jornal a notícia - 21º edição

12
www.portalanoticia.com.br Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012 Carmo da Mata, Minas Gerais 3 de Fevereiro de 2012 Ano 1 - Nº 21 Editor: Thiago Góis THIAGO GÓIS Cirurgias e partos muito perto de seu retorno Colégio Estadual tem nova diretoria Festa do Congado sofrerá mudanças neste ano THIAGO GÓIS THIAGO GÓIS THIAGO GÓIS PÁGINA 03 PÁGINA 05 PÁGINA 03 Bloco cirúrgico já foi finalizado de acordo com as exigências da Anvisa, faltan- do apenas a visita do órgão para a liberação das atividades hospitalares Maria Eduarda Gaipo abre o mês de fevereiro como Garota Top. PÁGINA 10

Upload: thiago-gois

Post on 20-Feb-2016

231 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

O informativo de maior credibilidade de Carmo da Mata.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Notícia - 21º Edição

www.portalanoticia.com.br Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

Carmo da Mata, Minas Gerais 3 de Fevereiro de 2012 Ano 1 - Nº 21 Editor: Thiago Góis

thiago góis

Cirurgias e partos muito perto de seu retorno

Colégio Estadual tem nova diretoria

Festa doCongadosofrerámudançasneste ano

thiago góis

thiago góisthiago góis

PÁGINA 03

PÁGINA 05PÁGINA 03

Bloco cirúrgico já foi finalizado de acordo com as exigências da Anvisa, faltan-do apenas a visita do órgão para a liberação das atividades hospitalares

Maria Eduarda Gaipo abre o mês de fevereiro como Garota Top.PÁGINA 10

Page 2: Jornal A Notícia - 21º Edição

02

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

Há 12 anos convivemos, por três meses ao ano, com o Big Brother Brasil que, diga-se de passagem, só teve vida tão longa em terras tu-piniquins. Confesso que assisti a algumas edições, achei alguns par-ticipantes interessantes, engraçados, consistentes, inteligentes, mas, há algum tempo, tenho achado que a hora de acabar já passou. Na última semana, vimos o programa em evidência nas notícias poli-ciais. Demorou. Uma combinação explosiva: jovens bonitos, sarados, querendo um lugar ao sol da fama; muita festa e bebida alcoólica, um confinamento onde não se tem nada de produtivo para fazer, luxo e uma seleção de pessoas na qual o objetivo é criar polêmicas e pro-blemas.

O BBB já protagonizou cenas improváveis. Um AVC ao vivo, uma miss que perdeu seu trono, um médico incapaz de uma fala apro-veitável, vidência, homofobia, informações equivocadas. Também mostrou cenas presumíveis de romances e bate-bocas. Mas, verdade ou não, somente a suspeita de abuso sexual ao vivo e a cores já nos mostra que a fórmula desandou e que é hora de repensar a respeito do que se enfia goela abaixo do telespectador. Sei que muita gente vai pensar: “é só desligar a TV ou mudar o canal”, mas não é tão simples assim. Estamos falando da emissora mais influente no país, que de-tém a maior audiência, que há anos dita moda e modo de comporta-mento. Estamos falando de um país onde, para maioria da popula-ção, lazer é sinônimo de televisão. Estamos falando de um povo sem educação de qualidade e sem acesso à cultura, e, por isso, muitas ve-zes, incapaz de discernir o real do imaginário. Estamos falando de jo-vens em formação que elegem seus ídolos nos programas televisivos. Portanto, não podemos colocar toda a responsabilidade nas mãos de quem assiste. Há muito mais fatores envolvidos.

Mas o fato que eu gostaria de salientar aqui e que motivou todo o imbróglio televisivo, é o abuso de álcool e suas consequências de-sastrosas. Um problema que está bem perto de cada um de nós e que pode destruir a vida de uma pessoa, seja em um acidente de trânsito, seja em uma briga de rua, seja desencadeando a dependência quími-ca, seja em uma convivência penosa e cruel com alcoólicos. Sempre ouvi o clichê de que a maconha é a porta de entrada dos jovens para o mundo das drogas mais pesadas e devastadoras. Hoje penso que essa porta, que está escancarada dentro das nossas casas, é o álcool. Uma droga vendida licitamente, que faz uma publicidade agressiva em todas as mídias, que patrocina eventos esportivos e atletas e que está presente em nossas vidas desde sempre. Uma substância que rega encontros e comemorações, de batizados à raves. E que partici-pa, como protagonista, das baladas que nossos filhos frequentam, e cada vez mais cedo.

Quem quiser conferir, basta espiar as redes sociais, os perfis, recados, status de jovens e adolescentes. E somos todos coniventes com essa situação, senão por atos, por omissão. Quando as cenas que desencadearam o problema no BBB foram ao ar na internet e em telejornais, e mostraram um casal de jovens visivelmente bêbados, muita gente ficou horrorizada. Mas quem garante que isso nunca aconteceu com nossos filhos? Quando não se tem mais controle dos seus atos, qualquer um pode se transformar em um estuprador ou ser abusado, pois mais que uma ressaca moral, o abuso de álcool pode trazer consequencias perenes e irreversíveis.

Se quiser, desligue a TV e livre-se dos maus programas. Se for res-ponsável por um jovem ou adolescente, se ligue e reforce a atenção.

A população, em um âmbito geral, tem em mente a forma de governo em que vivemos e, mais do que nunca, confunde a democracia com o ato de um simples voto. Para alçar voos mais altos, é preciso que entendamos este modelo de gover-no a partir de um outro prisma, que, a rigor, está ligada aos processos sociais e políticos da sociedade.

Para entendermos o conceito de democracia, devemos ter mente que, em poucas palavras, remete à participação popular nas decisões de interesse geral para a sociedade, condizendo com o ideal da República Federativa do Brasil, que é a “instância máxima” em que estamos ligados. Nes-ta medida, a instituição do regime democrático no Brasil e, também, em todos os países em que este modo de governo se faz presente, possibilita a afirmação dos direitos naturais da pessoa humana.

O regime democrático no atual estágio de desenvolvi-mento da sociedade mostra--se o mais condizente, afinal, é preciso resguardar a supre-macia da vontade popular, a liberdade de associação e a possibilidade de manter um permanente controle sobre o governo, pois, quando o povo expressa espontaneamente sua vontade, presume-se que saberá resguardar a sua liber-dade e igualdade.

Com isso, temos um regi-me republicano e, portanto, democrático, porque o povo lutou contra a monarquia ab-soluta, contra o domínio dos governantes, porque ansiou por uma forma de governo em que os seus desejos fossem atendidos e os seus direitos as-segurados, o que não se via na monarquia e demais formas de governos.

Assim, somos um regime democrático, que é um gover-no de leis, onde a liberdade é respeitada. Neste regime, cada um une-se a todos, obedecendo a si mesmo para que possa permanecer livre como antes. Existe uma espécie de contrato social, onde o homem abdica um pouco de sua liberdade e individualidade para alcançar o bem-comum.

Além da participação popular no processo da democra-cia, é preciso entender a função do Estado, que tem a função de dirimir os conflitos de interesses que surgem nas relações entre privados e a garantia o bem-estar dos cidadãos, defen-dendo-os dos danos que podem provir das atitudes de alguns indivíduos. Com esta explanação, é possível se ter em mente que o processo democrático vai além do voto e se esbarra em outros fundamentos, que são cotidianamente compartilha-dos entre nós, cidadãos. Com isso, é importante ressaltar que devemos participar das escolhas públicas e cobrarmos dos nossos governantes os nossos direitos, pois, só assim, pode-remos melhorar ainda mais o nosso ambiente coletivo.

Editorial

Thiago Góis

A democracia e aparticipação popular

Editor Chefe Jornal A Notícia

Editorial / Opinião

EXPEDIENTEJornal A Notícia Empresa Jornalística

Endereço: Praça Marechal Deodoro, Loja 05. Estação. Carmo da Mata/MG. CEP 35547-000

JornalistaResponsável: Thiago César de Góis - MTB 36586 MG

Editor: Thiago GóisEditor Assistente: Evandro Ribeiro

Reportagens: Thiago Góis - Gerais / Política Pedro Andrade - Gerais / Factuais Tiãozinho Aurora - EsportesDiagramação/Design:

Fale como Jornal:

DepartamentoComercial:

AparatoJurídico:

“As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e necessariamente não refletem a opinião do jornal”

Sindicato dos Jornalistas Profissionaisdo Estado de Minas Gerais

Elisângela Maísa de Oliveira

037-3383-1469 / [email protected] / [email protected]

José Luis Rojas / [email protected]

O regime demo-crático no atual es-tágio de desenvolvi-mento da sociedade mostra-se o mais condizente, afinal, é preciso resguardar a supremacia da vontade popular, a liberdade de asso-ciação e a possibili-dade de manter um permanente contro-le sobre o governo, pois, quando o povo expressa espontane-amente sua vonta-de, presume-se que saberá resguardar a sua liberdade e igualdade.

