jornal a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/jornal-a-rua_12.pdf · jardim paulista...

12
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.006 • 12 DE MAIO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS CLARA E VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional CLARA CADERNO www.jornalarua.com.br ACESSE O POR ACESSE O POR ACESSE O POR ACESSE O POR ACESSE O PORTAL AL AL AL AL de notícias do Jor Jor Jor Jor Jornal a rua nal a rua nal a rua nal a rua nal a rua POLÍTICA EDUCAÇÃO PÁGINA 2 PÁGINA 6 SERÁ QUE A PIZZA PODE SER SAUDÁVEL? Vereador quer transmissão de velório pela internet em Osasco SENAI ABRE VAGAS PARA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL NA REGIÃO PROCESSO DE LULA SOBRE TRIPLEX CHEGA À FASE FINAL Prefeito Rubens Furlan anuncia obras do PS no Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi aumenta em 17% os atendimentos na saúde no 1º trimestre Jandira disponibiliza canal para solicitação de reparos na iluminação Elvis Cezar assina termo de adesão do Programa Brasil Transparente PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 3 A ideia do parlamentar é garan- tir que os familiares que não podem comparecer a cerimônia, possam assistir ao velório online. PÁGINA 6 ESTUDANTES CRIAM PROTÓTIPO DE SUTIÃ QUE ‘DETECTA CÂNCER DE MAMA’ PÁGINA 10 PÁGINA 9 PÁGINA 8 Peça celebra os 60 anos de carreira de Rosamaria Murtinho

Upload: hoanghuong

Post on 30-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.006 • 12 DE MAIO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS CLARA E VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

CLARA

CA

DE

RN

O

www.jornalarua.com.brACESSE O PORACESSE O PORACESSE O PORACESSE O PORACESSE O PORTTTTTAL AL AL AL AL denotícias do JorJorJorJorJornal a ruanal a ruanal a ruanal a ruanal a rua

POLÍTICA

EDUCAÇÃO

PÁGINA 2 PÁGINA 6

SERÁ QUE APIZZA PODE SERSAUDÁVEL?

Vereador quertransmissãode velóriopela internetem Osasco SENAI ABRE VAGAS PARA

APRENDIZAGEMINDUSTRIAL NA REGIÃO

PROCESSO DE LULA SOBRETRIPLEX CHEGA À FASE FINAL

PrefeitoRubens Furlananuncia obrasdo PS noJardimPaulista

Obra dereassentamento,em Osasco,deve serconcluída emoutubro

Itapeviaumenta em17% osatendimentosna saúde no 1ºtrimestre

Jandiradisponibilizacanal parasolicitação dereparos nailuminação

Elvis Cezarassina termode adesão doProgramaBrasilTransparente

PÁGINA 3PÁGINA 3PÁGINA 3PÁGINA 3PÁGINA 3

A ideia do parlamentar é garan-tir que os familiares que nãopodem comparecer a cerimônia,possam assistir ao velório online.

PÁGINA 6

ESTUDANTES CRIAMPROTÓTIPO DE SUTIÃ QUE‘DETECTA CÂNCER DE MAMA’

PÁGINA 10

PÁGINA 9

PÁGINA 8

Peça celebra os 60 anos decarreira de Rosamaria Murtinho

Page 2: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

Sexta-feira, 12 de Maio de 2017 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA | CIDADES

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONES: 3683-3430 | 3681-2136

FundadoresCarlos Alberto de Araújo FariaClara Rodrigues Faria

Diretora ResponsávelLoreny Perusso Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708

WWW.JORNALARUA.COM.BRAs matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

ColaboradoresVanessa Dainesi | Geral [email protected]

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723 -

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

• PAINELDocumento de Identidade - O presidente Michel Temer (PMDB) san-cionou nesta quinta-feira, 11/05 a lei que cria a Identificação CivilNacional (ICN), um novo documento que unificará os dadosbiométricos e civis dos brasileiros. O novo documento ficará a cargodo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações ficarão associa-das ao registro biométrico, que já vem sendo feito pelo órgão e deveser concluído até 2022 em todo o país, e à foto do cidadão. A ICNunificará o Registro Geral (RG), o Título de Eleitor e o Cadastro dePessoa Física (CPF) – eles continuarão válidos, mas precisarão sersubstituídos quando perderem a validade. Ficam de fora do registrounificado a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Passaporte.A primeira, porque pode ser retida pelo órgão de trânsito em caso deinfração; o segundo, porque é uma exigência de outros países. Aindanão há data para que o novo documento comece a ser emitido. Paraisso, o banco de dados com as informações dos cidadãos ainda pre-cisará ser criado. A previsão é de que isso só ocorra depois de 2020.

Quem é o pai da Moção? - A morte de dois importantes nomes dapolítica de Osasco, na semana passada, agitou a Câmara de Osasco,na sessão desta terça-feira, 09/05. Ao todo foram apresentadas 12Moções de Pesar, sendo que deste total, 8 foram para o ex-vereadorAltino Rossi e quatro para Odair Bissolati, ligado ao deputado CelsoGiglio (PSDB). Foram tantas as moções, que os vereadores chegarama se perder na leitura e tiveram que fazer a votação em dois blocos.Enquanto isso, o vereador Ricardo Silva, 1º secretário da mesa direto-ra da Câmara, responsável pela leitura da pauta, era interrompido,quase que a todo instante, por parlamentares que disputavam o mi-crofone de aparte para apresentar novas moções aos falecidos.

Falta diálogo na Câmara de Osasco? - A situação foi tão constrange-dora, que o vereador Josias da Juco (PSD) chegou a utilizar um apartepara pedir que os vereadores não apresentassem mais nenhuma mo-ção, pois, o tempo da sessão do expediente seria comprometido. “Secada um for discutir, não teremos tempo regimental para a sessão doexpediente e os demais vereadores inscritos não poderão falar”, dissequestionando: “Será que os colegas deram uma lida na pauta?”. Nes-te momento, o presidente da Casas, doutor Lindoso (PSDB) chegou adizer que faltava diálogo na Casa de Leis. “Parece que os vereadoresnão se falam”, disse.

Curso para vereadores - A Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souzapromoveu nesta quinta-feira, 11/05, um curso de Cerimonial Públicopara vereadores da Câmara Municipal de Itapevi e seus assessorespara treiná-los sobre as normas de cerimonial especialmente nos even-tos municipais com a participação de autoridades de outras esferasde governo. O curso teve por objetivo também apresentar o códigode regras que rege o comportamento das pessoas nos eventos sole-nes; tratar dos princípios que devem ser observados na prática docerimonial e protocolo; garantir o profissionalismo na manutençãoprotocolar de eventos nos municípios; e apresentar noções de eti-queta, símbolos nacionais e redação protocolar.

GCM no Imperial - Na sessão desta terça-feira, 9/05, na Câmara deBarueri, o vereador Jânio (PMDB) apresentou uma indicação solici-tando ao Poder Executivo um estudo para a construção de uma baseda GCM (Guarda Civil Municipal) de Barueri no Parque Imperial. Deacordo com o parlamentar, a medida atenderia a um anseio dos própri-os moradores, que os procuraram para pedir maior presença de agen-tes da Guarda no bairro. “O pedido da população é justificável, já quehouve um aumento considerável da população do Parque Imperialnos últimos anos. A construção de uma base da Guarda Municipal naregião ajudaria a inibir a ação de marginais nas imediações, além deprevenir depredações do patrimônio público”, justificou Jânio.

Cassação de vereador em Parnaíba - Mais um capítulo da novelaenvolvendo o processo de cassação do vereador de Santana deParnaíba, Doutor Rogério (PC do B) foi escrito, na sessão extraordiná-ria da Câmara, da última sexta-feira, 05/05, que foi impedida de aconte-cer devido a uma liminar em mandado de segurança, concedida pelajuíza Graziella Lourenzo Salzman. Segundo documento emitido pelajuíza, a Comissão Processante não teria observado a proporcionalidadedos partidos na sua composição dos integrantes. Por outro lado, aComissão alegou que respeitou todos os prazos e ouviu todas astestemunhas que se apresentaram e ainda concederam prazo extrapara ouvir testemunhas que não estiveram presentes na primeira oitiva,dando a maior lisura possível ao processo. Durante a sessão que foisuspensa, seria apresentado o relatório final do processo político/administrativo, que investiga o uso indevido do veículo da Câmara.Doutor Rogério foi acusado, por uma moradora da cidade, de ter uti-lizado o carro da Casa de Leis, para uma viagem particular, realizadacom a família, para Ilhabela, cidade do litoral Paulista.A Comissão ainda pode recorrer da decisão.

O BOM AMIGO

Após o depoimento de quase5 horas do ex-presidente e LuizInácio Lula da Silva nesta quar-ta-feira, 10/05, o processo no qualele é réu chega à fase final. Lula éacusado de receber R$ 3,7 milhõesem propina, de forma dissimula-

Os vereadores de Osascoaprovaram em segunda discus-são projeto de resolução 09/2017 que diminui em 50% o nú-mero de assessores comissio-nados da Casa. Pela nova re-gra, os 21 parlamentares vãopoder contratar oito assessorescomissionados. Em 2016, cadavereador contava com até 20assessores, porém foi realiza-do uma redução, caindo para16 assessores. Agora, com essenovo corte, o número foi redu-zido pela metade, fechando em8 assessores, uma redução de60% no número de servidoresem menos de um ano.

Nesse atual corte serão ex-tintos 168 cargos em comissão.O projeto também atribui fun-ções aos cargos remanescen-tes nos gabinetes de vereado-res. Os vereadores agora terãoque dispensarem os servidores

Na próxima segunda-feira, 15/05, a Comissão de Finanças eOrçamento da Câmara Munici-pal de Barueri promove umaaudiência pública para debater oprojeto de lei que estabelece asdiretrizes orçamentárias de 2018.O evento tem início previsto às10h e é aberto ao público. O pro-jeto, de autoria do prefeito RubensFurlan (PSDB), foi enviado aosvereadores para apreciação e vo-tação. É ele quem determina asprioridades do município e ori-enta o Poder Executivo na ela-boração do orçamento para oano seguinte. De acordo como presidente da Câmara, verea-dor Carlinhos do Açougue(DEM), a participação popularna audiência é primordial paraalinhar as propostas do poderpúblico às expectativas dos ci-dadãos. “A contribuição dos

Câmara de Osasco corta pela metade número de assessores

Audiência discute diretrizes orçamentárias em Barueri

baruerienses nessa audiênciapública é valiosa para nos aju-dar a analisar e propor eventu-ais alterações na peça orçamen-tária quando ela for enviada peloPoder Executivo”, afirmou.

Segundo o presidente, o par-lamento é o ambiente ideal paraestabelecer este diálogo entremunícipes e governantes.

“A transparência na gestãopública é um dos pilares da

nossa democracia. E no PoderLegislativo não poderia ser di-ferente. É motivo de orgulhopara nós promover esse diálo-go com a população”, avaliouCarlinhos do Açougue.

excedentes em adequação a essareforma administrativa.

Para o presidente da Câma-ra, vereador doutor Lindoso(PSDB), a redução do númerode assessores é necessária parase adequar a moralidade que acasa de leis precisa resgatarjunto à opinião pública que foraarranhada ano passado com

uma onda de prisões e denún-cias de funcionários fantasmas.

Além disso, segundo o pre-sidente da Casa de Leis, a re-dução de assessores faz partede um planejamento de econo-mia do dinheiro público, umavez que o país atravessa umacrise econômica que exige re-dução de gastos, “Temos que

economizar o dinheiro públicopara realizarmos investimentosem áreas em que necessitam demais verbas, como saúde, edu-cação e segurança”, destacouDoutor Lindoso, que no mês deMarço antecipou a devoluçãode um milhão de reais a prefei-tura de Osasco para investirpreferencialmente na saúde.

A deputada federal, BrunaFurlan (PSDB) recebeu, na sexta-feira, o título de cidadã Itape-viense e moção de aplausos. Ahonraria foi aprovada por unani-midade na Casa de Leis da cida-de. A entrega da homenagem foirealizada pelo prefeito de Itapevi,Igor Soares (PTN), em evento queaconteceu no plenário da Câma-ra Municipal.

