jornal a ruajornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/10/1capa.pdf · so no rio de janeiro. a...

8
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.031 • 1º DE NOVENBRO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional TURISMO CULTURA ÍNDICES DE CRIMINALIDADE CAEM 30% EM BARUERI POLÍTICA Página 7 Entronização exalta importância de Maria Figueiredo Antiório Os 105 anos do vai-e-vem do bondinho do Pão de Açúcar Gilmar Mendes suspende transferência de Cabral para presídio federal Ministro concedeu habeas corpus sus- pendendo a transferência do ex-gover- nador para um presídio no Mato Grosso do Sul. Com a decisão, Cabral permane- ce preso no Rio de Janeiro. Página 2 Pesquisa identifica 27 genes que podem prevenir alguns tumores Página 6 Página 6 Almir Sater canta clássicos em show no Parque de Barueri Página 5 Regularização fundiária beneficia 179 famílias de Osasco Carapicuíba conquista Universidade Virtual do Estado Página 2 Parceria garante formação a 180 professores em Itapevi Página 4 Página 3 Página 4

Upload: leanh

Post on 01-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.031 • 1º DE NOVENBRO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

TURISMO

CULTURA

ÍNDICES DE CRIMINALIDADECAEM 30% EM BARUERI

POLÍTICA

Página 7

Entronização exalta importância de Maria Figueiredo Antiório

Os 105 anosdo vai-e-vem dobondinho doPão de Açúcar

Gilmar Mendessuspendetransferência deCabral parapresídio federalMinistro concedeu habeas corpus sus-pendendo a transferência do ex-gover-nador para um presídio no Mato Grossodo Sul. Com a decisão, Cabral permane-ce preso no Rio de Janeiro.

Página 2

Pesquisaidentifica27 genesque podempreveniralgunstumores

Página 6Página 6

Almir Sater cantaclássicos em show noParque de Barueri

Página 5

Regularizaçãofundiária beneficia 179famílias de Osasco Carapicuíba

conquistaUniversidadeVirtual do Estado

Página 2

Parceria garanteformação a 180professores emItapevi

Página 4

Página 3

Página 4

Quarta-feira, 1º de Novembro de 2017 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA | CIDADES

• PAINEL

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONES: 3683-3430 | 3681-2136

Diretores ResponsáveisLoreny Perusso MoreiraArmando Aquiles Ferreira Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708 WWW.JORNALARUA.COM.BR

As matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

ColaboradoresVanessa Dainesi | Geral [email protected]

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723 -

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

Necessita com URGÊNCIAprofessores habilitados em:

Quimica, Física, Matemática e Geografiaou estudantes na área que tenham cumprido 160 horas

na disciplina no mínimo.

Os interessados devem comparecer naRua Oswaldo Collino 840 - Presidente Altino

agendando com a professores Ana Luiza 11 36824439

O COLÉGIO PADRÃO UNIVERSAL

CONTRATA

Barueri realiza sua audiência do Plano DesenvolvimentoDepois de reuniões em outras cidades, foi a vez de Barueri realizar

a sua audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Inte-grado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP). O en-contro aconteceu na quinta-feira, 26/10, na Câmara Municipal, com ointuito de dar continuidade ao processo de elaboração que englobaprincípios, objetivos, dentre outros, e propostas estruturadas comos seguintes temas: desenvolvimento econômico, social e territorial,habitação e vulnerabilidade social. O PDUI foi criado em atendimen-to ao Estatuto da Metrópole (Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015).Vai interagir com os planos diretores municipais e estabelece diretri-zes gerais para o planejamento, gestão e execução das funções pú-blicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomera-ções urbanas em todo o Brasil, buscando reduzir as desigualdades emelhorar as condições de vida da população. A audiência reuniurepresentantes do poder público e da sociedade civil de Barueri. Foimais um momento de contribuições ao Caderno Preliminar de Propos-tas que poderão fazer parte dos documentos de subsídios ao PDUI.Para Eliana Soares Haddad Falque, da Subsecretaria de Assuntos Me-tropolitanos da Casa Civil do Estado de São Paulo, é importante aparticipação de todos. “Estamos há um ano e meio discutindo esseCaderno de Propostas que vocês viram e que está na plataforma doPDUI, onde vocês podem pesquisar e saber todas as propostas queforam encaminhadas para estudo”, ressaltou. As audiências vão con-tinuar na Região Metropolitana de São Paulo, que é composta por 39municípios, soma 21 milhões de habitantes, produz 55,82% do Produ-to Interno Bruto (PIB) estadual e 18% do Brasil. No Estado, todas ascidades terão até janeiro de 2018 para elaborar os seus Planos. Paramais informações e participação, acesse: www.pdui.sp.gov.br

Faixa de retenção para motos em BarueriO vereador Wilson Zuffa (PRB) apresentou uma indicação na Câ-

mara de Barueri propondo ao Poder Executivo a implantação de faixade retenção para motocicletas e bicicletas nos semáforos de Barueri.A sinalização de solo, que destina aos veículos de duas rodas umespaço entre os carros e a faixa de pedestres, ajuda a organizar otrânsito e previne acidentes.De acordo com a propositura apresen-tada pelo parlamentar, a medida ajuda a reduzir em até 90% o risco dequedas de ciclistas e motociclistas porque evita a disputa pelo mes-mo espaço imediatamente após a abertura do semáforo. “Já temosesse dispositivo nas principais avenidas da Capital e ele se mostroubastante eficaz e seguro. Temos que trazer as boas práticas paraBarueri para tornar nossas vias um ambiente mais seguro para pe-destres, motoristas, motociclistas e ciclistas”, argumentou Zuffa.

Bicicletários em BarueriOutra indicação apresentada por Wilson Zuffa propõe a instala-

ção de bicicletários em três estações da Linha 8-Diamante da CPTM(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos): Antônio João, Baruerie Jardim Silveira. “É algo rápido e barato de ser implantado, e que vaitrazer enorme comodidade, segurança e economia aos usuários queutilizam os trens para se deslocar para o trabalho”, afirmou Zuffa.

Temer veta uso de armas por agentes de trânsitoO projeto de lei que autorizava o uso de armas de fogo por agentes

de trânsito foi vetado ontem pelo presidente da República, MichelTemer (PL 3624/08). O Ministério da Justiça, que orientou o presi-dente a vetar a proposta, argumenta que os agentes não exercematividade de segurança pública. “Os agentes aos quais o projetopretende autorizar aquele porte não exercem atividade de segurançapública e, no caso de risco específico, há possibilidade de se requi-sitar a força policial para auxílio em seu trabalho”, afirmou o ministé-rio, em nota. A proposta alterava o Estatuto do Desarmamento (Lei10.826/03), que autoriza o porte de arma para diversas categorias,entre elas: policiais (federais, civis, rodoviários, ferroviários, milita-res, bombeiros militares), integrantes das Forças Armadas, guardasmunicipais e auditores fiscais do Trabalho. O projeto havia sidoaprovado pela Câmara em 2015 e pelo Senado, no mês passado.

