cidade tambÉm recebeu a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2018/04/06capa.pdf · editor de...

12
Hospital Municipal de Osasco ganha melhorias na ala pediátrica Parnaíba adere ao Programa de Uso Racional de Água a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.053 • 6 DE ABRIL DE 2018 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional SOCIAL ESPORTES Página 9 CIDADE TAMBÉM RECEBEU CINCO NOVAS AMBULÂNCIAS TIME DESFILOU EM CARRO ABERTO NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA. O PREFEITO RUBENS FURLAN ACOMPANHOU O RUBRÃO PELAS RUAS DA CIDADE CIDADES OESTE BARUERI está na série A1 do futebol paulista Vôlei Nestlé decide hoje vaga à final da Superliga POLÍTICA Teatro PORTO SEGURO comemora 3 anos com shows de Zizi Possi Quem tem direito À ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO do Enem? As inscrições ficarão abertas de 9 de abril a 11 de maio, e podem ser feitas nos nove CRAS da cidade, no Centro de Convi- vência da Vila Yara e no CATI – Centro de Atenção à Terceira Idade (ver endere- ços abaixo). O evento acontece no dia 8 de junho no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. TURISMO Saiba como funcionará o trem para o Aeroporto de Guarulhos EDUCAÇÃO Lins muda quadro de secretários em Osasco PARA QUE O NOVO EXISTA, PRIMEIRO PRECISAMOS CRIÁ-LO Itapevi renova programa de inclusão digital Acessa SP Jandira e Osasco conquistam creches com o Governo do Estado Página 4 Página 6 Página 4 Página 2 TARJA PRETA, VERMELHA OU ISENTOS DE PRESCRIÇÃO: Página 12 ARTIGO PÁGINA 8 PÁGINA 8 ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE OS MEDICAMENTOS “Miss e Mister Melhor Idade 2018” está com inscrições abertas PÁGINA 10 PÁG. 9 Página 5 Página 7 Página 7

Upload: lynhan

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Hospital Municipalde Osasco ganhamelhorias na alapediátrica

Parnaíba adere ao Programa deUso Racional de Água

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.053 • 6 DE ABRIL DE 2018 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

SOCIAL

ESPORTES

Página 9

CIDADE TAMBÉM RECEBEUCINCO NOVAS AMBULÂNCIAS

TIME DESFILOU EM CARRO ABERTONA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA. O PREFEITORUBENS FURLAN ACOMPANHOU ORUBRÃO PELAS RUAS DA CIDADE

CIDADES

OESTE BARUERIestá na série A1do futebol paulista

Vôlei Nestlé decide hoje vaga à final da Superliga

POLÍTICA

Teatro PORTOSEGURO comemora3 anos com showsde Zizi Possi

Quem tem direito ÀISENÇÃO DA TAXA DEINSCRIÇÃO do Enem?

As inscrições ficarão abertas de 9 de abrila 11 de maio, e podem ser feitas nos noveCRAS da cidade, no Centro de Convi-vência da Vila Yara e no CATI – Centrode Atenção à Terceira Idade (ver endere-ços abaixo). O evento acontece no dia 8de junho no Centro de Eventos PedroBortolosso. TURISMO

Saiba como funcionará o trem para o Aeroporto de Guarulhos

EDUCAÇÃO

Lins muda quadro desecretários em Osasco

PARA QUE O NOVOEXISTA, PRIMEIROPRECISAMOS CRIÁ-LO

Itapevi renova programa deinclusão digital Acessa SP

Jandira e Osasco conquistamcreches com o Governo do Estado

Página 4

Página 6

Página 4

Página 2

TARJA PRETA,VERMELHA OUISENTOS DEPRESCRIÇÃO:

Página 12

ARTIGO

PÁGINA 8 PÁGINA 8

ENTENDA ASDIFERENÇASENTRE OSMEDICAMENTOS“Miss e Mister Melhor

Idade 2018” está cominscrições abertas

PÁGINA 10

PÁG. 9

Página 5

Página 7

Página 7

Sexta-feira, 6 de Abril de 2018 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA

• PAINEL

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONES: 3683-3430 | 3681-2136

Diretores ResponsáveisLoreny Perusso MoreiraArmando Aquiles Ferreira Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708 WWW.JORNALARUA.COM.BR

As matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

ACESSE: www.jornalarua.com.br

OSASCO LANÇA CAMPANHA QUE ESTIMULAA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA Com o objetivo de conscientizar os servidores sobre o uso corretode água e energia elétrica, a Prefeitura de Osasco, em parceria com aEletropaulo, lança a Campanha Gestão Energética Municipal (GEM)na sexta-feira, 6/4. Em 2017, o prefeito Rogério Lins assinou o Decre-to N° 11426 que estimula a redução de 10% do consumo de energiaelétrica em todas as secretarias. Além disso, de acordo com o decreto,devem ser realizadas ações de conscientização, por meio de campa-nhas, com cartazes, avisos, adesivos, lembretes, entre outros.

CÂMARA APROVA REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVANA PREFEITURA DE OSASCOOs vereadores osasquenses aprovaram, na tarde desta terça-feira (3),cinco projetos de autoria do Poder Executivo Municipal, que dis-põem sobre reestruturação administrativa na Prefeitura Municipal e aimplementação da Política do Esporte, Recreação e Lazer, no âmbitodo município de Osasco. Os projetos aprovados preveem areestruturação da Secretarias de Esporte, Recreação e Lazer (SEREL)e da Secretaria de Comunicação (SECOM). Os vereadores tambémaprovaram a extinção da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) ea criação da Secretaria de Governo (SEGOV).

INAUGURAÇÃO SISTEMA PRODUTOR SÃO LOURENÇONa terça-feira (03/04), Paulo Barufi acompanhou o governador Geral-do Alckmin na inauguração do Sistema Produtor São Lourenço, emVargem Grande Paulista. Na ocasião, o governador entregou a obrada Sabesp que aumenta a oferta de água potável de qualidade para os22 milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo.Com um investimento de R$ 2,21 bilhões, o Sistema São Lourençopassa a fornecer até 6.400 litros de água potável por segundo. O SãoLourenço traz água para a Região Metropolitana de São Paulo a partirda represa Cachoeira do França, em Ibiúna. A água percorre mais 32km de adutoras até as torneiras dos moradores de Jandira e outrascidades da região.

BRUXÃO CAVANHA PROPÕE PARCERIAS PARAIMPLANTAR “MINI ARENINHAS” EM ITAPEVIA Câmara de Itapevi aprovou na sessão desta terça-feira, dia 3 deabril, o requerimento 123/2018 que propõe que o Executivo Municipalfirme parceria com a iniciativa privada visando implantar o Projeto“Mini Areninhas” nos bairros da periferia da cidade. A propositura éde autoria do presidente da Casa, Bruxão Cavanha (PR), e teveapensado outros requerimentos que tratam do mesmo assunto dosvereadores Thiaguinho Silva (PSL), Chambinho (PR) e Aparecido(Podemos). No entender do parlamentar, a iniciativa trará uma visãoampla de educação para todos os munícipes, uma vez que incentivarácrianças, jovens e adultos a buscar uma forma de lazer e aprendizado,tirando das ruas pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Hojenosso município é carente de espaços públicos, além do que os do-nos dos terrenos também serão beneficiados, pois a prefeitura cuida-do do bem em comum e os morados contariam com mais esta iniciati-va no seu dia a dia”, comentou.

ITAPEVI INVESTE EM ILUMINAÇÃO PÚBLICACOM FOCO NA SEGURANÇAEm dezembro de 2017, a Prefeitura de Itapevi iniciou a troca da ilumi-nação pública na região central da cidade com o objetivo de aumentara segurança nas vias públicas de pedestres e motoristas e preveniracidentes de trânsito. Desde então, 670 novas luminárias de LED(Diodo Emissor de Luz) já foram instaladas no município. As melhoriassão parte do programa Cidade Bela. O uso de LED na iluminaçãopública pode gerar economia de energia de até 85%, além de umaeconomia média de 40% nas contas públicas das prefeituras, segun-do um estudo de 2012 feito pela Philips e o Climate Group em 12cidades no mundo, incluindo Nova York, Londres e Sydney.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA E CAMINHADA GRAACCAs inscrições para a 18ª edição da Corrida e Caminhada GRAACC jáestão abertas no site. O evento acontece no dia 13 de maio, nasimediações do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e conta com trêspercursos: 10km e 5km para corredores e 3km para os caminhantes. Alargada será às 7h na Avenida Pedro Álvares Cabral.Este ano, além das inscrições individuais e de grupos, tambémestão disponíveis inscrições para crianças e famílias. Todo o valorarrecado com as inscrições será destinado para o Hospitaldo GRAACC tratar crianças e adolescentes com câncer.