Durante a entrega do título, oprefeito enalteceu seus esforçosem trazer R$ 3.840.000,00 em emen-das parlamentares para cidade, re-cursos que foram investidos emsetores como saúde, educação emobilidade urbana. “É uma singelahomenagem que fazemos para uma

Bruna Furlan recebe título de cidadã Itapeviensedeputada que em todos os momen-tos em seus dois mandatos sem-pre pensou no bem-estar de cadacidadão de Itapevi e procurou ou-vir suas necessidades”, disse. Ahomenageada agradeceu. “Vejoas homenagens como fruto dotrabalho comprometido que ve-nho desenvolvendo, de olharcom carinho para a cidade e cadamorador. Sou uma servidora pú-blica e estou à disposição da po-pulação. Quando percorro as ruasdaqui e ouço as reivindicaçõessei que devo trabalhar conformeo povo deseja e respeitando suasnecessidades e aflições. Estou re-almente muito feliz e lisonjeada”,declarou Bruna Furlan.

Permanece em tramitação,na Câmara de Osasco, o Pro-jeto de Lei (PL) do vereadorAlex da Academia (PDT) quepropõe que os velórios, reali-zados na cidade, sejam trans-mitidos pela internet. Segun-

Vereador quer transmissão de velório pela internet em Osascodo parlamentar, a ideia é garan-tir que familiares que não po-dem comparecer a cerimônia,possam assistir ao velórioonline. O PL propõe que astransmissões aconteçam, emtempo real, desde que os fami-

liares do falecido concordem.Para isso, cada família recebe-ria uma senha para ter acessoa transmissão, e assim, impe-dir que outras pessoas possamacompanhar o velório online.

A proposta do pedetista foi

aprovada pelas Comissões daConstituição e Justiça (CCJ) ede Economia e Finanças(CEF). O PL ainda deve pas-sar por outras comissões an-tes de seguir para votação noplenário.

Processo deLula sobretriplex chegaà fase final

da, da empreiteira OAS. Em tro-ca, ela seria beneficiada em con-tratos com a Petrobras. O ex-pre-sidente foi o último réu a deporno processo. Agora, o Ministé-rio Público Federal e as defesasdos envolvidos tem cinco diaspara pedir as últimas diligências,como novos depoimentos, bus-cas ou investigações comple-mentares. Caso isso não ocorra,o juiz Sérgio Moro, responsávelpor ações da Lava Jato na primeirainstância da Justiça, determinará osprazos para que as partes apresen-tem as alegações finais. Em segui-da, os autos voltam para Moro, quevai definir a sentença, podendocondenar ou absolver os réus.

Não há prazo para que a senten-ça seja publicada. No início do de-poimento, Moro esclareceu quenão tem nenhuma desavença pes-soal com Lula, e negou boatos deque ele poderia ser preso duranteo interrogatório.

Acusação - Segundo o MPF, aOAS destinou ao ex-presidenteum apartamento triplex, emGuarujá (SP), fez reformas nestemesmo imóvel e também pagou aguarda de bens de Lula em umdepósito da transportadoraGranero. Em 14 de setembro 2016,o MPF denunciou o ex-presiden-te por corrupção passiva e lava-gem de dinheiro. Seis dias de-pois, a Justiça aceitou a denún-cia, e Lula e outras sete pessoasviraram réus. Entre eles, estava aex-primeira-dama Marisa Letícia,que morreu em fevereiro desteano. Por isso, Moro arquivou asacusações contra ela.

Lula nega - Lula negou serdono do triplex. “Eu não solici-

tei, não recebi, não paguei ne-nhum triplex. Não tenho”. Emoutro momento do interrogatório,ele também negou que pretendiacomprar o imóvel. “Nunca tive aintenção de adquirir o triplex.”

Lula confirmou que visitou oimóvel, porque a OAS pretendiavendê-lo para sua família. Masdisse que não orientou nenhumareforma no imóvel.

O ex-presidente também ques-tionou em diversos momentos dointerrogatório se há documentosque provam a posse do aparta-mento e se o MPF tem provas quesustentem a denúncia. “O que euquero é que se pare com ilações eque me diga qual é o crime que eucometi. O crime não é conversarcom alguém na agenda. O crimenão é ter ido ver um triplex. O cri-me eu cometi se eu comprei oapartamento, se tem documentoque eu comprei, se me deram achave, se eu dormi lá alguma vez,se a minha família dormiu, se temescritura pública”.

Perder um bom amigo é como perder um irmão. Eu e outros colegasde jornada perdemos, no último dia 06/05, um grande companheiro.Bom amigo, bom esposo, bom pai e um cidadão que amava muito anossa Osasco. Vibrou com todas as benfeitorias e programas queimplantamos em nossas administrações, torcendo e trabalhandosempre para que os nossos feitos atingissem todas as pessoas,sobretudo as mais humildes. Esse era Odair Bissolati, esposo daRina e pai de Marcelo e Luciano, que hoje têm na memória o exemplode trabalho e obstinação que ele lhes deixou. Presto-lhe as minhashomenagens, as de minha família e a de todos os companheiros queconosco caminharam longas jornadas.Descanse em paz, amigo Odair

Page 3: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Sexta-feira, 12 de Maio de 2017

“Era um sonho que tinhacomo impossível. Nem acredi-to que tudo esteja tão adianta-do assim. Estou emocionada elogo estarei numa casa de ver-dade”, disse Maria Gerusa, mãede três filhos de 24, 17 e 13anos, e que há 20 anos vive emáreas livres. Ela é representan-te de uma das 21 famílias queserão beneficiadas pelas casasem construção no JardimRochdale, zona Norte.

Maria foi saudar o prefeito deOsasco, Rogério Lins, que vi-sitou as obras, acompanhadodos secretários de Habitação eDesenvolvimento Urbano, Mar-co Villela e de ComunicaçãoSocial, Emília Cordeiro, namanhã de quarta-feira, 10/5.“Essas moradias atenderão fa-mílias que viviam em área derisco e que passarão a viver

O número de atendimentos naárea da saúde em Itapevi cres-ceu mais de 17% nos primeirostrês meses de 2017, em com-paração ao mesmo período noano passado. No primeiro tri-mestre deste ano, foram reali-zados 732.946 atendimentos,contra 615.205 atendimentosnos meses de janeiro, fevereiroe março de 2016. O aumentodesses atendimentos foi regis-trado especialmente nos proce-dimentos com finalidadediagnóstica e clínica. Em 2017,foram realizados 360.499 exa-mes, contra 271.380 realizadosno ano passado. Um aumentode quase 33%. Já o número de

O prefeito Rubens Furlan(PSDB) anunciou, nesta segun-da-feira, 8, através de um vídeopublicado em uma rede social,a construção do Pronto-Socor-ro do Jardim Paulista, entre asavenidas Marginal Esquerda eItu, ao lado da Biblioteca Mu-nicipal Benedito Franco. Asobras têm prazo previsto para12 meses. O Pronto-Socorroterá quatro pavimentos (térreoe mais três andares) em terre-no de 3.446,52 metros quadra-dos, sendo que a áreaconstruída será de 4.532,67metros quadrados. A nova uni-dade de saúde disponibilizaráaos usuários instalações como10 leitos para atendimento de

A partir desta semana, a Pre-feitura de Barueri, por intermé-dio do Demutran (órgão da Se-cretaria de Segurança e Mobili-dade Urbana), vai desviar o trá-fego nas avenidas 26 de Marçoe Henriqueta Mendes Guerra(região do bulevar central), paraque a AES Eletropaulo realizeobras de conversão da rede elé-trica aérea pela subterrânea. Oprazo previsto para término éde 150 dias.

Os serviços contam tambémcom a participação das secre-tarias de Obras e de ServiçosMunicipais e serão executadosnas avenidas no trecho entre as

Obras de reassentamento no Rochdale devem ser concluídas em outubrocom dignidade e segurança”,afirmou Lins. A obra, que com-preende moradias de dois dor-mitórios, sala, cozinha e banhei-ro, é resultado de uma contra-partida pela concessão de ou-torga onerosa, uma exigênciafeita às empresas incorpo-radoras de empreendimentosimobiliários na cidade, portan-to não há investimento públi-co. A previsão de entrega dasmoradias é outubro deste ano.

Pacote de obrasO reassentamento das 21 fa-

mílias removidas de uma áreano mesmo bairro e que estãono programa Bolsa Aluguel des-de 2015, integra o pacote deobras realizado no JardimRochdale, que compreende alimpeza do piscinão, realizadaem parceria com o DAEE (De-

partamento de Água e Esgoto)após 7 anos de abandono; in-tervenção contra enchentes narua Cuiabá, que ganhou doispontos de drenagem; constru-ção da Unidade Básica de Saú-de; limpeza e coleta de entulho,entre outros.

As obras da UBS do Rochdaleestão em andamento na praçada Rua Israel, antiga Viela 28.Sua construção começou emoutubro de 2015, mas foi para-lisada, sendo retomada em ja-neiro deste ano pela adminis-tração Rogério Lins.

A conclusão está previstapara novembro próximo.

A construção da UBS estáinserida no Programa de Ace-leração do Crescimento (PAC2) dentro do programa dereurbanização do JardimRochdale.

RUBENS FURLAN ANUNCIA OBRASDO PS NO JARDIM PAULISTA

emergência (adulto e infantil);15 leitos e duas salas para ob-servação; 12 consultórios (qua-tro infantis, seis adultos e doispara ginecologia); além de se-tores para coleta, medicação,inalação, gesso, radiologia,ecocardiograma e odontologia.

O objetivo do governo muni-cipal é melhorar a qualidade desaúde em Barueri. “Vai ser umPronto-Socorro para atender oalto do Jardim Tupã e do Parquedos Camargos; o Jardim Paulista,o Jardim Maria Helena e o Par-que Viana. Uma obra para aten-der toda essa região, que estádesprovida de atendimento mé-dico. Isso faz parte de um proje-to de saúde que estamos implan-

tando na nossa cidade. A área égrande, com todas as modalida-des para que a população seja bematendida na área médica”, expli-cou o prefeito Rubens Furlan.

MAIS INVESTIMENTOSEM SAÚDEAlém do Pronto-Socorro do

Paulista, a Prefeitura está tra-balhando na recuperação doHospital Municipal DoutorFrancisco Moran, irá começara construção do Centro de Di-agnósticos, da nova maternida-de (os três na Vila Porto) e en-tregar o Pronto-Socorro doParque Imperial. “Haveremosde implantar tudo que for ne-cessário para que o nosso povo

seja bem atendido na área dasaúde”, afirmou o prefeito deBarueri. Com o novo prédio, aregião passará a contar commais uma unidade de atendi-

mento de urgência e emergên-cia. No momento, conta ape-nas com o Pronto-SocorroArnaldo de Figueiredo Freitas,no Parque dos Camargos (Bair-

ro Silveira). Além disso, há em fun-cionamento os prontos-socorrosadultos do Centro, Engenho Novoe Jardim Mutinga, e o Pronto-Socorro Infantil, no Centro.

Barueri vai ter rede elétrica subterrânea no Centro

ruas Campos Sales e SantaÚrsula. Integram a primeira eta-pa do projeto de modernizaçãoe revitalização do BulevarArnaldo Rodrigues Bittencourte têm como objetivo moderni-zar e diminuir a poluição visualdo Centro de Barueri.

Para a segunda fase, a Pre-feitura de Barueri está providen-ciando um novo projeto queprevê benfeitorias como lâm-padas de LED, melhoria dascalçadas e do paisagismo.

Alteração no tráfegoOs desvios serão feitos com

o intuito de não prejudicar co-

merciantes, motoristas e pedes-tres. Para tanto, a Prefeitura deBarueri colocará dois tipos defaixas com orientações sobredesvios de tráfego e rotas al-ternativas. Em relação aosacessos, as mudanças serãorealizadas em quatro fases. Naprimeira, o tráfego será fecha-do em trecho da avenida 26 deMarço (sentido Alphaville).Neste caso, para voltar à via, ocondutor passará pelas ruasFioravante Barleta e Dom PedroII e pela travessa CelidônioGuerra.

