jornal a notícia - edição 61

14
Carmo da Mata, Minas Gerais De 22 de março a 05 de abril de 2013 Ano 2 - Nº 61 Editor: Thiago Góis Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013 MINAS EM SINAL DE ALERTA Em Carmo da Mata, 08 notificações suspeitas foram registradas até o momento. No Estado, 35 pessoas morreram por causa da doença. Porém, os números podem se elevar, pois parte dos 148.351 casos suspeitos da doença ainda está sob investigação. Homem morre em boate da cidade Nesta edição, conheça ALEXSANDRA ANDRADE, nossa Garota Top página 11 matéria especial na página 05 Segundo descreveu a PM, no boletim de ocorrência feito naquela noite, a causa da morte se deu pelo fato da vítima ter escorregado nas escadarias da casa de shows, vindo a se chocar contra a porta de saída de emergên- cia e se cortar nos estilhaços de vidro gerados com a queda. Reportagem Especial sobre o caso na página 05 FOTOS: CHARLES ELIAS JULIANA NOGUEIRA

Upload: thiago-gois

Post on 07-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Um jornal de verdade!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Notícia - Edição 61

Carmo da Mata, Minas Gerais De 22 de março a 05 de abril de 2013 Ano 2 - Nº 61 Editor: Thiago Góis

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

página 03

MINAS EM SINAL DE ALERTAEm Carmo da Mata, 08 notificações suspeitas foram registradas até o momento. No Estado, 35 pessoas morreram por causa da doença. Porém, os números podem se elevar, pois parte dos 148.351 casos suspeitos da doença ainda está sob investigação.

Homem morre em boate da cidade

Nesta edição,conheça ALEXSANDRA ANDRADE,nossa Garota Top

página 11

matéria especial na página 05

Segundo descreveu a PM, no boletim de ocorrência feito naquela noite, a causa da morte se deu pelo fato da vítima ter escorregado nas escadarias da casa de shows, vindo a se chocar contra a porta de saída de emergên-cia e se cortar nos estilhaços de vidro gerados com a queda.

Reportagem Especial sobre o caso na página 05

fotos: charles elias

juliana nogueira

Page 2: Jornal A Notícia - Edição 61

02

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

O Jornalismo e a Literatura

JÚNIA PAIXÃO

CASOS E REFLEXÕES

Editorial

THIAGO GÓIS

Nas redações jornalísticas tradicionais existem jornalistas que lá chegaram porque, tendo “jeito para escrever”, em algum momento, sonharam tornar-se escritores. A maioria aos pou-cos mudou de rumo e, abando-nando as veleidades literárias, concentrou-se na atividade jornalística. Outros passaram a viver uma dupla militância da palavra, tratando de ganhar a vida nas redações sem desati-var o sonho de produzir textos mais duráveis.

Em princípio, não existe incompatibilidade entre uma coisa e outra, mas o parentesco entre o jornalismo e a litera-tura pode induzir a equívocos que resultam desastrosos não só para os dois gêneros como para autores e leitores.

Em meados do século XIX, o jornalismo era forte e assumi-damente con-taminado pela literatura. A notícia era tra-tada com mil fi-rulas literárias. A certa altura, os editores se deram conta de que, se o jornal caísse de preço, mais gente iria lê-lo. O custo do aumento da tiragem seria com-pensado pela entrada de anún-cios. Foi nesse momento que a imprensa e a publicidade se descobriram e se casaram para sempre.

Para ser lido por mais gente, o jornal teve que mudar o seu conteúdo. Passou a publicar mais notícias, sobre assuntos mais variados, e menos opi-nião e textos literários. Como precisava atrair compradores,

começou a incorporar o sensa-cionalismo, em doses maiores ou menores.

O conteúdo dos jornais co-meçou a perder, ainda, em sub-jetividade, e a perseguir a obje-tividade, num estilo cada vez mais realista. Toda realidade que não fosse fácil e imediata-mente verificável passou a não interessar muito à imprensa.

Passou a valer mais o fato puro e simples, o fait divers, o incêndio, o crime, do que al-guma coisa abstrata que envol-vesse especulação, que exigisse muito dos miolos do compra-dor do jornal. Assim, uma série de coisas da vida real, do mun-do real, passou a não interessar

à imprensa.O modo de

ver, o olhar jorna-lístico passou por uma simplifica-ção, para alcan-çar mais gente e para não inquie-tar essa gente ao ponto de que ela pudesse desistir de comprar o jornal. Foi como reação a essa tendência, a essa obsessão da ob-jetividade, que na metade dos anos 1960 surgiu o chamado New Journalism, que é

um tipo de jornalismo que va-loriza mais a observação do que as palavras.

Este New Journalism, que surgiu nos Estados Unidos, procurou devolver ao jornalis-mo, aperfeiçoando-as, algumas ferramentas da literatura, como o uso de diálogos, a descrição de cenas e ambientes, e, sobre-tudo, quebrando a assepsia, a secura, a pobreza de um texto raso, de uma visão rasa da rea-lidade.

Editor-Chefe / Jornal A Notícia

Para ser lido por mais gente, o jor-nal teve que mu-dar o seu con-teúdo. Passou a publicar mais notí-cias, sobre assun-tos mais variados, e menos opinião e textos literários. Como precisava atrair comprado-res, começou a incorporar o sen-sacionalismo, em doses maiores ou menores.

Tardes de FutebolFui frequentadora de estádios de futebol quando criança. Na

falta de filhos homens, meu pai me levava com ele para assistir aos jogos do Galo no Mineirão. E eu adorava! Gritava e vibrava como um moleque, saía de lá completamente rouca e sentia-me realizada ao final do espetáculo. Lembro-me que várias vezes íamos de geral, junto com a massa alvinegra e não tenho ne-nhuma lembrança de incidentes ou problemas. Era pura alegria. Apesar do estádio lotado, não sentia medo. Sabia que acabado o jogo, voltaria pra casa sã e salva, como deve ser.

Naquele tempo, estádio de futebol era lugar de lazer. A torci-da fazia performances e criava hinos em louvor a seu time. A en-trada dos jogadores em campo era de arrepiar! Crianças, mulhe-res e idosos dividiam pacificamente o mesmo espaço dos jovens e das torcidas organizadas. Todos estavam lá para se divertirem e assistir seus ídolos jogarem. Se ganhavam, ficávamos eufóricos e alegres. Se perdiam, o máximo que acontecia era xingar o juiz (ou a mãe do coitado!) ou vaiar o time adversário para extravasar a frustação. Bons tempos que precisam voltar!

O episódio protagonizado pelos torcedores do Corinthians em Oruro, apesar de tantas especulações, não foi pior do que ocorrem todos os finais de semana nos estádios brasileiros. Em uma análise objetiva, talvez tenha sido apenas uma fatalidade, não houve intenção de matar. Por aqui, nos acostumamos a ver uma infinidade de agressões premeditadas, mortes estúpidas, demonstrações bárbaras de fúria e insensatez. Malfeitores tra-vestidos de torcedores que fazem da violência gratuita o objeti-vo das tardes de domingo. O garoto de 14 anos morto na Bolívia foi mais uma vítima da ignorância. Muitas outras se espalham Brasil afora.

E quem são os responsáveis? O time, os cartolas, as tor-cidas organizadas, a CBF, a FIFA, a segurança dos estádios? Talvez todos tenham sua parcela de culpa. Talvez seja preciso consultar e copiar medidas adotadas em outros países como a Inglaterra, que por muitos anos enfrentou a violência dos hooligans. Talvez esteja passando da hora de um tratamen-to de choque contra os vândalos, que transformam o esporte mais popular do país em uma arena de gladiadores do ódio e da intolerância.

Acredito que a discussão sobre o caso de Oruro seja muito maior que apontar o culpado pelo uso do artefato que matou o jovem torcedor do San Jose. É preciso que seja a gota d’água que derrame toda a impunidade e a benevolência com que são tratados aqueles que instauram o terror nos estádios de fute-bol e usurpam de milhares de famílias, o direito de darem a seus filhos experiências e lembranças felizes como as que eu vivi naquelas alegres tardes de domingo e futebol!

PSICOLOGIA EM FOCO

CAMILA LOBATO

Vivemos em uma época em que as mulheres conquistaram um grande espaço e muitos papéis. Mais que mãe, avó, esposa, dona de casa, essas mulheres vem se ousando no mercado de trabalho desde a Segunda Guerra Mundial, que por falta de mão de obra masculina, começaram a conquistar seu lugar neste mundo globalizado e competitivo. Então falar de uma mulher seria um equívoco. Na verdade, são várias mulheres dentro de uma mulher.

As mulheres com seus vários papéis e assumindo cada vez mais funções, buscam resolver tudo que aparece no seu dia e nas suas relações, podendo correr o risco de esquecerem de si mesmas e considerar seus desejos e sonhos.

Às vezes com tantas tarefas o sentimento final é de frustra-ção por não dar conta de fazer tudo. A mulher contemporânea conquistou tanto espaço, mostrou tanto resultado e desempe-nho que procura uma perfeição em todas as execuções de seus vários papéis, que não existe, e isso se torna um mal para elas mesmas. Não sabem que é natural que algo saia mal feito. Então desperta uma cobrança interna que consome toda sua energia.

Hoje pode-se falar que as mulheres carregam o mito de se-rem “poderosas” quase que 24 horas por dia, tendo que executar todas as tarefas e com total perfeição. O mito da mulher pode-rosa. Essa posição retira as mulheres de outra posição que é a de serem humanas com imperfeições e limitações. Nem sempre dá para fazer tudo bem feito no momento certo. Precisamos divi-dir tarefas, delega-lás para os outros quando não damos conta.E isso é o que as mulheres não vem fazendo ou tem dificuldades de fazer.

Com isso os homens, por sua vez, estão ficando cada vez mais recolhidos e assustados. As mulheres querem dar conta de tudo e serem melhores em tudo.

Assim essa imagem de mulher que vem sendo construída não deixa espaço para os homens desempenharem seus papéis e para as diferenças de gênero. Será que isso não esta correla-cionado a tantos conflitos entre os casais? Talvez as mulheres queiram uma igualdade com o outro sexo que não existe desde bases biológicas. Homem é diferente de Mulher. O enriquece-dor é lidar com as diferenças. Cada um com suas potencialida-des e limites.

Então mulheres voltem para vocês mesmas e tire um tempo. A sensibilidade, sensualidade, leveza são características femini-nas. Busque o tesouro da feminilidade que existe em cada uma, cada qual do seu jeito. Reserve um tempo para vocês. Aprovei-tem seus potenciais e habilidades, mas saibam reconhecer seus limites. Responsabilize pelo o que é de vocês, o que é do outro não nos pertence.

O Mito da Mulher Poderosa

Carta à RedaçãoNão sei o que fazer com os meus filhos

Várias vezes, nós, profissionais da educação, ficamos sem saber o que dizer aos pais que, ao serem chamados à escola, nos dizem desesperançosos com esta humilde frase. A campanha da fraternidade deste ano nos convida a irmos ao encon-tro dos jovens neste período marcado pela instabilidade dos critérios de compreensão e dos valores, pelas novas possibili-dades de interação e desigualdade de oportunidades. A família tem um grande papel na vida de cada jovem - isto já sabemos -, mas será que estão realmente ocupando seus devidos lugares de pais e filhos? Vejo vários pais trocando de papéis com os filhos, não se sabe mais quem cuida de quem. Estamos seduzidos pelo ter de ser “modernos”, ter de ser “amiguinhos” dos filhos, ter de estar em forma, ter de parecer juvenis a qualquer custo ou ter de afogar em trabalho e ficando omissos.

