jornal a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01arua.pdf · aumento salarial aos...

12
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.035 • 1º DE DEZEMBRO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional SOCIAL CADERNO POLÍTICA Página 8 O arquivamento foi pedido pelo próprio PDT, autor do pedido de cassação, após o vereador Pelé ter usado a tribuna para fazer um pedido de desculpa a doutora Régia. Página 2 Após pedido de desculpa, comissão contra Pelé deve ser encerrada Daniel Boaventura faz duas apresentações em São Paulo Página 8 Furlan envia à Câmara projeto de aumento salarial aos servidores Página 3 EDUCAÇÃO Inscrições para vestibulinho das Etecs vão até dia 13 de dezembro PÁGINA 6 Sociedade Brasileira de Pediatria lança guia de proteção solar Página 12 Caminhar pode gerar tantos benefícios quanto atividades mais intensas Página 10 Osasco inaugura Centro de Operações Integradas Página 3 BARUERI REPASSA RECURSOS PARA AACD, APAE E GRAACC Página 4

Upload: hoangkien

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.035 • 1º DE DEZEMBRO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

SOCIAL

CA

DE

RN

O

POLÍTICA

Página 8

O arquivamento foi pedido pelo próprio PDT, autor do pedido decassação, após o vereador Pelé ter usado a tribuna para fazer umpedido de desculpa a doutora Régia.

Página 2

Após pedido de desculpa,comissão contra Pelédeve ser encerrada

Daniel Boaventura fazduas apresentaçõesem São Paulo Página 8

Furlan envia à Câmara projeto deaumento salarial aos servidores

Página 3

EDUCAÇÃO

Inscrições paravestibulinhodas Etecs vãoaté dia 13 dedezembro

PÁGINA 6

Sociedade Brasileirade Pediatria lança guiade proteção solar Página 12

Caminhar pode gerar tantos benefíciosquanto atividades mais intensas

Página 10

OsascoinauguraCentro deOperaçõesIntegradas

Página 3

BARUERIREPASSARECURSOSPARA AACD,APAE EGRAACC

Página 4

Page 2: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA | CIDADES

• PAINEL

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONES: 3683-3430 | 3681-2136

Diretores ResponsáveisLoreny Perusso MoreiraArmando Aquiles Ferreira Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708 WWW.JORNALARUA.COM.BR

As matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

ColaboradoresVanessa Dainesi | Geral [email protected]

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723 -

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

Após pedido de desculpa, comissão contra Pelé deve ser encerradaDeve ser encerrada, sem polêmicas, os trabalhos da Comissão

Processante instaurada, na última terça-feira, 28/11, para investigar overeador Pelé da Cândida (PSC). Ele foi acusado de ofender e amea-çar de morte a vereadora doutora Régia (PDT). O arquivamento foipedido pelo próprio PDT, que foi autor da solicitação de abertura deinvestigação, após Pelé ter usado a tribuna para fazer um pedido dedesculpa. O pedido foi aceito por Régia, que chegou a dizer que nãofazia mais sentido uma investigação e uma possível cassação porquebra do decoro parlamentar. Durante sua fala na tribuna, Pelé ad-mitiu que cometeu excessos. “Estava muito nervoso diante das acu-sações de um jornalista, e posso ter ofendido, por isso, peço descul-pas”, disse ele que foi aplaudido de pé pelos demais vereadores.Régia, por sua vez, disse que aceitava o pedido de desculpas e afir-mou que tudo que aconteceu serve de lição para todos os parlamen-tares. “Estava chateada, mas saio daqui com alma lavada. Essa Co-missão não será mais necessária porque ele (Pelé) teve coragem dese retratar. Aceito sua retratação. Espero que esse plenário não voltea ser palco de violência contra as mulheres”, finalizou.

Terreno para Portelinha em OsascoA Câmara Municipal de Osasco autorizou, nesta terça-feira, 28, o

recebimento, por parte da prefeitura, de imóvel doado pelo Departa-mento de Estradas e Rodagens (DER). O imóvel, localizado na aveni-da Presidente Kennedy, conhecido como Portelinha, atualmente ocu-pado por sem tetos, será usado para construção de unidadeshabitacionais populares. A proposta foi aprovada definitivamente esegue para sanção ou veto do prefeito Rogério Lins (Pode). Com adoação, a prefeitura não precisará empenhar recursos para adquirir oimóvel. De acordo com a prefeitura, aproximadamente 50 famílias jáocupam o local. Durante as obras para construção das moradiaspopulares, contrapartida exigida pelo DER, os moradores serão re-movidos e colocados no Bolsa Aluguel.

Reforço da Segurança em BarueriO vereador de Barueri Chico Vilela (PTB) apresentou uma indica-

ção na sessão de terça-feira, 28, propondo ao Poder Executivo ainstalação de uma base da GCM (Guarda Civil Municipal) na Praça dosEstudantes, no Centro Comercial Barueri. De acordo com a propositura,o objetivo da medida é reforçar a segurança do local, por onde circulamdiariamente centenas de estudantes da Fatec (Faculdade deTecnologia), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e daEtec (Escola Técnica Estadual), além da Câmara Municipal de Barueri.“Além dos estudantes, dos funcionários da Câmara e dos munícipesque passam por essa região, há ainda o movimento da feira noturna àsterças-feiras (na Avenida Guilherme Perereca Guglielmo) e o GinásioJosé Corrêa”, justificou Chico Vilela. “A presença da Guarda Munici-pal na praça certamente vai coibir a ação de criminosos e aumentar asegurança da nossa população”, completou o vereador.

Ecoponto em ItapeviJá na Câmara de Itapevi, o vereador Gordo Cardoso (PSDB) apre-

sentou pedido de instalação de ecoponto na Vila Dr. Cardoso. Odocumento foi aprovado por unanimidade em Plenário. Gordo desta-ca que a cidade conta apenas com o ecoponto da Cohab. “Esseecoponto foi uma conquista para Itapevi, mas agora precisamos ex-pandi-lo, até para facilitar o acesso ao serviço e ajudar a população adescartar corretamente resíduos recicláveis”, argumentou o verea-dor. Ainda na sessão, o vereador conseguiu aprovar o requerimento973, que questiona a prefeitura sobre a destinação do terreno queabrigava a o CEMEB Dr. João Pedro Cardos, na Vila Dr. Cardoso. Estepedido também foi subscrito pela vereadora Mariza (PSL).

Congresso do PPSPresidente estadual do PPS, o deputado federal licenciado e secre-

tário de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, participou do en-cerramento do congresso de formação político promovido peloDiretório Municipal de seu partido em Osasco neste último sábado(25), e destacou a liderança de Claudio Piteri na cidade. “ClaudioPiteri é o grande nome da política em Osasco, pois associa juventudee experiência. Isso sem falar na importância que a família Piteri tempara Osasco”, afirmou Arnaldo Jardim momentos após entregar jun-tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem daexecutiva estadual ao ex-prefeito Guaçu Piteri, o presidente doDiretório Municipal do PPS em Osasco. Sobre Claudio Piteri, ArnaldoJardim elogiou o trabalho do osasquense na vice-presidência da Fun-dação Casa: “Somos colegas de trabalho no Governo do Estado, esou testemunha de quanto o Claudio Piteri dignifica Osasco atuandocom excelência numa área que é a que cuida da reinserção social deadolescentes em conflito com lei”. Jardim lembrou ainda o trabalhode Claudio Piteri como vereador por cinco mandatos, presidente daCâmara de Osasco e terceiro colocado na eleição para prefeito noano passado. “É o nome inconteste de Osasco para disputar a elei-ção em 2018, levando essa mesma garra e decência na AssembleiaLegislativa de São Paulo”, destacou. Claudio Piteri, por sua vez, retri-buiu os elogios do presidente estadual do PPS destacando o quechamou de valioso serviço prestado para São Paulo. “Nós do PPS deOsasco nos alegramos por ser liderados por alguém reconhecido porsua honradez e dedicação à causa pública”, discursou.

Na noite desta segunda-feira,27/11, o PSD (Partido Social De-mocrático) realizou na CâmaraMunicipal de Osasco encontropara debater a reforma política eas eleições de 2018. O eventocontou com a presença do ex-mi-nistro Andrea Matarazzo comopalestrante da noite e marcou afiliação de Jô Antiório ao partido,tendo sua ficha abonada pelo mi-nistro e também pelo presidente dopartido, Lau Alencar. TantoMatarazzo quanto Lau teceram elo-gios ao novo filiado e o colocaramcomo possível nome, para uma ca-deira na Assembleia Legislativa,para as eleições de 2018, onde ha-verá um novo cenário, com a bus-ca do eleitorado por nomes novose sem os vícios da política que jánão prosperam mais.

Outros nomes do partido comoDr. José Amando Mota, Dr. Má-rio Egami e Professor Senna eCésar Braga também não descar-tam reivindicar indicação para adisputa. O Presidente do PSD LauAlencar disse que no primeirosemestre do próximo ano o parti-do deverá realizar sua Conven-ção Municipal do Diretório econsolidar as indicações para opleito de 2018. “A chegada denovas lideranças ao partido comoo Jô que é um quadro qualifica-do, é importante e merece acolhi-

O prefeito de Osasco, RogérioLins (PODE), reuniu-se com ogovernador do Estado de SãoPaulo, Geraldo Alckmin (PSDB),na quarta-feira, 29/11, no Paláciodos Bandeirantes, em audiênciaparticular.

Lins falou de importantes in-tervenções ao governador, comoa implantação do novo acesso aOsasco, a partir da RodoviaCastello Branco, obra extrema-mente necessária para a mobili-dade urbana da cidade e investi-mentos em Segurança Pública.

“Buscamos parcerias e apoiopara oferecer o melhor aos nos-sos cidadãos. Temos investidoem todas as áreas, mas sabemosque com o apoio do governo es-tadual podemos fazer mais e me-lhor”, disse o prefeito.

Lins também explanou ao go-

Acontece hoje, sexta-feira, 1ºde dezembro, às 11 horas, na Câ-mara de Santana de Parnaíba, asessão extraordinária para votaro parecer da Comissão Proces-sante, que julga o pedido de Cas-sação do vereador Dr. Rogério(PC do B). O parecer seria anali-sado e votado, na terça-feira, 28/11, mas, a sessão foi suspensa,após a defesa ter conquistadouma liminar no Tribunal de Justi-ça. O argumento apresentadopela defesa foi de que a compo-sição da Comissão Processantenão atendeu aos princípios deproporcionalidade na sua forma-ção. Contestada na Justiça, aliminar impetrada pelo vereadorfoi derrubada.

O pedido de reconsideraçãobaseou-se no atendimento àproporcionalidade na composi-ção da Comissão Processante,que atende às determinações doregimento interno. Além disso,observando os princípios da de-mocracia, a comissão reforçouque não mediu esforços em as-segurar todas as oportunidadesde defesa ao denunciado, fran-queando todas as oportunidadespara o acusado formular sua de-fesa. Recapitulando, a ComissãoProcessante da Casa de Leis foi

PSD realiza encontro com debatesobre a Reforma Política e eleições

mento, novas filiações de impor-tantes lideranças da cidade nãoestão descartadas”, disse LauAlencar. Por sua vez, Jô Antiório,falou do atual momento políticodo país e da importância da parti-cipação para mudar os rumos dopaís. “Chega uma hora que nãodá mais para ficar parado, em umazona de conforto. Além de maisinformação e comunicação, é pre-

ciso ter mais ação, mais partici-pação de cada um de nós para queas mudanças ocorram. Assim, é commuito orgulho que aceitei o convitepara ingressar no PSD para partici-par mais efetivamente da vida polí-tica de Osasco, de São Paulo e doBrasil juntamente com o presidenteLau Alencar, do meu amigoClaudinei Thomaz e de todos aque-les que vierem nos acompanhar em

nossa jornada de proporcionar omelhor para todos”, disse.

Além de Matarazzo, estiveramprestigiando o evento, o vice-presi-dente da Fundação Casa ClaudioPiteri (PPS), a presidente do PSBTeresinha, o presidente do PTC An-tônio Braz, o vereador Ricardo Silva(PRB), além de lideranças de associ-ações de moradores, Conseg´s, em-presários e ex-candidatos.

Em encontro com Alckmin, Lins pede novo acesso para Osasco

vernador os investimentos quetem feito em Osasco como a am-pliação do efetivo da Guarda Ci-vil Municipal e inauguração doCOI (Centro de Operações Inte-gradas), que agilizará e facilitaráos trabalhos realizados pela GCM

e polícias Civil e Militar, além daSecretaria de Transportes e daMobilidade Urbana, a partir dascâmeras de monitoramento quealcançam 268 ruas e avenidas dacidade com imagens em alta re-solução e tecnologia de ponta.

O prefeito aproveitou a opor-tunidade para convidar Alckminpara participar das inauguraçõesque acontecerão até março doano que vem e o governador jáconfirmou presença em algumasdelas.