Em outra fase, a segunda, odesvio ocorrerá do outro lado -

na avenida Henriqueta MendesGuerra (direção Jardim Belval).O motorista só retorna à viaapós entrar na rua EnedinaChalupe Guerra, dirigir na ruaBenedita Guerra Zendron e sairda rua Santa Úrsula. A terceirafase de desvios voltará a acon-tecer na avenida 26 de Março,quando todo trecho estará fe-chado. Com isso, o motoristacontinuará seguindo pelas ruasFioravante Barleta e DomPedro II, mas não continuarápor toda a travessa CelidônioGuerra: vai entrar pela baia ex-terna de ônibus do TerminalRodoferroviário GualbertoTolaini e acessar a rua Profes-sor João da Mata e Luz, pas-sando em frente à Prefeitura deBarueri. Já a quarta fase aindaestá em estudos peloDemutran.

ReadequaçãoDe acordo com a Secretaria

de Obras, por conta dareadequação, toda a alimenta-ção de energia elétrica (ligações)dos imóveis da região centralserá feita pela AES Eletropaulo,por baixo do chão, sem custospara os proprietários. A fiação(cabos de telefonia) dos servi-ços de terceiros também nãoterá despesas cobradas pelaempresa às concessionárias.

Moradores de Jandira têm à suadisposição diversos canais derelacionamento para solicitar re-paros na iluminação pública nasruas e avenidas. Os serviços demanutenção são realizados pelaPrefeitura, por meio de uma em-presa especializada, e podem sersolicitados por e-mail, telefone e– novidade – por um aplicativode celular. Para realizar o pedidopor celular, o morador deve bai-xar o aplicativo Telegram – que ésemelhante ao WhatsApp. Den-tro do aplicativo, toque na lupa

Jandira disponibiliza novocanal para solicitação dereparos na iluminação

no canto superior direito da telae digite ‘Geolux’. Na sequência,toque em ‘Começar’ e informe alocalização da rua com problemasde iluminação pública. Além docelular, moradores podem solici-tar os serviços diretamente napágina oficial da Prefeitura(www.jan-dira.sp.gov.br) na aba‘Iluminação Pública’. Tambémpodem ser feitos pedidos pelo te-lefone 0800-642-4343 (ligaçãoapenas para telefones fixos), desegunda a sexta-feira, das 8 às17h30.

Atendimentos na saúde crescem17% no primeiro trimestre

consultas realizadas tambémaumentou em 10%. No primei-ro trimestre do ano passado,foram realizadas 318.313 con-sultas e neste ano, no mesmoperíodo esse número aumentopara 350.298. O resultado tam-bém é fruto dos esforços daPrefeitura para driblar as limi-tações causadas pela crise eco-nômica. Em abril deste ano, aadministração abriu processoseletivo simplificado para acontratação de 42 profissionaisde saúde. Além disso, está sen-do implementado no municípioum protocolo de atendimentopara otimizar o tempo de exa-mes e atendimento.

Para garantir ao cidadão o di-reito amplo a qualquer documen-to ou informação produzidos oucustodiados pelo Estado, quenão tenham caráter pessoal e nãoestejam protegidos por sigilo, aControladoria Geral da União(CGU) instituiu, por meio da Por-taria nº 277 de 07/02/2013 o Pro-grama Brasil Transparente, oqual, na última terça-feira, 09/05,Santana de Parnaíba passou aaderir ao programa estadual.

A assinatura do termo de ade-são foi realizada no Gabinete doPrefeito e, além do Prefeito ElvisCezar, contou com a presença dorepresentante da CGU MarcioSobral, além dos secretários mu-nicipais de controle interno, co-municação social e de tecnologiada informação. Na ocasião o Pre-feito fez questão de destacar quea cidade está dando mais um im-portante passo rumo a excelên-cia em relação a transparência,

Elvis Cezar assina termode adesão do ProgramaBrasil Transparente

proporcionando aos colaborado-res municipais a capacitação ten-do como objetivo atuarem comoagentes na implementação de umacultura de acesso a informação,prestando com isso um atendi-mento com mais clareza para a po-pulação parnaibana.

Sobre o ProgramaBrasil TransparenteCom base na LAI – Lei de Aces-

so a Informação nº 12.527/11 queé de cumprimento obrigatório paratodas as entidades governamentais,a mesma produz grandes impactosna gestão pública, por meio de medi-das auxiliadas pela CGU. O Progra-ma Brasil Transparente tem o objeti-vo de apoiar a adoção de medidaspara conscientizar e capacitar os ser-vidores públicos na implementaçãode uma ação de acesso a informa-ção, com a participação social, fazen-do da administração pública, umagestão transparente.

ITAPEVI

Page 4: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

JORNAL A RUAPÁGINA 4 Sexta-feira, 12 de Maio de 2017ESPORTES

O prefeito Rogério Lins reu-niu-se com atletas de Osasco,medalhistas no CampeonatoBrasileiro de Jiu-jitsu, que acon-teceu em Barueri no último fi-nal de semana. O campeonatoé considerado o maior da com-petição mundial da modalidadee contou com mais de 5.700atletas de diversas localidadesdo estado. Em nome do diretorda G13 BJJ, equipe de Jiu-jitsuda cidade, mestre CharlesDuende, campeão brasileiro etricampeão Panamericano, commais de 20 anos de tatame, oprefeito parabenizou a todos osatletas presentes.

“Parabéns pelo desempenhode vocês neste campeonato.Sou apaixonado por esportes.Acredito nesta ferramentacomo inclusão social, pelo res-peito, hierarquia e bons costu-

Jandira recebe neste sábado, 13/05, a partir das 8h, a etapa regio-nal do torneio de judô dos Jogosda Juventude de São Paulo. O cam-peonato envolve atletas de alto ní-vel de sete cidades da região, quebuscam vaga na fase final da mo-dalidade. Participarão do torneiodezenas de judocas representan-tes de cidades como São Caetanodo Sul, Mauá, Embu das Artes,Cotia, Ferraz de Vasconcelos,Francisco Morato e Jandira. Es-tão previstas disputas em sete ca-tegorias para mulheres e seis ca-tegorias para homens. As dispu-tas acontecem no Ginásio de Es-portes Central, situado à rua Con-ceição Sammartino, 500 – Cen-tro, e tem entrada gratuita.

A busca da equipe do Nestlé/Osasco por uma vaga na semi-final do Mundial de Clubes devôlei feminino em Kobe, no Ja-pão, ficará para a última roda-da da fase de grupos. Na ma-drugada desta quarta-feira, o timepaulista acabou perdendo o con-fronto diante do Eczacibasi, daTurquia, por 3 sets a 1, em par-ciais de 25/21, 20/25, 25/16 e 25/13, embolando a classificação dogrupo. Forte no bloqueio, aequipe turca criou problemaspara as brasileiras logo no iní-cio do primeiro set, abrindo boavantagem no marcador e admi-nistrando-a para começar a par-

Prefeito recebe medalhistas de Jiu-jitsu de Osascomes que o esporte oferece nogeral, inclusive nas artes mar-ciais. Estamos estudandoabrir, em breve, os equipamen-tos públicos nos fins de sema-na e torná-los um espaço paralazer e recreação, oferecen-do novas oportunidades paranossa juventude”, disse. “Re-conheço a representatividadeda modalidade em nossa cida-de e por isso, quero fazer deOsasco a capital do Jiu-jitsu”,concluiu. Participaram do en-contro, o secretário de Assun-tos Jurídicos, Ivo Gobatto, oempresário Marcelo Sanazar,Professor Zeca (José CarlosPedroso), atual presidente daFito Osasco, também meda-lhista na competição, BrunoGobatto, professor de Jiu-jitsuda equipe G13 BJJ Osasco,entre outros.

Agora é oficial! Começa no pró-ximo dia 26 de maio, uma sexta-feira, o maior campeonato amadorda região oeste. 230 times vão cor-rer atrás da bola nas quadras e cam-pos de Barueri. Para que seja tudoperfeito, a Secretaria de Esportesestá finalizando os preparativos nosgramados e nos ginásios distribuí-dos pela cidade e que vão receberas rodadas às sextas, sábados edomingos. O lançamento oficialdos torneios acontece no dia 23 demaio no Espaço Apogeo Nobre quefica no Tamboré e para a festa, aSecretaria está convidando todos osesportistas a partir das 20h. Nesteprimeiro semestre as categoriasmais adultas e também as mulhe-res entram nos campos e nas qua-dras. No segundo semestre são ascategorias menores e também orebolo (uma espécie de repescagempara times que querem disputar oscampeonatos de 2018) que vão cor-rer atrás da bola.

OSASCO É DERROTADOEM SEGUNDO JOGO NOMUNDIAL DE CLUBES

tida na dianteira. O Rio soubereagir na parcial seguinte, ecom agressividade, levaram amelhor para empatar o jogo.

No terceiro e quarto sets, noentanto, não se viu a mesma so-lidez da equipe brasileira em qua-dra, e o Eczacibasi se valeu desua experiência internacional paraliquidar o jogo vencendo as duasparciais sem dar espaços paraoscilação. Para definir passagematé as semis, o time osasquenseterá de enfrentar e vencer o líderde seu grupo, o Volero Zurich,da Suíça, em partida que acon-tecerá na próxima sexta-feira, àmeia noite (horário de Brasília).

O ginásio poliesportivo JoséCorrêa recebe no sábado, dia13, a primeira etapa do Cam-peonato Paulista de Vôlei Sen-tado a partir das 9h. O Grê-mio Recreativo Barueri (GRB)

BARUERI PROMOVE CAMPEONATOAMADOR DE FUTEBOL E FUTSAL

Barueri recebe 1ª etapado Campeonato paulistade vôlei sentado

CONFIRA OS JOGOS DESTA PRIMEIRA RODADA:

estreia às 11h contra o Audax/Osasco. O time de Barueri,que foi o quinto colocado naLiga Nacional do ano passa-do, tem como grande desta-que o líbero Rodrigo Mello que

disputou as paraolimpíadas Rio2016. As disputas do vôlei sen-tado são idênticas ao do vôleinormal, exceto o tamanho daquadra, que é reduzido. Os jo-gos são realizados em melhorde cinco sets com 25 pontosnos quatro primeiros e 15 noúltimo. O campeonato contacom oito times, um deles fe-

minino, o Sesi que é base daseleção brasileira se mantémativo disputando jogos contraos homens. As outras equipessão: ACSP, GRB, Audax/Osasco e São José Athlon nogrupo A e Paineiras/Morumbi,Sesi masculino e Osasco quese juntam ao Sesi Feminino nogrupo B.

11h – GRB x Audax/Osasco

12h – Paineiras/Morumbi x Osasco

9h – CPSP x São José Athlon

10h – Sesi feminino x Sesi Masculino

JANDIRA RECEBE TORNEIO DE JUDÔ DOSJOGOS DA JUVENTUDE DE SÃO PAULO

Page 5: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

CLARASEXTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2017CULTURA | SOCIAIS | TURISMO | ENTRETENIMENTO | EDUCAÇÃO

By Loreny Moreira

CADERNO

PÁG. 8POR OVADIA SAADIA

AGNALDO RAYOLFAZ SHOW PARA ODIA DAS MÃES EMBARUERI PÁGINA 7

CONFIRA ATRAÇÕAES PARA APROVEITARAO MÁXIMO CAMPOS DO JORDÃO PÁGINA 7

Art is tas bras i le i rArt i s tas bras i le i rArt i s tas bras i le i rArt i s tas bras i le i rArt i s tas bras i le i ro so so so so sganham destaque emganham destaque emganham destaque emganham destaque emganham destaque emexposição em Dubaiexposição em Dubaiexposição em Dubaiexposição em Dubaiexposição em Dubai

Shopping UniãoShopping UniãoShopping UniãoShopping UniãoShopping Uniãoofofofofoferererererece curece curece curece curece cursossossossossos

gggggrrrrraaaaatuitostuitostuitostuitostuitosparparparparpara pra pra pra pra preeeeeparparparparparararararar

um arum arum arum arum arrrrrraialaialaialaialaialPÁGINA 7

PÁGINA 8

Page 6: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

JORNAL A RUA Sexta-feira, 12 de Maio de 2017PÁGINA 6 GERAL

Seguem abertas, até às 21horas, do dia 16 de maio, asinscrições para o processoseletivo do curso de Aprendi-zagem Industrial nas unidadesde Osasco, Jandira e Barueri.

