jornal comercio livre

12
Automóveis Imóveis Serviços Variedades Paranaguá Outubro de 2010 Edição nº 05 COMÉRCIO LIVRE COMÉRCIO LIVRE Litoral O seu jornal classificados & Negócios O seu jornal classificados & Negócios Homem passa mal após reparos em caminhão De acordo com populares o mesmo se encontrava fazendo um serviço de troca de pneus, quando foi surpreendido pelo estouro de um dos pneus, ao qual acertou parte do rosto, a vítima foi encaminhada ao hospital... Notícias - Variedades - Classificados - Culturas Musculação • Localizada • Spining • Condicionamento Físico • R: Dr. Roque Vernalha, 180 - Paranaguá - Pr Segunda a Sexta 7:00 às 23:00 Sábado 9:00 às 13:00 (41) 3425-6042 Academia Moving ZION SERVICE PRESTADORA DE SERVIÇOS GERAIS 8414-6832 Preso o último assassino de Zuba Homem é detido dentro de um ônibus em Joinville O crime : O dia 24 de agosto certamente ficará marcado na vida de todas as pessoas que acompanharam a tragédia que tirou a vida do delegado de Pontal do Paraná José Antônio Zuba de Oliva, 47 anos e do servidor público Adilson Silva. Zuba foi chamado para verificar uma denúncia de um grupo suspeito de porte ilegal de arma dentro do camping Olho D' Àgua no balneário de Carmery. O delegado estava acompanhado do funcionário da prefeitura Adilson da Silva e das investigadoras Noeli de Fátima Brezolin e Luíza Helena Santos Pinto que foram recebidos a tiros. Zuba morreu na hora, com tiros de metralhadora e pistola. Silva ficou gravemente ferido e morreu no início da tarde do dia 24, no Hospital Regional. As investigadoras foram rendidas e ameaçadas de morte, mas em seguida, liberadas e tiveram suas armas levadas pelos bandidos. As investigações: Os momentos que sucederam a morte do delegado Zuba foram dignos de um filme policial. A secretaria de segurança pública designou equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Delegacia de Furtos... Foto do site de notícias Jornale 41 9137-7792 Anuncie aqui! Continua pág. 02 Continua pág. 02 Hidéia Publicidade PTC-PHS-PMN-PSDC - POR UM PARANÁ MAIS FORTE. CNPJ 12,179,282/0001-15 R$ 0,75

Upload: jean-felipe

Post on 10-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Outubro 2010

TRANSCRIPT

A u t o m ó v e i s

I m ó v e i s

S e r v i ç o s

V a r i e d a d e s

Paranaguá Outubro de 2010 Edição nº 05

COMÉRCIO LIVRE

CO

MÉR

CIO

LIV

RE

Lit

ora

l

O s

eu

jorn

al c

lass

ifica

do

s &

Ne

cio

sO

se

u jo

rna

l cla

ssifi

cad

os

& N

eg

ócio

s

Homem passa mal após reparos em caminhão

De acordo com populares o mesmo se encontrava fazendo um

serviço de troca de pneus, quando foi surpreendido pelo estouro

de um dos pneus, ao qual acertou parte do rosto, a vítima foi

encaminhada ao hospital...

Notícias - Variedades - Classificados - Culturas

Mu

scu

laçã

o •

Lo

caliza

da

Sp

inin

g •

Con

dic

ion

am

en

to F

ísic

o •

R:

Dr.

Ro

qu

e V

ern

alh

a, 180 -

Para

nag

uá -

Pr

Segunda a

Sext

a 7

:00 à

s 23:0

0S

ábado 9

:00 à

s 13:0

0

(41)

3425-6

042

Acad

em

ia

Mov

ing

ZIO

NS

ER

VIC

E

PR

ES

TAD

OR

AD

E S

ER

VIÇ

OS

GE

RA

IS

84

14

-68

32

Preso o último assassino de Zuba

Homem é detido dentro de um ônibus em Joinville

O crime : O dia 24 de agosto certamente ficará marcado na vida de todas as pessoas que

acompanharam a tragédia que tirou a vida do delegado de Pontal do Paraná José

Antônio Zuba de Oliva, 47 anos e do servidor público Adilson Silva. Zuba foi

chamado para verificar uma denúncia de um grupo suspeito de porte ilegal de

arma dentro do camping Olho D' Àgua no balneário de Carmery. O delegado

estava acompanhado do funcionário da prefeitura Adilson da Silva e das

investigadoras Noeli de Fátima Brezolin e Luíza Helena Santos Pinto que foram

recebidos a tiros. Zuba morreu na hora, com tiros de metralhadora e pistola. Silva

ficou gravemente ferido e morreu no início da tarde do dia 24, no Hospital

Regional. As investigadoras

foram rendidas e ameaçadas de

morte, mas em seguida,

liberadas e tiveram suas armas

levadas pelos bandidos.

As investigações:Os momentos que sucederam a

morte do delegado Zuba foram

dignos de um filme policial. A

secretaria de segurança pública

designou equipes do Centro de

Operações Policiais Especiais

(Cope), da Delegacia de

Furtos...Foto do site de notícias Jornale

41 9137-7792Anuncie aqui!

Continua pág. 02 Continua pág. 02

Hid

éia

Public

idade

PTC-PHS-PMN-PSDC - POR UM PARANÁ MAIS FORTE. CNPJ 12,179,282/0001-15

R$ 0,75

02Empresa [ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVREO

se

u jo

rna

l cla

ssifi

cad

os

& N

eg

óci

os

RICK MARSom - Iluminação - Telão

41 3422-4716

SONORIZAÇÃO

Recondicionadora de Alto-falantesprofissionais de 10 a 18 pol.

