jornal zoada bonita janeiro 2012

16
Receitas da Vovó Lolita Pág. 3 Editorial Pág. 3 Umas & Outras. Pág. 4 De olho na Cidade. Pág. 5 Histórias da Vida. Pág. 12 Atitude Pág. 6 ZB Mulher Pág. 11 Fundado em 2 de setembro de 2009 Páginas de 7 a 10 ANO II JANEIRO, 2012 Número 24 CIDADE DE ITABORAÍ, RIO DE JANEIRO Diretor: Paulo Maia - [email protected] Deus seja Louvado Tel- el- el- el- el- Fique Esperto ZB 2 anos NO PAÍS DOS ESPERTOS Ciência & Vida Pág. 13 O PALHAÇO É ... “Tá feia a coisa”! Desvio de verbas, maracutaias, leis que favorecem os polí- ticos, como no caso do aumento salarial para os parlamentares, ou no caso da fi- cha limpa... E vai por aí. Até a verba para atender os desabrigados das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro sumiu e muito pouco foi feito para resolver efeti- vamente os problemas. No Rio e agora também em São Pau- lo, é um tal de tampa de bueiro explo- dir... Prédios que desabam matando pes- soas inocentes e desprotegidas pelo Es- tado, que deveria fiscalizar, resguardan- do os cidadãos. Recorrer a quem? Con- “Um povo livre não só deve ser armado e disciplinado, mas deve ter armas suficientes e munição para manter um estado de in- dependência de qualquer um que possa tentar abusar dele, o que inclui o seu próprio gover- no”! FELIZ 2012! George Washington fiar em quem, se até a polícia que é paga por nós para nos dar proteção, tem muitos polici- ais envolvidos em vários crimes noticiados pela imprensa. Se gritar pega ladrão... Estamos vivendo uma crise de valores? Num momento em que o mundo todo está passando por grandes transformações econômi- cas, políticas, sociais, comportamentais, o povo brasileiro continua em pé na calçada, vendo a banda passar. Depois não adianta reclamar, como comadres fofoqueiras, falando da vida alheia. Você já foi a uma reunião da Câmara em Itaboraí? Pois é! As leis que nos regem são fei- tas lá. Todo cidadão deveria participar. PRECISAMOS RESGATAR NOSSOS VALORES! Alberto de Seixas Martins Torres. Bacha- rel em Direito, Sociólogo, escritor, jornaista e político. Deputado da Assembléia Consti- tuinte fluminense instalada em 1º de março de 1892. Em 1894 é eleito deputado federal. Em 1895, é nomeado por Prudente de Mo- rais, Ministro da Justiça e Negócios Interio- res. Entre 31 de dezembro de 1897 e 31 de dezembro de 1900 exerce o mandado de Pre- sidente do estado do Rio de Janeiro. Alberto Torres nasceu em Porto das Caixas, em 26 de novembro de 1865 e faleceu no Rio de Ja- neiro, em 29 de março de 1917. Está sepulta- do em Porto das Caixas. Pág. 14 Pág. 11

Upload: paulo-maia

Post on 18-Dec-2014

1.790 views

Category:

News & Politics


1 download

DESCRIPTION

Jornal cultural Zoada Bonita Itaboraí cidade do COMPERJ

TRANSCRIPT

Receitas da Vovó Lolita Pág. 3Editorial Pág. 3

Umas & Outras. Pág. 4

De olho na Cidade. Pág. 5

Histórias da Vida. Pág. 12

Atitude Pág. 6

ZB Mulher

Pág. 11

Fundado em 2 de setembro de 2009

Páginas de 7 a 10

ANO IIJANEIRO, 2012

Número 24

CIDADE DE ITABORAÍ, RIO DE JANEIRO Diretor: Paulo Maia - [email protected]

Deus seja Louvado

TTTTTel-el-el-el-el-

Fique Esperto

ZB

2 anos

NO PAÍS DOS ESPERTOS

Ciência & Vida Pág. 13

O PALHAÇO É ...“Tá feia a coisa”! Desvio de verbas,

maracutaias, leis que favorecem os polí-ticos, como no caso do aumento salarialpara os parlamentares, ou no caso da fi-cha limpa... E vai por aí. Até a verba paraatender os desabrigados das enchentes naregião serrana do Rio de Janeiro sumiu emuito pouco foi feito para resolver efeti-vamente os problemas.

No Rio e agora também em São Pau-lo, é um tal de tampa de bueiro explo-dir... Prédios que desabam matando pes-soas inocentes e desprotegidas pelo Es-tado, que deveria fiscalizar, resguardan-do os cidadãos. Recorrer a quem? Con-

“Um povo livre não só deve serarmado e disciplinado, mas deveter armas suficientes e muniçãopara manter um estado de in-dependência de qualquer umque possa tentar abusar dele, oque inclui o seu próprio gover-no”!FELIZ 2012! George Washington

fiar em quem, se até a polícia que é paga pornós para nos dar proteção, tem muitos polici-ais envolvidos em vários crimes noticiados pelaimprensa. Se gritar pega ladrão...

Estamos vivendo uma crise de valores?Num momento em que o mundo todo está

passando por grandes transformações econômi-cas, políticas, sociais, comportamentais, o povobrasileiro continua em pé na calçada, vendo abanda passar. Depois não adianta reclamar,como comadres fofoqueiras, falando da vidaalheia.

Você já foi a uma reunião da Câmara emItaboraí? Pois é! As leis que nos regem são fei-tas lá. Todo cidadão deveria participar.

PRECISAMOS RESGATARNOSSOS VALORES!

Alberto de Seixas Martins Torres. Bacha-rel em Direito, Sociólogo, escritor, jornaistae político. Deputado da Assembléia Consti-tuinte fluminense instalada em 1º de marçode 1892. Em 1894 é eleito deputado federal.Em 1895, é nomeado por Prudente de Mo-rais, Ministro da Justiça e Negócios Interio-res. Entre 31 de dezembro de 1897 e 31 dedezembro de 1900 exerce o mandado de Pre-sidente do estado do Rio de Janeiro. AlbertoTorres nasceu em Porto das Caixas, em 26de novembro de 1865 e faleceu no Rio de Ja-neiro, em 29 de março de 1917. Está sepulta-do em Porto das Caixas.

Pág. 14

Pág. 11

2 ZB JANEIRO 2012 GENTE QUE TRABALHA SÉRIO

FESTAS E EVENTOS

TUDO ISSO INCLTUDO ISSO INCLTUDO ISSO INCLTUDO ISSO INCLTUDO ISSO INCLUÍDO NO PREÇOUÍDO NO PREÇOUÍDO NO PREÇOUÍDO NO PREÇOUÍDO NO PREÇO

Conforto, requinte, bom gosto, classe,estacionamento fácil... Assim é a “Viva Fes-ta”. Dois ambientes para você receber osseus convidados elegantemente, na maisnova casa de festas de Itaboraí. “Viva Fes-ta”, onde com certeza, o seu evento seráum sucesso inesquecível.

A “Viva Festa” está muito bem localiza-da, em Nancilândia, na Av. Luiz Fernandode Oliveira Nanci, a rua do hospital,pertinho do Centro.

E se você pensa que tudo isso vai custarmuito caro, está enganado! O preço é pe-quenininho.

Venha nos visitar e se surpreenda. OEstenio e o Thiago estarão à sua disposiçãopara tirar qualquer dúvida.

VIVA FESTA, Sucesso garantido para oseu evento!

VIVA FESTA

CASAMENTCASAMENTCASAMENTCASAMENTCASAMENTOS - BODOS - BODOS - BODOS - BODOS - BODAS - CONFRAAS - CONFRAAS - CONFRAAS - CONFRAAS - CONFRATERNIZAÇÕES - 15 TERNIZAÇÕES - 15 TERNIZAÇÕES - 15 TERNIZAÇÕES - 15 TERNIZAÇÕES - 15 ANOSANOSANOSANOSANOS

VIVA FESTA

SUCESSO

GARANTIDO!

VIVA FESTA

3 ZB JANEIRO 2012 MÃE: PORTA DIMENSIONAL POR ONDE FLUI A VIDA!

RECEITAS DA VOVÓ LOLITA

Modo de Preparar

INGREDIENTES

Caruru de Santo Antônio de Sá

1Kg de camarão fresco;1Kg de quiabo em rodelas;4 tomates picados;2 cebolas picadas;

Coloque o óleo numa panela alta em fogo médio e refogue o camarão. Aos poucosadicione as cebolas, o tomate, o sal, o cheiro verde e a pimenta. Mexa bem, abaixe o fogoe acrescente a água e o quiabo. Quando o molho estiver encorpado, coloque o azeite dedendê, fevendo por mais 5 minutos. Nesse ponto, se quiser, pode ser acrescentado 100gramas de castanhas de caju trituradas. Sirva com arroz ou tapioca.

