jornal a notícia - 08ª edição

8
Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade Carmo da Mata, 09 de Setembro Carmo da Mata, Minas Gerais 09 de Setembro de 2011 Ano 1 - Nº 08 Editor: Thiago Góis Secretário de Saúde do município e direto- ria do hospital apresentam nova junta médica THIAGO GÓIS FOTOS: THIAGO GÓIS E ARQUIVO DA PM THIAGO GÓIS PÁGINA 06 PÁGINA 05 PÁGINA 03 Thiago Nogueira vence 3º Prêmio SES de jornalismo em BH REPRODUÇÃO DA INTERNET PÁGINA 05 PÁGINA 04 Depois de disputas acirradas, Campeonato Municipal entra em fase final Nova diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais e prefeito Milton Neto falam sobre as novas metas da entidade Mandado judicial resulta em prisão e apreensão de drogas Uma arma de fogo, 14 munições, 45 buchas de maconha, 21 pedras de crack, 6 aparelhos celulares, além de uma motocicleta e uma quantia em dinheiro foram apreendidas pela PM e PC

Upload: thiago-gois

Post on 24-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O informativo de maior credibilidade de Carmo da Mata

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Notícia - 08ª edição

Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade

Carmo da Mata, 09 de Setembro

Carmo da Mata, Minas Gerais 09 de Setembro de 2011 Ano 1 - Nº 08 Editor: Thiago Góis

Secretário de Saúde do município e direto-ria do hospital apresentam nova juntamédica

thiago góis

fotos: thiago góis e arquivo da pm

thiago góis

PÁGINA 06

PÁGINA 05

PÁGINA 03

Thiago Nogueira vence 3º Prêmio SES dejornalismo em BH

reprodução da internet

PÁGINA 05

PÁGINA 04Depois de disputas acirradas, Campeonato Municipal entra em fase final

Nova diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais e prefeito Milton Neto falam sobre as novas metas da entidade

Mandado judicial resultaem prisão e apreensão de drogas

Uma arma de fogo, 14 munições, 45 buchas de maconha, 21pedras de crack, 6 aparelhos celulares, além de umamotocicleta e uma quantia em dinheiro foramapreendidas pela PM e PC

Page 2: Jornal A Notícia - 08ª edição

02

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 09 de Setembro

Nosso Brasil é um país de cultura rica, mas também milionário em anticultura. Respeito o espaço alheio e o direito de expressão de qualquer um, mas algumas coisas são inexequíveis, tais como mulher fruta, mu-lher filé, e outras aberrações do gênero, desfilarem impunes de celebridades. Ah! Como me envergonho! Assim como me enrubesce algumas letras de música funk, alguns programas de televisão onde pseudofa-mosos se exibem num tosco reality show, a elevação de jogadores de futebol aos patamares de reis, impe-radores, fenômenos e outros adjetivos exagerados. Tem até jogador merecedor da Medalha Machado de Assis, máxima honraria da Academia Brasileira de Le-tras (ABL). Durma-se com um barulho deste! É verda-de; Ronaldinho Gaúcho foi agraciado com este mimo pelos relevantes serviços prestados à nação brasileira. Machado de Assis deve ter se revirado no túmulo!

Não se trata de preconceito, nem tampouco de des-dém. Como disse antes, o mundo está aí para todos e cada um cava seu espaço com as armas que acha mais conveniente. É só uma questão de sensatez. A César o que é de César, ao futebol as honras que lhe cabem (quem sabe a Copa de 2014?), aos grandes artistas que se tornem célebres, aos grandes mestres as medalhas da ABL e contra os descalabros da TV, o controle remo-to e a educação!

Esta edição do “A Notícia” chegou até as suas mãos meio que de surpresa, pois veio em caráter de edição especial. A periodicidade deste espaço manterá seus trabalhos quinzenalmente, entretanto, algumas vezes, este jornal impresso circulará em algumas edições es-peciais.

O motivo maior da 8ª edição ter vindo a público uma semana antes, foi o fato de as polícias Militar e Civil ter conseguido executar, com sucesso, o seu tra-balho no município. Des-taque para as apreensões de drogas e armas ocorri-dos no decorrer da última semana e no início desta, como também a prisão de acusados de terem feito este tipo de prática ilícita.

Cabe destacar, também, o trabalho da PM na prisão de um acusado de roubar uma padaria no municí-pio. Isso só prova que o policiamento de Carmo da Mata é eficiente e que nun-ca deixou de cumprir o seu papel. Tenho presenciado, por diversas vezes, o tra-balho preventivo da PM na abordagem de indivíduos desconhecidos na entrada da cidade, como também na realização de ronda por todo município. Uma coi-sa é certa, nos últimos dez dias o cenário da seguran-ça do município começou a tomar outra proporção. Que bom que alguns sus-peitos de praticar estes fur-tos, roubos e assaltos foram presos e, nesta medida, a onda de violência deu uma cessada.

Também é importante comentar o belo trabalho do colega de profissão Thiago Nogueira, que, desem-penhando o ofício no Jornal O Tempo, foi vencedor de um concurso da Secretaria Estadual de Saúde, através de uma reportagem realizada na cidade de Três Cora-ções sobre o tema Dengue.

