jornal comercio junho 2013

12
Dia 17 de maio, o presidente da Fecomerciários - Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, visitou a sede do Sincomerciários de Ribeirão Preto, foi até as lojas do comércio da cidade cumprimentar o trabalhador, além de atender à imprensa local, onde esclareceu dúvidas sobre a recente lei de Regulamentação da Profissão Comerciária. Páginas 7 e 8. A 4ª Festa do Trabalhador de Ribeirão Preto, no dia 05 de maio, levou a Esplanada do Theatro Pedro II mais de 30 mil trabalhadores entre as 10 horas da manhã e as 21h, quando a dupla Chitãozinho e Xororó subiu ao palco para o último show do evento.

Upload: claudia-lima

Post on 29-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Sincomerciários de Ribeirão Preto

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal comercio junho 2013

Dia 17 de maio, o presidente da Fecomerciários - Federação dosEmpregados no Comércio do Estado de São Paulo, visitou a sede doSincomerciários de Ribeirão Preto, foi até as lojas do comércio da cidadecumprimentar o trabalhador, além de atender à imprensa local, ondeesclareceu dúvidas sobre a recente lei de Regulamentação da ProfissãoComerciária. Páginas 7 e 8.

A 4ª Festa do Trabalhador de Ribeirão Preto, no dia05 de maio, levou a Esplanada do Theatro Pedro II maisde 30 mil trabalhadores entre as 10 horas da manhã eas 21h, quando a dupla Chitãozinho e Xororó subiu aopalco para o último show do evento.

Page 2: Jornal comercio junho 2013

2 Informativo Sincomerciários Junho de 2013

Editorial

Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajurú, Cravinhos, Cássia dos Coqueiros, Dumont, Guatapará, Jardinópolis,Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana. BA BA BA BA BASE TERRITORIALSE TERRITORIALSE TERRITORIALSE TERRITORIALSE TERRITORIAL

POR PRINCÍPIO SOMOS CONTRA O TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS.

Conhecida como CLT, esta coletânea de leis tembalizado a segurança jurídica do trabalhador desde01 de maio de 1943, portanto há 70 anos.

Não existe no mundo, legislação mais completasobre os direitos trabalhistas, pois ela garante pro-teção a todos trabalhadores brasileiros, enquantoque em outros países os direitos são por categoria econstam do Contrato Coletivo de Trabalho, queperde a validade após seu vencimento.

Devemos à visão de futuro que teve o Presiden-te Vargas ao criar a CLT, com o objetivo de evitar aexploração do homem pelo homem, do rico sobre-pujando o fraco.

O momento histórico da assinatura do decretolei nº 5.452, que consolidou as leis trabalhistas,ocorreu na presença de 40 mil trabalhadores noEstádio de São Januário no Rio de Janeiro. Milha-res de cartazes e panfletos foram distribuídos aostrabalhadores com os seguintes dizeres do Presi-dente Getúlio, “As leis sociais, com que o atualGoverno por iniciativa própria, tem procurado am-parar as classes trabalhadoras, devem constituir mo-tivo de orgulho para os brasileiros”.

Getúlio Vargas também vislumbrou a neces-sidade de dar maior proteção aos trabalhadores e

CONSOLIDCONSOLIDCONSOLIDCONSOLIDCONSOLIDAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DAAAAAS LEIS DO TRS LEIS DO TRS LEIS DO TRS LEIS DO TRS LEIS DO TRABALHOABALHOABALHOABALHOABALHO 70 ANOS PROTEGENDO O TR 70 ANOS PROTEGENDO O TR 70 ANOS PROTEGENDO O TR 70 ANOS PROTEGENDO O TR 70 ANOS PROTEGENDO O TRABALHADORABALHADORABALHADORABALHADORABALHADOR

criou formas de fortalecer os Sindicatos, para quefossem o elo entre empregados e patrões, tendo dooutro lado o governo, através da atuação do Minis-tério do Trabalho, no seu departamento de fiscali-zação, estabelecendo um tripé, que viria garantircom seriedade o cumprimento das normas jurídi-cas elencadas pela CLT.

Complementando todo este amparo deu solidezà Justiça do Trabalho, com seu ramo de especiali-zação voltado exclusivamente ao trabalhador, paradar proteção jurídica, quando os Sindicatos não ti-vessem êxito na mediação das questões trabalhis-tas com os empregadores.

Coube também aos Sindicatos aperfeiçoar asleis, além de criar novos direitos tais como 13º sa-lário, férias de 30 dias com acréscimo de 1/3 dosalário, FGTS; horas extras com mais 50% sem ovalor da hora normal, estabilidade da gestante em120 dias; estabilidade do acidentado com garantiade 12 meses, seguro-desemprego, adicional notur-no, vale-transporte, aperfeiçoamento da lei de gre-ve, descanso semanal remunerado; aviso-prévioespecial acrescentando 3 dias de trabalho por anotrabalhado, no caso de demissão sem justa causa;destacando-se ainda a criação das Centrais Sindi-cais, estabelecendo uma forma de custeio das mes-mas e, mais recentemente, a extensão dos direitostrabalhistas às domésticas.

Além disso, o governo deu aos Sindicatos a res-ponsabilidade maior, que é negociar salários e osíndices de correção dos mesmos, bem como a cria-ção de novos direitos que não constam na CLT, eque têm força de lei ao serem estabelecidas por meioda Convenção Coletiva.

Este procedimento jurídico, trouxe a CLT àmodernidade, com avanços significativos, em con-sonância com o crescimento do país, e os avançostecnológicos, fortalecendo ainda mais os Sindica-tos como legítimo representantes dos trabalhado-res.

Os segmentos que criticam a CLT, apontando-acomo rígida e atrasada, esquecem-se que o movi-mento sindical está atualizando a mesma a cadaano, com novas conquistas, sem se esquecer degarantir os direitos já conquistados e atentos a apro-vação das Convenções da OIT, que sejam benéfi-cas aos trabalhadores.

É lógico que uma lei já com 70 anos, traz emseu bojo alguns artigos que devem ser extintos por

estarem fora da realidade; todavia estes ajustes ne-cessários não podem eliminar direitos ou torná-losinúteis. Caso seja implantada a desfiguração da CLT,antigo anseio da classe patronal, no qual propõemque o negociado entre as partes prevaleceria sobrea legislação, o que equivale a rasgar a CLT.

Se a CLT for desfigurada, teremos implantaçãoimediata das flexibilizações em prejuízo dos traba-lhadores, o aumento das terceirizações, dainformalidade e o consequente aumento do desem-prego.

