jornal janeiro 2012

12
| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | Ano 1 | Número 4 | Fundador: Belman de Alvarenga Heitor | Festa de Fé Cavalgada Baixada comemora seus padroeiros Festas em Santo Amaro e São Sebastião, atraem multidões Cavaleiros levaram sua fé aos distritos Cantores da região ganham destaque O cantor Rodrigo do Forró que nasceu em São João da Barra e que reside em Campos por muito tempo, vem se destacan- do na música regional, após dezenove anos de carreira musical, lança o seu 9° cd, com 21 músicas entre forró e sertanejo universitário. Em breve o segundo DVD vai ser gravado em Campos. Como acontece todos os anos, mais uma vez a tradicional Festa de Santo Amaro foi o ponto alto da abertura do verão na Baixada Campista, levando romeiros de to- dos os pontos da cidade, para o distrito de Campos, em devoção. 11 4 3, 4 e 5 [email protected] Em Breve, Rd. Raul Souto Maior, 381, em frente a Pça. São Benedito, Goytacazes Aceitamos Cartões Visa e MasterCard De Goytacazes ao Farol, a única com Farmácia Popular Confira o que acontece na baixada, e as pessoas que são destaque nessa terra. 12 09 Ari Pessanha lidera a cavalgada pelas ruas de Santo Amaro Seu Fernando atua em várias atividades O mecânico Fernando Paes Ribeiro mora em Goitacazes desde 1960, desde que chegou de Quissamã, sua terra natal. Aos 75 anos ele se mantém em plena atividade, não apenas no trabalho diário, mas em várias atividades paralelas. Amante do futebol e do Carnaval, ele é o responsável pelo veterano do São José, desde 1968, além de colocar na rua o Boi Xexé, todos os anos para desfi- lar nas ruas do Farol. Participante ativo das festas juninas, ele afirma participar de cerca de oito quadrilhas nos meses de junho e julho, além de ser assíduo frequentador das serestas, onde dança semanalmente no Rio Branco.

Upload: fabiano-silva

Post on 07-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de Janeiro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | Ano 1 | Número 4 | Fundador: Belman de Alvarenga Heitor |

Festa de Fé

Cavalgada

Baixada comemora seus padroeirosFestas em Santo Amaro e São Sebastião, atraem multidões

Cavaleiros levaram sua fé aos distritos

Cantores da região ganham destaque

O cantor Rodrigo do Forró que nasceu em São João da Barra e que reside em Campos por muito tempo, vem se destacan-do na música regional, após dezenove anos de carreira musical, lança o seu 9° cd, com 21 músicas entre forró e sertanejo universitário. Em breve o segundo DVD vai ser gravado em Campos.

Como acontece todos os anos, mais uma vez a tradicional Festa de Santo Amaro foi o ponto alto da abertura do verão na Baixada Campista, levando romeiros de to-dos os pontos da cidade, para o distrito de Campos, em devoção.

11

4

3, 4 e 5

[email protected]

Em Breve, Rd. Raul Souto Maior, 381, em frente a Pça. São Benedito, Goytacazes

Aceitamos Cartões Visa e MasterCard

De Goytacazes ao Farol, a única com Farmácia Popular

Confira o que acontece na baixada, e as pessoas que são destaque nessa terra. 1209Ari Pessanha lidera a cavalgada pelas ruas de Santo Amaro

Seu Fernando atua em várias atividades

O mecânico Fernando Paes Ribeiro mora em Goitacazes desde 1960, desde que chegou de Quissamã, sua terra natal. Aos 75 anos ele se mantém em plena atividade, não apenas no trabalho diário, mas em várias atividades paralelas. Amante do futebol e do Carnaval, ele é o responsável pelo veterano do São José, desde 1968, além de colocar na rua o Boi Xexé, todos os anos para desfi-lar nas ruas do Farol. Participante ativo das festas juninas, ele afirma participar de cerca de oito quadrilhas nos meses de junho e julho, além de ser assíduo frequentador das serestas, onde dança semanalmente no Rio Branco.

Page 2: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 2

(22) 9942-0413(22) 9989-6040

Direção: Maninho

Mostre sua marcaem todo o lugar

JORNAL DA BAIXADA EJORNALDABAIXADA.COMANUNCIE HOJE!