Na liberalidade reinante não estão sabendo o que fazem. Filhas de onze anos em festinhas sem o cuidado de adultos. Pré-adolescentes transam, curtem maconha ou drogas pesadas, sempre depois que o primeiro copo de bebida ou o primeiro cigarrinho abriram a porta.

Pais acham que a internet e coisas do gênero são modernas demais e que daria muito trabalho aprender a lidar com tudo isso, ou iriam se sentir ridículos. Como não saber que sites de internet as crianças e adolescentes frequentam, onde passam o fim de semana e com quem? Como não saber o que se passa com eles? Mesmo não sendo onipotentes é nossa obrigação ser responsáveis por eles sim! Quem ama cuida . Quem ama se informa, se interessa.

Temos crias indefesas e não me digam que crianças de onze anos e adolescentes de quinze dispensam pai e mãe. Se numa ponta temos pais negligentes, na outra estão os excessivamente assustados com tantas novidades e compromissos, carentes de orientação, conscientes do dever de cuidar, mas sem saber como. Então exageram: fecham as portas e janelas, acumulam proibições exageradas, crescem os confrontos. Todos sufocando num ambiente carregado de agressividade e tensão.

Nem pensar em uma família que tanto se prega em propagandas de margarina, pois isto seria uma idealização ingênua, saudável seria a família a um tempo protetora e estimulante, que, nesse difícil equilíbrio, deixasse o filho criar asas e, na hora certa sair do ninho, continuaria a ser atenta sem ser controladora. Uma asa quebrada, uma pata ferida, um desastre poderiam se consertados até mesmo numa breve visita. A família é o ponto de apoio e referência. Deixo aqui o meu convite a vocês pais, que colocaram seus filhos no mundo com o objetivo de criar e educar, serem felizes. Vamos dar as mãos, unir forças e sermos realmente, pais e mães. E que Deus nos ajude nesta árdua tarefa!

Carta enviada pela assinante VÂNIA APARECIDA MARQUES

Editorial/Opinião

Page 3: Jornal A Notícia - Edição 61

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

www.portalanoticia.com.br Especial

Emerson Rabê[email protected]

Minas intensifica ações de combate à Dengue

Emater presta contas dos serviços executados em 2012

Os setores de saúde de todo o Estado estão em estado de alerta e inten-sificando os trabalhos de eliminação de criadouros do mosquito da Dengue. Segundo a Secretaria Es-tadual de Saúde (SES), o perigo da criação do mos-quito não está restrito somente a caixas-d’água, pratinhos de plantas, gar-rafas e pneus, mas tam-bém a outros locais que facilitam o acúmulo de água e que se encontram em um regular estado de conservação.

Desde janeiro deste ano, o número de sus-peitas da doença no Es-tado não para de crescer. Até o momento, segundo relatório da SES, já são

Em Carmo da Mata, 08 notificações suspeitas foram registradas até o momento37.821 casos confirma-dos da doença, sendo que 88 destes são de Den-gue hemorrágica ou com complicações, números que superam os registros dos anos de 2011 e 2012. De acordo com a secreta-ria, 35 pessoas morreram por causa da doença. Po-rém, os números podem se elevar, pois parte dos 148.351 casos suspeitos da doença ainda está sob investigação.

No centro-oeste mi-neiro, os números tam-bém já começam a as-sustar os moradores de cidades como São Gonça-lo do Pará, que enfrenta até o momento a primeira epidemia de sua história, com 576 casos já regis-trados no município, e a cidade vizinha de Divinó-polis, que tem 163 casos

confirmados.Na cidadeA Secretaria Munici-

pal de Saúde, através de seu setor epidemiológico, divulgou alguns números já registrados pelo órgão. Até a quarta-feira (03) foram 08 casos suspeitos na cidade. “As notifica-ções desses casos suspei-tos foram registradas nos PSF’s da Cohab e bairro Jardins”, contou a Super-visora Epidemiológica da SEMS, Rafaela Sousa. Segundo ela, o índice de infestações do município já supera o proposto pelo Governo do Estado. “O índice estipulado pelo go-verno é de 1% e Carmo da Mata já atinge 1,9%”, co-mentou.

De acordo com Ra-faela, e segundo dados resgatados em visitas e

trabalhos dos agentes, no município os bairros com situação mais crítica e propícios para a prolife-ração do mosquito trans-missor da dengue são: Nossa Senhora Aparecida, Aeroporto e a Estação. “As caixas-d’água, pneus, os vasos estão sendo muito bem tratados, estão rece-bendo atenção, mas o que está deixando a desejar são os lixos recicláveis e sujeiras deixadas em lotes vagos e outros locais. A maioria de nossas notifi-cações estão vindo deste tipo de situação”, expli-cou.

Em 2010, a cidade en-frentou sua primeira epi-demia da doença, quando registrou 248 casos da Dengue. “Este verão foi tranquilo, mas o trabalho de prevenção tem que ser

intensificado para que, no próximo verão não te-nhamos tantos registros”, aconselhou a supervisora, tendo em vista os núme-ros de 2010 e a impor-tância de uma pessoa não contrair novamente o ví-rus. “Se a mesma pessoa pegar novamente o vírus, isso pode provocar uma hemorragia, o que pode resultar em óbito”, con-cluiu Rafaela.

Os cuidadosTanto as secretaria

municipais quanto a SES trabalham incessante-mente para reforçar a im-portância de eliminar os criatórios que se formam em imóveis habitados, responsáveis por cerca de 80% dos focos do mosqui-to Aedes aegypti. Porém, chamam a atenção para os locais mais inusitados

que podem provocar o acúmulo de água e a pos-sível proliferação do mos-quito.

Os combates também devem ser intensificados em lotes vagos, na recicla-gem correta do lixo, em cacos de vidro, tampinhas de garrafas PET, potes de iogurtes, sacolas plásticas, dentre outros. Na parte inferior de algumas gela-deiras há um reservató-rio que retém a água do degelo, o recipiente pode se tornar um local ideal para o desenvolvimento das larvas. “Por isso é pre-ciso que as pessoas olhem para todos os focos e lim-pem os quintais e possí-veis criatórios pelo menos uma vez por semana”, aconselhou o entomolo-gista da FioCruz, Rafael Freitas.

Até o momento, o Estado já registrou 148.351 casos suspeitos de contaminação com o vírus da Dengue. Desses dados, 37.821 casos foram confir-mados com 88 sendo de Dengue hemorrágica e 35 óbitos ocasionados pelos agravantes da doença. Os números já ultrapassam os dados dos anos de 2011 e 2012 e ainda podem aumentar.

No município, 08 casos suspeitos foram registra-dos em dois PSF’s pela Secretaria Municipal.

Os combates também devem ser intensificados em lotes vagos, na reciclagem correta do lixo, em cacos de vidro, tampinhas de garrafas PET, potes de iogurtes, sacolas plásticas, dentre outros

fotos: emerson rabêlo

fotos:thiago gÓis

O escritório local da Empresa de Assistên-cia Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) promo-veu no dia 25 de março

Emerson Rabê[email protected]

uma reunião na Câmara Municipal de Carmo da Mata, onde divulgou os resultados finais de todas as atividades e projetos realizados pela empresa no município.

Todos os vereadores,

além dos representantes dos Sindicatos dos Tra-balhadores e dos Produ-tores Rurais de Carmo da Mata e do Prefeito Municipal Almir Resende Júnior, estiveram presen-tes na prestação de con-tas, que foi dirigida pela Engenheira Agrônoma da Emater local, Caroline Teixeira, e acompanhada pelo Coordenador Técni-co José Rovirson Carva-lho.

Durante a apresenta-ção dos trabalhos realiza-dos, Caroline informou que o número de agricul-tores familiares atendi-dos pela Emater no mu-nicípio quase chega ao número 600.

Através do Programa

Nacional de Alimenta-ção Escolar (PNAE), que assistiu seis famílias agri-cultoras em 10 projetos elaborados e beneficiou 1500 alunos, gerou fun-dos de mais de R$ 14 mil. Os projetos de crédito rural e as declarações de aptidão, organizadas pela empresa, renderam mais de R$ 12 milhões. Segundo os dados for-necidos pela engenheira, 15 famílias foram bene-ficiadas pelo Programa Minas Sem Fome, através do fornecimento de insu-mos, como fertilizantes, mudas de árvores frutí-feras e kit’s de apicultura.

Num total, de acor-do com a prestação de contas dos serviços da

Emater no ano passa-do, foram captados para o município, através da empresa, exatamente R$ 12.063.631,33. “Es-peramos, neste ano de 2013, fortalecer ainda mais nossas parcerias,

beneficiando uma maior quantidade de agriculto-res bem como continuar promovendo o desen-volvimento rural susten-tável no município de Carmo da Mata”, revelou Caroline Teixeira.

Vereadores, além dos representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Rurais e do prefeito Almir Resende, estiveram presentes na prestação de contas

Durante a apresentação dos trabalhos realizados, Caroline informou que o número de agricultores familiares atendidos pela Emater no município quase chega ao número 600.

Page 4: Jornal A Notícia - Edição 61

04

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

A p r ox i m a d a m e n t e meio quilo de pasta base de cocaína foi apreendi-da e dois homens presos pela Polícia Militar na noite de terça-feira passa-da, dia 26, no trevo da ci-dade de Carmo da Mata, em uma operação deno-minada “Fronteira/Divi-sa Integrada”, que mobi-lizou pouco mais de 10

Pasta base de cocaína é apreendida no trevo da cidadeThiago Góis

[email protected]

Thiago Gó[email protected]

policiais da guarnição de Carmo da Mata, Oliveira, Lavras e também da Polí-cia Rodoviária Estadual e Polícia Ambiental.

Carlos Alexandre Di-niz de Andrade (Xande), de 22 anos, e Lucas Edu-ardo Alves da Silva, de 18 anos, sendo os dois da cidade de Oliveira, foram presos nas proximida-des do trevo de Carmo da Mata com aproxima-damente 500 gramas de

pasta base, um litro de substância utilizada no refino da droga, pouco mais de R$ 50,00 em di-nheiro, além de dois car-tões bancários e apare-lhos celulares.

Segundo a PM, várias denúncias anônimas, in-formando que “Xande” teria ido até a cidade de Divinópolis em busca do entorpecente, chegaram ao seu conhecimento, e, a partir disso, a operação foi montada no trevo da cidade de Carmo da Mata para prender os acusados. Ainda segundo a polícia, todas as motocicletas que passavam pelo trevo esta-vam sendo abordadas.