OSASCO TERÁ PROGRAMA PARA INCENTIVARBUSCA POR EMPREGO A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento,Trabalho e Inclusão (SDTI), discute a possibilidade de implantar oPrograma Operação Trabalho (POT), cujo objetivo é dar atenção es-pecial ao trabalhador desempregado, pertencente à família de baixarenda, visando estimulá-lo na busca por uma nova colocação. Para aimplantação do programa, o secretário da SDTI, Lau Alencar, se reu-niu com os gestores da própria secretaria a fim de ajustar os últimosdetalhes para disponibilizar o novo serviço à população.

IGOR SOARES PROPÕE REAJUSTE DE 3% A 100%DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES DE ITAPEVI A Prefeitura de Itapevi concluiu os estudos para fazer a ReformaAdministrativa do município. Iniciado em junho de 2017, o trabalhofoi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e resultou numdocumento de mais de 1.500 páginas. A proposta de lei foi enviada àCâmara Municipal, onde será discutida. Se aprovada como está, areforma representará um investimento de mais R$ 24 milhões por ano,recorde em Itapevi. Existem casos, por exemplo, onde o servidor teráreajuste e reenquadramento, com possibilidade de aumento real de3% a até 100%, segundo o Projeto de Lei encaminhado à Câmara.

BARUERI PODERÁ TER LIBRAS NOCURRÍCULO ESCOLARO vereador Neto Amorim (PV) apresentou uma indicação na sessãode terça-feira, 27, propondo a inclusão do ensino de Libras (LínguaBrasileira de Sinais) no currículo escolar da rede municipal de ensinode Barueri. Segundo o parlamentar, os alunos terão um grande ganhocom aprendizado da língua usada por surdos e mudos, mesmo quenão tenham contato atualmente com pessoas nessas condições.“Nosso objetivo é desenvolver na sociedade uma consciência cadavez maior de que o mundo precisa ser um lugar inclusivo e acolhedor.E ninguém melhor do que a nova geração para construir essa novarealidade”, afirmou Neto Amorim.

O prefeito de Osasco, Ro-gério Lins, anunciou esta se-mana os novos nomes quecompõem a partir de agora,seu time de secretários. Asmudanças ocorrem principal-mente pela desincompatibili-zação daqueles que são pré-candidatos às eleições 2018e que têm até o dia 6/4 paradeixar cargos públicos,conforme determina a Justi-ça Eleitoral. Gelso de Limadeixou a Secretaria de Rela-ções Institucionais (SRI) paraconcorrer ao cargo de depu-tado estadual. Ana Paula Rossideixou a Secretaria de Edu-cação e Délbio Teruel a Se-cretaria de Esporte, Recrea-ção e Lazer, também para dis-putar uma vaga na AssembleiaLegislativa. Sérgio Di Nizoassumiu a Secretaria de Re-lações Institucionais (SRI) epassou a Secretaria de Admi-nistração para Soleny Olivei-ra Pereira, ex-diretora do de-partamento de Recursos Hu-manos. Na Educação, atitularidade da Pasta ficoucom José Toste Borges, até

Rogério Lins faz mudanças no quadrode secretários da prefeitura de Osasco

então diretor, que terá comoadjunta Izilda AparecidaOrlando da Silva, que substituiMárcia Brito.

Já a Secretaria de Esporteserá comandanda por CarmônioGonçalves Bastos, ex-presiden-

te da Liga de Futebol Amadorde Osasco. Outra mudançaocorreu na Secretaria de MeioAmbiente, onde saiu ÉlioSalvini e entrou Marcelo da Sil-va, ex-diretor da Regional Nor-te da Secretaria de Serviços e

Obras (SSO). O atual Chefe de Gabinete

do prefeito, João Paulo Puc-ciariello, aproveitou a oportu-nidade para oficializar sua no-meação, feita em setembro doano passado.

O ex-deputado estadual, ex-vice-prefeito e ex-vereador, dr.Gaspar, filiou-se, esta semana, ao PDT - Partido DemocráticoTrabalhista, comandado no município pelo ex-prefeito JorgeLapas. Na ocasião, outras lideranças também assinaram suasfiliações. Nem Lapas nem Gaspar declararam que serão candi-datos nas eleições deste ano.

Claudio Piteri anunciou quevai deixar a vice-presidênciada Fundação Casa para con-correr a uma vaga na Assem-bleia Legislativa. De acordocom o calendário eleitoral,pré-candidatos que ocupamcargos públicos têm obriga-toriamente até 6 de abril parase desincompatibilizarem paraconcorrer nas eleições desteano. O anúncio ocorreu du-rante a reunião mensal com amilitância ocorrida nesta ter-

Piterianunciasaída daFundaçãoCasa

ça-feira, dia 3. De acordo comele, a obrigatoriedade da desin-compatibilização existe paragarantir que os candidatos nãousem os benefícios do cargo

que ocupa para obter vantagenspara si mesmos. Piteri apro-veitou a reunião para reafirmara parceria com a deputada fe-deral Bruna Furlan, que dispu-

tará a reeleição. “A nossa par-ceria aqui em Osasco e na re-gião é com a Bruna Furlan.Agora é trabalhar Claudio Piterie Bruna Furlan”, afirmou.

Gaspar filia-se ao PDT, masnão confirma candidaturaà Assembleia Legislativa

JUNTA SE SERVIÇO MILITAR

“Junta de Serviço Militar, nº 021 – OsascoNOVO MODO DE ALISTAMENTO MILITAR.

Cidadãos residentes no município de Osasco-SP, nascidos no ano de 2000.

Realize seu Alistamento Militar no site www.alistamento.eb.mil.br no

período de 01 de Janeiro à 30 de Junho de 2018.

Para o alistamento online é necessário possuir: CPF, endereço residencial,

e-mail válido e um número de celular para contato.

Para Cidadãos que não possuem CPF ou Nasceram em Anos anteriores

procure a Junta de Serviço Militar do seu Município no período de Jan a

30 de Junho 2018 para realizar o Alistamento”.

FRANCISCO DAS CHAGAS LIMACHEFE DA JUNTA MILITAR

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Sexta-feira, 6 de Abril de 2018

Ultimamente, a expre-ssão Smart Cities (CidadesInteligentes) tem sido bastan-te utilizada. Mais do que umateoria acadêmica, o conceitose faz presente em diversascidades do mundo antenadasa questões como a sustenta-bilidade através da tecnologia.Barueri, que investe cada vezmais no setor, está entre elas.O município que se enquadranesse conceito passa a agirdiretamente em prol dos 17Objetivos de Desenvolvimen-to Sustentável (ODSs) daONU (Organização das Na-ções Unidas), definidas atra-vés da Agenda 2030.

São diversos os projetos de-senvolvidos pelo município quevisam utilizar a tecnologia paramelhorar a qualidade de vidade sua população, fomentaruma economia mais criativa epraticar uma gestão mais efi-ciente em suas operações ur-banas. Através da CIT(Coordenadoria de Inovaçãoe Tecnologia), ligada à Secre-taria de Finanças, projetoscomo a emissão eletrônica deholerites e de retirada de ces-tas básicas já estão implanta-dos e em pleno funcionamen-to desde julho de 2017, geran-do economia aos cofres públi-cos, trazendo mais facilida-de às rotinas e dando o exem-plo de dentro para fora.

Neste caso, a iniciativaatende aos objetivos 11 e 12 daONU, que se referem, respec-tivamente, a “tornar as cidadese os assentamentos humanosinclusivos, seguros, resilientese sustentáveis” e “assegurarpadrões de produção e de con-sumo sustentáveis”.

Mais tecnológica, Barueri está em sintoniacom objetivos sustentáveis da ONU

mora são os resultadosambientais que o investimen-to trouxe: reduções na emis-são de gás carbônico, nos gas-tos com eletricidade e águae no desmatamento de árvo-res, contribuindo de fato coma sustentabilidade do planeta.Fora isso, a iniciativa tambémgarante maior segurança dasinformações internas e da or-ganização do ambiente de tra-balho. Segundo Jonatas, emrelação ao holerite digital, hou-ve a eliminação da burocra-cia e a otimização de váriosprocessos que tornavam sua

emissão mais demorada e one-rosa para o município. “Atra-vés desse sistema, não somen-te os funcionários da Prefei-tura foram beneficiados, mastambém toda a população coma economia para os cofres pú-blicos. Além disso, em âmbitoglobal, essa ação contribuipara questões ligadas ao meioambiente e, desta forma, segueas orientações de tornar Baruericada vez mais uma cidade inteli-gente. Foram mais de 156 milholerites que deixaram de seremitidos por ano”, afirma.

Vem mais por aí A informatização do RH é

apenas um dos projetos desen-volvidos na cidade pela CIT.Barueri está alinhada com aspropostas para um desenvol-vimento sustentável e seu Pla-no Diretor de Tecnologia con-ta com diversos outros proje-tos.

Dentre eles figuram o “Ba-rueri sem Papel”, que visa tor-nar eletrônica toda a trami-tação de processos, ofícios edocumentos; o “Projeto Digi-talização”, com o objetivo decriar um acervo digital paraconsulta de documentos e pro-cessos da Secretaria de Ad-ministração por meio dadigitalização e microfilmagemde todo esse material; a“Zona Azul Digital”, que vaigerenciar as vagas de estaci-onamento rotativo por meio decartões digitais; e o “Coletorde Lixo Eletrônico”, que irádisponibilizar pontos de coletade lixo eletrônico para que odescarte seja feito de formacorreta e o material coletadoseja reaproveitado.