Chiquinho do Gás e Mazaropi na festa para os moradores na praça de Tócos

A praça de Tócos esteve em festa com o evento organizado por Chiquinho do Gás

As ruas ficam alagadas nos períodos de chuva forte no bairro de GoitacazesA moradora Amara Teresa tem dificuldades para sair de casa nos dias de alagamento

Parque Saraiva pede melhorias

Moradoressolicitamsinalização

Chiquinho fez a festa na praça de Tócos

Leandro Miranda e Elisângela Viana pediram a colocação de redutores

A nova pista da Linha do Limão tem favorecido os constantes acidentes no local

Os moradores da Nova Linha do Limão, em Goitacazes estão soli-citando com urgência a colocação de redu-tores de velocidade e sinalização ao longo da avenida, que foi comple-tamente reformada pela Prefeitura de Campos e se tornou uma pista de corridas.

Acidentes vem acon-tecendo com frequencia no local e neste mês de janeiro, causou a morte de uma moradora de Poço Gordo, que utili-zada a avenida para se deslocar para o centro de Campos e foi atrope-lada em sua motocicle-ta, morrendo no local, antes mesmo do socorro chegar, o que acabou por gerar o protesto de quem esteve no local.

O apresentador do programa “Conexão verdade”, da Rádio Con-tinental, se reuniu com amigos, ouvintes e pa-trocinadores na praça de Tócos, onde distribuiu vários brindes. Chiqui-nho relata a felicidade de ser abraçado pela população e aproveitou para agradecer a todos os que participaram e o ajudaram a fazer a festa.

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima participou da festa, dan-do todo o apoio neces-sário para que pudesse acontecer os shows de Baiano do Forró, Evair do Forró e o conjunto Cawboys do Forró, que animaram a população do distrito de Tócos que compareceu em massa para prestigiar o evento.

Os moradores da Rua Silvino Canela, onde funciona o Colégio Paula Barroso em Goitacazes, reclamam das condições que ficam em períodos de chuva, devido aos constantes alagamentos que atingem a todo o Parque Saraiva.

A moradora Amara Teresa pede providências à Prefeitura de Campos para que o problema seja resolvido o mais breve possível já que este é um problema antigo para quem reside no local.

EXPEDIENTEDiretor-Presidente:Belman de Alvarenga HeitorRedação: Av. Boa Vista, s/n, Loja 1, Farol de São ToméJornalista Responsável: Carla Pessanha - MTB 24303/RJDiagramação: FK Soluções Visuais - www.fkhospedagem.com.brContato Comercial: (22) 9942-0413 | 9989-6040 (Maninho)Nossos anúncios, só são faturados após a impressão do jornal atual.

Page 3: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 3

São Sebastiãocomemora oseu padroeiroDistrito realiza a 302ª edição deuma festa que se tornou popular

O padroeiro São Sebastião é celebrado por moradores de praticamente todos os distritos da Baixada Camp-sta

Fotos: Divulgação

O conjunto católico Rosa de Saron foi uma das atrações marcando presença nas comemorações de mais uma festa de São Sebastião

A 1ª só em 2012

Informação rápida, dia e noite!

O terceiro distrito de Campos, São Sebas-tião, realizou mais uma festa em homenagem ao padroeiro da localidade, marcando 302ª edição dos festejos do padroei-ro daquela localidade.

O grande destaque musical da festa foi a apresentação da banda de nível nacional, Rosa de Saron, cuja linha ca-tólica expressa de forma sutil a espiritualidade direcionada ao maior conhecimento da pala-vra de Deus, dentro de suas canções.

Como sempre aconte-ce em anos anteriores, barracas padronizadas deram um aspecto vi-sual mais bonito à área central da comunidade, em frente à quadra de esportes coberta, onde foram colocadas pela

Coordenadoria de Fis-calização de Posturas os ambulantes, que tradicio-nalmente fazem parte da festa nos distritos.

A apresentação do grupo no último dia 20, no palco oficial monta-do na praça principal, no largo pertencente à

igreja levou um grande público a São Sebastião. Formada por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin

(baixo) e Grevão (bateria), a Rosa de Saron surgiu em Campinas, interior paulista num processo de renovação carismática da

Igreja Católica e se fir-mou desde a década de 90, quando lançou seu primeiro álbum.