Mais uma Câmara da regiãoaprovou o pagamento de 13º sa-lário e 1/3 de férias para os vere-adores. Desta vez, foi a Câmarade Barueri que aprovou, na ses-são desta terça-feira, 28/11, aconcessão dos benefícios atra-vés do Projeto de Resolução 006/2017. Com a aprovação, cada ve-reador (21 parlamentares) recebe-rá R$ 16.868,16, totalizando umcusto de R$ 354.231,36.

Apesar da aprovação, o presi-dente da Câmara de Barueri, ve-reador Carlinhos do Açougue(DEM), afirmou que não vai au-torizar o pagamento já que deveser aplicado o princípio da ante-rioridade, conforme o artigo 27 daLei Orgânica Municipal deBarueri, segundo o qual toda al-teração na remuneração dos par-lamentares só pode ter efeito paraa próxima legislatura. “Ainda nãopublicamos a resolução aprova-da na terça-feira, mas mesmo queisso ocorra, seu efeito não é ime-diato. O benefício só poderá serpago na próxima legislatura, quese inicia em 2021. Esse é o meuentendimento e por isso eu nãovou autorizar o pagamento naminha gestão, a não ser que hajauma determinação judicial meobrigando a isso”, explicou o pre-sidente da Câmara. Carlinhos des-taca ainda que é contra a medida,e que vai abrir mão de receber osadicionais caso haja decisão da

Câmara de Barueri aprova 13º salário para vereadoresjustiça nesse sentido. “Como eupresidia a sessão no momento dadiscussão da matéria, eu só pre-cisaria votar em caso de empate.Por isso não votei contra o proje-to. Entretanto, eu não assinei apropositura, porque não concor-do com ela”, afirmou. Barueri foia segunda cidade a aprovar a li-beração dos benefícios. A primei-ra foi a Itapevi que aprovou a me-dida durante a sessão do dia 14/11. Em Itapevi o salário dos vere-adores é de R$10.017,16, com aaprovação da resolução o gastoextra com o 13º salário e 1/3 deférias de cada vereador será deR$ 13.356,21 por ano. Para apre-sentar o Projeto de Resolução, asCâmaras tem seguido um acórdãodo STF (Supremo Tribunal Fede-ral) apontando que o pagamentode abono de férias e 13º salário aprefeitos, vice-prefeitos e verea-dores não é incompatível com aConstituição, já que se tratam dedireitos trabalhistas. Porém, porse tratar de um projeto polêmico,algumas cidades estão enfrentan-do dificuldades para pautar a pro-posta, um desses casos. EmOsasco, por exemplo, o Projetode Emenda à Lei Orgânica 06/2017, chegou a ser aprovado, emprimeira votação, na sessão de14/11, no entanto, a repercussãonegativa, nas redes sociais, a pro-posta foi encaminhada ao Depar-tamento Jurídico da Câmara de

Osasco, e não tem data para en-trar na pauta para a segunda vo-tação. Na sessão de terça-feira,28/11, manifestantes foram à Câ-mara de Osasco e protestaram con-tra a concessão do benefícios paraos vereadores. Antes do términoda sessão do expediente, o presi-dente da Câmara, o vereador Dou-tor Lindoso (PSDB), explicou quea proposta não tem data para servotada. “Eu não sei quem disse que

o projeto seria votado nesta ses-são, mas, gostaria de explicar queele [projeto] foi encaminhado aodepartamento jurídico onde passa-rá por uma análise e não tem datapara entrar em votação”, garantiu.

Caso a medida seja aprovada,os vereadores de Osasco que re-cebem salário de R$15.031,76 pormês, teriam direito a maisR$20.042,34 incluindo neste va-lor o 1/3 das férias.

Câmara analisa cassação do vereadorDr. Rogério nesta sexta

instaurada no dia 12 de setembrodeste ano para apurar denúnciaapresentada pelo munícipe FábioLuiz Pereira sobre a contrataçãode funcionários fantasmas pelovereador Dr. Rogério. Segundoapresentado, o denunciante sebaseou no artigo 55, inciso II,Parágrafo 2º da Constituição daRepública, bem como no artigo7º, incisos I e III, parágrafo 1º, doDecreto-Lei nº 201/67 para pedira cassação do vereador Dr. Ro-gério. O munícipe se baseou empedido da Promotoria de Justiçade Santana de Parnaíba, que en-trou com ação de improbidadeadministrativa contra o vereadorDr. Rogério no dia 2 de agostopassado, pedindo seu afasta-mento e bloqueio de seus bens,bem como sua condenação porato de improbidade em razão daContratação de funcionários fan-tasmas.

Recebida a denúncia, a CâmaraMunicipal submeteu ao crivo doplenário que aprovou a instala-ção de processo de cassação. Acomposição da ComissãoProcessante ficou constituídacom a Presidente vereadoraSabrina Colela, o Relator Verea-dor Nilson Martins e o Membrovereador Hugo da Silva.

Page 3: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017

Osasco ganha Centro de Operações IntegradasO prefeito de Osasco Rogé-

rio Lins (PODE) inaugurou nes-ta quinta-feira, 30/11, o Centrode Operações Integradas deOsasco. O serviço, primeiro daregião, integra forças paracombater infrações de trânsitoe criminalidade através demonitoramento 24 horas. Se-gundo o prefeito, nesta 1ª fase,o COI passa a dispor de 18monitores de videowall, quevão acompanhar as imagens de62 câmeras que foram instala-das em pontos estratégicos dacidade. “Essa é uma ferramen-ta que vai ajudar a monitorar eorganizar o trânsito de Osascoagindo em diversas vertentespara garantir maior segurançae mobilidade urbana”, explicou.

Lins explicou que, além dascâmeras, o COI possui um Sis-tema Inteligente que controla ossemáforos das principais ruase avenidas. “Com eles podemosfazer ações como a ‘Onda Ver-de’, onde podemos liberar mai-or tempo de fárol verde em umavia que está mais congestiona-da. Além disso, também pode-mos fazer intervenções em casode acidentes, tudo para garan-tir fluidez no trânsito”, comple-tou. Outro ponto destacadopelo prefeito é o uso do COIcomo uma ferramenta de se-gurança. As câmeras digitaistem um giro de 360 graus e umgrande alcançe. Segudo ele, asimagens serão disponibilizadas

Local dispõe de 62 câmeras que foram instaladas em pontos estratégicos que vão monitorar o trânsito e a segurança 24 horas. Prefeito ainda anunciou que deve implantar um“Teia Digital” no primeiro semestre de 2018, que vai registrar o movimento de quem entrar ou sair de Osasco

meiro semestre de 2018, o pre-feito anunciou que deve serimplantada uma “Teia Digital”.Nessa etapa será ampliado onúmero de equipamentos nasvias e o prefeito afirma que ne-nhum veículo passará porOsasco sem ser registrado pelacâmeras do COI. “Não terácomo um carro entrar ou sairde Osasco sem ser registrado,ou seja, se algum criminosovier cometer um crime na nos-sa cidade, terá a sua placa re-gistrada e conseguiremos aci-onar as autoridades competen-tes para deter a ação dosdelinquentes”, completouacrescentando que Osasco setornará uma cidade muito se-gura. “Essa notícia vai se es-palhar e tenho certeza que eles[bandidos] não vão querer cor-rer risco”, afirmou.

Ainda durante sua fala, Linsdestacou que o COI ainda teráuma terceira fase que deve serrealizada em 2019. Nesta eta-pa, a administração pretendetransformar Osasco em umSmart City, uma cidade inteli-gente. “Queremos Osasco cadavez mais atrativa para as gran-des empresas. Hoje, nós já te-mos uma grande rede de fibraóptica e somos procuradas porgrandes empresas do ramo detecnologia que querem se fixarem Osasco”, finalizou.

para auxiliar em investigaçõesfeitas pelas autoridades polici-ais. O Centro de Operações teráa capacidade de armazena-mento das imagens por um pe-ríodo de 30 dias. Essas ima-gens ficarão à disposição dasPolicias Civil e Militar, e tam-

bém, dos agentes da GCM(Guarda Civil Municipal). “Asimagens também poderão sersolicitadas por moradores que,por ventura, forem vítimas dealgum ato de violência”, expli-cou.

Além de instalar em vias es-

tratégicas, alguns equipamen-tos também foram instaladosem escolas da rede municipal.“Com essa estrutura já temos acapacidade de monitorar algumasescolas, mas, nosso objetivo éampliar a vigilância para outrasunidades. Esse estudo será feito

pela Secretaria de Educação epretendemos ampliar para a 2ªfase do programa, que deve serrealizada em 2018”, garantiu.

Smart CityJá para essa a 2ª fase, pre-

vista para ser implanta no pri-A central funciona na Avenida

Visconde de Nova Granada, 1880.

A Prefeitura de Barueri enviaà Câmara Municipal, nos pró-ximos dias, a proposta de au-mento salarial para os servido-res municipais. De acordo como projeto, todo o efetivo de co-laboradores do Poder Executi-vo terá reajuste de 5% no ven-cimento-base.

Os professores da rede mu-nicipal de ensino, além dos 5%de aumento, ainda terão um re-ajuste de 3,5% sobre a hora/aula. “Propomos este incremen-to aos professores como for-ma de recuperação salarial emrelação ao piso nacional da ca-tegoria”, explica o prefeitoFurlan, informando que o au-mento, se aprovado peloLegislativo, já vigora a partir de1º de janeiro.

Furlan explicou que o aumen-to salarial só foi possível gra-ças ao empenho no equilíbriodas finanças do município. “Co-locamos as contas em dia, re-cuperamos a capacidade de in-vestimento da cidade e, então,iniciamos a conversa com o sin-dicato para poder contemplaros servidores municipais, quesão o maior patrimônio da Pre-feitura”, garantiu o prefeito.

Eduardo Assarito, presidentedo Sindserv (Sindicato dos Ser-

Cumprindo uma das metas deseu governo que visa valorizaros guardas municipais e,consequentemente, investir nasegurança pública, o prefeito deOsasco, Rogério Lins, acabade enviar à Câmara Municipalo Projeto de Lei que dispõe so-bre a reorganização do Plano deCarreira dos GCMs. A propos-ta fala sobre a reorganização doquadro funcional da GuardaMunicipal e cria novas escalasde vencimentos e carga horá-ria dentre outras alterações,como as regras de promoçãodentro da corporação.

No mês de maio deste ano,por ocasião do aniversário de27 anos de fundação da GCM,Lins destacou a importância dopapel desempenhado pelosguardas municipais. Na opor-tunidade, ele também assinouuma Carta Compromisso sobreo envio do Projeto de Lei parao Legislativo. Além dos inves-timentos na carreira e na valo-rização dos profissionais, Linsenfatiza outras medidas no sen-

Desde que foi iniciada, emoutubro deste ano, a reformadas escolas municipais atingiu10% de obras concluídas. Osdados são referentes às primei-ras 25 unidades que receberamas intervenções. As reformascompletas devem durar em tor-no de 90 dias. As informaçõessão da Secretaria de Educaçãoe Cultura, responsável poracompanhar o andamento dostrabalhos. Até o final de feve-reiro, 45 unidades devem serreformadas. Isso representamelhoria em 64% das escolas

A Prefeitura de Carapicuíbainaugurou, no sábado, 25/11, asnovas instalações da FarmáciaEspecializada que funciona deum Shopping em Carapicuíba.

A unidade possui os progra-mas Componente Especializa-do (Alto Custo) e Dose Certa.O atendimento é de segunda asexta-feira, das 8 às 18 horas.

Durante muitos anos quemprecisava de remédio do “Com-ponente Especializado” tinha deir até o CEMM (Centro de Es-pecialidades Médica Munici-pal), em local inapropriado eprecário. Agora, a Prefeituraconseguiu um novo espaçopara este programa, que abri-gará também o “Dose Certa”.As pessoas vão contar com umlugar mais moderno, seguro econfortável, proporcionandomais dignidade à população.

Marcos Neves inaugura Farmácia Especializada“As novas instalações da Far-mácia Especializada é mais umcompromisso cumprido da nos-sa gestão. As pessoas já estãosendo atendidas de forma pre-viamente agendada, em ambi-ente com ar-condicionado, con-fortável e totalmente informa-tizado”, afirma o prefeito Mar-cos Neves.

Em Carapicuíba, o Programado Componente Especializadoproporciona medicamentosgratuitos para mais de 5 mil pes-soas por mês, que já possuemcadastro e atendem aos critéri-os do Governo do Estado.“Nesses onze meses de gover-no, já inauguramos a primeiraUBS totalmente informatizadae a nova Farmácia Especializa-da, além de reformas nas uni-dades de saúde, contratação demais de 150 profissionais da

área e outras mudanças. Sei queainda há muitos desafios pelafrente, mas já estamos cons-truindo um futuro melhor danossa cidade”, declara o pre-feito Marcos Neves.

