns nomes que não in-tegram a Galeria de Novos Asso-ciados da ABCCC. Segue abaixo a relação correta de novos sócios da entidade, no mês de fevereiro.

Antônio Marcos dos Passos – Biguaçu/SC

Cláudio Luiz de Lima Curi Hallal – Santa Vitória do Palmar/RS

Cleiton Mateus Rasia – Santa Rosa/RS

Dilson Jorge Bartsch – Itaiópolis/SC

Elinton Nasseh Doná – Ponta Grossa/

PR

Luciano Corrêa Hanemann – São Gabriel/RS

Rafael Viana Salengue – Pedro Osório/RS

Rodrigo Heidrich Heineck – São Gabriel/RS

Rodrigo Souza Fernandes – Barreiras/BA

Rômulo Salvalagio – Braço do Norte/SC

Novos Associados de março

Adriano de Oliveira Dornelles - São Jerônimo/RS

Antônio Bizarro da Nave Neto - São Paulo/SP

Bruna Dimon - São José/SC

Jairo Aparecido de Souza – Guaratuba/PR

João Ari de Oliveira – Cascavel/PR

Joelson Blehm - Porto Alegre/RS

José Alfonso Ebert Hamm – Bagé/RS

José Figueiredo Evangelho - Caçapa-va do Sul/RS

Júlio Assmann Marder - Venâncio Aires/RS

Júlio César Reis Paz – Esteio/RS

Juliano G. Silveira e Silvio Q. Corrêa – Pelotas/RS

Luiz Antônio e Luziane L. Gravina – Lajeado/RS

Luiz Fernando Silva Guerreiro - Cam-po Verde/MT

Rodrigo Spern Brum – Pelotas/RS

Simoni Bigliardi de Vasconcelos – Pelotas/RS

Sofia Inês Albornoz Stein - Porto Alegre/RS

Informativo ao Criador1. No mês de março estará sendo co-brada a segunda parcela da anuida-de 2011 da ABCCC, assim, os sócios

que ainda não quitaram a primeira parcela, vencida em janeiro de 2011 pode entrar em contato com o setor financeiro.

2. Sócios que tenham realizado de-pósito bancário para o pagamento de serviços da associação e que não tenham recebido sua documenta-

ção devem entrar em contato com o Setor Administrativo.

3. Lembrando que qualquer débito bloqueia os serviços técnicos e car-toriais prestados pela ABCCC após 30 dias do vencimento do serviço e a assinatura do Jornal Cavalo Crioulo é cancelada após 90 dias de atraso.

Page 4: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 5: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 6: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Menu em cascata traz informações sobre publicações, registro e eventos

Internauta pode ter mais detalhes sobre diferentes modalidades de provas

Notícias e fotos estão na parte central do site

No rodapé do portal, consulta de animais pode ser feita através do nome ou do SBB

Basta clicar em um produto para acessar a loja virtual da Grife Cavalo Crioulo

Calendário situa o leitor sobre os eventos agendados para cada dia do mês

No link + concentrações, é possível baixar a tabela oficial de eventos

Por dentro da ABCCC6 Cavalo CriouloMarço de 2011

ABCCC apresenta novo portalMaysa Maciel

Acompanhando novas tendências e com o objetivo de facilitar e otimizar o acesso dos crioulistas aos seus serviços e às informações a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) lançou, no mês de fevereiro, um novo portal. A novidade uniu todos os sites da ABCCC em um layout mais moderno, de melhor acesso e com mais interatividade.

O novo portal, que pode ser acessado pelo endereço abccc.com.br, engloba todos os serviços na barra superior do portal. A bus-ca e a área de sócios ganharam um novo formato, em tamanho maior e mais visível no canto su-perior direito da página.

Ao clicar no botão ABCCC, você encontra um menu em cas-cata, contemplando as publica-ções, informações sobre a enti-dade como seu histórico, gestão, quadro de funcionários, além de como se associar. O menu tam-bém traz os serviços do setor de registro genealógico como os formulários da associação, tabela de emolumentos, genealogia e li-vro de marcas, além da consulta de afixos e a relação de animais

com registro de mérito. O setor de eventos também está contempla-do neste menu, com as opções de consultas de regulamentos, listas de jurados e calendário de provas e concentrações.

Também na barra superior do portal, estão contempladas as pro-vas oficiais da associação, que po-dem ser acessadas com um click na seta ao lado do nome. Cada link direciona o usuário ao respectivo site da modalidade, onde podem ser encontradas notícias sobre as últimas provas, calendário, re-gulamentos e álbum de fotos dos eventos.

Na parte central do site são fa-cilmente encontrados as notícias e os álbuns de fotos, que podem ser acessadas pelo botão + álbuns e + notícias. Além disso, a TV ABCCC, que contém os vídeos das principais provas da Associa-ção, leva os crioulistas a reviver os melhores momentos do Freio de Ouro, Final Nacional do Laço e de outras provas que marcaram o ano.

Ao descer a barra de rolagem no lado direito da tela, o site apre-sentará o calendário de eventos da entidade, onde podem ser en-contradas informações sobre os eventos oficiais do cavalo Crioulo

e também a agenda de concen-trações de machos. Ao clicar no link + eventos a página é direcio-nada para o calendário do mês. As concentrações podem ser acessadas em separado no link + concentrações, que ao ser clicado inicia o download da tabela oficial da ABCCC, onde estão listados todos os eventos marcados até a data do download do arquivo.

Ao lado do calendário de even-tos, foi dedicado um espaço à Loja Virtual da Grife Cavalo Crioulo. Alguns dos principais produtos oferecidos pela grife são apresen-tados em um seletor randômico no qual é necessário apenas apon-tar o cursor do mouse para saber mais informações sobre o produ-to. Ao clicar em um dos produtos o internauta é levado à página da loja virtual, onde é possível fazer pesquisas de preço, visualizar seu histórico de compras e até fazer novas compras on-line com car-tão de crédito.

No rodapé do portal estão disponíveis os classificados e a opção de cadastro na mala-direta da ABCCC, além da consulta de animais por nome e SBB. Críticas, elogios, sugestões ou dúvidas po-dem ser encaminhados pela opção Fale Conosco.

Page 7: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Por dentro da ABCCC 7Cavalo CriouloMarço de 2011

Gramado sedia II Congresso da raçaHelen Albernaz

Depois do sucesso em 2010, a 2ª edição do Congresso do Cavalo Crioulo promete consolidar o evento no calendário crioulista. O encontro, organizado em parceria pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq), acontece de 18 a 20 de março, no município gaúcho de Gramado e reunirá palestrantes renomados no mundo do cavalo, criadores, ginetes e domadores. Na ocasião serão tratados temas como a realidade econômica atual do cavalo Crioulo e sua inserção no mercado estrangeiro, treinamento, doma e presença da raça em diversas modalidades equestres.

A grande participação de mé-dicos veterinários, estudantes, criadores e profissionais da área na primeira edição do evento sur-preendeu os especialistas. Durante três dias foram debatidos os desa-fios e os rumos da raça, aprimora-mento morfológico e biosseguran-ça na criação. Este ano, farão parte

da programação palestras sobre os 30 anos do Freio de Ouro com re-presentantes do Brasil, do Uruguai, da Argentina e do Chile e as novas tecnologias como DNA, transfe-rência de embriões e inseminação artificial.

O evento, que ocorrerá no Ser-rano Convenções Resort e SPA, pretende mobilizar os crioulistas e promover a interação entre eles, buscando o aprimoramento da es-trutura de preparação e seleção do cavalo Crioulo. Paralelamente

ao congresso também acontece o segundo simpósio da Abraveq Sul, que tratará sobre assuntos espe-cíficos da área como reprodução, clínica e cirurgia com o público de interesse.

As inscrições custam R$ 200,00 e podem ser efetuadas através do site da ABCCC (www.abccc.com.br) ou da Abraveq (www.abraveq.com.br). Mais informações direto com a ABCCC pelo telefone (53) 3223-2122 ou com a Abraveq pelo (11) 3032-7868.

Wayne Nogueira e Alexandre Suñe10h15min às 10h45min - Intervalo - Co-ffee break 10h 45min às 11h15min - Doma - Raul Lima11h15min às 12h - Parâmetros morfo-lógicos ideais para animais de compe-tição - Rodrigo Py12h às 14h - Intervalo para almoço14h às 14h45min - Ferrageamento de cavalo de prova - Kenny Knowlton (EUA)14h45min às 15h30min - Cuidando da saúde das éguas e dos potros - Manejo frente às principais doenças - Luís Edu-ardo Ferraz 15h30min às 16h - Intervalo - Coffee break 16h às 16h45min - Prova de resistência: marcha e enduro - João Pedro Jacques, João Alberto Silveira, Alberto Patron e Rodrigo Michelon16h45min às 17h15min - Piroplasmose,

surra, mormo e outras doenças que im-pedem a exportação - O trabalho para exportar um cavalo começa dentro do haras - Neimar Roncati17h15min às 17h45min - Palestra técni-ca - Ronaldo 20 de março - (domingo)9h às 9h30min - Realidade econômica atual do cavalo Crioulo dentro da pro-priedade - Roberto Davis9h30min às 10h30min - Doma e treina-mento de cavalos atletas - Zeca Mace-do, Gabriel Diano e Wellington Teixeira 10h30min às 10h50min - Intervalo - Co-ffee break 10h50min às 11h50min - Mesa-redon-da - Ginetes e jurados - Zeca Macedo, Raul Lima, Carlos Quadros e Mário Mó-glia Suñe, Ricardo Vieira Borges11h50min às 12h10min - Debate12h10min - Encerramento - Manuel Luís Sarmento - Presidente da ABCCC

Confira a programação completa18 de março (sexta-feira)8h às 8h50min - Cadastramento e reti-rada do material9h às 9h20min - Abertura - Manuel Luís Sarmento - Presidente da ABCCC9h20min às 10h30min - Mesa-redonda - Projeto ABCCC 2011/2012 - Diretoria da ABCCC (Manuel Luís, Alfredo Tellechea)10h30mim às 10h50min - Intervalo - Coffee break 10h50min às 11h30mim - 30 anos Freio de Ouro - Brasil, Uruguai, Argentina e Chile - Paulo Móglia, Alma Elorza de Aznarez, Sílvia Matteucci e Gabriela Bal-maceda Errázuriz 11h30mim às 12h - Debate12h às 14h - Intervalo para almoço14h às 15h - Novas tecnologias - Anti-doping, DNA, TE, IA - Cláudio Pimentel, Monica Martins (EUA)

15h às 15h30min - Suplementação de cavalos atletas - Alexandre Gobesso15h30min às 16h10min - Painel - Va-quejada com Leôncio Barreto e Rédeas nos EUA com Wellington Teixeira16h10min às 16h30min - Intervalo - Co-ffee break 16h30min às 17h30min - Painel - Reno-vação de plantel e a contribuição da ge-nética estrangeira: escolha de matrizes e garanhões - Álvaro Dumoncel, Claudir Weiand e Mauro Ferreira17h30min às 18h - Debate 19 de março (sábado)9h às 9h30min - Criação de potros - Ma-neiras para se garantir um bom desen-volvimento - Fernando Gonzáles9h30min às 10h15min - Preparo de ani-mais para exposição - Carlos Eduardo

Evento organizado pela ABCCC e Abraveq reúne veterinários, estudantes e criadores

Foto Almirante Neves

Page 8: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 9: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 10: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Por dentro da ABCCC10 Cavalo CriouloMarço de 2011

Calendário de Eventos Março1 a 2 - Evento: Campereada, Prova de 1 Ano de Doma e Prova de 21 Dias - Cidade: Jaraguá do Sul/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Norte Catarinense - Contato: (47)3435-3550/3275-8501/9977-28433 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Caxias do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos - Responsável: Valdecir de Lima - Contato: (54)3214-6277/3222-4747/3025-6951/9972-7707 4 a 6 - Evento: Credenciadora - Cidade: Caxias do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos - Responsável: Valdecir de Lima - Contato: (54)3214-6277/3222-4747/3025-6951/9972-7707 4 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Santo Antônio das Missões/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Missões - Responsável: Adailton Bolacel – Contato: (55)9634-5190 5 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Carazinho/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Carazinho - Responsável: Bruno Tombini – Contato: (54)3330-2206/3331-3522/3330-2206/9933-0837 5 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Arroio Grande/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Arroio Grande - Responsável: Marcelo da Silveira – Contato: (53)3262-1272/3262-2885/9975-0015 5 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Ponta Grossa/PR - Apoio: Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos - Responsável: Anderson Luis Krindges – Contato: (42)3222-7077/9136-7365 5 a 6 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Santo Ângelo/RS - Apoio: Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Pedro Moro - Contato: (55)3312-5370/9961-2615 5 a 6 - Evento: Campereada e Provas Jovens - Cidade: Caxias do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos - Responsável: Valdecir de Lima - Contato: (54)3214-6277/3222-4747/3025-6951/9972-7707 6 - Evento: Tiro de Laço e Paleteada - Cidade: Caxias do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos - Responsável: Valdecir de Lima - Contato: (54)3214-6277/3222-4747/3025-6951/9972-77077 a 13 - Copa Querência de Rédeas - Cidade: Porto Alegre/RS - Apoio: AGCR - Contato: (51) 3277-88969 a 13 - Evento: Concentração, Paleteada, Credenciadora, Provas Jovens, Morfologia, Prova de 1 Ano de Doma e Prova de 21 Dias - Cidade: Alegrete/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete - Responsável: Ciro Manoel de Freitas - Contato: (55)3422-4236/3422-6823/9974-2024/9626-8729 10 a 13 - Evento: Concentração, Paleteada, Provas Jovens, Credenciadora de Inéditos e Morfologia - Cidade: Arroio Grande/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Arroio Grande - Responsável: Marcelo da Silveira - Fone(s): (53) 3262-1272/3262-2885/9975-0015 11 a 13 - Evento: Provas Jovens e Credenciadora - Cidade: Nonoai/RS - Apoio: Núcleo Alto Uruguai de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Fábio Vaccaro – Contato: (54) 3522-3813/3522-2267/9982-2988/9192-2111/9609-2664 11 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Montenegro/RS - Apoio: Núcleo Encosta da Serra de Criadores de Cavalos Crioulos – Contato: (51) 3504-2979/9157-4121 12 - Evento: Palestra Técnica - Cidade: Cruz Alta/RS - Apoio: Núcleo de

Criadores de Cavalos Crioulos de Cruz Alta - Responsável: Jorge Alberto da Costa - Contatos: (55) 3322-1460 12 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Dom Pedrito/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito - Responsável: Antonio Carlos Silva - Contato: (53)3243-3444/3243-1904/9945-3287 12 - Evento: Dia de Campo e Resenha Coletiva - Cidade: Rio Pardo/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Pardo - Responsável: Dilon Gustavo da Silva – Contato: (51)3731-2111 12 - Evento: Enduro e Resenha Coletiva - Cidade: Pedras Altas/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Pedras Altas - Responsável: Carlos de Ávila - Contato: (53)3261-1580/3261-4326/9976-1168/9976-1168 12 - Evento: Palestra Técnica - Cidade: Soledade/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Soledade - Responsável: Josiano Garcia – Contato: (54)8118-2820 12 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Piratini/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Piratini - Responsável: Frutuoso Luiz de Araújo – Contato: (53)9948-2800/9975-415018 a 20 - Evento: Credenciadora de Inéditos - Cidade: Uruguaiana/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea - Contato: (55)3413-3567/3412-4259/9935-4224 18 a 20 - Evento: Concentração, Remate, Palestra Técnica, Resenha Coletiva, Paleteada e Campereada - Cidade: Rio Grande/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Grande - Responsável: Frederico Vieira Araujo - Contato: (53)9963-7226/8405-2935 18 a 20 - Evento: Concentração e Tiro de Laço - Cidade: Ponta Grossa/PR - Apoio: Leilão Um Mar de Função - Responsável: Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos - Contatos: (42)3232-2893/8805-1332 18 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Eldorado do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Região Carbonífera - Contato: (51)9282-1977 19 - Evento: Resenha Coletiva e Palestra Técnica - Cidade: Cruz Alta/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cruz Alta - Responsável: Jorge Alberto da Costa – Contato: (55)3322-1460 19 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Santa Rosa/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho - Responsável: Orlando – diretor de Eventos – Contato: (55)9977-7337 19 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Esteio/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região – Contato: (51) 3458-2666/3252-2065/9982-3249/3232-2065 18 e 19 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Lajeado/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vales do Taquari e Rio Pardo - Responsável: Roberto Müller – Contato: (51)3710-2714/9933-1113/9996-5354/(55)9113-9750 20 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Santa Maria/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria – Contato: (55) 3222-4746/3025-323520 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Lajeado/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vales do Taquari e Rio Pardo - Responsável: Roberto Müller - Contato: 51)3710-2714/9933-1113/9996-5354/(55)9113-9750 19 e 20 - Evento: Concentração, Prova de 21 Dias e Paleteada - Cidade: Porto Alegre/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região - Responsável: James Angeli e Fabrício – Contato: (51)9322-0105/ (51)9832-0393

23 a 25 - Evento: Concentração e Morfologia Passaporte - Cidade: Pelotas/RS - Apoio: Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: José Laitano – Contato: (53) 3284-8400/9161-4079 24 a 25 - Evento: Morfologia e Credenciadora de Inéditos - Cidade: Balsa Nova/PR - Apoio: Associação Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Mariano Lemanski – Contato: (41)3264-6292/3264-3314/9973-9187/(42)3254-1237/9232-0667 24 a 25 - Evento: Morfologia - Cidade: Esteio/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região – Contato: (51)3458-2666/3252-2065/9982-3249/3232-2065 25 - Evento: Concentração e Concentração para Marcha - Cidade: Jaguarão/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão - Responsável: Rodrigo Gonçalves – Contato: (53) 3261-2134/3261-1703/3261-2134/9818-4649 25 a 27 - Evento: Concentração e Paleteada, Provas Jovens e Credenciadora - Cidade: Santana do Livramento/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Livramento - Responsável: Elton Enick – Contato: (55) 9961-1179/8124-0000 25 a 26 - Evento: Palestra Técnica - Cidade: Santa Maria/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria – Contato: (55) 3222-4746/3025-3235 25 a 27 - Evento: Credenciadora de Inéditos e Credenciadora - Cidade: Pelotas/RS - Apoio: Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: José Laitano – Contato: (53)3284-8400/9161-4079 24 a 27 - Evento: Concentração e Credenciadora - Cidade: Esteio/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região - Contato: (51) 3458-2666/3252-2065/9982-3249/3232-2065 25 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Santiago/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santiago - Responsável: Cristiano Weber da Silva – Contato: (55)3251-1863/(51)9817-0999 24 a 27 - Evento: Concentração e Tiro de Laço - Cidade: São João do Sul/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense - Responsável: Fagner e Volnei – Contato: (48)8828-8092/9623-7142 26 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Santa Cruz do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Cruz do Sul - Responsável: Tibicuera de Almeida – Contato: (51)3713-2280/3719-2532/3713-2280/9884-9339 26 a 27 - Evento: Provas Jovens - Cidade: Pelotas/RS - Apoio: Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: José Laitano – Contato: (53) 3284-8400/9161-4079 25 e 26 - Evento: Concentração e Tiro de Laço - Cidade: Santiago/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santiago - Responsável: Cristiano Weber da Silva – Contato: (55)3251-1863/(51)9817-0999 26 - Evento: Morfologia Incentivo e Movimiento a La Rienda - Cidade: Pomerode/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Norte Catarinense - Responsável: Renato - Contato: (47)3387-3057 /3242-2222 27 - Evento: Paleteada - Cidade: Esteio/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região - Responsável: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região – Contato: (51)3458 2666/3252 2065/9982 3249/3232 2065 27 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Lavras do Sul/RS - Apoio: Núcleo de

Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul - Responsável: Ramiro Teixeira – Contato: (55)3282-1349/9974-5183 27 - Evento: Rédeas - Cidade: Florianópolis/SC - Responsável: Associação Catarinense de Criadores de Cavalos Crioulos – Contato: (49)3223-9263 31 a 3 - Evento: Credenciadora de Inéditos e Provas Jovens - Cidade: Guaíba/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Costa Doce - Responsável: Rafael Rech – Contato: (51)8101-0536 31 a 3 - Evento: Concentração, Morfologia e Credenciadora - Cidade: Tibagi/PR - Apoio: Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários e Criadores de Cavalos Crioulos - Contato: (42)3232-2893/8805-1332/9927-8905 Abril1 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Dom Pedrito/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito - Responsável: Marco Antonio Gomes e Filipe Fialho Gomes - Contato: (53)3243-3622/3243-1273/9975-5341 1 a 2 – Concentração, Resenha Coletiva, Paleteada e Tiro de Laço – Cidade: Capão do Leão/RS – Apoio: Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos – Responsável: Fernando Drumonnd de Mello – Contato: (53)9981-1870 1 a 3 - Evento: Concentração, Morfologia, Tiro de Laço, Palestra Técnica e Campereada - Cidade: Lages/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense Pedro Lisboa - Responsável: Condomínio Estrela Esperança – Contato: (49)3222-4234/3224-6646/9103-4487/9103-4487 2 a 3 - Evento: Credenciadora - Cidade: Dom Pedrito/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito - Responsável: Marco Antonio Gomes e Filipe Fialho Gomes - Contato: (53) 3243-3622/3243-1273/9975-5341 2 a 3 - Evento: Movimiento a La Rienda - Cidade: Rosário do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rosário do Sul - Responsável: Guilherme Vasconcellos - Contato: (55)3231-1313//9977-1541/3506-2052 /(51)9916-5151 2 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Brasília/DF - Apoio: Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal - Responsável: Haroldo Leonetti - Contato: (61) 3318-5705/3367-4995/3318-2705/9976-1172 3 - Evento: Paleteada Argentina e Paleteada - Cidade: Bagé/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé - Responsável: Vânia Ferrari – Contato: (53)3242-0006 3 - Evento: Provas Jovens - Cidade: Dom Pedrito/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito - Responsável: Marco Antonio Gomes e Filipe Fialho Gomes - Contato: (53)3243-3622/3243-1273/9975-5341 4 a 6 - Evento: Classificatória - Cidade: Buenos Aires/AR - Apoio: Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos - Contato (53) 3223-2122/3223-4774 7 a 10 - Evento: Morfologia e Credenciadora - Cidade: Itaqui/RS - Apoio: Núcleo Itaquiense de Criadores de Cavalos Crioulos – Contato: (55) 3433-1342/9943-3416 7 a 10 - Evento: Provas Jovens e Credenciadora de Inéditos - Cidade: São Gabriel/RS - Apoio: Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Jaime Bica de Freitas - Contato: (55)3221-1471/3232-2825/9971-23137 a 8 - Evento: Morfologia - Cidade: Brasília/DF - Apoio: Associação de

Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal - Responsável: Haroldo Leonetti – Contato: (61) 3318-5705/3367-4995/3318-2705/9976-1172 8 - Evento: Concentração, Resenha Coletiva e Morfologia - Cidade: Santa Vitoria do Palmar/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício Souza – Contato: (53)3263-1932/3263-1551 8 a 10 - Evento: Paleteada, Provas Jovens e Credenciadora - Cidade: Canguçu/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Canguçu - Responsável: Leomar – Contato: (53)8403-1219 8 a 10 - Evento: Copa do Proprietário - Cidade: Ponta Grossa/PR - Apoio: Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos – Contato: (42) 3232-2893/8805-1332 8 a 10 - Evento: Credenciadora - Cidade: Brasília/DF - Apoio: Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal - Responsável: Haroldo Leonetti – Contato: (61) 3318-5705/3367-4995/3318-2705/ 9976-1172 8 a 10 - Evento: Concentração, Resenha Coletiva, Credenciadora de Inéditos - Cidade: Santo Antônio da Patrulha/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte - Responsável: Vitor Jair da Silva – Contato: (51) 9987-6944 8 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Capão da Canoa/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte - Responsável: Gilberto Lemos - Contato: (51) 8118-0350 9 a 10 - Evento: Paleteada - Cidade: Santa Vitoria do Palmar/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício Souza – Contato: (53) 3263-1932/3263-1551 9 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Bagé/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé - Responsável: Vânia Ferrari – Contato: (53)3242-0006 9 a 10 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Carazinho/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Carazinho - Responsável: Bruno Tombini – Contato: (54)3330-2206/3331-3522/3330-2206/9933-0837 9 - Evento: Morfologia - Cidade: Pantano Grande/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Pantano Grande - Responsável: Ricardo Canozzi – Contato: (51)3343-8388/3328-3983/3343-9240/9967-6400/3501-7548 9 a 10 - Evento: Prova de 21 Dias - Cidade: Brasília/DF - Apoio: Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal - Responsável: Haroldo Leonetti – Contato: (61)3318-5705/3367-4995/3318-2705/9976-1172 9 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Sapopema/PR - Apoio: Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Ana Eliza Esparza e Paulo R. Parmegiani – Contato: (14) 3227-6777/3227-6326/3234-8852/9652-3445/9962-3488 9 a 10 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Santo Cristo/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho - Responsável: Orlando - diretor de eventos – Contato: (55)9977-7337 10 - Evento: Campereada - Cidade: Santa Vitoria do Palmar/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício Souza – Contato: (53)3263-1932/3263-1551 10 - Evento: Campereada - Cidade: Brasília/DF - Apoio: Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal - Responsável: Haroldo Siqueira Leonetti – Contato: (61)3318-5705/3367-4995/3318-2705/9976-1172 14 a 17 - Evento: Concentração, Credenciadora e Morfologia - Cidade: Santa Maria/RS - Apoio: Núcleo

Page 11: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Por dentro da ABCCC 11Cavalo CriouloMarço de 2011

de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria – Contato: (55) 3222-4746/3025-3235 14 a 17 - Evento: Concentração e Credenciadora - Cidade: Campo Alegre/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Norte Catarinense - Responsável: Isolete - Cabanha Bela Aliança – Contato: (47)3631-3301/3634-0480 15 a 17 - Evento: Provas Jovens e Credenciadora - Cidade: Santana do Livramento/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Livramento - Responsável: Elton José Barreto Enick – Contato: (55)9961-1179/8124-0000 15 a 17 - Evento: Concentração, Resenha Coletiva, Provas Jovens e Morfologia - Cidade: São Jerônimo/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Região Carbonífera - Responsável: Luiz Mierczynski Neto – Contato: (51) 3347-2370/3208-2637/3501-9644/9282-1977 15 a 17 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Londrina/PR - Apoio: Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Elizandro Marcos Pellin – Contato: (43)3321-6078/3334-4134/8403-9344/(46)9109-1149 16 - Evento: Resenha Coletiva e Dia de Campo - Cidade: Caçapava do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Caçapava do Sul - Responsável: Luiz Antonio Brito Teixeira – Contato: (55)9964-2218 16 - Evento: Palestra Técnica e Dia de Campo - Cidade: Carazinho/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Carazinho - Responsável: Bruno Berwig Tombini – Contato: (54)3330-2206/3331-3522/3330-2206/9933-0837 16 - Evento: Classificatória de Paleteada - Cidade: Pelotas/RS - Apoio: ABCCC – Contato: (53)3223-2122/3223-4774 16 a 17 - Evento: Tiro de Laço e Enduro - Cidade: Arambaré/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Júlio Coutinho - Responsável: Luiz Mário Azambuja – Contato: (51)3692-3173/9984-0682/9984-0606 16 – Evento: Tiro de Laço – Cidade: Nova Prata/RS – Apoio: Núcleo Biriva de Criadores de Cavalos Crioulos – Responsável: Demétrio Dias de Moraes – Contato: (54)3358-1223/9978-1725 16 - Evento: Rédeas - Cidade: Brasília/DF - Apoio: Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal - Responsável: Haroldo Siqueira Leonetti – Contato: (61)3318-5705/3367-4995/3318-2705/9976-1172 17 - Evento: Classificatória de Paleteada - Cidade: Pelotas/RS - Apoio: ABCCC - Contato: (53)3223-2122/3223-4774 20 a 24 - Evento: Morfologia Passaporte e Bocal de Ouro - Cidade: Esteio/RS - Apoio: ABCCC – Contato: (53)3223 2122/3223 4774 23 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Quarai/RS - Apoio: Núcleo Quaraiense de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Claudino Farias Murillo Júnior – Contato: (55) 3423-1012/9984-1345/9964-5163 24 a 8 - Evento: Marcha - Cidade: Jaguarão/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão - Responsável: Rodrigo Gonçalves - Contato: (53)3261-2134/3261-1703/3261-2134/9818-4649 29 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Pato Branco/PR - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sudoeste do Paraná - Responsável: Valmir Dallacosta – Contato: (46) 3225-1586/3225-5435/9972-1851/9112-6293 30 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Pinheiro Machado/RS - Apoio: Núcleo Zona Sul de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Mauricio Oliveira

– Contato: (53)3248-1600 30 - Evento: Provas Jovens - Cidade: Quarai/RS - Apoio: Núcleo Quaraiense de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Claudino Farias Murillo Júnior – Contato: (55)3423-1012/9984-1345/9964-5163 30 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Pedro Osório/RS - Apoio: Núcleo Criadores Cavalos Crioulos de Pedro Osório - Responsável: Paulo Antônio Petersen Velho - Contato: (53)3255-2187/9128-1821 30 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Joinville/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Planalto Norte Catarinense – Contato: (47) 3435-3550/3275-8501/9977-2843 30 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Itapetininga/SP - Apoio: Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Ana Eliza Esparza e Paulo R. Parmegiani – Contato: (14)3227-6777/3227-6326/3234-8852/9652-3445/(42)9962-3488 30/04 a 1/05 - Evento: Credenciadora - Cidade: Pato Branco/PR - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sudoeste do Paraná - Responsável: Valmir Dallacosta - Fone(s): (46) 3225-1586/(46) 3225-5435/(46) 9972-1851/(46) 9112-6293 30/04 a 1/05 - Evento: Concentração, Palestra Técnica, Paleteada, Provas Jovens e Credenciadora - Cidade: Santa Cruz do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Cruz do Sul - Responsável: Tibicuera Menna Barreto de Almeida – Contato: (51)3713-2280/3719-2532/3713-2280/9884-9339 30/04 a 8/05 - Evento: Morfologia - Cidade: Santo Ângelo/RS - Apoio: Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Pedro Paulo Bottom Moro - Fone(s): (55) 3312-5370/(55) 9961-2615 Maio1 - Evento: Paleteada e Tiro de Laço - Cidade: Quarai/RS - Apoio: Núcleo Quaraiense de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Claudino Farias Murillo Júnior - Contato: (55) 3423-1012/9984-1345/9964-5163 5 a 8 - Evento: Concentração, Paleteada, Morfologia e Credenciadora - Cidade: Vacaria/RS - Apoio: Núcleo Serrano de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Fábio Muricy Camargo – Contato: (54) 9974-8324 5 a 8 - Evento: Concentração, Provas Jovens, Campereada, Credenciadora e Morfologia - Cidade: Soledade/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Soledade - Responsável: Josiano Garcia – Contato: (54) 8118-2820 6 a 7 - Evento: Palestra Técnica - Cidade: Santo Angêlo/RS - Apoio: Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Pedro Paulo Bottom Moro - Contato: (55) 3312-5370/9961-2615 6 a 8 - Evento: Credenciadora, Provas Jovens e Morfologia - Cidade: Palmeira das Missões/RS - Apoio: Núcleo Palmeirense de Criadores Cavalos Crioulos - Responsável: Luíz Carlos Ardenghy Sobrinho e Filhos – Contato: (55)3742-2265/3742-3089/3742-2265/9964-1122/9657-3823 7 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Chapecó/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense 7 - Evento: Palestra Técnica e Resenha Coletiva - Cidade: Canelinha/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Grande Florianópolis e Vale do Rio Tijucas - Responsável: Antônio Henrique Baki Huscher – Contato: (47) 3349-

3132/3349-3132/9936-3441/9936-3441 8 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Santa Maria/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria 8 - Evento: Prova de 21 Dias - Cidade: Chapecó/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense 12 a 13 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Maringá/PR - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste do Paraná - Contato: (44) 4009-6666/4009-6669/9974-1772 13 a 15 - Evento: Concentração, Morfologia Passaporte - Cidade: Uruguaiana/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Tellechea – Contato: (55)3413-3567/3412-4259/9935-4224 13 a 15 - Evento: Concentração, Credenciadora e Morfologia - Cidade: Cruz Alta/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cruz Alta - Responsável: Jorge Alberto Machado da Costa – Contato: (55)3322-1460 13 a 15 - Evento: Concentração e Credenciadora - Cidade: Cachoeira do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cachoeira do Sul – Contato: (51)3722-7386/3722-2181/9847-5757 13 a 14 - Evento: Concentração, Morfologia e Resenha Coletiva - Cidade: Aceguá/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Aceguá - Responsável: Luis Mário Silveira – Contato: (53) 3246-1008/9974-6090 13 a 15 - Evento: Classificatória - Cidade: Montevidéu - Apoio: ABCCC – Contato: (53) 3223-2122/3223-4774 13 a 15 - Evento: Credenciadora - Cidade: Maringá/PR - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste do Paraná – Contato: (44)4009-6666/4009-6669/9974-1772 14 - Evento: Classificatória de Paleteada - Cidade: Alegrete/RS – Apoio ABCCC – Contato: (53) 3223-2122/3223-4774 14 a 15 - Evento: Provas Jovens - Cidade: Cachoeira do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Cachoeira do Sul – Contato: (51) 3722-7386/3722-2181/9847-5757 14 - Evento: Dia de Campo - Cidade: Dom Pedrito/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito – Contato: (53) 3242-1273/3243-3622/3243-3378 /9945-3287 14 - Evento: Morfologia - Cidade: Santiago/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santiago - Responsável: Cristiano Weber da Silva – Contato: (55) 3251-1863/(51) 9817-0999 14 a 15 - Evento: Enduro - Cidade: Lavras do Sul/RS - Responsável: Ramiro Abascal Teixeira – Contato: (55)3282-1349/9974-5183 14 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Piratini/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Piratini - Responsável: Frutuoso Luiz De Araújo – Contato: (53) 9948-2800/9975-4150 14 - Evento: Resenha Coletiva, Dia de Campo - Cidade: Estrela/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vales Taquari e Rio Pardo - Responsável: Roberto Müller – Contato: (51)3710-2714/9933-1113/9996-5354 15 - Evento: Classificatória de Paleteada - Cidade: Alegrete/RS - Apoio: ABCCC – Contato: (53)3223-2122/3223-4774 19 a 22 - Evento: Concentração, Paleteada, Provas Jovens, Morfologia e Credenciadora - Cidade: São José/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Grande Florianópolis e do Vale do Rio Tijucas - Responsável: Antonio Huscher – Contato: (48)3265-0674

19 - Evento: Classificatória e Morfologia Passaporte - Cidade: São Lourenço do Sul/RS – Apoio: ABCCC – Contato: (53)3223-2122/3223-4774 20 a 22 - Evento: Concentração, Provas Jovens, Palestra Técnica e Credenciadora - Cidade: Joinville/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Norte Catarinense - Responsável: Luciano Ghisleri – Contato: (47)3435-3550/3423-3718/3435-3852/9977-2843 20 a 22 - Evento: Provas Jovens e Copa do Proprietário - Cidade: Santo Antônio da Patrulha/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte - Responsável: Diego Borges Peixoto – Contatos: (51)3662-1274/9918-9130/9974-4539 21 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Camaquã/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Júlio Coutinho - Responsável: Luiz Mário Azambuja - Contato: (51) 3692-3173/9984-0682 /9984-0606 21 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Carazinho/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Carazinho - Responsável: Bruno Berwig Tombini – Contato: (54) 3330-2206/3331-3522/3330-2206/9933-0837 20 a 22 - Evento: Concentração, Provas Jovens e Morfologia - Cidade: Rio Pardo/RS - Apoio: Núcleo Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Pardo - Responsável: Amilcar Pereira Rigo Neto – Contato: (51) 3731-3489/3731-3051/9994-4605 22 - Evento: Movimiento a La Rienda - Cidade: Joinville/SC - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Planalto Norte Catarinense - Responsável: Luciano Ghisleri - Contato: (47) 3435-3550/3423-3718/3435-3852/9977-2843 22 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Botucatu/SP - Apoio: Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Ana Eliza Esparza e Paulo R. Parmegiani – Contato: (14) 3227-6777/3227-6326/3234-8852/9652-3445/(42) 9962-3488 25 a 29 - Evento: Concentração, Palestra Técnica, Provas Jovens, Credenciadora e Resenha Coletiva - Cidade: Passo Fundo/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Ronald Bertagnolli – Contato: (54)3311-1191/3313-2287/9104-2179/9971-3228 26 a 28 - Evento: Provas Jovens e Credenciadora - Cidade: Santo Ângelo/RS - Apoio: Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Pedro Paulo Bottom Moro – Contato: (55) 3312-5370/9961-2615 27 - Evento: Classificatória e Morfologia Passaporte - Cidade: Bagé/RS - Apoio: ABCCC – Contato: (53) 3223-2122/3223-4774 27 a 28 - Evento: Concentração e Morfologia - Cidade: Osório/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte - Responsável: Germano Salazar Trevisan – Contato: (51) 3601 1812/3662 1891/3601 1812/9971 9979 28 - Evento: Palestra Técnica e Resenha Coletiva - Cidade: Arroio Grande/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Arroio Grande - Responsável: Marcelo Silveira da Silveira – Contato: (53) 3262-1272/3262-2885/9975-0015 27 a 29 - Evento: Concentração, Tiro de Laço - Cidade: Canoinhas/SC - Apoio: Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos do Contestado - Responsável: José Ademir Pereira – Contato: (47) 3622-3111/3622-1271/3622-4316/9986-6276

Junho3 - Evento: Morfologia Passaporte e Classificatória - Cidade: Lages/SC - Apoio: ABCCC - Contato: (53) 3223-2122/3223-4774 3 - Evento: Concentração, Resenha

Coletiva e Palestra Técnica - Cidade: Ijuí/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí - Responsável: Vilson Aozane Bilibio – Contato: (55) 3333-7619/9944-5950 4 - Evento: Resenha Coletiva - Cidade: Júlio de Castilhos/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Júlio de Castilho - Responsável: Thiago Mascarenhas Jobim Van Hoogstraten - Contato: (55)9973-67284 - Evento: Dia de Campo e Resenha Coletiva - Cidade: Rosário do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rosário do Sul - Responsável: Eunice Schossler - Contato: (55)9976-5891 4 a 5 - Evento: Tiro de Laço - Cidade: Ijuí/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí - Responsável: Vilson Aozane Bilibio - Contato: (55) 3333-7619/9944-5950 4 - Evento: Movimiento a La Rienda - Cidade: Eldorado do Sul/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Costa Doce - Responsável: Roberto Jou – Contato: (51)9982-2451 5 - Evento: Campereada - Cidade: Júlio de Castilhos/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Júlio de Castilhos - Responsável: Thiago Mascarenhas Jobim Van Hoogstraten – Contato: (55)9973-67285 - Evento: Classificatória de Paleteada - Cidade: Lages/SC – Apoio: ABCCC – Contato: (53)3223-2122/3223-4774 10 a 12 - Evento: Morfologia Passaporte e Classificatória - Cidade: Santo Ângelo/RS – Apoio: ABCCC – Contato: (53)3223-2122/3223-477411 - Evento: Morfologia - Cidade: Ourinhos/SP - Apoio: Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Ana Eliza Esparza e Paulo R. Parmegiani – Contato: (14) 3227-6777/3227-6326/3234-8852/9652-3445/(42)9962-3488 12 - Evento: Enduro - Cidade: Bagé/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé - Responsável: Vânia Ferrari – Contato: (53)3242-0006 12 - Evento: Campereada - Cidade: Ourinhos/SP - Apoio: Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos - Responsável: Ana Eliza Esparza e Paulo R. Parmegiani – Contato: (14)3227-6777/3227-6326/3234-8852/9652-3445/(42)9962-3488 17 a 19 - Evento: Morfologia Passaporte e Classificatória - Cidade: Camaquã/RS - Apoio: ABCCC - Contato: (53)3223-2122/3223-4774 17 a 19 - Evento: Credenciadora - Cidade: Ponta Grossa/PR - Apoio: Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos – Contato: (42) 3232-2893/8805-1332 17 a 19 - Evento: Credenciadora - Cidade: Campo Largo/PR - Apoio: Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos – Contato: (42)3232-2893/9911-4927/8805-1332 18 a 19 - Evento: Tiro de Laço e Campereada - Cidade: Mostardas/RS - Apoio: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte - Responsável: Germano Salazar Trevisan – Contato: (51)3601-1812/3662-1891/3601-1812/9971-9979 23 - Evento: Morfologia Passaporte e Classificatória - Cidade: Passo Fundo/RS – Apoio: ABCCC - Contato: (53) 3223-2122/3223-4774 23 a 26 - Evento: Concentração e Tiro de Laço - Cidade: Tibagi/PR - Apoio: Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos – Contato: (42)3232-2893/8805-1332

Page 12: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Freio de Ouro

Buenos Aires abre ciclo de classificatórias ao Freio de Ouro

12 Cavalo CriouloMarço de 2011

Maysa Maciel

Pelo quarto ano consecutivo, a Argentina abre o calendário de classificatórias ao Freio de Ouro 2011, com a prova de Buenos Aires. O evento ocorre entre os dias 5 a 8 de abril no Parque de Palermo, sob supervisão técnica de Vilson Pradelino Cardozo de Aguiar e garantirá a presença de oito exemplares na final de Esteio/RS.