EDITORIAL

ENQUANTO ISSO ALGUNS POLÍTICOS

Malandro é malandroE mané é mané,Podes crer que é! Ah, ah, ah, ah!

CAMPO DE FUTEBOL-PISCINA-LAGOCasa p/ Pernoite - 2 Churrasqueiras

Ligue-3637-6733 / 7285-0805

ALUGO SÍTIO EM VILA RICA

Venha passar o fim de Semana com a FamíliaIdeal para Igrejas Evangélicas

Diretor Presidente - Paulo Maia

Av. Américo Cardoso 469 - Nova Cidade Itaboraí RJ - Cep -24.804.132 Correio Eletrônico - [email protected] Tel (21) 2635-1971 / 8745-6811

Os artigos e matérias assinados são da inteira responsabilidade de seusautores, não expressando necessáriamente o pensamento desse jornal.

Jornal Mensal - Tiragem - 5.000 exemplares

Reportagens - Bianca Sheckter

O BARCO DO TEMPO

2 colheres de sopa de azeite de dendê;2 colheres de sopa de óleo;Cheiro verde picado;Sal e pimenta malagueta a gosto;

A palavra caruru serve para designar algumas plantas do gênero Amaranthus, da fa-mília das amarantáceas, algumas de folhas comestíveis. O preparo do caruru já faziaparte da culinária no Brasil Colonial, sendo apreciado da casa grande à senzala. Erabastante consumido pelos escravos, cuja deficiente alimentação fornecida pelo senhores,necessitava de reforço. O caruru é uma erva rica em ferro, potássio e cálcio. Na Bahia éconhecido como bredo.

Na Vila de Santo Antônio de Sá e em toda a região do Recôncavo da Baía de Guana-bara, o caruru era e ainda é bastante consumido, principalmente nas localidades rurais.Aqui é conhecido como caruru azedo.

Outra planta comestível desde o período colonial que está caindo no esquecimento éa taioba, uma opção alimentar rica e saborosa. É parecida com a couve, porém comfolhas maiores, mais largas, de cor verde bem forte. Segundo os pesquisadores, a taiobatem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre, além disso as folhas sãoricas em vitamina C, ferro, potássio e manganês. Já o rizoma, é constituídopor carboidratos, porém não é muito consumido pelos brasileiros, ao contrário da Áfricae da Ásia, onde o consumo dos rizomas é comum.

O preparo é simples, como a couve: depois de lavada, deve ser picadinha bem fina erefogada com alho e cebola.

Voltando ao caruru, a palavra também serve para designar alguns pratos de origemafricana, feitos com quiabo e camarão e é esta receita que vamos abordar nessa oportu-nidade. O caruru da Vila de Santo Antônio de Sá, preparado maravilhosamente pela “NegaMiúda”, bem distante no tempo, lá pelo século XIX.

Caminhando pela Praça Marechal Floriano (não gosto desse nome), vou se-guindo em meio a uma nuvem de pensamentos. Sinto que a vida está passandomuito rápido. De repente já me encontro no limiar dos sessenta anos. O trecho deestrada que tenho pela frente, com certeza será muito menor do que o trecho queficou para trás. Viverei ainda dez, quinze, vinte anos?... Não importa, o que vierserá bem vindo e cada dia será aproveitado como se fosse o último.

Paro em frente da Igreja Matriz, de 1742. Quantas famílias frequentaram esselocal através dos séculos? Quantos casamentos, batizados, falecimentos...Quantaspessoas com sonhos, planos...Personalidades importantes da história, homens ri-cos, subiram esses degraus buscando estar mais perto de Deus. Quantas pessoasdo povo, homens, mulheres... pobres, humildes... O povo... Quase sempre órfão,enganado, surrupiado na mão de poderosos sem escrúpulos.

O tempo não para. Segue em sua corrida desabalada, engolindodesesperadamete o futuro. E nós aqui. Para onde vamos? Para onde queremos ir?Nessa efêmera existência, o que temos de mais importante, mais precioso, o nossomaior tesouro é a vida, o tempo de vida. Por isso não podemos permitir quequalquer aventureiro, sob qualquer pretexto, nos roube o sonho de viver. Já so-nhamos muito, mas muitos sonhos ficaram pelo caminho e precisam se realizar.

Longe, escuto o canto de um sabiá. Encontro pessoas que conheço há mais de40 anos. Somos todos cidadãos da mesma cidade, onde convivemos e mudançasprofundas precisam acontecer devido a instalação do COMPERJ. A cidade inchoue até agora nenhum projeto para melhorar a infraestrutura precária, foi apresenta-do. Saúde, educação, saneamento, transporte, produção, fornecimento de água eenergia elétrica, prestação de serviços, tudo continua igual. Só a população au-mentou. Quase que dobrou.

Uma coisa que também precisa mudar é o pensamento arcaico e egoísta demuitos políticos itaboraienses. Ou a gente mudar de políticos. Mas para isso pre-cisamos ser mais participativos como cidadãos.

O que falta na sociedade itaboraiense é participação cidadã, sem politicagem.É certo que há uma insatisfação generalizada, mas ninguém se mexe. Ninguém seune. Parece que está tudo perfeito. Depois não adianta reclamar.

Estamos num ano de eleições e podemos fazer mudanças com o nosso voto.Numa democracia o povo tem o governo que escolhe. A participação com equilí-brio é a chave da questão e uma história me ocorre agora.

Buda estava com os discípulos na margem de um rio, quando avistou um pe-queno barco navegando, onde um jovem tentava afinar as cordas do seu violino.Buda então disse: _”Olhem aquele rapaz. Ele está diante de um dilema. Se ascordas do seu violino ficarem muito soltas, não emitirão som. Porém se ficaremmuito esticadas, poderão se partir. Tanto um extremo quanto outro, não permitirãoa ressonância perfeita do violino. A sabedoria é o equilíbrio”.

Precisamos de atitude com equilíbrio, ou então o barco do tempo vai passar enós vamos ficar a ver navios. Paulo Maia

4 ZB JANEIRO 2012 UMAS & OUTRAS

Qualidade - Ética - Pioneirismo

CORREIO ELETRÔNICO

Para Rir um PoucoDaniel, leitor on line

Mineiro vendendo cachaça

O funeral do cardiologista

Rapidinhas

Livro: Ecorregião Aquática Xingu - TapajósEste livro, financiado pelo CNPq é realmente

um inventário da fauna existente na região dosrios Xingu e Tapajós, na Bacia Amazônica. Dasua elaboração participaram 48 pesquisadores, li-gados a várias instituições brasileiras de estudoscientíficos.Um dos objetivos é demarcar sub-ecorregiões aquáticas, sugerindo áreas importan-tes para conservação, sendo um verdadeiro bancode dados ambiental sobre a Ecorregião AquáticaXingu-Tapajós.O mais importante para nós é queuma das autoras, a Professora e Zoóloga TatianaChrisostomo Santos, mora em Itaboraí. ParabénsProfessora Tatiana. O seu trabalho engrandece anossa cidade. Sucesso sempre!

Uma garota completamente nua entra nobar do mineiro e pede uma cachaça. Ele prepa-ra a bebida e, ao passar-lhe o copo, debruça-sesobre o balcão para observá-la atentamente.

Pouco depois a garota pede outra cachaçae o mineirinho volta a debruçar-se sobre o bal-cão olhando a moça com muita atenção.

Ela se irrita e questiona:_ Por que você está olhando tanto? Nunca

viu uma mulher nua? Educadamente, o mineirinho responde:_ É claru qui já vi uai! E vô falá uma coisa

procê... É bão dimais da conta sô!!! Mai num éporissu queu tô oiano... Tô é querendo sabêdondi é cocê vai tirá o dinhêro pra pagá as pin-ga!

Um cardiologista muito famoso na cidademorreu. O seu funeral foi muito pomposo emuitos de seus colegas médicos compareceram.Durante o velório, um enorme ‘coração’, ro-

deado de coroas de flores, permaneceuatrás do caixão. Após as últimas pala-vras do padre, o coração se abriu e o cai-xão entrou automaticamente no enormecoração, emocionando a todos os presen-tes. O coração se fechou, levando no seuinterior o famoso médico para sempre.Um dos presentes explodiu em gargalha-das, causando surpresa e indignação.Questionado por que ria, ele explicou: _“Desculpem-me... Por favor, desculpem-me.... É que eu estava pensando comoseria meu funeral... Sou ginecologista!Nesse momento o proctologista des-maiou.

