jornal carta de notícias edição 31

12
Estado de Goiás Distribuição Gratuíta Ano IV, nº 31 Janeiro de 2012 POLÍTICOS DA REGIÃO BUSCAM UNIDADE Este foi um gesto de modernidade da política local , serviu para organizar os debates municipais e colocar a região a par das ações dos governo, os lideres também ouviram pedidos e receberam ideias de como os trabalhos poderiam ser feitos José Eliton e Iso Moreira ouviram cada comitiva em particular, no ga- binete improvisado os dois lideres não se preocuparam com o horário, fez questão de não estipular tempo para cada região e o atendimento venceu o dia e foi terminar por volta das 22 horas Iaciara sai satisfeita e demonstra união no grupo Guarani o grupo é forte e apresentou bons nomes para a sucessão PÃO E CIRCO Já foi escolhido o melhor texto sobre a política do “Pão e Circo” a vencedora Elizabeth Becker ganhou um netbook Guarani poderá sofrer revi- são eleitoral Posse: FAEL forma turma de pedagogia O cantor Américo Lopes e Welling- ton Moreira são recebidos na Rádio Nacional de Brasília pelo apresentador Luiz Alberto do programa Eu de cá, você de lá. Página 12 Página 03 Página 02 Página 05 Página 12

Upload: carta-de-noticias

Post on 11-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Carta de Notícias Edição 31 - Janeiro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Carta de Notícias Edição 31

Estado de GoiásDistribuição GratuítaAno IV, nº 31

Janeiro de 2012

POLÍTICOS DA REGIÃO BUSCAM UNIDADE

Este foi um gesto de modernidade da política local , serviu para organizar os debates municipais e colocar a região a par das ações

dos governo, os lideres também ouviram pedidos e receberam ideias de como os trabalhos poderiam ser feitos

José Eliton e Iso Moreira ouviram cada comitiva em particular, no ga-binete improvisado os dois lideres não se preocuparam com o horário, fez questão de não estipular tempo para cada região e o atendimento

venceu o dia e foi terminar por volta das 22 horas

Iaciara sai satisfeita e demonstra união no grupo Guarani o grupo é forte e apresentou bons nomes para a sucessão

PÃO E CIRCOJá foi escolhido o melhor texto sobre a política do “Pão e Circo” a vencedora Elizabeth Becker ganhou um netbook

Guarani poderá sofrer revi-são eleitoral

Posse: FAEL forma turma depedagogia

O cantor Américo Lopes e Welling-ton Moreira são recebidos na Rádio Nacional de Brasília pelo apresentador Luiz Alberto do programa Eu de cá, você de lá.

Página 12

Página 03

Página 02 Página 05

Página 12

Page 2: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA2

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

“Panem et circenses” um método antigo, porém totalmente eficien-te e ainda utilizado com o intuito de ludibriar a sociedade.

“Ao povo, pão e circo”, uma máxima difundida e praticada desde o Império Romano, con-tudo retomada século a século como exemplo de crítica, falta de escrúpulo e repulsa aos gover-nantes que, devido a sua incom-petência, a utilizam para manter o povo em estado de letargia, calado.

Assim também escreveu Étienne de La Boétie, em sua obra “O Discurso da Servidão Voluntária”, publicada em 1571. “O que hoje ganhava o sestércio (bolsa-família romana), o que se fartava de comer no festim públi-co...”, Étienne ressalta que basta-va atrair o povo aos prazeres da boca e os vivas ao rei eram por demais exaltados. Para ele, “os teatros, os jogos, as farsas, os espetáculos, as feras exóticas... e outras bugigangas eram para os povos antigos engodos da servi-dão, preço da liberdade, instru-mentos da tirania” para manter o povo sob jugo.

Pode-se citar ainda, outro autor e outra obra que traz a in-dignação do povo perante seus governantes em que numa deter-minada eleição 70% dos votos são brancos. Trata do livro “O Ensaio sobre a Lucidez” do escri-tor português José Saramago. Os votos em branco fora uma mani-festação inocente, a indignação pelo descalabro praticado por po-líticos pertencentes aos partidos da direita, da esquerda e do meio. Políticos de partidos diferentes, mas de atuações iguais, usufruin-do de privilégios que afrontavam a população.

Pão e Circo a política do “faz de conta”

Entretanto, é conveniente lembrar que, mesmo que essa máxima ainda seja utilizada, existe uma minoria do povo que não consegue ser controlada, pois possui conhecimento e preza por sua liberdade e tem consciência que, para combater e destruir es-ses tiranos que governam é preci-so se negar a servi-lo e também não é necessário tirar-lhe nada, basta somente que ninguém lhes dê coisa alguma.

No próximo ano, ou melhor, neste momento, o pão e o circo já começaram a ser distribuídos em forma de empregos, bolsas disto e daquilo, em forma de constru-ções supérfluas, visando dar con-tinuidade à política do faz de con-ta e já preparando o terreno para as eleições de 2012.

Aos cidadãos, falta apenas se conscientizarem de que, o poder é do povo, e não de uma minoria, e que, a sociedade tem a força da mudança. É imprescindível que o eleitor saiba o poder de sua esco-lha, de seu voto. E, se, achar que é a hora, vote contra a corrupção, contra a mentira, contra a qual-quer tipo de demagogia e de hi-pocrisia.

Para concluir, cita-se um trecho de Étienne de La Boétie: “São, pois, os povos que se dei-xam oprimir, que tudo fazem para serem esmagados, pois dei-xariam de ser no dia em que dei-xassem de servir.”

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

2 - Todos os animais têm di-reito ao respeito e à proteção do homem.

3 - Nenhum animal deve ser maltratado.

4 - Todos os animais selva-gens têm o direito de viver li-vres no seu habitat.

5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado.

6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

7 - Todo ato que põe em ris-co a vida de um animal é um crime contra a vida.

8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são conside-rados crimes contra os animais.

9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser edu-cado desde a infância para ob-servar, respeitar e compreender os animais.

PREÂMBULO:Considerando que todo o

animal possui direitos; Considerando que o desco-

nhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer cri-mes contra os animais e contra a natureza;

Considerando que o reco-nhecimento pela espécie huma-na do direito à existência das ou-tras espécies animais constitui o

fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

Considerando que os geno-cídios são perpetrados pelo ho-mem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;

Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;

Considerando que a educa-ção deve ensinar desde a infân-cia a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte:

Artigo 1ºTodos os animais nascem

iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

1.Todo o animal tem o direi-to a ser respeitado.

2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o de-ver de pôr os seus conhecimen-tos ao serviço dos animais.

3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuida-dos e à proteção do homem. Artigo 3º

1. Nenhum animal será submetido nem a maus tra-tos nem a atos cruéis. 2. Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de

modo a não provocar-lhe angús-tia.

Artigo 4º1. Todo o animal perten-

cente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir. 2. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educati-

Declaração Universal dos Direitos dos Animais

vos, é contrária a este direito. Artigo 5º

1. Todo o animal pertencen-te a uma espécie que viva tradi-cionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas con-dições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem

com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º1. Todo o animal que o ho-

mem escolheu para seu com-panheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.

2. O abandono de um ani-mal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7º

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação ra-zoável de duração e de intensi-dade de trabalho, a uma alimen-tação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

A experimentação animal que implique sofrimento físi-co ou psicológico é incompatí-vel com os direitos do animal, quer se trate de uma experi-ência médica, científica, co-mercial ou qualquer que seja a forma de experimentação. 2. As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desen-volvidas.

Artigo 9º

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, trans-portado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

Nenhum animal deve de ser

explorado para divertimento do homem.

As exibições de animais e os espetáculos que utilizem ani-mais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11ºTodo o ato que implique a

morte de um animal sem neces-sidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12ºTodo o ato que implique a

morte de grande um número de animais selvagens é um geno-cídio, isto é, um crime contra a espécie.

A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13ºO animal morto deve de ser

tratado com respeito.As cenas de violência de que

os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º1. Os organismos de prote-

ção e de salvaguarda dos ani-mais devem estar representados a nível governamental.

2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

Por, Elizabeth Becker Ro-ehrig

Professora de Literatura Portuguesa e Brasileira do Colé-gio Castro Alves.

A professora Elizabeth Becker foi a ganhadora do Netbook pela criação do melhor texto com o tema “Pão e Circo” ide-alizado pelo Carta de Notícias. Parabéns professora!

O texto vencedor mostrou a relação da Roma anti-ga com os dias de hoje.

Este fato histórico (Pão e Circo) foi também abordado no filme “Gladiador”, o imperador sentindo o peso das cobranças da população resolve criar um grande torneio entre gladiado-res que lutavam até a morte para o delírio da plateia que lotava o Coliseu. Na arena de luta além de homens armados eram soltos leões famitos.

As lutas entre os escravos no Coliseu eram espetáculos como o nosso futebol de hoje, ou até mesmo os shows artísticos que reune multidões.

Ao entrar no Coliseu as pes-soas recebiam pães, os combates

serviam para divertir a popula-ção para que ela esquecesse os problemas sociais que enfrenta-vam, assim o imperador ganha-va tempo para maquinar suas estratégia a fim de se manter no poder.

Este ato covarde e margi-nal foi batizado de “Política do Pão e Circo”. Arma-se o circo, cria-se o espetáculo e distribui o pão para amenizar a fome da população carente.

Este ato maquiavelico usa-do na antiguidade ainda hoje é projeto político de muitos go-vernantes, que faz da pobreza da população uma forma covar-de para manipulá-las.

Para esconder a incompe-tência e a forma arrogante de administrar fazem festas, dis-tribuem presentes e comida às comunidades. Assim a maioria humilde esquece que falta em-prego, respeito, saneamento bá-sico, salario justo, moradia, saú-de, educação, segurança, etc.