Com origem no Sul do Brasil, o Freio de Ouro vem sendo utilizado também pelos países vizinhos como Argentina e Uruguai. A eficiência e a complexidade da prova a transformaram em uma das mais completas ferramentas de seleção equestre.

Só neste ciclo aconteceram 16 credenciadoras e 11 credenciado-ras de inéditos sendo quatro fora do Brasil: Pellegrini e Lujan na Ar-gentina e nos distritos uruguaios de El Establo e Tacuarembó. Os eventos totalizam até agora 128 credenciados às semifinais do Freio de Ouro e 88 credenciados ao Bocal de Ouro, disputa que reúne os melhores estreantes da prova.

Participam do Bocal os 48 machos e fêmeas com melhor pontuação nas credenciadoras de inéditos, sendo os quatro primei-ros colocados de cada sexo classi-ficados para o Freio de Ouro.

Para estar apto a participar da grande final do freio os conjuntos devem alcançar uma média supe-rior a 18 pontos na classificatória. Além disso, a repescagem, que será realizada em Esteio, também utiliza esta mesma regra.

Segundo o regulamento da ABCCC, os animais estrangeiros

credenciados no Uruguai e na Argentina que não se classifica-rem nas etapas de Buenos Aires e Montevidéu poderão participar de outra classificatória brasileira e das Classificatórias de Repes-cagem, desde que preencham a pontuação e as condições míni-mas exigidas para ingresso.

Veja o calendário de classificatórias

Buenos Aires - 5 a 8 de abril

Bocal de Ouro - Esteio/RS - 20 a 24 de abril

Montevidéu - 13 a 15 de maio

Região 1 - São Lourenço do Sul/RS - 19 a 22 de maio

Região 2 - Bagé/RS - 27 a 29 de maio

Região 5A - Lages/SC - 3 a 5 de junho

Região 3 - Santo Ângelo/RS - 10 a 12 de junho

Região 6 - Camaquã/RS - 17 a 19 de

junho

Região 4 - Passo Fundo/RS - 23 a 26 de junho

Região 5B - Pato Branco/PR - 1 a 3 de julho

Repescagem - Esteio/RS - 7 a 10 de

Classificatória aberta - Brasília/DF - 22 a 24 de julho

A cidade de Pelotas sediará, entre os dias 25 e 27 de março, um evento inédito. Pela primeira vez duas Credenciadoras estarão acontecendo, ao mesmo tempo, na Associação Rural do município gaúcho. A iniciativa é do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos que, em três dias de provas, promoverá a seleção de

animais estreantes para o Bocal de Ouro - que acontece em Esteio/RS, entre 20 e 24 de abril - e para a classificatória ao Freio de Ouro, no dia 22 de maio, em São Lourenço do Sul/RS.

As inscrições para o evento estão abertas desde fevereiro e podem ser feitas até a quarta--feira anterior ao início da pro-gramação, dia 23.

Segundo o presidente do Nú-cleo, José Laitano, a organização está com grande expectativa, pois apesar de haver mais três credenciadoras no mesmo perí-odo, em Santana do Livramento, Esteio e Balsa Nova, no Paraná, nenhuma delas oferece os dois

tipos em um mesmo evento. “Hoje em dia, a maioria dos gi-netes também trabalha com ani-mais inéditos, então, com certe-za, poder correr com ambos irá facilitar para os concorrentes, que terão mais oportunidades de credenciamento com uma única participação”, explicou Laitano, salientando o diferencial desta edição.

De acordo com o presiden-te do Núcleo, é esperada para o evento a inscrição de animais de diferentes localidades. Laitano reforça ainda que a organiza-ção trabalhou muito para ofere-cer o melhor aos participantes. “Temos uma pista muito boa e

o gado também é de excelente qualidade, oriundo da Fazenda Mangueira, de Mílton Martins.”

As provas selecionarão um total de 16 animais para o ciclo 2011 do Freio de Ouro da Asso-ciação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Serão credenciados quatro ma-chos e quatro fêmeas em cada uma das provas. A Credenciado-ra de Inéditos será julgada por Francisco Martins Bastos Sobri-nho, Carlos Loureiro de Souza e Júlio César Hax. Frederico Viei-ra Araújo, Rouget Gigena Wrege e Eduardo Azevedo avaliarão a Credenciadora. A supervisão do evento será feita pelo técnico da

ABCCC, Cláudio Azevedo.

Morfologia Passaporte

Na mesma programação, está também agendada a realização de Exposição Passaporte (Leia mais na página 18). O julgamento dos animais, que garante vaga na mostra da Expointer, em Esteio, terá início no dia 24 de março, às 9h, e será definido somente ao meio-dia do dia 25. Antes, na quarta-feira, 23, ocorre Concentração de Machos a cargo do técnico Fernando Drummond de Mello. (Hélen Albernaz)

Seletiva internacional, que dá início à temporada de classificatórias ao Freio de Ouro, costuma reunir bom público e alto nível de competidores na capital argentina

Foto Felipe Ulbrich

Pelotas/RS credenciará em duas provas

Page 13: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 14: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Freio de Ouro

Herval traz fortes candidatos14 Cavalo Crioulo

Março de 2011

Nívea Oliveira

A tradicional Credenciadora de Inéditos de Herval/RS, que teve sua 16ª edição realizada entre os dias 12 e 13 de fevereiro, contou com a presença de 21 animais. A seletiva habilitou oito exemplares ao Bocal de Ouro, disputado em abril, na cidade de Esteio/RS. As 11 fêmeas e os dez machos participantes foram julgados pelos criadores gaúchos João Luís Arísio, do município de Osório, Marcelo Montano Coelho, de Viamão, e Rouget Gigena Wrege, de Jaguarão.

A supervisão da prova ficou a cargo do técnico da ABCCC, Fernando Drummond de Mello. A prova foi promovida pelo Nú-cleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos, com organiza-ção do Sindicato Rural de Herval. Durante os dias do evento, um expressivo público marcou pre-sença nas pistas demonstrando grande interesse em observar os

animais da raça Crioula.Arísio, que julgou pela primeira

vez na cidade, diz que já esperava encontrar bons animais e qualifica-da estrutura física no evento. “Pela tradição que a prova de Herval tem eu já esperava um resultado positivo. Daqui sempre são espera-dos candidatos fortes, tanto para o Bocal de Ouro, como para o título maior da raça Crioula.” O jurado co-mentou ainda que o cavalo vence-dor é um animal muito correto, que lhe surpreendeu positivamente.

Pela primeira vez Após a conquista de vários títu-

los nas categorias Infantil e Juvenil, tendo inclusive obtido a melhor premiação em Esteio pela Juve-nil no ano de 2006, o jovem Mário dos Santos Suñe, de 16 anos, par-ticipou pela primeira vez de uma competição profissional. “Aqui foi uma experiência nova e totalmen-

te diferente, pois esta prova está a cada ano mais profissional. Como foi minha primeira vez, eu estava bastante tenso e preocupado em fazer o melhor para não errar”, con-tou, um pouco envergonhado. O jovem pretende seguir a carreira de ginete, porém, montando apenas os animais da cabanha da família, e cursar a faculdade de Veterinária.

Credenciados

Fêmeas1º lugar

BBC Imperatriz, filha de JA Silêncio e Candelaria do Inhanduva, criador: Cabanha BBC, expositor Cabanha Santo Anjo e Paulo Ricardo Búrigo, Cabanha Santo Anjo, São José dos Ausentes/RS. Ginete: Francisco Kras Alves. Nota: 19,597

2º lugar

Guanabara Gaita, filha de Santa Elba Señuelo e BT Vassoura, criador e ex-

positor Luiz Carlos da Silva Carvalho Júnior, Estância Guanabara, Rio Gran-de/RS. Ginete: José Fonseca Macedo. Nota: 19,497

3º lugar

Tirana de Pai Passo, filha de BT Hara-gano e Labareda de Pai Passo, criador e expositor Condomínio Pai Passo, Estância Pai Passo, Uruguaiana/RS. Ginete: Lindor Collares Luiz. Nota: 18,651

4º lugar

Iracema do Pahecan, filha de Rodo-pio de Santa Edwiges e Cheyene do Pahecan, criador Egídio H. Reali e Paulo R. Reali, expositor Paulo Ronei Reali e Thiago Merck Reali, Cabanha Carpe Diem, Fazenda Vilanova/RS. Ginete: Felipe Silveira. Nota: 17,720

Machos1º lugar

Quebracho de Santa Angélica, filho de Santa Elba Señuelo e Catruca de Santa Angélica, criador Paulino e

Agenor Ávila Costa, expositor Ramiro e Déborah Madruga Costa, Cabanha Estribillo, Pedras Altas/RS. Ginete: Lin-dor Collares Luiz. Nota: 20,268

2º lugar

Martin Fierro do Infinito, filho de San-ta Elba Señuelo e Bomba de Santa Arminda, criador e expositor Roberto Sidney Davis Júnior, Agropecuária In-finito Ltda, São Sepé/RS. Ginete: José Fonseca Macedo. Nota: 19,188

3º lugar

Plebeu do HB, filho de Enigma do Agabê e Estrela do Agabê, criador e expositor Hamílton Brum Bulcão, Agropecuária Sepé Tiaraju, Candio-ta/RS. Ginete: Evaldo Motta. Nota: 18,772

4º lugar

Farrapo de Santa Edwiges, filho de Rodopio de Santa Edwiges e Oliva de Santa Edwiges, criador Daniel An-zanello, expositor Roberto de Lima Silveira e Filhos, Cabanha Mitai, Her-val do Sul/RS. Ginete: Marcos Silveira. Nota: 17,881

Guanabara Gaita se credenciou em segundo lugar com nota 19,497

A segunda maior nota dos machos ficou com Martin Fierro do Infinito

Com nota 19,597, BBC Imperatriz, da Cabanha Santo Anjo, foi a primeira égua credenciada O primeiro cavalo credenciado foi Quebracho de Santa Angélica, da Cabanha Estribillo, de Pedras Altas

A terceira maior nota foi de Tirana de Pai Passo Plebeu do HB conquistou o terceiro lugarA quarta colocação ficou com Iracema do Pahecan Farrapo de Santa Edwiges ficou em quarto

MachosFêmeasFotos Nívea Oliveira

Page 15: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 16: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

ótimas condições de infraestrutu-ra das pistas. “Esta é a segunda vez que venho participar de pro-vas no município e posso confir-mar, cada vez mais, as boas con-dições das pistas e instalações em geral”, conta o ginete que possui seu Centro de Treinamento há 14 anos em Viamão/RS.

Credenciados (ainda não homologados pela ABCCC)

Fêmeas

1º lugar

Quebrada do Itapororó, filha de Maña-nero Zapatazo e Gaviota do Itapororó, criador Nestor M. Jardim Neto/Maria L. F. Jardim, expositor Condomínio Santa Marta e Itapororó, Alegrete/RS. Ginete: Reinaldo Silveira. Nota: 20,047

2º lugar

Farra de Santa Edwiges, filha de Rodo-pio de Santa Edwiges e Tormenta de Santa Edwiges, criador e expositor Da-

Freio de Ouro

Farra de Santa Edwiges conquistou o segundo lugar

Segunda colocação foi de Faconaço da Charqueada

Rincão da 3J recebeu nota 18,563 e foi o primeiro cavalo credenciadoPrimeira égua credenciada foi Quebrada do Itapororó, com nota 20,047

Terceira colocação ficou com Po Una Más Quarto lugar ficou com Amorosa 546 Maufer Terceiro lugar foi de Jacarandá Negrito Buenacho 21 da Trovador ficou em quarto

MachosFêmeas

São Lourenço credencia inéditos

Fotos Nívea Oliveira

Nívea Oliveira

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de São Lourenço do Sul, sob a presidência de João Alberto Cunha da Rocha, promoveu entre os dias 25 e 27 de fevereiro, no Sindicato Rural, a 2ª Credenciadora ao Bocal de Ouro. A seletiva contou com a participação de 34 competidores estreantes, em evento que ainda teve Prova Jovem.

Foram jurados da funcional André Narciso Rosa, secretaria-do por Sandro Costa; Eduardo Suñe, por Katia Kath; e Manoel Gonçalves, que recebeu o auxílio de Juliana Prasdio, os quais avalia-ram a atuação de 19 fêmeas e 15 machos.

Fazendo um comparativo en-tre a primeira prova realizada no ano passado e a deste ano, o presidente do Núcleo comentou que foram bastante semelhantes,

porém, desta vez, com mais pú-blico assistindo e com a marcante presença de criadores de várias cidades. “A expressiva participa-ção de animais de diversos muni-cípios do Estado gerou uma gran-de expectativa nos criadores que vieram assistir às provas”, disse.

Longa distânciaOs proprietários e o ginete de

Quebrada do Itapororó, primeira égua credenciada, percorreram 690 quilômetros de São Borja a São Lourenço do Sul para parti-cipar da prova. Segundo o ginete Reinaldo Silveira, a escolha de levar a égua ao município foi pela qualidade das pistas e pela hospi-talidade do pessoal da cidade.

Assim como Reinaldo, Volmir Guimarães, ginete de Rincão da 3J, também optou por levar o ca-valo a São Lourenço do Sul pelas

niel Anzanello, Cabanha Santa Edwi-ges, São Lourenço do Sul/RS. Ginete: Mílton Castro. Nota: 19,750

3º lugar

Po Una Más, filha de Lutador do Pu-runã e Entrosada do Junco, criador e expositor Gonçalo Porto Silva, Estância Don Marcelino, Lavras do Sul/RS. Gine-te: Onildo Nunes. Nota: 18,727

4º lugar

Amorosa 546 Maufer, filha de BT Fa-ceiro do Junco e F Lágrima do Seival, criador Maurício e Fernando Lampert Weiand e expositor Glauco Pinto Xa-vier, Cabanha do Mako, São Lourenço do Sul/RS. Ginete: Raul Lima. Nota: 18,700

Machos

1º lugar

Rincão da 3J, filho de General de Santa Angélica e Atrevida de Santa Angélica, criador Agropecuária Andrade Lima Ltda e expositor Enilton Francisco

Maduell Nunes, Cabanha Del Huaso, Viamão/RS. Ginete: Volmir Guimarães. Nota: 18,563

2º lugar

Faconaço da Charqueada, filho de Santa Elba Señuelo e Tinajera Mancha Rara, criador Motolândia Agropecu-ária Ltda e expositor Jacó Edmundo Weiand, Cabanha da Charqueada, Vale Verde/RS. Ginete: Fábio Teixeira da Sil-veira. Nota: 18,193

3º lugar

Jacarandá Negrito, filho de Jalisco de Santa Angélica e Jacarandá Valsa, cria-dor Antônio Augusto Marques de Fer-nandes e expositor Enilton Francisco Maduell Nunes, Cabanha Del Huaso, Viamão/RS. Ginete: João Furtado. Nota: 17,605

4º lugar

Buenacho 21 da Trovador, filho de Chicão de Santa Odessa e Enxuta do Basalto, criador Neri, Adriano e Gui-lherme Mallmann e expositor José Sil-vestre Schneider. Ginete: Felipe Lopes. Nota: 17,406

16 Cavalo CriouloMarço de 2011

Page 17: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 18: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Morfologia18 Cavalo CriouloMarço de 2011

Caratuva Alalá foi eleita o Melhor Exemplar da Raça

A Reservada Grande Campeã foi Ramon 129 Profana

O Grande Campeão da mostra foi Caratuva Alcapone

Artilheiro do Barrozo foi o Reservado Grande Campeão

Para chegar à Expointer, animais precisam conquistar vaga nas Exposições Passaporte

Começa temporada de Passaportes

Fotos Murilo Milléo

Foto Felipe Ulbrich

Douglas Saraiva

Garantir um exemplar no julgamento da Expointer é o objetivo de muitos dos criadores de cavalos Crioulos que, durante todo o ciclo, vêm preparando seus animais para a mais importante mostra morfológica da raça. A partir deste mês já será possível disputar uma vaga em Esteio/RS, com o início das Exposições Passaporte. A primeira delas será realizada em Pelotas/RS, no dia 24 de março.

O evento, que além do julga-mento ainda terá Concentração de Machos, no dia 23, e duas Creden-ciadoras, nos dias 25 e 26, ocorre-rá no Parque Ildefonso Simões Lo-pes e será promovido pelo Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (53) 3273-3414 e 9982-8825, com Maria Helena.

No ciclo 2011, além de Pelo-tas, ainda receberão Exposições Passaporte as cidades gaúchas de Esteio, Uruguaiana, São Lou-renço do Sul, Bagé, Santo Ângelo,

Camaquã e Passo Fundo, além de Lages, em Santa Catarina, Pato Branco no Paraná e Brasília no Distrito Federal.

Circuito de 2011 terá novidades

Nessa temporada, os julga-

mentos ocorrerão sob nova regra. Em exposições com número de participantes entre 40 e 79 ani-mais, somente os grandes cam-peões e seus reservados (macho e fêmea) serão habilitados à final. Nas exposições com 80 animais ou mais, classificam-se para a Expointer os quatro melhores de cada sexo, conforme foi feito no

ciclo 2010.A atual determinação visa au-

mentar o número de vagas para ingresso através das prévias e, dessa forma, oportunizar uma maior participação de animais jovens. As prévias compreendem um circuito de avaliações promo-vido após as Passaporte, ainda sem data definida este ano, que

definirá os exemplares aptos a preencher as últimas vagas na fi-nal de Esteio.

Confira a agenda de Passaportes Pelotas/RS - 24 de março Esteio/RS - Bocal de Ouro - 21 de abril Uruguaiana - 13 de maio São Lourenço do Sul/RS - 19 de maio Bagé/RS - 27 de maio Lages/SC - 3 de junho Santo Ângelo/RS - 10 de junho Camaquã/RS - 16 de junho Passo Fundo/RS - 23 de junho Pato Branco/PR - 1º de julho Esteio/RS - 7 de julho Brasília/DF - 22 de julho Esteio/RS - Final - 30 de agosto

Sobram elogios à Exposição de Ponta GrossaReconhecido e premiado pela

sua qualidade morfológica, o zai-no Viragro Rio Tinto mostra que, além dessa, possui também outra virtude: a capacidade de transmi-tir aos seus descendentes as suas características. Prova disso, foi o grande campeonato da Exposição Morfológica de Ponta Grossa/PR, vencido por dois de seus fi-lhos - Caratuva Alalá e Caratuva Alcapone.

Os animais, de propriedade de Eliseu Ribas, da Cabanha Ca-ratuva, de Araucária/PR, foram os grandes campeões da mostra rea-lizada entre os dias 19 e 20 de fe-vereiro, no Parque de Exposições de Ponta Grossa. O evento, que também contou com Tiro de Laço e Prova de 21 dias, foi promovido

pelo Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos.

O julgamento morfológico contou com a presença de 44 exemplares confirmados, além da categoria Incentivo. A avaliação foi feita pelo jurado André Luiz Narciso Rosa, sob a supervisão do técnico da ABCCC, Rafael Fa-gundes Sant’Anna, que destacou o alto nível da exposição. “A qua-lidade dos animais surpreendeu muito, com nível bastante alto, principalmente da categoria Po-tranca Menor”, disse.