Nitroglicerina Pura

Júnia

Paixão

casosereflexoes.blogspot.com

Professora

Sistema de alerta contra enchentes é uma medida não estrutural adotada na minimização de prejuízos causados por cheias nas bacias hidrográficas. Esse sistema é formado por uma rede de pluviômetros e fluviômetros espalhados por uma bacia hidrográfi-ca, e que tem por função a medição da quantidade de chuva que cai durante um determinado período e a medição do nível de água em um determinado curso d’água, respectivamente. Através do cruzamento des-ses dados é possível prever, com certa antecedência, a inundação de cidades ou povoados.

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que abrange par-tes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo con-ta com um eficiente sistema de alerta contra enchen-tes, que foi implantado em 1997 e é atualmente opera-do através de uma parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Mineiro de Ges-tão das Águas (IGAM). Este sistema consiste na coleta e análise de dados de diver-sas entidades, elaboração da previsão hidrológica e transmissão de informa-ções para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polí-cia Militar e Prefeituras de 16 municípios localizados às margens dos rios Piranga, Piracicaba e Doce. As cotas de altura dos níveis dos rios são disponibilizadas em tempo real no site da CPRM (http://www.cprm.gov.br/alerta/site/boletim.html) e servem como alerta para as populações ribeirinhas.

Na revista “Água é Vida”,

Sistema de alerta: uma medida não estrutural para minimizar os im-pactos causados pelas enchentes

Leonardo

Alves

Geógrafo

de fevereiro/2011, da Asso-ciação de Usuários da Bacia Hidrográfica do Rio Pará – Sub-Bacia do Ribeirão Boa Vista, Nº002 – consta o Projeto do Sistema de Alerta contra Enchentes, implan-tado pela Associação de Usuários, através do Projeto Água para Beber. Nesse pro-jeto, 30 pluviômetros foram instalados em locais estra-tégicos na Sub-Bacia do Ri-beirão Boa Vista. De acordo com a nota da revista, os da-dos enviados dos diferentes lugares são encaminhados para uma central que ava-lia a possibilidade de uma enchente. Com isto pode-se avisar às populações, com antecedência, que desocu-pem áreas sujeitas às inun-dações. Mas isso aconteceu de fato para a enchente do último dia 02 de janeiro, que atingiu Carmo da Mata e Divinópolis?

Para se ter um sistema de alerta contra enchentes eficiente, deve-se ampliar o mesmo para toda a Bacia Hidrográfica do Rio Pará, com a instalação de pluvi-ômetros em pontos estra-tégicos na bacia e de fluviô-metros nos principais rios e ribeirões. O monitoramen-to das vazões também deve ser feito, sobretudo nas bar-ragens. Feitas as previsões hidrológicas, deve-se emitir o alerta de inundação às po-pulações ribeirinhas, atra-vés dos órgãos competentes e de rádios comunitárias. É também de vital importân-cia a criação de um portal eletrônico, onde se possa postar em tempo real os gráficos com as cotas dos níveis dos rios e ribeirões, e os boletins informativos que também servirão de alerta à população.

Comunicamos aos nossos assinantes e leitores que esta edição do jornal A Notí-

cia atrasou uma semana, devido ao fato de estarmos realizando algumas mudanças com o objetivo de trazermos um conteú-

do diferenciado e ainda melhor para você, leitor. Pedimos desculpas pelo fato ocorrido, que aconteceu excepcionalmente com a 21ª

edição. Boa leitura!

Page 3: Jornal A Notícia - 21º Edição

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

Gerais

O administrador da Santa Casa, João Carlos Marques, e a enfermeira, Ilma Bastos da Silva, mostram uma das exigências que a Anvisa solicitou para que o bloco cirúrgico fosse reativado

Com a reforma do bloco cirúrgico, a Santa Casa de Carmo da Mata voltará a fazer partos e cirurgias de baixa complexidade

Thiago Gó[email protected]

thiago góis

thiago góis

Pedro [email protected]

Festa do Congado sofrerá mudanças neste anoCelebração do Congado prevê alterações em sua programação

O pároco de Carmo da Mata, Vanir Oliveira, alterou a programação da festa de reinado deste ano. Além das mudanças, o padre ainda tem como projeto, criar um coral congo para participar das missas que são celebradas durante o ano

Neste ano de 2012, a população carmense irá presenciar novidades em relação ao Congado. A festa da Irmandade do Congado de Nossa Se-nhora do Rosário, que ocorria ocasionalmente no mês de outubro, ob-teve algumas mudanças

em sua agenda, devido às condições desfavoráveis causadas pelas chuvas ocorrentes em tal época. O Reinado ocorrerá no período de 21 a 27 de Ju-lho de 2012.

O Congado da Irman-dade de São Benedito terá o seu início no dia 29 de julho com o levantamen-to das bandeiras e o pe-ríodo da festa será entre

os dias 12 a 19 de agosto. De acordo Vanir Olivei-ra, pároco de Carmo da Mata, tal mudanças tem a intenção de criar uma agenda cultural de ma-nifestações religiosas. O padre sugeriu também a criação de um Coral Con-go, que já é realidade em algumas cidades da dio-cese, para participar das celebrações eucarísticas,

que são realizadas duran-te o ano.

Uma carta feita pela Irmandade do Congado de Nossa Senhora do Ro-sário foi enviada a todos os participantes de sua festa, a fim de comunicar tais mudanças. O Conga-do contará, também, com a participação de ternos convidados de outras ci-dades da região.

thiago góis

Os moradores que procu-rarem a Santa Casa da Mise-ricórdia de Carmo da Mata nos próximos dias terão uma ótima notícia em relação à entidade filantrópica. O tão sonhado bloco cirúrgico, que havia sido interditado pela Agência Nacional de Vigilância (ANVISA) alguns anos atrás, devido às condi-ções despadronizadas e ul-trapassadas que o espaço ci-rúrgico enfrentava, retomará as suas atividades normais nos próximos dias.

Cirurgias e partos muito perto de seu retorno na Santa CasaBloco cirúrgico já foi finalizado de acordo com as exigências da Anvisa, faltando apenas a visita do órgão para

a liberação das atividades hospitalaresMotivo de desconten-

tação de grande parte dos usuários do hospital, o espa-ço destinado à realização de partos e pequenas cirurgias foi alvo de críticas durante todo este período que esta-va desativado, mas, agora, de acordo com membros da entidade, a entidade terá uma nova imagem. O bloco cirúrgico foi reformado se-guindo todas as exigências da Anvisa, onde houve vá-rias mudanças com o intuito de evitar que pacientes, que se encontram em tratamen-to, peguem algum tipo de in-fecção hospitalar. No espaço

cirúrgico foi feita uma sala destinada a pequenas cirur-gias e outra sala destinada à realização de partos, além de terem sido feitos alguns anexos nestes cômodos, que foram medidas do órgão fis-calizador. Também foram feitos dois banheiros e dois vestiários, que são destina-dos aos médicos e enfermei-ros que utilizarão o local. O piso e os revestimentos da sala seguem, também, os parâmetros da Anvisa.

Segundo o administrador da Santa Casa, João Carlos Marques, falta apenas uma visita do órgão fiscalizador para que o bloco cirúrgico retome às suas atividades normais. “Este grande sonho de todos os carmenses está sendo concretizado graças as várias doações da popula-ção e empresários, que não mediram esforços para que este espaço voltasse a fun-cionar. Agora falta pouco, pois só precisa de um visto da Anvisa”, garantiu João Carlos Marques.

O membro da entidade ainda comentou o apoio da

Prefeitura Municipal, ceden-do os pedreiros e serventes responsáveis pela reforma que durou alguns meses. “A prefeitura, junto das doa-ções da população, teve uma parcela de apoio no bloco cirúrgico, quando cedeu os profissionais responsáveis pela reforma. Haja vista que não tínhamos condição fi-nanceira para arcar com o pagamentos de serventes e pedreiros”, agradeceu o ad-ministrador.

Com o funcionamento do bloco cirúrgico, segundo João Carlos, as mulheres de Carmo da Mata poderão ter seus filhos na entidade e a população será beneficiada com a realização de cirurgias de baixa complexidade.

Convênio assinado beneficiará estrutura do bloco cirúrgico

Os dois convênios pro-venientes de Emenda Parla-mentar do Deputado Federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) e que foram assinados no fi-nal do mês de dezembro pelo Prefeito Municipal, Secretá-rio Municipal de Saúde e As-

sessor Especial de Governo do Estado no valor total de R$ 116.000,00 beneficiará a nova estrutura do bloco ci-rúrgico com a aquisição de novos aparelhos e medica-mentos de ambulatório. Um dos convênios, no valor de R$ 60.000,00, é destinado à aquisição de medicamentos e materiais hospitalares e o outro convênio, no valor de R$ 56.000,00, é destinado à aquisição de equipamentos para o bloco cirúrgico, ma-ternidade e pronto atendi-mento.