Audiência debate 38ª Semana AntialcoólicaEm Audiência Pública realizada na noite de quinta-feira,26/10, ve-

readores da Câmara de Osasco e membros da AssociaçãoAntialcoólica do Estado de São Paulo debateram a realização da 38ªSemana Antialcoólica de Osasco. A Audiência foi marcada pelo com-promisso assumido pelos vereadores de lutar junto ao Poder Execu-tivo para que a entidade, que este ano completou 50 anos no Muni-cípio, seja beneficiada com uma sede própria. Proposta pelo verea-dor De Paula (PSDB) os trabalhos foram presididos pelo VereadorDidi (PSDB). Ambos integram a Comissão de Saúde e Assistência daCâmara Municipal de Osasco. Também estiveram presentes os vere-adores Toniolo (PCdoB) e Jair Assaf (PROS). Representando aAAESP, o senhor José Luiz Entrieli fez uma explanação sobre o tra-balho em Osasco, iniciado no dia 15 de outubro de 1969, no salãoparoquial da Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Hoje, a RegionalOsasco possui cinco núcleos em Osasco e dois em Carapicuíba.“Temos 200 recuperados fixos que executam palestras e reuniões deterapia em grupo e o tratamento é totalmente gratuito”, explicou JoséLuiz. Mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas com o trabalho daAssociação, desde o início da atuação no Município. O vice-coor-denador regional, José Bernardes, convidou a todos para queprestigiem a 38ª Semana Antialcoólica de Osasco. “É uma data im-portante. Precisamos que o poder público se aproxime mais da gen-te. Dedicamos parte das nossas vidas para que possamos levantaraquele companheiro que está caído”, justificou. A 38ª SemanaAntialcoólica acontecerá entre os dias 5 e 11 de novembro, compalestras gratuitas para a população.

A participação brasileira naMissão das Nações Unidaspara Estabilização do Haiti(Minustah) tornou-se referên-cia mundial, afirmou a depu-tada Bruna Furlan (PSDB),presidente da Comissão deRelações Exteriores e de De-fesa Nacional da Câmara, du-rante uma audiência, na quar-ta-feira, 25/10. “Com a segu-rança e a pacificação propor-cionadas pelas tropas brasilei-ras, o governo haitiano podereorganizar-se, fortalecersuas instituições e prosseguirna busca do desenvolvimen-to econômico e social daque-le país”, afirmou Bruna Furlandurante audiência pública so-bre a presença, durante 13anos, das Forças Armadasnaquele país.

No debate, o general Ajax

Após reuniões com o vice-governador e secretário deDesenvolvimento Econômi-co, Ciência, Tecnologia e Ino-vação, Márcio França, o de-putado estadual Carlos Cezar(PSB) garantiu a instalação depolo da Universidade Virtualdo Estado de São Paulo(Univesp) para Carapicuíba. Aconquista solicitada pelo pre-feito Marcos Neves foi ofici-alizada no site da Univesp, naquarta-feira, 25/10.

Responsável pelo maior pla-no de expansão do ensino su-perior do país, a Univesp é amelhor alternativa para quemquer cursar uma universida-de, mas não tem tempo oudinheiro para pagar uma fa-culdade. O aluno estuda pelaInternet, com material peda-gógico elaborado por profes-sores das melhores universi-dades do país, como a USP,Unicamp e Unesp. Como oscursos são semipresenciais,

A Assembleia Legislativa doEstado de São Paulo divulgou,nesta segunda-feira, 30/10, osdados do Índice Paulista deResponsabilidade Social(IPRS), referentes à RegiãoMetropolitana da Grande SãoPaulo. O nível de riqueza daregião - que leva em conside-ração, ao mesmo tempo, a ri-queza e a renda familiar - estáacima da média estadual. Noitem que mede a escolarida-de, observou-se melhora em33 das 39 cidades da região,com destaque para Arujá,Diadema, Embu das Artes,Franco da Rocha, Guara-rema, Juquitiba e Taboão daSerra. A região também obte-ve bons resultados nos índi-ces que medem a longevidade,que trazem dados relativos àexpectativa de vida e queda damortalidade infantil.

“O índice auxilia osgestores a investirem nos lu-gares certos. É importante ve-rificar as deficiências que acidade possui e o que ela maisprecisa. Quando eu chegueiaqui, achava que deveria in-vestir tudo na Educação, masvi que a área de Saúde do nos-so Estado está extremamentedoente”, ressaltou a deputadaClélia Gomes (PHS).

O ministro Gilmar Mendes,do STF (Supremo Tribunal Fe-deral), concedeu habeas corpussuspendendo a transferência doex-governador Sérgio Cabralpara um presídio federal noMato Grosso do Sul. Com adecisão, Cabral permanece pre-so no Rio de Janeiro.

A transferência foi determi-nada pelo juiz Marcelo Bretas,do Rio, na semana passada. Adefesa do ex-governador do Rioentrou com habeas corpus noSTF. O caso foi para as mãosde Gilmar, que já atuou em ou-tro caso ligado a Cabral.

Na unidade de Campo Gran-de estão detidos alguns inte-grantes do Comando Vermelho

Assembleia divulga indicadorque mede a qualidade de vidada região metropolitana

“Estou orgulhoso de parti-cipar deste momento. São Pau-lo continua sendo um exem-plo para o país em todos ossentidos. O IPRS ajuda ogestor a escolher onde se deveinvestir”, afirmou o deputadoMárcio Camargo (PSC). Parao presidente da Assembleia,deputado Cauê Macris (PSDB),os resultados do IPRS sãocomo uma bússola para que osgestores municipais tenham ins-trumentos para qualificar o gas-to público. “O objetivo daAssembleia é oferecer para osgestores de todo o Estado esteguia, para que eles possam in-vestir no que realmente a po-pulação precisa”.

Índice Paulista deResponsabilidadeSocial (IPRS)O IPRS monitora a evolu-

ção das condições de vida dapopulação dos municípios. Asinformações são fornecidas acada dois anos aos gestorespúblicos e podem ser utiliza-das para nortear a imple-mentação de políticas públicasem áreas mais vulneráveis. Oindicador nasceu por deman-da da Assembleia Legislativa deSão Paulo e é elaborado pelaFundação Seade.

Gilmar Mendes suspendetransferência de Cabralpara presídio federal

no Rio. De acordo com os ad-vogados, Cabral teve participa-ção na transferência desses cri-minosos: “É dizer: já não só osdireitos e garantias processu-ais do paciente estariam seria-mente comprometidos, mas, apartir da malsinada transferên-cia, também a sua integridadefísica e até a sua vida passari-am a correr perigo”.

Eles afirmam que Cabral nãotentou obstruir qualquer inves-tigação, que sua permanênciano Rio favorece o direito à am-pla defesa e que ele tem famíliano Estado.

O peemedebista está presodesde novembro de 2016 e res-ponde a 16 processos.

Carapicuíba conquista Universidade Virtual do Estado

os estudantes precisam com-parecer a cada 15 dias nospolos, que são espaços físicosnos municípios. Eles oferecema infraestrutura necessária(computadores, impressoras eacesso à Internet) para o es-tudante participar das ativida-

des da universidade como pro-vas, discussões em grupo e dostrabalhos orientados por tuto-res. A oficialização ocorreu apósCarapicuíba ficar entre as ci-dades classificadas para rece-ber a Universidade. Todo o pro-cesso de inscrição foi inter-mediado pelo deputado CarlosCezar, a fim de que a cidadeobtivesse o êxito. “Fui depu-tado estadual e sei da impor-

tância em atuar em prol dosmunicípios junto ao Governodo Estado. Agradeço o CarlosCezar pelo trabalho. A Univesp éuma grande conquista para oscarapicuibanos”, afirmou o pre-feito Marcos Neves. Os cursosencontrados na Univesp são: En-genharia da Computação, Enge-nharia de Produção, Licenciaturaem Matemática, Biologia, Física,Pedagogia e Gestão Pública.