Os dois acusados, vin-dos de Divinópolis, ao avistarem algumas via-turas da polícia no trevo da cidade, desligaram a moto da marca Hon-

da, modelo Twister, cor prata, e um deles se es-condeu às margens da rodovia. Ao presenciar o fato, segundo a PM, duas viaturas foram ao encon-tro da motocicleta e dos indivíduos, sendo que o condutor da moto e o passageiro saiu em dispa-rada, deixando para trás uma sacola plástica. Po-rém o condutor foi abor-dado por outros policiais que estavam no trevo do município. Antes de ser abordado, Xande ainda tentou atropelar um dos policiais. A PM foi até o local onde a moto havia parado e encontrou à margem da rodovia a sa-cola que continha os en-torpecentes.

Carlos Alexandre Di-niz de Andrade (Xande), que é conhecido no meio policial por ser o maior

traficante de cocaína da cidade de Oliveira, já teve algumas passagens como autor em boletins de ocorrências envolven-do posse de substâncias entorpecentes, conforme informou a polícia. Lucas Eduardo Alves da Silva, de 18 anos, também já este-ve envolvido como autor em ocorrência de tráfico de drogas, no final do ano

passado, ocasião em que ainda era adolescente.

Os dois foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Campo Belo para serem ouvidos e a motocicleta apreendida. A operação foi conduzida pelo Tenente Miliorelli. O Sargento Barcelos con-duziu os trabalhos da po-lícia de Carmo da Mata.

Carlos Alexandre (Xande) e Lucas foram presos nas proximidades do trevo de Carmo da Mata com aproximadamente 500g de pasta base, um litro de substância utilizada no refino da droga, pouco mais de R$ 50,00 em dinheiro, além de dois cartões bancários e aparelhos celulares.

fotos: thiago gÓis

Homem é detido com drogas e moto sem documentosthiago gÓis

Uma família oliveiren-se vive, há alguns meses, um dilema parecido com enredos de novelas. É que desde o mês de novembro do ano passado, encontra--se desaparecido o jovem Douglas Uéverson Cos-ta, de apenas 15 anos. O garoto, que é nascido em Belo Horizonte, residia na cidade de Oliveira.

De acordo com in-formações repassadas à reportagem do Jornal A Notícia pela tia do me-nino, Nathaly Alves, que mora em Carmo da Mata, Douglas foi visto pela úl-tima vez na casa do pai, na cidade vizinha, antes de seu desaparecimento. “Estamos procurando por ele desde seu desapare-cimento, mas ainda não

Família procura por jovem desaparecido em novembro

Promotores de MG mobilizados contra a PEC da Impunidade

Emerson Rabê[email protected]

conseguimos nenhuma pista ou informação de onde ele possa estar ou do que possa ter acontecido exatamente”, comentou a tia, acrescentando que a Polícia Civil de Carmo da Mata e de Oliveira já tem conhecimento do caso.

Segundo ela, Douglas é um adolescente comu-nicativo, simpático e faz amizades facilmente por onde passa. Ela ainda con-tou que o garoto estudava na Escola Municipal Mário Campos e que era de alta estatura, de pele morena e de corpo magro. O adoles-cente frequentava Carmo da Mata, onde também fez algumas amizades.

Os familiares esperam ansiosos por informações do paradeiro de Douglas e pedem que, se alguém tiver alguma informação sobre o caso, entre em

contato com a tia do garo-to pelo telefone (37) 9999-4478 ou diretamente com a Polícia Civil. Douglas é filho de Nadim Costa e Cláudia Abreu. “Todos nós estamos muito mal pelo que aconteceu, queremos informações, queremos saber onde ele está. Qual-quer pista para que possa-mos amenizar nossa dor”, desabafou Nathaly.

Douglas Costa foi visto pela última vez em 05 de novembro do ano passdo, na cidade de Oliveira

arquivo de família

Está em tramitação no Congresso Nacional o projeto de emenda à Constituição denomina-do PEC 37, que restringe o poder de investigação criminal às polícias Fede-ral e Civil. Se a emenda for aprovada, será retira-do, por exemplo, o poder de investigação do Minis-tério Público e de outros órgãos como Ibama, Re-ceita Federal e Previdên-cia Social.

Preocupados com esta situação, procuradores federais e promotores de Justiça deflagraram mobi-lização nacional para que a sociedade pressione de-putados e senadores a não aprovar a lei que, no seu entendimento, poderia aumentar a impunidade

de crimes como os de la-vagem de dinheiro e des-vio de recursos públicos.

MobilizaçãoComo parte da mobi-

lização contrária à Pro-posta de Emenda Consti-tucional, batizada como PEC da Impunidade, pro-motores de todo o Estado vão realizar, no dia 08 de abril, em várias Comarcas Mineiras, um ato público de mobilização em defesa do poder investigatório do ministério público e de outras instituições.

O ato público, segun-do carta convite divulgada pelo Ministério Público do Estado de Minas Ge-rais, tem a finalidade de informar à sociedade em geral sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 37/2011, que tramita no Congresso Nacional e visa tornar a atividade in-

vestigatória criminal ex-clusiva das polícias judi-ciárias, cerceando o poder de investigação criminal do Promotor de Justiça e de outras autoridades; bem como, esclarecer quanto aos nefastos efei-tos de sua aprovação, no que concerne ao combate à criminalidade, à corrup-ção e à impunidade no Brasil.

Também foi lançado um abaixo-assinado con-trário à PEC da Impuni-dade, que, em Carmo da Mata, pode ser assinado na sede do Ministério Pú-blico da Comarca, que fica localizado no prédio do Fórum local, no centro da cidade. O jornal A Notícia aderiu ao movimento e já assinou o manifesto con-trário à PEC, através dos jornalistas Evandro Ribei-ro e Thiago Góis.

Thiago Gó[email protected]

Um homem foi preso na manhã de domingo (24), nas proximidades do bairro Jardins, por-tando duas porções de cocaína e conduzindo uma motocicleta sem documentação e sem placa e com a Carteira

Nacional de Habilitação (CNH) vencida.

Manoel Lopes do Santos Filho, 47 anos, que tinha um mandado de prisão em aberto por associação ao tráfico, expedido pela Comarca de Cláudio, conduzia a motocicleta, da mar-ca Haobao, na Rua Pa-dre Antônio quando foi

abordado pela PM. Após busca pessoal, foram encontradas duas por-ções de cocaína com o acusado.

Segundo a PM, a moto não possuía docu-mentação, sendo adqui-rida em um leilão como sucata e a sua CNH de Manoel estava vencida. Ao checar o sistema in-

formatizado da Polícia, foi constatado que Ma-noel tinha um mandado de prisão em aberto por associação ao tráfico. Ele foi preso e encami-nhado para a Delegacia de Polícia Civil da cida-de de Campo Belo e a motocicleta, da marca Haobao, cor vermelha, foi apreendida.

Gerais

Page 5: Jornal A Notícia - Edição 61

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

www.portalanoticia.com.br

A trágica morte do jovem Valério Thiago de Souza, de 26 anos, ocor-rida na madrugada de domingo (31), no Salão de Festas Nininha, está repleta de versões e sus-peitas, o que está fazendo com que a polícia aumen-te as investigações para se chegar à realidade dos fatos acontecidos naque-la noite.

Contudo, inicialmen-te, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil tra-balham com a hipótese de que a causa da morte tenha sido acidental, isto é, uma fatalidade.

Segundo descreveu a PM, no boletim de ocor-rência feito naquela noi-te, a causa da morte se deu pelo fato da vítima ter escorregado nas esca-darias da casa de shows, vindo a se chocar contra a porta de saída de emer-gência e se cortar nos es-tilhaços de vidro gerados com a queda.

Ainda segundo a polí-cia, com base na declara-ção da médica plantonis-ta que estava atendendo naquela noite, Drª. Iza-bela de Oliveira, Valério Thiago chegou ao hos-pital já sem vida e com um corte de aproximada-mente 10cm na região da axila, supostamente oca-sionado por um pedaço do vidro da porta, e que a causa da morte teria sido por choque hipovolêmico (perda de grandes quanti-

Homem morre em boate da cidadeCausa da morte teria sido acidental, porém familiares acreditam em outra hipótese.Polícia investiga o caso

Thiago Gó[email protected]

Outras informações sobre o caso

dades de sangue, provoca-do por hemorragia, e que pode levar à morte em poucos minutos). Após constatação da causa da morte, o corpo da vítima foi liberado, sendo velado e enterrado em Carmo da Mata.

Na segunda-feira, após vários comentários e ver-sões que se espalharam pela cidade, a equipe do Jornal A Notícia decidiu acompanhar mais deta-lhadamente o caso para recolher informações concretas sobre a morte.

Em contato com o Delegado da Comarca, Dr. Douglas Camarano, o mesmo informou que estava começando as in-vestigações, estando em uma apuração inicial, e que, até o momento, a causa da morte teria sido acidental. “Estamos co-meçando as investigações para que possamos dar uma resposta concreta sobre o caso apontado. Inicialmente, trata-se de uma fatalidade, mas que buscará esclarecer todas as dúvidas para a socieda-de”, informou.

Em relação a um su-posto homicídio, o dele-gado informou que ainda é cedo para afirmar. “Es-tas versões estão sendo le-vantadas e várias pessoas, inclusive familiares, estão sendo ouvidos para po-dermos esclarecer a socie-dade e não restar dúvidas do ocorrido”, destacou o delegado.

A reportagem procu-rou Wellington Pedro,

produtor do evento, para falar sobre o ocorrido na boate. Segundo ele, havia um segurança nas proximidades da porta de emergência, porém, no momento da suposta queda de Valério Thiago, este profissional esta-va separando uma briga. “O segurança foi separar uma briga no momento que aconteceu a queda do ‘Carneirinho’ e que ele escorregou nas escadarias por estar muito bêbado”, explicou, informando que no momento do socorro, feito por profissionais da saúde do hospital local, ele ainda estava com si-nais de vida.

A reportagem também conseguiu obter informa-ções de frequentadores da festa, alegando que o jo-vem falecido, minutos an-tes do acontecido, estava com sinais de embriaguez e que ele havia envolvido em algumas discussões.

Usando da neutralidade jornalística, a equipe do jor-nal também procurou os do-nos do salão de eventos para manifestar sobre o ocorrido. Eles lamentaram, solidariza-ram com a família do jovem e manifestaram que estão aguardando as investigações para tomarem as medidas necessárias.

O jornal A Notícia ten-tou contato com a médi-ca plantonista para falar sobre o caso, porém obti-vemos a informação que ela estaria em Carmo da Mata somente na quinta--feira, sendo um dia após o fechamento desta edi-ção.

Familiares acreditam em outra hipótese

Os familiares da vítima,

Jornal A Notícia também procurou a PMO Jornal A Notícia, usando da objetividade jorna-

lística, também procurou a Polícia Militar, que, através do Comandante do Destacamento, sargento Geovani Magela, responsável pelo registro da ocorrência, para relatar o fato a nossa equipe.

O acontecido daquela noite“Recebemos várias ligações informando que uma

pessoa, ao iniciar a descida da escada do local, havia ca-ído pelos degraus, vindo a chocar contra uma porta de vidro existente na saída do imóvel, momento este que se cortou e precisava de socorro médico”.