De acordo com João Car-los Marques, serão adquiri-

dos mais um desfribilador externo automático, mais uma estufa climatizada (in-cubadora) para recém-nas-cidos, mais um aparelho de eletrocardiograma, além de novos instrumentos cirúrgi-cos. O administrador lem-bra que estes dois convênios foram assinados, faltando, ainda, serem creditados. “Os dois convênios foram assi-nados no final do ano pas-sado e ainda falta a liberação do recurso, que deve sair nos próximos dias, para que pos-samos estruturar ainda mais o bloco cirúrgico”, argumen-tou o profissional.

Page 4: Jornal A Notícia - 21º Edição

04

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

Gerais

Banco Postal está de cara novaParceria entre Correios e Banco do Brasil já é novidade no município

O local de atendimento do Banco Postal é na agência dos Correios, que fica situada no centro da cidade

O Banco postal possui dois caixas com oito horas de atendimento, de segunda a sexta

Os moradores da Cohab Nova poderão concorrer a prêmios, caso estejam em dia com as mensalidades do financiamento

A quadra poliesportiva se localizará no bairro Aeroporto, ao lado do campo de futebol. A construção iniciará logo após a liberação do recurso e a disponibilização da verba estadual

thiago góis thiago góis

Uma parceria inédita entre duas empresas esta-tais começa a gerar bons

frutos em todo o cenário nacional. Desde o início do mês passado estão em atividade em todo o país os novos serviços do Banco Postal, que, agora, é com-

posto pelos Correios e pelo Banco do Brasil.

Em Carmo da Mata, o local de atendimento do Banco Postal é na agência dos Correios, que fica si-tuada no centro da cida-de. O grande diferencial da instituição financeira é o horário de atendimento expandido, que, segun-do o gerente dos Correios, Luis Carlos, favorece a execução de todos os ser-viços bancários realizados pelo cliente. “Esta recente parceria com o Banco do Brasil está colaborando bastante com a população. Além do cliente poder des-frutar de todos os serviços bancários feitos em uma agência convencional, o

mesmo ainda é beneficia-do pelo atendimento to-talmente personalizado e sem burocracia”, contou o gerente dos Correios de Carmo da Mata.

O Banco Postal de Car-mo da Mata possui dois caixas, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h30min da manhã às 16h30min da tarde. Outra novidade da instituição é que todos os produtos e serviços feitos em qual-quer agência do Banco do Brasil também podem ser realizados nos Correios. “Todos os serviços estão sendo realizados desde o início deste ano, o que está favorecendo os diver-sos públicos atingidos pela

instituição Banco do Bra-sil”, ressaltou o atendente Lucien Doumet.

Todos os clientes da parceria anterior do Banco Postal, que tinham víncu-

lo com o Banco Bradesco, a partir de agora, terão de procurar a agência con-vencional do Bradesco, que fica situada, também, no centro da cidade.

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) assegurou no último dia 18, quarta-feira, recur-sos para a construção de uma quadra poliesportiva com alambrado e ilumina-ção em Carmo da Mata. A obra, que será construída entre os bairros Colorado e Aeroporto, foi assegurada, segundo informações da Agência Minas, por inter-médio de convênio firmado pelo secretário de Estado

Governo do Estado confirma recursos para aconstrução de quadra poliesportiva no município

de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, e pelo prefeito Milton Salles Neto (PTB).

Em entrevista à Agência Minas, o prefeito contou que a quadra ficará ao lado de um campo de futebol no bairro Aeroporto, que possui um número expres-sivo de jovens e crianças. “O apoio da SEEJ foi funda-mental para oferecermos à população um espaço de esporte e lazer com toda a infra-estrutura”, disse o prefeito.

“A construção da quadra é uma reivindicação antiga dos moradores e garantirá

aos desportistas do muni-cípio a prática de modali-dades esportivas em local adequado”, afirmou o se-cretário Braulio Braz, no dia da assinatura do convênio.

A equipe do jornal A Notícia entrou em contato com o Prefeito Municipal para saber a previsão do início da obra. De acordo com o prefeito, a constru-ção da quadra iniciará após a liberação do recurso, que ainda não foi liberado, e, após a verba ficar disponí-vel, iniciará o andamento da obra no bairro Aeropor-to.

Os moradores de Carmo da Mata e de todo estado que são mu-tuários da Cohab-MG começaram a receber, a partir da última segunda--feira (30), junto com o boleto do financiamento habitacional de fe-vereiro, o informativo especial sobre o relançamento da promoção “Eu Pago em Dia, e Você?”.

A campanha visa incentivar o pagamento pontual da prestação da casa própria e, com base na ex-tração da Loteria Federal, no último sábado do mês, vai sortear 115 prê-

Cohab-MG vai sortear 115 prêmios a mutuários em dia com a empresaEm Carmo da Mata, centenas de moradores, que residem em pouco mais de 130 casas do programa, poderão concorrer a estes prêmios

mios entre os mutuários que estive-rem em dia, de fevereiro a dezembro de 2012.

Para concorrer, basta que o ti-tular do contrato de financiamento pague a prestação do mês, até três dias antes de cada sorteio. Dentro desse prazo, aquele que tiver dé-bitos anteriores, poderá quitá-los, juntamente com a parcela que ven-ce no mês. O mutuário receberá pelo Correio os seus 5 números da sorte, que vêm impressos no bo-leto da prestação de fevereiro. Os números são definidos a cada mês, aleatoriamente, por computador, para que não se repitam em outros

boletos.A Cohab-MG já oferece aos seus

mutuários o Prêmio por Pontualida-de, que beneficia, com desconto nos juros cobrados nos financiamentos, aqueles que mantiverem em dia o pagamento da prestação. O des-conto é maior para as famílias com menor renda. Além de constituir um benefício social para o próprio mutuário, o Prêmio por Pontualida-de realimenta o Fundo Estadual de Habitação com recursos que finan-ciam a construção de novos conjun-tos residenciais por todo o Estado.

SorteioPela promoção, autorizada

pelo Ministério da Fazenda, com o Certificado de Autorização SEAE/MF nº 01/0522/2011, emitido em 14/12/2011, os mutuários de todo o Estado são agrupados em cinco regiões. Nos dez primeiros meses de promoção serão sorteados por re-gião dois mutuários, que ganharão aparelhos de som micro systems, micro-ondas de 18 litros, câmeras digitais, lavadoras semi-automá-ticas e fogões quatro bocas. Em dezembro de 2012, serão três os ga-nhadores, e os prêmios, ainda me-lhores: aparelhos de TVs de LCD 32 polegadas, computadores e home theaters.

thiago góis

thiago góis

Page 5: Jornal A Notícia - 21º Edição

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

As escolas de samba do município já começaram os seus ensaios preparatórios para o Carmo Agito 2012

A nova gestão do Colégio Estadual Joaquim Afonso Rodrigues é formada pela diretora Júnia Paixão e pelos vices Arthur Piassi, José Francisco Moura e Alaíde Silva

Pedro [email protected]

APAE informa:A APAE de Carmo da Mata, juntamente com as APA-

ES de todo o Brasil, agradecem a todos que adquiriram os bilhetes da campanha e ajudaram na luta pelos direi-tos das pessoas com deficiência, e na sustentabilidade de nossas instituições.

Os bilhetes premiados foram:1º prêmio - 780.976 - Número sorteado pela Loteria

FederalBilhete premiado por aproximação: 781.200 – APAE

de Belo Horizonte, MG2º prêmio – 976.359 - Número sorteado pela Loteria

Federal – APAE de Divisa Alegre, MG3º prêmio – 359.780 - Número sorteado pela Loteria

FederalBilhete premiado por aproximação: 359.669 – APAE

de Paraisópolis, MG

Colégio estadual informa:A Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues comu-

nica a toda população que as matrículas para o 1º e 2º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas. Aqueles que concluíram os anos finais do en-sino fundamental (antiga quarta série) e pretendem re-tomar os estudos, deverão ir à escola para obtenção de maiores informações. Será uma oportunidade única.

Tomou posse no últi-mo dia 23, segunda-feira, a nova diretoria da Escola Estadual Joaquim Afonso, que ficará a frente das re-alizações da escola duran-te o período de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

A nova gestão, que é formada pela diretora Jú-nia Paixão e pelos vices Alaíde Silva, Arthur Piassi e José Francisco Moura, já iniciou os trabalhos de preparação do novo ano letivo e, na próxima segun-da, 06, começam a traba-lhar junto com os alunos da escola.

A oficialização dos car-

Colégio Estadual tem nova diretoria

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

gos ocorreu no último dia 21, sábado, quando o Diá-rio Oficial publicou a no-meação dos cargos de dire-tora e vices da instituição de ensino. A posse da nova diretora ocorreu na segun-da, 23, na Superintendên-cia Regional de Ensino, em Divinópolis. Logo após ser empossada, Júnia Paixão dirigiu-se até a Escola Es-tadual Joaquim Afonso Ro-drigues, onde empossou os três novos vices.

A nova gestão do Colé-gio Estadual começa seu ciclo após várias mudan-ças ocorridas na institui-ção de ensino, que deram uma nova perspectiva para escola, onde recebeu uma grande reforma, sen-do realizada, também, a

construção de um novo pavilhão que já está em funcionamento. Todas es-tas ações foram feitas pela última diretoria, que era formada pela ex-diretora Lédina Silveira e pelos ex--vices Jane Sartori e Robin-son de Rezende.