Para Bruna Furlan, Brasil é referênciamundial com Missão de Paz no Haiti

va no mandado, que era man-ter o ambiente seguro e está-vel, fazíamos ajuda humanitá-ria”, afirmou. Para BrunaFurlan, essa atuação diferenci-ada merece destaque. “As tro-pas brasileiras cooperaram coma assistência humanitária e ofortalecimento das instituiçõesnacionais haitianas, além de pro-mover ações de caráter cívicoe social”, disse. A Minustah foicriada, em 2004, por Resolu-ção do Conselho de Segurançada Organização das NaçõesUnidas (ONU) para restabele-cer a segurança e normalidadeinstitucional do Haiti. Em agostode 2017, a missão chegou aofim. Durante esses 13 anos, oBrasil comandou as tropas dediferentes países e enviou umcontingente de cerca de 37,5mil militares.

Porto Pinheiro, que foi coman-dante do batalhão brasileiro edepois líder das tropas dasNações Unidas no Haiti, res-saltou a importância da atua-

ção da força de paz. “O Con-selho de Segurança da ONU foiunânime em afirmar que foiuma missão diferente. Nãocumprimos apenas o que esta-

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Quarta-feira, 1º de Novembro de 2017

Embora os cuidados com asaúde, tanto do homem quantoda mulher, sejam ininterruptos,Barueri agora se prepara para oNovembro Azul, mês em queacontecem diversas campanhasvoltadas à conscientização arespeito da saúde do homem etambém de alerta sobre o dia-betes, devido à ação mundial dodia 14 - Dia Mundial do Diabe-tes. A campanha será focadaem quatro temas centrais quemais afetam os homens noBrasil: DST/Aids; tabaco, ál-cool e drogas; câncer depróstata; diabetes, hiperten-

No sábado, 28/10, a Prefei-tura de Osasco, por meio daSecretaria de Habitação e De-senvolvimento Urbano, reali-zou a entrega de 179 contra-tos de regularização fundiáriados Portais e Colinas. O pre-feito de Osasco, Rogério Lins,ao lado do secretário de Ha-

Para que haja ainda mais efi-ciência no patrulhamento dasvias, o prefeito de Santana deParnaíba, Elvis Cezar, assinouna última quarta-feira, 25/10,um convênio com a Secretariade Segurança Pública de SãoPaulo, para a implantação doDetecta, sistema inteligente demonitoramento criminal nomunicípio. A assinatura foi re-alizada na sede da Secretaria deSegurança Pública do Estadopelo prefeito municipal deSantana de Parnaíba, ElvisCezar e pelo secretário Estadu-al de Segurança Pública, Mag-no Alves Barbosa Filho.

As câmeras equipadas comradar detectam situações sus-peitas como, por exemplo, ve-ículo furtado, veículo roubado,veículo envolvido em ação cri-minosa, proprietário de veícu-lo com mandado de prisão e

Parnaíba assina convêniode implantação do Detecta

proprietário de veículo com re-gistro de desaparecimento.

Com este recurso, o Detectadá aos policiais a condição deagir mais rapidamente no com-bate ao crime, além de ofere-cer o que se chama de “cons-ciência situacional”. Em resu-mo, ao atender uma ocorrên-cia, o PM que recebeu o alar-me terá mais informações so-bre a situação que vai encon-trar. Para a Polícia Civil, serveprincipalmente para apoiar asinvestigações. O sistema irá au-xiliar a Guarda Municipal Co-munitária (GMC). As câmerasde monitoramento serão insta-ladas em todas as entradas dacidade, inclusive na Via Parque,e as que já existem no centrohistórico também estarão inte-gradas ao sistema. A previsãoé que até o início do ano já es-tejam funcionando.

CONFIRAA PROGRAMAÇÃO

são e obesidadeO lançamento da campanha

acontece, na próxima terça-fei-ra, 07/11, das 9 às 11h, nobulevar, com muita música, in-formação e a presença de auto-ridades locais. Todos estãoconvidados.

Ainda no bulevar, a partir das11h começam a atuar os pro-fissionais da Saúde, que darãoorientações e prestarão váriosserviços a quem estiver passan-do, como a medição da glicemiacapilar. Os serviços se esten-derão até o dia 8, das 9 às 13he das 14 às 16h.

Barueri divulgaações da campanhaNovembro Azul

9/11 às 20h – Azumbalada – Ginásio José Corrêa

11/11 das 9h às 12h – Caminhada Azul – Parque Municipal Dom José

12/11 das 8h às 11h – Pedalada Azul – Em frente ao Ginásio José Corrêa

14/11 das 9h às 17h – Ação no Ganha Tempo – orientação sobre o diabetes e o câncer de próstata

25/11 das 8h às 13h – II Curso de atualização multidisciplinar em diabetes – Câmara Municipal de Barueri

Regularização fundiária beneficia 179 famílias de Osasco

bitação, Marco Antônio Villelae de alguns vereadores, come-morou a vitória dos munícipes:“Fico muito feliz e agradecidopor poder participar deste mo-mento. Vocês merecem estaraqui hoje recebendo o tão so-nhado documento que trarásegurança e tranquilidade para

toda a família”, disse o pre-feito. Quem recebeu o títu-lo comemorou: “Me sintomuito feliz, pois essa luta jádura quase 10 anos e nósacreditamos que um dia nos-so sonho iria se concreti-zar”, disse Mireli Cristina.

Algumas melhorias na re-

gião também foram anunci-adas pelo prefeito, entre elasa regularização da entregadas correpondências por par-te dos Correios, a implanta-ção de grama sintética noCampo dos Eucaliptos eoferta de aulas de ginásticae Zumba.

Nesta segunda-feira, 30/10,a Prefeitura de Osasco, pormeio da Secretaria de Desen-volvimento, Trabalho e Inclu-são (SDTI), lançou o ProjetoOsasco Integra, no Centro deFormação dos Professores, apartir das 17h. Já regulamenta-do pelo prefeito Rogério Lins,o projeto passa a valer pelo de-creto Nº 11.544/2017.

A nova iniciativa propõeações e estratégias para fomen-tar e ampliar o acesso ao traba-lho, emprego e geração de ren-da aos segmentos sociais dealta vulnerabilidade e exclusãosocial, como é o caso das pes-soas em situação de rua, popu-lação LGBT+, imigrantes,egressos do sistema prisional eoutras parcelas populacionaisque precisam de assistência dopoder público, população que,geralmente, enfrenta mais difi-culdades nos processos de in-serção e reinserção no merca-do de trabalho. De acordo comDulce Cazzuni, secretária dapasta, o Osasco Integra é umaproposta de enfrentamento aum problema observado emtodo país. Segundo ela, pesso-as em situação de vulnera-bilidade social sempre encon-tram entraves no exercício desua cidadania. “O acesso ao tra-balho é um direito de todos econdição básica para que osindivíduos participem ativamen-

Rogério Lins lança oProjeto Osasco Integra

te do cotidiano de nossa cida-de”, afirmou.