Gostaria de agradecer, também, a confiança de-positada pelos assinantes deste jornal, que, desde a última edição, começaram a receber este periódico. Aqueles que quiserem efetuar, também, sua assina-tura, poderão entrar em contato com a redação pelo telefone 3383-1469. Boa leitura!

Editorial

Thiago Góis

“A Notícia” che-ga a 8ª edição emcaráter especial

Editor Chefe Jornal A Notícia

Isso éapaixonante!

Lá pelas bandas de 2006, eu resolvi encarar a emprei-tada de ser uma nova integrante da Filarmônica Santa Ce-cília de Carmo da Mata. Minha noção de música era bem pouca até então; afinal, meus primeiros acordes foram dados pelo segundo semestre de 2005 e foram no violão. Tudo muito próximo, eu muito nova, querendo me fazer. Sabe isso de querer se encontrar em algo, pertencer? Então. Era eu aos meus 14, 15 anos de idade. Se ainda hoje eu me considero tímida, por essas épocas, eu, possivelmente, era um poço de timidez. Mas alguém acreditou em mim. Esse alguém? Maestro Carlos Roberto Justino, o Carlinhos.

Como eu fazia aula de violão popular com o Maestro (digo popular, porque em dois tempos terminei essa parte e me enrolei com o clássico e a MPB: um salve ao Milton Nascimento e ao Chico Buarque, pelos arranjos difíceis de serem tocados), ele viu algum potencial, nesta pessoa amante dos livros e de uma boa música desde à infância. Fez-me, então, a proposta de entrar para a banda. Eu que não sabia nada de partitura pensei que seria algo impro-dutivo. Comecei tocando percussão, para ser mais exata: bumbo. Até que, um dia, o Maestro me apresentou o tal do contra-baixo, que era, aliás que ainda é, do atual presi-dente da banda, o Roldão, vocês conhecem? Posso afirmar, com total certeza, que essas duas pessoas, juntamente com meus pais, mudaram a minha vida, para melhor, é claro.

Uma nova porta se abriu para mim, comecei a minha jornada musical. Apanhei das partituras, da teoria, achava impossível tocar as notas no tempo certo, na regência do Maestro. Mas eu era chata, na verdade ainda sou, e persis-ti, porque uma vez ouvi da minha amada avó, saudades eternas, que para as coisas importantes sempre é preciso tempo e dedicação. Meu lazer, por uns três anos seguidos, se resumiu, assim: à música, à Filarmônica. Eram noites pensando na nota pontuada, no sinal do Maestro que cha-mava os trombones para a entrada, que carregava a har-monia dos saxofones. Eram aulas, na escola, contadas só para chegar em casa e pegar logo o instrumento e tentar tirar algum som. Depois de ter tocado a música “Malandra-gem” seguidas vezes, quero dizer, 19 vezes seguidas, eu me convenci que um pouquinho de música eu sabia, já que a partitura dessa era bem complicada de tocar, por conta dos tempos, dos repicados, enfim.

Perdoem-me, acho que eu não consegui controlar meu fluxo de memórias que a Filarmônica me causa, é amor de-mais. Mas isso é fácil perceber, afinal, mesmo hoje moran-do fora, em função dos estudos, eu continuo frequentando, sempre que é possível, os ensaios e, também, os encontros de bandas. Porque, vocês sabem, são nos encontros de bandas que os músicos aprendem mais, no intercâmbio, na troca, na conversa sempre há mais crescimento.

A banda foi crescendo aos poucos, levando na cara - no bom português. Foi correndo atrás... aqui, ali, foi moldan-do um repertório diferente, recebendo ajudas inesperadas e tentando retribuir com boas tocadas, porque é só assim que a banda consegue agradecer.

Não consigo dizer, em palavras certas, o que sinto quando estou tocando, entro em profundo êxtase (se me permitem a colocação). É isso mesmo, é possível alcan-çar altíssimos estados de consciência só com uma tocada, uma apresentação. É de arrepiar, acreditem! Sinto uma gratidão enorme, hoje, por estar na banda, por ter tido a oportunidade de conhecer essa vida. Agradeço, e não es-tou blasfemando, todos os dias por pertencer a este mun-do. Quando toco, sinto que cada coisa da minha vida valeu e vale a pena: todas as risadas, as decepções, as perdas, os abraços e brigas, as noites mal dormidas, as noites em claro estudando, as saudades, todos os filmes, livros e CD’s bons e ruins; enfim, todas as grandes e pequenas coisas fi-cam presentes e atuantes quando toco.

A banda tem um papel social importantíssimo, e as pessoas nem se dão conta disso. Como diz Mário Bortollo-to: “eu cresci e percebi que todas as pessoas bem sucedi-das estavam dispostas e abertas a negociações (...) viro as costas para elas com a certeza de que o lado de cá pode até não ser o mais divertido, mas é o lado que escolhi estar. E a possibilidade de escolher não é pra qualquer um.”

Nós poderíamos estar fazendo qualquer coisa de er-rado, mas, não. Nós só estamos nos fazendo, ou tentando nos fazer, músicos.

E é isso por agora, por hoje. Pode parecer besteira tudo isso que estou falando, mas eu tinha que deixar em algum lugar parte do meu sentimento pela Filarmônica, sobretu-do pela música.

