a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8capa.pdf · as cidades que o integram (barueri,...

12
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.036 • 8 DE DEZEMBRO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional S OCIAL CADERNO POLÍTICA EDUCAÇÃO PÁGINA 6 Na tribuna da Câmara, o parlamentar fez um discurso no qual disse estar com “vergonha” da política e, por isso, está “abandonando a vida pública” Página 2 Na Câmara, Tiririca se diz decepcionado com a política Elvis Cezar anuncia congelamento do IPTU 2018 em Parnaíba Página 2 Página 8 Zizi Possi apresenta “À Flor da Pele” no teatro Faap Tratamento novo pode reduzir crises de enxaqueca pela metade Página10 ANVISA ALERTA PARA POSSÍVEL RISCO DA VACINA CONTRA A DENGUE Página 9 CIDADES Osasco realiza ação contra enchentes no BRAÇO MORTO DO TIETÊ Página 3 Barueri realiza obras para desafogar trânsito em Alphaville e Tamboré Página 4 Prefeitura de Jandira entrega nova sede da USB no Sagrado Coração Página 4 Proerd forma 3.400 alunos da rede municipal de ensino de Osasco

Upload: nguyenkiet

Post on 30-Nov-2018

238 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.036 • 8 DE DEZEMBRO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

SOCIAL

CA

DE

RN

O

POLÍTICA

EDUCAÇÃO

PÁGINA 6

Na tribuna da Câmara, o parlamentar fezum discurso no qual disse estar com“vergonha” da política e, por isso, está“abandonando a vida pública”

Página 2

Na Câmara,Tiririca se dizdecepcionadocom a política

Elvis Cezar anunciacongelamento do IPTU2018 em Parnaíba

Página 2

Página 8

Zizi Possiapresenta“À Flor daPele” noteatro Faap

Tratamentonovo podereduzir crisesde enxaquecapela metade

Página10

ANVISA ALERTAPARA POSSÍVELRISCO DA VACINACONTRA A DENGUE

Página 9

CIDADES

Osasco realiza ação contra enchentesno BRAÇO MORTO DO TIETÊ

Página 3

Barueri realiza obras paradesafogar trânsito emAlphaville e Tamboré

Página 4

Prefeitura de Jandiraentrega nova sede da USBno Sagrado Coração

Página 4

Proerd forma3.400 alunos darede municipal deensino de Osasco

Page 2: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA | CIDADES

• PAINEL

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONES: 3683-3430 | 3681-2136

Diretores ResponsáveisLoreny Perusso MoreiraArmando Aquiles Ferreira Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708 WWW.JORNALARUA.COM.BR

As matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

ColaboradoresVanessa Dainesi | Geral [email protected]

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723 -

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

Na Câmara, Tiririca se diz decepcionadoO deputado federal Tiririca (PR) utilizou à tribuna da Câmara nesta

quarta-feira, 6/12, para fazer um discurso no qual disse estar com“vergonha” da política e, por isso, está “abandonando a vida públi-ca”. No discurso, o deputado não esclareceu se a afirmação significaque ele renunciará ou que deixará de disputar eleições. Procurada, aassessoria de Tiririca informou que ele não pretende mais secandidatar. Tiririca foi o segundo deputado mais votado no país em2014, com mais de 1 milhão de votos. “Subo nesta tribuna pela pri-meira vez e pela última vez, não por morte, mas porque estou abando-nando a vida pública”, disse. O deputado também acrescentou: “Étriste e o que vi nesses sete anos, saio totalmente com vergonha, nãovou generalizar, não são todos, tem gente boa como em qualquerprofissão”. Este foi o primeiro discurso de Tiririca desde que ele foieleito pela primeira vez, em 2010. Tiririca ressaltou ainda ser, segundoele, um dos deputados mais assíduos na Câmara. No discurso, eleafirmou não ter feito “muita coisa”, mas atribuiu isso à “mecânicalouca” do Congresso Nacional. “Estou saindo triste para caramba,estou muito chateado, muito chateado mesmo com a nossa política,com o nosso parlamento. Eu, como artista popular que sou e políticoque estou, estou bem chateado. Não com os meus sete anos aqui napolítica. Não fiz muita coisa, mas, pelo menos, fiz o que sou pago parafazer, estar aqui e votar de acordo com o povo”, declarou.

Cemitério para animais em BarueriO vereador de Barueri Allan Miranda (PSDB) apresentou uma indi-

cação na sessão de terça-feira, 5, sugerindo a criação de um cemitériomunicipal para animais domésticos de pequeno porte em Barueri. Deacordo com a propositura, o objetivo é conscientizar e incentivar apopulação a dar a destinação correta aos corpos de seus bichos deestimação. Segundo o parlamentar, a criação de um local adequadopara o sepultamento de animais domésticos, além de levar mais con-forto aos responsáveis que perderam seus bichinhos, vai assegurartambém a preservação do meio ambiente. “Há uma preocupação muitogrande com o descarte irregular dos corpos, já que muitos são sepul-tados em qualquer lugar ou até mesmo colocados no lixo doméstico,o que representa um grande risco de contaminação do solo e dolençol freático”, explicou Allan Miranda.

Estações tubos em BarueriAinda na sessão desta terça-feira, em Barueri, o vereador Fabião

(PC do B) apresentou uma indicação propondo ao Poder Executivo acriação de “estações tubo” no sistema de transporte coletivo deBarueri. Os dispositivos seriam construídos nas principais vias dacidade, funcionando como polos de grande captação de passagei-ros. De acordo com a propositura, as estações tubulares ficariam dolado esquerdo das avenidas, deixando as faixas paralelas livres paraa circulação dos demais automóveis. O vereador destacou que amedida já foi adotada por cidades que tiveram êxito na melhoria deseu sistema de transporte. “É o caso de Curitiba. A capital do Paranáé conhecida internacionalmente como um município exemplo de su-cesso na mobilidade urbana”, disse Fabião. O líder do governo naCâmara também lembrou que as estações tubulares tornam mais rápi-do o embarque dos passageiros, já que o pagamento da tarifa é feitoao acessar o dispositivo, e não ao embarcar no ônibus. “Esses equi-pamentos são dotados de cobertura de vidro, rede wi-fi, bancos es-tofados e todo tipo de adaptação para pessoas com deficiência. Se-guramente vai trazer mais conforto para o passageiro e agilidade parao transporte público de Barueri”, justificou Fabião.

Córregos em CarapicuíbaDurante a sessão da Câmara de Carapicuíba a vereadora Néia Cos-

ta (PSB) demonstrou preocupação com possíveis enchentes causa-das pelas tradicionais chuvas do fim do ano.

A parlamentar apresentou uma Indicação ao prefeito Marcos Ne-ves (PV) solicitando o serviço de limpeza e canalização dos córregosexistentes nas ruas Argeu de Almeida Souza (Jardim Ampermag),Vicentina Coutinho Ferreira (Ariston), Avelino Atônio da Silva (VilaSilvânia) e nas avenidas Dois Córregos (Ariston) e Marginal do CSU.

Cioeste assina acordo com CórdobaO presidente do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oes-

te Metropolitana de São Paulo), Elvis Cesar, participou na últimasemana da 22ª Cúpula das Mercocidades, realizada em Córdoba, naArgentina, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, ondeassinou um acordo para parcerias comerciais junto ao prefeito dacidade argentina, Ramón Mestre. A Cúpula reúne cidades dos paísesque integram o Mercosul. O objetivo do convênio com Córdoba éfavorecer a realização de parcerias mútuas que propiciem o desen-volvimento econômico tanto na região do Cioeste quanto na cidadeda Argentina. Durante a 22ª Cúpula das Mercocidades, a Prefeiturade Córdoba salientou que o congresso contribui com a construçãode novas visões sobre o desenvolvimento econômico, social eambiental, na medida em que reúne prefeitos e gestores da adminis-tração pública para fortalecer as redes, de atores engajados em deba-ter os desafios da gestão pública e, desta forma, a sociedade comoum todo. O Cioeste atua intensamente na realização de parcerias comorganismos nacionais e internacionais que contribuam com o desen-volvimento da região do consórcio, beneficiando igualmente a todasas cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira,Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Gran-de Paulista).

Desdobro em ItapeviFinalmente os proprietários de imóveis irregulares em Itapevi po-

derão regularizar a situação. É que a Câmara Municipal aprovou porunanimidade uma emenda aditiva ao Projeto de Lei Complementar010/2017, que autoriza a regularização de desdobro e fracionamentosde terrenos no município. A emenda é de autoria de todos os verea-dores e foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 5 dedezembro. De acordo com o presidente da Câmara, vereador BruxãoCavanha, a lei vai beneficiar loteamentos implantados e consolida-dos antes da promulgação do Plano Diretor de Itapevi. “É voltadopara quem tem lote com área mínima de 125m², com testada mínima de5 metros. Nós vereadores autorizamos a Prefeitura a regularizar osdesdobros realizados até fevereiro de 2008”, afirmou. A lei comportao uso residencial, comercial, serviços e industrial de pequeno porte,não poluentes, com restrição para usos de médios e grandes portese que gerem incômodo à municipalidade.

O prefeito de Osasco, Rogé-rio Lins, reuniu-se com repre-sentantes da Caixa EconômicaFederal, na terça-feira, 5/12,para assinatura de contratos derepasse de recursos federais àprefeitura. Os repasses totali-zam R$ 2,3 milhões, originári-os de emendas parlamentaresdos deputados federais RenataAbreu (R$ 2 milhões) e ValmirPrascidelli (R$ 300 mil).