TERMÔMETRO POLÍTICOA agitação começou, a tempera-tura começa a subir, os ânimos vão à flor da pele, as artimanhas para buscar conchaves para reforçar as candidaturas já se iniciaram e o termômetro das elei-ções começa a subir. A sorte será lançada e só Deus poderá dizer o que acontecerá no fim.

O FUTURO A DEUS PERTENCEEm Posse os rumores apontam para três candidatos, os nomes do Dr. Eltin e Guete vão ganhan-do força e abrindo as debates. Alguns boatos sobre a existência de uma pesquisa colocam os dois em pé de igualdade. Se confir-mar essa informação e ainda se confirmar a candidatura dos dois eles ficariam a sorte das boas parcerias. Paulinho também da sinais de que não se entregará e começa o ano anunciando obras. De certo mesmo eu palpito ape-nas que essa companha guarda grandes emoções.

COM QUEM SERÁ, COM QUEM SERÁ...Em Guarani as articulações se-guem indefinidas, todos estão se preparando para três candi-daturas, mas acreditam na tão sonhada união. A mais defendida. O casamento PT/PMDB está em crise e dá indícios de que uma separação aproxima. Neste ema-ranhado de interrogações os de-bates e as especulações seguem com rumos ainda incertos.

Muitos dizem que sou apenas mais um a tentar. Eu digo que sou menos um a desistir.

Diego Marchi

QUEM É O SR.?O turismo eleitoral continua em alta em Guarani, os pacotes promocionais começam a ser vendidos. Estes turistas foram de-cisivos na ultima eleição e podem ter mudado o resultado nas urnas, pois muitos acreditam que o ex--candidato Walter Moreira possa ter vencido por uma margem de cem a duzentos votos. Este jornal na edição de março do ano passado divulgou núme-ros alarmantes de quase 90% de eleitores na região, mas até hoje nada foi feito e este número pa-rece que esta aumentando, será que a justiça eleitoral mais uma vez vai fingir que nada está acon-tecendo e continuará transferindo eleitores de forma desordenada?

CARTAS NA MESACom a intenção de organizar a casa e colocar juízo nas cabeças dos que pretendem administrar cidades a partir do ano que vem, José Eliton e Isso Moreira reuni-ram a galera para um bom bate--papo. O pedido a todos foi um só, lealdade e união. Os lideres bus-cam unir a turma em torno de um único objetivo, manter blocos for-tes na disputa deste ano. Como os outros 11 municípios Guarani e Iaciara saíram empolgados com o apoio dos dois políticos. Posse não esteve presente no encontro, mas representantes partidários da cidade garantem que o grupo opositor está unido e já tem um nome consolidado.

Page 3: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA3

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

Lideres debatem o futuro da região

O vice governador José Eliton e Isso Moreira, represen-

tante do Nordeste de Goiás na Assembleia Legislativa, participaram de uma mara-tona de reunião que se es-tendeu até a noite na cida-de de Simolândia, onde foi montado um gabinete im-provisado. Eles se reuniram com lideranças politicas de 13 municípios da região.

O vice-governador ou-viu reivindicações e falou sobre as ações do Governo em 2011 e também sobre as perspectivas para este ano. Informou que um pacotão de obras já foram autori-

zadas. Por ser da região o vice-governador conhece bem os problemas do lugar e até antecipou a alguns pe-didos, pois ele conhece de perto as necessidades e as urgências. Recuperação de estradas está entre as prio-ridades ao final das chuvas.

Guarani e Iaciara estive-ram presentes com comitiva numerosa, a cidade de Pos-se não compareceu, mas se reunirá em breve para defi-nir metas e alinhar o discur-so da oposição que afirma está unida e ter nome forte para a corrida pela sucessão municipal.

Lideres da politica gua-

raniese que fazem parte da base de apoio ao governo estadual estiveram reuni-dos pela primeira vez para discutir as eleições que se aproximam, o vice-gover-nador apresentou seu apoio, não quis interferir na esco-lha do nome e deixou para o grupo decidir a composição das chapas.

A grande surpresa foi a presença do presidente mu-nicipal do PMDB, sr. Ilde-mar, “Tucha”, que se reuniu com o grupo e colocou seu prestigio e parceria a dis-posição dos novos compa-nheiros, o líder pmdbista demonstrou toda sua insa-

tisfação com a administra-ção atual, demonstrando disposição para a batalha.

O grupo de Iaciara foi um dos primeiros a ser atendidos e voltaram para sua cidade otimistas e mais unidos, bastantes confian-tes na adesão de mais pes-soas.

Aproximação – este contato foi muito impor-tante para a politica local, a ação demonstra o ama-durecimento dos políticos, modernizando a forma de trabalho e não sobrepondo as decisões da politica lo-cal. Se expondo para deba-ter os problemas o governo

mostra sua face humana, passa confiança e a segu-rança de que não foge das obrigações.

Compromisso - Iso Mo-reira fez questão de desta-car o compromisso feito por José Eliton Júnior, em nome do governo estadual, para licitação da obras de pavi-mentação da GO-346 até a MG-188. Ao todo, serão14 quilômetros de asfalto que vão ligar a cidade de Ca-beceiras até o município de Unaí,em Minas Gerais. As obras, segundo o deputado tucano, vão começar no iní-cio de 2013. Sobre Cabecei-ras, foi solicitada também a

instalação de uma agência do Banco do Brasil no mu-nicípio.

Outra licitação que será feita de imediato, segundo Iso Moreira, é a pavimenta-ção dos 62 quilômetros que ligam Divinópolis e Campos Belos, também na região Nordeste. A boa notícia foi bastante comemorada pelo prefeito Moacir Gomes, de Divinópolis. Vale lembrar que o vice-governador José Eliton é da região e conhece muito bem as demandas do Nordeste Goiano. “Estamos satisfeitos com o trabalho do Governo”, resume Iso Moreira.

FOTOS: MAEDA

Page 4: Jornal Carta de Notícias Edição 31

4

Page 5: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA5

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

REGIÃO

ACIDENTE COM CAMINHÃO DESGOVERNADO

O promotor de Justiça Douglas Roberto de Magalhães Chegury

fez valer a lei e puniu com rigor o prefeito de Iaciara, Quintino Gilber to (PSD), na sexta-feira (20).

Inconformado com a apre-ensão de um caminhao de sua propriedade carregado de ma-deira, Quintino foi preso por ter desacatado o promotor Douglas.

De acordo com reportagem divulgada no jornal Diário da Manhã, o prefeito recolheu o veículo do local, logo apos foi tirar satisfação com Dou-glas Roberto, o acusando de “prática de ter rorismo na ci-dade.”

Dessa forma, o promotor, ainda segundo o Diário da

Manhã, solicitou à Polícia Militar a prisão do prefeito, alegando desacato de auto-ridade. Depois de f icar nove horas presos, Quintino pagou f iança de R$ 2 mil e foi libe-rado na madrugada de sábado (21).

Ao Diário da Manhã, o promotor af irma que o prefei-to cometeu crime ambiental e alterou o local da apreensão. Segundo a reportagem, Dou-glas Roberto diz que o pre-feito, “após levar o caminhão para sua residência, disse aos policiais que iria até o fórum para brigar comigo. Uma vez no fórum, no saguão, se al-terou e disse que ninguém o faria devolver o caminho, me acusou de estar ‘fazendo ter-rorismo no nordeste goiano.”

Promotor em Iaciara não teve receio de aplicar a lei contra prefeito

Acidente com cami-nhão de bebidas por muito pouco não se

transforma em uma tragédia maior. Na entrada da cida-de de Guaani um caminhão carregado de bebidas perde o freio e desce a rua principal desgovernado e só para após colidir com o posto de gasoli-na, ja na praça da cidade, por sorte ninguém ficou ferido, segundo o motorista o veícu-lo perdeu os freios e não teve como parar, a colisão destruiu uma bomba de combustível e a cede do estabelecimento, o motorista segundo informa-ções sofreu algumas escoria-ções e nada mais grave. O sus-to foi muito grande e a julgar pelas imagens percebe-se que realmente foi um milagre não ter acontecido uma tragédia com proporções maior.

Em resposta ao promotor, o prefeito, negou, em entre-vista ao Diário da Manhã, que tenha cometido crime ambiental. Quintino diz que explicou ao promotor que era o proprietário da carga de ma-deira e justif icou sua atitude alegando falta de documen-tos, como auto da apreensão.

“Eu me alterei e briguei com ele. Depois disso, fui al-gemado e preso durante oito horas. Sai após pagar uma f iança”, explicou o prefeito ao Diário da Manhã, af irman-do que irá pedir retratação na Justiça.

Por conta do episódio, Quintino assinou, na terça--feira (24), um Termo de Ajus-te de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Goiás.

Fabio Lima

Guarani poderá sofrer processo de revisão eleitoralComo já denunciado

neste jornal, a cidade de Guarani apresenta

números alarmantes de eleito-res, pois quase 90% da popu-lação é composta por votantes.

A cidade apresenta alto índice de número de eleitores, Guarani de Goiás pode passar por um processo de revisão eleitoral para verificar a quan-tidade exata de eleitores no município. Assim como ou-tras cidades que possuem alto índice de eleitores, a revisão ainda pode ser feita antes da eleição municipal de 2012.

Em entrevista ao Jornal Carta de Notícias, o procura-dor regional eleitoral do Mi-nistério Público Federal em Goiás (MPF-GO), Marcelo Ribeiro de Oliveira, confir-mou que existem casos seme-lhantes ao de Guarani de Goi-ás que estão passando por um processo de revisão eleitoral.