Outro fato marcante da luta Sindical foi paranós comerciários a regulamentação do exercício daprofissão de comerciário através da lei 12.790 de14 de março de 2013, que garante registro na CTPS,na função desempenhada pelos empregados, jorna-da de 44 horas semanais, podendo ser alterada ajornada normal mediante Convenção de 6 horas,piso salarial, a inclusão de programas de educaçãoformação e qualificação profissional e instituindoo Dia do Comerciário a ser comemorado todo anono dia 30 de outubro.

O movimento Sindical está alicerçado nos se-guintes degraus: Sindicato nas bases; Federação nasCapitais e Confederações e Centrais, normalmenteem Brasília; e cabe a toda esta pirâmide abrir umadiscussão a respeito da forma de custeio destasentidades, ou seja, prestando todo trabalho de pro-teção à classe trabalhadora.

Para tanto, teremos que abrir um diálogo envol-vendo todo sindicalismo, classe patronal, Justiça doTrabalho, Ministério Público do Trabalho e princi-palmente os trabalhadores, para que possamos con-tinuar oferecendo toda proteção à categoria comtranquilidade, mudando a imagem do Sindicalismopara que possamos trabalhar unidos em defesa dalegalidade, visando a proteção do hipossuficiente.

Enfaticamente, consideramos a CLT a verdadei-ra Constituição do Trabalhador; portanto vamos so-lidificar as conquistas obtidas, aperfeiçoando-as.Temos a certeza que se perdermos direitos, nãohaverá qualquer expectativa ou possibilidade derecuperá-los, pois a tendência global das grandescorporações em todo o mundo é a destruição in-tensa e em escala da maioria dos direitos já conso-lidados. Se com Sindicatos atuantes já está difícil,imagina-se o que será com a implosão do movi-mento Sindical, desejo de muitos camuflados comopregadores e defensores das leis.

A Diretoria

Presidente: Santa Regina Pessoti Zagretti

Vice-presidente Executivo: Oscar GonçalvesVice-presidente: Waldyr AbbadeSecretária Geral: Anete Aparecida Andreuche

Secretário Adjunto : Edma Célia Fernandes de OliveiraTesoureiro Geral: Onofre Ferreira de Almeida Jr.Tesoureiro Adjunto: José Sebastião Bérgamo

Diretor de Rel. Públicas: Paula Vergínia de OliveiraAssuntos Trabalhistas e Previdenciários:Ismael Valentim da SilvaDiretor de Esportes e Lazer: Paulo Merk NodaDiretor de Patrimônio: Adriana Mengatto Raspa

Produção Editorial: Panorama ComunicaçãoFone (016) 3963 2477 - 9192 6609e-mail: [email protected] Resp.: Claudete Araújo - Mtb. 23.313Edição: Claudia Souto de LimaFotos de Eventos: João Carlos DomingosDistribuição gratuita: Associados e nas lojas em geralImpr essão: Gráfica Spaço (Fone 3969 2904 )Tiragem: 16.000 exemplares

EXPEDIENTE

Page 3: Jornal comercio junho 2013

3Informativo SincomerciáriosJunho de 2013

PARPARPARPARPARA FALAR CONOSA FALAR CONOSA FALAR CONOSA FALAR CONOSA FALAR CONOSCOCOCOCOCOSede SocialSede SocialSede SocialSede SocialSede Social

RRRRRua General Osório, 782ua General Osório, 782ua General Osório, 782ua General Osório, 782ua General Osório, 7822ª Sobreloja - F2ª Sobreloja - F2ª Sobreloja - F2ª Sobreloja - F2ª Sobreloja - Fone/fax 3519 3500one/fax 3519 3500one/fax 3519 3500one/fax 3519 3500one/fax 3519 3500

Clube de CampoClube de CampoClube de CampoClube de CampoClube de Campo

FFFFFone 3629 0717one 3629 0717one 3629 0717one 3629 0717one 3629 0717

Escola CAP

Fone 3931 1900

Academia Ritmo

Fone 3635 5578

Espaço Aberto da 3ª Idade

Fone 3964 7471

Buffet Bon Bistro

Fone 3629 7760

Cintec

Fone 3913 4238

Subsede Campos ElíseosSubsede Campos ElíseosSubsede Campos ElíseosSubsede Campos ElíseosSubsede Campos ElíseosDepartamento Jurídico,Departamento Jurídico,Departamento Jurídico,Departamento Jurídico,Departamento Jurídico,Orientação TOrientação TOrientação TOrientação TOrientação Trabalhista erabalhista erabalhista erabalhista erabalhista e

HomologaçãoHomologaçãoHomologaçãoHomologaçãoHomologação

RRRRRua Marquês de Pua Marquês de Pua Marquês de Pua Marquês de Pua Marquês de Pombal, 506ombal, 506ombal, 506ombal, 506ombal, 506 Campos Elíseos Campos Elíseos Campos Elíseos Campos Elíseos Campos Elíseos

Horário de Atendimento:Horário de Atendimento:Horário de Atendimento:Horário de Atendimento:Horário de Atendimento:segunda a sexta das 8h às 18hsegunda a sexta das 8h às 18hsegunda a sexta das 8h às 18hsegunda a sexta das 8h às 18hsegunda a sexta das 8h às 18h

FFFFFone: 3917 3673one: 3917 3673one: 3917 3673one: 3917 3673one: 3917 3673

Subsede BatataisSubsede BatataisSubsede BatataisSubsede BatataisSubsede BatataisRRRRRua Coronel Joaquim Alves,ua Coronel Joaquim Alves,ua Coronel Joaquim Alves,ua Coronel Joaquim Alves,ua Coronel Joaquim Alves,

635 -Centro635 -Centro635 -Centro635 -Centro635 -CentroHorário de Atendimento:Horário de Atendimento:Horário de Atendimento:Horário de Atendimento:Horário de Atendimento:

segunda a sexta dassegunda a sexta dassegunda a sexta dassegunda a sexta dassegunda a sexta das8h30 às 11h e das 13h às 17h8h30 às 11h e das 13h às 17h8h30 às 11h e das 13h às 17h8h30 às 11h e das 13h às 17h8h30 às 11h e das 13h às 17h

FFFFFone: (16) 3761 3685one: (16) 3761 3685one: (16) 3761 3685one: (16) 3761 3685one: (16) 3761 3685

INTERNETINTERNETINTERNETINTERNETINTERNETwwwwwwwwwwwwwww.comerciariorp.or.comerciariorp.or.comerciariorp.or.comerciariorp.or.comerciariorp.orggggg

e-mail:[email protected] e-mail:[email protected] e-mail:[email protected] e-mail:[email protected] e-mail:[email protected]

Em homenagem ao Dia Mundialda Segurança e Saúde no Trabalho, co-memorado em 28 de abril, foi reali-zada no dia 25 daquele mês, uma pa-lestra sobre prevenção de acidentes detrabalho no Fórum Trabalhista na ci-dade de Bauru, com a presença deempresários, trabalhadores, advoga-dos, juízes, engenheiros e técnicos emsegurança do trabalho.