No meio de um assalto um ladrãogrita para o outro:

_ A polícia vem aí! _ E agora o que fazemos? _ Saltamos pela janela! _ Mas estamos no 13º andar! _ Esse não é o momento para supers-

tições!

Superstição

O novo e-mail do Congresoé: [email protected]

O homem é o único animal que con-segue estabelecer uma relaçãoamigável com as vítimas que ele preten-de comer.

Quer conhecer tua namorada... Casa!Quer conhecer tua mulher... Separa!

Casamento é igual a piscina gelada:depois que o primeiro tonto entra, ficafalando para os outros: _ Pula que a águatá boa!

Como é difícil se livrar de uma mu-lher fácil!

Se caminhar fosse bom para a saúdeo carteiro seria imortal!

A diferença entre uma mulher naTPM e um sequestrador, é que com osequestrador ainda existe uma possibi-lidade de negociação.

Se tamanho fosse documento o ele-fante seria o dono do circo!

Boa noite senhor editor! Fico feliz que exista em nosso meio, pessoas como osr. , que prima pela informação de qualidade em prol de nossa sociedade. Gostariade falar-lhe a respeito da reportagem sobre a dengue em Itaboraí, publicada naedição nº (16) dezesseis deste jornal. Gostaria de afirmar que a condução da mes-ma está perfeita abordando o tema com clareza e fácil compreenssão. Porém pre-ciso salientar que ao contrário do que afirma o subsecretário que na época conce-deu a entrevista, as pessoas que comandam o setor que combate a dengue emnosso município, como se fossem os donos do mesmo, achando que tudo podemfazer, deveriam dedicar maior atenção ao serviço específico de combate ao mos-quito transmissor da dengue, do que a seus próprios egos.

Sem mais, fica aqui a sugestão de uma boa reportagem que possa ir maisfundo, não só no combate, mais sim na gestão do problema da dengue.

Parabéns pelo jornal.

Não te queixes do passado...Pois passado... é passado.Corrija os erros no presente,Para não lamentares no futuro!

Queixas

Marcos Venicios M. Botelho

Quando o governante é inteligen-te e tem visão, não se chateia com ascríticas, pelo contrário, procura re-verter as opiniões negativas ao seugoverno, corrigindo as falhas da suagestão, que deve ter sempre comometa, as demandas da população.

VALORIZEM OS PROFESSORES!

5 DE OLHO NA CIDADEZB JANEIRO 2012

QUEREMOS ITABORAÍ, AQUELA DA PEDRA BONITA! CLASSIFICADOS

CHAVEIROITABORAÍ

8821-74777884-39127522-8700

ID 104*19339

Waldir Abelha

Av. 22 de maio

6175 - ItaboraíEm frente a aveni-da

2635-4218Rua PresidenteCosta e Silva, 31Centro - Itaboraí

DE

8821-7477

Américo Cardoso

BAZARPequeno Mundo

Disk ÁguaMat. de escritório

Mat. de Limpeza

2639-81039827-9360

Romildo

Paulo Maia

O RETORNO EM FRENTE AO FORUM DO TRABALHO NA AV. 22 DE MAIO! SERVIÇO

O trânsito em Itaboraí está compli-cado, principalmente no horário de rush.Afinal é o progresso chegando. Porémalgumas medidas simples poderiam sertomadas com um pouco de criativdade eboa vontade. Por exemplo, o retorno emfrente ao Ministério do Trabalho, emNancilândia. Ali sempre acontecem aci-dentes, inclusive com vítimas fatais.Quem está indo do centro em direção aohospital, para retornar ou entrar emNancilândia, encontra dificuldades. Olhe

Linha Maricá X Itaboraí

Fot

o Z

B

a foto acima. O problema é simples deresolver, pois já existe um retorno natu-ral, que é a antiga rua da funerária, quepassa atrás da Kistop Auto Peças. Bastarecuar o ponto de ônibus do outro lado,em frente da Aliança Auto Peças, abrin-do uma passagem que corte a 22 de maio.Nesse local coloca-se um sinal.

Em frente ao Forum do Trabalho, nadireção de quem vai para Itaboraí, outrosinal. É claro, os dois sinais sincroniza-dos. Cratividade e boa vontade.

Essa é a rua da an-tiga funerária, saindoem frente ao Forumdo Trabalho eBaterita. A rua preci-sa ser asfaltada, masisso não é coisa ab-surda. Então Sr. Pre-feito, faça esse agra-do ao povo!

Av. 22 de maio, pista em direção a Itaboraí, entrada para o Hospital

Av. 22 de maio, pista em direção a Venda das Pedras. Retorno fácil, fácil.

A linha de número 100-R, com umadistância aproximada de 30 quilômetros,que fará a ligação entre os municípiosde Itaboraí e Maricá, ainda não saiu dopapel. Permanece no contexto da buro-cracia. Duas empresas deverão ser es-colhidas para operar o trajeto, em umaconcessão de 15 anos renováveis porigual período por determinação do go-verno do estado, isto se o serviço pres-tado for comprovadamente eficiente. Oponto final da linha em Itaboraí, deveráser na entrada principal do COMPERJ,no bairro de Itambi. O COMPERJ en-trará em funcionamento daqui a três anose muita gente será beneficiada quando otransporte coletivo entre as duas cida-

A linha 3 do Metrô ligará a PraçaAraribóia, no Centro de Niterói, aGuaxindiba, em São Gonçalo.

A verba federal que seria liberadapelo Ministério das Cidades, orçada emR$ 1,5 bilhão para os investimentos daLinha 3, foi bloqueada sob a alegaçãode irregularidades e questionamentos re-lativos ao projeto básico. Mas segundoo Secretário de Transportes do Estadodo Rio de Janeiro, Julio Lopes, a previ-são de início de execução dos trabalhose das obras é para meados de 2012.

O secretário de Obras, HudsonBraga, disse: _ “Teremos um novo pare-cer do TCU ainda em janeiro”.

Um dos pontos em que o TCU apon-

tou problemas no con-vênio firmado entre aSetrans e o Ministério,foi a questão da viaelevada do trechoBarreto-Alcântara,uma suposta deficiên-cia no projeto básico ena falta decadastramento de con-trato no Sistema Inte-grado de Administra-ção de Serviços Gerais(Siasg).

A população deItaboraí e região espe-ra ansiosa pelo Metrô.

LINHA 3 DO METRÔ

des estiver em operação. Em Maricá ositaboraienses terão a beleza e o encantodas praias e em Itaboraí os maricaensespoderão trabalhar no COMPERJ. Mas énecessário agilizar o processo para queisso aconteça mais rápido.

Praia, sol e mar... Em Maricá

6 ZB JANEIRO 2012

CLASSIFICADOSDE

SERVIÇO

ENTREGAEXPRESSA

GRÁTIS

2639-22619569-6671

LIGUE

R. Cesar Xará347

VENDA

DASPEDRAS

ITABORAÍ TEM MÃO DE OBRA QUALIFICADA!ATITUDE

A idéia germinou e já está dando frutos.O Curso C&C completou 1 ano de existên-cia e nesse tempo centenas de alunos sematricularam nos seguimentos de Mecâni-ca, Calderaria, Elétrica, Desenho Técnicoe Gestão Empresarial. O objetivo é a quali-ficação profissional, principalmente para asempresas que estão se instalando em Itabo-raí, voltadas para o COMPERJ.

A 1ª foto da es-querda, o comandogeral do CursoC&C: Os GestoresCleberton e HelenFerreira, tendo aocentro Elaine, umadas coordenado-ras. Cortando obolo.

Na foto abaixo,Helen e Clebertonem São Paulo, re-cebendo das mãosde Nivaldo Prieto,locutor da BAND,o prêmio TOP EM-PREENDEDOR2011.

Na foto ao lado, durante aformatura, a alegria de profes-sores e alunos.

Na foto abaixo, mais de 200formandos dos cursos de mecâ-nica, calderaria, elétrica, dese-nho mecânico, gestão empresa-rial, e encanador, esperam o mo-mento de receber o diploma,durante a solenidade na IgrejaCongregacional em Itaboraí,em dezembro de 2011.

Coração de estudante: ju-ventude e fé, para sempre!

