jornal araguaiano, edição janeiro 2011

8
Povo decidirá sobre pontos comerciais Conforme aconteceu quando do aproveitamento do antigo Mercado, o Prefeito Marcão convocou audiência pública para apresentação de projetos e aprovação popular sobre cinco pontos comerciais da Prefeitura. PÁGINA 4 Aragarção quer repetir boa campanha de 2010 SORTE GRANDE Natal Premiado da CDL vai entregar prêmios. Veículos já serão entregues transferi- dos para os sorteados Página 6 IPTU PREMIADO EM ARAGARÇAS Além de descontos para pagamen- to à vista e parcelamento para quem está devendo, a Prefeitura de Aragarças vai sortear um carro zero Km entre os con- tribuintes em dia com o fisco municipal. Quem não acertar seus débitos serão cobrados judicialmente, inscritos na dí- vida ativa e executados conforme man- da a Lei de Responsabilidade Fiscal. Página 6 PÁGINA 7 Produtores otimistas com piscicultura Prefeitura construiu tanque, encanação de água, deu o peixe e a ração. PÁGINA 3 Aragarças Feliz com Natal e Ano Novo O fim de ano foi marcado por muita festa em Aragarças. Cerca de 5 mil brinquedos foram distri- buídos para as crianças. No rèveillon mais um espetáculo pirotécnico encantou um público estimado em 15 mil pessoas. Página 6 Diretor Responsável Michel Emerson A. Rodrigues

Upload: irineu-rodrigues

Post on 07-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

informativo do Vale do Araguaia

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Araguaiano, Edição janeiro 2011

Povo decidirá sobre pontos comerciais

Conforme aconteceu quando do aproveitamento do antigo Mercado, o Prefeito Marcão convocou audiência pública para apresentação deprojetos e aprovação popular sobre cinco pontos comerciais da Prefeitura. PÁGINA 4

Aragarção quer repetir boa campanha de 2010

SORTE GRANDENatal Premiado da CDL vaientregar prêmios. Veículos

já serão entregues transferi-dos para os sorteados

Página 6

IPTU PREMIADOEM ARAGARÇAS

Além de descontos para pagamen-to à vista e parcelamento para quem estádevendo, a Prefeitura de Aragarças vaisortear um carro zero Km entre os con-tribuintes em dia com o fisco municipal.Quem não acertar seus débitos serãocobrados judicialmente, inscritos na dí-vida ativa e executados conforme man-da a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Página 6

PÁGINA 7

Produtoresotimistas compiscicultura

Prefeituraconstruiutanque,encanaçãode água,deu opeixe e aração. PÁGINA 3

Aragarças Felizcom Natal eAno Novo

O fim de ano foi marcado pormuita festa em Aragarças. Cercade 5 mil brinquedos foram distri-

buídos para as crianças. Norèveillon mais um espetáculo

pirotécnico encantou um públicoestimado em 15 mil pessoas.

Página 6

Diretor ResponsávelMichel Emerson A. Rodrigues

Page 2: Jornal Araguaiano, Edição janeiro 2011

ARAGUAIANO 02Janeiro / 2011

O aragarcense mais uma vez foi contemplado pelo Prefeito Marcão com umfinal de ano feliz, do jeitinho que todos saem por ai desejando uns aos outros sejacom tapinhas nas costas, nos tradicionais cartões que nos chegam via Correiosou nas modernas mensagens eletrônicas que lotam nossas caixas de e-mails. Ocerto é que a festa de fim de ano de Aragarças, pela sua grandeza, expressoutodos os votos de Feliz Natal e nos trouxe toneladas de otimismo para o AnoNovo assim como nos trazem as mensagens supracitadas.

Só nos resta agradecer a todos que de uma forma ou de outra contribuírampara o farto Natal. Há poucos dias, andando pelas ruas da cidade, vi três criançasbrincando pra valer com os carrinhos ganhados na Avenida Beira-Rio. Meucoração se encheu de felicidade, quase não contive a alegria e fui brincar umpouco com aquelas crianças. Mas preferi projetar aquela alegria para alcançar asmenininhas com suas bonecas, os meninos que estão com suas bolas e as todasas crianças que receberam outros brinquedos. Vi que a alegria que sentida no dia24, véspera de Natal, quando o Prefeito Marcão, Papai Noel e a primeira-dama,Sônia Beatriz, percorreram a cidade distribuindo balas e convidando as criançaspara a avenida Beira-Rio ainda vive e vai viver por bastante tempo em nossomeio.

E quem teve um Natal tão otimista, não poderia viver um réveillon diferentedo que aconteceu mais uma vez em Aragarças. O show pirotécnico dispensacomentários. O show artístico em nada ficou devendo. E esses dois espetáculosnão teriam sentido sem o entusiasmo daquele público recorde que compareceu.

Valeu Prefeito Marcão. Valeu Aragarças. Feliz Natal 2011.