Segundo o procurador eleitoral, representantes de Aporé, com 98,67% de elei-tores, e Buriti Alegre, com 122,65% de eleitores, entra-ram com processo de revi-são eleitoral. “A situação em Guarani de Goiás parece ser irregular e seria possível tra-balhar nesse sentido”, explica Marcelo Ribeiro.

Em março de 2011 o Carta de Notícias mostrou que quase 90% da população de Guarani

de Goiás é composta de elei-tores, média bem superior a outros municípios da região Nordeste de Goiás, como as vizinhas Posse e Iaciara. Se-gundo o procurador eleitoral, um pedido formal para o pro-motor ou Tribunal Regional Eleitoral pode desencadear no processo de revisão eleitoral.

Confira trechos da entre-vista concedida pelo procura-dor eleitoral.

Como o sr. analisa a ques-tão de Guarani de Goiás ter quase 90% de eleitores?

Isso não é uma situação

única de Guarani de Goiás. Existem cidades que estão nessa situação e esse fato pre-cisa chegar formalmente ao nosso conhecimento. Existe previsão legal para se ado-tar um procedimento que se chama revisão de eleitoral. E nada mais do que é sanar uma suspeita que se tenha a respei-to da regularidade de eleitores cadastrados em determinada cidade.

Existem cidades, que tem um percentual de eleitores, considerando a população, muito exacerbado. Existem cidades que chegam a ter 122% de eleitores. Ou seja,

mais eleitores do que a popu-lação. E o processo de revisão é um recadastramento dos eleitores, para verificar onde eles moram. Hoje em dia se tem inscrição de morto, ins-crição em duplicidade, eleitor itinerante, principalmente na região do Entorno do Distri-to Federal. Quando é eleição estadual, as pessoas viram eleitores no Distrito Federal. Quando é municipal os elei-tores transferem o título para as cidades da região. E pelo relatado Guarani de Goiás é uma cidade candidata a ter a revisão eleitoral.

Como é feito o pedido de revisão eleitoral?

Chega uma comunicação do promotor ao Tribunal Re-gional Eleitoral (TRE) avaliar o caso. Nessas situações de discrepância muito grande, acaba sendo o grande motiva-dor do processo. E aí ocorre o recadastramento eleitoral de todas pessoas da cidade.

Ainda é possível realizar essa revisão neste ano?

Acredito que se não tiver um procedimento em anda-mento não seria possível. Só em casos excepcionais. Mas a situação em Guarani de Goi-

ás parece ser irregular e seria possível trabalhar nesse sen-tido.

Existe uma média acei-tável de quantidade de elei-tores?

Existem muitas variáveis. Cidades com faixa etária me-nor com eleitores de 16 anos, influência, por exemplo. Exis-tem cidades dormitórios, em que não espera um percentual grande de eleitores. O que nós vemos é caso de discrepância muito grande, em que não se tem 90% da população com idade para votar. Isso é evi-dente.

Para Walter Moreira, maior prejudicado na ultima eleição essa re-

visão eleitoral tem mesmo que acontecer, “é preciso resgatar a condição democrá-tica para escolher nossos re-presentantes, a justiça tinha mesmo que manifestar e já esta se manifestando tarde”, Walter afirma que se não fos-se as fraudes ocorridas nas transferências de votos o re-sultado das urnas teriam sido diferentes, ele acredita que venceu a disputa com uma margem de 100 a 200 votos, isso se fosse considerados apenas os eleitores de direito no município.

Para que não ocorra mais injustiças e que a po-pulação local possa escolher seus representantes com liberdade e soberania é re-almente necessário que seja estabelecido a ordem e a de-mocracia na zona eleitoral do município.

Walter é favorável a revisão eleitoral

Page 6: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA6

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

PÁGINA6

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

FILOSOFANDO

O que dizer de nossa juventude nos dias atuais? Esta é uma pergunta pra mui-tos de nós bastante intrigante.

Como Pastor Presbiteriano, deixe-me tra-zer uma reflexão sobre o assunto no texto bí-blico de Eclesiastes 11:9: “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos cami-nhos que satisfazem ao teu coração e agra-dam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas cousas Deus te pedirá contas”.

Antes de mais nada, este texto bíblico nos revela um acerto de contas entre o cria-dor e a criatura um dia. O próprio Criador, O Deus de todas as coisas e autor da própria vida, criou a vida (homem: macho e mulher os criou sua imagem e semelhança – Gênesis 1:27). O Criador disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa seme-lhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e so-bre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1: 26-27)

A Bíblia nos diz que somos criados por Deus. Aplós o nascimento, segue-se as fases da vida: 1. criança; 2. adolescência; 3. juven-tude; 4. fase adulta.

Para muitos, uma das fases mais belas da vida é a juventude. É na juventude que se des-lumbra as idéias, as conquistas, as alegrias, as vitórias. A juventude é uma fase da vida realmente muito bela. O próprio texto bíblico supra citado, inicia-se com uma convocação ao jovem em estar “em alegrar-se em sua juventude”. Uma segunda convocação a este jovem é a “recreação do coração nos dias da mocidade.” Uma terceira convocação a este jovem é o do “andar pelos caminhos que sa-tisfazem ao coração.” Uma quarta e última convocação do Rei Salomão ao jovem é em “estar agradando aos olhos.”

Diante desta tão sublime convocação de Deus ao jovem, como observamos a juven-tude de hoje? Em primeiro lugar, em total descumprimento desta convocação de Deus ao jovem, como observamos a juventude de hoje? Em primeiro lugar, em total descumpri-mento desta convocação! A juventude de hoje por incrível que nos pareça, não é alegre! Esta juventude de hoje lastimavelmente, é uma consumidora compulsiva de drogas. Muito cedo nesta juventude eles se tornam pais e mães. A juventude de hoje tem desrespeitado seus pais trazendo assim complicações a suas vidas (Efésios 6:1-3; Colossenses 3:20). A ju-ventude de hoje não reconhece a Deus como Senhor e criador, porque não existe amor a Deus em seus corações. Na verdade, a juven-tude de hoje prefere conhecer àquilo que o mundo oferece do que há de melhor no que

Deus tem par oferecer. A juventude de hoje aprendeu de modo assustador a tirar a vida de seu semelhante. O que observamos na juventude de hoje é uma tristeza juntamen-te com uma depressão que se alia ao medo, à confusão, ao nervosismo e uma ansiedade incontrolável que os arrebatam muitas das vezes a uma uncapacidade de decidir entre o certo e o errado! A juventude de hoje não tem valorizado o que lhe é mais importante: A EDUCAÇÃO!

Sem a educação na vida desta juventude atual não há crescimento, cidadania, respeito e amor!!!

No texto bíblico de Eclesiastes 11:9, su-pra, nos fala de um acerto de contas de Deus com esta juventude que ao longo dos tempos está envelhecendo. Um dia todos nós presta-remos contas a Deus de nossos atos!

Diante do exposto o que podemos fazer em termos de contribuição ou de importância para vermos em dias melhores uma juventude que tenha os olhos abertos para a vida? Em minha opinião como Pastor preocupado com a intrigante situação creio que a resposta está na pergunta, ou seja: O importante para a juventude de hoje é em a mesma estar valorizando àquilo que lhe é importante. Deixar tudo àquilo que a conduz a uma maldade aparente e começar a caminhar aprendendo àquilo que lhe é melhor: o va-lor aos pais, à educação, o amor de Deus!

Podemos como sociedade de Posse jun-tamente com as igrejas, famílias e escolas, empenharmo-nos no ensino de valores im-portantes aos nossos jovens, conduzindo-os a uma reflexão de que o importante não é o aqui e agora, mas o futuro, pois a nós não nos pertence. Nossa juventude tem que pensar no futuro de suas vidas. Um futuro saudável e feliz. Um futuro dinâmico. Um futuro fami-liar de amor ao próximo e a Deus.

Encerando este humilde artigo deixo a minha mensagem: “Que a juventude de pos-se possa estar conhecendo a Deus na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo que morreu numa cruz derramando seu sangue precioso para perdoar multidões de pecados e trazer vida a muitos jovens encarcerados pelas forças do mal.” Que a juventude de Posse esteja va-lorizando a educação e a família que são veí-culos fundamentais para a formação de seres humanos íntegros. Que a juventude de Posse entenda a convocação de Deus em suas vidas para desfrutarem dias melhores que tanto al-mejamos ter.

Assim seja!

Ver. Antônio Júnior (Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Posse/GO)

As campanhas pela paz são algo presente no cotidiano de várias

nações. Os discursos inflama-dos a favor do desarmamento convencem muitos cidadãos de boa vontade de diversas so-ciedades. No entanto, não se fala na violência intelectual, cultural e ideológica que agri-de a reta consciência, mais que as armas agridem o corpo.