De acordo com Júnia

Paixão, que é a nova dire-tora do Colégio Estadual, a nova gestão visa, neste ano, continuar melhoran-do a imagem da escola, além de estar realizando constantes trabalhos a fim de melhorar, sempre, a qualidade de ensino da instituição.

Faltando pouco menos de 15 dias para o início do car-naval, a Prefeitura Municipal, através da Comissão Organiza-dora do Carmo Agito 2012, co-meça a correr contra o tempo para acertar os últimos deta-lhes da festa que vai durar seis

Contagem regressiva para o Carmo Agito 2012dias.

Seguindo os mesmos mol-des que consagraram o Carmo Agito, a festa deste ano mante-rá, segundo os organizadores da festa, os mesmos padrões vivenciados no ano passado e nos anos anteriores.

Várias reuniões já foram feitas pela comissão organi-zadora, onde vários quesitos já foram definidos. Nesta se-

mana estão sendo fechadas as atrações musicais que irão se apresentar na Praça Presiden-te Vargas e no final da próxima semana será iniciada a monta-gem do circuito carnavalesco.

O Grêmio Recreativo In-ternacional, tradicional escola de samba de Carmo da Mata, já iniciou a preparação para a apresentação no evento. Os ensaios estão sendo realizados

durante todos os dias da sema-na, no bairro Cohab. Uma outra novidade deste ano é a volta do Grêmio Recreativo Escola de Samba Cantareira, que, com o apoio do bloco de carnaval 100% Negro, volta a se apresen-tar neste ano para o público. Nas próximas edições, o jornal A Notícia trará outras informa-ções sobre uma das festas mais animadas do município.

Gerais

thiago góis

thiago góis

O novo comandante da Polícia Militar de Carmo da Mata, Sar-gento Geovani Magela (GM), que assumiu o cargo recentemen-te após a transferência do Sargento Sousa Filho para a cidade de Carmópolis de Minas, recebeu a equipe do jornal A Notícia (AN), na segunda metade deste mês, onde respondeu algumas pergun-tas em relação à segurança do município. Confira!

AN: Quando você assumiu o comando do quartel em Carmo da Mata?

GM: Assumi o comando do quartel no final do ano passado, após a saída do Sargento Sousa Filho, e ainda recebi auxílio do Sargento Barcelos, que se formou recentemente para atuar na função e veio da cidade de Oliveira para atuar juntamente com a PM. Antes de vir para Carmo da Mata, eu trabalhei em Carmópolis e, também, em outras cidades da região.

AN: Em que áreas você atua no quartel da PM? Qual é o seu obje-tivo no comando da PM?

GM: Atuo na área administrativa e, também, na área de do-cumentação em geral e gerenciamento. Também dou um suporte nas ruas. Meu intuito como comandante do quartel, juntamente com os outros policiais, é continuar dando boa segurança na co-munidade local, focando mais no centro, que é um local de maior frequência de arrombamentos, devido a sua vasta área comercial, mas, claro, sem nunca esquecer dos demais bairros. Estou aqui na cidade segunda à sexta, das 8h às 17h. E, nos finais de semana, colaboro com os outros policiais no trabalho de prevenção pelas ruas da cidade.

AN: Em relação ao sargento Barcelos, qual é a sua função?GM: O Sargento Barcelos trabalha, geralmente, nas ruas, junta-

mente com os outros militares. Ele exerce o papel de comandante de guarnição. Isso é extremamente importante, porque sempre é preciso assessorar o comando da fração.

AN: Em relação ao Carnaval e a outros eventos que ocorrem nos finais de semana, existe alguma programação de segurança?

GM: A princípio, no Carnaval, já enviamos a solicitação para

Novo comandante da PM de Carmoda Mata concede entrevista ao AN

o batalhão, pedindo reforço policial, como já fizemos nos anos anteriores e deu certo. Nós sempre trabalhamos olhando o passa-do, justamente para ter uma noção do que programar para o ano atual. Em relação às festas dos finais de semana, existe uma escala que é cumprida pelos policiais como ocorre nos demais dias da semana.

AN: Que tipos de trabalhos a polícia pretende fazer no desenrolar deste ano?

GM: No mínimo, pretendemos conservar o estado de paz e tranquilidade para uma maior segurança, proibindo o uso de dro-gas, diminuindo o número de violência, entre outros.

AN: Como foi o seu primeiro contato com Carmo da Mata?GM: O primeiro contato foi após receber um convite, onde, até

então, não conhecia a cidade. Eu fui convidado a vir para cá com o objetivo de criar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CONDEC), que está em processo final de efetivação e, também, para fazer um policiamento comunitário junto com a população.

AN: Como está a participação da polícia junto ao CONSEP?GM: Manteremos a parceria com o Conselho Municipal de

Segurança Pública (CONSEP), aprimorando-o cada vez mais e buscando parcerias com o intuito de prevenir a violência no mu-nicípio.

AN: Existem rumores de que um novo quartel será construído na entrada do município. Queríamos saber se você tem conhecimentos sobre este projeto.

GM: A princípio, tive conhecimento que a verba, destinada a isso, já foi liberada para a construção deste novo quartel que, pro-vavelmente, ficará em um lugar estratégico para facilitar o poli-ciamento na cidade, onde facilitará o nosso trabalho, uma vez que saberemos quem está entrando e quem está saindo da cidade.

AN: A Polícia está trabalhando no combate às drogas no muni-cípio?

GM: Nós sempre trabalhamos em cima disso, pois sabemos que é um problema que é realidade em nossa comunidade. Eu espero que, no decorrer deste ano, nós possamos progredir cada vez mais com a ajuda da população, no sentido da denúncia e do policiamento comunitário. É preciso que a comunidade denuncie

cada vez mais esse tipo de problema, pois, assim, será mais fácil ameniza-lo.

AN: Em relação à Cadeia Municipal, que foi recentemente inter-ditada, o que muda na comunidade? Haja vista que não temos mais um local destinado aos detentos.

GM: A cadeia não tinha estrutura nem condições suficientes para manter os presos. A única mudança foi o fato de os deten-tos serem remanejados para outros locais e, com isso, as famílias desses detentos acabam vivenciando uma situação de maior so-frimento. Com a interdição, a tendência é mandar as pessoas que forem presas, daqui para frente, para cidades vizinhas com uma boa estrutura penitenciária.

AN: Muitas pessoas estão questionando que, quando ligam para o número 190, a ligação está sendo atendida em outros quarteis de outras cidades. O que está acontecendo com o apare-lho de 190 móvel?

GM: Em relação ao aparelho 190 mó-vel, ele está em pleno funcionamento e nos atendendo bem. O único problema, que já foi alvo de dúvidas por parte da população, é com o sinal de telefonia da empresa Telemont. Já fiz alguns contatos com eles a fim de sanar o problema e eles ficaram de resolver este impasse o quanto antes. A nossa parte foi feita!

AN: Queremos que deixe sua pala-vra final a todos os nossos leitores.

GM: Gostaria de pedir aos leitores do A Notícia e à po-pulação carmense que, nes-te ano, ajudem ainda mais a Policia Militar para que possamos preservar me-lhor nossos patrimônios e a cuidar da segurança local com zelo e eficiên-cia.

thiago góis

Page 6: Jornal A Notícia - 21º Edição

06

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

Opinião / Gerais

Tamires

Martins Adão

Verão com mais saúde

[email protected]

Estudante de Nutrição

Nutrição e vida saudável

Estamos numa das estações mais esperadas do ano; o ve-rão. É nesta estação que as pessoas mais se preocupam com a “boa forma”. A busca pela perda de peso rápida é frequen-te nesta época. Afinal, quem não quer fazer bonito na praia ou na piscina, exibindo um corpo bonito e esbelto?Em busca deste corpo perfeito, as pessoas entram em várias dietas malucas. A dieta da sopa, da lua, da USP, do atum, do tipo sanguíneo, entre tantas outras são alguns exemplos. São as mais conhecidas dietas da moda. Essas dietas pro-metem a perda de peso em curto prazo e não podem ser realizadas por um longo tempo. Elas não oferecem ao orga-nismo vitaminas, minerais e energia em quantidades ade-quadas para o bom o funcionamento do organismo.Quem nunca tentou emagrecer de forma rápida e seguiu uma dessas dietas? E recuperou o peso perdido rapida-mente? Isso acontece porque a grande perda de peso, em um curto espaço de tempo, é prejudicial ao organismo. E essas dietas não oferecem uma reeducação alimentar, são monótonas e muito restritivas, fazendo com que as pessoas se cansem facilmente delas. Restringem o organismo de nu-trientes (vitaminas, minerais), levando à deficiência. Essa deficiência pode causar danos alguns danos à saúde. Al-guns exemplos é a queda de cabelo, unha quebradiça, san-gramentos gengivais, fraqueza, cansaço e anemias. Enfim, são sintomas simples ou mesmo infecções que aparecem devido ao fato do corpo está susceptível e com imunidade baixa.Ao retornar à dieta habitual, as pessoas voltam rapidamente para antigos maus hábitos alimentares, totalmente deses-timuladas e, o peso perdido, é recuperado novamente. Por isso que os processos de perda de peso devem ser gradati-vos e dentro de um plano alimentar específico e individual.