Rua Gastão Soares Gomes, 444 SL 15Vila Paranaguá - Paranaguá - Paraná

GRHGerencial Recursos Humanos

FILIALRua Manoel Pereira, 2535 - AlvoradaCEP 83203-765 - Tel.: (41) 3038-1508Paranaguá - Paraná

MATRIZRua Espírito Santo, 235 - Água VerdeCEP 80620-300 - Tel.: (41) 3328-9073Curitiba - Paraná

Terceirização de Mão de ObraServiços Temporários

[email protected] www.grhrecursoshumanos.com.br

Grupo Tigre, Batalhão da Polícia de Choque e o efetivo disponível das polícias Militar e Civil, de Curitiba e do Litoral, para fechar o cerco contra os assassinos.Por algumas horas moradores e comerciantes de Pontal e região, acompanhavam assustados as investigações para a captura dos quatro responsáveis pela morte do delegado, sendo eles: Francisco Diego Vidal Coutinho, 20 anos, fugitivo do 63.º Distrito Policial de Niterói (RJ), Felipe, conhecido como “Tex”,Paulo “Tutancamon”, 42, e Paulo “Ganchinho”, ambos foragido do Bangu 4, Rio de Janeiro.Um dos integrantes do grupo, Francisco Diego Vidal Coutinho, foi preso horas depois do crime tentando invadir uma casa no balneário Olho D'água. Os outros três marginais continuaram a fuga em dois veículos que tinham placas do Rio de Janeiro, eram um Honda Civic, placa LBS-1131, e um BMW preto, KMZ-8103. Dois dias depois do assassinato, os fugitivos roubaram uma viatura policial da Polícia Rodoviária Estadual de Guaratuba e iniciaram um tiroteio. Já na região de Joinville invadiram uma residência, roubaram um veículo e levaram uma mulher de 62 anos como refém, ela foi baleada no tórax e na perna e encaminhada para o hospital em estado grave. No confronto com a polícia dois bandidos foram mortos e Paulo conhecido como “Tutancamon”, conseguiu escapar.

Últimas informações:Depois de 11 dias da morte do delegado Zuba, finalmente o último envolvido no crime Paulo “Tutancamon”, foi preso em Joinville ( SC). Ele estava em um ônibus no momento da prisão. Com ele, a polícia encontrou uma submetralhadora israelense e uma pistola 9mm. Durante o depoimento na Delegacia de Joinville foi descoberto ainda que o suspeito tinha sido identificado de forma errada como ““Tutancamon”, quando na verdade seu apelido era “ Neo”.

O outro participante do crime, Francisco Diego Vidal Coutinho, 20

anos, que está preso foi indiciado por homicídio qualificado. O inquérito policial envolvendo o suspeito foi finalizado na última quinta-feira (2) e encaminhado para a Comarca de Matinhos que vai decidir se denuncia ou não o acusado.

Preso o último assassino de Zuba

Homem é detido dentro de um ônibus em Joinville

O crime : O dia 24 de agosto certamente ficará marcado na vida de todas as pessoas que acompanharam a tragédia que tirou a vida do delegado de Pontal do Paraná José Antônio Zuba de Oliva, 47 anos e do servidor público Adilson Silva. Zuba foi chamado para verificar uma denúncia de um grupo suspeito de porte ilegal de arma dentro do camping Olho D' Àgua no balneário de Carmery. O delegado estava acompanhado do funcionário da prefeitura Adilson da Silva e das investigadoras Noeli de Fátima Brezolin e Luíza Helena Santos Pinto que foram recebidos a tiros. Zuba morreu na hora, com tiros de metralhadora e pistola. Silva ficou gravemente ferido e morreu no início da tarde do dia 24, no Hospital Regional. As investigadoras foram rendidas e ameaçadas de morte, mas em seguida, liberadas e tiveram suas armas levadas pelos bandidos.

As investigações:O s m o m e n t o s q u e sucederam a morte do delegado Zuba foram dignos de um filme policial. A secretaria de segurança pública designou equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Delegacia de Furtos e Roubos, Delegacia de H o m i c í d i o s , D i v i s ã o Estadual de Narcóticos

(Denarc),

Foto do site de notícias Jornale

A u t o m ó v e i s

I m ó v e i s

S e r v i ç o s

V a r i e d a d e s

CO

MÉR

CIO

LIV

RE

Lit

ora

l

41 9137-7792Anuncie aqui!

Opiniôes expressas por ar t icul is tas e entrevistados não representam, a opinião do jornal. Opiniões emitidas em artigos assinados não sao checadas, podendo seus cconceitos divergirem dos conceitos deste jornal, uma vez que visamos apenas estimular o debate de temas de interesse da comunidade.

Distribuição Paranaguá: Jozias P. Castro Leandro Bertonassi Distribuição Praia: Leandro P. BatistaCorrespondente Argentina: Alceu FarlandesCorrespondente Rio de Janeiro: Willian ValleCorrespondente Santa Catarina: Tania Farlandes Fotógrafo: André MeirellesVenda: Emerson KesselyDiretor Comercial: Luciano FarlandesJornalista Responsável: Andressa [email protected]: Jean Felipeemail:[email protected]: 41 9137-7792

Expediente

Homem passa mal após reparos em caminhão

De acordo com populares o mesmo se encontrava fazendo um serviço de troca de pneus, quando foi surpreendido pelo estouro de um dos pneus, ao qual acertou parte do rosto, a vítima foi encaminhada ao hospital, sem muitos danos ou risco a saúde.Fica um alerta para esse tipo de serviço sendo que aos dias de calor e o pneu estiver careca, aumenta o risco desse tipo de risco.

