jornal 17/02/2013

16
DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00 FOLHA DO ES OPINATIVO - ANALÍTICO - INVESTIGATIVO WWW.FOLHADOES.COM DOMINGO, 17 DE FEVEREIRO DE 2013 ANO XV - N° 413349 A partir de março professores alfabeti- zadores da rede pú- blica de ensino rece- berão a formação de orientadores de es- tudos para melhor prepararem as au- las das crianças de 1º a 3º anos do ensi- no fundamental. A ação é parte do Pac- to Nacional pela Al- fabetização na Idade Certa (Pnaic). Pag. 06 Educação capacita JR Celebrity Pag. 09 Pag. 15 Educação A apreciação ao veto presidencial aos royalties é o tema mais polêmico Pág 05 Câmara e Senado abrem o ano Legislativo na próxima terça (19) Uma mostra ho- menageando o centenário do cronista cachoei- rense Rubem Bra- ga será aberta, no próximo dia 19 de março, no Palácio Anchieta”. Pag. 08 Rubem é Cachoeiro Universidade Fede- ral do Espírito San- to (Ufes) promove, no próximo dia 25 de fevereiro, às 14 horas, o Seminário Setorial do PEC- -ES no auditório Manoel Vereza, Campus Goiabei- ras, em Vitória. Considerada por várias publicações uma das atrizes mais sexy do mun- do, a norte-ameri- cana Megan Fox, 26 anos, disse no Rio, que no fundo gos- taria de ser brasilei- ra. "Queria ter uma bunda brasileira." Já estão abertas as ins- crições para o pro- cesso seletivo para estágio na Advoca- cia Geral da União (AGU). As inscrições vão até o dia 22 de fe- vereiro no CIEE-ES. Pag. 11 Processo seletivo na AGU Royalties e Orçamento na volta do Congresso Em 4º lugar na clas- sificação do Capi - xabão, com 5 pon- tos ganhos e 55,6% de aproveitamen- to, o Estrela do Nor- te volta a jogar ama- nhã, às 20h, no Sumaré, contra o São Mateus, que ocupa o 8º lugar. Pag. 07 Estrela busca a ponta

Upload: folha-do-esanto

Post on 10-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 433349

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 17/02/2013

DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00

FOLHA DO ES OPINATIVO-ANALÍTICO-INVESTIGATIVO WWW.FOLHADOES.COM

DOMINGO, 17 DE FEVEREIRO DE 2013ANO XV - N° 413349

A partir de março professores alfabeti-zadores da rede pú-blica de ensino rece-berão a formação de orientadores de es-tudos para melhor prepararem as au-las das crianças de 1º a 3º anos do ensi-no fundamental. A ação é parte do Pac-to Nacional pela Al-fabetização na Idade Certa (Pnaic). Pag. 06

Educação capacita

JR Celebrity

Pag. 09

Pag. 15

Educação

A apreciação ao veto presidencial aos royalties é o tema mais polêmico Pág 05

Câmara e Senado abrem o ano Legislativo na próxima terça (19)

Uma mostra ho-menageando o centenário do cronista cachoei-rense Rubem Bra-ga será aberta, no próximo dia 19 de março, no Palácio Anchieta”. Pag. 08

Rubem é Cachoeiro

Universidade Fede-ral do Espírito San-to (Ufes) promove, no próximo dia 25 de fevereiro, às 14 horas, o Seminário Setorial do PEC--ES no auditório Manoel Vereza, Campus Goiabei-ras, em Vitória.

Considerada por várias publicações

uma das atrizes mais sexy do mun-do, a norte-ameri-

cana Megan Fox, 26 anos, disse no Rio, que no fundo gos-

taria de ser brasilei-ra. "Queria ter uma bunda brasileira."

Já estão abertas as ins-crições para o pro-cesso seletivo para estágio na Advoca-cia Geral da União (AGU). As inscrições vão até o dia 22 de fe-vereiro no CIEE-ES.Pag. 11

Processo seletivo na AGU

Royalties e Orçamento na volta do Congresso

Em 4º lugar na clas-sificação do Capi-xabão, com 5 pon-tos ganhos e 55,6% de aproveitamen-to, o Estrela do Nor-te volta a jogar ama-nhã, às 20h, no Sumaré, contra o São Mateus, que ocupa o 8º lugar.Pag. 07

Estrela busca a ponta

Page 2: Jornal 17/02/2013

02 Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013 www.folhadoes.com

[email protected]

Charge

Espaço Bíblico

E, chamando os Seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobra-va; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. S. Mar. 12:43 e 44.

Durante a blitz dos nazistas sobre Londres em 1940, Matthew Sands recebeu um telegrama do Gabine-te de Guerra britânico, declarando que o filho dele, David, estava desa-parecido e considerado morto. O re-latório provou ser verdadeiro. Com o coração partido, Sands escreveu no verso do telegrama: "Tudo o que tenho e tudo o que sou, entre-go-o a Deus para o Seu serviço."

Pouco depois de tomar conheci-mento da terrível notícia, Sands rece-beu o telefonema de alguém com um lembrete sobre um compromisso im-portante. A caminho de seu compro-misso, Sands passou por uma igre-ja antiga e abandonada e observou uma placa que dizia: "Para venda em leilão." Entrou na igreja para orar antes de prosseguir, e sentiu-se im-pressionado a adquiri-la e restaurá--la como casa de culto. Sem que ele o soubesse, outro homem, Andres Jelks,

também tinha visto a placa e decidira comprar o prédio para transformá-lo na "Galeria de Diversões de Andy".

No dia do leilão, ambos compa-receram. Sands havia preparado um documento com um lance for-mal pela propriedade, mas em seu luto e estado mental confuso, en-tregou o telegrama do Gabinete da Guerra em lugar do lance.

O leiloeiro leu o telegrama em si-lêncio, bem como a mensagem de Sands dedicando a Deus tudo o que era. Finalmente, quando todos os lances haviam sido apresentados, ele anunciou que a igreja tinha sido vendida para Matthew Sands, que havia apresentado o lance mais alto. Quando perguntaram como, o leilo-eiro leu as palavras no verso do te-legrama. Os presentes concordaram com a decisão do leiloeiro.

Deus pede dedicação total. Em S. Marcos 12:30, essa dedicação com-pleta é colocada nestas palavras: "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força." Isso é bem abrangente. Compreende tudo o que temos e somos. Nada menos é aceitável. Que seja essa a natureza de sua e de minha dedicação.

Dedicar Tudo a Deus

E s d r a s , 8:22b - A boa mão do nos-so Deus é sobre todos os que o bus-cam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abando-nam // Novo S e c r e t á r i o do Meio Ambiente nomeado é Gustavo Coelho // Espera-se que não seja como o anterior / / Que foi apenas Secre-tário da Metade do Ambiente .. . / / Ama-dor ganhando como prof issional / / Elei-tores do vereador mais votado Pro-fessor Léo decep-cionados com ele / / Trocou o manda-to onde seria inde-pendente para uma desbotada Secreta-r ia / / Jose Carlos Si lva Di l len, f i lho do jornal ista e ad-vogado Jose Car-los Si lva é o novo P r o c u r a d o r - G e r a l de Cariacica // Está bri lhando em Vi-tória / / Equipe do PSF em Cachoeiro está há seis anos sem aumento sa-larial/ / É a polí t ica do alcaide // Livro de Evandro Morei-ra sobre a vida de Raul Sampaio é sucesso // Na elei-ção do novo Pa-paa palavra "car-melengo" precisa ser expl icada pela grande mídia// É um nome que-soa estranho en-tre o "povão” / / Te-nente Moulon está no Secretariado do Prefeito / / Fazendo o que? / / Nossos três senadores vo-tando em Renan .. . / / Salmos, 116:6 - O Senhor vela pelos simples; achava - me prostrado, e ele me salvou // A.W.

Desfolhando

Uns biltres! Júlio César Cardoso - Bacharel em Direito

Artigo

Denúncias contra polí-ticos, no Brasil, nada in-terfere no resultado de qualquer eleição, haja vista o desempenho do PT nas eleições munici-pais em pleno julgamento do mensalão. Da mesma forma ocorre nas eleições internas do Congresso Nacional, uma vergonha!