Na abertura, a juíza Ana CláudiaPires de Lima, 4ª vara trabalhista, fa-lou sobre o programa “Trabalho Segu-ro”, que é de amplitude nacional para pre-venção de acidentes.

A iniciativa é do Tribunal Superior doTrabalho em parceria com diversas insti-tuições públicas e privadas e visa à for-mulação e execução de projetos e açõesnacionais voltados à prevenção de aciden-tes. O principal objetivo do programa écontribuir para a diminuição do númerode acidentes de trabalho registrado noBrasil nos últimos anos.

As empresas têm que estar cientes so-bre a importância do uso de equipamen-tos de proteção individual e do respeitoàs normas de segurança, para evitar aocorrência de acidentes e mortes nas or-ganizações.

‘’Prevenir acidentes dentro da organi-zação é prevenir a saúde, tanto do traba-

Grávidas que estiverem sob aviso prévio terãomais estabilidade no emprego, é o que diz a Lei12.812. A medida, sancionada pela presidenteDilma Rousseff no último dia 17, passa a valerem todo o Brasil.

A garantia também será válida nos casos deaviso prévio indenizado, quando a empregada re-cebe o salário referente ao período de aviso, masnão é obrigada a comparecer ao serviço. A condi-ção essencial para assegurar a estabilidade à em-pregada grávida é o fato de a gravidez ter ocorri-do durante o contrato de trabalho, independente-mente do conhecimento do fato pelo emprega-dor.

Antes da mudança, a Lei não tratava do avisoprévio. Ou seja, a trabalhadora não podia ser de-mitida sem justa causa somente com a confirma-ção da gravidez até cinco meses após o parto.

A Lei também assegura a estabilidade provisória àquelas empregadas cujos contra-tos têm prazo determinado para o encerramento. O empregador que desrespeitar talgarantia irá arcar com a indenização pelo período integral da estabilidade prevista naConstituição Federal.

Em caso de dúvida sobre o assunto, procure informações junto aonosso Departamento Jurídico. Fone: 3917 3673

Gestantes têm direitosGestantes têm direitosGestantes têm direitosGestantes têm direitosGestantes têm direitosassegurados no aviso prévioassegurados no aviso prévioassegurados no aviso prévioassegurados no aviso prévioassegurados no aviso prévio

ACIDENTES NO AMBIENTE DE TRACIDENTES NO AMBIENTE DE TRACIDENTES NO AMBIENTE DE TRACIDENTES NO AMBIENTE DE TRACIDENTES NO AMBIENTE DE TRABALHOABALHOABALHOABALHOABALHO Sincomerciários participam de palestraSincomerciários participam de palestraSincomerciários participam de palestraSincomerciários participam de palestraSincomerciários participam de palestra

lhador, como da própria empresa”,enfatizou a juíza em sua palestra.

O Sincomerciários esteve presente noevento representado pelo diretor PauloMerk Noda e pelos funcionários, AdrianoLima e Milena Porto. “Todo acidentepode ser evitado, por mais que algunsequipamentos sejam incômodos, eles sãoindispensáveis, por isso é importante quese adquira o hábito de trabalhar protegi-do”, disse Milena Porto do departamen-to de Recursos Humanos doSincomerciários.

“Para nós, que representamos umacategoria de mais de 40 mil comerciáriosé sempre muito importante trocarmosexperiências sobre prevenção de aciden-tes de trabalho”, ressaltou a presidenteRegina.

PLANTÃO JURÍDICOPLANTÃO JURÍDICOPLANTÃO JURÍDICOPLANTÃO JURÍDICOPLANTÃO JURÍDICO

O trabalho da Fecomerciários em prol da categoria comerciária é incansá-vel; em seu acordo anual de renovação de PLR assinado com a rede de LojasRenner beneficiou cerca de 3 mil empregados das lojas instaladas em todoEstado de São Paulo, que no final de abril receberam o referido benefícioreferente ao ano de 2012. O presidente da Fecomerciários Luiz Carlos Mottaexalta a importância dos acordos de PLR pois entende que é bom para ambosos lados, pois o trabalhador exerce sua função com mais motivação, atingesuas metas com mais entusiasmo trazendo maior faturamento e crescimentopara a empresa.

Ao assinar o PLR que beneficiará os empregados das Lojas Renner emRibeirão Preto e Região, a presidente Regina declarou que a distribuição dosresultados, representa a democratização dos lucros e isso traz ao trabalhadorum incentivo importante e o faz se comprometer ainda mais com a empresaempregadora. “A nossa federação possui uma assessoria especiífica sobre PLR,com uma equipe especializada pronta para auxiliar as empresas interessadasem implantar o benefício para seus empregados”, ressaltou a presidente.

ACORDO ENTRE FECOMERCIÁRIOS E LOJAS RENNERACORDO ENTRE FECOMERCIÁRIOS E LOJAS RENNERACORDO ENTRE FECOMERCIÁRIOS E LOJAS RENNERACORDO ENTRE FECOMERCIÁRIOS E LOJAS RENNERACORDO ENTRE FECOMERCIÁRIOS E LOJAS RENNER

Beneficia cerca de 3 mil comerciáriosBeneficia cerca de 3 mil comerciáriosBeneficia cerca de 3 mil comerciáriosBeneficia cerca de 3 mil comerciáriosBeneficia cerca de 3 mil comerciários

UMA EQUMA EQUMA EQUMA EQUMA EQUIPE DE COMPETENTES UIPE DE COMPETENTES UIPE DE COMPETENTES UIPE DE COMPETENTES UIPE DE COMPETENTES ADADADADADVVVVVOGADOS ESTÁOGADOS ESTÁOGADOS ESTÁOGADOS ESTÁOGADOS ESTÁÁ DISPOSIÇÃO DOS COMERCIÁRIOS NA SUBSEDEÁ DISPOSIÇÃO DOS COMERCIÁRIOS NA SUBSEDEÁ DISPOSIÇÃO DOS COMERCIÁRIOS NA SUBSEDEÁ DISPOSIÇÃO DOS COMERCIÁRIOS NA SUBSEDEÁ DISPOSIÇÃO DOS COMERCIÁRIOS NA SUBSEDECAMPOS ELÍSEOS DE SEGUNDCAMPOS ELÍSEOS DE SEGUNDCAMPOS ELÍSEOS DE SEGUNDCAMPOS ELÍSEOS DE SEGUNDCAMPOS ELÍSEOS DE SEGUNDA A A A A A SEXTA SEXTA SEXTA SEXTA SEXTA-FEIRA,A-FEIRA,A-FEIRA,A-FEIRA,A-FEIRA,

DDDDDAS 9H ÀS 12H.AS 9H ÀS 12H.AS 9H ÀS 12H.AS 9H ÀS 12H.AS 9H ÀS 12H.