Na programação, além do show, a tradicional alvorada às 6h, missa solene bastante concor-rida e a procissão com a imagem de São Sebas-tião percorrendo as ruas do distrito.

Outro destaque da festa foi a cavalgada que reuniu moradores da região, saindo de Beira do Taí, passando por vá-rios distritos e chegando em São Sebastião, onde recebeu a benção do padre e uma recepção da população aos partici-pantes, com um show de forró com o Grupo Frutos da Terra e um churrasco oferecido por Pirinho e Jorge na Sede Musical de São Sebastião.

Que nosso padroeiro, São Sebastião, possa a cada dia, abençoar a vida daqueles que são devotos.

Rodolfo Gama

Page 4: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 4

fOTOS: dIVULGAÇÃO

Baixada festeja com Santo Amaro

Cavalgada levou os romeiros e devotos para a festa

GUSTAVO PESSANHA, JUNIOR ROZIVINHOE ARI PESSANHA, OS AMIGOS DA BAIXADA

Como acontece todos os anos, mais uma vez a tradicional Festa de Santo Ama-ro foi o ponto alto da abertura do verão na Baixada Campista, levando romeiros de todos os pontos da cidade, para o distrito de Campos, em devo-ção.

A tradicional cava-lhada atraiu como acontece todos os anos, uma multidão, que se reuniu em torno do campo de futebol, para ver de perto, uma das mais antigas manifestações culturais, que chegou ao Brasil, trazida pelos portugueses.

A parte religiosa, levou os romeiros a Santo Amaro, em lou-vor ao santo, que tem sido a proteção para milhares de morado-res da Baixada Cam-pista, que puderam de ver de perto, atrações musicais como Tony Alisson e o Grupo Pi-xote, além do rodeio internacionalmente conhecido de Toy Nascimento.

A Fundação Municipal de Esportes esteve presente nos festejos do padroeiro da Baixada Campista, com a realização de um torneio de futebol de salão, como acontece todos os anos, na quadra de esportes da localidade. Na final a equipe de Baixa Grande con-quistou o título ao vencer o time de Goytacazes por 4x2 e recebeu o título das mãos do presidente da FME, Magno Prisco, que prestigiou o evento.

A chegada dos cavaleiros é uma das atrações da Festa de Santo Amaro que é o padroeiro da Baixada Campista

A cavalgada é uma das mais tradiconais entre as atrações da festa todos os anos

Mais uma vez os cava-leiros e devotos da Baixa-da Campista, marcaram presença na 269ª Festa de Santo Amaro, que este ano, atraiu cerca de 20 mil pessoas. O destaque mais uma vez, ficou por conta da cavalhada, que este ano chegou à sua 252ª edição.

Após a chegada, os ca-valeiros de vários bairros e distritos de Campos, se reuniram em frente à igreja matriz, para a oração de agradecimento pelas graças recebidas e pela proteção do último ano.

A cavalhada, reunindo 24

cavaleiros aparamentados (12 de cada lado) mais uma vez encenaram a luta entre mouros e cristãos.

A cavalhada é uma das manifestações culturais mais antigas de Campos e sempre atrai uma multidão de curiosos para o distrito.

Estrada de Tocos - (22) 2724.4696 / 9982.7021Centro - (22) 2731.7015 / 9843.9835

CONFIRA TAMBÉM PROMOÇÃO EM TODA LINHA HONDA

Baixa Grande, 22 2721-6962Direção Silvino Cezar

Page 5: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 5

Telha Branca - PlaquetasRefratários - Cobogós

Personalidades participam ativamente

Ari Pessanha lidera a cavalgada pelas ruas de Santo Amaro Aplígio Barcelos Alves figura conhecida da Baixada em momento de oração

Gustavo Pessanha e a esposa Lia Pessanha com a amiga Denise Rangel Ângelo Bambam ceramista e pecuarista conhecido da população local Júnior Rozivinho junto com os companheiros sempre presente aos eventos

Betinho Almeida, presidente da Associação dos Cavaleiros de Campos O advogado Guilherme Almeida junto com o filho participando da cavalhada Rafael e Shirley acompanharam toda a cavalgada até Santo Amaro

Como acontece todos os anos, a festa de San-to Amaro se torna um desfile de personalidades que aproveitam a data importante do calendário religioso para voltar ao local de peregrinação. Durante a semana de festa, figuras conhecidas da população estiveram no distrito para agradecer as bençãos recebidas e rever antigos companheiros.

