3.jornal seixal notícia

16
Jornal do Seixal Jornal do Seixal Director: Jorge Henriques Santos • 14 de Março de 2012• Quinzenário • Ano VI • Nº 126 Publicidade Publicidade ACADEMIA DOS ANJOS EM PINHAL DE FRADES PÁG.12 EMPRESAS PREMEIAM ALUNOS DA SECUNDÁRIA JOãO DE BARROS PÁG. 5 Publicidade CDS/PP EM SESSãO DE ESCLARECIMENTO PAG. 4 SEIXAL DESFILA EM MODA SÉNIOR PÁG. 10 UMA INJUSTIÇA REVOLTANTE E QUE NOS QUER CORROER !” Pág. 3 ARIFA Em Risco de Fechar o Novo Lar por falta de Pagamento Pág. 5 TOCÁ RUFAR UM ANO DEPOIS DO INCÊNDIO Linha 65 Apresentada Oficialmente Pag. 4

Upload: comeniusebvm

Post on 03-Jul-2015

659 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3.jornal seixal notícia

Jornaldo SeixalJornaldo Seixal

Director: Jorge Henriques Santos • 14 de Março de 2012• Quinzenário • Ano VI • Nº 126

Publicidade Publicidade

ACADEMIA DOS ANJOS

EM PINHAL DE FRADESPÁg.12

EMPRESAS PREMEIAM ALuNOS

DA SECuNDÁRIAJOãO DE bARROS

PÁg. 5

Publicidade

CDS/PPEM SESSãO DE

ESCLARECIMENtO PAg. 4

SEIXAL DESFILA EM MODA SÉNIOR

PÁg. 10

“uma injustiça revoltante e que nos quer corroer !”

Pág. 3

ARIFAEm Risco de Fecharo Novo Lar por falta de Pagamento Pág. 5

tocá rufar um ano depois do incêndio

Linha 65 Apresentada Oficialmente Pag. 4

Page 2: 3.jornal seixal notícia

Página do Leitor 14 de Março de 2012| Jornal do Seixal2

correio do leitor

Na Escola Básica Vale de Milhaços, nós, os alunos do 8º Ano, as-

sim como alguns professores das mais diversas disciplinas, estamos a participar no “Pro-jeto Comenius” conjuntamente com uma escola espanhola em Candás, na região das Astúrias, e uma escola húngara, em Buda-peste.

O Projeto Comenius é finan-ciado pela União Europeia e tem como finalidade aproximar

regiões e pessoas com cultu-ras e interesses diferentes para que juntas possamos apren-der e partilhar conhecimentos.

O nosso projeto denomina-se “Windows on Europe” e versa diferentes temas como a escola e a região onde está inserida, diver-sos aspetos da cultura dos países envolvidos, cidadania europeia e direitos dos trabalhadores, e o mundo do trabalho. Tem como fi-nalidade (objetivos) a promoção do conhecimento intercultural,

o desenvolvimento de compe-tências a nível das tecnologias de informação e comunicação, as-sim como o desenvolvimento da comunicação em língua inglesa.

Este projeto dura dois anos e inclui visitas de alunos e pro-fessores a cada uma das esco-las parceiras. Podemos assim partilhar experiências, debater ideias por uma Europa melhor e conviver, conhecendo regiões e suas belezas naturais e culturais.

Alguns dos professores en-

volvidos no projeto encon-traram-se pela primeira vez em Outubro, em Budapeste, capital da Hungria. Neste en-contro realizaram-se reuniões de trabalho para reformular e planificar atividades comuns.

As atividades estão a decorrer e estamos muito entusiasmados!

Alunos do 8ºanoEBVM

projeto comenius na escola Básica vale de milhaços

Escola dE artEs

gRANDE gALA DO

tORRENSE

A Banda Sinfónica da PSP é a convi-dada de honra da I Grande Gala do IFC Torrense. O evento, vai decorrer no sábado, dia 17 de Março, no Pavilhão da Torre da Marinha, a partir das 21:30 horas. A Gala vai integrar diversas participações da Escola de Artes do Torrense, demonstrações desportivas, o Coro das Atividades Extra Curri-culares do Agrupamento de Escolas Nun’Alvares, entre outras surpresas. A entrada é livre

ANDEbOL

torrEnsE soma vitória

A equipa sénior do IFC Torrense ven-ceu, no pavilhão da Torre da Marinha, o Náutico Guadiana, no Sábado, dia 10 de Março, por 29-10. O resultado es-pelha a diferença competitiva das equi-pas e refere-se a penúltima jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional da 3ª Divisão. O Torrense soma 50 pontos e é terceiro classificado. Nos escalões de formação os Juniores perderam, por 34-27, em Santarém, com o Em-pregados do Comércio e os Juvenis venceram o Vela Tavira, por 25-28, no Algarve..

No dia 31 de Março de 2012 o Grupo Flamingo irá realizar uma saída para observação de aves no âmbito da celebração do Dia Internacional das Aves (celebrado no dia 1 de Abril) a Portas de Ródão.

Esta saída terá início com o trajecto de comboio desde Santa

Apolónia a Vila Velha de Ródão, que permite apreciar com outros olhos toda a Natureza que este atravessa. Ao chegar ao destino será realizada uma caminhada para a observação de aves, sen-do esta zona conhecida pela pre-sença comum de aves de rapina (como os grifos).

Ponto de encontro: Estação de Santa Apolónia, às 07h40 (para apanhar o comboio das 8h15).Volta pelas 18h20. Horário a confirmar.

(Ponto de encontro em Cor-roios com direcção a Santa Apo-lónia de Comboio Fertagus e Metro de Lisboa).

Aconselha-se levar: roupa e calçado confortável, água, cha-péu, binóculos (o Grupo dispõe de dois para emprestar), telescó-pio (opcional), máquina fotográ-fica (opcional), almoço/lanche para comer no campo

oBservação de aves em ródão

Page 3: 3.jornal seixal notícia

DestaqueJornal do Seixal | 14 de Março de 2012 3

anuncie no JORNALDOSEIXALe veja o seu negócio progredir

Fez no passado dia 1 de Março um ano que o projecto Tocá Rufar viu

num espaço de poucos minutos, ser devorado pelas chamas todo o seu património e o espólio de vários anos de actividade.

Na ocasião choveram mensa-gens de solidariedade vindas de todos os recantos e no próprio dia parecia não restarem dúvi-das perante ninguém que os pre-juízos iriam ser ressarcidos pelas seguradoras da entidade res-ponsável pelo incêndio, uma vez que o mesmo foi causado no de-correr de obras no telhado pela empresa construtora do imóvel.

Mais tarde e num procedimen-to que parece tornar-se comum das companhias de seguros, a culpa morre solteira e cada um de per si, “sacode a água dos es-combros e quem ardeu, ardeu”.

Assim tem visto o Tocá Ru-far o seu destino que apesar de ter perdido quase todos os seus bens materiais se agarrou aos maiores bens imateriais, ressur-giu das cinzas e transformou “um bombo de luto num bom-bo em luta”, percutiu sons de clamor à vida e não se resignou.

Justo seria que outros fizes-sem a sua parte e as responsa-bilidades se assumissem por quem as tem, mas um ano de-pois, o caso permanece nos tri-bunais e a luta do bombo não comove os tímpanos da justiça.

No passado domingo dia 11 de Março teve lugar na Quinta da Valenciana, um almoço de solidariedade que reuniu cerca de 200 pessoas da família Tocá Rufar, presentes, entre os con-vidados, apenas a Assembleia e Câmara Municipal e o Jornal do Seixal. A fumaça do incêndio e das condições em que deixou este emblemático projecto do Seixal, parece ter-se desvanecido e se há um ano atrás todos os órgãos nacionais noticiaram o assun-to, um ano depois parece todos se esforçarem por o esquecer.

Numa conversa com Rui Ju-nior, o jornal do Seixal tentou fazer um ponto da situação:

“Quando nos vimos sem capa-cidade de investimento material

empenhámo-nos no investimen-to artístico e pedagógico. Não tínhamos espaço, não tínhamos instrumentos que chegassem... a verdade é que o Tocá Rufar exis-tiu no início, durante 2 anos, até ter a primeira sede e os primeiros instrumentos. Assim, sem espa-ço e com menos instrumentos subimos generosamente a fas-quia da exigência e propusemos aos tocadores um novo rigor e disciplina. Impusemo-nos a nós próprios sermos melhores. Foi um esforço acrescido e mui-to sentido este de fazer melhor com menos, mas que acredita-mos ter feito de nós também pessoas melhores e mais capa-zes de lidar com a adversidade.”

“2011 foi um ano em que ti-vemos de conquistar cada dia. Esse foi um desafio que se nos

foi imposto pelas circunstân-cias mas também o repto que optámos por lançar aos to-cadores da Orquestra Tocá-Rufar: conquistem cada dia!”

Referiu o fundador dos TR.Renasceram das cinzas e conse-

guiram recuperar instrumentos !?“Actualmente a Orquestra

dispõe de mais de uma centena de instrumentos. Lembro que arderam cerca de 6.000 instru-mentos entre tambores tradi-cionais e pequenos percutivos.

Se é certo que a nossa estrutura

está muito fragilizada e sem con-dições de comprar ou armazenar uma remessa de novos tambores com os padrões necessários para a Orquestra, as circunstâncias ensinaram-nos a recuperar e es-timar bem os que possuímos.”

Também em termos humanos fica-ram mais fragilizados qual é a estru-tura actualmente dos Tocá Rufar?