Alegria continuada

EVERALDOSANTOLIM

EXPEDIENTEJORNAL ARAGUAIANO

Diretor ResponsávelMichel Emerson Augusto Rodrigues

Fone (066) 9244-4568E-mail: [email protected]

Rua Angelina M. Silva, 575 - CentroAragarças - Goiás

Impressão gráfica: Gráfica MulticorFone:3401-2175

Rèveiloon destaque na imprensa

A festa de fim de ano realizada emAragarças pelo Prefeito Marcão foi des-taque em toda a imprensa escrita, falada,virtual e televisiva. Antes do Natal, foramdistribuídos cinco mil brinquedos para ascrianças que compareceram à avenidaBeira-rio, onde foi montado palco parashows artísticos com a presença de Pa-pai Noel, um parque repleto de brinque-dos que divertiram às crianças até o inícioda distribuição de lanches e dos presen-tes. O Prefeito Marcão, a primeira-dama,Sônia Beatriz e Papai Noel percorreramtodas as ruas de Aragarças num carro doCorpo de Bombeiros distribuindo balas econvidando o povo para a festa na Beira-rio. Na noite de réveillon comandou a festa

a banda Saca na Geral, de Goiânia, maso grande espetáculo foi a queima de fo-gos. O show pirotécnico, realizado pelaprimeira vez ano passado teve duração emtorno de 15 minutos e atraiu moradoresdas cidades vizinhas. O espetáculo foianunciado à meia-noite pelo PrefeitoMarcão que cumprimentou o público es-timado em 15 mil pessoas com os votosde Feliz Ano Novo.

Na internet foi publicado um jornalvirtual com dezenas de fotos da festaaragarcense (http://www.issuu.com/jornaisonline/docs/aragar_asfeliz). NoYotub também foi publicado vídeo a res-peito (http://www.youtube.com/watch?v=EYeH6pHBKXU)

Sites publicaram fotos e vídeos do show pirotécnico com destaquepara o grande público que compareceu à Beira-Rio

Está muito difícil saber o que o futuro reserva para os tucanos de Aragarças. OAurélio e o Zé Elias “chutaram o ninho” e atearam fogo no toco. O Aurélio fala queé o presidente do partido e que vai mandar mesmo; o Zé Elias, segundo o povo fala,é cunhado, genro, sogro ou primo de todos os graus de alguns parentes do gover-nador. É gente! É briga pra mais de metro!

A ordem é trabalhar. A Câmara deDirigentes Lojistas estimula o comércioa funcionar aos sábados até 18h pelo me-nos duas vezes por mês. Boa iniciativa.

TÁ DIFÍCIL TUCANO?

TRABALHO

O repórter Eurides Filho apresentan-do o que de há melhor no jornalismo daGrande Barra como repórter da RádioAruanã e rede TV

irineuRODRIGUES

CONSELHODizem que se conselho tivesse algumvalor, ninguém dava. Alguns conselhosdeveriam ser cobrados, mas, outros osconselheiros deveriam ser multados: mul-ta pelo tempo que nos toma, pelos errosque nos conduz, etc. Mas quando alguémfalar de cuidados com a dengue é con-selho dos mais valiosos.

FUMACÊ

Tenho visto o fumacê percorrer as ruasdeAragarças. Agora o povo é que precisafazer um fumacê. E tanta coisa que apa-rece para juntar um pouquinho de águapara o Aedes. Essas caixinhas de leitesão perfeitas.

Page 3: Jornal Araguaiano, Edição janeiro 2011

ARAGUAIANO 03Janeiro / 2011

Produtores entusiasmados com projeto de psiculturaProdutores do município de

Aragarças estão entusiasmados com pro-jeto Psicultura na Agricultura Familiar doPrefeito Marcão. A Prefeitura, além deconstruir os tanques, com todo o serviçode irrigação, está doando os alevinos e aração para os três meses iniciais. “Estaração inicial é a mais cara”, informa ocoordenador de agricultura, AntônioPaulino, que juntamente com a Secretá-ria Municipal de Indústria, Comércio eAgricultura, Dulce Gomes, e o PrefeitoMarcão fizeram a entrega no último dia20 da remessa de alevinos a mais 10 pe-quenos produtores. Na primeira etapaforam beneficiados 13, faltando, agora,oito já que são 31 os cadastrados no pro-grama. Os demais produtores cadastra-dos ainda não contemplados receberãoos alevinos na próxima semana.

A Secretária Dulce Gomes explicouque a iniciativa do Prefeito Marcão é maisuma de suas ações em busca do desen-volvimento econômico do município.

“Com a produção de alevinos vamos es-timular o consumo dessa espécie de car-ne, que é muito benéfica à saúde, inclusi-ve, será inserida na merenda escolar. Tam-bém vamos estimular o comércio a traba-lhar mais com peixe. Podemos ter até res-taurantes especializados em peixes já queAragarças precisa desenvolver o setor degastronomia”, afirma a secretária acres-centando que também já está sendo bus-cado mercado externo para que os pro-dutores não tenham dificuldades em ven-der seus produtos.