Melhore seu hábitos alimentares, adotando estas dicas e mantenha uma vida com mais qualidade:• Não pule refeições: alimente-se com intervalos de no

máximo 4 horas;• Coma devagar e mastigue bem: se alimentando dessa

forma, o cérebro recebe um número maior de informa-ções e o centro da saciedade é ativado de forma mais breve;

• Equilibre quantidade e qualidade dos alimentos: quan-to mais colorido for o seu prato, mais nutriente você es-tará consumindo;

• Beba bastante água, sucos naturais (sem açúcar, de pre-ferência), água de coco. Evite refrigerantes, bebidas al-coólicas e gaseificadas;

• Abuse de sorvetes e picolés: prefira os feitos à base de água e de frutas. Refresque-se;

• Evite condimentos e produtos industrializados: enlata-dos, embutidos, apresuntados, caldos de galinha (carne, costela), temperos industrializados, defumados. Esses alimentos são ricos em sódio e perigosos para pessoas com hipertensão (pressão alta), além de contribuírem para a retenção de líquido no corpo;

• Aumente o consumo de frutas e verduras: além de se-rem ótimas fontes nutritivas, dão saciedade por mais tempo;

• Prefira carnes magras e com menos gordura: se possível, consuma peixe uma vez por semana;

• Faça uma atividade física: caminhe, dance, ande de bici-cleta, passeie com o cachorro, nade, suba escadas. Prati-que algo que te dê prazer e bem-estar.

Procure sempre ter prazer à mesa e manter uma vida saudável, independentemente da sua idade. Cuide de você! Saúde é vida!

Ariana Rosália

Reis

Volta às aulasFonoaudióloga

[email protected]

Nos últimos dias, o movimento nas papelarias e estabelecimentos que comercializam materiais escolares aumentou. São pais, com listas nas mãos, pesquisando e comprando materiais esco-lares. Como sempre, a criançada está preocupada em ganhar aquele caderno com figuras da moda, ganhar uma nova mochila, um novo estojo, lápis de cor, canetinhas, régua entre outros materiais. Os pais, por sua vez, se preocupam com os pre-ços e com o orçamento que, às vezes, não dá para agradar os filhos e, ao mesmo tempo, comprar to-dos os materiais da lista.

O que me preocupa é que, às vezes, a volta às aulas significa somente ganhar ou dar materiais escolares novos. Fico me perguntando quantos pais acompanham seus filhos nos primeiros dias de aula, simplesmente para saber quem será a nova professora ou os coleguinhas ou, até mes-mo, saber em que lugar seu filho vai se sentar na sala de aula.

Acho importantíssimo que os pais estabele-çam vínculos com as professoras e com a escola e que sejam seus aliados na tarefa de educar. Uma criança, com pais atentos e presentes na sua edu-cação, se desenvolve melhor, adquire gosto pelo aprendizado e sabe que não está sozinha neste processo.

Antigamente, me parece que o aprendizado escolar era bem mais valorizado, pois uma pes-soa que tinha a oportunidade de se formar no 2º grau - como se dizia - era considerada uma pessoa de sorte e até conseguia bons empregos. Naquela época, a evasão escolar era enorme e a maioria das crianças permaneciam na escola até aprender a ler e escrever, depois eram retiradas da escola para trabalhar. Na minha família tenho vários exemplos assim.

Hoje todos têm acesso ao ensino da rede públi-ca em nossa cidade, as nossas crianças não preci-sam trabalhar, mas o que parece é que as crianças e os jovens não dão o devido valor ao ensino. As professoras ficam quase loucas com as bagunças de alguns alunos e o desinteresse de outros. Será que o conteúdo escolar está realmente sendo ab-sorvido? Ou será que tem gente só passeando nas escolas?

Presenciei um fato, ano passado, que me dei-xou muito triste. Um aluno voltando do colégio estava rasgando as páginas de um livro didático e jogando suas folhas pela rua. Quando vi a cena, eu o repreendi e, enquanto ele estava do meu lado, não mais rasgou o livro. Ao descer pela rua, percebi que ele havia rasgado quase um livro todo e a rua da minha casa estava repleta das páginas do livro da disciplina de geografia. Com certeza este jovem não conhecia o conteúdo desta maté-ria, que nos ensina a conhecer nosso mundo e a zelar por ele.

Acho que cabe a todos nós imprimir em nossas crianças e jovens o valor do aprendizado. Não es-tou dizendo que essa função é exclusiva de pais e professores, mas, sim, de toda sociedade. Somos todos co-responsáveis pelos homens e mulheres do amanhã.

A música veio evoluin-do e revelando talentos através de longos anos. O carmense João Domingos Rosário de Melo, conhe-cido popularmente como “João Mussum”, que ini-ciou sua carreira no ano de 1988 apresentando-se em bares, faz parte desta lista de talentos musicais. Des-de essa época, João com-punha e cantava suas pró-prias músicas, ainda sem interesses profissionais. O sucesso ainda era relativa-mente baixo, pois se trata-va de um artista que, aos poucos, dava início à sua grande carreira profissio-nal. “Eu cantava por puro prazer. Acostumava me apresentar em noites de fim de semana, mas não recebia por isso”, comen-tou o cantor e compositor.

Passados alguns anos, após ter adquirido certa experiência profissional com a música, João for-mou sua primeira dupla sertaneja, tendo como

Carmense se destaca nainternet com suas composições

João Mussum concorre ao prêmio “Revelação Sertaneja”, após receber vários cliques em suas diversas músicas

parceiro de palco o amigo Dionísio Martins. A dupla, que ficou conhecida como DJ, passou a ser significa-tivamente reconhecida em toda a região.

Nos anos seguintes, Mussum começou a inte-grar a banda Spondband, onde trabalhou por volta de quatro anos. A carreira continuava com sua par-ticipação na banda Ramal 100, onde atuou durante seis anos. No final deste período, o cantor retomou seu trabalho com Dionísio Martins e, assim, surgiu novamente a dupla DJ. Atualmente os dois se-guem carreira solo.

No ano de 2010, João Mussum gravou seu pri-meiro CD de forma inde-pendente, com o objetivo de expandir seu sucesso a um público ainda maior.

Recentemente, o cantor foi “descoberto” na inter-net, através de um site de letras musicais, onde pos-tou suas 107 composições. O cantor agora concorre ao prêmio de “revelação sertaneja” em uma página destinada a concursos de

músicas. “Confesso que não fiz muito esforço para participar deste concurso. Eles simplesmente gosta-ram da minha música e me lançaram na rede”, contou o compositor e cantor, que ainda ressaltou o sucesso de suas canções. “Muitas

pessoas me elogiam de-vido às minhas composi-ções. Eu fico muito satis-feito com isso”, finalizou o profissional.

João Mussum possui um projeto atual e preten-de, ainda neste ano, lançar um novo CD.

Pedro [email protected]

O cantor e compositor João Mussum, que concorre ao prêmio de cantor revelação sertaneja, conta a história de sua carreira

divulgação

Page 7: Jornal A Notícia - 21º Edição

07

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

Depois de Luiz Fernando (Carazinho) conseguir che-gar ao futebol profissional, Júnior de Barros (Buiuzinho) começa a fazer sucesso nas categorias de base do Atlé-tico Paranaense e Jefferson Lima (Nena) também come-ça a brilhar no PSTC.

Seguindo estes moldes, outros garotos também so-nham em, um dia, chegarem ao profissionalismo. Entre

Novas promessas do futebolcomeçam a surgir na cidade

eles podemos destacar o ga-roto Lucas Alcântara da Sil-va, que tem mostrado muita competência para ter um fu-turo brilhante no futebol. Ele tem optado pela posição de lateral direita.

O garoto mostra ser muito habilidoso, dono de um bom passe com fácil chegada no fundo do campo e bom cru-zamento. É só continuar sen-do bem treinado pelos seus monitores que, com certeza, ele chegará ao futebol profis-sional. A jovem promessa de-verá fazer uma série de testes no PSTC, da cidade de Lon-drina, onde o carmense Jé-ferson Lima já está atuando.

Em 1982, a equipe do Carmense se tornava pela primeira vez campeã da liga esportiva da cidade de Oliveira. Naquela opor-tunidade, de forma invic-ta, foram onze jogos com nove vitórias e dois em-pates. Uma das curiosida-

des daquele campeonato foi que algumas partidas aconteceram em Carmo da Mata. Em um dos pri-meiros jogos realizados no município, a equipe do Carmense recebeu o Dom Bosco em sua estreita e bateu a equipe da cidade de Oliveira por 7 x 0. Logo depois, veio o Atlético, do Bairro das Graças, e este também foi goleado por 6 x 1. Por esse motivo, as de-mais equipes não aceita-

ram mais jogar em Carmo da Mata e ameaçaram re-tirar o Carmense do cam-peonato. Este, por sua vez, aceitou disputar campe-onatos apenas em Olivei-ra e acabou se tornando campeão.