03Empresa [ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVRE

Instrumentos Musicais,Acessórios e Equipamentos de Som Profissional

41 3423-9256Rua Desembagador Hugo Simas, 240 - Centro Histórico - Paranaguá - Pr

renova AVÍARIO

SÃO FRANCISCO

RAÇÕES / FERRAMENTAS / MEDICAMENTOS

MATERIAIS ELÉTRICOS / MATERIAIS HIDRÁULICOS

BANHO E TOSA

DISK RAÇÃO 41 3423-4358Av. Gov. Manoel Ribas - 2952 - Jd. Araçá - CEP 83221-560

Classificados

CasaBairro: Costa SulFone: 9937 - 1577

Casa 6 pçs + Ponto ComercialBairro: Vila do Povo, 1520Fone: 9107-2091 - Ademir

Casa Bairro:Fone: 9144-2528 - Admir

Casa Bairro: Costa SulFone: 8425-3092

Casa Bairro: Vila GarciaFone: 8414 - 6832 - Robson

Casa + Ponto Comercial Bairro: Vila ComerciáriosFone: 9937- 1577

Casa Bairro: Vila GarciaFone: 8414 - 6832 - Robson

negó

cio já

anuncie!

41 9137-7792

?

04Empresa [ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVREO

se

u jo

rna

l cla

ssifi

cad

os

& N

eg

ócio

s

MARÉ MANSA

• Marmitex

• Marmitex Executivo

• Lanches

• Sucos

• Salgados

• Sorvete

Rua Marechal Deodoro, 185 - Centro - Paranaguá - Pr

Disk Entrega

41 3424-3356

ZIONS E R V I C E

PRESTADORADE SERVIÇOSGERAIS

418414-6832

A Empresa na área de Reformas eConstruções Civis

Pintura, Texturas, Graffiatos, Jardinagem...

Banco real na mira de assaltantes

Polícia chega e impede a ação dos bandidos

s olhares voltados para a Praça 29 de julho e para

os festejos de aniversário da cidade, foram um Oprato cheio para os marginais que tentaram

roubar os caixas do banco real, na madrugada do dia 8 de

agosto. Os assaltantes chegaram à agência por volta das duas

horas da manhã e desligaram as câmeras de segurança,

disparando o alarme. Em seguida uma equipe da Polícia

Militar se deslocou para o local e foi recebida a balas, por

uma parte da quadrilha que estava dentro de um

automóvel, enquanto os outros marginais seguiam

arrombando os caixas no interior da agência. Surpreendidos, os assaltantes fugiram deixando para trás

os caixas eletrônicos e os equipamentos que utilizariam

para arrombá-los. As marcas das balas podem ser vistas

com facilidade por todo o interior da agência.

Projeto que defende o consumidor é aprovado em

CuritibaPreço e quantidade serão obrigatórios nas etiquetas dos produtos

uantas vezes você já entrou no supermercado e ficou

confuso com relação ao valor e a quantidade de Qdeterminado produto? Pensando nas constantes

reclamações dos consumidores que se diziam prejudicados pela

falta de informações durantes as compras, o vereador curitibano

Jonny Stica (PT), elaborou um projeto de lei que foi aprovado pela

Câmara Municipal de Curitiba. O projeto obriga a inserção de informações na etiqueta do produto

indicando o valor correspondente à unidade de medida (quilograma,

litro, metro ou unidade) e também o preço. Segundo o vereador

através dessas informações, o consumidor pode definir se a compra

de determinado produto é ou não viável. “Há muita disparidade de

preço em produtos da mesma marca. Saber quanto custa

proporcionalmente é um direito fundamental do consumidor”,

analisa Jonny. O vereador diz ainda, que dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro

de Defesa do Consumidor indicam que em certos casos há uma

variação de até 215% no preço de um mesmo produto vendido em

quantidades diferentes. Os estabelecimentos que não cumprirem a lei serão penalizados

com advertências, passando por multas, até a possibilidade de

cassação do alvará. O projeto será votado em segundo turno e

depois segue para a sanção do prefeito Luciano Ducci.

[ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVRE 05Empresa

ponto somSOM.FILM.ALARME

41 3425-2168

Rua dos Expedicionários, 399 - Paranaguá - Pr

[email protected]

AlarmeBateria

Auto falante

PROJETO ALFABETIZA ADULTOS

Voluntários já mudaram a vida de muitos parnanguaras

mpenho, dedicação e força de vontade. Essas palavras

ajudam a definir Rita Conceição da Silva, 67 anos, dona de Ecasa e uma das 3.000 alunas da alfabetização de adultos da

Catedral. “Desde pequena sempre tive vontade de estudar, mas, por

morar em sítio e ser mulher era difícil, depois casei, tive filho e não

dava mais tempo, até que cheguei aqui e fui acolhida pela Cida”,

conta emocionada.

Cida, como é conhecida, Maria Aparecida Borssali Miorali, dedica

seus dias e suas noites à alfabetização de adultos da Catedral, ela é

idealizadora e coordenadora do projeto que já beneficiou mais de

3.000 pessoas entre 30 e 85 anos. “Fui eu e o padre José Miguel que

iniciamos o projeto. O padre cedeu o espaço e então começamos.