O jurado também não poupou elogios e classificou a exposição como “uma das melhores que já julgou na vida”. Segundo Rosa, o excelente nível apresentado em

Ponta Grossa representa o início de um marco na região. “Os cria-dores do Paraná fizeram um gran-de investimento em genética e não tenho dúvida de que futuramente o estado será exportador dessa li-nhagem. O grande campeão tem o RP 01.” (Douglas Saraiva)

Resultados (Confira mais fotos e o resultado completo desta exposição no site www.abccc.com.br.)

Fêmeas

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

Caratuva Alalá, filha de Viragro Rio

Tinto e PO Uhlalá, criador e expositor Eliseu da Silva Taborda Ribas, Caba-nha Caratuva, Araucária/PR

Reservada Grande Campeã

Ramon 129 Profana, filha de Viragro Rio Tinto e Ramon 03 Amante Ar-gentina, criador e expositor Ger Ad-ministração e Participações S/A, Ca-banha Valente, Porto Amazonas/PR

3ª Melhor Fêmea

Usura do Purunã, filha de Macanudo do Itapororó e Izaura do Inhanduvá, criador Mariano Lemanski e exposi-tor João Luís Arísio, Cabanha Que-rência Azul, Osório/RS

4ª Melhor Fêmea

Abadessa da Pena Branca, filha de

Viragro Rio Tinto e Autoridade Char-rua, criador Euro da Silva Taborda Ribas e expositor Tiago Henrique Wandscheer, Cabanha FTW, Campo Largo/PR

Machos

Grande Campeão

Caratuva Alcapone, filho de Viragro Rio Tinto e BT Quero Mana II, criador e expositor Eliseu da Silva Taborda Ribas, Cabanha Caratuva, Araucária/PR

Reservado Grande Campeão

Artilheiro do Barrozo, filho de Gato da Vila Velha e Indaía da Vila Velha, criador e expositor Marcos Gomes Antunes, Fazenda Barrozo, Castro/PR

3° Melhor Macho

Paisano do Purunã, filho de BT Butiá e Despojada 656 do Itapororó, cria-dor Mariano Lemanski e expositor Eder Ricardo de Castro Salgueiro, Cabanha Itaimbé, Navegantes/SC

4º Melhor Macho

Buen Abrigo do Rocio, filho de Ita-qui do Salero Velho e Armadilha da Mutá, criador e expositor Felipe Pup-pi Ribas, Fazenda Nossa Senhora do Rocio, Balsa Nova/PR

Page 19: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

considerada de nível “B”, no mes-mo padrão de uma Morfologia Pas-saporte. As demais morfologias, desde que reúnam o número míni-mo de 40 animais, são consideradas de nível “C”.

O nível “A” dentro da categoria só é alcançado na Expointer, da qual participam o Grande Campeão e Reservado (macho e fêmea) das exposições passaportes que tive-rem a participação de 40 a 79 ani-mais inscritos e os quatro melhores (macho e fêmea) nas mostras pas-saporte com mais de 80 animais. Resultados (ainda não homologados pela ABCCC)

FêmeasGrande Campeã - Melhor Exemplar da Raça - Campeã Potranca MenorCaratuva Alegria, filha de Viragro Rio Tinto e Iluminada do Agabe, criador e expositor Eliseu da Silva Taborda Ribas, Cabanha Caratuva, Araucária/PRReservada Grande Campeã - Campeã Égua MenorLa Encruzilhada Fantasia, filha de Mara-gato dos Alpes e Desejada da Vila Velha, criador e expositor Israel Amorim, esta-belecimento Cabanha Venâncio Amo-rim, São João Batista/SC3ª Melhor Fêmea - Reservada Campeã Potranca MenorEsperança do Ribeirão Bonito, filha de Herdeiro do Itapororó e JA Trovoada, criador e expositor Arison Jung, Caba-nha Ribeirão Bonito, Guarapuava/PR4ª Melhor Fêmea - 3ª Melhor Potranca MenorÉpoca do Ribeirão Bonito, filha de Her-deiro do Itapororó e SJ Tirana, criador e expositor Arison Jung, Cabanha Ribeirão Bonito, Guarapuava/PR4ª Melhor Potranca MenorEterna do Ribeirão Bonito, filha de Her-deiro do Itapororó e Laura de Santa An-gélica, criador e expositor Arison Jung, Cabanha Ribeirão Bonito, Guarapuava/PRReservada Campeã Égua MenorOK Envidia, filha de Mañanero Manicero e Mosquita Pora, criador Cezar Roberto Oliveira Krüger, expositor Vinícius Vir-mond Krüger, Cabanha do Lageado, Guarapuava/PR3ª Melhor Égua MenorHerdeira do Quartel Mestre, filha de Aca-lanto de Santa Angélica e Lindaça do Quartel Mestre, criador e expositor Car-los Álvaro e Gabriel da Silva Neto, Estân-cia Rincão de São João, Guarapuava/PR4ª Melhor Égua MenorGuarapuava do Espírito Santo, filha de Fandangueiro do Recanto Crioulo e Castelhana do Espírito Santo, criador e expositor Humberto Limberger Jr e Ge-raldo Limberger, Cabanha Espírito San-to, Guarapuava/PR Campeã Égua AdultaButiá Universal, filha de Butiá Olodum e Butiá Ogiva, criador Sementes e Caba-nha Butiá Ltda, expositor Fábio da Silva, Cabanha Saff, Joinville/SCReservada Campeã Égua AdultaOK Delantera, filha de Encomendero do Recanto Crioulo e Ibis da Fascinação, criador Cezar Roberto Oliveira Krüger, expositor Vinícius Virmond Krüger, Ca-banha do Lageado, Guarapuava/PR 3ª Melhor Égua Adulta

Paraná tem primeira nível “B” do ano Morfologia 19Cavalo Crioulo

Março de 2010

Fêmeas

Caratuva Alegria foi a Grande Campeã entre as fêmeas e ainda levou o título de Melhor Exemplar da Raça

La Encruzilhada Fantasia Esperança do Ribeirão Bonito Época do Ribeirão Bonito

Fotos J.G. Martini

Machos

Índio Véio da Reconquista FS Vespertino Lageado Andejo

Caratuva Alcapone foi julgado como o Grande Campeão e Campeão Potranco Menor

Maysa Maciel

“Um evento muito bem organizado, que reuniu exemplares de alto padrão racial e que atingiu o nível B graças ao esforço de todos os organizadores”, descreveu Jorge Aginelo do Nascimento, técnico responsável pela supervisão da Exposição Morfológica promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava/PR nos dias 25 e 26 de fevereiro. A mostra foi a primeira do ciclo a alcançar a categoria “B”, fora do estado do Rio Grande do Sul.

Realizada no Parque de Exposi-ções Lacerda Werneck, em Guara-puava no Paraná, a disputa reuniu o maior número de exemplares em pista, até então no ciclo: 173. Porém, não foi só a quantidade de animais que chamou a atenção. A qualidade destes também abrilhan-tou o evento. “O nível dos animais impressionou todo mundo. Vários exemplares gaúchos e catarinen-ses estavam presentes na disputa que foi bem parelha”, completa Nascimento.

Além disso, participaram da mostra exemplares que vêm se destacando em outras morfologias durante o ciclo, como o Grande Campeão Caratuva Alcapone, que já tinha vencido o grande campe-onato em Ponta Grossa, também no Paraná. “O animal é muito equi-librado, com uma boa frente e um bom desenvolvimento”, diz Fran-cisco Fleck, que julgou o evento.

Mesmo com machos de ótima qualidade, o grande destaque do julgamento foi a fêmea Caratuva Alegria, do criador Eliseu da Silva Taborda Ribas. A égua de apenas dois anos foi considerada o Melhor Exemplar da Raça por ser, segundo o jurado, muito harmônica, além da alta expressividade e qualidade ra-cial. “É um exemplar muito jovem e de muito futuro, como todos os animais que passaram pela pista do parque de exposições”, disse.

O crescimento da raça no esta-do do Paraná e o aumento do inves-timento no Crioulo têm incentivado os núcleos da região a realizarem cada vez mais eventos desse porte. A receptividade dos paranaenses na ocasião foi outro ponto destaca-do por Fleck. “Estão todos de para-béns, o evento foi muito bem orga-nizado e o estado só tem a crescer. Os criadores têm extremo cuidado com os animais e a população gos-ta destas exposições. Isso é muito bom”, completa (confira mais fotos do evento no site da ABCCC).

Por que nível “B”?Segundo o regulamento da As-

sociação, toda mostra que reunir mais de cem animais em pista é

Santo Onofre Picucha, filha de FAT Os-tigoso e Cafona do São Pedro, criador e expositor Nestor Augusto e Jorge Rosas Demiate Jr, Cabanha Santo Onofre, Pon-ta Grossa/PR4ª Melhor Égua AdultaRamon 70 Hornada, filha de Batedor Sombra e BT Finesse, criador Fábio Scar-pim Ramon, expositor Leonardo Becher de Mattos Leão, Estância Toca do Leão, Guarapuava/PR Campeã Trio de PotrancasDivina da Saff, Demonica da Saff e Dan-çarina da Saff, expositor Fábio da Silva, Cabanha Saff, Joinville/SCCampeã Trio de Éguas AdultasRubia Alada, Serena Alada, Siriema Alada, expositor Rodolpho Luiz Wer-nek Botelho, Cabanha Tropilha Alada, Guarapuava/PRCampeã Éguas PrenhezFumaça do Quartel Mestre, filha de Aca-lanto de Santa Angélica e Aventura do Quartel Mestre, criador e Carlos Álvaro e Gabriel da Silva Neto, Estância Rincão de São João, Guarapuava/PR Reservada Campeã Égua PrenheLa Pátria do Paraná, filha de FAT Ostigo-so e Chilenita da Harmonia, criador Gino Claassen de Campos, expositor Nestor Augusto e Jorge Rosas Demiate Jr, Ca-banha Santo Onofre, Ponta Grossa/PR 3ª Melhor Égua PrenheConquista do Ribeirão Bonito, filha de Quebra Vento do Purunã e Noblessa do Monte Verde, criador Arison Jung, expositor Marcelo Oliveira Cunha e Es-mael Cadore, Cabanha Rio das Pedras, Guarapuava/PR4ª Melhor Égua PrenheHerança do Quartel Mestre, filha de Acalanto de Santa Angélica e Artista do Quartel Mestre, criador Carlos Álvaro e Gabriel da Silva Neto, expositor Elinton Nasseh Doná, Fazenda Kaûixi, Ponta Grossa/PR Campeã Éguas com CriaDama de Honra do Rio das Pedras, filha de Imperador do Purunã e Anaí do Alto Ivaí, criador Marcelo Oliveira Cunha, expositor Marcelo O. Cunha e Esma-el G. Cadore, Fazenda Rio das Pedras, Guarapuava/PR Reservada Campeã Égua com CriaAgata da Atlanta, filha de Leco Chico e Charquiada Fortin, criador Carlos Edu-ardo Guimarães Ribas, expositor Cassio Menarim, Fazenda Roraima, Castro/PR 3ª Melhor Égua com CriaSinhá do Purunã, filha de Hércules do Purunã e Grandeza Simpatia, criador Mariano Lemanski, expositor Agrope-cuária Estrela do Sul Ltda, Agropecuária Estrela do Sul, Cruzeiro do Sul/PR 4ª Melhor Égua Com CriaOK Vertente, filha de Imperador do Pu-runã e OK Navalha, criador Cezar Rober-to Oliveira Krüger, expositor Marcelo O. Cunha e Esmael G. Cadore, Fazenda Rio das Pedras, Guarapuava/PR MachosGrande Campeão - Campeão Potranco MenorCaratuva Alcapone, filho de Viragro Rio Tinto e BT Quero Mana II, criador e expo-sitor Eliseu da Silva Taborda Ribas, Caba-nha Caratuva, Araucária/PRReservado Grande Campeão - Cam-peão Cavalo MenorÍndio Véio da Reconquista, filho de BT Lucero e Beta da Reconquista, criador Marcelo Tellechea Cairoli, expositor Fá-bio Ramon, Cabanha Valente, Paraná

3º Melhor Macho - Campeão Cavalo AdultoFS Vespertino, filho de Gato da Vila Ve-lha e FS Querubina, criador Luiz Cláudio Mendonça de Barros e Irmãos, expositor Israel Amorim, Cabanha Venâncio Amo-rim, São João Batista/SC4º Melhor Macho - Reservado Campeão Cavalo MenorLageado Andejo, filho de Mañanero Ma-nicero e Pora Serena, criador e expositor Vinícius Virmond Krüger, Cabanha do Lageado, Guarapuava/PRReservado Campeão Potranco MenorRico da Lagoa Seca, filho de Real Invido do Purunã e Hortelã da Lagoa Seca, cria-dor Gilda Campello, expositor Ronoval-do dos Santos Oliveira, Pato Branco/PR3º Melhor Potranco MenorSanta Mônica Cerrito, filho de Cacho Lince e Hortência de São Pedro, cria-dor Adolfo José Martins Neto, expositor Agrícola Guerra Ltda e Adolfo Martins Neto4º Melhor Potranco MenorDemocrata da Saff, filho de Guasqueiro

do Recanto Crioulo e Três F Raça, criador Fábio da Silva, expositor Ademir e Fábio da Silva, Cabanha Saff, Joinville/SC 3º Melhor Cavalo MenorEstouro JB de Palermo, filho de Trovador JB de Palermo e Roleta JB de Palermo, criador Otto Jayme Beckert, expositor Raphael Camargo, Cabanha Boticão, Guarapuava/PR4º Melhor Cavalo MenorGP Pampeiro, filho de Impostor do Ita-pororó e FJC Balalaika, criador e exposi-tor Ricardo Guimarães Pereira, Fazenda Jerivá, Conselheiro Mairinck/PR Reservado Campeão Cavalo AdultoOK Ufano, filho de Imperador do Puru-nã e OK Jamona, criador Cezar Roberto Oliveira Krüger, expositor Astolfo Araú-jo Sobrinho, Cabanha Selo da Raça, Joinville/SC 3º Melhor Cavalo AdultoPríncipe JB de Palermo, filho de CRT Guapo e Carona da Boa Vista, criador Otto Jayme Beckert, expositor Daniel Hungaro Driessen, Cabanha Driessen, Conselheiro Mairinck/PR

Page 20: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Três décadas de uma revoluçãona seleção do cavalo Crioulo

Provas de funcionalidade foram criadas para se alcançar o modelo ideal de avaliação e estabelecer o padrão da raça Crioula; hoje, 30 anos depois, são poderosas ferramentas seletivas

Foto Arquivo ABCCC

Foto Arquivo Pessoal

Freio de Ouro - 30 anos

J. Tomás

Quando o próximo vencedor do Freio de Ouro elevar, em agosto desse ano, um dos troféus mais cobiçados do circuito das competições equestres brasileiras e soltar o grito de vencedor, um ciclo será fechado. O gesto corresponderá ao de número 30 da prova que mudou para sempre o jeito de o homem olhar o cavalo Crioulo, um animal que, até o início da década de 80, tinha na morfologia sua principal credencial.

Foi através da introdução de provas de funcionalidade que se al-cançou o modelo considerado ide-al para avaliar e estabelecer o pa-drão da raça. Três décadas depois, a iniciativa de Bayard Bretanha Jacques, Manuel Rossel Sarmento, João Alberto Dutra Silveira, Luiz Carlos Cassal de Albuquerque, en-tre tantos outros nomes, revela-se uma poderosa ferramenta seleti-va, que ajudou a expandir a marca crioula pelo país e o continente.

Para registrar este momento histórico o Jornal Cavalo Criou-lo, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), irá publicar entre março e agosto uma série espe-cial sobre a prova. A origem do Freio, os ginetes vencedores, a

expansão às nações vizinhas, a economia movimentada e a par-ticipação familiar, além de muitas curiosidades, serão abordados mês a mês.

A década de 70 é considerada

a linha divisória entre o momento em que as exposições começam a deixar de ser apenas morfoló-gicas e passam a considerar a funcionalidade do cavalo Crioulo. Foi na fronteira com o Uruguai,

nos campos da cidade gaúcha de Jaguarão, que criadores organi-zaram e realizaram a 1ª Exposi-ção Funcional. O evento agradou e cresceu. Em 1982, quando a ABCCC celebrou seu cinquente-nário, criou-se a primeira edição do Freio de Ouro, inspirada no modelo jaguarense.

Se hoje o Freio de Ouro é for-jado em 12 classificatórias (são 64 credenciadoras), naquele primei-ro teste foram apenas três, em Ja-guarão, Pelotas e Bagé. Coube ao ginete Vilson Charlat de Souza a honra de escrever pela primeira vez o nome nas páginas dedica-das aos grandes campeões. Mon-tando Itaí Tupambaé, do criador Oswaldo Dornelles Pons, ele deu início à saga de homens e mulhe-res que, a cada ano, lutam pelo lugar mais alto no pódio e o reco-nhecimento do mundo crioulista. O macho Itaí Tupambaé também abriu um ciclo único: o da des-cendência campeã da lenda La Invernada Hornero.

Em sua estância Os Tuco Tuco, onde passa a maior parte do tempo no cenário que mais gosta, entre cavalos, bois e o pampa, Bayard Bretanha Jac-ques, 74 anos, apressa-se em fazer uma correção histórica: a mudança não começou nos anos 70, mas em um período anterior: “A raiz dessas coisas é a década de 60”. Havia em Jaguarão festas gaúchas com provas de doma, rédea, paleteadas, entre outras. Bayard faz questão de dizer que em momento algum a intenção foi regrar o modelo de avaliação vigente. A preocupação maior era buscar a essência da atividade campeira através de um cavalo que chamava a atenção de todos, mas ainda estava concentrado nas mãos de poucos. E nesse ponto ele repete inúmeras vezes durante a conversa: “Naquela época era uma vergonha o cava-lo perder para o boi”. Associação clara à mais popular das provas do Freio do Ouro: a de campo.

Frase de Sarmento“Hoje, por uma fração de segundos, você perde a prova. Acontece. Qualquer um pode ganhar.”

Page 21: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Com o desenvolvi-mento do Freio de Ouro, não foram só os animais que mudaram: homens também evoluíram ao encarar o trabalho com cada vez mais seriedade

Foto Jô Folha

Foto Arquivo ABCCC

21Cavalo CriouloMarço de 2011

Os homens envolvidos na mu-dança que aconteceu eram cam-peiros por natureza, experientes no trabalho e referência aos de-mais. Mais do que isso, carrega-vam a inquietação por esse mode-lo de vida e não se contentavam apenas em exercitá-lo. Foi assim, afirma, que tudo começou. E o cavalo Crioulo, por sua história já conhecida e capacidade fenome-nal para o trabalho de campo, fez germinar essa semente.

No município de Bagé (RS), onde vive, Manuel Rossel Sar-mento concorda com o amigo. Aos 77 anos, ele acredita que o Freio de Ouro atingiu a maturida-de porque foi construído de for-ma consciente e evoluiu na área funcional. “Todos os anos, quan-do termina o ciclo, se analisam as provas, o que muda e não muda.”

E não foram apenas os ani-mais que ganharam com esse desenvolvimento. “Os homens também evoluíram”, diz, em re-ferência ao trabalho sério que fez com que a disputa avançasse pe-las fronteiras da América do Sul.

Com a experiência de quem conhece um cavalo Crioulo como poucos, Sarmento dá ainda a fór-mula aos mais jovens que cada vez mais se interessam pela raça. “Morfologia, raça, selo, distin-ção. Depois bota a função.” Pala-vras de quem carrega sabedoria construída sobre o lombo de mui-tos animais.