Componente EspecializadoPara saber se o medicamen-

to faz parte do Programa, o ci-dadão deve comparecer até aFarmácia Especializada com areceita médica e se informarcom o atendente. Caso o medi-camento pertença ao programa,o profissional irá disponibilizaro laudo para ser preenchidopelo médico.

Veja os documentosnecessários para realizaro cadastro:- Laudo para Solicitação,

Avaliação e Autorização de Me-

dicamentos do ComponenteEspecializado da AssistênciaFarmacêutica – LME;

- Receita médica;- Cópia dos documentos pes-

soais (RG, CPF e comprovantede residência).

Dose CertaPara ter acesso aos medica-

mentos controlados, que fazemparte do Programa Dose Cer-ta, o paciente ou familiar devecomparecer à Farmácia Espe-cializada com o RG e a receitaespecífica (branca, azul ouamarela), prescrita pelo médi-co especialista.

Confira a lista dos medicamentos

dos programas Componente

Especializado e Dose Certa no site

www.saude.sp.gov.br.

Rubens Furlan envia à Câmara projetode aumento salarial aos servidores

vidores Municipais de Barueri),relata que o objetivo é promo-ver uma política de recupera-ção salarial. “A ideia é que, anoa ano, aconteça um reajustenesta faixa. Mas de acordocom o que estudamos, e con-siderando que a inflação nesteano não deve passar dos 3%, oaumento de 5% já representaum importante ganho real”, res-

saltou.O representante dos servido-

res destaca ainda que outrostemas têm sido debatidos e bemaceitos pelo Executivo. “Esta-mos vendo a questão dos EPIs(Equipamentos de Proteção In-dividual) e do transporte doscolaboradores que atuam noserviço mais pesado, e tambéma possibilidade de instalar ba-

nheiros químicos nos locais emque eles precisam permanecerpor bastante tempo para exe-cutar os serviços”, revelouAssarito, destacando queSindserv e a Prefeitura aindanegociam uma data-base paraos servidores municipais, queseria um período no ano paradiscutir todas as demandas daclasse.

Lins envia à Câmara Projeto quealtera Plano de Carreira da GCM

tido de fortalecer a GuardaMunicipal de Osasco, como oaumento do efetivo por concur-so público, aquisição de novasviaturas e motocicletas e a ins-talação de câmeras de moni-toramento. Inclusive, na quin-ta-feira, 30/11, a Prefeiturainaugurou o COI (Centro deOperações Integradas), queabriga tecnologia de ponta paraum serviço integrado da GCMcom as polícias Civil e Militar.Em sua mensagem aos verea-dores, Rogério Lins afirma quea proposta do Executivo “aten-de aos reclamos da classe daGuarda Municipal e tem comoobjetivo fazer com que seja dadaa efetividade necessária à valo-rização dos servidores públicosda GCM”. O prefeito pede tam-bém ao Legislativo que o Proje-to de Lei seja votado em regimede urgência de acordo com a LeiOrgânica do Município. A urgên-cia na votação se faz necessáriapara que as novas mudançaspossam ser contempladas pelaLei Orçamentária de 2018.

Reforma em escolas de Itapeviatinge 10% de obras concluídas

municipais e um benefício paraa comunidade de 29 bairros deItapevi. O custo total das re-formas soma R$ 13,8 milhões.As melhorias têm como objeti-vo oferecer mais segurança econforto para alunos e funcio-nários. As demandas mais ur-gentes das escolas que serão re-formadas neste ano são troca ereparo de telhados, renovaçãoda fiação elétrica e serviços dehidráulica em geral. Saiba quaisas 25 escolas que estão rece-bendo melhorias no site da pre-feitura: www.itapevi.sp.gov.br

Page 4: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

JORNAL A RUAPÁGINA 4 Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017GERAL

A Prefeitura de Osasco, pormeio da Secretaria de Obras eServiços, dará início as obrasde desassoreamento em trechodo Braço Morto do Rio Tietê,entre o Piscinão do Rochdale ea Avenida Bandeirantes, noRochdale.

As obras complementam asações que a Prefeitura vem re-alizando no local, desde o iní-cio do ano, para minimizar orisco de enchente como a ocor-rida em 18/11, que atingiu osbairros do Rochdale, JardimMarieta e Jardim Santa Rita,levando à decretação de estadode Calamidade Pública.

Para a execução do desas-soreamento, a Prefeitura remo-veu as moradias no entorno do

Através do Fundo Social deSolidariedade Estrela Guia, a ci-dade de Barueri mais uma vez semobiliza em prol de entidadessociais. Uma campanha foilançada junto aos funcionáriospúblicos, para que, espontanea-mente, doem o valor referente aum dia do seu 13º ou 14º salário eindiquem a entidade beneficiária.

O resultado parcial dessa açãojá é conhecido e o dinheiro já foidepositado na conta de cada or-ganização. A Associação de As-sistência à Criança Deficiente(AACD) recebeu R$ 39.203,89, aAssociação de Pais e Amigos dosExcepcionais (Apae) ficou comR$ 31.701,59 e o Grupo de Apoioao Adolescente e à Criança comCâncer (GRAACC) recebeu R$48.455,08. Importante destacarque esses valores referem-se so-mente ao repasse de um dia detrabalho do 13º salário. O mon-tante relativo ao 14º salário seráconhecido em meados de dezem-bro. Os secretários municipais e

Ao longo deste ano, a Prefei-tura de Itapevi tem investido emdiversas frentes com o objeti-vo de reduzir os acidentes emortes causados no trânsito.Os resultados de ações deconscientização já podem servistos na queda dos númerosde óbitos em decorrência deacidentes de trânsito: foramnove em 2017, contra 16 no anopassado, uma redução 43,75%no número de mortes.

A estatística considera osmeses de janeiro a outubro dosanos de 2016 e 2017. “O resul-tado certamente é influenciadopelo trabalho positivo e efici-ente que tem sido desenvolvi-do pelo município”, afirmaKleber Maruxo, secretário deSegurança, Trânsito e Trans-portes. Em outubro deste ano,a cidade não registrou mortesno trânsito, segundo dados doInfoSiga. No ano passado, umamorte havia sido registrada pelosistema estadual.

As informações são doInfosiga, sistema do que reúneinformações de acidentes detrânsito do Estado de São Pau-lo administrado pelo governoestadual por meio do Movimen-to Paulista de Segurança no

Nesta terça-feira (28), o pre-feito Marcos Neves assina con-vênio com a Caixa Econômica eanuncia investimentos dos go-vernos Federal e Estadual paraCarapicuíba. São mais de R$ 14milhões para importantes obrasque vão começar em 2018.

O evento realizado no Gabi-nete do Prefeito contou com aspresenças dos deputados fede-rais Jefferson Campos, Goulart,deputado estadual Carlos Cezar,vice-prefeita Gilmara Gonçal-ves, presidente da CâmaraRonaldo Souza, vereadoresBeserra, Cristovam, Guto, Emíliae Irmão Juscelino, secretários,imprensa e moradores. Do to-tal de investimentos recebidos,R$ 6 milhões são de emendas par-lamentares dos deputados fede-rais Jefferson Campos, GilbertoNascimento, Goulart e FlorianoPesaro. “Carapicuíba é uma cida-de muito carente e desde o iníciodo ano trabalhei junto aos parla-mentares para que o municípiorecebesse esses recursos tão im-portantes para infraestrutura”,afirma o prefeito Marcos Neves.Os recursos federais serão utili-zados em recapeamento asfálticode mais de 30 ruas. Além disso,Carapicuíba terá quatro novoscampos de grama sintética (San-

Com o objetivo de preservar avida dos moradores de Santanade Parnaíba e garantir segurançapara todos, a prefeitura, por meioda Defesa Civil do município,está realizando a operação verãonos bairros da cidade.

A Operação Verão consiste nomonitoramento intensivo dosbairros da cidade que apresen-tam riscos de deslizamento, prin-cipalmente em decorrência daschuvas, que são mais fortes nes-sa época do ano, como CidadeSão Pedro, Fazendinha, Cento eVinte, Parque dos Monteiros I eII , Jardim São Luís, ParqueSantana, entre outros.

A Operação acontece todos osanos, no período de 01 dezembroe até 31 de março. Porém, esseano a Coordenadoria de DefesaCivil do município resolveu an-tecipar os trabalhos e, desde ou-tubro, realiza campanhas de ori-entação como distribuição depanfletos, conversas com

Prefeitura de Osasco vai desassorear Braço Morto do TietêBraço Morto. As quase 200 fa-mílias removidas do local fo-ram incluídas no ProgramaHabitacional da Secretaria deHabitação e DesenvolvimentoUrbano com o Bolsa Aluguel.

As construções removidaseram irregulares e inadequadas,pois estavam sobre palafitas àsmargens do rio, e impediam oacesso das máquinas para lim-peza do córrego e aprofun-damento da calha.

LimpezaDesde janeiro, as equipes da

Secretaria de Obras e Serviçosexecutaram mais de 16 mil lim-pezas de bocas de lobo na re-gião, além de retirar lixo e en-tulho das ruas e córregos. So-

mente na rua Cuiabá, uma dasmais afetadas pelas enchentes,foram retirados 380 caminhõesde entulhos, contendo em mé-dia 10 toneladas cada.

Além disso, a Prefeituradesassoreou os córregosAçucará e Rico, retirando maisde 2.200 caminhões de resídu-os, cada um contendo 15 tone-ladas.

Com a remoção das famíliasno entorno do Braço Morto,será possível iniciar a limpezada área e, na sequência, aodesassoreamento, que prevêafundamento do leito e alarga-mento da margem. A obra, rea-lizada em caráter emergencial,demorará, em média, três me-ses para ser concluída.

Barueri repassa recursos para AACD, Apae e GRAACCo prefeito de Barueri também do-aram um dia de trabalho do 13ºsalário. Segundo a presidente doFundo Social de Solidariedade deBarueri, Sônia Furlan, o “auxílioa essas instituições é de funda-mental importância para que elaspossam continuar a prestar oatendimento indispensável paranossas crianças e adolescentes.Graças a Deus nossa cidade temse mostrado muito solidária.Agradeço especialmente aosnossos funcionários que fizeramsua contribuição”.

Outras açõesO Fundo Social tem liderado

várias campanhas de auxílio aentidades. No dia 7 de novem-bro, a cidade aderiu à Correntedo Bem da AACD, que teve gran-de aceitação, não somente porparte da Secretaria de Educação,mas também de outros órgãospúblicos que estão fazendo es-forços para alcançar bons resul-tados. Mais de 3 mil cofrinhos

estão espalhados pela cidade.Todos serão enviados a AACDno dia 7 de dezembro. Tambémem novembro, o Fundo ofereceuapoio ao Baile de Aniversário de21 anos da Apae de Barueri. Oevento rendeu aos cofres da As-sociação R$ 35.337,63. No finalde agosto, o Fundo Social deSolidariedade apresentou os re-sultados da Campanha McDiaFeliz, em prol do GRAACC: R$285.845,00 foram depositados naconta do Hospital.

Trabalho IncansávelFundada em 1950, a AACD tem

12 unidades espalhadas pelo Bra-sil e a função de trabalhar paraque as pessoas com deficiênciapossam atingir seu máximo po-tencial, evoluindo além de suaslimitações e contribuindo parauma sociedade que acolhe melhora diversidade. A AACD realiza905.183 atendimentos por ano.

Em 1991, nascia o GRAACC,uma instituição social sem finslucrativos que visa garantir a cri-anças e adolescentes com cân-cer todas as chances de cura.Para isso, desde 1998, possui umhospital que, em parceria técni-ca-científica com a UniversidadeFederal de São Paulo (Unifesp), éreferência no tratamento da do-ença, principalmente os casos demaior complexidade e alcançan-do altos índices de cura. Por ano,mais de 3.500 pacientes são aten-didos. A Apae nasceu em 1954no Rio de Janeiro. É uma organi-zação social cujo objetivo princi-pal é promover a atenção integralà pessoa com deficiência intelec-tual e múltipla. A Rede Apae des-taca-se por seu pioneirismo es-tando presente em mais de 2 milmunicípios em todo o territórionacional. Atende diariamente 250mil pessoas com deficiência inte-lectual e múltipla.

Itapevi apresenta redução de 43% mortes no trânsitoTrânsito/Detran SP. A Prefeiturae o movimento mantém uma par-ceria com o objetivo de reduziros acidentes e salvar vidas notrânsito do município.

Itapevi registrou 19 mortes notrânsito em 2016, sendo nove depedestres, cinco motociclistas,três automóveis e uma vítima nãoespecificada. Destas, 12 mortesforam registradas entre os mesesde janeiro a agosto do ano pas-sado, três a mais do que no mes-mo período deste ano, com 9mortes - uma redução de 25%.