Tendência global Com acesso a uma platafor-

ma totalmente informatizadacriada e mantida pela CIT, osmais de 12 mil servidores pú-blicos de Barueri têm acessolivre, 24 horas por dia, ao seuholerite e demais serviços ex-clusivos a eles. O demonstra-tivo de pagamento tambémpode ser enviado ao e-mail decada um, se solicitado. Alémdisso, a comodidade se esten-deu à retirada das cestas bá-sicas, que não mais se restrin-ge à apresentação do canho-to em papel, mas sim por meio

do código de barras do cra-chá ou pelo número do CPF.

“Anteriormente, se o fun-cionário perdesse seu hole-rite, teria de ir pessoalmenteà Secretaria de Administra-ção da Prefeitura para solici-tar uma autorização para aretirada da cesta básica, poistodo o controle de entrega dacesta era feito via recolhimen-to de canhoto assinado e queera destacado do holerite im-presso. Além disso, havia vá-rias folhas que tinham de serassinadas. Atualmente, o pro-cesso foi drasticamente sim-

plificado: não tem mais folhase assinaturas e todos os dadossão colhidos automatica-mente. Basta passar o códigode barras do crachá ou infor-mar o CPF e o processo estáfeito”, detalha o coordenadorda CIT, Jonatas Randal.

Só com a redução no usode papel e tonner a Prefeitu-ra economiza, por ano, maisde R$ 25 mil. Os números vãomais além se consideradasas despesas com logística edistribuição do documento,entre outros fatores. Mas oque o município mais come-

JORNAL A RUAPÁGINA 4 Sexta-feira, 6 de Abril de 2018CIDADES

Com o objetivo de proporci-onar sustentabilidade e gestãofinanceira com relação ao usoconsciente dos recursos natu-rais, na última semana a Pre-feitura de Santana de Parnaíbaaderiu ao Programa de Uso

Prefeitura de Santana de Parnaíba adereao Programa de Uso Racional de Água

Racional de Água (PURA) daSabesp.

Com esse programa será re-alizado um planejamento visan-do o controle de despesas e uti-lização de metros cúbicos emtodas as repartições públicas

municipais. Funcionários pas-sarão por treinamentos, reali-zados pela companhia de sane-amento básico paulista, sobreo uso racional, que irá geraruma economia de até 25% natarifa de água.

Plano de gastos Públicos Outra ação que visa econo-

mizar e investir bem é o Pro-grama de Controle e Gestão,criado pela Secretaria de Con-trole Interno, que tem alcança-

do uma economia significativaaos cofres públicos (veja grá-fico abaixo). De acordo como planejamento elaborado pelodepartamento, a expectativa éque o município terá uma re-

dução de mais de um milhão dereais nas despesas das reparti-ções públicas, valores que se-rão revertidos em obras e açõesque atendam às demandas dapopulação no município.

Gráfico mostra a economia obtida pelo município de Santana de Parnaíba nos últimos quatro anos no consumo dos prédios municipais

O prefeito Igor Soares renovoua vigência do programa de inclu-são digital Acessa SP em Itapevi.O convênio de renovação foi as-sinado nesta terça-feira (3) noPalácio dos Bandeirantes, na ca-pital. A parceria tem prazo de 24meses, podendo ser prorrogadapor até 5 anos. O Acessa SP é um

Itapevi renova programa de inclusão digital Acessa SPConvênio de renovação foi assinado nesta terça-feira (3) no Palácio dos Bandeirantes

serviço que oferece acesso grá-tis à internet e conteúdos digi-tais com o objetivo de contribuirpara o desenvolvimento pesso-al, profissional e comunitário pormeio de ferramentas detecnologia. Em Itapevi, o AcessaSP funciona desde 2014 com umposto localizado na Avenida

Pedro Paulino, 73, na Cohab, queoferece acesso à computadorescom internet gratuitamente, desegunda a sexta-feira, das 9h às17h. Para o prefeito Igor Soares,a iniciativa assegura a permanên-cia na prestação dos serviços. “Éfundamental que continuemos apermitir que crianças, jovens e

adultos possam ter acesso àinternet gratuitamente para seusafazeres e desenvolvimento diá-rios”, explica. De acordo com odocumento assinado, o convênioestabelece que a Prefeitura ficaresponsável pela manutençãodas instalações físicas onde oprograma funciona, pelo recruta-mento e seleção dos recursoshumanos, bem como pelamonitoria do programa. O muni-cípio arca com o pagamento demateriais de consumo, despesasde custeios (água, luz, telefone,limpeza), segurança, gestão decursos e capacitações oferecidas,além da manutenção do mobiliá-rio e do funcionamento, acompa-nhamento e geração de relatóri-os sobre o desenvolvimento doprograma e atendimentos juntoao Estado.

Já o Governo do Estado é in-cumbido de instalar os equipa-mentos eletrônicos, os progra-mas de informática para uso noAcessa SP e pela manutençãodos computadores, bem comofica responsável por realizar oacompanhamento e capacitaçãode forma continuada dos profis-sionais que atuam no espaço.

Em Itapevi, o posto do AcessaSP possui 10 computadores e oacesso é liberado mediante apre-sentação de RG, por senha. Nãohá limite de acessos por dia.

Prefeito Igor Soares assina renovação do convênio com Estado para seguir com o Acessa SP

No próximo dia 14/04, aPrefeitura de Jandira irá reali-zar o Encontro Municipal daJuventude de Jandira. O even-to, que é organizado pela Se-cretaria de Educação, pormeio do setor de Políticaspara a Juventude, acontece apartir das 10h, no TeatroMunicipal Luiz Gonzaga, lo-calizado na Rua Rubens Lopesda Silva, 400 – Centro.

O intuito é debater as de-

Jandira realiza EncontroMunicipal da Juventudeno sábado (14/04)EVENTO IRÁ CONTAR COM DEBATES, APRESENTAÇÕES DEMÚSICA E DANÇA, ALÉM DE INTERVENÇÕES CULTURAIS

CONFIRA O CRONOGRAMA DO EVENTO:Abertura – 10hDebates sobre temas relacionados à juventude – 10 às 14hApresentações de Movimentos Culturais – 14 às 17hEndereço: Rua Rubens Lopes da Silva, 400 – Centro

mandas da juventude da cida-de e percorrer pelas soluçõese conquistas dos direitos paraampliar projetos, atividades eformações para a populaçãojovem de Jandira. O Encon-tro Municipal da Juventudetem como público alvo jovensde 15 a 29 anos e irá contarcom músicas, intervençõesculturais, teatro, apresentaçõesde DJ’s, Dança e Batalha deRimas.

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 5Sexta-feira, 6 de Abril de 2018

A Prefeitura de Osasco, pormeio da Secretaria de Adminis-tração, deu início a implanta-ção do registro de frequênciaeletrônico, através do PontoBiométrico, na quarta-feira, 4/4, no Paço Municipal

A implantação será gradual.Na primeira etapa foram insta-lados oito leitores digitais, queestão espalhados no acesso aoPaço Municipal e nos corredo-res. Agora terá início o registrodas digitais dos servidores. Ha-verá um tempo para a transfe-rência entre a frequência regis-

PREFEITURA DEOSASCO IMPLANTAPONTO ELETRÔNICO

O prefeito de Osasco, Rogé-rio Lins, entregou na quarta-feira, 4/4, a remodelação da alapediátrica do Hospital Munici-pal Antônio Giglio e novas am-bulâncias, sendo duas equipa-das com Unidades de TerapiaIntensiva (UTIs). Uma viaturaficará na UPA Conceição, umana UPA Vila Menck, outra naUPA Central e duas no hospi-tal. Os novos veículos estarãointegrados ao serviço de emer-gência da cidade junto as uni-dades do SAMU.

“A remodelação da alapediátrica trará mais confortoàs crianças e aos pais. A cadamês faremos uma reforma emcada uma das alas do hospital,para garantirmos mais confor-to à população e aos trabalha-dores. Mas não é só isso. Tam-bém exigimos que a empresacoloque bons profissionais para

Prefeitura entrega reforma de ala pediátrica noHospital Antônio Giglio e novas ambulâncias

Saúde, José Carlos Vido. Eledisse ainda que os novos veí-culos trarão mais agilidade noatendimento à população.

“Antes, quando precisavaremover uma pessoa da UPA doConceição para o hospital, porexemplo, era preciso recorrerao SAMU. Agora, uma ambu-lância ficará lá e outra na VilaMenck. Isso é fundamental,porque facilita o atendimentode emergência e ajuda a salvarvidas”, avalia o secretário, quedestacou o trabalho de recupe-ração das unidades de saúde naatual gestão.

