jornal interessante - edição 08 - agosto de 2010

12

Upload: danny-diogo-santana

Post on 18-Feb-2016

225 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Capa: Acúmulo de processo gera impunidade - Comarca de Unaí acumula quase 30 mil processos - Crimes são prescritos em função da ausência ou demora de defensores públicos (Pág 03) O Noroeste: Rally dos Sertões 2010 - Unaí recebe uma das etapas da segunda maior prova de off-road do mundo (Pag 06) Agricultura: Bons negócios - Potencial agrícola do Noroeste de Minas atrai sulistas (Pág 08); Meio Ambiente - Dia de Campo Limpo promove a responsabilidade ambiental (Pág 09) Cultura e Sociedade: Cocada - Conheça a história do doceiro e a receita de sua famosa cocada (Pág 10) Polícia: Pirataria - Mulher presa com mais de mil CD's e DVD's falsos em Buritis (Pág 11) Esporte: Embates emocionantes durante o 2º Precol Combate em Unaí (Pág 12)

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010
Page 2: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

2 . Opinião . Julho/Agosto de 2010

Editorial

Do Noroeste das Gerais de Minas ao Sul do Brasil

� Olha estou sempre lendo o jornal INTERESSANTE, acho ótimas as matérias que vocês divulgam, sem-pre informado sobre tudo que acontece na região com temas atuais, com muita responsabilidade e criatividade.

Franciele Rocha Bairro: Santa Luzia

� É muito bom como o jornal INTERESSANTE está sempre por dentro de tudo de mais importante

que acontece em Unaí e região, sempre com as melhores matérias, e explicações claras. Um jornal que com certeza sempre terá um destaque para todos aqueles que querem ficar bem informados. A cada mês esta ficando literalmente mais interes-sante, parabéns a toda equipe.

Luiz Paulo Oliveira Bela Vista - Unaí/MG

� Acredito que os jornais mais sólidos, perspicazes

e reflexivos são constituídos de uma mistura fina e harmoniosa de auto-sustentabilidade, criativida-de, identidade e diversidade. Neste sentido, espe-ro que o INTERESSANTE mantenha-se fiel ao seu conceito diferente e inovador e que se transforme num instrumento de comunicação e informação concatenado com nossa vida em sociedade. Para-béns e muito sucesso a toda a equipe.

Danilo Bijos CrispimEconomista e Professor Universitário

� O jornal INTERESSANTE é muito bom, meus clientes sempre comentam. O conteúdo é atrativo, os textos são bons, as ilustrações são boas, e o jornal engloba todo o noroes-te mineiro, e também, todas as folhas são coloridas o que é raro em jornais regionais. Parabéns a todos!

Luiz dos ReisBairro: Santa Luzia

Cartas à Redação

Fale com a redação: Rua Celina Lisboa Frederico, nº 64 - Sala 304, Centro, Unaí, MG. CEP 38610-000 ou pelo e-mail: [email protected] - Inclua nome completo e endereço.

por Vindilino Martins de Paiva Filho Advogado

>> Artigo

Incorporação imibiliária no Cemitério NovoAssim que se inaugurou o

Cemitério Novo, os familiares dos novos moradores come-çaram a adquirir e construir túmulos, sendo alguns por ini-ciativa particular e outros auxi-liados pelos próprios profissio-nais do Cemitério.

Com isso expandiu-se o co-mércio de materiais de constru-ção na cidade, empregando-se ali grande quantidade de ma-teriais básicos, como areia, ci-mento e ferro nas obras mais simples, sendo que noutras mais sofisticadas, emprega-se mármore, granito, cerâmicas e até metais, não dispensando também as peças artesanais de serralheria e pintura.

Há de se levar em conta, entretanto, que o novo lotea-mento, estando já quase todo ocupado, optou-se pela edifica-ção vertical, encontrando-se ali prédios já bastante altos.

Não sei porque ainda não

se discutiu a construção em condomínio, com portaria e segurança, o que, certamen-te melhoraria o conforto e o sossego(paz) dos novos mora-dores.

Também não seria menos interessante no cemitério a construção de uma área de la-zer, além dos jazigos, poden-do ter praça, arborização, um quiosque com cafezinho, salga-dos e refrigerantes, tendo ainda uma repartição sanitária, tudo para o conforto pessoal dos fa-miliares dos novos moradores.

Outro dia em ali passando tive uma grande vontade de criticar essa iniciativa de se construir prédios em cemitério, pois embora eu respeite o sen-timento dos vivos, não existe nenhuma razão lógica, a meu ver, para se cultuar a ausência de um ente querido edificando construções no cemitério.

Agora mudei totalmente de

idéia, porque a incorporação imobiliária no cemitério faz girar o comércio, mostra a cria-tividade dos construtores, gera emprego e, de qualquer forma preenche rapidamente aquele espaço, obrigando a Municipa-lidade a criar outro cemitério, o que, dentro em pouco, teremos muitos cemitérios em Unaí e todos muito bem edificados.

Não seria razoável uma lei municipal proibindo a edifi-cação no próximo cemitério a ser construído? Mire-se, por exemplo no Cemitério Parque da Esperança em Brasília, ou Cemitério da Paz em Belo Ho-rizonte, onde impera a sim-plicidade, sem qualquer tipo de edificação. Além de muito mais bonito e ecológico, com gramado e alguma arborização, elimina aquela idéia da compe-tição, com construções às vezes tão bizarras, pois todos somos iguais perante a Lei Divina.

Charge

por Alda Alves Barbosa Poeta e escritora

>> Artigo

A cultura e a educação nos libertaO livro “Círculo do Sol” esta-

va concluído há aproximadamen-te quatro anos e, durante todo esse tempo , fiz a via crucis para conseguir patrocínio para editá-lo. Em todas as “estações” recebi um doloroso “não”, Estes “nãos” me indignavam , não pelo fato em si, mas porque nesta recusa estava implícito a negação dos direitos do ser humano que é “tornar-se visível” através de seu posiciona-mento no mundo, e que só é pos-sível com educação e cultura. E a falta de acesso do povo ao que é prioridade ao seu crescimento in-

telectual, retira dele o que lhe dá dignidade: a liberdade. Estamos presos? Não na verdadeira acep-ção da palavra. Mas a ausência de escolas que priorizem os nos-sos jovens na busca de conheci-mentos, leva-os a prisão compor-tamental. Infelizmente não só os jovens vivenciam esta realidade. Os adultos e idosos também vivem com restrições culturais, o que re-sulta na uniformidade de concei-tos e atitudes: vemos o que o outro vê, pensamos e escolhemos cor-porativamente. Pensamos como “Nós” e não como “Eu”, e quando

não sabemos o que somos o outro nos fará ser qualquer coisa. E só quem investe no aperfeiçoamen-to cultural e educacional, conse-gue pensar sem a interferência do outro. Desvencilhar das correntes que nos aprisionam a “um mundo pequeno”, depende de como nós nos vemos e sentimos dentro do sistema prisional de “Nós somos, Nós vemos, Nós pensamos, Nós sentimos… Ser livre é “SER EU”, é sair da “caverna” e libertar da vagueza de “ser”.