JANEIRO 2012- Diretor Paulo Maia [email protected]

HÁ UM DEFEITHÁ UM DEFEITHÁ UM DEFEITHÁ UM DEFEITHÁ UM DEFEITO NO NO NO NO NA MULHERA MULHERA MULHERA MULHERA MULHERQuando Deus fez a mulher,

já estava no sexto dia de tra-balho, na obra da criação.

Um anjo então Lhe disse:_“Por quê leva tanto temponisto?”

E o Senhor respondeu:_“Já viu as especificaçõespara ela? Deve ser comple-tamente lavável, mas semser de plástico, ter mais de200 peças móveis e ser ca-paz de funcionar com uma di-eta de qualquer coisa, atésobras. Ter um colo que pos-sa acomodar quatro crian-ças ao mesmo tempo, ter umbeijo que possa curar desdeum joelho arranhado até umcoração partido e fará tudoisto somente com duasmãos.”

O anjo ficou maravilhado._“Somente duas mãos...Impossível!” E este é somen-te o modelo básico? É muito

trabalho para um dia...Espereaté amanhã para terminá-la.”

_”Isso não” - protestou oSenhor - Estou perto de ter-minar e esta criação é minhafavorita. Ela se cura sozinhaquando está doente e podetrabalhar jornadas de 18 ho-ras”.

O anjo se aproximou maise tocou a mulher. _“Mas o Se-nhor a fez tão suave...”

_“É suave - disse Deus -mas a fiz também forte. Vocênão tem idéia do que podeagüentar ou conseguir”.

_“Será capaz de pensar?” -perguntou o anjo.

_ “Não somente será capazde pensar mas também deraciocinar e de negociar.”

O anjo então notou algo eestendendo a mão tocou aface da mulher.... _“Senhor,parece que este modelo temum vazamento... Eu Lhe disse

que estava colocando muitacoisa nela”...

_“Isso não é nenhum vaza-mento... é uma lágrima”.

_“Para que serve a lágri-ma,” perguntou o anjo.

E Deus disse: _“As lágrimassão sua maneira de expressarseu sentimento, sua pena,seu desengano, seu amor, suasolidão, seu sofrimento, e seuorgulho”.

Isto deixou o anjo impres-sionado _ “O Senhor é um gê-nio, pensou em tudo. A mulheré verdadeiramente maravilho-sa”!

Realmente é! A mulher temforças maravilhosas. Sabesuportar a dor e as dificulda-des com amor, felicidade ealegria. Sorri quando quer gri-tar. Canta quando quer chorar,chora quando está feliz e riquando está nervosa. Lutapelo que acredita. Enfrenta a

injustiça. Não aceita “não” comoresposta quando sabe que há umasolução melhor. Priva-se para quea sua família possa ter. Vai ao mé-dico acompanhando uma amigaque tem medo de ir. Ama incondi-cionalmente. Chora quando seusfilhos triunfam e se alegra quandoseus amigos ganham prêmios.Fica feliz quando ouve sobre umnascimento ou um casamento. Seucoração se parte quando morreuma amiga. Sofre com a perda deum ente querido, entretanto é mui-to forte. Quando as forças do ho-mem estão acabando, frente a umproblema, a mulher tem sempreuma reserva extra e muito ânimopara incentivar o companheiro.Sabe que um beijo e um abraçocarinhoso ajudam a curar um co-ração partido.

Entretanto, há um defeito namulher: É que ela se esquece oquanto vale.

VOCÊ SABE O QUE É FUROSHIKI?É uma tradição japonesa de em-

brulhar objetos, utilizando um teci-do quadrado. O nome furoshiki seescreve com os ideogramas de “furo”(banho) e “shiki” (abrir, espalhar).Seu tamanho varia de poucos centí-metros até maior do que um lençol.As medidas mais comuns são 45, 68 e72 cm. Na história japonesa há regis-tros de sua utilização desde o perío-do Nara (710 a 794 DC). No Período

Edo, os senhores feudais carregavamo seu vestuário embrulhado numfuroshiki, identificado com o brasãoda família, quando iam ao banho pú-blico.

Após a Segunda Guerra Mundialo furoshiki caiu em desuso, devido àssacolas plásticas. Hoje, para resgataro antigo costume, a Ministra do MeioAmbiente, Yuriko Koike, lançou acampanha “Mottainai Furoshiki”,

aplicando o conceito dos 3 R´s:reutilizar, reduzir e reciclar, evitandoassim o lixo desnecessário.

A técnica para se utilizaro furoshiki, muda, mas o resultado ésempre surpreendente. O furoshiki éecologicamente correto, substituindoas sacolas de plástico, além de serreutilizável.

Neste verão, aproveite e faça o seufuroshiki para ira a praia, fazer com-pras, ir ao cinema com as amigas. Usesua imaginação! Puro charme!

KESIA FREITAS

QUALIDADE DE VIDAZB JANEIRO 20128

Carolina Maia - Nutricionista

Diretor Presidente - Paulo MaiaReportagens - Bianca Sheckter

Propaganda & Marketing - Kesia Freiras

Caderno Feminino - Encarte do Jornal Zoada Bonita

Os artigos e matérias assinados são da inteira responsabilidade de seusautores, não expressando necessáriamente o pensamento desse jornal.

Correio Eletrônico - [email protected]

Tel- (21) 2635-19718745-6811

Dicas para Arrumar a Mala

O Começo

Kesia Freitas

Verão, férias, sol, calor, praia e muita alegriacom a família e os amigos... Mas, para que as féri-as não se transformem num pesadelo, alguns cui-dados precisam ser tomados. No verão as tempe-raturas se elevam devido à maior incidência de raiossolares no hemisfério sul. O nosso corpo então seadapta, aumentando a transpiração para manter atemperatura corporal, o que provoca a perda de água

e sais minerais. Se não houver uma reposição adequada, através da alimentaçãoe hidratação, podemos ficar desidratados.

FÉRIAS COM SAÚDE

DICAS PARA O VERÃO- Use roupas leves. Evite a exposi-

ção ao sol das 10:00h às 16:00h. Use oprotetor solar, boné e óculos de sol.Beba no mínimo 2 litros de água ao dia.Deixe sempre uma garrafinha de águaperto de você. Crianças e idosos neces-sitam de uma atenção especial, pois ten-dem a desidratar mais facilmente.

- Pratique pelo menos 30 minutosde exercício físico diariamente.

- Coma mais vezes e em menorquantidade, de 5 a 6 refeições diáriascom intervalos de 3 horas. Assim o seuorganismo metaboliza melhor os nutri-entes. Ficar horas sem comer faz comque você abuse na próxima refeição.

- Evite alimentos gordurosos efrituras, pois podem causar desconfor-to intestinal.

- Atenção aos alimentos preparadoscom leite, gordura e ovos, pois neces-sitam de refrigeração adequada e po-dem causar intoxicação alimentar.(Exemplo: maionese)

- Faça refeições mais leves, assadas,grelhadas ou cozidas. Dê preferência acarnes brancas, como peixe, peru, fran-go, carne vermelha magra e queijosmagros como a ricota e o cottage.

- Consuma verduras e legumes, sãoótimas fontes de vitaminas, minerais efibras.

- Inclua na alimentação alimentosintegrais (arroz integral, pães, cereais,macarrão, farinhas e farelos integrais,e outros);

- Os carotenóides (alimentos de fon-

te, vermelho, laranja e amarelo) con-tribuem para a prevenção dos danosUV na pele e nos olhos (fotoproteçãosistêmica). Os â-Carotenos são: abóbo-ra, agrião, batata doce, brócolis, cenou-ra, couve, damasco e espinafre; e oslicopeno: tomate, morango, goiaba emelancia. Os flavonóides favorecemações anti-inflamatórias, são eles: ca-cau, chá verde e vinho tinto. As boasfontes de selênio mineral como: pei-xes, aspargos, castanhas do Brasil egrãos integrais auxiliam na firmeza dostecidos, protegem as células de radi-cais livres e reduzem as incidências detumores.

- Prefira sobremesas à base de fru-tas. Beba água de coco e sucos de frutanatural.

Não se sacrifique fazendodietasmilagrosas que prometem resultadosrápidos e não garantem as calorias, vi-taminas e sais minerais necessáriospara manter a sua saúde! O indicado éa reeducação alimentar!

Coloque tudo em cima da cama paravisualizar o que está levando. O tipo de roupavai depender muito do lugar e do clima local.Em um caderno, anote as roupas, sapatos eacessórios que serão utilizados, descrevendocada item. Isso ajudará a não esquecer nadana volta para casa.