Vido citou como exemplosa entrega da reforma do Pron-to-Socorro da Vila Ayrosa, doCAPS Infantil, das reformasnas UBSs Novo Osasco eAyrosa, e o início, nos próxi-mos dias, da construção de umanova unidade de saúde em Pre-

sidente Altino. “Estamos recuperando a ca-

pacidade de atendimento. Te-mos uma rede excepcional,mas que precisava de cuidados.Até o final do ano pretendemosreformar mais 12 unidades. Ain-da não definimos quais são,mas devemos começar poraquelas que requerem cuidadosmais urgentes”, completou osecretário de Saúde.

A ala pediátrica recebeu pin-tura nova, troca de réguas desuporte para oxigênio, ar com-primido, tomadas e novas bom-bas de fusão e mobiliário, alémde nova sinalização visual compainéis educativos voltados àorientação aos pais nos cuida-dos com as crianças. Durantea visita ao hospital, o prefeitoconversou com pacientes eacompanhantes.

melhorarmos cada vez mais oatendimento aos munícipes”,disse o prefeito, referindo-se aoInstituto Social Saúde Resgateà Vida, responsável pela admi-

nistração do hospital e dasUPAs.

A organização social se en-carregou da remodelação da alapediátrica e da disponibilização

das ambulâncias. “A entregadas ambulâncias faz parte daplanilha de serviços a seremprestados ao município peloInstituto”, disse o secretário de

trada em folha de ponto e afrequência eletrônica. Até queocorra a transferência total, osservidores continuarão a pre-encher a folha de ponto.

O registro de frequência ele-trônico será levado para as de-mais repartições públicas,como as áreas de Saúde e deEducação. O objetivo da mu-dança é garantir maior eficiên-cia administrativa, além demodernização da gestão e eco-nomia, já que a frequência ele-trônica eliminará as folhas depapel. O lançamento do servi-

ço aconteceu no aces-so ao Paço Municipal.O prefeito Rogério Linse o então secretário daAdministração, SérgioDi Nizzo, foram os pri-meiros a fazer teste nosequipamentos de leitu-ra biométrica. Lins fezo registro de sua digitale depois simulou o re-gistro de frequência,retirando um tíquete damáquina, a fim de mos-trar a facilidade no ma-nuseio do equipamento.

“A medida dará mai-or transparência econtrole da gestão denossos funcionáriosjunto ao Ministério Pú-blico, além de represen-tar economia aos co-fres públicos”, expli-cou Di Nizzo.

JORNAL A RUA Sexta-feira, 6 de Abril de 2018PÁGINA 6 CIDADES

Osasco - O prefeito de Osas-co, Rogério Lins, esteve noPalácio dos Bandeirantes, naterça-feira, 3/4, para assinarum novo convênio com o go-verno do Estado que garantirárecursos para a construção deuma creche no Jardim Concei-ção. Essa será a segunda uni-dade na região. Durante as co-memorações pelo aniversárioda cidade, Osasco lançou apedra fundamental da Crechedo Conceição, que será erguidacom recursos municipais, eagora o governo do Estado li-berará recursos para outra uni-dade no mesmo bairro.

Jandira - Uma nova creche,com capacidade de atendimen-to de até 150 crianças seráconstruída no Jardim Lindomar,em Jandira. Isso porque o pre-feito Paulo Barufi, acompanha-do da secretária de Educação,Ana Paula Corrêa Leite,tambémassinou o convênio com o Go-verno do Estado de São Paulo,nesta terça-feira (03/06), paraimplantação da unidade escolar.

Evento - A assinatura do con-vênio foi feita pelo governadorGeraldo Alckmin, que estavaacompanhado do secretário es-tadual da Educação, José Re-nato Nalini, e do presidente daFundação para o Desenvolvi-mento da Educação (FDE),

Região recebe recursos do Estado para construção de crecheGeraldo Alckmin liberou R$ 306 milhões para obras de 80 creches e 13 escolas em 78 municípios

João Cury Neto. Foram assi-nados 80 convênios para aconstrução de creches em 78municípios.

Como parte do ProgramaCreche Escola, o governadoranunciou ainda a construção de13 novas escolas estaduais em11 cidades. O investimento to-tal é de R$ 306,2 milhões. Coma construção de 80 unidades doPrograma Creche Escola, oaporte do governo paulista seráde R$ 196,2 milhões. Os con-vênios permitirão criar 10.850vagas para crianças de até 5anos. Já a construção das 13escolas terá investimentos daordem de R$ 109,9 milhões eas unidades somarão mais10.150 vagas para estudantesdos ensinos Fundamental eMédio. Lançado em 2011, oprograma Creche Escola temcomo objetivo ampliar o aten-dimento a crianças na Educa-ção Infantil. Para a viabilizaçãoda obra, os municípios devemapresentar um terreno compa-tível com um dos três modelosde plantas oferecidos pela Se-cretaria da Educação, além dadocumentação requerida. APasta, por sua vez, efetua orepasse das verbas em sete par-celas, mediante a execução dasobras e após o laudo da visto-ria, emitido pela Fundação parao Desenvolvimento da Educa-ção (FDE). A licitação e con-

dução dos serviços podem fi-car tanto a cargo da Prefeitura,como da FDE. O programa pro-põe três modelos de creche, queforam projetados pela FDE,

objetivando minimizar os custosde construção e manutenção doprédio. A capacidade de atendi-mento varia entre 70, 130 e 150crianças. Os edifícios são tér-

reos, com todos os ambientesnecessários ao atendimento dascrianças, como sala de ativida-des, berçário, fraldário, lactário,cozinha, refeitório e lavanderia,

entre outros. As creches aten-dem aos padrões de acessibili-dade previstos na legislação,bem como as exigências desustentabilidade.

O município de Barueri irámarcar presença na 7ª ediçãoda Feira do Empreendedor2018, promovida pelo SebraeSP. O maior evento de empreen-dedorismo do País ocorrerá de7 a 10 de abril, das 10 às 21h,no pavilhão de Exposições doAnhembi com entrada gra-

Na última semana a prefeitu-ra de Santana de Parnaíba, pormeio da Secretaria de ServiçosMunicipais, iniciou os trabalhosde implantação de calçadas epaisagismo na Estrada dos Ro-meiros, uma das principais viasde acesso ao município.

O objetivo é revitalizar a en-trada da cidade e melhorar aacessibilidade na via, proporci-onando mais segurança aospedestres que moram em bair-ros próximos da estrada e aosveículos que passam pelo localdiariamente. O trecho que estásendo revitalizado compreendea divisa entre as cidades deSantana de Parnaíba e Barueri,

BARUERI PARTICIPA DE MAIS UMA EDIÇÃODA FEIRA DO EMPREENDEDOR

tuita. Barueri está entre os 425expositores. Seu estande, deresponsabilidade da Secretariade Indústria, Comércio e Tra-balho (SICT), conta com a par-ceria de seis empresas lo-cais, que mostrarão todo o po-tencial da cidade para novosinvestidores. Este é o segun-

do ano em que o município par-ticipa da Feira. O primeiro foiem 2017, chamando a atençãopelo fato de ser a única cidadecom espaço exclusivo no even-to. Este ano, mais dois muni-cípios seguirão o exemplo.

Estima-se que 140 mil pes-soas passem pelo local, que terá40 mil metros quadrados pre-enchidos por exemplos e suges-tões de inovação e boas idei-as. “Essa Feira é uma grandeoportunidade para nós mos-trarmos Barueri e todo o seupotencial em termos de negó-cios. Queremos atrair novosinvestidores para gerar maisempregos e tornar nossa eco-nomia cada vez mais forte, as-sim como sabemos que as mai-ores mentes empreendedorasestão sempre em busca dosmelhores locais para crescer enós possuímos todas as quali-dades que elas procuram. Éisso que nós vamos mostrar lána Feira”, declara o secretáriode Indústria, Comércio eTrabalho, Joaldo MacedoRodrigues o Magoo.

SERVIÇO: FEIRA DO EMPREENDEDOR SEBRAE

Entrada Gratuita | De 7 a 10 de abril de 2018, das 10h às 21h

Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1029, São Paulo - SP

*A organização do evento não recomenda a presença de menores de 14 anos,

mesmo acompanhados de seus responsáveis

Estimular a leitura e aproxi-mar a família da vida escolardo aluno. Estes são os objeti-vos do projeto Novas Leituras,implantado em março pelo pre-feito Igor Soares na rede mu-nicipal de ensino de Itapevi.

O Novas Leituras é um pro-jeto pioneiro no município com-posto por kits com cinco livrosque serão usados como suporteno processo de alfabetização edesenvolvimento intelectual doestudante ao longo do ano.

Destinado a alunos do 1º ao5º ano, o programa irá benefi-ciar 18.475 estudantes.