Um exemplo são as propagandas sobre a AIDS, cuja maior arma para preven-ção, de acordo com os go-vernos em diversas nações, é a camisinha. No entanto, não passam de pseudodefe-ão passam de pseudodefe- passam de pseudodefe-sas. A FDA (Food and Drugs Administration), comitê que aprova remédios e alimen-

tos para serem consumidos nos EUA, estudou 430 mar-cas com 102.000 preservati-vos; 165 fabricadas nos EUA com 38.000 preservativos e 265 marcas estrangeiras com 64.000 preservativos. O resul-tado da pesquisa verificou que 12% das marcas de estaduni-denses e 21% das estrangeiras não tinha um nível suficiente de qualidade. Aceitando essa taxa de defeitos, a probabili-dade de falha no caso do pre-servativo seria de 20,8% anual se mantivessem relações uma vez por semana e de 41,6% se fossem duas vezes por sema-na, afirma o estudo. Em 1992, o Dr. Ronald F. Carey, pesqui-sador da FDA, introduziu mi-croesferas de poliestileno do diâmetro do HIV em preser-vativos que tinham superado positivamente o teste da FDA e os submeteu a variações de pressão similares às que se produzem numa relação sexu-al: um terço deles perdeu entre 0,4 e 1,6 nanolitros. Numa re-lação sexual de dois minutos, com um preservativo que per-de um nanolitro por segundo, passariam 12.000 vírus de HIV. Este vírus é 450 vezes menor que o espermatozói-de. Em 1991, Uganda contava com uma taxa de infecção de 20%, enquanto que no ano de

2002 tinha descido aos 6%, em virtude de uma política sa-nitária centrada na fidelidade e na abstinência, não no pre-servativo, à diferença de Bot-suana, Zimbábue e África do Sul que ainda ocupam os pri-meiros lugares nos contágios. Várias outras autoridades, como Dr. Richard Smith, es-pecialista americano no estu-do da transmissão da AIDS, o presidente da Cruz Vermelha Mexicana, José Barroso Chá-vez, e o descobridor do HIV, Luc Montagnier, entre outros, afirmaram a ineficácia da ca-misinha e o valor da abstinên-cia sexual, após a realização de estudos sérios. Baseado nestes estudos, o ex-presiden-te dos Estados Unidos, George W. Bush, disse aos participan-tes do Encontro Internacional sobre Abstinência em Miami, entre os dias 26 e 28 de julho de 2001: “A abstinência é a única maneira eficaz e infa-lível de eliminar o risco de infecção por HIV, doença de transmissão sexual e gravidez indesejada. A abstinência não somente quer dizer não, impli-ca em dizer sim a um futuro mais saudável e feliz. A abs-tinência é 100% segura, 100% eficaz e em 100% do tempo”. (http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/9223-preser-

VIOLÊNCIA PACÍFICAvativos-a-verdade-completa--deve-ser-proclamada)

Em Goiás, entraram em circulação, em dezembro de 2011, panfletos do Governo do Estado que exibem frases e figuras no mínimo curio-sas. Falam que, independente de cor, raça, idade, ou orien-tação sexual, toda forma de amar vale a pena. Esta “for-ma de amar” é o que exata-mente? Perdão, compreensão, superação, companheirismo, advertências sobre erros, ou sexo pura e simplesmente? Se é “toda”, é possível inferir que pode haver relações entre pessoas do mesmo sexo, com animais, com crianças, com pessoas casadas? Que amor é esse? Se não era essa a inten-ção do referido panfleto, por-que não foi mais claro? Duas outras figuras interessantes são de uma moça que disse ter adquirido o vírus HIV devido a uma relação sem camisinha, mas que agora só terá relações com camisinha. Porque o pan-fleto não fala sobre a inefici-ência da camisinha diante do vírus HIV? Em outra figura, estão duas moças abraçadas, e uma diz que gosta de meninas e reafirma a importância da camisinha.

O panfleto ainda menciona que a camisinha é importante

em relações “vaginais, orais e anais”, além de repetidas menções contra o “preconcei-to”. Mas porque os homosse-xuais podem desfilar nas ruas semi ou totalmente nus? Por-que podem defender sua ide-ologia sem prejuízos e exigir que os heterossexuais sejam amordaçados? Se alguém não concorda com suas atitudes e conduta e não deseja isto para seus filhos, porque é obrigado a ouvir e ficar calado? Isto não é preconceito? Não é violên-cia?

Além destas, outras podem ser citadas: a imposição do suicídio assistido, comumen-te chamado de “eutanásia”, que aflige tantos idosos e faz com que muitos holandeses fujam para a Alemanha para se livrarem da eutanásia nos asilos (Aquino, 2009); o abor-to, que priva o ser humano indefeso e sem culpa alguma por atos violentos do primeiro de seus direitos: nascer. Ape-sar disto, leis e normas mu-nicipais, estaduais e federais de diversos países em todas as regiões do mundo, inclusi-ve no Brasil, permitem que o dinheiro público, advindo dos pesados impostos que os cida-dãos pagam, sejam utilizados para assassinar as crianças ainda no seio de suas mães. E

a propaganda a este respeito é tão convincente que, aliado ao relativismo, à falta de convic-ção religiosa, à secularização do Estado e ao rompimento e desrespeito à tradição, arrasta multidões.

O relativismo, a falta de convicção religiosa, a secula-rização do Estado e o rompi-mento e desrespeito à tradição também foram conseguidos à custa de pesada propaganda e imposição armada violen-ta. Quando perceberam que esta não funcionava mais, passaram a institucionalizar a violência e exigir o desar-mamento. Obviamente, são inadmissíveis os horrores da guerra, bem como todos os prejuízos que ela traz consigo. No entanto, quem prega o de-sarmamento usa meios ainda mais pesados para impor, e, não raro, também a própria arma. Quer violência mais gritante que a hipocrisia?

Assim, a ausência de ar-mas não significa paz, e os campos de batalha são, muitas vezes, as palavras, os exem-plos, a sólida formação. Não pegar em armas propriamen-te ditas não significa que não há necessidade de combater a violência.

Paulo OliveiraJornalista

“Gente jovem”Protesto de pais em GuaraniIndignados com a atitude to-

mada pela Secretaria de Edu-cação da cidade, diversos pais demostram suas insatisfações veículando um abaixo assina-do para mostrar o número de pessoas insatisfeitas com a mu-dança.

Outros pais que prefiriram não aparecer se dizem contrá-rios a atitude da secretaria tam-bém.

Uma mãe emocionada bus-cou a Rádio Cultura FM para protestar, seu apelo era para os

pais fossem ouvidos para apre-sentarem as justificativas do descontentamento geral.

O motivo de tanta idgnação é pela falta de dialogo e impo-sição do orgão que comanda a rede escolar municipal.

Pais estariam inconforma-do com a tranferência de seus filho para outra escola, os pais alegam que além de mais longe a outra não ofereci a mesma se-guraça.

Ainda segundo uma protes-tante a secretária D. Maildes de

Oliveira ainda não se manifes-tou.

Os contrarios a decisão to-mada pelo orgão, buscaram ajuda no Ministério Público e aguradam o posicionamento do orgão.

Esperamos que os proble-mas sejam sanados e que a po-pulação possa ter a ordem esta-belecidade, crianças não podem ficar fora das salas de aula por um problemas tão simple, estes pais não querem tumulto eles buscam ordem e respeito.

Page 7: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA7

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

ESPECIAL POSSE Francisco Leandrof ranciscoleandroposso@gmail .com

O Dr. Renato Rodrigues de Oliveira, Delegado de Policia Civil esta

atuando em Posse há mais de um ano, e como ele explica, conhecendo a cidade facilita a execução dos trabalhos .

No ano de 2011 a Polícia Civil de Posse trabalhou de forma rápida na solução dos crimes graves, de modo que praticamente nenhum crime de grande repercussão ficou sem solução. A Polícia Mi-litar de Posse, sem dúvida, com seu eficiente trabalho os-tensivo, mostrou-se parceira em todas estas ocorrências. O Ministério Público e o Poder Judiciário local colaboraram para que diversas pessoas de alta periculosidade permane-cessem detidas, o que tam-bém auxiliou sobremaneira na prevenção da prática de atos criminosos, tornando a cidade mais segura.

Há de mencionar ainda o trabalhado do GENARC, Grupo Especial de Repressão a Narcóticos, sob o comando do Delegado Dr. Vicente, que efetuou a prisão de diversos

traficantes, fazendo com que abaixasse e inibisse o numero de casos de entorpecentes em nossa cidade. Como se sabe, o tráfico de drogas fomenta diversos outros crimes, e o combate ferrenho ao tráfico auxiliam na redução da cri-minalidade como um todo.

No que tange somente ao trabalho da 13ª Delegacia de Posse, foram enviados ao Fó-rum desta comarca no ano de 2011 um total de 130 inquéri-tos policiais (onde se apurou a ocorrência de crimes mais graves, com pena superior a 02 anos), 353 termos circuns-tanciados de ocorrências (cri-mes menos graves, com pena de até 02 anos) e 44 boletins de ocorrências circunstancia-dos (envolvendo menores de idade), sendo que diversos mandados de prisão foram cumpridos, retirando do seio da sociedade elementos con-siderados perigosos.

Pretendemos neste ano de 2012 intensificar os trabalhos referente aos inquéritos que foram instaurados nesta De-legacia de Polícia e ainda não

concluídos, dando atenção especial aos inquéritos onde são apurados crimes con-siderados mais graves. São diversos casos que, uma vez realizada a apuração e obti-dos elementos que demons-trem tanto a existência como autoria do crime, farão com que certos indivíduos possam responder por estes delitos perante a Justiça e, conforme o caso serão presos.

Um dos problemas en-frentados pela Polícia Civil que acabam atrasando as in-vestigações é a falta de um IML na cidade, bem como a falta da Polícia Técnico Cien-tífica, para a realização de perícias. Em grande parte dos delitos, o laudo pericial é es-sencial para continuação das investigações ou para conclu-são do inquérito.