Presentemente a equipa Tocá Rufar compõe-se de 4 profissio-nais responsáveis pela gestão, administração e produção bem

como por todo o trabalho artís-tico e de formação no terreno.

Enquanto elementos regu-lares contam-se também 72 tocadores na Orquestra Tocá Rufar e 277 alunos nas ofici-nas Tocá Rufar nas escolas do 1º ciclo do ensino básico.

Além destes, recorrendo aos números de 2011, o Tocá Ru-far dá formação pontual a cer-ca de 2.000 indivíduos por ano.

Os instrumentos e figurinos dos espectáculos Wok, Bidonmania e oÓquesomtem? ficaram comple-

tamente destruídos no incêndio e, por ora, apenas a Orquestra Tocá Rufar se mantém no activo.

Ao nível das escolas qual é o ponto da situação?

Actualmente apenas mante-mos o projecto de formação nas escolas do concelho da Moita, no concelho do Seixal, por via da lei das finanças locais o pro-tocolo não pode ser celebrado.

Das responsabilidades do incêndio qual é a situação?

A situação que resulta do in-cêndio está longe de ser resol-vida - sofremos consequências duríssimas. Com a perda do TamborQFala, fomos impedidos de realizar actividades das quais dependia grandemente a susten-tabilidade do nosso projecto e deixámos de estar em condições de honrar encargos que tínha-mos assumido – um sem-fim de problemas que se avulta dia após dia enquanto as seguradoras sa-codem o pó da casaca, os tribu-nais julgam responsabilidades e a banca se aproveita da nossa fragi-lidade para nos tentar sugar mais algum dinheiro além do devido.

É uma injustiça revoltan-te e que nos quer corroer.

Concluiu Rui Junior, ao Jor-nal do Seixal.

tocá rufar

um ano depois sem protecção das seguradoras

Page 4: 3.jornal seixal notícia

Social 14 de Março de 2012| Jornal do Seixal4

linha 65 no apoio à terceira idade e pessoas dependentes

www.duarteinfor.com

[email protected]: 966 224 327

Tel: 211 818 941

informação actualiZada em

www.jornaldoseixal.org

CASAMENtO gAy

MAIS PARA OS HOMENS

lEi aprovada há dois anos no parlamEnto. os homEns casaram mais quE as mulhErEs. quasE mEta-dE Em lisboa

Desde que a lei permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Junho de 2010, deram esse passo, em Portu-gal, 575 casais e 25 casaram fora do país (nos consulados), principalmente em Espanha. Os dados fornecidos ao pelo Ministério da Justiça revelam que, em média, há um casamento por dia e indicam que são os homens que mais casam. Qua-se 400 do total das uniões foram entre casais do sexo masculino. Apesar de a lei não ter ainda dois anos houve ca-samentos que não correram bem e 12 casais divorciaram-se (oito dos quais do sexo masculino).A esmagadora maioria dos casamentos registou-se nos centros urbanos - no distrito de Lisboa são quase metade - e há zonas do interior do país em que o fenómeno não teve qualquer expres-são, como, por exemplo, em Vila Real, Portalegre ou Bragança, que, desde que a lei o permite, só registaram um casamento. Mesmo assim houve uni-ões entre homossexuais em todos os distritos do país.Uma realidade que o presidente da Opus Gay, António Serzedelo, atribui à “homofobia”. Serzedelo pensa que muitos casais não dão este passo, em algumas zonas do país, por recearem serem vítimas de “ostracização”.Olhando para os números em todo o país, o presidente da Opus Gay confes-sa que nunca esperou uma “avalanche”, embora assuma que “o casamento está em declínio por toda a parte”. Já o pre-sidente da Associação ILGA, Paulo Côr-te- -Real, considera que os números “não são altos, nem são baixos”, mas realça que “o mais importante é cada casal poder hoje fazer essa escolha”.As duas associações confirmam que a lei tem sido aplicada com “normali-dade”, embora nos primeiros meses tenham chegado à Opus Gay sinais de discriminação. “No princípio houve al-guns casos, particularmente em certos consulados e em uma ou outra conser-vatória. Hoje não me chegam notícias de problemas”, afirma Serzedelo. Ou-tro dado que as estatísticas revelam é que nos primeiros tempos, a seguir à publicação da lei, realizaram-se mais casamentos.

Na sequência da notícia pu-blicada em primeira mão pelo Jornal do Seixal, na anterior edição, teve lugar nesta segun-da-feira dia 12 de Março, a apresentação publica da linha 65. Iniciativa da associação CRIAR-T para apoio aos ido-sos e demais pessoas dependen-tes, quer no combate à solidão quer na denúncia de maus tratos.

Na sessão de apresentação to-maram parte Tiago Pires da Silva, técnico da CRIAR-T para este projecto; Fernando Marques, presidete da instituição promo-tora; Teresa Nunes, Presidente ad Junta de Arrentela; Corália Loureiro, vereadora do pelouro da Acção Social da CMS e Fran-cisco Modesto, representante do Ministério Público do Circulo de Seixal Almada e Sesimbra.

O projecto Linha 65 – Linha Concelhia de Apoio à Terceira Idade e a Pessoas Dependentes, surgiu por iniciativa da CRIAR-T – Associação de Solidarieda-de, no seguimento do concurso lançado pela Câmara Municipal do Seixal para a criação de Pro-jectos Inovadores. Este projecto baseia-se na noção da fragili-dade a que a população idosa e dependente está sujeita, nome-adamente agora que o contex-to de crise económica tende a desproteger ainda mais as fran-jas da população já de si fragi-lizadas do ponto de vista social.

Tendo em conta que a segu-rança económica, as condições de habitação, assim como o

convívio familiar e comunitário que promovam a autonomia são direitos Constitucionais da po-pulação idosa, torna-se impres-cindível criar mais opções que possam dar resposta às necessi-dades dos idosos e de outras pes-soas dependentes, nomeadamen-te ao nível da exclusão social.

Disponível gratuitamente atra-vés do número: 800 208 875, com o objectivo de permitir a denúncia de uma forma rápida e efectiva os maus tratos físicos e psicológicos dirigidos a pes-

soas com mais de 60 anos ou em situação de dependência.

Esta linha de apoio, promo-vida pela CRIAR-T Associa-ção de Solidariedade entrou em funcionamento nesta sema-na e é o resultado de uma das candidaturas aprovadas aos projectos inovadores no âm-bito da Rede Social do Seixal.

A denúncia pode se efectu-ada por qualquer pessoa, sen-do os casos analisados pela equipa técnica da instituição e posteriormente encaminha-

dos para as equipas de inter-venção no terreno que actuam nas várias zonas do concelho.

São entidades parceiras deste projecto a Câmara Municipal do Seixal, o Tribunal de Fa-mília e Menores da Comarca do Seixal, a Divisão Policial do Seixal, o Agrupamento dos Centros de Saúde da Penínsu-la de Setúbal II – Concelhos de Seixal e Sesimbra, a GNR de Aldeia de Paio Pires e as jun-tas de freguesia do concelho.

Page 5: 3.jornal seixal notícia

ActualidadeJornal do Seixal | 14 de Março de 2012 5

arifa pode fechar a nova unidade de cuidados continuados

Em vista às instalações nes-ta segunda-feira, os deputados do PSD do Distrito de Setúbal social-democratas foram alerta-dos pelos responsáveis que estas instalações estão em perigo imi-nente de encerrar. Em causa está uma verba de cerca de 230 mil eu-ros que a Administração Regio-nal de Saúde ainda não pagou.

Em comunicado de imprensa os deputados laranja manifes-taram-se também preocupados com um possível encerramento da Unidade de Cuidados Conti-nuados Integrados da Associação de Reformados e Idosos da Fre-guesia da Amora, no concelho do Seixal, devido à falta de paga-mento de verbas por parte da Ad-ministração Regional de Saúde.

O deputado do PSD Nuno Matias sublinhou que este é um equipamento essencial para o concelho, destacando a resposta que o mesmo dá a pessoas que necessitam de bastantes cuida-dos de saúde. “A Unidade de Cuidados Continuados Integra-dos da ARIFA tem capacidade

para dar respostas a 30 uten-tes, sendo uma infra-estrutura recentemente inaugurada com equipamentos de última geração e com todas as condições para o tratamento de doentes com este tipo de patologias”, referiu o de-putado do partido do Governo.

Nuno Matias disse ainda “es-perar que a situação com a ARS se resolva o mais depressa possí-vel e que as verbas sejam dispo-nibilizados o quanto antes, pois entende que este é um equipa-mento que não pode encerrar”.

Sacudindo o pó deste Gover-no, o deputado do PSD referiu que “este não é um aconteci-mento isolado, pois casos se-melhantes têm acontecido um pouco pelo distrito, pois no an-terior Governo PS foram feitas promessas e prometidos acordos que não foram cumpridos, dei-xando muitas instituições à bei-ra da ruptura financeira” e que “estas são situações que o actual Governo tem vindo aos poucos a resolver”, afirma Nuno Matias.

Saliente-se no entanto que este

equipamento foi construído ao abrigo do programa MODE-LAR, com 750 mil euros a supor-tar pela ARS e cerca de 30 mil

euros pela Câmara Municipal, o qual foi solenemente inaugurado no dia 29 de Setembro de 2011, contado com a presença do Secre-

tário de Estado Adjunto do Mi-nistro da Saúde, Alberto Costa.

Inaugurada há pouco mais de cinco meses com a devida pompa e circunstância a unidade de Cuida-dos Continuados Integrados da ARIFA, corre risco de fechar devido a falta de pagamento de verbas assumido pela ARS.