Parece que estamos fa-dados a conviver com a chafurda política: sem

escrúpulo os dois candi-datos às presidências das duas Casas –Renan Ca-lheiros (PMDB-AL) e Henrique Alves (PMDB--RN) - são denunciados por atos irregulares e não se incomodam com as repercussões negativas diante da sociedade.

Somos um grande pa-lhaço em ainda votar neste país. Para que vo-tar, para eleger ou reele-ger Collor, Sarney, Ma-luf, Renan, Tiririca etc.?

Para que serve o Con-gresso Nacional, repleto de políticos com proces-so penal? Os indecoro-sos políticos renunciam a mandatos ou à presidên-cia do Senado, para não serem cassados, e depois voltam no maior cinis-mo como se nada tives-se acontecido. Políticos calhordas, canastrões. Quanto dinheiro, joga-do fora para sustentar o regime bicameral, po-der ia estar sendo em-pregado em Educação, Saúde, Segurança etc.

Como é dif ícil se ter no Brasil político f icha limpa ou que não esteja sendo processado! Pare-ce até maldição dos deu-ses: só bilt res vão para a política, ressalvadas as poucas exceções.

Deveria haver rotativi-dade partidária na presi-dência das duas Casa s le-gislativas federais, para acabar com os interesses subjacentes de partidos e candidatos. Independen-te do tamanho dos parti-dos, democraticamente, todos deveriam assumir a presidência, pondo f im a essas disputas irracio-nais e politiqueiras.

Os indecorosos po-líticos renunciam a mandatos ou à presidência do Se-nado, para não se-rem cassados.

Corrupção é doençaA corrupção no Brasil, in-

felizmente, parece institu-cionalizada e já nem des-perta a fúria da população como dantes. Vejamos o jul-gamento do Mensalão que, mesmoforçado pelos mo-vimentos civis organizados e nas redes sociais, já não desperta o interesse maci-ço dos seus primeiros dias.

Corrupção, improbidade, rapinagem é tudo a mes-ma coisa, mas valendo-se da semântica, os advogados criam “chicanes” para driblar a frouxidão da Justiça bra-sileira que se vê engessada em velhos e caducos Códigos que deveriam reger a moral, ética e traçar punições mais severas para os infratores.

No Espírito Santo, mais precisamente em Cachoeiro, a direção da Faculdade de Direito resolveu arregaçar as mangas e se tornou par-ceira da campanha nacional “O que você tema ver com a corrupção” que tem a co-ordenação nacional do pro-curador de Justiça do Mi-nistério Público capixaba,

Sérgio Dário Machado. Para o diretor da escola,

Humberto Dias Viana,somente através do ensino é possível melhorar a sociedade e que pretende replicar a campa-nha, estendendo-a a todos os níveis da educação. Este editorial acrescenta: é pre-ciso a participação de toda a sociedade.

Page 3: Jornal 17/02/2013

03Folha do E. Santo Domingo, 17 de Fevereiro de 2013www.folhadoes.com

palanqueJackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

*Jackson Rangel Vieira é Evangelista

Por Jackson Rangel

N u n c a u m f r a g m e n t o d e s e g u n d o é i g u a l , c o m o d i g i t a l d o d e d o . A s d i f e r e n ç a s s ã o n o -t a d a s c o m t e m p o . Q u a n d o o c o r p o n ã o c o r r e s -p o n d e . A m e n t e m a i s p e r c e p t i v a r e l e v a o f e n s a s a n t e s i n t o l e r á v e i s . A m a t u r i d a d e c o m e n v e l h e -c i m e n t o c o n c l u i o p e n s a m e n t o p r i m e i r o .

N a d a m a i s i m p o r t a . S e u s s o n h o s e s t ã o m a i s p r ó x i -m o s d a e t e r n i d a d e . J á n ã o m a i s l e v i t a m a o a l c a n c e d e s e r r e a l i z a d o s . R e s t a a g u a r d a r a r e a l i d a d e p a v i -m e n t a d a a o l o n g o d o t e m p o . O p r a z e r é a p e n a s o b r i -g a ç ã o , n ã o m a i s u m d e s e j o b u s c a d o e v i c i a n t e .

A s e m e l h a n ç a d e r e a l i d a d e s n ã o i m pl i c a e m ig u a ld a -d e d e e s p a ç o e v id a . A s d o r e s t a m b é m s e d i s t i n g u e m e n t r e t a n t a s s e n t id a s d o ve n t r e a o t ú m u lo . Po r i s s o , f i -l ó s ofo s o u s a r a m s e p a r a r r e l a t i v i s m o d o a b s o l u t i s m o. A b a i xo d a a t m o s fe r a , r e l a t i vo . Ac i m a , a b s o l u t o .

O s o l h o s s ã o d e n u n c i a d o r e s . O q u e s e v ê t o r n a p a r t e d e v o c ê . I m a g i n a , n e s t e m u n d o c r u e l o q u e s e é e n t ã o ! N a v e g a n d o e m b o l h a s d e d ú v i d a s , s e r c e g o é u m a v i r t u d e p a r a p o u c o s . O s c i n c o s s e n t i d o s f o r -ç a m a e x i s t ê n c i a d e u m s e x t o : a f é .

A s p a l a v r a s j a m a i s c h e g a r ã o a o i d e a l d e e x p r e s -s ã o e m p a r a l e l o c o m a m e n t e c r i a t i v a . A i m a g i n a -ç ã o p o u p a a h u m a n i d a d e d a r e a l i d a d e i n s t i n t i v a , s e l v a g e m . A i n d a a s s i m , n ã o n o s l i v r a d a l o u c u r a p a r c i a l , i n e r e n t e a o s r a c i o n a i s , a o s n a s c i d o s d o p ó .

C h e g a u m t r i s t e d i a d e c o m p r e e n d e r a r e a l i d a d e , s e m m a i s d i r e i t o a s o n h a r . Tu d o p a s s o u . A c o n t e c e u . C h a m a - s e , i s t o , d e p a s s a d o . Te m q u e m n ã o c h e g a a t a n t o , m o r r e a n t e s o u e n l o u q u e c e p l e n a m e n t e . A e s t e p o n t o , r e a l i s m o e s u r r e a l i s m o s e r e e n c o n t r a m .

S ó q u a n d o s e c o n t r o l a r a f o n t e d o s p e n s a m e n -t o s , o s e r t e r á p a z d e e s p í r i t o . N ã o s e r á t r a í d o . N ã o t e r á s e n t i m e n t o d e c u l p a . N ã o s e r á s u r -p r e e n d i d o . Q u a n d o i s t o f o r p o s s í v e l , o h o m e m s e r á a u t o r d e s u a o b r a , r e s p o n s á v e l , p l e n a m e n -t e , p e l o s s e u s a t o s , s e m p u n i ç ã o p e l o d e s t i n o .

Realidade perfeita!!!

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), assinou o ato de criação de comissão externa da Casa destinada a promover estudos e oferecer sugestões para aperfeiçoar legislação sobre segurança em casas de espetáculos. O grupo vai acompanhar a apuração da tragédia em Santa Maria (RS), onde um incêndio da Boate Kiss deixou 235 mortos.

• Câmara de Cachoeiro-ES já com pauta para a próxima terça-feira / Deputado Glauber Coelho (PR) visitou o jornalista Jackson Rangel Vieira na sede da Editora Leia / Política na conversa / Semana que vem começa o ano no Brasil / Em todos os setores / Assembleia Legislativa precisando de reformas / No prédio da Casa

ATRASADASO Tribunal Superior Eleitoral def iniu datas em março e abril para novas eleições que escolherão prefeitos em 25 cidades de nove Estados. Haverá nova eleição porque o candidato mais votado em outubro foi barrado por irregularidades. Atualmente, os presidentes das Câmaras comandam as cidades.

LIDERANDOO deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) assumiu a liderança do PR na Câmara sinalizando apoio ao governo. Eleito por aclamação, Garotinho afirmou que o partido precisa de uma definição sobre apoiar ou não a gestão da presidente Dilma Rousseff e que vai trabalhar para que o PR volte a integrar a base efetivamente. O PR é a quinta maior bancada, com 37 deputados.

COMISSÃO

CAULES

Page 4: Jornal 17/02/2013

04 Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013 www.folhadoes.com

Newton Braga

CONCURSOCom a canção “Carnaval na Bahia”, o cantor e composi tor Ar-noldo Si lva ven-ceu o Concur-so de Marchinhas - Prêmio Carlos Imperial , de Ca-choeiro de I tape-mir im, no Merca-do Municipal São João, como par-te da programação do carnaval da ci-dade. Em segundo lugar, f icou “Ne-ném Doido e Seus Blue Caps”, de Diego Ardisson.