Outro fato interessan-te registrado foi que, pela última vez, Social e Fabril disputaram o campeona-to, sendo, sem dúvidas, as duas equipes mais tradi-cionais do futebol de Oli-veira.

As semifinais foram disputadas pelas equipes do Social, do Carmense, do Flamengo e do Rodo-viário. Destes, os dois fi-nalistas foram Carmense e Flamengo, onde, a equipe de Carmo da Mata, obte-ve uma grande vitória por 2 x 0 no placar. Os dois gols foram marcados pelo grande jogador Brasa, que levou, juntamente com os demais jogadores, o tão sonhado título inédito.

Os jogadores que fize-ram parte da equipe cam-peã do ano de 82 foram: Gilmar, Paulinho, Claret, Mascarado, Dininho, Ri-

quinho, Jadir, Butá, Bra-sa, Luiz Henrique, Guido, Tonho, Jailton, Tião Auro-ra, Chapa, Dourado, Ênio Salvador, Juninho, Núcio, Zé Abílio e os técnicos Ál-varo Lobato e Joãozinho Franciscani. Na diretoria da equipe estavam Paulo Lobato, Antônio Sales, To-nho, Luiz Carlos Lobato, entre outros.

No ano de 1997, a equi-pe do Carmense estava de volta ao campeonato da cidade de Oliveira. Como a equipe havia ficado sem disputar a competição desde 1988, voltaram na segunda divisão, onde só o campeão e o vice teriam acesso à primeira divisão. Assim sendo o Carmense, com uma equipe total-mente caseira, o vice cam-peão, conseguindo chegar à elite do futebol regional. A equipe do São Francis-co foi, naquela ocasião, o time campeão da compe-tição.

Na primeira divisão, enquanto todas as equi-pes contavam com atletas de outras cidades, o Car-mense optou por ter so-

mente atletas de Carmo da Mata, pois se tratava de uma equipe forte que, nos anos anteriores, havia sido montada por categorias de base. O conjunto foi prevalecido e o resultado foi o bicampeonato.

As semifinais daque-le ano foram disputadas pelas equipes do Atlético, São Cristóvão, Carmense e Dom Bosco. Na gran-de final o Carmense teve dois confrontos decisivos

Equipe do Carmense vivenciou anos de glória no município e regiãocontra o Atlético, do Bair-ro das Graças. Na primei-ra disputa, a equipe Car-mense saiu vitoriosa com um placar de 3 x 1. Já no segundo confronto, o jogo terminou em empate, com 1 ponto para cada equipe.

O Carmense tinha um time muito forte tan-to dentro quanto fora do campeonato. A união era o principal tema entre os in-tegrantes da equipe cam-peã de 1997.

Esportes

Tiãozinho [email protected]

PheliPe góis

Em 1997, a equipe era formada por Hélson, Gélson, Tião Aurora, Laércio, Odair, Adílson, Róbson, Luiz Cláudio, Fernandinho e Tião Cândido, tendo como técnico Lalado e auxiliar técnico Carlos Henrique (jogadores em pé). Agachados: Renatinho, Naldinho, Geovani, Carlinhos, Rafael, Helsinei Lúcio e Cornélio.

Nesta foto, pode-se perceber a união da equipe antes e depois dos jogos. Uma tradicional parada na gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi realizada para pedir e agradecer a divina proteção.

Equipes se preparam para campeonatos que serão realizados em outras cidades da região.

O garoto Lucas Alcântara mostra ser muito habilidoso e dono de um bom passe de bola.

Tiãozinho [email protected]

Tiãozinho [email protected]

A equipe do Independente está se preparando para disputar o “Campeonato Cinqüentão” na cidade de Oliveira. Já a equipe do Asa Negra, do bairro Aeroporto, está de malas prontas para dispu-tar um campeonato em São José dos Salgados, onde disputará jo-gos com times de outras cidades. A equipe Asa Negra é comandada pelo competente Adílson (Curi-nho), que faz um belo trabalho com a garotada da cidade.

O campeonato será dispu-tado apenas pelas categorias de base, reunindo garotos de até de-zoito anos. Para disputar o cam-peonato o treinador da equipe do bairro Aeroporto contará com al-guns atletas do Carmense Futebol

Equipes de Carmo da Mata sepreparam para a temporada de 2012

Clube. “Isso é bom, pois aumen-tam as chances de saírem vence-dores. É sempre bom lembrar que é o nome de nossa cidade que está em jogo”, comentou Curinho.

Com a equipe do carmense não é diferente. Os treinos das ca-tegorias de base do time já come-

çaram e estão sendo monitorados por Zé Carlos e José Rodolfo que, com seus esforços e competên-cias, têm tentado resgatar estas categorias.

As equipes do Cantareira e Internacional ainda não divulga-ram as agendas deste ano

Revivendo o passado

Giro rápido pelofutebol atual

Craques do futuro

thiago góis

arquivo carmensearquivo carmense

Page 8: Jornal A Notícia - 21º Edição

08

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

Gerais

A cidade de Carmo da Mata tem se destacado em diversas áreas, que vão desde a educação até as favoráveis condições

Laboratório de análises clínicas é destaque na cidadeNovo espaço propõe maior eficiência em atendimentos

de saúde e atendimento populacional. No final do ano passado, foi inaugu-rado um novo e moderno laboratório de análises clínicas e patológicas no centro da cidade, que já está atendendo grande

parte da população.A Bio-Clínica, labora-

tório de análises, melhora, a cada dia, seus recursos de recepção e equipa-mentos para satisfazer ainda mais os seus clien-tes. Agora, com um novo espaço de atendimento, a clínica demonstra maior eficiência e respeito para com a população carmen-se.

Sua nova estrutu-ra abrange uma série de equipamentos de última geração que, com facili-dade e rapidez, realizam seu trabalho com grande eficiência. “A popu-lação está visivelmente satisfeita com esta nova estrutura.”, comenta Da-niele Rodrigues, bioquí-

mica responsável pela clí-nica em geral.

A profissional respon-sável pelo laboratório comenta ainda sobre a agilidade em relação aos exames, garantindo que, em média, os resultados saem em apenas um dia. “Os exames saem de for-ma mais rápida e precisa devido ao amplo espaço que temos agora. Em al-guns casos, quando os exames são mais comple-xos, nós os enviamos para a capital, onde são reali-zados com maiores cuida-dos”, ressalta Daniele.

A equipe de profis-sionais da Bio-Clínica é formada pela bioquímica Daniele Rodrigues, além de contar com Ana Caro- Nova estrutura conta com uma série de equipamentos de última geração que

facilita e agiliza os resultados dos exames.Bio-Clínica possui agora um amplo espaço de atendimento.

lina Rodrigues, que tam-bém é farmacêutica espe-cializada em bioquímica, e outras duas auxiliares, que fazem as coletas e análises e, também, uma recepcionista.

O espaço possui, ain-

da, banheiros equipados, seguindo as determina-ções da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para portadores de necessidades especiais e um espaço destinado para crianças.

Pedro [email protected]

Thiago Gó[email protected]

Os membros da Casa Legislativa do muni-cípio voltam às suas atividades na próxima segunda-feira, 06. Os nove vereadores da ci-dade, que ficaram de recesso durante o mês de janeiro, retomam os trabalhos no último

Legislativo retoma reuniões na próxima segundaano de seus mandatos.

A novidade deste ano de 2012 é a mu-dança da mesa diretora que passa a ser enca-beçada pelo vereador Leonardo Rodrigues (Ti-Léo), do PT, que é o novo Presidente da Câ-mara, além de contar ainda com Ênio Costa (PTB) como Vice-presi-dente; Euler Bernardes

(PT) como 1º secretá-rio e Leandro Azevedo (PTB) como 2º secretá-rio.

Durante o mês de janeiro, a Câmara Mu-nicipal ficou com o seu expediente administra-tivo normal, atendendo das 8h às 17h. Alguns Projetos de Lei estão na pauta para serem vota-dos ainda neste mês. O vereador Leonardo Rodrigues (Ti-Léo), do PT, é a novidade neste ano como novo Presidente da Câmara Municipal de

Carmo da Mata

ENTRE NÓS...

Carmenses estiveram no início desta temporada no litoral norte paulista para desfrutarem de suas férias O local escolhido foi a cidade de Ubatuba, onde passaram alguns dias de descanso. O carmense Constantino Diogo aproveitou bem

suas férias de Janeiro. Na foto, ele posa com um peixe pescado nas águas de Três Marias.

No inicio deste mês foi realizada mais uma confraternização entre a Turma de Casais. Desta vez, a confraternização foi na sede da Fundição Álea, onde vários carmenses, integrantes da turma, puderam colocar a prosa em dia e desfrutar de deliciosos tira-gostos e aquela cervejinha gelada.

Cumprimentamos a jovem Thais Melo pela sua aprovação na Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) no curso de Engenharia de Alimentos. Desejamos sorte a você nesta nova etapa de sua vida!