A subsede fica à rua Marquês de PA subsede fica à rua Marquês de PA subsede fica à rua Marquês de PA subsede fica à rua Marquês de PA subsede fica à rua Marquês de Pombal nº 506 eombal nº 506 eombal nº 506 eombal nº 506 eombal nº 506 efunciona de segunda a sexta-feira das 08:00 àsfunciona de segunda a sexta-feira das 08:00 àsfunciona de segunda a sexta-feira das 08:00 àsfunciona de segunda a sexta-feira das 08:00 àsfunciona de segunda a sexta-feira das 08:00 às

18:00 horas. F18:00 horas. F18:00 horas. F18:00 horas. F18:00 horas. Fone 39173673one 39173673one 39173673one 39173673one 39173673

Page 4: Jornal comercio junho 2013

4 Informativo Sincomerciários Junho de 2013

Painel do SECPlenária de mulheres discute cotas para cargos de direçãoPlenária de mulheres discute cotas para cargos de direçãoPlenária de mulheres discute cotas para cargos de direçãoPlenária de mulheres discute cotas para cargos de direçãoPlenária de mulheres discute cotas para cargos de direção

Ação Social

FRALDASO Sincomerciários participou da

Campanha para doação de fraldas ge-riátricas promovida pela Associaçãodas Mulheres Amigas de Ribeirão Pre-to (Amarp).

A entrega das 13 mil fraldas a seisentidades do município aconteceu noúltimo dia 14 de maio, na sede da As-sociação Comercial e Industrial de Ri-beirão Preto (Acirp).

A doação das fraldas geriátricas é feita por empresários associados à Acirp e outros órgãossensíveis às necessidades da comunidade, desde a fundação da Amarp, em 2010. “Sabemosque não é muito, mas fizemos a nossa parte”, afirmou a presidente da AMARP, CidinhaCarvalho.

Segundo a presidente Regina, presente na entrega, o Sindicato procura participar e fazercampanhas que incentivem a doação a quem não tem. “Nós apoiamos a AMARP desde oinício de sua atuação e sabemos a importância que este pequeno gesto significa para as pessoasque necessitam”, disse.

COBERTORESCom a chegada do inverno a Acirp já está em plena campanha de doações de cobertores,

que também serão destinados a entidades assistenciais. Convidamos todos os comerciários aparticiparem em mais essa ação social.

DOAÇÃO DE SANGUEA partir de 1º de julho iremos participar e apoiar a Campanha Bombeiro Sangue Bom. A

campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação desangue e incentivar as doações que sofrem queda neste mês devido ao período de férias e aoclima frio. No ano de 2012 a Campanha conseguiu mais de 7mil doações. Ao final da campa-nha ocorre a tradicional corrida dos bombeiros, que já está marcada para o dia 31 de julho.

“Convoque os amigos, doar sangue é salvar preciosas vidas, temos certeza que superare-mos os números de 2012”, ressaltou a presidente Regina.

Sincomerciários engaja-se em campanhasSincomerciários engaja-se em campanhasSincomerciários engaja-se em campanhasSincomerciários engaja-se em campanhasSincomerciários engaja-se em campanhas

Garantir a cota de 30% na participação das mulheresno mercado de trabalho para os cargos de direção. Aquestão foi o alvo de uma plenária promovida pelasmulheres da Força Sindical, realizada em São Paulo, noúltimo dia 20, reunindo cerca de 130 sindicalistas doEstado de São Paulo.

O objetivo foi preparar a participação do grupo nospróximos eventos da Central, a plenária estadual de SP,no dia 28 de maio, na Praia Grande, no congresso

estadual da Central, em 20 de junho e no 7º CongressoNacional, a ser realizado de 24 a 26 de julho, na PraiaGrande.

Conclusões do mais recente estudo do Dieese sobrea participação das mulheres no mercado de trabalhoapontam que as mesmas representam 50% da populaçãoeconomicamente ativa, têm maior nível de escolaridadeque os homens, sofrem mais com o desemprego,ganham menos e trabalham mais. Elas ocupam maispostos de trabalho nas áreas do comércio, educação,saúde e serviços sociais, além de serviços domésticos, eneste momento estão mais presentes em profissões queantes eram somente de homens.

Os desafios ainda são muitos. Entre eles, igualdadede gênero e raça; ratificação da Convenção 156, da OIT(Organização Internacional do Trabalho) sobre aIgualdade de Oportunidades e de Tratamento paraTrabalhadores e Trabalhadoras com ResponsabilidadesFamiliares e trabalho igual para salário igual, além depolítica para conciliar trabalho, família e vida pessoal.

A presidente Regina, presença marcante no evento,ressaltou que a mão-de-obra feminina representa 70%da categoria comerciária. “Temos que ocupar nossosespaços. Precisamos nos organizar e negociar muito. Amulher, além de todo o envolvimento no trabalho,concilia muitas vezes, a um custo alto para sua sáude, avida familiar e pessoal, isso precisa ser valorizado pelasautoridades que discutem o assunto e pelas liderançaspolíticas do nosso país e do mundo” ressaltou.

Page 5: Jornal comercio junho 2013

5Informativo SincomerciáriosJunho de 2013

4ª F4ª F4ª F4ª F4ª Festa do Testa do Testa do Testa do Testa do TrabalhadorrabalhadorrabalhadorrabalhadorrabalhadorSucesso de público e de resultados positivosSucesso de público e de resultados positivosSucesso de público e de resultados positivosSucesso de público e de resultados positivosSucesso de público e de resultados positivos

Foi realizada no último dia 5 de maio, a Festa do Trabalhador, reunindocerca de 30 mil pessoas na Esplanada do Theatro Pedro II, e nas praças XV deNovembro e Carlos Gomes.

O evento, já em sua quarta edição, é articulado pelas Centrais Sindicais:Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Nova Central e CTB(Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) com a organizaçãoparticipativa de 20 Sindicatos da cidade e região, incluindo o Sincomerciários.O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Câ-mara Municipal e do Sesi .