Como é a prova Bayard-Sarmento

O animal deve percorrer um percurso em linha reta, com raias demarcadas, e realizar atropela-das, esbarradas, voltas sobre pata

e recuada. O cavalo arranca em velocidade, percorre 40 metros até a demarcação central, onde esbarra, para e faz dois giros para cada lado. Arranca novamente, percorre mais 40 metros, com nova esbarrada. Após parar, o concorrente dá de rédeas para o lado, onde estão os jurados, e re-torna sobre seu rastro, repetindo as manobras iniciais, com a ter-ceira atropelada de 40 metros até

o fardo central, no qual esbarra mais uma vez e para, realizando novamente dois giros para ambos os lados. Deve arrancar mais uma vez, percorrer os 40 metros finais que o levam ao ponto de partida, onde esbarra, para, dá de rédea para o lado onde estão os jurados, vira o cavalo a 180 graus, e dirige--se até onde estiverem os jurados. Depois disso recua com sincronia, equilíbrio e em linha reta.

Saiba mais Até a década de 1970 as exposições de cavalos Crioulos eram, basica-mente, competições morfológicas. Foi a partir desse período que as pro-vas funcionais foram introduzidas e passaram a agradar os criadores e o público em geral. Com esta combi-nação colocou-se sob teste a verda-deira funcionalidade do animal.

- A partir da 1ª Prova Funcional para Éguas Crioulas Registradas, em abril

de 1971, outras provas apareceram, como a de rédeas e a de resistência, o que fez com que surgissem novos adeptos dessas modalidades.

- Em 1983 a ABCCC deu à prova o nome de Roberto e Flávio Bastos Tel-lechea; Flávio havia falecido no ano anterior.

- O Freio de Ouro declara vencedor o macho e a fêmea que obtiverem a maior pontuação em oito provas: avaliação morfológica, andadura (tranco, trote e galope), figura, voltas sobre pata e esbarrada, manguei-ra, campo, mangueira e campo e Bayard/Sarmento.

Acompanhe a sérieNesta edição - As 30 edições do Freio de Ouro

Abril - Como funciona a prova

Maio - Os ginetes campeões

Junho - A prova ultrapassa as fronteiras

Julho - A economia gira em torno do Freio

Agosto - O presente: do espetáculo ao envolvimento familiar

(*) Para a realização dessa série também fo-ram consultados o site da ABCCC e o livro Freio de Ouro, uma história a cavalo, de Re-nato Dalto

Frase de Bayard“O cavalo Crioulo é um instrumento de

trabalho. Não tem razão de ser, se não for um instrumento

de trabalho.”

Page 22: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Duplas vitorienses vencem Paleteadas

Eventos22 Cavalo CriouloMarço de 2011

SJ Violeta ficou em primeiro lugar, mas pontuação de 6,800 não foi suficiente à classificação

Segundo lugar foi de SJ Xerenga, com Rafael Ramalho, que obteve 4,085 pontos

Urco Porre da Tamanca e Osorno Cigano conquistaram a segunda colocação, com 66,5 pontos

Com pontuação de 76, Vista Curta da Tamanca e Saldo M[edio da Tamanca ficaram em primeiro lugar

Fotos Nívea OliveiraNívea Oliveira

Fazendo parte dos eventos da 33ª Expo-Feira de Ovinos Meia-Lã realizada em Herval/RS, na tarde de 13 de fevereiro, foram apontadas duas novas duplas aptas a disputar a etapa semifinal do Campeonato Nacional de Paleteadas da ABCCC. Os conjuntos habilitados concorrerão a uma vaga na classificatória das regiões 1 e 6 que será realizada em Pelotas/RS, nos dias 16 e 17 de abril.

Os jurados Ramiro Costa e Gilmar Dioscar avaliaram as 12 duplas inscritas na Paleteada que ocorreu pela 16ª vez no municí-pio. Participaram da competição, no Sindicato Rural de Herval, competidores locais e de cidades como Arroio Grande, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar.

As duas duplas classificadas, do município de Santa Vitória do Palmar, receberam premiação em dinheiro e troféus oferecidos pelo Sindicato Rural. O Selo de Raça, indicado pelo técnico da ABCCC no evento, Fernando Drummond de Mello, ficou com Osorno Cigano.

Resultado

1º lugarVista Curta da Tamanca, com José Rafael Nunes, e Saldo Médio da Ta-manca, com Lucas Sanes. Pontua-ção: 76 2º lugarUrco Porre da Tamanca, com Lucas Sanes, e Osorno Cigano, com Jorge Patela. Pontuação: 66,5

Nem o pequeno número de criadores nem a forte chuva con-seguiu diminuir o nível dos com-petidores que participaram da prova de Paleteada em São Borja/RS, promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município no dia 12 de fevereiro. A etapa habilitou quatro duplas para a Classificatória da modalida-de das regiões 2 e 3, que se reali-zará nos dias 14 e 15 de maio na cidade gaúcha de Alegrete.

Os responsáveis pelo julga-mento da prova, Cláudio Fagun-des e Jean Mendes, consideraram

Tempo bom e movimenta-ção intensa. Este era o clima em São Lourenço do Sul, onde o Núcleo de Criadores de Cava-los Crioulos do município pro-moveu uma disputa de Prova Jovem. O evento ocorreu entre os dias 25 e 27 de fevereiro e foram jurados da categoria, André Narciso Rosa, Eduardo Suñe e Manoel Gonçalves.

Paralelo à Prova Jovem também ocorreu uma Creden-ciadora de Inéditos. De acordo com o jurado André Narciso Rosa, a prova é uma forma de incentivar os jovens da região. Porém, os dois participantes inscritos na categoria Aspiran-te Masculino não alcançaram a média necessária para se classi-ficarem para uma próxima eta-pa. “Infelizmente ninguém se classificou, mas o evento estava ótimo e com bastante público”,

os animais de alto nível e muito bem preparados para o evento. Segundo Fagundes, os classifica-dos superaram muito bem as ad-versidades como a pista molhada e escorregadia. “A prova correu muito bem e os vencedores me-receram a colocação. Os animais estavam muito bem preparados e a prova foi um sucesso”, diz.

O responsável por manter o evento dentro das normas da ABCCC foi o técnico Gilberto Domingues Rieth, que também consagrou a égua tostada TJ Ursa com o Selo de Raça. (Maysa Maciel)

Resultados Valoi Serres montando Novo México da Nova Era e Otávio Aragão com OEA Quidama Irineu Dorneles com Jaó do Carmo e João Dorneles montando TJ Upa e Teve Felipe François Motta montando TJ Galponero e Irineu Ferreira com TJ Ursa João Dilberto Nunes com PP Legendá-rio da Renascer e Jair Almeida montan-do TST Jogo Duro

destacou.Na categoria Aspirante, na

qual podem participar jovens a partir de 16 anos, desde que os concorrentes não tenham partici-pado de Classificatórias e da Fi-nal do Freio de Ouro, os partici-pantes devem atingir média final igual ou superior a 7,5. No entan-to, o primeiro colocado da Prova Jovem, João Alberto Cunha da Rocha, alcançou uma pontuação de 6,8. Sendo assim, nenhum concorrente obteve classificação para a final em Esteio, no Rio Grande do Sul. (Pâmela Seyffert)

Resultado

1º lugar: SJ Violeta com João Al-berto Cunha da Rocha, pontuação: 6,800

2º lugar: SJ Xerenga com Rafael Ra-malho, pontuação: 4,085

Prova Jovem de São Lourenço do Sul incentiva aspirantes

Animais de alto nível superam adversidades e chuva em São Borja

Page 23: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Mais trios no ranking da CampereadaEventos 23Cavalo Crioulo

Março de 2011

asdsasdasdasdasdasdsadsdadsa

Em Passo Fundo, a chuva enlameou a pista mas não comprometeu a qualidade das armadas

Foto Alexandre Freitas

Douglas Saraiva e Maysa Maciel

Os municípios gaúchos de Passo Fundo e Pelotas reuniram grande público nas duas disputas de campereada realizadas no mês de fevereiro. Os trios buscam o ingresso no ranking da ABCCC para disputar uma vaga na grande final da modalidade, que acontecerá em agosto, durante a Expointer 2011.

No total, passaram pelas pistas de prova 102 exemplares da raça (34 trios), sendo a etapa Final realizada com os 20 trios de melhores tempos. No fim do ciclo os tempos serão divulgados no site da ABCCC.

Qualidade na disputa de Pelotas

O Núcleo Sudeste de Criado-res de Cavalos Crioulos realizou, no dia 6 de fevereiro em Pelotas/RS, a sua primeira Campereada de 2011. Com a presença de 18 con-juntos a prova ocorreu no parque da Associação Rural do município, teve a supervisão do técnico da ABCCC, Cláudio Neto de Azeve-do, e foi julgada pelo presidente do Núcleo, José Lima Laitano.

Na opinião de Azevedo a prova teve muita qualidade, apesar de

poucos participantes. “A prova es-tava muito boa. Embora com pou-cos trios, a Campereada teve muita qualidade. O trio vencedor é bas-tante profissional, ele foi correr em Mococa/SP e abrilhantou a prova. O segundo trio também teve uma performance fantástica. O gado também era bom.”

Para Laitano, além da quali-dade dos conjuntos, a integração entre os competidores foi também um ponto de destaque da compe-tição. “A prova foi de muito bom nível, tanto do gado como dos trios, salientando a participação de trios com famílias. Queremos fazer mais Campereadas durante este ano, direcionando o foco para

a participação de famílias e, com isto, envolver os criadores nesta modalidade.”

Na ocasião, a égua tostada Abu-sada do Retiro, de Mílton Moraes Filho, foi agraciada com o Selo de Raça concedido pelo técnico da ABCCC.

Confira os primeiros colocados1º lugarInvernada do Rincão das Hortências com Camila LobatoSJ Vodka com Rafael ÁvilaNeblina da Dona Silvina com Everton LobatoTempo: 3”29’44 - Cinco bois2º lugar

Formoso de Santa Angélica com Alex MacielPrisionera da Cascata com Luciano RodriguesAventureiro do Puruã com Elton GoulartTempo: 3”29’44 - Quatro bois3º lugarApache do Retiro com Mílton Moraes FilhoBuscapé do Retiro com Felipe MoraesAbusada do Retiro com GladimirTempo: 5”01’21 - Dois bois

Prova reúne grande público em Passo Fundo

Mesmo abaixo de forte chuva, o público de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, compareceu em massa ao Parque de Rodeios do município para acompanhar o Dia do Cavalo Crioulo. Promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Ronald Bertagnolli, o evento ocorreu junto à programação XV Rodeio Internacional do município, no dia 10 de fevereiro.

A programação dedicada ao cavalo Crioulo contou com prova de Campereada, Tiro de Laço e Concentração de Machos. A prova de Campereada foi disputada por 16 trios que entraram em pista já no início da noite, sob os holofotes

do parque, classificado pelo jurado Luís Augusto Mate como muito bem estruturado.

Além de ingressar no ranking da ABCCC na modalidade, os três melhores colocados receberam uma premiação em dinheiro, que totalizou R$ 1,5 mil.

Confira os primeiros colocados1º lugarEncantada da Estância Guarda Velha com Tiago SilvaCapanegra do Elebê com Rogério BortoliniBerberia Façanha com Renato MartinsTempo: 4”20’63 - Cinco bois 2º lugarGlamour da Estância Guarda Velha com Tiago SilvaGuerreira da Estância da Guarda Ve-lha com Rogério BortoliniHortência do Passo do Pontão com Renato MartinsTempo: 5”18’00 - Quatro bois3º lugarBuenacho dos Três Pastores com Adelar de SouzaQuatrilho dos Três Pastores com Fer-nando de SouzaBerberia Marriott com Adroaldo de SouzaTempo: 4”33’77 - Três bois

Page 24: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Jovens jurados competem no ParanáEventos

Yéssica Lopes e Maysa Maciel

Durante o mês de fevereiro, duas etapas do Concurso Jurado Jovem mobilizaram o Paraná. A quarta e a quinta fases das sete do concurso entre os aspirantes a jurados ocorreram em Ponta Grossa e Guarapuava. No final do ciclo os melhores competem na final realizada durante a Expointer. Saiba a seguir quem foram os primeiros colocados.

Ponta GrossaClima cordial e nível excelente

de competidores marcaram a eta-pa do dia 20 de fevereiro, em Pon-ta Grossa. O evento foi promovido pela Comissão Jovem da ABCCC, juntamente com grupo de Jovens Crioulistas do Paraná.

Realizado no Parque de expo-sições do município, o encontro reuniu 28 jovens sob a avaliação de André Luiz Narciso Rosa, que ressaltou o empenho e a empolga-ção dos Jovens Crioulistas.

Guarapuava

Julgados por Francisco Fleck, os jovens de Guarapuava também fizeram bonito na sua etapa do Concurso. Com a presença de 33 participantes, a prova foi conside-rada de alto nível.

Segundo a coordenadora do evento, Patrícia Borba, a recepti-vidade dos paranaenses foi muito boa e o objetivo é crescer cada vez mais. A próxima etapa do con-curso ocorrerá em abril, em Dom Pedrito/RS.

Resultados(Confira o resultado completo no site da ABCCC)

Ponta GrossaInfantil1º lugarPedro Demeterco - 17,00 pontos2º lugarLucas Scalzo Pedroso - 13,50 pontos Juvenil1º lugarRafael Alves da Cruz - 14,50 pontos

2º lugarRuan Henrique Batista - 14,00 pontos3º lugarJoão Victor Estival - 11,50 pontos4º lugarNicolas Nunes - 11,00 pontos Adulto1º lugarValdecir Novack Filho - 20,00 pontos2º lugarGustavo Araninche - 18,00 pontos3º lugarLaís Tozetto - 18,00 pontos4º lugarAnna Paula Roa - 18,00 pontos5º lugarThabata Milleu Demiate - 16,50 pontos6º lugarMariana Kozinski - 16,00 pontos7º lugarCelso Pinheiro Filho - 15,50 pontos8º lugarFelipe Mainardes - 15,50 pontos9º lugarLetícia Gomes Tozzeto - 15,50 pontos10º lugarAlexandre Roa - 15,50 pontos

GuarapuavaInfantil1º lugarMaria Fernanda - 13,50 pontos2º lugarMaria Eduarda - 13,50 pontos3º lugarIsabela Araújo - 11,50 pontos4º lugarPedro Henrique Vatrin - 11,50 pontos5º lugarPedro Demeterco - 11,00 pontos6º lugarAlexandre da Luz Rocha - 11,00 pontos7º lugarRenan Lucas - 11,00 pontos8º lugarLuiz Vatrin - 11,00 pontos9º lugarLuíza Kruguer - 10,00 pontos10º lugarHenrique Kruguer - 8,50 pontos

Juvenil1º lugarCaio Fernando Koster - 15,00 pontos2º lugarMariana Serpa - 14,50 pontos3º lugar

Sérgio Alves Teixeira - 14,50 pontos4º lugarFelipe Kruguer - 14,00 pontos5º lugarGuilherme Silveira - 13,00 pontos6º lugarGustavo Bernini - 12,50 pontos7º lugarPatrícia Martini - 12,50 pontos Adulto1º lugarVinícius Cescon - 18,00 pontos2º lugarRaulino Cordova - 16,00 pontos3º lugarJuliana Marchesani - 16,00 pontos4º lugarAndré Oliveira - 15,50 pontos5º lugarGustavo Arhanitsch - 15,00 pontos6º lugarFilipe Escartezine - 15,00 pontos8º lugarLuís Lacerda - 15,00 pontos9º lugarGiovane Cescon - 14,50 pontos10º lugarGuilherme Maciel - 13,50 pontos

24 Cavalo CriouloMarço de 2011

Page 25: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Eventos

Dom Pedrito sedia Enduro Solidário

Animais estavam em bom condicionamento físico mesmo com sensação térmica de 30°C

Etapa teve caráter beneficente e doou um cavalo Crioulo à Apae do município sede

Alto nível entre os 33 inscritos promete uma disputa acirrada

Foto Fabiane Michelon

Fotos Antônio Torres

25Cavalo CriouloMarço de 2011

Douglas Saraiva e Maysa Maciel

Resistência e muito treinamento foram exigidos dos animais e dos ginetes que participaram da 1ª Etapa do Enduro Crioulo, realizada no município gaúcho de Dom Pedrito nos dias 5 e 6 de fevereiro. Além de iniciar o ciclo da modalidade, a etapa fez a primeira doação do Enduro Solidário para a Apae do município.

Sob supervisão técnica de Luiz Francisco Quadros Leite, a pro-va contou com 33 inscritos e com uma equipe veterinária composta por Leandro Cruz Freitas, Fabiane Michelon e Leonardo Severo. Mes-mo com sensação térmica de mais de 30ºC, os animais estavam muito bem preparados e com ótimo con-dicionamento físico. “Foi, até então, um dos melhores enduros em que já trabalhei. Os ginetes estão cada vez mais profissionais e preocupa-dos com a saúde dos animais”, dis-se Fabiane.

O desempenho dos exemplares foi muito bom, segundo a equipe organizadora, contando com par-ticipantes estreantes e com figuri-nhas tarimbadas na prova, há anos. Além disso, o evento teve grande participação de crianças e jovens, que fizeram bonito nas categorias 30 quilômetros A e B e no enduri-nho, que teve sete participantes.

Segundo o coordenador da Sub-comissão de Enduro da ABCCC, Rodrigo Dias Michelon, o evento foi de alto nível e o ranking do ciclo será uma grande surpresa. “Todos que participaram tem condições de ser o ginete do ano. A disputa vai ser acirrada e só vamos ver o ven-cedor em Esteio.”

Ao final do ciclo, que acontece-rá durante a Expointer, a cabanha com o maior número de prêmios nas provas da modalidade será consagrada a Cabanha Endurista. Além disso, os ginetes também já estão somando pontos para con-correr ao melhor ginete do ciclo 2011.

Veja o regulamento completo e mais fotos da prova no site www.abccc.com.br.

A primeira ação beneficente

A Associação de Pais e Ami-gos dos Excepcionais (Apae) de Dom Pedrito/RS recebeu uma grata surpresa no dia 5 de feverei-ro. Um cavalo Crioulo foi doado pelo Núcleo de Criadores do mu-nicípio à Equoterapia da institui-ção, para ser usado no tratamento dos cerca de 25 usuários do servi-ço da unidade. A ação faz parte de um projeto beneficente que visa promover a doação de um animal a cada etapa de Enduro Equestre da raça, promovida pela Associa-ção Brasileira de Criadores de Ca-valos Crioulos (ABCCC).

Na ocasião da entrega, duran-te a premiação da prova, esteve presente o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Cypriano Munhoz Filho, de Dom Pedrito, Antônio Carlos Vicente Silva, o vice Frederico Wolf, pro-prietário do criatório que cedeu o animal, o coordenador da Subco-missão de Enduro da ABCCC, Ro-drigo Michelon, além do prefeito da cidade, Francisco Alves Dias, do presidente do Sindicato Rural, José Roberto Pires Weber, e do presidente da Apae de Dom Pe-drito, Adão Francisco dos Santos.

A doação foi comemorada por Santos que agradeceu em nome da entidade assistencial. “Para nós

foi excelente. Esse animal veio em boa hora e vai ter grande utilida-de. É um cavalo muito manso e que já está se adaptando ao local. Como tínhamos somente dois, ele vai ser utilizado de imediato. Os nossos alunos adoram andar a cavalo e também ficaram muito felizes com a notícia”, descreveu.

ResultadosCategoria 80km1º lugar

CM Bamba do Cinco Salsos, filha de Folgado do Cinco Salsos e Indomi-ta do Cinco Salsos, criador Cláudio Nery Martins e expositor Rogério Fa-bian Fick Kummer, Cabanha Ponche Verde, Dom Pedrito/RS, ginete Ivonir Silveira.

2º lugar

Mariposa Casablanca, filha de Ra-mon do Cinco Salsos e CRW Harmo-nia, criador Antônio Luís Blanco de Blanco e expositor Paulo Suñé Car-doso, Cabanha Don Hugo, Aceguá/RS, ginete João Pedro Moraes.

3º lugar

Virtuoso do Rincão dos Xucros, filho de Veneno da Carovy e Baderna do Rincão dos Xucros, criador Condo-mínio Irmãos Zambrano e expositor Condomínio Irmãos Zambrano, Ca-banha Rincão dos Xucros, Rosário do Sul/RS, ginete Itamar Benitez.

Categoria 50km1º lugar

Dele Ruta Del Camino, filho de Vi-tório do Cinco Salsos e Mulata do Cinco Salsos, criador e expositor Cabanha La Caminera, Cabanha La Caminera, Aceguá/RS, ginete Jairo Fernando Pereira Madruga.