Antônio Paulino conta que antes deiniciar o projeto visitou 90 propriedadespara saber as condições de cada uma emrelação a psicultura. “O Prefeito Marcãodeterminou que fosse feito o levantamen-to para sabermos quais propriedades ti-nham melhores condições para a ativida-de. Dessas visitas, selecionamos 31 pro-priedades, sendo anotada a vocação dasdemais para futuros projetos”.

Valdecir: “Sempre sonhei com a psicultura,pensei várias vezes em procurar o prefeito, masfaltava coragem”

Marcia: “Já tinha tentado, mas onde era paracolocar 250 peixes, colocamos 1.000. Com oMarcão fizemos um cursos e aprendemos tudosobre a criação”

João Barros e Sueli: “Vai gerar renda paraas pequenas propriedades que estavamesquecidas há vários anos”

Elóila /França: “Quando se falou no projetomuitos produtores nem acreditavam ser ver-dade. Nunca teve um prefeito que fizesse tan-to pelos produtores rurais. Não é só o peixe,nossas estradas com o Marcão sempre foramconservadas”

PrefeitoMarcão, Secretária de Agricultura, Dulce e o coordenador Antônio Paulino nas pro-priedades rurais

Diminui a taxa de colesterol;Atua nas células nervosas (deficiên-

cias nos nutrientes existentes nos peixespodem refletir em problemas de memó-ria, alterações de humor e retardo naaprendizagem);

Diminui o risco de doençascoronárias e arteriosclerose (endureci-mento e espessamento da parede das ar-térias);

Atua no processo das inflamações,controle da pressão alta e diminuição daagregação plaquetária;

Atua na manutenção do peso ideal,através do controle do apetite;

A importância do peixe na alimentaçãoO peixe é um alimento que apresenta um misto de minerais e vitaminas que

são essenciais a uma alimentação saudável, e possui baixo teor de gordura. Alémdisso, a sua gordura apresenta uma série de benefícios no combate e prevençãode várias doenças.

Os peixes são compostos por ácidos graxos essenciais, que são assim cha-mados por não serem produzidos pelo organismo, logo devem ser obtidos na die-ta. O ácido graxo ômega-3 é um deles, e está presente principalmente nos peixese em seus óleos.

Apesar de ser de conhecimento popular os benefícios dos peixes, o consumodesse alimento no Brasil é relat ivamente pequeno.Esse consumo precisa ser estimulado em função da importância dos peixes nasaúde humana: ele deve ser ingerido no mínimo duas vezes por semana, interca-lando-o com outros tipos de carnes. Isso irá garantir uma alimentação saudávelcom repercussões em vários aspectos da saúde física e mental.

Benefícios associados ao consumo de peixes

Fonte de proteínas de elevado con-teúdo nutritivo que contribuem com o pro-cesso de digestão, ultrapassando às dascarnes vermelhas;

Fonte de vitaminas (A, E, D eniacina) e micronutrientes (ferro, iodo,magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potás-sio, flúor, selênio, manganês e cobalto);

Em mulheres grávidas, evita a de-pressão pós parto e auxilia no desenvol-vimento cerebral do feto.

Fonte:http://www.nutricaoemfoco.com/2009/01/30/o-peixe-na-alimentacao/

O coordenador de Agricultura, An-tônio Paulino, disse que o Prefeito Marcãoadquiriu uma máquina para aplicar calcáriono solo. “No ano passado atendemos amais de 160 propriedades com o prepa-ro da terra para o plantio. Foram prepa-rados 90 hectares. Em 2011, o produtorvai receber a terra gradeada e comcalcário, isso por que o Prefeito Marcãoadquiriu recentemente a máquina apropri-ada”.

Paulino frisou que a Prefeitura temoutros projetos para os produtores ruraiscomo uma segunda etapa da psicultura, acafeicultura e a inseminação artificial. “OPrefeito pretende executar uma segundaetapa na psicultura, com a construção de

Produtor terá terra gradeada e com calcáriotanques de 5 mil metros quadrados paraaqueles produtores que forem aprovadosnessa etapa primeira. O projeto de cafei-cultura visa atender a demanda abertacom a instalação de uma torrefadora decafé, articulada pelo Prefeito Marcão.Quando de sua instalação o prefeito, alémde doar o terreno para a empresa, assu-miu o compromisso de estimular a produ-ção para que não haja necessidade decomprar o café em Minas Gerais comoocorre atualmente”. O coordenador adi-antou que o Prefeito Marcão também es-tuda a possibilidade de uma projeto deinseminação artificial visando melhorar aqualidade do rebanho e a produtividadedos produtores.