Outras publicações no site: www.aldaalvesbarbosa.com

Nesta oitava edição do INTERESSANTE, buscamos aprofundar assuntos que fazem parte do dia-a-dia de muitos noroestinos.

Debruçados sobre pilhas de papéis, mos-tramos a vocês leitores, que juízes da co-marca de Unaí lutam contra processos que parecem não ter fim, são quase 30 mil acu-mulados.

A demora na instalação das varas que já estão destinadas a comarca, e a falta de de-fensor público faz com que crimes sejam prescritos antes de serem julgados, o que gera indignação e impunidade.

Fica a pergunta retórica entalada em nos-sas gargantas: Temos mesmo que esperar?

O ano eleitoral tem mesmo particularida-des e pode ser justificativa para que o Tribu-nal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em-perre a resolução e a jogue para 2011.

Urnas trazem consigo outros fatores, é ano ideal para lapidar o dinamismo econô-mico do noroeste. Em uma de nossas maté-rias informamos que uma série de palestras apresenta para produtores de 16 cidades do Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR), a infra-estrutura e vocação agrícola da nossa região com o intuito de atrair novos investidores.

A passagem do Rally dos Sertões por Unaí também foi pautada nesta edição. O rally que é uma das maiores provas off-roads do mun-do, serviu não só para atrair curiosos e apai-xonados pela modalidade do esporte, mas também para destacar o potencial turístico que a região do Noroeste oferece.

Na editoria Cultura e Sociedade, apresen-tamos o “Cocada”, um senhor extremamente simpático que comercializava cocadas pelas ruas de Unaí. Contamos a história dele e con-seguimos a receita do famoso doce feito do coco.

ExpedienteExpedienteDIRETOR GERAL

Danny Diogo T. Santana(38) 3676-3882 / [email protected]

TIRAGEM

10.000 exemplares G8 COMUNICAÇÃO LTDACNPJ: 09.467.920/0001-73Rua Celina Lisboa Frederico, 64 - Sl. 304 - TELEFAX: (38) 3676-3882B. Centro - CEP 38610-000 - Unaí - Minas Gerais

W W W . P O R T A L I N T E R E S S A N T E . C O M . B R

DIAGRAMAÇÃO

Print House(38) 8818-2188 / [email protected]

COLABORAÇÃO

Debora VazKarina Ribeiro

Page 3: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

O contador, Nivaldo Pedroso, aguarda há três anos o jul-

gamento de um processo de partilha de bens. Ele ex-plica que toda a documen-tação está pronta, faltando somente a decisão judicial. “Eu acho a situação de Unaí um horror. Aqui deveria ter, no mínimo, mais cinco varas. São poucos juízes para tantos processos”, de-sabafa.

A história se repete com a dona de casa, Norma Apa-recida. “Já paguei advoga-do, já fiz o exame de DNA e após três anos não tive-mos uma solução”, explica a dona de casa que aguarda decisão judicial de reconhe-cimento de paternidade.

A espera destes perso-nagens é um exemplo da si-tuação da comarca de Unaí. São quase 30 mil processos acumulados, paulatina-mente, em função do um número insuficiente de juí-zes atuando no município. Uma comitiva, que contou com a presença de repre-sentantes do poder público

e da Ordem dos Advoga-dos do Brasil (OAB), este-ve em Belo Horizonte para apresentar sugestões com o intuito de acelerar a insta-lação de duas novas varas. Unaí está entre as quatro cidades em situação mais crítica no Estado.

De acordo com o presi-dente da 27º sub-seção da OAB, José Lindomar Coe-lho, a morosidade e a falta de material humano con-tribuem para o aumento da criminalidade, além da sensação de impunidade. Ele explica que cerca de 50% dos processos crimi-nais do município não tem punição, já que são prescri-tos antes do julgamento. “É uma situação muito grave”, diz.

Ele confessa que a juíza, Flávia Silva da Penha, que acumula funções em duas varas, a 1º e a 2º varas civil, têm adotado até mesmo a política de soltura de presos de alta periculosidade, em virtude de não terem defen-sores públicos. “Ela nada mais está fazendo do que

cumprindo a constituição federal, na qual ninguém pode ser julgado sem defe-sa”, explica.

A diretora do fórum, a juíza Claudiana Freitas ad-mite que prazos de algumas prisões provisórias estão expirando devido a dificul-dade de nomear defensores públicos para atuar nos pro-cessos. Entretanto, ela afir-ma que não é possível con-tabilizar um percentual de crimes prescritos em fun-ção da ausência ou demora de defensores públicos. “Ao se buscar encontrar advo-gados que aceitem a nome-ação para este réu, o prazo de prisão provisória, muitas vezes, se finda”, escreveu ao INTERESSANTE.

Lindomar afirma que a visita ao Tribunal de Justi-ça Minas Gerais (TJMG), à princípio, resultou em uma medida paliativa. Conforme ele, o TJMG nomeou o juiz Daniel Leite Chaves, lotado em Buritis, para assumir, no dia 30 de agosto, a se-gunda vara civil.

Outra medida que deve

Julho/Agosto de 2010 . O Noroeste . 3

São quase 30 mil processos parados aguardando decisão judicial. Ano eleitoral deve adiar implantação de varas

Demora na instalação de varas da justiça em Unaí emperra processos e gera impunidade

O Noroeste

assegurar a celeridade dos julgamentos é a instalação de uma unidade da Justiça Federal em Unaí, previs-ta para 19 de novembro. Com isso, cerca de 4 mil processos,que são de juris-dição federal, serão natural-mente desviados para essa vara.

Porém, alerta que o ide-al seria, além dessas medi-das a instalação de outras

novas duas varas, já que os processos acumulados dificultam o trabalho de julgamento. Para ele, nessas circunstâncias o número de processos seriam divididos entre os juízes o que facili-taria o andamento dos jul-gamentos.

Embora a Câmara dos Deputados já tenha apro-vado a cria-ção das duas

varas, ainda não está pre-vista a instalação efetiva. Segundo o presidente da 27º subseção da OAB, o ano eleitoral pode dificul-tar o estabelecimento ainda este ano. “O presidente do TJMG, Cláudio Costa, nos prometeu o mais rápido possível, mas nos alertou que por motivos eleitorais, há uma dificuldade maior”, explica.