Na cavalgada organizada pela Associação dos Cavaleiros e Amazonas de Campos dos Goitaca-zes (ACAC), acontece uma grande festa, regada a churrasco e muito forró e que foi realizado no Sitio da Auto Escola Objetiva em Santo Amaro, onde os participantes foram recebidos com gran-de festa. A narração da cavalgada foi feita por Jorginho de Mussurepe que abraçou o povo com seu jargão “Um abraço do tamanho do Brasil”

“Que o povo possa viver por muitos anos sob a proteção de seu padroeiro, que tantas bençãos tem lançado sobre o povo da Baixada Campista. Este é o desejo do amigo Geraldo Pudim para todos aqueles que tem fé”

“O deputado em visita a localidade de Santo Amaro para a festa do Padroeiro abraçou a todos, desejando que o sentimento de fé e religiosidade se mante-nha entre todos aqueles que confiam no santo de sua devoção. Que Santo Amaro proteja a todos.”

Aos moradores de San-to Amaro e romeiros que todos os anos se dirigem para agradecer e pedir a benção do padroeiro da Baixada Campista, o abraço do amigo de todas as horas, o despor-tista Neném.

Geraldo Pudim Paulo Feijó Neném

Uma festa de fé e devoção, que toma conta de toda a baixada.

Parabéns Baixada Campista, pela festa do seu padroeiro.

Danilo Gama e família

Page 6: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 6

Trabalhador mais valorizado na CoagroDivulgação/CDL

O presidente da Coagro Frederico Paes confirmou um acordo com o governo federal com o intuito de melhorar as condições de trabalho que passam a ter melhorias nas relações com a empresa

CerâmicaPoço GordoEstrada do Veiga, S/NPoço Gordo - Campos/RJ

Fone: (22) 2721.8165

Direção: Moreno e Zeike

A Cooperativa Agroin-dustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) acaba de aderir a um pacto com o governo federal que faz a empre-sa avançar ainda mais na questão da melhoria das condições de trabalho no ampo em suas área de plantio. Trata-se do Compromisso Nacio-nal para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, fir-mado em setembro pela empresa com o gabinete da Presidência da Repú-blica.

“Esse acordo que aca-bamos de assinar é um importante passo que a Coagro está dando para uma mudança historica no aperfeiçoamento das condições de trabalho em nosa região. E ratifi-ca nosso compromisso em colocar em primei-ro plano as questões trabalhistas de qualidade e melhoria para o traba-lhador rural”, afirmou o presidente da Coagro, Frederico Rangel Paes.

Segundo Paes, com a adesão voluntária da Coagro ao compromisso proposto pelo governo, a empresa avança cada vez mais na direção de investimentos de promoção da saúde e segurança do trabalha-dor. “Estamos no firme propósito de cumprir todas as normas para melhorar as condições de trabalho, investindo em vários ítens de que trata o documento do Compromisso Nacional, como as condições de transporte, qualidade da alimentação, da água, assistência social e giná-tica laboral”, disse.

Ainda de acordo com Frederico Paes, a empre-sa irá receber um selo de reconhecimento como exemplo de empresa que dá sua contribui-ção para a melhoria da organização do trabalho. “Esse é um compromisso nacional que vai além das exigencias trabalhias-tas. Existe também uma questão socio-ambiental também tratada nes-se acordo. Inclusive já contratamos professores de Educação Física, entre profissionais de outras áreas, a fim de cumprir o que pactuamos no docu-mento assinado junto à

Presidencia da Repúbli-ca”, explicou.

“Além de ser um com-promisso nosso, seremos fiscalizados para saber se estamos seguindo rigoro-samente as normas e exi-gências do compromisso. Mas ao final de um perí-odo, a gente vai cumprir essas exigências e rece-ber um selo do governo federal confirmando que a empresa segue rigoro-samente as exigências. A Coagro se sente honrada em participar desse acor-do de adesão volunária e a região irá em breve se orgulhar em ter a Coagro como a primeira usina

obter este selo no Estado do Rio”, concluiu.

