jornal a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/04/jornal-a-rua.pdf · superliga b de vôlei,...

12
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.001 • 7 DE ABRIL DE 2017 A NOTÍCIA MAIS CLARA E VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional CLARA CADERNO PÁGINA 8 ESPORTES POLÍTICA JANDIRA SANTANA DE PÁRNAÍBA EDUCAÇÃO Cada vez mais as pessoas não conseguem desgrudar do smartphone e esse hábito pode trazer consequências físicas e psicológicas Página 12 Furlan anuncia construção de maternidade e escolas em Barueri BARUERI PÁGINA 3 Cidade promove consulta pública para elaborar Plano de Mobilidade Osasco recebe 10 ambulâncias locadas em caráter emergencial PREFEITURA INVESTE EM OBRAS DE RECAPEAMENTO NO CENTRO PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 3 Ter um animal de estimação em casa pode melhorar sua saúde Página 12 Óleo de coco não traz benefícios e ainda pode fazer mal Página 10 A DEPENDÊNCIA DO TELEFONE CELULAR. ESTE É O SEU CASO? Mário Luiz Guide “rebate” promotor e defende pedidos feitos pelos vereadores Página 2 Itapevi busca parceria para cursos do SENAI e Programa Atleta do Futuro Hinode/Barueri disputa a final da Superliga B de vôlei, nesta segunda Página 4 Página 6 Após o desfile da coleção Outono/Inverno, os convidados foram embalados pelo show da cantora Luciana Melo Página 8 Jali boutique promove noite solidária em prol da Pestalozzi

Upload: hoangnhu

Post on 28-Sep-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.001 • 7 DE ABRIL DE 2017 A NOTÍCIA MAIS CLARA E VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

CLARACADERNO

PÁGINA 8

ESPORTES

POLÍTICA

JANDIRA SANTANA DE PÁRNAÍBA

EDUCAÇÃO

Cada vez mais as pessoas nãoconseguem desgrudar dosmartphone e esse hábito podetrazer consequências físicas epsicológicas Página 12

Furlan anunciaconstrução dematernidade eescolas em Barueri

BARUERI

PÁGINA 3

Cidade promoveconsulta pública paraelaborar Plano deMobilidade

Osasco recebe 10 ambulânciaslocadas em caráter emergencial

PREFEITURAINVESTE EM OBRASDE RECAPEAMENTONO CENTRO PÁGINA 3PÁGINA 3

PÁGINA 3

Ter um animal de estimação emcasa pode melhorar sua saúde Página 12

Óleo de coconão trazbenefícios eainda podefazer mal Página 10

A DEPENDÊNCIA DOTELEFONE CELULAR.ESTE É O SEU CASO?

Mário Luiz Guide “rebate” promotor edefende pedidos feitos pelos vereadores

Página 2

Itapevi busca parceria para cursos doSENAI e Programa Atleta do Futuro

Hinode/Barueri disputa a final daSuperliga B de vôlei, nesta segunda

Página 4

Página 6

Após o desfile da coleção Outono/Inverno,os convidados foram embalados pelo showda cantora Luciana Melo Página 8

Jali boutiquepromove noite

solidária em prolda Pestalozzi

Sexta-feira, 7 de Abril de 2017 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA | CIDADES

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONES: 3683-3430 | 3681-2136

FundadoresCarlos Alberto de Araújo FariaClara Rodrigues Faria

Diretora ResponsávelLoreny Perusso Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708

WWW.JORNALARUA.COM.BRAs matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

ColaboradoresVanessa Dainesi | Geral [email protected]

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723 -

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

• PAINELBig Brother BarueriO prefeito Rubens Furlan (PSDB) abordou diversos temas du-rante a coletiva de imprensa, mas, acabou fazendo uma com-paração ao programa Big Brother, da TV Globo, ao falar sobreas câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade. Segun-do ele, a central passou por uma reformulação e teve as antigascâmeras recuperadas e se prepara para receber mais 33, queserão instaladas na região de Alphaville. “Aqui em Barueri é umBig Brother, não tem como você passar pela cidade e não serfilmado, pelo menos, umas 10 vezes, é impossível.”, disse re-velando que a cidade passa a contar com 307 equipamentos.

Reajuste aos funcionários da Câmara de OsascoO presidente da Câmara de Osasco, vereador doutor Lindoso(PSDB), anunciou, nesta terça-feira, 04/04, um reajuste paraos servidores da Casa. De acordo com ele, os funcionários dolegislativo terão seus salários reajustados de acordo com a in-flação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consu-midor Amplo). Ele também comunicou que pedirá ao jurídicoque avalie o pedido de implantação do vale alimentação.De acordo com ele, o percentual de reajuste será de 6,29%equivalente à inflação acumulada em 2016. O presidente daCâmara explicou ainda que a medida atingirá todos os funcio-nários da Casa, o que beneficiará, inclusive, os servidorescomissionados. O projeto deve ser votado ainda neste semes-tre e terá como data base o mês de março.

Reforma nas quadra de BarueriO vereador Luiz do Supermercado Silva (DEM) apresentouuma indicação na terça-feira, 04/04, propondo a substituiçãoda grama natural por sintética nos campos de futebol do com-plexo esportivo Sinval Pereira da Cruz, no Jardim Barueri. Deacordo com o democrata, trata-se de uma reivindicação dosatletas que praticam esporte no local. Eles alegam que a gramasintética tem maior durabilidade que a natural, além de deman-dar menos despesas do poder público com manutenções se-manais. “A manutenção do piso artificial só precisa ser feita,em média, a cada quatro anos, porque o desgaste é bem me-nor. Além disso, a superfície fica mais uniforme e segura paraos esportistas, já que a drenagem da água da chuva fica maiseficiente”, disse o parlamentar.

Banco de Material de ConstruçãoAinda na sessão de Barueri, o vereador Neto Amorim (PV)apresentou uma indicação propondo a criação do Banco Muni-cipal de Material de Construção em Barueri. A proposta, deacordo com o vereador, é reaproveitar sobras de insumos deobras ou lojas especializadas para atender à população de baixarenda que não têm condições financeiras de construir ou refor-mar suas casas. “Sabemos que uma obra demanda um altoinvestimento, e muitas famílias não conseguem arcar com oscustos do material. Minha proposta é promover a coleta destesprodutos excedentes em outras construções para melhorar ascondições de habitação da população mais pobre da cidade”,argumentou Neto Amorim.

Jandira recebe doaçõesA Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Desenvolvi-mento Social de Jandira recebeu duas importantes doações deempresas que irão ajudar a população. A primeira doação foi daempresa AN Administrações e Participações, sediada emAlphaville. Ao todo, foram 25 cadeiras de rodas, 25 cadeiras debanho, 32 bastões ortopédicos, 31 andadores e 32 muletas.Ainda no mês de março, a administração recebeu a doação deuma cadeira de rodas, por parte da unidade SENAI. O equipa-mento foi cedido a um morador, que está se recuperando decirurgia nas pernas e braços.

Mutirão em ItapeviAcontece neste sábado, 08/04, no Jardim Rainha, o décimoprimeiro mutirão de combate ao Aedes aegypti. O objetivo éeliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika echikungunya e conscientizar a população de que o combate aoAedes deve ser permanente. A primeira etapa da campanha seráencerrada neste mês. A segunda parte começa entre outubro enovembro deste ano, quando as temperaturas mais altas facili-tam a reprodução do mosquito. Até o momento, equipes delimpeza e da operação Cata-Bagulho, que acompanham a ação,recolheram 578 toneladas de entulho. A campanha contra oAedes aegypti já visitou, neste ano, cerca de 16 mil casas dediversos bairros da cidade, eliminou mais de dois mil criadourosdo mosquito e fez a colocação de tela em 600 caixas d’água.

Carapicuíba desocupa áreas invadidas Na última semana, a prefeitura de Carapicuíba desocupou di-versos lotes vendidos e ocupados irregularmente na região daCohab. Um indivíduo se passava por proprietário das terras evendia os lotes, garantindo a legalidade dos mesmos, no entan-to, esses lotes eram áreas públicas. Este é o caso de R.B.R.,que “comprou” um terreno no local em junho de 2015. Deuuma entrada e parcelou o restante, até 2019. Alguns outrosterrenos nas imediações já apresentavam alicerces de constru-ções, que foram demolidas. Há outros terrenos locados, umdeles com caçambas. A Prefeitura, com a ação de reintegraçãode posse, está desocupando os terrenos e demolindo as constru-ções. Além disso, está orientando os “compradores” a procura-rem ressarcimento dos valores pagos, junto a Justiça, que devecobrar o “vendedor”. “As áreas públicas são destinadas ao bemcomum, de toda a população”, salienta o prefeito Marcos Neves,“e deve abrigar equipamentos como uma escola, um ambulató-rio, ou uma praça, por exemplo. Estamos começando a colocara casa em ordem e nesses casos, a prefeitura age com firmeza,garantindo a reintegração de posse das áreas invadidas”.

Uma grandiosa obra de cons-trução de apartamentos de in-teresse social está em andamen-to desde fevereiro, em Quitaúna,e vai mudar a vida de 960 famíli-as em Osasco. Trata-se do con-junto habitacional Miguel Cos-ta, com previsão de entregapara 2018, que está sendo reali-zada por meio do programa Mi-nha Casa Minha Vida em parce-ria com o PAC 2 – Plano de Ace-leração do Crescimento e Pre-feitura. O projeto beneficiará 400famílias que anteriormente es-tavam assentadas irregularmen-te no local e mais 560 proveni-entes dos programas de urba-nização do Rochdale e do Jar-dim Santa Rita. Os beneficiáriosjá foram cadastrados e as uni-dades já têm ocupação certa.

O prefeito de Osasco, Rogé-rio Lins, esteve no local e pôdeacompanhar de perto a evoluçãoda execução do projeto. Serão 7condomínios construídos emuma área de 98 mil m2 sendo 48torres de 4 andares de aparta-mentos com 51 m2. Cada condo-mínio terá complexo de lazer pró-prio, com quadra poliesportiva,arborização e projeto paisagís-tico, priorizando o verde e asustentabilidade. A empresacontratada para construir osapartamentos tem prazo contra-tual para entregar as unidadesaté dezembro de 2018, mas Linsacredita, pelo andamento doprojeto, que as famílias serãocontempladas antes. “Os apar-tamentos devem ficar prontosem abril de 2018, depois demoramais um tempinho para a regu-

A partir de agora, Osasco, ci-dade com o segundo maior PIBdo estado e o oitavo maior dopaís, e demais municípios da Re-gião Oeste - Carapicuíba, Barueri,Santana do Parnaíba, Jandira,Cajamar, Itapevi e Pirapora doBom Jesus - contarão com a atu-ação de sindicato empresarialpróprio nas áreas de hotelaria,negócios, alimentação fora dolar e lazer. Trata-se do SinHoResOsasco, Alphaville e Região, queacaba de receber carta sindicaldo Ministério do Trabalho. Aentidade já nasceu forte e tem amissão de oferecer serviços efechar parcerias de negócioscom hotéis, meios de hospeda-gem, restaurantes, bares e simi-lares, além de promover o desen-volvimento do turismo e abrirnovos mercados.

O presidente do sindicato, Ed-son Pinto, revela quais são asestratégias para alavancar no-vos negócios e conquistar ocrescimento econômico da re-gião, que possui cerca de 18 milempresas do setor turístico,abrangendo aproximadamente110 mil trabalhadores diretos eindiretos na produção. “As rela-ções entre o nosso sindicato eas empresas terão um viés con-temporâneo. Inteligência de mer-cado, a busca pelo resultado emfrentes amplas e a prestação deserviços serão o norte que leva-

Conjunto com quase mil moradiasdeve ser entregue em 2018

A deputada Bruna Furlan(PSDB) assumiu, nesta segunda-feira, 03/04, a Comissão Mista deControle das Atividades de In-teligência. Composta por 12 ti-tulares, sendo seis senadores eseis deputados, a cerimônia de

Conjunto Miguel Costa, em Quitaúna, vai aten-der 960 famílias: 400 anteriormente estavamassentadas irregularmente no local e mais 560são provenientes dos programas de urbaniza-ção do Rochdale e do Jardim Santa Rita

larização da documentação. Achoque entregamos antes do final doano que vem”, disse.