Organizado pela estrutura concelhia do Seixal, teve lugar no passado dia 9 de Março, no auditório municipal de Fernão Ferro, uma sessão de esclareci-mento sobre a politica do Go-verno e as medidas para superar a crise.

O debate foi moderado pelo deputado Nuno Magalhães, sen-do principal orador António Pi-res de Lima, também deputado do CDS/PP. Na mesa tomaram parte também o segundo depu-tado do CDS por Setúbal, João Viegas e o presidente da conce-lhia do Seixal, João Carlos No-ronha.

Pires de Lima realçou os aspec-tos positivos da politica do Go-verno, descrevendo como grande calamidade a situação em que o governo socialista de José Sócra-tes deixou a situação financeira do País, destacando que pela pri-meira vez desde há 40 anos existe equilíbrio na balança comercial portuguesa. O que significa dizer que pela primeira vez o volume das exportações é superior ao volume das importações, assu-mindo que o mesmo é devido so-bretudo a uma grande retracção

no consumo, o que levou forço-samente aos portugueses a im-portar menos bens de consumo.

Garantindo que “Portugal está finalmente no caminho certo”, mas admitindo que a austerida-

de só por si não é a solução e que tem de haver desenvolvimento económico.

Referiu ainda que Portugal tem de mudar a cultura do traba-lho e valorizar a “méritocracia”,

palavar que referiu várias vezes durante a sua longa dissertação.

Referiu-se ainda a outras re-formas do Governo, como a lei das rendas, o acordo social e a reorganização do espaço autár-

quico, sendo visível aqui alguma contradição em relação à posi-ção já tornada pública, dos re-presentantes locais do CDS/PP.

No debate surgiram várias in-tervenções, notoriamente menos optimistas em relação à gestão do processo de crise económica, levantando questões como a ne-cessária reforma no sistema de ensino, as anunciadas excepções nos cortes salariais para os tra-balhadores de algumas empresas públicas, bem como o aumento do desemprego e a necessidade de o Governo apoiar as peque-nas e médias empresas, por for-ma a surgir mais emprego e fazer mover a economia.

No decorrer das diversas in-tervenções quer da mesa quer da assistência, tornava-se notória a diferenciação em relação entre as pastas assumidas pelo CDS/PP e as do PSD, no actual governo.

Casa cheia, com militantes e simpatizantes do CDS/PP, vin-dos de vários pontos do concelho e do distrito até à preferida fre-guesia de Fernão Ferro, a quem a Junta de Freguesia fez entrega do auditório por esta noite.

cds/pp em fernão ferro

Page 6: 3.jornal seixal notícia

Opinião 14 de Março de 2012 | Jornal do Seixal6

Todos falamos nos cafés, nas rodas de amigos, nos cabeleireiros, da divida

publica do Estado Português e das desgraças que nos trouxe ul-timamente.

Muitos, senão quase todos, andam à procura de bodes ex-piatórios. Para uns foi o último governo socialista, para outros são os socialistas em geral, en-quanto para ainda outros tudo começa com Cavaco e Silva. En-fim temos para todos os gostos de acordo com as cores políticas de cada um.

Em geral diz-se que o tusa-nami financeiro começou em 2007, com a falência do banco Lehman Brothers.

E essa bomba atómica finan-ceira desencadeou logo inúmeros estragos na economia america-

na, e por arrasto, dado que es-tamos num mundo globalizado, na Europa, na Ásia e por aí fora. Em geral todos os políticos, pelo menos os Europeus, meteram a cabeça na areia, e teimaram em produzir discursos muito apazi-guadores, e que aquilo não era nada connosco.

Enganaram-se redondamente, e todos eles agora estão de uma forma ou de outra a serem corri-dos do Poder, para serem substi-tuídos pelas virginais oposições, que também nada previram, e só tiveram gestos populistas para “ caçamento” de votos.

Na verdade o caso Lehman Brothers, é em si mesmo, já o re-sultado de uma política começa-da muito antes, de empréstimos a preços baixos, para iludir as classes trabalhadoras, que pode-riam ter acesso a bens de consu-mo desejados, dado que os seus ordenados, sempre rebaixados, nunca dariam para tanto. Foram as célebres bolhas imobiliárias, e o tal crédito em operações tipo D. Branca, que foi considerado lixo, mas nos lixou a todos, en-tretanto.

Foi também o momento em que os Estados acorreram em favor da banca, injectando lhe dinheiro a jorros, sociabilizando os prejuízos que provocava, mas

não tocando nos lucros que au-feria.

A consequência foi uma enorme degradação das contas públicas (pois resgatar bancos é muito caro). Caíram as receitas e uma espiral de despesas públicas a subir em flecha, por causa da recessão, e desemprego que este manobrismo provocou.

Cada país sofreu isto á sua maneira, mas é claro, aqueles mais frágeis, foram os primeiros a ressentir-se por causa do endi-vidamento público e privado.

Foi o momento em que aqui-lo a que se se chamam hoje os mercados financeiros, ou a alta finança, ou para melhor tipificar, os mais ricos dos ricos, entraram em cena, especulando sem vergo-nha com as dívidas publicas dos países, porque perceberam que este era um momento em que podiam apertá-los, modificar as regras do jogo, e do contrato de-mocrático, e ainda por cima, ga-nhar enormes e incomensuráveis fortunas, à custa do empobreci-mento de povos inteiros.

E é neste momento que entram em cena outros actores preten-dendo benevolamente “salvar os países”.

O BCE, o FMI, e o FEEF, mas a “prima donna” é sobretudo o

FMI com “provas” dadas nou-tros países na década de 80-90.

A receita é simples, e surge acompanhada de uma palavra muito católica: austeridade! En-fim, aprovada a austeridade, co-meçam as intervenções no mer-cado de trabalho, o desemprego, a destruição do Estado Social, porque é caro, e depois, em con-sequência recessão, o que leva a uma depressão dos mercados, as pessoas não compram, como se vê na Europa, e em Portugal.

Na U.E havia regras para as dívidas públicas que não deviam ultrapassar os 60 % do Pib. Na verdade eram mal cumpridas, e a Alemanha e a França, algumas vezes ultrapassaram estes tectos, sem que nada lhes sucedesse.

Em Portugal quando a “troi-ka” cá chegou a nossa dívida pú-blica era superior a 97% do Pib. Em 2013, quando a “troika” se for, a nossa divida pública com o remédio ministrado deve situar-se acima dos 106 % do Pib, que é medido anualmente, e consta-tar-se á que a dívida publica é insustentável, e tudo quando se fez serviu apenas para agravar tudo.

É aqui que entra em cena a necessidade das auditorias ás contas publicas. Em principio

deviam ser os Estados a faze-las, porque têm os melhores meios para isso. Saber quanto se gas-tou, como se gastou , e onde se gastou?

Mas na verdade não o fazem, pois isso ia pôr a nu os enormes erros que cometeram, muitas ve-zes para sustentar políticas que só beneficiam uma minoria, em prejuízo das “res publica “ e de todos, por ex. caso do BPN. Houve contudo países em que isso se fez por iniciativa do po-der, no Brasil com Lula da Silva, e no Equador com Correa, evi-dentemente, com forte oposição das forças conservadoras, nada interessadas em que lhes desmas-carem as suas negociatas.

Na Europa temos a Islândia, propositadamente pouco falada, pois não só fez uma auditoria á sua dívida, como se recusou a pagar a chamada “dívida odio-sa” de certos bancos, que fica-ram apeados, com graves prejuí-zos para a Inglaterra e Holanda. Partiram do principio de que se no tempo das vacas gordas, os lucros não beneficiaram os ci-dadãos, também não tinham de pagar os prejuízos.

opinião

JOSÉ AUGUSTOJornalista

A propósito de um jogo de futebol

a isenção da nossa comunicação social

antonio nunes coelhoopinião

ANTÓNIO SERZEDELOJornalista

Depois do Benfica – Ze-nit de S. Peterburgo, aconteceu a habitual

conferência de imprensa, geral-mente, uma xaropada mais ou menos volumosa de lugares co-muns e ideias tacanhas sobre o que é um jogo de futebol. Desta vez, porém, houve um ponto in-teressante: um repórter televisivo informou-nos que ali, na sala, os jornalistas russos apresentaram-se com cachecóis e bonés do Ze-nit, como se adeptos fossem e não profissionais da Comunica-ção Social. “Nunca vi uma coisa assim!” – confessou o jornalista de serviço, crítico e espantado.

Ora, desde há muito que este facto, estranho aos nossos costu-mes, é corrente na Rússia, como o era na União Soviética. Os re-pórteres e comentadores despor-tivos não escondem as suas afei-ções ou identidades clubísticas. Portanto, todos sabem – especta-

dores, leitores e ouvintes – quem é quem no mundo fascinante do desporto.

Ozerov, um lendário comen-tador desportivo da TV, respei-tado pela sua capacidade de co-municação, inteligência e saber da coisa, era adepto fervoroso do Spartak. Foi também, nos anos 50 e 60, um tenista de ga-barito, embora o futebol fosse a sua paixão primeira. De tal for-ma – conta-se e é verdade - que abandonou a meio uma partida de ténis oficial para viajar até Moscovo, já que o seu Spartak disputava ali um jogo decisivo.

Toda a gente sabia, por exem-plo, a quem Piriturin ou Mas-lachenko, ambos excelentes jor-nalistas, consagravam as suas simpatias. É opinião minha, as-sente na constatação directa dos factos, que a transparência com que aqueles exerciam o seu mis-ter apenas lhes acarretava mais responsabilidade, mais esforço de neutralidade e mais procura

de conhecimentos. Nunca cons-tou que um daqueles jornalistas tivesse expressado uma determi-nada opinião por simpatizar com este ou aquele clube. Quando se atinge tal grau de transparência, é obrigatório que a seriedade im-pere em todos os actos profissio-nais.