Os recursos serão destinadospara reforma do Espaço Gran-de Otelo e Teatro Glória Giglio,na Vila Campesina; reforma doGinásio Esportivo AyrtonSenna da Silva, no Jardim BelaVista, e obras de infraestruturae recapeamento asfáltico emdiversas ruas e avenidas da ci-dade. O município precisa ela-borar os projetos arquitetônicose realizar as contratações ne-cessárias para viabilização dasemendas parlamentares. A pre-visão é de que as obras tenhaminício em 2018. Participaram

O vereador Tinha Di Ferreira(PTB) utilizou a tribuna, na ses-são desta terça-feira, 5/12, da Câ-mara de Osasco, para cobrar a

O Prefeito de Santana deParnaíba (PSDB) anunciou, atra-vés de um vídeo na rede social,que manterá o congelamento doIPTU (Imposto Predial e Territo-rial Urbano) em 2018. Segundo ochefe do executivo, a medida queé implantada pelo 5º ano conse-cutivo só foi possível, através dotrabalho intenso para reorganiza-ção das finanças e do investimen-to para atrair novas empresaspara cidade. “Estamos comple-tando o 5º ano desta gestão echegamos com um discurso paracontingenciar 15% do orçamen-to. Nós fomos trabalhando, con-seguimos equilibrar todas as fi-nanças da cidade, equilibramostodos os conjuntos, precatórios,desapropriações e todos os pa-

A Câmara de Barueri aprovou,durante sessão ordinária nestaterça-feira, 5/12, o Projeto deLei 37/2017, que concede umreajuste salarial de 5% para ofuncionalismo público a partirde 1º de janeiro de 2018. A pro-posta também prevê para osprofessores aumento de 3,5%sobre o valor pago pela hora/aula, além do reajuste linear paratoda a categoria. A proposta foiaprovada por 19 votos, umaausência (vereador Kascata/PSB). Vale pontuar que nestetipo de projeto o presidente dasessão não vota.

O prefeito Rubens Furlan(PSDB) explicou que o aumen-to salarial só foi possível gra-ças ao empenho no equilíbriodas finanças do município. “Co-locamos as contas em dia, re-cuperamos a capacidade de in-vestimento da cidade e, então,iniciamos a conversa com o sin-dicato para poder contemplaros servidores municipais, quesão o maior patrimônio da Pre-feitura”, garantiu o chefe doexecutivo durante um evento

Osasco recebe R$ 2,3 milhões de emendas parlamentares

do encontro, César Arruda deOliveira, gerente regional dePessoa Jurídica Pública e Judi-

ciário de Osasco; o superinten-dente da Regional Osasco,Edvaldo Contin; a supervisora

de Filial, Ana Carolina Nascimen-to de Silva Pereira; e a coorde-nadora de filial, Raquel Ferracini.

Câmara aprova aumento de 5% para servidores de Barueri

da administração.Eduardo Assarito, presidente

do Sindserv (Sindicato dos Ser-vidores Municipais de Barueri),relatou que o objetivo é promo-ver uma política de recupera-ção salarial. “A ideia é que, anoa ano, aconteça um reajustenesta faixa. Mas de acordo com

o que estudamos, e consideran-do que a inflação neste ano nãodeve passar dos 3%, o aumen-to de 5% já representa um im-portante ganho real”, ressaltoudestacando que outros temastêm sido debatidos e bem acei-tos pelo Executivo. “Estamosvendo a questão dos EPIs

(Equipamentos de Proteção In-dividual) e do transporte doscolaboradores que atuam noserviço mais pesado, e tambéma possibilidade de instalar ba-nheiros químicos nos locais emque eles precisam permanecerpor bastante tempo para exe-cutar os serviços”, finalizou.

VereadorTinha cobraassinatura parainstaurar CPIdo transporte

adesão dos vereadores ao pedi-do de CPI (Comissão Parlamen-tar de Inquérito) para investigaros contratos de concessão dasempresas de transporte público.Segundo o parlamentar falta ape-nas mais uma assinatura para queo processo seja instaurado. “Peçoaos vereadores que assinem opedido. Só falta uma assinaturapara instaurarmos essa CPI e apu-rar a situação do transporte pú-blico da nossa cidade”, pediu.

O vereador tem questionado asrazões que levaram as empresaspermissionárias a não respeitarem aalteração na Lei Orgânica, que en-trou em vigor no dia 4 de novem-

bro, e que reduziu para 60 anos agratuidade no transporte coletivo.De acordo com o parlamentar, aempresa ingressou com uma açãona Justiça contra a redução da ida-de para obtenção da gratuidade,porém, para ele, enquanto a Justiçanão se manifesta sobre o caso, osórgãos competentes da administra-ção devem exigir que as empresascumpram a Lei. “A Lei é para sercumprida. Não podemos ser des-respeitados. Temos que cobrar aSecretaria de Transportes parafiscalizar, porque as empresas nãoestão respeitando a populaçãoidosa nem a lei dessa cidade quefoi aprovada nessa Casa. Tenho

certeza que se a CPI for instaura-da, eles vão querer conversar”,enfatizou Tinha. O parlamentar ain-da falou da questão contratual.Segundo ele, as empresas alegamque o contrato de concessão pre-vê a idade de 65 anos. “Se esse é oproblema, vamos então, formalizaraquela CPI que muitos dessa casadesejam e cancelar esse contrato erefazer um outro que respeite o Es-tatuto do Idoso, que é uma lei Fe-deral”, defendeu. Até agora, alémda assinatura do Tinha, o pedidotem apoio dos vereadores:Lindoso (PSDB), Régia (PDT), DePaula (PSDB), Didi (PSDB) eRicardo Silva (PRB).

Elvis Cezar anuncia congelamento do IPTU 2018 em Parnaíbagamentos da cidade. Através doInveste Parnaíba e da nossa ati-tude de industrializar e de fazercom a cidade saia a frente paracapacitação, mão de obra, edu-cação, nós temos atraído cada vezmais empresa”, disse revelandoque só neste ano a cidade rece-beu 40 novas empresas. Elvisfestou o fato de ser a única cida-de brasileira que mantém o impos-to congelado por tanto tempo.“Nós conseguimos ser a únicacidade que em seis anos conge-lou cinco vezes o IPTU, ou seja,desde 2014, não temos aumentono tributo”, disse. O prefeito ain-da fez questão de lembrar queessa sempre foi uma das metasdo plano do seu plano de gover-no, criado quando ele ainda era

vereador de Santana de Parnaíba.“Me lembro que eu falava paratodos precisamos do congela-mento do IPTU não podemos ircom outra proposta para a cidade.Esse é o resultado de um trabalhode uma gestão que conseguiu pormeio de uma gestão fiscal muitomoderna, buscou onde haviamperdas, maximizou a eficiência dos

gastos, conseguindo fazer comque toda a parte fiscal da gestãodesse resultado e conquistamos sera única do Brasil a conseguir isso.Nós estamos desonerando o cida-dão parnaibano”, finalizou. O pro-jeto que propõe o congelamentodo IPTU foi encaminhado à Câ-mara de Parnaíba e aprovado nasessão da última terça-feira, 05/12.

Page 3: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017

A Prefeitura de Osasco dá con-tinuidade à megaobra contra en-chentes na região do Braço Mor-to do Rio Tietê, entre os bairrosdo Rochdale e Jardim Aliança, nazona Norte, iniciadas no final domês passado.

Para a megaobra, a Prefeituramobilizou as secretarias de Obras,Habitação, Meio Ambiente e As-sistência Social. As ações con-sistem na retirada de barracosconstruídos sobre o rio, remoçãodas famílias e cadastramento emprogramas habitacionais, limpe-za, rebaixamento da calha e alar-gamento do leito do Braço Mor-to. Na terça-feira, 5/12, o prefeitode Osasco, Rogério Lins, esteveno local para verificar os servi-ços que estão sendo executadosao longo do Braço Morto, entre

A partir desta segunda-feira(04/12), a UBS do bairro SagradoCoração passou a atender emnovo endereço – na rua PaulinoLongo, 165, em um prédio refor-mado pela Secretaria de Saúde. Anova sede foi entregue no mes-mo dia pelo prefeito Paulo Barufi,que visitou as instalações e con-versou com moradores.

“Entregamos hoje esta novasede, que é bem maior que a an-terior e mais adequada para aten-der de forma digna a população.Esse é nosso objetivo: qualificaro atendimento aos moradores queprocuram os serviços de saúdeem Jandira”, destacou o prefeito.

De acordo com a Secretaria deSaúde, a nova unidade passa ater seu atendimento inteiramenteno piso térreo, facilitando a aces-sibilidade por parte dos morado-res. Outra melhoria é a criação deum espaço para reuniões de equi-pes de Saúde da Família (ESF),que atuam no território.

O prédio tem dois consultóri-os médicos e uma sala de enfer-magem/acolhimento, um consul-

Pelo décimo mês seguido noano, Barueri reduziu a quantida-de de crimes ocorridos em seuterritório. Conforme dados es-tatísticos divulgados pela Secre-taria da Segurança Pública doEstado de São Paulo (SSP-SP),a soma das ocorrências de fur-tos, roubos, veículos subtraídose homicídios dolosos até outu-bro deste ano foi 24,8% menor

Paulo Barufi entrega nova sede da UBSSagrado Coração em Jandira

tório para acolhimento de saúdemental com espaço adequadopara atendimento em psicologia,uma sala de vacina, uma sala paracurativos e uma sala para proce-dimentos, além de banheiros eambientes administrativos.

A unidade receberá o nome deAntonia Correia de Barros, mo-radora do bairro há mais decinquenta anos, recentementefalecida aos 105 anos de idade. Ahomenagem foi uma indicação dovereador Gério Cabeleireiro, pron-tamente atendida pelo Poder Exe-

cutivo. Além da nova sede daUBS Sagrado Coração, o prefeitoPaulo Barufi destacou ações quedeverão qualificar ainda mais osserviços de saúde em Jandira.“Somente neste ano, já transferi-mos o AMEJ para a região cen-tral, gerando economia de recur-sos públicos, e ampliamos a basedo SAMU 192. Para o próximoano, teremos a UPA 24 Horas, queestá em obras e muitas ações vol-tadas à melhoria das unidades desaúde de Jandira”, concluiu oprefeito.

Barueri registra queda de 24%nos índices de criminalidade

que os registros no mesmo perí-odo de 2016. O total destes cri-mes no acumulado até outubro éo mais baixo desde 2011.

Ainda na comparação de janei-ro a outubro de 2017 com os dezprimeiros meses do ano passa-do, os indicadores com maior ín-dice de queda foram roubo deveículo (-44,3%), furto de veícu-lo (-31,3%), furto (-26,7%) e rou-

bo (-16,1%). De acordo com asecretária de Segurança e Mobi-lidade Urbana de Barueri, ReginaMesquita, os resultados colocamBarueri entra as cidades mais se-guras do Estado e refletem a con-clusão de ações planejadas paraeste ano, como a expansão dovideomonitoramento, implantaçãodo Detecta, formação da Romu(Ronda Ostensiva Municipal), am-pliação do número de motos nopatrulhamento, aumento do efetivode guardas municipais nas ruas coma remuneração de horas extras eoperações em conjunto com as de-mais forças de segurança. “Para opróximo ano vamos diminuir o tem-po de atendimento às ocorrênciasatravés do rastreamento em temporeal das viaturas da Guarda Munici-pal, Demutran, Defesa Civil e Guar-da Ambiental. Quando formos aci-onados para um determinado local,de imediato já saberemos a localiza-ção das equipes mais próximas”,relata a secretária.