A cada dia o pilates ganha mais adeptos para a práti-ca dos Exercícios de Pilates, entre eles, estão muitos ar-tistas que precisam manter uma boa forma e exibir uma excelente postura a seu público. Hoje, muitas pessoas já sabem dos benefícios de praticar pilates.

A procura por pilates é muito grande, isso porque o foco do método pilates é a melhora da saúde, a busca do bem-estar e de maior qualidade de vida, esse méto-do une o corpo e a mente, e isto é exatamente o que as pessoas procuram no dia de hoje.

O método tem diversas influências, entre elas a Ha-tha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Ao longo dos anos, alunos do pró-prio Joseph Pilates e praticantes do método Pilates de todo o mundo fizeram importantes contribuições. Ci-tam-se, como exemplos, o aperfeiçoamento e a criação de novos exercícios, o aprimoramento de equipamen-tos e a invenção de novos aparelhos.

Os benefícios deste método são muitos, ele estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, ocorre a perda de medi-das e o fortalecimento de toda a musculatura do corpo.

Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando in-clusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pila-tes é também utilizado para reabilitação de problemas, como por exemplo, os da coluna.

O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.” (Joseph Pilates)

Experimente!

Editorial / Opinião

EXPEDIENTEJornal A Notícia Empresa Jornalística

CNPJ: 11.981.506/0001-45

Endereço: Praça Marechal Deodoro, Loja 05. Estação. Carmo da Mata/MG. CEP 35547-000

JornalistaResponsável: Thiago César de Góis - MTB 36586 MG

Editor: Thiago Góis

Redação: Emerson Rabêlo/[email protected]

Diagramação/Design:

Fale como Jornal:

DepartamentoAdministrativo:

AparatoJurídico:

“As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e necessariamente não refletem a opinião do jornal”

Sindicato dos Jornalistas Profissionaisdo Estado de Minas Gerais

Elisângela Maísa de Oliveira

037-3383-1469 / [email protected]@gmail.com

José Luis Rojas / [email protected]

Gabriela

Notini

Benefíciosdo Pilates

Fisioterapeuta

Cabe destacar, também, o trabalho da PM na prisão de um acusado de rou-bar uma padaria no município. Isso só prova que o poli-ciamento de Carmo da Mata é eficiente e que nunca deixou de cumprir o seu papel. Tenho pre-senciado, por diver-sas vezes, o trabalho preventivo da PM na abordagem de indivíduos desco-nhecidos na entra-da da cidade, como também na reali-zação de ronda por todo município.

Anna Cristina

Corrêa Silveira

degraudalinha14.blogspot.com

Universitária

Anticultura

Júnia

Paixão

casosereflexoes.blogspot.com

Professora

Page 3: Jornal A Notícia - 08ª edição

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 09 de Setembro

Gerais

Cumprimento de mandado judicialresulta em prisão e apreensão de drogas

Uma arma de fogo, 14 munições, 45 buchas de maconha, 21 pedras de crack, 6 aparelhos celulares, além de uma motocicleta e uma quantia em dinheiro foram apreendidas pela PM e PC

Thiago Gó[email protected]

Um cumprimento de mandado de busca e apre-ensão resultou na prisão de 3 pessoas, detenção de 2 menores infratores e na apreensão de uma arma, 14 munições, uma moto-cicleta, 6 aparelhos celu-lares e uma grande quan-tidade de drogas ilícitas, entre elas, crack e maco-nha, em uma residência no centro da cidade. A operação, que foi realiza-

da pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, ocor-reu na última sexta-feira, 02 de setembro. Como a ação se deu pela manhã, os acusados não tiveram reação.

De acordo com infor-mações da Polícia Militar, neste mesmo local, há menos de quatro meses, o antigo proprietário da casa, o “Tonhão”, foi pre-so por tráfico de drogas. Desta vez, após várias denúncias anônimas de vizinhos, a Polícia Civil e

a Polícia Militar tomaram conhecimento do pros-seguimento da prática ilícita, onde pediu ao juiz da comarca de Carmo da Mata um mandado de busca e apreensão.

Fernanda de Sousa Sil-va, atual proprietária da casa, além de servir abri-go para traficantes, fazia da residência ponto de comércio ilegal de dro-gas. Juntamente da jovem, Clóvis de Jesus Oliveira e Kenedy de Jesus Silva, am-bos da cidade de Cláudio,

foram presos em flagrante delito. Ambos foram en-caminhados para a cadeia da cidade de Oliveira. Eles podem ser indiciados por porte ilegal de armas, trá-fico de drogas, formação de quadrilha e corrupção de menores. Dois meno-res também foram detidos e, posteriormente, soltos.

A polícia trabalha a hi-pótese de que parte dos furtos no município te-nham sido planejados e praticados por esses cida-dãos infratores.