“A leitura é fundamental naeducação infantil, já que ela aju-da a formar cidadãos ativos naorganização de uma sociedademais consciente e crítica. Porisso, a influência dos pais e dos

Igor Soares implanta projeto Novas Leituras na rede de ensino de Itapevi

Prefeitura de Santana de Parnaíbainicia a implantação de Calçadas naEstrada dos Romeiros

educadores nesse estágio é tãoimportante”, afirma o prefeitoIgor Soares. Um dos focos doprojeto é favorecer o estímuloda leitura no ambiente familiar,propiciando o estreitamento dasrelações dentro desse contex-to, construindo uma experiên-cia prazerosa, voltada ao hábi-to de ler em família. As obrassão lidas e trabalhadas em salade aula e também em ativida-des orientadas em casa. “O di-álogo e a interpretação críticadas histórias ajudam a aperfei-çoar o vocabulário e repertórioda criança, além de estreitar oslaços de comunicação eafetividade com os familiares”,diz Célia Regina Lara, diretorapedagógica da Secretaria Mu-nicipal de Educação e Culturade Itapevi. Estão envolvidos no

até o acesso aos bairros Tarumãe Parque Santana 1, que totali-zam 300 metros de calçadas.No espaço também será feito otrabalho paisagístico, que con-siste no plantio de flores, árvo-res e coqueiros que deixarão aentrada da cidade ainda maisbonita e mais acessível aos mo-radores. De acordo com o de-partamento responsável, a im-plantação das calçadas seráconcluída em até 15 dias, já opaisagismo estará finalizado emdois meses. Esse trabalho fazparte do plano de metas da pre-feitura, que neste ano irá im-plantar mais de 30 km de cal-çadas em toda cidade.

fotos: Marcio Koch

Equipes trabalham na ampliação em trecho da Estrada dos Romeiros para

implantação de calçadas e paisagismo

projeto 360 professores ca-pacitados para aplicarmetodologias associadas aopoder de reconstruir e derepresentar situações, paraestimular a leitura e produ-ção da linguagem, além deampliar e diversificar o cam-po de possibilidades de ex-periências nas diversas situ-ações de aprendizagem.Cada kit de leitura contémcinco livros de diferentesautores e gêneros, adequa-dos a faixa etária e nível deescolaridade de cada alu-no. As obras foram avalia-das por profissionais doNAP (Núcleo de Apoio Pe-dagógico), da Supervisãode Ensino e do GAI (Gru-po de Apoio à Inclusão) deItapevi.

ESPORTES JORNAL A RUAPÁGINA 7Sexta-feira, 6 de Abril de 2018

A luta, que começou em ja-neiro na Arena Barueri, teve umfinal feliz na terça-feira (dia 3),em São Bernardo do Campo.O Oeste Barueri, que entrouem campo necessitando ape-nas do empate, sofreu fortepressão do time da casa. Ogoleiro William Menezes foiacionado e fez uma importan-te defesa já nos primeiros mi-nutos. O Rubrão não se intimi-dou com o tempo chuvoso emarcou aos 13 minutos comRaphael Luz. O resultado trou-xe uma certa tranquilidade aotime visitante, que passou atocar a bola e só se arriscarem contra-ataques. O SãoBernardo voltou para a segun-da etapa disposto a reverter oresultado, mas aos 9 minutosBruno Lopes escapou pela di-reita e cruzou para Raphael

A etapa final dos Jogos Regi-onais do Idoso 2018 (JORI)aconteceu na cidade de PraiaGrande, no Litotal Sul, entre osdias 25 e 29/3, reunindo atletasde 181 municípios.

A equipe de Osasco conquis-tou o 4ª lugar na classificaçãogeral. Praia Grande é a campeãda competição, seguida deJundiaí que conquistou a me-dalha de prata e Piracicaba, obronze.

Osasco destacou-se no JORIcom o Atletismo, conquistan-do o quarto lugar na prova dos

Tudo ou nada. Essa é a tôni-ca do confronto entre VôleiNestlé e Dentil/Praia Clube nes-ta sexta-feira (6), às 19h, emUberlândia (com transmissãodo Sportv 2). Quem vencer oquinto e último jogo do playoffsemifinal, avança à decisão daSuperliga contra o Sesc/RJ.Quem for derrotado, dá adeusà temporada 2017/18.

Para avançar à disputa do tí-tulo, o Vôlei Nestlé precisa que-brar a escrita da sua série se-mifinal. Até agora, o fator casatem sido determinante. A equi-pe de Uberlândia ganhou os doisjogos disputados em MinasGerais (3 sets a 2 e 3 a 1), en-quanto a equipe de Osasco do-minou o adversário no JoséLiberatti, ganhando duas vezespor 3 sets a 1. Para isso, alémde força técnica, disposição tá-tica e garra, se apoia no retros-pecto recente. Na única deci-são disputada entre as duasequipes nessa temporada, me-lhor para o Vôlei Nestlé, quebateu o adversário em janeiro,na cidade de Lages, SantaCatarina, e conquistou o tri-campeonato da Copa Brasil.

Na temporada passada, Vô-lei Nestlé e Dentil/Praia Clube

RUBRÃO vence SãoBernardo novamente eestá garantido na série A1

Time recebe o apoio de Rubens Furlan, prefeito de Barueri, em desfile em carro aberto pelas ruas da cidade

Luz marcar novamente. A par-tir daí, a missão do time da casaficou muito mais difícil, poisteria de fazer três gols para for-çar a cobrança de pênaltis. Ogol de Alvinho aos 15 minu-tos até reacendeu as esperan-ças do São Bernardo. Houvebola na trave do Oeste Baruerie reclamação de faltas nãomarcadas dentro da área. Anove minutos do fim, Pedrinhorecebeu sozinho na cara do gole selou a sorte da partida. Vári-os torcedores do time dacasa foram embora e nem vi-ram o gol que Rodrigo Celestemarcou nos acréscimos.

Wallace ainda teve uma chance para ampliar, mas a bolabateu no travessão. Final: 3 a 2. Com a vitória, o Rubrão estágarantido na série A1do futebolpaulista novamente.

Vôlei Nestlé decide vaga à final da Superliga nesta sexta-feira (6)Equipe de Osasco busca a vitória sobre o Dentil/Praia Clube, em Uberlândia, na quinta e última partida do playoff semifinal para garantir vaga na 15ª decisão em 17 temporadas do campeonato nacional

co. Depois, cravou 3 a 0 emUberlândia e fechou a série noJosé Liberatti lotado, novamen-te por 3 sets a 1. Já na fase declassificação da Superliga 2017/18, a equipe de Uberlândia ga-nhou as duas partidas disputa-das. O técnico Luizomar con-fia no trabalho, na dedicação desuas atletas e no peso da cami-sa do seu clube. “Temos tradi-ção e estou feliz em ver comoesse grupo honra as cores dopatrocinador e de Osasco commuita garra, sempre procuran-do se doar um pouco mais, bri-gando em todas as bolas. Tive-mos uma fase de classificaçãodifícil, mas este playoff estásendo outro campeonato. Emesmo enfrentando um gran-de elenco, um caldeirão emUberlândia, a responsabilidadecontinua sendo do Praia e va-mos tentar aproveitar essa pres-são que colocamos sobre elasao empatar a série em 2 a 2 parajogar o nosso melhor e con-quistar a classificação. Nossaequipe é valente e vamos lutaraté o final”. A peruana AngelaLeyva, em sua primeira tempo-rada no Brasil, resume bemesse sentimento: “Osasco éOsasco”.

CONQUISTAS

1º Lugar - Xadrez Masculino: Vagner Martins Madeira.

2º Lugar - Tênis de Mesa: Carmem Massako Naito

3º Lugar - Tênis de Campo: Maria Katano Kakida e Ruthe Tatuyo Yamasaki.

4º Lugar - Atletismo: Hélio Manoel de Souza.

4º Lugar - Tênis de Mesa: Antônio Teruo Naito.

7º Lugar - Dança de Salão: Giodevane Maria de Oliveira e Paulo da Rocha

7º Lugar - Xadrez Feminino: Edenilza Campos de Assis Enendes.