Na unidade de Osasco es-tão disponíveis 26 vagas parao curso de Eletricista de Ma-nutenção Eletroeletrônica, noperíodo da tarde, e 27 vagaspara Mecânico de Usinagem,à tarde. Em Jandira são 32vagas para Mecânico deUsinagem, manhã, e 32 va-gas para Eletricista de Manu-tenção Eletroeletrônica, à tar-de. Já em Barueri são ofere-cidas 29 vagas, à tarde, parao curso de Eletricista de Ma-nutenção Eletroeletrônica.Também há 32 vagas para o

A Prefeitura de Osasco re-novou a parceria com a As-sociação Anjos da GuardaMirim (AAGM). O anúnciofoi feito, na Sala Osasco, peloprefeito Rogério Lins queacompanhou a formatura de106 que finalizaram o cursode quatro meses e se forma-ram.

“Eu sou pai e sei que umadas maiores preocupações detodos os pais é o futuro deseus filhos, principalmente oprofissional. Não existe a pos-sibilidade de encerrar o con-trato entre os Anjos da Guar-da Mirim e a Prefeitura. Alémde parabenizar os jovens queestão se formando aqui hoje,quero reafirmar nosso com-promisso com a associação ecom a juventude osasquense”,afirmou Lins.

Criada em 2009, com sedeno bairro do Jaguaribe, a As-sociação Anjos da GuardaMirim treina jovens de 14 a

Atualmente, cerca de 30 es-colas da rede de ensino deBarueri (além da Fieb MariaTheodora) já estão atuando naprática no projeto KhanAcademy, maior plataforma deensino on-line de matemática domundo. O projeto faz parte deuma parceria entre a Secretariade Educação de Barueri e a con-ceituada Fundação Lemann,uma das referências mundiaisquando o assunto é aprendiza-do. Na Emef Agenor Lino deMatos, os alunos também jáestão integrados ao projeto eestão demonstrando grande in-teresse na nova metodologia deensino. De acordo com a dire-tora Regina Rocha, os estudan-tes estão sedentos por novida-des. “Eles já demonstravamgrande interesse nas aulas deinformática. Com o novo pro-jeto da Khan Academy, o inte-resse e o entusiasmo deles au-mentaram muito”, contou.

Naquela escola, as aulas sãomonitoradas pela professora deinformática Fátima Marques epelo professor de matemática

A Prefeitura de Itapevi entre-gou nesta quarta-feira,10/05, naCEMEB (Centro Municipal deEducação Básica) MárioThomaz de Oliveira, no bairroJardim Vitápolis, cobertorespara crianças com idade entredois e três anos do berçário daunidade escolar.

As 30 creches da rede muni-cipal de ensino estão receben-do os materiais. Ao todo, são320 cobertores, de microfibrae poliéster, segundo o diretorde Infraestrutura da Secretariade Educação de Itapevi,Mitchell Christopher SombraEvangelista.

Os cobertores já foram en-tregues às escolas, que agora

Itapevi entrega cobertores para alunos da rede municipalconferir a qualidade da meren-da oferecida.

Outros materiaisDe acordo com Evangelista,

além das entregas de coberto-res, a secretaria também desti-nou às unidades centenas deitens como móveis (81 mesas,10 berços, 110 cadeiras e 3 ar-mários), 13 aparelhos de ar-condicionado, duas impresso-ras, seis lousas, três aparelhosmicro-ondas, sete máquinas delavar e 11 ventiladores.

A Prefeitura também entre-gou 1.312 unidades de lençóispara berço; 440 vassouras, 458toalhas de rosto e 15.120 uni-dades de guache.

farão a redistribuição aos alu-nos para uso exclusivo dentroda escola. Durante a visita àunidade, o prefeito aproveitou

a oportunidade para conversarcom funcionários e alunos daescola, além de vistoriar as ins-talações físicas da unidade e

Alunos de Barueri utilizamplataforma de estudos on-line

Adilson Nogueira, que acom-panham de perto o desempe-nho, o interesse e as dificulda-des de cada um dos alunos.

KHAN ACADEMY - A Khan Academy é uma iniciativa quedisponibiliza recursos multimídia gratuitos que ajudam naaprendizagem escolar. A plataforma atua com a ajuda de vídeose jogos e oferece mais de 300 mil atividades. As aulas sãoelaboradas de acordo com as habilidades que o aluno dominae as que ele precisa aprimorar. Assim, auxiliam no reforço detemas abordados em sala de aula e também introduzem no-ções de ciências, computação, história e economia.

SENAI ABRE 178 vagasgratuitas para aprendizagemindustrial na Região

curso de Auxiliar de ProduçãoGráfica. As aulas começam nosegundo semestre de 2017.

O Curso de AprendizagemIndustrial é gratuito e destina-do a candidatos que tenhamconcluído o ensino fundamen-tal e que buscam capacitaçãopara o primeiro emprego. Sãooferecidas mais de 300 ocu-pações industriais.

Para participar do processoseletivo é necessário que o can-didato tenha no mínimo 14anos na data de início das au-las e no máximo idade que lhespermita concluir o curso an-tes de completar 18 anos. Asinscrições podem ser feitas naunidade escolhida pelo candi-dato. A prova acontece no dia4 de junho (domingo).

Osasco reafirma parceriacom Anjos da Guarda

18 anos para o mercado detrabalho, oferecendo aulas devalorização familiar, educaçãofísica, noções de direito cons-titucionais e leis de trânsito,informática e postura de tra-balho. Atualmente a AAGMpossui o projeto AgentesAmbientais Mirins que abran-ge 558 jovens, dos quais 168exercem suas funções na Pre-feitura de Osasco como esta-giários.

“Tenho de agradecer os pro-fessores, voluntários, pais, alu-nos e todos que participamdessa formatura. Agradeçotambém o prefeito RogérioLins, que tem nos acolhido epor ser responsável pelos 168jovens que trabalham na Pre-feitura. Com certeza futura-mente os Anjos da Guarda setornarão médicos, advogados,engenheiros. Eles serão exce-lentes profissionais”, disseJosé Nunes dos Santos, pre-sidente da AAGM.

Meu irmão Altino se foi.Nunca imaginei que isso do-

esse tanto. Ele estava enfermo,mas partiu quando pensávamosque estava se recuperando. Foitudo muito rápido. Sinto quecom ele foi um pedaço de mim.

Ele trazia em sua alma trau-mas de infância que nunca con-seguiu superar. Marcas profun-das, resultado de um acidentedoméstico que também deixa-ram cicatrizes em seu corpo.O acidente e mais a morte trá-gica de nosso pai, geraram emseu interior fantasmas que nun-ca conseguiu exorcizar. Ele fre-quentou durante anos grupo deneuróticos assumidos, que ten-tavam se ajudar mutuamente.

Quando jovem Altino tentouser padre, estudando em um se-minário católico em Rio Claro.Logo percebeu que não era essasua vocação. Muito inteligentee vocacionado para a música,tornou-se apaixonado pelo can-to. Cantava com uma linda vozde baixo e não raras vezes fa-zia dueto com nossa mãeMercedes, encantando convi-dados em encontros familiares.Participou de vários corais emOsasco, viajando por váriosestados brasileiros e até no ex-terior, participando de compe-tições musicais. Tornou-se umgrande pesquisador da área.Anos mais tarde, como radia-lista, manteve um programamusical “Quando bate a sauda-de”, encantando milhares deouvintes de nossa emissora.

Altino era também um poeta.Participou de movimentos cul-turais em nossa cidade, tendotrabalhos publicados em Anto-logias locais. Sua poesia é áci-da, amarga. Produziu em mimo efeito de um soco no estô-

QUANDO EU MORRERQuando que morrer, só quero verQuem vem desfilar na frenteDo meu caixão...Parece que os vejo...E como!Muitos são cínicos, meus inimigosQue, para descarregarem suas sujas consciências,Abraçam meus familiaresDizendo, mentindo, é claro,Que sentem imensamente a minha partida,Quando, no íntimo de seus corações,Dizem que já fui, muito tarde, desta para, de preferência,Para pior.

Outros, que nunca os vi, nem mais gordosNem mais magros, como queiram,Que somente vieram ver se serei enterradoCom a boca aberta ou fechada,Ou se fiquei feio com o mento de algodãoDentro do meu nada pequeno nariz!Aposto que vai ESTAR ASSIM DE GENTEQuerendo cantar hinos religiosos ou rezas, só para aparecer!Provavelmente alguns pastoresOu alguns candidatos nas próximas eleições,Que, com certeza, ao terminarem os blablablás,Ficarão crentes que estão abafando.Que tontos!

Alguns, como eu gostaria que viessem visitar-me em vida...Mas depois que eu morrer, de que me adianta?Mas a coisa que eu mais detesto e que não vai faltarQuem diga que eu era tão bonzinho!!!Por que só me atiraram pedras?Ah!... Tem um alvoroço no portão de minha casa.Vamos ver... Quem será?Ora! Só podiam ser eles mesmo!O prefeito com seus puxa-sacos!Já tem até algum vereador querendoPôr meu nome numa rua, ou coisa que valha!Por que não me homenagearam em vida?

Quando eu morrer, não quero saberDe caixão caro. Qualquer um serve,Desde que não arrebente embaixo.Deve ser um horror um defunto desabar no meio da rua!Na minha lápide, basta o meu nome.Se desejarem pôr datas de nascimento e morte, tudo bem.Mais nada. Nada de velas, nada de fitas ou rabecões de flor.Isso fica muito caro. Nada de discursos!Mesmo porque, depois que os coveiros me poremBem lá no fundo do buraco, onde os vermesEstarão de boquinhas bem abertas esperando-me,Ansiosamente, diga-se de passagem,O povo vai jogar terra sobre mim,Com as duas mãos cheias, para enterrar-me mais depressa,E todos voltarão alegres e satisfeitos, batendo o maior papo,Certos de que cumpriram a sagrada missão de...enterrarem um político

mago quando li em 1999 a“Quando eu morrer”. Ri e cho-rei ao mesmo tempo. Vi ali ohomem desiludido com a pró-pria vida, expressando sua de-silusão de forma rude e ao mes-mo tempo irônica, quase cômi-ca. Coisa de gênio.

Nas águas de minha partici-pação na política, elegeu-se duasvezes vereador em Osasco.

Há pouco mais de um ano foidiagnosticado com um câncerlinfático muito agressivo. Foitratar-se no ICESP, magníficohospital público estadual. Tal-vez pelos 72 anos, não respon-dia bem ao tratamento. Ema-greceu, rapidamente, mais detrinta quilos. Quimio, rádio,sofrimento atroz.

Na última quinta-feira, dia 04,ele foi levado pelo filho Marce-lo à nossa rádio, uma das suaspaixões. Quando o vi tremi nabase. Percebi que meu irmãoestava morrendo. Não teve for-ças para descer do veículo.Estava ofegante. Mal conseguiafalar. Decidimos levá-lo imedi-atamente ao ICESP. Ele quispassar antes em sua casa, noJaguaribe. Fui até lá. Quandodescia a escada de sua residên-cia, abraçado ao meu pescoço,vi que suas pernas vacilavam.As minhas também.

As dele atacadas pela enfer-midade impiedosa. As minhaspela certeza de que juntos,abraçados, estávamos fazendonossa última caminhada. Du-rante o trajeto para o hospital,que levou uma hora, ele faloumuito pouco. Já no ICESP, emuma cadeira de rodas, tivemosos derradeiros momentos jun-tos. Antes de desaparecer noscorredores, levado pelo seu fi-lho Marcelo, ele voltou-se para

mim e disse, com grande es-forço: “Obrigado por tudoFrancisco”. Dei-lhe um abra-ço, fazendo o possível para nãochorar na sua frente. “Vai comDeus!”, consegui falar. Foi nos-so último diálogo. No dia se-guinte, pela manhã, fui ao hos-pital com a Dirce, sua esposa,e com o Marcelo. Tentaríamosvê-lo na UTI. A médica quisfalar conosco. Enquanto dis-corria sobre o quadro irrever-sível de uma pneumonia queacometera meu irmão, alguémentrou na sala e sussurrou algoao seu ouvido. A notícia veioseca, fria. “Infelizmente o se-nhor Altino acaba de vir a óbi-to”. O relógio marcava novehoras e oito minutos. O chorosoluçante da Dirce, choro con-tido do Marcelo. A linda voz ca-lou-se para sempre. A canetatombou na escrivaninha. Baixa-ram-se as cortinas. Tudo ter-minou para meu amado irmão.Partiu só, em coma induzido,portanto sem dor, sem sofri-mento. Encerrou ali, na solitá-ria UTI, a sua sofrida jornada.