Vejamos, por conseguinte, o que escreveram os russos sobre o Benfica-Zenit. “A equipa por-tuguesa impôs no jogo, desde os primeiros minutos, alta velocida-de, exercendo pressão contínua em todas as zonas do relvado – escreveu Borzinkin no ‘Spor-texpress’. – Os problemas do Zenit não foram apenas tácticos, mas julga-se que também psico-lógicos: os jogadores pareciam não saber tomar opções, nem em que direcção correr…”. Evgueni Lovtchev, outro profissional da estaleca do anterior, foi ainda mais cáustico: “Os portugueses jogaram de forma dura e atrevi-da, descarada até, e foi isso que faltou aos nossos rapazes. No

centro do campo, Chirok, Semak e Ziriakov foram um desastre. Os ataques do Zenit não tiveram sentido e Kerjakov, em vez de procurar a bola, buscou apenas falhas na defesa adversária.”

Como se vê, nota-se claramen-te de que lado estão estes ho-mens, mas difícil seria pedir-lhes mais seriedade na análise que fa-zem da partida da Luz.

A coisa é bem diferente neste cantinho onde nos calhou existir. A grande maioria dos jornalistas desportivos escondem com artes manhosas, mas escangalhadas, as suas simpatias, empresa de que se saem mal porque se traem logo que abrem o boca ou botam letra no jornal. Aqui, também todos sabemos quem é quem, apesar de todas as manhosida-des e bococos protestos de in-dependência ou imparcialidade. Não enganam o mais ingénuo, mesmo quando tecem críticas aos emblemas que idolatram. Não há quem os não conheça, quem não saiba do seu passado,

enxergue o seu presente e não descubra os fins que pretendem alcançar.

O mesmo se dirá dos jornalistas, comentaristas e analistas que se ocupam dos temas políticos ou so-ciais. Salvo as raríssimas excepções conhecidas, cada vez mais dignas de admiração, atendendo à força da corrente ideológica que tinge estes dias conturbados, os agentes da Comunicação Social da nossa praça apresentam-se aos olhos e ouvidos de todos nós com uma neutralidade cuja encenação en-vergonharia o mais decrépito dos pantomineiros. Repugna vê-los, lê-los ou ouvi-los! Tão imparciais, tão neutros, tão equânimes… tão bonzinhos! Ainda ontem estavam a espalhar isenção nas redacções e estúdios; hoje, porém, encabeçam ministérios ou secretarias de Es-tado. Como o ministro da Educa-ção. Mas há mais, bastantes mais. É que a nossa memória não pode ser assim tão curta.

Page 7: 3.jornal seixal notícia

ActualidadeJornal do Seixal | 14 de Março de 2012 �

Sensivelmente há um mês um Jornal Na-cional Sensionalista

ao analisar a divida das au-tarquias, referiu a divida de 6 municípios do país, entre os quais o Seixal.

Quem analisou seriamen-te a notícia concluía que os municípios referidos tinham sido escolhidos aleatoria-mente, todavia logo o PSD e o PS vieram falsamente afirmar que o Seixal estava entre os 6 municípios mais endividados dos pais.

Palavras para quê? É sa-bido que a seriedade é coisa que não existe no PS e no PSD Seixal!

E por isso ao afirmarem que o Seixal está entre os 6

municípios mais endivida-dos do país só demonstrou falta de seriedade na politi-ca, o que é apanágio dessas forças politicas, ou mais gra-ve, falta de conhecimento de português para análise da notícia...

Mas e como dizia a mi-nha avó “a verdade é como o azeite e vem sempre ao de cima”! É que passado pou-co tempo foi divulgado um estudo de avaliação e de-sempenho dos Municípios Portugueses realizado por um investigador do Insti-tuto Superior Técnico que avaliou os recursos, como a despesa corrente, a des-pesa de capital e o número de trabalhadores, e também os resultados - a população residente, a extensão da rede viária, o número de estabe-lecimentos de educação,

cultura e desporto, quanti-dade de resíduos urbanos recolhidos e os volumes de água distribuídos às popu-lações e de águas resíduas tratadas. O resultado des-se estudo é que o Seixal é o município mais eficiente entre os municípios do país, o que demonstra a boa ges-tão que está a ser praticada pela CDU no município do Seixal.

Mas, se duvidas houves-sem sobre a excelência da gestão desenvolvida pela CDU no Seixal, foi agora divulgado pela Ordem dos Técnicos Oficias de Contas o anuário financeiro de 2010 dos municípios portugueses. Analisado o mesmo dúvidas não restam da excelência da gestão desenvolvida pela CDU no concelho do Sei-xal.

Assim o Seixal foi dos poucos municípios que em 2010 não recorreu a emprés-timos bancários de médio e longo prazo, tendo sido dos municípios que mais dimi-nuiu o passivo.

O Seixal foi ainda consi-derado como sendo dos mu-nicípios que apresentaram maior independência finan-ceira (5.º lugar) e maior li-quidez (13.º lugar). No que concerne à eficácia finan-ceira, o Seixal surge em 6.º lugar do ranking global.

Estes estudos, elaborados por entidades independen-tes, demonstram a boa ges-tão que está a ser desenvol-vida pela CDU no concelho do Seixal. É certo que há dificuldades, não se escon-dem as mesmas, mas os es-tudos demonstram, que tais dificuldades não são conse-

quência de má gestão, mas sim da crise que afeta Portu-gal em consequência de polí-ticas desastrosas desenvolvi-das pelos Governos PS/PSD e CDS. É caso para dizer se o Governo deste País tivesse a eficiência da Câmara Mu-nicipal do Seixal não estaria Portugal a atravessar esta grave crise económica, ou seja se tal como no Seixal, fosse o PCP a governar este país não se pode ter duvidas que todos estaríamos bem melhor!

Será altura da popula-ção deste concelho votar igualmente no PCP/CDU nas eleições legislativas, tal como vota nas autárquicas, pois quem gere eficiente-mente uma Câmara Mu-nicipal é porque também sabe gerir com eficiência um País!

novo sitio em renovação em:

EM: WWW.JORNALDOSEIXAL.org

O nosso colaborador José Au-gusto enviou para esta edição uma belíssima crónica sobre a “pseudo-independência” com que se disfarça o cinzentismo informativo de uma boa parte da nossa comunicação social. Nesta semana um outro assun-to da actualidade, assaltou-me o espírito e não posso deixar e lhe fazer referência.Vem a propósito do caso Tocá Rufar e da forma como a comunicação “dita social” se “dissocialisa” dos assuntos.Há uma ano atrás a tragédia que se apoderou dos Tocá Rufar, como acontece com a maioria das tragédias desde o Haiti ao Japão, converteu-se em espec-táculo nacional, quase abriu os noticiários e comoveu os cora-ções nacionais nesse dia.Na semana seguinte, um mês depois e muito menos um ano após, já ninguém se questiona de como estarão as vitimas que fizeram o gáudio digestivo no jantar desse dia.Aquela máxima que se apren-dia nos manuais de jornalismo e se leccionava nas bases da comunicação, sobre determi-nado assunto continuar a fazer parte da agenda do jornalista, até ao seu desfecho final, não só passou de moda, como fi-cou totalmente fora de uso. Como dizia um manual bra-sileiro sobre o sensacionalis-mo informativo “esprema até deitar sangue e aí você tem noticia”. Assim de tragédia em tragédia, de desgraça em desgraça, se vai alimentando e servindo de alimento o mais mórbido sentimento populista que infelizmente, já não é ape-nas característico, de alguns títulos mais populares, da co-municação nacional. A denúncia da injustiça sobre os Tocá Rufar, é motivo para nos questionarmos sobre uma “troika” de responsabilidades na sociedade portuguesa: A real “responsabilidade civil” das companhias de seguros; o funcionamento da justiça; e o papel da comunicação social.

editorial

JORGE HENRIQUES SANTOSJornalista /Director J.S..

opinião

PAULO SILVAEleito da CDU na a. Municipal

do Seixal e na A.M.L.

seixal – uma referência nacional na eficiência da gestão municipal

Ao longo dos últi-mos anos, a Es-cola Secundária

João de Barros tem pro-movido diversas parcerias com empresas da área de Informática, fruto de uma excelente relação com a comunidade e abertura ao mundo empresarial. Esse trabalho enquadra-se na matriz curricular dos Cur-sos Profissionais de Infor-mática, onde os alunos efetuam um estágio no fi-nal do 12º ano.

Estas parcerias , que têm permitido uma frutuosa troca de conhecimentos e práticas, têm-se estendido a outras iniciativas, nome-adamente oficinas de for-mação, que têm facultado aos alunos tomar contacto com ferramentas específi-cas na área da informática, oferta de equipamentos informáticos (desktops, portáteis, impressoras, ca-belagens, equipamentos

eletrónicos), permitindo aos professores desenvol-verem as suas aulas com um carater mais prático. Para além disso, estas par-cerias tem vindo a ser com-plementadas com visitas de estudo às suas instalações, possibilitando o contato dos alunos com a realida-de do mundo do trabalho.