2º lugar

Aceguá da Authentic, filha de Cor-

sário do Cinco Salsos e FM Sinuca, criador e expositor Geovani Lucas Tadeu, Cabanha Bella Vista, Aceguá/RS, ginete Alberto Araújo.

3º lugar

Infinito do Rincão da Querência, fi-lho de Jaguel La Invernada e Juliana do Cinco Salsos, criador Luiz Cézar Silva Rodrigues e expositor Rogério Nunes de Oliveira, ginete Rogério Nunes de Oliveira.

4º lugar

FM Bela Dona do Cinco Salsos, filha de Notaço do Aceguá e FM Maca-rena, criador Felipe Mário Martins e expositor Rogério Fabian Fick Kum-mer, Cabanha Ponche Verde, Dom Pedrito/RS, ginete Ivonir Silveira.

5º lugar

Cabrocha da Algarroba, filha de BT Sargento e Sonata do Taquarembo, criador e expositor Luís Alberto e Luís Felipe Leon Pereira, Cabanha Algarroba, Dom Pedrito/RS, ginete Luís Alberto Leon Pereira.

Categoria 30km A (até 12 anos)1º lugar

Montarás da Sotéia, filho de Lucero-ja da Sotéia e Estrela dos Oito Ten-tos, criador Parceria Agro Pecuária Sotéia e expositor Rogério Fabian Fick Kummer, Cabanha Ponche Ver-de, Dom Pedrito/RS, ginete Henri-que Kummer.

2º lugar

Andador da Santa Leodora, filho de BT Igarapé e Geada de Santa Leodo-ra, criador e exposito Parceria Santa Leodora, Fazenda Santa Leodora, Dom Pedrito/RS, ginete Renato Kummer.

3º lugar

Tarancón Quimera, filha de Falcão

Tropeiro e Tarancón Gavilana, cria-dor Ricardo Pinto Torres e expositor Gabriel Alano Souza Leon Pereira, Cabanha Rendilha, Dom Pedrito/RS, ginete Gabriel Alano Souza Leon Pereira.

4º lugar

Dureza do Rincão dos Xucros, filha de Veneno da Carovy e Paixão do Rincão dos Xucros, criador e expo-sitor Condomínio Irmãos Zambrano, Cabanha Rincão dos Xucros, Rosário do Sul/Rs, ginete Vítor Zambrano.

5º lugar

Tirana do Rincão dos Xucros, filha de Veneno da Carovy e Glória do Rin-cão dos Xucros, criador e expositor Condomínio Irmãos Zambrano, Ca-banha Rincão dos Xucros, Rosário do Sul/RS, ginete Rodrigo Zambrano.

Categoria 30km B (acima de 12 anos)

1º lugar

Orgulhoso do Rincão do Barreto, fi-lho de Oriental Tupambaé e Radiosa do Rincão do Barreto, criador e ex-positor Parceria Rincão do Barreto, Estância Rincão do Barreto, Dom Pedrito/RS, ginete Guilherme Spat Peres.

2º lugar

Maldade do Rincão dos Xucros, filha de Gambeta da Várzea Grande e Es-belta do Rincão dos Xucros, criador e expositor Condomínio Irmãos Zam-brano, Cabanha Rincão dos Xucros, Rosário do Sul/RS, ginete Natália Zambrano.

3º lugar

Illa Atrevida, filha de Xara da Tradi-ção e Lisa 2083 da Tradição, criador e expositor Arthur Lopes Villamil de Castro e Filhos, Fazenda Cerro Verde, Dom Pedrito/RS, ginete Guilherme Villani de Castro.

Page 26: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Eventos26

Laçadores se classificam para 2012

Cavalo CriouloMarço de 2011

O ciclo 2012 de Tiro de Laço da ABCCC está classificando duplas em todo o país. Nesta temporada, os campeões serão definidos em duas finais, uma no Rio Grande do Sul e outra fora do Estado. Além disso, a disputa do Laço de Ouro volta a acontecer na Expointer, em Esteio.

A final gaúcha será realizada na Estância do Minuano, em Santa Maria, de 19 a 22 de abril de 2012. A outra final, que será realizada fora do Estado, ainda não tem local definido mas também irá ocorrer ao longo do mês de abril do mes-mo ano.

Veja a seguir, como foi cada uma das provas de fevereiro e quem são os classificados.

Júlio de Castilhos

Promovida pelo Núcleo de Criadores de Júlio de Castilhos, a primeira classificatória para o Laço Criador, reuniu 35 participantes no dia 4 de fevereiro, no municí-pio gaúcho. Além da nova clas-sificatória, também foi realizado Crioulaço, com a participação de 55 duplas.

Sob a supervisão técnica de Jorge Aginelo do Nascimento, fo-ram classificados 11 criadores e 18 duplas para a etapa final do Tiro de Laço, no Estado. O julgamento das provas ficou a cargo de João Fran-cisco Antunes Mello, Alberto Regi-nato Bevilacqua, Rodrigo Siqueira e João Graciano Rocha.

O Selo de Raça do evento foi Sanga do Cambuchin.

Crioulaço Vanderlei Vaz montando Boemia da Ca-mila e Taian Ávila com Remendona do Rincão do Barreto Mauricio Kapovinki com Suplica do Campo Seco e Ricardo Bilibio com Fá-bula do Pinhal Larri Antunes montando Iraque do Nho-corotó e Delio Araujo com Santo Onofre Redomona Régis Freitas com Medeixa da Perpeta e Filipe Silva montando Paloma do Rin-cão dos Xucros Bruna Mario da Rosa montando Ma-nuelita do Guassupi e Rodrigo Mario da Rosa com Conchita da Rafaela Vando Nogueira montando Zepelin da Água Funda e Luciano Dias com Estribi-lho do Poço Grande Fabiano Machado montando Espoleta 984 da Capororoca e André Machado com Santo Izidro Discoteca II Gelson Batu com Rima Saudades e Fa-brício Miranda com Cigana do IvahyJoão Paulo Silva dos Santos montando Acaso Dom Vital e Lucas Pedroso mon-tando Passo Blanco Improviso Guilherme Danke montando DF Catia-queira e Lucas Forgiarini com Herdeira do Maraqua Marcos Ferrari montando Debochada da Marca Casco e Andre Machado com Barulho do Rincão do Sossego Rodrigo Mello montando Engano da Ressaca e Roberto Rosa com Atrofiada

do Devaneio Angel Bilibio montando Linda do Sá Brito e Fabio Lamaison montando JD Zorro Clarinto Pinto montando CHP Gaiteiro e Pablo Pinto com RPP Tanzânia Daniel Botim com Enluarada 18 do Rau-na e Vagner Almeida montando Perpe-ta Estampa José Vitor Sonavilla montando LRS Dandara e Luis Carlos Silva com LRS Dondoca Tulio Ferrara com JBS Habilidoso e Lu-cas Conrado com Gambeta do Itaó Lucas Bott montando Delfina do Toropi e Rodrigo Mello montando Coca-Cola da Grota Laço Criador Telmo Peixoto com Cataluña Tarumã Leonardo Borges montando KB Canastra Luis Carlos Silva com LRS Aliança Tiago Silveira montando Melody do Jarí Rafael Terra montando GT Gambá Marcelo Dutra Mello com Assanhada da Guaiaca Robson Moreira montando Ametista de Mi Prenda Lucio Rigon Stacowski com Upa e Truco da Querência Rafael Malheiros montando RMM AtrevidaClovis Barros Neto montando Gago da Fivela Telmo Peixoto montando Badana II Tarumã

Lavras do SulNo dia 6 de fevereiro, o municí-

pio de Lavras do Sul/RS reuniu 110 animais no II Crioulaço promovido pelo Núcleo de Criadores da cida-de. A prova, que teve supervisão técnica de Luis Francisco Quadros Leite, classificou 18 animais para a Final estadual do Tiro de Laço.

O evento, realizado no Parque do Sindicato Rural do município, teve como jurados Ronaldo Barbo-sa, Ramiro Teixeira e Albair Teixei-ra, que julgaram também o Laço Criador. Na avaliação final, o Selo de Raça foi concedido à Capanegra Oña Guinda.

Crioulaço

Darci Munhos montando Amendoim do Macanudo e Alício Munhos montan-do Ópio do Macanudo Santos Soares com Chumbo dos Miné-rios e Vitor Soares com A2S AlvoradaCarlos Pinto montando Jurado Ico e Ju-randir Pinto com Pirata Ico Alcindor Terres montando Cotiporã do PRF e Matheus Teixeira montando Cos-talarga Bandolero Jorge Silva montando Dorado da Chi-mangá e Claudio Teixeira montando Camboneiro da Ouro Fino Guilherme Severo com Tornado do Pul-guedo e Milton Severo com Bruxa da Seringueira João Alvaro Forgiarini montando Yvi-tuhatã El Topador e Joanderson Forgia-rini com Alvorosso Bismarque Onildo Junior montando PO Vendimia e Onildo Nunes montando PO Upa y Teve

Eduardo Tonato montando Vaneira Três M e Andre Rossato com Zoada do Saibro Jairo Nunes montando Ofélia do Re-ponte e Ricardo Moreira montando Umbu Pampeana Renato Vieira com Índio do Descanso Velho e Edson Ximenes com Bolicheiro da Biboca Everaldo Saraiva montando Agua-Pé do Marco Caído e Carlos Soares montando Don Juan da Soprovet Diego Suanes montando Folclore da MP e Carlos Munhos com Chinoca do Tucuman Solimar Munhos montando Capella Guanto e Olavo Munhos com SS Índia Leandro Prestes com Chimarrita do Ma-canudo e Eri Junior com SS Dengosa Jose Loutar com Ranilha do Rincão do Barreto e Ronaldo Ferreira com Princí-pio do Loutar Luis Andre Silveira montando Coco-drilo do Devaneio e Ivanio Borges mon-tando Farroupilha dos Altos da Bela Vista Valdenir Silveira com Bagulina do Deva-neio e Ivan Borges montando Cabrera dos Irmãos Ramires

Laço CriadorMilton Severo montando Bruxa da SeringueiraAceli dos Santos Soares com AZF AlvoradaJoão Felipe Pilau montando Milonga dos 2 MachadosLuiz Eduardo Teixeira com Gajo da MPJonatan Teixeira montando Atrevida do Campo de OuroLucio Stacowski montando Umbu da Querência

Passo Fundo Sob a supervisão de Ricar-

do Guazzelli Martins e os olhos atentos de Augusto Zimermann, o Crioulaço promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Ronald Bertagnolli, em Passo Fundo/RS, reuniu além de grande público, laçadores e exemplares de alto nível. O evento foi realizado no dia 10 de fevereiro e classificou 28, das 81 duplas participantes.

O Selo Raça do Crioulaço ficou com Glamour da Estância Guarda Velha, enquanto no Laço Criador o prêmio foi dado à égua Encantada da Estância Guarda Velha.

CrioulaçoVolnei Paloschi montando Purinha do Passo Fundo e Diego Pereira com Lotus 32 da Cecília Alan Soares com Maravilha do Capão do Índio e Taian de Avila com Erva Doce do Capão do Índio José Leodir Denicoli montando Indiana Alegre da Platana e Justino da Silva com AV Viscacha 246 Nedio F. de Lima montando Ambiciosa da Pedra Baixa e Renato Martins com Hortência do Passo do Pontão Tiago Monteiro montando Shiva do Elebê e Tiago Silva com Mandala 41 da Cecília Rudinei Müller com Sargento da Cam-buatã e Luis Fernando com Trapiche 218 Maufer

Guilherme Danke montando DF Catia-queira e Lucas Forgiarini com Desco-berta Aragano Elton da Silva montando VV Pen-samento e Israel Freitas com Cecília Disque-disque José Leonardo com Butiá Vento Norte e Andreison Dare com Butiá Sonhador Wilhan Aires montando Daz Atrevido e Daniel da Cruz com Cara Branca do Centenário Mateus Dias montando Bico Branco da Consolo e Tiago Adão com Anhangará Nicotina Marcos Ferrari com Debochada da Marca Casco e André Machado mon-tando Barulho do Rincão do Sossego Adriano Capeta montando Alamanda do Eden e Marcelo Poy com Tala da SM Alan Soares montando Rumbeador do Infinito e Taian de Ávila com Remendo-na do Rincão do BarretoPaulo Mariano com Deserta do Ituzain-go e Fabio Mariano com La Espanto Assucena Gilson Santos montando Recuerdo El Talero e Fabio Santos com Berberia Sofia Gilbrás Veloso montando Bailarina da SM e Gustavo Rivarola com Punhalada do Aguay Felipe Zanoto montando Rigoroso dos Três Pastores e Talisson Zanoto mon-tando Safira de Brida Ademar de Lima com Berberia Avaré e Tobias Lima com Esbarrada da Inverna-da das Bonitas Ruda dos Passos montando Corenga da Tapera do Tributo e Oliverio Neto com Peleia do Sá Brito Ademir de Lima com Sinha Moça dos Cinamomos e GustavoRivarola montando Resenha do Amanhecer Fabiano Machado montando Espoleta 984 da Capororóca e Ibi Riguer com Im-possível de Santa Adriana Eder Nessbesell com Batalha do Man-jolo e Claudio Marques com Onça da Chicoprata Tarso Limbergue montando Berberia Avesso e Ricardo Albuquerque mon-tando Pátria da Cascata Aquiles Pereira com AV Revira Volta 141 e Ibi Riguer com JD Zorro Tiago Rodigueiro com Dois Esses Na-zarena e Felipe Zanin com Glamour da Estância Garda Velha Rodrigo Moreto com Berbéria Pica Pau e José Sergio Lopes com Netuno 43 da Secília Gilson Santos montando FD Campana e Fabio Santos com Capão da Divisa Tafona

Laço CriadorTiago Silva montando Encantada da Es-tância Guarda VelhaFabio Sales montando La Espanto Assucena

Gramado No dia 11 de fevereiro, o Nú-

cleo Encosta da Serra promoveu um Crioulaço em Gramado/RS, que reuniu 82 exemplares no CTG Manotaço. A disputa classificou 13 duplas para a Final gaúcha do Tiro de Laço.

O jurado Dirceu Barcelos foi o responsável por avaliar os com-petidores, enquanto a supervisão técnica do evento ficou a cargo de Ricardo Guazzelli Martins. Na oca-sião, o Selo de Raça do Crioulaço foi concedido ao cavalo Desponte Marupá, enquanto que no Laço Criador, a distinção foi dada à égua Querência dos Alpes.

CrioulaçoVictor Terres montando Embaixador do Phoenix e Marli Brito com Fugitivo da Boa Vista Ronaldo Cardoso montando Del Suerte da Invernia e Cassiano Marques com AS Malke QuileroJonas Oliveira com Paquita do Solimar e Valmor Lima com Az de Ouros Apache Serli Pruch montando Gaitaço da Terra Nativa e Edson Machado com Cascavel 41 Libertador Elvio Nunes montando Presilha Ilhapa e Rodrigo Klain com Compañero do Caraúno Guto Vieira montando Naco da Boa Vista e Leandro Reis com Milonga do Josimar Vinicios Bassoti montando Santa Alice Calhandra e Cleber Crija montando Ol-vidada do Campo Seco Elizeu Matos com Maragato do Manea-dor e José Rolin com Ermão Marupá Gustavo Siedekum montando Capitão da Onicron e Marcos André com Cam-bona da Onicrom Fabio Fogaça com Estribo do Josimar e Diogo Medeiros montando Namorada dos CastanheirosAndré Macedo com HN Entrevero e João Luiz Filho montando Jubileu da Hulha Negra Guto Vieira com Santa Adriana Osasco e Lendro Reis montando Gota D'agua do Jaredo Ari Correia montando RE Bang Bang e Josué Souza montando Ñhandejú da Tropilha Mansa

Laço CriadorLeonardo Pereira Dias montando Querência dos Alpes

São Borja

Reunindo mais de 110 exempla-res em um fim de semana, os dois Crioulaços realizados em São Bor-ja/RS nos dias 12 e 13 de fevereiro foram considerados um sucesso e classificaram 44 duplas para a final da modalidade. O evento, pro-movido pelo Núcleo de Criadores da cidade, ainda teve paleteada, doma de 21 dias e concentração de machos.

O Crioulaço foi julgado por Paulo Élvio Hernandez e Paulo Sil-veira, sob a supervisão técnica de Gilberto Domingues Rieth.

No dia 12, a égua moura TJ Vis-tosa conquistou o Selo de Raça e, no dia 13, a égua colorada Rédea Curta do Cambuchin recebeu o mesmo título.

Crioulaço - dia 12/2

Claudio Ibanes da Silva montando YY Nativista e Claudinei da Silva com Estilo do Iguariaçá

Page 27: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Drummond de Mello, que elegeu como Selo de Raça do evento a égua FR Xerenga.

O Laço Criador contou com a participação de 22 competidores, sendo seis classificados para a final da categoria.

Crioulaço (Resultado ainda não homologado pela ABCCC) Telmo Peixoto montando Badanha II Tarumã e César Somavila com Carta Vieja Tarumã Deuzeli Correa com Liberdade do Coru-jeiro e Alcionir Oliveira montando Jade dos MinériosJoares Silva com Preciosa de Santa Elisa e Lucas Antonelo com Patchuli de Santa Elisa Claudio Rocha com Paraitã da Jaguary e Douglas Silva com Fulana da Jaguary Fernando Malezan montando OMF Dona Flor e Marcelo Malezan com Palo-mita do Tupancy Paula Barreto montando Quimera da Madrugada e Juliano Souza com Bata-lha da Dois J Walter Selles montando Serenata da CW e Elton Silva com LRS Doriana Regis Alves montando Tradição da Li-meira e Rafael Alves montando Bailari-na do Vento Norte Jocelito Vogel montando Estribo da Santa Izaura e Thiago Bortoluzzi com LRS Amaranto Felipe Silva com GT Engrata e Muri-lo Peixoto montando Imperador da Lembrança Juares Silva com Quinta Essência de Santa Elisa e Lucas Antonelo com Quin-cha da Santa Elisa Eduardo Batista montando Dois Esses Milonga e Leandro Batista com Bibi da VR Márcio Pereira com Mamona do Guas-supi e Éderson Maidana com Guindo do Pinhal Telmo Peixoto montando Divina Taru-mã e José Vitor Somavila com Cataluña Tarumã Neri Oliveira montando Amada da No-bleza Gaúcha e Bernardino Leite com Pontaria Sombra Wilian Camargo montando Minuano da Dom Homero e Jorge Assunção com Itararé 30 da Alfama Calisberto Gonçalves montando Gra-lha do Pinhal e Almiro Fernandes com Grande Amigo do Pinhal Felipe Quevedo com Guerreiro do Pi-nhal e Diego Batista com Brisa da Camila João Carlos Lorenzoni montando Er-mana do Pinhal e Julio Pujol com FR Xerenga Felipe Scherer com Zamba Charrua e Tiago Machado com Pretto 387 Me Gusta Juliano Vicente com LRS Assucena e Luis Carlos Silva com LRS Aliança Arizoli de Bem montando Tanira do Pi-nhal e Blair Machado com Favorita do Pinhal Fernando Holrst montando Itati Don Olímpio e Márcio Antunes com Divina da Marca Casco

Laço CriadorMarcelo Malezan com OMF PrataValter Salla com Sapucaia do AiniquaLuis Carlos Silva com LRS DandaraMauricio Cardoso montando Faísca da Marca CoraçãoManoel Ribas montando MZ GambetaLeonardo Borges montando KB Coringa