Altino descansou de sua devas-tadora enfermidade e também desua atormentada vida, fruto dascontradições que vivia. Ele já ha-via desistido de viver; há mesesjá entregara os pontos. Já nãohavia mais sonhos ou projetos.

Quando tudo terminou paraele, restou o mais importante:o amor. Ele nunca desistiu deamar. Nos últimos meses elefez muitas declarações de amorà sua amada esposa Dirce. Fo-ram 49 anos de casados. Amouseus filhos, netos, bisnetos.Seus irmãos. No domingo queantecedeu sua morte, visitounossa mãe Mercedes, com 95anos, tendo ficado o dia inteiro

O DIA DE SUA MORTE!ARTIGO

em sua residência. Estava ale-gre, brincalhão, parecendo queestava em franca recuperação.

Altino amou muito sua famí-lia e foi muito amado por ela!

Seu legado?Uma casa simples, compra-

da há mais de quarenta anos,no Jaguaribe, quando ali nãohavia água, luz na rua ou asfal-to. A integridade no exercíciodos seus mandatos.

Nome limpo! A imagem dotrabalhador honesto, do aposen-tado que andava de ônibus, car-regando uma sacola cheia deperfumes Jequiti, que vendia decasa em casa, para complemen-tar sua pequena aposentadoria.

Os gestos solidários do ho-mem que era capaz de tirar aprópria roupa para agasalhar umnecessitado. Atingidos emcheio que fomos pela atual cri-se nacional, ele me surpreen-deu há 4 meses, quando colo-cou à disposição da rádio umapequena poupança sua que nosajudou a completar uma folhade pagamento da rádio. Por in-crível que possa parecer, em meioao seu tratamento, o Altino foiatingido impiedosamente por umaretaliação política. Isso o feriumuito!

Ele se foi e deixou um vazioimenso em nossos corações!

No choro incontido da sau-dade que dói, há uma linda es-perança! Cristãos que somos,meu irmão já havia recebidoJesus como seu único Senhore Salvador!

Sei que vou revê-lo e abraça-lo nas mansões celestiais, ondeele já está

Até breve Altino!Francisco Rossi

Poesia de Altino Rossi

Page 7: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

CULTURA & TURISMOSexta-feira, 12 de Maio de 2017 JORNAL A RUA PÁGINA 7

ANIVERSÁRIOS

Em maio a programação de cursos do Shopping União traz diferentes artesanatos e dicas deliciosas para o mês das mães, mas, também paraquem já pretende se programar para as festas juninas. As inscrições, presenciais, devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às16h30 e das 17h30 às 21h, na Central de Cursos, que fica no Piso Avenida, no corredor de serviços (próximo ao Poupatempo).

ARTESANATO:11/5 – 14h às 16h e 18h às 20h – Arte com toalhas – Um porta-recado em formato de cupcake será feito com dobradura de toalha, ideal para presentear no dia das mães. As alunasdevem levar para aula uma toalha microfibra.12/5 – 14h às 16h e 18h às 20h – Vaso decorativo – Aprenda a confeccionar um lindo vaso decorativo usando garrafa de vidro e decoupagem de barbante. As alunas devem levarpara aula uma garrafa de vinho vazia e um rolo de barbante médio.

CULINÁRIA:15/5 – 18h às 20h – Lanches rápidos e saudáveis na fritadeira airfryer Polishop: panqueca integral com recheio de ricota e frios, omelete, bolo de laranja integral e suco detox.16/5 – 14h às 16h – Bolo decorado com pasta americana para festa junina: passo a passo da técnica de decoração com pasta americana.16/5 – 18h às 20h – Bolos juninos: sabores milho, pamonha e batata doce com a culinarista Luciana Matos da Central Distribuidora.17/5 – 14h às 16h – Receitas da vovó para o chá da tarde: biscoito amanteigado no chocolate e minissonhos caseiros.17/5 – 18h às 20h – Lanche de metro e lanche natural: petiscos diferentes e bonitos para receber os amigos e familiares.18/5 – 14h às 16h – Caldos e caldinhos para espantar o frio: caldinho de abóbora com gengibre, caldinho de feijão com pipoca e caldinho de batata doce.18/5 – 18h às 20h – Canjica doce e salgada: venha aprender a preparar essa típica iguaria da culinária brasileira.19/5 – 14h às 16h – Bolo cesta de flores: aprenda a usar bicos de confeitar para decoração com chantilly desse lindo bolo em formato de cesta.19/5 – 18h às 20h – Capeletti e cannoli: vamos preparar um delicioso capeletti de frango com catupiry e o doce italiano cannoli.22/5 – 14h às 16h – Bolo para o dia dos namorados: bolo sensação com sorvete e bombom dois amores casadinho.22/5 – 18h às 20h – Cardápio para festa junina: arroz doce com caramelo, canjica cremosa com coco e amendoim e suco de milho com a culinarista Fatima Giacone da Central

DISTRIBUIDORA.23/5 – 18h às 20h – Receitas com massa folhada: cine folgado, cannoli e pastel com recheio de cream cheese com o chef Amilton Sodré da Central Distribuidora e produtos Vigor.24/5 – 14h às 16h – Trufas e bolos no pote: trufas no cone com recheio de coco e minibolo no pote com creme especial de coco com a culinarista Rose Vitiello da Central

DISTRIBUIDORA E PRODUTOS FRUTCOCO.24/5 – 18h às 20h - Especial Bem-Casado: aprenda a fazer bem-casado e bolo bem-casado tipo naked cake com a culinarista Rose Vitiello da Central Distribuidora.25/5 – 18h às 20h – Cupcake: passo a passo de como fazer a massa, recheio e decorar com a culinarista Lourdes Diniz da Central Distribuidora e produtos Dona Lella.26/5 – 14h às 16h – Bolo Mousse: aprenda a preparar um delicioso bolo mousse de chocolate.29/5 – 14h às 16h – Cupcake: cupcakes deliciosos nos sabores avelã com ninho, paçoquinha, prestígio e sensação com a culinarista Valquíria Silva da Central Distribuidora e

ALISPEC.29/5 – 18h às 20h – Sobremesas: pudim de leite condensado em verrines e pão de mel de leite condensado com recheio especial de doce de leite e ameixa com a culinaristaRose Vitiello da Central distribuidora e produtos Itambé.30/5 – 14h às 16h – Especial festa junina: bolo de cenoura trufado com cobertura de chocolate, chocolate quente cremoso e bombom de milho verde com a culinarista Isabel

TEMPESTA DA CENTRAL DISTRIBUIDORA E PRODUTOS HARALD.30/5 – 18h às 20h – Sobremesa: Aprenda a preparar cookie de amendoim, maça do amor, maça de chocolate e tortinha de maracujá com coco com a culinarista Isabel Tempestada Central Distribuidora e produtos Harald.31/5 – 14h às 16h – Refeição light: quibe de soja recheado e salada de maionese de soja.31/5 – 18h às 20h – Rainbow crepe cake (bolo de crepe colorido): aprenda a preparar esse bolo leve e requintado com a culinarista Maria Antônia da Central Distribuidora.

Shopping União oferece cursos gratuitos para preparar um arraial

Organizada mensalmente pela Se-cretaria de Desenvolvimento Econô-mico e Trabalho, a Feira de Artes, De-coração e Artesanato, depois de umapassada por Aldeia da Serra no últi-mo fim de semana, está de volta aAlphaville. Neste mês, o evento vaiaté sábado, dia 13, das 10 às 19 ho-ras. Como domingo (14 de maio) éDia das Mães, a Feira traz a oportu-nidade de escolher um presente bemoriginal para as mamães. Cerca de 100expositores estarão no calçadão daPraça Oiapoque (entre as alamedasRio Regro e Grajaú) comercializandoobjetos artesanais.

A Feira de Alphaville é ainda umpoint de entretenimento, com grandevariedade gastronômica nos foodtrucks. No sábado, haverá apresen-tação de capoeira às 14 horas.

Neste domingo, 14 de Maio, das 9 às11h30, as mamães de Barueri ganham umpresente especial: um show com o cantorAgnaldo Rayol, que comemora 60 anos decarreira e promete emocionar o público comsuas clássicas canções. A entrada é franca.

No mesmo dia, haverá ainda atrações paraas crianças como pintura facial, Hora doConto e esquetes do palhaço Costelinha. Asapresentações acontecem no Parque Mu-nicipal Dom José, que fica na Rua ÂngelaMirella, s/nº, Vila Porto.

Feira de Artesretorna a Alphavillecom opções depresentes às mães

Dia 18 é o dia de abraçar o requisitado empresário Dr. AmirGomes dos Santos, diretor presidente da Paulista Contabili-dade Empresarial.

Quem comemora idade nova, dia 13, é Márcia Oliva Sólera,gestora executiva da Sociedade Pestalozzi de Osasco. Rece-be, ao lado do esposo Roberto Ferreira Moreira, os mais ínti-mos para brindar em alto astral o seu aniversário. Parabéns!

A quarta edição do Circuitode Bebidas, evento em rede queacontece em diversas unidadesdo Senac São Paulo, chega aOsasco. A proposta é compar-tilhar conhecimento sobre di-ferentes bebidas, esclarecerdúvidas, mitos e verdades so-bre esse universo tão atraente.

As combinações ideais paraos destilados de acordo com oclima, a temperatura correta dasbebidas, as possibilidades deharmonização e muitos outrosassuntos serão temas de pales-tras e workshops. O eventoserá marcado por degustaçõesde cachaça, cerveja, vinho,whisky, saquê e até café e chá- tudo comandado por docen-tes do Senac Osasco, parcei-ros e profissionais do merca-do. A programação destaca ex-periências diferentes com a pro-

Harmonização é destaque no Circuito de Bebidas em Osasco

TURISMO

A cidade de Campos doJordão, a cerca de 180 km de SãoPaulo, é o destino de invernopreferido dos paulistas, pousa-das e hotéis aconchegantes emmeio às montanhas, restauran-tes com fondue e muitas paisa-gens de cair o queixo. A melhorparte é que é possível encon-trar programas para todas asidades e gostos, ou seja, dá paraexplorar a região durante o dia eà noite sair para jantar ou, quemsabe, curtir uma festa.

Esqueça o clichê de que via-gem de frio é monótona! EmCampos você pode conheceruma fábrica de cerveja com de-gustação, fazer passeio de trem,fazer trilhas, comer muito, e mui-to mais. Confira algumas atra-ções incríveis para aproveitar aomáximo o lugar.

Confira atrações para aproveitar ao máximo Campos do Jordão

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:DATA: 13/5 - DAS 14 ÀS 17 HORASMaster Class Senac: degustação para quebrar paradigmas de harmonização - umaexperiência divertida sobre compatibilização de alimentos com diferentes bebidas,para a quebra de padrões e apresentação de novas possibilidades de harmonização.

DATA: 23/5 - DAS 19H30 ÀS 21H30Workshop: Compreendendo os Varietais e seus Terroirs Icônicos - uma jornada pelomundo do vinho - uma viagem simbólica aos distintos terroirs para desvendar asparticularidades de diferentes uvas. Na atividade, serão degustados vinhos compredominância de uma variedade de uva para explorar suas características sensoriaise possibilidades de harmonização.

DATA: 21/6 - DAS 14 ÀS 16 HORAS E DAS 19H30 ÀS 21H30Palestra: Conhecendo Vinhos - da degustação à compra certa – uma apresentaçãocom degustações, informações e dicas sobre como degustar vinhos e realizar amelhor compra, aproveitando seus diferentes estilos. Além das ações propostas no evento, o Senac Osasco oferece cursos na área debebidas, serviços e gestão que atendem aos admiradores do tema, profissionais quebuscam capacitação e especialização no segmento. Para conhecer o amplo portfóliode títulos do setor, basta acessar o portal www.sp.senac.br/osasco ou visitar aunidade.

ServiçoSenac OsascoEndereço: Rua Dante Batiston, 248, Centro de OsascoTelefone: 2164-9877

posta de fugir dos padrõesquando o assunto é a harmoni-zação de alimentos com bebi-das. “O hábito de se alimentaracompanhado por bebidas,como vinhos e cervejas espe-ciais, tem se tornado comum,especialmente entre os brasilei-ros, apontando uma mudançacultural e comportamental. E aharmonização é fundamentalpara preservar o paladar”, co-menta Lucio Roberto, docenteda área de gastronomia doSenac Osasco.