Osasco realiza megaobra contra enchentes no Braço Morto do TietêNo total, 250 famílias serão removidas para que a Prefeitura realize a limpeza, rebaixamento da calha e alargamento do leito do Braço Morto

o Piscinão do Rochdale e a Ave-nida Passaredo, no Jardim Alian-ça. Ao longo de sua caminhadana margem direita do rio, sentidoRochdale/Aliança, liberada tam-bém ao trânsito de veículos, Ro-gério Lins conversou com deze-nas de moradores e comerciantesque se mostraram confiantes notrabalho da Prefeitura contra asenchentes e alagamentos.

“Iniciamos aqui essas obras quenão são apenas paliativas e nemsomente de manutenção. Sãoações que vão na raiz do proble-ma, desobstruindo tubulações quehá décadas estavam entupidas,acabando com os problemas dasenchentes nessa região. Agora, asmáquinas da Prefeitura já estão tra-balhando e executando serviçosde limpeza, rebaixamento da calha

em dois metros e também vão alar-gar o leito, dando maior fluidez àságuas do Braço Morto do Tietê”,disse Lins.

AÇÕES - Até o momento jáforam removidas 150 famílias eoutras 80 serão removidas nospróximos dias. Em sua maioria,essas famílias são encaminhadaspara o programa Bolsa Aluguelaté ficarem prontas as unidadeshabitacionais, conforme o cadas-tro delas na Prefeitura. Nessesprimeiros dias de obras, já foramretiradas mais 80 toneladas delama e entulho do Braço Morto.

Após a remoção dos morado-res, funcionários da Prefeiturainiciam a retirada dos barracosconstruídos com palafitas sobreo leito do Braço Morto. De acor-

do com secretário da Habitação,Angelo Melli, ao longo dos anos,uma série de entulhos foi se acu-mulando nessas palafitas, crian-do barragens e impedindo o es-coamento natural. Somadas aoassoreamento do rio, essas bar-ragens não permitiam a passagemda água, aumentando ainda maisos riscos de enchentes na região.

As moradias sobre o rio nãopermitiam também o acesso demáquinas pesadas da Prefeiturapara obras de limpeza edesassoreamento e, a cada ano,aumentava a sujeira e oassoreamento no leito do BraçoMorto. Agora, com o rio livre dosbarracos, a Prefeitura iniciou asobras que serão um grande passopara acabar com as enchentes nes-ses dois bairros da zona Norte.

Page 4: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

JORNAL A RUAPÁGINA 4 Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017GERAL

JUNTA DE SERVIÇO MILITAR DE OSASCOAtenção Reservistas de 2013 – 2014 – 2015 - 2016 e 2017 apresen-tem-se para o Exercício de Apresentação da Reserva – EXAR/17 de09 a 16 de Dezembro de 2017 no Quartel onde você prestou oServiço Militar, na Junta de Serviço Militar da sua Cidade ou peloportal do EXARNET: www.exarnet.eb.mil.br

“Reservista, nossas portas estão sempre abertas.Venha rever velhos amigos”.

FRANCISCO DAS CHAGAS LIMACHEFE DA JUNTA MILITAR

O Calçadão da Rua AntonioAgú é o principal polo comer-cial de Osasco e o segundomaior do Estado de São Paulo.Recebendo um público estima-do em 350 mil pessoas/dia, noperíodo das festas de final deano, essa movimentação au-menta, favorecendo a ação deassaltantes e golpistas.

Justamente para dar maistranquilidade e segurança aosconsumidores, a Prefeitura deOsasco, por meio da Secreta-ria de Segurança e ControleUrbano, mobilizou a GuardaCivil Municipal para a Opera-ção Natal Seguro, que teve iní-cio dia 1/12 e segue até 24/12,das 10h às 22h. Além de refor-çar o patrulhamento no Calça-dão, a Guarda Civil Municipaliniciou a distribuição depulseirinhas de identificaçãopara as crianças. O objetivo éfacilitar a localização dos res-ponsáveis caso a criança fiqueperdida em meio a tanta gente.A ideia surgiu após uma ocor-rência no sábado, 2/12, quan-do um menino, de 11 anos, per-deu-se dos pais. Apavorado echorando muito, o menino pe-diu ajuda aos GCMs, que con-seguiram o telefone da mãe domenino e promover o encontroentre os pais e o garoto perdi-do. Os pais do menor estavamem uma das lojas e não perce-beram quando o filho se afas-tou. Para evitar situações seme-lhantes, a GCM está distribuin-

O governo de Barueri continuainvestindo em mobilidade urba-na. Após ter entregado, em agos-to deste ano, a Via Parque erecapeado vias importantes emAlphaville, a Prefeitura volta aatenção para a construção do vi-aduto sobre a alameda Araguaiae o alargamento da avenida PaiolVelho, no Tamboré.

Com previsão para término emmeados de 2018, o viaduto sobrea alameda Araguaia é construídopelo sistema de pré-moldado, comduas faixas em cada sentido. Po-derá ser usado para o tráfego deveículos pesados, tem formato de“S” e soma 7,30 metros de largu-ra com extensão total de 680,00metros. O ponto mais alto atinge11 metros de altura variável.

A construção está a todo va-por e já chegou à fase de lança-mento de vigas. “É um viadutoque vai ligar diretamente o trân-sito da rodovia Castello Branco,para quem entra ali para oTamboré e Alphaville e segue paraSantana de Parnaíba. E a mesmacoisa, vindo ao sentido contráriodestino São Paulo. É uma obramuito importante para desafogar

GCM distribui pulseiras para as criançasdurante Operação Natal Seguro

do as pulseirinhas, que devemser preenchidas com dados dosresponsáveis pela criança.

MobilizaçãoA Operação Natal Seguro

mobiliza 150 GCMs do Núcleode Operações Especiais, Ron-da Escolar, Ciclistas e Motoci-clistas, além de equipes dosplantões operacionais.

No primeiro dia de ação, oprefeito de Osasco, Rogério

Lins, acompanhado pelo secre-tário de Segurança, ValdeciMagdanelo, o comandante daGuarda, inspetor RaimundoPereira Neto, secretários e ve-readores, reuniu-se com a equi-pe de agentes envolvidos naoperação para agradecer o apoioe o empenho. “Sou muito gra-to a nossa Guarda, ao nossosecretário de Segurança e aoinspetor Raimundo pelo cuida-do e pelo trabalho que estão de-

sempenhando em nossa cida-de. Também agradeço ao nos-so Legislativo pelas ações quefazem em prol da nossa popu-lação. Nós conseguimos finali-zar o plano de carreira da GCM,contratamos novos efetivos,inauguramos o Centro de Ope-rações Integradas, um serviçoinovador na região com a maisalta tecnologia, que integraráforças com as polícias Civil eMilitar e a nossa GCM, con-tando com 24 horas por dia demonitoramento. Agora daremossequência com a Operação Na-tal Seguro, para reforçar opatrulhamento nas vias de mai-or concentração de público”,disse. O ato foi realizado emfrente à Base de Inspetoria dePosturas da GCM, localizada naPraça Antônio Menck, ao ladodo Bicicletário de Osasco.

Barueri realiza obras para desafogar trânsito em Alphaville e Tamboré

o trânsito que temos nesta região”,explicou o secretário de Obras,José Roberto Piteri. O viaduto,conforme reforça o secretário,será complementado com o alar-gamento da avenida Paiol Velho– obra em andamento e previstapara conclusão em abril de 2018.“Com isso, daremos maior mobi-

lidade no trânsito para a popula-ção ser muito mais bem atendi-da”, enfatiza.

Alargamento Paiol VelhoO trecho estende-se da divisa

com Santana de Parnaíba até aavenida Mackenzie, em Barueri.A obra tem como objetivo desa-

fogar o tráfego, sem que o moto-rista precise passar por dentro deAlphaville. O alargamento viárioenvolve todos os serviços de pavi-mentação asfáltica. Depois de pron-ta, a avenida Paiol Velho ficará comduas faixas de rolamento em cadasentido. Não haverá canteiro cen-tral e calçada terá padrão normal.

BAIRROSConfira os bairros que receberãoa Operação Natal Seguro:

. Centro – Calçadão

. Presidente Altino

. Jardim Roberto

. Praça do Salgado

. Vila Pestana

. Bela Vista

. Jardim D’Abril

. Jardim Veloso

. Santo Antônio

. Vila Yara

. Campesina

. Jardim Helena Maria

. Rochdale

. Vila dos Remédios

. Jardim Baronesa

. Jardim Mutinga

A Prefeitura de Osasco re-aliza no domingo, 10/12, às9h e às 14h as provas dosProcessos Seletivos para asvagas de Enfermeiro, Técni-co de Enfermagem e Agentede Proteção Social. Os locaise horários de provas foramdivulgados na Imprensa Ofi-cial de 5/12, disponível noportal www.osasco.sp.gov.br

As provas de Agente de

Provas para Enfermagem eAgente de Proteção Socialacontecem domingo

Proteção Social – Femininoacontecem na Fito Norte ena FAC Fito, às 9 horas.Para o Agente de ProteçãoSocial – Masculino, as pro-vas acontecem na FAC Fito,também às 9h. Os candida-tos às vagas de Enfermeirofarão as provas na Fito Nor-te, às 14 horas, e os Técni-cos de Enfermagem na FACFito, às 14 horas.

A Prefeitura de Itapevi estáom inscrições abertas e gratui-tas para a formação de umaturma do Time do Emprego,programa de aconselhamentoprofissional e reorientação decarreira cujo objetivo é auxiliarna inserção ou retorno ao mer-cado de trabalho. São 30 va-gas disponibilizadas para mai-ores de 16 anos que estão àprocura de novas oportunida-des no mercado de trabalho, eo prazo para inscrições vai até10 de janeiro. As aulas devemcomeçar no dia 29 de janeiro.