EUPHORIA CÊNICOPela 1ª vez na história da EUPHORIA, Guara-pari torna-se o cenário da maior festa de músi-ca eletrônica do Rio de Janeiro. E é no forma-do IN WONDERLAND que a Pedreira Adven-ture Park será invadi-da no dia 16 de março. Performances, cenogra-fia nunca vista na re-gião e um line up de enlouquecer estão sen-do montados para li-teralmente levá-los à Wonderland de Alice.

Duas produções teatrais de artistas de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Esta-do, estão em exibição no Chile. "Kafka de fora para dentro" e o monólogo "A Culpa", ambos estrelados pelo ator Luiz Carlos Car-doso, serão apresentados nos palcos dos teatros chi-lenos até o próximo mês de fevereiro. Esta é a se-gunda vez que o grupo Anônimos de Teatro par-ticipa de festivais no país. "Nossa arte está sendo le-vada para além de nossa geografia de forma profis-sional", comenta Cardoso.

VIOLÊNCIA PIORA?

A v i o l ê n c i a h u m a n a f o i a l g o q u e s e m p r e m e i n t e r e s s o u . S e m p r e a c r e d i t e i n a h u m a n i -d a d e e e m u m f u t u r o d e p a z e p r o g r e s s o . P o r o u t r o l a d o , c a u s a - m e e s p é c i e v e r u m p a í s t ã o p a c i f i s t a c o m o o B r a s i l c o m u m a v i o l ê n c i a i n t e r n a t ã o g r a n d e . A q u a n t i d a d e d e m o r t o s s e m m o t i v o , i n c l u s i v e n o t r â n s i t o , é m u i t o g r a n d e .

P a r a a f i r m a r a d i m i n u i ç ã o d a v i o l ê n c i a e m f a m í l i a s e e s t a -d o s , P i n k e r s e v a l e d e e x a m e s d o s e s q u e l e t o s e n c o n t r a d o s e m s í t i o s a r q u e o l ó g i c o s e q u e i n d i -c a m q u e c e r c a d e 1 5 % d o s s e -r e s h u m a n o s p r é - h i s t ó r i c o s t i v e r a m u m a m o r t e v i o l e n t a n a s m ã o s d e o u t r a p e s s o a .

U m a c u l t u r a q u e p a r e c e c o n t r a d i z e r a t e s e s ã o o s m u -ç u l m a n o s . A t é o f i m d a I d a d e M é d i a , o s á r a b e s e r a m e x e m -p l o s d e c u l t u r a , d e c i ê n c i a e d e t o l e r â n c i a r e l i g i o s a . F i -c a r a m c o n h e c i d o s p o r p r e -s e r v a r e e s t u d a r o s c l á s s i c o s g r e g o s e a f o r a m p r o d i g i o -s o s n a m a t e m á t i c a , a s t r o -n o m i a , q u í m i c a e m e d i c i n a .

E c e r c a d e t r ê s q u a r t o s d e s -s e s p a í s e s a p l i c a m a p e n a d e m o r t e , e n q u a n t o q u e n o r e s -t o d o m u n d o s o m e n t e u m t e r -ç o f a z o m e s m o . S e r á q u e s t ã o d e t e m p o q u e a d q u i r a m o g o s -t o p e l a l i b e r d a d e d e e x p r e s -s ã o , e m a n c i p a ç ã o d a m u l h e r e r e j e i ç ã o à v i o l ê n c i a . O t e m -p o d i r á ! D e m i n h a p a r t e , v e j o c o m o p r e o c u p a n t e a r e d u ç ã o d e c r i s t ã o s n a E u r o p a e a “ i n -v a s ã o ” o r q u e s t r a d a n o B r a s i l d o s m i s s i o n á r i o s m u ç u l m a n o s . O s q u e h o j e f a l a m m a l d o c a -t o l i c i s m o , s e n t i r ã o s a u d a d e s !

JÚLIO CARDOSO BACHAREL EM DIREITO PALESTRA COM ROMÁRIO

N o d i a 2 2 d e f e v e r e i r o R o m á r i o Va r g a s t r a z a o E s p í r i t o S a n t o , p e l a p r i m e i r a v e z , o P i p o q u e i r o Va l d i r p a r a u m a p a l e s t r a c o m R o m á r i o Va r g a s n o S h o p p i n g S u l n o U N I M E D H A L L .C o n f i r a q u e é c a p a z u m s e r h u m a n o g a n h a r m u i t o d i n h e i r o c o m e s t o u r o s d e m i l h o s !

Page 5: Jornal 17/02/2013

05Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

DT’s em PiúmaEstão abertas as ins-crições para o proces-so seletivo simplifica-do da Prefeitura de Piúma. As chances são para professor A, B, e PP. As inscrições po-dem ser feitas até o dia 28 deste mês, na Secretaria de Educa-ção, que fica na Rua Aníbal de Souza Gon-çalves, 18, prédio do CEM, 2º andar, bairro Acaiaca. O proces-so seletivo será fei-to por meio de ava-liação de títulos .

Vagas na PCO número de consumido-res em busca de crédito au-mentou 2,2% em janeiro na comparação com dezem-bro e 12,3% na compara-ção com igual período do ano passado, segundo o In-dicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. A maior procura em relação ao mês anterior ficou concentrada nas regi-ões Sul (6,9%); Centro-Oes-te (4,3%) e Sudeste (1,9%).

Menos ICMSA Pol íc ia Civi l di-vulgou edital con-tendo todas as informações neces-sárias para quem quer disputar uma das 113 vagas oferec idas no con-curso. As inscri-ções continuama-té 27 de fevereiro e a prova objeti-va está marcada para o dia 17 de março. E s s e é o s eg u n do c o n c u r-s o da PC e m m e -n o s de do i s a n o s .

A partir da próxima terça-fei-ra, o Congresso Nacional re-toma suas atividades e logo de início dois assuntos pro-metem muita polêmica entre

os parlamentares: o veto presidencial à nova lei de distribuição dos royalties do petróleo, que pode ser analisada em separado, e o Or-çamento 2013 que ainda está em aberto.

No caso dos royalties, a nova par tilha das receitas petrolíferas propõe divisão igualitária entre os estados, o que preju-dicaria os produtores como os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Entre-

tanto, em liminar concedida pelo minis-tro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Fede-ral (STF) em dezembro do ano passado, determina que os vetos presidenciais se-jam analisados em ordem cronológica.

Vetos como fator previdenciário, Emenda 29, Código Florestal e reajuste dos servidores encabeçam a lista de prioridades. Outro tema é a lei que proíbe a propaganda de bebidas alco-ólicas. O texto, apresentado pelo deputado Gi-valdo Carimbão (PSB-AL), determina que os comerciais de bebidas sejam proibidos no país.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

POLÊMICASNA VOLTADO CONGRESSO

Vetos como fator previdenciá-rio, Emenda 29, Código Flores-tal e reajuste dos servidores en-cabeçam a lista de prioridades.

Da RedaçãoA partir da próxima terça-feira, o Congresso Nacional retoma suas atividades e logo de início várias polêmicas em pauta

Page 6: Jornal 17/02/2013

06 Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Escola em Cachoeiro

Cursos à distância

A prefeitura de Ca-choeiro de Itapemi-rim vai repassar mais de R$ 1 milhão para escolas da rede pú-blica municipal neste ano, por meio do Pro-grama Municipal Di-nheiro Direto na Esco-la (PMDDE). Liberado todo ano, o recurso do programa deve ser in-vestido em melhorias nas estruturas, na ca-pacitação de profis-sionais da educação, em atividades peda-gógicas e na aquisi-ção de materiais.

O Ministério da Edu-cação (MEC) publicou no Diário Oficial da União portarias que reconhecem 126 cur-sos superiores de gra-duação em instituições privadas e públicas. Foram reconhecidos ainda 30 cursos supe-riores na modalidade de educação à distân-cia. A maior parte dos cursos presenciais e de educação à distân-cia reconhecidos nas portarias está em ins-tituições particulares.