A festa do trabalhador 2013 homenageou, ainda, os 70 anos da Consolida-ção das Leis do Trabalho (CLT), principal norma brasileira referente ao Direi-to do trabalho e ao Direito processual do trabalho.

Várias lideranças sindicais fizeram uso da palavra, parabenizando os traba-lhadores e exaltando a CLT e as conquistas já obtidas. A presidente Reginadestacou a recente vitória da categoria comerciária, que teve a profissão final-mente regulamentada. “Desde o dia 15 de março, por meio da Lei 12790,passou a existir a profissão comerciário. É um motivo especial a mais na nossacomemoração, pois é muito importante para o comerciário ter em sua carteirade trabalho a atividade ou a função que exerce especificada; foi um grandeavanço e coroação de uma longa batalha”, destacou.

Regina enfatizou as bandeiras de luta dos trabalhadores como a reivindica-ção da jornada de 40 horas semanais sem redução de salários; fim do fatorprevidenciário; igualdade de oportunidade entre homens e mulheres; políticade valorização dos aposentados; 10% do PIB para Educação e 10% do Orça-mento para Saúde e ampliação do investimento público.

O presidente da Força Sindical SP,Danilo Pereira da Silva cumprimen-tou a todos os trabalhadores e emespecial os comerciários pela regula-mentação da profissão.

“Agora o trabalhador no comér-cio tem seus direitos e condições detrabalho garantidos. Os comerciáriosderam um exemplo para todas ascategorias de que com união os ob-jetivos podem ser alcançados”,enfatizou Danilo.

A presidente convidou os comerciários a usufruirem dos inúmeros servi-ços e benefícios diretos oferecidos pela entidade em Ribeirão Preto e região,tais como clube de campo, assistência odontológica, academia de ginástica,cursos de capacitação, dentre outros, além de toda estrutura jurídica e extensaprogramação cultural e social durante o ano todo. “Comerciário, o sindicato éseu, venha conhecer e usufruir de todos os benefícios, pois somente com muitaunião faremos um Sindicato forte e um Brasil mais justo”, concluiu Regina.

Os trabalhadores preencheram seus cuponspara o sorteio de vários prêmios e brindes

oferecidos pelas Centrais e Sindicatos

FFFFForça Sindicalorça Sindicalorça Sindicalorça Sindicalorça SindicalSempre PresenteSempre PresenteSempre PresenteSempre PresenteSempre Presente

Page 6: Jornal comercio junho 2013

6 Informativo Sincomerciários Junho de 2013

O público presente pôde apreciar atrações musicais como: a Orquestra de Cordas, as duplas Evandro eRicardo, Beatriz e Gabriel, Bruno e Gaspar, Júlio César e Adriano, o cantor Bruno Fernandes, Bora Bora,Tati Romero, Alex de Cristo, o grupo Inspira Samba. O ponto alto das apresentações, fechando o evento, foia dupla Chitãozinho e Xororó e banda, com sua turnê “ Inseparáveis”, comemorando 40 anos de carreira.

A Festa do Trabalhador foi um sucesso, levando as famílias para a praça. Além de apresentações musicais,vários serviços à comunidade, como orientação sobre saúde, trabalho, brinquedos para diversão das crianças,atividade de incentivo à leitura dos pequenos, realizada pelo Instituto do Livro; sorteio de 3 motos, bicicle-tas, refrigerador, fogão, TV, cestas básicas e outros brindes; foi estruturada, ainda, no local, uma praça dealimentação com renda revertida a entidades filantrópicas da cidade.

4ª F4ª F4ª F4ª F4ª Festa do Testa do Testa do Testa do Testa do TrabalhadorrabalhadorrabalhadorrabalhadorrabalhadorCidadania, Saúde e DiversãoCidadania, Saúde e DiversãoCidadania, Saúde e DiversãoCidadania, Saúde e DiversãoCidadania, Saúde e Diversão

Shows CulturaisShows CulturaisShows CulturaisShows CulturaisShows Culturais

Page 7: Jornal comercio junho 2013

7Informativo SincomerciáriosJunho de 2013

CACACACACATEGORIA RECEBETEGORIA RECEBETEGORIA RECEBETEGORIA RECEBETEGORIA RECEBEMOMOMOMOMOTTTTTTTTTTA DE BRAÇOS A DE BRAÇOS A DE BRAÇOS A DE BRAÇOS A DE BRAÇOS ABERABERABERABERABERTTTTTOSOSOSOSOS

VISITVISITVISITVISITVISITA DO PRESIDENTE MOA DO PRESIDENTE MOA DO PRESIDENTE MOA DO PRESIDENTE MOA DO PRESIDENTE MOTTTTTTTTTTA A A A A A RIBEIRÃOA RIBEIRÃOA RIBEIRÃOA RIBEIRÃOA RIBEIRÃO

REENCONTRO COM CAROS AMIGOSREENCONTRO COM CAROS AMIGOSREENCONTRO COM CAROS AMIGOSREENCONTRO COM CAROS AMIGOSREENCONTRO COM CAROS AMIGOS

MOMOMOMOMOTTTTTTTTTTA FALA SOBRE A FALA SOBRE A FALA SOBRE A FALA SOBRE A FALA SOBRE AAAAAREGULAMENTREGULAMENTREGULAMENTREGULAMENTREGULAMENTAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DA PRA PRA PRA PRA PROFISSÃOOFISSÃOOFISSÃOOFISSÃOOFISSÃO

AAAAATENÇÃO ESPECIAL TENÇÃO ESPECIAL TENÇÃO ESPECIAL TENÇÃO ESPECIAL TENÇÃO ESPECIAL A DIRETA DIRETA DIRETA DIRETA DIRETORIA E FUNCIONÁRIOS DO SINCOMERORIA E FUNCIONÁRIOS DO SINCOMERORIA E FUNCIONÁRIOS DO SINCOMERORIA E FUNCIONÁRIOS DO SINCOMERORIA E FUNCIONÁRIOS DO SINCOMERCIÁRIOSCIÁRIOSCIÁRIOSCIÁRIOSCIÁRIOS

Diretores e funcionários do Sincomerciários participaram de umapalestra com o presidente Motta onde ele discorreu sobre a impor-tância da federação e sobre todo o trabalho desenvolvido em proldos sindicatos filiados e pela categoria comerciária; após a palestraum delicioso café da manhã fechou o encontro.

Nascido em Ribeirão Preto,o presidente Motta durante suavisita teve a grata oportunidadede reencontrar dois caros ami-gos: o Sr. Darcy Paulino Lucca eo diretor Sr. José Campos deOliveira; ambos trabalharam pormuitos anos na antiga loja de te-cidos Coteninga com seu faleci-do pai. Os dois falaram comcarinho e orgulho da amizadeque compartilharam com seu pai,deixando-o emocionado.