Outro problema enfrenta-do é o baixo efetivo de poli-ciais civis. No entanto, o novo concurso da Polícia Civil do Estado de Goiás está por sair, o que permitirá a lotação de diversos agentes e escrivães em Posse. Importante frisar

que o Delegado Regional Dr. Carlos Raimundo já está tra-balhando para que os novos policiais venham para cá e permaneçam por aqui, pois de nada adiante virem para cá e logo depois saírem para

Polícia Civil faz balanço positivo das ações

Polícia ganha mais uma contra o tráfico de drogas em Posse

Policiais Civis do GE-NARC, da 13ª Delega-cia Regional, sediada

em Posse, sob o comando do Delegado de Polícia Dr. Vi-cente de Paula Silva e Olivei-ra, prenderam em flagrante, Evando Rodrigues. Com ele, foram apreendidos dois ce-lulares, uma câmera fotográ-fica digital, maconha, crack, cocaína e dinheiro, além dos documentos de outros trafi-cantes e de remédios de uso controlado sem receita mé-dica. Evandro vinha sendo investigado pelo GENARC havia três meses, de acordo com o Delegado Dr. Evando ele estava atuando na cidade de Posse na distribuição de drogas, juntamente com ou-tros traficantes presos pelo GENARC.

Segundo ainda o delegado Dr. Vicente, Evando é sus-peito de ser um dos abaste-cedores de entorpecentes da cadeia pública local. Em sua

residência foram apreendidos documentos de dois trafican-tes presos pela Polícia Ci-vil na operação “Integração contra o tráfico”, deflagrada no dia 05 último. As investi-gações apontam que Evando aliciava menores para reali-zar o tráfico, transformando

Foi Realizado no ultimo dia 10 de de-zembro de 2011, uma bela cerimônia de batizado da linda Maria Giulia, filha do

casal Alex Alexandre e Aline. A cerimônia foi realizada na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe na cidade de Luziânia Goiás, en-torno de Brasília. Todo feliz e com muita hon-ra de ser o padrinho da pequena Maria Giulia estava o nosso amigo Francisco Leandro que é primo do Alex.

A cerimônia teve a presença de toda famí-

suprir a carência em outras cidades.

Uma boa mudança que deverá ocorrer na delegacia de Posse, já para este mês de fevereiro ou março, é o fun-cionamento da delegacia du-

rante 24 horas por dia.“Sem dúvida, se isto ocor-

rer, haverá um enorme ganho para a população e grande agilidade na tramitação dos procedimentos”, afirma o de-legado Drº Renato.

adolescentes em “aviões”, pessoas responsáveis pela dis-tribuição de drogas na cidade, além do transporte de maiores quantidades provenientes de outros municípios, destinadas a abastecer o mercado consu-midor da droga em Posse.

Alegria e fé no batizado de Maria Guilia

lia, que após a Igreja foram festejar o sacra-mento com muita alegria comemorando este dia especial para todos.

O Mixirica do Forro também esteve pre-sente, foi de Posse especialmente para alegrar ainda mais a festa da pequena Giulia, garan-tindo a alegria de todos os convidados.

O padrinho, Francisco, deseja felicidades a toda família.

UEG Posse realiza II Sarau Literário

De repente o telefone toca, atendo. Era um convite para compa-

recer à UEG/Posse, onde es-taria acontecendo na noite do dia 13 de setembro o II Sarau Literário organizado pelos fu-turos letrados daquele Centro Acadêmico. Sei da qualidade dos eventos organizados por aqueles amigos do mundo das letras. Sempre tudo muito bem organizado.

Houve uma grande con-centração de informações em um curto espaço de tempo, mas tudo com muito bom gos-to, muito boa vontade por par-te dos alunos integrantes das apresentações.

A acolhida feita pelas pro-fessoras Doralice Santiago e Sara Souza fez com que eu me sentisse muito à vontade, além de vez por outra estar cum-primentando e sendo cum-primentado por ex-alunos dos bons tempos de Josefa, Maria Leite e Guarda-mirim. Al-guns no curso de Letras, ou-

tros Matemática, etc. É muito bom ver e testemunhar o pro-gresso das pessoas.

Muito boas as apresen-tações feitas pelos acadêmi-cos retratando as diferentes escolas literárias brasileiras: Realismo/Naturalismo, Ro-mantismo, Poetas Goianos (onde fui surpreendido pelos acadêmicos do 4º Ano de Le-tras que trouxeram um poema de minha autoria recitado por acadêmica da turma).

As apresentações muito talentosas, com cerimonial realizado pelo amigo Paulo da Mata Santana, pela aluna Áu-rea Almeida e outros.

Houve inclusive apresen-tação de peças teatrais e, pas-mem: CI-NE-MA! Meninas travestidas dos personagens do livro “O cortiço”. Inclusive a Bertoleza e o João Romão. Parabéns a todos!

Melchisedeck Almeida Campos Perez

Page 8: Jornal Carta de Notícias Edição 31
Page 9: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA9

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

INFORME PUBLICITÁRIO

Como já é tradição este ano não poderia ser diferente e a virada de

ano foi um grande sucesso.Para comemorar a chegada

do ano novo a prefeitura con-tou com a colaboração dos fun-cionários e comunidade, assim a cidade não deixou nada a de-sejar na organização de mais

Posse realiza festa de reveillon para o povo

este evento.Dados da prefeitura mos-

tram que uma multidão de mais de cinco mil pessoas lotaram a Praça da Liberdade e comemo-raram com muita paz e alegria a chegada do novo ano, oportu-nidade que o prefeito reservou para comunicar a população os investimentos para este ano.

O evento teve iniciou às 23 horas, do ultimo dia do ano e foi marcado com grandes apre-sentações dos artistas locais e o mega show da banda baiana Carimbada do Axé, que encan-tou a platéia. Todas essas atra-ções fizeram da virada de ano um momento inesquecível.

Este ano a prefeitura de

Posse apresentou muitas novi-dades como por exemplo es-truturas de palco, som e ilumi-nação digna de mega eventos, proporcionando conforto e se-gurança aos artistas, autorida-des e a todos os presentes.

O prefeito Paulo Roberto participou da festa e no mo-mento da contagem regressiva

desejou a todos presentes um feliz Ano Novo e antecipando que o ano de 2012 será de mui-tas realizações.

A festa de comemoração de ano novo foi totalmente tran-quila, sem violência.

O prefeito Paulo Roberto aproveito a oprotunidade para comunicar e deixar o convite

a todos que em Fevereiro Pos-se promoverá mais um grande espetáculo de Carnaval. Uma festa que promete aquecer o comercio com a chegada de foliões de várias cidades e es-tados.

A prefeitura promoverá o carnaval na Praça, aberto para toda comunidade.

nossa cidade nossa

Page 10: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA10

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

RETRANCA

Para quem não conhece o Programa Educacional de Resis-tência às Drogas – Proerd, ele é aplicado pela Polícia Militar em todos os estados do Brasil, visan-do orientar crianças no combate ao uso abusivo de drogas e in-centivando ao não envolvimento com ações de violência. O 24º Batalhão de Polícia Militar, co-mandado pelo Tenente Coronel Marcos Alves dos Santos aten-deu a 2670 (duas mil seiscentos e setenta) crianças só neste ano de 2011, em turmas do 3º Ano e 5º Ano. Lançando o programa nos municípios de São Domingos, Divinópolis e Mambaí evidencia--se uma vez mais a preocupação constante do Comandante do Ba-talhão Araras em ver reduzidos os índices de drogadicção.

POSSEDentro do novo estilo de apli-

cação do Proerd, foram atendi-das turmas de 3º Ano em Posse e turmas de 5º Ano em Posse e em toda a região. As turmas de 5º Ano da zona urbana e as de 3º Ano foram atendidas pela Sd PM Elaine de Paula Oliveira Amaral – que também cuidou da ornamentação com os jovens do Projovem e todo apoio da Profes-sora Lorena, enquanto o ST PM Melchisedeck Perez atendeu às turmas de 5º Ano das escolas da zona rural de Posse(Nova Vista, Rodovilândia, Barbosilândia, Jatobá e Cachimbo), além das escolas de Mambaí e Guarani de Goiás.

A presença do Major PM Wa-shington da Silva Melo na presi-dência da mesa diretiva, trouxe muita descontração ao evento que teve o apoio da Subsecreta-ria Regional de Educação (para a ornamentação fornecendo os ba-lões), da Secretaria Municipal de Educação, inclusive com sábias palavras proferidas pela Secretá-ria de Educação, Professora Ruth Veiga, apoio da professora Lo-rena e sua equipe do Projovem, da Novita Calçados, Baby Art’s, Supermercado Jason, Nacional Calçados, VIP Contabilidade, Sistema Educacional Universal (SEU), Fabrício Pacheco e CON-SEG, na pessoa do seu presiden-

te, Riovaldo Roncen, com apoio do Ministério Público. Após o evento os presentes foram para seus lares, com a felicidade de te-rem participado de momentos de alegria e emoção.

MAMBAÍFoi emocionante a formatura

do Proerd na cidade de Mambaí, que acolheu o programa pela pri-meira vez. Ornamentação e orga-nização por conta da Secretária Municipal de Educação, Profes-sora Ismênia, juntamente com a diretora da Escola Mul João Ferreira, Professora Rivailda. As professoras regentes das turmas que receberam a aplicação do Proerd participaram ativamente da formatura. Era evidente a ale-gria das crianças e a satisfação dos pais que ali compareceram. Houve também uma turma da Escola Millena, instituição par-ticular dirigida pela Professora Elenisa.

A Prefeita de Mambaí, Sra. Maria do Socorro, mais do que comparecer ao evento, falou da sua satisfação com a aplicação do programa em sua cidade, prome-tendo ao Subtenente Melchisede-ck Perez, Instrutor do Programa, ainda mais apoio no ano de 2012. Quem também fez uso da palavra exaltando a importância do pro-grama foi o Capitão PM Manoel Rubens de Faria, Comandante da Companhia de Alvorada do Nor-te. Após o evento houve distribui-ção de lanche para os presentes.