“Nós, representantes do Po-der Executivo, temos o deverde garantir as ferramentas bá-sicas para que essas pessoasconsigam se inserir no mundodo trabalho. O Osasco Integranão se trata de um projetoassistencialista, mas uma par-ceria entre poder público eempresas, que garante o estí-mulo à criação de vagas deemprego para quem precisa,mas tem dificuldades de inser-ção no mercado”, sintetizouCazzuni. Com várias frentes deatuação, o Osasco Integra serásustentado por três pilares: Ini-ciativa Pública, Iniciativa Pri-vada e Sociedade Civil, forman-do um projeto intersetorial, comações capazes de promoveruma Osasco mais equânime,com igualdade de oportunida-des.

Segundo o prefeito RogérioLins, a ideia de contratar os jo-vens da Fundação Casa surgiuapós visita à unidade. “Tive aoportunidade de conversarcom aqueles jovens e percebique seu maior receio era nãoter um emprego quando saís-sem”, explicou, durante o lan-çamento, no Centro de Forma-ção dos Professores e no qualtambém foi assinado o decretoque regulamenta o JovemAprendiz na administração.

JORNAL A RUAPÁGINA 4 Quarta-feira, 1º de Novembro de 2017GERAL

A Secretaria de Indústria, Co-mércio e Abastecimento deOsasco (SICA) promoveu entreos dias 24 e 26/10 palestras comempresários da região como par-te das comemorações pelo Mêsdo Empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25/10 foi reali-zado, na Casa do Empreende-dor, o “I Fórum de Gastro-nomia, Hospitalidade e Turis-mo de Osasco e região”. Fo-ram dois dias intensos de pa-lestras, que abordaram temaspertinentes aos segmentos, ori-entação prática sobre a refor-ma trabalhista, a nova Lei daGorjeta, gestão de excelência,bem como outros temas de in-teresse do empresariado. Aação teve parceria com o Sin-dicato Empresarial de Gastro-nomia e Hospitalidade deOsasco - Alphaville & Região(SinHoRes). O secretário daSecretaria de Indústria, Comér-cio e Abastecimento (SICA),Sérgio Di Nizo, representandoo prefeito Rogério Lins, fez aabertura oficial da atividade quecontou com a presença do pre-sidente do SinHoRes, EdsonPinto, a gerente executiva doSindicato, Alice Fernandes, osecretário adjunto da SICA,

De acordo com estatísticasdivulgadas, nesta semana, pelaSecretaria da Segurança Públi-ca do Estado de São Paulo(SSP-SP), Barueri, mais umavez, conseguiu reduzir todos osprincipais indicadores criminaisno mês de setembro. Em rela-ção ao mesmo mês em 2016, asoma dos registros de homicí-dios dolosos, roubos, furtos eveículos subtraídos diminuiu30%.

Entre os crimes contra opatrimônio a maior redução foiroubos de veículos (-41%),seguido por roubos em geral (-40%), furtos em geral (-26%)e furtos de veículos (-15%). Noacumulado do ano até setem-bro, a quantidade de crimespatrimoniais e homicídiosdolosos é 26% menor na com-paração com o mesmo períododo ano passado.“Barueri é úni-ca cidade na região que mêsapós mês vem diminuindo osprincipais índices criminais”,destaca o comandante da Guar-da Civil Municipal de Barueri,Marcus Aparecido Guedes Ra-mos, ressaltando o empenho dacorporação em conjunto com

Aliviar o sofrimento, melhorare prolongar a vida, evitar ou re-duzir danos, favorecer a criaçãode vínculos positivos, diminuir oisolamento e o abandono. Essessão alguns dos princípios do aco-lhimento, tema que ganha cadavez mais força nas unidades desaúde de cidades preocupadascom atendimento humanizado.Isso ficou bem claro durante a Ofi-cina de Acolhimento sediada emBarueri e promovida pela Comis-são Intergestora Regional da Rotados Bandeirantes, da qual fazemparte, além do município anfitrião,Carapicuíba, Itapevi, Jandira,Osasco, Pirapora do Bom Jesus eSantana de Parnaíba. O encontroaconteceu durante toda a manhãdo dia 25 de outubro no auditó-rio do CAP (Centro de Aperfei-çoamento de Professores) deBarueri. Na ocasião, reuniram-sequase 300 profissionais da aten-ção básica desses sete municípi-os, dentre eles médicos, enfermei-ros, técnicos de enfermagem, as-sistentes sociais, psicólogos,dentistas, agentes comunitários,agentes de vigilância, recepcio-nistas, entre outros. O secretáriode Saúde de Barueri, Paulo Silas,recepcionou os profissionais efez a abertura do avento dandoas boas-vindas e falando sobre aimportância do acolhimento e doatendimento humanizado. Logodepois, tiveram início as oficinas,quando representantes das cida-des participantes contaram expe-riências realizadas e os desafiosenfrentados. “O que eu levo parafortalecer a prática do acolhimen-to no meu local de trabalho?” foio tema da plenária que encerrouo evento, após os participantesse reunirem em grupos e discuti-rem a proposta.

Uma competência emdesenvolvimentoConforme esclarece a equipe da

Coordenadoria da Atenççao Bá-sica da Saúde de Barueri (CABS),“o tema acolhimento já vem sen-do discutido há alguns anos, tan-

Índices de criminalidade caem 30% em BarueriSegundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a cidade reduziu os números de casos de roubo, furtos e homicídios.

as Guardas Municipais vizinhase com as polícias Civil e Mili-tar.

Para a secretária municipalde Segurança e Mobilidade Ur-bana, Regina Mesquita, a cons-tante redução da criminalidadeé fruto de várias estratégias erecursos que a pasta tem lan-çado mão. “Ampliamos ovideomonitoramento, implanta-mos o Detecta, vigilância por

drones, remuneração de horasextras dos guardas, Romu, blin-dagem de viaturas táticas, Ope-ração Bairro Seguro, OperaçãoMadrugada e base emAlphaville”, enumerou.

Reforço de cãesfarejadoresOutra novidade para a

corporação, é que Guarda Ci-vil de Barueri passará a contar

com o apoio de cães no polici-amento. A criação aconteceatravés da lei municipal 2.563,de 6 de outubro de 2017, queinstituiu o Canil da Guarda deBarueri. “Já estamos preparan-do toda a estruturação e funda-mentação jurídica. O cão nopatrulhamento é muito, masmuito eficiente”, afirma o ins-petor Toni Alves Leite, respon-sável pela Companhia Especi-alizada da corporação.

Os cães auxiliarão nopatrulhamento ostensivo e pre-ventivo, policiamento de even-tos, operações de busca, cap-tura de fugitivo, resgate e sal-vamento, detecção de entorpe-centes, explosivos, armamen-tos e de pessoas, controle dedistúrbios civis e em atividadeseducativas ou terapêuticas.“Um cão farejador de entorpe-centes consegue fazer em oitominutos o que 15 homens de-morariam seis horas. Issootimiza o tempo e auxilia nocombate ao tráfico de drogas”,garantiu o inspetor.