No Brasil, as mortes em aciden-tes trânsito representam a tercei-ra causa no Brasil e a primeiraentre os jovens. No ano passa-do, foram registradas 13 mortesno trânsito para cada 100 mil ha-bitantes. A meta é reduzir para 8,7até 2020. O índice de homicídiosé de 8,7 para cada 100 mil habi-tantes.

Trânsito mais seguroO bom resultado na queda dos

índices de morte no trânsito é fru-to das políticas públicas desen-volvidas na área. Em fevereirodeste ano, a Prefeitura renovou aparceria com o Instituto CCR paradesenvolver o programa Cami-nhos da Cidadania, que insere

conteúdos sobre trânsito, meioambiente e cidadania na matrizcurricular de estudantes da redemunicipal de ensino.

O programa acolhe 7.191 estu-dantes da rede. Destes, 3.558 alu-nos são do 4° ano, e 3.633 alunosdo 5° ano. Desde que foiimplementada na cidade, em 2007,a iniciativa atendeu 59,8 mil cri-anças dos 4º e 5º anos do ensinofundamental da rede pública.

No mês de maio, a Prefeituralançou a campanha “Ser Legal noTrânsito Não Faz Mal”. A inicia-tiva integrou o Maio Amarelo,ação internacional de alerta parao alto índice de mortes e feridosao dirigir. O intuito da ação foiaumentar a consciência da popu-lação sobre a prevenção e a re-dução de acidentes de trânsito.

Em setembro, Itapevi partici-pou da integração da SemanaNacional do Trânsito com focono combate ao uso do celular aovolante. Equipes de trânsito dis-tribuíram panfletos, guarda-lixose corta-pipas para colocação emmotocicletas. Também foram ins-taladas faixas informativas emtoda a cidade. Além disso, houvedistribuição de material didáticoe palestras de conscientizaçãonas escolas do município.

Marcos Nevesanuncia investimentosde mais de R$ 14milhões para 2018São recursos para recapeamento demais de 30 ruas, Reurbanização doParque dos Paturis, quatro camposde grama sintética, nova sede daPrefeitura e Cras Cohab V

ta Brígida, Parque dos Paturis,CSU e Planalto). Outra obra quevai beneficiar os moradores é aconstrução do Centro de Refe-rência de Assistência Social(Cras) Cohab V. Outra conquistapara Carapicuíba são os R$ 8 mi-lhões do Fumefi (Fundo Metro-politano de Financiamento e In-vestimento). O convênio foi as-sinado na sexta-feira (24) pelo ogovernador Geraldo Alckmin e oprefeito Marcos Neves.

Com repasse do Fumefi, a Pre-feitura de Carapicuíba vai reali-

zar a reurbanização do Parquedos Paturis, com cercamento,pista de caminhada, ciclovia, no-vos banheiros, pista de skate,campo de grama sintética, salasadministrativas, câmeras devideomonitoramento e muitosoutros benefícios para a popula-ção. Também serão retomadas asobras da nova sede da Prefeitu-ra. O prédio estava abandonadohá mais de dez anos. Com isso,além de proporcionar melhorinfraestrutura e conforto para osservidores e população, a admi-nistração municipal vai economi-zar com o aluguel e investir emoutros benefícios para oscarapicuibanos. “Muito bem lo-calizado, arborizado e com amploespaço, o Parque dos Paturispossui problemas há mais de 20anos, inclusive com histórico detragédias pela falta de seguran-ça. Por isso, a importância de fa-zermos um novo Parque, comhorário de funcionamento,infraestrutura e segurança. Comtodos os benefícios que a popu-lação de Carapicuíba merece”, fi-naliza o prefeito Marcos Neves.

Defesa Civil de Parnaíba iniciaoperação verão em área de risco

munícipes e palestras para alu-nos do sexto ano da rede munici-pal, passando informações impor-tantes sobre como diminuir os ris-cos em caso de chuva forte ouconstante. Além dessas ações,foram colocadas faixas de alertanos principais pontos de acessoda cidade e nos bairros com mai-or número de áreas de risco ca-dastradas. A Defesa Civil alertaque durante a chuva o ideal émanter-se em local seguro e evi-tar atravessar pontos que este-jam alagados, afastar-se de en-costas e observar árvores próxi-mas às residências que possamcair devido as rajadas de ventos.E, após a chuva, observar se acasa apresenta trincas ou racha-duras, desnível no piso, afunda-mento do pavimento das ruas ouescorregamento em terrenos vi-zinhos. A Defesa Civil está à dis-posição 24 horas por dia e, emcaso de dúvida, basta entrar emcontato no telefone 4154-2166.

A primeira-dama de Barueri, Sonia Furlan

Page 5: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

PÁG. 8POR OVADIA SAADIA

SOCIALSEXTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO DE 2017CULTURA | SOCIAIS | TURISMO | ENTRETENIMENTO | EDUCAÇÃO

By Loreny Moreira

CADERNOConheça destinossossegados parapassar o Natale RéveillonSE VOCÊ É DO TIPO QUE GOSTA DE UM LUGAR ISOLADO,APROVEITAR A PISCINA VAZIA OU FAZER UMA TRILHA PARACHEGAR A UMA PRAIA DESERTA , VEJA ALGUMAS OPÇÕESDE DESTINOS. PÁGINA 7

JaguarLand Rover

recebe visitado Duque eDuquesa deCambridge

PÁGINA 8

Artistas posam para a Coca-Cola JeansPÁGINA 8

Page 6: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

JORNAL A RUA Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017PÁGINA 6 GERAL

TTTTTecnoecnoecnoecnoecnololololologiagiagiagiagiaFiltros de linhas e esta-

bilizadores são acessórios cria-dos para impedir que surtos detensão danifiquem equipamentoseletrônicos. Embora tenham fun-ções parecidas, os dois disposi-tivos apresentam diferenças emtermos de funcionalidades e pre-ço, com vantagens e desvanta-gens para os dois lados. A se-guir, você vai entender para quecada um serve, como cada umdeles age na hora de defenderseus eletrônicos de problemas deenergia e entender qual deles é amelhor opção para prevenir de-sastres causados pro sobrecar-gas na sua rede elétrica.

O que é um filtro de linha?Um filtro de linha é um compo-

nente que se posiciona entre atomada da parede e a fonte doseu computador com a respon-sabilidade de impedir que flutua-ções na corrente elétrica passemdiretamente ao seu sistema, daí onome de filtro. O acessório contacom uma série de componenteselétricos que previnem que essas

FFFFFiiiiillllltrtrtrtrtro de linha oo de linha oo de linha oo de linha oo de linha ou esu esu esu esu estttttabiabiabiabiabilililililizzzzzaaaaador? Vdor? Vdor? Vdor? Vdor? Veja qeja qeja qeja qeja quauauauaual escl escl escl escl escooooolllllher parher parher parher parher para pra pra pra pra prooooottttteeeeeggggger o PCer o PCer o PCer o PCer o PC

Já estão abertas as inscriçõespara o vestibular 2018 da Univer-sidade Virtual do Estado de SãoPaulo (Univesp). É o primeiro ves-tibular do polo de Carapicuíba,viabilizados por parceria entrePrefeitura e Governo do Estado.

A cidade oferecerá 200 vagaspara os cursos gratuitos em En-genharia de Computação (50),Engenharia de Produção (50), Pe-dagogia (50) e Tecnólogo em Ges-tão Pública (50), que comportamaulas on-line e presenciais. Paraa didática presencial, salacomputadorizadas foram prepa-radas para receber os alunos.

“É uma grande conquista paraa população de Carapicuíba, aeducação evolui, um trabalhosério com empenho e determina-

Este ano, os alunos das es-colas da rede de ensino deBarueri se destacaram como osmelhores de toda a região, comexcelentes resultados na Olim-píada Brasileira de Matemáticadas Escolas Públicas (Obmep),que nesta edição também con-tou com a participação de es-colas particulares em todo oBrasil. A medalha de ouro ficoupara a Emef Gilberto Florêncio,da Vila Morellato. A alunaStephany Nunes de Souza, donono ano, conquistou apremiação máxima da compe-tição e é uma das alunas maisdedicadas da escola. De acor-do com a professora de mate-mática, Andréia Lessandra, aestudante é participativa e mui-to estudiosa. “Ela é merecedo-ra da medalha de ouro, pois éuma excelente aluna”, testemu-nhou a professora. A escolatambém conquistou duas me-dalhas de bronze, com os estu-dantes dos oitavos anos Everton

A Prefeitura de Santana deParnaíba, por meio das Secretari-as Municipais de Educação e dePlanejamento e Meio Ambiente,e em parceria com Centro de Edu-cação para Sustentabilidade(CES) – Alphaville realizaram acerimônia de formatura do Proje-to Professor Sustentável 2017.

Cerca de 60 professores darede municipal concluíram o cur-so, que busca o desenvolvimen-to da educação ambiental juntocom as demais disciplinas, de for-ma contínua e permanente, tor-

A Prefeitura de Itapevi abriuas inscrições para novas vagasdo Pronatec Voluntário (Pro-grama Nacional de Acesso aoEnsino Técnico e Emprego). Apré-matrícula acontece até o dia02 de dezembro. As vagas sãogratuitas e exclusivas para mo-radores de Itapevi. Os cursos,realizados na modalidade EAD(Ensino à Distância), são ofe-recidos em parceria com o Mi-nistério do Turismo.

Interessados com idade apartir de 15 anos podem se ins-crever de segunda a sexta-fei-

Termina em 13 de dezembroo período de inscrições ao pro-cesso seletivo das Escolas Téc-nicas Estaduais (Etecs) para oprimeiro semestre de 2018. OVestibulinho oferece mais de 78mil vagas para os Ensinos Mé-dio Regular, Médio com Quali-ficação Profissional, Médiocom Habilitação Técnica Pro-fissional, Técnico, Técnico In-tegrado ao Médio e Especiali-zação Técnica. A inscrição parao processo seletivo deve serfeita exclusivamente pelo site doVestibulinho. O prazo terminaàs 15h. Para efetivar a inscri-ção, é preciso imprimir o boletobancário e pagar a taxa de R$27,80 (em dinheiro) em qual-quer agência bancária. O exa-me será realizado no dia 21 dejaneiro de 2018. Em todo Esta-do, são oferecidas 5.411 vagaspara o Ensino Médio regular.Para o Ensino Técnico (pre-

Alunos de Barueri conquistamresultados em olimpíadanacional de matemática

Gustavo Amaral e RodrigoBrandão Cardoso. Confirman-do o nível de excelência dasescolas de Barueri, este ano omunicípio foi recordista nonúmero de medalhas da com-petição, que é considerada umadas mais importantes do país.Barueri conquistou oito meda-lhas de prata, 33 de bronze e256 menções honrosas. Muitoexpressivo, o número é a me-lhor marca já vista em Barueri.De acordo com o secretário deEducação, Celso Furlan, estaconquista é motivo de muita sa-tisfação. “Receber um ouro daObmep após os resultados ne-gativos em matemática no Idebde 2015, significa esperança emnossos professores e em nos-sos alunos. Estamos caminhan-do, os primeiros passos foramdados e juntos iremos longe”,explicou o secretário. Além dosestudantes premiados, a redetambém comemora o destaquepara a professora de matemá-

tica Cristiane Caldeira Mendesdos Santos, da Emef RenatoRosa, que também conquistouuma medalha de prata e seismenções honrosas.

Perfil da campeãStephany Nunes Souza tem

15 anos de idade e é moradorado Jardim Flórida. Estuda nasescolas da rede de ensino deBarueri desde o primeiro ano.Além de matemática, ela é apai-xonada por geometria. Para ofuturo, ela estuda a possibilida-de em optar por profissõescomo engenharia civil ou eco-nomia. Sobre a conquista damedalha de ouro ela declaraestar muito satisfeita. “Feliz épouco para descrever comoestou com essa medalha. A prin-cípio não esperava esse resul-tado porque as provas daObmep são muito difíceis e re-querem muita atenção e con-centração, mas aprendi que namaioria das vezes o maior obs-

táculo que enfrentamos é nãoacreditar em nós mesmos”,comemora a aluna campeã.

A 13ª edição da Obmep ba-teu novo recorde de escolas(53.231), atingindo 99,6% dosmunicípios brasileiros. Dos 18,2milhões de estudantes inscritos,941 mil foram classificados paraa segunda fase da competição:903 mil de escolas públicas e 38mil de particulares. Professores,escolas e secretarias municipaisde Educação também concorrema prêmios, de acordo com o de-sempenho dos alunos. As ceri-mônias de premiação da Obmepserão realizadas em 2018.

Carapicuíba abre inscrições paracursos gratuitos na Univesp

ção. Ensino superior gratuito e dequalidade, com professores daUSP”, afirmou o prefeito MarcosNeves. As provas serão realizadasno dia 21 de janeiro de 2018 e asinscrições seguem até 5 de janeiroatravés do site https://univesp.br

Criada em 2012 como Funda-ção, a Univesp é uma instituiçãode ensino superior mantida peloGoverno do Estado de São Pau-lo, e vinculada à Secretaria deDesenvolvimento Econômico, Ci-ência, Tecnologia e Inovação,com credenciamento como uni-versidade pelo Conselho Estadu-al de Educação e pelo Ministérioda Educação (MEC). Uma univer-sidade pública exclusivamentevoltada para a Educação a Dis-tância (EAD).