GUARANI DE GOIÁSSempre contando com o apoio

do Prefeito Zé Augusto e da Pri-meira Dama, Dona Aparecida, o Proerd foi aplicado mais uma vez na cidade de Guarani de Goiás, pelo Subtenente Melchisedeck Perez, diplomando na ocasião 45 alunos que foram capacitados na arte de saberem dizer não às drogas e à violência, que é o pro-pósito deste grande programa. A aluna Carla Núbia, autora da melhor redação da escola, chorou de emoção ao ser premiada com um celular já com chip e bônus para ligação. Após o evento hou-ve distribuição de lanche para os presentes .

ta do competente Aízio Pinheiro. Dos mais saborosos o lanche ser-vido a todos os presentes.

DIVINÓPOLISMais uma cidade que recebeu

a aplicação do Proerd pela pri-meira vez, tendo como instrutor o Subtenente Melchisedeck Pe-rez, que teve todo apoio desde o primeiro momento por parte da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educa-ção, com o envolvimento direto inclusive em sala de aula da Se-cretária de Educação, Professora Cida Cirineu. Fundamental para o êxito do programa o apoio do 1º Sgt Aldy de Castro Serrano, Cmt daquele pelotão e do 1º Sgt PM Ildon Cardoso da Silva, Cmt do DPM. Os alunos, como ocorre em todos os locais se envolve-ram com o programa de maneira muito afetiva e compreenderam a importância de iniciar-se uma caminhada na adolescência longe das drogas. A formatura ocorreu no Clube Monjolo, um clube mu-

nicipal com belíssima estrutura, inclusive um lago com pista para caminhada ao seu redor, com a presença inclusive de vereadores daquele município. O Proerd foi aplicado inclusive no Povoado Riacho Seco, que fica a 33 km da cidade, mas o instrutor foi até lá sempre em companhia da Di-retora das escolas rurais. Após o evento houve distribuição de lan-che para os presentes.

CAMPOS BELOSA permanência do Instrutor

Subtenente Melchisedeck Perez no excelente Hotel Vitória na cidade de Campos Belos foi de-monstração clara do apoio que a prefeitura presta ao Proerd, o que foi consolidado com a pre-miação aos alunos das 11 (onze) turmas envolvidas, com a entre-ga de onze bicicletas, sendo dez por parte da prefeitura e uma por parte de empresa local. A orna-mentação ficou a cargo dos fun-cionários da Escola Municipal Professora Jandira da Silva Ai-

res. Após a formatura foi servido um lanche aos presentes.

A presença da comunidade e de autoridades como o Prefeito Municipal, Sr Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha, da Secre-tária de Educação, Professora Odiva Silva Xavier, do Juiz de Direito da Comarca de Campos Belos, Dr Paulo Afonso de Amo-rim Filho e do representante do Ministério Público, Dr. André Luis Ribeiro Duarte são demons-trações inequívocas do apoio que o programa tem naquela região, inclusive com pedido do Promo-tor para que o vizinho município de Monte Alegre também venha a ser contemplado com o programa no ano de 2012.

E 2012?A Polícia Militar já está inician-

do os contatos para a aplicação do Proerd em toda a região... Quem luta contra as contras, diz o Subte-nente Melchisedeck Perez em um de seus poemas, não luta contra o mal, mas busca oferecer o bem.

Proerd forma turmas no nordeste goiano

Para quem não conhece o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, ele é aplicado pela Polícia Militar em todos os estados do Brasil, visando orientar crianças no combate ao uso abusivo de drogas e incentivando ao não envolvimento com ações de violência. O 24º Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo Tenente Coronel Marcos Alves dos Santos atendeu a 2670 (duas mil seiscentos e setenta) crianças só neste ano de 2011, em turmas do 3º Ano e 5º Ano. Lançando o programa nos municípios de São Domingos, Divinópolis e Mambaí evidencia-se uma vez mais a pre-ocupação constante do Comandante do Batalhão Araras em ver reduzidos os índices de drogadicção.

Homenagens ao Proerd e subtenente Perez

NOVA ROMAPela primeira vez recebendo a

aplicação do Proerd, o povo de Nova Roma através da Prefei-tura e Secretaria Municipal de Educação, prestaram todo apoio necessário ao Sd PM J. Santos que mais uma vez demonstrou liderança, organização e compe-tência na condução dos trabalhos naquele município. Foram distri-buídas três bicicletas aos alunos autores das melhores redações (duas pela prefeitura e uma por empresa local) e prêmios em di-nheiro aos que ficaram em segun-do lugar, inclusive com premia-ção oferecida pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Iaciara, o vereador Marcos Bó e também pelo próprio instrutor Sd J. San-tos. O Subtenente Melchisedeck Perez e a Sd PM Elaine de Paula foram participar da formatura, que teve o cerimonial apresenta-do pelo brilhante Vilmundson, da Rádio, de Iaciara. Após o evento houve distribuição de lanche para os presentes.

IACIARANovamente a Prefeitura Muni-

cipal de Iaciara deu um verdadei-ro show, como na maioria das ci-dades que receberam a aplicação do Proerd. O Prefeito, Sr Gilberto Quintino de Paula, juntamente com o Secretário de Educação, Professor Tiago, deram todo apoio ao Instrutor do Proerd, Sd PM Joaquim Moreira dos Santos. A estrutura e ornamentação do espaço onde ocorreu a formatu-ra chamam a atenção pela sim-plicidade e funcionalidade. É o Centro Cívico de Iaciara. Foram distribuídas para os alunos que receberam a premiação 11 (onze) bicicletas, para os autores das melhores redações. O Sargen-to Arécio, Cmt daquele Pelotão, deu todo apoio para que o Sd PM J Santos pudesse se dedicar integralmente à aplicação desse programa que é apenas, o melhor programa de prevenção às drogas no mundo. Também presentes, o Presidente da Câmara Sr Marcos Bó, Vereador Matias, Presidente do Conseg, o Subtenente Perez e a Sd PM De Paula. Fotos por con-

O Colégio Estadual Coronel Ernesto Antô-nio de Araújo, dirigido pela professora Lara, através da turma do 5º Ano “B”,

através da sempre competente e perfeccionista Professora Elide, juntamente com todo corpo docente do colégio, organizou uma homenagem das mais emocionantes aos instrutores do Proerd Subtenente Melchisedeck Perez e Sd PM Elaine de Paula. O primeiro, por palestra realizada junto aos alunos no combate ao uso abusivo de drogas, pelo trabalho junto ao Proerd e pelos 20 anos de Polícia Militar; a Sd PM de Paula, por conta da aplicação primorosa das aulas do Proerd. Desta-que por conta da presença de pessoas da cidade, como o Doutor Eltim, pai do vice-governador do Estado de Goiás, os Vereadores Gessivando (“Choca”) e Diogo, inclusive Choca foi apresen-tado como padrinho da turma. Outro padrinho da

turma que prestou a homenagem foi o empresá-rio Ivon Valente, Diretor da Rádio Cultura. Quem também compareceu ao evento foi a diretora da Escola Eva Rosa da Silva, Professora Sebastia-na, deslumbrante, diga-se de passagem. Também esteve presente a ex-primeira dama de Posse, Margareth Valente. Presenças de destaque, o marido da homenageada, o Sr Alex, funcionário da Justi; a professora Vânia Oliveira, diretora da Escola Avani Pereira da Rosa e Silva e a Secre-tária daquela unidade escolar, a professora Agda Salbego; as colegas de Curso de Letras do Sub-tenente Perez, Ana Rangiele e Penha. Destaque maior por conta dos belíssimos textos apresenta-dos pelos alunos da turma, além de uma ligeira encenação marcando a presença no ambiente de Jesus, Maria e José, personificados nos alunos da educação inclusiva Francisco e Elson e a bela.

FOTO: AIZIO PINHEIRO

FOTO: AIZIO PINHEIRO

Page 11: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA11

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

RETRANCA

IMPACTO: Professora Terezi-nha, como fazer para conciliar três funções tão intensas: Dona de casa, Professora e Vereado-ra? TEREZINHA: Não é apenas por ser mulher que penso assim, mas ainda que tenha uma secretária do lar, a mulher que trabalha fora continua responsável por tudo que acontece em casa, tendo e man-tendo tudo sob controle para que não venha a se perder. Faço tudo com amor! Ao sair de casa sei que aquele é meu espaço e que ali es-tão os que amo e me amam de for-ma diferente. Amo ouvir a palavra mamãe. Vivi a vida inteira para isso. Na escola, vejo em cada es-tudante uma pessoa pela qual es-tou contribuindo como educadora para que tenha uma visão globali-zada de mundo e que está ali es-perando de mim o melhor que eu possa oferecer. Amo ser chamada de professora e desenvolver esse papel com dedicação e amor. Sou para os estudantes amiga e pro-fessora a quem deixo transparecer confiança e respeito, os estudantes são alicerce fundamental para um mundo melhor. Ao chegar à Câ-mara de Vereadores, ao elaborar ou votar projetos faço pensando naqueles que confiaram a mim a responsabilidade de ser os olhos do povo, até mesmo na fiscaliza-ção das ações do Poder do Execu-tivo. Então sou vereadora porque o povo decidiu que eu deveria ocupar tão importante função na sociedade. Ali na tribuna não sou apenas a vereadora, mas a dona de casa que preocupa com a família e também a professora que está atenta às funções pedagógicas e administrativas, sendo solidária aos colegas profissionais da Edu-cação em nossas lutas e anseios. Represento a cada um dos se-guimentos da minha sociedade e procuro fazê-lo de maneira digna, responsável e comprometida com o bem comum.