Uma arma de fogo, 14 munições, 45 buchas de maconha, 21 pedras de crack, 6 aparelhos celulares, além de uma motocicleta e uma quantia em dinheiro foram apreendidas pela PM e PC

A operação em conjunto entre a Polícia Militar e a Polícia Civil terminou com a prisão de três pessoas e apreensão de vários objetos ilícitos, entre eles uma arma e uma enorme porção de drogas

Fernanda de Sousa Silva, Clóvis de Jesus de Oliveira e Kenedy de Jesus Silva foram presos em flagrante na manhã de sexta-feira, 02 de setembro

arquivo da pm fotos: thiago góis

thiago góis

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

thiago góis

thiago góis

Uma operação da Polícia Militar, após um mandado de prisão de um foragido da justiça, terminou com a apre-ensão de uma arma de fogo e na prisão de uma pessoa na manhã da última terça-feira, 06, em uma residência da zona rural do muni-cípio.

Jânio Paulo de Oli-veira, proprietário de uma casa no povoado do Riacho, foi preso após tentar fugir de sua residência, portan-do, em um dos bolsos da calça, uma arma de fogo, calibre 32, que estava com numeração raspada.

Operação da PM em zona rural prende homem e apreende uma arma de fogo

Após roubar padaria, suspeito é preso pela PM

Um revólver calibre 32, cuja numeração estava raspada, foi apreendido em uma fazenda na comunidade do Riacho

O revólver calibre 32, que estava com a numeração raspada, foi apreendido na última terça-feira, 06, em uma residência da zona rural

Mais uma vez a Polícia Militar conseguiu prender cidadãos infratores no município

De acordo com a PM, o mandado de pri-são foi expedido pela justiça após receberem denúncias anônimas de que um foragido da justiça estava escon-

dido na casa de Jânio. Porém, como o pro-prietário da casa ten-tou fugir no momento do flagrante, a PM o abordou e encontrou consigo um revólver. O

acusado foi preso e en-caminhado à delega-cia de polícia, onde foi ouvido pela delegada da Comarca. O mesmo não tinha direito a por-te de arma de fogo.

A tentativa de um rou-bo em uma padaria na noite do último dia 06, terça-feira, acabou com a prisão de um homem. Leandro Antun da Silva, de 27 anos, nascido em São Paulo – SP e residente em Carmo da Mata há algum tempo, entrou em um esta-belecimento comercial do ramo de padaria, no centro da cidade, e, após um tempo no local, puxou o braço da funcionária que trabalhava naquele período, colocando uma faca em seu pescoço, momento em que anunciou

o assalto, exigindo todo o di-nheiro do caixa. O suspeito roubou a quantia de 70 reais e fugiu do local.

Após o fato, a PM foi acio-nada e checado o sistema de vigilância interno da empre-sa, onde foi constatado atra-vés das imagens gravadas quem era a pessoa que havia cometido o roubo. O suspeito foi procurado e encontrado pela PM, sendo então preso. Junto dele foram encontra-dos uma faca sem cabo de aproximadamente 13 cm e 40 reais em dinheiro. O suspeito foi encaminhado para a de-legacia da cidade de Lavras, onde, em seguida, foi para a cadeia do mesmo município.

Page 4: Jornal A Notícia - 08ª edição

04

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 09 de Setembro

Gerais

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

arquivo pessoal

thiago góis

Policial Militar lança livro infantil

O Soldado Rocha lança livro infantil, nesta sexta-feira, 09, na cidade de Oliveira, sua terra natal

Os médicos Lawrence Assis, Jaqueline Bifano e Juarez Couto foram apresentados à mesa diretora do hospital na última terça-feira. O trio, além dos médicos plantonistas, formam o corpo clínico da Santa Casa

Segundo o Sargento Souza Filho, comandante da guarnição de Polícia Militar na cidade, a resolução pode ser, em partes, benéfica para cidades do interior, como é o caso de Carmo da Mata

No dia 09 de setembro, o Policial Militar oliveirense, Síl-vio Santos de Sá Rocha (Solda-do Rocha), lotado na guarnição da Polícia Militar de Carmo da Mata, terá dois motivos para co-memorar. Um é que a data marca a passagem de mais um aniver-sário do militar. A outra é que ele estará lançando, a partir das 20h, no Oliveira Clube, na cidade vi-zinha de Oliveira, o livro infantil intitulado “Chico Amazonino e a Aldeia Esperança”, de autoria do policial.

“Este livro vislumbra a cons-cientização de todos os leitores no que tange à preservação da natureza”, definiu Rocha, que, na publicação, expressa uma linguagem que pode ser com-preendida por crianças e adultos, independente do tema proposto. Característica esta que faz do mi-litar o oliveirense que mais vende livros, o que foi vivenciado, noto-riamente, no lançamento de seu primeiro trabalho de poesias “A Fala de Eros e Poemas Circuns-tanciais”, ocorrido em setembro de 2006.