Osasco conquista o 4º lugar na classificação geral do JORI 2018200 m com obstáculo; o tênisde campo feminino, que ficouem terceiro; e a equipe de tênisde mesa que sagrou-se vice-campeã. O ouro veio com oXadrez masculino, que foi

campeão dos jogos.A pontuação final para a

equipe feminina osasquense foide 21 pontos, seguidos de 17para a equipe masculina e 2pontos no misto.

também se enfrentaram na se-mifinal, quando a equipe de

Osasco garantiu sua passagempara a decisão da competição

após eliminar o clube mineiropor 3 a 0 no playoff melhor de

cinco partidas. Fez 3 a 1 noprimeiro confronto, em Osas-

JORNAL A RUAPÁGINA 8 Sexta-feira, 6 de Abril de 2018EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO

VEJA ABAIXO A LISTA DOS CURSOS DA USPQUE JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO COURSERA:

• Estatística não-paramétrica para a tomada de decisão

• Introdução ao Teste de Software

• Introdução à Análise Macroeconômica

• Programa integrado – curso 1: Iniciação e Planejamento de Projetos

• Programa integrado – curso 2: Orçamento e Cronograma de Projetos

• Programa integrado – curso 3: Gestão de Riscos e de Mudanças em Projetos

• Programa integrado – curso 4: Projeto Aplicado – Introdução a Gestão de Projetos

• Marketing e vendas B2B: Fechando novos negócios

• UX / UI: Fundamentos para o design de interface

• Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira

• Inove na gestão de equipes e negócios: O crescimento da empresa

• Marketing Digital

• Compreendendo o Zika e doenças emergentes

• Econometria Básica Aplicada

• Mapas conceituais para aprender e colaborar

USP lança cursos on-line de tecnologia e negócios no CourseraMaior plataforma de educação on-line do mundo apresenta 16 novos cursos da Universidade

O Coursera lançou 24 novoscursos voltados ao público bra-sileiro, com temas como datascience, negócios e tecnologia.Mais da metade deles são da USP,que amplia sua presença na mai-or plataforma de educação on-line do mundo. A Universidade jápossuía quatro cursos cadastra-dos no Coursera: as partes 1 e 2de um curso de introdução à com-putação, além de um cursosobre criação de startups e outrosobre as origens da vida no con-texto cósmico. Vêm se somar aeles aulas sobre gestão de proje-tos, marketing digital, econo-metria, design de interface, entreoutros. Um dos destaques é umaparceria da USP com a Universi-dade da Califórnia em Irvine, quecriaram um programa integrado dequatro cursos sobre princípios epráticas da gestão de projetos. Olançamento do Coursera incluitambém a área da saúde, com umcurso ministrado pelo youtubere pós-doutor da USP, AtilaIamarino. Ele explica como o zikae outras doenças infecciosas sur-gem e se espalham. O Brasil é o 5ºpaís com mais usuários doCoursera, atrás apenas dos Esta-dos Unidos, Índia, China e Méxi-co. Atualmente, mais de 90% dosbrasileiros que acessam a plata-

forma fazem os cursos em inglêsmas apenas uma parcela restritada população possui o nível deproficiência no idioma necessá-rio para acompanhar e compreen-der as aulas oferecidas.

Este projeto visa a ajudar opúblico falante de língua portu-guesa a se capacitar para as car-reiras do século 21, por meio doacesso, a baixo custo, a conteú-dos de qualidade gerados porimportantes universidades doBrasil. Além da USP, lançam cur-sos na plataforma instituiçõescomo FIA, Unicamp e Insper.

Alguns dos cursos oferecemcertificado nesse caso, é precisoser aprovado com um mínimo deaproveitamento em todas as ta-refas e testes propostos e pagaruma taxa de US$ 29.

Todas as grandes transfor-mações humanas acontece-ram graças aos movimentosdas pessoas. Os passos daevolução não são dados por“coisas”. Ainda que a mais atu-al modernidade seja represen-tada pelo robô e pela inteligên-cia artificial, em todos os ca-sos, os grandes saltos datecnologia e da renovação de-pendem dos homens e dasmulheres, dependem de nos-sas capacidades de superação.

Nossa sociedade vive umafase intensa de transforma-ções. Muitas delas trazidas pe-las novas tecnologias, que cri-arão novos empregos e novasnecessidades. Outras, sãotrazidas pelo empoderamentode diversos grupos sociais,que criarão mais igualdade ejustiça entre todos. A nossasociedade, global e local, bus-ca um modelo de organizaçãosustentável e equilibrado, querespeite as pluralidades cultu-rais e assim construa equidadee oportunidade. Como em to-dos os outros casos, essa trans-formação só ocorrerá com oengajamento das pessoas.

São as pessoas que mudamo seu tempo. E como todossabemos, é a Escola o lugarda transformação dos indiví-

PARA QUE O NOVOEXISTA, PRIMEIROPRECISAMOS CRIÁ-LO.

duos. Portanto, numa dançacontínua, a Escola aprenderácom seus estudantes, serátransformada e continuarátransformando toda a sua co-munidade.

O Colégio COC Vila Yaraacredita na transformação deindivíduos por meio da educa-ção, e, por ter mais de três dé-cadas de experiência, podeafirmar: “A educação transfor-ma e apenas a exploração donovo conquista o presente re-novado.” Atuando do EnsinoFundamental ao Curso Pré-Vestibular, incentivamos emtodos os segmentos de ensinoo desenvolvimento de práticastransformadoras que promo-vam igualdade, tolerância eresiliência aos novos paradig-mas. Faça parte desta trans-formação, conheça nosso Co-légio e junte-se ao projeto quepretende contribuir para a for-mação de indivíduos atualiza-dos, conectados, sustentáveise justos. Tenha você tambémo DNA COC Vila Yara e façade sua tradição a Transforma-ção Constante.

Diego EscanhuelaProfessor de História eCoordenador do CursinhoPré-vestibular.

COLÉGIO COC VILA YARAEXPLORE. CONQUISTE. TRANSFORME.

Avenida Yara, 300 Vila Yara – Osasco/SPcocvilayara.com.br - 3681-8000

Terão direito à isenção dataxa de inscrição os estudan-tes que estejam cursando aúltima série do ensino médioem escola da rede pública. Odireito também se estende acandidatos que tenham cur-sado todo o ensino médio emescola da rede pública oucomo bolsista integral na redeprivada e tenha renda per ca-pital igual ou inferior a umsalário mínimo e meio.

Estudantes em situação de

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem?vulnerabilidade socioeco-nômica, de famílias de baixa ren-da inscritas no Cadastro Únicopara Programas Sociais do Go-verno Federal (CadÚnico) comrenda familiar per capita de atémeio salário mínimo ou comrenda familiar mensal de até trêssalários mínimos, também te-rão direito à isenção. Neste ano,o direito também será concedi-do a estudantes que participa-ram do Exame Nacional paraCertificação de Competências

de Jovens e Adultos (Encceja2017) e tenha obtido proficiên-cia que possibilite certificaçãona área de conhecimento emque se inscreveu. O Ministérioda Educação tenta conter osprejuízos causados por candi-datos que conseguem a isen-ção e não fazem as provas.Segundo balanço do Enem2017, 35% dos estudantes isen-tos faltaram os dois dias de pro-va, gerando perdas de R$152,25 milhões. Por isso, to-

dos os isentos faltosos na úl-tima edição do exame terãoque apresentar justificativapara conseguir nova isenção.

A justificativa requer apre-sentação de atestado médico,documento judicial, certidãopública ou boletim de ocor-rência para comprovar e jus-tificar a ausência no exame.Declaração emitida pelo pró-prio participante ou pelos paisou responsáveis não serãoaceitas.

Sexta-feira, 6 de Abril de 2018 JORNAL A RUA PÁGINA 9cultura & trurismocultura & trurismocultura & trurismocultura & trurismocultura & trurismo

TURISMO

A Linha 13 – Jade, que liga aEstação Engenheiro Goulart, nazona leste de São Paulo, ao Aero-porto Internacional de Cumbica,em Guarulhos, foi inaugurada nosábado (31), informou a CPTM(Companhia Paulista de TrensMetropolitanos). A viagem devedurar 15 minutos. Até chegar emCumbica, no entanto, será preci-so muito sobe-e-desce. Um pas-sageiro que esteja na estação daLuz, por exemplo, deverá seguirpela linha Azul até a Sé, trocarpela Vermelha e ir até o Brás, ouentão ir pela linha Coral da CPTMaté o Brás. Lá deverá pegar umtrem da linha Safira da CPTM atéa Estação Engenheiro Goulartpara, finalmente, embarcar na li-nha 13 Jade que seguirá atéCumbica. Em nota, a CPTM in-formou que, no primeiro mês, alinha irá operar em horário redu-zido, apenas aos sábados e do-mingos, das 10h às 15h, em inter-valos de 30 minutos. Para o se-gundo mês, a previsão é de fun-cionamento diário, mas no mes-mo horário diferenciado. Nesseperíodo de operação assistida,não será cobrada tarifa dos usu-ários. Quando começar a opera-

As cantoras Zizi Possi e GalCosta são atrações do final desemana especial de comemo-ração de 3 anos do Teatro Por-to Seguro, celebrado em maio.Na sexta, dia 4 de maio, o tea-tro recebe o show Zizi PossiCanta cançoes de Chico e Edu,um passeio da intérprete pelouniverso poético e sonoro des-ses dois grandes composito-res da MPB, Chico Buarque eEdu Lobo. No sábado e nodomingo, dias 5 e 6 de maio, Gal Costa sobe ao palco com oshow Espelho d‘água, acom-panhada pelo violonista e gui-tarrista carioca GuilhermeMonteiro. Além dos shows, nomomento da compra do in-gresso pelo site é possível es-colher um combo promo-cional com desconto especialno jantar ou happy hour doGemma Duração: 70 minutos.Gênero: MPB.