IMPACTO: Professora, a socie-dade a conhece e Impacto trou-xe esta informação na edição passada, como pessoa muito en-volvida com obras sociais. Como sobra tempo?TEREZINHA: Não é que sobre tempo: alguém tem que fazer. Temos um grande número de pes-

soas carentes esperando alguém que lhe estenda a mão; minha mão apenas faz parte do meu cor-po, mas sua função é cuidar dos menos favorecidos. Não podemos esperar que o poder público faça tudo, até porque é complicado que as coisas que as pessoas preci-sam venham dos cofres públicos, que tem outros compromissos a cumprir muitas vezes para com aquelas mesmas pessoas com ou-tros programas assistenciais. Veja que também tenho me preocupa-do em outros aspectos como, por exemplo, penso no plano de car-reiras para todos os servidores do município, cada um em sua área. O foco atual é lutar por essa con-quista para a área da saúde, como já foi feito por outras áreas, como a da educação.

IMPACTO: Parabéns pelos pla-nos de carreira em pauta, mas o paternalismo não torna o que recebe o benefício em um aco-modado?TEREZINHA: De maneira algu-ma irei me preocupar com isso! Então não seria caridade! A cari-dade não pode ter essa faceta de saber quem é acomodado ou quem precisa por não ter condições so-ciais ou oportunidades. Temos distribuído àqueles que necessi-

tam um pouco para servir como paliativo. Procuramos atender crianças, adolescentes, adultos, idosos, deficientes e gestantes. Eu só gostaria de registrar um detalhe em relação a isso: não nos interessa em quem eles votaram ao longo de suas vidas. Não nos preocupamos saber se têm título de eleitor, ajudamos a quem tem necessidades.

IMPACTO: Mas quem sabe que você é uma política estabelece essa relação.TEREZINHA: Para sua infor-mação, esse trabalho vem sendo realizado há mais tempo do que você imagina. A população de Simolândia tem recebido essa assistência da qual sou apenas o instrumento da vontade de Deus, para que ela possa receber os be-nefícios. São muitas pessoas que contribuem para amenizar a si-tuação difícil que muitos deles vivem. Não cheguei em Simolân-dia como política. Não entrei na política para justificar a caridade que procuro fazer, até porque isso seria cobrar por aquilo que faço com e por amor. Amor por essa gente humilde que me abraça com carinho e atenção.

IMPACTO: E no campo políti-

co, Terezinha tem alguma novi-dade?TEREZINHA: Olha, tenho rea-lizado um trabalho muito sério juntamente com meus compa-nheiros na Câmara de Vereado-res. Respeito o povo e procuro justificar o salário que recebo para representá-lo. Procuro seguir um estilo de trabalho semelhante em alguns aspectos àquele realizado por aquele que é minha referência na política: Deputado Estadual Iso Moreira, que já merece alçar voos mais elevados, na esfera fe-deral. A seriedade do deputado, a forma intensa de trabalhar conhe-cendo cada uma das pessoas com as quais se relaciona, tratando-as pelo nome, é muito nobre. Suas ações e atitudes são visivelmente transparentes; o carinho e atenção que o Deputado Iso tem demons-trado a todo nordeste goiano, tra-zendo obras e benefícios a nossa região e Goiás como um todo e é visto como um dos melhores de-putados do Estado de Goiás em suas lutas incansáveis em prol do povo goiano e do progresso do nosso Estado. Um empresário de sucesso que poderia estar apenas zelando de seu patrimônio e de sua família ainda se dedica incan-savelmente ao cumprimento de suas funções.

O lançamento do livro Os poderes da Posse, de autoria de Emílio Vieira

das Neves, foi um dos eventos mais concorridos no ano de 2011 na região do Nordeste Goiano.

A obra, causadora de debates pela riqueza de informações que apresenta, atraiu pessoas que es-tavam distantes de Posse e fize-ram questão de comparecer para prestigiar esse imortal da Acade-mia Goiana de Letras.

O evento realizado no audi-tório da Câmara Municipal de Posse foi, todo ele, pleno de har-monia, até mesmo quando em demonstração de talento artísti-co, a senhora Solange Valente e o Sargento da PM Pedro Evaldo Dias Marques fizeram interven-ção na fala do cerimonial, como as tradicionais “pegadinhas” que ocorrem na TV.

No dia 16 de setembro de 2011, Posse viveu um dos momentos mais

emocionantes de sua história. Se Emílio Vieira, com muita propriedade no livro “Os Pode-res da Posse” cita que a cidade já teve em seus primórdios dois vice-governadores (ou cargo de equivalência), vai poder registrar em uma nova edição que, pela primeira vez o Governador do Estado de Goiás foi criado nas areias brancas da Princesinha do Nordeste Goiano.

Após longos e longos anos de estudo e de observação do cená-rio político no estado, surpreen-dentemente, o jovem advogado José Eliton, acabou unindo-se ao candidato a Governador Marconi Perillo e foram eleitos para ocu-

O governador de Posse é de Goiáspar o primeiro posto do Estado.

Então, na quarta visita feita a Posse, o Dr José Eliton chegou como Governador do Estado de Goiás, com autoridade para auto-rizar obras previstas para benefi-ciar a região. Segundo o Dr José Eliton informou aos moradores do Povoado de Barbosilândia que reivindicou a instalação de água potável, esse governo pretende atender às reivindicações para melhorar a qualidade de vida dos goianos, mas antes é necessário que se faça uma visita aos man-datários no município.

Na bagagem, nesta quarta vi-sita, o Governador em exercício presenteou a população possense com um show inesquecível com a presença da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que no mês de

outubro apresentou-se na cidade de Barcelona (Espanha). O talen-to dos jovens e a simpatia do ma-estro fizeram a diferença.

Ver dividido o espaço da pra-ça entre a Feira da Lua e outro grande evento foi emocionante. A praça da Liberdade é do povo e mais uma vez essa realidade se confirmou. Na comitiva do Se-

nhor Governador do Estado de Goiás, Dr José Eliton (que satis-fação poder falar isso) veio tam-bém o Secretário de Educação, Thiago Peixoto que esclareceu à comunidade possense os me-andros dos cinco pilares por ele propostos às oficinas integradas por profissionais da educação municipal e estadual.

Os poderes da Posse: livro do imortal Emílio Vieira

A Diretora da Escola Mu-nicipal Avani Pereira da Rosa e Silva, Profª Vânia Maria de Oliveira, orientou mais uma vez e seus coordenadores e professo-res juntamente com seus alunos deram um show na exposição da Feira de Ciências no dia 02 de dezembro. Em cada sala de aula havia um tema a ser tratado, sempre voltado à qualidade de vida, desde a preocupação com alimentação saudável, passando pela valorização da água e outros temas. Tudo muito bem organi-zado, com os alunos muito bem orientados. Mais uma vez rendo

- Coroada de êxito a vinda do Governador em exercício a Posse, no mês de setembro. A cidade ficou em êxtase. Que maravilha!- Sensatas as palavras do Go-vernador no auditório quando disse não estar trabalhando ape-nas porque se aproxima o perío-do eleitoral. Não mandou reca-do para ninguém, apenas disse que não irá passar dois anos e meio sem fazer nada e tentar enganar o povo com obras na hora de fechar a porta do seu mandato. - O interessante é que na visi-ta do Secretário de Educação, Deputado Federal Thiago Pei-xoto, após sua fala, alguns que criticavam suas ações passaram a entender e já se pode ouvir alguns elogios à sua estratégia para elevar o nível da educação em Goiás.- É... O 24º Batalhão da PM em Posse transpôs mais uma bar-reira para aplicar o Proerd: en-quanto a Sd PM Elaine de Paula o aplicou em escolas municipais de Posse, turmas de 5º Ano e as que faltavam receber do 3º Ano, o Subtenente Melchisedeck Pe-rez aplica em Posse (Zona Ru-ral) além de Guarani de Goiás, Mambaí, Divinópolis e Campos Belos e o SD PM J. Santos apli-cando em Iaciara e lançando o Proerd em Nova Roma.- Dia 14 de setembro, repre-sentando o 24º BPM, o Subte-nente Perez ministrou palestra no combate ao uso abusivo de drogas na Câmara Municipal de Posse aos integrantes da CELG, tudo organizado pelo jovem Fe-lipe, Diretor regional da CIPA/CELG.

PEREZCÓPIO ESPECIAL- Quem também recebeu pa-lestras do Subtenente Melchi-sedeck Perez, no ano de 2011, falando sobre violência escolar, foram o Colégio Dom Prudên-cio (vespertino), o Colégio Ar-gemiro Antônio de Araújo (6º ano) e a Escola Avanir Pereira da Rosa e Silva (matutino).- Parabéns aos alunos que ob-tiveram boas notas no ENEM, tanto no Colégio Castro Alves quanto no Colégio Argemiro A de Araújo. Lógico que não há como parabenizar os alunos sem passar pelas competentes equipes de professores a come-çar pelos diretores. Parabéns, então, a toda a comunidade escolar.- Outros eventos de destaque no ano de 2011: Aniversário da jovem debutante Katiele Montalvão, Casamento dos jovens Jaques e Patrícia (filha do saudoso Sd PM J. Almeida), no dia 17/12; evento cultural organizado pela Escola de Mú-sica Clave de Sol da professora Tatiane, onde os alunos deram verdadeiro show, chegando a emocionar não apenas os pais, mas a todos os presentes.- Novidades na telinha em 2012: BBB 12! Não percam os grandes momentos exatamen-te iguais aos anteriores... Um grupo de pessoas sem trans-mitir nada de positivo para a sociedade durante três meses... E depois, todo mundo vai po-sar... Todo mundo vai querer ser ator...- Viu? Aqui falamos muito do passado, mas para mostrar que em todo passado há situações positivas

São as maravilhas do mês de setembro sempre fazendo a diferença para o povo da cida-de de Posse!!! Quando chegou o resultado do ENEM a grata surpresa: o Colégio Munici-pal Castro Alves foi o primei-ro colocado entre as escolas públicas no estado de Goiás. Valeu, Posse! Parabéns ao Di-retor Professor Luiz Bezerra e demais profissionais daquele quadro, inclusive os de anos anteriores. Grande conquista! Que venham outras. O que não

Parabéns aos colégios Castro Alves e Argemiro Antônio de Araújo

pode acontecer é a inveja tentar diminuir a qualidade dos méto-dos adotados após a conquista de tão importante conquista. A inveja, o orgulho e o egoísmo são péssimos conselheiros. O professor Luiz Bezerra, Dire-tor do Colégio Municipal Cas-tro Alves recebeu na presença do Governador em exercício, Dr José Eliton, a Medalha do Mérito Intelectual, diretamente das mãos do Secretário de Edu-cação do Estado, o Deputado Federal Thiago Peixoto.