Hoje já temos 25 voluntárias, algumas estão comigo desde que o

projeto foi criado há 14 anos”. Tanta dedicação é recompensada pelos alunos com muito carinho e

agrados, como ela mesma conta. “A maior recompensa é quando

eles começam a descobrir letrinhas, formar palavras e soletrar,

fazem bilhetes, nos entregam, eu guardo todos. O carinho deles é

recompensador”. Infelizmente, exemplos como o de dona Cida raramente são

copiados. Uma prova disso é que no Brasil ainda existem 14 milhões

de analfabetos, como mostram os dados do Conselho Nacional de

Educação, divulgados no início do mês de maio deste ano.Para os interessados em conhecer melhor o projeto criado por dona

Cida é só procurá-la de segunda a sexta-feira das 14:00h ás 18:00h

nos fundos da Igreja Catedral.

PIADA:

Joãozinho chegou para o pai e disse:- Pai, eu preciso fazer um trabalho para a escola, posso te fazer uma pergunta? - Claro, meu filho.- O que é política, pai?- Política, meu filho, envolve o povo, governo, poder econômico, classe trabalhadora e o futuro do país.- Não entendi. Dá para explicar ? - Perguntou Joãozinho- Bem, vou usar nossa casa como exemplo. Sou eu que traz o dinheiro para casa. Sou o poder econômico. Sua mãe administra, gasta o dinheiro. Ela é o governo. Como nós cuidamos de suas necessidades. Você é o povo. Seu irmãozinho é o futuro do país e a Zefinha, a babá dele é a classe trabalhadora. Entendeu?- Mais ou menos pai, vou pensar.Naquela noite , acordado pelo choro do irmão menor. Descobriu que o irmãozinho tinha sujado a fralda e se emporcalhado. Foi até o quarto e a mãe estava num sono muito pesado. Foi até o quarto da babá e viu, pelo buraco da fechadura, o pai na cama com ela. Como os dois nem perceberam as batidas que o menino dava na porta, ele voltou para o quarto e dormiu. Na manhã seguinte, na hora do café, falou para o pai.- Acho que entendi o que é política!- Ótimo, filho então me explique.Bom, pai, é assim: Enquanto o poder econômico fode a classe trabalhadora, o governo dorme profundamente. O povo é totalmente ignorado e o futuro do país fica na merda!

O s

eu

jorn

al c

lass

ifica

do

s &

Ne

cio

s

Tapecaria

Carlinhos

41 9691-1104

Reformas de estofados em geral

Informações 41 9942-8305

MUSIC HALLMUSIC HALLPontal do Sul

BARON

INFORMÁTICA

41 3422-2673

[email protected]

Rua Faria Sobrinho, 150 - Centro - Paranaguá - Pr

COMPUTADORES

TELEFONIA

COPIADORAS

AUTOMAÇÃO COMERCIAL

06Empresa [ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVREO

se

u jo

rna

l cla

ssifi

cad

os

& N

eg

óci

os

Fique atento motorista!

Conversão à esquerda na Rua Professor Cleto está proibida

ocê que costuma utilizar as vias Julia da Costa e Professor Cleto para chegar a Praça dos Leões Vdeve ficar atento a nova resolução do

Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).

Desde o dia 9 de agosto, os motoristas estão proibidos de fazer conversão à esquerda na Rua Professor Cleto. Entre as ruas José Gomes e Julia da Costa, a Rua Professor Cleto terá sentido único em direção a Julia da Costa. Utilizando a José Gomes é permitido virar à esquerda e seguir até a Julia da Costa por meio da Rua Professor Cleto. Porém, quem chega pela Julia da Costa não poderá mais virar à esquerda, tendo que seguir em frente.

De acordo com a diretora do DEMUTRAN Márcia Garcia, a medida pretende tornar o trânsito mais seguro. “O principal objetivo desta resolução é minimizar o risco de acidentes naquela região, no último final de semana realizamos medidas educativas para instruir os motoristas de como agir com estas modificações, que estão valendo desde a última segunda-feira”, explica Márcia.

A punição para quem realizar a conversão à esquerda da Julia da Costa para a Professor Cleto é de cinco pontos na carteira, além da multa de R$ 127,69.

362 anos

Confira um resumo sobre a história de Paranaguá

aranaguá completou 362 anos no último dia 29, pensando nisso elaboramos uma síntese com os principais fatos que Pmarcaram a colonização da nossa cidade. Confira!

Muito antes dos Portugueses e Espanhóis disputarem as terras de Paranaguá pelo tratado de Tordesilhas, ela já era habitada pelos índios Carijós. Os estrangeiros chegaram na região da Ilha da Cotinha em 1550, por acaso, em uma de suas buscas auríferas.

Liderados pelo temido capitão Domingos Peneda, logo se encantaram pela beleza e riqueza mineral do local, mas, só voltaram a fixar residência duas décadas depois. Já em Paranaguá se dedicavam à exploração do ouro de lavagem, finalmente encontrado nos rios que mais tarde ficariam conhecidos, como: Rio dos Almeidas, Rio dos Correias e Rio Guaraguaçu.

Os novos moradores habitavam recôncavos, beira de rios, sertões e estabeleciam uma relação cada vez mais amistosa com os indígenas, baseada no escambo. No entanto, com o passar dos anos, Domingos Peneda e seus seguidores sentiram a necessidade de migrar ao continente em busca de moradias mais estáveis e novos recursos a serem explorados. A colonização do continente começou em 1570, quando surgiram às primeiras casas, ainda irregulares e a preparação do solo para as plantações.

Aos poucos, o então povoado recebeu aventureiros de toda parte do mundo. Não demorou muito até que no dia 29 de julho de 1648 a Aldeia se transformasse em Vila e em 5 de fevereiro de 1842, fosse elevada a categoria de primeira cidade do Paraná.