EDUCAÇÃOCAPACITAPROFESSOR

Da RedaçãoA ação é parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) do Ministério da Cultura

A aç ão é pa r te do Pac-to Naciona l pela A l fa-

bet i z aç ão na Id ade C er-t a (P na ic).

A partir de março professores al-fabetizadores da rede pública de ensino receberão a forma-ção de orientadores de estudos para melhor prepararem as au-

las das crianças de 1º a 3º anos do ensino fun-damental. A ação é parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Os orientadores já receberam ou ainda receberão até o início de março aulas de capacitação ministradas em 40 universi-dades públicas brasileiras. Para ajudar na formação e nas aulas, um material espe-

cial foi desenvolvido com colaboração de 11 instituições de ensino superior.

"O material trata da alfabetização de forma que ela se complete em três anos. Não é só uma alfabetização que a criança aprenda a ler pala-vras. Tem que produzir textos e ler com autono-mia", explica a coordenadora adjunta do progra-ma na UFPE, Ana Cláudia Pessoa. Segundo ela, o material não propõe um método a ser seguido em sala de aula, mas uma reflexão a ser feita so-bre a função social de ler e escrever.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Vagas no ProUniOs estudantes pré--selecionados na se-gunda chamada do Programa Universida-de para Todos (ProU-ni) tem até a próxima terça-feira (19) para providenciar a matrí-cula nas instituições de ensino. Para ga-rantir a bolsa, os es-tudantes devem en-tregar os documentos que comprovem as in-formações prestadas na ficha de inscrição.

Page 7: Jornal 17/02/2013

07Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

Chances na BRA Petrobras Distribui-dora divulgou o edi-tal de abertura do processo seletivo pú-blico. A oferta é de 44 vagas em cargos de nível médio/téc-nico de escolarida-de. Os salários são de R$ 2.599,45 e R$ 3.132,34. Os interes-sados podem se ins-crever até as 23h59 de 21 de feverei-ro pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 35.

Processos digitaisSegurança, economia e praticidade. A vir-tualização do Poder Judiciário do Espírito Santo (TJES) começou na3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Vi-tória, com competência exclusiva para apre-ciar processos de im-probidade administra-tiva. A previsão é de que em seis meses to-dos os processos físicos que tramitam na Vara, atualmente, tenham uma versão online.

Aluno destaqueDestaque dentro e fora de sala de aula pelo seu interesse e compro-metimento com os estu-dos, o jovem de 17 anos Rodrigo Colatto alcan-çou a nota máxima em sua dissertação no últi-mo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele atribui a conquis-ta de seus 1.000 pon-tos ao hábito de leitu-ra adquirido graças às aulas de Língua Portu-guesa na escola José Damasceno F i l ho , de Ba ixo Guandu .

ESTRELABUSCAA PONTA

O último compromisso do Estre-la foi contra o Rio Branco, no es-

tádio Engenheiro Araripe , e o resultado foi o empate em 1 a 1.

Da RedaçãoO time treinou forte, mesmo durante o Carnaval, para enfrentar o São Mateus, amanhã às 20h, no estádio do Sumaré

Em 4º lugar na classif icação do Capixabão, com 5 pontos ganhos e 55,6% de aprovei-tamento, o Estrela do Norte volta a jogar amanhã, às 20h,

no Sumaré, contra o São Mateus, que ocu-pa o 8º lugar. O clube, que f icou sem seu presidente, Adilson Conti, que pediu afas-tamento por 30 dias para cuidar da saúde, luta para chegar ao título inédito em sua história quase centenária: o de campeão estadual da 1ª Divisão.

Mesmo com a crise interna entre a dire-

toria, os jogadores se empenharam nos trei-nos durante a semana, mesmo nos dias de Carnaval, e o treinador França acredita num bom resultado frente ao time do norte do Estado. Desde a última quinta-feira que os ingressos foram colocados à venda no valor de R$ 10 reais. A intenção é chamar a torci-da para lotar o estádio Mário Monteiro.

O último compromisso do Estrela foi con-tra o Rio Branco, no estádio Engenheiro Araripe, e o resultado foi o empate em 1 a 1.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Page 8: Jornal 17/02/2013

08 Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Cursos em CachoeiroA prefeitura de Ca-choeiro-ES vai abrir 1.690 vagas em 40 cursos profissionali-zantes ao longo des-te ano, em parceria com o governo fede-ral, por meio do Pro-grama Nacional de Promoção do Aces-so ao Mundo do Tra-balho. O primeiro curso do programa-vai capacitar mora-dores para atuarem no mercado de tra-balho como auxilia-res administrativos.

Saúde solidáriaOs 78 municípios capi-xabas já podem con-sultar os valores que o Governo do Estado re-passará neste ano para cada cidade que ade-rir ao plano de cofinan-ciamento para melhorias da atenção primária à saúde. São R$ 42,8 mi-lhões que serão distribu-ídos com recursos pró-prios, de acordo com a população, critérios so-ciais e econômicos e me-tas a serem alcançadas.

Uma mostra homenageando o centenário do cronista cacho-eirense Rubem Braga será aberta, no próximo dia 19 de março, no Palácio Anchieta”.

Trata-se da exposição "Rubem Braga - O Fa-zendeiro do Ar". A escolha da nova data bus-cou atender ao calendário escolar, uma vez que a Exposição contará com um projeto edu-cativo que atenderá diversas turmas do ensi-no médio e fundamental da rede pública.

A mostra ficará em cartaz até 05 de maio e marcará as atividades do centenário do ca-

choeirense que transformou a crônica em li-teratura, cultuada pelos mais importantes intelectuais brasileiros de sua época. Depois de Vitória, a exposição seguirá para São Pau-lo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Nela os visitantes poderão interagir com ele-mentos e terão a oportunidade de se familiarizar com textos, documentos, correspondências, dese-nhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações, e mergulhar no universo do escritor conhecido como o “Sabiá da Crônica”.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

RUBEM É CACHOEIRONO PALÁCIO

A nova data buscou atender ao calendário escolar, uma

vez que a Exposição contará com um projeto educativo.

Da RedaçãoO Palacio Anchieta receberá a mostra O Fazendeiro do Ar em homenagem ao cronista Rubem Braga, em março Café

capixaba Já foram selecionados os 32 finalistas d o 12º Prê-mio de Qualidade dos Cafés Arábica das Mon-tanhas do Espírito Santo. O prêmio tem por obje-tivo identificar e premiar os melhores produtores de cafés da varieda-de arábica produzidos de forma sustentável nas montanhas capixabas e os incentivar na busca constante da melho-ria da qualidade.

cultura

Page 9: Jornal 17/02/2013

Após Grammy, Chris e Rihanna se evitam

JRC O L U N Aco luna j r@fo lhaes . com .br

Brad e Angelina lançam vinho

Zumbi

Hackers invadiram a programação de um canal de TV do estado de Montana, nos EUA, e transmi-tiram uma alerta em áudio sobre um falso ataque zumbi. Logo depois, KRTV transmitiu um pedido de desculpas e disse que não havia emergência.

Brad Pitt e Angelina Jolie estão se unindo à família Perrin para criar uma linha de vinhos própria. O primeiro a ser lançado será um

vintage rose de 2012. "Estamos envolvidos e muito entusiasmados com esse projeto".

1,3 tonelada de arroz

Cinquenta e dois chefs e 20 assistentes de 35 restau-rantes de San Jose, na Costa Rica, estabeleceram um novo recorde mundial ao preparar 1,3 tonelada de arroz frito. Além de entrar para o Guinness, a ten-tativa serviu para celebrar o Ano Novo chinês.

Tanque

Um tanque todo coberto de malha colorida, po-sicionado em frente ao Museu de História Militar em Dresden, no leste da Alemanha, traz uma men-sagem de paz. O tanque faz parte de um proje-to de artesanato contra a guerra e a violência.

'vesguin'

Um leão vesgo c hamou atenção no zoo lóg ico de Er fu r t , na A lemanha . O grande fe l i no c hamado "Joco" nasceu em cat ive i ro, no ano passa-do, no jard im zoo lóg ico de Hanover.

Neymar fica ainda mais loiro

Mulher de Tyson é levada para hospital

Mike Tyson passou alguns apuros. O ex-boxeador teve que levar sua mu-lher, Kiki, às pressas para o hospital, ela sentiu fortes dores no estômago.