No presente ano as empresas Decsis/Epson (www.decsis.pt ; www.ep-son.pt ), Accenture (www.accenture.com ) e CPC.is (www.cpcis.pt ), tomaram a iniciativa de premiar os melhores alunos do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informá-ticos. O aluno com notas mais elevadas no 12º ano irá receber um computa-dor portátil, o aluno do 11º com melhor classifi-cação recebe um compu-tador portátil e ao aluno com melhores notas do 10º ano ser-lhe-á entregue uma

impressora multifunções.O desenvolvimento des-

tas parcerias tem contribu-ído de modo significativo para a empregabilidade dos alunos deste curso. Assim, verificou-se que, não obstante os tempos de crise que o país atravessa, o número de alunos que

asseguraram a continuida-de no mundo do trabalho após a conclusão do está-gio ( que ocorre no final do próprio curso), ronda os cinquenta por cento (de referir que a percentagem foi mais elevada nos anos anteriores). Este sucesso mostra claramente a im-

portância da existência deste curso nas escolas secundárias e poderá ser uma ferramenta muito útil para minimizar o flage-lo do desemprego jovem. Nota importante a reter é que alguns destes alunos têm prosseguido os seus estudos no ensino superior.

empresas premeiam alunos da escola secundária joão de Barros

Page 8: 3.jornal seixal notícia

Actualidade 14 de Março de 2012| Jornal do Seixal�

AUTO RÁDIOSPELÍCULAS SOLARES HOMOLGADASTRATAMOS DA HOMOLGAÇÃO DA PELÍCULA

SOMOS UMA CASA ESPECIALIZADA NA APLICAÇÃO DE PELÍCULAS

ACESSÓRIOS AUTOMÓVELFAZEMOS SERVIÇOS RÁPIDOS DE MECÂNICA

RUA SANTIAGO KASTNER 19-B | SANTA MARTA DO PINHAL CORROIOS - Setúbal - CP: 2855 - 602

Tel: 212 531 836 / 968 227 640www.amarelasinternet.com/lsdtuning

Horário: 2ª. Feira a Sábado das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h30 - Descanso ao Domingo

Protecção UV

Redução de Calor

Anti-Estilhaços

idosossenhora de 48

anos, com larga experiência em trabalho com

idosos e geriatria, presta apoio domi-

ciliário.

APOIO NAS ACtIVIDADES DIÁRIAS:Higiene e conforto pessoal; Medicação; Arruma-ção e pequenas limpezas; Preparação de refei-ções; tratamento de roupas; Acompanhamento nas deslocações ao exterior; Aquisição de bens e serviços; Pequenas reparações domésticas.

t.m: 929 147 440

Gabinete de Terapias Energéticas

QUANTUMBIOFEEDBACK

Nas TERAPIAS DE QUÂNTICA utilizamos o SCIO que é um sistema sofisticado que mede e corrige parâmetros convencionados para o ser humano nos níveis físico, emocional, mental e energético, estando acreditado pelos organismos oficiais, em vários países do mundo, para actuar na redução de Stress e Reequilíbrio geral do organismo.

As correcções aos pontos em desequilíbrio, são feitas com base nos princípios e práticas da Homeopatia, Naturopatia, Medicinal Tradicional Chinesa e Ayurvédica, possuindo adicionalmente uma das maiores bases de dados médicas existentes no mundo.

Está provado cientificamente que a redução e controlo do stress ajudam a ultrapassar situações de doença e traumas emocionais relacionados. As terapias quânticas de biofeedback resultam numa sensação abrangente de bem-estar, maior lucidez, redução de dor e incremento das capacidades físicas.

A sessão terapia quântica é compatível com tratamentos médicos, potencia o efeito dos medicamentos e encurta

o tempo de recuperação.

Centro Comercial Girassol, loja 5, Rua Luz Soreano, Cruz de Pau

(junto á estação de comboios Fertagus - Foros de Amora)

Marcações:

96 27 22 11391 74 50 252

O Cliente é conectado ao equipamento através de bandas colocadas nos pulsos, tornozelos e fronte. As bandas funcionam como interface entre o SCIO e os meridianos do cliente e permitem que sejam realizadas leituras e praticadas terapias não invasivas de forma confortável e totalmente indolor.

XANGOO verdadeiro sumo

de Magostão

FACTORES TRANSFERÊNCIA

o melhor na prevenção do

cancro

Page 9: 3.jornal seixal notícia

PublicidadeJornal do Seixal | 14 de Março de 2012 �

CLASSIFICADOS

procura e oferta de emprego- gratuitooutras actividades o,90 € a palavra

ArrendamentoApartamento T 2 Recente .Sala com lareira .Cozinha equipada com placa ,

forno e exaustor .Quartos com Roupeiro .Wc com Banheira . TM : 910956111_________________________

Andar para escritório ou gi-násio actualmente está todo equipado para ginásio

Renda : 1.000,00€Telef: 967 673 440_________________________

Arrenda-se T2 inserido na lo-calidade de Cova dos Vidros, Quinta do Conde. O imóvel encontra-se situado no Rés-do-chão e é constituído por uma sala bastante ampla, cozinha to-talmente equipada, duas casa de banho e dois quartos que ficam equipados com alguma mobília. O valor do arrendamento é de € 450,00 negociáveis.

T.M: : 910956111________________________

Moradia T3 Quinta do Conde .Cozinha equipada com Placa , Forno e exaustor .

Três quartos sendo um deles com Roupeiro .

Wc com janela .Espaço exterior .Boas áreas , ótima localizaçãoPreço: 450,00 €T,M: 910 956 111 ._________________________Arrenda-se moradia isolada

na localidade de Azeitão. Sala com lareira.

preço: 400€T.M: 910 956 004_________________________

Vende-seAmora,Andar

4+1 Ass., 3quartos, sala, cozinha despensa,1 casa de banho, quin-tal e grande salão no quintalTel: 929 147440 ___________________________Excelente apartamento T3 total-mente remodelado, quarto com 15m2, roupeiro e varanda, suite com duche e varanda num to-tal de 21m2, quarto com 12m2, projectores embutidos, roupeiro de apoio aos quartos no corre-dor, casa de banho de apoio com coluna de hidromassagem, sala com 20m2 e cozinha equipada com placa, forno, exaustor, mi-croondas e esquentador.Vidros duplos.Excelente oportunidade!Preço: 69.900,00 €T.M: 910 956 111

___________________________Moradia Geminada Triplex nova de 4 assoalhadas c/telheiro. Sala c/lareira e recuperador de calor. 3 Suites, cozinha em Vengue c/des-pensa e bancada em silestone. 2 locais de arrumos no sótão. Flu-tuante AC4 c/garantia de fabrica de 25 anos. Imóvel c/aspiração central completa, painéis sola-res, pré instalação de alarme, ar condicionado e churrasqueira. Área útil de 155m2. Acabamen-tos modernos, óptima exposição solar. Preço: 170.000,00 € T.M: 916 468 767___________________________

EmpregoOferece-se

Senhora para qualquer traba-lho doméstico

Dão-se referênciasTM: 914 624 149_________________________

O meu nome é Tania pos-suo 32 anos, estou a residir na Quinta do conde e procuro um part -time, possuo experiencia em cafes, serviços domesticos, perfumarias, caixeira, assistente operacional algo que me possa

ocupar. em relaçao ao horario possuo entrega no dia. o meu contacto

T.M: 912774306 ou 925097024_________________________Tenho 22 anos procuro em-

prego nesse momento urgente, tenho disponibilidade imediata, faço tudo um pouco , tenho mui-ta vontade de trabalhar, tenho algumas experiências nas áreas de limpeza, café, balcão , mesa e ama . contactam-me se tiverem interessados.

ObrigadoT.M: 926914326_________________________Srª. com experiência em Lim-

pezas Domésticas disponivel para trabalhar.

Horários a combinar - Valor hora 4,50

Também estou disponivel para

tomar conta de casal idoso Aguardo contacto de propos-

tas de trabalho. - 964138785_________________________

FAZEMOS LIGACÇOES DE TDT

— Quinta do CondeFAZEMOS TODA A LIGA-

ÇAO TRATAMOS DE TUDO

Telefone: 934210765

EmpregoPrecisa-se

Precisa-se esteticista para Quinta do Conde. Gabinete em Centro de Bem Estar e Terapias Alternativas.

Quinta do condecontacto: 966 441 686 _________________________

Com carteira profissional de cosmetologista/esteticis-ta,formação em unhas de gel e verniz gel.

Outras formações serão uma mais valia.

Requisitos:Experiência pro-fissional, apresentação cuida-da,comunicativa, com capacida-de de trabalhar em equipa.

Entrada imediata, com dispo-nibilidade para horário noctur-no e fins de semana.

Envio de CV com foto actual para: [email protected]

Estrada dos Foros de Amora, Pav. 6 e 7(Antigas Instalações Hidrográficas da Marinha)

Cruz de Pau | 2845-004 AMORA

AUTO PONTE DOS FOROSREPARAÇÃO DE AUTOMÓVEIS, LDA.