Quem caminha por Paranaguá, percebe que a cidade tem parte de sua história registrada em seus casarões históricos e em suas ruas estreitas, que são capazes de levar os apaixonados por história ao “delírio”. Se você quiser saber mais sobre os acontecimentos que marcaram a existência da cidade, o Comércio Livre convida você a conhecer o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. O Instituto fica no Centro, Rua 15 de Novembro, 603, telefone: (41) 3423-2892.

Rua Bento Munhoz Rocha Neto, 6141 - Samambaia - Paranaguá - Pr

insulfilmsom

alarmestravas elétricasvidros elétricos413423-0740

osound film’s

<<<<<

Rua Manoel Pereira, 2000 - Jd. Alvorada Paranaguá - Paraná

[email protected]

CaféSucos •

Salgados •Internet •

Fotocópias •

41 3422-23-58

CaféBajo’s

[ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVRE 07Empresa

O s

eu

jorn

al c

lass

ifica

do

s &

Ne

cio

s

Aquário fica pronto ainda esse ano

A expectativa para o fim das obras é grande

om 2.200 metros e cerca de 8 mil metros quadrados, o

Aquário Marinho de Paranaguá deve ficar pronto no mês de Coutubro. A expectativa é que o lugar receba

aproximadamente 600 mil turistas ao ano.A obra tem o custo de 5 milhões de reais, que estão sendo pagos

pela empresa Cattalini como um pedido de “desculpas” pelo

acidente que envolveu o navio chileno Vicuña em 2004, o qual,

derramou uma enorme quantidade de óleo na baía parnanguara."Estamos acompanhando a obra, mas, confiamos na empresa

contratada, logo que a parte civil esteja terminada começa a compra

de equipamentos, que também será por conta da Cattalini. Depois

disso a empresa passa a obra para a responsabilidade do governo,

que vai manter o aquário. Mas, a Cattalini estará à disposição". É o

que conta o diretor da empresa responsável, Luiz Antônio de Souza.Ao ser questionado sobre a data de entrega Luiz, afirma que, ainda

esse ano as obras estarão concluídas "Apesar do tempo chuvoso

que vem acompanhando os dias de obra estar dificultado o trabalho,

estamos em um ritmo bom. Os 40 funcionários são capazes e

qualificados e está saindo tudo muito rápido, até outubro

entregamos o aquário", garante o diretor.O aquário vai movimentar o setor econômico, gerar mais empregos,

além de consolidar Paranaguá na indústria turística, atraindo mais

pessoas à cidade.A garoupa, o robalo e o boto são exemplos de espécies nativas que

estarão na estrutura, junto com uma imensa diversidade de

crustáceos. Mas não será apenas um aquário, o lugar conta com

biblioteca, loja, cafeteria, mini-auditório, mirante, um jardim

educativo interativo e um oceanário. O Aquário Marinho de Paranaguá fica na Praça 29 de Julho em um

terreno doado pela Prefeitura, vale lembrar que 100% dos

trabalhadores da obra são parnanguaras.

Fundação de cultura está em novas mãos

Nomeação aconteceu na última segunda-feira, dia 9

missão de administrar as questões culturais da cidade agora está nas mãos de James Berlim, empresário e responsável Apela Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e do Centro

Paranaguense Cultural de Curitiba. James foi eleito o novo presidente da Fundação de Cultura e contará com a psicóloga e atriz profissional Olga Maria Salomão para coordenar a Fundação de Cultura, Olga pretende fortalecer a questão das artes cênicas na cidade.Berlim, diz que será um grande desafio assumir um cargo que já foi ocupado por nomes como Alceu Chaves e pela professora Maria Helena Nízio e que tem interesse em continuar os trabalhos iniciados por eles. “Quero continuar esse trabalho. Se houver possibilidade, vou melhorar ainda mais o que já vinha sendo feito”, destaca o novo presidente da FUMTUR.Quem é James Berlim?Com 68 anos, James Berlim assumiu duas grandes responsabilidades: A de Administrar o Centro Paranaguense de Curitiba e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos principais pontos turísticos da Ilha do Mel. Berlim também foi o criador do Dia de Paranaguá em Curitiba em parceria com a Prefeitura de Paranaguá e de importantes prêmios como o Caranguejo e Bagrinho de Ouro. Na carreira política, já foi vereador e candidato a prefeito de Lages, em Santa Catarina.

Projeto quer resgatar jovens através da cultura

Iniciativa existe há cinco anos e já descobriu vários talentos

Preocupado com a triste realidade de muitas crianças e jovens carentes, o diretor e ator profissional Irajá Santos resolveu utilizar seu grupo de teatro “Anjos Rebeldes” para dar uma oportunidade a essas pessoas. “O projeto é muito importante porque pretende resgatar os jovens oferecendo como opção o teatro. Essa iniciativa existe há cinco anos e muitos jovens levaram a idéia a sério e hoje ganham a vida como atores profissionais”, comenta Irajá. As aulas são gratuitas e direcionadas a pessoas a partir de sete anos e que de preferência nunca tenham feito teatro, Irajá conta com o apoio do Clube Atlético Seleto que cedeu seu espaço para a realização do projeto. As vagas são ilimitadas e no último dia de curso os participantes receberão certificados sendo considerados atores amadores, assim como explica Irajá. “Após a conclusão das aulas será apresentada uma peça com oitenta atores e o momento cultural, quando os atores receberão seus diplomas', finaliza ele. Os interessados devem comparecer ás segundas-feiras no Clube Seleto, ou, conversar com Irajá pelo telefone: (41) 3422-2509.