Parnaíba forma 60 educadores noprojeto “Professor Sustentável”

nando-os multiplicadores dasustentabilidade na região.

O curso tratou sobre o tema “Re-síduos Sólidos: reduza, reutilize erecicle”, no qual os professores tra-balharam o acesso às informaçõessobre a legislação que regem ostemas da gestão de resíduos, con-sumo consciente, práticas susten-táveis e os “5 R’s” (Reduzir, Re-pensar, Reaproveitar, Reciclar, Re-cusar). Além do CES, o projeto des-te ano também contou com a parti-cipação da Plural Editora, PráxisAmbiental e Cooperativa Avemare.

Inscrições para Vestibulinho das Etecs vão até dia 13 de dezembrosencial, semipresencial eonline), estão disponíveis47.115 oportunidades, destina-das às Etecs e às classes des-centralizadas (unidades que fun-cionam com um ou mais cur-sos, sob a administração deuma Etec), por meio de parce-rias com as prefeituras do in-terior e da capital paulista (au-las nos CEUs) e com a Secre-taria da Educação, para ofertado Ensino Técnico em salas deescolas estaduais. Entre os cur-sos técnicos, um é inédito: Pro-dução de Vidros, em Mogi dasCruzes, resultado da parceriado Centro Paula Souza com aempresa Nadir Figueiredo e aAssociação Técnica Brasileiradas Indústrias Automáticas deVidro. Outras novidades: ofer-ta do curso técnico deBiotecnologia integrado ao Mé-dio e do curso de Especializa-ção Técnica de Gestão de Ener-

gia, ambos em Campinas. Paraconcorrer a uma das vagas, ocandidato deve ter concluído oEnsino Fundamental nas moda-lidades regular, Educação de Jo-vens e Adultos (EJA) ou o Exa-me Nacional para Certificação deCompetências de Jovens e Adul-tos (Encceja). Quem pretende sematricular no Ensino Técnicoprecisa ter concluído ou estarcursando a partir do segundo anodo Ensino Médio.

Técnico Integradoao Médio - Para o Ensino

Técnico Integrado ao Médio,são oferecidas 23.290 vagas.Esse número inclui 1.501 opor-tunidades destinadas às esco-las estaduais, por meio do Pro-grama Vence, parceria com aSecretaria da Educação do Es-tado. Nessa modalidade, o can-didato pode escolher entre teraulas do Ensino Médio em uma

escola estadual e as do curso téc-nico em uma Etec (modalidadeinterdependente) ou optar pelasaulas do Ensino Médio e do cur-so técnico na mesma instituição.

Especializaçãode nível médioNeste Vestibulinho, 240 va-

gas são destinadas aos seis cur-sos de especialização técnica:Enfermagem no Atendimentoem Urgência e EmergênciaIntra e Extra-Hospitalar, Enfer-magem do Trabalho, Gestão deEnergia (inédito), Gestão deUnidades de Alimentação e Nu-trição, Logística Reversa eRadiocomunicação.

Para fazer a inscrição, alémde ter concluído o Ensino Mé-dio, o candidato precisa ter cur-sado integralmente o EnsinoTécnico associado ao curso deespecialização, conforme rela-ção disponível no site.

FILTRO DE LINHA

ESTABILIZADOR

flutuações causem danos: casouma descarga elétrica de alta in-tensidade seja liberada pela linhaem que seu computador está li-gado, o filtro de linha irá se sacri-ficar, queimando fusíveis e o quemais for necessário para impedirque essa carga violenta chegueao seu computador e provoquedanos à fonte, ou até mesmo aoutros componentes em casosextremos.

Como fusíveis são bem barati-nhos e fáceis de trocar, um filtrode linha acaba sendo um acessó-rio de segurança bastante útil.Além disso, a oferta de várias to-

madas numa mesma régua tornao uso conveniente em lugares quepossuem inúmeros eletrônicos:PC, TV, monitor, videogame, sis-tema de som e etc.

Em geral, filtros de linhaconfiáveis têm preços começan-do na casa dos R$ 30.

E o estabilizador?O estabilizador tem função se-

melhante, mas ataca o problemacom outras ferramentas. A ideiadesse acessório é garantir que aenergia que sai em direção à fon-te do seu computador seja limpade interferências e flutuações,

aproximando-se o máximo possí-vel de uma corrente alternada de115 volts o tempo todo. Assimcomo um filtro de linha, no casode um surto catastrófico de ten-são, o estabilizador vai queimarfusíveis antes de deixar que asobrecarga estrague sua fonte eseu computador.

De uma forma bem simples eresumida, um estabilizador funci-ona com um transformador inter-no, alternando a corrente que saiem direção ao computador, elimi-nando oscilações de sub ousobretensão para garantir a ali-mentação mais estável possível.Isso significa que, ao contráriodo filtro, o estabilizador pode aju-dar seu computador a ficar funci-onando por mais alguns instan-tes, antes de desligar por falta deeletricidade. Esses instantes po-dem ser importantes para salvaraquele documento.

Há quem critique esse tipo deaparelho por conta do fato de queesse comportamento causa pe-quenas interrupções no supri-mento de energia: se a corrente

sofre alguma oscilação, oestabilizador produz um peque-no curto-circuito para alternar acorrente internamente, produzin-do aquele ruído típico: “tec-tec”.Durante esse pequeno espaço detempo, a fonte do computador ficasem energia. Há quem sustenteque essas interrupções, somadasao longo do tempo, acabam dani-ficando a fonte do PC, encurtan-do a sua vida útil. Por outro lado,há quem afirme que elas não pre-judicam o seu sistema desde queo estabilizador seja de boa quali-dade e que não sejam frequentesdemais: se forem, o seu problemaé mais grave e a instalação elétri-ca da sua residência ou escritó-rio deve ser revista.

Com relação a preços, bonsestabilizadores podem ser encon-trados a partir de R$ 50.

Qual é o melhor?Os dois tipos de acessório

cumprem funções parecidas nosentido de proteger os seus equi-pamentos das oscilações de ten-são, comuns nas redes brasilei-

ras. Entretanto, o filtro de linhatem um comportamento mais pas-sivo: ele só é acionado para pre-venir que uma sobrecarga danifi-que os equipamentos ligados aele.

O estabilizador tem função se-melhante, mas se comporta deforma mais ativa: o acessório ficao tempo todo alternando a saídade tensão para tentar garantir umsuprimento de energia o mais es-tável possível. Além disso, tam-bém impede que surtos de ten-são destruam a fonte do PC porconta de fusíveis e outros com-ponentes posicionados para de-sarmar o circuito nesses casos.

Independente de qual alterna-tiva, o ideal é que você tenha al-gum tipo de intermediário entresua linha e o computador comoforma de proteção contra surtos.O filtro de linha cumpre essa fun-ção e, além de mais barato queum bom estabilizador, tem a van-tagem de não ser criticado porconta de seu regime de operaçãoe eventuais riscos de diminuiçãoda vida útil da sua fonte.

Itapevi abre inscrições para 1400 novas vagas do Pronatecra, das 8h às 17h, na Secreta-ria de Indústria, Comércio,Turismo e Emprego (Av. Pre-sidente Vargas, 376 - Centro) ena UAB (Universidade Abertado Brasil), que fica na Secreta-ria de Educação e Cultura (RuaIrineu Chaluppe, 65, Centro),das 18h00 às 21h00.

O programa disponibiliza 29opções de carreiras para osmoradores de Itapevi ofereci-das por diferentes instituições.A carga horária média dos cur-sos é de 160 horas e todos sãoa distância. É possível fazer

apenas um curso por matrícu-la. Haverá certificados emitidospela própria instituição que ofer-ta o curso. Os documentos ne-cessários para a pré-matrículasão: CPF, endereço, com CEP,telefone de contato e e-mail.Concluída a pré-matrícula, oaluno receberá uma carta de en-caminhamento com código deinscrição, período de início e

término do curso, endereço ele-trônico para acesso a platafor-ma EAD e prazo máximo paraacesso à plataforma.

Para efetivar a matrícula de-finitiva, o candidato deveráacessar a plataforma EAD dainstituição ofertante e fornecero número do CPF e o códigode inscrição, dado disponível nacarta de encaminhamento.

Para mais informações sobre as inscrições e pré-matrículas, o interessado

pode entrar em contato pelo telefone 4143-8888 (Ramal 205) ou encaminhar

e-mail para [email protected].

Conheça os cursos disponíveis no site da prefeitura:www.itapevi.sp.gov.br

Page 7: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017 JORNAL A RUA PÁGINA 7SOCIAL

TURISMO

ANIVERSÁRIOS

O Instituto Ensina realizou nes-ta terça-feira, 28/11, o seu primei-ro Jantar de Gala Beneficente. Oevento que aconteceu no Espa-ço Win, em Santo André, em SãoPaulo, e reuniu empresários, au-toridades e famosos como a apre-sentadora e mestre de cerimôniada noite Amanda Françozo, oshumoristas Rodrigo Capella, Fili-pe Pontes e Rodrigo Sanches res-ponsáveis pela apresentação doLeilão (entre os objetos leiloadosestavam camisa assinada porNeymar Jr. e do Corinthians porAdriano), os cantores Seadi eVanessa Jackson, a atriz CacauColucci e para fechar com chavede ouro um show de Benito DiPaula com participação especialde seu filho Rodrigo Vellozo.

Além da presença da jornalistae apresentadora Juliana Bon-torim, responsável pela aberturada festa, apresentação da cháca-ra das flores, Locomotiva, Refema

O Theatro NET São Paulo re-cebe Daniel Boaventura nos dias1 e 2 de dezembro, sexta-feira esábado, às 21 horas. O show é omesmo que o artista apresentouno México, em outubro, onde gra-vou seu novo DVD com uma ho-menagem aos 50 anos do álbumSinatra e Jobim, no TeatroMetropolitan, com a casa lotada.

O repertório do artista é forma-do por músicas que estão na me-mória de todos, os maiores hits

O jazz tomará conta deBarueri. Nos dias 1, 2 e 3 dedezembro (sexta a domingo)acontecerá o Festival de Aldeiada Serra. A cidade receberágrandes músicos como obaixista Thiago Espírito Santo,Sandro Haick, Banda Manti-queira, Alex Buck e a revelaçãoMestrinho e seu acordeom, en-tre outros. Além de atraçõesmusicais haverá tambémgastronomia e workshops. Oendereço é avenida dos Pinhei-ros, altura do nº 600, Aldeia daSerra.

O evento começou com oworkshop do Sandro Haick “OSegredo da Música”, no dia 30de novembro (quinta-feira), às16h. Na sexta, baixista Thiago

Praias lotadas, aglomeraçãopara ver fogos de artifício e filapara almoçar naquele disputadorestaurante à beira-mar podemnão ser o cenário mais desejadopelos turistas que planejam umaviagem para as festas de final deano. Se você é do tipo que prefe-re ler um livro silenciosamente emum lugar isolado, aproveitar a pis-cina vazia ou fazer uma trilha parachegar a uma praia deserta , vejaalgumas opções de destinos sos-segados pela América do Sul,para curtir o Natal e o Réveillonsem estresse.

Barra de São Miguel - ALNo Sul de Alagoas, a cerca de

30 quilômetros da capital Maceió,Barra de São Miguel tem praiasde areia fina, águas cristalinas,piscinas naturais e barreiras decorais. O lugar é ideal para quembusca tranquilidade total, o sos-sego só é quebrado mesmo noCarnaval, quando a cidade reali-za uma grande festa. Entre as prai-as locais, a Barra de São Miguel éa mais urbanizada. Já a Praia doMeio é excelente para mergulho.A das Conchas é boa para ba-nhistas. Quem gosta de naturezatambém não deve deixar de co-nhecer os manguezais às mar-gens do rio Niquim.

Bonito – MS Bonito é um dos lugares mais

indicados para os amantes danatureza e dos esportes radicais.O local reúne águas cristalinas,cachoeiras, grutas, cavernas e pis-

Conheça destinos sossegados para passar o Natal e Réveillon

cinas naturais com belezasparadisíacas. Além de trilhas nomeio de matas e descidas nascorredeiras dos rios, os mais aven-tureiros podem também encararum rapel pelo Abismo Anhumas.Outro ponto imperdível é a grutado Lago Azul, um dos cartões-postais mais famosos deste para-íso sul mato-grossense.