Tel.: 212 254 442Fax: 212 269 099

E-mail: [email protected]

RECEPÇãO DE ANÚNCIOS

Av. dos Resistentes

Antifascistas

Nº �2 Atel: 212 224 131

Page 10: 3.jornal seixal notícia

Opinião 14 de Março de 2012 | Jornal do Seixal10 Voluntariado

SEIXAL COMEMOROu O DIA

INtERNACIONAL DA MuLHER

O Seixal assinalou o dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, com um debate, uma ex-posição e diversas actividades desportivas. Nesse dia, a partir das 9.30 horas, o Movimento De-mocrático de Mulheres e a Câmara Municipal do Seixal promoveram um debate sobre governação local no feminino, sob o lema “Mulheres na Go-vernação – Uma Rede Forte para vencer a Crise”, que decorreu no Auditório dos Serviços Centrais Câmara e contou com a participação de várias au-tarcas do Seixal. Também nesse dia foi inaugurada às 11.30 horas, uma exposição de trabalhos de pintura, modela-gem, têxtil, fotografia, entre outros, realizados por trabalhadores e colaboradores da câmara munici-pal, que estará patente até dia 16, no átrio dos Ser-viços Centrais da Câmara. A abertura da exposição contou com a actuação do grupo coral constituído por trabalhadores das autarquias. Durante a tarde houve uma actividade de Promoção do Desporto, Saúde e Conciliação de vida Familiar e Profissional, no Parque da Quinta dos Franceses e na Associação de Reformados de Arrentela teve lugar o Terceiro Desfile de Moda Sénior._______________________________________

SEIXAL: CAbAzES HORtíCOLAS

DIREtAMENtE DA HORtA

PARA A MESA À semelhança do concelho de Sesimbra e Palmela, o Seixal integra também , desde Outubro de 2011, o circuito de entrega de cabazes hortícolas do pro-jeto PROVE – Promover e Vender, uma iniciativa desenvolvida pela Associação para o Desenvolvi-mento Rural da Península de Setúbal (ADREPES), que visa contribuir para o escoamento de produtos locais, incrementando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabele-cendo circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores. Todas as quartas-feiras vêm da Moita para o Seixal cerca de 50 cabazes de produtos da horta ou das árvores de fruto colhidos no próprio dia. As enco-mendas são feitas pela internet, no site da PROVE (prove.com.pt) e são vendidos a 10 euros cada. Os cabazes contém três legumes para a sopa ou para cozer, dois tipos de saladas e ainda frutas de dois tipos diferentes. Nesta altura do ano, por exemplo, cada cabaz entregue no Seixal leva couve portu-guesa, nabiça, espinafres, agriões, couve-flor, al-face, laranjas e morangos ou maças e morangos, consoantes a disponibilidade no campo. O PROVE foi iniciado em 2006 nos concelhos de Palmela e Sesimbra e tem-se disseminado com sucesso pelo país através de grupos de acção lo-cal, produtores e consumidores, mas também de autarquias, organizações de agricultores e outros parceiros locais.

Como J.S. divulgou realizou-se no dia 24 de Fevereiro no CAPA uma sessão de Fados com fado

de Coimbra e de Lisboa, organizada pelo Lions Clube do Seixal, em apoio a Centro de Assistência Paroquial da Amora.

Um serão cultural designa-do por “FADO SOLIDÁRIO”.

Esta iniciativa contou com a participa-ção dos fadistas Ruca Fernandes, Agosti-nho Saraiva, Maria João, Marisa Silva e Diana Soares, intérpretes do Fado de Lis-boa, acompanhados por António Queirós à Guitarra e Manuel Domingos à Viola.

A segunda parte do espectáculo foi abri-lhantada pelo grupo Porta Férrea, que can-tou Fado de Coimbra, numa solene inter-pretação que comoveu todos os presentes.

Um espectáculo de cerca de três horas perante uma plateia de 260 espectadores que encheram o Salão Nobre da nova Igreja de Amora, numa noite em que a solidariedade esteve presente e foi a razão principal para a realização deste evento: apoiar o CAPA na compra de géneros alimentares para distribuição por famí-lias carenciadas do Concelho do Seixal.

Para além da vivência emoti-va e solidária do fado nas suas di-versas versões, a iniciativa permi-

tiu ainda angariar cerca de 2300€, osquais foram entregues ao

CAPA para o fim atrás referido.

fado solidário na amora

Realiza-se, no próximo dia 18 de Março, pelas 16:00h, no Clube Recreativo da Cruz de Pau, um

concerto comemorativo do 18.º Aniver-sário da Orquestra desta Colectividade.

Neste concerto serão homenageados, pela criação, apoio e trabalho realizado ao longo dos anos em prol desta Or-questra, Odete Gonçalves (ex- Presi-dente da junta de Freguesia de Amora) e Manuel Constâncio (membro dos cor-pos sociais do CRCP e elemento da Di-recção à data de criação da Orquestra).

Refere a direcção que “num ano em que esta Orquestra atinge a maioridade”, con-sideram de muita importância “agradecer a estas pessoas que foram fundamentais para a sua criação e desenvolvimento”.

cruZ de pau homenageia odete gonçalves

Page 11: 3.jornal seixal notícia

ActualidadeJornal do Seixal | 14 de Março de 2012 11

Pelo terceiro ano conse-cutivo está a decorrer no Seixal, o Desfile de Moda

Sénior a iniciativa é do Jornal do Seixal com as associações de idosos deste concelho, às quais se juntou também o Centro Co-munitário da Quinta do Conde.

Até à presente data realiza-ram-se nove desfiles, faltando apenas três associações no con-celho do Seixal e a do concelho de Sesimbra. O sucesso tem mar-cado mais esta edição do Desfile de Moda Sénior, que tem como objectivos: A promoção da auto-estima nos idosos, a dinamização do associativismo sénior e do co-mércio local, a inclusão social e a promoção do envelhecimento activo.

Dia 14 de Abril decorre no salão dos Bombeiros Mistos do Seixal, a grande final, na qual participam um representante de cada associação em cada esca-lão, esta ano com três escalões 1º dos 60 aos 80 anos, 2º com mais de 80 anos e o Escalão Especial para pessoas portadoras de defi-ciência.

Mais de 100 idosos já passa-ram este ano pelas passerelles das associações, muita beleza, charme e glamour tem desfilado e mostrado o prazer de bem ves-tir, parecer bem e ter auto-esti-ma. Em paralelo desfilam histó-rias de vida, histórias pessoais de mulheres e homens trabalhado-res, oriundos dos mais diversos recantos do país e que aqui se

fixaram, trabalharam nas indús-trias da cortiça, dos lanifícios, da siderurgia, etc. Vidas muitas vezes desvitaminadas e que pas-savam ao lado dos palcos e do apreço, algumas aplaudidas aqui pela primeira vez. Por isso cada desfile é uma festa, com muita emoção, onde por vezes também se escapam algumas lágrimas…

Na Amora o desfile decorreu no dia 24 de Fevereiro. Registe-se que é daqui residente a Miss

Sénior Seixal 2011, D. Celeste Gama e que neste ano fazendo parte da direcção da associação foi uma das principais obreiras desta iniciativa. A competição terá por ventura inibido algumas participantes no desfile e por isso apenas seis houve seis con-correntes. Não faltando no en-tanto muito entusiasmo, alegria e determinação. Apenas houve um escalão e a vencedora foi a D. Arlete Silva.

A associação do Seixal inte-grou o certame este ano pela pri-meira vez, com desfile no dia 29 de Fevereiro. Não se ficando em nada atrás em termos de organi-zação, animação e participantes. Contou com 11 concorrentes e uma animação assente na prata da casa, mas como se usa agora dizer “ao mais alto nível”, ou não contasse entre os seu qua-dros com vários artistas e anima-dores que por si só realizam uma grande festa.

Já no dia 3 de Março foi a vez do Casal do Marco. A mais re-cente associação já nos começa a habituar de colocar o seu maior empenho em tudo o que realiza e apesar de não ter instalações

próprias, apresentou-se no Gru-po Desportivo do Casal do Mar-co com 14 concorrentes, numa casa cheia e grande animação, contando com a participação da tocata do rancho “Boa Vontade da Arrentela” e o duo Carlos Sil-va, no melhor da música alente-jana.

Pinhal de Frades foi ao rubro no dia 6 de Maço, com nove concorrentes, nos dois escalões. Dança e animação musical e um lanche fizeram a festa.

A associação de Arrentela, fez questão de mais uma vez come-morar o Dia Internacional da Mulher com este evento e o dia 8 de Março, foi aqui um hode à beleza, à participação e á exalta-ção do papela das mulheres na sociedade e a demonstrar que tanto o envelhecimento activo como a comemoração do Dia da Mulher são coisas par ambos os sexos, este foi o desfile com mais participação de homens, tendo três dos quatro títulos sido atri-buídos a homens concorrentes.

Dia 10 de Março a Moda Sé-nior calhou a Paio Pires e a his-tórica associação, engalanou-se com muita alegria e muito gla-mour, num desfile com 11 con-correntes nos dois escalões. Gru-po Coral Boa Vontade, poesia e fado, complementaram mais esta tarde de festa.

Já nesta quarta-feira dia 14 de Março, a moda sénior passou pela Torre da Marinha e no dia 15 no Fogueteiro, mais dados e imagens divulgaremos na próxima edição.

seixal desfila em moda séniorPinhal de Frades

AURPI Amora

Paio Pires

Seixal

Casal do Marco

Page 12: 3.jornal seixal notícia

Actualidade 14 de Março de 2012| Jornal do Seixal12

mariester stocKler

Consultas21 726 92 84 / 917 263 709

horóscopo

PREVISãO AStROLÓgICA DE 14 a 2� DE MARÇO

CARNEIRO – não seja tão impetuoso, fogoso, petulante, impaci-ente e expedito, resultando em problemas que são causados por sua falta de reflexão. tem muito espírito de contradição, gosta de ser do contra.

tOuRO – continua positivo. Cuidado com a indolência, preguiça, pois gosta demasiado dos prazeres da vida, do jogo, dos diver-timentos e do luxo. Apaixona-se facilmente. Será feliz no mat-rimónio e vida profissional.

gÉMEOS – atenção às suas manifestações de amor e amizade. guarde silêncio de seus projectos e planos, para não ser atraiçoa-do quando menos esperar. Cuide de sua saúde, de seus pulmões, especialmente evitar o fumo.