O livro traça uma história de aventura do personagem Chico Mendes, que, no enredo, é um herói paraense, e dos persona-gens: Jocana Baixu e Pedro So-corro, dois indígenas; Biquinho--Doce, uma beija-flor; Rubi, uma

No dia 31 de agosto, a Secretaria Estadual de De-fesa Social publicou, no Diário Oficial do Estado, a resolução 148/2011, que determina que policiais militares poderão, quando chamados a uma ocorrên-cia, registrar um Boletim de Ocorrências (BO) e pe-dir que vítimas, acusados e testemunhas procurem a delegacia no dia seguin-te ao registro. Isso se o fato ocorrer nos finais de semana, feriados e horá-rio noturno em dias úteis, quando a maioria das dele-gacias mantêm suas portas fechadas e quando ocorrer

Resolução publicada pela Secretaria Estadual de Defesa Social libera a Polícia Militar para soltar criminosos presos em ocorrências de crimes leves. Efetivo reduzido da Polícia Civil e falta de plantões em delegacias foram dois dos motivos para tomada da decisão

Segurança: marginais podem ser liberados

crimes considerados leves pelo Código Penal Brasilei-ro, que compreendem pe-nas de até quatro anos de prisão.

Para o Sargento Sou-za Filho, comandante da guarnição de Polícia Militar de Carmo da Mata, a me-dida pode ser, em partes, benéfica para cidades do interior, que não se depa-ram, frequentemente, com crimes graves. “No nosso caso, por exemplo, não precisaremos nos deslocar para a cidade de Campo Belo para atender a essas ocorrências de crimes le-ves, o que causaria a dimi-nuição do policiamento no município, devido ao des-locamento para a cidade

que atende a nossa guarni-ção”, opinou Souza Filho.

Já para o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Minas Gerais, de-legado Edson José Pereira, criou certa polêmica. “Essa medida vai gerar mais sen-sação de insegurança para a sociedade e sensação de impunidade aos suspei-tos”, disse o delegado, que pretende expedir, junto ao Tribunal de Justiça, um mandado de segurança, em nome do sindicato.

A própria regra consi-dera o “efetivo temporaria-mente reduzido” da Polícia Civil e o deslocamento dos militares até as sedes dos plantões com os envolvi-dos na ocorrência, como

um dos principais prejuí-zos à segurança no interior de Minas Gerais. Quando o crime for praticado sem violência ou grave ameaça, e que não seja considerado hediondo e nem traga pre-juízos à garantia da ordem pública, a Polícia Militar poderá autuar da forma que descreve a resolução, que teve o texto assinado por Lafayette Andrada (Se-cretário Estadual de Defesa Social), pelo Coronel Rena-to Vieira (Comandante Ge-ral da Polícia Militar), pelo delegado Jairo Lellis Filho (Chefe da Polícia Civil) e pelo Coronel Sílvio Antô-nio de Oliveira Melo (Co-mandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar)

sereia; o cientista Chagas Bar-beiro e os vilões Bush Brasinha, o prefeito Nem Tô, o delegado Motosserra, dentre outros perso-nagens que compõem a história elaborada pelo militar.

Para escrever, Rocha baseia--se nos pensamentos e obras literárias de Júlio Verne, escritor francês que faleceu em 1905, defendendo ideias relaciona-das ao sonho e à realização dos mesmos. “‘Não há nada que um homem sonhe e que outro não realize’. Devemos sonhar e, aci-ma de tudo, realizarmos, pois somos dotados de capacidade, e,

o que, na maioria das vezes, nos difere do fracasso e da glória é a intensidade com que lutamos. Contudo, quem perde o que tem não merece ter nada”, destacou o escritor.

Ele ressalta a importância da preservação da natureza e tenta levar às crianças um antídoto, segundo ele, poderoso, eficaz e anti-paleativo, o qual o próprio Rocha define através das pala-vras: “Lance sementes ao solo fértil do coração de uma criança e não terás apenas um mundo melhor, mas, sim, a perpetuação da vida”.

Thiago Gó[email protected]

thiago góis

Secretário de Saúde e direção dohospital apresentam novo corpo clínico

Desde o início deste mês de setembro o muni-cípio de Carmo da Mata conta com um novo corpo clínico médico, que está já está prestando servi-ços médicos para a po-pulação. A apresentação do novo corpo médico foi feita na última terça, 06, pelo Secretário de Saúde do município, Luís Cláu-dio Beraldo (Claudinho), aos membros da diretoria do hospital de Carmo da Mata.

Após a apresentação, ficou definido que o mé-dico Lawrence Assis ficará

responsável pelo posto de saúde familiar (PSF) do bairro Várzea. A médica Jaqueline Bifano, tomará conta do posto do bairro Cohab e o médico Juarez Couto, do posto de saúde do bairro Jardins. Já a mé-dica Maira Costa fará um trabalho de prevenção de doenças na zona rural da cidade. Além dos planto-nistas que já atendem no hospital, os três médicos também atenderão na en-tidade. Destaque para o médico nefrologista Juarez xxx, que assumiu a direção clínica da Santa Casa.

Reunião da mesa di-retora

A última reunião da mesa diretora da Santa Casa de Misericórdia de Carmo da Mata foi mar-cada pela apresentação do novo diretor clínico do hospital, o médico Juarez xxx, além da apresenta-ção de ideias para o novo período em que o hospital começou a trilhar. Foram debatidas, também, pro-moções que acontecerão neste segundo semestre, com o propósito de anga-riar fundos para a entida-de. Além de ter sido co-mentado a informatização dos carnês da instituição, dando assim mais credibi-lidade e autenticidade nos serviços do hospital.