Brotas – SPRafting, canoagem, tirolesa,

arvorismo, boia-cross e caia-que são os grandes atrativosde Brotas, um dos principaisdestinos de aventura em SãoPaulo. Distante 240 quilôme-tros da capital paulista, o lugar

é cercado de natureza, idealpara uma cavalgada ou parapercorrer trilhas a pé em conta-to direto com a fauna e flora daregião. No local, também nãodeixe de conhecer as belas ca-choeiras, como a Cassarova, ado Martello e a Astor.

Cambará do Sul – RSAs belas paisagens dos

cânions são a atração principalpara os turistas em Cambará doSul, cidadezinha localizada a 250quilômetros ao Norte de PortoAlegre. Com 5,8 quilômetros deextensão, o cânion Itaimbezinho,no Parque Nacional Aparados daSerra, já foi cenário de novelas e

minisséries de TV. Já o cânionFortaleza é o maior da cidade, comparedões de 7,5 quilômetros deextensão e, em alguns pontos, até900 metros de altura. A trilha parachegar ao topo tem 3 quilômetros(ida e volta), em uma caminhadaque dura aproximadamente 1h30.

Chapada dos Veadeiros – GOEste paraíso no cerrado goiano

é ideal para quem procura fugirdo agito, mas quer preencher osúltimos dias do ano com uma cer-ta dose de aventura. Trilhas ecaminhadas, com diferentes ní-veis de dificuldade, levam acânions, piscinas naturais e ca-choeiras deslumbrantes. Declara-

da Patrimônio Mundial Naturalpela Unesco, a Chapada chama aatenção pelo cenário de vegeta-ção nativa, onde um dos grandesprazeres é não fazer nada, ape-nas observar as belas paisagensda região.

Cunha – SPA 1.100 metros de altitude, a

estância climática de Cunha, nointerior de São Paulo, atrai pelatranquilidade e pelas belas cacho-eiras. A do Pimenta, a do Dester-ro e a do Mato Dentro são algu-mas das quedas d’água que en-cantam os turistas. Quem curtetrilhas, vai adorar caminhar peloPico da Pedra da Macela, um dospontos mais altos da cidade, a1.840 metros. Já o Parque Esta-dual Serra do Mar preserva im-portantes áreas remanescentesda Mata Atlântica, enquanto oParque Nacional da Bocaina ofe-rece cachoeiras e vistas panorâ-micas da região. Também não dei-xe de apreciar o artesanato local,especialmente as cerâmicas dealta temperatura produzidas naregião.

Ilha de Boipeba – BAInserida no Arquipélago de

Tinharé, no município de Cairu,no Sul da Bahia, a Ilha deBoipeba é cercada pela MataAtlântica e tem 20 quilômetros depraias paradisíacas. Compostopelos povoados de VelhaBoipeba, Moreré e São Sebasti-ão, o destino tem ainda restinga,dunas e manguezais. Para chegar

a este paraíso, a partir de Salva-dor saem pequenos aviões para ailha. Em frente ao Mercado Mode-lo, embarcações partem diaria-mente para Morro de São Paulo.De lá, ainda é preciso pegar umalancha que leva a Boipeba.

Itamonte – MGCom um trecho preservado de

Mata Atlântica, Itamonte tem riose cachoeiras encantadoras. Lo-calizada a 220 quilômetros do Riode Janeiro e a 250 quilômetros deSão Paulo, a cidade mineira tam-bém agrada tanto os ávidos poraventura, com atividades comotrekking, montanhismo e rapel,como aqueles que desejam ape-nas descansar em meio à nature-za. No destino, além das delíciasda culinária mineira, não deixe deapreciar a truta e o pinhão, sem-pre presentes nos cardápios dosrestaurantes locais.

Jalapão - TOCom dunas de encher os

olhos, belas praias de rio e ca-choeiras encantadoras, a regiãode Jalapão é boa pedida para osaventureiros. O melhor jeito dedesvendar o local é acampandoà beira do Rio Novo, geralmente,de modo rústico, sem luz elétrica.Ali, canoagem, rafting e boia-cross são algumas das ativida-des para os turistas. Formado poroito cidades, o Jalapão tem comoporta de entrada o município dePonte Alta, com pouco mais de 7mil habitantes, onde está a maiorparte das hospedagens.

Festival de Aldeia da Serra traz o melhor do jazz para Baruericenário jazzístico.

No sábado, o destaquefica por conta da banda 304(19h) e Forró do Haick(21h), com Sandro Haickcomandando a festa comMestrinho, Pipoquinha,Alex Buck, Bruno Cardoso,Lulinha Alencar e Jota P.

Para encerrar o Festival,no domingo, às 17h, rolaSom’ Zera Big Band doNúcleo de Música deBarueri com o maestroMidiney. O encerramentodo evento será em grandeestilo às 19h com a tradici-onal Banda Mantiqueira,que celebra 25 anos de es-trada. Os shows são “Cul-tura na Faixa” (gratuitos).

Espírito Santo realiza umworkshop às 16h, e às 19h omulti-instrumentista ÍtaloQueiroz se apresenta no palcodo Festival. Thiago EspíritoSanto e Quarteto encerram a

noite, às 21h. Por seu estilo etécnica singulares, o jovemmúsico é reconhecido comoum dos mais versáteis e origi-nais contrabaixistas em ativida-de no mundo, referência no

DanielBoaventurafaz duasapresentaçõesem São Paulo

de segmentos variados, o que tor-na o show vibrante com a partici-pação ativa do público. No palco,Daniel Boaventura fará uma ho-menagem a dois de seus ídolos,Frank Sinatra e Tom Jobim.

Ele interpretará canções doálbum clássico Francis AlbertSinatra and Antonio CarlosJobim. A música I’d Rather HurtMyself, sucesso nas rádios navoz de Daniel Boaventura,também estará presente naapresentação junto com suces-sos de Roberto Carlos, LuizMiguel, George Michael, Bru-no Mars e entre outros.

Os ingressos estão à vendae os valores variam entre R$220 (plateia e frisas) e R$ 180(balcão). Eles podem ser adqui-ridos pelo site: www.ingres-sorapido.com.br. O TheatroNet fica no Shopping da VilaOlímpia, na Rua das Olimpía-das, 360 - 5º piso. Mais infor-mações no telefone: 4003-1212.

Jantar beneficente do Instituto Ensina reúne empresários e famosos

e noite de autógrafos de livrosescritos pelas crianças da Casado Senhor e artista Dener de Sou-za, artista visual que expôs suasobras durante o evento. “Queroagradecer a todos os parceiros,amigos e empresas que estiverampresentes nessa noite muito es-

pecial para o Instituto”, declaroua fundadora Thaisa PaulinoDamo. O evento produzido pelaDearo Alianças Estratégicas eRachid Eventos teve como obje-tivo arrecadar fundos para forta-lecer a organização de iniciativaprivada sem fins econômicos. O

Instituto Ensina possuisede na cidade de Mauá etem como missão contribuircom o direito à cidadania,cultura, esporte, saúde elazer, assegurando através daprofissionalização de organi-zações da sociedade civil.

Quem fica maisjovem no dia 1ºé o locutor daNova Difusora,Marcos AlemãoLuvizotto.

Dia 4, haverácomemoraçãopara os maisíntimos em tornodo aniversário deAdemarTrevizaini (leia-se Promielt). Aesposa Rosanaestá cuidandodos preparativospara esta datatão importante.

No domingo, dia 3,é a vez do jovem

empresário e diretorfinanceiro do colégio

Padre Anchieta,Guilherme NegrãoAntiório, de come-

morar seu aniversá-rio em grande estilo.

Felicidades!

Marina BulbovasCelestini completa hoje,

dia 1º, 9 anos e serámuito festejada pelos

familiares e amiguinhos.Este ano é especial para

a família Bulbovas, jáque a comemoração em

dezembro é em dobro.No dia 11, a famíliatambém festeja o 1ºaninho do pequeno

Arthur BulbovasSant´anna. Felicidadesàs crianças e à família!

A fundadora do Instituto, Thaisa Paulino Damo ladeada por Rodrigo Capella e Felipe Pontes

Page 8: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 8 SOCIAIS

Por Ovadia Saadia

A Jaguar Land Rover rece-beu ontem uma visita muito ilus-tre em uma de suas fábricas noReino Unido. O Duque e a Du-quesa de Cambridge foram vi-sitar as instalações das marcasbritânicas em Solihull, local querecebeu mais de £ 2,5 bilhões(libras esterlinas, ou cerca de10,75 bilhões de reais) de in-vestimentos e teve sua produ-ção e seu número de emprega-dos aumentarem em mais de100% desde 2008.

Em meio à visita à linha deprodução dos modelos da Ja-guar e da Land Rover, o Duquee a Duquesa puderam ver asúltimas checagens de qualida-de feitas nos mais recentes ve-ículos que são produzidos nafábrica: o Jaguar F-PACE e oRange Rover Velar. A visita foiencerrada com um olhar parao futuro elétrico da Jaguar LandRover, com a apresentação doconceito I-PACE, veículo 100%elétrico da Jaguar, e do RangeRover P400e (modelo plug-inhíbrido da Land Rover). Am-bos os veículos fazem parte docompromisso da empresa es-

Um encontro inéditoaconteceu na quinta-fei-ra, dia 23 de novembro,durante um ensaio de fo-tos da Coca-Cola Jeans.Pabllo Vittar, Luan San-tana, Lucy Alves e ManuGavassi, foram convida-dos para serem os novoscokes stars, ao lado de DiFerrero que está há 5anos no projeto. Batizadade Studio Coke Jeans, acampanha de outono/in-verno 2018 foi fotografa-da por Yuri Sardenberg eAninha Monteiro, e pro-mete fazer muito barulhoe agitar o público ao serlançada no início do anoque vem. A coleção de-sembarca nas lojas a par-tir de fevereiro, junto comas linhas assinadas por Di,Lucy e Manu.

Artistas posam para a Coca-Cola Jeans

Fábrica da Jaguar Land Roverrecebe visita do Duque eDuquesa de Cambridge

tar totalmente eletrificada a par-tir de 2020 em diante.

Para o CEO da Jaguar LandRover, Dr. Ralf Speth, “é umahonra poder mostrar a nossafábrica de Solihull para o Du-que e para a Duquesa deCambridge. Nós estamos mui-to orgulhosos em sermos umaempresa britânica, com colabo-radores apaixonados pelo quefazem. É um privilégio paracada um de nós poder fazerparte dessa visita tão especial”.

A Jaguar Land Rover aprovei-tou a ocasião para celebrar umnovo recorde no que se refereao trabalho voluntário. Ao todo,mais de 10 mil funcionários aoredor do mundo estão dedican-do um total de 120 mil horas detrabalho para ajudar as mais di-versas causas sociais, ambien-tais e educacionais. Durante avisita, o Duque e a Duquesa seencontraram com 20 voluntári-os que explicaram como essetrabalho é desenvolvido dentroda Jaguar Land Rover. A Du-quesa também teve a oportuni-dade de conhecer cinco alunosda Escola Primária de Topcliffe,

em Birmingham, que foi a pri-meira colocada no Desafio dasEscolas Primárias da Jaguar,programa de educação funda-mental onde as crianças são en-corajadas a projetar, pesquisar,fabricar e testar veículos movi-dos a ar comprimido capazes dese mover o mais rapidamentepossível. Durante a ilustre visi-ta, a Jaguar Land Rover tam-bém reforçou seu compromis-so em trabalhar ativamente noresgate às vítimas de desastresnaturais, por meio de uma par-ceria com a Montain RescueEngland and Wales. O trabalhoé realizado por uma equipe devoluntários treinados para a re-alização de trabalhos de resga-te em montanhas, que passa-rão a contar a partir de agoracom uma unidade do novoDiscovery, totalmente equipa-do, para se unir à já existentefrota de veículos usados na re-alização desse trabalho.

A entrega do veículo foi feitapelo Duque que, em seguida,realizou testes de condução jun-to com a Duquesa no LandRover Experience.

A atriz Margot Robbieapareceu linda na noite

de estréia de seu últimofilme “I, Tonya” em umfull look da Calvin Klein,

no Village East Cinemaem Nova York. Para aocasião, ela escolheu

uma blusa de rendaclássica com calçamodelo uniforme -

também em renda - esobretudo marrom,

todas peças da coleçãoPrimavera 2018

CALVIN KLEIN205W39NYC. Para

completar o look, a atrizoptou por uma sandáliapreta do Outono 2017

CALVIN KLEIN205W39NYC.

Uma noiteinesquecívelem “Prosa eViola”, ondeos queridosSérgio Reis eLéo Chavesapresentaramseu lindoprojeto para2018, omusical“CoraçãoSertanejo”.

Ana Karin Andrade está sem palavras paradescrever a gratidão, emoção, solidarieda-de, alegria de poder ajudar o próximo e plan-tar o bem. Na noite de ontem ao lado desua vice-presidente Jacqueline Meirelles ,todas as conselheiras, Marly Lamarca,Maria Efigenia Almeida, Lina Hsuch,Edemeia Morais, Pedro Migliolli , AngélicaPimentel , realizaram o primeiro “SushiSolidário”, com apoio da empresária LilianGonçallves para apoiar duas instituições: oInstituto Fernanda Bianchini, ballet paracegos e o Teatro Expan’arte. A noite con-tou com diversas personalidades, comotenor internacional Jorge Durian, ElvisHelder Moreira, empresários e a imprensa.