Considerada por várias publicações uma das atrizes mais sexy do mundo, a norte--americana Megan Fox, 26 anos, disse no Rio, que no fundo gostaria de ser brasi-leira. "Queria ter uma bunda brasileira."

Cleo Pires curti desfile das CampeãsDepois da Imperatriz Le-opoldinense ter sido con-sagrada como a grande no Carnaval do Rio de Janeiro em 2013, Cleo Pires agora poderá ver novamente a agremiação na Marquês de Sapucaí. Ela já garantiu seu kit es-pecial para curtir o desfi-le do Camarote Devassa.

"Bruna foi o melhor da Sapucaí. " Neymar , depois que assumiu o namoro com a atriz e a viu desfilar no Sambódromo do Rio.

Neymar está gostando de ser loiro e re-solveu clarear ainda mais os fios. Agora, o jogador do Santos exibe as madeixas platinadas, conforme ele exibiu em fotos publicadas em seu Instagram recentemente.

Se no último domingo (10), durante a premia-ção do Grammy, Chris Brown e Rihanna esta-vam felizes, radiantes e sentados bem juntinhos, dias depois o casal pa-rece que se afastou mais uma vez. Uma fonte con-tou que ambos se recu-saram a sentar juntos no clube noturno Playhouse.

cultura

Page 10: Jornal 17/02/2013

10 Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013 www.folhadoes.com

Vendo lote de 180 mts qua-drados, b riviera da barra px pracinha, rua guaçui com muitas frutas no lote terreno arenoso ótimo para construir.Contato: Ronaldo Goulart da SilvaTelefone: 27-9731- 7111Valor: R$ 60.000,00

Vendo lote 275m² proximo ao trevo de Iriri, totalmente urbanizado, escriturado,local tranquilo, excelente oportuni-dade. Aceito carro.Contato: Adriana AltoéTelefone: (28) 9922-3992Valor: R$ 30.000,00

Vendo uma propriedade em corrego dos monos com casa semi nova terraço area de 1.600mt arvore frutiferas gramada . Favor entrar em contatoContato: Renata ou MalcolmTelefone: 28-3511-5325Valor: R$ 180.000,00

Vendo terreno em rua proje-tada, Loteamento Village da Luz, morro em cima da igre-ja Sagrada Familia - Village da Luz - aceito moto na trocaContato: RONALDO LIMA DE OLIVEIRATelefone: 28-9924-9620Valor: R$ 8.500,00

Propriedade em Itupiranga 50 KM de Maraba 200 Al-queiros Vlr:2.000.000,00Contato: Dirceu Cade VieiraTelefone: 28-9962-8838Valor: R$ 2.000.000,00

Propriedade de 17.5 Al-querios em Jeronimo Montei-ro , tem Rocha e Matação de Preto São Gabriel e Corum-ba Fundo Claro, Contato: Dirceu Cade VieiraTelefone: 28-9962-8838Valor: R$ 2.000.000,00

Vendo terreno na Cidade Nova em Marataizes de Frente para o Mar, Rua Cal-çada na Frente e Lateral e FundosContato: Dirceu Cade VieiraTelefone: 28-9962-8838Valor: R$ 150.000,00

2 casas no bairro Amaral Es-criturada pode ser financia-da pela Caixa Economica FederalContato: Dirceu Cade VieiraValor: R$ 100.000,00

Casa com 3 quartos (01 sui-te) com armários, lavabo, sala/copa, cozinha, area de serviço, DML, varanda, escri-tório, aprovada p financia-mentoContato: Adilson NevesTelefone: 27-3207-5103Valor: R$ 290.000,00

Vendo lote no bairro caiça-ras proximo ao hipermerca-do otimo acesso otimo bairro.Contato: monzo silvaTelefone: 2899553483Valor: R$ 40.000,00

2Imóveis ( aluguel )

Alugo ponto comercial no bairro Santo Antônio, ao lado do Tio Bola e Academia Eisio, ao lado da escada do Perim Grande, Valor R$ 590,00. Contato (28) 3511-1026 / 9973-4710 (Michelle)

Aluga-se apartamento com 3 quartos, sala, cozi-nha, terraço e sem garagem. Rua Newton Brado, Bair-ro Ipitiguara. Valor R$ 500. Telefone (28) 3511-5644 / 9976-2070. Falar com Edna.

Aluga-se casa no bairro Amaral, 3 quartos com quin-tal e garagem. Tel.: 3522-3117. Contato Luzia.

Aluga-se casa no bairro Amaral, com 3 quartos, ga-ragem e quintal. Proximo a quadra de esporte. Valor: 650,00, Tel.: 3522-9935. Contato Eugenio.

Alugo ap. 3 qtos frente mar dep. completa, varanda pa-cote de carnaval separado do dia 08 a 13/02 combinar.Contato: Sandra JorgeTelefone: 8823-9364Valor: R$ 250,00

3Veículos

Vende-se Caminhonete D-20, Ano 86, reformada e emplacada, Valor R$ 26 mil. Tel.: (28) 9922-3986 / 9253-4390

Vende-se moto, em perfeito estado, modelo titan 2008. documento em dia.Contato: dayaneE-mail: [email protected]: 9914-9168Valor: R$ 4.200,00

Vendo 2003/2004 prata 4 portas Ar condicionado Tra-va elétrica Vidro Elétrico De-sembaraçador TraseiroContato: WedersonE-mail: [email protected]: R$ 12.000,00

VENDE-SE CAMINHÃO CA-VALO MECÂNICO 25-370 2009/2010 6X2 PROPOS-TAS SERÃO ANALIZADASContato: RONALDO LIMAE-mail: [email protected]: 28-9924-9620Valor: R$ 135.000,00

Vendo gol 96, motor 1,6, filé demais, ou troco por moto menor valor.Se interessar ver fotosContato: Eliseu Leal CostaE-mail: [email protected]

Telefone: 28-3518-0113 /9946-1604Valor: R$ 8.000,00

Vendo gol G4 2006 1.0 prata vidro,ar,trava,direção 4 portas , sensor de ré doc ok a vistaContato: paulaE-mail: [email protected]: 28-99652919Valor: R$ 20.000,00

Vendo Gol 2002 completo unico dono muito conservado .Ac troca por gol g5Contato: antonio dias vieiraE-mail: [email protected]: R$ 16.000,00

face:eliseu leal costa.4Diversos

Computador em bom esta-do - comprado em 2010 HD 320 2 GB Memória Monitor 18 - LCDContato: Josair Macedo

Telefone: (28) 9959-2664Valor: R$ 800,00

VENDO MICROSYSTEM SANSUMG NOVO, COM ENTRADA PARA USB, KARA-OKE E MUITO MAISContato: WALDIR NOGUEI-RATelefone: 28-9258.0565Valor: R$ 300,00

PASSO PAPELARIA COM / COMPUTADOR / COPIA-DORA /IMPRESSORA /04 BALCÕES DE VIDROS /UMA GONDOLA DE 5MTS/8 PRATELEIRAS /E ESTOQUE TROCO POR CARRO Contato: RONALDO LIMA DE OLIVEIRATelefone: 28-9924-9620Valor: R$ 30.000,00

Orientação Psicanalítica De-pendência, fobias, depres-são, conflitos emocionais com causas inconscientes. (28) 9274-7827 ou (28)9926-9572.Contato: Roney Argeu Mo-raesTelefone: 28-9926-9572

1Imóveis ( venda )

ATENÇÃO A TODOS OS AS-SOCIADOS DA ASPOMIRES. A representação da categoria em Cachoeiro de Itapemirim-ES tem o prazer de comunicar a candida-tura do Cap. Nailson. Nosso que-rido amigo busca a reeleição da presidência daAspomires. Já es-

tamos em Campanha e a votação aconteceráno dia 12 de Março, na Praça Jerônimo Monteiro n° 57, no Edifício São Pablo, 7° andar, sala 704. Estamos lutando para

mais essa grade vitória!!! Vamos eleger o Cap. Nailsone dar con-tinuidade na grande dinâmica

que é o plano estratégico.