Page 5: Jornal A Notícia - 08ª edição

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 09 de Setembro

Gerais

Emerson Rabê[email protected]

Thiago Gó[email protected]

thiago góis

reprodução da internet

O presidente eleito na votação do Sindicato dos Produtores Rurais de Car-mo da Mata Raimundo Horácio da Silva, o “Nem do Carrinho”, juntamente com o novo vice-presiden-te Luiz Carlos Lobato e o prefeito Milton Salles Neto, concederam, na última se-gunda, 06, uma entrevista ao jornal A Notícia, onde comentaram a parceria en-tre o poder público muni-cipal e a entidade, além de ressaltarem a importância dos trabalhos que vinham sendo desempenhados e darem enfoque em novas metas que o Sindicato Ru-ral tem pelos próximos 3 anos.

A votação obteve uma ampliação do quadro de associados, e isso levou a

Prefeito Municipal, presidente e vice que foram eleitos emvotação no Sindicato Rural falam sobre a nova gestão

Jornalista carmense recebe prêmio da Secretaria Estadual de Saúde

Metas e objetivos da entidade foram falados na entrevista concedida ao A Notícia

Thiago Nogueira e seu parceiro de equipe, o fotógrafo Daniel Iglesias, venceram em três categorias. Matéria sobre o sucesso no combate à Dengue em Três Corações firmou a vitória da dupla

crer o interesse dos pro-dutores rurais para com o sindicato. De acordo com Nem do Carrinho, novo presidente da entidade, o expressivo número de pro-dutores que votaram só reproduziu o interesse em ter um sindicato forte no município. Ainda segun-do ele, a confiança depo-sitada nele e em seu vice, Luiz Carlos Lobato, mostra a confiança e a tarefa que deverão colocar em prática de agora em diante.

Sobre as metas de sua gestão, Nem do Carrinho foi bem claro. “Quero man-ter o ótimo trabalho de-sempenhado. Onde devo destacar a prestação de serviços e a assistência téc-nica para o produtor rural, os convênios com clínicas médicas do município, além de parcerias com o SENAR, com o IMA e com

a Prefeitura Municipal de Carmo da Mata”, comentou o novo presidente.

Já o novo vice, Luiz Car-los Lobato, que esteve à frente do sindicato nos úl-timos anos, a parceria com a prefeitura propiciou que a entidade se mantivesse forte na região. “As campa-nhas de vacinação contra a febre aftosa e brucelose, além do apoio na compra de calcário e suporte no pagamento de combustível e na realização de cursos aos produtores, teve total respaldo da prefeitura e, isso, fez com que o muni-cípio aumentasse o quadro de associados e o cresci-mento em sua respectiva produção”, falou Luiz Car-los Lobato.

A nova gestão, de acor-do com Nem do Carrinho e Luiz Carlos, dará priorida-de na construção de um sa-

lão para a realização de pa-lestras e reuniões, além de priorizar também a melho-ra dos serviços prestados ao produtor e a realização de leilões de gado e outros eventos do tipo no parque de exposições, o que ainda, segundo eles, propiciará fundos ao sindicato.

O Prefeito Municipal

Milton Salles Neto garantiu também prosseguimento na parceria e total apoio na realização de tais even-tos no parque de exposi-ções. “Manteremos a par-ceria com o sindicato, que já vem de mais de 6 anos, além de buscar mais bene-fícios para a entidade, dan-do total apoio nos eventos

realizados por eles”, finali-zou o prefeito.

No final da conversa, Nem do Carrinho e Luiz Carlos agradeceram a con-fiança dos produtores ao escolherem eles na votação e ainda garantiram que os ótimos trabalhos do sindi-cato, de agora em diante, melhorarão cada vez mais.

Luiz Carlos Lobato, eleito como novo vice-presidente do sindicato; Milton Salles Neto, Prefeito Municipal, e Nem do Carrinho, eleito novo presidente, conversaram com a reportagem do Jornal A Notícia na tarde da última segunda-feira, 05, sobre a nova gestão do Sindicato dos Produtores Rurais

Thiago Nogueira foi premiado pela SES em duas categorias: jornal e mídias digitais

O jornalista carmen-se Thiago Nogueira, que compõe a equipe de pro-fissionais do jornal O Tem-po, de Belo Horizonte, foi vencedor do 3º Prêmio SES de Jornalismo, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com o fotógrafo Daniel Igle-sias. O conteúdo que fez a dupla levar o prêmio para casa, nas categorias jornal e fotografia, foi a matéria intitulada “Artilharia pe-sada contra a ameaça que

vem pelo ar”, que foi pu-blicada, no jornal, no dia 28 de março deste ano. O carmense ainda levou o primeiro lugar na catego-ria mídias digitais.

Com o tema “Todos contra a Dengue: experiên-cias positivas no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Minas Gerais”, a secre-taria premiou reportagens que retrataram experiên-cias que obtiveram êxito no combate à Dengue no estado de Minas. As cate-gorias: jornal, revista, rá-dio, televisão, fotografia, mídia digital e acadêmica

foram preenchidas, num total, por 24 profissionais do ramo.

A matéria que levou Thiago e seu companheiro Daniel à vitória, na premia-ção, foi elaborada em duas páginas, com quatro fotos, que contou sobre a união da igreja, do exército, da comunidade e da prefeitu-ra da cidade de Três Cora-ções, no sul de Minas, para sair do estado de alerta de epidemia para a quase er-radicação da Dengue na localidade.