Barueri sedia encontro regionalsobre acolhimento na saúde

to no município quanto na região,no entanto, recentemente ele vemsendo intensificado no intuito deaprimorarmos as transformaçõesnecessárias para alcançarmosefetividade e qualidade no aco-lhimento”. Para a agente comuni-tária de saúde de Osasco, LucianaRocha Mazini, é importante queeventos como esses aconteçam,já que há muito ainda a se desen-volver acerca dessa competência,afinal, “acolhimento significa ca-rinho e atenção, é algo que acal-ma o coração”, diz. SegundoLuciana, a reunião foi espetacu-lar, especialmente as falas em gru-po, que muito comple-mentaramo aprendizado. A assistente soci-al do serviço de atendimento do-miciliar de Osasco, Ivone Batistade Almeida, concorda e acha queoutras prefeituras devem seguiro exemplo de Barueri e promovermais oficinas como essa. “Aco-lhimento é muito importante parao usuário e pra gente também.Como foi falado, esse acolhimen-to é tanto para o paciente quantopara nós, funcionários. É sempreimportante porque, no caso do pa-ciente, orienta, ajuda a amenizar osofrimento em muitas das vezes ese descobre, através desse acolhi-mento, outras situações nas quaispodemos intervir”, detalha.

O que é acolhimento?Diretriz da Política Nacional de

Humanização (PNH), acolhimen-to, de acordo com o Ministérioda Saúde, não tem hora e nem lo-cal para acontecer, muito menosum profissional específico parafazê-lo, já que deve ser praticadoem todos os serviços de saúde.Trata-se de uma postura éticaque resulta na escuta do usuá-rio e no reconhecimento de seuprotagonismo em todo o proces-so. “É um compromisso de res-posta às necessidades dos ci-dadãos que procuram os servi-ços de saúde”, conforme expli-citado em material produzidopelo Ministério da Saúde sobreo tema.

A Prefeitura de Itapevi, em par-ceria com o Instituto Eurofarma ea empresa La Fabbrica, desenvol-veu, nesta segunda-feira, 30/10,mais uma formação pedagógicado projeto Matéria-Prima Itapevipara cerca de 180 professores deeducação infantil da rede munici-pal de ensino. As atividades deoficina aconteceram na Secreta-

Osasco marca o Mês do Empreendedorismo com diversas atividadesLuiz Henrique do Nascimentoe a diretora de Desenvolvimen-to Econômico da Casa do Em-preendedor, Thaís Assunção.

O ciclo de palestras teve aparticipação de Celso dos San-tos, presidente dos Cozinheirossem Fronteiras Brasil e vice-presidente internacional daAregala; Carmen Guarize, vice-presidente dos Cozinheiros semFronteiras Brasil; Carlos A. Pin-to Dias, vice-presidente Jurídi-co da CNTur e consultor Jurí-dico do SinHoRes; FabianoL.Nascimento, advogado doSinthoresp; Rui AndradeDammenhain, professor de vi-gilância Sanitária do MBA deAdministração de Serviços deSaúde da Unifesp; Sérgio Cruz,membro da Aregala internacio-nal e consultor do SinHoRes, eJuliana P. Silva, sócia-diretorada unidade São Paulo do NovoMarketing. No dia 26/10, foi avez do “Encontro de Negócioscom Empresários”, promovidopela SICA e Bradesco, em par-ceria com o Sebrae, Cieso,ABBUD, Amara, CIESP Caste-lo e Sincomércio, realizado noTeatro Municipal.

O evento contou com ospalestrantes Fernado Honorato

a iniciativa. “Estes encontrosacontecem num momento mui-to importante para Osasco, queestá em constante crescimentoe desenvolvimento. Reunimosimportantes atores dos maisdiversos segmentos para trocade experiências e engajamentode ações que corroborem emfomentar a economia deOsasco e de nossa região. Éimportante destacar que o pre-feito Rogério está muito focadono setor de turismo e hotelariada cidade. Estamos desenvol-vendo ações neste sentido, poiso turismo, por meio de suapolivalência, conversa comoutros setores e contribui paraalavancar o desenvolvimentoeconômico de uma cidade edo país. Este ano recebemosa classificação B do Ministé-rio do Turismo. Tal indicador,além de trazer mais seguran-ça para empreendedores que-rerem investir no município,mostra que estamos no cami-nho certo”, disse.

e Fernando Hojas, falando so-bre negócios, economia brasi-leira, perspectivas de recupe-ração econômica para 2018,competitividade, entre outrosassuntos relacionados.

Acompanharam as palestrasLuiz Carlos Mauloni, represen-tando o vice-presidente do

Bradesco, Marcelo Lima deBem (Bradesco), Claudecir An-tônio DallAqua (Sebrae), CarlosAlberto de Freitas (Sebrae),Lourdes Proença, (Ciesp Cas-telo), Rafael Paes (SinCo-mercio), secretários munici-pais, vereadores da região, em-presários, entre outros partici-

pantes.Di Nizo, que acompanhou os

três dias de eventos, comentou

Itapevi e Instituto Eurofarma trabalham na formação de 180 professoresria de Educação e Cultura.

O objetivo da proposta é sen-sibilizar o educador que atua emdiferentes instituições para a im-portância do brincar na infância.A formação recupera o olharlúdico do professor e o interessegenuíno pela brincadeira, garan-tindo a atuação, criatividade, in-venção e comprometimento comestes direitos da criança.

“O brincar é parte fundamentalpara o desenvolvimento infantil,e as escolas têm reconhecidocada vez mais essa necessidade.O benefício é trazer para nossosprofessores mais formações coma intenção de buscarmos excelên-cia em sala de aula, proporcio-nando aos nossos alunos maiorinteração com o professor, cons-truindo e enriquecendo o apren-dizado dos alunos”, explicou osupervisor de ensino de Itapevi,Danilo Nunes. A previsão da Se-cretaria de Educação e Cultura é

de que, neste ano, em torno de3,6 mil crianças da Educação In-fantil (alunos com idade de 3 a 5anos) sejam beneficiadas com aparceria. A coordenadora do pro-jeto, Sirley Renata dos Santos ex-plica que a iniciativa acontece nacidade há 10 anos. Os professo-res recebem uma formação totalde 12 horas. Elas aconteceram nodia 19, 23, 30 de outubro e se en-cerram no dia 6 de novembro.Todos os professores receberamcertificados de participação.

A formação permitiu aos pro-fessores o contato com textos,filmes, bibliografia, repertório dejogos e brincadeiras, que possi-bilitarão a atuação junto aos alu-nos. “O educador exercitará a ob-servação dos aprendizados queenvolvem o brincar na infância everá experiências de escolas quefizeram transformações significa-tivas neste sentido”, explicouSirley.

Quarta-feira, 1º de Novembro de 2017 JORNAL A RUA PÁGINA 5SOCIAL

Na sexta-feira, 27/10, o pre-feito de Osasco, Rogério Lins,acompanhado pela primeira-dama e presidente do FundoSocial de Solidariedade, AlineLins, esteve no Jardim Adalgisapara participar da cerimônia deentronização da Sra. MariaFigueiredo Antiório (inmemoriam), exaltando a impor-tância de dona Mirinha, comoera chamada a patrona da cre-che do bairro por amigos e fa-miliares. A homenagem marcaa história de luta e amor da edu-cadora por Osasco, que tevegrande participação na eman-cipação político-administrativado município e desenvolveuinúmeros projetos nas áreassociais e de educação. EmboraMirinha tivesse nascido no in-terior do Estado de São Paulo,foi Osasco, em 1948, que a fa-mília adotou como segunda ter-ra natal e construiu sua vida,deixando raízes atuantes na lutapor um povo sempre unido porações em prol da cidade.