VOTE EM QUEM VOCÊ JÁ CONHECERepresentação de Cachoeiro de Itapemirim Sargento Jozé Luiz

Gomes de SouzaPraça Jerônimo Monteiro n° 57, Edifício São Pablo, 7° andar, sala 704

Celular: (28) 9881-5939Telefone: (28) 3517-3940

O P O R T U N I D A D EA P E G A B A U T O P E Ç A S l o c a l i z a d a n a

Av e n i d a J o n e s d o s S a n t o s N e v e s , 2 9 1 - B a i r r o S a n t o A n t ô n i o , e s t á c o n t r a t a n d o

V E N D E D O R p a r a a t u a r n o r a m o d e p e ç a s . É n e c e s s á r i o t e r e x p e r i ê n c i a .

I n t e r e s s a d o s e n t r a r e m c o n t a t o c o m T h i a g o P e l o n ° ( 2 8 ) 9 8 8 5 - 1 8 2 8

Page 11: Jornal 17/02/2013

11Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013www.folhadoes.com

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo para estágio na Advocacia Geral da União (AGU). As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro no CIEE-ES.A seleção

é aberta ao estudante de Direito que este-ja cursando do 4º ao 9º semestre. Já para os estudantes de Ensino médio, é necessá-rio estar cursando a partir do 1º ano.

O processo selet ivo terá duas etapas. Na pr imei ra etapa , o est udante deve comparecer a Sede do CIEE-ES, que f ica na Av. Pr incesa Isabel , nº 629, 2º

andar, Cent ro de Vitór ia . É necessár io levar os documentos pessoais. O aten-d imento ocor re das 8h às 17h.

Os estudantes selecionados cumprirão carga horária de quatro horas diárias (à combinar), totalizando 20 horas semanais.

O estagiário terá direito ao auxílio-trans-porte de R$ 6,00 por dia e bolsa auxílio, sendo R$ 364,00 para nível superior e R$ 203,00 para nível médio.Mais informações no site www.ciee-es.org.br.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

PROCESSOSELETIVO FEDERAL

Já estão abertas as inscri-ções para o processo seleti-vo para estágio na Advoca-cia Geral da União (AGU).

Da Redação

A seleção é para o estudante de Direito que esteja cursando do 4º ao 9º semestre e as inscrições vão até o próximo dia 21

notaTom

e

Chances em AnchietaA Prefeitura de An-chieta divulgou on-tem o edital de abertura de pro-cesso seletivo sim-plificado. O salário varia de R$ 740,77 a R$ 3.422,75. A carga horária é de 40 horas semanais. Para o nível médio, as chances são para os cargos de edu-cador social, instru-tor social de músi-ca musicalização e percussão e agente social municipal.

Petrobrás contrataA Petrobras abriu 44 vagas , mais ca-das tro de reserva, em cargos de n í -vel médio. Os sa-lár ios que variam de R$ 2 .599,45 a R$ 3.132,34. As in sc r ições pode-rão ser fei tas até o dia 21 de fe-vereiro pelo s i te w w w. c e s g r a n r i o .org.br. A taxa de é R$ 35. Provas dia 14 de abri l de 2013. A divu lga-ção do resu l tado f inal acontecerá dia 18 de junho.

Vagas na MarinhaA Marinha abriu processo seletivo para 2.200 vagas de aprendizes-ma-rinheiros. O candi-dato (só pode ser do sexo masculi-no) deve ser soltei-ro e não ter união estável; ter 18 anos completos e menos de 22 anos de ida-de no primeiro dia do mês de janeiro 2014. Os candida-tos podem se inscre-ver pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou também pelo site www.ingressonama-rinha.mar.mil.br

Page 12: Jornal 17/02/2013

12 Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Caminhar faz bem

Danos cerebraisPesquisadores isra-elenses descobriram porque algumas pes-soas são mais suscetí-veis a desenvolver in-flamações no cérebro depois de entrar em contato com a herpes do tipo simplex1: de-ficiência na produção de interferon, uma proteína liberada em resposta à presença de agentes patogê-nicos. O estudo pu-blicado foi feito com crianças com variação genética, o que traz maiores riscos de de-senvolver encefalite, inflamação aguda no cérebro, por infecção por vírus da herpes.

Água, maçã e vozA água é importante porque hidrata a la-ringe e, dessa manei-ra, diminui os riscos de lesão nas cordas vocais. Já a maçã tem ação adstringen-te, que ajuda a lim-par a boca e a fa-ringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua pro-jeção. Até mesmo o movimento de masti-gar a fruta já ajuda a soltar a musculatu-ra que produz a voz.

Um estudo revela que utilizar um estimulador de nervo durante 20 minutos por dia pode redu-zir a ocorrência de enxaquecas. O estimulador é colocado sobre

a testa e proporciona um impulso elétrico sob o nervo supraorbital e não foram observados efei-tos colaterais provocados pelo estímulo.

O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, os pesquisadores acompanharam por um mês 67 pessoas que sofriam uma mé-dia de quatro ataques de enxaqueca por mês, sem oferecer-lhes nenhum tratamento.Em se-

guida, o grupo foi dividido em dois: uma par-te recebeu o estímulo de 20 minutos diários durante três meses, enquanto ao restante foi dada um placebo - uma estimulação em níveis muito baixos para provocar qualquer efeito.

Os resultados revelam que aqueles que rece-beram a estimulação registraram menos dias de enxaqueca no terceiro mês, em comparação ao primeiro mês, quando não houve tratamento. A média mensal de fortes dores de cabeça caiu de 6,9 dias para 4,8 dias entre o grupo.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

COMBATEÀS DORESCRÔNICAS

Estudo revela que utilizar um estimulador de nervo

durante 20 minutos por dia pode reduzir as enxaquecas.

Da RedaçãoUm estudo revela que utilizar um estimulador de nervo durante 20 minutos por dia pode reduzir casos de enxaquecas

A conclusão de um estu-do da Universidade de Maastricht, na Holanda, promete animar aqueles que vão à academia sem vontade alguma. Longos períodos de caminhada suave são mais benéficos do que treino de alta in-tensidade por uma hora. Os cientistas avaliaram 18 pessoas entre 19 e 24 anos e as dividi-ram em três grupos.

Page 13: Jornal 17/02/2013

13Folha do E. Santo Domingo, 17 de Fevereiro de 2013www.folhadoes.com

Sabe aquele filme que voce começa a assistir por acaso, enquanto

xinga a TV por suas intermináveis reprises, e no final está agradecido pelo fato do ser humano ser tão di-versificado e criativo? AMOR SEM IDADE de Jan Schutte é um dos mais brilhantes exemplos dessa situação, diríamos, (?) bipolar. Um roteiro estranho, que só poderia ter vindo dos nórdicos, que ousam fazer uma escola de cinema tão morna quanto sua cerveja. Boa idéia para o mercado america-no que adora um bom rótulo: filmes austríacos, suecos e alemães: Cer-veja Morna. Contribuição gratuita do Cineclube Jece Valadão de Ca-choeiro de Itapemirim.

Max Kohn é um professor universitário, setentão, fora de forma, feio, barrigudo, care-ca.......mas que se acha ainda um tremendo garanhão. Além de sua bela namorada balza-queana – que morre de ciúmes do velhinho, Max traça - pelo menos em sua imaginação - quem atravessa o seu caminho. Isso tudo com uma sutileza nórdica, cheia de inteligência e diálogos fantásticos.O Amor sem Idade - filme que demonstra que o lirismo libidinoso ainda é possível, mesmo na idade provectaNa verdade, o grande mérito da obra é o conto original escrito por um desses intelectuais jude-us que fazem uma literatura que corta fundo na própria carne. Seu nome Issaac Bashevis Singer.Issaac Singer, Philiph Rooth, Saul Bellow e John Updike, fazem parte de um grupo judeu que transformou a literatura americana em um produto não edulcorado, sem artifícios holly-wwodianos, sem atitudes de stars, e que mes-mo assim virou veículo para várias obras cin-ematográficas.

O filme, “O amor sem idade”, do cineasta

alemão Jan Schütte, nar-ra a história de um es-critor que, aos 80 anos, vive imaginariamente as aventuras amorosas de seus personagens. O filme se baseia num conto de Isaac Bashevis Singer vencedor do No-bel de Literatura de 78.O tratamento dado as aventuras tardias do vel-hinho que se comporta como jovem conquista-dor tem o seu encanto, visto pelo aspecto da iro-nia. Mas não só a história central tem esse ar irôni-co. As tramas paralelas também se revestem da mesma acidez.