A cidade de Três Cora-ções registrou, entre janei-

ro e março de 2010, 326 ocorrências da doença. O índice de infestação pre-dial chegou a 0,84%, nú-mero próximo ao índice de descontrole deliberado pela Organização Mun-dial da Saúde (OMS). Nes-te ano, o índice caiu para 0,31%. “Três Corações é um exemplo no combate à Dengue, porque foi re-almente capaz de mobi-lizar vários segmentos da sociedade. Como veículo de comunicação, fizemos apenas a nossa parte de difundir boas ideias”, afir-mou Thiago Nogueira.

Page 6: Jornal A Notícia - 08ª edição

06

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 09 de Setembro

Gerais / Opinião

A questão que envolve o aquecimento global e as consequentes mudanças climáticas tem sido fruto de intensos debates entre a comunidade científica in-ternacional. No Brasil, a di-vergência fica por conta de dois importantes pesquisa-dores do clima, reconheci-dos internacionalmente, e que defendem as suas te-orias, baseados numa cri-teriosa investigação cien-tífica. O primeiro deles é o professor Doutor Jefferson Simões, da UFRGS (Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul), e o segundo é o professor Doutor Luiz Carlos Baldicero Molion, da UFAL (Universidade Fede-ral de Alagoas).

Jefferson Simões é, tam-bém coordenador, científi-co do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), no qual desempenha seus estudos sobre os “testemu-nhos de gelo”, que são ci-lindros de gelo extraídos de geleiras. Esses pedaços de gelo são capazes de revelar parte da história climática do planeta, pois oferecem informações químicas e in-dicam mudanças ocorridas na atmosfera terrestre há 5.000 anos. De acordo com Simões, não há evidências científicas que comprovem um derretimento total do manto de gelo antártico nos últimos 10 milhões de anos; entretanto, ele afirma que a ameaça pode vir do derreti-mento das geleiras de mon-tanhas situadas em regiões temperadas e tropicais, e das geleiras localizadas na Groenlândia. O derretimen-to dessas geleiras, pode re-sultar num aumento entre 50cm e 80cm no nível do mar, no final do século. Si-mões afirmou, numa entre-vista, que “nos últimos 200 anos, a humanidade jogou

Divergências sobre oaquecimento global e asmudanças climáticas

Leonardo

Alves

Geógrafo

na atmosfera uma quanti-dade muito grande de gases que aumentam a absorção e intensificam o efeito estu-fa. A principal fonte desses gases é a queima de hidro-carbonetos como o carvão e óleos, mas existem tam-bém outros gases artificiais que também contribuem”. Segundo Simões, a tempe-ratura média do planeta poderá se elevar entre 4ºC ou 5ºC nos próximos 100 anos, o que seria um com-pleto caos para a humani-dade, devido ao aumento da incidência de furacões, tempestades tropicais, en-chentes e severas estiagens.

Luiz Carlos Baldicero Molion é o representante da América Latina junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM). Ele é um cientista que segue a mão contrária à maioria dos pesquisadores do clima, pois, de acordo com Mo-lion, o Hemisfério Norte é diferente do Hemisfério Sul, por isso fica complicado fa-lar em temperatura média global. Para o cientista, o aquecimento global no Bra-sil teria acabado em 1998, sendo que esse aquecimen-to foi proporcionado pelo Oceano Pacífico, que ocupa 35% da superfície terrestre. O Pacífico passa 30 anos aquecendo suas águas e outros 30, resfriando. De 1977 a 1998, o oceano es-teve mais quente, e foi esse o período coincidente com o aumento da temperatu-ra média do planeta. Mas, desde 1999, o Pacífico dá sinais de que está esfrian-do. Como o sol também vai produzir menos energia, a conclusão do professor Mo-lion é de que, nos próximos 20 anos, acontecerá o perío-do de resfriamento da Terra, lembrando que a última Era do Gelo do planeta ocor-

reu a 15.000 anos atrás, e os períodos entre glaciações são geralmente de 12.000 anos. O professor Molion, também afirma que o de-bate sobre o aquecimento global é uma questão polí-tica, pois o político Al Gore (ex-presidente dos Estados Unidos), que patrocinou e estrelou o documentário climático “Uma Verdade In-conveniente”, e que por isso ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2007, teria forjado essa farsa do aquecimen-to global catastrófico para conquistar a confiança do eleitorado americano. Por fim, Molion coloca em des-crédito o Painel Intergover-namental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), afirman-do que a instituição não tra-balha com todos os dados climáticos mundiais, e que, muitas das vezes, manipula os dados existentes para dar respaldo à teoria do aqueci-mento global.

Minha intenção nesse texto foi expor os dois pon-tos de vista sobre o aqueci-mento global e as mudan-ças climáticas, sem tomar partido de um ou outro. As duas concepções são base-adas em investigações cien-tíficas profundas e buscam o estudo do clima passado e do clima atual, tentando traçar cenários para as con-dições climáticas do futuro. Seja o aquecimento global uma verdade ou uma men-tira, é de vital importância para o futuro do planeta, a mudança dos hábitos de consumo da humanidade, pois temos vários outros problemas ambientais que ameaçam a natureza e a qualidade de vida das po-pulações, tais como polui-ção (das águas, ar e solo), perda de solos por erosão, perigo da energia nuclear, entre outros.