No Senac Osasco, o Circui-to de Bebidas acontece em al-guns dias de maio e junho. Oinvestimento para cada umadas atividades é de R$ 10 e, paraparticipar, é preciso ter pelomenos 18 anos e fazer inscri-ção prévia via internet oupresencialmente na unidade.

Morro do ElefantePertinho do centro, o Morro do

Elefante é um dos mais conheci-dos pontos turísticos de Camposdo Jordão. Com um contorno quelembra a tromba de um elefante, amontanha está a 1.800 metros dealtitude e possui vista panorâmicapara a cidade. Para chegar lá, quetal trocar o carro pelo teleférico?

O passeio - que é um dos maistradicionais da cidade - custa cer-ca de R$ 15 por pessoa e é umaincrível oportunidade de conhe-cer a cidade de um outro ângulo!

Trem do MiranteA viagem começa em Campos

do Jordão, na Estação EmílioRibas, com destino a Santo An-tônio do Pinhal. São cerca de2h30 (ida e volta) de trajeto, quepassa pelo centro de Campos do

Jordão, trechos da Serra daMantiqueira e um dos pontos fer-roviários mais altos: Alto do La-jeado (tem 1.743 metros de altu-ra)! Ao chegar ao destino, é feitauma parada de 30 minutos ondeos visitantes podem conhecer umaconfortável cafeteria e, se deseja-rem, comprar doces caseiros. Pre-ço: R$ 58 (1 pessoa) ida e volta.Ingressos apenas na bilheteria dolocal (Campos do Jordão). Indica-se compra antecipada. Para saberdatas e disponibilidade, é possí-vel acessar o site oficial e selecio-nar a opção “Trem do Mirante”.

Bosque do SilêncioPara quem quer fazer um pas-

seio divertido em meio à nature-za, a dica é conhecer o Bosquedo Silêncio. Por lá, é possível pra-ticar arvorismo e outras quatro

opções de atividades e cerca de2.000 metros de diferentes trilhassuspensas entre as copas dasaraucárias, a menos de 2 Km docentro turístico de Campos doJordão. Todas as atividades sãoacompanhadas de perto por con-dutores especializados e feitascom equipamentos de seguran-ça. Atividade para crianças a par-tir de 7 e 8 anos, e não tem limitede idade. Com entrada gratuita, olocal abre diariamente das 9h às19h. As atividades extras são pa-gas a parte.

Fábrica de ChocolatesAraucáriaCampos do Jordão é sinônimo

de chocolate e você não podevoltar para casa sem uma boa sa-cola recheada de delícias. Mas paraos verdadeiros chocólatras,

imperdível mesmo é visitar a Fá-brica de Chocolate Araucária, amais famosa da cidade, e ver deperto todo o processo de fabri-cação da iguaria. Essa visita é li-vre e gratuita. O agendamentoprévio somente é necessário paragrupos acima de 15 pessoas paranão correr o risco de dois gruposgrandes chegarem ao mesmotempo. Visitas de pequenos gru-

pos (até 15 pessoas) ou famíliasnão necessitam de agendamento,bastando comparecer à loja de fá-brica no horário de funcionamen-to. Os horários de visitação se-guem o da loja de fábrica, das 10hàs 18h, estendendo-se nos finaisde semana, feriados e tempora-das de julho até o último cliente.Para mais informações, acesse osite da fábrica.

Page 8: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

Sexta-feira, 12 de Maio de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 8 SOCIAIS

Por Ovadia Saadia

O espaço Dubai WorldTrade Centre, recebe entreos dias 22 e 25 de maio aexposição “VII Feira de ArtIndex Dubai 2017” organi-zada em parceria pelo atelierda artistas plástica, GladysOmetto, a Artecom da No-ruega, a Mangenta Portugal,a ABBA Argentina e a Duart’sAtelier Gallery Mercosul.

O objetivo do evento é pro-mover um intercambio entreartistas de vários países. Paraisto, foram selecionados 38artistas: Albânia, Angola, Ar-gentina, França, Alemanhã,Nouruega e Portugal. Entreos diversos artistas reno-mados, também estão os bra-sileiros: Adaljiza Cuan, AnnaRocha, Antonio Spinosa,Aparecida Cibele Lopes, Ba-ronesa Jiselda Salbu, CeciliaRodrigues, Duart’s SilvioDuarte da Silva, GladysOmetto, Inhelora Kretzs-chmar Joenk, Luiz Ga-gliastri, Luis Silva, MarlenaBenetti Medeiros, Maria

O Teatro Municipal deBarueri (TMB) recebe, nes-te sábado, 13, o músicoFernando Anitelli que apre-senta o show: “O TeatroMagico - Voz e Violão”, às21 horas. Os ingressos es-tão disponíveis no sitewww.ticketbrasil.com.br eno Teatro, a partir de R$ 40

Lilian Gonçalves e SilvioSantos no Salão do Jassa,

esta semana. O ícone danossa TV e a Rainha da

Noite. Silvio Santos disse:”Lilian você está linda, a noitenão lhe estragou”, exatamen-

te, com estas palavras.

Em visita a São Paulo em abril, o compositor Hermeto Pascoal escolheu o hotel TRYPHigienópolis, administrado pela Meliá Hotels International, para se hospedar. Hermeto Pascoalé um compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro (toca acordeão, flauta, piano,saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais).

Silvio Santos e Lilian no salão Jassa em São Paulo

Hermeto Pascoal e Golda Boruchowski, gerente geral do TRYP Higienópolis

Aconteceu no Jockey Club de São Paulo,a 93ª edição do Grande Prêmio São Paulo deTurfe. O Jockey Club de São Paulo teve ahonra de convidar associados e a sociedadepaulistana para a comemoração do GrandePrêmio São Paulo de Turfe 2017. O eventolembrou ao glamour de anos passados, a co-meçar pelos convidados em seus trajes com-pletos e lindos chapéus das damas. A decora-ção da entrada estava maravilhosa, seguindoao salão principal do Restaurante Villa Jockey,que contou com o buffet de entradas, pratosquentes e sobremesas, além das diversas atra-

93ª edição do Grande Prêmio São Paulo de Turfe

KRYSTEL E AMAURY

Depois de percorrer diver-sas capitais brasileiras, amontagem de Dorotéia, deNelson Rodrigues, dirigida

Fernando Anitelli leva “O Teatro Mágico” a Barueri

(meia-entrada). A classificaçãoé livre. Após 13 anos de estra-da, a companhia musical visitasuas raízes, dialoga com a atu-alidade e revela canções inédi-tas. O criador e compositorFernando Anitelli tem se dedi-cado a pensar os rumos dacompanhia e nada melhor doque refletir neste momento com

o calor do público, em possede um violão, com a voz e muitaenergia conduzida nas cançõesque fizeram do Teatro Mágico,um dos maiores projetos damúsica pop e MPB. O TMBfica na rua Ministro Raphael deBarros Monteiro, 255, no Jar-dim dos Camargos. Mais infor-mações no telefone 4198-0972.

Brasileirosganhamdestaque emexposiçãoem Dubai

Ignez Silveira, Monica Vega,Nanda Gagliastri, Nerci Mar-tins, Sandoval Tiburcio, SandraM, Soraya Mendoza Pereira eTarso Furlan que terão suas

obras expostas durante o even-to. A próxima exposição quedeve contar com artistas brasi-leiros deve acontecer em Por-tugal, no mês de julho.

A artista plástica Gladys Ometto é uma das organizadoras do evento

Peça celebraos 60 anos decarreira deRosamariaMurtinho

por Jorge Farjalla, chega ao te-atro Cetip, em São Paulo, nes-ta sexta-feira, 12. O espetácu-lo celebra os 60 anos de car-

reira de Rosamaria Murtinho,que divide a cena com LetíciaSpiller, intérprete da prostitutaque dá título ao texto. No cen-tro da ação, Rosamaria, em sur-preendente processo de des-construção, dá vida à amargaDona Flávia, uma mulher feia einvejosa que trava uma batalhacom a ex-prostituta Dorotéia,vivida por Spiller, para que elase torne uma mulher recatadae desprovida de qualquer bele-za. Completam o elenco AlexiaDechamps e Jaqueline Farias.

Os ingressos estão à venda por R$ 90

(inteira) e R$ 45 (meia entrada)

e podem ser adquiridos pelo site:

www.premier.ticketsforfun.com.br.

O Teatro Cetip fica no prédio do Instituto

Tomie Ohtake, na avenida Faria Lima,

202, em Pinheiros, próximo a avenida

Pedroso de Morais.

ções de páreos, que foram realizadas durante atarde. O encerramento foi a grande disputa dopáreo principal, que aconteceu às 17h, em bri-lhante atropelada final, Céu de Brigadeiro, foiprotagonista de um magnífico espetáculo estatarde no Hipódromo Paulistano, vencendo a pro-va principal da reunião, a 93ª edição do GrandePrêmio São Paulo (gr.I), na condução deM.S.Machado, e treinamento eficiente de J.A.Silva. O Prefeito João Dória esteve prestigiandoo evento e a posse também do Presidente Ben-jamin Steinbruch, assim como personalidades,artistas, empresários e a imprensa.

Page 9: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

Sexta-feira, 12 de Maio de 2017

JORNAL A RUA

PÁGINA 9

www.facebook.com/jornalaruaregional

Uma equipe de pesquisadoresda Universidade Temple, na Fi-ladélfia, anunciou que conseguiureeditar os genes do HIV pre-sentes em animais vivosinfectados. Essa reformulaçãodo DNA evita que o vírus conti-nue a se replicar e elimina a do-ença. A pesquisa foi publicadana revista “Molecular Therapy”.

Essa técnica de edição deDNA é recente, mais divulgadadurante o ano de 2016, e é umadas maiores promessas paracombate às doenças. O Crispr,como é chamada, é uma ferra-menta usada pelas bactériasquando são atacadas pelos ví-rus: elas reescrevem os genesinseridos pelos “inimigos”, oque chamou a atenção dos pes-

Você já pensou na possibili-dade de um sutiã ser capaz dedetectar câncer de mama?Um estudante, inspirado naluta de sua mãe contra um tu-mor, não só teve a ideia, comoinventou um sutiã capaz deidentificar sinais precoces dadoença. O sutiã foi desenvol-vido especialmente para mu-lheres com pré-disposição ge-nética para o câncer de mama.Ele é equipado com 200biosensores que monitoram aanatomia dos seios. Então, oequipamento envia os dadosobtidos para um aplicativo,Eva Health, que informa ealerta as usuárias sobre pos-

Estudantes criamprotótipo de sutiãque ‘detectacâncer de mama’

síveis mudanças relacionadasaos sintomas do câncer. O in-teressante é que só é precisoutilizar o sutiã por 60 a 90 mi-nutos por semana para obteros resultados.

DesenvolvimentoJulian e seus amigos são do-

nos da empresa Higia Techno-logies, que conquistou, emabril passado, o prêmio Glo-bal Student EntrepreneurAwards (GSEA), na Alema-nha, pela invenção. O sutiãainda está em fase de protóti-po, mas, segundo os criadores,o prêmio de US$ 20 mil irá aju-dar a dar continuidade ao de-

senvolvimento do produto.Quando o jovem tinha 13

anos, sua mãe quase morreudevido ao câncer. Quando eladescobriu os primeiros sinais,disseram que eram tumoresbenignos. Com o tempo des-cobriu-se que, na verdade, setratava de um tumor maligno,que acarretou na remoção dosdois seios. O caso, inspirouJulian a encontrar um disposi-tivo que pudesse detectar maiscedo a doença. A invençãotem potencial para salvar mi-lhões de vidas.

Câncer de mamaO câncer de mama é o tipo

de câncer que mais mata, de-pois do câncer de pele. Segun-do a Organização Mundial daSaúde, são estimadas 458.000mortes por câncer de mama acada ano. Só em 2011, cercade 508.000 pessoas morreramem decorrência da doença.Os tumores cancerígenos po-dem transformar a pele a umatemperatura diferente devidoao aumento do fluxo sanguí-neo, sendo essa a principalpremissa do sutiã ao detectarpossíveis sinais.