No fundo da mala coloque calças compri-das dobradas ao meio, depois peças maiorescomo vestidos. Inclua pijamas, chinelo, cami-sas, suéteres e peças íntimas. Escolha peças decor neutra para favorecer a combinação. Levesacos plásticos para colocar as roupas sujas.

Ponha as meias dentro dos sapatos e estesacondicionados em sacos. Arrume nos cantosda mala as lingeries e camisetas enroladas.Deixe um canto para o nécessaire. Por cima,coloque casacos maiores.

MaquiagemAs cores devem ser básicas e combinar en-

tre si. Só leve o que você vai usar.Rímel; lápis de olho; blush; sombra (as

mais básicas possíveis); batons;

CosméticosO básico para o dia a dia. Sabonete

de rosto; adstringente; creme de rosto;creme de corpo; xampu; condicionador;creme para pentear; removedor de es-malte; esmalte ou base; não esquecer ocortador de unhas e as lixas.

Se o clima for quenteSandália rasteira ou de salto bem

baixo, de cor neutra;sapatofechado; saias; blusinhas; vestidos;lingerie; blusa de meia estação para ocaso de esfriar; bijuteria: colares, pul-seiras e brincos bem básicos, que com-binem com as roupas. Biquini e saídade praia (se for o caso); meia calça parao friozinho da noite;

Se o clima for frioSegunda pele; sobretudo ou casaco

potente; meia calça grossa (para aque-las que gostam de usar com vestido esaia); vestido; saia; uma calça mais so-cial; camiseta ou blusinha; cachecol;meias; luvas; lingerie; bota; chapéu;bijuteria: pulseira, colar e brincos quecombinem com os itens acima; Ah...Não esqueça os óculos escuros.

Sendo para pequenas ou longas vi-agens, o segredo é um só: as peças de-vem coordenar entre sí. O tamanho dabagagem deverá ser proporcional aotempo que você ficará fora de casa. Boaviagem!

Obs:

9 ZB JANEIRO 2012 ATITUDE

ESPAÇO DANÇA MUNIZ MENEZESPATROCÍNIO

Baby Class, Ballet Infantil, Ballet Adul-to, Jazz infantil, Jazz Adulto, Dança do Ven-tre Infantil, Dança do Ventre Adulto, Dan-ça de Salão, Hip Hop, Dança Cigana, Gi-nástica Rítmica, alongamento, ballet con-temporâneo, curso de modelo sob a direçãode Maressa Freitas.

Direção Valessa e Thaiany Menezes

O Espaço Dança Muniz Menezesdessa vez inovou. Na manhã dos dias22 e 23 de dezembro de 2011, nas ruasdo centro de Itaboraí, nem o calor dosol conseguiu tirar o entusiasmo das30 alunas, que realizaram um verda-deiro show de dança, fazendo o povoparar para prestigiar e aplaudir. Aideia das irmãs Valessa e ThaianyMenezes, juntamente com a sua equi-pe de professores, Marcio Maia,Junior Shady, Nathálie Alves,Maressa Freitas e Ana Paula Mesqui-ta, é levar a arte e a cultura para opovo itaboraiense, através da dançana rua, no estilo “flash mob”.

A dança realmente contagia, comanimação, vitalidade, união ecompanheirismo, ajudando a manter

FELIZ 2012, COM SAÚDE, PAZ E REALIZAÇÕES!

FELIZ ANO NOVO

Marinete Rezende

Ao iniciarmos mais um ano querofalar sobre amizade. Chegamos ao fimde 2011 com muitas lutas, decepções,alegrias e conquistas também.

O que é amizade? Será darmos pre-sentes caros, beijinhos, tapinhas nas cos-tas, abraços? Creio que não é bem as-sim. Acho que verdadeiros amigos sãoaqueles que estão sempre ao nosso lado,nas alegrias e nas horas difíceis. Aí simdescobrimos os verdadeiros amigos.Amigo é fraternidade, acolhimento, émão estendida para aquele que está napior. Algumas vezes nem notamos quan-do alguém precisa do nosso ombro, pre-ocupados que estamos na luta pela so-brevivência. No entanto, temos a obri-gação de tentarmos, pelo menos um mi-nutinho do dia, observar as pessoas,olhar para o lado e enxergar o nosso vi-

zinho.Sabemos que o mundo está a cada

dia mais doido e os valores sumindo donosso dia a dia. Porém, só depende denós tentarmos mudar esse estado de coi-sas. Falo por mim mesma, quantas ve-zes ao telefone, com a intenção de ligarpara alguma amiga, no caminho algumacoisa me faz esquecer. Isso é não dar adevida prioridade para as nossas amiza-des.

Inúmeras vezes sinto saudades dosamigos e dos familiares que já partiram,e me deparo pensando na falta que elesme fazem, sem que nunca tenha dito paraos mesmos como eles eram importantesem minha vida, da falta que sinto do ca-rinho e da amizade deles. Ao mesmotempo penso naqueles que estão tão pertoe não lembram de dar um “alô” para sa-ber como você está, será que também nãoestou sendo cobrada pelo mesmo moti-

vo? Talvez até esteja, mas hoje estou aquipedindo atenção das pessoas para comos amigos.

Tivemos um exemplo disso a poucotempo ao passarmos por alguns proble-mas sérios na família que nos deixarammeio “sem chão”. Nessa ocasião desco-brimos que a amizade não tinha o mes-mo sentido para todos os que nós cha-mávamos de amigos. Outros, que nãoesperávamos, nos ofereceram o ombroamigo e nos ajudaram com palavras deincentivo e muito carinho. Pessoas demuito longe que de repente ficaram tãoperto que alimentaram nossos coraçõesde esperanças no ser humano. Forampalavras, gestos, amizade, o que nósmais precisávamos naquele momento,era só um colo para nos ajudar a seguirem frente e ultrapassarmos os obstácu-los que a vida colocou em nossos cami-nhos.

Escrevi tudo isso para dizer aos nossosamigos, aqueles que por um motivo ou outronão conseguiram estar próximos de nós, queem nossos corações sempre tentaremospriorizar a amizade e a fraternidade.

Por fim, quero agradecer a Deus pelas ale-grias em nossas vidas com a saúde dos nossofamiliares e a chegada do mais novo membroda família Rezende, nosso pequeno Arthur, queveio completar, junto à Carollina e Luiza, essafamília que se ama tanto. Agradecer tambémpelo sucesso no tratamento da nossa sobrinhaPatrícia. Obrigada Senhor!

Termino usando as palavras do nosso ami-go Paulo Maia: “Amigos são aqueles que dei-xam o perfume não só no nosso corpo com umabraço apertado, mas aqueles que o perfumefica no coração.”

Feliz ano novo, com muita saúde, paz emuitos AMIGOS VERDADEIROS!

Até breve,

DANÇA NA RUA

A idéia agradou tanto ao público,que Valessa e Thaiany Menezes, pro-prietárias do Espaço Dança, estãobuscando parcerias para ampliar oprojeto, iniciatva inovadora em Itabo-raí, num momento em que várias em-presas estão se estabelecendo na cida-de, tendo a chance de associar as suasmarcas ao charme e a beleza dessasbailarinas encantadoras.

a saúde sempre em forma.

Venham nos visitar. Estamos com descontos especiais e muitas novidades!

10 ZB JANEIRO 2012 MODA

Fotografia - MB FotografiasProduçãode Moda - Késia Freitas Beauty - Késia FreitaProdução de locação - Rodrigo R.Modelos - Carol Mendes, Ana Elisa Lima (curso de Modelo Maressa Freitas).

KESIAFREITAS

Vestido estampa floral, Shop 126, Novatta.Cinto preto e dourado, Novatta.Colar artesanal, acervo pessoal.Sapatilha Moleca, Novatta.

Vestido estampa em cerejas, Espaço Up.Pulseiras, acervo pessoal.

Blusa Shop 126,Novatta.Short jeans, Levi‘s,Novatta.Sapato anabelVizzano, Novatta.

Vestido estampado, Espaço Up.

Camiseta, Shop 126, Novatta. Saiaestampada em frutas, Shop 126, Novatta.

Vestido longo estampado, Libélula, Novatta.Chapéu de palha, acervo pessoal.