Mercearia CondorSECOS E MOLHADOS EM GERAL

3638-2506Catarina de Abreu, 404

Page 4: Jornal Araguaiano, Edição janeiro 2011

ARAGUAIANO 04Janeiro / 2011

Povo de Aragarças vai decidir destino de pontos comerciais da PrefeituraAudiência será nesta sexta-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Aragarças

Um quiosque próximo do Hospital Getúlio Vargas, o bar Travessia (avenida Beira-rio), o Aerobar (região do aeroporto), um quiosque próximo ao ginásio de esportes e outro no ParadaObrigatória: os pontos pertencem à Prefeitura. Alguns estão sendo explorados, e outros estão fechados. Todos eles terão o destino definido pela audiência pública diante das propostas queserão apresentadas a exemplo do que ocorreu com o Megafruti que hoje ocupa as instalações do antigo Mercado

A exemplo do que fez com o antigoMercado, um prédio no centro comercialque dava à cidade o aspecto de abando-no e que culminou com a instalação deuma grande loja de hortifrutigranjeiros oPrefeito Marcão convocou audiência pú-blica para que o povo volte a decidir, destafeita o destino de cinco pontos comerci-ais da Prefeitura. Alguns deles estão sen-do explorados, sem nenhum custo paraos comerciantes, no entanto, o Prefeitoquer que esses que estão no ponto, ououtros interessados neles trabalharemapresentem propostas para uma discus-são ampla e aprovação popular. São cin-co pontos: um quiosque próximo do Hos-pital Getúlio Vargas; o bar Travessia, naavenida Beira-rio; o Aerobar, na regiãodo aeroporto; um quiosque próximo aoginásio de esportes; e outro no Parada

Obrigatória.A secretária de Indústria, Comércio

e Turismo, Dulce Gomes dos Reis Cha-ves, ao falar da expectativa do PrefeitoMarcão observou que se espera grandeparticipação do povo, para que seja umadecisão das mais democráticas possíveis,assim como de empresários interessadosem investir. “A gente acredita que surgi-rão muitas propostas. Nesses pontos ondejá existe alguém trabalhando, queremosque o comerciante apresente uma novaproposta para incrementar sua atividade,pois, do contrário, com certeza, outroscomerciantes farão isso, e o povo decidi-rá pelo melhor. Precisamos ter um melhoraproveitamento do ponto, que gere maisempregos para a sociedade e fortaleça aeconomia do município”, disse a secretá-ria lembrando-se do Megafrut, instalado

no antigo Mercado Municipal, que trans-formou um cartão postal negativo que acidade tinha no seu centro comercial –aspecto de completo abandono – para osinal positivo de grande potencial econô-mico. “Essa é a imagem de quem chegahoje a Aragarças. Assim o PrefeitoMarcão gostaria que acontecesse, porexemplo, com o Travessia, com o Aerobare demais pontos”.

Continuando, Dulce Gomes apre-sentou como sugestão aos comerciantesinvestimentos na área de gastronomia.“Hoje nós não temos, por exemplo, umrestaurante especializado em determina-dos tipos de alimentação. Temos uma boa

rede hoteleira, bons restaurantes, mas vi-vemos hoje no mundo da excelência. Agente não consegue impressionar as pes-soas com o médio, o bom ou o razoável,principalmente quando o vizinho tem oexcelente buscado por todos”. Para Dul-ce uma oportunidade para o comercianteem Aragarças seria um restaurante espe-cializado em peixes.

Por causa de grandes investimentosda Prefeitura na pisicultura, o peixe pas-sou a ser uma vocação comercial naturaldo município. “Nós estamos convictos deque surgirão muitas propostas e que opovo saberá muito bem escolher o me-lhor”, finalizou.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOEDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERALDA ASSOCIAÇÃO DE LUTA PELOS DIREITOS DOS

FEIRANTES, AMBULANTES, AUTÔNOMOS,FRETISTAS E SIMILARES

1. - CONVOCAÇÃO - são convocados todos os interessados a se reuni-rem em Assembléia Geral de Fundação da Associação de Luta pelos di-reitos dos feirantes, ambulantes, autônomos, fretistas e similares, que serealizará no dia 26 de fevereiro de 2011, a ser realizada à Rua José Go-mes de Araújo, 128 - Setor Ceará, Aragarças, no Estado de Goiás. AAssembléia será instalada, em primeira convocação, às 19h, e, em se-gunda convocação às 19h30m.2. - ORDEM DO DIAa) Deliberar sobre a constituição da associaçãob) Deliberar sobre a aprovação do Estatuto Socialc) Deliberar sobre o local da sede da associaçãod) Deliberar sobre a eleição dos membros da diretoria executiva ee) Deliberar sobre a eleição dos membros do Conselho Fiscal

O Aerobar, um dos pontos, está fechado

São cinco pontos comerciais cujo comércio pode ser incrementado

Page 5: Jornal Araguaiano, Edição janeiro 2011

ARAGUAIANO 05Janeiro / 2011

Matrículas abertas nasescolas municipais de

AragarçasAs escolas municipais de Aragarças estão com matrículas abertas, devendo os

pais das crianças procurarem as secretarias dos estabelecimentos mais próximos desuas residências. A secretária de Educação, Vangislene Moreira dos Santos Silva alertaos pais para a necessidade deles matricularem seus filhos tanto no pré-escolar comono ensino fundamental. Afirma que “o Prefeito Marcão tem uma preocupação muitogrande com a educação e não quer que nenhuma criança de Aragarças fique fora daescola. Por isso tem feito investimentos elevados para melhorar a qualidade do ensi-no, como a instalação de ar condicionado nas salas de aulas, entre inúmeros outrosbenefícios”.