CLIQUESda semana

Page 9: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017

JORNAL A RUA

PÁGINA 9

www.facebook.com/jornalaruaregional

Um novo estudo mostrou quea teriparatida, medicamento queatua no mecanismo de formaçãodo osso, reduz em mais da meta-de o risco de fraturas vertebraisem mulheres com osteoporosegrave. A pesquisa comparou, pelaprimeira vez, a eficácia dateriparatida com a do risedronatona prevenção de fraturas em mu-lheres com osteoporose grave napós-menopausa. A teriparatida éo único medicamento contra aosteoporose que atua na produ-ção de osteoblasto, célula res-ponsável pela formação do osso.Já o risedronato faz parte da clas-se dos bifosfonatos e atua nocombate à ação do osteoclasto,célula que atua na degradação daestrutura óssea. No estudo, quefoi realizado com pacientes demais de 14 países, incluindo oBrasil, 1.360 mulheres, com maisde 45 anos e osteoporose grave(que já apresentavam fratura ós-sea) na pós-menopausa, foramdividas em dois grupos: o primei-ro recebeu injeções diárias deteriparatida e o segundo, umcomprimido de risedronato pordia, ao longo de dois anos.

A superioridade da eficácia dateriparatida já foi observada nos

Medicamento reduz em 56% o risco de fratura por osteoporose

Um a cada dez remédios vendi-dos em países em desenvolvi-mento é falso ou abaixo do pa-drão, o que tem provocado mi-lhares de mortes, muitas delas decrianças africanas que recebemtratamentos ineficazes para pneu-monia e malária, alertaram autori-dades de saúde nesta terça-feira,28 de novembro.

Em um grande estudo do pro-blema, a Organização Mundial daSaúde (OMS) disse que os remé-dios falsos são uma ameaça cres-cente, já que o comércio farma-cêutico cada vez maior, inclusivepela internet, abre as portas paraprodutos às vezes tóxicos.

Alguns farmacêuticos da Áfri-ca, por exemplo, dizem ser induzi-dos a comprar de fornecedoresmais baratos, mas não necessari-amente mais confiáveis, para

10% dos remédios vendidos em países em desenvolvimento são falsos

Um estudo inédito mostrou que o teriparatida é mais eficaz que o risedronato ao reduzir o risco de novas fraturas em pacientes com osteoporose grave

primeiros 12 meses de tratamen-to, com uma queda de 48% naincidência de fraturas vertebrais,o tipo mais comum em pacientescom osteoporose. Após 24 me-ses, essa taxa subiu para 56%.Houve também uma diminuiçãode 54% na incidência de fraturasvertebrais novas e agravadas, eredução em 52% na incidência defraturas clínicas (quando há dor).

Entre as participantes do estu-do, cerca de 70% já haviam sidotratadas com pelo menos umamedicação da classe dos bifosfo-natos e 10% tinham feito tratamen-to com cortisona, antiin-flamatórioque pode induzir à osteoporose.“Pela primeira vez, um estudorandomizado mostra evidênciasda superioridade de um agenteformador de osso, sobre uma me-dicação antir-reabsortiva. Ateriparatida foi bem superior aorisedronato inclusive em pacien-tes com risco aumentado e já sub-metidas a tratamento prévio combifosfonatos. “, afirma Zerbini.

Estrutura ósseaOs ossos são tecidos vivos

que atingem seu pico de desen-volvimento por volta dos 20 anos.“Nós fazemos o nosso esqueleto

de estrogênio característica damenopausa acelera bruscamenteesse processo. “O estrógeno éum grande defensor do esquele-to e na menopausa a mulher per-de essa proteção. Isso significaque após a menopausa, algumaspodem perder entre 3% e 4% demassa óssea ao ano”, afirma oreumatologista.

OsteoporoseSe a perda de massa óssea em

qualquer lugar do corpo atingir25% esse lugar estará com osteo-porose, ou seja, sujeito à fratura.O problema é que a fase inicial dadoença é assintomática, o quedificulta o diagnóstico precoce.A única forma de avaliar é atra-vés da sensitometria óssea, exa-me que avalia a densidade ósseacorporal.

Os primeiros sinais de que háalgo errado aparecem somente emestágio mais avançado e os maiscomuns são: dores nas costas,ombros caídos, abdômen salien-te, entre outros. Portanto, a reco-mendação é de que haja uma ava-liação rápida com a realização deexames e adequação de mudan-ças de hábitos para melhorar aqualidade de vida, evitando as

temidas fraturas.Embora o desgaste ósseo

não possa ser interrompidocompletamente, algumas medi-das contribuem para retardaresse processo e prevenir fra-turas. São elas: ingestão ade-quada de cálcio na dieta (leitee seus derivados são a princi-pal fonte do nutriente), tomarpelo menos 15 minutos de soldiariamente para ativação davitamina D (responsável pelafixação do cálcio nos ossos),realização atividade física (mús-culos fortes protegem o ossocontra fraturas), e evitar fumare excesso de bebida alcoólica.

No Brasil, a osteoporose afe-ta cerca de 10 milhões de pes-soas, de acordo com o Ministé-rio da Saúde. Segundo a Fun-dação Internacional contra aOsteoporose (IOF, na sigla eminglês), um terço das mulherese um quinto dos homens acimados 50 anos apresentarão fra-tura relacionada à osteoporose.Dados da entidade também re-velam que a fratura de quadril,considerada a mais séria, causaa morte de cerca de um quintodos pacientes, no primeiro anoapós o incidente.

até os 30 anos, mas mais de 90%dele é formado até os 20. Dos 30aos 45 anos, inicia-se o processode desgaste, mas nessa fase,tudo o que é tirado é reposto. Apartir dos 45 anos, inicia-se a per-

da da massa óssea, que gira emtorno de 0,5% ao ano.”, explica orelatório da pesquisa.

Portanto, o processo de des-gaste ósseo é natural. O proble-ma é que, nas mulheres, a perda

competir com os comerciantes ile-gais de rua. Os remédios falsospodem conter doses incorretas,ingredientes errados ou até ne-nhum princípio ativo. Ao mesmotempo, um número preocupantede medicamentos autorizadosnão cumpre padrões de qualida-de devido à armazenagem impró-pria e outras questões. É difícilquantificar precisamente a esca-la do problema, mas a OMS con-frontou análises de 100 estudosfeitos entre 2007 e 2016, cobrin-do mais de 48 mil amostras, e des-cobriu que 10,5 por cento dos re-

médios vendidos em países derenda baixa e média são falsos ouabaixo do padrão. Como as ven-das de fármacos nestas naçõeschegam a quase 300 bilhões dedólares por ano, isso implica queo comércio de remédios falsos éum negócio de 30 bilhões de dó-lares. O saldo humano é enorme,de acordo com uma equipe daUniversidade de Edimburgo quea OMS encarregou de estudar oimpacto dos medicamentos falsi-ficados. Ela calculou que até 72mil mortes de pneumonia infantilpodem ser atribuídas ao uso de

antibióticos com atividade redu-zida, cifra que sobe para 169 milmortes se os remédios não tive-rem nenhuma atividade.

Remédios de má qualidade tam-bém aumentam o risco de resis-tência a antibióticos, ameaçandominar o poder de medicamentosque poderiam salvar vidas no fu-turo. Outro grupo da Escola deHigiene e Medicina Tropical deLondres estimou que 116 mil mor-tes adicionais por malária podemestar sendo causadas todos osanos por remédios ruins na Áfri-ca subsaariana.

Page 10: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 10

Dados preliminares do pro-jeto POP-Brasil – EstudoEpidemiológico sobre aPrevalência Nacional de Infec-ção pelo HPV mostraram que aprevalência estimada da doen-ça entre os jovens é de 54,6%,dos quais 38,4% são casos dealto risco para o desenvolvi-mento de câncer. As informa-ções, foram divulgadas nestasegunda-feira pelo Ministério daSaúde. A pesquisa, realizada emconjunto com o Hospital Moi-nhos de Vento de Porto Alegre,no Rio Grande do Sul, foi reali-zada em 26 capitais brasileirase Distrito Federal. Das 7.586entrevistas, 2.669 (35%) foramanalisadas para tipagem de HPV.Dessas, mais da metade apre-sentaram algum tipo do vírus,sendo que 38,4% tinham a for-ma mais grave, que aumenta orisco de câncer. Todos os par-ticipantes têm entre 16 e 25 anosde idade e são usuários do Sis-tema Único de Saúde (SUS).

HPVO papilomavírus humano

(HPV, da sigla em inglês humanpapiloma virus) é o vírus sexu-almente transmissível mais co-mum e possui mais de 200subtipos. Desse total, mais de40 são facilmente transmitidospela via sexual, com o contato

De janeiro a novembro desteano, o Ministério da Saúde re-cebeu 16,8 mil notificações decasos prováveis de zika no Bra-sil, o que representa uma redu-ção de 92,1% em relação aomesmo período de 2016, quan-do houve 214,1 mil registros.A taxa de incidência passou de103,9 por 100 mil habitantes noano passado para 8,2 por 100mil hab. em 2017. O novo le-vantamento foi divulgado nes-ta terça-feira, 28 de novembro.

Os casos prováveis de den-gue e chikunguya também es-tão em queda no país. Ape-sar da redução dos números,o novo Levantamento Rápi-do de Índices de Infestaçãopelo Aedes aegypti (LIRAa)mostra, ainda, que 1,1 mil

Pode parecer incrível, mas gran-des pesquisas mundiais (algu-mas no Brasil) resultaram emconstatações surpreendentes nainformação de que a caminhadasimples pode proporcionar maiorlongevidade. O sedentarismo, umdos quatro principais fatores derisco para o aparecimento de pro-blemas cardiovasculares, câncer,entre outros, contribui entre 6 a10% no desenvolvimento de do-enças crônicas degenerativas.

As recomendações mundiaissão de, no mínimo, 150 minutosde exercícios de intensidade mo-derada ou 75 minutos de intensi-dade vigorosa por semana, portempo indeterminado. Os benefí-cios bem conhecidos da ativida-de física moderada e pouco maisintensa são os mesmos de baixorisco de ter ou de morrer de do-enças cardiovasculares, diabetetipo 2, derrame cerebral e algunstipos de câncer. Enquanto que asatividades físicas mais vigorosaspor longos período podem au-mentar o risco de problemas or-topédicos e até alguns problemascardíacos, recomenda-se nessecaso um acompanhamento médi-co mais próximo. Ao contrário doque se pensa de que para ter saú-de precisamos fazer exercíciosmoderados a intensos, se cons-tatou que podemos ter benefíci-os para a saúde saindo apenaspara caminhar. Uma pesquisadivulgada em outubro de 2017concluiu que 120 minutos porsemana de simples caminhada(1600m em 20 minutos/seis vezes

HPV atinge mais da metade dos jovens entre 16 e 25 anosDe acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência geral estimada de HPV entre jovens e adolescentes é de 54,6 %, dos quais 38,4 % são casos de alto risco

direto, seja genital-genital, oral-genital ou manual-genital, dapele ou de uma mucosa infec-tada. Entre eles, cerca de 12são considerados de alto riscoe podem causar câncer. Ossubtipos 16 e 18, por exemplo,são responsáveis pela maioriados casos de câncer relaciona-dos ao HPV. Já os tipos 6 e 11não estão associados a tumo-res, mas são responsáveis por90% das verrugas em regiõesde mucosas, genitais e ânus.

Transmissão acontece mes-mo na ausência de sintomas

Em 90% dos casos, o pró-prio sistema imunológico con-segue derrotar o vírus no perí-odo de dois anos. O problemaé que, mesmo sem sintomas, apessoa pode transmitir para osparceiros. Também é possívelque a doença só se manifesteanos após ter tido contato comalguém infectado, o que com-plica a tarefa de determinarquando ocorreu a infecção.Quando a infecção se manifes-ta, pode causar, tanto em mu-lheres quanto em homens, des-de verrugas genitais, até câncer.

PrevençãoO uso do preservativo nas

relações sexuais e a vacina con-tra o HVP são as principais for-

observado em 83,4 % dos en-trevistados, sendo que a mé-dia de parceiros sexuais no úl-timo ano foi de 2,2 e a médiade parceiros nos últimos 5anos de 7,5.

Saúde sexualQuanto à saúde sexual, a

média de idade de início da ati-vidade sexual foi de 15,3 anossendo 15,4 anos para mulherese 15,0 anos para homens. En-tre as mulheres, 47,7 % jáengravidaram, sendo que des-sas, 63,4 % tiveram um filho e35,4 % tiveram 2 ou mais.