Page 4: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

4 . O Noroeste . Julho/Agosto de 2010

O eleitor apto a votar nas eleições deste ano deve ficar aten-

to a algumas modificações previstas na legislação elei-toral.

Além do título eleitoral, para votar o eleitor precisa estar munido, obrigato-riamente, de algum docu-mento que contenha foto. Serão aceitos: a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalen-te (identidade funcional), carteira de trabalho, ou de habilitação com foto e cer-tificado de reservista.

Vale lembrar, que o elei-tor que estiver em trânsito e tiver, até o último dia 15 de agosto, feito a transferência do título em algum colégio eleitoral, estará apto a votar nas capitais das federações somente para o cargo de presidente da república. Nesse caso, se por ventura houver mudança de rota, o eleitor terá que justificar o voto, sob pena de pagar multa ou ficar em débito com a justiça eleitoral.

Uma das novidades também refere-se ao cum-primento do direito de vo-

tar dos presos provisórios e adolescentes em medida sócio-educativa de inter-nação . Serão criadas se-ções eleitorais em todos os estabelecimentos. Porém, para exercer o direito, os reeducandos terão que ter transferido o título eleitoral para onde se encontram, quer seja estabelecimento penal ou para a unidade de internação.

UrnasCom tantos postulantes

aos seis cargos disputados na eleição deste ano, para faciliar o momento da vota-ção, o eleitor precisa conhe-cer previamente o número do candidato escolhido e a operacionalidade da urna eletrônica.

A ordem de votação foi alterada. Neste ano, o elei-tor vai votar primeiro para deputado estadual, diferen-temente da última eleição geral, em 2006, quando os eleitores escolheram pri-meiro o deputado federal.

Sendo assim, a urna irá exibir para o eleitor após o deputado estadual a se-guinte ordem: deputado

federal, senador primei-ra vaga, senador segunda vaga, governador de Estado ou do Distrito Federal e, por último, presidência da república.

O eleitor deve lembrar que para o cargo de senador são dois votos. Na primeira tela para o senado, digite o número do primeiro candi-dato escolhido para o car-go e confirme o voto (tecla verde). Na segunda tela, para escolha de senador, caso o eleitor digite o mes-mo número escolhido ante-riormente, a urna apresen-tará a seguinte mensagem: “Candidato repetido. Voto nulo”. Caso confirmada a opção, o voto será anulado.

O eleitor pode e deve levar a sequência dos nú-meros referentes aos can-didatos escolhidos para os cargos.

Ficha Limpa A Lei Ficha limpa, apro-

vada em maio pelos senado-res, impede a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegia-da em processos ainda não concluídos. Com grande

clamor popular, a lei tem validade para essa eleição. Alguns candidatos estão utilizando a possibilidade de um recurso a um órgão colegiado superior para ga-rantir a candidatura. Caso seja concedida a permissão a candidatura, o processo contra o político ganharia prioridade para a tramita-ção. Dessa forma, alguns candidatos que, a princí-pio, teriam candidatura emperrada graças à nova lei, conseguiram aprovação junto ao Supremo Tribunal

Federal (STF). Considera-se que o ide-

al é utilizar ferramentas de informação, conhecendo melhor o passado de cada candidato, para votar cons-ciente no dia três de outu-bro.

Internet A grande novidade da

campanha eleitoral no que tange a veiculação de in-formações e publicidade refere-se à internet. Aos moldes da campanha nor-te-americana, blogs, sites

sociais como orkut e twit-ter podem ser utilizados pelos próprios candidatos ou qualquer cidadão que queira idéias dos candi-datos e coligações. A proi-bição recai somente nas páginas das empresas com ou sem fins lucrativos, as destinadas a uso profissio-nal ou as oficiais. Porém, não é permitido qualquer tipo de propaganda paga na internet. Os candidatos podem usar da mensagem eletrônica para divulgação de projetos.

Page 5: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

Julho/Agosto de 2010 . O Noroeste . 5

A 51ª Exposição Agro-pecuária, Comercial e Industrial de Unaí

está com novidades este ano. O evento, que ocor-re entre os dias 4 e 12 de setembro, conta com am-pliação de estandes, área de rodeio, palestras para universitários, aumento no número de seguranças, en-tre outras. E como tradicio-nalmente ocorre, o público poderá assistir aos shows e curtir o parque de diver-sões.

A edição deste ano con-ta com uma programação extensa, que inclui pales-tras sobre agronegócios, leilões, cavalgada, torneio leiteiro, festival de pratos típicos, eleição da rainha da Expoagro e rodeio. Os shows ficam por conta de Ricardo e Ronael, Luan Santana, Cezar e Paulinho e Eduardo Costa, além das apresentações regionais.

Dentre as novidades, destacam-se: a construção de um novo tathersal para a realização dos leilões, a ampliação da área de expo-sição dos estandes e dos pa-vilhões e da área do rodeio. Além disso, haverá novos postes de iluminação e no-

Cerca de 2 mil pes-soas prestigiaram o 6º Lual Gospel re-

alizado pela Igreja Minis-tério Família de Deus, no dia 21 de agosto, na área externa da igreja, localiza-da ao lado da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento come-çou por volta das 20 horas e contou com a apresenta-ção de duas bandas, Cho-colate Crente e Vineyard.

De acordo com o pas-tor Vilmar, o sucesso do show deve-se ao esforço de todos os colaborado-res. Ele explica que o evento já está se tornando tradicional em Unaí e ga-rante a realização para os próximos anos. “Nós so-mos motivados a festejar, louvar e glorificar o nome de Deus. Quando estabe-lecemos o propósito de louvar a Deus, Ele nos abençoa”, diz.

O vocalista do grupo Chocolate Crente, Fa-binho, ressalta que, de todos os estados o públi-co mineiro está entre os mais alegres e participa-

Lual Gospel atrai mais de duas mil pessoasOrganização pretende tradicionalizar o evento em Unaí

tivos. Ele acrescenta que o Lual Gospel de Unaí já é famoso em outras cida-des, como Brasília (DF). “Aqui em Unaí este even-to já está marcado. Aqui, em especial, consegui-mos sentir a presença de Deus. Nos convidem mais

vezes, o ano que vem vi-remos com um CD grava-do”, adianta.

Rafael Dani, expecta-dor do evento, afirma que os shows trazem nova di-mensão para a cidade. Ele acredita que o lual deve melhorar a cada ano. “Eu

achei uma benção e um marco para a história de Unaí. Se todas as igrejas pensassem em um propó-sito de ganhar vidas para o Senhor e buscar a pre-sença de Deus, com cer-teza a cidade melhoraria muito”, argumenta.