Jan Schütte lança um olhar critico ao mun-do acadêmico e trata a terceira idade como um momento de pouco sentido. “ Agarra-se a pedaços fragmentados de instantes no-vos que só reforçam os equívocos amoro-sos. Mais do que isso, põe um fim à única e verdadeira possibilidade de um encontro feliz”. Fica assim, o escritor de sucesso, de sonho em sonho, destilando acidez diante de uma existência mais próxima do fim do que do princípio. , “O amor sem idade” nos leva a um lugar de indagação que não pode ser desprezado.

Todos, mais cedo ou mais tarde, pas-saremos por ele

***Tradução da resenha de Rage Domani - crítico de cinema Cahiers Cinema

[email protected] Gilson Leão [email protected]

Amor sem Idade - filme

que demonstra que o

lirismo ainda é possível,

mesmo na idade provecta

CERVEJA MORNA

”“

Max Kohn passa tanta espontaneidade que as coroas e os espectadores pacientes acabam su-cubindo a sua lábia. apesar de seu filme com gosto de cerveja morna.Alguns filmes são impressionantes pela beleza de seus astros. Outros impressionam pelo ro-teiro, pelas adaptações de época, pela música, e assim vai. Poucos, como este “Amor sem idade”, do desconhecido Jan Schutte, impressionam pela sensibilidade da feiúra, pela humildade da velhice, demonstrando que o lirismo, ainda é possível na idade provecta.Na foto acima, Max/ Otto está a cara do cônego do Cadilac preto, imortalizado no conto de Fer-nando Gomes na Cachoeiro Cult. Disputa bra-va. O cônego também mandava direitinho, sem que isto perturbasse nem um pouco sua alma sedenta de paixões.

MAX - O GARANHÃO SEPTUAGENÁRIO

“momento da existência mais próxima do fim do que do princípio, momento que mais cedo ou mais tarde, todos passaremos por

êle”

HTB RJAMBIENTAL &COLETA DE ENTULHO

SERVIÇOS-Caminhão pipa dágua 10 mil litros-Remoção de detritos, lodo e lama de caixas, fos-sas e tanques de decantação-Desentupimento e desobstrução de coletores de redes de esgoto, galerias águas pluviais e tubula-ções- Limpeza de caixa de gordura e esgotamento de piscina e inundações-Reservatório para lavagem de superfícies, monumentos, praças e etc.

FONES - 3521 1006 - 9966 7191 -9999 8989

Page 14: Jornal 17/02/2013

14 Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013 www.folhadoes.com

Pesquisado Por Joaquim Neiva - [email protected] gente sabe, mas o pai do Cantor e Compositor Chico Buarque viveu por algum tempo aqui em Cachoeiro. Sérgio Buarque de Holanda, que mais tarde escreveria a obra, “Raí-zes do Brasil”, veio para cá em plena efervescência das ideias da “Semana de Arte Moderna” (que há 91 anos se encerrava num 17 de fevereiro, como hoje). Isso ocorreu após as reper-cussões desfavoráveis ao seu artigo “O lado oposto e outros lados”, escrito contra os “acadêmicos modernizantes”. Em Cachoeiro, dirigiu o jornal “O Progresso” e advogou. Sobre o episódio, disse Manuel Bandeira no livro Flauta de Pa-pel: “Benditos porres de Cachoeiro de Itapemirim! Eles nos valeram a devolução, em perfeito estado, de Sérgio, enf im descerebralizado, pronto para a aventura na Alemanha”.

O LADO OPOSTO E OUTROS LADOS

Sérgio Buarque de Holanda

Qualquer pessoa que compare o Brasil intelectual de hoje com o de dez anos atrás não pode deixar de observar uma divergência apreciável entre os dois mo-mentos, não só nos pontos de vista que os conduzem como ainda mesmo nos indivíduos que os exprimem. Não quero insistir na caracterização dessa divergên-cia, que me parece profunda, nem vejo em que poderia ser útil mostrando o mo-tivo que me leva a preferir um ao outro.Está visto que pra mim os que exprimem o momento atual neste ano de 1926 contam muito mais do que os de 1916. A gente de hoje aboliu escandalosamente, graças a Deus, aquele ceptismo bocó, o idealis-mo impreciso e desajeitado, a poesia “bi-belô”, a retórica vazia, todos os ídolos da nossa intelligentsia, e ainda não é muito o que fez. Limitações de todos os lados im-pediam e impedem uma ação desemba-raçada e até mesmo dentro do movimen-to que suscitou esses milagres têm surgido germens de atrofia que os mais fortes já começam a combater sem tréguas.É indispensável para esse efeito romp-er com todas as diplomacias nocivas, mandar pro diabo qualquer forma de hi-pocrisia, suprimir as políticas literárias e conquistar uma profunda sinceridade pra com os outros e pra consigo mesmo. A convicção dessa urgência foi pra mim a melhor conquista até hoje do movimento que chamam de “modernismo”. Foi ela que nos permitiu a intuição de que ca-recemos, sob pena de morte, de procurar uma arte de expressão nacional.Não se trata de combater o que já se ex-tinguiu, e é absurdo que muitos come-tem. Mesmo em literatura os fantasmas já não pregam medo em ninguém. O ac-ademismo, por exemplo, em todas as suas várias modalidades ― mesmo o academismo do grupo Graça Aranha-Ronald-Renato Almeida, mesmo o aca-demismo de Guilherme de Almeida ― já não é mais um inimigo, porque ele se agita num vazio e vive à custa de heran-ças. As figuras mais representativas desse espírito acadêmico e mesmo as mel-hores (como é o caso dos nomes que cit-ei) falam uma linguagem que a geração dos que vivem esqueceu há muito tempo.Alguns de seus representantes ― refiro-me sobretudo a Guilherme de Almei-da e a Ronald de Carvalho ―, graças a essa inteligência aguda e sutil que foi o paraíso e foi a perda da geração a que eles pertencem, aparentaram por certo tempo responder às instâncias da nossa geração. Mas hoje logo à primeira vis-ta se sente que falharam irremediavel-mente. O mais que eles fizeram foi cri-ar uma poesia principalmente brilhante: isso prova que sujeitaram apenas uma matéria pobre e sem densidade. De cer-to modo continuaram a tradição da poesia, da literatura “bibelô”, que nós detestamos. São autores que se acham situados positiva-mente do lado oposto e que fazem todo o possível para sentirem um pouco da inqui-

etação da gente da vanguarda. Donde essa feição de obra trabalhada conforme esque-mas premeditados, essa ausência de aban-dono e de virgindade que denunciam os seus livros. Toda a América e Raça seri-am talvez bem mais significativos para a gente se não fosse visível a todo o momen-to a intenção dos seus autores de criarem dois poemas geniais. Essa intenção é so-bretudo manifesta em Toda a América. É um dos aspectos que tornam mais lamen-tável e pretensioso o movimento inaugu-rado pelos nossos acadêmicos “moderni-zantes”. Houve um tempo em esses autores foram tudo quanto havia de bom na literatu-ra brasileira. No ponto em que estamos hoje eles não significam mais nada para nós.Penso naturalmente que poderemos ter em pouco tempo, que teremos com certeza, uma arte de expressão nacional. Ela não surgirá, é mais que evidente, de nossa vontade, nascerá muito mais pro-vavelmente de nossa indiferença. Isso não quer dizer que nossa indiferença, sobretudo nossa indiferença absoluta, vá florescer por força nessa expressão na-cional que corresponde à aspiração de todos. Somente me revolto contra mui-tos que acreditam possuir ela desde já no cérebro tal e qual deve ser, dizem con-hecer de cor todas as suas regiões, as suas riquezas incalculáveis e até mesmo os seus limites e nos querem oferecer essa sobra em vez da realidade que podería-mos esperar deles. Pedimos um aumen-to de nosso império e eles nos oferecem uma amputação. (Não careço de citar aqui o nome de Tristão de Athayde, in-contestavelmente o escritor mais repre-sentativo dessa tendência, que tem pon-tos de contato bem visíveis com a dos acadêmicos “modernizantes" que citei, embora seja mais considerável.)O que idealizam, em suma, é a criação de uma elite de homens, inteligentes e sábios, embora sem grande contato com a terra e o povo ― é o que concluo por