O estudo indicou ainda que16,1% dos jovens têm umadoença sexualmente transmi-ssível (DST) prévia ou apre-sentaram resultado positivo noteste rápido para HIV ou sífilis.Os dados finais deste projetoserão disponibilizados no rela-tório a ser apresentado ao Mi-nistério da Saúde em abril de2018.

Exame periódicoA realização periódica do

exame papanicolau, que iden-tifica possíveis lesões precur-soras do câncer e que, se tra-tadas precocemente, evitam odesenvolvimento da doença,também é outro aliado no com-bate à doença.

mas de se prevenir contra asdoenças causadas pelos vírus.A imunização é importante por-que a camisinha não basta paraproteger contra a infecção, jáque o vírus pode estar presen-te em áreas que não estão co-bertas pelo preservativo, comoas mucosas. Desde 2014 oMinistério da Saúde oferece avacina a crianças e adolescen-tes no Calendário Nacional deImunização.

PerfilA população que compôs o

POP-Brasil foi, majoritaria-mente, da classe C (55,6 %)ou D-E (26,6 %), seguida daclasse B (15,8 %) e somente2% foram incluídos na classeA. Entre os participantes dolevantamento, a maioria disseestar estudando ou já ter con-cluído os estudos.

A maioria dos indivíduos re-feriu estar em uma relação

afetiva estável, sendo que41,9 % estavam namorando e33,1% casados (ou morandocom o parceiro); o restanteestava sem relacionamento,sendo solteiro (24,2 %) ou di-vorciado (0,7 %). Somentecerca da metade dos indiví-duos (51,5%) referiram usarcamisinha rotineiramente e,apenas 41,1% fizeram uso naúltima relação sexual. O com-portamento sexual de risco foi

Casos de zika caem 92% em2017; dengue e chikungunyatambém têm queda

municípios brasileiros estãoem ‘estado de alerta’. Outras357 cidades apresentam situ-ação de risco de surto dasdoenças.

As regiões Centro-Oeste eNorte apresentam as maiorestaxas de incidência: 38,3 ca-sos por 100 mil habitantes e,12,2 casos por 100 mil, res-pectivamente. Entre os esta-dos, destacam-se Mato Gros-so (64,5 casos/100 mil hab.)e Goiás (55,9 casos/100 milhab.).Segundo o ministro dasaúde Ricardo Barros, apesarda redução dos índices nopaís, o trabalho de prevençãoestá sendo feito, mas há a“preocupação de que a popu-lação relaxe nos cuidados ecombate ao foco”.

Dengue - O LIRAa identifi-cou que, nos 11 primeiros me-ses de 2017, foram notificados239 mil casos prováveis de den-gue em todo país. Os númerosrepresentam uma redução de83,7% em relação ao mesmoperíodo de 2016, quando foramnotificados 1,4 milhão de ca-sos. De janeiro à primeira quin-zena de novembro deste ano,também houve uma queda con-siderada “significativa” no nú-mero de mortes relacionadas à

doença (82,4%). Nos 11 pri-meiros meses de 2016 foram694 mortes, sendo que em 2017foram registradas 122.

Da mesma forma, os regis-tros de dengue grave caíram73%, de um ano para outro,passando de 901 no ano passa-do para 243 em 2017. Em todopaís, a região Nordeste apre-sentou o maior número de ca-sos prováveis (35%), em rela-

ção ao total do país. Em segui-da aparecem as regiões Centro- Oeste (31%), Sudeste (23%),Norte (8,8%) e Sul (1,6%).

ChikungunyaNeste ano, o país registrou

184,4 mil casos prováveis defebre chikungunya. O quan-titativo representa uma taxade incidência de 89,5 casospara cada 100 mil habitantes.A redução é de 32,1% em re-lação ao mesmo período doano passado, quando foramregistrados 271,6 mil casos. Aregião Nordeste continua apre-sentando o maior número decasos prováveis de febrechikungunya (76%) em rela-ção ao total do país. A região éseguida pelo Sudeste (12,6%),Norte (8,7%), Centro-Oeste(1,9%) e Sul (0,2%).

Somente em 2017, a doen-ça ocasionou a morte de 149pessoas. No ano passado fo-ram 211 óbitos associados àfebre chikungunya, uma re-

dução de 29,4%.

Mapa da DengueO mapeamento dos casos de

infecções causadas pelo Aedesaegypti deve ser informado aogoverno federal por todos osmunicípios. A determinação édo Ministério da Saúde, com oobjetivo de monitorar ainfestação do mosquito. O últi-mo levantamento constata quedos mais de 5 mil municípiosdo país, até a primeira quinze-na deste mês, 3,9 mil cidadesinformaram os dados ao go-verno federal. Entre as capi-tais, 17 repassaram os dadosao Ministério da Saúde. Outrasnove não indicaram o índicede infestação de mosquitos.

Segundo o ministério, entreas capitais que não informaramos dados constam: Belém (PA),Boa Vista (RR), Porto Alegre(RS), Florianópolis (SC), SãoPaulo (SP), Campo Grande(MS), Cuiabá (MT), Brasília(DF) e Rio Branco (AC).

Caminhar pode gerar tantos benefíciosquanto atividades mais intensas

Pesquisa conclui que 120 minutos por semana de simples caminhada (1600m em 20 minutos/seisvezes por semana) são suficientes para se conseguir maior longevidade saudável

por semana) foram suficientespara se conseguir maior longe-vidade saudável. Nessa pesqui-sa realizada em Atlanta, nos Es-tados Unidos, foram acompanha-dos 77 mil mulheres e 62 mil ho-mens, todos adultos com mais de68 anos de média de idade, porlongos 13 anos e analisadas ascausas de mortes que ocorriam.Houve forte diferença na quanti-dade de mortes por doenças ge-rais, principalmente o câncer emortes por doenças cardio-vasculares, ao se comparar osativos das simples caminhadascom as pessoas de hábitos total-mente sedentários. A taxa de mor-tes para os sedentários foi de

4293 por 100 mil indivíduos. En-tre os que caminhavam 120 minu-tos por semana foi menor, ou seja,2851 para 100 mil. Enquanto naturma de exercícios moderados,com 150 minutos ou mais, foi ain-da bem menor: 2088 por 100 mil.Foi confirmada a tese de anos daOMS (Organização Mundial daSaúde) que recomendava a cami-nhada para todos por ser algosimples e livre, não requerendonenhum treinamento específico.Acrescento que nem necessita deroupas ou equipamentos especi-ais. Na realidade qualquer cami-nhada é melhor do que não sefazer nada, segundo concluíramos autores.

Page 11: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

JORNAL A RUA PÁGINA 11Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017

Page 12: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/11/01ARUA.pdf · aumento salarial aos servidores Página 3 ... tamente com o deputado estadual Davi Zaia uma homenagem da

Sexta-feira, 1º de Dezembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 12

A Sociedade Brasileira de Pe-diatria (SBP) acaba de lançar umGuia de Fotoproteção para acriança e o adolescente. O do-cumento faz um alerta: a popu-lação não aplica corretamenteos protetores solares. No Bra-sil, os raios ultravioletas têmníveis elevados de radiação,mesmo em centros urbanos(onde há mais sombra por contadas construções).

Por isso, veja como protegerseu filho da maneira certa, deacordo com a SBP:

- Antes dos 6 meses, o bebênão deve ser exposto direta-mente ao sol. A partir dessa ida-de, a exposição é recomendadaapenas antes das 10h e depoisdas 16h. Programe-se para nãoandar na rua nesses horários;

- Aposte em roupas, bonés e

Meninas jovens, com idadeentre 11 e 20 anos, que sofremde distúrbios alimentares têmutilizado códigos secretos e lin-guagem própria para falar so-bre a rotina da anorexia e dabulimia nas redes sociais. A prá-

Jovens usamcódigos parapromover aanorexianas redesNo Twitter, a hashtag ‘borboletana’ acom-panha relatos sobre o cotidiano de meni-nas com transtornos alimentares e comoelas fazem para emagrecer

tica, conhecida como “pró-ana” (pró-anorexia) ou “pró-mia” (pró-bulimia), é feita pe-las próprias adolescentes, quepor meio de relatos comparti-lham o que comem, dão dicasde remédios laxativos e técni-

cas de emagrecimento paraoutras meninas, inclusive garo-tas “iniciantes” nesses compor-tamentos.

Segundo uma pesquisa reali-zada pela empresa iCustomer,especializada em estratégias de

marketing digital, a hashtag‘borboletana’ funciona comoum código secreto para falarsobre anorexia. Entre maio ejunho deste ano foram identi-ficadas 28.000 menções como código no Twitter, feitas por

11.000 meninas e que contaramcom um alcance de 1,7 milhãode pessoas. Nos relatos, elascontam detalhes do que fazempara se manterem cada vezmais magras.

Hashtags em códigosO prefixo ‘borbolet’ refere-

se a uma borboleta, uma metá-fora para a perfeição que bus-cam atingir, e o sufixo ‘ana’refere-se à anorexia. De acor-do com o levantamento, o ter-mo foi criado pelas garotas naprópria rede social e tem se pro-pagado entre as adeptas da pró-ana. Outros códigos, a maioriaem inglês, que fazem alusão àdoença também foram identifi-cados. Os mais citados foramos termos ‘NF’, que em inglêssignifica ‘no food’, e em tradu-ção livre para o português ‘semcomida’ e ‘ED’, (eat disorder outranstorno alimentar, em portu-guês) e ‘low food’, que em por-tuguês significa pouca comida.

O uso das hashtags está muitorelacionado à possibilidade decomunicação entre as pessoasque as utilizam, neste caso, ga-rotas que possuem distúrbiosalimentares. Em algumas publi-cações, meninas pedem dicasde medicamentos que promo-vem a perda de peso.

Baixa autoestimaO conteúdo de algumas das

publicações que acompanhamesses códigos mostram umatendência para a baixa autoesti-ma, depressão e pensamentossuicidas das adolescentes. Mui-tas pedem opinião das outrasusuárias.

Transtornos alimentaresA anorexia e a bulimia nervo-

sa são doenças classificadascomo distúrbios alimentaresque distorcem a forma como apessoa vê o próprio corpo, e,se não tratadas, podem levar àmorte. A primeira é caracteri-zada pela necessidade constantede perder peso e pelo medo deengordar, através de dietas rí-gidas. Enquanto isso, a bulimiaconsiste na indução do vômitodepois de refeições, principal-mente após episódios de des-controle, em que a pessoa searrepende de ter comido.

De acordo com estudos sobreo tema, mulheres e meninas ado-lescentes são as mais afetadas.Apenas 0,1% dos casos aconte-cem com meninos. As causasdessas doenças podem estar as-sociadas às pressões sociais e es-téticas, distúrbios emocionais,depressão, ansiedade e transtor-no obsessivo-compulsivo.

Sociedade Brasileira de Pediatria lança guia de proteção solaróculos com proteção UV (pro-cure a indicação na etiqueta).Mas as peças normais tambémprotegem: as feitas em nylon,seda e poliéster possuem mai-or fator de proteção solar (FPS)do que as de algodão, a visco-se, o rayon e o linho. Vale res-saltar que as roupas molhadasperdem metade do FPS!

- Os vidros dos carros compelículas podem proteger até99% dos raios UV;

- Você é o espelho do seu fi-lho em casa. Portanto, dê oexemplo e use protetor solartodos os dias. Além disso, esti-mule o pequeno a brincar nasombra, tanto em casa quantona escola.

Como usar o filtrosolar do jeito certo- O uso do protetor solar deve

ser diário, mesmo em áreasurbana e em dias nublados,sempre aplicados 20 minutosantes da exposição ao sol. Sehouver uma imersão da crian-ça na água, reaplique.

- Filtros solares físicos (fei-tos apenas com ingredientesnaturais): são mais grossos edifíceis de espalhar, mas são osmais indicados para criançasdos 6 meses aos 2 anos. Os fil-tros inorgânicos têm menorchance de causar alergias, alémde alta resistência à agua.

- Filtros solares químicos:são recomendados para crian-ças maiores de 2 anos, desdeque validados pela Agência Na-cional de Vigilância Sanitária(ANVISA). Mas, nesse caso,como o produto necessita de20 minutos para que sua açãoseja completamente efetiva, é

preciso aplicá-lo antes de sairde casa.

- O FPS acima do 30 real-mente não tem muita diferençano aumento do percentual defiltração da radiação, se a cri-ança ficará ao sol por apenasalgumas horas. Porém, consi-derando que o acúmulo de da-nos à pele até os 18 anos podeser prejudicial, produtos comFPS maiores podem ser bené-ficos a longo prazo.

Na escolaA SBP também faz recomen-

dações às instituições escolares,até porque as crianças passampelo menos a metade do dia naescola. Por isso, o ideal é queadotem uniformes adequados enão façam atividades ao ar li-vre com os alunos em horáriosinadequados.