Suposto atraso no atendimento?“Não, pois de imediato realizei contato com a recep-

ção da Santa Casa, através da atendente Adriana, que enviou uma ambulância. Os primeiros socorros foram efetuados pela ambulância, que fizeram a locomoção da vítima até o hospital rapidamente. Porém, pelo fato de haver muitas pessoas no local, e quem espera uma am-bulância ou uma viatura policial tende a ficar ansioso, principalmente quando tem várias pessoas envolvidas, a solidariedade humana e a vontade de socorrer ou que o socorro chegue rápido faz com que as pessoas fiquem nervosas, principalmente quanto o fato ocorrido tira a vida de uma pessoa”.

A competência da PM“A primeira providência da PM em atendimento de

uma ocorrência é o socorro à vítima e este o socorro foi providenciado conforme relato acima. Além dis-so, quanto acontece qualquer fato, é dever da polícia prestar assistência a vítima, em seguida prender o cri-minoso, com apreensão do instrumento de infração e/ou seu produto, se for o caso; isolar e preservar o local; arrolar testemunhas; comunicação do fato a autorida-de de policia judiciária, com o acionamento de perícia, nos casos que for necessário; vigilância sobre o local e indícios, e depois relacionar com a imprensa, na forma preconizada nos documentos normativos”.

Esclarecimentos para a população“Para a PM é primordial a vida e mesmo que, em um

atendimento de ocorrência, quando sabemos quem é o autor, temos que, primeiramente, prestar socorro e de-pois prender o autor, pois não adianta se prendê-lo e a vítima vir a falecer”.

ao serem procurados pelo Jornal A Notícia, alegaram que Valério Thiago não morreu vítima de uma fata-lidade, mas, sim, por alguém que teria te esfaqueado. Versão esta não confirmada nem pela Polícia Militar e nem pela Polícia Civil, mas que segue em investigação.

Segundo a esposa da víti-ma, Suzana dos Santos Car-valho, ela chegou a ser inti-midada para não entregar o telefone celular de Valério para a polícia. Ela ainda acre-dita que um vizinho de sua residência, que esteve junto de Valério Thiago durante a noite, e que estamos preser-vando a sua identidade, sabe o que realmente aconteceu com o jovem. Versão esta não confirmada por este vizinho.

O delegado da Comar-ca, Dr. Douglas Camara-no, já começou a realizar alguns procedimentos para iniciar o inquérito. O primeiro deles foi acionar o Instituto de Crimina-lística da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, que, através de um peri-to, realizou algumas in-vestigações no Salão de Festas Nininha, na tarde de segunda-feira, dia 01. Também foram intima-das algumas testemunhas para ajudar nas primeiras investigações.

O Corpo de Bombeiros também esteve presente na boate onde aconteceu o fato, na manhã de ter-ça, dia 02, para vistoriar o local, constatando que o Salão de Festas Nininha, possui o mínimo de se-gurança necessário para funcionamento, não po-

dendo atestar falhas no local e que foi feita uma notificação ao proprie-tário para que o mesmo providencie o projeto de incêndio e pânico para a liberação do Alvará do Corpo de Bombeiros. Os militares compareceram em outros salões de festas da cidade, com o intuito de verificar suas situações e declararam que todos estão com documentação regularizada, faltando so-mente alguns detalhes,

que foram notificados e os proprietários terão o prazo de 60 dias para re-gularização Estiveram presentes nos locais onde se realizam eventos os Bombeiros Militares sar-gento Lino e cabo Carva-lho.

No próximo núme-ro do jornal, traremos mais detalhes deste acontecimento que não foram apurados até o fechamento desta edi-ção

Na foto em destaque, do lado esquerdo, vemos o jovem Valério Thiago, o Carneirinho, horas antes de sua morte na boate. Várias versões do fato estão sendo levantadas pelas investigações

charles elias / arquivo pessoal

charles elias

thiago gÓis

Caso Carneirinho

Page 6: Jornal A Notícia - Edição 61

06

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

ALFEU SÁBATO

O PRESENTE E AS REMINISCÊNCIAS

Faço votos que outros tamanduás venham nos visitar, que o nosso Carazinho faça sucesso no futebol, que os estudantes brilhem em suas futuras profissões, que nossas indústrias cresçam sempre mais, que nossas escolas e nossos departamentos de saúde sejam referências nacionais“ ”

O bom tamanduá veio nos visitarFinalmente nossa

Carmo da Mata aparece na TV sem ser por moti-vo de notícias deprimen-tes. Já fomos motivos de chacotas e até o repórter “chutador de baldes” já amassou tantos baldes que pretende mandar a conta para nossa cidade pagar o prejuízo.

Já fomos motivos de furos de reportagens ao longo de nossa história. Lembramos de alguns ca-sos como o de um nosso conterrâneo que fez uma

cirurgia de estômago em Belo Horizonte, onde foi necessária a retirada de um terço deste órgão. A notícia circulou e o povão acreditou ser um milagre, pois acharam um terço (Rosário) no estômago do paciente, que tornou--se um milagreiro. Outro, caiu no conto do “pacote”, em Belo Horizonte, e en-tregou uma fortuna para os “malandros”.

Também surgiu em Carmo da Mata um padre que fazia milagres no po-

voado dos Campos. Isto acabou se tornando uma notícia nacional. Outro caso aconteceu com dois cidadãos carmenses, que, na ânsia de “consertar” a vida, foram até Belo Ho-rizonte ler a sorte com uma famosa cartomante, a “madame Nicéia”. Volta-ram sem nenhum tostão no bolso e a vida conti-nuou a mesma.

Teve outro carmense que, dando um alarme fal-so na Capital, mobilizou as polícias civil e militar a

interditarem um quartei-rão e fizeram uma caça a bandidos que não existiu. E o mesmo carmense in-ventou uma história fan-tasiosa, informando que um bando de ciganos o se-questrou e o vendeu para um circo, onde acabou se tornando um grande ar-tista. A polícia apurou o caso e descobriu que isso era uma grande mentira. Tivemos também casos passionais, sequestros, desaparecimentos e tan-tos outros. Ultimamente, está na moda os escânda-los políticos, que, lamen-tavelmente, dão Ibope.

Recentemente fui abordado por uma repór-ter de TV, que, ciente de que eu era de Carmo da Mata, disse: “Sua cidade está sendo um prato cheio para nós”. Mas, como um bom carmense, eu res-pondi: “Temos casos es-porádicos, e em outras cidades são casos diários”. Além disso, a maioria dos personagens das reporta-gens são forasteiros que vêm perturbar a nossa co-munidade, cuja maioria é gente do bem.

Faço votos que outros tamanduás venham nos visitar, que o nosso Cara-

zinho faça sucesso no fu-tebol, que os estudantes brilhem em suas futuras profissões, que nossas in-dústrias cresçam sempre mais, que nossas escolas e nossos departamentos de saúde sejam referên-cias nacionais.

Temos, além do bom tamanduá, motivos e talentos que justificam estarmos na mídia, sempre por ocasiões que nos façam sentir orgulhosos de sermos carmenses.

Um “abraço de ta-manduá” (bem aperta-do) para todos.

Opinião / Cidade

A Guarnição da Po-lícia Militar Ambiental (GPMAmb), da cidade de Oliveira, resgatou, na manhã de segunda-feira, 25 de março, em uma re-sidência na Rua José de Matos, centro de Carmo da Mata, um tamanduá--mirim. O animal estava escondido atrás de um vaso com plantas, na va-randa da casa e foi encon-trado pela proprietária do imóvel. Após reconhecer o animal, com a ajuda de

Tamanduá-mirim é resgatado no centro de Carmo da Mata

Emerson Rabê[email protected]

emerson rabêlo

Hoje quis pensar que sentido tem a minha vida. Engraçado, pou-cas pessoas se preocu-pam com isso. Deixam as coisas acontecerem. Se aprofundarmos, o que veremos? Que a maioria da população é fabrica-da. Contentam com suas posições. E eu certamen-te vou no meio dessa maioria. Tristeza. Por que não penso que sou sujeito e posso procurar reconstruir aquilo que foi construído pelo homem? Olho para os lados, estou só e absorto nesse pen-samento. Procuro fugir para ficar de acordo com a maioria. A luta é ingló-ria. Temos que continuar a orientar com o mínimo necessário para viver.

O rico, apesar de sua prisão, muros altos, pro-tegidos com alarmes, guardas e até mesmo cães ferozes, tem muitos pra-zeres. Já o pobre, prati-camente nenhum prazer, predomina sim a angús-

A realidade do mundo em que vivemospor Ronaldo Ribeiro de Oliveira

tia e o sofrimento. De que adianta o ho-

mem intervir na natureza e fazer cultura se a socie-dade, antecipadamente, estabelece nossos papeis e as nossas funções. Filho de rico sempre será rico, filho de deputado sempre será deputado e assim por diante. O filho do pobre será pobre sem nenhuma perspectiva. Que mun-do é esse? Onde estão os valores individuais? E os concorridos concursos? Acho graça. Tudo já está anteriormente definido. Uma vergonha. Quando chegamos aí o encanto da vida desaparece. Dei-xamos de ser um misté-rio dentro de uma trans-formação contínua, pois já conhecemos o futuro. Sem dúvida alguma o ser social condiciona a po-sição do indivíduo. Só o verdadeiro conhecimento poderia levar-nos a agir de outro modo.

Olho e observo o meu papel social, me trazendo

uma identidade: Ronaldo, ex-gerente dos laborató-rios Pfizer, uma grande multinacional. Grande coisa; será que me consi-dero realizado? O homem só procura status? Amor, sentimento e lazer ficam de fora?

Observo e olho que perceber é muito mais que ver, que nada existe sem motivo e para aque-les que detêm do poder, essa situação é muito confortável.

Todos nós temos uma justificativa para os nos-sos atos. Não quero jus-tificar nada. Perdurando este quadro, quero só te-remos decepções e esta configuração social está muito sólida, sem ten-dências de mudanças e eu prossigo neste meio, cobrando de si mesmo o impossível: uma popula-ção de fácil acesso ao co-nhecimento e a ordem e a lógica imperando nos va-lores de todos os homens. E sabe qual é a minha de-cepção? “Não faço nada para que isso aconteça”.

vizinhos, ela acionou a GPMAmb.

De acordo com dados de ocorrências da polícia, essa pode ser a primeira vez que um animal desta espécie, encontrada nas florestas de todo o terri-tório brasileiro, é resgata-da no município. Ele pro-vavelmente se afastou do seu habitat em busca de alimento. O tamanduá--mirim passou por exa-mes antes de ser devolvi-do à natureza.

O tamanduáA maioria dos taman-

duás-mirins apresenta, no

dorso, além do amarelo que varia do bem claro ao tom ouro, um “colete” preto que sai dos ombros e acaba na base da cauda. Por isso, são conhecidos também como taman-duá-colete ou tamanduá--jaleco.

Sua cauda é pelada com algumas manchas escuras. Seu crânio tem formato alongado, jun-tando-se ao focinho, à boca e aos olhos muito pequenos. Tudo para facilitar suas investidas em buracos pequenos de cupinzeiros.

Uma máquina retro-escavadeira atingiu um veículo no trevo de Car-mo da Mata na tarde de quarta-feira santa, fazen-do com que o carro fosse arremessado no canteiro, mas por sorte ninguém se machucou. Era por vol-ta de 17h quando a Polí-

Retroescavadeira atinge veículo no trevo do municípioThiago Góis

[email protected]

cia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada pelo centro de comunicações a comparecer no trevo da cidade para atender a ocorrência.