De acordo com o portal da Presidência da Re-pública, o Compromisso Nacional para Aperfeiço-ar as Condições de Tra-balho na Cana-de-Açúcar é resultado de uma expe-riência inédita no Brasil de diálogo e negociação nacional tripartite para enfrentar o desafio de melhorar as condições de vida e trabalho no culti-vo manual da cana-de--açúcar.

Esse Compromisso foi construído por meio de uma Mesa de Diálogo, instalada em julho de

2008, a convite do Presi-dente da República e sob a coordenação da Secre-taria-Geral da Presidência da República. Ao longo de um ano, a Mesa cons-truiu um acordo histórico para valorizar e dissemi-nar as melhores práticas trabalhistas na lavoura da cana-de-açúcar e promo-ver a reinserção ocupa-cional dos trabalhadores desempregados pelo avanço da mecanização da colheita.

Os trabalhadores são representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e

Federação dos Emprega-dos Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). A União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica) e o Fórum Na-cional Sucroenergético representam os empresá-rios. O Governo Federal participou com integran-tes da Secretaria-Geral e Casa Civil da Presidência da República e dos minis-térios da Agricultura, Pe-cuária e Abastecimento; do Trabalho e Emprego; da Educação; do Desen-volvimento Agrário; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Com o melhor preço da baixadaEm frente a Igreja de Santo Amaro

Page 7: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 7

Feira da Roça ainda mais moderna

Projeto Jesus no Litoral na Aldeia do Sol

Cobertura e carrinhos de compras são as novidades da temporada

Igreja Católica Carismática leva a palavra de Deus a todos no Farol

Nelinho se apresenta todas as quartas-feiras na praia do Farol, dentro do Projeto Jesus no Litoral da Igreja Católica

O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, apresentou as melhorias feitas na Feira da Roça na Praia do Farol

Tel: (22) [email protected]

CAMPOS DOS GOYTACAZES

CONSTRUTORA AVENIDADesejamos aos funcionários e amigos,os mais sinceros votos de Boa Festas!

Gustavo Pessanha

A Feira da Roça, que todos os anos atrai um grande número de turis-tas e veranistas na praia do Farol, tem perspectiva de crescimento ainda maior nas próximas se-manas, com a ampliação do espaço de atendimen-to. Essa é a perspectiva do secretário de Agri-cultura e Pesca, Eduardo Crespo, que aposta no crescimento da feira a partir do investimento que vem sendo feito para ampliar o espaço de atendimento.

No primeiro final de semana do verão deste ano, cerca de 60 fei-rantes expuseram seus produtos e a expectativa é que este número seja

ainda maior nas próximas semanas, depois que foi feita a ampliação do toldo que protege pro-dutores e consumidores do sol e da chuva.

- Ampliar a partir do segundo sábado de funcionamento o espaço da feira, que ganhou em todos os aspectos. Outra preocupação nossa é garantir um maior espaço para o estacionamento de veículos, o que é fun-damental para garantir as vendas ao produtor – afirmou Eduardo Crespo.

Outra melhoria que a feira apresentou este ano, é a da colocação de carrinhos de compras que foram disponibiliza-dos para todos os que

visitam o local, facilitando a realização das compras.

Dona Inhora recebeu as novidades com alegria, já que é uma das mais anti-gas integrantes da feira e fez questão de agradecer ao secretário Eduardo Crerspo as melhorias.

A Feira da Roça já se tornou tradição em Campos, onde funcio-na de modo itinerante durante todo o ano e na orla marítima do Farol de São Thomé, durante a temporada de verão, com produtos frescos, culti-vados sem agrotóxico e com preços acessíveis. No Farol ela funciona aos sábados, das 6h às 14h, em frente a área da Marinha.

A palavra de Deus está sendo levada a moradores e veranistas da praia do Farol de São Tomé, através dos eventos realizados pela Igreja Católica Carismática, que semanalmente reúne a população em eventos con-corridos na praia campista.

Inicialmente a pregação do Irmão Nelinho, vinha acontecendo na Igreja Nossa Senhora das Rosas, que fica na área dos cuba-nos, mas a partir do grande número de participantes e o crescimento do evento, um novo palco vai ser montado

na Aldeia do Sol para rece-ber os fiéis, todas as quar-tas-feiras a partir das 19h. Caravanas de várias partes do município tem se unido aos moradores do Farol nesta corrente de fé, com os padres Nelson e Pinali que participam ativamente.