As aulas começarão no dia 1 de fevereiro. Para a matrícula é necessário a apre-sentação dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, declaração de escola-ridade, comprovante de endereço e documentos pessoais do responsável.

As matrículas estão abertas nas seguintes escolas:

CMEF. Profª Adalgisa Lima da Silva - Rua Adelaide Teixeira Valoes,n° 59 –Setor Aeroporto - Fone: 3638-1951

CMEF. Dom Bosco - Rua Rafael Gomes Pereira, 819 – Setor Administrativo- Fone: 3638-3355

CMEF. Profª Laurita Martins de Souza - Rua Valdir Maciel Matos, Esquinacom Rua Antonio Maranhão, Qd. 02, Lt. 01, S/N, Setor Bela Vista - Fone: 3638-3088

CMEF. Profº José Nogueira de Moraes - Rua João Lopes da Silva, n° 100 –Setor Ceará - Fone: 3638-3731

CMEF. Sebastião Granja - Rua Odelino Parreira Matos, 2985- Setor União -Fone: 3638-3398

CEI São Judas Tadeu - Rua Francisco Albuquerque Milhomen, 512 – SetorCeará - Fone: 3638-1630

CMEI Valéria Perillo - Rua Oséias Alves Costa, n° 12, Vila União, Aragarças– GO - Fone: 66 9234 1844

É muito fácil evitar a dengue.Tão fácil quantoser uma vítima!

GARRAFAS

PLÁSTICOS

PNEUS

LATAS

OU QUALQUER RECIPIENTE QUE ACUMULE ÁGUA É A FONTE DA DENGUE.

Asfalto novo recebemeio-fio

A Secretaria Municipal de Obras ini-ciou a implantação de meio-fio em todasas ruas que foram pavimentadas com as-falto no ano passado. No total, a Prefei-tura realizou 6.200 metros quadrados deasfalto no ano passado beneficiando cin-co setores da cidade e 24 ruas. Confirarelação abaixo.

Todo o asfalto realizado no ano pas-sado foi com recursos do próprio municí-pio. Para 2011 o Prefeito Marcão já ini-ciou pavimentação de novas ruas. Comrecursos garantido no Orçamento da

União pelo deputado federal, Pedro Wil-son, no valor de R$ 1 milhão 950 mil se-rão pavimentados 31.364,52 metros qua-drados beneficiando 33 ruas. Com recur-sos do Orçamento da União no valor deR$ 975 mil, de emenda do deputadoRubens Otoni serão pavimentadas mais 46ruas. Vale ressaltar que mesmo nas pavi-mentações com recursos do GovernoFederal, a Prefeitura de Aragarças tem queentrar com uma contrapartida geralmenteem torno de 20% da obra.

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA de 2010 EM ARAGARÇAS6.200 metros quadrados

NÃO SEJA UMA VÍTIMA, NEM FAÇA VÍTIMAS.A DENGUE MATA.

Depois do asfalto a Prefeitura começa a colocar o meio-fio nas ruas de Aragarças

RECANTO DAS PRIMAVERASRua Maria Pereira de Souza

SETOR CEARÁRua 500Rua 501Rua Aldecy Justino Franco

CENTRO ADMINISTRATIVORua 402Setor AraguaiaRua das PalmeirasRua XV de Novembro

SETOR BELA VISTAR. Waldemar Barbosa Silva trecho 1

R. Waldemar Barbosa da Silva trecho 2Rua Luciana G. CâmaraRua Matias Bezerra da SilvaRua Travessa GoiásRua Sol NascenteRua Pedro Faceiro (limpa rodas)Rua 224 (limpa rodas)

SETOR JARDIM DAS PALMEIRASAvenida ImperialRua BuritiranaRua MacaubaAvenida BabaçuRua JussaraRua açaíRua Bacuri A Prefeitura está instalando ar condicionado nas salas de aulas de todas as escolas

Page 6: Jornal Araguaiano, Edição janeiro 2011

“Natal Premiado” dasCDLs entrega prêmios

dia 1º

ARAGUAIANO 06Janeiro / 2011

PRÊMIOS SORTEADOS EM TODO ESTADO

14 automóveis ( um por CDL participante) 0 km Chevrolet, modelo Celta Life no valor unitário de R$ 21.739,83

14 motocicletas 0km da marca Shineray, modelo Wuyang motor 125 cc38 televisores da marca AOC, código D328W31

Contribuinte ganhou moto no ano passado. Em 2011 a campanha vai sortearum Fiat Uno Km. Para concorrer o contribuinte terá de estar com o fiscomunicipal, podendo parcelar débitos ou quitar à vista com descontos

A Câmara de Dirigentes Lojistas –CDL – vão entregar em 1º de fevereiroos prêmios sorteados nos dias 8 e 15 dejaneiro, da campanha de Natal realizadana região de Barra do Garças e todo Es-tado de Mato Grosso, numa parceria dasCDLs de varias cidades. Para cada CDLparticipante, foram sorteados dois televi-sores, uma moto e um carro, além de 10televisores entre os consumidores das lo-jas afiliadas de todas as CDLs do Estadoque participaram da campanha. Nesse úl-timo sorteio, dois consumidores da regiãode Barra do Garças foram contemplados.