Ao chegarem ao local, segundo a PM, Vicen-te Maciel de Andrade, de 64 anos, informou que transitava sentido à cidade de Divinópo-lis, juntamente com a

sua esposa, quando, ao aproximar do trevo, o condutor da máquina retroescavadeira invadiu a pista repentinamente, atingindo o seu veículo, modelo CrossFox, e o ar-remessando no canteiro. O veículo teve alguns estragos e o proprietário da máquina ficou res-ponsável pelo pagamen-to da franquia do seguro

total do veículo.O condutor da má-

quina, Jovair Costa, de 58 anos, informou para a polícia que estava pa-rado no trevo da cidade para aguardar a opor-tunidade de atraves-sar a pista da rodovia, porém, ainda segundo a PM, chovia muito e isso dificultou a sua vi-são.

thiago gÓis

Page 7: Jornal A Notícia - Edição 61

07

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

www.portalanoticia.com.br

Câmara Municipal de Carmo da Mata - Estado de Minas GeraisPresidente: Vereador Leonardo Rodrigues de Almeida – Mesa Diretora: Vereadores Ênio da Costa, Leandro Azevedo e Claret Franciscani

Composição da Casa Legislativa: Vereadores Leonardo Rodrigues, Ênio da Costa, Leandro Azevedo, Claret Franciscani, Antônio Claret Pereira, Ériton Cosme,Horvânio Aleixo, Raimundo Horácio da Silva e Sílvia Barreto

Atos institucionais das sessões Legislativas:INDICAÇÃO 13/2013À Mesa DiretoraCâmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve re-quer que, após tramitação regimen-tal, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar a possibilidade de cerca ou murar, colocar iluminação, construir vestiário, dando acabamento geral na quadra esportiva localizada na Av. Petrônio Câmara, em frente ao CEMI, no bairro Deputado Milton Salles. Nestes Termos. Pedem Encaminha-mento.Carmo da Mata, 04 de março de 2013.

Antonio Claret R. FranciscaniVereador

INDICAÇÃO 14/2013À Mesa DiretoraCâmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,A Vereadora que esta subscreve re-quer que, após tramitação regimen-tal, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:É de conhecimento de toda a comu-nidade carmense que o Município encontra-se em uma situação desfa-vorável em relação a recursos finan-ceiros e frota de veículos.Sabe-se que os veículos da saúde encontram-se sucateados e com pro-blemas mecânicos.Sabe-se também que SAÚDE é

questão importantíssima e que pre-cisa ser prioridade dentro de uma administração pública.Portanto, solicito do Sr. Prefeito, juntamente com a Secretaria Mu-nicipal de Saúde, que em regime de urgência, disponha de alguns veícu-los para transportar pacientes para outros municípios a fim de realizar consultas e exames médicos.A procura por este serviço é grande e de essencial importância para a co-munidade, que muitas vezes custeia seus tratamentos de saúde particu-lares, arcando com o alto custo dos exames e consultas e não conseguem custear o transporte.Nestes Termos. Pedem Encaminha-mento.Carmo da Mata, 11 de março de 2013.

Silvia Sirlene BarretoVereadora

INDICAÇÃO 15/2013À Mesa Diretora Câmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,A Vereadora que esta subscreve re-quer que, após tramitação regimen-tal, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Tendo sido procurada pela comu-nidade do bairro Aeroporto e Co-lorado, os mesmos me relataram que o Campo de Futebol do Bairro Aeroporto que servia para a prática de lazer de crianças, jovens e adultos dos bairros supracitados e adjacên-cias encontra-se com as portas dos vestiários destruídas, e os usuários

de drogas tomaram conta dos mes-mos, impossibilitado a população de freqüentar e desfrutar do campo de futebol.Diante do exposto, solicito que ve-rifique a possibilidade de reformar as portas dos vestiários e lacrá-las com cadeados, assim como deve ser lacradas também a entrada principal do campo, destinando uma pessoa responsável por zelar, abrir e fechar o referido campo de futebol.Esta é uma medida simples, fácil de resolver e que muito ajudará a comu-nidade, possibilitado que o campo volte a ser freqüentado, proporcio-nando ás crianças, adolescentes e jo-vens a pratica de um exercício físico e lazer. Nestes Termos. Pedem Encaminha-mento.Carmo da Mata, 11 de março de 2013.

Silvia Sirlene BarretoVereadora

INDICAÇÃO 18/2013À Mesa Diretora Câmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramitação regi-mental, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Que sejam tomadas providências no sentido captar a água pluvial do final da rua Felisberto Correa Vaz, esqui-na com Leolina Tavarez de Assis, pois a água da chuva fica empossada bem na frente da Mercearia Ideal, de propriedade do Sr. Vicente, forman-

do uma verdadeira lagoa e trazendo transtornos para o comerciante. Além de a água ficar parada, ainda provoca um mau cheiro tremendo, pois devido algum vizinhos pararem seus cavalos na referida via, a água se mistura a dejetos destes animais e torna a situação lamentável e insu-portável. Nestes Termos, Pede Deferimento.

Eriton Cosme da SilvaVereador

INDICAÇÃO 17/2013À Mesa Diretora Câmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramitação regi-mental, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:A pedido dos moradores da Rua Leolina Tavares de Assis verificar a possibilidade de aumentar a capta-ção da água pluvial da referida rua, mais precisamente em frente à antiga Fontex, pois a via conta apenas com uma boca de lobo, que quando cho-ve muito esta não consegue captar a água, transbordando e ficando alaga-da, dificultando a entrada e saída dos moradores da suas residências.Na oportunidade, solicito também a limpeza da via supracitada, pois quando alaga, fica-se muita sujeira depositada na rua, atraindo animais peçonhentos. Nestes Termos, Pede Deferimento.

Eriton Cosme da SilvaVereador

INDICAÇÃO 18/2013À Mesa Diretora Câmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramitação regi-mental, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar a possibilidade de colocar um ronda, no período noturno, na Praça Presidente Vargas, pois tem muitas crianças e adolescentes des-truindo a praça e as plantas.Como é do conhecimento de todos, a praça foi reformada a pouco tempo e precisa ser preservada. Nestes Termos, Pede Deferimento.

Horvânio Aleixo VianaVereador

INDICAÇÃO 19/2013À Mesa Diretora Câmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramitação regi-mental, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar junto ao setor competente a possibilidade de sinalizar os seguin-tes trechos da Praça Presidente Var-gas, com faixa preferencial para os pedestres: no início da Rua Antônio Notini; início da Rua Professor Ge-túlio, em frente ao Banco Itaú e no início da Rua dezessete de dezembro.Com a pavimentação asfáltica os ve-ículos tem trafegado em alta veloci-dade e não estão respeitando os pe-destres, gerando risco de acidentes.

Esta medida servirá para preser-var a vida dos pedestres, princi-palmente crianças e idosos. Nestes Termos, Pede Deferimen-to.

Silvia Sirlene BarretoVereadora

INDICAÇÃO 20/2013À Mesa Diretora Câmara Muni-cipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramita-ção regimental, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar junto ao setor competen-te a possibilidade de instalar que-bra-molas ou qualquer redutor de velocidade na Rua João Machado, evitando futuros acidentes auto-mobilísticos.Como é do conhecimento de to-dos, os veículos tem trafegado em altíssima velocidade, princi-palmente as motos, gerando risco de colisões graves. Antes que haja acidentes gravíssimos, vamos to-mar as devidas providencias, pois com a velocidade usada na via é certo que, se medidas urgentes não forem tomadas, corre-se o risco de depararmos com vitimas fatais.Nestes Termos, Pede Deferimen-to.

Silvia Sirlene BarretoVereadora

Política/Cidade

Três vereadores, na reu-nião da Câmara Municipal da semana passada, dia 25, apresentaram quatro indi-cações que seguiram para o Executivo Municipal.

O vereador Ériton Cosme (PSDB) pediu na indicação 16/2013 para que sejam to-madas providências no sen-tido de captar a água pluvial no da Rua Felisberto Correa Vaz, esquina com Leolina Ta-vares de Assis. Segundo o ve-reador, a água da chuva fica empossada próximo a um comércio, o que está trazen-do alguns transtornos para o comerciante e moradores daquela região.

Vereadores fazem indicações Thiago Góis

[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Em sua segunda indica-ção apresentada, que tem o número 17/2013, e que tam-bém se refere a problemas fluviais, Ériton pede para que seja verificado a possibilida-de de aumentar a captação da água pluvial da rua Leoli-na Tavares de Assis, mais pre-cisamente em frente à antiga Fontex, pois, segundo mora-dores, a via conta apenas com uma boca de lobo e quando chove muito esta não conse-gue captar a água, transbor-dando e ficando alagada.

Já o vereador Horvânio Aleixo (DEM), em sua única indicação apresentada, pede para que o Executivo veri-fique a possibilidade de co-locar um ronda, no período noturno, na Praça Presidente

Vargas, vários adolescentes e jovens têm estragado o patri-mônio e as plantas do local.

A vereadora Sílvia Barre-to (PT) pede ao setor compe-tente da Administração que verifique a possibilidade de sinalizar alguns trechos da Praça Presidente Vargas, com

faixa preferencial para os pe-destres.

Segundo a vereadora, como a pavimentação é as-fáltica, os veículos têm tra-fegado em alta velocidade e não estão respeitando os pedestres, gerando risco de acidentes.

Três vereadores, na reunião da Câmara Municipal da semana passada apresentaram quatro indicações que seguiram para o Executivo

thiago gÓis

fotos: acicam

asscom prefeitura municipalA Deputada Estadual Ma-ria Tereza (PT-MG) esteve vi-sitando a cidade de Carmo da Mata no último dia 22, sexta--feira, e, na ocasião, esteve junto do Prefeito Municipal, Almir Resende (DEM), em seu gabinete, onde destinou, por intermédio da vereadora Síl-via Barreto (PT), uma emenda parlamentar no valor de 50 mil reais, que tem a previsão de ser disponibilizada até o meio do

Deputada destina emenda ao municípioano, e será destinada à aquisi-ção de um aparelho de Raio-X mais moderno e atualizado para a Secretaria de Saúde lo-cal.

De acordo com a asses-soria da prefeitura, para que a administração receba este recurso será necessário solu-cionar vários problemas dei-xados pela gestão anterior no que diz respeito às certidões negativas do município. Ainda segundo a assessoria, o Prefei-to Almir está buscando todas as soluções possíveis para este

problema para que a prefeitu-ra possa receber esta emenda, que foi conquistado pela vere-

adora Sílvia Barreto, para ser creditado na conta da admi-nistração e atender o hospital.

O alunos do curso de Eletricista Predial Assisten-te, que foi promovido pelo Senai, na sede da Acicam, entre os dias 06 de fevereiro a 8 de março, já podem se considerar profissionais. É que no dia 19 de março, no auditório da Acicam, aconteceu a solenidade de for-matura dos mais de 30 alunos que fizeram o inédito curso na cidade.