CARANguEJO – fundará com uma grande família. A vida familiar, lar e filhos serão o que há de mais importante para si. Respeite a sua intuição, sua análise é boa. Conseguirá vencer na vida gra-ças à sua força de vontade e sua vitalidade.

LEãO – continua positivado em todos os aspectos, bem como no sucesso financeiro que será fácil, graças ao apoio de pessoas influentes. Contudo tenha cautela, há tendência para gastar mais do que aquilo que ganha.

VIRgEM – boa capacidade de engenho. Evite ser tão sarcástico, caustico, crítico e provocador. gosta de discutir. Possível rivali-dade com irmãos e querelas com os próximos. Cuidado com aci-dentes em deslocações.

bALANÇA – cuidado com decisões e atitudes em geral. Continua com seu espírito pouco aberto a novas ideias. Atenção a prova-ções familiares, dificuldades nas relações com os pais. Fixar-se definitivamente

ESCORPIãO – positiva no amor e amizade, mas acautele-se com os excessos. tem tendência para se ligar a pessoas com quem pode ter desentendimentos, especialmente conflitos conjugais. Cuide de sua saúde.

SAgItÁRIO – bastante engenhosidade e imaginação para gan-har dinheiro em tudo relacionado com o estrangeiro. Atenção a flutuações nas entradas de dinheiro. Deslocar-se-á,viajará. Há que ter o sentido de poupança

CAPRICÓRNIO – cuidado com problemas financeiros, economias, restrições. Ame mas não se deixe arrebatar. Não recalque sua sensibilidade. Atenção à instabilidade no trabalho e preocupa-ções.

AQuÁRIO – cuidado com a instabilidade no trabalho e preocupa-ções de saúde. O casamento ou união poderá resolver-lhe alguns problemas financeiros. Contudo pode receber algum dinheiro ou herança inesperada.

PEIXES – sua situação financeira pode ficar confuso. Não se deixe abater por causas, muitas vezes, perdidas ou simplesmente in-sensatas. Não se precipite impulsivamente em qualquer decisão sem reflectir primeiro. .

tENHA uMA bOA SEMANA COM CALMA, FÉ E ESPERANÇA…O MEu bEM-HAJA~

SuA CONSELHEIRA AStRALMAREStER StOCKLER

anjos academia de música, no pinhal de frades

Na sequência da noticia adiantada por J.S. na edição anterior teve lu-

gar no dia 7 de Março a abertura oficial da “ANJOS Academia de Música” que se localizará na Av. da Ponte lote 357 A em Pinhal de Frades, nas instalações do Colé-gio Atlântico.

A concretização deste sonho dos irmãos Rosado contou com sala cheia e a presença em peso de uma delegação da Câmara Municipal do Seixal, através de Alfredo Monteiro acompanha-do da vereadora Corália e vá-rios técnicos da autarquia entre a numerosa assistência desta-cam-se ainda a actriz Andreia Dinis, Diogo Morgado, Lucia Moniz, Zé Pedro dos Xutos, Rita Guerra, Nilton, Alexandre Silva, Melão, Francisco Men-des, Francisco Menezes, Isaac Alfaiate, entre muitos outras,

personagens ligadas ao mun-do do espectáculo e das artes.

Nesta festa de abertura da Aca-demia dos Anjos, apresentaram-

se já alguns pequenos artistas, como novos valores que serão aposta dos irmãos Rosado para lançamento na carreira artística.

Dr: CMS

Dr: CMS

Page 13: 3.jornal seixal notícia

CulturaJornal do Seixal | 14 de Março de 2012 13

Marcelo Rebelo de Sousa agracia as ores

grupo musical as cores e a socialiZação

ÁLbuM DE EStREIA DE

AMARIONEttE (SEIXAL)

JÁ DISPONíVEL

Os Amarionette formaram-se a 17 de Fevereiro de 2007 no Seixal, a partir das mentes de Joana Vieira, João Or-tega, João Galrito e Miguel Loureiro. Inspirados pela cena Rock de contor-nos mais alternativos em Portugal, juntando influências desde o Punk, Post-Rock e passando pelo Rock Psi-cadélico, com um sentido melódico bastante presente. Dia 6 de Junho do mesmo ano foi a primeira apresenta-ção ao vivo da banda, contando já com passagens por vários palcos da zona da Grande Lisboa, entre elas o Music Box, no Cais do Sodré e o Palco Novos Valores da Festa do Avante, apurados após várias eliminatórias.Nesta ocasião os Amarionette estão a divulgar o seu álbum de estreia através da Raging Planet/Raising Legends, composto entre 2007 e 2008 “Num dia mau consegue ver-se para sempre”, já se encontra disponível para compra, via facebook oficial da banda ou e-mail. Este álbum é lançado através da cola-boração entre as editoras Raging Planet e Raising Legends (Cinemuerte, Riding Pânico, Men Eater, More Than A Thou-sand, entre outros...). Conta também com a participação especial de Charles Sangnoir (Le Chanson Noire) e foi mis-turado e masterizado no Pentagon Au-dio Manufacturers por Fernando Matias (Moonspell, If Lucy Fell, Linda Martini, Bizarra Locomotiva, f.e.v.e.r). A primeira paragem para a divulgação do álbum será já esta sexta-feira dia 16 no Music Box em Lisboa, e no dia 31 de Março estaremos no Seixal com Men Eater e Sons of Misfortune.______________________________

zÉ PEDRO EStA SEXtA-FEIRA NO SEIXAL A superbanda Ladrões do Tempo, novo projeto de Zé Pedro dos Xutos & Pon-tapés, abre a Noite Antena 3 do Março Jovem Seixal, no dia 16 de março, pe-las 21.30 horas, naquela que será a sua segunda atuação ao vivo. Logo depois, os Tiguana Bibles sobem ao palco do Auditório Municipal do Seixal, para o último concerto da banda, que anun-ciou recentemente o fim da carreira.

Ladrões do TempoZé Pedro (Xutos)Tó Trips (Dead Combo)Pedro Gonçalves (Dead Combo )Samuel Palitos (Naifa)Paulo Franco (Dapunksportif)

Tiguana BiblesTracy VandalVictor TorpedoCarlos MendesPedro SerraAugusto Cardoso

.

O Grupo Musical as CO-RES do Centro Cultural e Recreativo do Alto do

Moinho desenvolve padrões de socialização e integra crianças na aprendizagem com a música e os movimentos, complementados com jogos de motivação, con-seguindo atingir a estabilidade emocional de grupo. O desenvol-ver estes factores facilitar o su-cesso das tarefas a desempenhar. Existindo sintonia entre todo o grupo e responsável, o trabalho final torna-se muito mais valioso, sendo reconhecido pelas crianças na sua integração. O Grupo Mu-sical as CORES é reflexo disso mesmo.

Nesta vida alucinante e de-sordenada fazer cultura ou desporto pode marcar a dife-rença. Estas atividades são mui-tas vezes a melhor forma de ultrapassar as desilusões e as fraquezas que a vida nos revela.

Também não é comum utilizar a atividade cultural ou desporti-va como terapia para crianças e jovens com dificuldades na inte-gração de grupo. Pois jovens in-trovertidos, com dificuldades de relacionamento, que se isolam do grupo e portadores de acentua-dos complexos de inferioridade, ganham nova vida. Aqui reve-lam-se, ganham autoconfiança e transformam-se em seres huma-nos realizados e capazes de en-frentarem os desafios mais difíceis

acabando por constituir casos de sucesso e de prestígio social.

Conhecendo muito bem a rea-lidade de cada elemento facilita o saber intervir. O reconhecimento do papel do elemento no grupo pressupõe respeito mútuo. Se a criança ou o jovem tem o seu reconhecimento sabe que é por-tador de direitos e deveres para um relacionamento de valores que fazem parte da sua vida.

O Grupo Musical as CORES tem estas crianças, as que ne-cessitam de mais atenção; as que devem ser respeitadas no ambiente em que se inserem; as que devem participar nas acti-vidades sem distinção; as que devem ser tratadas por iguais.

Muito se orgulha o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho de ter criado em boa hora o Grupo Musical as CORES, pelo facto de ser um projeto de referência dos médi-cos das Consultas de Desenvol-vimento Pediátrico do Hospital Garcia de Orta, uma vez que tem apresentado casos de sucesso.

O sucesso tem vindo a au-mentar pela sua persistência e abordagem da temática “educar para os valores”. Pressupõe-se que esta consciência dos valores essenciais é atingida quando já existe um certo grau de aprendi-zagem e que se dá ao longo da in-tegração e da adaptação ao am-biente de grupo. Aqui o elemento interioriza gradualmente a expe-riência adaptando-se ao grupo.

Nos ensaios exercitam-se vá-rias vertentes essenciais à ativi-dade humana, tais como apren-dizagem musical, movimento corporal, jogos de motivação que se materializam numa gran-de diversidade, assim como as brincadeiras e os afetos.

Assim o Grupo Musical as CORES, no âmbito da aprendi-zagem musical começa por vi-venciar ritmos e gestos através das canções e coreografias. Mu-sicalmente a audição e a inte-racção das músicas de diferentes géneros e estilos, fazem parte do seu repertório abordando temas adequados às idades a fim de

desenvolver a memória musical. Uma vez que as canções trazem

alegria, as crianças sentem sempre muita vontade de as cantar. Can-tar é um excelente método de ensi-no, pois aprende-se mais facilmen-te porque é agradável e incentiva o seu envolvimento voluntário.

No âmbito do movimento os elementos têm necessidade de explorar o espaço a fim de exer-citar os movimentos corporais. Em cada idade o movimento apresenta diferentes característi-cas, algumas delas significativas. Interfere na ação mesmo antes de se iniciar. O objectivo é a co-ordenação dos movimentos, o que requer alguma concentração.