51ª Expoagro de Unaí

vos pontos de abastecimen-to de água para animais. A montagem de um novo pal-co também foi necessária para atender as exigências da equipe do cantor Luan Santana.

O rodeio show será apresentado pela equipe de Edidany Barbosa, com a locução de Marcos Brasil, além da apresentação da fa-mosa mula Montanha e seu adestrador Marcos Júnior.

Após os shows artís-ticos a festa continua na boate Toca da Expoagro e Butecão da Expoagro. De acordo com representantes do Sindicato Rural, que or-ganiza o evento, o público estimado para um único dia de festa é de 15 mil pesso-as. O passaporte para a 51ª Expoagro já está à venda na bilheteria do parque e os ingressos, estarão a dispo-sição dos compradores à partir do dia 31 de agosto.

As apresentações artísticas proporcionaram ao público momentos de louvor e adoração

Page 6: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

dos Sertões por Unaí é um prestígio, pois não se trata de qualquer prova off-ro-ad, este é o segundo maior rally do mundo, perdendo apenas para o gigante e tra-dicional Rally Dakar.

Marcos Moraes é o or-ganizador do evento e par-ticipa desde 1991, quando houve a primeira edição, na época chamada Rally São Francisco. “Nas qua-tro primeiras edições corri como piloto e depois co-mecei a organizar e assu-mi o evento; já estou há 15 anos na organização”, diz. Segundo Marcos, o principal motivo da cidade fazer parte do projeto foi o interesse em incluir Minas Gerais no percurso: “des-

A décima oitava edição do Rally Internacional dos Sertões contou com um trajeto 95% inédito, e para incluir o estado de Minas Gerais na rota, Unaí foi a cidade escolhida. A versão 2010 dos Sertões percor-reu, entre 10 e 21 de agos-to, além de Minas, outros cinco estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Mara-nhão, Piauí e Ceará, local do fim da prova. Este ano, a Bahia, que fez parte do rally em 2009, foi excluí-da do trajeto, mas estados como o Piauí e o Maranhão são novidade. Com largada em Goiânia (GO), compe-tidores de motos, quadri-ciclos, carros e caminhões cruzaram regiões ermas do Brasil com destino às cidades onde aconteceram as largadas e chegadas de cada dia de competição: Caldas Novas (GO), Unaí (MG), Alto Paraíso de Goi-ás (GO), Dianópolis (TO), Palmas (TO), São Felix do Tocantins (TO), Balsas (MA), Teresina (PI), Sobral (CE) e Fortaleza (CE).

Rally em números:No percurso de quase

4,5 mil quilômetros, foram 235 competidores, em 155 veículos: 10 caminhões, 60 carros, 70 motos e 15 qua-driciclos. A lista de inscri-tos deste ano superou 2009 com um número maior de representantes do Brasil e do mundo.

Unaí na rota do RallyEm 2001, os moradores

de Unaí puderam apreciar os veículos que fizeram parte da prova, e agora, em 2010, a experiência pôde-se repetir entre os dias 12 e 13 de agosto. A passa-gem do Rally Internacional

6 . O Noroeste .Julho/Agosto de 2010

Poeira nas estradas

Auto-Escola de Unaí tem atividades suspensasDe acordo com o chefe do departamento da polícia civil, Ra-mon Tadeu Carvalho, a auto-escola teve suas atividades sus-pensas por autuação do DETRAN-MG, após serem detectadas falhas no sistema de identificação biométrico. Há suspeita de que 20 alunos tenham usufruído de aulas com o registro de apenas duas pessoas. O sistema biométrico identifica digitais a laser e foi implantado no início deste ano. O sistema monito-ra a freqüência de candidatos às aulas de legislação em todos os CFCs do Brasil. De acordo com o delegado, enquanto não for concluída as investigações, a auto-escola não pode retor-nar suas atividades.

Censo 2010No dia 02 de agosto, os moradores das zonas urbana e rural de Unaí começaram a responder o questionário do Censo 2010. Durante a abordagem, os recenseadores buscam respostas como características de cada domicílio, relação de parentesco dos moradores, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião. Foram contratados 105 recenseadores selecio-nados e treinados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE), que percorrerem casas em Unaí. As respostas podem colaborar com a elaboração de políticas públicas que visem à melhoria das condições de vida da população.Todos os dados coletados são enviados diretamente para os computadores centrais do Censo 2010, no Rio de Janeiro. As informações são sigilosas.

Primeira festa “Café com Leite” movimenta setor produtivo em BuritisRealizada nos dias 14 e 15 de agosto, na sede da Associação de Produtores Rurais Dois Vizinhos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), a festa “Café com Leite” teve foco na agricultura familiar. Os visitantes puderam con-ferir o Concurso Leiteiro e o Concurso de Qualidade de Café. A variedade de artesanatos e produtos agro-industrializados a partir do leite, bem como palestras sobre a classificação de café em grãos e a sanidade animal dos rebanhos destacaram-se no evento. De acordo com a Prefeitura Municipal de Buritis o sucesso da festa motivou a possibilidade de torná-la tradi-cional no município.

Primeiro Festival de Artes ao Ar livre de UnaíO Grupo Teatral Fenix realiza entre os dias 22 à 26 de setembro, no Centro de Cultura Maria Torres Gonçalves, o 1º Festival de Artes ao Ar Livre em Unaí. Artistas musicais, teatrais, plásticos, dançarinos e poetas podem fazer as inscrições até o dia 12. O intuito é oferecer espaço para todos os artistas. O evento con-tará com diversas categorias e premiação para os três primei-ros colocados. O Centro de Cultura Maria Torres Gonçalves, está localizado na Rua Gerson Rodrigues Gondim, 75, Bairro: Itapuã e funciona das 10h às 18h. Mais informações pelo telefone (38) 3676 5305.

CurtasUnaí na rota do Rally dos Sertões

ta forma, interamos seis estados no roteiro e Unaí está numa região que eu já conheço, pois tive fa-zenda aqui. É uma cidade que eu sempre gostei, e sei que aqui existe uma infra-estrutura adequada para receber o evento, portanto, foi muito fácil decidir vir para cá. Unaí tem uma boa hotelaria, o acesso das es-tradas está razoável. Acho que é uma cidade que está se desenvolvendo, está evoluindo”.