Lins também esteve na área àsmargens do braço morto do Tietê,no Rochdale, e conversou comalgumas das famílias que serãobeneficiadas pelo projeto. Acom-panhado do secretário de Habi-tação, Marco Antonio Vilella, edo secretário de Obras, CláudioMonteiro, ele pode tirar dúvidasdos moradores e marcar nova vi-sita para a segunda semana deabril, quando acompanhará o se-gundo mutirão de limpeza e ma-nutenção do córrego que desá-gua no piscinão. O primeiromutirão aconteceu no final domês de janeiro, mas devido aoperíodo de chuvas intensas, avegetação cresce com mais rapi-dez e a área requer atenção cons-tante. “Eu amo Osasco, e não te-nho preferência por nenhum bair-ro. Vou trabalhar por todos, igual-mente, mas sei que o Rochdale

merece atenção especial por con-ta do histórico de enchentes quesofre. Este é o bairro que maisvisito na cidade. Pelo menos umavez por semana estou aqui”.

Acompanhado da deputadafederal Renata Abreu, Lins expli-cou que a parlamentar tem con-seguido importantes parceriascom o governo do Estado, comoa ajuda com a limpeza do piscinão,por exemplo. “Algumas famíliasserão removidas, ano que vem,para o Miguel Costa. Já cadas-tramos essas pessoas e elas jáestão cientes da mudança. Asdemais serão beneficiadas comas obras de urbanização doRochdale. Enquanto isso, vamostrabalhar na zeladoria por aqui,como a limpeza do córrego e dopiscinão, para amenizar os pro-blemas que vocês enfrentamquando chove”, completou.

A preocupação com moradiatem sido constante no governodo prefeito Rogério Lins. Várias

outras iniciativas estão em anda-mento na cidade. Entre elas, oconjunto residencial José Cama-roto, também em Quitaúna, quepor meio de uma parceria entrePrefeitura, Associação VivaQuitaúna e programa Minha CasaMinha Vida está sendo possívela construção de 208 apartamen-tos. Além disso, Lins acaba deentregar 48 unidades no ColinasD’Oeste e nos próximos dias, en-tregará mais 21, no mesmo bairro.Estão em construção, também, 20unidades no rochdale que aten-derão famílias que já foram remo-vidas da área BJ.

Recentemente Lins esteve emBrasília, em audiência no Minis-tério das Cidades, reivindicandojunto ao ministro Bruno Caval-canti de Araújo investimentospara concluir a urbanização doJardim Santa Rita, além de cons-trução de moradias e novas par-cerias para o Programa MinhaCasa Minha Vida.

Bruna Furlan assume presidênciada Comissão Mista de Controledas Atividades de Inteligência

posse aconteceu na Ala Alexan-dre Costa, do Senado Federal.

Segundo a deputada BrunaFurlan, informação é a matéria-prima da inteligência de um país.“Assim, os riscos daqueles quelidam com tanto poder extrapola-

rem suas obrigações e comete-rem arbitrariedades sempre é mui-to grande”, disse ela ao assumira presidência e iniciar os traba-lhos da Comissão Mista de Con-trole das Atividades de Inteligên-cia (CCAI) para 2017. A parlamen-tar também preside a Comissãode Relações Exteriores e de Defe-sa Nacional da Câmara. A depu-tada ressaltou ser a atividade deinteligência compatível com o re-gime democrático. Tanto que, se-gundo ela, é de extrema relevân-cia o papel daqueles que assu-mem a missão de fiscalizar e con-trolar esses serviços e garantirque operem dentro da legalida-de. “Cabe a nós, membros doCongresso Nacional, e mais es-pecificamente da CCAI, a nobretarefa de fiscalizar e controlar osserviços de inteligência com des-taque para a Agência Brasileirade Inteligência (Abin) e os órgãosque compõem o Sistema Brasilei-ro de Inteligência (Sisbin). O par-lamento não pode se furtar a essarelevante missão”, discursou.Bruna Furlan destacou ainda aposse do senador FernandoCollor (PTC-AL) na vice-presi-dência da comissão. Para ela, aexperiência dele como estadista,senador da República, ex-presi-dente da CCAI e presidente daComissão de Relações Exteriores

no Senado “será um farol para ela,que começa a navegar por marespouco conhecidos”.

A deputada informou que en-tre os trabalhos previstos paraeste ano estão o convite ao mi-nistro-chefe do Gabinete de Se-gurança Institucional da Presi-dência da República e ao diretor-geral da Abin para traçar um pa-norama da política nacional de in-teligência para 2017. Ao finalizar,Bruna Furlan citou as inúmerasatividades da CCAI. Entre elas, acomplexidade de fiscalizar e con-trolar as tarefas desses órgãos. Atucana informou que está organi-zando uma agenda de visitas paramelhor compreender o funciona-mento desses organismos.

O vereador de Osasco MárioLuiz Guide (PSB) utilizou a tribu-na, na sessão desta terça-feira,4/04, para defender os pedidosque são feitos pelos parlamenta-res na Câmara de Osasco. Em umdiscurso “motivacional”, Guidepediu para que os demais verea-dores não desanimem e continu-em realizando os pedidos da po-pulação. A fala de Guide aconte-ce, dias depois, da passagem dopromotor de Justiça, GustavoAlbano, que foi convidado pe-los vereadores Tinha Di Ferreira(PTB) e pelo presidente da Câ-mara, doutor Lindoso (PSDB)para falar sobre o projeto de re-forma administrativa da Casa deLeis. Na tribuna, o promotor che-gou a “ironizar” alguns dos pe-didos realizados pelos parlamen-tares como, a implantação de li-xeiras, instalação de parquinhosem creches e tapa buracos.

Guide que não chegou a citar onome do promotor, explicou queo vereador tem um papel defiscalizador, mas também, de me-diador da população. “Eu não

Guide “rebate” promotore defende pedidos feitospelos vereadores

tenho como fazer um projeto paraque lixeiras sejam implantadas emtoda a cidade, pois isso, mexe noorçamento, e é uma competênciado Executivo, mas, eu posso, fazeruma indicação de uma instalaçãode lixeira em um ponto da cidadeque está precisando”, defendeucitando mais um caso onde o vere-ador pode atuar. “Se um bairro temproblema com o abastecimento deágua. Essa é uma questão daSabesp, que é do Estado, mas, euposso ser um mediador e ajudar osmoradores do bairro a solucionar oproblema. Aqueles que queremacabar com a democracia, queremacabar com os mediadores”,enfatizou o parlamentar que foiaplaudido por todos os demaisvereadores. Perguntado se suafala tinha como objetivo respon-der aos questionamentos do pro-motor, Guide esclareceu que não.“Na verdade, percebi que algunsvereadores ficaram confusos eresolvi utilizar a tribuna para es-clarecer qual é o nosso papel, masnão foi uma resposta a ninguém”,disse.

Novo sindicato chega a Osascopara fomentar setor turístico ede negócios da Região

rá ao desenvolvimento dos nos-sos negócios e à geração de em-pregos”, afirma o empresário, quetambém é vice-presidente de Re-lações Governamentais da Fede-ração de Hotéis, Restaurantes,Bares e Similares do Estado deSão Paulo (FHORESP) e diretorda Confederação Nacional de Tu-rismo (CNTur).

O sindicato também ofereceráa empresas de hospedagem, degastronomia e de entretenimentoda região serviços de qualidadeem assessoria jurídica, treinamen-to em gestão e operacional, pro-moção de mercado, além de be-nefícios especiais para associa-dos, como redução de custos paraserviços e produtos, promoçãodos atrativos e destinos turísti-cos da região, entre outros.

Além disso, a nova entidade jáplaneja a realização de eventosexclusivos e em parceria com ou-tras entidades empresariais e ór-gãos públicos da região.

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Sexta-feira, 7 de Abril de 2017

A Prefeitura de Osasco rece-beu na quarta-feira, 5/4, emfrente ao Paço Municipal, 10novas ambulâncias do tipo Uni-dade de Suporte Básico (USB -TIPO B) locadas em caráteremergencial. “Com está ação omunicípio passa a ter 30 veí-culos para atendimento, inclu-indo as ambulâncias próprias edo Serviço de AtendimentoMóvel de Urgência (SAMU),recuperando a capacidade de

O prefeito de Barueri, RubensFurlan (PSDB), organizou umacoletiva de imprensa, nestaquinta, 06/04, para falar dosprimeiros 100 dias de governo.Furlan que está no seu quintomandato falou que os primei-ros meses foram dedicados arecuperar a saúde financeira dacidade. “Fizemos a revisão detodos os contratos. Alguns nósconseguimos cancelar, outros,nós reduzimos os valores. Alémdisso, fizemos corte em outroscustos, secretarias e no quadrode funcionários”, explicou re-velando que a administração fezo corte de, ao menos, 600 pes-soas. “ Não fizemos avaliaçãopolítico-partidária, nós só de-mitimos quem precisava serdemitido ou que estava semfunção. Tudo foi para organi-zar a administração, nada deexcepcional, fizemos no limiteque nós podíamos, e com isso,alcançamos um equilíbrio emnossas contas”, garantiu.

O prefeito anunciou que asecretaria de Educação realizouum estudo que aponta a neces-sidade da construção de oitonovos escolas. “Nós já estamosvendo as áreas, algumas nãovão precisar ser desapropriadascomo, no Jardim Maria Hele-na, Parque Viana, JardimPaulista. Já em outros, nós va-mos fazer o aproveitamento damelhor área que temos. Porexemplo no Parque Imperial,vamos derrubar a escola antigae construir uma nova, mas, sóvamos derrubar quando a obrafor iniciar, para que não fiquemobras paradas, queremos algodinâmico”, disse revelando quetodas as unidades estão passan-do por reformas. “Não é umareforma inteira. Estamospriorizando os telhados, hidráu-lica, elétrica e pintura. No to-tal, já fizemos obras em 80 das103 escolas e vamos ampliarpara todos os prédios”, disse.

Ainda sobre Educação, o pre-

Com o intuito de melhorar,cada vez mais, a mobilidade emSantana de Parnaíba, a Prefei-tura, por meio da Secretaria dePlanejamento Urbano e MeioAmbiente, está desenvolvendoo projeto PlanMob, que esta-belece a elaboração de um pla-no de mobilidade para as cida-des com mais de vinte mil ha-bitantes. O projeto contempla-rá os princípios da PolíticaNacional de Mobilidade Urba-na – PMNU, visando à igual-dade no acesso ao transportecoletivo e no uso do espaçopúblico, acessibilidade univer-sal, desenvolvimento sustentá-

Uma das principais vias deacesso do Centro de Jandiraestá sendo repavimentada pelaPrefeitura. Trata-se da RuaRubens Lopes da Silva, que ligao viaduto e a Rua José Manoelda Conceição. A ação visa ofe-recer melhor circulação nasruas centrais, além de garantirmaior segurança a pedestres emotoristas que circulam diari-amente pela região.

O serviço está sendo realiza-do por uma empresa contrata-da pela Secretaria de Planeja-mento e Habitação, e compre-ende a capa asfáltica atual, re-

Rubens Furlan anuncia construçãode maternidade e escolas em Barueri

Prefeito também falou da crise que atinge o Hospital que tem dividas que chegam a R$ 90 milhões. Ele acredita que, em 10 dias, unidade volta a atender com qualidade.

feito falou sobre as dificulda-des em fazer a compra dos uni-formes e materiais escolares.“Neste momento, o uniformeestá no Tribunal de Contas. Éum fornecedor denunciando ooutro. Eu estou quase pedindopara o presidente do Tribunalde Contas fazer o edital paranós, pois, faz exatamente trêsmeses que eu estou tentandocomprar. Então, eu vou pedirpara ele e para o Ministério Pú-blico já que eles se metem emtudo, pois, eu tenho que com-prar, pois, os alunos estão pre-cisando, e as empresas ficamse matando”, desabafou.

Saúde é o maior desafioQuestionado sobre a situação

da saúde, o prefeito revelou queeste será o maior desafio dagestão, mas, que tem trabalha-do para reverter o quadro caó-

tico que encontrou. “As empre-sas que passaram pelo hospitalabriram um rombo de R$ 90milhões e grande parte dessadivida é trabalhista. Por exem-plo, eles ficaram quatro anossem depositar o FGTS e oINSS, então, imagina o tama-nho dos encargos trabalhistas.E essa empresa que está sain-do agora, pegou dinheiro daPrefeitura e fez uma gestãodesastrosa, por isso, que fize-mos uma intervenção no con-trato dela. Nós estamos traba-lhando muito para que a outraempresa assuma, mas tem,muita dificuldade técnica e ju-rídica”, falou o prefeito que re-velou que a antiga empresa devecerca de R$ 5milhões entreconta de água e energia. “Elesse prevaleceram de que não sepode fazer o corte desses ser-viços em hospitais e, simples-

mente, não pagaram as contas”,pontuou. Furlan ainda falou queas dividas também se estendempara fornecedores e lembrou quequando deixou a gestão, no finalde 2012, não existiam dívidas.“Eu deixei o hospital redondinho,não havia um real de dívida, nemtrabalhista ou com fornecedores.Juridicamente, nós já encontra-mos o caminho e acredito quenos próximos 10 dias teremos ohospital funcionando em águastranquilas”, garantiu.

Ainda na questão da saúde, oprefeito anunciou que pretendecriar um Centro de Diagnósti-co no prédio onde funcionavaa antiga faculdade PUC e umamaternidade no prédio ondefunciona o atual Centro deEventos. “Nós vamos colocaros equipamentos mais moder-nos para a população fazer osseus exames. Além disso, va-

mos construir nossa materni-dade. Queremos um local mo-derno onde a gestante tenhasegurança de ter o seu bebê e,com isso, vamos tirar do Sameba maternidade e os exames, eassim, lá poderá ser um Hospi-tal Dia, para as pessoas teremmais segurança”, disse.

Fim do Cartão BarueriSobre o fim da obrigatorie-

dade do uso do “CartãoBarueri” para se utilizar os ser-viços da cidade, o prefeito ex-plicou que o cancelamento doscadastros se deve a corte nasdespesas. Segundo ele, o cus-to como cadastramento per-manente era de R$ 3 milhões.“Todo o cadastro que foi feitonão foi perdido, nós usamospara o planejamento das açõessociais, e não para fazer deBarueri uma redoma. Por

exemplo, teremos um prontosocorro no Jardim Imperial, bemna divisa com Osasco. Então, nãovamos impedir os moradores deOsasco de ir no pronto socorro.Mas, vou fazer um entendimen-to com o prefeito e o secretáriode saúde de Osasco. Vamos tra-balhar fazendo uma parceria”, ex-plicou. O prefeito ainda falouque o Cioeste (Consórcio Inter-municipal da Região Oeste) pre-tende preparar um estudo so-bre a quantidade de leitos, e quedepois disso, os prefeitos pre-tendem pressionar o governa-dor Geraldo Alckmin (PSDB)para conseguir novos leitos ehospitais para a região. “Comesses números, nós vamosapertar o governador para queele adote a nossa região paraconseguirmos outros leitos. Senão der para fazer no limite,mas pelo menos ampliar. Essaé uma cobrança nossa. Estouvendo todo mundo querendoser candidato a presidente, mas,antes disso, tem que colocarum hospital em Jandira, emSantana de Parnaíba e melho-rar as condições na nossa re-gião, para depois pensar em serpresidente”, disparou.

Relação com a CâmaraDurante a coletiva, o prefei-

to também desmentiu que existaalgum tipo de mal-estar com opresidente da Câmara deBarueri, Carlinhos do Açougue(DEM). Há algumas semanas,o parlamentar criticou algunsfuncionários da Prefeitura queestariam perseguindo pessoasligadas a antiga administração.“Isso não existe. Não tem con-flito, nós estamos bem. Hoje, aCâmara é composta por algunsvereadores novos e que estãoansiosos. Posso dizer que eutambém estou ansioso e quedesejo ver a nossa cidade nostrilhos o mais rápido possível,mas é somente isso, não existeconflito nenhum”, ponderou.

Santana de Parnaíbapromove consultapública para elaborarPlano de Mobilidade

vel, eficiência e efetividade naprestação de serviços de trans-porte urbano e na circulação,dentre outras diretrizes.

O PlanMob definirá propos-tas para a melhora da mobilida-de em toda a cidade e, paraisso, a participação popular serámuito importante para a elabo-ração das ações. Para os inte-ressados em participar, as reu-niões acontecerão por meio deconsultas públicas no decorrerdo mês de Abril. Segue ao ladoa tabela com as datas e locais.Para mais informações ou du-vidas sobre o projeto, ligue4622-7571.

Jandira investe em obrasde recape no Centro

cuperação de bocas-de-lobo,guias e sarjetas e colocação denova camada de pavimento napista. Segundo a Prefeitura, osserviços devem ser realizadosem até 60 dias. O prefeito Pau-lo Barufi acompanhou os tra-balhos de recapeamento na viae destacou a retomada de açõesde infraestrutura na cidade. “Inú-meros bairros de Jandira neces-sitam de recuperação asfáltica.Vamos aos poucos atendendo aesta demanda, seja com recur-sos próprios, seja com apoio doGoverno do Estado e da União”,disse o prefeito.

Osasco recebe 10 ambulânciaslocadas em caráter emergencial

atendimento nas remoções e100% do serviço de transportesocial, de extrema relevânciapara o município”, destacou oSecretário de Saúde, José CarlosVido. Esta é mais uma ação doprograma Saúde Renovada, quevisa oferecer serviços e atendi-mentos de excelência para apopulação. “Encontramos maisde 50% da nossa frota suca-teada. Tínhamos várias recla-mações da população, que se

viam, muitas vezes, sem trans-porte social, de urgência e emer-gência, bem como para servi-ços de radioterapia, hemodiálisee quimioterapia. Com a chega-da da nova frota, mais modernae mais acessível, passamos aatender a demanda da rede commais tranquilidade, oferecendopara a nossa população um ser-viço mais completo e com mui-to mais qualidade”, frisou o pre-feito Rogério Lins. A Prefeitura

investiu R$ 885 mil de recursospróprios por um período de lo-cação de seis meses; arcandotambém com o combustível e oscondutores. O custo com ma-nutenção fica por conta da em-presa contratada que substitui, deimediato, a ambulância que apre-sentar inoperância por problemasmecânicos. A administração es-tudará, ao longo desse períodose é melhor renovar ou efetuar acompra de novos veículos.

Secretário de Comunicação Thazio Gomiero, o prefeito Rubens Furlan e o seu vice Beto Piteri

JORNAL A RUAPÁGINA 4 Sexta-feira, 7 de Abril de 2017GERAL

*DR. EDU EDER DE CARVALHO,ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO ELEITORAL

ARTIGO

No início dos mandatos políti-cos vem à tona a questão donepotismo pois, é nesse períodoque os agentes políticos efetuama nomeação de assessores, se-cretários e outros ocupantes decargos em comissão.

Sobre a questão, o SupremoTribunal Federal editou SúmulaVinculante (ou seja, entendimen-to que todos os tribunais devemseguir) que nasceu dos reiteradosjulgamentos daquela Corte acer-ca da inconstitucionalidade danomeação de parentes da autori-dade nomeante ou de servidor, damesma pessoa jurídica, investidoem cargo de direção, chefia ouassessoramento, por violar osprincípios da moralidade, da igual-dade e da impessoalidade,insculpidos no art. 37, da Consti-tuição da República. Contudo,com a Súmula Vinculante, vieramas imprecisões terminológicas, la-cunas, a imposição de parentescoa quem não é parente – nos ter-mos do Código Civil Brasileiro,restrições e concessões, já que,não é possível abranger todas ashipóteses da realidade fática, comsuas peculiaridades em que só sepode examinar a existência denepotismo a partir do caso espe-cífico. A interpretação literal dareferida Súmula revela que nãopoderão ser nomeados aesposa(o)/companheira(o),filho(a), pai, mãe, avô(ó), neto(a),bisavô(ó), bisneto(a), irmão(ã),tio(a), sobrinho(a), sogro(a) eseus respectivos pais e avós,enteados e seus respectivos ne-tos e bisnetos, cunhado(a), gen-ro, nora, cônjuge do tio(a), irmã(ã)e sobrinho(a), da autoridade

Nepotismo na administração públicanomeante ou do servidor, da mes-ma pessoa jurídica, investido emcargo de direção, chefia ouassessoramento.

Assim, pelo texto da súmulaserá inconstitucional a nomeaçãode familiares, em razão do paren-tesco direto entre a autoridadenomeante e o nomeado, ou entreeste e o servidor com aquelas fun-ções. Mas, não haverá nepotismose a pessoa nomeada não é pa-rente de servidor investido emcargo de direção, chefia ouassessoramento ou de quem anomeou. Logo, não haveránepotismo na nomeação de pa-rente de servidor que não possuipoder de nomeação, que não foipor ela nomeado, tampouco, desecretários municipais, em razãodestes ocuparem cargos políti-cos, excluídos da vedação conti-da na Súmula Vinculante n° 13,por se tratarem de componentesdo primeiro escalão, ligados deforma indissociável à orientaçãoe à função política do governo,como foi decidido pelo próprioSupremo Tribunal Federal emoutro julgamento. A partir de de-cisões sobre casos específicosjulgados, podemos citar exem-plos de nomeações que não fo-ram consideradas nepotismo (ci-taremos um resumo da ementados julgados apenas paraexemplificar a questão tratada).

Primeiro, como dito, o próprioSTF já reconheceu que não hánepotismo quando os nomeadossão agentes políticos (nas cida-des, por exemplo, o SecretárioMunicipal); num dos casos, oSTF julgou processo que envol-via a nomeação de um irmão do

Governador para o cargo de Se-cretário dos Transportes: “Nome-ação de irmão de Governador deEstado. Cargo de Secretário deEstado. Nepotismo. SúmulaVinculante nº 13. Inaplicabilidadeao caso. Cargo de natureza polí-tica. Agente político. Impossibi-lidade de submissão do recla-mante, Secretário Estadual deTransporte, agente político, àshipóteses expressamenteelencadas na Súmula Vinculantenº 13, por se tratar de cargo denatureza política.”

O Tribunal de Justiça do Esta-do do Paraná também analisou otema e chegou à seguinte con-clusão: “Tratando-se de nomea-ção do filho do Vice-Prefeito doMunicípio para o cargo de Secre-tário Municipal... cargo político– resta evidenciada, ante o recen-te e reiterado entendimentojurisprudencial da Corte Supre-ma, a inaplicabilidade da SúmulaVinculante n. 13 ao caso...”

No Estado de São Paulo, asdecisões não são diferentes:“Município de Ilhabela. Nepotis-mo. Esposa e irmã de Prefeitonomeadas Secretarias Munici-pais. Cargos políticos. Inapli-cabilidade da Súmula Vinculanten° 13, conforme interpretação quelhe vem sendo dada pelo próprioSupremo Tribunal Federal.”

Também: “Ação Popular. Pre-feito Municipal que por meio deportaria interna nomeou sua es-posa como Secretária da Admi-nistração Municipal, em afrontaao princípio que veda onepotismo na Administração Pú-blica. Sentença de improcedên-cia. As nomeações de agentes po-líticos, como é o caso de Secretá-rio da Administração Municipal,não se encartam na vedação aonepotismo consagrada naSúmula Vinculante 13 do STF.”

Noutro caso: “Apuração de su-posto nepotismo. Nomeação demarido de uma Vereadora paraocupar cargo de Secretário Ad-junto na Secretaria Municipal deTransportes e Trânsito - Súmula

Vinculante no 13. Inaplicabilidadepor se tratar de cargo de naturezapolítica.” Neste processo, o pa-recer do Procurador-Geral de Jus-tiça foi no mesmo sentido da de-cisão: “A Súmula Vinculante n.13, que proíbe o nepotismo, nãose aplica quando a nomeação éfeita para cargo de natureza polí-tica.” Outra hipótese que geradúvidas a respeito da prática denepotismo é a nomeação de pa-rente de servidor comissionadoque não seja a autoridadenomeante do ato. No caso, pa-rentes entre si nomeados paracargos em comissão no mesmoente de poder público, mas quenão irão ocupar cargos de agen-tes políticos. Nesta hipótese, osservidores seriam ocupantes decargos comissionados de dire-ção, não se tratando de agentespolíticos, mas que também nãotêm vínculo de parentesco com aautoridade nomeante. À primei-ra vista, a nomeação de parentesem terceiro grau para cargos emcomissão de direção ouassessoramento, acarretarianepotismo por violar a SúmulaVinculante 13. No entanto, emquestão idêntica, o Supremo Tri-bunal Federal entendeu que umdos critérios para se definir a in-compatibilidade da nomeaçãopara cargos ou funções públicas

com a Súmula Vinculante nº 13consiste na presunção de que aescolha para ocupar o cargo “te-nha sido direcionada a pessoacom relação de parentesco comalguém que tenha potencial deinterferir no processo de sele-ção”. Da ementa do julgado cons-tou: “Ao editar a SúmulaVinculante nº 13, embora não setenha pretendido esgotar todasas possibilidades de configura-ção de nepotismo na Adminis-tração Pública, foram erigidoscritérios objetivos de conforma-ção, a saber: i) ajuste mediantedesignações recíprocas, quandoinexistente a relação de paren-tesco entre a autoridadenomeante e o ocupante do car-go de provimento em comissãoou função comissionada; ii) re-lação de parentesco entre a pes-soa nomeada e a autoridadenomeante; iii) relação de paren-tesco entre a pessoa nomeada eo ocupante de cargo de direção,chefia ou assessoramento aquem estiver subordinada e iv)relação de parentesco entre apessoa nomeada e a autoridadeque exerce ascendência hierár-quica ou funcional sobre a au-toridade nomeante. 2. A incom-patibilidade da prática enunci-ada na Súmula Vinculante nº 13com o art. 37, caput, da CF/88não decorre diretamente daexistência de relação de paren-tesco entre pessoa designada eagente político ou servidor pú-blico ocupante de cargo em co-missão ou função comissionada,mas da presunção de que a es-colha para ocupar cargo de di-reção, chefia ou assessoramentotenha sido direcionada a pessoacom relação de parentesco comalguém que tenha potencial deinterferir no processo de sele-ção.” O referido precedente re-duziu o rigor na interpretação

objetiva da Súmula Vinculante 13,ao trazer um elemento subjetivoconsistente na presunção de quea escolha tenha sido direcionadaa pessoa com relação de paren-tesco com alguém que tenha po-tencial de influenciar no proces-so de seleção. Quanto ao tema, oConselho Nacional de Justiça járespondeu consulta para orien-tar decisões no âmbito adminis-trativo dos Tribunais:

“CONSULTA - NEPOTISMO -RESOLUÇÃO CNJ 07/2005 -CÔNJUGES OCUPANTES DECARGOS COMISSIONADOS -INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃODE SUBORDINAÇÃO ENTREAMBOS - INEXISTÊNCIA DERELAÇÃO DE PARENTESCOCOM MAGISTRADO OU COMOCUPANTES DE CARGO DE DI-REÇÃO E ASSESSORAMENTO”

Também sobre o assunto, oTribunal de Justiça de Minas Ge-rais, analisando a questão, deci-diu que: “Marido e mulher/pai efilha – inexistência de parentes-co com magistrado e de hierar-quia entre eles - Inexistindo su-bordinação hierárquica entrecônjuges ou entre pai e filha, ser-vidores ocupantes de cargo deprovimento em comissão, e nemqualquer vínculo de parentescodos mesmos com membros do Tri-bunal de Justiça do Estado deMinas Gerais, não há falar emhipótese considerada como prá-tica de nepotismo, de acordo coma interpretação contida na alí-nea “I” do Enunciado Adminis-trativo nº 01 c/c o inciso III doart. 2° da Resolução nº 07/2005,ambos do CNJ”.

Esses casos foram apreciadosà luz da Súmula Vinculante do Su-premo Tribunal Federal, sendocerto que, se existir lei local regu-lando a questão, de maneira maisrestritiva que os dizeres da súmula,prevalece o que consta da lei.

Contando atualmente com 213esportistas, a modalidade de atle-tismo do Grêmio RecreativoBarueri (GRB) continua com asinscrições abertas. Não existenúmero pré-estabelecido de va-gas, mas é bom correr para ga-rantir um espaço. A escola tem112 alunos e outros 101 atletasque já fazem parte do time de

Na próxima segunda-feira,10/04, o Hinode Barueri entraem quadra para a final daSuperliga B. O jogo que acon-tece às 20 horas, no GinásioJosé Correa é contra o BRH-Sulflex/Clube Curitibano. Osdois times tiveram caminhosbem distintos ao longo da com-petição, já que o time de Barueriterminou a fase classificatóriaem primeiro lugar, enquanto oclube paranaense foi o lanter-na. No início da tarde deste sá-bado o Hinode Barueri foi aprimeira equipe a se classificar.Em casa, o time que é coman-dado por José Roberto Guima-rães, venceu a segunda partidado playoff semifinal sobre o SãoBernardo (SP) por 3 sets a 0(25/17, 25/13 e 25/16), em 1h07de duelo. A equipe de Barueri,que disputa a competição pelaprimeira vez, é a única invictae, como tem a melhor campa-nha, será a mandante da grande

A operação “Osasco Renova-da”, em andamento desde ja-neiro e que já mudou a cara deOsasco com mutirões de zela-doria e manutenção da cidade,chegou ao complexo Polies-portivo Ayrosa. Durante duassemanas, equipes da Secreta-ria de Obras da prefeitura tra-balharam intensamente na re-cuperação da área e dos equi-pamentos públicos que a com-põem.

Foram feitos serviços deroçagem, pintura das quadras,nivelamento dos campos de ter-ra e de areia, pintura das arqui-bancadas, troca de alambrados,iluminação, manutenção nosbanheiros dos vestiários, pin-tura das paredes e reparo notelhado do ginásio, limpeza dascalhas e limpeza geral de todoo complexo. Na ocasião, o pre-feito de Osasco, Rogério Lins,anunciará investimentos de R$2 mi numa grande reforma quegarantirá mais benfeitorias noComplexo. A entrega do espa-ço revitalizado à populaçãoacontece em 9/4, e serámarcada por uma grande fes-

Após reforma, Prefeitura entrega novo Poliesportivo do Ayrosa

ta. Durante todo o dia, a pre-feitura disponibilizará no localserviços municipais como afe-rição da pressão arterial, testede diabetes e de glicemia, vaci-nação de cães e gatos, distri-buição de mudas de plantas,contação de histórias, futebolde salão, cama elástica, pintu-ra de rosto, roda de capoeira,escorregador, gincana dechinelão, pula-pula, distribuiçãode pipoca e algodão doce, cam-peonato society de crianças de

9 a 12 anos, campeonato defutebol de campo, aulas dezumba, ginástica artística e rít-mica, apresentação de Kung Fue de Judô, aulão aberto deaerodance, oficina de grafite,exposição e venda dos trabalhosdas oficinas dos CRAS e doCentro Pop; além de showsmusicais com artistas locais.

Uma carreta com os servi-ços do Portal do Trabalhador,reaberto pela atual gestão,

também estará no local.A festa também marca o

avanço que Osasco alcançou naquestão da zeladoria da cidadedurante os 100 primeiros diasda atual administração. Quempassar pelo local concorrerá aosorteio de vários brindes queacontece durante todo o dia.Para garantir um dia inteiro dediversão, será montada um pra-ça de alimentação, com foodtrucks e a já conhecida e tradi-cional Queima do Alho.

Escola de atletismo ainda tem vagas no Jardim Silveiracompetição. A escola está abertapara crianças (meninos e meni-nas), a partir dos 7 anos de ida-de. As aulas são de segunda asexta-feira, em diversos horáriose também de terça a quinta-feiraentre as 17h30 e 20h30.

As inscrições devem ser reali-zadas com os professores na pró-pria pista de atletismo, que fica

no Jardim Silveira, bem ao ladodo campo de futebol e do giná-sio do bairro. Os pais ou mes-mo os adultos que se interes-sam pelas modalidades que oatletismo tem e que são ofere-cidas pelo GRB devem apresen-tar no ato da inscrição uma foto3x4, xerox do RG, xerox do com-provante de residência e o ates-

tado médico ou o comprovan-te de agendamento médico. Di-versos atletas do atletismo doGRB participam anualmente decompetições como o TroféuBrasil de atletismo, o principaldo país, e até de Olimpíadas,caso de Higor Alves Silva quecompetiu na Rio-2016 no saltoem distância.

Hinode Barueri disputafinal da Superliga B

decisão.Na outra chave, a equipe

paranaense BRH-Sulflex/ClubeCuritibano venceu o AbelHavan Brusque (SC) no tiebreak(25/20, 25/22, 17/25, 22/25 e15/12), em 2h19, de jogo naArena Havan, em Brusque (SC).Com o resultado o ClubeCuritibano encerrou a série em2x0. O Curitibano fez uma cam-panha de recuperação, já que ter-minou a fase classificatória semnenhuma vitória nos seis jogosdisputados.

Mesmo com a pior campa-nha, o regulamento permitia aclassificação e as meninas co-mandadas pelo campeão olím-pico Jorge Edson aproveitarama chance e venceram quatrojogos seguidos (dois nas quar-tas e os dois semifinais).

O Ginásio José Correa ficana Avenida Guilherme Perere-ca Guglielmo, 1000, no Cen-tro de Barueri.

CLARASEXTA-FEIRA, 7 DE ABRIL DE 2017

CULTURA | SOCIAIS | TURISMO | ENTRETENIMENTO | EDUCAÇÃO

By Loreny Moreira

CADERNO

PÁG. 8POR OVADIA SAADIA

Conheça 13 belas cachoeiras para se refrescar no Estado de São PauloPrograma para quem gosta de curtir a natureza e não quer viajar para muito longe; atração oferece ao visitante uma beleza singular Página 7

Página 7

Região se preparapara as encenaçõesdo “Drama daPaixão de Cristo”

Novo golpe noWhatsApp já afetoumais de 50 mil pessoas

Página 6

PÁGINA 6

OswaldoMontinegrocelebra 40anos decarreira noTeatro deBarueri

Página 7

SENACpromoveworkshopgastronômicocom jornalistasda região

JORNAL A RUA Sexta-feira, 7 de Abril de 2017PÁGINA 6 EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA

Um novo golpe no WhatsAppestá usando um suposto vale-presente (também chamado degift card) das lojas O Boticáriopara tentar enganar internautas.Pelo menos 50 mil brasileirostentaram acessar a oferta emum intervalo de cinco dias, deacordo com contagem da em-

O Senac Osasco promoveu,nesta quarta-feira, 05/04, umworkshop para jornalistas da re-gião. Com o nome “Mãos naMassa” os profissionais da im-prensa foram convidados a fa-zer uma saborosa massa depizza, a mesma, que é ensinadaaos alunos do curso de gastro-nomia da unidade. Segundo adiretora da unidade, CláudiaItano, a atividade teve por fina-lidade aproximar os profissio-nais da imprensa da instituição.“A cozinha é um ambiente que

Após uma ampla reforma naspiscinas e reparos em todo o sis-tema de aquecimento - tiveraminício nessa semana - as aulasde natação em cinco escolas darede de ensino de Barueri. Comprofessores especializados emesportes aquáticos, as ativida-des são realizadas em piscinassemiolímpicas, aquecidas e co-bertas. Em Barueri, as escolasque contam com piscinas e ofe-recem atividades aquáticas paraos alunos são: Emef ÉzioBerzaghi, no Jardim Belval, EmefRenato Rosa, Jardim Líbano,Emef Nestor de Camargo, JardimMutinga, Emeief Enéias Raimun-do da Silva, Vila Universal eComplexo Educacional CarlosOsmarinho de Lima, no JardimFlórida. Todos os alunos que

Na manhã de sábado, 1º deabril, o prefeito de Osasco,Rogério Lins, foi recebido porcerca de 400 jovens que inte-gram o Projeto “Aprendiz”, da

A primeira turma de 25 alunosdo curso de pintor de paredes,oferecido pela prefeitura deCarapicuíba, por intermédio daSecretaria de DesenvolvimentoEconômico, Social e Trabalho,em parceria com o governo doEstado, teve início de treinamen-to teórico na segunda-feira, 3. Osalunos dessa turma receberãouma bolsa-auxílio de R$ 210,00.

Após esse período de aulasteóricas, os alunos pintarão umequipamento público. Nessecaso, foi escolhido o prédio doPronto Atendimento Vila Dirce.As aulas práticas terão início nasegunda-feira, 10, se estenden-

Senac promove workshopcom jornalistas da região

aproxima as pessoas. Então, fi-zemos essa atividade para quepudéssemos interagir com vocês,e também, para que os própriosjornalistas e integrantes da impren-sa possam se conhecer melhor,em um ambiente diferente, e mos-trando um pouco do que é ofere-cido nos nossos cursos degastronomia”, explicou. A aulatambém contou com a partici-pação do aluno Danilo que é de-ficiente auditivo e que tambémé funcionário da unidade, atra-vés do programa Jovem Apren-

diz. “O Senac já é reconhecidapela ONU (Organização das Na-ções Unidas), como uma dasmelhores empresas de inclusãopara funcionários e temos essetrabalho também com os nos-sos alunos. Queremos que asala de aula seja aberta a todoscom a mesma possibilidade deinclusão, respeitando as neces-sidades especiais que cada umpossui”, explicou a diretora daunidade. Mais informaçõessobre os cursos da instituiçãono site: www.sp.senac.br

Rogério Lins garante continuidade do projeto “Anjos da Guarda”

Associação dos Anjos da Guar-da Mirim, presidida pelo BispoJosé Nunes dos Santos.

A entidade visa incorporaradoslecentes de 14 a 24 anos

ao mercado de trabalho, con-tribuindo com a formação inte-lectual, moral, civil e física,conforme o perfil detectadopelos técnicos do projeto. Tam-

bém envolve as famílias paraque se fortaleçam com consci-ência de seus deveres e respon-sabilidades dentro da socieda-de. Acompanhado da secretá-ria de Educação, Ana PaulaRossi, e da deputada federalRenata Abreu, Lins lembrou quea prefeitura conta com o traba-lho valoroso de 200 jovens doprojeto. “Acredito na juventu-de, no futuro do país. Comeceitrabalhando muito cedo, comoesses jovens que vejo aqui,sempre com sonhos, e acrditeique meus sonhos, com muitotrabalho, poderiam ser realiza-dos. A juventude tem muitaenergia, e vejo que nesse pro-jeto, ela é toda canalizada parao bem”, disse. Lins garantiuque pretende manter a parceriacom a Associação e que farátodo o possível para ampliá-la,a fim de que mais jovens pos-sam participar do projeto.

ESCOLAS DE BARUERIOFERECEM AULASDE NATAÇÃO

praticam esta atividade físicaprecisam apresentar atestadomédico atualizado antes de da-rem início as aulas. Na Emef ÉzioBerzaghi, por exemplo, as ativi-dades têm despertado grandeinteresse por parte dos estudan-tes. O projeto de natação da es-cola foi implementado pela pro-fessora Rosana Ribeiro Niza e asatividades também contam comas aulas da professora AnaCristina e do professor HelvioEduardo. Em todos os núcleosonde acontecem as atividades denatação, as aulas são divididaspor várias fases que vão desdeo domínio do medo, passandopelo aprendizado, nado sincro-nizado, atividades com bola,competições internas, dentreoutras atividades.

No ultimo sábado, 01/04, aPrefeitura de Osasco, por meioda Secretaria de Educação, re-alizou nas dependências do Cen-tro de Formação a primeira edi-ção de 2017 do Sarau da Edu-cação e Cultura, que comple-tou 8 anos de existência. Esti-veram presentes cerca de 150pessoas entre alunos, profes-sores e munícipes que traba-lharam o tema “Mulheres e seusdireitos”. A atividade foi inicia-

Nesta segunda-feira, 03/04,o prefeito Igor Soares (PTN)se reuniu com Paulo Skaf, pre-sidente da Federação das In-dústrias do Estado de São Pau-lo (Fiesp), para solicitar novosinvestimentos na formação deprofissionais e atletas emItapevi. A reunião aconteceuna sede da entidade, em SãoPaulo. Skaf autorizou a implan-tação de cursos móveis deacordo com as demandas dasempresas de Itapevi, além daimplantação do Programa Atletado Futuro (PAF). “Vamos garan-tir os cursos do SENAI para ofe-recer formação aos moradores e

Itapevi busca cursos do SENAI e Programa Atleta do Futuropossibilitar melhores condições deemprego”, disse Skaf. Represen-tantes da Prefeitura se reunirãocom empresários de Itapevi ain-da nesta semana para listar as prin-cipais demandas de profissionais.

A Prefeitura também con-quistou para Itapevi o Progra-ma Atleta do Futuro (PAF), li-gado ao SESI. A iniciativa ga-rante aos profissionais de edu-cação física treinamento quali-ficado para promover a forma-ção esportiva. Além disso, oSESI oferece duas camisetas euma bermuda para todos as cri-anças e adolescentes atendidos,com idade entre 6 e 17 anos.

CARAPICUÍBA FAZ PARCERIAE OFERECE CURSOSPROFISSIONALIZANTES

do até o final do mês.“Trata-se de um dos cursos

profissionalizantes que estamostrazendo para a cidade”, comentao professor Gonzaga, titular dapasta. Segundo ele, em uma par-ceria com a Secretaria de Estadode Desenvolvimento Econômico,Ciência, Tecnologia e Inovação, jáestá confirmado também o cursode manutenção automotiva. Para oprefeito Marcos Neves, os cursosprofissionalizantes representammais possibilidades de emprego: “éuma conquista para nossa cidade,uma vez que a qualificação é o me-lhor caminho para a inserção nomercado de trabalho”, avalia.

Os interessados nestes devem se inscrever no site www.viarapida.sp.gov.br.

Basta clicar no campo verde à direita onde se lê “inscreva-se”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4167-6303 e 4167-6222.

Sarau da Educação apresenta o tema “Mulheres e seus Direitos”da com um vídeo poesia da es-tudante Tawane Theodoro, quedeclamou a realidade da lutapelos direitos das mulheres. Nasequência, o grupo “Sons doBrasil”, apresentou músicasbrasileiras combinadas ao jazzcom participação do coral deLibras de Osasco. A decoraçãodo espaço teve a participaçãodos artistas plásticos EduardoRangel e Jânio Leopoudino quecontribuíram com painéis e pin-

turas. Mesas com livros foramdisponibilizadas no local paraque o público pudesse ler so-bre a história de mulheresmarcantes no cenário educaci-onal e cultural brasileiro, como:Carmen Miranda, ClariceLispector, Violeta Parra entreoutras obras. Os visitantes ti-veram oportunidade de conhe-cer diversas autoras de Osascoe região,entre elas Lê Melo, pro-fessora e autora do livro “Poe-

sias de Brincar” que dedicouuma parte de sua noite para dis-tribuir autógrafos para todo opúblico que estivesse com o li-vro em mãos. O objetivo do gru-po organizador foi proporcionaro que de mais belo e intenso ocor-re nas diversas artes para finspedagógicos, artísticos e delazer, em recinto aberto ao pú-blico, que pode se expressar,ouvir ou declamar poesias so-bre o assunto abordado.

NOVO GOLPENO WHATSAPPJÁ AFETOU MAISDE 50 MIL

presa de segurança digitalPSafe. Esse verdadeiro batalhãode consumidores buscava R$500 em suposto desconto nosprodutos de beleza.

A tática é a mesma usada emoutros golpes no mensageiro.Os links fraudulentos são dis-seminados por conversas com

amigos ou grupos, e induzemas vítimas a realizarem cadas-tro em sites maliciosos ou bai-xar aplicativos falsos, que po-dem conter vírus ou realizarcobranças indevidas.

Ao clicar no endereço indi-cado pela falsa oferta, a vítimaé levada uma página na qualdeve responder a três pergun-tas sobre a marca O Boticário.Em seguida, uma mensagemexibida na tela pede ao usuáriopara compartilhar o link do cu-pom com dez amigos ou gru-pos do WhatsApp, em troca dovale-presente que, obviamente,não existe.

Por meio dessa ação, oscibercriminosos consegueminduzir um grande número depessoas a espalharem o golpede forma rápida, atingindo cada

vez mais usuários.Por último, a vítima é

direcionada a sites maliciosos,que podem roubar seus dadose fazer cobranças indevidas.Em alguns casos, a ameaça levao usuário a baixar apps falsos,que podem conter vírus.

Para fugir de ataques seme-lhantes, o indicado é checar aorigem de supostas promoçõesno site oficial (ou em redes so-ciais verificadas) de cada mar-ca. Além disso, evite clicar emlinks hospedados em domíniosdesconhecidos, mesmo quan-do recebidos em mensagens deamigos e parentes. Caso queirauma maior proteção, instale umantivírus no seu celular, e nun-ca insira senhas e dados pes-soais em sites cujo endereço(URL) você não conheça.

CULTURA & TURISMOSexta-feira, 7 de Abril de 2017 JORNAL A RUA PÁGINA 7

TURISMO

ANIVERSÁRIO

No domingo, dia 16 de abril, écomemorada a Páscoa e na região,as cidades como Santana deParnaíba, Itapevi, Carapicuíba eOsasco exibem seus tradicionaisespetáculos que contam a histó-ria da Paixão de Cristo. O princi-pal acontece em Santana deParnaíba, que possui a 2ª maiorencenação sobre as últimas ho-ras de Jesus Cristo no Brasil. Aexibição acontece nos dias 13, 14e 15, na Barragem Edgard de Sou-za, às 20h30.

Com direção de EdimilsonAndrade, a história deste anocontará com algumas novidades:a principal delas refere-se à pri-meira parte do espetáculo, ondeo público vai acompanhar a iné-dita encenação da Sabedoria deSalomão, uma das principais pas-sagens bíblicas que relata a his-tória do Rei Salomão que se no-tabilizou pela sua grande sabe-doria, prosperidade e riquezasabundantes, bem como um lon-go reinado sem guerras.

Na segunda parte, é contada ahistória sobre a vida de Jesus. Aprincipal mudança é que nesteano o espetáculo utilizando umalicença poética aborda uma pas-sagem pela infância e adolescên-cia de Cristo. Quem for assistirao espetáculo, irá se impressio-

No próximo dia 8, sábado, às 19horas, o cantor, compositor e escri-tor Oswaldo Montenegro celebra 40anos de carreira no palco do TeatroMunicipal de Barueri. Com o show“Nossas Histórias” ele toca suas mú-sicas mais conhecidas. Sucessoscomo “Bandolins”, “Lua e flor”, “Me-tade”, “Estrada nova”, “A lista”, “In-tuição”, “Léo e Bia”, entre outros.No show, o cantor também comemo-ra 40 anos de parceria com a flautistaMadalena Salles. Nessas quatro dé-cadas de convívio, Montenegro eMadalena trabalharam em mais detrinta espetáculos teatrais, três lon-gas-metragens, séries para TV, espe-táculos de dança, e viveram infinitashistórias, retratadas no repertório queapresentam nesse espetáculo.

No próximo dia 23, às 18 horas,oSesc Osasco recebe Ivan Lins e RafaelAlterio com o show Dedo de Prosa.No espetáculo, os dois amigos dividemcomposições e interpretações que, semdeixar de lado suas respectivas influ-ências e sofisticação, lançam sua visãodo universo caipira brasileiro.

Os ingressos começam a ser vendi-dos online, no dia 11, por R$ 6,00, R$10,00, e R$ 20,00. O Sesc Osasco ficana Avenida Sport Club CorinthiansPaulista, nº 1300. Mais informaçõespelo telefone (11) 2607-8000.

O deputado federal de Osasco ValmirPrascidelli comemora idade nova, no domin-go dia 09. Prascidelli, que já foi vereador,presidiu o PT osasquense e a Ceagesp, iráfestejar a data ao lado de amigos e familiares.

João Góis Neto brinda mais um aniversáriodia 11, quando recebe os abraços de amigose familiares.

Um programa diferente e mui-to agradável para quem queraproveitar a natureza e descan-sar é conhecer as cachoeiras es-palhadas pelo Estado. Cada ca-choeira tem sua própria caracte-rística, pode ser a força, o tama-nho ou cor da água. Geralmentepara chegar até elas é necessárioatravessar alguma trilha, mas a re-compensa final garante o passeio.Confira 13 cachoeiras belíssimasno Estado:

Cachoeira Salto Major LevyLocalizada na cidade de

Analândia, é um passeio paraquem procura tranquilidade. Aatração oferece ao visitante umabeleza singular com muito verde,piscina de águas claras e areiafina. Ótima opção de lazer para acriançada.

Região se prepara para asencenações da Paixão de Cristo

Santana de Parnaíba, Itapevi, Carapicuíba e Osasco apresentam espetáculos sobre o Drama da Paixão. Confira a programação.

nar com as performances circensesna cena da Tentação no Deserto,onde os atores pretendem levar aopúblico uma cena totalmente reno-vada e, de certa forma interativa.

Outro momento que promete emo-cionar o público é quando uma ga-rota da atualidade conversa comDeus, que surge para trazer uma im-portante mensagem de reflexão paratodos nós. Para essa cena, um atorgrego de 80 anos foi convidado es-pecialmente com a finalidade de tra-zer toda a sua experiência para essepersonagem. A dramatização tam-bém contará com novos cenários,que serão produzidos com uma téc-nica inédita de realismo que, adicio-nada aos já tradicionais cenários dospalácios de Pilatos e Herodes, o Tem-plo de Jerusalém, a casa de Maria, aVila de Jerusalém, trarão ao públicoa sensação de estar vivendo na épo-ca de Jesus. O espetáculo terá maisde duas horas de duração e contarácom um elenco de 100 atores e apro-ximadamente 400 figurantes, além daparticipação de cerca de 100 homensdo exército, que se apresentarão emum cenário com mais de 15 mil m².

A barragem Edgard Souza, que ficaàs margens do Rio Tietê, no Km 40da Estrada dos Romeiros, com aces-so pelo portão 02. A entrada é gra-tuita, e quem desejar pode colaborarcom o Fundo Social de Solidarieda-

de doando um quilo de alimento nãoperecível.

ItapeviNa cidade, a encenação “Paixão de

Cristo: uma história de devoção, amore fé” será promovida pela Prefeituranos dias 14 e 15 de abril. A apresenta-ção acontece às 18h30 no ComplexoDesportivo João Salvarani. A expec-tativa é de que 2,2 mil pessoas assis-tam ao espetáculo nos dois dias. Nes-te ano, 80 atores da Escola Municipalde Teatro e membros de comunida-des locais atuarão na história de Je-sus de Nazaré.

O espetáculo contará ainda com aparticipação de mais de 30 bailarinosda Escola Municipal Livre de Dança.Ao todo, são cerca de 20 profissio-nais envolvidos na organização. O es-petáculo terá direção geral de HéltonLima, com dramaturgia de DanielBernardes. Ao todo, serão cerca de20 profissionais envolvidos na orga-nização.

OsascoA Prefeitura de Osasco, por meio

da Secretaria da Cultura, promove oespetáculo “Auto da Paixão – Via Sa-cra Dolorosa”. As sessões acontece-rão nos dias 11, 12, 13 e 14/04, sempreàs 20h, na Escola de Artes César An-

tônio Salvi, localizada na Rua TenenteAvelar Pires de Azevedo, nº 360, noCentro da cidade. A entrada é gratuita.

A encenação é conduzida pelo dire-tor geral, Genivaldo de José, que tam-bém estará em cena, e mais 17 atoresque contarão a história da crucificaçãoe ressurreição de Cristo. O evento érealizado pelo Grupo de Cultura Popu-lar Lira dos Autos. Mais informaçõesentre em contato com a Secretaria deCultura por meio do telefone (11) 3699-1490.

CarapicuíbaJá nos dias 13 e 14/04, os moradores

de Carapicuíba podem acompanhar a17ª encenação da Paixão de Cristo, às19h30, no Teatro de Arena do Parqueda Aldeia. A representação conta comelenco de 218 atores. São cerca de 350pessoas envolvidas direta e indireta-mente no total. O espetáculo “Dramada Paixão de Cristo” conta com a par-ceria da Secretaria de Turismo do Go-verno do Estado, que atuará no apoioestrutural do evento como palco, fe-chamento e grades de proteção.

A encenação tem renovada a tramatodos os anos, mantendo a históriaoriginal, com novo cenário eperformances. A capacidade de públi-co é de até 10 mil pessoas e a classifi-cação é livre.

Oswaldo Montinegro celebra 40 anos de carreira em Barueri

Os ingressos já estão à venda no site www.ticketbrasil.com.br por R$120,00 (Platéia inteira - Setor 1); R$ 60,00 (Platéia Meia - Setor 1); R$ 80,00(Platéia Inteira - Setor 2) e R$ 40,00 (Platéia Meia - Setor 2). O TeatroMunicipal de Barueri fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro,255, Jardim dos Camargos. Mais informações pelo telefone 4198-0972.

Sesc Osasco recebe Ivan Lins e RafaelAlterio para “Um dedo de prosa”

CARAPICUÍBA

SANTANA DE PARNAÍBA

Conheça 13 belascachoeiras para serefrescar no Estadode São Paulo

Rio Jacaré Pepira MirimDiversão garantida ao conhe-

cer um dos cartões-postais dacidade de Brotas. Localizadoonde o rio “corta” a cidade, pos-sui quedas d´águas e corredeiraspara a prática de esportes radi-cais. Ao fazer as trilhas, o visi-tante pode interagir com animaissilvestres.

Estância Véu das NoivasA atração fica a 6 km da Rodo-

via Anhanguera, em Buritizal.Chegando ao local, o visitantepode desfrutar da cachoeira comuma queda de 100 metros, alémde poder fazer trilhas de moto oucaminhada em meio à natureza.

Cachoeira Dito SaluPara quem busca adrenalina, a

atração no município de Barra do

Turvo é o endereço certo. Contacom uma queda de 82 metros dealtura, é ideal para a prática derapel. Outro destaque é a piscinade águas claras e a extensa áreaverde.

Cachoeira Santa QuitériaCercada de muito verde, na ci-

dade de Caconde, a bela cacho-eira é bastante visitada nos diasquentes. Para quem gosta de di-versão e muita adrenalina, o localoferece plenas condições para osesportes radicais com o rapel.

Cachoeira do PimentaLocalizado a 14 km do centro

de Cunha, a atração fica na anti-ga usina hidrelétrica desativada.O visitante desfruta de belas pai-sagens e se diverte nas suas que-das d´água e piscina natural comfundo de pedras e areia.

Parque RupestreEm Itapeva a diversão é garan-

tida para toda a família. A atraçãoconta com exuberante área demata nativa com rica biodiver-sidade, paredões rochosos paraa prática de rapel ou escalada, ca-choeira com 30 metros de queda,entre outros atrativos.

Cachoeira Três MeninasLocalizada a 11 km do centro

da cidade de Itaóca, a atração é

um conjunto de cachoeiras compiscinas naturais. Destaque paraas paisagens exuberantes devi-do à Mata Atlântica preservada.

Mirante das ÁguasCom infraestrutura completa, o

mirante, no município de Itirapinaé considerado um dos mais boni-tos do Brasil por exibir uma dasmais belas paisagens da região.O local é ideal para fotos e con-templação da natureza.

Cachoeira das Andorinhase BetarzinhoPara quem gosta de interagir

com a natureza, neste passeio o

visitante faz uma trilha pelas mar-gens do rio Betari e mata preser-vada, em Iporanga. O trajeto ter-mina em duas cachoeiras, sendoque a maior, com 30 metros dequeda, é ideal para rapel e se for-ma na fenda de um cânion.

Cachoeira do DédA cachoeira, na cidade de San-

to Antônio da Alegria, preservaao seu redor uma naturezaparadisíaca. Ideal para quem gos-ta de lugares calmos.

Cachoeira da MataÓtima opção para quem adora

o contato com a natureza e o

ecoturismo. De fácil acesso, a ca-choeira de 15 metros de altura, nacidade de São José do Barreiro,possui uma belíssima piscina na-tural. Fica em meio à mata preser-vada e está a 17 km do centro e 7km do bairro Formoso.

Cachoeira do PrumirimO atrativo oferece uma se-

quência de poços com hidroma-ssagens naturais, está localiza-do entre as principais cachoei-ras de Ubatuba. O acesso é fá-cil, por meio de uma trilha deapenas três minutos que partedo quilometro trinta da rodoviaRio – Santos.

Sexta-feira, 7 de Abril de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 8 SOCIAIS

Por Ovadia Saadia

Depois que as midiáticassocialites Kardashian se sub-meterem ao novo tratamentocom laser para rejuvenesci-mento íntimo, uma legião demulheres aderiu. Em São Pau-lo, a ginecologista e obstetraPatrícia Gonçalves de Almeida,da clínica Sani Corpus, reali-za o procedimento que alémde revigorar a vida sexual tam-bém é eficaz no combate à in-continência urinária. A técni-ca, que dispensa uso deanestesia, já se tornou a maisnova aliada das mulheres embusca de mais saúde e prazer.

Cliquesda

Semana

Andrea Ferreira MissCeará 92, sagrou-se nodia 25 marco de 1992 emSão Paulo. Foi vice MissBrasil 92 - Aclamada MissBrasil Latina. Em sua traje-tória de sucesso e glamourrepresentou dignamente oBrasil no Miss America Lati-na del World 93 naGuatemala, onde sagrou missElegância. De volta, desfilouno Brasil e no exterior. Hoje,graduada em publicidade, ésócia do Jornal Acontece RioPreto, onde também exerce ocargo de promoter há 20 anos.

No próximo dia 8, a atriz Maria Fernanda Cândido, que éuma das sócias da Casa do Saber, em São Paulo, promove aolado de Cristian Budu e Irineu Franco Perpetuo o Sarau: Músi-ca e Poesia com Beethoven e Shakespeare. O evento é umaprodução teatral e poética de Shakespeare, em diálogo com ascriações de um grande mestre da música: Beethoven.

Inaugurado em 2004, o espaço foi idealizada com a missãode instigar debates filosóficos e a expressão de ideias de ma-neira democrática e diversificada.

Cristian Budu, Maria Fernanda Cândido, Mario Vitor e Irineu Franco

Perpetuo estão à frente do evento

Cerca de 250 pessoas lotaram as dependências do Maison Saint Germain, na Vila SãoFrancisco, para prestigiar o Desfile da Jali Boutique, que apresentou sua coleção outo-no/inverno. A noite teve tom de solidariedade, uma vez que toda renda foi revertida emprol da Associação Pestalozzi de Osasco. Após o magnífico desfile, os convidadosforam embalados com um super show da cantora Luciana Melo. Sucesso Total!

Noite Solidária

O prefeito de Osasco Rogério Lins, a

primeira-dama Aline Lins, Thays Teruel

Saraceni e Lia Teruel Paulo

Marilza Seferian, Eliane, Ivone Battiston

O casal Willian Zanga e Milena,

Teresa Ferreira Moreira,

Sérgio Boccia, Soraia Oliva

Boccia, Ana Maria Oliva

Cassara e Elizabet Pinotti

O casal Hélio Trevizani e

Yaci Nemer, Francisco

Rossi, Ana Maria Rossi,

Ana Lúcia Rossi e Ana

Paula Rossi

Roberto e Marcia

Nerguisian,

Lucinda e Emerson

Gonçalves,

André Menezes,

Rodrigo Ramalho, Priscila,

Suzete, Julio Giacomini e

Karla Brito

Emilia Cordeiro, secretária de Comunicação de Osasco; o casal Renata e Délbio Teruel, Rosana Trevizani, Sérgio e Patrícia Di Nizo, Elaine e Cláudio Monteiro

e dona Maria Helena mãe do Délbio Teruel

Sexta-feira, 7 de Abril de 2017

JORNAL A RUA

PÁGINA 9

www.facebook.com/jornalaruaregional

O Ministério da Saúde irá fe-char as unidades próprias do pro-grama Farmácia Popular, que dis-tribui medicamentos gratuitos oucom até 90% de desconto nopaís. A decisão, que já estava emestudo nos últimos meses, foitomada nesta semana, após reu-nião com representantes do mi-nistério e de secretários estadu-ais e municipais de saúde.

Ao todo, 393 unidades do pro-grama, que eram custeadas pelaUnião, deixarão de receber ver-bas federais a partir de maio epodem ser fechadas.

Prefeituras, no entanto, podemoptar por manter as unidades,desde que com recursos própri-os. O Farmácia Popular foi cria-do em 2004, na gestão do entãopresidente Luís Inácio Lula daSilva. Dois anos depois, foi cria-

Contrariando de queda vistano Brasil no início deste ano, osestados de Minas Gerais, Espíri-to Santo, Ceará, Goiás, Amazo-nas, Roraima, Pará e Tocantinsapresentaram uma alta no nú-mero de casos de chikungunya.

O Ministério da Saúde divul-gou, nesta semana, os dadosda doença por estado, contabi-lizados até a 10ª semanaepidemiológica - de 1º de ja-neiro de 2017 até o último dia11 de março. No somatório decasos no Brasil, a tendência écontrária a esses estados.Nesse período até a 10ª se-mana epidemiológica em 2016,o país registrou 80.686 casosde chikungunya. Já neste ano,o total passou para 17.525, oque representa menos de umquarto. Os estados da Bahiae Pernambuco, entre os maisatingidos no ano passado,apresentaram queda bruscas

Governo deixará de custear quase400 unidades do Farmácia Popular

do o Aqui tem Farmácia Popular,braço do programa em farmáciasprivadas, hoje são 34.583 farmá-cias credenciadas, distribuídasem 4.487 municípios.

A medida, assim, encerra o fun-cionamento apenas das unidadespróprias do programa, a oferta dedescontos e medicamentos gra-tuitos nas farmácias do Aqui TemFarmácia Popular continua man-tido. Segundo o Ministério daSaúde, com o fim do repasse paracusteio das unidades próprias, averba do Farmácia Popular, equi-valente a cerca de R$ 100 milhões,passará a ser destinada aos mu-nicípios para compra de medica-mentos. O fechamento das uni-dades, porém, também despertareceio de eventuais impactos àpopulação. A questão deve seranalisada na próxima semana

pelo Conselho Nacional de Saú-de, que reúne representantes demovimentos populares e de pro-fissionais de saúde.

Um dos pontos em análise é aquantidade de medicamentosofertados. Enquanto o FarmáciaPopular abrangia 112 medicamen-tos, gratuitos ou com desconto,o Aqui Tem Farmácia Popular ofer-ta 25 produtos –com alcance de9,8 milhões de pessoas por mês.

O Ministério da Saúde afirmaque cerca de 90% dos usuáriosdo programa Farmácia Popularbuscam medicamentos para hiper-tensão, diabetes e asma, que sãogratuitos. Segundo a pasta, como remanejamento dos repassesque antes eram destinados aoprograma, o valor destinado paraa atenção básica passará de R$5,10 por habitante para R$ 5,58.

MINAS GERAIS2016: 488

2017: 2.302

ESPÍRITO SANTO2016: 116

2017: 133

CEARÁ2016: 912

2017: 4.735

AMAZONAS2016: 83

2017: 160

PARÁ2016: 351

2017: 1.989

TOCANTINS2016: 227

2017: 1.065

RORAIMA2016: 3

2017: 189

GOIÁS2016: 80

2017: 112

VEJA A COMPARAÇÃOCOM O MESMOPERÍODO EM 2016:

Casos de chikungunya caem no Brasil, mas 8 estados têm altatimo dia 11 de março, foramregistrados 70.843 casos, comuma incidência de 34,4 casos/100 mil habitantes. Foram con-firmados 21 casos de denguegrave e 489 casos de denguecom sinais de alarme. Seis pes-soas morreram devido à do-ença. Com relação à dengue,todos os estados do Brasil ti-veram queda no número denotificações, exceto Roraima,que passou de 51 registros para251. O estado foi o único queteve alta para as três doenças.Com relação à zika, passou de28 suspeitas para 52.

O Ceará também apresen-tou alta nos casos de dengue,com 6.027 no mesmo períodode 2016 e 7.262 em 2017.

ZIKA E DENGUENo mesmo boletim, o minis-

tério divulgou os dados de zikae dengue referentes a essemesmo período analisado dachikungunya. Em 2017, foramregistrados 3.961 casos pro-váveis do vírus da zika no país,com uma taxa de incidênciade 1,9 caso/100 mil habitan-tes. Destes, 942 (23,8%) fo-ram confirmados. Não há re-gistro de morte pela doençaneste ano. Durante todo o anode 2016, 215.319 notificaçõesda doença chegaram à unida-des de saúde estaduais e mu-nicipais. No ano passado, adengue apresentou 1.500.535casos prováveis, e em 2015,1.688.688. Em 2017, até o úl-

nas notificações: os númerospassaram de 28.737 e 27.926

casos para 2.725 e 490, res-pectivamente.

Sexta-feira, 7 de Abril de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 10

Quando apareceram no mer-cado, os adoçantes pareciammilagre e foram rapidamenteadotados por milhões de pes-soas que viviam às voltas comproblemas de peso. Os anosforam passando e todos come-çaram a entender que só trocaro açúcar pelo adoçante não eragarantia de sucesso em um tra-tamento para emagrecer.

Surgiram boatos e acusações.Riscos de doenças graves eramatribuídos ao aspartame, aociclamato e a vários outros.Mais recentemente, começarama aparecer resultados de pes-quisas sugerindo que o ado-çante engorda. Fica difícil parao consumidor entender o queexiste de fato por trás dissotudo. Adoçantes são substânci-as de baixo valor energético queconferem a um alimento o gos-to doce. Entre os mais usadosno Brasil estão a sacarina, ociclamato, o aspartame, a steviae a sucralose.

Mitos e verdadesA primeira grande dúvida diz

respeito aos riscos. Quandopesquisamos os bancos de da-dos de publicações científicas,não encontramos comprovaçãode que os adoçantes causemdoenças como câncer e artritereumatoide. Se usados commoderação, não parecem tra-zer riscos para a saúde. Umaexceção é a fenilcetonúria, pro-blema metabólico que proíbe a

Um óleo vegetal que previnedoenças cardiovasculares, eneurodegenerativas, é bom parao cabelo, para a higiene e aindaajuda a emagrecer. Se você pen-sou em óleo de coco, acertou,mas também errou, já que ne-nhum desses benefícios é real.

Sociedades médicas brasilei-ras têm tentado desmistificar ofalso milagre do momento: asfunções terapêuticas do óleo decoco. Na semana passada, aAssociação Brasileira deNutrologia (Abran) se posicio-nou contra a prescrição do óleocomo terapia para emagrecer.Antes, a Sociedade Brasileira deEndocrinologia e Metabologia(Sbem) e a Associação Brasi-leira para o Estudo da Obesida-de e da Síndrome Metabólica(Abeso) já haviam divulgado,em conjunto, um posiciona-mento contrário à utilização doóleo de coco para a perda depeso. As duas sociedades afir-mavam que não havia qualquerevidência científica ou meca-

Uma das perguntas mais fre-quentes no consultório é “o queposso fazer para ajudar a com-bater meu câncer?” A respostanem sempre é simples, masuma constante é o benefício deuma atividade física regular.Provavelmente, todo mundo jáouviu alguém dizer: “adoro asensação depois que terminominha atividade física”, “tenhomuito mais disposição”, “quan-do fico um dia sem exercícios,parece que meu corpo sentefalta”. São frases comuns naboca de quem pratica exercíci-os físicos regularmente. O sim-ples fato de colocar o corpopara se mexer e movimentar-se, libera endorfinas e traz bemestar. Qualquer um pode prati-car atividade física, de maiorou menor intensidade. E issovale também para indivíduosque estão em algum tipo de tra-tamento de saúde, como é ocaso do câncer. Ao contráriodo que se pensa, quem tem cân-cer pode e deve praticar ativi-dades físicas. Isso ajuda a terum condicionamento melhor,aprimorando o sistema cardio-vascular, mantém a capacida-de respiratória e ajuda a manter

Exercícios físicos: uma arma para enfrentar o câncerAo contrário do que se pensa, quem tem câncer pode e deve praticar atividades físicas. Isso traz inúmeros benefícios para a saúde e o tratamento

de física é segura e altamentebenéfica mesmo durante a faseativa de radioterapia e quimio-terapia, por exemplo. É impor-tante lembrar também que, nafase de recuperação do câncer,a prática constante de exercí-cios promove o aumento daentrada de oxigênio no corpo,favorecendo a recuperação eajudando a “limpar o organis-mo”.

Os tratamentos oncológicostrazem consigo grandes mu-danças nas vidas dos pacien-tes, mas apesar das dificulda-des, ter uma atividade físicaprazerosa vai ajudar nessa ca-minhada, colaborando inclusi-ve com a função imunológicado organismo, o que melhora a

Óleo de coco não traz benefícios e ainda pode fazer mal

nismos fisiológicos para a as-sociação entre o tão falado óleoe o emagrecimento. Então, nãoafeta o peso, mas evita ummonte de doenças e faz bempara a saúde, certo? Mais umavez, não. O posicionamento daAbran também fala sobre as

outras propriedades suposta-mente milagrosas do óleo. Deforma geral, o óleo de coco nãopossui ação antibacteriana, etem muita gente que usa o óleopara higiene. Os estudos foramrealizados in vitro e não são con-clusivos. Portanto, o produto

não deve ser indicado para estefim.

Da mesma forma, não há es-tudos que abordem o efeito doóleo na função cerebral ou evi-dência de uma ação protetoracontra doenças neurode-generativas.

a massa muscular. Além disso,melhora a flexibilidade, a força eprevine a osteoporose. São, por-tanto, inúmeros os benefícios.

Respeitar limitesObviamente, é preciso respei-

tar a capacidade e os limites decada paciente ao longo do tra-

tamento, e sempre se recomen-da que o início seja monitoradopor um profissional da área.Porém, algum nível de ativida-

resistência para combater adoença. É benéfico tambémpara os sintomas secundários,como fadiga, náuseas, dor eindisposição, muito comunsdurante o tratamento, além deauxiliar no controle da depres-são, do estresse e da ansieda-de, que são comuns duranteessa fase. Por mais paradoxalque possa parecer, um dos me-lhores remédios para o cansa-ço do tratamento é justamentea atividade física regular.

Os ganhos são imensos e éimportante que as pessoas quetêm câncer e enfrentam a do-ença, tenham isso claro. Mui-tas vezes, um dos melhores re-médios é uma boa dose de ati-vidade física, seja ela qual for.

Adoçantes: mitos e verdadesutilização de aspartame pelaspessoas afetadas.

A outra grande incerteza,surgida mais recentemente,vem de alguns trabalhos cien-tíficos que levantam a suspeitade que o uso dos adoçantes emum programa de emagrecimen-to pode não ajudar tanto quan-to se acreditava antes. Algumasdessas pesquisas são feitascom ratinhos de experimenta-ção e outras envolvem o acom-panhamento de pessoas usan-do adoçantes ao longo de anos.

Os principais achados levan-tam a suspeita de que, mesmocom teor baixíssimo de calori-as, os adoçantes podem tam-bém levar a ganho de peso, pormecanismos ainda não muitobem esclarecidos.

Algumas hipóteses foram le-vantadas. O cérebro poderia serenganado, por receber a infor-mação do sabor doce sem ascalorias correspondentes, sen-do então induzido a estimular oorganismo a consumir mais ali-mentos. Outra possível expli-cação seria uma diminuição dogasto metabólico pelo consu-mo de adoçantes. Enquanto es-tas dúvidas não estiverem de-vidamente esclarecidas, o bomsenso sugere que os adoçantessejam consumidos com mode-ração. Trocar o adoçante peloaçúcar, parece um péssimo ne-gócio. Este sim continua sen-do o principal vilão para quemluta contra o excesso de peso.

JORNAL A RUA PÁGINA 11Sexta-feira, 7 de Abril de 2017

Sexta-feira, 7 de Abril de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 12

Ter um animal de estimaçãoem casa, além de ser motivode alegria, traz benefícios paraa sua saúde. Nos últimos anos,vários estudos mostraram efei-tos positivos para a saúde as-sociados à companhia dessesbichos, incluindo a prevençãode doenças, redução do stresse até apoio a pessoas comautismo. Recentemente, espe-cialistas elencaram algumasprovas de que ter um cachorroou outro animal de estimaçãofaz bem para a saúde das pes-soas:

1. Criança com autismoA chegada de um animal de

estimação na casa de uma pes-soa autista faz com que ela pas-se a ter um melhor relaciona-mento com outras pessoas e alidar com as próprias emoções.Um estudo feito pelo Hospitalde Brest, na França, com 260

Desde a metade dos anos 1990,o uso de aparelhos eletrônicostem aumentado cada vez mais ra-pidamente. Segundo a União In-ternacional de Telecomunicações(UIT) já são mais de 7 bilhões deaparelhos celulares em uso nomundo, sendo esta a maneiramais usada para acessar ainternet. Com o advento dossmartphones, o aparelho já trazdiversas facilidades muito alémda câmera fotográfica e filmadorade alta resolução, como amplaacessibilidade a e-mails e redessociais, pesquisas on-line,visualização de filmes e progra-mas de TV, músicas, realização detransações financeiras e diversasoutras possibilidades. Apesar detodas estas vantagens, algumaspessoas podem apresentar umpadrão de uso problemático.

Antes da popularização do ce-lular, outras dependênciascomportamentais haviam sidodescritas: alimentar, exercícios,compra, trabalho (workaholics),jogo, internet e sexo. Mais recen-temente, o termo nomofobia (umaabreviação, do inglês, para no-mobile-phone phobia) foi criadono Reino Unido para descrever opavor de estar sem o telefone ce-

A dependência do telefone celular. Este é o seu caso?

Ter um cachorro podemelhorar sua saúde

autistas mostrou que pessoascom a síndrome que passam ater algum animal de estimaçãoapresentaram melhora em as-pectos específicos do compor-tamento social, como se sentirmais confortáveis e se mostrarmais solidárias quando se rela-cionavam com outras pessoas.

2. Fortalecer o coraçãoDe acordo com a Associação

Americana do Coração, ter umcachorro diminui o risco dedoença cardiovascular. Entre osmotivos para esse efeito estáno fato de pessoas com ani-mais de estimação se exercita-rem mais, por terem que levaro bichinho para passear e porpropiciarem distração dos pro-blemas.

3. Redução do EstresseAnimais de estimação te fa-

zem sorrir e te deixam mais fe-

estimação têm menos alergias,rinite, eczema e problemas dotrato respiratório superior. Alémdisso, os cães podem ajudar aequilibrar e melhorar a sua saú-de intestinal, ao te expor a di-ferentes bactérias benéficasexistentes em seu organismo.

5. Bem-estarTer um animal de estimação,

em comparação com não ternenhum, melhora diversos as-pectos do bem estar físico emental do dono, como a suacondição física e a auto esti-ma. Pesquisadores das univer-sidades de Miami e de SaintLouis, nos Estados Unidos,aplicaram um questionário em217 adultos de 31 anos, emmédia, sobre personalidade,estilo de vida e bem estar. Se-gundo os autores, pessoas quetinham animais de estimaçãorelataram ser mais felizes e sau-dáveis do que os que não ti-nham. Elas também mostraramter uma auto estima maior, ten-diam a ser menos solitárias emais extrovertidas, além deapresentar melhores condiçõesfísicas.

liz e isso já ajuda a reduzir osníveis de estresse. Um estudoda Universidade de Missouri-Columbia, nos Estados Unidos,revelou que fazer carinho e brin-car com um animal de estima-ção libera hormônios associa-

dos ao bem-estar como sero-tonina e oxitocina e reduz ocortisol, hormônio do estresse.

4. Aumento da imunidadeTer um animal de estimação

em casa ajuda no sistema

imunológico, principalmente decrianças, ao evitar alergias. Umestudo publicado no periódicocientífico Clinical & Experimen-tal Allergy, mostrou que crian-ças com menos de seis mesesde idade expostas a animais de

lular disponível. Na realidade,este neologismo atualmente temsido muito utilizado para descre-ver a dependência (também co-nhecida como uso problemáticoou compulsão) do telefone mó-vel. As prevalências descritas douso abusivo do celular variamamplamente, muito em decorrên-cia da diversidade dos critériosdiagnósticos utilizados e da va-riabilidade dos indivíduos estu-dados. As taxas estimadas de de-pendência de celular podem che-gar até a 60% nos seus usuários.Um estudo brasileiro realizadopela pesquisadora Anna LúciaKing, da UFRJ, verificou que 34%dos entrevistados afirmaram teralto grau de ansiedade sem o te-lefone por perto. Assim, com aenorme quantidade de pessoascom pleno acesso ao aparelho,estes índices são extremamentepreocupantes.

Dependência precoceNeste sentido, o ponto que

mais chama a atenção aqui é quecada vez mais cedo inicia-se o usodo celular, com milhões de crian-ças (várias com cerca de dois outrês anos de idade) e adolescen-tes com acesso livre, total e

irrestrito. Sabe-se que o quantoantes ocorre uma dependência,piores são suas consequênciasfísicas e psicológicas em longoprazo. Em termos comportamen-tais mais amplos, têm sido obser-vado nestes jovens uma falta dehabilidade nos relacionamentosinterpessoais, com dificuldadesno estabelecimento de vínculosde amizade e/ou afetivos plenose duradouros.

Em nível neurobiológico, sabe-mos que existe um “sistema derecompensa cerebral” (SRC) quetem como função estimular com-portamentos que colaboram coma manutenção da vida (comosexo, alimentação e proteção).

Quando o SRC é ativado, com aliberação do neurotransmissordopamina, isto proporciona ime-diatas sensações de prazer e sa-tisfação. Tal qual para as drogasde abuso, as dependênciascomportamentais (incluindo anomofobia), são capazes de le-var a uma hiperatividade do cons-tante SRC, podendo causar alte-ração no funcionamento cerebral.Entretanto, as consequências delongo prazo do funcionamentoalterado pelo excesso do uso docelular ainda são incertas.

Além disso, as pessoas queapresentam uso abusivo do ce-lular têm maior chance de desen-volver transtornos psiquiátricos

como ansiedade, depressão e sin-tomas de impulsividade, emboraa relação de causa-efeito nemsempre seja fácil de ser estabe-lecida. Problemas físicos frequen-temente ocorrem, incluindo fadi-ga, patologia ocular, dores mus-

A Agência Nacional de VigilânciaSanitária (Anvisa) suspendeu o lote1310710-4 do medicamento Biomag15 mg (cloridrato de sibutramina) porfalsificação. Em resolução publicadanesta terça-feira no Diário Oficial daUnião, a agência determinou a apre-ensão e inutilização de todas as uni-dades do lote em questão. Em notapublicada em seu site, a Anvisa afir-ma que a Aché Laboratórios Farma-cêuticos S.A, que detém o registrodo produto, informou que não fa-bricou o lote 1310710-4 (validade 10/2018). A sibutramina é uma das subs-tâncias mais usadas para emagreci-mento no Brasil. O remédio, lançadoem 1998, age no cérebro estimulan-do a ação de serotonina e noradre-nalina, neurotransmissores associa-dos à sensação de saciedade. Asibutramina também ativa a liberaçãodo neurotransmissor adrenalina, umaespécie de acelerador do metabolismo.Entre os seus efeitos colaterais estãoansiedade, impaciência, aumento dosriscos cardiovasculares e insônia.

SINTOMAS DA NOMOFOBIA

Portanto, as pessoas com uso problemático do celular apresentam diversos

sinais e sintomas muito parecidos com a dependência de drogas:

Fissura: usa o telefone celular para se sentir melhor, quando está pra baixo.

Abstinência: quando não está com o aparelho fica preocupado e ansioso

em perder chamadas ou mensagens; acha difícil desligar o aparelho em

situações obrigatórias, como no avião ao decolar;

Consequências negativas para a vida: atrasa em compromissos por

ficar muito tempo no celular; gasta valores elevados na compra do aparelho

e nas contas; ocupa-se demasiadamente com o celular quando deveria

estar fazendo outras coisas; a produtividade no estudo e/ou trabalho reduz

como resultado direto deste padrão de uso do celular; recebem mais multas

de trânsito.

Perda de controle: os amigos ou familiares reclamam do padrão de uso

do celular, podendo atrapalhar os relacionamentos; permanece conectado

ao celular por períodos muito maiores do que gostaria;

Tolerância: aumento progressivo no tempo que fica usando o celular;

incapacidade de gastar menos tempo usando o aparelho.

culares, tendinites, cefaleia, dis-túrbios do sono e sedentarismo.Além disso, é evidente a maiorpropensão em se envolver em umacidente automobilístico e desofrerem quedas ao andar.

Anvisa suspendelote falsificado desibutramina