O ato simbólico contou coma presença da família Antiório,entre eles os netos Fernando,André, Guilherme, Jô e Flávio;os bisnetos José Guilherme,José Antônio, Ana Beatriz; asobrinha Anelise e os filhos docasal, José Antiório e RosângelaAntiório, que receberam a jus-

Almir Sater sobe ao palco do Parque Muni-cipal de Barueri no próximo domingo (dia 5 denovembro), às 12h30, acompanhado por suaviola de dez cordas, mais conhecida como vi-ola caipira, e mostra ao público alguns clássi-cos de sua carreira como “Tocando em Fren-te”, “Chalana”, “Moreninha Linda”, entre ou-tros. O show gratuito é organizado pela Prefei-tura de Barueri através da Secretaria de Culturae Turismo. Traga toda a família para prestigiar oshow, durante o programa Cultura no Parque,lembrando que as atividades começam a partirdas 10 horas. O músico possui um carismainexplicável e sua personalidade simples faz comque seja ovacionado pela plateia, sejainteragindo com o público, contando “causos”,ou cantando grandes canções. Isso tudo semdeixar de lado a técnica ímpar e o magistral to-que de viola, indispensáveis nas suas apresen-tações. A interação com o público flui tão natu-ral que a impressão é de ter estado na sala devisitas do artista, completamente à vontade numtom mais intimista.

CARREIRAAlmir ganhou dois prêmios Sharp, com as

canções “Moura” e “Tocando em Frente”, gra-

Entronização exalta importânciade Maria Figueiredo Antiório

ta exaltação.Durante a cerimônia as cri-

anças da educação infantil fi-zeram uma apresentação deroda musical com a coordena-ção das professoras da unida-de e, após o ato oficial, foi des-cerrada a foto de dona Mirinhaque ficará em destaque na re-cepção da escola. A CrecheMaria Figueiredo Antiório estásob a direção de Áurea LúciaMassis Oliveira de Mira e aten-de atualmente 65 crianças. Oespaço amplo e modernoconstruído em 639,10 m² deárea que agrega salas de berçá-rios e maternais, instalaçõesadministrativas, setor pedagó-gico, fraldário, solário, lactárioe uma área de vivência compátio coberto, refeitório, cozi-nha, playground e lavanderia.

Participaram do encontro,Francisco Rossi, amigo da fa-mília, representando dona AnaMaria Rossi, vice-prefeita, ossecretários municipais, CláudioMonteiro (Serviços e Obras),José Carlos Vido (Saúde), JoséCarlos Pedroso (FITO), as fi-lhas do ex-prefeito Celso Giglio,Dra. Giovana e Isabela Giglio,o vereador Jair Assaf, represen-tando o Legislativo, Cabo Gon-çalves, do 14º Batalhão da PM,representando Coronel LuizAntônio, José Antônio Tavares

dos Reis, presidente do RotaryClub de Osasco, acompanha-do por sua esposa GiseliEsteves, Nahid Chicani, presi-dente da Fundação de Rota-

rianos de São Paulo, VrejhiSanazar, jornalista e proprietá-rio do periódico Diário da Re-gião, dr. José Rafael da Silva,presidente da Associação Atlé-tica Floresta, Eudes de Araújo,secretário executivo da ACM,inspetor Ubaldo, representandoo Comandante da GCM

Osasco, Raimundo PereiraNeto, Silvio Brandão Britts, se-cretário executivo da ACMAlphaville, representando a se-cretária geral da ACM-SP,

Marízia Donatelli, AndressaNeves, presidente da Associa-ção Centro Comunitário de Cul-tura e Cidadania da Vila Dalva,entre outros.

Para saber mais sobre a história da família Antiório basta acessar o site

http://www.hagopgaragem.com/familia_antiorio.htmlAlmir Sater cantaclássicos em showgratuito no Parquede Barueri

vada por Maria Bethania. Em 1990, seu desempenho nanovela “Pantanal” (Rede Manchete) aumentou ainda maissua popularidade. O grande sucesso fez voltar à telinhaem 1991, como protagonista da novela “Ana Raio e ZéTrovão” (Rede Manchete). Em 1996, estrelou ao lado deAntonio Fagundes, a novela O Rei do Gado (TV Globo).O músico foi convidado pelo próprio autor Benedito RuiBarbosa para interpretar Pirilampo. Em 2006, Almir Saterlançou o álbum “7 Sinais” e fez parte do elenco da novela“Bicho do Mato” (TV Record).

JORNAL A RUA Quarta-feira, 1º de Novembro de 2017PÁGINA 6 SAÚDE & TURISMO

TURISMO

Após a análise de mais de2000 tumores em 12 tipos decânceres, pesquisadores iden-tificaram 27 novos genes quepoderiam prevenir o surgi-mento de alguns desses tumo-res. A descoberta pode fazercom que os genes se tornem“alvos” para novos tratamen-tos de combate à doença.

O estudo foi publicado nes-ta terça-feira (31) na “NatureCommunications”. Entre oscânceres mapeados, estão ocâncer de mama, de pulmão,de intestino, de rim e de cére-bro. Pesquisadores tambémidentificaram 96 regiões dogenoma que se perdem quan-do um tumor surge — e é nes-sa região que esses genes deprevenção do tumor se locali-zam. Nesses locais, pesquisa-dores também idenficaram 16genes supressores já conhe-cidos (para além dos 27 queainda não tinham sido ma-

O bondinho do Pão de Açú-car, um dos mais conhecidoscartões postais do Rio de Ja-neiro, comemorou nesta sex-ta-feira, 27/10, os seus 105anos. O teleférico transporta,em média, 65 turistas por via-gem. O vai-e-vem do bondinhose repete desde a inauguração,em 1912, quando o equipamen-to turístico foi incorporado àpaisagem do Rio de Janeiro. Oatrativo, ícone do turismo ca-rioca, foi o primeiro teleféricodo Brasil e um dos mais anti-gos do mundo. Além da rotinado sobe-e-desce de turistas, oaniversário será marcado comuma programação de shows noanfiteatro do morro da Urca.

A viagem percorre uma daspaisagens naturais mais famo-sas do mundo e encanta cario-cas e turistas. O passeio ines-quecível é realizado em doisestágios de três minutos portrecho. Praia Vermelha-Morroda Urca e Morro da Urca-Pãode Açúcar. O primeiro trecho,partindo da praia, tem 538metros de extensão e altitudede 220 metros. A segunda li-nha, entre os dois blocos depedras, percorre 749 metrosnuma altitude de 396 metros.As duas montanhas de granito,

Pesquisa identifica 27 genes que podem prevenir alguns tumoresEstudo publicado na ‘Nature Communications’ nesta terça-feira, 31/10, identificou que parte do genoma celular atuante na prevenção se perde durante o desenvolvimento do câncer.

peados).A pesquisa foi liderada por

cientistas do Instituto FrancisCrick (Reino Unido) e da Uni-versidade de Leuven (Bélgi-ca), em colaboração com aUniversidade de Chicago(EUA) e a Universidade deOslo (Noruega).

A descoberta é particular-mente importante porque omapeamento desses genestem possibilitado o desenvol-vimento dos medicamentosmais modernos no câncer atu-almente.

O trastuzumabe, por exem-plo, medicamento que recen-temente passou a ser ofertadopelo Sistema Único de Saúde,tem por foco um gene especí-fico associado ao câncer demama. O composto dobra asobrevida de pacientes aofocar especificamente em tu-mores que expressam o geneHER2+.