Zé Geraldo leva seu folk-rock para o Teatro Municipal de Barueri, apresentando novascanções e seus clássicos, como Cidadão. O show acontece dia 28 de abril. Venda deingressos (custam entre R$ 30 e R$ 60) pelo site https://compreingressos.com/espetaculos/10238-ze-geraldo ou na bilheteria do teatro, a partir de 10 de abril. Mais informações:(11) 4198-0972 ou (11) 99857-6632

Teatro PortoSeguro comemora3 anos com showsde ZIZI POSSI EGAL COSTA

GAL COSTA NO SHOW ESPELHO D‘ÁGUADias 5 e 6 de maio Sábado às 21h e domingoàs 19h. Ingressos: R$ 220,00 plateia / R$ 180,00balcão/frisas. Classificação: Livre.Duração: 90 minutos. Gênero: MPB.

ZIZI POSSI no show Zizi PossiCanta Chico e EduDia 4 de maio - sexta-feira, às 21h.Ingressos: R$ 180,00 plateia / R$ 140,00 balcão/frisas.Classificação: 14 anos.

TEATRO PORTO SEGURO

Al. Barão de Piracicaba, 740 Campos Elíseos São Paulo.Telefone (11) 3226.7300.Bilheteria: De terça a sábado, das 13h às 21h e domingos,das 12h às 19h. Formas de pagamento: Cartão decrédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5cadeiras para obesos. Estacionamento no local:Estapar R$ 20,00 (self parking) - Clientes Porto Segurotêm 50% de desconto. Restaurante, localizado noComplexo Cultural Porto Seguro - Piso Térreo.

INFORMAÇÕES E SERVIÇO:

Zé Geraldo canta em Barueri

Saiba como funcionará o trem para o Aeroporto de GuarulhosAlém da Linha 13 - Jade, os serviços Connect e Airport-Express também devem começar a funcionar esse ano

ção normal, prevista para o ter-ceiro mês de funcionamento dalinha, haverá trens entre 4h damanhã e meia-noite. A tarifa seráde 4 reais.

Trem expressoAlém da Linha 13, também será

possível chegar à Estação Aero-porto de duas outras maneiras. Aprimeira é o serviço Connect, queirá da Estação Brás à Guarulhosnos horários de pico (das 5h às9h e das 16h às 20h), em 35 minu-tos, sem necessidade de baldea-ção na Engenheiro Goulart. Otrem deve começar a funcionar nomesmo mês que a Linha 13 entrarem sua operação normal. A tarifaserá de 4 reais. O serviço maisvantajoso, o Airport-Express, queligará a Estação da Luz ao Aero-porto em 35 minutos, sem para-das, só deverá funcionar no fimde junho, ao que tudo indica. Oserviço terá horários de partidafixos: Aeroporto-Estação Luz (8h,10h, 12h e 22h) e Estação Luz-Aeroporto (9h, 11h, 13h e 21h). Atarifa ainda está sendo definida,mas estima-se que a viagem cus-tará entre R$5 e R$10.

A Estação Aeroporto fica situ-

ada perto do Terminal 1, assim, oAeroporto de Guarulhos disponi-bilizará um ônibus gratuito paralevar os passageiros até os ou-tros dois terminais. A assessoriade imprensa de Cumbica infor-mou que o ônibus estará dispo-nível assim que a Linha 13 come-çar a funcionar.

AtrasosA promessa de um trem ligan-

do São Paulo ao Aeroporto deGuarulhos data da primeira ges-tão de Geraldo Alckmin, no co-meço dos anos 2000. A primeiraprevisão era de que a obra esta-ria pronta até 2005, mas a data foiadiada. Em 2007, na gestão deJosé Serra, a entrega foi marcadapara 2010, mas foi adiada nova-mente em 2009, com a previsãode inauguração para a Copa doMundo de 2014. Em 2015, o go-verno Alckmin voltou a trabalharno projeto, prometendo que otrem começaria a funcionar no fimde 2017. Em setembro do ano pas-sado, a conclusão da obra foiadiada para março desse ano. Emfevereiro, o governador disse quea linha começa a funcionar nomáximo no início deste mês.

Os trens da Linha 13 irão funcionar em horário reduzido nos dois primeiros meses

Durante o final de semana de 6a 8 de abril, os municípios deJandira, Araçariguama, Caieiras,Franco da Rocha, Itapevi eSantana de Parnaíba recebemshows, espetáculos de dança, cir-co e diversas intervenções artís-ticas livres para todos os públicos. As atrações, totalmente gratuitas,integram o Circuito SESC de Ar-tes, do SESC São Paulo, evento quecircula por 120 cidades do interior,litoral e Grande São Paulo. EmJandira, o grupo Barracão Culturalirá apresentar a peça A Condessa eo Bandoleiro, eleito o melhor espe-táculo jovem de 2015 pelo PrêmioSão Paulo de Incentivo ao TeatroInfantil e Jovem. A peça conta a his-tória de uma condessa que sonhacom uma vida de aventuras, en-quanto um bandoleiro vive todosos dias no limite do perigo.

Na Dança, com as batidas dosDJs e MCs, a batalha de passinhosé levada para as cidades do inte-rior com os dançarinos do Clás-sicos do Passinho que criam mo-vimentos elaborados, incorporan-do elementos do break, frevo ecapoeira em O Duelo.

Jandira recebe 10ª Edição do CircuitoSESC de Artes com diversas atraçõesculturais gratuitas

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM JANDIRAQuando: Sábado (07/04) – das 16h às 21h30. Onde: Praça Anielo Gragnano - Centro (ao lado da CPTM) Entrada: Grátis. Classificação: LivreDança: O Duelo, Os Clássicos do Passinho (RJ) e Vivência de Passinho Circo: Os Perdidos e Solas de Vento (SP)Teatro: A Condessa e o Bandoleiro e Barracão Cultural (SP) Música: Fernando Ferrer (SP)

Mais informações sobre as atrações em Jandira podem ser obtidas no site do SESC,no link http://circuito.sescsp.org.br/programacoes/2018/jandira/

Por Ovadia Saadia

JORNAL A RUAPÁGINA 10 SOCIAISSOCIAISSOCIAISSOCIAISSOCIAIS Sexta-feira, 6 de Abril de 2018

Sarah Frei, diretora de comu-nicações mundiais e marketingda escola suissa referênciamundial de estudos de línguafrancesa da melhor qualidade,esteve em São Paulo apresen-tando a embaixadora da EscolaBrillantmont Paula Barrozo, co-nhecida nos círculos sociais ejornalísticos brasileiros, ondemorou até 2017. Sarah e Paulacumpriram extensa agenda emSão Paulo (Hotel Unique), Vi-tória/ES (Hotel Sheraton), eCuritiba/PR (Hotel Bourbon).Encontros com jornalistas,colunistas, sociedade e váriosex alunos do famoso endereçoem Lausane, Suíça.

CLIQUESda semana

Paula Barrozo e Sarah Frei, diretora de MKT na Suiça em Lausane

Ricardo Massaini, conhecido jornalista cultural e apresentador do programa Sala de Espetáculo ao lado de Pricila

Bornschlegell, Paula Barrozo, e Uiara Zagolin

Escola suissa top mundial em SP- Arilton Freitas, Rita Maluf, Ruben Torrego, Paula Barrozo, Uiara Zagolin e Ovadia Saadia

Sarah , Paula e Ruben.CRAS Jardim PiratiningaRua Martin Afonso, 244, Jardim PiratiningaTelefone: (11) 3656-4509

CRAS Jardim MunhozRua Vereador Sadamitu Omosako, 112Jardim Munhoz JúniorTelefone: (11) 3602-0390 /3656-7570

CRAS RochdaleRua Águas de Lindóia, 425- Jd. RochdaleTelefone: (11) 3691-8074

CRAS BonançaRua São Judas Tadeu, 105Telefone: (11) 2183-6700Instalado dentro das dependências doCEU das Artes do Jardim Bonança

CRAS Santo AntônioRua Marte, 50, Jd. Santo AntônioTelefone: 3699-4201

“Miss e Mister Melhor Idade 2018”está com inscrições abertas

A prefeitura de Osasco, por meio da par-ceria entre as secretarias de AssistênciaSocial e da Cultura, abre as inscrições parao tradicional concurso “Miss e Mister Me-lhor Idade 2018”. Esta é a 8ª edição do even-to na cidade e, segundo seu produtor,Márcio Mendes, líder do Trio Los Angeles,Osasco já é referência para os outros muni-cípios. As inscrições ficarão abertas de 9de abril a 11 de maio, e podem ser feitas nosnove CRAS da cidade, no Centro de Con-vivência da Vila Yara e no CATI – Centro deAtenção à Terceira Idade (ver endereçosabaixo). O evento acontece no dia 8 de ju-nho no Centro de Eventos Pedro Borto-losso. O concurso “Miss e Mister MelhorIdade” tem como objetivo incentivar ativi-dades socioeducativas, culturais, esporti-vas e de lazer, integrando os idosos em suaparticipação efetiva na sociedade e princi-palmente, aumentando sua autoestima,como assegura o Estatuto do Idoso pelaLei 10.741 de 1º de outubro de 2003. A de-terminação garante à pessoa idosa a prote-ção à vida e à saúde, mediante políticaspúblicas que permitam um envelhecimentosaudável e em condições de dignidade.