De acordo com a Acicam, além dos formandos, es-tiveram presentes na solenidade o gerente do progra-ma Sesi da Escola Móvel do Senai, Levindo Araújo; o Gerente Regional do SESI, Sr. José Alexandre, e Mário César Resende, representado a Prefeitura Municipal de Carmo da Mata, além de Marco Túlio Tormim, re-presentando a Acicam.

Alunos do curso de Eletricista predial recebem certificados

Page 8: Jornal A Notícia - Edição 61

08

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

Especial

Paixão, Morte e Ressureição

Reportagem fotográfica completa no perfil do Jornal A Notícia, na rede social Facebook.

fotos: thiago gÓis / charles elias

Churras do Pepytto Boate Red Label Diamante Clube

Também na noite de sábado (30), os carmenses e visitantes lotaram o salão social do Diamante Clube para acom-panharem o show da banda Magnatas. Muita alegria, descontração e música fi-zeram a vez no ambiente até altas horas da madrugada do Domingo de Páscoa.

Durante a tarde do Sábado de Ale-luia (30), aconteceu, na antiga Serraria do Saulo, a 6ª Edição do Super Xurras do Pepytto. Com comida e bebida em fartura, quem esteve presente também pôde acompanhar os shows de Samba-nejo e Cleitinho Elétrico.

O Salão de Festas Nininha recebeu o re-pertório variado de Cleitinho Elétrico, Pedro Henrique e Hélder & Alexandre, na noite do Sabadão de Aleluia, na Boate Red Label. O deejay Wesley Oliveira uma das atrações do evento, trouxe para os presentes as mú-sicas da atualidade que estão bombando nas pistas do Brasil e do mundo.

Durante os dias que compreenderam o Domingo de Ramos e o Domingo de Pás-coa, fiéis da cidade puderam acompanhar os rituais bíblicos católicos da Semana Santa, organizados em Carmo da Mata pela Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Em todos os dias houve celebrações eucarísticas, vigílias e procissões.

Na Sexta-Feira Santa pela manhã, como tradicionalismo, jovens da cidade ence-naram a Paixão de Cristo para inúmeros seguidores da Igreja Católica.

A equipe do Jornal A Notícia e da TV Alterosa fizeram a cobertura jornalística do dia em especial.

phelipe gÓis / charles elias / juliana nogueira

thiago gÓis / charles elias / juliana nogueira thiago gÓis / charles elias / juliana nogueira

Page 9: Jornal A Notícia - Edição 61

09

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

www.portalanoticia.com.br Informe Publicitário

Encontro Empresarial Vip acontece no final do mês de maio e promete colocar em evidência as melhores marcas de Carmo da Mata

Cidade recebe inédito evento corporativo

Da Redaçã[email protected]

Ronaldo Júnior, gra-duado em Organização e Produção de Eventos e pós-graduando em Ma-rketing e Comunicação, ambos pela Universi-dade de Belo Horizonte (UNI-BH). Atualmente é diretor na empresa RJ Produções e Eventos que já está no mercado há quase 6 anos. Além de eventos de peque-no porte, também já promoveu eventos ar-tísticos de médio porte, tais como: Don e Juan, Marcelinho de Lima e Camargo, Victor Hugo, Fernanda Garcya, Ro-drigo Bergall, entre ou-tros.

Thiago Góis, gradu-ado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós--graduando em Gestão de Negócios, ambos pela Fadom/Pitágoras, campus Divinópolis. Atualmente é diretor e jornalista responsável na empresa Jornal A Notícia Empresa Jor-nalística LTDA, estando no mercado da comu-nicação social há qua-se 4 anos. Já atuou em jornais e revistas da ci-dade de Divinópolis, na produção de uma TV e em uma agência de co-municação e marketing também em Divinópolis.

Conheça um pouco mais sobre o currículo profissional dos organizadores do Encontro Empresarial Vip - “Propagando sua marca na Sociedade”

O empresário e produtor de eventos carmense Ronal-do Júnior, em parceria com o Jornal A Notícia, realiza, de forma inédita no município, no mês de maio, o primeiro Encontro Empresarial VIP - “Propagando sua marca na Sociedade”, que tem como objetivo colocar em evidên-cia as melhores marcas em-presariais e profissionais de Carmo da Mata, através de divulgação, premiação e re-conhecimento pela eficiên-cia nos serviços prestados à sociedade carmense.

A grandiosa cerimônia corporativa, que reunirá 50 organizações jurídicas, além de ser um momento de con-tato entre os empresários, através da troca de experiên-cias, também será uma ma-neira de propagar as marcas em conceituados meios de comunicação, em uma revis-ta especial que será produzi-da sobre o evento, em mídias volantes e em premiações que estão sendo preparadas pela produção da festa.

Além do momento de divulgação e premiação, o evento empresarial tam-bém contará com apresen-tações musicais, um jantar exclusivo servido por Buffet e outras atrações. Além do empresário homenageado

no Encontro Empresarial VIP - “Propagando sua mar-ca na Sociedade”, o mesmo terá direito de levar mais cinco convidados ao evento corporativo, que podem ser funcionários, sócios, cola-boradores, familiares, forne-cedores e, enfim, qualquer pessoa que tenha uma rela-ção com a empresa ou pro-fissional.

Nós próximos dias, Ro-naldo Júnior, representando a Ronaldo Júnior Produções, que realiza vários eventos em Carmo da Mata e região, e Thiago Góis, representan-do o Jornal A Notícia, que há quase dois anos vem se destacando pelo seu traba-lho sério e profissional, vão iniciar os trabalhos nas em-presas e nos profissionais da cidade para que estes possam estar presentes no Encontro Empresarial VIP. Faça você também parte do seleto grupo de empresários e profissionais de Carmo da Mata. Mais informações sobre esta realização po-dem ser obtidas através dos telefones: (37) 9939-5140 e 9137-9066.

A importância da consolidação da marca perante o consumidor

Muitos empresários de pequeno e médio porte perguntam com frequên-cia quais são efetivamente as funções e benefícios de

uma marca. Ao mesmo tem-po em que se demonstram cada vez mais interessados no assunto, empresários de menor porte, pensam erro-neamente que a construção de uma marca forte é algo que compete apenas a gran-des corporações que contam com milhões de dólares para investir em comunicação.

Nos dias de hoje a velo-cidade da informação e a ra-pidez da transformação dos mercados é indiscutível. O mercado brasileiro de hoje

é muito diferente de cinco anos atrás e certamente o será mais daqui a dois anos.

Segundo uma definição bastante simples de Philip Kotler, “a marca tem o pro-pósito de identificar bens ou serviços de uma empresa e de diferenciá-los dos con-correntes”. Uma boa marca vai além da mera identifica-ção por um nome ou logo. Ela transmite uma série de informações, associações e expectativas, que contri-buem para a diferenciação

em relação à concorrência. Num cenário em que o con-sumidor não tem tempo a perder, a imagem positiva de uma marca é o aval que ele necessita para uma decisão de compra rápida e segura (e isto tem valor para o cliente).

Qualquer empresário que sonhe ter um negócio cuja influência vá além de alguns quarteirões ou dos limites de uma pequena ci-dade, deve se preocupar com a construção de sua marca. E ainda que sua opção seja

pela não expansão dos negó-cios, é bom que ele se prepa-re para defender-se do ape-tite cada vez mais voraz dos grandes concorrentes.

Considerando a iminên-cia do aumento da compe-titividade em todos setores nenhum empresário pode negligenciar o desenvolvi-mento de sua marca. Por isso, aproveite esta oportu-nidade, e faça você também parte do seleto grupo de em-presários e profissionais de Carmo da Mata.

fotos: emerson rabêlo

Page 10: Jornal A Notícia - Edição 61

10

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

Esporte/Cidade

GRANDE OPORTUNIDADENO BAIRRO VÁRZEA

Aluga-se um cômodo comercial bastante

espaçoso e com ótima localização.

Interessados, entrar em contato com

Léia do Ferro Velho, através do telefone:

037 9954-8741

TIÃOZINHO AURORA

CRÔNICA ESPORTIVA

O melhor do futebol da cidade e região

Foi realizado pela 2° vez este ano mais um jogo reunindo amigos. Estes jogos são realizados no in-tuito de arrecadar fundos para melhorias no campo do Beira-Rio. O primeiro encontro aconteceu no sábado de carnaval, onde compareceram vários atletas, o que proporcio-nou uma manhã bastante festiva. Já o segundo jogo aconteceu no Sábado de Aleluia e mais uma vez foi um sucesso.

Vários familiares acompanharam seus jo-

Copa Centro-Oeste 2013 Jogo da Amizade

Miss Carmo da Mata acontece em maio

Teve início no sábado, dia 23/03/2012, mais uma edição da Copa Centro-Oeste de futebol amador, edi-ção 2013, onde Carmo da Mata está sendo representa-do pela tradicional equipe do Cantareira, que é forma-da pelos principais atletas da cidade e outros que são das cidades vizinhas.

A competição é organizada por Edílson Walter, da cidade de Divinópolis, que é bastante experiente neste tipo de competição, pois, por diversas vezes, fez parte das comissões organizadoras de campeonatos não só em Divinópolis, mas também na região. Por sua vez, o Cantareira caiu em um grupo muito forte que é forma-do pelas seguintes equipes:

Cantareira - Carmo da MataDom Bosco - Oliveira

Seat - Santo Antônio do MonteOperário - Bom Despacho

São Bento - ItapecericaTupi - Carmo do Cajuru

A estreia do Cantareira teve pela frente um confron-to muito difícil, onde recebemos, aqui em Carmo da Mata, no campo do Carmense, a forte equipe do Seat, da cidade de Santo Antônio do Monte e acabou saindo derrotada pelo placar de 2 a 0. Mesmo criando boas oportunidades ao longo do jogo, a equipe de Carmo da Mata não resistiu ao futebol envolvente e mais entrosa-do da equipe adversária.

Agora o Cantareira vai ter que tentar sua reabilita-ção jogando fora de casa, na cidade de Oliveira, contra a equipe do Dom Bosco. O jogo acontece no sábado, dia 06/04, a partir das 15 horas. Lembrando que estarão classificados apenas os quatro primeiros de cada grupo.

Confira os próximos jogos da equipe do Cantareira:

Dom Bosco x CantareiraCantareira x Operário

São Bento x CantareiraTupi x Cantareira

gadores para a partida, que foi bem divertida e alegrou ainda mais o sá-bado.

A organização ficou a cargo do futebolista car-mense Marquinhos, o Vaca, e amigos, pois, nes-tes confrontos, somente os boleiros se divertem. É bom lembrar que estão sendo programados os próximos Jogos da Ami-zade, aliás, encontro en-tre amigos. Se você ainda não participou, então aliste-se e venha jogar com a gente.

Faleceu em Divinó-polis, onde residia, o Senhor Antônio José do Nascimento (Toniqui-nho), que era casado com a Senhora Aline Sales e desta união nasceram os filhos Ronaldo e Marile-ne.

Toniquinho era filho do Sr. Durval, exímio pirotécnico, e da Se-nhora Sinhana, exem-plar mãe de família. Era uma família formada só por homens, que eram irmãos unidos, dando bons exemplos de fra-ternidade. São eles: João, Vicente, Corinto, Dadá, Cabôclo, Toniquinho e Valico. Todos eram in-teligentes, cultos e de um senso de humor, que nossa comunidade adorava. Todos nascidos e criados em Carmo da Mata.