08Empresa [ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVREO

se

u jo

rna

l cla

ssifi

cad

os

& N

eg

ócio

s

41 3038-2109

[email protected]

TECHNOLOGY

INFORMÁTICA

Rua Randolfo Arzua, 212 - Raia - Paranaguá - Pr

@NTUNESmp10 199,00play 2 399,00

promoção

FUNIMAR FUNILARIAF

Vendas e Orçamentos

CONSERTOS E REFORMAS DETELHADOS EM GERAL

41 3423-3134

41 9978-2577

Rua Julia da Costa, 614 - Centro - CEP 83203-060 - Paranaguá - Pr

[email protected]

Cidade preserva traços culturais

Tradições ajudam a contar a história do povo

andango, Barreado, Boi-de-Mamão, Balainha, Pau-de-fita,

Romaria do Divino Espírito Santo, Tio Chipá, Terço FCantado e Excelências de Guardamento, são alguns dos

elementos culturais que ajudam a preservar as raízes do povo

parnanguara.Através da cultura evidenciada na gastronomia, lendas, folclore e

danças, podemos contar a história de um povo e eternizá-la para

as gerações que estão por vir, Paranaguá preserva suas tradições

através das festas populares e dos eventos que acontecem

durante o ano, especialmente no que se refere ao Fandango e ao

Barreado. Pensando nisso, o Comércio Livre elaborou um resumo

para que os nossos leitores conheçam melhor esses importantes

elementos culturais da nossa cidade. Fandango e Barreado:

Tanto o barreado como o fandango, começaram a fazer parte da

cultura parnanguara por volta de 1747, o barreado, surgiu a partir

de um guisado preparado pelas donas de casa da alta sociedade,

mas, só ganhou as características que tem hoje graças aos

caboclos. Esses trabalhadores iam almoçar na casas dos seus

patrões e ficavam encantados com aquele prato saboroso, tanto

que quando chegavam em casa tentavam copiar usando uma

carne mais barata. A partir daí surgia esta delícia da culinária, o termo barreado vem

de “barrear”, lacrar a panela com barro, para abafar a fervura, o

prato que tem como ingredientes principais a carne, toucinho,

farinha de mandioca e a banana era consumido especialmente

durante o carnaval, quando os caboclos “batiam” o fandango. Já a dança, de acordo com o parnanguara e especialista em

fandango, Romão Costa, veio de Portugal e chegou a Paranaguá

através da Ilha da Cotinga. “Um casal de açorianos que vivia na

Cotinga sempre quando ficava triste, sentindo falta da terra deles,

começava a dançar e a cantar e os curiosos iam imitando cada um

do seu jeito, esse deve ter sido o surgimento do fandango em

Paranaguá”, reforça Mestre Romão.Vale lembrar que no primeiro sábado do mês tem baile de

fandango no Mercado do Café, sempre a partir das 22:00h.

Exposição homenageia o porto

Obras mostram o porto em diferentes contextos

ara comemorar os 75 anos do porto de Paranaguá, o museu de arqueologia e etnologia em parceria Pcom os amigos do Oscar Niemayer expõem a

mostra séries do porto, com 25 obras assinadas por vários artistas.

Os quadros retratam o dia a dia do terminal portuário, navios, cargas, o trabalho dos estivadores, o porto em diferentes períodos históricos, entre outras temáticas.As obras estão no 3º andar do museu e podem ser visitadas de terça a sexta-feira das 9 da manhã ao meio dia e das 14:00h ás 18:00h, até o dia 31 de outubro.

[ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVRE 09Empresa

O s

eu

jorn

al c

lass

ifica

do

s &

Ne

cio

s

SEGFERSERRALHERIA

SSERRALHERIA

GRADES

PORTÕES

PORTAS

SUPORTES41 9128-3142

Serviço a domicílio de:Reformas, pinturas e consertos gerais

mangueiras hidráulicasATUAL FLE

Rua Leonidas Moreira, 36 - Próximo ao Nogarotto - - Paranaguá - PrVila Paranaguá Rua Maneco Viana, 383 - Raia - Paranaguá - Pr

Fone/Plantao (41) 3424.7000Fax (41) 3424.5640

www.atualflex.com.br

Mercado novo faz sucesso Do segundo andar é possível apreciar a beleza da cidade

lores, frutas, verduras, artesanatos, roupas. O

mercado municipal Nilton Abel de Lima,

inaugurado em julho de 2009, oferece muito mais Fque isso. O local proporciona aos visitantes e turistas uma

vista privilegiada, que contempla a Rua da Praia, a Ilha

dos Valadares e toda a extensão do centro histórico. Nos finais de semana, centenas de pessoas passam pelo

mercado municipal e muitas delas não são parnanguaras,

como é o caso de um grupo que veio de Curitiba para

apreciar as atrações da cidade.

Uma das integrantes do grupo, Fernanda Ribeiro da Silva,

22 anos,conversou com a nossa equipe sobre o passeio à

Paranaguá. “Estou adorando o mercado, é tudo novo e a

estrutura é ótima. A cidade em si tem muitos pontos

turísticos, mas, o que eu mais gostei foi do centro histórico,

principalmente do museu”, comenta.Fernanda tem razão, o mercado possui uma estrutura

invejável, só no térreo são 30 boxes para a venda de

artesanatos, frutas e verduras, já no segundo andar estão

os restaurantes e as choperias, que tem os frutos do mar

como “carro chefe” da gastronomia. O mercado Nilton Abel de Lima fica na rua da praia, ao lado

da rodoviária e é uma ótima opção para quem deseja

passar bons momentos em família.