Pesquisadores anunciam ter eliminado HIVem animais com técnica de edição de DNACientistas da universidade da Filadélfia conseguiram impedir a replicação do vírus em

três tipos de células animais transplantadas em camundongos.

quisadores. Usar o Crispr paracurar o HIV é uma das princi-pais metas de pesquisadores.Neste estudo, os cientistasWenhui Hu, Kamel Khalili,Laura H. Carnell e Won-BinYoung ampliaram os resultadosobtidos em 2016, em artigopublicado pela revista “Nature”(leia em inglês). No ano passa-do, eles conseguiram eliminarfragmentos do HIV do genomada maioria dos tecidos dos ani-mais do experimento, tambémcom a ajuda do Crispr. Destavez, neste novo artigo, a equi-pe conseguiu inativar o HIV ge-neticamente em camundongos,reduzindo a expressão do RNAviral em cerca de 60 a 90%,confirmando a descoberta an-

terior. Em seguida, eles conse-guiram usar o Crispr em roe-dores infectados com um tipode HIV equivalente ao huma-no. Os cientistas também usa-ram o Crispr em um terceiromodelo de células infectadas,com enxerto em nas células T,ou linfócitos T, tipo importantepara a defesa do seres huma-nos. Com os camundongoscom EcoHIV (similar ao huma-no), foi possível investigar a ca-pacidade estratégica do Crisprem bloquear a replicação dovírus e potencialmente preve-nir um sistema de infecção. Aeficiência da edição chegou a96%. De acordo com os pes-quisadores, é a primeira evidên-cia para erradicação do HIV.

Ilustração mostra atividade da CRISPR alterando a sequencia genética de molécula de DNA

Page 10: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

Sexta-feira, 12 de Maio de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 10

No geral, a pizza não é con-siderada um alimento saudá-vel. Mas, pode ser. Dependen-do do tipo de borda, da quanti-dade de queijo e dos ingredi-entes escolhidos, a pizza podevariar entre um bom comple-mento ou um verdadeiro de-sastre para uma dieta equili-brada. Até mesmo as pizzasconsideradas “saudáveis” po-dem extrapolar pela quantida-de de sódio provenientes domolho e do queijo e, também,pela quantidade de fatias quevocê come.

O cálcio fornecido pelo quei-jo, o licopeno, substânciaantioxidante conhecida pelosseus benefícios na prevençãodo câncer, do tomate e o usoda farinha de trigo integral namassa são alguns dos argu-mentos utilizados pelos pró-pizza. No entanto, de acordocom a nutricionista, é o recheioque tem um grande impactono valor nutricional. Pizzas decalabresa e queijo extra têmenormes quantidades de gor-dura saturada, sódio e calori-as no geral, enquanto pizzascom massas mais finas e re-cheadas com vegetais tendemao contrário. Opções prontase congeladas, por exemplo,podem ser convenientes, umaboa pedida para um jantar rá-pido, mas podem variar emtermos de ingredientes e va-lor nutricional, especialmenteno que diz respeito ao sódio,conservantes e gorduras trans.

É muito comum vermos atle-tas comendo banana durante osjogos e, apesar de ser um óti-mo alimento, talvez não seja omomento certo de ingeri-lo. Aabsorção de água e nutrientesocorre no intestino, portanto, énecessário que o alimento ou aágua saiam do estômago. Oesvaziamento gástrico dependede três fatores: o volume, a tem-peratura e a concentração do

O que fazer com a casca dosalimentos? Você sabe o que agente perde quando joga as cas-cas no lixo? Muita gente tira acasca da maçã, mas quem fazisso está perdendo nutrientesimportantes. Especialistas lem-bram que existem vários estudosque comprovam os benefíciosda casca da fruta. Ela é rica emvitaminas do complexo B, ácidofólico e substâncias bioativas,

Qual é o papel da banana nos exercícios?A BANANA É UM ÓTIMO ALIMENTO, MAS INGERI-LA DURANTE O EXERCÍCIO TALVEZ NÃO SEJA UMA BOA

IDEIA. SAIBA POR QUE E QUAL O MOMENTO CERTO DE CONSUMI-LA

que é ingerido. Grandes volu-mes, alta temperatura e altaconcentração diminuem o es-vaziamento gástrico e, portan-to, retardam a digestão e ab-sorção dos alimentos. O melhorexemplo é quando se come umafeijoada, grande quantidade,quente e muito salgada, ela fi-cará por horas no estômago.

Durante a atividade física,ocorre uma redistribuição do

fluxo sanguíneo no corpo. Di-minui-se a irrigação dos órgãosmenos envolvidos na atividadefísica (principalmente o estô-mago e os intestinos), para quese possa aumentar a irrigaçãodos músculos em atividade,fornecendo mais oxigênio paraa produção de energia. Isto de-termina uma diminuição da ve-locidade de digestão, pois estadepende de sangue para que

ocorra em velocidade normal.Estes ajustes devem direcio-

nar a ingestão de fluidos e nu-trientes no decorrer da ativida-de física. A utilização de bebi-das isotônicas (mesma concen-tração dos fluidos corporais),em baixa temperatura e peque-nos volumes, vai acelerar o es-vaziamento gástrico, possibili-tando uma melhor absorção.Quando utilizamos bebidas

hipertônicas (mais concentra-da do que os fluidos corpo-rais), ou alimentos sólidos, es-tes demoram para sair do estô-mago, pois necessitam, primei-ro, serem diluídos e/ou digeri-dos. Para isto, o organismo“rouba” líquido do sangue,transferindo para o estômago,podendo, então, desidratar ocorpo. Se os líquidos mais con-centrados já demoram para sairdo estômago, imagine os ali-mentos sólidos.

O exercício promove aumen-to da utilização de vários mine-rais e, dentre eles, um bastanteimportante, o potássio. A dimi-nuição da sua concentração nointerior da célula leva à fadigaque, claro, precisa ser evitada.Em média uma banana nanica(86g) tem aproximadamente 80calorias, perto de 20 gramas deaçúcar e 330 miligramas depotássio.

Potássio e magnésioA concentração de potássio

em uma banana é relativamen-te alta, quando comparada comoutros alimentos e talvez issotenha feito com que ela ficassefamosa entre os esportistas.Porém, a principal causa daperda de potássio é a perda de

magnésio. O magnésio estimu-la a bomba de sódio e potássio(mecanismo que trás de voltao potássio para dentro da célu-la, impedindo a sua perda), por-tanto, se não houver reposiçãode magnésio, de nada adiantaráa reposição de potássio. O cor-reto é fazer a reposição dos doisminerais associados, através desoluções isotônicas, para queeles possam ser rapidamenteabsorvidos.

Quando comer?Comer banana durante uma

partida pode até ser agradável,mas não tem nenhum signifi-cado prático, muito pelo con-trário, pode, inclusive, depen-dendo das condições climáti-cas, induzir à desidratação, oque é extremamente prejudici-al. Coma antes de iniciar o exer-cício. Além do potássio, a ba-nana contém frutose, um açú-car importante para a produçãode energia.

Quando víamos o Guga (dotênis) ou o Giba (do vôlei) co-mendo banana esquecíamos dafisiologia e ficávamos maravi-lhados assistindo aos seus de-sempenhos sensacionais, mas,para os meros mortais, a fisio-logia continua valendo.

Cascas de alimentos concentramnutrientes importantes para a saúde

que mantêm as células jovens. Asmaçãs com casca vermelha sãoricas nestes nutrientes. Já a cas-ca da maçã verde é mais rica empectina, uma substância que di-minui o colesterol. As cascas devegetais também são ricas em fi-bras. As cascas de batata doce eabóbora, por exemplo, são ricasem fibras e ajudam no funciona-mento do intestino. Esses vege-tais podem ser assados ou cozi-

dos junto com a casca. Já a cascada banana é rica em fibrasprébióticas, que aumentam as bac-térias boas no intestino. Uma for-ma de usá-la é na preparação debolos e tortas, mas antes a cascadeve ser lavada. E a uva? Ela é ricaem resveratrol, substância que pre-serva a juventude, vitaminas docomplexo B, zinco e selênio. Previ-ne problemas cardiovasculares e oenvelhecimento.

PIZZA podeser saudável?

PARA AS CRIANÇASDe acordo com uma pesqui-

sa recente, tratando-se da ali-mentação de crianças e ado-lescentes, as pizzas foram as-sociadas a um nível muito ele-vado de consumo calórico diá-

rio, gorduras saturadas e sódio.O estudo mostrou que, quandouma pizza é ingerida como umlanche ou adquirida de redesde fast-food, as chances de im-pactos negativos na saúde sãoainda maiores.

Page 11: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

JORNAL A RUA PÁGINA 11Sexta-feira, 12 de Maio de 2017

Nos primeiros meses de2017, até o dia 15 de abril, oBrasil registrou 113.381 ca-sos suspeitos de dengue,43.010 de chikungunya e7.911 de zika. Somadas, astrês doenças transmitidaspelo Aedes aegypti tiveramuma redução de 88,9% no

Só 27,5% das 54,2 milhõesde pessoas que fazem parte dopúblico-alvo para a vacinaçãode gripe receberam a imuniza-ção. A campanha nacional devacinação contra gripe come-çou no dia 17 de abril e vai até26 de maio.

Os estados com menor co-bertura são Piauí (10,1%), Pará(11,4%) Mato Grosso do Sul(11,6%), Roraima (12,1%) eAlagoas (15,7%) . Já os esta-dos com maior cobertura sãoParaná (53,1%), Rio Grande doSul (47,2%) e Santa Catarina(43,3%).

Em 2016, o número de ca-sos de influenza foi alto: foram

A Agência de Vigilância Sani-tária (Anvisa) encaminhou paraconsulta pública (quando a po-pulação, empresas e organiza-ções opinam sobre um assun-to), novas propostas para a ven-da do cigarros e alteração dasimagens nas embalagens demaços. As mensagens estam-padas nos maços deverão ficarmais duras. “Você brocha e ficaimpotente”, “Você morre decâncer de pulmão e enfisema”,“Você perde a liberdade” e“Você afasta pessoas consu-mindo este produto” são algu-mas das frases propostas. Deacordo com o Programa deBoas Práticas Regulatórias daAnvisa, as imagens de adver-tência têm papel fundamental naconscientização sobre o fumo.Há nove anos as imagens nãosão trocadas.

As novas regras poderão afe-tar também os pontos de ven-da, sendo proibido qualquer tipode destaque aos expositoresdos cigarros. Além disso, os

Maços de cigarro deverão ter mensagens mais durasmaços não poderão ficar pró-ximos de alimentos e produtospara o público infantil. Logoapós a divulgação da consulta,a empresa Souza Cruz, fabri-cante de cigarros, entrou naJustiça alegando que as medi-das dificultariam o acesso aoproduto, diminuindo o espaçodestinado à identificação dasmarcas, confundindo o públi-co e facilitando a réplica porprodutos falsificados. Segundoa proposta, os estabelecimen-tos que comercializam os pro-dutos também estarão proibi-dos de realizar qualquer promo-ção em relação ao cigarro as-sociado ao êxito sexual, à prá-tica desportiva ou propriedadescalmantes e precisarão fortale-cer a proibição para menoresde 18 anos. O material aindaestá em discussão e dependeda aprovação final da agência.O prazo de contribuição é até odia 26 de maio, no formuláriode Consulta Pública nº 329/2017 e nº 330/2017, da Anvisa.

Um grupo de cientistas epesquisadores influentes liga-do ao governo americano, ochamado US PreventiveServices Task Force, voltouatrás em sua contraindicaçãode um exame para detectaro câncer de próstata, o PSA.