minha conta; não sei de outro jeito de se interpretar claramente o sentido de seus discursos ―, gente bem-intencionada e que esteja de qualquer modo à altura de nos impor uma hierarquia, uma or-dem, uma experiência que estrangulem de vez esse nosso maldito estouvamento de povo moço e sem juízo. Carecemos de uma arte, de uma literatura, de um pensamento enfim, que traduzam um anseio qualquer de construção, dizem. E insistem sobretudo nessa panacéia abominável da construção. Porque para eles, por enquanto, nós nos agitamos no caos e nos comprazemos na desordem. Desordem do quê? É indispensável essa pergunta, porquanto a ordem perturbada entre nós não é decerto, não pode ser a nossa ordem; há de ser uma coisa fictí-cia e estranha a nós, uma lei morta, que importamos, senão do outro mundo, pelo menos do Velho Mundo. É preciso mandar buscar esses espartilhos pra que a gente aprenda a se fazer apresentável e bonito à vista dos outros. O erro deles está nisso de quererem escamotear a nos-sa liberdade que é, por enquanto pelo me-nos, o que temos de mais considerável, em proveito de uma detestável abstração inteiramente inoportuna e vazia de senti-do. Não me lembro mais como é a frase que li num ensaio do francês Jean Rich-ard Bloch e em que ele lamentava não ter nascido num país novo, sem tradições, onde todas as experiências tivessem uma razão de ser e onde uma expressão artísti-ca livre de compromissos não fosse uma ousadia inqualificável. Aqui há muita gente que parece lamentar não sermos precisamente um país velho e cheio de heranças onde se pudesse criar uma arte sujeita a regras e a ideias prefixados.Não é para nos felicitarmos que esse modo de ver importado diretamente da França, da gente da Action Française e sobretudo de Maritain, de Massis, de Benda talvez e até da Inglaterra do norte-

americano T. S. Elliot comece a ter apoio em muitos pontos do esplêndido grupo modernista mineiro de A Revista e até mesmo de Mário de Andrade, cu-jas realizações apesar de tudo me pare-cem sempre admiráveis. Eu gostaria de falar mais longamente sobre a personal-idade do poeta que escreveu o Noturno de Belo Horizonte e como só assim teria jeito pra dizer o que penso dele mais à vontade, pra dizer o que me parece bom e o que me parece mau em sua obra ― mau e sempre admirável, não há con-tradição aqui ―, resisto à tentação. Limito-me a dizer o indispensável: que os pontos fracos nas suas teorias estão quase todos onde elas coincidem com as idéias de Tristão de Athayde. Essa fal-ha tem uma compensação nas estupen-das tentativas para a nobilitação da fala brasileira. Repito entretanto que a sua at-ual atitude intelectualista me desagrada.Nesse ponto prefiro homens como Os-wald de Andrade, que é um dos sujeitos mais extraordinários do modernismo brasileiro; como Prudente de Moraes Neto; Couto de Barros e Antônio de Al-cântara Machado. Acho que esses sobre-tudo representam o ponto de resistência necessário, indispensável contra as ideo-logias do construtivismo. Esses e alguns outros. Manuel Bandeira, por exemp-lo, que seria para mim o melhor poeta brasileiro se não existisse Mário de An-drade. E Ribeiro Couto que com Um homem na multidão acaba de publicar um dos três mais belos livros do mod-ernismo brasileiro. Os outros dois são Losango cáqui e Pau-Brasil.

Revista do Brasil, 15/10/1926, p.9-10.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. O es-pírito e a letra. Estudos de crítica literária I, 1920-1947. Organização, introdução e notas Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 224-228.

Page 15: Jornal 17/02/2013

15Folha do E. SantoDomingo, 17 de Fevereiro de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

UFES VAIDEBATERCULTURA

O Seminário faz parte da série de escutas públicas que orien-tam a elaboração das propos-tas que farão parte do Plano.

Universidade Federal do Espí-rito Santo (Ufes) promove, no próximo dia 25 de fevereiro, às 14 horas, o Seminário Setorial do PEC-ES no auditório Ma-

noel Vereza, Campus Goiabeiras, em Vitória. O debate será sobre o Plano Estadual de Cul-tura do Espírito Santo que avança para mais uma importante etapa na sua elaboração.

O Seminário faz parte da série de escu-tas públicas que orientam a elaboração das propostas que farão parte do Plano. Des-ta vez, serão convocados os segmentos ar-tístico-culturais do Estado para apresenta-

rem as demandas de cada setor e proporem ações que serão agregadas ao documento.

A primeira etapa da consulta pública do PEC foi feita por meio da realização de Seminários Territoriais nas dez microrregiões administra-tivas do Espírito Santo entre outubro e novem-bro de 2012. Divididos em grupos de trabalho, os participantes serão provocados a elaborarem propostas organizadas em oito grandes áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Hu-manidades, Música, Patrimônio Cultural, Eco-nomia Criativa e Gestão Cultural.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Da RedaçãoPlano Estadual de Cultura do ES, que avança para mais uma importante etapa na sua elaboração, será debatido

Confiança no comércio

Emprego e renda

O grau de confiança dos comerciantes me-dido em janeiro des-te ano sofreu queda de 1,2% em relação a janeiro de 2012, de acordo com o Índice de Confiança do Comércio (Icom) divulgadopela Fundação Getulio Var-gas (FGV). Em dezem-bro de 2012, o índice havia registrado que-da de 1,3% na com-paração com o mes-mo período de 2011.

As disparidades no Brasil referentes ao emprego vêm dimi-nuindo ano a ano des-de 2003, segundo a Pesquisa Nacional de Emprego, divulgada-pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística, o IBGE. Ainda segundo o IBGE, uma mulher ganhava 72,7% do rendimento do homem. Na região metropolitana de Belo Horizonte o percentu-al chegava a 65,6%.

Prêmio jornalísticoTrabalhos acadêmicos, jornalísticos e fotográfi-cos sobre a atualidade do setor sucroenergéti-co, bem como projetos de inovação tecnológi-ca, estão até o próxi-mo 22 de fevereiro ha-bilitados a participar da 4ª edição do Prê-mio TOP Etanol. A pre-miação faz parte do rol de programas de reco-nhecimento de méritos que compõem a base do Ranking Jornalistas & Cia. dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros.

educação

Page 16: Jornal 17/02/2013

Um grande momen-to do ano de 2012 foi a Bienal Rubem Bra-ga, evento que exal-ta cultura e incentiva a leitura. Atrações na-cionais estiveram pre-sentes com o chargis-ta Mauricio Ricardo e o ator, neto de Rubem Braga, Daniel Braga.

Marcante

Marcos Tristão - [email protected]

Mamlu Maestri, Carolina Garcia, Juliana Coradini, Dayani Araújo, Layla Monteiro, Tissiana Pimenta

Alegria contagiante do carnaval. Giovanni Ceccon, Patrícia Marde-gan, Patrícia So-rio e Fernando

No próximo dia 17 de fevereiro será comemorado mais um ano de vida do nosso amigo e proprietário da avista outdoor, Vi-cenzo Pierre. De-sejamos um feliz aniversário e mui-tos anos de vida nesta data tão im-portante para você e seus familiares.

O carnaval de Ca-choeiro está de pa-rabéns pela organi-zação. A participação da escola de sam-ba da Mangueira deu um brilho ao evento que a cada ano me-lhora em qualidade.

Aniversario

Ressaca

Carnaval

O casal Fabrício França e Juliana De-pes se casam na Ma-triz Velha no próximo dia 23 de março com uma superfesta no Jaraguá Tênis Clube.

Casório

Está próximo a inau-guração da mais nova loja Form de Cachoeiro. Já estive lá e a loja está fican-do linda. Um proje-to moderno e que vai surpreender o mer-cado da moda ca-choeirense.

Lançamento

A The One de Ca-choeiro de Itape-mirim-ES convi-da os baladeiros de plantão para fi-nalizar esse perío-do festivo, aos sons mais tocados du-rante o ano numa grande mistura de ritmos. A ressaca do carnaval, da bo-ate, já é conhecida por sua animação e ótimos Djs

Como sempre, o car-naval de Marataízes fica marcado pelo su-cesso de seus blo-cos. Este ano o blo-co “’Peroá”’ e o bloco “’Oi”’ animaram a ci-dade ao som de mar-chinhas e rítimos carnavalescos que marcaram épocas.

Marataízes

Elas são lindas e chama a atenção na praia de Bacutia em Guarapari (ES).