Eventos 27Cavalo CriouloMarço de 2011

Eduardo Lima de Paula montando YY Lenhador e Marcio Robalo com Foras-teiro da Costa do Uruguai José Geraldo Pinheiro montando Tala da Rampa e Clovis da Silva com Trovo-ada da Rampa Itamar Soares montando Jotape Rodeio e Rui Telmo Balbé montando Jotape Regalo Ariel Ferreira montando OEA Sotaque e Claudio Fagundes com Quito do Itaó João Ramão Martins com Sotaque do Butuí e Eduardo Bica montando Queda D'água do Butuí José Geraldo Pinheiro montando Ildara da Rampa e Jorge Moraes com Luna da Rampa Agnelo Jaques montando FAT Única e Frederico Karsburg com Milonga da Chamarrita Itamar Soares com Breno II da Tradição e Rui Telmo Balbé com Condorita do Menelau Pedro Ivo da Rosa montando Que De-lícia do Purunã e Tiago Rios com TJ Vacaria Leandro Nunes montando Terremoto do Icamaquã e Anderson Fonseca com Querida do Icamaquã Ariel Ferreira com Nuvem Negra da Fama e Claudio Fagundes montando Nó Cego da Fama Emerson Loureiro montando Guapo do Iguariaçá e Sandro Nazari montando Saudade da Rampa Mateus Stigger montando Balim do Inhandejú e Reinaldo Silveira com Bai-lanta do Aguapey Onei Paz com Bara Gelu 47 do Rincão do Américo e Rogério Assi montando Caleche do Aguapey Valdecir Silva montando Orquidea da Fama e Valmir Silva com Orgia da Fama Jair Pereira montando General do Igua-riaçá e Aislan Minussi Colpo com Torrão da Salafra Alessandro Toller Cabeleira com Lam-pião Caravaca Adilson Araujo montan-do Olimpo do Piauí Julio Assis Brasil com TJ Quaraí e An-tonio Montenegro montando TJ Patacuero Mauricio Bedinoto com Encantado da Santa Riza e Roque Silveira montando Merlin Monroe de São Manoel Jean Mendes montando Taco da Escon-dida e Luis de Paula montando Santana do Aguay Lucimar Pereira Júnior com Sofia das Três Estrelas e Lucio Santa Catarina montando Lorde do Vô Chicuta

Crioulaço - dia 13/2

Irineu Ferreira com TJ Ursa e Altamir Ferreira montando TJ Vistosa Agnelo Jaques montando Fat Única e Frederico Karsburg com Milonga da Chamarrita Sandro Nazari com Lanterna da Rampa e Emerson Loureiro com Capiaty 61 de Santo Inácio Marcelo Lima Filho montando Rédea Curta do Cambuchin e Marcelo Lima montando Glória do Cambuchin João Ramão Martins montando Sota-que do Butuí e Eduardo Almeida com Queda D'água do Butuí Maurício Bedinot com Amora Liberal e Roque Silveira montando Castelhano do Aguapey Onei Paz montando Bara Gelu 47 do Rincão do Américo e Rogério Assi com Caleche do Aguapey Itamar Soares montando Jotape Rodeio e Rui Telmo Balbé com Jotape Regalo Paulo de Paula montando YY Marca Vio-

la e Denis de Paula montando Notícia das Duas Palmas Sandro Nazari com Saudade da Ram-pa e Emerson Loureiro com Guapo do Iguariaçá Valdecir Silva montando Flor de Ouro da Taí e Valmir Silva com Forqueta da Fama Adilson Araujo montando Olimpo do Piaui e Alessandro Toller Cabeleira montando Lampião Caravaca Claudinei da Silva montando Andejo Missioneiro e Denis de Paula com Im-pulso do Iguariaçá Vagner Ferreira com Touro Passo Bone-co e Leonidas Ail com Ita Ironia Pedro Ivo Oliveira da Rosa com Ame-tista do Parque e Tiago Rios montando Venenosa do Ivy-Marae Ariel Ferreira montando OEA Sotaque e Claudio Fagundes com Quito do Itaó Rogério Assi com Valente do Tupancy e Onei Paz montando Surungo da Sanga da Saudade Itamar Soares montando Breno II da Tradição e Rui Telmo Balbé montando Condorita do Menelau Mateus Stigger montando Balin do Inhandejú e Eloi do Carmo com Cabo-clo do Aguapey Claudio Ibanes da Silva montando Herói da Ponta Negra e Claidiomar Borges da Silva montando Estilo do Iguariaçá Ariel Ferreira montando Nuvem Negra da Fama e Claudio Fagundes montando Nó Cego da Fama Valdecir Silva com Orquidea da Fama e Valmir Silva com Orgia da Fama

Laço Criador

Marcelo Lima Filho montando Rédea Curta do CambuchinRoque Pinto Silveira com Encantada da Santa RitaJean Mendes montando Guapo do IguariaçáJoão Manoel Antonio dos Reis com Energia do LaçoFrederico Karsburg montando Milonga da Chamarrita

Igrejinha

Com tempo bom e boa qualida-de de animais, foi realizada a 10ª edição do Crioulaço do Piquete Estância Casa de Pedra, promo-vida em parceria com o Núcleo Encosta da Serra, em Igrejinha/RS. O evento classificou oito das 24 duplas participantes para a final da modalidade e ainda teve cinco competidores no Laço Criador.

A disputa ocorreu no dia 19 de fevereiro, sob julgamento de José Souza e Jairo de Azevedo. A super-visão técnica ficou a cargo de Feli-pe Maciel, que elegeu como Selo de Raça Peleador da Marca Sol, no Tiro de Laço, e Ópera da Marca Sol, no Laço Criador.

CrioulaçoEvilásio dos Reis com RE Batalha e Mau-ro Barcellos com RE Celebridade II José Rolim com Dom Alberto Escaramu-ça e Elquer de Souza com RE Desassego Mateus Nunes com Santa Laura Gata Moura e Marcelo Nunes com FS Truco Alessandro Ferreira com Imperador da Casa de Pedra e Lucas Jahnel com Cla-vada Marupá Rafael dos Passos com Farroupilha de Don Joca e Amauri Fidelis com Jibóia de São Pedro Vernei dos Santos com Dona da Pre-

silha e Rodrigo Moraes com Filete da Marcamar Mauro Barcellos com Conquistador da Onicron e Evilásio dos Reis com Reina do Garrucho Vanderlei Rosa com Jóia do Simanso e Amauri Fidelis com RE Caprichosa

Laço Criador

Diego Borges Peixoto com Quitéria da San DiegoFelipe Sander com Garoa da Casa de Pedra

VacariaOs crioulistas da serra gaúcha

puderam apreciar no dia 19 de fe-vereiro mais uma disputa de Tiro de Laço e Laço Criador. O evento foi realizado na Cabanha Branco, em Vacaria/RS, e além de classifi-car para a Final do Laço distribuiu premiação de R$ 1,3 mil para os três primeiros colocados.

Participaram da prova 24 du-plas, julgadas por Osmar Boeira, sob supervisão técnica de Ricardo Guazzelli Martins, que concedeu o selo de raça à Lamparina Aja.

Na disputa do Laço Criador, foram três participantes e a vaga na grande final ficou com Firmino Fernandes com Cascavel 38 Linda, que também recebeu Selo de Raça da prova.

CrioulaçoRicardo Adames montando Bela Dona Del Piá e Rafael Ferreira com Rob Xerenga Luiz Roberto com Querosene do Morro Grande e Matheus Bueno montando Saragoça Cesar do Socorro Vinicius Silva montando Querencia Aja e Marcos Espínola com Quimera Aja Jeferson Camargo montando Chimar-rona Marupá e Bruno Batalha com Es-meralda II da Boa Vista Fabiano Boeira montando Orquilla da Rio Bonito e Marcelo Nery com Trago Largo do Cambuchin Leonardo Luz montando Castelhana do Negrinho e Marcelo Boeira com Bolero do Portal GaúchoHilton Junior montando Milonga da Esteira e Joze Pinheiro com Natan da Esteira Cassiano Boeira montando Lozila do Passo do Pontão e Marcelo Nery com Rob Xeno

Laço CriadorFirmino Fernandes montando Cascavel 38 Linda

Ponta Grossa No dia 19 de fevereiro, foram

promovidas várias provas como o 2º Tiro de Laço da Fazenda da Praia e Fazenda Barroso, em Pon-ta Grossa/PR. Participaram 29 du-plas no Crioulaço e três conjuntos no Laço Criador.

Sob supervisão técnica de Mar-cos Gomes Antunes, foram classi-ficadas nove duplas para a final do Tiro de Laço que será realizada fora do RS. Os jurados foram Emerson Luiz Gouveia, Sandro Alex Camar-go e Antonio Roberto Gouveia.

Crioulaço (Resultado ainda não homologado pela ABCCC)

Paulo Cunha com Gerente do Bueiro e Marcos Degraf montando Hoje Mesmo do Topo da Serra Sérgio Teixeira montando Juquia Ja-guatirica e Sérgio Teixeira II com Evita da Sevilha Paulo Cunha montando Imagem Nobre Tupambaé e Marcos Degraf com Ma-meluco Tupambaé Mateus Gonçalves montando Repartido da Rio Bonito e Leandro Peres com Sa-racura da Rio Bonito Leandro Peres montando Floron da Rio Branco e Mateus Gonçalves com Za-gueiro da Barroso Cícero Augusto com Fumaça da Rio Bo-nito e Cássio Henrique com Firula da Rio Bonito Cícero Augusto montando Salmora da Rio Bonito e Cássio Henrique Pianaro com Labareda da Rio Bonito Luís Eduardo com Desaforo da Sevilha e Guilherme Rodrigues com Guarania da Praia Diogo Sheifer montando Esmeralda da Praia e Felipe Bonete com Serrado da Sevilha

Alfredo WagnerO Núcleo de Criadores da

Grande Florianópolis e Vale do Rio Tijucas realizou no dia 26 de feve-reiro as provas de Criolaço e Laço Criador em Alfredo Wagner/SC.

De acordo com o técnico, Ro-meu Koch, a prova estava com um nível bom, mas devido à chuva, o número de participantes, 19 du-plas, foi menor que o esperado.

O selo de raça do Tiro de Laço foi Obscuro do Purunã e no Laço Criador o destaque ficou com Im-peratriz Majú de Adaga. A avalia-ção das armadas foi feita por Fábio Osvaldo Schweitder.

Crioulaço

José Marcio Melo com Voz Serrana 320 do Painel e Patricke Arruda de Souza com Canyon Truco. Alexis Alves com Paiaço dos Olhos D'Agua e Jaisson Clenes com Sina Sina do Tell. Diego Madeira Neves com Mão nos Co-bre da Escondida e Adriano Vieira Mar-tins com Bauer Latina. Ademir da Silva com Toque Querên-cia Buena e Antonio Monte Beller com Dama da Noite Zamban. Guilherme F. dos Santos com Impac Noiva e Airton Borges com Napoleão do Taquarembozinho Guilherme F. dos Santos com Buenacha do Atascadeiro e Airton Borges com Madriguera Parafina.

Laço CriadorDaniel Bunn com Ambicioso do Vô AldoLuiz Gonzaga Maciel Junior com Itupo-ranga Pajador

Santa Maria

Mais de 70 duplas participa-ram, no dia 26 de fevereiro, do Tiro de Laço em Santa Maria/RS. A prova, organizada pelo Núcleo de Criadores do município, foi jul-gada por Fernando Soccal, Luiz Gustavo Camargo, Luiz Francisco Borges e Lauro Bitencourt. Foram classificadas 24 duplas para a final estadual modalidade, que também será realizada em Santa Maria.

O Tiro de Laço teve a supervi-são do técnico ABCCC, Fernando

Page 28: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Geral

Mancha de ouro

Núcleo foi criado para impulsionar o aprimoramento genético de cavalos com pelagens como a tobiana

Oveiros não são considerados carros-chefe das cabanhas, mas têm cada vez mais simpatizantes

Exposição morfológica especialmente para os manchados, como o cavalo bragado, deve ocorrer em breve

André Amaral

A funcionalidade do Crioulo é unânime, mais do que confirmada. Assim como a beleza da raça, que encanta pela harmonia da silhueta, pelo perfeito equilíbrio de suas formas e ampla variedade de colorações, que vão desde as mais clássicas, como gateadas, tordilhas e coloradas, até as mais raras, mas não menos bonitas e permitidas, oveiras, bragadas e tobianas.

O predomínio de pelagens tra-dicionais é nítido, principalmente no Rio Grande do Sul, mas o gosto por cavalos manchados está em ex-pansão e já demonstra os primeiros sinais de crescimento em todo o País. Para impulsionar o aprimora-mento genético e o desenvolvimen-to comercial de cavalos tobianos, oveiros e bragados, acaba de ser fundado, no dia 31 de janeiro de 2011, o Núcleo Tobianos Oveiros Bragados e Simpatizantes (Tobs), dedicado à expansão destas colo-rações que apesar de, no passado, já terem sofrido certo preconceito, são consideradas tão dentro do padrão quanto as demais e, quiçá, ainda mais bonitas.

O núcleoO Tobs tem como patrono Luiz

Martins Bastos e já conta com 39 pessoas dedicadas a sua causa, lide-rada por Luiz Fernando Cirne Lime e Carlos Alberto Macedo. Caba-nhas de renome, como Maufer, São Rafael, Boa Vista, Bom Fim e Rio Bonito, também apoiam a iniciativa, mas a maioria dos participantes é de iniciantes, proprietários de pe-quenos criatórios e entusiastas dos cavalos de pelo manchado.

De acordo com Marcelo Silva, proprietário da Trajano Remates e grande apoiador da causa, formal-mente, o grupo procura dar incen-tivo comercial mais consistente às pelagens, principalmente, ao apostar no centro-oeste brasileiro. “A ideia é que, comercialmente, tomemos iniciativas pontuais, com vista a fortalecer a comercialização destes animais”, disse Silva. Para completar, ele diz que o principal é trazer admiradores e simpatizantes que venham aderir em função da beleza e de suas capas. “Muitos pe-quenos criadores estão se dedican-do a eles, seria uma forma direta de dar apoio a estes, com intercâmbio de genética e informação, para que eles possam acessar um nicho maior, com mais opções”, disse.

A ideia é que o núcleo organize reuniões periódicas, pelo menos a cada 90 dias, tudo para aproximar os admiradores dos pintados e es-clarecer àqueles que ainda têm al-gum preconceito com os mesmos.

“Tem muita gente que gosta, que tem os pintados nas manadas. A São Rafael tem um grupo de ovei-ros e a Maufer tem um de tobianos. Mesmo não sendo o carro-chefe das cabanhas, elas são simpatizan-tes. Queremos deixá-los em pé de igualdade com os demais. Aliar fun-cionalidade, genética, beleza e alto valor comercial”, informou.

Além das reuniões, Silva já anunciou a realização de uma ex-posição morfológica, programa-da para 2012, feita especialmente para julgar os cavalos manchados. “Só assim conseguiremos agregar genética funcional e morfológica.” Para comprovar o sucesso comer-cial dos cavalos destas pelagens, Silva afirma que os leilões reali-zados apenas para comercializar estes animais são um sucesso. “O Mancha Crioula costuma deixar os criadores extremamente satisfeitos e atrai muita gente nova e disposta a criar.”

Não é oficial, mas tem apoio

Mesmo não sendo um núcleo oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Criou-los (ABCCC), o Tobs conta com o apoio da entidade. “Temos por obrigação apoiar os criadores nas suas diversas ideias desde que não comprometam a seleção integral e conjunta da raça. Não podemos oficializar porque a ABCCC não tem interesse em fazer núcleos segmentados - de pelagens e tipos – mas como o fundamento deste núcleo visa ao fomento de uma pe-lagem que hoje é muito valorizada, ele terá o nosso apoio”, afirmou o presidente da ABCCC, Manuel Luís Sarmento, ao destacar a não oficialidade do Tobs.

Francisco Martins Bastos So-brinho, criador e jurado da ABCCC, é um dos apoiadores da criação de Crioulos destas colorações. Inte-grante do Tobs, Bastos Sobrinho afirma que, em hipótese alguma, se deixa levar pela pelagem do animal, já que morfologia e funcionalidade pouco estão relacionadas à tonali-dade do pelo. “Independentemente do pelo, numa morfologia qualquer jurado deveria optar pelo animal e não pela pelagem”, afirmou.

Questionado sobre a quantida-de de exemplares manchados qua-lificados, o criador e jurado afirmou que é mais difícil encontrar bons animais destas cores apenas pelo fato de existirem poucos cavalos com estes pelos sendo mostrados nos eventos. “Já tive e sei de muitas cabanhas que têm bons exempla-res manchados. Na Argentina mes-mo se encontram muitos”, disse.

28 Cavalo CriouloMarço de 2011

Page 29: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Geral

Endogamia é tema de pesquisaFoto Almirante Neves

29Cavalo CriouloMarço de 2011

Garanhão La Invernada Hornero é um exemplo de reprodutor cujos descendentes são utilizados em cruzamentos endogâmicos

Douglas Saraiva

No processo de seleção do cavalo Crioulo, a busca por animais com características satisfatórias tem levado criadores a opções de linhagens um tanto limitadas. Para gerar exemplares que correspondam as suas expectativas em produção, funcionalidade e expressão racial, as escolhas em geral priorizam o cruzamento de sangues de qualidade comprovada, fato que, consequentemente, restringe as alternativas em acasalamentos e aumenta os níveis de consanguinidade da raça.

Baseado nesses pressupos-tos, o técnico da Associação Bra-sileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Felipe Caccia Maciel, desenvolve tese de mes-trado sobre a Endogamia, siste-ma de cruzamentos que ocorre entre indivíduos com relação de parentesco, e os seus efeitos na raça. A pesquisa empreenderá uma análise da estrutura popu-lacional do cavalo Crioulo, com base em sua genealogia, visando determinar o coeficiente de con-sanguinidade dos animais.

A ideia, segundo Maciel, foi sugestão de sua orientadora, a professora inglesa Concepta Margaret McManus Pimentel,

que havia realizado um estudo semelhante na raça Pantaneira. “Eu já era aluno de mestrado e tinha um projeto completamen-te diferente desse. Nesse meio tempo fiz a seleção para técnico da ABCCC e pensamos em asso-ciar uma coisa à outra”, conta.

O técnico é mestrando da Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pretende, em sua tese, realizar um estudo que

avalie a estrutura populacional da raça Crioula no Brasil e, en-tre outros parâmetros, o nível de Endogamia na raça. Em um se-gundo momento, serão analisa-das também as suas influências, sejam positivas ou negativas, na formação e no desenvolvimen-to dos animais. O trabalho, que começou em setembro de 2010 e tem conclusão prevista para agosto deste ano, poderá orien-

tar os acasalamentos, para que aconteçam sem que haja perda da variabilidade genética.

De acordo com o que já foi levantado por Maciel, o método de acasalamento entre parentes foi extensamente utilizado na formação de muitas raças equi-nas a fim de fixar nas progênies certas características desejáveis e influências de determinados ancestrais. A prática foi aplicada

Mural

Núcleo de Pelotas promoveu Prova de 21 Dias e de 1 ano de Doma

Entre os dias 4 e 6 de fevereiro, o Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos promoveu diversas atividades na Associação Rural de Pelotas/RS.

O evento teve Prova de 21 Dias, Prova de 1 Ano de Doma, Campereada e Palestra Técnica. As provas de doma foram julgadas pelos irmãos José e João Terra Cardoso e reuniram, sob o calor intenso, 57 participantes.

Cabanha Cerro Frio sedia Prova de Doma

No dia 20 de fevereiro, a Ca-banha Cerro Frio, de Clóvis Fon-toura Barros, promoveu sua 3ª Prova de Doma de 21 Dias, no município gaúcho de Pantano Grande.

O evento reuniu mais de 40 animais e concedeu o primeiro lugar ao domador cachoeirense Raul Lima, com Anatiba da Bian-ca. O ginete superou 23 concor-rentes e levou uma moto zero quilômetro para casa.

Em segundo lugar ficou o ginete Júnior Chileno, que ganhou um potro da Cerro Frio como premiação, com o cavalo Dom Pedro da Cola Crioula. A intenção dos organizadores do evento é realizar uma prova de seis meses de doma em agosto.

Esteio/RS terá mostra de Outono

Entre os dias 24 e 27 de março, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região promoverá sua 26ª Exposição de Outono no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. O evento reunirá Exposição Morfológica, Credenciadora e Paleteada, sob a supervisão do técnico da ABCCC, Marcelo Montano Coelho. A premiação da prova, tanto para fêmeas quanto para machos, é de R$ 1,5 mil para 1º lugar, R$ 800,00 para o 2º lugar, R$ 500,00 para o 3º lugar e R$ 200,00

para o 4º.As inscrições para

Credenciadora e Exposição Morfológica podem ser efetuadas até às 18h do dia 21 de março, pelos telefones (51) 3458-2666 e (51) 3232-2065 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Final de semana crioulista em Santa Vitória do Palmar/RS

O Núcleo de Criadores de Cava-los Crioulos Pedro Arício de Souza promoveu um final de semana pra lá de crioulista na Cabanha Dona Silvina. O evento se realizou nos dias 19 e 20 de fevereiro no muni-cípio gaúcho de Santa Vitória do Palmar e teve em seu conograma Prova de 21 dias, Paleteada e Freio de Latão (prova de patrão).