Ao longo de 12 encontros,os facilitadores (como sãochamados os orientadores decada turma) apresentarão téc-nicas de descoberta de habili-dades e competências, desen-volvimento de currículo eficaz,como procurar emprego, com-patibilidade entre vaga e car-go, testes aplicados pelos em-pregadores, planejamento fi-nanceiro, trabalho por contaprópria, etc.

As aulas serão ministradasna sede Secretaria de Indús-tria, Comércio, Turismo e Em-

A Prefeitura de Jandira no-vamente investe na qualidadedo atendimento em saúde paraa população. Profissionais daSecretaria de Saúde concluíramum curso de especializaçãoLato Sensu em “Regulação emSaúde no SUS”, “Gestão daClínica nas Regiões de Saúde”,“Qualidade e Segurança noCuidado ao Paciente” e“Preceptoria”.

Os cursos foram desenvol-vidos pelo Hospital Sírio Liba-nês e foram ministrados, emmodo semipresencial, na Fa-culdade Anhanguera, CampusOsasco. Os profissionais de-senvolveram o projeto “Quali-ficação do fluxo de encaminha-mento da Atenção Básica paraa Especializada”, que irá con-tribuir para a melhoria da qua-

Itapevi abre 30 vagas paracurso do Time do Emprego

prego (Avenida PresidenteVargas, 376 – Centro). A Prefeitu-ra é responsável por dispo-nibilizar professores e ceder oespaço para capacitação.

Em maio deste ano, a parceriacontou com duas turmas e 60 par-ticipantes. Em 2016, Itapevi con-tou com sete turmas do Time doEmprego e um total de 210 parti-cipantes. “Nosso objetivo é pre-parar os munícipes para a inicia-ção profissional como se portarem uma entrevista de emprego,dando a ele mais chance de con-seguir a vaga do mercado de tra-balho”, disse Mauro MartinsJúnior, secretário de Indústria,Comércio, Turismo e Emprego.

Para se inscrever, é preciso irpessoalmente ao setor de Quali-ficação Profissional da Secreta-ria de Indústria, Comércio, Turis-mo e Emprego. Os interessadosdevem apresentar CPF, RG, car-teira de trabalho e, se houver,número do Programa deIntegração Social (PIS). O aten-dimento é realizado de segunda asexta-feira, das 8h às 17h.

Mais informações no telefone:4143-8888 (ramais 217 / 228).

Servidores da saúde de Jandira concluemespecialização no Sírio Libanês

lidade da Assistência em Saúdepara a população de Jandira

Os cursos foram desenvolvi-dos pelo Hospital Sírio Libanês,em conjunto com o Ministério daSaúde, o Conselho Nacional deSecretários de Saúde (CONASS),o Conselho Nacional de Secreta-rias Municipais de Saúde(CONASEMS) e a Agência Naci-onal de Vigilância Sanitária(ANVISA) e são voltados paraprofissionais com nível universi-tário. A secretária de Saúde deJandira Jaqueline de Pascali res-salta que essa é uma das princi-pais virtudes do curso. “Comesse projeto final, os profissio-nais de saúde poderão colocar emprática, aqui em Jandira, tudoaquilo que aprenderam no curso.E isso é de fundamental impor-tância para a população”.

Page 5: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

Natal em Barueri tem

maestro João Carlos

Martins e árvore de

28 metros

PÁG. 8POR OVADIA SAADIA

SOCIALSEXTA-FEIRA, 8 DE DEZEMBRO DE 2017CULTURA | SOCIAIS | TURISMO | ENTRETENIMENTO | EDUCAÇÃO

By Loreny Moreira

CADERNOA Central de Cursos preparou uma programação especial voltada para as festas de final de ano.

Página 7

Nelson Freireapresentaconcertano TheatroMunicipal emprol da CIAM

Página 8

FAXINA DIGITAL:7 jeitos de melhorara performance doseu computador

Página 6

Shopping União oferece cursospara festas de final de ano

Página 7

Page 6: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

JORNAL A RUA Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017PÁGINA 6 GERAL

TTTTTecnoecnoecnoecnoecnololololologiagiagiagiagiaÉ inevitável: em algum momen-

to seu computador vai começar aficar mais lento. E saiba que hávários motivos para isso. De ex-cesso de arquivos e programasrodando ao mesmo tempo atépossíveis problemas com a pró-pria máquina. O fato é que tudoisso pode virar uma grande dorde cabeça.

A boa notícia é que, na maioriados casos, é possível resolverestes problemas rápido e facil-mente (e ainda evitar danos maisgraves). Por isso, separamos al-gumas dicas que podem ajudar atrazer o seu computador a suaantiga potência e glória:

Diminua o número deprogramas na inicializaçãoEmbora certos programas se-

jam essenciais para o processode inicialização do computador,alguns deles - como o Skype,Steam, entre outros - acabam sófazendo o computador demorar

Nesse mês de dezembro, aPrefeitura de Osasco, por meioda Secretaria de Educação, emparceria com a Polícia Militar,promoveu a formatura de 3.400alunos da rede municipal deensino, que participaram doProerd (Programa Educacionalde Resistência às Drogas e àViolência), destinados aos alu-nos das quintas séries do ensi-no fundamental.

Na manhã de terça-feira, 5/12, aconteceu a formatura de1.800 alunos de escolas da zonaSul da cidade e, na quarta-fei-ra, 6/12, foi a vez de 1.600 alu-nos da zona Norte.

O Proerd, que tem comolema “Nossas crianças de bemcom a vida”, é um programadesenvolvido pela Polícia Mili-tar, através de seu Departamen-to de Polícia Comunitária e Di-reitos Humanos. É uma açãopreventiva da PM no combateàs drogas.

O curso tem duração de dezsemanas e consiste em pales-tras e outras ações realizadaspelos instrutores da Polícia Mi-litar, num trabalho onde são in-seridos professores, alunos efamiliares. No contato diretocom os alunos, no ambienteescolar, os PMs dão orientaçõesde como eles devem enfrentare resisitr às drogas em todasas circunstâncias da vida. Os

Além dos excelentes resultadosalcançados por Barueri recente-mente na Olimpíada Brasileira deMatemática, os estudantes darede de ensino da cidade tambémforam destaque na Olimpíada Bra-sileira de Astronomia e Astronáu-tica (OBA). Os alunos da EmefDalva Fogaça, do Jardim Silveira,foram o grande destaque con-quistando 59 medalhas. A EmefMaria Meduneckas, também doJardim Silveira, participou da com-petição e somou seis medalhas.De acordo com a diretoraRosemeire Roberta Pessoa é gra-tificante ver o empenho dos pro-fessores e alunos. “Esta premiaçãoé resultado e muita dedicação. AOBA incentiva o conhecimentodos alunos e também valoriza cadaparticipante com certificados emedalhas”, comentou.

A Olimpíada Brasileira de As-tronomia e Astronáutica é orga-nizada há vinte anos por uma co-missão de astrônomos profissio-nais pertencentes à SociedadeAstronômica Brasileira e por en-

Três alunos de Itapevi foramcampeões da Liga Promat, com-petição de matemática promovi-da pelo Instituto de Matemáticae Estatística da USP (Universida-de do Estado de São Paulo) naCidade Universitária, em São Pau-lo. Pedro Henrique Nascimento,Ana Júlia Gonçalves da Costa eEstefane de Oliveira Melo trou-xeram para casa a medalha de ourona categoria mirim no último sá-bado, dia (2).

Já os alunos Carlos Daniel deJesus Nogueira, Rafael Almeidada Silva e Ana Caroline Santosficaram em terceiro lugar na com-petição e faturaram a medalha debronze. Todos têm entre 10 e 11anos de idade e estudam no Ce-meb João Guimarães Rosa.

Na quarta-feira, 6/12, o prefei-to Igor Soares fez questão de vi-sitar os alunos na escola.“Estamos muito orgulhosos doempenho de cada um de vocês,que juntamente com os profes-sores deram o melhor de si nestacompetição”, disse o prefeito.

“Foi emocionante. Nunca tinhaparticipado de uma competiçãode matemática antes e estavamuito nervosa. Quando ganha-mos o ouro fiquei muito feliz”,disse Estefane de OliveiraMelo. “Meu pai está muito orgu-lhoso de mim, ele não gosta mui-to de matemática, mas quando fi-cou sabendo que ganhamos o

A Prefeitura de Santana deParnaíba, por meio das Secre-tarias de Emprego, Desenvol-vimento, Ciência, tecnologia einovação (SEMEDES) e deCultura e Turismo, abriu a pré-inscrição para o 4º lote dos cur-sos do PRONATEC EAD.

Ao todos são 9 cursos ofe-recidos gratuitamente: inglês,espanhol, recepcionista, pro-motor de vendas, gestor demicroempresa, Língua Brasi-

Faxina digital: 7 jeitos de melhorar a performance do seu PCainda mais para ser usado em suacapacidade “total”. Por isso, ésempre bom ir até o Gerenciadorde Tarefas do Windows para sa-ber quais aplicações estão sen-do carregadas quando o compu-tador é ligado, e desativar as não-essenciais. Afinal, basta clicarnas que deseja “manualmente”depois que o computador ligar.

Delete arquivos temporáriosou desnecessáriosEmbora caia no óbvio, é sem-

pre importante levar em conside-ração que há muitos arquivos eprogramas que simplesmente nãoprecisam estar instalados no PC,e cuja simples existência podeafetar seu desempenho. Isto vaidesde arquivos temporários queacabaram não sendo deletadospor um motivo ou outro, até mes-mo os chamados “bloatware”:programas que vieram junto coma máquina - ou algum outro com-ponente do PC, como a placa-mãe

-, mas que não tem utilidade prá-tica para o usuário, e não só gas-tam espaço como diminuem suapotência.

Quanto mais RAM, melhorA memória RAM é como a es-

pinha dorsal do seu PC, capaz deacessar, ativar e manter os arqui-vos que estão sendo ativamenteprocessados pela máquina comrapidez. Quanto mais capacidadea memória RAM tiver (emgigabytes), mais fácil é este pro-cesso. O que significa que, deanos em anos, vale a pena adici-onar ou trocar os “sticks” quecompõem seu PC. É uma tarefaque requer um pouco de entendi-mento de hardware - e certamen-te é bem mais complicada em umnotebook do que em um desktop-, mas os ganhos valem muito apena.