CuriosidadeDurante a passa-

gem por Unaí, o piloto de moto belo horizon-

tino Felipe Zanol, que fechou a prova em se-gundo lugar nas motos, concedeu uma entrevis-ta ao INTERESSANTE e sem saber que chegaria entre os primeiros, dis-se: “ganhar eu não sei se vou, tentar com cer-teza. Mineiro não é de desistir facilmente, mas o importante é chegar a Fortaleza com saúde e tranqüilidade. Sempre correndo atrás de um bom resultado”.

No dia 20, os com-petidores finalizaram o roteiro do Rally dos Ser-tões em Fortaleza (CE), confira os resultados:

Motos1º) MARC COMA – ESP 2º) FELIPE ZANOL – BRA/MG

Carros1º) GUILHERME SPINELLI – BRA/SP 2º) KLEVER KOLBERG – BRA/SP

Caminhões1º) MARCOS ANTONIO CASSOL – BRA/DF2º) VANDERLEI CASSOL – BRA/GO

Quadriciclos1º) RAFAL SONIK – POL 2º) FRANCINEI SOUZA COSTA – BRA/CE

Pilotos e máquinas foram recebidos na entrada do Parque de Exposições em Unaí

Page 7: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

1. VEÍCULOS2. MOTOS

3. IMÓVEIS4. CONSTRUÇÃO

5. SERVIÇOSÍ N D I C E

_________________________ RANGER XL C. DUPLA 99/00 - completo - R$ 27.990,00

HONDAFIT 1.4 LX 04/04 - completo, automático - R$ 27.990,00

TOYOTACOROLLA XLI 06/07 - comple-to - R$ 35.990,00 _________________________ COROLLA XEI 1.8 03/03 - com-pleto - R$ 30.990,00

VOLKSFOX SUNRISE 1.0 09/10 - completo + acessórios - R$ 34.990,00 _________________________ FOX 1.0 4PTS 05/05 - VE/TE/LDT/AL - R$ 21.500,00 _________________________ JETTA 2.5 07/07 - completo - R$ 55.990,00 _________________________ GOL 1.6 TREND GV 08/09 - VE/TE/AL, chave canivete - R$ 30.990,00 _________________________ FOTOS DOS VEÍCULOS:

www.megaveiculosunai.com.br

CHEVROLETBLAZER EXECUTIVE 4.3 98/98 - completo + couro - R$ 21.990,00 _________________________ CELTA SPIRIT 2PTS 05/05 - DT/AC - R$ 17.500,00 _________________________ CELTA SUPER VHC 4PTS 03/03 - R$ 16.500,00 _________________________ CORSA HATCH JOY 05/06 - VE/TE/AL - R$ 20.990,00 _________________________ CORSA CLASSIC - 05/06 - VE/TE - R$ 18.990,00 _________________________ CORSA SEDAN 04/04 - R$ 19.990,00 _________________________ CORSA SEDAN 03/03 - RLL - R$ 18.990,00 _________________________ CORSA CLASSIC SEDAN 1.0 02/03 - básico - R$ 16.990,00 _________________________ S10 DLX CAB DUPLA 4X4 98/99 - completo - R$ 31.990,00 _________________________

FIATFIORINO FURGÃO 90/90 - R$ 7.990,00 _________________________ PALIO 1.8R MODELO NOVO 08/08 - completo + roda - R$ 31.990,00 _________________________ PALIO FIRE FLEX CELB. 08/08 - completo - R$ 26.990,00 _________________________

PALIO ELX 1.0 4PTS 05/05 - completo - R$ 24.500,00 _________________________ PALIO WEEKEND ADVENTU-RE 02/03 - completo + couro - R$ 22.990,00 _________________________ SIENA FIRE 00/01 - DH/VE/TE - R$ 14.990,00 _________________________ STRADA ADV LOCKER 08/09 - completo - R$ 37.500,00

FORDESCORT GL 1.8 96/96 - TE/AL - R$ 8.500,00 _________________________

_________________________ ECOSPORT 2.0 XLS AUT 06/07 - completo, automático - R$ 35.990,00 _________________________ ECOSPORT XL 04/04 - com-pleto - R$ 25.990,00 _________________________ F350 02/03 - R$ 44.990,00 _________________________ FIESTA SEDAN 1.6 MOD NOVO 07/08 - AR - R$ 26.990,00 _________________________ FIESTA SEDAN 02/02 - AR/DH/TE - R$ 15.990,00_________________________ FOCUS HATCH 1.6 04/05 - completo - R$ 24.990,00 _________________________ FUSION SEL 07/08 - completo + sensor estacionamento - R$ 54.990,00 _________________________ KA GL 1.0 06/07 - R$ 15.990,00 _________________________ KA GL 1.0 01/01 - RLL - R$ 10.990,00 _________________________ KA 1.0 97/97 - VE/TE/LDT - R$ 9.000,00 _________________________ PAMPA 1.8 L 97/97 - básico - R$ 9.990,00 _________________________

_________________________ GOL POWER 1.6 07/08 - com-pleto - R$ 26.990,00 _________________________ GOL GIV 06/07 - R$ 21.500,00 _________________________ GOL GIV 06/07 - TE/AL/LDT - R$ 21.500,00 _________________________ GOL POWER 1.8 05/06 - DH - R$ 24.990,00 _________________________ GOL 1.0 4PTS 99/99 - VE/TE - R$ 12.990,00 _________________________ GOL 1.0 MI 97/97 - completo + roda - R$ 11.990,00 _________________________ GOL 1.6 MI 97/97 - VE/TE - R$ 11.990,00 _________________________ GOLF GENERATION 1.6 04/04 - completo + couro - R$ 28.990,00 _________________________ GOLF 2.0 MI 02/03 - completo - R$ 25.990,00 _________________________ SANTANA 2.0 MI 01/02 - com-pleto + roda - R$ 19.990,00 _________________________ SANTANA CL 1.8 4PTS 96/96 - completo - R$ 11.990,00 _________________________

Quer vender ou comprar?

ANUNCIE AQUIe realize bons negócios

1 VEÍCULOSRENAULT

Clio 03/03 Expression 1.6 16V vermelho, completo + air bags, som original c/ controle no vo-lante, R$ 14 mil ou ágio R$ 5 mil + 39 de R$ 255 (exijo transferên-cia). Particular (38) 9981-7256.

FIATPARTICULAR PÁLIO 05/06 4P, branco, TE, AL, LDT, rodas aro 15. Valor: R$ 16.900,00. Tratar: (38) 9908-7148 ou (61) 8407-7697 Micael

2 MOTOSYAMAHA

YAMAHA FAZER 250cc, Azul, toda nova. R$ 7 mil. Tratar: (38) 9944-7673 / 3676-9420

3 IMÓVEISALUGA-SE QUITINETE Centro de Unaí (em frente ao Correios), R$ 300,00 incluso condomínio. Conceito Negócio Imobiliários (38) 8815-6431 / 3676-7676

4 CONSTRUÇÃOVOTUMIX Concreto e Arga-massa. Fone: (38) 3676-6211 / 9911-7374 / 9922-8100

5 SERVIÇOS

ESTÁ PRECISANDO CONSTRUIR OU RE-FORMAR? Valdomiro Pedreiro (38) 8808-0184 (vivo). Qualidade e pontualidade.