A disputa, que está na sua 5ª edição, foi julgada por Rouget Wre-ge, Tomaz Gonçalves e Rodrigo Gonçalves e contou com a partici-pação de 20 animais na prova de 21 dias e 18 no Freio de Latão. Confira fotos do evento no site www.abccc.com.br.

Cavalo Crioulo é destaque na 27ª Feovelha

Entre os dias 26 e 30 de janeiro, a programação da 27ª Feovelha incluiu o 7º Crioulaço do município gaúcho de Pinheiro Machado e Gineteada, promovidos pelo Núcleo Zona Sul de Criadores de Cavalos Crioulos. A prova de Tiro de Laço, não oficial, foi realizada nas manhãs de sábado, 29, e domingo, 30, com o dobro de participação do ano anterior, sob avaliação de Mário Sérgio Garcia e Norberto Moreira. As gineteadas ocorreram no cair da tarde de sexta-feira, 28, sábado e domingo, julgadas por Cláudio Azevedo e Sílvio Lindener.

ANCR promoverá diversas atividades em 2011

A Associação Nacional do Cavalo de Rédeas está com um calendário repleto de atividades para todas as raças em 2011. Em abril, serão realizadas as provas Derby e Derby Classic,

na Fazenda Barrinha, na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal. Em agosto será a vez do Campeonato Nacional Potro do Futuro e da 2ª Copa Internúcleos de Rédeas. Já as provas de Super Stakes e Super Stakes Classic ocorrerão nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Mais informações no site da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas.

Monty Roberts fará apresentações no Brasil

Para comemorar os seus 100 anos, a Sociedade Hípica Paulista trará, pela primeira vez, a São Paulo/SP, Monty Roberts. O mundialmente conhecido como encantador de cavalos apresentará nos dias 25 e 26 de março a sua técnica de doma gentil, a Join Up. Com 75 anos, Roberts já escreveu vários livros sobre sua relação com os cavalos e um deles ficou 58 semanas entre os mais vendidos da lista do New York Times, traduzido para mais de 15 idiomas. Mais informações pelo e-mail [email protected].

por criadores de elite para asse-gurar uniformidade racial e fixa-ção de características peculiares a certas linhagens de reproduto-res famosos.

Entretanto, estudos também apontam indícios de possíveis prejuízos em função da consan-guinidade. “Alguns pesquisa-dores citam que a Endogamia pode ter influência na redução da fertilidade e na extinção de algumas particularidades dos animais”, disse o técnico. Além disso, Maciel descreve a hipóte-se de que podem ocorrer altera-ções nas medidas dos rebanhos, porém, neste caso, deve-se con-siderar outro fator importante que é o ambiente.

Para o mestrando, no caso do cavalo Crioulo o cruzamento de animais com relação de paren-tesco tem se mostrado positivo, pois, as linhagens com históri-co de qualidade tanto funcional quanto morfológico, ainda hoje, formam produtos que ratificam seus méritos. Nos processos de seleção, muitos exemplares de destaque têm, em comum, os mesmos ancestrais. “Acredito que a Endogamia está aumentan-do no Crioulo, mas não em níveis preocupantes. Uma diminuição da variabilidade genética ainda se justifica pelos resultados das linhagens consagradas.”

Page 30: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Geral

Londrina realiza primeira Exposição

Foto Divulgação

Nova diretoria da

entidade esteve

reunida para planejar

primeiras ações

André Amaral

Para fortalecer ainda mais a criação de cavalos Crioulos no Paraná, foi inaugurado recentemente o Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos em uma das regiões mais promissoras à raça no estado, o município de Londrina.

A primeira Exposição Mor-fológica promovida pelo Núcleo Norte Paranaense será realiza-da entre os dias 15 e 17 de abril, paralela à 51ª Expo Londrina, em evento que também contará com a realização de palestra técnica, concentração de machos e do II Leilão Novos Rumos, que prome-te atrair ainda mais público e mo-vimentar o comércio em torno da raça. “A raça Crioula conquistará um expressivo avanço, incenti-vando novos criadores e se con-solidando cada vez mais”, disse o presidente do núcleo, Elizandro Marcos Pellin.

Segundo Pellin, as expectati-vas para o evento são as melho-res e Londrina tem tudo para se tornar um dos principais postos avançados do Crioulo no Paraná, possibilitando que a raça se firme

definitivamente no resto do país. “A expectativa é fantástica. Já con-quistamos nossa sede dentro do Parque de Exposições de Londri-na e a procura pela exposição está muito alta”, afirmou.

No dia 3 de janeiro, o Núcleo de Criadores de Cavalos Criou-los José Ronald Bertagnolli, se-diado no município gaúcho de Passo Fundo, elegeu sua nova di-retoria. As primeiras atividades do grupo serão a promoção de provas de Campereada, Tiro de Laço e Concentração de Machos no Parque de Rodeios da cidade.

Os eventos foram realizados juntamente ao XV Rodeio Inter-nacional de Passo Fundo/RS, no dia 10 de fevereiro. A atual diretoria inicia o mandato frente à entidade com muitas ideias e determinação para desenvolver o melhor pela raça Crioula e pe-los criadores da região. (Yéssica Lopes)

Confira a nominataPresidente: Marcelo Gerhardt

Vice-presidente: Sérgio Bertagnolli

Primeiro-secretário: Antônio Machado

Primeiro-tesoureiro: Josemar Sgonla

Segundo-secretário: Elias da Silva

Segundo-tesoureiro: Paulo Rogério Bortolini

Diretor de Marketing: Marcelo Bertagnolli

Diretor técnico: Felipe Serena

Diretor de Provas Funcionais: Cristiano Cendron

Núcleo de Passo Fundo com nova diretoria

ProgramaçãoSexta-feira, 15/4: entrada dos ani-mais no Parque, concentração de machos e palestra sobre morfologia, função e parte cartorial da ABCCC com o técnico Jorge Aginelo do Nascimento.

Sábado, 16/4: exposição morfológi-

ca, às 8h, julgada por Mauro Ferreira, e II Leilão Novos Rumos, às 20h, com transmissão on-line.

Domingo, 17/4: continuação do julgamento da morfologia a partir das 8h e entrega da premiação dos vencedores.

30 Cavalo CriouloMarço de 2011

Page 31: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 32: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Geral

Telmo Motta Júnior é o novo diretor do Parque Assis Brasil

Douglas Saraiva

Com a missão de revitalizar e dar uma nova “cara” ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, o crioulista Telmo Motta Júnior assumiu a direção do espaço, no dia 9 de fevereiro. O criador de São Borja/RS foi nomeado pelo governador do RS, Tarso Genro, em reunião com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e o coordenador geral da Assessoria Superior, Flávio Koutzi.

Motta carrega na bagagem a experiência adquirida ao integrar as duas últimas diretorias da As-sociação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), inclusive no cargo de diretor de Provas Funcionais, sendo, por-tanto, conhecedor da estrutura e do funcionamento do parque,

sede da decisão das principais se-letivas do cavalo Crioulo.

A indicação para o cargo foi recebida com surpresa por Mot-ta que afirma ter, inicialmente, a preocupação de estabelecer um plano de ações que contemple carências pontuais do espaço.

Indicação foi surpresa para o criador de São Borja (E), nomeado pelo governador Tarso Genro

Foto Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

“O atual governo pretende rees-truturar o parque, revitalizá-lo e fazer um projeto de custo, de médio a longo prazo. Faremos uma avaliação da dimensão das necessidades”, disse.

O parque de Esteio foi apon-tado pelo secretário Mainardi

como um dos principais pro-blemas da pasta. “Precisamos reorganizar administrativamen-te, funcionalmente e estrutu-ralmente o parque”, sinalizou o titular da Agricultura, em entre-vista à assessoria de imprensa do governo do Estado.

Para o diretor, porém, a in-tenção do governo já represen-ta o primeiro passo para que se chegue a uma solução. “O mais importante nesse momento é que existe a vontade política de multiplicar as ações para qualifi-car cada vez mais aquele espaço. Para isso faremos um planeja-mento, vamos nos assessorar e desenvolver um projeto para ver quais as nossas prioridades”, descreveu Motta.

Segundo o criador, a otimi-zação e as melhorias a serem empreendidas no parque serão pautadas com base nas reivindi-cações e no debate com os pro-

dutores e as associações de ra-ças. “O parque se move a partir da mobilização dessas pessoas”, ressaltou. “Faremos o possível para que a próxima Expointer seja melhor do que a do ano passado.”

Saiba mais sobre o Parque Assis Brasil O Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, sede da Expointer, fica em Esteio, a 25 quilômetros da capital gaú-cha, Porto Alegre. Possui área total de 141 hectares com 45,3 mil metros quadrados de pavi-lhões cobertos, 70 mil metros quadrados de área para exposi-ção, sete mil vagas para estacio-namento interno com seguro, 19 locais para julgamentos, nove lo-cais para leilões, além de restau-rantes, posto médico, auditórios, agências bancárias e decâmbio, agências de turismo, posto de correio, telefones públicos e acesso à internet.

32 Cavalo CriouloMarço de 2011

Page 33: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 34: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 35: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Geral

Remate Crioulo ajudará sete instituições bageenses

35Cavalo CriouloMarço de 2011

Maysa Maciel

O mês de março terá uma grande surpresa para sete instituições beneficentes do município de Bagé, no Rio Grande do Sul. Com o apoio de 12 importantes cabanhas gaúchas a cidade terá, no dia 25 de março, o primeiro leilão Eu Amo Bagé, evento totalmente filantrópico, realizado no Círculo Militar.

A iniciativa, promovida pelo jornalista Fernando Farinha, doa-rá todo seu lucro a projetos e ins-tituições com atuação na cidade: Asilo José e Auta Gomes, Vila Vi-centina, Lar Santo Estevão, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Casa da Menina, Doce Prazer de Viver, Apae e Caminho da Luz.

Segundo Farinha, o objetivo do evento é a solidariedade com

as instituições que prestam es-tes serviços à comunidade e que muitas vezes não recebem apoio. ”O comprador ao arrematar um animal vai, além de adquirir um exemplar de uma importante ca-banha, realizar o sonho de uma criança, de um idoso ou até mes-mo de um enfermo que está den-tro de um hospital”, disse.

Este Leilão terá 15 produtos

em venda, provenientes das caba-nhas São Francisco, Campana, Vi-ragro Agropecuária, Tupambaé, Capanegra, Santa Margarida, Fir-meza, Agropecuária Cinco Salsos, Querência, Cinchador, Guajuvira e Limoeiro. A renda arrecadada será usada para pagar o aluguel do local do evento, buffet, toldos, frete para trazer os animais e con-fecção dos convites. O restante

será todo destinado às entidades, não sendo cobrada comissão dos compradores nem tampouco co-missão de escritório e leiloeiro.

Na ocasião, além do remate, serão prestadas homenagens aos ganhadores de Bagé do Freio de Ouro encerrando a noite com jan-tar e festa. Mais informações po-dem ser obtidas pelo telefone (53) 9955-7588 com Nando Farinha.

Agenda de RematesMarçoDia 10 - Leilão Butiá - Querência Terraville, Porto Alegre/RS, às 20h30min (Trajano Silva Remates, transmissão Canal Rural)Dia 11 - Buenos Potros e Potras de Exceção - Cabanhas Santa Marta, Itapororó e Faz da Lagoa - Terraville, Porto Alegre/RS, às 20h30min (Trajano Silva Remates, transmissão Multiweb)Dia 11 - Remate Laço Certeiro - Santa Maria/RS, às 20h30min (Trajano Silva Remates, transmissão Multiweb)Dia 12 - 1º Remate Cavalos Crioulos - Cabanhas Quinhéca e Marca de Espora - Cachoeira do Sul/RS, às 20h (Escritório Rural Cachoeira)Dia 12 - Leilão Cabanha do Parque - Terraville, Porto Alegre/RS, às 9h (Trajano Silva Remates, transmissão Canal Rural)Dia 13 - 4º Leilão Top da Raça - Esteio/RS, às 21h (Crioulo Remates, transmissão Canal Rural)Dia 16 - Leilão Marcas e Rumos - Esteio/RS, às 21h (Crioulo Remates, transmissão Canal Rural)Dia 18 - 4° Leilão Um Mar de Função, Cabanhas Mainá, Mouro Velho, La Sensacion e Convidados - Rio

Grande/RS, às 20h (M&D Leilões, transmissão C2 Rural)Dia 19 - Remate Vem Que Tem - Várias Cabanhas - Rio Grande/RS, às 21h (Trajano Silva Remates)Dia 19 - Remate Crioulos Fronteiriços - Rural de Uruguaiana/RS, às 22h (Trajano Silva Remates, transmissão Multiweb)Dia 19 - 14º Leilão de Produção Rio Bonito - Ponta Grossa/PR, às 19h (Crioulo Remates, transmissão on-line pelo C2 Rural)Dia 19 - Leilão Cabanha Água Verde - Cambará do Sul/RS, às 20h (Três Martelos Negócios Rurais)Dia 24 - 2º Leilão Fibra Crioula - Pelotas/RS, às 21h (Crioulo Remates, transmissão K2 TV)Dia 25 - Leilão Geração de Potros 2011, Cabanha do Pontal - Parque Harmonia, Porto Alegre/RS, às 20h (M&D Leilões, transmissão on-line pelo C2 Rural)Dia 26 - 16º Remate Anual Cabanha São Rafael - São Luiz do Purunã/PR, às 21h (Trajano Silva Remates, transmissão Canal Rural)Dia 26 - Leilão Redomão Crioulo - Pelotas/RS, às 21h (Crioulo Remates)Dia 27 - Leilão Três Estâncias e Gravatá - Esteio/RS, às 21h (Crioulo Remates, transmissão Canal Rural)

Dia 30 - Remate Crioulos do Pampa - Pelotas/RS, às 20h (Casarão Remates, transmissão on-line pelo C2 Rural)

Abril Dia 1º - Leilão +Q1/2 3D - Guaíba/RS, às 21h (Trajano Silva Remates - transmissão Multiweb)Dia 2 - Remate Super Potros - Vacaria/RS, às 20h (Três Martelos Negócios Rurais)Dia 2 - 4° Leilão Crioulos da Serra - Lages/SC, às 20h (Camargo e Peroni Agronegócios)Dia 16 - Remate Bela Aliança e Convidados - Campo Alegre/SC, às 21h (Trajano Silva Remates, transmissão Canal Rural)Dia 21 - Remate Cabanha Macanudo e Itaó - Esteio/RS, às 21h (Trajano Silva Remates, transmissão Canal Rural)Dia 22 - Remate Cabanha São Pedro-Esteio/RS, às 21h (Trajano Silva Remates, transmissão Canal Rural)Dia 23 - Remate Jurado e Sucessores - Agropecuárias Schwanck e Cimarron- Esteio/RS, às 21h (Trajano Silva Remates)Dia 24 - Remate Cavalos Crioulos - Esteio/RS, às 21h (Trajano Silva Remates)Dia 30 - Remate Cabanha Encanto

- Veranópolis/RS, às 20h (Três Martelos Negócios Rurais)

MaioDia 6 - Crioulos do Litoral - São José/SC, às 20h (Premier Leilões)Dia 7 - 8º Leilão Criando Função - Vacaria/RS, às 20h (Três Martelos, transmissão on-line pelo C2 Rural)Dia 7 - Leilão de Potros Haras Joter - Porto Alegre/RS, às 21h (Premier Leilões)Dia 10 - Leilão Sangues Consagrados - Esteio/RS, às 20h30min (PH Negócios Rurais, transmissão Canal Rural)Dia 11 - Crioulos de Seleção - Pelotas/RS, às 20h (Casarão Remates, transmissão on-line pelo C2 Rural)Dia 12 - Remate Cavalos Crioulos - Esteio/RS, às 20h (Premier Leilões, transmissão Canal Rural)Dia 13 - 2º Leilão Rédeas do Futuro - Terraville, Porto Alegre/RS, às 20h30min (PH Negócios Rurais, transmissão on-line pelo C2 Rural)Dia 14 - Remate Cavalos Crioulos - Uruguaiana/RS (Trajano Silva Remates)Dia 14 - Remate do Núcleo de Cruz Alta - Cruz Alta/RS, às 20h (Núcleo de Cruz Alta)Dia 14 - Leilão Estância Guarda

Velha - Passo Fundo/RS, às 20h (Três Martelos Negócios Rurais)Dia 15 - Remate BT Geração 2007 - Porto Alegre/RS, às 20h (Premier Leilões, transmissão Canal Rural)Dia 20 - Remate Cabanha Santa Edviges - Pelotas/RS, às 21h (Trajano Silva Remates)Dia 22 - Leilão Capão Grande e Convidados - Pelotas/RS, às 21h (Trajano Silva Remates e Knorr Remates)Dia 26 - Remate Especial Crioulo Cinchador e Amigos - Bagé/RS, às 20h (Cambará Remates)Dia 27 - Leilão de Potros do Núcleo do Litoral - Osório/RS, às 20h (PH Negócios Rurais)Dia 28 - Remate Tupambaé - Bagé/RS, às 20h (Trajano Silva Remates)Dia 28 - Leilão Ademir Pereira - Canoinhas/SC, às 20h (Três Martelos Negócios Rurais)Dia 29 - Remate Campeiro - Bagé/RS, às 14h (Trajano Silva Remates)

JunhoDia 2 - Remate Equinos Crioulos - Capão do Leão/RS, às 20h (Knorr Remates)Dia 4 - 1º Leilão Parceiros de Laço Crioulo - Ijuí/RS, às 20h (Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí)

Page 36: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011
Page 37: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Geral

Copa Querência distribuirá R$ 150 mil em prêmios

Foto Felipe Ulbrich

37Cavalo CriouloMarço de 2011

Boavinda Don Manoel da Camila, com Roberto Jou, é o atual campeão da prova promovida pela AGCR, em Porto Alegre/RS

Luisa Martins

Oferecendo R$ 150 mil em prêmios nas categorias Aberto e Amador, a 7ª edição da Copa Querência - exclusiva para a raça Crioula - acontece entre os dias 7 e 13 de março, sob promoção da Associação Gaúcha do Cavalo de Rédeas (AGCR). As provas serão realizadas no Centro de Eventos Querência, localizado na avenida Juca Batista, 9.622, no bairro Belém Novo, em Porto Alegre/RS.

As inscrições, encerradas no dia 25 de fevereiro, só permitiam a participação de cabanhas habili-tadas, que chegaram a um total de 84. A lista com os respectivos afi-xos está disponível no site www.copaquerencia.com.br.

Haverá uma prova especial para potros: animais com no mínimo quatro anos hípicos serão premia-dos com R$ 15 mil. Animais com

três anos hípicos participarão do 1º Snaffle Bit da Copa Querência. De acordo com o regulamento, o ingresso dos animais deverá ser acompanhado dos exames negati-vos de AIE, vacina contra Influenza e GTA e documentação completa do animal. Na categoria Amador, ainda será exigido o contrato de ar-rendamento registrado em cartório ou recibo de compra em leilão.

Julgados por Leonardo Feitosa Marinho, Reginaldo Mello Rosa, Nelson Wood e Jorge Monteiro - este último, juiz de equipamento - os dois primeiros colocados de todas as categorias receberão tro-féu e fivela, enquanto o terceiro lugar receberá troféu e escarape-la. Todos os finalistas do Aberto ganharão escarapela de finalista.

Mais informações podem ser obtidas no site, pelos e-mails [email protected] e [email protected] ou pelo telefone (51) 3277-8896.

Page 38: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Gente38 Cavalo CriouloMarço de 2011

Page 39: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011

Gente 39Cavalo CriouloMarço de 2011

Fotos Nívea Oliveira, Marcus Tatsch, José Laitano, Patrícia Borba, Alexandre Freitas e Alexandre Teixeira.

Page 40: Jornal Cavalo Crioulo - Março 2011