Foi realizado no domingo, dia 29/01, uma matinê beneficente em prol do pequeno Levi Jeunon, que luta contra uma doença rara. O show ficou por conta de Pedro Henrique e banda. Várias crianças puderam aproveitar a tarde ao som de músicas bem animadas.

Parabenizamos a estudante Audrey Ribeiro pela aprovação no curso de Comércio Exterior no Estado do Espírito Santo. Desejamos a você muita sorte e progresso nesta nova etapa de sua vida.

Ana Elisa Rezende de Castro formou-se, no final do ano passado, em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Desejamos a você muito sucesso em sua jornada.

Rola na NetGeralmente no mês de Janeiro grande parte dos

moradores de Carmo da Mata viajam a fim de curtirem suas férias. Nada melhor que o litoral capixaba para desfrutar desta maravilhosa época do ano! No último mês, alguns carmenses, que se deslocaram rumo à Guarapari, escolheram a Praia do Morro para passarem alguns dias de descanso. Um fato inusitado ocorreu em um destes dias, quando alguns moradores de Carmo da Mata se depararam com uma equipe de reportagem do programa Balanço Geral, da TV Record, que fazia um trabalho sobre o litoral capixaba. A sede pela fama falou mais alto quando ficaram em frente à câmera. Alguns aproveitaram para mostrar seu talento com uma dan-ça nada sincronizada, enquanto outros se mostravam mais fortes do que as garrafas de cachaça. O resultado não poderia ser outro; uma cena bastante divertida, onde a matéria televisiva foi titulada como “Mineiros na Forgança”.

thiago góisdivulgação/internet

arquivo de família

ar

qu

ivo

de

fa

míl

ia

divulgação / internet

arquivo turma de casais

thiago góis thiago góis

thiago góis

divulgação / internet

Page 9: Jornal A Notícia - 21º Edição

09

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012

Sociais

No dia 23/01 foi a vez de ELIAS LEAL BORGES JÚNIOR comemorar mais um aniversário com seus familiares e amigos.

No dia 07/02, GEOVANA AGUIAR, filha de ELAINE (BUTICA) e JOÃO PAULO, completou mais um ano de vida. Junte-se a essas flores e a mais linda será você. Rogamos a Deus pela eterna

felicidade do teu sorriso. Parabéns Geovana!

No dia 30/01 EMILLY SARAH comemorou seu aniversário. Desejamos a você uma vidarepleta de alegrias e realizações. Felicidades!

FELIPE CORREA completou, no dia 13/01, mais um ano de vida. O jovem comemorou a passagem da data entre amigos e familiares. Desejamos a você muita saúde, tranqüilidade

e alegrias junto aos seus. Um abraço.

Ontem foi a vez de ISABELA NOTINI

completar mais um ano de vida. Tudo de bom para

você! Felicidades!

No dia 03/02 é a vez de TALITA CASTRO

completar mais um ano de vida. Que Deus lhe dê toda

a felicidade do mundo. Parabéns!

ANTÔNIO AFONSO NOTINI (senhor Bibi)

celebrou mais um aniversário no dia 26/01. Que o brilho dos seus 94 anos seja mais intenso a cada dia de sua vida.

Parabéns!

DIEGO SILVA CARDOSO comemorou seu

aniversário no dia 13/01. Desejamos a você muitas

felicidades!

No dia 27/01 foi a vez de MARIA SUELY SILVEIRA DIOGO comletar mais um

ano de vida. Desejamos a você muitas felicidades e realizações ao longo de

sua vida. Parabéns!

Desejamos felicidades a MARIA MACHADO

GUILHEN, que comemorou mais um

ano de vida no dia 27/01. Parabéns!

JOZÉLIO GABRIEL DE OLIVEIRA irá comemorar

seu aniversário no dia 05/02. Que Deus te

ilumine e abençoe em todas as etapas de sua

vida. Parabéns!

No dia 05/02, MARIANA TEODORO comemora

mais um aniversário. Que sua vida seja repleta de sucessos e realizações.

Desejamos a você um feliz aniversário!

Parabéns a THAIS EDUARDA PENIDO por

mais um ano de vida comemorado no dia 28/01.

Que você sempre brilhe durante toda a sua vida.

Felicidades!

TATIANE JAQUES completou, no dia 21/01,

mais um ano de vida. Que Deus abençoe todos os

seus caminhos para que você brilhe cada vez mais!

No dia 09/02 é a vez de ANTÔNIO ODILON

JEUNON completar mais um ano de vida.

Desejamos a você sucesso e felicidades. Parabéns!

ANIVERSARIANTES

arquivo de família

arquivo de família

divulgação / internet

ar

qu

ivo

de

fa

míl

ia

thiago góis

arquivo de família

arquivo de família

divulgação / internet

arquivo de famíliaarquivo de família

arquivo de família

arquivo de família

arquivo de família

arquivo de família

O pequeno PAULO RICARDO DE GÓIS JÚNIOR comemorou

mais um ano de vida no dia 28/01. Desejamos a você toda a felicidade do mundo. Parabéns!

No dia 25/01, JOSÉ ROBERTO DE ALMEIDA

comemorou mais um aniversário. Desejamos-

lhe felicidade e sucesso em sua vida. Parabéns!

thiago góisarquivo de família

arquivo de família

arquivo de família

FALECIMENTO

Faleceu no início deste mês, na cidade de Padre Bernardo, em Goiás, a senhora Márcia Tavares, esposa de Ezequiel Castro de Rezende. Aos ami-gos, nossos agradecimentos. À família desejamos nossas condolências.

Page 10: Jornal A Notícia - 21º Edição

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012 10

Opinião

A focalizada desta edição é CLEONICE MACHADO

INÁCIO, pessoa ímpar, que com todos os méritos me-rece ser destaque de nos-sa PREZADA SENHORA.

Natural de Carmo da Mata, presta relevantes serviços há dezoito anos

na Fazenda Barro Preto, onde, com muita dedicação

e carinho, cuida de seus patrões.

Foi casada com Antônio Inácio das Graças, de quem

se separou, e com quem teve três filhos: Shirley, Heclésio e Flá-

vio, que está sempre presen-te. No passado,

antes de tra-balhar na fa-zenda Barro Preto, sem-pre atuou na área

c o m e r -cial. Nice, como é mais co-nhecida p e l o s f a m i -liares e

amigos, é uma pes-

soa sempre otimista, bon-dosa, de alto astral, dona de um coração imenso, que adora estar

ao lado de sua família

e principal-mente de João Henrique e Maria Júlia, seus netos queridos. Para o futuro, ainda pretende realizar

viagens com a família e amigos. Quer conhecer

pessoas diferentes, fazer novos amigos e levar uma

vida saudável ao lado de pessoas que lhe

são caras.A q u i ,

um pouco d e C L E O N I C E MACHADO INÁCIO, por tudo

que é e sempre foi, é também nossa PREZADA SENHORA.

Filha de Claudinéia Gaipo Aguiar e Helvécio Rodrigues Filho, MARIA

EDUARDA GAIPO RODRIGUES, nossa GAROTA TOP desta edição, já tem um ideal na vida, que é o de fazer um curso superior de Ciên-cias Biológicas. Hoje está cursan-do o nono ano na Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues. Seus

esportes favoritos são han-debol e vôlei, tendo ain-

da como hobbies ler um bom livro, ouvir músicas, passear e conversar com ami-gos.

Aos quatorze anos, carmense e do signo de Touro, Ma-ria Eduarda gosta muito de todas as músicas jovens que fazem suces-so no momento.

Sobre suas perspectivas para

o futuro ela não pensa muito, a não ser do curso de Ciên-

cias Biológicas, e gosta de viver o

presente e relem-brar o passado, além de conti-nuar estudando para conseguir seu ideal.

Nos fins de semana, gosta de sair e passar as tardes com ami-gos, assistir a um bom filme. Ado-ra, sempre que pode, visitar os avós em Olivei-ra e passar um tempo com sua mãe também, porque diz que tudo que tem deve a ela. Vimos aqui um pouco de MARIA EDU-ARDA GAIPO RODRIGUES, que passa a in-

tegrar nossa galeria vip de

G A R O TA TOP.

Todo ano, nesta época, uma das vans do Claret transforma-se em Transmuvuca, com destino à Guara-pari. Liderando e chefiando a delegação, o trio Periqui-to, Duda e Coalhada. São tantas as gafes que fica até di-fícil citar. Em Guarapari, aguardando a delegação para dar as boas vindas, sempre está o Márcio do Zé Adão...

ASSINATURAVocê que ainda não

fez sua assinatura do jor-nal “A Notícia”, ligue para 3383.1469 e faça a sua. É só ligar que enviaremos um emissário para procu-rá-lo(a). Ajude-nos a con-tinuar fazendo e melhorar cada vez mais o nosso jor-nal. Ligue já!

CANDIDATOComo é ano eleitoral,

me lembrei de um can-didato a vereador em Di-vinópolis, que se elegeu, mas faz parte do folclore político local. Às vésperas da eleição, estava ele no palanque de seu partido usando a palavra, quando soltou esta pérola: “Com a minha fé e as fezes de vo-cês, tenho certeza que já estou eleito...”