O evento está previsto para se estender até o dia 15 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval e a cada semana a tendência é de um aumento significativo no número de participantes.

Os Irmão Nelinho, ficou famoso entre os católicos

através dos programas de rádio em Campos. Diaria-mente ele pode ser ouvido através do programa”Bota Fé em Você”, que apresen-ta das 5h às 6h da manhã na Campos Difusora e no período da tarde, das 13h às 15h, em um programa ecumênico, que é apresenta-do na Rádio Absoluta, junto com o radialista Marcos Aventura. No programa “Amigos pela Fé”, mensa-gens católicas e evangéli-cas são apresentadas neste programa, que alcança os adeptos das duas religiões.

BAZAR AVENIDA

MATERIAL ELÉTRICO E HIDRÁULICO EM GERAL

DIREÇÃO: ZEZINHO

AVENIDA BOA VISTA, 202, FAROLTEL: 2747-5377 / 9962-6181

Page 8: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 8

EM SATURNINO BRAGA (Em frente ao posto de gasolina)Direção de Dinho

9949.0047

Page 9: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 9

José SallesSeu Fernando atua em várias atividades

O comunicador das festas religiosasFernando Paes Ribeiro é figura conhecida entre os moradores da Baixada

Sandro Lima e esposa Valdéia comemorando na festa de Santo Amaro

José Rubens e Jaime Alvarenga no papo rotineiro com o amigo Ailton Tavares

Um olhar romântico sobre a nova Baixada

Lá se foi o ano velho e o ano novo chegou, como sempre com as esperanças renovadas no amor de Deus e na certeza de que não fomos abandonados.

Deus é a alegria infinita que abraça o universo e nos dá de presente a paz e a justiça para a nos-sa felicidade e tranquilidade com as bençãos de Jesus e o poder santificante do Espírito Santo a nos animar na continuação de nossas tarefas e no cumprimento dos deveres assumidos.

As pessoas em sua maioria estão em busca de novas realizações e novos empreendimentos, com novas conquistas em todos os sentidos, principalmente com as responsabilidades que te-mos de bem informar com acerto e imparcialida-de. Aliás a meta primordial do Jornal da Baixada, que veio para unir a nossa gente e dar apoio aos grandes empreendimentos.

Desejamos que este ano novo, seja uma porta aberta para novas conquistas e novas realizações. Nosso povo humilde e simples é um povo de fibra, honesto e trabalhador. Sempre soube con-quistar admirações e o respeito de todos, seme-ando amor e bondade com a sua fé inquebrável. No ano do glorioso Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, que tanto se orgulha de seus filhos, por ele a mando.

As lavouras, a pecuária e o parque industrial com suas cerâmicas, são frutos de um trabalho corajoso e perseverante de homens que nun-ca desistiram da luta pelo engrandecimento de nossa querida terra, de tantas e grandiosas tradições, agora com as melhores perspectivas, com as construções portuárias que vão ajudar no encaminhamento do petróleo produzido em seu território marítimo.

Para encerrar a nossa modesta crônica de hoje, podemos bater no peito e dizer “Como nos or-gulhamos de ter nascido na Baixada Campista, plantando boa semente e colhendo bons frutos entre conterrâneos de que tanto nos orgulhamos, porque

ERA ISSO QUE EU QUERIA DIZER...

Era isso que eu queria dizer....

Palavras com

O comunicador Sandro Lima pode ser visto em praticamente todas as festas religiosas da Baixa-da Campista, onde tem participado ativamente da locução das festas organizadas pela igreja católi-ca. Inicialmente a carreira começou em parques de diversão, lojas e outros eventos. Hoje, ele fala com o coração, iniciando as apresentações nas festas que participa com a música “Jesus Cristo” de Roberto Carlos, finalizando as apresentações com a canção “O terço”. Morador de Donana ele é conhecido em toda a Baixada Campista, pela emoção demonstrada nos palcos por onde passou e deixou a sua marca para os católicos praticantes da região.