Paranaguá ganha 75 novas empresas formais

Mutirão da Legalização facilitou a formalização de pequenas empresas

s pequenos empreendedores que desejavam

formalizar seus serviços foram presenteados com Ouma iniciativa coordenada pela Prefeitura,

Secretaria do Trabalho e Emprego e SEBRAE. O

programa conhecido como Mutirão da Legalização,

realizado no último dia 28, no ginásio Albertina Salmon,

instruiu 75 empresários a saírem da ilegalidade e

expandirem seus negócios. Deisi Leal, diretora do ponto de atendimento do SEBRAE

(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas

Empresas), afirmou que a procura pelo Mutirão foi maior

do que o esperado e que a iniciativa gera benefícios para

vários setores da sociedade.” “Quem se beneficia, além

dos empresários, é a cidade. Eles chegaram informais e

saíram com empresas constituídas, dentro da lei”, contou

Deisi.

A diretora do SEBRAE diz ainda que são inúmeras as

vantagens adquiridas para quem resolve se formalizar

através dos serviços prestados pelo Mutirão da

Legalização. “Há muitas facilidades para quem quer deixar

a informalidade e tornar-se pessoa jurídica. Os

empresários já saem do mutirão com alvará, inscrição

estadual, número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa

Jurídica), além de possibilidade de abertura de conta

bancária empresarial. Os serviços de contabilidade e

alvará foram gratuitos, fornecidos pela Prefeitura e pelo

SEBRAE”, explicou a diretora.

Outra boa notícia para os parnanguaras é que o

atendimento aos pequenos empreendedores continua, os

interessados podem comparecer no posto de atendimento

da Prefeitura na Secretaria Municipal do Trabalho e

Emprego localizado à Avenida Coronel José Lobo Nº 223,

bairro Costeira. Informações: (41) 3420-6069.

[ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVRE 10Empresa

O s

eu

jorn

al c

lass

ifica

do

s &

Ne

cio

sO

seu jo

rnal c

lass

ifica

dos

& N

egóci

os

Sabor

Buffet

Marmitex:

R$16,90kg ou R$10,90 p/ pessoa

Pequena R$ 4,00Grande s/ Salada R$ 6,00Grande c/ Salada R$ 7,00

MineiroRESTAURANTE

Rua Maneco Viana, 68 - Alto São SebastiãoParanaguá - Pr

41 3424-5182

Frango e Carne Assadaaos finais de semana.

Receita: Bolo de Caneca:Um bolo pronto em três minutos? Parece impossível, mas, não é. O bolo de caneca que já virou moda entre pessoas de todas as idades e vem conquistando cada vez mais adeptos. Apesar do preparo rápido ele não perde em nada para os bolos mais elaborados. Papel e caneta na mão!

Ingredientes: 1 ovo pequeno 4 colheres (sopa) de leite 3 colheres (sopa) de óleo 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó 4 colheres (sopa) rasas de açúcar 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo 1 colher (café) rasa de fermento em pó

Calda: 2 colheres (sopa) de leite 1 colher (chá) de manteiga 2 colheres (sopa rasas) de açúcar 3 colheres (sopa rasas) de chocolate em pó

Modo de fazer: Bata o ovo com um garfo na caneca Junte óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata Adicione a farinha e o fermento, mexa delicadamente até incorporar Leve ao microondas na potência máxima por 3 minutos Em uma panela misture os ingredientes da calda Leve ao fogo baixo por 3 minutos

Comida

CASEIRA

no forno a lenha

PUGASURF SHOP

41 [email protected]

Rua Prisciliano Correa, 130 - Loja 04 - Centro - Paranaguá - Pr

NEGA´SBAR

3422-86449128-7674

R. Samuel Pires de Melo, s/n - Eldorado

Telefones Úteis

Copel.........................................

Iluminação Pública.......................................

Policia Federal..............................................

Polícia Civil...................................................

Polícia Militar / Siate......................................

Bombeiro.......................................................

Procon..........................................

Serviço água e Esgoto..................................

Correios......................................

Defesa Cívil...................................................

Polícia Rodoviária Estadual..........................

Polícia Rodoviária Federal............................

IML.........................................................

Pronto Socorro..............................................

Rodoviária Paranaguá.......................

Disque Idoso................................

Viação Rocio.....................................

Hospital Regional Paranaguá............

Delegacia de Policia Paranaguá........

Delegacia da Mulher Paranaguá........

Guarda Municipal Paranaguá............

Disque-Denúncia (Narcodenúncia)...............

Justiça Eleitoral.............................................

Vigilância Sanitária........................................

0800-510-0116

156

194

197

190

193

0800-41-1512

115

0800-570-0100

199

198

191

199/191

192

3423-1215

0800-41-0001

3422-2491

3420-7400

3423-1101

3423-1115

3420-2980

181

148

150

[ ] Paranaguá - Setembro 2010 de - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVRE 11Empresa

O s

eu

jorn

al c

lass

ifica

do

s &

Ne

cio

s

FLORICULTURA

JASMIM

Rua Dr. Roque Vernalha n.39, Esquina com Maneco Viana - Paranaguá - Pr

41 3423-4247

• Arranjos Artificiais• Arranjos Naturais• Bouquês

Entregamos à Domicílio

Infância pobre, nasceu no bairro da costeira, começou a trabalhar com apenas 9 anos, a luta pelos estudos moldaram um homem ativo, realizador e solidário ao lado do sucesso empresarial desenvolvendo projetos sociais.