Em 2012, eles afirmaramque o exame de sangue paramedir o PSA (antígenoprostático específico, na si-gla em inglês) não devia maisser usado em homens sau-dáveis. O teste detecta a ele-vação de uma proteína pro-duzida pela próstata e é umindicativo de câncer, mas ométodo é criticado por darfalsos-positivos, já que umadosagem alta de PSA tam-bém pode ser sinal de infec-ção ou crescimento benignoda próstata. À época, a for-ça-tarefa afirmou que apopularização do teste teveconsequências devastadoras,aumentando o número debiópsias e tratamentos, comocirurgias e retirada da prós-tata, que poderiam ter sidoevitados. Nesta terça, po-rém, o grupo americano re-comendou que os médicosinformem os homens de 55

MÉDICOS MUDAM INSTRUÇÃOPARA DETECÇÃO DE CÂNCERDE PRÓSTATA

a 69 anos sobre os potenciaisbenefícios e riscos do exame eafirmou que a decisão de fazê-lo deve ser individualizada, apósdiscussão entre clínicos e pa-cientes. A recomendação foipublicada na revista científica“Jama”, da Associação MédicaAmericana, e é válida para ho-mens saudáveis que não tive-ram câncer e que não têm si-nais da doença. Após revisão deestudos, o grupo verificou umpequeno benefício do exame eum equilíbrio entre os prós econtras. “Para homens maisdispostos a aceitar os potenci-ais danos, o rastreamento podeser a melhor escolha. Homensmais interessados em evitaresses danos podem escolhernão fazer o exame”, diz o gru-

po. A força-tarefa tambémnotou que há mais homenscom baixo risco de cânceroptando por fazer um acom-panhamento do tumor, comexames de PSA e de toqueretal e biópsias, em vez detratá-lo agressivamente. Essaabordagem reduz o risco demalefícios do excesso de tra-tamento, diz o texto. Na épo-ca da contraindicação, a de-cisão foi criticada e não foiendossada por muitas socie-dades médicas, que recomen-davam que o exame só fossefeito após discussão com opaciente. Essa é a posição daSociedade Brasileira deUrologia, da AmericanUrological Association e daAmerican Cancer Society.

VEJA COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO

EXAME DE SANGUE

Availam-se alterações nos níveis de PSA (antígeno prostático específico,

na sigla em inglês)

EXAME DE TOQUE

Com o dedo, o médico verifica o tamanho e a consistência da próstata

ULTRASSOM

Usado em caso de dúvida clínica após exames de PSA e toque

Só 27,5% do público-alvo se vacinou contra gripe

12.174 casos confirmados desíndrome respiratória agudagrave (SRAG) por influenza nopaís. A SRAG é uma complica-ção da gripe. Houve ainda 2.220

mortes, número alto em com-paração a anos anteriores. Dototal de óbitos, a maioria (1.982)foi por influenza A/H1N1. Estefoi o maior número de mortespor H1N1 desde a pandemia de2009, quando 2.060 pessoasmorreram em decorrência dovírus no Brasil.

Três subtiposA vacina disponível no SUS

protege contra os três subtiposdo vírus da gripe que mais cir-cularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Segundo o ministério da Saú-de, 60 milhões de doses de va-cinas foram adquiridas, dasquais 21,1 milhões de doses jáforam distribuídas aos estados.

Os grupos prioritários devemse vacinar todos os anos, já quea imunidade contra os vírus caiprogressivamente. Além disso,o vírus da gripe passa por mu-tações frequentes.

VEJA QUEM RECEBE A VACINA PELO SUS

� Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)

� Gestantes

� Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)

� Idosos (a partir de 60 anos)

� Profissionais da saúde

� Povos indígenas

� Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional

� Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade

� Professores de escolas públicas ou privadas

DENGUEEm 2017, foram 113.381 casos de dengue até 15 de abril. No ano passado, havia1.180.472 casos na mesma época. A região Sudeste concentrou o maior númerode casos, 32,9% do total registrado no país, mas a região com maior incidênciafoi o Centro-Oeste, com 160 casos a cada 100 mil habitantes.Houve 17 mortes por dengue este ano, em contraste com 507 mortes no mesmoperíodo do ano passado. Além disso, houve 57 casos de dengue grave e 793casos de dengue com alarme.

CHIKUNGUNYAQuanto à chikungunya, foram 43.010 casos em 2017, ante 135.030 no ano pas-sado. A região Nordeste é a que registrou maior incidência. Além disso, este anoteve 9 mortes confirmadas pela doença. Ao longo de todo o ano de 2016, 196pessoas morreram de chikungunya no país.

ZIKAO país teve 7.911 casos de zika em 2017, em comparação com 170.535 no mes-mo período do ano passado. A região Centro-Oeste é a que apresentou maiorincidência e não houve nenhuma morte confirmada pela doença este ano.

Casos de dengue, zika e chikungunyacaem 89% nos primeiros meses de 2017

Dados de boletim doMinistério da Saúde sereferem a registrosfeitos até 15 de abril.Dengue teve queda de90,4%, chikungunya de68,1% e zika de 95,4%.

número de casos em compa-ração ao mesmo período de2016. Os dados são de boletimepidemiológico elaborado peloMinistério da Saúde. É impor-tante observar que o ano passa-do teve um número muito altode casos de arboviroses (doen-ças transmitidas por mosquitos):

foi o segundo ano com maior nú-mero de dengue desde o iníciodos registros, em 1990, perden-do só para 2015. Também foi re-cordista em zika e chikungunya,doenças que chegaram mais re-centemente ao país e que, por-tanto, não têm muitos dados an-teriores para comparação.

Page 12: JORNAL a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jornal-a-rua_12.pdf · Jardim Paulista Obra de reassentamento, em Osasco, deve ser concluída em outubro Itapevi ... necessidades

Sexta-feira, 12 de Maio de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 12

Fotografar seu café da ma-nhã ou suas refeições ao longodo dia e postar as imagens noInstagram pode ajudar sua saú-de, indica um estudo que seráapresentado em maio durante aConferência sobre Fatores Hu-manos em Sistemas Computa-cionais, nos Estados Unidos.Segundo os resultados das pes-quisas, pessoas que costumamdivulgar fotos de comida narede social utilizam as postagenspara monitorar sua própria die-ta e acabam entrando mais emcontato com conteúdos saudá-veis de outros usuários. Alémdisso, elas também recebemmais apoio de seus seguidores

Fotos de comida noInstagram incentivamalimentação saudável

para cumprir suas metas de ali-mentação. Segundo os cientis-tas, esses resultados serão usa-dos para desenvolver ferramen-tas que sejam capazes de esti-mular hábitos saudáveis no ge-ral. Em vez de utilizar métodostradicionais para observar oque andam comendo, como di-ários e aplicativos nos quais apessoa deve escrever tudo oque come, alguns usuários fo-tografam os alimentos ingeri-dos durante o dia e comparti-lham as imagens no Instagram,geralmente utilizando algumahashtag. Além de servir paraacompanhar a dieta, isso podeinspirar outras pessoas a fazer

o mesmo. Segundo os pesqui-sadores, ter conteúdos visuais doque se come todos os dias podeajudar a identificar problemas naalimentação, tanto em relação àquantidade quanto à qualidade doque é posto no prato.

Motivação coletivaOs entrevistados afirmaram

que o apoio emocional e socialde outros usuários ajudava amanter suas metas de alimen-tação saudável, e a maioria de-les disse que também procura-va oferecer o mesmo suporteaos demais. Em alguns casos,de acordo com os pesquisado-res, sentir-se motivado e esfor-çar-se para motivar os outrostambém faz com que as pesso-as sejam mais honestas sobreseus verdadeiros hábitos ali-mentares, evitando criar descul-pas e mentir – tanto para osoutros quanto para elas mes-mas – como uma forma de jus-tificar escolhas pouco saudá-veis. Alguns entrevistados, noentanto, relataram que, às ve-

zes, passavam por uma certacontradição entre o desejo de per-manecer honestos em relação aoque comiam e o receio de postara foto de alguma comida poucosaudável, que seria vista comoalgo indesejável. Ainda assim,

permanecer no Instagram foi asolução mais eficaz para manterseus objetivos e continuar cons-ciente em relação à sua saúde,mostrou o estudo. Além disso,um dos principais benefícios doInstagram, segundo os pes-

quisadores, é que ele permite cri-ar diferentes contas em um mes-mo perfil. Assim, as pessoasconseguem facilmente encontrarcomunidades e seguidores cominteresses parecidos utilizandohashtags de hábitos saudáveis.

Você costuma dormir poucoe compensar nos fins de sema-na? De acordo com estudo daUniversidade Baylor, nos Esta-dos Unidos, o costume de dor-mir por horas seguidas, em‘maratonas de sono’ para ten-tar contrabalançar as noites maldormidas, pode causar sériosdanos ao cérebro.

O estudo mostrou que perí-odos de sono irregulares, prin-cipalmente em pessoas mais jo-vens, deteriora a função cogni-tiva, afeta a atenção e a criati-vidade. O costume de poster-gar o sono pode influenciar, atémesmo, a saúde mental, cau-sando ansiedade e depressão.A Fundação Nacional do Sono,recomenda que jovens adultosdurmam entre sete e oito horaspor noite.

No estudo, os pesquisadoresanalisaram os padrões de sonode 28 estudantes de design deinteriores da UniversidadeBaylor, em Waco, no Texas(EUA), a partir da actigrafia –monitoramento do ciclo ativi-dade-repouso do corpo huma-no. Os resultados mostraramque 79% dos participantes dor-miam menos de sete horas em,pelo menos, três noites por

‘Maratonas de sono’ não compensam noites mal dormidasPesquisa mostrou que dormir muito no final de semana não compensa as noites mal dormidas ao longo da semana

semana. O interessante é que ospróprios estudantes acreditavamque dormirem mais do que de fatodormiam. Os participantes tambémcompletaram duas sessões de tes-tes cognitivos, uma no início doestudo e outra no final, nos mes-mos horários, que avaliavam seusníveis de criatividade e atenção.

CRIATIVIDADETrês palavras vagamente conec-

tadas entre si, como ‘sore’,‘shoulder’ e ‘sweat’ (em portugu-ês, dor, ombro e suor) eram ditasaos participantes e eles precisavamdescobrir qual seria a quarta pala-vra que as conectaria.

“O que primeiro vem à mentesão palavras relacionadas ao exer-cício físico, mas, neste caso, ne-nhuma palavra desse tipo realmentefunciona. Na verdade, a palavramais criativa e correta seria ‘cold’[resfriado]”, explica o relatório. Aatenção executiva, mais conhecidacomo memória de trabalho, permi-te que as pessoas guardem memó-rias por um curto período de tem-po enquanto realizam uma tarefa.Para avaliar esse nível de atenção,os voluntários observaram uma gra-de com quadrados pretos e bran-cos e então decidiram se a gradeera simétrica ou não.

Pesquisadores americanosdescobriram quais células sãoresponsáveis pela calvície e pordeixar os fios de cabelos bran-cos. O estudo, publicado nestasexta feira, descreve o mecanis-mo com o qual as células precur-soras das proteínas KROX20,associada ao desenvolvimentodos nervos, e ‘fator célula tron-co’ (SCF, na sigla em inglês) pro-duzem fios de cabelo nos folículoscapilares e os colorem, respecti-vamente. Com a descoberta, oscientistas esperam desenvolvercompostos que possam corrigira calvície e o branqueamento dosfios. A descoberta aconteceu poracidente, quando cientistas doSouthwestern Medical Center, daUniversidade do Texas, nos Es-tados Unidos, tentavam identifi-car como a neurofibromatose tipoI, uma rara doença genética, podecausar tumores nos nervos. Ao

Cientistasacham células‘culpadas’pela calvície efios brancos

manipular a proteína KROX20, li-gada à patologia, em ratos, ospesquisadores verificaram queela também está associada à pro-dução de pelos. A substância ati-va as células da pele responsá-veis pelo nascimento dos fiosque, por sua vez, também produ-zem a SCF, essencial para a pig-mentação capilar. Em um experi-mento do estudo, o gene respon-sável pela produção de SCF foideletado nos roedores e, comoresultado, a pelagem do animalficou branca. Já quando as célu-las produtoras de KROX20 foramdeletadas, nenhum pelo nasceue os animais ficaram pelados. Ospesquisadores também concluí-ram que se as células produtorasde KROX20 e SCF estiverem fun-cionando, elas interagem com os

melantócitos – células produto-ras de melanina, que pigmentamos fios, e produzem cabelos ‘co-loridos’. Já se sabia que célulastronco contidas em áreas defolículos capilares estavam en-volvidas na fabricação e pigmen-tação dos cabelos. No entanto, oque acontece com essas célulasnos folículos e quais delas pro-duzem o SCF era desconhecido.Além de descreverem esse pro-cesso, os cientistas também des-cobriram quais células produzema proteína KROX20. Com esteconhecimento, os pesquisadoresesperam, no futuro, criar um com-posto tópico ou um mecanismoque leve o gene necessário paraos folículos capilares, de modo acorrigir a calvície e o branquea-mento dos fios.