1 VEÍCULOS 1 VEÍCULOS 1 VEÍCULOS 1 VEÍCULOS 1 VEÍCULOS 1 VEÍCULOS 1 VEÍCULOS

Page 8: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

8 . Agricultura . Julho/Agosto de 2010

Agricultura

Produtores rurais do Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS)

estão sendo estimulados por meio de uma série de palestras fornecidas pelo Governo de Minas Gerais e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mi-nas Gerais (Faemg), além da parceria com a Vale e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a fomentar a produ-ção de grãos no Noroeste de Minas Gerais – o Pró-Noroeste. A região é uma das maiores produtoras de grãos como, milho, soja e feijão do Estado. Entre as ações do Pró-Noroeste está a liberação de R$ 200 mi-lhões em linhas de crédito do Banco do Brasil para custeio, investimentos e comercialização da safra. O primeiro foco do programa será a soja.

Nessas palestras, que ocorrem até o dia dois de

setembro, a Agroconsult, responsável pelo Rally da Safra, apresenta dados de mercado para a próxima safra, como projetos de custo de produção, preços, rentabilidade e áreas plan-tadas.

Um dos grandes atrati-vos apresentados é a pos-sibilidade de utilização da nova infra-estrutura logís-tica disponível para o es-coamento da safra, já que a região é atendida pela malha da Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela Vale, que liga Pirapora (MG) até o Porto de Tuba-rão (ES). Totalizando mil quilômetros de trilhos.

“ Os produtores do Pa-raná e Rio Grande do Sul tem grande experiência com plantio de grãos. O Noroeste de Minas pode ser uma ótima opção para quem quer expandir a pro-dução, de forma competi-

Sulistas são atraídos para produzir no Noroeste de MinasLocalização logística, áreas férteis e capacidade de crescimento estão entre os principais atrativos.

tiva, e está tendo dificul-dades de encontrar terras produtivas na região Sul do País. Isso porque é a nova fronteira agrícola com me-lhor localização do ponto de vista logístico”, afirma

o diretor de expansão lo-gística da Vale, Marcelo Spinelli.

Outra motivação indi-cada em um estudo feito pela UMG em parceria com a consultoria campo, é o

potencial de crescimento, as lavouras ocupam so-mente 15% da área total da região. Ou seja, ainda há 2,5 milhões de hectares ociosos disponíveis para plantio. Só a soja tem po-

tencial de produção de 6,3 milhões de toneladas. Em 2009, a produção de grãos na região ficou na casa de 991 milhões de toneladas colhidos em 322 mil hec-tares.

Page 9: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

Julho/Agosto de 2010 . Agricultura . 9

Com o intuito de desen-volver a conscientização da destinação correta de emba-lagens, principalmente agro-tóxicas, além de auxiliar na educação ambiental entre crianças e jovens, ocorreu, no dia 18 de agosto, em Unaí, a quarta edição do Dia de Campo Limpo. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Processamen-to de Embalagens Vazias (Inpev) em parceria com as cooperativas agroindustriais e escolas do município.

Palestras e vídeos edu-cativos foram as principais ferramentas utilizadas para garantir a conscientização dos participantes. De acordo com a professora da Escola Municipal Dr. Israel Pinhei-ro, Maura Urias, imbuídas de conhecimento as crian-ças fazem trabalho de formi-guinhas. “Daqui eles levam o que vão ouvir para casa, para os pais e os demais que estiverem à sua volta. Com o evento, eles já estão pegando o lixo e colocando no lugar certo”, diz.

O diretor administrati-vo da Cooperativa Agrícola

Dia de Campo Limpo promove Conscientização e Educação Ambiental

de Unaí (Coagril), Juca da Coagril, assegura que esse é um dos objetivos do proje-to. “Envolver os alunos das escolas é primordial para a preservação, no futuro, do meio ambiente”, diz.

Ele explica que outro trabalho fundamental é a parceria entre as cooperati-vas e o produtor rural para que a coleta e destinação das embalagens dos agrotóxicos utilizados na lavoura se-jam feitas de forma correta. “Diante do número de emba-lagens que recebemos tenho

certeza que o produtor está cumprindo a sua parte e a central de recebimento está preparada para cumprir sua responsabilidade perante o meio ambiente”, ressalta.

O prefeito de Unaí, An-tério Mânica, que esteve presente no evento, parabe-nizou a participação, a par-ceria entre as cooperativas, o instituto e os agricultores. “Parabenizo todos que cola-boram com a central de re-cebimentos de Unaí e com o meio ambiente”, afirma.

A central de Unaí foi

fundada em 2005. O ins-tituto, que possui centrais distribuídas em todo o País, não tem fins lucrativos e representa a indústria fabri-cante de defensivos agríco-las. Conforme o coordena-dor geral de operações do Inpev, Jair Furlan, a central ajudou a retirar do meio am-biente e dar destino correto a mais de 600 toneladas de embalagens. “Essas embala-gens, se não tivessem sido enviadas para nós, poderiam ter sido jogadas no meio am-biente”, frisa.

Mano Menezes convoca o unaiense Gabriel Vasconcelos para a seleção brasileiraPara substituir o goleiro Gomes, que sofreu uma lesão muscular no jogo entre Tottenham e Young Boys pela liga dos campeões, Mano Menezes convocou o unaiense Ga-briel Vasconcelos.Gabriel, que joga na seleção sub-19 do cruzeiro, é o único jogador de clube brasileiro na relação de Mano Menezes para os treinos na Espanha, ele iniciou sua carreira numa das escolinhas do Clube Itapuã e em 2007 mudou-se para Belo Horizonte onde seguiu nas categorias de base do Cruzeiro.O jovem goleiro de apenas 17 anos, também está convo-cado pelo técnico da seleção brasileira sub-19 Luiz Verdi-ni, para defender o Brasil na Copa Sendai, no Japão, de 8 a 12 de setembro.