Depois de uma preparação cui-dada e provavelmente algo demo-rada, fruto da chegada de novos elementos, o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho apresentará a público, em Abril o Grupo Musical as CORES, com uma imagem renovada e apos-tando em manter e até melhorar a qualidade que o caracteriza.

jhs/C.V.

Referido no passa-do pelo professor Marcelo na tVI, o grupo Musical as Cores está de Pa-rabéns

A Associação Desportiva e Cultural Azinhaga das Paivas celebrou no dia 4 de Março o seu 16º Aniversá-

rio que comemorou no Pavilhão Pedro Ea-nes Lobato.

Nesta ocasião decorreu também a final do 3º Torneio de futsal Azinhaga Cup que englobou 8 equipas e onde a Azinhaga das Paivas conseguiu ir à final com duas equipas.

Do programa das comemorações consta-ram ainda.

Dança Sénior da Associação Azinhaga das Paivas, com a Prof. Helena Pombo; Grupo de Ballet do Alto do Moinho, pela prof. Ra-

quel Esteves; Hip-hop do Clube Beira Mar Almada, pela prof. Maria Temporão; Dan-ça do ventre, do Grupo Hedab “Velas”, pela prof. Cátia Oliveira; Dança contemporânea pelo Grupo de dança Reticências –prof. Franclim; Grupo de dança Extreme, pela prof. Helena Teixeira; Hip-hop Soc. Musical 5 de Outubro, pela prof. Lislinda; Ballet da Associação Azinhaga das Paivas, pela prof. Raquel Esteves; Hip-hop da Soc. Fil. Op. Amorense, pela prof. Raquel Esteves; Hip-hop Associação Azinhaga das Paivas, pela prof. Maria Temporão; Dança do Ventre do Grupo Hedab, pela prof. Cátia Oliveira

“Inshala”; Dança Oriental do grupo Lotu-sestudio, pela prof. Sara Zaki. Á qual se se-guiu a Sessão Solene e um porto de honra.

16º aniversário adcap

Page 14: 3.jornal seixal notícia

Desporto 14 de Março de 2012 | Jornal do Seixal14

FÉRIAS DESPORtIVAS DA

PÁSCOA 2012 Estão abertas as inscrições para as Férias Desportivas da Páscoa que decorrem entre 26 de março e 5 de abril, em vários locais do concelho, proporcionando a crianças e jovens do concelho a participação em atividades lúdicas e a prática de diversas modali-dades durante o período de interrup-ção escolar.As atividades têm lugar em equipamen-tos municipais e são acompanhadas por técnicos devidamente qualifica-dos. Assim, os jovens podem ocupar os tempos livres das férias participan-do em atividades que promovem esti-los de vida saudáveis e criando novas amizades. Ao mesmo tempo, as famí-lias vêem assim resolvido o problema de encontrar ocupação para os seus filhos durante a pausa escolar, através de uma resposta qualificada, controla-da e segura.Outra vertente desta iniciativa é a in-tegração social, sendo que muitas das instituições participantes realizam atividades dirigidas quer a portadores de deficiência, quer a crianças e jo-vens dos bairros sociais da Quinta da Princesa, Vale de Chícharos, Quinta do Cabral e Quinta da Boa Hora.A edição deste ano das Férias Despor-tivas da Páscoa conta com 17 centros de férias, entre clubes, associações de pais e instituições sociais, que já se encontram a receber inscrições.As Férias Desportivas da Páscoa são dinamizadas em parceria com movi-mento associativo, comunidade esco-lar e instituições de cariz social. cEntros dE Férias Programa Escolhas – Projeto Tutores de BairroDestinatários: Crianças e Jovens do Bairro da Quinta da Princesa

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, AmoraDestinatários: Alunos do Agrupamento Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e do Jardim de Infância da Quinta das SementesDestinatários: Alunos do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes LobatoCriar-TDestinatários: Crianças e jovens de Vale Chícharos e utentes da instituiçãoAssociação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Cruz de PauDestinatários: Crianças que frequen-tam o ATL da AssociaçãoIndependente Futebol Clube TorrenseDestinatários: Crianças entre os 6 e os 16 anosKhapaz - Associação CulturalDestinatários: Crianças e jovens da Quinta do Cabral e da Quinta da Boa Hora Grupo Desportivo do CavadasDestinatários: Crianças entre os 6 e os 14 anosCentro de Solidariedade Social de Pi-nhal de FradesDestinatários: Crianças entre os 6 e os 16 anos Centro Paroquial de Bem Estar Social de ArrentelaDestinatários: Crianças que frequen-tam o Jardim de Infância e ATL Pica-Pau

provas nacionais e distrtais de ginástica rítmica em corroios No passado fim-de-sema-

na, dias 3 e 4 de Março, teve lugar no Pavilhão

Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, o Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica de 2ª Divisão. A prova contou com a participação de cerca de 100 atletas, técnicos e dirigentes, provenientes de cerca 20 clubes de todo o País e ilhas.

A organização da prova foi da Casa do Povo de Corroios, com os apoios da Câmara Mu-nicipal do Seixal e da Federa-ção de Ginástica de Portugal.

Também no Pavilhão Muni-cipal do Alto do Moinho, de-corre neste domingo, dia 18 de março, entre 9 e as 17 horas, o Campeonato Distrital de 1ª Divisão Ginástica Rítmica e o 2º Encontro Minis e Infantis.

O Campeonato Distrital de Ginástica apura as atletas para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O Encontro de Minis e Infantis complementa o Campe-onato e permite que estas atletas

exibam o seu trabalho, uma vez que não têm quadro competitivo.

A prova é organizada pela Associação de Ginástica do Dis-

trito Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.

A VII Milha Urbana de Arrentela corre-se no sábado, dia 17 de Mar-

ço, a partir das 15 horas. A pro-va está inserida num conjunto de milhas urbanas que decorrem,

entre os meses de Março e Maio, nas freguesias de Arrentela, Cor-roios, Amora e Fernão Ferro, culminando com a Milha Urba-na Baía do Seixal.

As Milhas Urbanas de Fre-

guesia são corridas por escalões, desde infantis a veteranos VI e estão abertas a atletas de ambos os sexos a título individual ou em representação de clubes, escolas, empresas e outras instituições, federados ou não.

A iniciativa, que integra a 25.ª edição do Troféu de Atletismo do Seixal, tem o objetivo de conjugar a vertente desportiva com a confraternização popular. Através do traçado, pretende-se também promover o valor cul-tural e paisagístico do concelho, os espaços envolventes e um pri-meiro contacto desportivo com os mais jovens.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, até ao dia 16 de Março, no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento através do número de telefone

210 97 61 20 ou fax: 210 97 61 21.

A Milha Urbana Freguesia da Arrentela é organizada pela au-tarquia em parceria com a respe-tiva freguesia e com o Centro de Solidariedade Social de Pinhal dos Frades.

Programa das Milhas Urba-nas de Freguesia

Arrentela – 17 marçoCorroios – 24 de março Fernão Ferro - 1 de maioMilha Urbana Baía do Seixal

- 20 de maioEste conjunto de provas an-

tecedem a XXX Milha Urbana Baía do Seixal, agendada para o dia 21 de Maio.

As provas são organizadas pelo Movimento Associativo, com o apoio da autarquia e Jun-tas de Freguesia

milha urBana de arrentela corre-se neste sáBado

Decorrerá no próximo fim-de-se-mana de 17 e 18-Março, a disputa da 3ªJornada da 2ª Fase da Taça Fundação INATEL; que se espera decorra dentro do equilíbrio regis-tado nas duas rondas anteriores, e que já era de resto expectável, face á qualidade de todas as equipas participantes.

Assim, no GRUPO-A; o líder

Águias Negras FC. desloca-se no Sábado ao terreno sempre difícil do Aldeia dos Chãos, onde a equi-pa local, vinda de duas derrotas nas jornadas anteriores, poderá ter certamente uma das últimas opor-tunidades em reentrar na luta para o 1º lugar, mas

para que isso possa acontecer terá obrigatóriamente de ganhar

este jogo; o que a concretizar-se iria pôr ainda mais ao rubro a com-petição neste grupo.

Por sua vez os visitantes, com uma equipa muito organizada e disciplinada, para além de terem uma defesa muito difícil de bater, por certo estarão atentos, tentando evitar surpresas.

No outro jogo do grupo, a Casa

do Povo de Corroios recebe o UFC.Jardiense, em mais uma partida que se espera muito equilibrada e de re-sultado incerto. No entanto, parece claro que a partir daqui todas as vi-tórias para qualquer equipa serão muito importantes para as

contas finais, pelo que o factor casa poderá ser decisivo para os

respectivos desfechos.

torneio inatel , antevisão

Page 15: 3.jornal seixal notícia

PublicidadeJornal do Seixal | 14 de Março de 2012 15

Avenida 25 de Abril nº46-B Torre da Marinha | Contacto: 211 809 849

O horário de funcionamentoSegunda a sábado e feriados das 9 horas ás 19 horas,

Domingos das 15 horas as 19 horas

ONDE A NOVIDADECHEGA EM PRIMEIRO

agora com novas instalações na rua gil vicente

Page 16: 3.jornal seixal notícia

Publicidade 14 de Março de 2012 Jornal do Seixal16

:

A CRISE E AUMETOS

Próteses completas (superior e

inferior em acrílico) 500€00.

Extracção dentária para reformados e desempregados 30€00.

Mantemos a nossa tabela desde 2002, o tempo do escudo.