Feira de ciências da escola Avani

meus cumprimentos e respeito à equipe da Professora Vânia, Co-ordenadoras Professora Ana Vo-gado e Denise Brito, com partici-pação de destaque da professora de Ciências e Artes, Professora Marilene e todo o corpo docente e discente da escola.

Entrevista com a vereadora professora Terezinha

Não foi apenas um debut...Muito emocionante a Noite

de Debutante da jovem Katielly Pereira Rodrigues Montalvão, organizada por seus pais, Ana Maria e José Ademar Rodri-gues Montalvão, quando conta-ram com a presença de pessoas ilustres, principalmente os pa-rentes que demonstraram mui-ta emoção. Tudo lindo demais! Parabéns, aos pais! Parabéns a Katielly. Ela merece! Pela foto dá para ver o quanto foi chi-que... Foram quinze botões de rosa, representando seus quinze

anos de vida, através de quinze pessoas escolhidas para serem homenageadas. Emocionante...

A Escola Municipal Dr Jo-aquim Pereira da Costa Sobri-nho, promoveu com muita qua-lidade e organização a 1ª Festa da Primavera, um sonhoantigo de sua gestora, Professora Ale-

1ª Fes ta da p r imave raxandra Vieira. Concomitan-te com esse evento ocorreu a formatura dos alunos do 3º Ano do Proerd, aplicado pela instrutora soldado da polícia militar Elaine de Paula.

Houve a leitura de textos do autor por parte do advodgado Dr Euler Araújo, do Juiz de Direito Aposentado, Dr Antônio Lenes, da ex-vereadora Solange Valen-te e do Subtenente PM Melchi-sedeck Perez, todos escolhidos

por serem amigos do poeta. O Sargento Pedro Evaldo também manifestou em belo texto a ad-miração pela pessoa de Emílio Vieira, de quem é cunhado.

O livro Os poderes da Posse traz em seu bojo, relato histórico do desenvolvimento da cidade de Posse ao longo dos anos em suas diferentes esferas, mas princi-palmente homenageando perso-nagens das esferas dos poderes. Entretanto, não é uma obra de rasgação de seda, até porque não é esse o estilo do escritor. É, sim, uma obra que traz relatos históri-cos. Imperdível!

Das muitas autoridades que compareceram ao evento, a ex--secretária de Educação do Mu-nicípio, Alda Marques de Sousa Martins, o pai do Vice-Governa-dor de Goiás, Dr Eltim, o Vere-ador Evandro Neves, Presiden-

te daquela casa que se ocupou pessoalmente da organização do evento; o Presidente da Rádio Cultura, Sr Ivon Valente, o Pre-sidente do CONSEG de Posse e então Diretor da Unidade Prisio-nal de Posse, Antônio Reovaldo Roncen, dentre outros, inclusive o prefeito da cidade Sr Paulo Ro-berto. Também presentes tendo vindo para prestigiar o evento e o autor, os pais do poeta, professor, policial militar, apresentador do Casos de Polícia na Rádio Cul-tura, Melchisedeck A. Campos Perez, Sr Walmir Silva Perez e Dona Glace Almeida Campos Perez.

Então é isso... Estamos falan-do de passado, mas pensando no futuro, pensando em coisas úteis para a sociedade, como querem todos que esperam ter “Os Pode-res da Posse”.

Page 12: Jornal Carta de Notícias Edição 31

PÁGINA12

N o r d e s t e G o i a n o J a n e i r o d e 2 0 12 e-mail: car tadenotic [email protected]

COMEMORAÇÃO

TECHNOSOELÓ

G

IO

DO

NO

VO

MI LÊ N I O

R

SECULUSalém do tempo

ORIENT

Wellington Moreira es-teve com o amigo e artista Américo Lopes

na rádio Nacional de Brasília, Wellington diz que ficou impres-sionado com a organização e a estrutura do lugar, sentiu a força da audiência que a emissora tem Brasil a fora, logo que Américo se apresentou ao vivo e começou a cantar pelo microfones da rá-dio, várias ligações começaram a chegar no celular do artista. Do Piauí, Pará, Mato Grosso e Maranhão vieram a maioria das ligações, as musicas “Diarista” e “Código” estão entre as mais apreciadas.

Américo é cantor e composi-tor, com sucesso interpretado até mesmo pelo cantor Amado Batis-ta, por quem Américo tem gran-de respeito e admiração. Amado Batista esta fazendo sucesso com uma das composições de Améri-co, a música Hey, que está entre as mais tocadas no novo CD do cantor que reuni multidões. Re-centemente Júlio Nascimento, grande nome do brega nordes-tino também gravou um de seus sucesso, a música “Olha” que já está entre as mais tocadas no cir-cuito “bregueiro”.

Apresentador do programa Eu de Cá, Você de Lá, Luiz Alberto, Wellington, Cantor Américo Lopes e Celso AmorimNa rádio Nacional o talen-

toso artista chamou a atenção dos locutores, Luiz Alberto que apresenta o programa Eu de Cá, Você de Lá e Airton Medeiros do programa Nossa Terra, a dupla

de apresentadores são campeões nacional de audiência em rádio AM.

Américo estava bem a von-tade e cantou seus sucessos, Fi-lho de Lavrador, Saudade Mata,

Diarista, Garota de Programa, Código e Um dia de Sol. O apre-sentador Luiz Alberto não deixou passar a oportunidade e pediu para que Américo Lopes cantas-se ao vivo a música de sua autoria

que esta fazendo grande sucesso na voz de Amado Batista, Hey.

O artista bastante conheci-do no meio ártico como compo-sitor, começa a despontar como cantor e já conquistou muitos fãs, o estilo adotado é o brega romântico, o mesmo do ídolo Amado Batista, e a semelhança com a voz é também incrível.

Quem sabe um dia Américo Lopes aparece aqui pela região nordeste de Goiás, para pro-varmos um pouquinho do seu talento.

Cantor Américo Lopes apresenta na rádio Nacional

A Faculdade Educacional da Lapa forma truma de pedagogia em Posse

Dia de festa para a so-ciedade possense, a Faculdade Educa-

cional da Lapa apresentou à comunidade as novas profis-sionais em pedagogia que cer-tamente contribuíram muito para a formação de uma so-ciedade melhor.

A festa estava linda, fami-liares e amigos orgulhosos. Foi uma noite emocionante, alguns não resistiram às la-grimas, mas eram lagrimas de amor, de projeto cumprindo,

de felicidade. As estrelas da festa foram as novas profes-soras que a região ganhou e a julgar pela felicidade de cada ao receber o diploma da para encher o peito de orgulho e dizer assim, nosso filhos estão em boas mão, sem dúvida foi uma noite inesquecível.

As novas professoras co-nhecem bem os desafios da educação, se escolheram essa profissão foi por amor e por não temerem os obstáculos que terão pela frente. O futu-

ro da nossa sociedade depen-de muito dos educadores, por isso são merecedores do nosso respeito e gratidão. Essas for-madas são heroínas, pois acre-ditam no ser humano e estão apostando nele e irão prepara--los para a vida.

Parabéns a FAEL que está prestando grandes serviços ao nordeste goiano trabalhan-do a educação com respeito e seriedade, parabéns a essas guerreiras que concluiu mais uma fase de vida.

Formandas com o paraninfo da turma Wellington Moreira e o padrinho Luiz Carlos

Quem festejou mais um ano de vida foi o amigo Antônio

de Guarani, marceneiro de mão cheia, serralheiro ha-bilidoso, grande artista com as mãos. Antônio recebeu em sua casa amigos e fa-miliares para uma confra-ternização. De família tra-dicional na cidade “Tôi de Rafael” como é conhecido, é muito querido por todos da comunidade.

A esposa Rosa Guima-rães, “Rozinha”, e os filhos eram só alegria. Uma festa perfeita de um pai de famí-lia exemplar, a família que sempre se mostrou unida estava ainda mais forte e próxima. Antônio apresen-tou ainda aos convidados seus dotes culinários que

agradou ao paladar de todos, além do churrasco saboroso foi servida uma deliciosa e misteriosa farofinha e ao ser questionado sobre o segredo do tempero o aniversariante respondia “segredo do chefe”. Parabéns Tôi, muitos anos de vida a você e sua família.

O jovem Neto Ramos, carismático amigo, realizou um troneio de futebol entre amigos, muita amizade em jogo e todos ganharam no final. O futebol reuniu amigos e garantiu a festa na co-munidade R aizama.

Futebol no povoado da Raima acaba em festa e muita alegria

Antônio apaga as velinhas ao lado da família e amigos