Toniquinho, que ora focalizamos, foi um grande músico e com-positor. Além de tocar

FALECIMENTOSJoão Ribeiro de Oliveira

(João do Abílio) Antônio José do Nascimento(Toniquinho do Sr. Durval)

Nossa Comunidade rece-beu com pesar o falecimento do conhecido e amigo de to-dos, Sr. João do Abílio. Senhor João era casado com a Senho-ra Leonor Franciscani, com que adquiriu numerosa famí-lia, cujos filhos e filhas, mercê de uma educação exemplar, venceram na vida em suas vá-rias profissões. Teve uma vida intensa e cheia de grandes re-alizações.

Ainda jovem, serviu o Exército Brasileiro, em Belo Horizonte. Foi jogador de futebol e Delegado de Polícia em nossa cidade. Porém, sua grande atuação foi como co-merciante, onde iniciou seu comércio na Praça da Estação, transferindo depois para a es-quina das Ruas José Antônio Ferreira, com Presidente Ar-thur Bernardes. Ali, com abas-tado estoque de mercadorias variadas, servia nossa comu-nidade e localidades rurais, fazendo com que a esquina de seu estabelecimento comer-cial ficasse conhecida pelo nome de “Esquina do João do

Abílio”, tornando ainda ponto de ônibus em que motoristas, trocadores e passageiros usam este nome popular para em-barque e desembarque.

Nosso querido João do Abílio, além de muito co-municativo, era ainda muito prestativo, sendo de muita utilidade para nossa cidade. Assim como Jesus Cristo, Se-nhor João foi sepultado na Sexta-feira Santa, na compa-nhia de familiares e de seus muitos amigos.

Paz a sua bondosa alma, acompanhado de nossa gra-tidão e orações. Alfeu Sábato e equipe editorial do Jornal A Notícia.

nas orquestras em Car-mo da Mata, fez sucesso em Divinópolis com sua famosa orquestra “Tony Kinho”. Executava com maestria vários instru-mentos musicais e se consagrou como talento-so saxofonista.

Foi proprietário de um salão de cabeleireiro na Avenida Primeiro de Junho, em Divinópolis, que era ponto de encon-tro de músicos, empresá-rios e intelectuais.

Todos acima mencio-nados são falecidos, mas a famosa família do Sr. Durval não extinguiu--se aqui, ela prossegue em seus netos, bisnetos e tetranetos, sendo que todos herdaram da famí-lia a mesma sabedoria e o mesmo senso de humor.

Nossa comunidade agradece ao Toniquinho e toda a sua família pe-los momentos felizes que nos proporcionaram. Paz e orações para todos!

A noite do dia 04 de maio será de muita elegân-cia, simpatia e beleza no Space Flex, pois acontece a terceira edição do Miss Carmo da Mata e a vencedora garante vaga no Miss Terra Minas Gerais 2013. Par-ticipam desta edição seis candidatas, sendo Danielle Carvalho, Deisiane Alcebíades, Flávia Said, Jordânia Resende, Yara Vieira e Renata Ribeiro.

O evento, que terá a presença do Diretor do Miss Terra Regional, José Alonso Dias, é uma realização de Heltone Eventos e Produções, em parceria com Ânge-la Santos, coordenadora do evento local.

Após o desfile, acontece uma apresentação musical da Banda ONG Mineira e Dj. Os ingressos antecipa-dos para o evento já estão sendo comercializados na loja Zé Miguel Sport’s e Kit Real. Já as vendas de mesas estão sendo comercializadas por Ângela Santos. Na próxima edição do A Notícia, traremos mais detalhes deste grande evento que terá nossa cobertura.

Thiago Gó[email protected]

Page 11: Jornal A Notícia - Edição 61

11

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

www.portalanoticia.com.br Opinião / Informe

ALEXSANDRA NATHÁLIA AN-DRADE é filha de Fernando

Ferreira de Andrade e Geral-da Justina de Oliveira An-drade. Nascida em Carmo da Mata sob o signo de Peixes, em oito de março de 1996, nossa GARO-TA TOP está cursando o

terceiro ano do ensino médio e tem o vôlei

como seu esporte favorito.

Pretende se formar

em Psi-co log ia e ter um

f u t u r o promissor.

Quer ser uma profis-

sional exem-plar para poder

ajudar as pessoas a ter uma vida melhor.

A l e x s a n d r a mede 1,60m de altura e 47 kg de peso. Tem como

principal mania fi-car mexendo nos

cabelos o tempo todo e um de seus princi-

pais hobbies é tocar violão, pois adora uma

boa música. A parte de seu corpo que mais gos-

ta é sua boca. Seus pratos prediletos são uma boa lasanha e um estrogono-

fe.Seu ator preferido é Jim

Carrey e a atriz Fernanda Montenegro. O livro que mais

gostou chama-se “O Abraço”, da escritora Lygia Bojunga.

ALEXSANDRA NATHÁLIA ANDRADE, que agora passa

a pertencer a nossa galeria como GAROTA TOP, é tam-bém uma pessoa muito estruturada, estudiosa,

que trabalha e é ainda muito alegre, adorando sair com os amigos e se reunir com seus familiares em ocasiões

festivas.

juliana nogueira juliana nogueira

GAROTA TOP PREZADA SENHORA

Evandro [email protected]

Focalizando

RONDACOMENTÁRIOS EM

SÃO PAULO- Depois de tanta chuva,

Alckmin anunciou a cons-trução da hidroelétrica do Anhangabaú.

- Em SP não se fala mais direita e esquerda... agora é bombordo e esti-bordo!

- Se a São Silvestre fos-se em janeiro, o Cesar Cielo ia humilhar!

- Depois do Airbag, os coletes salva vidas são os opcionais mais importantes nos carros de São Paulo.

- O melhor serviço de entrega em SP é do Sub-marino.

- Ninguém passa fome em São Paulo, Bolinho de Chuva é o que não falta.

- Vamos assistir a chuva lá em casa hoje??

- Quem acha que a água do mundo está aca-bando não mora em SP.

- Meu passeio ciclístico de hoje fiz de pedalinho.

- Agora, todo paulistano tem casa com vista para o mar.

- Tem carioca morrendo de inveja, agora São Paulo tem dois mares: “Mar Ginal Tiete” e “Mar Ginal Pinhei-ros”.

- A Dilma está lançando o BALSA-família para aju-dar São Paulo.

- Pelo menos a SABESP cumpriu o prometido: “água e esgoto na casa de todo mundo”.

- O Alckmin tá trocando o bilhete Único pelo bilhete ÚMIDO!!

- A Marta disse para o Alckmin: Relaxa e bóia!!!

PALESTRAQuatro horas da manhã

e o Cuaiada, com andar meio cambaleante, cami-nha pela rua escura. Um carro da polícia se aproxi-ma e os policiais resolvem

averiguar a situação:- Onde vai o cidadão a

uma hora destas?- Estou indo assistir

uma palestra – respondeu ele.

- Palestra?! A esta hora? Sobre o quê? – indagou um policial.

- Sobre os efeitos do álcool no corpo humano. Os danos causados pela esbórnia. A farra na de-gradação da vida amoro-sa conjugal. Nos impactos negativos sobre o sistema nervoso central e periférico advindos dessa vida desre-grada. Dos malefícios aos órgãos internos e também externos devastados pela ingestão desenfreada de álcool e a vida sem Deus no coração.

- Ô cara, fala sério! E quem vai dar uma pales-tra desta abrangência e relevância científica a esta hora da madrugada? – per-guntou outro policial.

- Minha esposa, quando eu chegar em casa.

ESTA É GENIALUm contribuinte teve

sua declaração rejeitada pela Receita Federal por-que, aparentemente, res-pondeu a uma das ques-tões incorretamente.

Em resposta à pergunta: “Você tem dependentes?”, o homem escreveu:

“40.000 imigrantes ilegais, 10.000 viciados, 150.000 servidores públi-cos, 150.000 criminosos em nossas prisões, além de uma porrada de políticos em Brasília e nos municí-pios”.

A Receita afirmou que o preenchimento que ele deu foi inaceitável.

A resposta do homem à Receita foi:

- De quem foi que eu me esqueci?

Ela ainda espera viver em um mundo melhor, mais humano,

cheio de paz, união e amor ao próximo, num futuro bem pró-ximo. Assim é LUCILÉIA DOS SANTOS, filha de José dos San-tos Cirilo e Carmelita das Gra-ças, casada com Cláudio Ro-berto Serafim e também nossa

PREZADA SENHORA.Natural de Santo Antônio do

Amparo, possui um filho chama-do Erick Henrique, a quem quer

aproveitar muito ainda e ser muito feliz em família. Luci-

léia cursou o ensino mé-dio na E.E. Joaquim

Afonso Rodrigues e ainda pensa em tra-balhar muito para

que sua vida continue cheia de alegria,

muita paz e saúde.Além de

suas atividades como dona de casa, ela adora dançar, ouvir música e estar em reuniões de família, principalmen-te na casa de seus pais. Gosta muito também de estar com seus amigos, mas o que mais adora mesmo é participar ativamente e auxiliar na rea-lização das fes-tas de Rosário.

LUCILÉIA DOS SANTOS, nossa PREZA-DA SENHORA, aproveita a oportunidade de aparecer no jornal A Notí-cia para deixar um recado a todos os car-menses: “Nun-ca pensem que

sonhos são impossíveis, pois um dia vocês verão que

tudo na vida é possível. Basta querer realizar, como já realizei o meu so-nho de ser mãe, agradecendo sem-

pre a Deus por essa luz divina”.

002414 - REGINALDO LOPES RESENDE SILVA, solteiro, maior, auxiliar de molde, natural de Carmo da Mata-MG, residência Rua Afonso Loba-to,35, Carmo da Mata-MG, filho de Reginaldo Sebastião Silva e Marlene Maria Lopes; e BRUNA CORRÊA RIBEIRO, solteira, maior, do lar, natural de Carmo da Mata-MG, residência Rua Afonso Lobato,35, Carmo da Mata-MG, filha de Concesso Sebastião Ribeiro e Silvana Corrêa;

002415 - PEDRO RODRIGUES, solteiro, maior, Frentista, natural de São Francisco de Paula-MG, residência Rua Maria Assunção, 123, Carmo da Mata-MG, filho de Altamiro Rodrigues e Marlita Izabel De Andrade; e CÁSSIA HELENA DOS REIS, solteira, maior, do lar, natural de Carmo da Mata-MG, residência Rua Maria Assunção , 123, Carmo da Mata-MG, filha de Gumercindo Batista Dos Reis e Maria Da Conceição Dos Reis;

002416 - ADRIANO RAFAEL CORDEIRO GONÇALVES, solteiro, maior, Mensageiro, natural de Claúdio-MG, residência Região Jaranda - Zona Rural, Cláudio-MG, filho de Antonio Gonçalves De Oliveira e Maria Auxiliadora Cordeiro Gonçalves; e AMANDA CRISTINA DE OLIVEI-RA, solteira, maior, vendedora, natural de Carmo da Mata-MG, residência Rua Zacarias José de Resende, 215, Carmo da Mata-MG, filha de Davi Luiz Ferreira De Oliveira e Cleide Aparecida Resende;

002417 - JOSÉ VENÂNCIO GONÇALVES FREITAS, solteiro, maior, desempregado, natural de Oliveira-MG, residência Rua João Dias Jeunon, 23, Carmo da Mata-MG, filho de Maciel Gonçalves De Freitas e Rosária Marciana De Sousa; e DENISE REIS DA SILVA, solteira, nascida em 29 de dezembro de 1996, do lar, natural de Carmo Da Mata-MG, residência Rua João Dias Jeunon,23, Carmo Da Mata-MG, filha de Nilson Antônio Da Silva e Elizângela Reis Da Silva;

EDITAL DEPROCLAMAS

Cartório de Registro Civil DAS PESSOAS NATURAIS u Oficial Titular: RENATA PEREIRA PINTO

Faz saber que pretendem casar-se:* Rua Expedicionário Joseé da Cruz, nº 57 Centro. Carmo da Mata - MG. 37-3383-1586

Carmo da Mata , 20/03/2013 - RENATA PEREIRA PINTO - Oficial do Registro CivilOs contraentes apresentaram os documentos exigidos pelo art.1525 do Código Civil Brasileiro. Se alguém souber de algum impedimento, que os impeçam de se casar, que o faça na forma da Lei.