Freios de tumoresNo caso específico da pes-

quisa publicada na “Nature”,pesquisadores foram além.Eles estavam interessados es-pecificamente no mapeamentode genes supressores. Segun-do os pesquisadores, cada cé-lula humana expressa dois pa-res de genes que funcionamcomo “freios” e tentam impe-dir que as células se tornemcancerosas.

Com isso, a ideia é que no-vos medicamentos atuem es-pecificamente sobre essespares de genes, que muitasvezes são bloqueados quandoos tumores se desenvolvem.

A análise foi possível portécnicas modernas de mode-los computacionais. Cientistasidentificaram que mutaçõesnesses genes supressores pos-suem uma “marca de DNA”específica que os difere demutações não prejudiciais.

Pães, bolos e massas são osfavoritos de muitos, mas é pre-ciso tomar cuidado com o con-sumo em excesso. Os carboi-dratos são nossa principal fon-te de energia, mas podem pro-mover o ganho de peso e pro-duzir picos de glicose no san-gue – um risco ainda maior paraos diabéticos.

Para evitar esses problemas,segundo os especialistas, é pos-sível substituir os processadose refinados pelos carboidratoscomplexos, como os integrais,grãos, vegetais e frutas, que sãoricos em fibras e contêm ummenor teor de açúcar. Saibacomo controlar o desejo porcarboidratos e escolher as me-lhores opções desse grupo ali-mentar, segundo informaçõesda CNN.

Na primeira semana, o idealé eliminar da dieta todos oscarboidratos refinados possí-

OS 105 ANOS DO VAI-E-VEM DOBONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR

localizadas na entrada da baíada Guanabara, são monumen-tos naturais (geológicos) commais de 600 milhões de anos.O complexo turístico de belezapanorâmica privilegiada faz par-te da paisagem carioca reco-nhecida pela Unesco comoPatrimônio Mundial.

Nas cabines com vidro fumêanti-reflexo, os visitantes têmuma visão panorâmica da “Ci-dade Maravilhosa”. Com ângulode 360 graus, o passeio temcomo cenário as praias doLeme, Copacabana, Ipanema,Flamengo, Leblon; Pedra daGávea, a Floresta da Tijuca e omorro Corcovado com a ima-gem do Cristo Redentor. O tu-rista ainda descortina a Baía daGuanabara, com a enseada deBotafogo; o centro da Cidade;o Aeroporto Santos Dumont; aIlha do Governador; a cidadede Niterói; a Ponte Rio-Niterói;e, ao fundo, a Serra do Mar,com o pico “Dedo de Deus”.

O formato cônico do açúcarestocado para exportação noapogeu da exploração da cana-de-açúcar, ainda no Brasil co-lonial, deu origem ao nome queficou mundialmente conhecido.As cabines originais de madei-ra estão expostas no Morro da

Urca. Pela sua forma única, lo-calização privilegiada, mar-geado pelas águas da baía deGuanabara, referências históri-as e acesso diferenciado aocume, o Pão de açúcar é con-siderado um marco histórico,cultural e natural da cidade doRio de Janeiro.

Oscar do TurismoO Pão de Açúcar concorre ao

Oscar do turismo mundial nacategoria principal atração tu-rística mundial. Entre seus con-correntes estão Machu Picchuno Peru, a Muralha da China eo Monte Kilimanjaro, naTanzânia.

Além de celebridades e auto-ridades mundiais que já visita-ram o bondinho desde sua inau-guração, o local coleciona ima-gens memoráveis. Em 1977, oequilibrista americano StevenMcPeak caminhou sobre o cabodo teleférico, entre o Morro daUrca e o Morro do Pão de Açú-car, segurando uma vara metá-lica como contrapeso. Já em1979, uma sequência do filme“007 Contra o Foguete da Mor-te”, com Roger Moore comoJames Bond, filmada no bondi-nho, ajudou a promover a ci-dade e o Brasil no exterior.

Saiba como controlar o desejo por carboidratosveis: massas, pães, bolos,pizzas, batatas, biscoitos, arrozbranco. De acordo com anutricionista americana TamaraFreuman, ao substituir essesamidos por alimentos que man-têm a glicose em nível equili-brado – como ovos, frango epeixe grelhado, queijo, iogurte,saladas e frutas, por exemplo– você consegue controlar odesejo pela comida. Para ter umefeito ainda melhor, corte tam-bém os doces e as bebidas açu-caradas. Dê preferência às gor-duras boas. “Muitos alimentosricos em gordura não causamessa alta de insulina, eles man-têm os níveis de açúcar no san-gue muito mais estáveis”, dis-se David Ludwig, professor denutrição na Universidade Har-vard. “Esses alimentos incluemnozes, castanhas, abacate,azeite, chocolate amargo e lati-cínios.”

Café da manhãDepois da primeira semana,

você pode incluir os carboi-dratos complexos, mais saudá-veis, gradualmente, começan-do pelo café da manhã. Segun-do Tamara, estudos mostraramque consumir os carboidratospela manhã ajuda a reduzir ospicos de glicose ao longo do dia,daí a importância da refeiçãomatinal.

Se for possível, escolha co-mer o carboidrato do dia pelamanhã, especialmente o prove-niente de frutas, castanhas e ali-mentos integrais, que contêmmais fibras e, portanto, demo-ram mais a ser digeridos, pro-movendo uma sensação desaciedade mais duradoura. Aospoucos, você pode incluir ou-tras opções no almoço, comomassas integrais, grão-de-bico,cogumelos e lentilha. No entan-to, segundo a especialista, o

ideal é manter porções peque-nas, que representem até 25%do prato.

JantarEnquanto isso, evite comer

carboidrato à noite. “No jantar,somos muito mais propensos ater o pico de açúcar e a arma-zenar gordura em vez dedisponibilizá-la como energia”,

explicou Tamara. “À noite, aresposta metabólica é menosfavorável do que quando come-mos carboidratos no início dodia.” Depois das primeiras se-manas de dieta, tente manteresse mesmo padrão de consu-mo, reduzindo os carboidratosrefinados, como arroz e pãesbrancos. Pode ser difícil aban-donar de vez a pizza, por exem-

plo, mas limite esses alimentosa uma ou duas vezes por se-mana e continue a evitar ali-mentos açucaradas, principal-mente os artificiais.

Se você não consegue viversem doces, limite o agrado en-tre 100 e 150 calorias por dia.No entanto, é importante con-sultar um especialista antes decomeçar qualquer dieta.

Quarta-feira, 1º de Novembro de 2017 JORNAL A RUA PÁGINA 7SOCIAL

Quarta-feira, 1º de Novembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 8 SOCIAIS

Por Ovadia Saadia

CLIQCLIQCLIQCLIQCLIQ UESUESUESUESUESda Semanada Semanada Semanada Semanada Semana

ANIVERSÁRIOS

É tempo de Natal, então,prepare-se porque o Shop-ping União de Osasco convi-da o público para participarda “Parada de Natal”, umaapresentação recheada demagia, luzes e criatividade,para inaugurar com chave deouro a decoração que traz otema “Montanha Nevada”.