PAI DE SANTONosso amigo, e Pai de

Santo (por correspondên-cia) nas horas vagas, Zé Mané, ainda guarda com carinho objetos de pri-meira necessidade, como galocha, palheta de cami-sa e guarda-pó (para via-jar de trem). Se você ne-cessitar de um deles é só procurá-lo e ainda ganha uma benzeção...

Evandro [email protected]

Focalizando

GAROTA TOP RONDA PREZADA SENHORA

O denominado che-que pré-datado, onde a melhor nomenclatura se-ria “cheque pós-datado”, pois sua emissão se des-tina em um pagamen-to em data futura, nada mais é que o fruto de um costume firmado no meio comercial brasileiro, não sendo oriundo de normas legais, considerado “con-

tra legis”, pois desvirtua sua verdadeira essência, ou seja, “cheque é docu-mento de crédito com ordem de pagamento à vista”.

Sua mutação se deu com o uso reiterado no comércio onde se encon-trou uma maneira sim-plificada, copilando dois documentos de crédito em um só, sendo uma ordem de pagamento à vista e ou uma promes-sa de pagamento (subs-tituindo a duplica), só

que por ser um “contra legis”, não tendo amparo no ordenamento jurídico pátrio, torna-se às vezes uma dor de cabeça tanto para comerciantes como para consumidores, pois, como sendo também uma forma de contrato, onde se preferencialmen-te impera a confiança, às vezes é quebrada com o seu depósito ou saque an-tes da data acordada.

Ao anotar no rodapé do cheque, ou seja, abaixo da assinatura, a expressão

“bom para e a data”, assim o documento se torna um contrato, pois obriga ao credor apenas apresentá--lo em data estabeleci-da, mas com a crescente troca, cessão de crédito e custódias, nem sempre são cumpridos tais con-tratos, criando assim um dano ao emitente, onde se originou uma avalan-che de danos morais for-malizados contra aqueles que, de forma afortuna-da, quebram o contrato.

Deve-se lembrar o já

dito anteriormente que o cheque é um ordem de pagamento à vista, não sendo assim responsabi-lizada às instituições ban-cárias que realizarem o seu pagamento ou devo-lução em apresentações realizadas pelos portado-res antes do prazo.

A sumula 370 do STJ veio para pacificar e nor-malizar os em passes do dano moral em caso de apresentação o cheque pré-data antes da data prevista, sem que este-

ja norma revogasse a lei do cheque, que continua sendo uma ordem de pa-gamento, para isso deve--se seguir o dito acima, ou seja, sempre anotar no rodapé do cheque “o bom para e a data acordada”, pois assim estará firma-do um contrato e tanto o contratante como o con-tratado deverá obedecer ao estabelecido sujeito a indenização em caso de descumprimento. Fique atento em todos os pro-cedimentos.

thiago góisthiago góis

TRANSMUVUCA

DIREITO EM FOCOCheque Pré-datadoDOUMET JEUNON JR.

Lucien

[email protected]

CAPINAUm amigo meu esta-

va viajando pelo interior da Bahia, quando viu um baiano capinando senta-do. Não acreditando no que via, parou o carro e foi falar com o “trabalha-dor”. Questionado como conseguia capinar senta-do, o baiano respondeu: “Tentei capinar deitado, mas não deu muito certo não...”

TERRA FOFAQuem gosta de filmes

americanos deve prestar atenção num detalhe in-teressante. Toda vez que atores têm que cavar bu-racos, eles usam somen-te uma pá. Parece que os americanos araram e gradearam todo o solo do país.

DÍVIDASUm amigo meu, que

me pediu para omitir seu nome, está cheio de dívi-das e não está nem aí para elas. Ele me disse que está usando um lema de um baiano conhecido seu: “Devo e não pago. Nego enquanto eu puder”.

Bacharel em Direito

Page 11: Jornal A Notícia - 21º Edição

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012 11

Opinião / Publicidade

Estava à toa na vida, o meu amor me chamou para ver a banda pas-sar, cantando coisas de amor (A Banda - Chico Buarque)

Estava à toa no restaurante da Narinha, tomando as minhas pingas, quando a Norália chegou e me chamou para ver a banda tocar. Era antevéspera de Natal e a Filarmônica Santa Cecília se apresentava no “Jardim de Cima”, aqui da cidade. Tenho um carinho todo especial por esta banda que me é bastante familiar. Além de ser da minha cidade, faz parte dela várias pessoas da minha família. Fiquei ali, no jardim, apreciando a apresentação, ao lado de outros carmenses que também pararam para ouvir a banda tocar.

A minha gente sofrida despediu-se da dor pra ver a banda passar, cantando coisas de amor (A Banda - Chico Buarque)

Que nos ouçam os nossos empresários! É um privilégio ter ainda em nossa cidade uma banda de música. E é muito importante prestigiar, incentivar e, principalmente, patrociná-la, porque não é fácil nem ba-rato manter, nos dias de hoje, um patrimônio cultural tão rico assim. Digo isso, porque pude notar a presença de alguns empresários car-menses ali naquela noite.

O homem sério que contava o dinheiro, parou (A Banda - Chico Bu-arque)

Que nos ouçam os nossos políticos, que também estavam presentes naquele dia! Como é ano de eleição, com certeza, será comum, nestas ocasiões, as várias promessas que vêm de todas as partes, ou melhor, de todos os partidos. É comum ouvirmos que vão ajudar a Banda, que podem fazer isso ou aquilo, porque eu, porque eu, porque eu, mas, na hora dos acordes finais, as verbas sempre vão pra outras “bandas”.

O Faroleiro que contava vantagens, parou (A Banda - Chico Buarque) Que nos ouçam os nossos corações! Podem até me chamar de ro-

mântico ou saudosista. Que os tempos são outros e que ouvir a banda tocar no coreto da praça é coisa de antigamente. Mas como eu me

senti bem vendo os casais nos bancos do jardim, embalados por aque-la música ali, viva, sentindo o aroma das flores do jardim, olhando as estrelas, felizes, sorrindo e enamorados.

A namorada que contava as estrelas parou para ver ouvir e dar passa-gem. A moça triste que vivia calada sorriu. A rosa triste que vivia fecha-da se abriu (A Banda – Chico Buarque)

Que nos ouçam os mais jovens! Crianças estavam por toda a pra-ça. Correndo, brincando e se divertindo. De mãos dadas com os pais, nos colos, nos carrinhos de bebês e, felizmente, tocando na própria Banda. Muitos dos componentes são crianças, o que é muito bom. Com certeza serão jovens promissores, disciplinados, responsáveis e homens de bem.

E a meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coi-sas de amor. (A Banda – Chico Buarque)

Que nos ouçam os mais velhos! Como eu disse, a banda é, para mim, mais que familiar. Dela fazem parte várias gerações da minha família. A começar pelo meu Ti Toní, que, com os seus oitenta e tantos anos, ainda toca, mas, neste dia, não sei o porquê, estava de plateia. Seu fi-lho José Carlos (Zurico), componente recente. O senhor Ivan Teixeira, primo da minha avó Zezé, sempre presente. Minha mãe e seu clari-nete, instrumento tocado e herdado de seu pai, o meu avô Edmundo que, tempos atrás, também tocava na banda. A tia Edi que, além de tocar, ajuda na sua organização (Para investimentos e doações, pro-curem por ela). A minha irmã Keninha e seu filho Kaique, presenças constantes e encantadoras (e que vai merecer um texto a parte), além da Ana Cristina, que é minha prima, e seu baixo tocado em alto e bom som. Até a Thaisinha, minha sobrinha, debutou nesta noite com o seu xique-xique. E todos os outros componentes, crianças, jovens, idosos, brancos e pretos. Tudo sem preconceitos e que fazem parte dessa fa-mília musical. A Banda é para todos. A Banda é de todos. Para os que

nela tocam e para aqueles que a podem acompanhar.O velho franco se esqueceu do cansaço e pensou que ainda era moço

pra sair do terraço e dançou. A moça feia debruçou na janela pensando que a banda tocava pra ela. A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu. A lua cheia que vivia escondida surgiu. Minha cidade toda se enfeitou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. (A Banda – Chico Buarque)

E com licença maestro Carlinhos e me escute e abençoe maestro Noel, este aí nas fotos, regendo a banda com uma varinha de churras-co, que foi encontrada por ele mesmo, espontaneamente no chão, é o meu filho Francisco. Ele tem este nome em homenagem ao grande Chico Buarque, autor da música utilizada neste texto. Como vocês po-dem perceber, a dinastia de saltimbancos, amantes da música, nunca vai acabar. A Banda não pode passar, quer dizer, a Banda não pode parar.

ALGUÉM ESTÁ CHORANDO COM O RÁDIO LIGADO

PRA VER A BANDA TOCAR (Para minha mãe)Clay Abreu

Publicitário [email protected]

Page 12: Jornal A Notícia - 21º Edição

Jornal A Notícia Anúncios / Publicidade

Carmo da Mata, 3 de Fevereiro de 2012 12