Pastor Reinaldo é Empresário, Teólogo, Administrador e graduando em Psicologia;

Gerenciou a Agencia Marítima Wiliams durante 12 anos, gerando grandes resultados na exportação de açúcar entre outras cargas para o estado do Paraná.

Concluiu vários cursos na área de logística nos portos brasileiros, especializando-se no Exterior.

Já presidiu a ordem dos Pastores Batistas do Litoral e a Ordem dos Pastores Batistas do Norte do Estado, Exercendo também vários cargos da diretoria estadual;

Dedica-se a proclamação do evangelho através de rádios e televisão de series de conferencias, concentração evangelísticas, cruzadas e uma rede de programas sociais;

Milita em movimentos cristãos pela defesa do meio ambiente, da educação e por princípios como uma resposta para o Brasil;Da luta contra a pedofilia, a violência sexual, a violência domestica e as drogas.

È executador do projeto Ilhação, que tem beneficiado as ilhas de todo o litoral paranaense, principalmente a população menos favorecida, com o trabalho voluntário de médicos, psicólogos, dentistas, advogados entre outros profissionais liberais.

Pastor Reinaldo é servo de Deus, procura ser um exemplo de determinação, vontade, competência e amor aos ideais humanitários, de quem tem um compromisso de mudar, de quem agem sempre com o coração e com o melhor da razão. É bom saber que existem pessoas como o Pastor Reinaldo, uma pessoa que serve a Deus e ao próximo, uma pessoa que sonha com uma sociedade melhor e luta para que isso aconteça, um voluntário do bem comum.

Reinaldo 36000

PASTOR REINALDO, REALIZADOR E SOLIDÁRIO.PORQUE VOTAR NO PASTOR PARA DEPUTADO ESTADUAL

PORQUE O PASTOR REINALDO TEM OS SEGUINTES COMPROMISSOS:

PASTOR

Saiba mais no site: www.pastorreinaldo3600.com.br

TelemensagemMomentos e Emoções

AO VIVOFonadas

Cestas de BanhoCestas de Café da Manhã

Flores NaturaisFlores Artificiais

413422-7792

418410-3175

Mensagens

Propor o Projeto ”Deus nas Escolas” que coloca a “Historias de Vida de Cristo” como matéria obrigatória na grade curricular de todas as 2.300 escolas do Estado.Fundamental para o projeto a contratação de 2.300 capelôes e 2.300 psicólogos inicialmente para atual em conjunto, para fortalecer a vida emocional e espiritual das crianças.

- Trabalhar por mudanças éticas na política.

- Incentivar a geração de empregos e salários dignos.

- Defender a redução de juros e a ampliação de credito para quem produz.

- Defender uma legislação que garanta a sustentabilidade ambiental.

- Regulamentar a liberdade religiosa do art. 5º, VI, VII e VIII da Constituição Federal.

- Propor benefícios para as micros e pequenas empresas e agricultura familiar.

- Apoiar a agroindustrialização do Paraná e do País.

- Manter o projeto “Minha casa, Minha Vida” e ampliar para todos os municípios do Estado.

- Trabalhar para as entidades de apoio a pessoas com necessidades especiais.

- Defender a valorização dos servidores e a melhoria do serviço público.

- Priorizar Investimentos na educação e na valorização dos professores.

- Defender a participação dos municípios do Paraná nos roaylties do Pré-sal.

- Estar sempre ao lado das comunidades. Mandato participativo.

- Propor um conselho que reúna empresários, governo e sociedade civil organizada do litoral do estado para organizar políticas que desenvolvam o turismo.

- Plano de atenção a recuperação de dependentes químicos.

- Lutar pela redução da carga tributaria dos atuais 36,3% para 30% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) o que geraria empregos e praticamente dobraria a renda dos brasileiros.

Colocar a experiência a serviço destes compromissos.

12Empresa [ ] Paranaguá - Outubro de 2010 - Edição nº 05 COMÉRCIO LIVRE

BortolacciBortolacciAuto Peças e Mecânica

Airton Bortolacci

Av. Dr. Roque Vernalha, 536 - Porto dos Padres Cep: 83206-100 - Paranaguá - Pr

Fone / Fax

B

413422-4921

NEXTEL ID 55*80*51780

Maxi MundialCalçados e Confecções

Maxi Mundial, Aqui você se realiza!

www.maximundial.com.br

LOJA Maxi Mundial

SHOPPINGMaxi Mundial

Loja MaxiRua Mal. Deodoro, 106 CentroTel: (41) 3422-6722Paranaguá - Pr

Shopping MaxiRua Dr. Leocadio, 98

Tel: (41) 3422-2789Paranaguá - Pr

Calçados e ConfecçõesMateriais Esportivos

Cama / Mesa / BanhoBrinquedos / Papelaria

Lanchonete

A PROMOÇÃO DO VOLTOUZERO

FRANGO

99R$0,

LOJA 01Av. Roque Vernalha, 2100 - Vila CruzeiroSegunda à Sádado das 8:30 às 23:00Domingos e Feriados das 15:00 às 23:00

41 3425-3872

LOJA 02Rua Felipe Chedde, Praça da Bíblia - Centro

ao lado da Farmácia PopularSegunda à Sexta das 7:00 às 19:00

Sábados das 7:00 às 13:00

41 3425-4653

PR

OM

ÃO

PO

R T

EM

PO

IN

DE

TE

RM

INA

DO

c xinhaa casa da coxinha Cia&

A melhorcoxinha da cidade

O s

eu

jorn

al c

lass

ifica

do

s &

Ne

cio

s