Page 12: Jornal A Notícia - Edição 61

12

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

Parabéns e felicidades também para a empresária carmense JOANA BEDIN, que completou mais um ano de vida no dia 27/3. Ela também recebeu o abraço apertado de familiares e amigos pela data especial. Felicidades, Joana!

O jovem FREDERICO AFONSO RIOS PINTO foi aprovado no vestibular feito para 5 universidades federais, sendo 3 para o curso de Medicina e 2 para Engenharia. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi a escolhida por ele para cursar Medicina. Sucesso, Fred!

A garotinha IARA EMANUELLY celebra hoje, dia 05/4, seu

primeiro aninho. A princesinha

vai receber todas as atenções no dia de hoje. Ela

é filha de Ana Caroline Oliveira e

Jéferson Gonçalves. Felicidades e tudo

de bom, Iara!

Quem colheu mais uma

flor no jardim da vida foi a senhora

MARIA CLARET DE

OLIVEIRA TITO, no dia

26/3. Ela recebeu o

carinho de amigos e

familiares, pela passagem

da data especial

A bela garotinha

BIANCA GONÇALVES DE ALMEIDA

completou seu primeiro

aninho no dia 29/3.

Ela é filha de Gleiciane

Gonçalves e Breno de

Almeida. Parabéns

muitos anos de vida, Bianca!

O companheiro PAULO DE CASTRO aniversariou no dia 30/3, e na ocasião ele recebeu os cumprimentos de sua esposa Eliane e de sua filha Talita, além dos vários amigos. Parabéns, Paulinho!

No dia 29/3 foi a vez de MARIA APARECIDA FERREIRA soprar velas e receber as felicitações de todos os amigos e familiares. Parabéns e felicidades!

A vereadora SÍLVIA BARRETO também aniversariou no dia 22/3. Ela na ocasião ela recebeu o carinho de amigos e parentes. Parabéns, Sílvia!

O ex-prefeito de Carmo da Mata e historiador LINEU DE CARVALHO festejou mais um ano de vida também no dia 30/3. Filhos e netos prepararam uma grande festa para celebrar os 80 anos desta pessoa ilustre de nosso município. Felicidades, Dr. Lineu!

O empresário TARCÍSIO

FERREIRA festejou mais um

ano de vida no dia 23/3. Para alegrar ainda

mais a data, ele recebeu o carinho

especial da esposa Luiza; dos filhos,

Luis Otávio e Laura, e amigos.

Felicidades!

A sócia-proprietária do Restaurante Golo

e Gula HELENARA MARIA também

festejou mais um ano de vida no dia 27/3. E para comemorar esta

data tão especial, ela recebeu o carinho

de seu marido, José Rodolfo, e dos

filhos, Thaís e Victor, além dos amigos

que a encheram de abraços. Parabéns,

Narinha!

O jovem EDUARDO CÉSAR completou no dia 20/3 mais um ano de vida. Na ocasião, ele recebeu os cumprimentos de sua família e amigos. Felicidades, Eduardo!

O garotinho JOÃO MARCOS aniversariou no último mês. Ele recebeu os cumprimentos de seus pais Aline Liliane e Antônio Carlos Pádua. Parabéns e muitas felicidades!

O casal VANESSA PIASSI e ALEXANDRE SILVINO completam neste dia 05/4 dez anos de união. A data será comemorada em grande estilo, com a presença das filhas Ana Belle e Alexsandra. Parabéns e muitos anos de união e alegrias!

A bela garotinha

ISABELA ALCEBÍADES

SANTIAGO colheu mais

flor no jardim da vida no dia 28/3. A

princesinha é filha de Admar

e Vanderléia Josefa e irmã

de Gabriela Santiago,

e ainda é o xodozinho das

avós Cacilda e Lourdes. Parabéns,

Isabela!

juliananogueirafotos: juliana nogueira / sidney de almeida / charles elias / reproduÇÃo internet / arquivo pessoal

Alegria e muita descontração marcaram a passagem do aniversário da simpática VIVIANE ARANTES, que festejou mais um ano de vida, no dia 24/3, ao lado dos filhos e dos inúmeros amigos.

Quem completou mais um ano de vida, também no dia 22/3, foi JOSÉ RODRIGUES QUINTO. Pela passagem da data especial, ele recebeu os cumprimentos de sua família e de amigos. Parabéns e muitas felicidades!

Sociais

A garotinha RYANA APARECIDA SANTOS LEITE completou três

aninhos no dia 22/3. Ela recebeu o abraço de seus pais, Camila

Loriano e Aldervane Leite. Parabéns, Ryana!

Amigos e familiares também abraçaram o dentista carmense EURIDES ALEIXO pela passagem de seu aniversário, no dia 23/3. Parabéns e muitos anos de vida!

Em meio a 35 mulheres empreendedoras, a filha de Carmo da Mata, MARIA

CRISTINA RIOS, foi homenageada no último mês pelo Conselho da Mulher

Empreendedora da cidade de Divinópolis. Nossas felicitações à empresária!

Page 13: Jornal A Notícia - Edição 61

13

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

www.portalanoticia.com.br

Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAECARMO DA MATA - MINAS GERAIS

CGC: 19.405.760/0001-07RUA AFONSO DE BRAGANÇA, 101. CENTRO / CAIXA POSTAL 21 - CEP: 35.547-000

TELEFAX: (37) 3383.1400 / E-MAIL: [email protected]

EXTRATO DE EDITALProcesso Licitatório nº 0002/2013Modalidade: Carta Convite nº002/2013 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Carmo da

Mata – MG, de acordo com o disposto na Lei Federal nº 8666/93, torna pública o seguinte EDITAL:

Objeto: Contratação de Empresa para Fornecimento de Combustíveis, para manutenção da Frota de veículos do SAAE.

Dotação Orçamentária: 175121701-6.004-3390-30-00 - Aquisição de combustível para frota de veículos do SAAE e 185411701-5.005-3390-30-00 - Aquisição de combustível para frota de veículos, para o Posto Policial do Meio Am-biente.

Carmo da Mata, 25 de março de 2013Geraldo Aurélio Braga LobatoDiretor do SAAE

EXTRATO DE EDITALProcesso Licitatório nº 0003/2013Modalidade: Carta Convite nº003/2013

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Carmo da Mata – MG, de acordo com o disposto na Lei Federal nº 8666/93, torna pública o seguinte EDITAL:

Objeto: Aquisição de material p/ cercamento de nascentes a ser aplicado no município de Carmo da Mata MG.

Dotação Orçamentária: 185411701-5005-3390-30-00 – Aquisição de material de consumo para preservação ambien-tal.

Carmo da Mata, 25 de março de 2013Geraldo Aurélio Braga LobatoDiretor do SAAE

EXTRATO DE EDITALProcesso Licitatório nº 0004/2013

Modalidade: Carta Convite nº004/2013O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Carmo da

Mata – MG, de acordo com o disposto na Lei Federal nº 8666/93, torna pública o seguinte EDITAL:

Objeto: Contratação de empresa p/ fornecimento men-sal de Gêneros Alimentícios destinados ao lanche diário pelo período de 12 (doze) meses aos Servidores da Autarquia.

Dotação Orçamentária: Manutenção da ETA e Labo-ratório Químico 175121701-6.005-3390-30-00 – Material de consumo.

Manutenção dos Serviços Administrativos 171220402-6001-3390-30-00 – Material de consumo

Sistema de Água 175121701-6003-3390-30-00 – Mate-rial de consumo

Carmo da Mata, 25 de março de 2013Geraldo Aurélio Braga LobatoDiretor do SAAE

ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL CARMO DA MATA – AACM

ASSUNTO: Demonstrativo Financeiro MÊS: FEVEREIRO/2013

RECEITA (ENTRADAS)Benefícios recebidos pelos assistidos = 15.666,00Doações autorizadas em conta SAAE = 1.569,00Doações recebidas pelos procuradores = 1.099,00Venda Rifas = 1.950,00Empréstimo com o Presidente da AACM no mês fevereiro/2013 = 1.100,00 TOTAL = 21.384,00DESPESAS (SAÍDAS)Funcionários = 8.720,94FGTS = 681,11GPS/DARF = 2.922,92Fisioterapia = 750,00Acompanhantes dos idosos em Hospitais = 1.115,00Acerto férias = 1.356,00Mercearia/açougue/farmácia= 4.348,37Consulta (Ortopedia) = 180,00Fraldas/material de higiene pessoal e curativos = 2.300,84Material de limpeza (Itaquímica) = 434,01Conserto tanquinhos = 185,00Tarifas bancárias = 62,90 TOTAL = 23.057,09 SALDO DEVEDOR FEVEREIRO/2013 = 1.673,09

ESCLARECIMENTOS

Número atual de assistidos da AACM = 27Receita fixa mensal: Benefícios recebidos pelos assistidos.Doações mensais recebidas pelos procuradores e em contas do SAAE: valores sujeitos a alterações, não são fixos.Empréstimos efetuados com o Presidente da Associação Assistencial Carmo da Mata- AACM - de 25/11/2012 até 26/02/2013 = R$8.364,04 Fonte: Tesouraria AACM

Prestação de contas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de

Carmo da Mata (APAE), referente à execução das atividades realizadas no período de 01 de janeiro de 2012 a 31

de dezembro de 2012

[email protected]

ALUGA-SECÔMODO COMERCIAL

Bom preço e ótima localização

Rua Prof. Getúlio 26A,

em frente ao Augusta Center

Contato Jorge:

(37) 9123-5927

APAE DE CARMO DA MATA INFORMA:

Especial

Page 14: Jornal A Notícia - Edição 61

Anúncios / Publicidade www.portalanoticia.com.brJornal A Notícia

Carmo da Mata, de 22 de Março a 05 de Abril de 2013

Jorn

al A

Not

ícia

14