Adeptos do Candomblé Comemoram o OlubajéSábado, dia 14 de agosto foi dia de comemorar o Olu-bajé, que é o nome dado ao rito anual feito pelos adep-tos do candomblé. A comemoração serve para louvar e agradecer a Obaluayê, o orixá rei e senhor da terra – por isso em tradução literal, Olubajé significa “o banquete do rei”. O ritual é composto por atabaques, dança e comida, como manda o bom figurino candomblé. O “banquete” é servido para os praticantes numa folha de mamona, e nele encontram-se: feijão preto, banana da terra frita no azeite de dendê, arroz feito com leite de coco, canjica, batata doce, camarão etc. O Olubajé aconteceu no cen-tro de cultura de matriz africana Ilê Assé (pronuncia-se axé) Oyá Onira, no bairro Canaã, comandado pelo Pai Ronaldo.

Curtas

Os alunos (foco do evento) assistiram atentamente as palestras e vídeos educativos sobre concientização e educação ambiental

Page 10: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

10 . Cultura e Sociedade . Julho/Agosto de 2010

Cultura e Sociedade

Talento, força de von-tade, simpatia, fé e, principalmente, um

grito forte e bem impulsio-nado para atrair a cliente-la. Tudo isso garantiu, em mais de 30 anos, o sustento do doceiro, José Oliveira Sousa, de 76 anos. Apesar das dificuldades e da labu-ta forte do dia-a-dia, o vi-úvo afirma estar satisfeito com todas as experiências proporcionadas pelo seu talento gastronômico.

Só mesmo conhecendo o “Cocada” para saber exa-tamente o quão simpático e excêntrico é o aposentado. Filho de pernambucanos, mas natural do Rio de Ja-neiro (RJ), José trabalhou metade da vida fazendo a segurança da casa da mo-eda quando ainda estava instalada na capital flumi-nense. Porém, um dos dez irmãos, Toninho, mudou-

se para Unaí na década de 60. A oportunidade foi suficiente para a vinda de toda a família.

A idade avançada não permite que José tenha mais a mesma facilidade para fazer a iguaria que atrai tantos degustadores. Entretanto, a disposição já foi tamanha que o docei-ro afirma já ter vendido cerca de 600 produtos por dia e, orgulhoso, conta que adquiriu a casa com o tra-balho manual. “Eu vendia cocada na beira da praia no Rio de Janeiro todo dia, vendia até três ou quatro horas da tarde e ia traba-lhar. Uma japonesa me ensinou a fazer a cocada que mudou a minha vida” explica.

A paralisia na parte la-teral esquerda não parece ser o empecilho maior para que o doceiro encerrasse a

A cocada do CocadaA história do doceiro e vendedor que conquistou os unaienses pela curiosidade e paladar!

ReceitaCocada

Ingredientes: � 6 cocos frescos ralados � 1 Lata de leite condensado � 1 Litro de leite � 4 Kg de açúcar

Modo de preparo: � Em uma panela grande, junte o coco ralado, o açúcar e o leite conden-sado. Misture bem e leve ao fogo. Adicione um copo de leite (250 ml), mexendo constantemente. A cada ponto de brigadeiro adicione a mes-ma medida de leite (250 ml) até utilizar todo o litro. Observe o leite nas bordas internas da panela e verifique se está uniforme. Não retire antes ou depois do ponto, esse é grande o segredo!

Para retirar da panela:

� Com uma colher de concha grande com profundidade razoável, retire cuidadosamente porção por porção da panela e coloque sobre uma pla-taforma lisa. Se preferir cubra a superfície com papel alumínio ou papel manteiga. Espere o doce alcançar temperatura ambiente para armaze-nar ou servir. Retire com uma espátula. � Rendimento da receita: 20 porções - Custo: R$ 14,50 (em média)

atividade. Ele ressalta que o falecimento, em 2009, de sua esposa, Mariana Mota, dificultou a continuidade. “Ela lavava, ralava o coco. Deixava tudo pronto pra eu cuidar do ponto e das vendas. Eu a amava muito e depois que ela morreu não vendi mais cocada”, lamenta.

Mesmo apresentado es-

sas dificuldades, o doceiro mostrou-se disposto a en-sinar a receita. Seis cocos frescos bem ralados, um litro de leite, quatro quilos de açúcar e uma lata de leite condensado. Misture tudo em fogo alto e espere o ponto. Simples? Segundo ele, não! E aí vai um alerta: “A minha é a melhor coca-da do centro”, diz.

José Oliveira de Sousa, o “Cocada” mostra sua receita

Page 11: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

Julho/Agosto de 2010 . Policial . 11

Funcionários de uma distribuidora de be-bidas foram assalta-

dos em formoso no dia 21 de agosto enquanto trafega-vam pela estrada munici-pal São Domingos, sentido Distrito de Serra Bonita. Segundo as vítimas, por volta das 6h40, enquanto retornavam do município de Formoso (MG), foram surpreendidos por dois homens armados. Os fun-cionários foram amarrados em árvores localizadas às margens da rodovia. Foram

subtraídos do cofre do ca-minhão cerca de R$ 16 mil reais, em dinheiro e che-ques, três aparelhos celula-res, além de uma carteira.

De acordo com as ví-timas, eles foram surpre-endidos por dois homens armados com pistolas. Os dois aproximaram a pé, um de cada lado do veícu-lo, e anunciaram o assalto. As vítimas permaneceram amarradas às árvores por aproximadamente 2h30. Após se soltarem eles des-locaram para o município

de Buritis (MG) e fizeram o Boletim de Ocorrência (BO). As vítimas informa-ram que durante todo o as-salto, um veículo Fiat Uno, esteve estacionado próxi-mo ao local do crime. Os assaltantes tinham caracte-rísticas semelhantes. Eram altos, fortes e vestiam cal-ça jeans e tênis. Um deles possui uma tatuagem, ain-da não identificada, no bra-ço direito. A Polícia Militar (PM) está em rastreamento na tentativa de prender os autores do crime.

Cláudia Cristina Pe-reira foi presa em flagrante em Ari-

nos, por volta de 12 horas, no dia 13 de agosto, acu-sada de contrabando. Ela foi conduzida à Delegacia Civil. Denúncias anônimas apontaram que Cláudia es-tava comercializando obje-tos contrabandeados.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), ela foi presa após alegar ser proprietária de um veícu-lo Parati cor cinza, placas

JFS – 4303, que continha em seu interior 998 DVD´s e 216 CD´s, sem notas fis-cais. Segundo a PM, havia também, dentro do veículo, a presença de uma substân-cia semelhante à maconha. A Parati foi encontrada es-tacionada nos fundos de um posto de combustível, após imprimir fuga, em alta velocidade, de uma guar-nição da PM localizada na Rua Floriano de Lima.