Macacão em jeans, Levi‘s,Novatta.Blusa, Shop 126, Novatta.Tênis xadrez, Novatta

ZB JANEIRO 201211 FIQUE ESPERTO

Gravação de CDpara Carro de Som

R$ 20,00

STEPHEN HAWKING, VENCENDO A DOENÇA

PROMOÇÃO SEICHO-NO-IEReuniões: Domingos - 9 h / Terças - 19,30hRua Vicente Celestino 143-Carioca- Centro, Itaboraí

VALORIZEM OS PROFESSORES

PrPrPrPrPrecisamos Recisamos Recisamos Recisamos Recisamos Resgesgesgesgesgaaaaatartartartartar

“Na certidão de batismo de AlbertoTôrres, lê-se que ele nasceu em Portodas Caixas, a 26 de novembro de 1865.Era filho legítimo de Manuel MartinsTôrres e Carlota de Seixas Torres, quese declaravam moradores daquela pa-róquia. Porto das Caixas se incluía noMunicípio de São João de Itaboraí, quese destacava, na Província do Rio deJaneiro, como entreposto comercial, namelhor fase da expansão da cafeicultu-ra fuminense”.

Assim Barbosa Lima Sobrinho ini-cia o seu livro, “Presença de AlbertoTorres”.

Nessa atual conjuntura social, onde

Todo profissional formado, passa pelas mãos de um profes-sor. O professor é o arquiteto de uma sociedade desenvolvida!

Bianca Shekter

Nasceu em Oxford, Inglaterra, em8 de janeiro de 1942, data dotricentenário da morte de Galileu.Hawking. Sem dúvida um dos cientis-tas mais brilhantes do mundo, fez maisque qualquer um, desde Einstein, paramelhorar nosso conhecimento nas áre-as da física quântica, buracos negros,relatividade e gravidade. A sua fama étão grande que inclui participações es-peciais em séries de TV como “StarTrek” e “Os Simpsons”, onde em umadiscussão num botequim, ameaça rou-bar de Homer Simpson a curiosa tesesobre o universo na forma de donut.

No decorrer da sua carreira,Hawking foi sempre reconhecido nomeio científico. Ocupou durante 30anos a Cátedra Lucasiana de Matemá-ticas de Cambridge, três séculos depoisdo “pai” da Teoria da Gravidade, IsaacNewton. Faz parte da Royal Societydesde 1974, quando foi admitido comapenas 32 anos, numa das instituiçõescientíficas mais antigas e prestigiosasdo mundo. Um dos seus livros de di-vulgação científia mais famosos, “UmaBreve História do Tempo” (1988), ven-deu milhões de exemplares em todo omundo. Hawking foi casado duas ve-zes e tem três filhos.

VENCENDO A DOENÇA

Hawking descobriu que estava doen-

te quando fazia seu doutorado na Uni-versidade de Cambridge. O primeirosinal foi um pequeno problema de fala,no início de 1962. Depois, dificuldadede coordenação. No início de 1963, aos21 anos, os médicos lhe deram apenasmais dois anos de vida, quando foi di-agnosticado com esclerose lateralamiotrófica, que provoca paralisiadegenerativa. Os portadores dessa do-ença morrem em média 14 meses apóso diagnóstico, o que não aconteceu comHawking, que conseguiu sobreviver atéagora, quando completa 70 anos, para-lisado, obrigado a utilizar uma cadeirade rodas e a falar por meio de um com-putador, mas com a mente brilhante,trabalhando e produzindo intensamen-te, para revelar ao mundo os mistériosdo universo e tornar acessíveis ao mai-or público possível os complicados con-ceitos da física.

No seu Site, Hawking se comunicacom o público, falando com modéstiae humor sobre a sua situação:

_ “As pessoas são fascinadas pelocontraste entre minhas capacidades fí-sicas extremamente limitadas e a imen-sidade do universo com o qual trato”!

_ “Quando Stephen não podia maisfazer uso das mãos e escrever equaçõesno papel, compensou com o treinamen-to para manipular formas e topologiascomplexas em sua mente, a grande ve-locidade. Esta capacidade permitiu queele encontrasse soluções para proble-mas físicos difíceis, que ninguém con-seguia resolver e que, provavelmente,ele mesmo não teria sido capaz de fazê-lo sem esta nova habilidade” - afirmouo físico teórico americano Kip Thorne,grande colaborador habitual de StephenHawking.

Nossos Nossos Nossos Nossos Nossos VVVVValoraloraloraloralores!es!es!es!es!valores como honra, respeito, justiça e dig-nidade, andam esquecidos, penso que cabe anós, cidadãos dessa terra, resgatar a memóriadaqueles que aqui nasceram e se destacaramno contexto nacional. Alberto Torres foi umdesses. Deputado estadual, deputado federal,Ministro da Justiça e Governador do Estadodo Rio de Janeiro. Esse Itaboraiense de va-lor, nasceu na Fazenda da Conceiçao em Por-to das Caixas e está sepultado no cemitériodaquela localidade.

As condições em que se encontra sua se-pultura, não denotam o respeito que o povoitaboraiense deveria dedicar a esta figura dedestaque na história nacional, filho de Portodas Caixas.

A proposta do Jornal Zoada Bonita é or-ganizarmos um movimento cidadão para res-gatar a nossa hitória e componentes culturais,juntamente com a figura dessas personalida-des importantes do nosso passado. A primei-ra missão seria a reforma do túmulo deAlberto Torres.

Já entramos em contato com algumas en-tidades como o Rotary e o Esporte Club Co-mercial, que inicialmente se prontificaram aparticipar. Alguns cidadãos como o Dr. EneasHeringer e o Dr. Antônio Soares Lopes, tam-bém se mostraram simpáticos à idéia.Logicamente precisamos nos reunir para tra-çar as diretrizes do projeto.

Se você, caro leitor, também pensa assim,junte-se a nós nessa campanha. Saiba maisatravés dos telefones 2635-1971 / 8745-6811.E-mail: [email protected]

ZB JANEIRO 201212 HISTÓRIAS DA VIDAProf. Paulo Maia“SONDERWAFFEN” - ARMAS SECRETAS DA ALEMANHA NAZISTA

General SS Hans KammlerContinuação...

DIE GLOCKE - O SINO

AFINAL,QUE FIM LEVOUO SINO?

Existem vários livros, textos edocumentários editados após a Segun-da Guerra, que descrevem as experiên-cias dos cientistas de Hitler com o obje-tivo de construir discos voadores e ou-tras armas poderosas. O Sino, DieGlocke em alemão, está nessa lista.

Em 2000, Igor Witkowski publicouo livro “A Verdade sobrea Wunderwaffe”, (em inglês“The Truthabout the Wunderwaffe”) onde descreveas experiências com o “sino nazista”, dasquais tomou conhecimento em agosto de1997, ao ler transcrições do interrogató-rio do General da SS JosephSporrenberg, feito por volta de 1950/51,quando Sporrenberg foi preso na Polôniae interrogado pela KGB, depondo numacorte de crimes de guerra polonesa.Witkowski obteve essas transcriçõesconfidenciais, através de um membro dainteligência polonesa, que dizia ter aces-so a documentos do governo sobre ar-mas nazistas secretas.

O jornalista e escritor militar inglêsNick Cook, também abordou o assuntono seu livro “A Caça ao Ponto Zero”(“The Hunt for the Zero Point”). Escri-tores como Jim Marrs, Henry Stevens eJoseph P. Farrell incluíram o Sino emsuas obras. De acordo com Farrell, emseu livro “A Irmandade SS do Sino” (“SSBrotherhood of the Bell”), de 2006, esseprojeto era tão importante para os na-zistas, que para eliminar testemunhas,eles assassinaram 60 cientistas que tra-balharam no projeto, enterrando os cor-pos numa cova coletiva. O GeneralSporrenberg foi encarregado dos assas-sinatos, sendo por isso julgado por cri-mes de guerra. É através de seu depoi-mento que hoje sabemos sobre o Sino.

O Sino é descrito tambémno documentário “OVNI Nazista”(“Nazi UFO Conspiracy”), do Discovery

Após a Guerra Kammler desapareceu

Fotos arquivo Internet

Engenheiro civil e oficial da SS. Supervi-sionou vários projetos de construção para oregime nazista. No final da SegundaGuerra administrou a fabricação dos mísseisV2 e outras armas secretas. Kammler filiou-seao Partido Nazista em 1º de março de 1932. En-trou para a SS em 20 de maio de 1933. O seunúmero era 113.619.

Kammler ficou conhecido pela sua cruel-dade. Em Mittelwerk Dora, onde era adminis-trador, 20 mil trabalhadores escravos morre-ram na construção do vasto complexo de ga-lerias sob as montanhas Harz, na Alemanha,onde se produziam as V2. Em março de 1945,os guardas enforcaram 52 pessoas na galeria41, amarrando uma dúzia por vez a uma vigaque era levantada por um guindaste. Os próxi-mos na fila eram obrigados a assistir.