O presidente Motta falou sobre a Regulamentaçãoda Profissão do Comerciário para a mídia ribeirão-pretana, autoridades, diretores e gerentes de lojas dacidade durante o almoço oferecido pelo Sincomerciários.Na foto, os vereadores Walter Gomes, Capela Novas,Cícero Gomes da Silva, André Luiz , Paulo Modas e o assessor José DonizetePaixão representaram a Câmara Municipal. Em entrevista para emissoras deRádio e TV, Motta esclareceu dúvidas e destacou a importância da regulamentaçãopara a melhoria nas condições de trabalho e de vida para a categoria comerciária.

Uma comitiva composta pela Presidente Regi-na, pelo vice-presidente Oscar Gonçalves e pelodiretor Paulo Noda acompanahou Motta pelas em-presas da cidade para que ele visse de perto e co-nhecesse as reivindicações dos diversos segmentosdo comércio da cidade. Visitaram concessionárias,supermercados e lojas do varejo, dentre elas: Con-cessionárias Santa Emília, Cical, Lance Fiat, Super-mercados Savegnago, Casas Bahia, LojasHumanitarian Calçados e Pernambucanas.

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, presidida por LuizCarlos Motta representa hoje mais de 2,5 milhões de comerciários e possui 68 sindicatosfiliados. Todo o trabalho da federação se concentra no fortalecimento das entidades sindicaispor meio da atuação política junto à Força Sindical e da busca incessante de garantir os direi-tos e buscar novos meios de lutar pela categoria comerciária. “Motta é um lutador, um lídernato, que além de presidir a Fecomerciários há cinco anos com toda lisura, transparência eespírito democrático, atua comoum dirigente incansável junto àForça Sindical e à ConfederaçãoNacional dos Trabalhadores noComércio (CNTC). Esta visitavem nos ajudar a ter mais garra ea aumentar ainda mais nossa atu-ação junto à categoria, pois oapoio da Federação é indispen-sável para nossa luta sindical”,ressaltou a presidente Regina.

Page 8: Jornal comercio junho 2013

8 Informativo Sincomerciários Junho de 2013

ATUATUATUATUATUAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DAÇÃO DA FECOMERA FECOMERA FECOMERA FECOMERA FECOMERCIÁRIOS JUNTCIÁRIOS JUNTCIÁRIOS JUNTCIÁRIOS JUNTCIÁRIOS JUNTO O O O O AAAAAOS SEUS SINDICAOS SEUS SINDICAOS SEUS SINDICAOS SEUS SINDICAOS SEUS SINDICATTTTTOS FILIADOSOS FILIADOSOS FILIADOSOS FILIADOSOS FILIADOSO principal papel da Fecomerciários é organizar o movimento Sindical comerciário do estado e para isso promove os

mais variados cursos (gratuitos) de capacitação aos seus dirigentes sindicais, funcionários dos 68 sindicatos filiados e,principalmente, a seu público mais do que especial: a categoria comerciária. Desenvolve ao longo do ano inúmeraspalestras, congressos, encontros e cursos voltados para o universo comerciário e sindical.

SEMINÁRIO PSEMINÁRIO PSEMINÁRIO PSEMINÁRIO PSEMINÁRIO PARA FUNCIONÁRIOS DE SINCOMERARA FUNCIONÁRIOS DE SINCOMERARA FUNCIONÁRIOS DE SINCOMERARA FUNCIONÁRIOS DE SINCOMERARA FUNCIONÁRIOS DE SINCOMERCIÁRIOSCIÁRIOSCIÁRIOSCIÁRIOSCIÁRIOS

OITO REGIONAIS NO ESTADOOutro importante trabalho iniciado pela fe-

deração foi a implantação das oito Regionaisda Fecomerciários espalhadas pelo estado quevisam assessorar e colaborar com os sindicatosda maneira mais próxima possível, através dereuniões estratégicas que organizam ações eidentificam rapidamente problemas específicosda categoria em cada região.

As regionais já instaladas são as da Capitalque abrange a grande São Paulo e BaixadaSantista; a do Vale do Paraíba; Vale Sorocabanae Vale do Ribeira; Presidente Prudente; São Josédo Rio Preto; Ribeirão Preto, Bauru, Campinas.Cada regional possui um coordenador altamen-te capacitado para atuar junto aos sindicatos pa-

tronais, à categoria e aos sindicatos que fazem parte da regional. A Região de RibeirãoPreto é coordenada pelo presidente do Sincomerciários de Sertãozinho, Jonathan Faleiros eé composta pelos Sincomerciários de: Ribeirão Preto - São José do Rio Pardo - Franca -Ituverava - Bebedouro - Jaboticabal - Matão - Araraquara - São Carlos e Sertãozinho.

CURSO DE NEUROLINGUÍSTICACURSO DE NEUROLINGUÍSTICACURSO DE NEUROLINGUÍSTICACURSO DE NEUROLINGUÍSTICACURSO DE NEUROLINGUÍSTICANos meses de março e abril, a Fecomerciários, por meio de

parceria firmada com a Sociedade Brasileira de ProgramaçãoNeurolinguística (SBPNL), realizou os cursos de “Técnicas deApresentação e Media Training”, voltados para dirigentes e fun-cionários dos Sindicatos. Dos 68 Filiados, 53 participaram. Aotodo cinco turmas já concluíram o curso de oratória e mídia.

Jonathan Faleiros ao lado doPresidente Motta

Funcionários do Sincomerciários de Ribeirão Pretoque participaram do último seminário

“““““O maior patrimônio da FO maior patrimônio da FO maior patrimônio da FO maior patrimônio da FO maior patrimônio da Fecomerciários é a união dosecomerciários é a união dosecomerciários é a união dosecomerciários é a união dosecomerciários é a união dosSindicatos FSindicatos FSindicatos FSindicatos FSindicatos Filiados e com isso melhorar cada vez mais oiliados e com isso melhorar cada vez mais oiliados e com isso melhorar cada vez mais oiliados e com isso melhorar cada vez mais oiliados e com isso melhorar cada vez mais o

atendimento à categoria comerciária no Estado de São Patendimento à categoria comerciária no Estado de São Patendimento à categoria comerciária no Estado de São Patendimento à categoria comerciária no Estado de São Patendimento à categoria comerciária no Estado de São Paulo”aulo”aulo”aulo”aulo”

Dia 21 de maio, aconteceu o 3º Seminário dos Funcionários das Entidades Sindicais Comerciárias,no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP. Este ano o evento seguiu o tema“Humanização no Ambiente de Trabalho: Meta Sindical”, com a participação de 300 funcionários.Durante a abertura do evento o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, enfatizou a im-portância da conscientização dos trabalhadores sobre a atuação do Sindicato, que defende os seusdireitos, lembrando que os funcionários das entidades são o elo entre o dirigente sindical e a catego-ria, no dia a dia.

O evento teve duas importantes palestras, abordando o trabalho decente e a comunicação. A“Atuação da Fecomerciários na conquista pelo Trabalho Decente” apresentada pelo professor Pau-lo Dante, coordenador do Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Fecomerciários.A outra, apresentada pelo professor especialista em comunicação organizacional, Gaudêncio Torquato,com o tema “A comunicação como estratégia de construção da imagem e identidade sindical”,mostrou como a comunicação é fundamental para a sobrevivência da organização sindical.

Page 9: Jornal comercio junho 2013

9Informativo SincomerciáriosJunho de 2013

Baile das Mães movimenta Clube dos ComerciáriosDia 11 de maio a família comerciária se reuniu mais

uma vez no Espaço Siena para homenagear as mães como Baile das Mães, promovido pelo Sincomerciários. Maisde 500 comerciários e convidados fizeram o sucesso doevento que foi embalado pelo som da Banda “ModestoDelutti”.

A presidente Regina homenageou as mães com pala-vras de carinho e de agradecimento: “o Dia das Mãesdeve ser comemorado todos os dias, mas essas mulhe-res que cumprem com maestria a tripla jornada de serMulher, Mãe e Profissional merecem momentos especi-ais de celebração e alegria como este. Ser mãe é a cadadia preparar os filhos para a vida, para que sejam felizese tornem a nossa sociedade cada vez melhor”. Reginaagradeceu pela presença e carinho dos associados e con-

vidou a todos para os próximos eventos que são prepa-rados com todo o carinho e dedicação para o lazer doscomerciários e suas famílias.

A expectativa da noite ficou por conta do sorteio de2 TVs de LED para as mães. Uma das sortudas foiCarla Falasco, que estava no baile em companhia deamigos e pôde dar um presente extra à sua mãe. “Nãosou mãe ainda, por isso darei a TV para minha mãe, quemerece e muito, estou extremamente feliz com o pre-sente”, disse. A outra sortuda foi a comerciária Ruti XavierLopes Bonome, que tem uma oficina de consertos deroupas no centro da cidade. “Sempre venho aos bailesno Clube, é um espaço muito agradável, dessa vez acei-tei o convite de um amigo e acabei sendo contempladacom a TV”, declarou Ruti.

“Mãe mais idosa”“Mãe mais idosa”“Mãe mais idosa”“Mãe mais idosa”“Mãe mais idosa”Difícil não se emocionar ao ver na pista de dança a senhora

Maria Lúcia Ignacchictti, de 84 anos, cabecinha branca, sorriso fran-co e gentil, e que apesar da idade bailava como se estivesse na florda idade; ela foi a mãe mais idosa homenageada peloSincomercíarios na noite do baile. Ela recebeu de presente umalmoço com direito a acompanhante no restaurante do clube decampo no domingo.

A presidente Regina e ovice-presidente Oscar na

homenagem à mamãe mais idosa,a Sra. Maria Lúcia

Um público jovem e alegreparticipou da noite em homenagem às mães

Page 10: Jornal comercio junho 2013

10 Informativo Sincomerciários Junho de 2013

Momento de Saúde Bucal

O Departamento Odontológico doO Departamento Odontológico doO Departamento Odontológico doO Departamento Odontológico doO Departamento Odontológico doSincomerciários está à disposição dosSincomerciários está à disposição dosSincomerciários está à disposição dosSincomerciários está à disposição dosSincomerciários está à disposição dos

associados e dependentes.associados e dependentes.associados e dependentes.associados e dependentes.associados e dependentes.Agende seu horário de segunda a sexta-feiraAgende seu horário de segunda a sexta-feiraAgende seu horário de segunda a sexta-feiraAgende seu horário de segunda a sexta-feiraAgende seu horário de segunda a sexta-feira

das 8h às 18h pelo fone 3519 3500das 8h às 18h pelo fone 3519 3500das 8h às 18h pelo fone 3519 3500das 8h às 18h pelo fone 3519 3500das 8h às 18h pelo fone 3519 3500

Dra. Karen Patrícia Castelucci Cicconelli - Coordenadora doDepartamento Odontológico do Sincomerciários

Saúde & Bem Estar

Convênio com o SECOferece aos associados aulas

a preços especiais.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:Segunda a Sexta das 18h30 às 22h30

Sábado das 10h às 12h e das 14h30 às 17h30

Av. Saudade, 784 (em frente à Igreja Santo Antônio) Campos ElíseosFone: 3625 3567 Res. 3626 1012

Aprenda a dançarcom classe e elegância

Quando procurar o dentista paraQuando procurar o dentista paraQuando procurar o dentista paraQuando procurar o dentista paraQuando procurar o dentista paracuidar dos dentes dos filhos?cuidar dos dentes dos filhos?cuidar dos dentes dos filhos?cuidar dos dentes dos filhos?cuidar dos dentes dos filhos?

Não existe idade mínima, masrecomenda-se que as crianças se-jam levadas para a consulta iniciallogo após o nascimento. Assim, amãe do bebê aprenderá qual amelhor posição “mãe-bebê” deamamentação e também a impor-tância e a maneira correta dehigienizar a boquinha do neném,após cada amamentação.

Quanto mais cedo começar arelação entre o profissional den-tista e o menor paciente, maior seráa confiança, fazendo com que a cri-ança se acostume com o ambiente doconsultório e não desenvolva o famosomedo de dentista, aceitandotranquilamente e com naturalidade a visi-ta regular a este profissional.

Giovana Morigi da Silva, de 4 anos,frequenta regularmente o consultórioodontológico do Sincomerciários.Giovana é uma pequena sócia que fre-quenta o Clube de Campo e foi a linda“ararinha azul” que ganhou o concursode fantasias do Carnaval Infantil desse ano.

“Adoro vir ao dentista, não tenhomedo, gostaria de colocar resina rosa, mascomo não tem pode ser branca mesmo”,disse a sorridente menina à Dra. KarenCastellucci, coordenadora do Departa-mento Odontológico do Sincomerciários.

“A mãe de Giovana também está emtratamento conosco e isto demonstra queo nosso trabalho de dedicação e respon-

sabilidade para com a família comerciáriaé reconhecido e utilizado com muitafrequência pela categoria”, comenta aDra. Karen.