ENDEREÇOS DOS LOCAISDE INSCRIÇÕES:

CRAS Jardim VelosoAvenida Sarah Veloso, 299, Jardim VelosoTelefone: (11) 3692-5952

CRAS PadroeiraAvenida Padroeira, s/nº, Jardim PadroeiraTelefone: (11) 3608-3039

CRAS Km 18Rua Vitório Tafarello, 578, Km 18Telefone: (11) 3607-1419

CRAS 1º de MaioRua Nelson Mandela, 1313 - JD. Santa Maria.Telefone: (11) 2183-6700. Instalado dentro das dependências do CEU das Artes CamilaRossafa – Jardim 1º de Maio.

Centro de Atenção à Terceira Idade - CATIEndereço: Rua da Saudade,180 – Jardim Bela VistaFone: (11) 2183-7636

Centro de Convivência Vila YaraEndereço: Rua Benedito Soares Fernandes, 07 - Vila Yara

Sabe aquela peça marroquinasuper descolada que faltava nadecoração da sua casa? Ouaquele vaso turco que você ado-raria dar de presente e ser total-mente original?

Não é preciso garimpar por aíou pedir para o amigo trazer daviagem. Essas e outras centenasde opções estarão disponíveispara visitação e compras no pro-jeto Nações e Artes - Feira Inter-nacional de Artesanato e Deco-ração, que fica no ShoppingTamboré até o final de abril. Du-rante o mês, cerca de 10 standstrarão produtos como roupas,acessórios, peças de decoração,joias e semijoias, obras de arte,tecidos, artigos religiosos, tape-çaria, brinquedos, gastronomia,entre outros, vindos de paísescomo México, Turquia, Rússia,Paquistão e Marrocos. Um dosdestaques da feira são assemijoias mexicanas. Dentre asmuitas curiosidades, artigos ra-ros e peças artesanais exclusivasestão as sandálias do Paquistão,feitas à mão, com preços a partirde R$ 100,00. Da mesma naciona-lidade, as bolsas que encantampelas cores e formas são produ-tos refinados com valores a par-tir de R$ 15,00. Da Rússia vêmartesanatos que trazem toda a tra-dição do país, como as Ma-triôshka, além de belas pinturas.O Marrocos marcará presençacom as almofadas de estampasexclusivas e jogos de cama origi-

Tamboré recebeFeira Internacionalde Artesanato eDecoração

nais do país rico em fios e teci-dos. Além dos produtos interna-cionais, o projeto conta tambémcom produtos nacionais, comopedras, artesanato e comidas tí-picas do Sul do Brasil, do sul deMinas e o poder medicinal daSerra da Mantiqueira. A feira Na-ções & Artes já percorreu maisde 35 cidades do Brasil e chegapela primeira vez em Barueri, noShopping Tamboré. “Essa varie-dade de produtos, que poderia

ser encontrada em um passeiopelo mundo, estará reunida em umúnico lugar”, resume a RositaRosis, coordenadora da feira noTamboré. No início do ano, quan-do a Nações & Artes passou pelaBahia e por Brasília, a divulgaçãode TV do evento contou com aatriz Regina Duarte como estrelada campanha. Ela que ama arte-sanato, gravou vídeo onde dizque ama ganhar produtosartesanais de outros países.

SERVIÇO: NAÇÕES & ARTES - FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO EDECORAÇÃO - Local: Shopping Tamboré - Av. Piracema, 669, Tamboré (Próximo àRenner) - Período: de 30 de março a 29 de abril | Visitação: segunda a sábado, das9h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 21h | Entrada gratuita

JORNAL A RUA PÁGINA 11Sexta-feira, 6 de Abril de 2018

Sexta-feira, 6 de Abril de 2018 JORNAL A RUAPÁGINA 12

Quando se entra em uma far-mácia, é fácil notar que existediferença na venda dos medi-camentos. Enquanto alguns es-tão ao alcance dos consumido-res no auto-serviço, outros pre-cisam ser solicitados aos far-macêuticos ou balconistas.

A comercialização de medi-camentos no Brasil obedeceuma lógica de riscos à saúdedo consumidor: quanto maioresos efeitos adversos que um re-médio pode oferecer, maior tam-bém é o controle das autorida-des na sua venda. Alguns medi-camentos controlados exigem,por exemplo, a retenção da re-ceita médica no ato da compra.Enquanto outros remédios, commenos efeitos adversos, podemser adquiridos sem prescriçãomédica. Entenda, abaixo, as di-ferenciações de medicamentos.

Tarja pretaMedicamentos com tarja pre-

ta exercem ação sedativa ou

Tarja preta, vermelha ouisentos de prescrição:entenda diferenças entremedicamentosDEPENDENDO DA CLASSIFICAÇÃO DO REMÉDIO,É PRECISO APRESENTAR RECEITA MÉDICA PARA ACOMPRA NA FARMÁCIA

estimulante sobre o sistemanervoso central, além de pode-rem apresentar efeitos colate-rais importantes e reações ad-versas. O uso prolongado podecausar dependência. Por essasrazões, esse tipo de remédio sópode ser vendido com receitu-ário específico (receituárioazul) que obrigatoriamente ficaretido na farmácia.

Tarja vermelha comretenção de receitaOs riscos dos medicamentos

com tarja vermelha são consi-derados intermediários para opaciente e destinam-se a qua-dros clínicos que exigem cui-dado e controle. A exemplo dosmedicamentos tarja preta, sem-pre devem ser utilizados após aprescrição médica. Alguns me-dicamentos com tarja verme-lha podem ter a receita retida.O receituário, para esse caso,é o de cor branca. Existemmedicamentos que precisam

Medicamentos sem tarjaou isentos de prescriçãoOs medicamentos isentos de

prescrição (MIPs) podem seradquiridos e consumidos semreceita médica. Seu uso idealse dá em situações corriquei-ras, para tratar sintomas me-nores e já conhecidos pelo pa-ciente. Via de regra, não pos-suem efeitos adversos signifi-cativos ou preocupantes. Casoos sintomas persistam, seu usodeve ser interrompido e umaconsulta médica é imprescin-

ainda que o consumidor assineum termo de conhecimento derisco e consentimento.

Dois exemplos são os antide-pressivos e os antibióticos.

Tarja vermelha semretenção de receitaPara a comercialização de al-

guns medicamentos de tarjavermelha é necessário apresen-tar receita médica, que não fi-cará retida na farmácia. Essesremédios ainda representam umrisco para o paciente e preci-sam ser prescritos por um mé-dico ou dentista. Anti-inflama-tórios e contraceptivos são doisexemplos dessa categoria.

dível. Não necessitar de umareceita para a comercializaçãoestá longe de significar com-prar MIPs sem critérios. Nemtodos podem ser tomados damesma maneira, por isso sem-pre é importante ter a orienta-ção de um farmacêutico parasaber qual levar para casa ecomo usá-lo de forma respon-sável (posologia e duração dotratamento). Se a embalagemnão tiver uma bula, ela pode sersolicitada na farmácia, confor-me regras da Anvisa. Respeitar

as indicações de profissionaisda saúde e as orientações dofabricante é uma prática res-ponsável, baseada em educaçãoe segurança, que evita possí-veis efeitos adversos destesmedicamentos.

O consumo consciente deMIPs faz parte dos pilares deautocuidados reconhecidospela Organização Mundial daSaúde (OMS). Além do usoresponsável de medicamen-tos isentos de prescrição, oautocuidado envolve outrosseis pilares que devem fazerparte da rotina de todos nós:informar-se sobre saúde emfontes confiáveis, ter cons-ciência das próprias condi-ções físicas e mentais, fazeratividades físicas regular-mente, ter uma alimentaçãosaudável, evitar riscos parasua saúde e ter bons hábitosde higiene.

E os medicamentoscom tarja amarela?Além das cores já citadas,

é comum ver nas farmáciasremédios com tarja amarelacom uma letra “G” na emba-lagem. Esses são os medica-mentos genéricos. Em suasembalagens há apenas o nomedo princípio ativo, ou seja, ocomponente que possibilitasua ação. São seguros e têmo mesmo efeito de remédiosde marca.

O fato de serem genéricosnão torna esses medicamentosespeciais no que diz respeitoao controle de suas vendas. Seeles forem tarja vermelha outarja preta, deverão seguir osmesmos critérios de apresen-tação e possível retenção dereceita médica expostos ante-riormente. E, se forem MIPs,podem ser adquiridos sem res-trição na farmácia.

PARA SER UM MEDICAMENTO ISENTO DE PRESCRIÇÃO,É NECESSÁRIO SEGUIR OS CRITÉRIOS DA ANVISA(AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA),QUE CONSIDERAM OS SEGUINTES ITENS:

· tempo de comercialização

· segurança do medicamento

· sintomas identificáveis

· utilização por curto período de tempo

· ser manejável pelo paciente

· apresentar baixo potencial de risco

· não apresentar risco de dependência.