Use um antivírusAinda ficando no óbvio, um

bom antivírus é essencial paraque seu PC não seja infectado porarquivos maliciosos, o que certa-mente faz com que a performancedele caia significativamente. Omercado está repleto de antivírusde qualidade. Então é só instalarum que atenda suas preferênciase mantê-lo constantemente atua-lizado para se manter protegidode ameaças em potencial.

Limpe os dados de seunavegadorCom uso constante, navega-

dores como o Edge, Chrome,Firefox e Safari vão guardandoinformações importantes sobreos hábitos de acesso do usuáriopor meio dos chamados “coo-kies” - pequenos arquivos queidentificam elementos-chave dosite visto e como se relacionam aquem o está vendo. Há também oweb cache, que guarda uma ver-são da página da internet no dis-co rígido para acessá-la mais rá-

pido caso o usuário queira voltara ela no futuro.

Apesar de extremamente úteis,estes arquivos vão, com o tem-po, deixando os navegadoresmais lentos e pesados. Por isso,de tempos em tempos, é impor-tante limpar os dados comocookies e cache para melhorar avelocidade do browser - e, comisso, o resto do PC.

Instale um SSDCada vez mais comuns no mer-

cado, discos de estado sólido -mais conhecidos como SSDs -são o próximo passo na tecno-logia de armazenamento de arqui-vos. Eles são significativamentemais rápidos que um HD comume não sofrem com problemas demagnetização. Além disso, po-dem até ser encriptado para im-pedir que ladrões possam teracesso a informações importan-tes. Com um SSD, a velocidadede carregamento de programas e

arquivos pesados tem um aumen-to enorme, e até a reinicializaçãode sistemas operacionais como oWindows é quase instantâneo.Seu maior problema acaba sendoo preço: mesmo os modelos me-nores, de 120 GB, ficam na faixade R$ 350, enquanto os de 500GB chegam a ultrapassar R$ 1 mil.

Desfragmente seudisco rígidoHDs comuns são compostos

de diferentes partes mecânicas egiratórias para acessar os arqui-vos de um computador. Com otempo, a leitura destes arquivospode ficar mais complexa para ele,tendo de acessar diferentes par-tes do disco para carregar certosarquivos. Por isso, de tempos emtempos, é importante fazer o pro-cesso de desfragmentação no PC,para que o HD funcione mais rá-pida e efetivamente. (É importan-te notar que SSDs não requeremesta precaução)

Barueri é destaque na Olimpíada de Astronomia

genheiros da Agência EspecialBrasileira. Ela é realizada em todoo Brasil, envolvendo alunos de

escolas públicas e privadas, comrecursos do Conselho Nacionalde Desenvolvimento Científico e

Tecnológico, órgão vinculado aoMinistério de Ciências e Tecnologia,Inovação e Comunicação.

Proerd forma 3.400 alunos da rede municipal de ensino de Osascoalunos aprendem como evitaro uso de drogas ilícitas e tam-bém são alertados sobre o pe-rigo de outros vícios como doálcool e do cigarro.

Zona SulA formatura do Proerd da

zona Sul foi realizada no Giná-sio da Fito Sul, onde compare-ceu um grande público forma-do por alunos, diretores, pro-fessores e familiares das crian-ças. Na abertura da cerimônia,após a apresentação do perso-nagem símbolo do Proerd e dediversas músicas, todos canta-ram o Hino Nacional, executa-do pela Banda de Música doCPA-M/8, sob a regência doSargento Vaz.

Os instrutores, policiais pre-parados para essa missão e quecriam grande empatia com osalunos, são o cabo Torres, caboBraga e o soldado Gustavo. Naocasião foi apresentado tam-bém o Proerd Kids, destinadoaos alunos da primeira série.

Em sua fala, o coronel JoséMarcelo Macedo Costa, co-mandante do CPA-M/8, agra-deceu o apoio da Prefeitura eda Secretaria de Educação. “OProerd do Brasil é consideradoo maior programa de prevençãoàs drogas do mundo. Mas, elesó tem esse êxito porque rece-be total apoio de diretores e pro-

mos primeiramente a Deus poressa oportunidade e também atodos os diretores, professorese funcionários da Secretaria deEducação, como também àPolícia Militar por esse traba-lho junto com nossos alunos,alertando-os sobre o perigo dasdrogas. Agradeço também ao 2ºBPE, pelo apoio de sempre. Quevocês, crianças, possam sermuitos felizes colocando emprática tudo o que aprenderamno Proerd”, disse Lins. AnaPaula Rossi, secretária de Edu-cação, reforçou a importânciado programa. “Não podemosimaginar a dimensão do alcan-ce de tudo o que os nossos alu-nos aprenderam com o cursodo Proerd. Eles [alunos] são osverdadeiros multiplicadores detodo o aprendizado adquirido e,portanto, reforço a confiançadepositada em cada um deles”,disse Ana.

PremiaçãoAlém dos Certificados de

Conclusão do Curso, as melho-res redações sobre o Proerdforam premiadas e todos os alu-nos participaram do sorteio debicicletas. Cada classe teve umsorteado que saiu feliz com o seuprêmio. Ao final do evento, os alu-nos fizeram o juramento firman-do o compromisso de dizer nãoàs drogas e à violência. Nasequência, os alunos prestaramuma linda homenagem aos paiscantando, em ritmo coreografado,a canção “Cuida de Mim”, com-posta por Michael Sullivan eCarlos Colla. A música fala sobreamor, família, cuidado e aprendi-zagem entre pais e filhos.

fessores para a realização dessetrabalho junto aos alunos”.

Zona NorteNa zona Norte, o evento

aconteceu no 2º Batalhão dePolícia do Exército (2º BPE),no Jardim Piratininga e contoucom a presença dos instruto-res cabo Wagner Sierra, solda-do Silvano e soldado Diego,além é claro, do mascote doProerd: o Leão Daren.

O major Armando Paolillo Jr.,comandante interino do 42º

BPM/M, falou sobre os esfor-ços de todos os envolvidos narealização dos eventos, agrade-ceu ao prefeito de Osasco, Ro-gério Lins, e a secretária deEducação, Ana Paula Rossi,pelo apoio, e ao coronelVladimir Tadeu F. Júlio, coman-dante do 2º BPE, por ceder oespaço e a Banda do Exército.Enalteceu ainda a união e a for-ça entre as polícias do Exérci-to e Militar, para garantir a pro-moção de um evento tão gran-dioso e valioso como o Proerd

na vida dos estudantes e fami-liares. A cerimônia contou comoutras atrações como exposi-ção de diversas espécies deplantas carnívoras, como assarracenias, nephenthes, dro-seras e pinguiculas; exposiçãoda Cavalaria da Polícia Militare de viaturas do Corpo de Bom-beiros de Osasco, além deapresentações da Banda do 2ºBPE, sob a regência do capitãoFranco e do subtenente Rafael.

O prefeito de Osasco, Ro-gério Lins, marcou presençanas duas formaturas. Ele agra-deceu a todas as pessoas en-volvidas na realização doProerd. “É um momento mui-to importante e feliz para nósparticiparmos de mais uma for-matura do Proerd com os alu-nos da nossa rede. Agradece-

Alunos de Itapevi faturam ouro emcompetição de Matemática da USP

ouro ficou todo feliz”, completouo pequeno Pedro Henrique.

A Liga Promat 2017 aconteceuentre os meses de agosto e de-zembro e teve a participação de700 alunos do 4º ao 9º ano doEnsino Fundamental de 69 esco-las públicas de São Paulo. O ob-jetivo da competição é estimular aresolução de problemas matemá-ticos num ambiente rico, que fo-mente o gosto pelo aprendizado.

“Na prática, foram aplicados osquatro eixos da matemática: nú-meros e operações, geometria,grandeza e medidas e tratamentoda informação”, disse GabrielaPolon, orientadora de Matemáti-ca da Secretaria de Educação eCultura de Itapevi. Na etapaclassificatória, os problemas foramresolvidos pelos alunos, com oapoio dos professores, em duas fa-ses explorando o conteúdo apren-dido em sala de aula de acordo comcada categoria de participação. Es-tiveram na final da competição 37alunos de Itapevi. Destes, 21 sãoestudantes do Cemeb João Gui-marães Rosa e 16 alunos doCemeb Manuel Bandeira. Aotodo, o município teve 128 alu-nos de 11 escolas municipais nadisputa.

Os finalistas itapevienses repre-sentaram 26,4% do total de classi-ficados para a última etapa, quefoi disputada por cerca de 140 alu-nos de 15 escolas paulistas.

Parnaíba abre pré-inscrições para cursos do Pronatecleira de Sinais (LIBRAS), In-trodução à Interpretação emLíngua Brasileira de Sinais,Locutor-Apresentador-Ani-mador e Produtor de Cerve-ja. Todos os cursos serão pelosistema EAD (Ensino a Dis-tância) com carga horária to-tal de 160 horas. De acordocom as secretarias responsá-veis, só será permitido a ins-crição de um curso por CPFe o inscrito deve ser maior de

15 anos. A instituição enviaráum e-mail para o candidatovalidar sua inscrição o qualdeverá confirmar sua matrícu-

Para realizar as pré-inscrições presencialmente, os interessados devem

comparecer na SEMEDES, situada na Av. Tenente Marques, nº 5720,

na Fazendinha e apresentar o RG, CPF, comprovante de endereço

e comprovante de escolaridade ou encaminhar no

e-mail: [email protected]

o nome completo, CPF, RG, endereço completo com CEP,

telefone e e-mail para contato.

la até o dia 30/12. As vagassão limitadas. Mais informa-ções nos telefones 4622-8700ou 4622-8250.

Page 7: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017 JORNAL A RUA PÁGINA 7SOCIALANIVERSÁRIO

No próximo dia 12,quem fica mais jovemé o prefeito de Barueri,Rubens Furlan, quecomemora em grandeestilo ao lado daprimeira-dama epresidente do FundoSocial de Barueri,Sonia Furlan, dosfilhos, netos, essadata tão importante.

Felicidades e queDeus continueiluminando seuscaminhos!