As crianças muitas vezes neces-sitam de atendimento em ortodontia,que é um tratamento que tem comoobjetivo corrigir o mau posicionamentodentário através de aparelhos ortodônticosque podem ser fixos ou removíveis, de-pendendo do problema a ser corrigido.

O ortodontista é o profissional capa-citado para executar este trabalho, de for-ma segura. Venha até o Sincomerciáriosfazer uma avaliação com a Dra. Rosilenedo Val Pereira Lima queatende sempre que neces-sário aos sábados das8h30 às 12h. (Ligue nonúmero 3519 3500 paramaiores esclarecimentos)

A Organização Mundial de Saúde(OMS) calcula que o número estimadode novos casos de câncer em todo omundo chegará a 15 milhões em 2020. AConstituição Federal brasileira asseguraaos portadores de neoplasia maligna (cân-cer) alguns direitos especiais, mas a faltade informação é grande e muitos porta-dores deixam de desfrutar desses benefí-cios por desconhecerem seus direitos.

Os direitos garantidos aos doentes decâncer são extensivos a pacientes comoutras doenças graves, como tuberculoseativa, hanseníase, alienação mental, ceguei-ra, paralisia irreversível ou incapacitante,cardiopatia grave, doença de Parkinson,espondilartrose anquilosante, nefropatiagrave, estado avançado da doença dePaget (osteíte deformante), Aids e conta-minação por radiação. Esses benefíciosvão da isenção de pagamento do Impos-to de Renda que incide na aposentadoria,andamento prioritário de processos judi-ciais, levantamento do FGTS, quitação de

DIREITDIREITDIREITDIREITDIREITOS ESPECIAISOS ESPECIAISOS ESPECIAISOS ESPECIAISOS ESPECIAISPORPORPORPORPORTTTTTADORES DE CÂNCER EADORES DE CÂNCER EADORES DE CÂNCER EADORES DE CÂNCER EADORES DE CÂNCER EOUTRAS DOENÇAS GRAOUTRAS DOENÇAS GRAOUTRAS DOENÇAS GRAOUTRAS DOENÇAS GRAOUTRAS DOENÇAS GRAVESVESVESVESVES

imóvel, levantamento de seguro de vidae previdência privada, saque do PIS, au-xílio transporte, isenção de IPI, ICMS eIPVA na aquisição de veículos especiais,entre outros.

É muito importante que o portadorde alguma das doenças mecionadas guar-de todos os laudos, receitas, exames, ra-dioterapias, tomografias, entre outros do-cumentos, além de seus pessoais, quecomprovem o problema de saúde. Estessão documentos importantes em qualquerprocesso judicial.

INFORME-SE E FINFORME-SE E FINFORME-SE E FINFORME-SE E FINFORME-SE E FAÇA AÇA AÇA AÇA AÇA VVVVVALERALERALERALERALEROS SEUS DIREITOS SEUS DIREITOS SEUS DIREITOS SEUS DIREITOS SEUS DIREITOSOSOSOSOS

Page 11: Jornal comercio junho 2013

11Informativo SincomerciáriosJunho de 2013

Notícias Esportivas

O Espaço Aberto da Terceira Idade, mantido pelo Sincomerciários, realizou noúltimo dia 16 uma homenagem às frequentadoras do grupo, pelo Dia das Mães, emtarde de muita alegria, irreverência e emoção .

O grupo, que hoje reúne 90 pessoas, foi presenteado com um espetáculo do Ex-presso Riso, há 5 anos atuando em Ribeirão e região. Na sequência, o irreverenteChico Lorota arrancou muitas risadas da plateia. Para finalizar, uma bela apresentaçãodo Coral do Espaço Aberto.

Os interessados em fazer parte do Grupo devem entrar em contato no Centro deAprendizagem Profissional - Escola CAP - pelo fone: 3931 1900 e falar com VirtudesCerdan, coordenadora do projeto.

AULAS DE TÊNISAULAS DE TÊNISAULAS DE TÊNISAULAS DE TÊNISAULAS DE TÊNISPPPPPARA CRIANÇASARA CRIANÇASARA CRIANÇASARA CRIANÇASARA CRIANÇAS

Espaço Aberto festeja o Dia das MãesEspaço Aberto festeja o Dia das MãesEspaço Aberto festeja o Dia das MãesEspaço Aberto festeja o Dia das MãesEspaço Aberto festeja o Dia das Mães

Os competidores: Francisco, Valdir, HélioSilva, Adriano, José Milton, Vander,

Osvaldo e diretor de esportes Paulo Noda

TTTTTorneio 1º de Maioorneio 1º de Maioorneio 1º de Maioorneio 1º de Maioorneio 1º de Maio

Campeonato Primavera - 2ª faseCampeonato Primavera - 2ª faseCampeonato Primavera - 2ª faseCampeonato Primavera - 2ª faseCampeonato Primavera - 2ª fase

EquipeSó Amigos

EquipeAmérica

Chico Lorota, umcomediante acima

da média, quealegrou

“as mamães” econvidados com

seus causos epiadas

O evento contou com a parti-cipação e apoio da Drogasil,representada pela sua gerente

Lívia e da representanteDaniela, da SMS Genéricos

Os “doutores” Catrina e oPeteleco proporcionaram

momentos de descontração eemoção com brincadeiras e

terapia do abraço

O Coral, como sempre, provocou emoção e encantamento a todos

As aulas acontecem àsquartas e sextas-feiras

das 8h às 12hValor: R$ 20,00 (mês)

Procurar o professor de tênisOdair Costa, no Clube de

Campo para fazer a inscrição.

No dia 1º de Maio, o departamento de esportes organizou um torneio relâmpagode ping-pong, sinuca, bocha e truco para animar o feriado em homenagem aos traba-lhadores. No individual por equipes os vencedores foram:

CAMPEONCAMPEONCAMPEONCAMPEONCAMPEONAAAAATTTTTOOOOO

DE BOCHADE BOCHADE BOCHADE BOCHADE BOCHADE QUDE QUDE QUDE QUDE QUADRAADRAADRAADRAADRASINTÉTICOSINTÉTICOSINTÉTICOSINTÉTICOSINTÉTICO

INÍCIOINÍCIOINÍCIOINÍCIOINÍCIO02 DE JUNHO02 DE JUNHO02 DE JUNHO02 DE JUNHO02 DE JUNHO

Ping-Pong: FernandoSinuca: ValdirBocha: Hélio SilvaTruco: José Milton e Osvaldo

A Equipe Verde foi a grandecampeã do torneio:

Truco: José Milton e OsvaldoSinuca: Paulo CruzPing-Pong: DanielBocha: Waldomiro

Page 12: Jornal comercio junho 2013