Apesar de apresentar a documentação do veículo,

os policiais realizaram uma pesquisa no sistema infor-matizado, no qual constou que a Parati pertence a Gil-son Luiz Ferreira. Gilson já havia desobedecido, duran-te uma operação policial, no dia 12 de maio, ordens de parada dada por autorida-des de trânsito. Na ocasião, ele furou um bloqueio poli-cial e praticou direção peri-gosa em via pública. Gilson Luiz Ferreira é suspeito de comercializar substâncias ilícitas na cidade de Arinos.

CurtasAssalto a mão armada

No dia 15 de agosto (domingo), o policial militar Carlos Bráulio teve seu veículo roubado por dois indivíduos. Um deles portava uma arma de fogo. Os assaltantes renderam o po-licial juntamente com duas pessoas e os levaram para próximo do Setor de Mansões. As vítimas foram amarradas em árvores. Durante as buscas, a Polícia Militar deparou com um GOL, semelhante ao de Carlos trafegando pela Rua Virgilio Justiniano Ribeiro, outras equipes foram acionadas e cercaram o condutor. Na tentativa de fuga, um policial dispa-rou o revólver, nervoso, o assaltante perdeu o controle e colidiu com um GOL, parado na via. Com o rapaz, havia um revólver e cinco munições intactas. O policial Carlos Bráulio e as outras duas vitimas foram socorridas e passam bem. De acordo com o 28º BPM, Rodri-go já tinha um mandato de prisão.

Caçadores são aprendidos no Parque Nacional Grande Sertão Veredas

No dia 22 de agosto, por volta de 16h45, funcionários do Instituto Chico Mendes de Con-servação de Biodiversidade, durante operação de fiscalização no Parque Nacional Gran-de Sertão Veredas, solicitaram apoio da Polícia Militar (PM), para que alguns caçadores fossem abordados próximos ao Rio Taquari. Os policiais compareceram ao local solicita-do e juntamente com os funcionários do instituto, realizaram a abordagem na barraca onde se encontravam os caçadores. Foram encontradas duas armas de fogo calibre.22 marca CBC e uma espingarda sem marca calibre.28 além de vinte e duas munições intac-tas de calibre.22, .28 e .26. Os autores foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Buritis juntamente com armas e munições apreendidas.

Ex-vereador de Paracatu é preso por suspeita de tráfico de drogas

Na quinta feira 19 de agosto, o ex-vereador Wilson de Freitas, popularmente conhecido como “Dente de lobo”, e seu filho foram presos em Paracatu. A 13º Delegacia da Polícia Civil iniciou as investigações após denúncias de que Wilson utilizava sua residência como ponto de tráfico de drogas. No lote, foi encontrado plantação de maconha. De acordo com policiais, Wilson alegou que a erva seria de uso medicinal e de consumo próprio. Conforme ele, a droga auxiliava no controle da pressão arterial. Wilson mudou a versão dada em depoimento e passou a acusar o filho. O ex-vereador foi o candidato mais vota-do nas eleições de 2004 com 1619 votos.

Acusada de Contrabando é Presa em Arinos

Policial

Assalto a Caminhoneiros

Page 12: Jornal Interessante - Edição 08 - Agosto de 2010

12 . Esporte . Julho/Agosto de 2010

A 1º Corrida Rústi-ca do Dia dos Pais ocorreu na manhã

de domingo, oito de agos-to. Idealizada pelo atleta municipal André Ricar-do, o evento contou com a parceria da Secretaria de Juventude, Esporte e La-zer. Os percursos, demar-cados em 5 quilômetros e 10 quilômetros, foram divididos de acordo com as categorias. O caminho mais longo foi destinado para: geral masculino, es-pecial e de faixas etárias. Já as categorias femininas e de prestígio, correram cinco quilômetros.

Premiações em di-nheiro, troféus e meda-lhas para todos os partici-pantes atraíram não só os pais, mas também 33 mu-lheres e 60 atletas inter-municipais. Um total de 216 competidores dispu-tou o pódio.“Uma corrida do dia dos pais nunca foi realizada, eu tive a idéia de procurar a Secretaria de Esportes, para inserir

no calendário da cidade”, diz André Ricardo.

Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Alino Coelho, a competição superou as expectativas. “Tivemos a presença de mais de 200 participantes”, diz.

O secretário admitiu alguns inconvenientes apontados pelos atletas, como a má sinalização e a presença de poucos fiscais de prova. “Tive-mos alguns transtornos mas estaremos tentando removê-los na próxima corrida”, ressalta.

Com o melhor tem-po de 31’11”, João Paulo, venceu a disputa na ca-tegoria geral visitante. Já Vanderlei Ribeiro, cravou 33’42” e ficou em primei-ro lugar na classificação da categoria geral local.

Nos 5 km da categoria geral feminina o melhor tempo foi de Eliete Teo-doro 20’16”. Evanderlina sagrou-se campeã na ca-tegoria local com 24’18”.

Um Dia dos Pais de suar a camisa!

Esporte

Vale-Tudo em UnaíForça, Técnica e Emoção no 2º Precol Combat

Praticantes de várias modalidades de luta participaram, em

Unaí, no dia 14 de agos-to, do 2º Precol Combat. O evento contou com a pre-sença de cerca de mil pes-soas no ginásio do Itapuã Iate Clube. Esportistas uti-lizaram golpes e técnicas de lutas, como jiu-jitsu e capoeira.

Os primeiros emba-tes foram de lutadores já conhecidos da região. O representante da acade-

mia Muzenza Capoeira, de Unaí, Júnior Pit Bull, venceu Mestre Pombo, da academia Minarte, de Uru-cuia. O troco entre o duelo das cidades foi dado pelo capoeirista de Urucuia, Gleisson Sombra que com-bateu o lutador de jiu-jítsu e estreante, Rafael.

O terceiro confronto foi um dos mais quentes e provocou euforia entre os expectadores. A dispu-ta, decidida por poucos pontos, ficou mesmo para

o último round. Mostran-do técnica e habilidade o unaiense Palito venceu Emanuel, de Paracatu. Diego André, de Unaí, venceu o lutador de Bra-sília no quarto embate da noite.

Os marmanjos deram lugar as mulheres na pe-núltima luta da noite. Flá-via Cristina, de Uberlân-dia, não deu chances para a representante de Uru-cuia, Dayane Mestrinha.

O destaque dado pela

organização à última luta parece não ter surpreendi-do o público. Gameth (SP), encerrou o evento contra Muralha, de Paracatu. Em um esquema de pouca pe-gada e abuso na retaguar-da, o paulistano levou por número de pontos. O atra-so de mais de uma hora e a pouca visibilidade do ringue, principalmente da área vip, podem ter con-tribuído para que algumas pessoas não saíssem satis-feitas da competição.

Diferentes técnicas foram usadas nas lutas

Largada da prova em frente a Praça JK