De acordo com o presidente da CDLde Barra do Garças, José Alves Piedade,a entrega dos prêmios ocorrerá em 1º defevereiro em função de o regulamento dacampanha determinar que os sorteadosrecebam os veículos já com a documen-tação completamente transferida o nomedeles. “Esse procedimento é demorado,por isso o regulamento já fez a previsãoda entrega em fevereiro”, explicou JoséAlves.

O diferencial da campanha que serealizou no ano passado, envolvendo asCâmaras de Dirigentes Lojistas de váriascidades do Estado foi o fortalecimento daação, permitindo alcançar um público bemmaior, com uma premiação também su-perior, além da oficialização junto aos ór-gãos públicos federais. Foi elaborado umregulamento, registrado e aprovado peloMinistério da Fazenda que teve total con-trole da campanha desde a distribuição doscupons até o sorteio. Desta feita, em fun-

VENCEDORES DO SORTEIO REALIZADO EM BARRA DO GARÇAS NO DIA 8 DE JANEIRO

SORTEADO PRÊMIO CIDADE LOJA DA COMPRASabrina M.S. Souza 1 televisor BOM Jardim A Econômica TecidosLuiz Carlos das Neves 1 televisor Barra do Garças Comercial Fox TintasPaulo César R. Ramos 1 motocicleta Barra do Garças A Econômica TecidosPatrícia S. Pinheiro 1 automóvel Barra do Garças A. Posto Vale da Serra

VENCEDORES DO SORTEIO REALIZADO EM CUIABÁ (10 televisores)NO DIA 15 DE JANEIRO

SORTEADO CIDADENeuselino Antônio de Souza RondonópolisWaleskaGabriely Almeida CuiabáLevito da Silva Várzea GrandeLuiz César Alves de Oliveira Baliza (GO)Welton Dias de Oliveira CuiabáLuísa Matos CuiabáValdemar Palizeli Barra do Garças – comprou no Super MirandaHilvanete C. da Silva Suares CuiabáAnderson Junior Leonel ColíderRozalino Soares da Silva Pontes e Lacerda

Momento do soteio que teve rigosoro controle de autoridades locais e da CDL

ção de a campanha obter a aprovação econtrole do Governo Federal , além danecessidade de as CDLs remeterem paraCuiabá todos os cupons para que os con-sumidores pudessem participar do segun-do sorteio, o ato não foi realizado em pra-ça pública como antes. “Em praça públi-ca ficaria difícil o controle dos cupons, poisalgum poderia ser extraviado, ficando oconsumidor prejudicado em relação aosegundo sorteio. Por isso, sorteamos osprêmios nas sedes das CDLs, com a pre-sença de várias autoridades. Em Barra doGarças, por exemplo, participaram as se-guintes autoridades: Marcos BrantGambier Costa Promotor de Justiça), JoséAlves (presidente da CDL de Barra doGarças), Marco Aurélio Bortuluzi (repre-sentando o 58º BIMtz de Aragarças),MariledaZanatta (proprietária da CineModas e Zanatta, representando os co-merciantes). Para melhor controle dasautoridades todos os sorteios foram rea-lizados simultaneamente nos mesmos dias.

No sorteio realizado em Barra doGarças, que envolveu cerca de 200 milcupons, foram contemplados três consu-midores da cidade e um de Bom Jardim.Já no sorteio de Cuiabá dois consumido-res da região foram contemplados, sendoum de Barra do Garças e outro de Baliza.A CDL de Torixoréo, que alcança Baliza,para viabilizar sua participação fez parce-ria com a CDL de Barra do Garças.

Abertura das urnas e o consumidor premiado com uma moto

A Prefeitua de Aragarças vai repetir a campanha do ano passado quando foisorteada uma moto zero quilômetro entre os contribuintes que estavam em dia com ospagamentos de IPTU. A campanha foi sucesso absoluto, proporcionando a inúmeroscontribuintes a regularizarem-se perante o município. Em 2011 a campanha vai sortearum carro zero quilômetro. Os contribuintes que estiverem devendo poderão parcelarseus débitos. Quem for pagar a vista terá desconto. “O contribuinte que estiverinadimplente não pode manter nenhum negócio com o poder público. É uma puniçãoimposta pelo Tribunal de Contas”, explica a secretária Ghiane, ressaltando que o pre-feito é obrigado a protestar e executar toda dívida. Caso ele não haja desta forma como contribuinte terá de responder por crime administrativo perante o Tribunal de Con-tas.