Kammler foi encarregado de demolir asruínas do Gueto de Varsóvia e tambem de fa-zer o esboço arquitetônico do campo de con-centração de Auschwitz, inclusive dos fornoscrematórios e das câmaras de gás.

Kammler guardava muitos segredos sobreas armas secretas nazistas e estes segredos erama sua garantia de segurança após o fim da guer-ra. Em abril de 1945, ele sumiu do mapa. Mes-mo pertencendo ao partido nazista e a SS, mi-nuciosas buscas foram feitas nos arquivos dos

criminosos de guerra nos EUA e não en-contraram nenhuma acusação contra ele.Como pode o indivíduo mais poderosodo regime no final da guerra, depois deHitler e Himmler ter sido esquecido tãofacilmente? Qual o seu paradeiro?

Channel.Henry Stevens, no livro “Armas, Ci-

ência e Tecnologia Suprimidas e AindaSecretas de Hitler” (“Hitler’s Suppressedand Still-Secret Weapons, Science andTechnology”), de 2007, descreve que oSino tinha um espelho côncavo na partede cima, que permitia a visão de “ima-gens do passado” durante sua operação.

Há muitas especulações a seu respei-to, como energia do ponto-zero,antigravidade, máquinas de locomoçãoperpetual, viagens no tempo, manipula-ção do tempo-espaço e da dimensão. Osrelatos a respeito do Sino, dizem que foiuma experiência realizada sob o coman-do da SS, perto da mina de Wenceslau,nas imediações da fronteira Tcheca. Eraum objeto metálico, aproximadamente2,6 metros de diâmetro e de 3,6 a 5,0metros de altura. Possuía dois cilindrosrotatórios, enchidos com uma substân-cia líquida metálica, denominada Xerum525, com aparência de mercúrio. Quan-do o Sino estava em funcionamento, fa-zendo com que o cilindro interioracançasse grande velocidade, esta subs-tância ficava incandescente, emitindouma luz violeta radioativa, o que cau-sou diversas mortes de cientistas, plan-tas e animais de testes. Quando em ope-ração, era acionado por apenas um oudois minutos por consumir muita ener-gia e pelos efeitos eletromagnéticos eradioativos. A câmara onde ficava o Sinoera revestida com blocos de cerâmica ecamadas de borracha. A borracha era re-tirada e queimada após cada teste e a câ-mara era lavada com salmoura por pri-sioneiros de campos de concentraçãopróximos.

O Xerum 525 poderia ser algum

Igor Witkowski afirmou que o Sinofoi levado para uma nação sul-america-na simpatizante dos nazistas. ParaFarrell, o Sino foi recuperado por mili-tares próximo a Kecksburg, EUA. Tam-bém há quem acredite que os nazistas odestruíram pouco antes do fim da guer-ra, a fim de evitar que os Aliados o en-contrassem e dominassem sua tecnolo-gia. Para Nick Cook, a máquina foi paraos Estados Unidos como parte de umacordo com o General Hans Kammler,da SS. No final, quando a Alemanha es-tava sendo invadida, Kammler poderiater fugido disfarçado para qualquer lu-gar. Uma possibilidade seria realizar afuga por meio de um avião de transpor-te pesado, um JU-390, com enorme raiode ação. Um submarino U-boat, basea-do em algum porto ao norte, ainda sobcontrole alemão, pode ter evacuado do-cumentos e pessoas pelo mar,encamihando-se por exemplo para aNoruega, onde ainda havia tropas ale-mães ou quem sabe para NeuSchwabenland, a misteriosa base alemãna Antártida.

Há notícias de que em Abril de 1945,dois submarinos, o U-530 e o U-977 par-tiram do porto báltico de Kiel transpor-tando técnicos, documentos e peças paraaeronaves muito avançadas. Pararam emChristiansund no dia 26 de abril e abas-teceram, seguindo em direção aNeuschwabenland. Somente em 17 deagosto de 1945, três meses depois do fimda guerra, os submarinos aportaram naArgentina. Continua...

isótopo radioativo de mercúrio ou umasubstância radioativa líquida.

O que os nazistas estavam querendoconstruir, um Stargate, máquina do tem-po... não se sabe. O certo é que a tecno-logia alemã nos anos 1930/40, estavamuito adiantada em relação ao resto domundo, prova disso é que os serviços se-cretos dos EUA e da Rússia, trabalha-ram incansavelmente após a guerra,apropriando-se dos documentos e pro-jetos científicos alemães.

Ciência e Vida13 ZB JANEIRO 2012

Peixes de Alto Mar Cabo Frio - Maricá - Região dos Lagos

SERVIÇO

2639-0797

A S DIFERENÇAS ENTRE A PONTE CHINESA

Entregamosno local de

sua

R. Salvador deMendonça 53 -Centro Itaboraí.Rua ao lado do Es-porte Clube Co-mercial.

A CAMÉLIADE ITABORAÍ

preferência

9165-72137713-0887

ID120*74615

FLORES

MAIS CARAS DOS EMERMAIS CARAS DOS EMERMAIS CARAS DOS EMERMAIS CARAS DOS EMERMAIS CARAS DOS EMERGENTESGENTESGENTESGENTESGENTESREAL ESTÁ ENTRE REAL ESTÁ ENTRE REAL ESTÁ ENTRE REAL ESTÁ ENTRE REAL ESTÁ ENTRE AS MOEDAS MOEDAS MOEDAS MOEDAS MOEDASASASASAS

E A PONTE BRASILEIRA

CHINESA Extensão: 42 km Custo total: R$ 2,4 (bi) R$ por Km: R$ 57 (mi) Tempo: 4 anos Tempo por Km: 35 dias

GUAIBA Extensão: 2,9 km Custo Total: R$ 1,16 (bi)R$ por Km: R$ 400 (mi) Tempo: 4 anos Tempo por Km: 503 dias

Em julho de 2011 a China inauguroua ponte sobre a baía de Jiaodhou, ligan-do o porto de Qingdao à ilha deHuangdao. A gigantesca ponte sobre omar tem 42 quilômetros de extensão ecustou o equivalente a R$ 2,4 bilhões,tendo sido construída em quatro anos.

No Brasil, o DNIT escolheu um pro-jeto para a construção da nova pontesobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre. OMinistério dos Transportes tocará a obra,que deverá ficar pronta também em 4anos, como a ponte chinesa. Só que anossa tem apenas 2,9 quilômetros deextensão e mesmo assim vai consumirR$ 1,16 bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gil-berto Flach resolveu estabelecer algumascomparações entre a ponte do Guaíba ea chinesa.

Se a ponte sobre o Guaíba ficasse na

IMPUNIDADE

China, a obra seria concluída em 102dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se abaía de Jiadhou ficasse no Brasil, a pon-te não teria prazo para terminar e seriacalculada em trilhões. Corruptos existemno mundo todo, porém só o Brasilinstitucionalizou a impunidade. Aqui sóquem paga por roubo é o pobre. Quandoum corrupto é apanhado na China, o cas-tigo não fica apenas na demissão, vaimuito mais além: é pena de morte nacerta. Em 19 de julho de 2011 um Tri-bunal chinês sentenciou a execução dedois prefeitos que estavam envolvidosem desvio de verba pública.

Em Manaus, a ponte sobre o Rio Ne-gro, com apenas 3,6 quilômetros de ex-tensão, orçada inicialmente em R$ 574,8milhões, já consumiu dos cofres públi-cos nada menos que R$ 1,07 bilhão, odobro que fora previsto. O custo por qui-lômetro desta ponte é de R$ 297,5 mi-lhões até aqui. Um preço absurdo, com-parado com o custo por quilômetro darecém inaugurada maior ponte do mun-do, na China.

O cálculo foi feito pelo banco ING,tomando como base a paridade do po-der de compra (PPP, sigla em inglês) parauma cesta de 25 produtos e serviços quecorrespondem a um valor de 100euros. O PPP é um índice que ficou co-nhecido em 1986, quando a revista in-glesa The Economist fez comparaçõesentre as moedas mundiais, tomandocomo base o preço em dólarestadunidense de um sanduíche Big Mac.Agora, em vez de sanduiche, o ING uti-lizou uma cesta de produtos, tendo comobase o Euro.

O conceito de paridade do poder decompra foi elaborado em 1918 pelo eco-nomista sueco Karl Gustav Cassel e cal-cula a quantia que pessoas em diferen-tes países, gastam para comprar umamesma cesta de produtos e serviços.