O Campeonato Mu-nicipal, que agita equi-pes carmenses em com-petições acirradas, já tem seus finalistas defi-nidos.

Após os últimos con-frontos de ida e volta entre as equipes do Vila Nova e do Independente Futebol Clube, o time do Independente saiu vito-rioso (3 a 0 no primeiro jogo e 2 a 0 no segundo). Nos confrontos entre os semifinalistas, Grêmio,

Campeonato Municipal entra em sua reta final

Emerson Rabê[email protected]

(da Cachoeira dos Dias) e Guarani (da Forqui-lha), quem levou a me-lhor foi o Grêmio, que havia perdido a primei-ra partida da semifinal por 4 a 3 e se recuperou na segunda, goleando o Guarani por 6 a 3.

A primeira partida que definirá o campeão municipal de 2011 vai acontecer neste sábado, 10 de setembro, a partir das 16h, no campo Iracy Alves do Nascimento, no bairro Aeroporto, en-tre as equipes do Inde-pendente e do Grêmio.

A revelação do mu-nicipal deste ano foi o jogador carmense Luís Gustavo Oliveira, co-nhecido como Gud, apelido abreviado do nome do famoso joga-dor islandês Gudjhon-sen, que defende o AEK Atenas.

A comissão organi-zadora do campeona-to destacou o apoio do Prefeito Municipal para realização do mesmo, porém questionaram a má conservação do campo e o descuido com o vestiário.

As equipes do Independente Futebol Clube e do Grêmio (da Cachoeira dos Dias) vão se enfrentar nos dois jogos da final do Campeonato Municipal

Equipe do Independente Futebol Clube. Em destaque, o jogador que foi considerado a revelação do Campeonato Municipal, Luís Gustavo Oliveira, conhecido entre os amigos como Gud

thiago góis

thiago góis

Page 7: Jornal A Notícia - 08ª edição

07

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 09 de Setembro

Sociais

ENTRE NÓS...

Em uma comemoração em grande estilo, ERILDA BERNARDES DE MORAES e TALES PADILHA DE SAO JOSE celebraram a passagem de seus aniversários, ocorridos nos dias 28 e 31 de agosto respectivamente. A confraternização foi realizada no Bar do Albertino e contou com a presença de seus colegas de trabalho

A bela MARINA REBELO completou mais uma primavera no dia 12 de julho. A mãe, CLARA CORRÊA, o pai, EDUARDO REBELO, a irmã, CAROLINA REBELO, dentre outros familiares organizaram uma festa para a garota na fazenda da família

No dia 1º de setembro, ROBERTA DIAS completou mais um ano de vida. A festa que marcou a passagem da data especial foi realizada no sábado, 03 de setembro, e contou com a presença de amigos e familiares da garota

Raphaela Rodrigues Jeunon (ao centro) que completou mais um aniversário no dia 03 de setembro, ladeada por sua mãe, Érica Rodrigues, e Marcos Valillo, namorado de Érica

VALERIA DINIZ QUINTÃO celebrou mais um ano de vida, completados no dia 07 de setembro. Parabéns!

A tradicional "TURMA DO CHÁ", composta por quase 20 mulheres, comemorou mais um ano de união, no dia 28 de agosto, na Fazenda da Tamanca, de propriedade de José e Dora Lobato

Nesta sexta-feira, 09 de setembro, é a vez de MÔNICA BERNARDES DE CARVALHO soprar mais uma velinha. Parabéns a ela!

OSVALDO AFONSO DINIZ FILHO, empresário carmense, fará aniversário no dia 12 de setembro. Felicidades!

PAULA JENIFFER, debutou no dia 02 de setembro. Na ocasião, seus pais, irmãos, familiares e amigos comemoraram a data. Parabéns!

A elegante CLÁUDIA SILVEIRA NOTINI colheu mais uma flor no jardim da vida, no dia 08 de setembro. Parabéns, Cláudia!

O Diamante Clube recebeu, no dia 27 de agosto, em seu palco, o som do DJ Alysson Baleia, do Grupo Atraentes e a apresentação da Loura do Funk. O local ficou lotado para acompanhar as apresentações.

Já no dia 03 de setembro, também no Diamante Clube, os alunos do 3º ano do Colégio Estadual organizaram o evento intitulado "Aquecimento Skol Folia". DJ Maroto e convidados fizeram a festa com a galera presente.

fotos: carmoweb.com.br

fotos: carmoweb.com.br

divulgaçãodivulgação

O simpático TARCÍSIO PINTO DA SILVA (FERRINHO) recebeu cumprimentos e votos de estima pela passagem de seu aniversário, ocorrido no dia 06 de setembro

divulgação

felipe corrêa

divulgação

divulgação

divulgação

divulgação

arquivo de família

divulgaçãoarquivo de família

Page 8: Jornal A Notícia - 08ª edição

08

Jornal A Notícia Anúncios / Publicidade

Carmo da Mata, 09 de Setembro