Para fechar 2017 com chavede ouro, a Central de Cursos doShopping União de Osasco pre-parou uma programação especi-al voltada para as festas de finalde ano. As inscrições, somente

Até o dia 20 de dezembro, oSenac Osasco e o Super-Shopping Osasco promovemuma série de atividades gratui-tas de Gastronomia, Arte e Ges-tão e Negócios, em comemo-ração à chegada do fim do anoe suas festividades tradicionais.A ação acontece no principal

O prefeito de Osasco, Ro-gério Lins, e a primeira-damae presidente do Fundo Socialde Solidariedade, Aline Lins,participaram da iluminação doBoulevard Ulysses DanteBatiston, em comemoração aoNatal, na quinta-feira, 30/11.

O evento trouxe o encantoe a magia do Natal a Osasco.A iluminação foi comple-mentada com a chegada doPapai Noel e um showpirotécnico. As crianças tam-bém se divertiram com váriospersonagens como o Mickeye a Minnie, Frozen, entre ou-tros, que circularam peloboulevard. E o mais importan-te: o evento foi custeado pelainiciativa privada, sem a utili-zação de dinheiro público.

Na inauguração da ilumina-ção, o público, em grande nú-mero, ainda pode prestigiar aapresentação das cantorasGeovana Mayra e Dete Ro-mano, ambas osasquenses.

“Estamos muito felizes emrealizar o sonho da adminis-tração e retomar a iluminação

O “Natal Encantado deBarueri - Luzes, Artes e So-nhos” está chegando e a Secre-taria de Cultura e Turismo temuma programação repleta deatrações culturais para esta datatão mágica para as famílias. Obulevar central receberá os es-petáculos mais encantadores doano, com show de luzes e umgrande palco. A árvore de Na-tal será esplendorosa - terá 28metros de altura, equivalente asete andares de um prédio e ilu-minação de LED.

Senac Osasco ofereceoficinas gratuitas degastronomia e arte

centro de conveniência e lazerda região e é aberta ao público.

O espaço Senac ServiceStore oferece mais de 30 ofici-nas, onde os participantesaprenderão como fazer umaceia saudável para o Natal e AnoNovo e a preparar coquetéisrefrescantes ideais para consu-

mo no verão, além de receberdicas para o preparo do peru eoutras carnes tradicionalmenteconsumidas nessa época. “Essaé uma oportunidade para conhe-cer um pouco mais sobre asáreas de atuação do Senac, per-ceber como são nossas práti-cas educacionais em sala de

aula e vivenciar experiênciasdo Jeito Senac de Educar, cujométodo prioriza o ensino prá-tico”, diz Claudia Itano, geren-te do Senac Osasco.

Mais informações sobre a

programação no site:

www.sp.senac.br/senacosasco

Shopping Uniãooferece cursos parafestas de final de ano

CULINÁRIA:

8/12 – 14h às 16h – Ceia de Natal – pão de nozes com calda de chocolate, empadão de

palmito, missô e lombo ao forno com a culinarista Janete Campos e os produtos Sakura.

8/12 – 18h às 20h – Bolo Naked Cake – aprenda a preparar esse sofisticado bolo de

champanhe com frutas vermelhas, ideal para festejar o ano novo, com a culinarista

Valquiria Silva da Central distribuidora e produtos Alispec.

11/12 – 14h às 16h – Sobremesas para o Natal – brigadeiro gourmet, churros, torta de

limão e paçoca em verrines de chocolate com a culinarista rose Vitiello da Central

Distribuidora e os produtos Mavalério.

11/12 – 18h às 20h – Jantar italiano – polenta recheada e frango empanado crocante.

12/12 – 14h às 16h – Doces especiais para o Natal – trufa de panetone, cesta de

panetone com trufa, panetone no pote e biscoito ninho de chocolate com a Central

Distribuidora e produtos Harald.

12/12 – 18h às 20h – Festival do chocolate – brigadeiro gourmet, bolinho de creme e

bombom de laranja com a Central Distribuidora e os produtos Harald.

13/12 – 14h às 16h – Pavê de abacaxi com coco e gelatina de abóbora com coco –

venha aprender a preparar essas delícias com a culinarista Rose Vitiello da Central

Distribuidora e produtos Frutcoco.

13/12 – 18h às 20h – Bolo churros e churros caseiro – venha preparar esse prático e

lindo bolo churros e os deliciosos churros caseiros com a culinarista Rose Vitiello da

Central Distribuidora.

14/12 – 14h às 16h – Doces portugueses para o réveillon – pudim de clara com calda de

frutas, quindins e quindão.

14/12 – 18h às 20h – Panetone Salgado – A culinarista Maria Marlene da Central Distribuidora

ensina um passo a passo para preparar um delicioso e prático panetone salgado.

15/12 – 14h às 16h – Especial bolos coloridos – bolo arco-íris e um elegante brushstroke

cake (bolo pincelado).

15/12 – 18h às 20h – Festival de brownie – brownie recheado, pizza de brownie e

brownie na marmita com dicas de vendas e embalagens da culinarista Luciana Matos

da Central distribuidora.

presenciais, podem ser feitas desegunda a sexta-feira, das 14hàs 16h30 e das 17h30 às 21h, naCentral de Cursos, Piso Aveni-da, corredor de serviços (próxi-mo ao Poupatempo).

Natal emBarueri temmaestroJoão CarlosMartins,Toquinhoe árvore de28 metros

A abertura dos especiais deNatal contará com o grandemaestro João Carlos Martins ea Orquestra Bachiana, que en-cantarão o público a partir das19h, no sábado (dia 9). Reco-nhecido mundialmente, o ma-estro é considerado pela críti-ca internacional o maior intér-

prete da obra de Bach. No sá-bado seguinte (dia 16), a músi-ca ficará por conta deToquinho, às 20 horas.

Nos outros dias ainda terãoapresentações da OrquestraRenovassom (dia 10), Suíte doBallet “O Quebra Nozes” (dia11, com Cícero Gomes – pri-

meiro bailarino do TheatroMunicipal do Rio de Janeiro eCoral das Oficinas de Artes),Orquestra Promoart (dia 12),recital de piano e Núcleo deDança de Barueri (dia 13), Ban-da Todas as Notas e solenidadedo Prêmio Barueri de Literatu-ra (dia 14), Auto de Natal comLira dos Autos (dia 15), Gru-po Ensemble e Banda da Guar-da (dia 17), Orquestra de Cor-das do Núcleo de Música deBarueri (dia 18), Orquestra deSopro do Núcleo de Música deBarueri (dia 19) e recital de pianopara encerrar a programação (dia20, às 20 horas). Todos os even-tos são “Cultura na Faixa”, ouseja, totalmente gratuitos. Asapresentações são livres para to-dos os públicos. O bulevar cen-tral está localizado entre as ave-nidas 26 de Março e HenriquetaMendes Guerra, próximo ao ter-minal rodoferroviário, no Centrode Barueri.

BULEVAR INTELIGENTEA decoração de Natal tambémmarca o programa Bulevar Inteli-gente, que oferece conexão gra-tuita à internet aos visitantes doespaço, através de rede Wi-Fi.Confira mais detalhes da progra-mação no site da administração:www.barueri.sp.gov.br

ILUMINAÇÃO DO BOULERVARD RESGATAA TRADIÇÃO NATALINA EM OSASCO

de Natal, sem gastar dinheiropúblico e através de parceriacom a iniciativa privada. Este

é um momento mágico e tam-bém de reflexão junto aosamigos e familiares. Que pos-

samos levar essa união a to-dos os lares”, disse RogérioLins.

Page 8: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 8 SOCIAIS

Por Ovadia Saadia

CLIQUESda semana

Nos próximos dias 8, 9 e 10de dezembro, Zizi Possi vai agi-tar São Paulo. A estrela da MPBlevará seu espetáculo “À Flor daPele” para a cidade mais uma vez.Só que, agora, quem recebe esteshow é o Teatro Faap, que ficano bairro de Higienópolis. A mãede Luíza Possi interpreta umapersonagem mergulhada emum processo depressivo. Atra-

Queridos colunistas, dia 8 de dezembro, é nosso dia, dia do nossoorgulho. Orgulho de informar, de fazer parte de um grupotransparente que torce por um Brasil melhor, sem tantas

desigualdades. Ser colunista hoje também é ser engajado em causassociais, ambientais e humanitárias. Ser colunista social é gostar degente e saber lidar tanto com a alta sociedade social empresarial,bem como com os menos favorecidos. É nossa nova cara, nossos

novos desafios. Tudo mudou, o mundo mudou. Nós também, mas aessência continua em nossa profissão. O passado é nosso legado, o

presente nossa consagração e o futuro, nosso desafio.Feliz dia! Ovadia, Jaciara e Aninha.

HOMENAGEM ACARMEN MAYRINGPartiu neste domingo a sem-

pre elegante Carmen MayringVeiga, que faleceu dormindo emseu apartamento na AvenidaRuy Barbosa, no Rio de Janei-ro. Ela foi sempre uma referên-cia nacional em matéria de esti-lo e classe. Nobres, diplomatas,personagens do grand mondecomprovam seus dotes dehostes perfeita. Com sua assi-natura, um simples chá paraamigas íntimas ou um jantar paradezenas de convidados se trans-formavam de momentos triviaisem ocasiões inesquecíveis. Elapossuía conhecimentos precio-sos de quem sempre viveu in-tensa vida social. Sabia tudo deA a Z, como receber bem, como

Acaba de ser divulgada uma foto que Gisele Bündchen fez em Nova York, em uma estação de metrôdo Brooklyn, para um ensaio da coleção de inverno da grife Rosa Chá. A top, atualmente, é o rostoda marca nos Estados Unidos e foi escolhida para representar mulheres multifacetadas.

O novo show de Eliana Pittman - Em seu novoshow, Sempre Presente, a cantora e atriz Eliana Pittmancomemora 54 anos de carreira, entre os quais gravou 25discos com canções em português, inglês e até em hebraico.Este show vai viajar o Brasil e eventualmente La Pittmanterá a preciosa colaboração ao lado de Jimmy Santa Cruzno contrabaixo, Sérgio Pinheiro no teclado e Victor Bertramina bateria. No palco, Eliana apresenta as canções que aconsagraram no mercado musical internacional, fazendocom que ela excursionasse por diversos países, principal-mente nas décadas de 1960 e 70. O repertório passeia porclássicos de Tom Jobim, como “Dindi”, “Copacabana” e“Chega de Saudade”, flerta com standards do jazz, taiscomo “Summertime”, “As Time Goes By”, “My FunnyValentine”, é composto com canções emblemáticas, como“My Way” e “The Greatest Love of All”, além de tambémcontar com os sucessos imortalizados pela própria voz deEliana, como “Carimbó” e “Esse Mar é Meu”.

Eudes de Orleans e Bragança e Carmen Mayrink Veiga

criar pratos exclusivos, como nãocometer gafes, como enfrentarsaias-justas sem perder a com-

postura e, principalmente, comoser autêntica e elegante 24 ho-ras por dia.

8 de dezembro Dia do Colunismo Social

GiseleBündchené estrela daRosa Chá

ZIZI POSSIAPRESENTA“À FLOR DA PELE”NO TEATRO FAAP

vés da complexa figura, Ziziencarna as dores da doença doséculo e representa o caminhopara reencontrar a felicidade emum roteiro que torna a músicae a poesia remédios brandos eeficazes. Os ingressos já estãoà venda pela internet, por tele-fone e na bilheteria da casa de

espetáculos. Os preços variamentre R$ 40 e R$ 120 reais,entre inteiras e meias; o lotepromocional está disponível novalor de R$ 50,00.

O Teatro Faap fica na ruaAlagoas, 903, em Higienópolis.Mais informações nos telefo-nes: 3662-7233 e 3662-7234.

NELSON FREIRE APRESENTACONCERTA EM PROL DA CIAM

O pianista Nelson Freire, considerado um dosmelhores do mundo, se apresentou, na noite daúltima terça-feira, no Theatro Municipal. A noi-

te beneficente teve renda revertida para o Centro Israelitade Apoio Multidisciplinar, também conhecido comoCIAM, que é presidido por Anna Schvartzman. Fundadoem 1959, o CIAM atende em sua unidade do Jaguaré cer-ca de 250 famílias carentes, dando suporte aos pais, comum programa de assistência multidisciplinar, e serviçosaos filhos com Deficiência Intelectual (DI). Os diversosprogramas de atendimento, totalmente gratuitos, esten-de-se desde as crianças prematuras até os 14 anos deidade. O CIAM conta com a generosidade de associadoscontribuintes, doadores e programas de renuncia fiscaldas autoridades Federais, Estaduais e Municipais atra-vés de convenio. Na unidade de Franco da Rocha, a“Aldeia da Esperança” tem um programa de residênciaassistida conforme o modelo revolucionário implantadoem Israel no kibutz “KfarTikva”. Esta unidade é sustenta-da pela locação das residências, paga pelos familiares oututores dos residentes.

Nelson Freire

Nadia e Olavo Setubal Tereza Lara Campos e Christiana Neves da Rocha

Page 9: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017

JORNAL A RUA

PÁGINA 9

www.facebook.com/jornalaruaregional

A Agência Nacional de Vigi-lância Sanitária (Anvisa) divul-gou nesta quarta-feira um aler-ta sobre possíveis riscos do usoda vacina contra a dengue, oDengvaxia, fabricado pelaSanofi-Aventis. Conforme osdados preliminares de um novoestudo, encomendado pelo pró-prio laboratório, pessoas quenunca tiveram contato com adengue podem desenvolver for-mas mais graves da doen-ça depois de tomarem a vaci-na. A atual recomendação davigilância sanitária é que a imu-nização não seja feita em paci-entes soronegativos, que nun-ca tenham contraído o vírus.Antes do registro da Anvisa,a vacina tinha sido testada emcerca de 40.000 pessoas pelomundo todo, inclusive no Bra-sil, em estudos que segui-ram padrões estabelecidos porguias internacionais. De acor-

Além de melhorar a visão,a cirurgia de catarata podeprolongar a vida, segundo umnovo estudo publicado no pe-riódico científico JAMAOphthalmology. Para quemsofre da doença e já está emum idade avançada, os riscosde morte por doençascardiovasculares, pulmonares,neurológicas e infecciosas,bem como os riscos de cân-cer e morte por acidentes, sãoreduzidos após a cirurgia ocu-lar. Pesquisadores da Escolade Medicina David Geffen daUniversidade da Califórnia,nos Estados Unidos, analisa-ram 74.000 mulheres, com 65

Anvisa alerta para possível risco da vacina contra a denguedo com a Sanofi, em comuni-cado, os riscos não foramidentificados na população ge-ral. Para os indivíduos sorone-gativos, havia sido identificadoapenas um menor benefício deimunização, sem reações adver-sas. Já em um novo estudo, afim de monitorar o uso doimunizante, a empresa identifi-cou nos pacientes sorone-gativos maior propensãoàs complicações da doença,passados trinta meses depois daprimeira dose. De acordo comos dados, em cada 1.000 in-divíduos soronegativos vaci-nados, cinco são hospitaliza-dos e dois contraem a denguesevera.

Segundo a Anvisa, esses nú-meros precisam ser confirma-dos, mas, como medidade prevenção, a bula do produ-to deverá ser alterada, infor-mando o aumento dos riscos.

A vacina - Enquanto isso,o benefício para indivíduos an-teriormente expostos ao vírusda dengue permanece favorá-vel, mesmo cinco anos depoisdo recebimento da vacina, queconsiste em três doses a seradministradas em intervalos deseis meses. O imunizante é in-dicado para prevenção dadengue causada pelos sorotipos1, 2, 3 e 4 (recombinante, ate-nuada) em pacientes entre 9 e45 anos de idade que vivem emáreas endêmicas. A vacina éa única aprovada no Brasil eestá disponível no merca-do desde dezembro de 2015.Sobre a atualização, a Anvisaafirma que já solicitou os do-cumentos completos referentesaos estudos de monitoramentorealizados pela empresa e infor-ma que outras ações poderãoser adotadas à medida que osdados forem avaliados.

Catarata: cirurgia podeaumentar a longevidadeSegundo um novo estudo, 60% das mulheres que realizam acirurgia de catarata tem menores riscos de morte por doençascrônicas, câncer e acidentes

anos ou mais, que tinham oujá tiveram catarata, sendo que41.735 (53,4%) haviam se re-cuperado através da cirurgia.A partir desses dados, elesconcluíram que 60% das mu-lheres operadas tinham um ris-co menor de morte por doen-ças crônicas e acidentes.

Estudos anteriores já havi-am mostrado que a cirurgiaestava associada a um menorrisco de mortalidade tanto emmulheres quanto em homens.Agora, segundo os cientistas,o novo estudo, além de con-firmar as antigas descobertas,sugere a possibilidade da ci-rurgia aumentar a expectati-

va de vida dos idosos, inclusi-ve ao evitar acidentes domés-ticos.

A cirurgiaO procedimento é feito em

um olho de cada vez, com umintervalo de uma ou duas se-manas entre cada cirurgia, econsiste em uma pequena in-cisão a laser, por onde o cris-talino danificado é removido eas lentes intra-oculares sãoinseridas. A cirurgia é feitacom anestesia local e demoracerca de cinco minutos. Já aslentes intra-oculares são fei-tas conforme o caso e estilode vida do paciente, o quetambém pode incluir a corre-ção do grau para perto ou paralonge (astigmatismo, hiperme-tropia ou miopia).

As complicações, de acor-do com a autora da pesquisa,são raras. Embora existam al-guns riscos associados ao pro-cedimento, como possíveis in-fecções, descolamento da re-tina e visão dupla ou opaca, a

cirurgia da cataratatem 98% de taxa desucesso.

CatarataA catarata ocorre

com o envelhecimen-to da lente natural dosolhos, o cristalino, res-ponsável pelo foco davisão (refração). Como avanço da idade, aprincipal causa da do-ença, a visão se tornatotal ou parcialmenteopaca – o que podecausar a perda pro-gressiva da capacida-de de enxergar tantopara perto quanto paralonge. Apesar de rara,a catarata tambémpode ser congênita,quando o indivíduo jánasce com a doença.

Page 10: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 10

Uma nova terapia contra cri-ses de enxaqueca, a primeiraaprovada em 20 anos, é a novapromessa no tratamento dacondição, segundo os especia-listas. De acordo com novosestudos, medicamentos de umanova classe, a dos anticorposmonoclonais, que agem ata-cando a proteína do cérebroresponsável pelos sintomas daenxaqueca (CGRP), como asnáuseas e as dores de cabeçaintensa, são novas possibilida-des no tratamento do proble-ma. Em um dos estudos, feitocom o erenumabe, medicamen-to produzido pela farmacêuticasuíça Novartis, cerca de 50%dos voluntários tiveram a quan-tidade de crises de enxaquecareduzida pela metade – contra26% que receberam umplacebo, o que explica o fluxonatural da condição. Enquantoisso, o fremanezumabe, outroanticorpo fabricado pela israe-lense Teva, teve o mesmo re-sultado em 41% dos pacientesanalisados, contra 18% que re-ceberam o placebo.

O tratamentoOs voluntários recebe-

ram injeções dos medicamen-tos, anticorpos designados parabloquear um composto quími-co cerebral, o peptídeo relaci-onado ao gene de calcitonina(CGRP, na sigla em inglês), quefunciona como uma defesa aos

Anvisa (Agência Nacional deVigilância Sanitária) aprovoudois novos medicamentos con-tra a hepatite C: zepatier eharvoni. Ambos integram a novageração de drogas que bloqueiaa replicação do vírus no orga-nismo e possibilita a cura emtaxas superiores a 90%.

Antes da nova geração, paci-entes usavam o interferon. Omedicamento atuava contra adoença via fortalecimento dosistema imunológico, mas commais efeitos colaterais que asdrogas atuais (anemia, cansa-ço, depressão, etc) e menortaxa de cura.

O zepatier é a junção de doisoutros princípios ativos: oelbasvir e a grazoprevir. Já oharvoni, é a combinação deledispavir com sofosbuvir. Asdrogas funcionam contra osquatro genotipos do vírus.

A Anvisa aprovou os medi-camentos em solicitação a umpedido do Ministério da Saúde,que solicitou prioridade ao re-gistro de drogas contra a do-ença.

Este ano, o governo brasilei-ro estabeleceu o compromissode eliminar a hepatite C do Bra-

Um novo estudo, publicadono periódico científico CancerResearch, mostrou que o hábi-to de escovar os dentes todosos dias pode reduzir em maisde 20% o risco de desenvolvercâncer de esôfago.

De acordo com os pesquisa-dores da Universidade de NovaYork, nos Estados Unidos, emníveis elevados, as bactérias sãocapazes de aumentar o risco dadoença em até 21%. No entan-to, ainda não se sabe como o

Tratamento novo pode reduzir crises de enxaqueca pela metadePrimeira de uma nova classe de medicamentos, a droga inibe a ação da proteína responsável pelos desconfortos da enxaqueca

ções com o anticorpo tambémmostraram uma melhora naaptidão física durante o perío-do de tratamento.

A condiçãoOs sintomas mais comuns da

condição são dor de cabeça in-tensa, geralmente acompanha-da de náuseas, vômitos e sensi-bilidade à luz ou som. De acor-do com os especialistas,ela afeta uma em cada cincomulheres e um em cada 15 ho-mens. Metade dos pacientestem algum familiar próximo quetambém sofre com a enxa-queca, o que sugere que seudesenvolvimento pode ter al-gum fator genético. Ainda nãoexistem medicamentos dispo-níveis que previnam ou curema enxaqueca. No entanto, anal-gésicos mais fortes, comoos triptanos, podem ser indica-dos para aliviar a dilatação dosvasos cerebrais, produzida peloCGRP. O propranolol e outrosbeta-bloqueadores, medicamen-tos para tratamento da hiper-tensão, também podem ser in-dicados como medida preven-tiva, mas possuem efeitoscolaterais e não são efetivos emtodos os casos.

Próximas etapasOutras testes com os anti-

corpos precisam ser feitos paraavaliar os efeitos a longo prazodo tratamento. Atualmente,quatro empresas farmacêuti-cas estão desenvolvendo anti-corpos que neutralizam oCGRP, seja na atuação direta doanticorpo com a proteína oucom o bloqueio da célula coma qual ela interage.

estímulos externos, causandouma leve inflamação, mas quan-do liberado em quantidades ele-vadas leva à enxaqueca.

O estudo envolvendo oerenumabe foi realizado em 955pacientes com enxaqueca episó-

dica, que receberam uma inje-ção mensal do medicamento, nacoxa ou na barriga, ou uma ver-são placebo durante 24 sema-nas. Já fremanezumabe foi tes-tado em 1.130 pacientes comenxaqueca crônica. Os partici-

pantes que receberam o trata-mento tiveram, em média, trêsdias a menos de crise de enxa-queca a cada mês, quandocomparados à tendência habi-tual dos episódios. Além disso,aqueles que receberam as inje-

Escovar os dentes podereduzir em 20% riscode câncer de esôfago

Anvisa registra dois medicamentoscontra a hepatite C

sil até 2030 com a Organiza-ção Mundial da Saúde.

Segunda a Anvisa, a hepatiteC afeta de 80 a 150 milhões deindivíduos em todo o mundo ea doença é uma das principaiscausas de transplante de fíga-do. Hoje, estima-se que entre1,4 e 1,7 milhão de brasileirosconviva com a condição.

Sobre a hepatite C- Transmitida por contato di-

reto com o sangue, a hepatiteC leva à inflamação do fígado.

Na maioria das vezes, não épossível perceber sintomasmuito claros: eles se asseme-lham ao de uma gripe.

- A maior parte dos infectadossó vai saber que tem a doençaem exames de rotina ou quan-do já desenvolveram cirrose oucâncer de fígado.

- Hoje, quando diagnosticadaprecocemente, a taxa de cura éde acima de 90%. Evite com-partilhar lâminas, alicates e agu-lhas é uma das formas de pre-venção.

acúmulo de placas bacterianas– ou até mesmo a gengivite e aperiodontite, doenças que elascausam –, estão relacionadas aodesenvolvimento dos tumores.

Os cientistas coletaramamostras da microbiota bucalde cerca de 122.000 pessoasdurante 10 anos. Depois desseperíodo, 106 participantes de-senvolveram câncer de esôfa-go. Nesses indivíduos, foramencontradas bactérias em quan-tidades superiores.

Segundo os autores do estu-do, esse tipo de câncer é o oi-tavo mais comum e o sextomaior causador de mortes porcâncer no mundo. Devido aofato de os casos da doença se-rem descobertos já em estágioavançado, as chances de curasão raras, com uma taxa de so-brevivência entre 15% e 25%.

Higiene bucalPesquisas anteriores já mos-

traram que algumas infecçõesbucais podem estar associadasao câncer de boca, cabeça epescoço. Segundo Jiyoung, hi-giene bucal diária e visitas re-gulares ao dentista devem serencaradas como de extremaimportância não só para a ma-nutenção da saúde bucal, mastambém como forma de pre-venção a outras complicações,como o próprio câncer.

Page 11: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

JORNAL A RUA PÁGINA 11Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017

Page 12: a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/8CAPA.pdf · as cidades que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 12

Em breve, aplicações debotox, lifting facial e cosméti-cos anti-idade podem ficar nopassado. Segundo um novoestudo, a expressão de deter-minados genes pode ser o res-ponsável pela saúde e aparên-cia mais jovem da pele.

De acordo com os cientistas,essa nova descoberta sugereque o estímulo dessas expres-sões pode ser uma estratégiaviável para retardar o envelhe-cimento da pele.

Pesquisadores do CentroMédico Beth Israel Deaconess,em Boston, nos Estados Uni-dos, analisaram 158 mulheres

O Fundo das Nações Unidaspara a Infância (Unicef) divul-gou um novo relatório alertandosobre o número alarmante decrianças e adolescentes infec-tados com HIV no mundo. Acada hora, 18 crianças contra-em o vírus. Se essa tendênciapersistir, até 2030 serão 3,5milhões de casos novos.

De acordo com o relatório,Statistical Update on Childrenand Aids 2017 (Atualização deEstatísticas sobre Infância eAids 2017), no ano passado,120.000 crianças (menores de14 anos) e 55.000 adolescen-tes morreram de causas asso-ciadas ao vírus, entre eles 91%viviam na África Subsaariana.

Além disso, os dados indicamuma vulnerabilidade maior nosexo feminino. Para cada cin-co meninos que contraem oHIV, sete meninas da mesmaidade foram infectadas.

Para Chewe Luo, pediatra echefe da divisão sobre HIV/

Vírus HIV infecta 18 crianças por hora no mundoSegundo um novo relatório do Unicef, só em 2016, cerca de 120.000 crianças e 55.000 adolescentes morreram em decorrência da AIDS

seja feito para evitar isso”, disseo médico, em comunicado.

PrevençãoApesar dos números negati-

vos, o Unicef reconhece quehouve uma melhora na preven-ção ao longo dos anos, princi-palmente dos casos de trans-missão vertical do HIV, passa-da de mãe para filho. Desde2000, cerca de 2 milhões demortes foram evitadas.

No entanto, as crianças até qua-tro anos são as mais vulneráveisao HIV e enfrentam o maior ris-co de óbito em comparação àsoutras faixas etárias. Para ummaior controle da doença, segun-do o órgão, é preciso investir eminovações médicas, novos medi-camentos pediátricos e métodosde autodiagnóstico.

Vacina anti-HIVNa quinta-feira, cientistas

anunciaram o lançamento dedois novos estudos que irão tes-

tar uma vacina anti-HIV e ummedicamento injetável de açãoprolongada contra o vírus. Osnovos experimentos pretendemprevenir a transmissão do HIV,revertendo a atual situação depandemia. O primeiro será tes-tado, durante três anos, em2.600 voluntárias no sul daÁfrica. No estudo, duas vaci-nas estão sendo desenvolvidasem uma parceria da empresaJohnson & Johnson com aagência governamental ameri-cana, Institutos Nacionais daSaúde (NIH, na sigla em inglês)e a Fundação Bill e MelindaGates. Enquanto isso, o medi-camento experimental de efei-to prolongado terá um estudo,realizado pela iniciativa ViiV (daempresa farmacêutica Glaxo-SmithKline) – também em par-ceria com o NIH e a Funda-ção Gates, com cerca de 3.200mulheres da África subsaa-riana, que receberão injeçõesbimestrais.

Aids da Unicef, é inaceitávelque os progressos na preven-ção da disseminação e controle

da doença na adolescência se-jam tão lentos. “Existe uma epi-demia real que ainda não acabou,

continua a ser uma ameaça paraa vida das crianças e dos jovens.É possível e necessário que algo

Cientistas descobremo segredo da pele comaparência jovemSegundo um novo estudo, determinadas expressões genéticaspodem ser responsáveis pela saúde e aparência jovial da pele

brancas, entre 20 e 74 anos.Algumas delas aparentavam sermais novas do que a idade cro-nológica, conforme análisefacial digital. De cada partici-pante, a equipe coletou amos-tras de saliva – usadas para iden-tificar os genótipos – e biópsiasde diversas partes da pele ex-postas ao sol, como o rosto e oantebraço, e de partes protegi-das, como a pele das nádegas.

Os cientistas identificaramem cada amostra diferentesexpressões genéticas, que mu-davam progressivamente con-forme a idade. Esse processoinclui o estresse oxidativo

(descompasso entre a produ-ção de radicais livres e osantioxidantes, que eliminamseus efeitos) e o próprio pro-cesso natural de morte celular.

Os pesquisadores percebe-ram que as mudanças acelera-

vam à medida em que as parti-cipantes do estudo atingiamentre 60 e 70 anos. Ao compa-rarem as amostras mais expos-tas ao sol às mais protegidas,eles também comprovaram ofator prejudicial da exposição

solar na própria expressão ge-nética da pele.

Pele jovemO estudo também revelou que

as mulheres que pareciam maisnovas do que realmente eram

tinham uma expressão genéti-ca mais favorável, responden-do melhor ao reparo do DNA,à divisão celular e ao estresseoxidativo, por exemplo.

Essas mulheres apresentarammelhores expressões genéticasassociadas à estrutura e funçãoda epiderme (camada mais su-perficial da pele), à produçãode colágeno e elastina e à pró-pria atividade das células.

O mais interessante, segun-do os pesquisadores, é queos padrões observados nes-sas participantes foram com-paráveis aos padrões dasmais novas. “A pele que pa-rece mais jovem realmente secomporta como uma pele jo-vem. Ficamos particularmen-te surpresos pela identifica-ção de um grupo de mulhe-res que não só apresentaramuma aparência de pele muitomais jovem do que o espera-do, mas que também apresen-taram um padrão de expres-são específico, imitando a bi-ologia de uma pele muito maisjovem”, diz o relatório da pes-quisa.