O mecânico Fernando Paes Ribeiro mora em Goi-tacazes desde 1960, desde que chegou de Quissamã, sua terra natal. Aos 75 anos ele se mantém em plena atividade, não apenas no trabalho diário, mas em várias atividades paralelas. Amante do futebol e do Carnaval, ele é o responsável pelo veterano do São José, desde 1968, além de colocar na rua o Boi Xexé, todos os anos para desfilar nas ruas do Farol. Partici-pante ativo das festas juninas, ele afirma participar de cerca de oito quadrilhas nos meses de junho e julho, além de ser assíduo frequentador das serestas, onde dança semanalmente no Rio Branco.

Uma observação sobre o progresso pelo qual tem passado a Baixada Campista nos últimos anos, gerou um longo papo entre os moradores de Goitacazes, José Rubens e Jaime Alvarenga, que tradicionalmente se reúnem nas praças do distrito para um bate papo informal. O amigo Ailton Tavares, sempre presente, é um dos participantes da conversa diária, se mostran-do a cada dia mais interessado pelos problemas da região, que tende a crescer. O trem, que ligava toda a Baixada é sempre lembrado com saudosismo por quem utilizou este meio de transporte durante prati-camente toda a vida. A “viagem” para o Farol sempre é lembrada pelas dificuldades do passado.

Avenida Penha Machado, 62, Farol(22) 2747-4248

Anexo à Pousada das Garças

Almoço e JantarSelf-Service

Page 10: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 10

O trabalho da Guarda Municipal tem sido ostensivo na praia do Farol de São Thomé e com isso a segurança de veranistas e moradores tem sido garantida neste período

Direção: Paulo Roberto

9x19x19 ------- 9x19x29

Os órgãos de segu-rança estão atuando de forma integrada no Verão da Família - Farol 2012. Assim informou o coordenador de Segu-rança e Ordem Públi-ca, Alcemir Pascoutto, esclarecendo que a parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiro (GBM) tem contribuí-do para garantir mais segurança a moradores e veranistas da praia

campista. De acordo com o coordenador, não foi registrado ne-nhum incidente du-rante todos os dias de eventos.

- Estamos tendo um verão tranquilo, graças à atuação da Guar-da Civil e a presença constante de equipes da PM e do Corpo de Bombeiros - disse Pascoutto, ressaltando que de segunda-feira a quinta-feira, cerca de 50 guardas atuam

no Farol, e nos dias de eventos, o número sobe para 140 homens. “Estamos com toda estrutura operacional no Farol, com quadrici-clos circulando na areia e orientando os moto-ristas a não trafegarem em local onde ficam os banhistas, bicicletas e viaturas, para uma atuação mais rápida em casos de pequenos delitos ou acidentes”, comentou.

Pascoutto falou,

ainda, das 10 câmeras instaladas em toda orla da praia, que compre-ende do Clube Náu-tico ao Lagamar. “As imagens estão sendo monitoradas 24 horas pela central, montada no Centro de Inclusão Digital (CID), próximo à rodoviária do Farol. Também colocamos uma câmera no Portal do Farol. São câmeras speed dome, com cam-po de ação de 300 a 500 metros”, contou.

Trabalho integrado garantea segurança do Farol 2012

A Secretaria Municipal de Saúde vai distribuir 150 mil preservativos du-rante o Verão da Família, no Farol de São Tomé. A distribuição, que come-çou no dia 31 de de-zembro, na passagem de ano, está sendo feita em pontos estratégicos, nos finais de semana, como na caminhada junto ao trio elétrico.

- Chamamos a atenção para que a população em geral tome conhecimen-to de que usando preser-vativo, o risco de trans-

missão do HVI diminui para quase 0% - afirmou o técnico de enferma-gem, Raul Fernando, um dos responsáveis pela distribuição de preserva-tivos.

Uma equipe de suporte de 20 a 30 profissionais de saúde, entre enfer-meiros e técnicos de enfermagem, distribui os preservativos numa ambulância. A equipe também fica num ponto fixo da orla, no estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Saúde distribuipreservativos na praia do FarolJonatas Manhães/PMCG

Direção de Alcides

POUSADA COMPREÇOS ESPECIAIS PARA CARNAVAL

INFRAESTRUTURA PRIVILEGIADA

ALUGAMOS PARA EMPRESAS

CONTAMOSCOM

ESTACIONAMENTO

Page 11: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 11

Rodrigo do Forró lança o seu nono CD em show gravado ao vivo com sua banda

Frutos da Terra foi a principal atração da cavalgada realizada na festa do padroeiro Santo Amaro

O cantor Zazal investe em uma nova opção de shows para o verão na praia do Farol de São Thoimé

Amaro da Conceição de Souza - PresidenteGilmar Abud Wagner - Tesoureiro

Rodolfo Azevedo Gama - Secretário

São Sebastião,padroeiro de um povo de fé!