Aragarças vai repetir campanhado IPTU e sortear carro

SilvioFOTÓGRAFO

(064) 3638-3365 - (066)9961-3427Rua 4, n. 299 - Centro - Aragarças - GO

Agora comprodução deDataShow eapresentação

Page 7: Jornal Araguaiano, Edição janeiro 2011

ARAGUAIANO 07Janeiro / 2011

Aragarção confiante em nova boa campanhaO Arargarção Esporte Clube estréia

no Amador 2011 no próximo domingocontra a equipe de Bom Jardim, jogandoem casa, no Franciscão, às 16h. A equipeestá confiante em uma nova boa campa-nha na competição. A melhor classifica-ção obtida veio no ano passado quandoficou em terceiro lugar. O treinador Neton,que vai comandar a equipe em 2011 estáotimista com alguns reforços. “Acho quetenho os quatro melhores zagueiros daregião”, comemora. Ele substitui a Tatau,ex-craque do Barra, que deixou o coman-do da equipe para jogar novamente. “Aexperiência e o futebol do Tatau dispen-sam comentários”, comenta o treinadorque não quis antecipar a escalação dotime para não alertar os adversários.

Não menos otimista está o diretorde esportes, John, que acredita no poten-cial do time. “Tivemos bons reforçoscomo Cassiano, zaguieiro; Jeferson ,zageurio, Mauricio, goleiro; Tatau, meio-campo e o atacante Coelho”. O otimismotoma conta de toda a diretoria do time. Otesoureiro Antônio Paulino acompanhoude perto o amistoso contra o sub-18 doBarra e vibrou com a vitória de 5 x 1. Osegundo tesoureiro, “Neguinho do Espor-te”, da coordenadoria de Esportes da Pre-feitura de Aragarças, vinculada à Secre-taria Municipal de Educação, lembrou queo apoio do Prefeito Marcão no ano pas-sado foi de fundamental importância parao sucesso da equipe. “Em 2011 não serádiferente, o Prefeito tem apoiado o esporteem todas as suas modalidades e, com cer-teza, o Aragarção terá campanha melhorainda. Sem apoio da Prefeitura, fica difícila participação na competição em condi-ções de uma boa campanha”, disse.

A equipe do Aragarção mostrou eficiência nos contra-ataques nos amistosos realizados

Tabela do Campeonato Amador Goiano de 2011

Page 8: Jornal Araguaiano, Edição janeiro 2011

ARAGUAIANO 08Janeiro / 2011

Explodem os cursos superiores de menor carga horáriaMuita gente pensa que um curso su-

perior que não tenha a mesma carga ho-rária dos tradicionais é apenas de níveltécnico. Não é. Por lei, esses cursos temnível superior – embora sua duração sejade dois a três anos. Seu objetivo é o deformar especialistas em determinadas áre-as.

Atualmente mais de 10% dos alu-nos matriculados em cursos superiores noBrasil já estão fazendo os chamados cur-sos tecnológicos. É uma explosão queocorre em função do apagão de mão-de-obra. Faltam profissionais especializadose o curso tecnológico forma o profissio-nal mais rapidamente para o mercado detrabalho, sendo ele reconhecido comobacharel.

Uma navegada na internet nos levaa centenas de exemplos de sucesso.Amanda de Oliveira não é médica, nemenfermeira, mas tem curso superior naárea e cuida de vidas. É formada pelaFaculdade de Tecnologia de Sorocaba(Fatec), no interior de São Paulo, e res-ponsável pela manutenção das máquinasde hemodiálise de um hospital da cidade.“Aos 21 anos, eu estava formada e em-pregada”, conta a tecnóloga em saúde.As instituições de ensino superior priva-das começaram a oferecer os cursos su-periores de curta duração em todo paísno começo da década para conter os abu-sos cometidos por algumas concorrentes.

O Ministério da Educação criou oCatálogo Nacional de Cursos Superioresde Tecnologia responsável por organizare orientar a oferta destes cursos. O Catá-logo contempla as áreas de formaçãotecnológica em Agropecuária e RecursosPesqueiros, Comércio e Gestão, Artes,Comunicação e Design, Construção Civile Transportes, Lazer, DesenvolvimentoSocial e Turismo, Indústria, Química eMineração, Informática e Telecomunica-ção e Meio Ambiente e Tecnologia deSaúde. Os cursos existentes que não seencaixam nessas áreas e nomes definidospelo MEC devem mudar o currículo ouficarão como cursos experimentais, atéobterem “densidade tecnológica”, ou seja,serem aperfeiçoados até justificarem acriação de uma nova denominação.

A FESA - Fundação de Ensino Superior de Aragarças - está com inscriçõesabertas para o vestibular 2011 do curso superior de Turismo e PatrimônioCultural, que tem duração de 2,5 anos. Os interessados deverão agendar suainscrição pelos telefones 92179503 / 9283-1641. A Prefeitura de Aragarças,com recursos próprios, promoveu reforma geral na estrutura física da faculda-de.

CURSO GESTÃO EM TURISMOE PATRIMÔNIO CULTURAL

OFERECIDO PELA FESA

Duração do curso: 2,5 anos

Legislação aplicada ao turismo e hospitalidadeHistória da CulturaContabilidade básicaTeoria Geral do TurismoMetodologia cientificaAdministração de serviços de hospitalidadeInformáticaEducação FísicaGeografia do turismoHistória da arte e cultura regionalMarketing aplicado ao turismoEspanhol Instrumental 1Organização de eventos em turismo e culturaPlanejamento e organização do turismo 1Gestões em turismoAtividades complementaresGestão ambiental em turismo e Patrimônio his-tóricoPráticas de serviços turísticosEspanhol instrumental IIPrática de hospitalidadePlanejamento e organização do turismoAgencia de viagens e transporteSociologia do lazer e turismoPlanejamento, organização e prática em rotei-ros turísticosInglês instrumentalÉtica profissional em turismoÉtica e postura profissionalProdutos turismos regionaisEstágio supervisionadoTrabalho de conclusão do cursoTópicos avançados em turismo e patrimôniocultural

Visando a instalação de um curso superior de saúde bucal, o PrefeitoMarcão determinou a compra de equipamentos. Já estão sendo preparadas assalas Sala de anatomia, armazenamento de tecidos, laboratório demicroscopia e Laboratório saúde bucal. Os equipamentos, já adquiridos epagos, com recursos do próprio município, serão entregues à FESA nospróximos dias

O turismo, na contemporaneidade, tem se tornado de forma avassaladora umdos maiores e melhores negócios, apresentando índices de crescimento progressivosanuais, tanto em países desenvolvidos quanto em subdesenvolvidos e em estágio dedesenvolvimento. Esse negócio – uma indústria sem chaminés, já está deixando de servisto como bom negócio só para quem tem sol e mar. Determinadas modalidades deturismo começam a despontar e a crescer – quantitativa e qualitativamente – inclusivemais que o conhecido turismo de sol e mar. Atendendo a públicos diferenciados ecaracterizados, modalidades como o ecoturismo ou turismo de natureza, o de aventu-ra, o religioso ou místico, o gastronômico, o de eventos ou de negócios, o rural e ocultural vêm ganhando espaço no cenário mundial e nacional.

Por causa do potencial dessa região do Araguaia é que levou o Conselho Estadu-al de Educação propôs à Fesa – Fundação de Ensino Superior de Aragarças o cursoGestão em Turismo e Patrimônio Cultural. As lideranças aragarcenses buscavam umcurso superior na área de enfermagem, mas foram alertadas para as necessidades daregião.

O certo é que os profissionais que se formarem no curso da Fesa serão benefici-ados por essa vocação turística regional e muito beneficiarão as cidades, pois, pode-rão ajudar a desenvolver o setor.

Em 1984 o ex-prefeito Hélio Fernando tentou implantar em Aragarças uma Es-cola Agrícola. Conseguiu os recursos, construiu o prédio, mas a escola não chegou afuncionar. Acabou depredada.

A utilização da estrutura física sempre era defendida pelo então vereador Marcão,que, por várias vezes, proferiu enérgicos discursos cobrando das autoridades algumprojeto que pudesse viabilizar o aproveitamento de tão importante obra que se acaba-va com o tempo.

De tanto o vereador cobrar que na década 90 a abandonada Escola Agrícolapassou a abrigar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, isso depoisde uma reforma superficial em parte de sua estrutura já bastante deteriorada. Outratentativa foi a doação do prédio para a FACLIONS, de Goiânia, para instalação deuma faculdade, no entanto, o proposto não foi cumprido o que cancelou automatica-mente o comodato.

O Prefeito Marcão chega ao poder e a “menina de seus olhos” passa por outrareforma superficial para abrigar novamente o PETI. Mas isso não sufocou o sonho dafaculdade que veio mais forte em 2005 com a criação da Fundação de Ensino Superi-or de Aragarças – FESA, instituição que tem recebido total apoio do prefeito, segundosua presidente, Zélia Diniz.

A principal meta da FESA era a instalação de um curso superior de enfermagem,isso em função da demanda. “O curso de enfermagem é muito procurado por que apessoa já sai da faculdade com emprego garantido”, afirma Zélia Diniz, no entanto ocurso aprovado foi o de gestão em turismo e patrimônio cultural por causa das pecu-liaridades da região. Agora o trabalho está voltado para outro curso superior, na áreade saúde bucal.

A infra-estrutura atual e os equipamentos que estão chegando serão utilizados paracursos técnicos pós-médio para as áreas de enfermagem, saúde bucal e artesanato.Os interessados deverão providenciar pré-inscrição, na secretaria da FESA (fundosdo Hospital Municipal Getúlio Vargas). A pré-inscrição também pode ser agendadapelo telefone (066) 9217-9503, com Ana Rute.

Infra-estrutura esteve abandonada por vários anos

Potencial turístico foi determinante para o primeiro curso