Chris Turner, o estrategista-chefe decâmbio do banco ING em Londres e au-tor do estudo, disse: _“Ao calcularquantas cestas de produtos e serviçosuma quantia de 100 euros poderia com-prar, chegamos a uma medida de quaismoedas mundiais estão caras ou bara-tas, especialmente num horizonte de lon-go prazo”.

O peso mexicano é a moeda maisbarata entre os emergentes atualmente,enquanto o real, apesar da desvaloriza-ção de 11% frente ao dólar em 2011, estáentre as mais caras, juntamente com alira turca e o peso argentino. Com 100euros pode-se comprar 1,3 cesta dos 25produtos e serviços no México, enquan-to os brasileiros e os turcos comprariam

o equivalente a umpouco mais de 0,7cesta. Além do pesomexicano, as moedasdos países do LesteEuropeu foram asque ficaram mais ba-ratas em 2011. Ospoloneses, por exem-plo, compravam umpouco menos de 1,1cesta em março de2011. A depreciaçãocambial no México enos países do LesteEuropeu foi o princi-pal motivo para dei-xar as cestas de pro-dutos mais baratas.Já as moedas da Ín-dia, de Hong Kong eda Ucrânia foram asque ficaram mais ca-ras no ano passado.

No dia 18 de ja-neiro, o Banco Cen-tral reduziu a taxaSelic para 10,5%,uma queda de 0,50.Há projeções de cor-tes para 2012 de 2pontos porcentuais, oque colocaria a taxaselix em 9%.

Na verdade opovo não quer saberdisso. Quer é botarcomida na mesa.

14 POLÍTICAZB JANEIRO 2012

Garanta o seu futuro aqui!

EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO

www.vestibularcnecrj.com.br0800 701-3512

PEDAGOGIA LETRAS ADMINISTRAÇÃO

Vestibular 2012

No País dos Espertos oPalhaço é...

Família... a base, a origem, a célula mater. Onde a vida em sociedade começa.Os nossos filhos são o maior tesouro que temos. São a nossa razão de viver. Pelafelicidade deles, somos capazes de qualquer atitude. Porém nesta civilização do 3ºmilênio, onde as transformações tecnológicas e comportamentais acontecem a cadaminuto, a maior herança que podemos deixar para eles, sem dúvida é uma educa-ção de qualidade, baseada nos princípios da honra, DA CIDADANIA, DA IGUAL-DADE, da justiça e da sabedoria, sem esquecer dos avanços científicos e sociais. Éassim que o COLÉGIO CENECISTA ALBERTO TORRES vem conduzindo a for-mação educacional nesses 60 anos de existência em Itaboraí, com uma metodologiaeducacional sempre de ponta, alicerce sólido para a formação e qualificação denossos jovens e adultos que buscam um futuro melhor. Não há desenvolvimentosem educação, sem profissionais qualificados e capazes de oferecer aos nossos alu-nos, a certeza de passos seguros. O COLÉGIO ALBERTO TORRES orgulha-se doseu histórico na formação de grandes personalidades bastante conhecidas da nossa

sociedade. Não brincamos de ensinar. Sabemos da responsabilidade que nos é de-

positada há décadas, por centenas de famílias e isso faz a diferença em Itaboraí. No contexto nacional, o Colégio Alberto Torres e a Faculdade Cenecista de Ita-

boraí – FACNEC, fazem parte de um dos maiores grupos educacionais do pais, aCAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE – CNEC, atuanteem quase todos os estados do Brasil, com escolas e faculdades. O novo gestor doColégio Cenecista Alberto Torres e da FACNEC, está ciente e preparado para asmudanças que acontecem em Itaboraí e que transformarão essa região, num dosmaiores pólos industriais da América Latina.

Diz o Diretor, _“ Gostaria que os pais avaliassem o risco e não se deixassemenganar por propostas e descontos mirabolantes, parecendo ser um atrativo, masque no futuro poderão colocar em cheque a formação do aluno”.

Numa ampla área verde, ginásio, campo de futebol, horta, biblioteca, laborató-rios de informática, sala de vídeo, e muito mais ... oferecemos uma formação com-pleta, onde a cumplicidade escola / família, se unem para a formação do carátercidadão dos nossos alunos, que no futuro estarão conduzindo os destinos do país,em prol de uma melhor qualidade de vida para a nossa sociedade. Aqui nós oferece-mos ENSINO, para que no tripé Aluno/Família/Escola, juntos possamos ministrara EDUCAÇÃO que fará a diferença nos anos que estão por vir.

F A C N E CF A C N E CF A C N E CF A C N E CF A C N E C

COLÉGIO ALBERTO TORRESFACNEC

Bianca Shekter

Existe uma piada que ilustra bema situação nessa “terra brasilis dosespertos”, onde nada funciona direi-to. Um sujeito morreu e se encontrouna presença de São Pedro, que foi logodizendo: _”É Antônio, infelizmente anotícia não é boa. Segundo as minhasanotações você vai ser mandado parao inferno”

_”Mas São Pedro..._ ” Agora não adianta argumenta-

ções meu filho. O seu tipo de vida televou a isso. Assine aqui o documen-to.” - Como não tinha jeito, ele assi-nou, perguntando:

_ “Como é que eu chego lá”?_ “ Desça essa ladeira e você en-

contrará a placa indicativa”.Assim ele fez. Em frente a um enor-

me portão de ferro, o diabo já estavaesperando por ele.

_ “Chegou né Antônio. Assine aquio documento, pois não aceitamos re-clamação. São dois tipos de inferno:O suiço e o brasileiro. No suiço vocêterá um galão de 200 litros de merdafresca todos os dias sobre a cabeça. Noinferno brasileiro serão dois galões de200 litros. Escolha o tipo de inferno eassine logo, porque não aceitamos re-clamações” - disse o diabo.

_”Ah, eu vou querer o infernosuiço! Lá é só um galão de 200 litrosde merda por dia na cabeça”.

_” É problema seu. Assine e pro-

cure o seu rumo”. Como já disse, nãoaceitamos reclamações”.

Antônio assinou e seguiu em fren-te. De repente avistou uma placa:“Inferno Brasieiro”. Ele passou dooutro lado da rua, com medo. Nissoalguém grita lá de dentro:

_”Antônio... Antônio. Vai p’raonde rapaz? - Era um amigo dele queestava no inferno brasileiro. Antoniose aproximou perguntando:

_” O que você está fazendo aí noinferno brasieiro, cara, você é doi-do? Aí são dois galões de 200 litrosde merda por dia na cabeça”.

_” Que nada cara! Cê tá por fora.Lá no inferno suiço é só um galão,mas é todo dia, religiosamente. Aquino inferno brasileiro deveriam serdois galões... Mas num dia não temgalão, noutro não tem merda, e nooutro não tem quem jogue. Isto semfalar na propina que a gente dá parao funcionário aliviar a nossa barra”.

Pois é, no Brasil é exatamenteassim. E isso se arrasta desde o perí-odo colonial. E quem paga a conta?Claro, é o povo!

Isto só mudará quando assumir-mos uma postura cidadã e cobrar-mos das autoridades o que é de di-reito. Temos muitas leis que garan-tem muitos direitos, mas falta-nos aconsciência da obrigação do cumpri-mento do dever.

EDUCANDÁRIO SCOTELAROEDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM O MENOR PREÇO

Av. Carlos Lacerda 476 - Nancilândia - itaboraí - Próximo da fábrica Contraste

Gente que trabalha sérioZB JANEIRO 201215

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2012MATERNAL - 1 e 2EDUCAÇÃO INFANTIL -1º, 2º e 3º PERÍODOSENSINO FUNDAMENTAL

Hora do almoço! Que hora mais feliz!

Matérias Complementares: In-glês, Informática e Educação Física.Atividades extra-curriculares para2012: Ballet, Aulas de Música eT a e k w o n d o . ( p r o f e s s o r e scom experiência comprovada).

Oferecemos horário parcial e integral,de acordo com as necessidades dos pais que trabalham fora.

Para maiores informações, ligue e marque uma visita - (21) 2639-8693 / 9680-3360

Joseléa Scotelaro, Regina Mesquita, Lea Scotelaro e Jaqueline Scotelaro

TEMOS UMA NOVIDADE PARA VOCÊ!

EDUCAÇÃO INFANTIL DE MANHÃ!

MATRÍCULAS

ABERTAS

PARA

2012NÃO PERCA

TEMPO!

16 OBRIGADO - THANK YOU - MERCI - DANKE - AZÉHARAMOPA - GRATIAS ZB JANEIRO 2012

ACESSE O ZB NA INTERNETEntre no GOOGLE e digite: Jornal Zoada Bonita Novembro de 2011