Marcos Araújo, Bruno Araújo e Família!

O cantor Rodrigo do Forró que nasceu em São João da Barra e que reside em Campos por muito tempo, vem se destacando na música regional, após dezenove anos de carreira musical, lança o seu 9° cd, com 21 músicas entre forró e sertanejo universitário. Em breve o segundo DVD vai ser gravado em Cam-pos.

Conhecido do público e comparado ao cantor Frank Aguiar, ele chegou a ser chamado pelo público de

Rodrigo Aguiar.Ele participa de várias

festas de laço, cavalgadas e vem se destacando em diversos shows, realizados em clubes da região.

O próprio cantor destaca em seu novo trabalho, a música “Deixaria Tudo”, que vem sendo a música de trabalho nos shows que realiza na região.

Na banda de Rodrigo, o destaque é o filho Diego, que toca guitarra e vem aparecendo como um dos destaques.

Rodrigo do Forrólança um novo CD

Frutos da Terra em destaque

Zazal inaugura nova casa

O cantor Gustavo, do Grupo Frutos da Terra vem se destacando como um dos melhores cantores de forró da região e tem sido grande a solicitação para que participe de eventos religio-sos, como o de Nossa Senhora das Graças da Tocaia e recentemente em Santo Amaro, onde cantou em um trio elétrico na praça principal.

O forró tem tido um grande cresci-mento na região e a Baixada Campista vem se tornando nos últimos anos um pólo de revelação de artistas nesxse ritmo musical. Entre eles se destacam as bandas Cawboys do Forró, Katukaí, Alex do Forró, Baiano do Forró, Cartão Postal e Os Morenos entre outras que vem se destacando regionalmente.

Cantor de destaque entre o público de Campos, Zazal segue investindo em sua música e recentemente inau-gurou um novo investimento que promete se tornar a sensação da praia do Farol de São Thomé.

O cantinho do Zazal, que vai funcio-nar na orla marítima da praia campis-ta, bem em frente ao porto, promete reunir um grande público, atraídos pelo cantor, que sempre se destacou na múisica sertaneja e no forró.

Zazal pretende com esse novo investimento, levar ao Farol de São Thomé, uma casa de shows que possa garantir ao público da praia campista, o divertimento no verão e no inverno.

Venda de coberturas e potrosPaint Horse e Quarto de Milha

9824-3507Direção: Angelo Freitas

Page 12: Jornal Janeiro 2012

| Campos dos Goytacazes, Janeiro/2012 | 12

Agora em Goytacazes

[email protected]

Bárbara, Jocinéia e Lilia em noite festiva

Afrânio, Jaqueline, Andressa e Luana

Valcir Panela de barra em tempo de lazer

Os amigos Terra e Bruno Santos

O radialista Paulo Marques com a família

Marcos Flávio (Piu) e seu possante

Tony Nascimento em nossa companhia

Silvio César e a esposa Juliana

o empresário Paulinho e sua esposa

A elegante empresária MárciaWalid e a esposa Graziela

Gustavo do Norte-Flu Matheus da DrogaPharma O desportista Juca Araújo DJ Luis Henrique em noite de festa Prisciliana Trindade curte o Farol

O empresário Maurício Rangel e família

Os empresários Douglas e Cássio

Daniel da Abertura Promoções

Marcos Madeira e sua esposa

Casal de empresários Ederlinda e Anísio

Thiago Ferrugem e Leandro é só alegria

Dra Manuela e o marido Anderson Araújo

Afonso Toledo e seu filho Maycon

Carlos Rocha torcedor do Sport Recife

Os amigos Roberto e Paulo Roberto

Alexandre Cardoso e a esposa Tatiana

O empresário Rossini com a esposa Marília em tarde de festa em Santo Amaro

Direção: Zé Maria

Filial da Goitagás

[email protected]