Às 19h do dia 4 de no-vembro, bailarinos, atores eartistas circenses, todos ca-racterizados com ricos figu-rinos em LED, iniciam umaencantadora performancemusical na entrada da Ave-nida dos Autonomistas, emfrente a gigante Árvore deNatal de 15 metros ilumina-da com belos adereços eLED. Com as luzes acesas eincandescentes da grandeárvore e com muita música,dança e interação, os perso-nagens convidam o públicopara dentro do Shopping,seguindo até o cenário prin-cipal no Piso Voegeli.

O Natal 2017 do ShoppingUnião chega com neve paraproporcionar experiências esensações congelantes aosvisitantes dos diversos cená-rios montados no mall, tra-zendo elementos que retra-tam o ambiente de uma mon-tanha nevada. Confira:

As famílias Carreirae Vido estarão emfesta, motivo maisque justo. Mateuscompleta 12 anosdia 9, ao lado da

irmã Júlia, da primaRafaela, do primoGabriel e dos pais

Reynaldo TeruelCarreira Paulo e

Lílian VidoCarreira.

Parada de Natal inauguradecoração do Shopping União

Cenário 1 - O cenário prin-cipal traz lindas montanhas co-bertas de neve, uma cachoeirade verdade e um charmosochalé que abrigará o trono doPapai Noel, além de uma gran-de árvore de 8 metros de alturacercada por gazebo, renas ga-lopantes, lobos, pets, pinguinse outros animais animatrônicose uma linda coruja realista, pro-movendo uma maior interaçãoentre o público e a belíssimadecoração que estará localiza-da no Piso Voegeli, próximoaos elevadores;

Cenário 2 - No Piso Autono-mistas (próximo ao Ponto Frio)todos vão poder tirar fotos 3Ddentro de um gigante cubo degelo ou levar as crianças parabrincar nas renas de mola einteragir com o Papai Noelanimatrônico;

Cenário 3 - Na Praça doCinemark (Piso Autonomistas)o passeio é entre a guarita doPapai Noel, o poço dos desejose o túnel de tronco, além depoder posar para foto ao ladodo painel Hohoho...

Cenário 4 - Duas tinas gira-tórias esperam os pequeninospara a diversão no PisoAutonomistas (Casas Bahia),

além de topiarias iluminadas emuitas cores.

Decoração Externa - As fa-chadas serão iluminadas comcascatas de Led, painéis natali-nos, bonecos de neve, papaiNoel e presentes. Uma incrívelárvore, com 15 metros de al-tura, apresentará um verdadei-ro show de luzes para todosque passarem na Avenida dosAutonomistas. Já na AvenidaFranz Voegeli o público poderáapreciar um lindo Presépio Ita-liano em tamanho real. Não per-ca a inauguração da decoraçãode Natal. Traga a família e con-vide os amigos para assistiremum espetáculo inesquecível.

19h30:

Inicio Parada – os dançarinos seaproximam vindo da cancela deentrada do estacionamento em direçãoà grande árvore. Iniciam a Parada(apresentação) neste local;

19h40:

Acendem as luzes da Grande Árvore;

19h45:

reinicia a Parada (apresentação)conduzindo as pessoas para dentrodo Shopping, seguindo até o cenárioprincipal.

LULLI CHIARO ANUNCIA DUETOCOM THIAGO ARANCAM

Desde o seu retorno defi-nitivo ao mundo da música,o cantor, pianista e composi-tor Lulli Chiaro vem se des-tacando cada vez mais nocenário musical brasileiro einternacional. Esta semanarecebeu nos studios da Cla-rins o Tenor Thiago Arancame anunciou em suas redessociais a participação especi-al do cantor lírico do Scalade Milano em seu álbum“Sala de Estar”. Os artistasirão dividir as vozes na bela,romântica e inédita “Incan-cellabili”, composta por Lulli,Giggio e Valéria Mindel. Nãoo bastante, vale destacar aparticipação especial da com-posição de cordas da Or-questra Filarmônica de SãoPetersburgo. “Estou conclu-indo um dos trabalhos maisgratificantes e enriquecedoresda minha carreira. Um privi-légio dividir a voz com este

talentoso artista e tão queridoamigo. Aliás, que tamanha aminha emoção ao ouvi-lo sol-tar a sua linda, sentida e incon-fundível voz”, declarou Lulli.

Sala de Estar promete fazerhistória! Além do Tenor ThiagoArancam, o álbum terá partici-pações de grandes nomes da

música como Ivan Lins,Daniel Boaventura, SampaCrew, Tenor Marcello Van-nucci, cantora teen Bia Jordãoe a Orquestra Filarmônica deSão Petersburgo. O CD terá12 faixas, sendo 7 músicasinéditas autorais e 5 versõesde sucessos para o italiano.

O Renaissance São PauloHotel promove, nos dias 3 e 4de novembro, a primeira ediçãodo RenaissanceFest. O feriadoprolongado vai contar com aversão brasileira da famosa fes-ta Alemã que trará deliciosascervejas artesanais, produzidasno Estado de São Paulo e co-midas típicas, que também ga-nham um toque paulista. Omenu apresenta as criativascombinações de ambos os paí-ses, elaboradas por GayberSilveira, chef executivo do ho-

Festa Alemã agita o Renaissance São Paulo Hoteltel e Ícaro Rizzo, chef do restau-rante Terraço Jardins. O eventoterá também música ao vivo e de-coração exclusiva. Para os aman-tes de cerveja de qualidade, oevento oferece os tipos lager, alee pilsen, todas artesanais e locais.Os visitantes poderão saborearopções como o Wurstplatter comBretzel - mix de salsichas schublig,weisswurst, frankfurt, mostardaescura e bretzel, o Currywurst –salsicha kalbsbratwurst grelhada,chucrute, curry picante e molhode tomate, German Dog – salsi-

cha frankfurter, purê de batata,ketchup, defumado, mostardaforte e batata palha, entre ou-tros. Os famosos doces, elabo-rados pela confeitaria do hotel,também ganham um ar alemão.O RenaissanceFest vai ofere-cer a clássica sobremesa Apfe-lstrudel - torta de maçã comsorvete de creme, o Schwa-rzwälder – tradicional flores-ta negra alemã no pote e KalterHund no pote – bolo de cho-colate com bolacha de man-teiga.

Com a presença de mais de 150 convi-dados, foi realizado, no domingo, 22, noTerraço Itália, o lançamento da 6ªSettimana della Cucina Regionale Italiana,organizada pela Italian Trade Agency eMinistério das Relações Exteriores da Itá-lia. Durante o evento foram homenagea-dos 20 chefs de todas as regiões do paíseuropeu, 20 profissionais brasileiros e igualnúmero de proprietários de restaurantespaulistanos. A festa teve a presença doprefeito de São Paulo, João Doria, do côn-sul-geral e do vice-cônsul da Itália,Michele Pala e Simoni Panfili, respectiva-mente, e da diretora para o Brasil da ITA,Erica Di Giovancarlo, além de personali-dades do mundo gastronômico italiano doBrasil. Ao abrir oficialmente a Settimana,Erica afirmou estar “orgulhosa de realizara sexta edição do evento” e agradeceu “avinda ao Brasil dos 20 chefs italianos”, oitodos quais participantes pela primeira vez.Já o prefeito João Doria, em italiano, des-tacou “a importância da Itália escolher SãoPaulo”, cidade em que a cultura italiana étão presente na população, para realizar asemana gastronômica.

6ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina

e o prefeito João Doria

PROGRAMAÇÃO DAPARADA DE NATAL: