jornal digital 03-02-17

20
C ORREIO DO S UL ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.099 R$ 2,00 SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 3, 4 E 5 DE FEVEREIRO DE 2017 www.grupocorreiodosul.com.br 33º 22º Variação de Nebulosidade - Períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense DOIS MOTORISTAS BANCAM OS VELOZES E FURIOSOS NA BR 101 SAMAE DE SOMBRIO COMEÇA CAÇADA A ‘GATOS’ QUE FURTAM ÁGUA PERIGO FISCALIZAÇÃO Pag 13 Pag 3 Pescadores fazem homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes Pagina 3 Passo de Torres

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 22-Jan-2018

324 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Correio do Sul ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.099 R$ 2,00SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 3, 4 E 5 DE FEVEREIRO DE 2017

www.grupocorreiodosul.com.br

33º 22º

Variação de Nebulosidade - Períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

DOIS MOTORISTAS BANCAM OS VELOZES E FURIOSOS NA BR 101

SAMAE DE SOMBRIO COMEÇA CAÇADA A ‘GATOS’ QUE FURTAM ÁGUA

PERIGOFISCALIZAÇÃO Pag 13Pag 3

Pescadores fazem homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes Pagina 3

Passo de Torres

Adivinha de quem é este discurso!

Inconclusivo

Polícia Civil de Balneário Gaivota rece-beu laudo cadavérico do ex-prefeito de Balneário Gaivota, João Alberto Bonami-go (PMDB), que foi encontrado morto no dia 20 de janeiro. Em princípio a tese é a de suicídio. De acordo com o policial Je-fferson Pacheco Sérgio, que é responsável pela delegacia de Gaivota, em princípio, o laudo é inconclusivo. “Aparentemente de fato se tratou de suicídio, já que não havia, por exemplo, indícios de luta corporal, ou qualquer outro tipo de marca de agressão. Uma posição oficial, no entanto, só poderá ser dada com o resultado da perícia que está a cargo de autoridades competentes em Florianópolis”, comentou. A referida perícia vai apurar fatores mais técnicos, como, por exemplo, se havia ou não res-quícios de pólvora na mão de Bonamigo. “Vamos aguardar”, comenta o policial.

DemocraciaDias atrás publiquei relação com o nome dos vereadores de Araranguá que iriam ocupar as funções de presidente, vice--presidente e membro das seis Comissões Permanentes do legislativo da Cidade das Avenidas. A grande maioria dos vereado-res se mostrou surpresa, afinal de contas o assunto não havia sido discutido com eles. Nos corredores do legislativo o tema chegou a virar piada, já que a informação antecipada acabou soando como um exer-cício de adivinhação. O fato é que insta-lados os trabalhos da Câmara Municipal, 15, das 18 vagas nas comissões, foram ocupadas literalmente por vereadores cujos nomes haviam sido antecipados. Das duas uma: ou quem me passou a lista com os nomes precisa começar a jogar na Mega-Sena, já que suas chances de acerto são esplêndidas; ou o parlamento araranguaense precisa exercitar mais sua democracia interna.

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Esta bandeira da igualdade entre os homens é dos cristãos. Ao longo do Século XX os comunistas acabaram roubando nossa bandeira e ainda nos chamaram de inimigos”.

Jorge Mário Bergoglio (1936)Papa Francisco, 266º Pontífice da Igreja Católica.

“Tenho em minhas mãos um manifesto de centenas de juristas brasileiros que to-

maram lado. Apoiamos Dilma, para prosseguirmos juntos na construção de um país, capaz de um crescimento econômico que signifique crescimento para todos. Que preserve os bens na-turais. Um país justamente justo, que continue acelerando a inclusão social, e que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional. Um país que priorize a educação, a cultu-ra, a sustentabilidade e a erradicação da miséria. Um país que preserve sua dignidade reconquistada.

O governo que queremos é o go-verno que preservou as instituições democráticas, e que jamais transigiu com autoritarismo. Um governo que não tentou alterar casuisticamente a Constituição para buscar um novo mandato. Um governo que sempre escolheu para o comando do Ministé-rio Público Federal o primeiro da lista tríplice elaborada pela categoria, e não alguém de seu convívio ou convivên-cia. Um governo que reestruturou a Polícia Federal, a defensoria pública, que apoiou a criação do importante Conselho Nacional de Justiça e a ampliação da democratização das ins-tituições judiciais (...).

Nós, os juristas que subscrevemos este manifesto, entendemos que estas são condições essenciais para que seja possível atender as necessidades básicas do povo, fortalecendo a cida-dania e assegurando a cada brasileiro seus diretos fundamentais. É essencial seguir reconstruindo o Estado, com ações concretas, tais como o programa

Fome Zero, que estimulou a produção alimentar pela agricultura familiar. O Bolsa Família, que resgatou da fome e da miséria dezenas de milhões de brasileiros, e levou pela primeira vez o desenvolvimento econômico aos bol-sões de pobreza. O Luz para Todos, que atingiu a quase totalidade das famílias dela carentes. O Pronaf, que atuava na prática apenas em algumas regiões do Brasil, e foi estendido a todo o territó-rio nacional, resgatando assentados da reforma agrária, indígenas, quilombo-las, extrativistas e ribeirinhos. O salário mínimo foi reajustado sistematicamen-te acima da inflação, e os alimentos criaram um mercado seguro para os pequenos produtores agrícolas.

Entendemos, portanto, que muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado. Por isto tudo, declaramos em conjunto o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno, para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, soberana e solidária. (...) Nós já deci-dimos, votamos Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil”.

Bom, o discurso é do ex-professor de Direito da Universidade Federal do Paraná, Edson Facchin, que, por sua competência, foi nomeado por Dilma Rousseff, em maio de 2015, para ocu-par a vaga no Supremo Tribunal Fede-ral que pertencia ao ministro Joaquim Barbosa. O mesmo Edson Facchin que substituirá, agora, Teori Zavascki na relatoria da Lava Jato, operação federal que está investigando, dentre outros, dezenas de caciques petistas ligados a atos de corrupção.

Leodegar na Cohab (I)Ex-deputado Leodegar Tiscoski (PP) deve assumir na próxima semana a presidência da Cohab/SC, a Companhia de Habitação de Santa Catarina. O órgão é ligado a Se-cretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, que é comandada pelo também progressista Valmir Comin. O convite a Leodegar já foi formalizado pelo gabinete do governador Raimundo Colombo (PSD), como também pelo pró-prio Comin. O ex-deputado, no entanto, disse que sua ida para a Cohab está ligada diretamente a disponibilidade de recursos para investimentos. “Eu não vou para lá para ficar atrás de uma mesa ocupando espaço. A Cohab passou por um grande processo de desestruturação e precisa ser reerguida. Se houver o compromisso com este objetivo eu aceito o convite. Se não houver não tem como”, comentou.

Regularização

A possível ida de Leodegar Tiscoski para a Cohab poderá trazer bons proveitos para nossa região. É que o Governo do Estado pretende investir pesado em programas de regularização fundiária, de modo a regularizar, definitivamente, aquelas situações em que as pessoas possuem apenas contratos de compra e venda de imóveis, sem, no entanto, terem a es-critura definitiva. Programas como este são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, que, por sua vez, tem a Cohab como órgão executor. “Caso eu assuma a Cohab, de fato, a regularização fundiária deverá ser uma das prioridades. A inten-ção é que este assunto passe a ser tratado como política de governo, já que possuo vasta experiência no setor por conta de minha atuação no Ministério das Cidades, que também tinha este tema como prerro-gativa”, comentou Leodegar.

Rolando Christian CoelhoRolando Christian CoelhoJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

[email protected] (48) 99945.6787

POLÍTICA

3Nossa Senhora

Geral

Para plantar a devo-ção desde cedo no coração do pequeno

João Pedro, de dez meses, foi que a mãe orgulhosa, Mariana de Paula Gonçalves, colocou um par de asas brancas no filho e foi para a beira do rio. Acompanhando a procissão com o menino dormindo em seus braços, a gaúcha que veraneia em Passo de Torres disse que agradecer é preciso e que pretende alimentar no filho a mesma fé que tem por

Aline Bauer

Passo de Torres

Sombrio

Consagrada

Nossa Senhora dos Navegantes. “Sou muito devota de Nossa Senhora. Ela nos protege e eu tive uma gravidez difícil. Ela sempre nos protegeu, a mim e à minha família. Sempre pedi por ela e agora vim agradecer a atenção e carinho que ela tem por nós todos os anos”, declara. Mãe pela primeira vez, além da fé, Mariana também sentia emoção acompanhando os barcos desfilando pelo rio Mampituba em homenagem a santa.

Histórias como a de Ma-riana movem muitos fieis no dia 2 de fevereiro. Em uma

Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

Festa volta a ter procissão fluvial

Aberto das 19h00 às 00h00de Quarta à Domingo

Av. Nereu Ramos, 1082Parque das Avenidas - Sombrio

Samae fecha o cerco contra os ‘gatos’O Samae de Sombrio ini-

ciou esta semana a luta contra os ‘gatos’, ligações clandestinas de água, e outra série de irregulari-dades. Uma tarefa árdua, devido a quantidade destas atitudes, mas necessária, para que a autarquia tente ao menos equilibrar suas contas.

Os primeiros passos, de acordo com a engenheira quí-mica Ana Paula Medeiros, que responde atualmente pelo Sa-mae, será acabar com as liga-ções clandestinas, cortando o fornecimento de água das casas que realizam esta irregularidade que, inclusive, é considerada crime e o cidadão será multado, além de ter 30 dias de prazo para se justificar e não responder processo judicial.

Proprietários de imóveis onde a água já foi cortada em outra ocasião e o lacre estiver

rompido também terão a mesma responsabilização e ainda o reco-lhimento dos chamados relógios. Os marcadores do consumo de água também serão retirados de locais onde há cortes de gran-des períodos, como alguns que chegam a 120 dias, e a religação precisará ser feito após o cidadão ficar em dia com a autarquia.

O Samae já está associado ao Serasa e contas atrasadas serão registradas no serviço de proteção, além do corte, que será feito após 30 dias de atraso no pagamento da fatura.

“Estamos vivendo um momento de moralização do país, com várias ações em nível federal para acabar com a cor-rupção, como vemos todo dia. O que não podemos é permitir que as irregularidades sejam feitas embaixo do nosso nariz também, por quem quer que seja, inclusive a população. Sem ge-neralizar, sabemos que a maioria

Imagem de Nossa Senhora deixa a igreja e é levada ao rio para a procissão de barcos

Equipe vai combater as irregularidades no uso da água

cidade de pescadores, é na mãe dos navegantes que muitos se apegam quando estão no mar. É assim que pensa Alvina Lessa Silveira, que tem o filho trabalhando no mar e ora por ele. “Esta festa é importante, é de Deus e chama as pessoas. E para o pescador, é sagrada, por que quando estão lá fora, no mar e o tempo é ruim, a gente se apega com ela. Rezo muito para ela”, conta a mãe. O pescador Paulo Ricardo Delfino concor-da. Dono do barco que levou a imagem em procissão pelo rio, ele cresceu vendo o pai fazer a mesma coisa, e fez questão de

enfeitar bastante a embarcação quando viu que seu nome tinha sido sorteado. “Preparamos tudo hoje e é a primeira vez que levamos a santa, apesar de meu pai já ter levado a imagem mui-tas vezes. É um sentimento bom e de bênção”, explicou. Vários outros barcos, enfeitados nas cores branca e azul, desfilaram nas águas do Mampituba sol-tando fogos e expressando sua fé na mãe dos navegantes. De acordo com o frei Sérgio Rosa, a crença em Nossa Senhora anima os pescadores e devotos. “A levamos como se fosse um farol a iluminar o caminho, para que evitemos as pedras e não afundemos no mar das preo-cupações da vida. Essa festa é de muito fé e amor”, declarou.

Após três anos sem a pro-cissão fluvial por conta de exigências da Marinha acerca de mais segurança nas embar-cações, a edição deste ano foi

tímida, com menos pessoas nas margens do que em outros anos, mas para o prefeito Jonas Souza, as expectativas são as melhores. “É uma festa tradi-cional e a nossa comunidade está muito feliz. Por conta do curto tempo de planejamento, deu muito trabalho, mas nos de-dicamos muito”, completou. A festa se estende ainda por toda a sexta-feira tendo tarde dan-çante, apresentações culturais e shows em sua programação.

Em uma festa tradicional como a de Nossa Senhora dos Navegantes em Passo de Torres, histórias de fé é o que não faltam. Mas poucas pessoas como Eperina Correa juntam tantas. De acordo com ela, são muitas graças alcançadas através da santa, e entre as que se recorda, escolheu uma para

contar à reportagem. “Eu tenho várias graças, e acompanho as procissões desde 1984. Quando meu filho tinha 4 anos, surgiu um nódulo no pescoço e o mé-dico disse que teria que operar. Mas a cirurgia era de alto risco, por que o nódulo era em cima da artéria. Desesperada, saí de lá e prometi que enquanto fosse viva e tivesse saúde, eu iria acompanhar a procissão da Nossa Senhora dos Navegantes. Dali em diante, o nódulo foi di-minuindo, sumiu, e nunca pre-cisou de cirurgia. Hoje ele tem 36 anos, é consagrado à Nossa Senhora, assim como todos os meus filhos. Eu viajava 25 km para ir a procissão dela, e hoje tenho a graça de morar em uma cidade da qual ela é padroeira. Ela ouve muito seus filhos. A fé é tudo”, relata. Junto com os netos, ela acompanhou emocio-nada o passeio da imagem em pé, na beira do rio Mampituba.

dos sombrienses que tem ligação de água com o Samae é de bons pagadores, pessoas honestas e que cumprem suas obrigações, mas como em todo lugar, temos aqueles que cometem alguma irregularidade e conosco serão todos verificados a fundo e pagarão de acordo com a lei”, explica Ana Paula.

Outro ponto que fiscais en-

contram constantemente é o de relógio virado, ou seja, ele roda para trás, voltando ao normal apenas perto do dia de leitura e dando números enganosos do consumo.

“Vamos coibir tudo sim e fazer esta parceria saudável e limpa entre prefeitura e cidadão e entre cidadão e prefeitura”, conclui a engenheira.

4 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

PSD segue com visitas Moreira com Temer

Cobrança na saúde Beno na ADR

Pensão por morte mais rígida

Roteiro da coordenadora regional do PSD Gisela Scaini, com os deputados estaduais José Nei Ascari e Ricardo Guidi, continua na próxima segunda-feira, contemplando outros municípios da região.

Desta vez, reuniões acontecerão com lideranças de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Turvo, Meleiro e Maracaja. O objetivo é conhecer os pleitos e proposições e pavimentar a caminhada para 2018.

Já haviam sido visitadas lideranças de Passo de Torres, Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Ermo, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande.

Falando em PSD, deputado estadual Ri-cardo Guidi e outras lideran-ças do partido prestigiaram a posse do prefei-to em exercício de Balneário Gaivota Evâ-nio Machado. Machadinho substitui o pre-feito Ronaldo Pereira da Silva

Na próxima sessão do legislativo de Araranguá, o vereador Diego Pires vai apresentar um requerimento a ser encaminhado a secretária municipal de Saúde Evelyn Elias e ao prefeito Mariano Mazzuco. No documento, Die-go solicita que seja regularizado com a maior brevidade possível, a nova alicitação para a construção do prédio da unidade básica de saúde do bairro Sanga da Areia.

O vereador acredita no poder de mobilização da po-pulação e convida a comunidade a participar das sessões da câmara.

O novo gerente regional de Polí-ticas Socioeconômicas, Rurais e Ur-banas, Everaldo Martins, o Beno, foi apresentado na tarde desta quarta-feira, no gabinete da Agência de Desenvolvi-mento Regional (ADR) de Araranguá, pelo secretário executivo Ivan Gabriel Milanez Ávila à equipe de gerentes das demais áreas da Agência.

Beno tem 46 anos, natural de Turvo e é conhecido pela atuação política e comunitária no município de Meleiro, onde reside. O novo gerente já foi co-merciante, vereador, diretor do Samae e vice-Prefeito de Meleiro na gestão 2013-2016.

“Assumi com vontade de traba-lhar de forma conjunta, para realizar um bom trabalho pelos Municípios da nossa Região do Extremo-Sul, como um dos representantes do Governo do Estado”, disse.

O governo estadual publicou no mês de janeiro a Lei Complementar nº 689, na qual define as novas regras de pensão por morte para os beneficiários da Previdência Estadual de Santa Catarina, regido pelo Iprev. Para os óbitos ocorridos a partir do dia 19 de janeiro de 2017, a nova lei regulamenta um prazo de carência de matrimônio ou união estável para cônjuges, companheiros, ex-cônjuges e ex-companheiros que recebem pensão alimentícia, e também um prazo de carência para o tempo de contribuição. Ela define também o tempo de recebimento da pensão dependendo da faixa etária do beneficiário.

As novas regras visam manter simetria com aquelas já definidas pelo Governo Federal e regidas pelo INSS, e servirão para combater diversos tipos de fraudes, além de auxiliar no equilíbrio da previdência. “Nos deparamos com muitos casos em que pessoas de idade, próximo ao falecimento, destinam a pensão a outra pessoa, contraindo um matrimônio de

fachada. Precisamos tomar medidas para acabar com esse tipo de fraude”, declara o presidente do Iprev, Renato Hinnig. “Também acreditamos que uma pessoa com 20 anos de idade, tenha plena capacidade laboral para dar continuidade a sua subsistência. Ela receberá o auxílio da previdência por três anos até que consiga se restabelecer e ingressar no mercado de trabalho para garantir sua futura apo-sentadoria”, completa.

10X R$ 89,90Cartão de crédito ou R$ 899,00 à vista

INVERSORA DE SOLDA JOY 140 MONOF. FRICKE SOLDAS

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) cumpriu agenda nesta quarta-feira, 1º, em Brasília, onde se reuniu com o presidente da República, Michel Temer, ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e ministro da Educação,

Mendonça Filho. O objetivo foi levar o pleito das universidades do sistema Acafe para ampliação do número de beneficiários das bolsas de estudo concedidas pelo Governo Federal, regulamentação das universidades comunitárias e reabertura do Programa de Es-tímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). “Precisamos ampliar o atendimento aos catarinenses para conseguirmos a formação de novas inteligências, com impacto direto na sociedade”, salientou Moreira.

Jabson MullerJabson MullerJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

(48) 99955.5313

POLÍTICA [email protected]

C.S. Empresa Jornalística LTDA.

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

6 GeralJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

O caminho mais difícil

Em seu discurso de prestação de contas das ações do Executivo, on-tem, na Assembleia Legislativa, o governador Raimundo Colombo explicou porque Santa Catarina teve um 2016 mais equilibrado do

que a maior parte dos outros estados. “Resolvemos fazer o caminho mais difícil”, resumiu, destacando o fato de não ter aumentado nenhum impos-to e também a atuação conjunta entre os poderes, em especial o Legislati-vo, que permitiu a aprovação da reforma da previdência e o apoio ao ques-tionamento da dívida com a União no Supremo Tribunal Federal (STF). Isso garantiu que o Estado cumprisse o ano passado sem atrasar salários, mantendo investimentos e serviços públicos sem paralisação. “Não adian-ta o governo ir bem se a sociedade vai mal”, reforçou o governador aos de-putados presentes na sessão presidida pelo deputado Silvio Dreveck (PP), que em 2016 era líder do governo na Assembleia. A harmonia estabelecida entre os poderes foi destacada como um diferencial de Santa Catarina que permitiu construir avanços que ainda são buscados em outros estados e também pelo governo federal. A fala foi otimista, destacando a expecta-tiva de safras recordes de soja, maçã e uva, além dos níveis históricos de exportação de carne suína e de frango. Para encerrar o discurso, Colombo usou uma frase que já é quase um mantra de seu período como governa-dor. Mas com alguns detalhes a mais. “Briga política não constrói pontes, hospitais ou escolas. Nem impede que se pense diferente. Santa Catarina é bela e forte, mas tem um povo extraordinário que espera muito de nós.”

Sintonia “Sem dúvida, hoje foi um mo-mento especial. Após uma eleição con-sensuada, a mensagem do governador reconheceu o Parlamento catarinense e também a contribuição que o próprio go-verno tem dado ao Estado. E ao mesmo tempo, o governador fez um pronuncia-mento de otimismo, acreditando que dias melhores virão, propondo reformas, prin-cipalmente no âmbito federal.” A avalia-ção sobre o discurso de Colombo é do novo presidente da Assembleia, deputado Sil-vio Dreveck. “Nós estamos em Santa Ca-tarina ainda numa situação diferenciada em relação aos demais estados, exatamen-te pelo que as lideranças fizeram, sejam elas lideranças políticas, empresariais, trabalhadores, sindicatos, entidades, to-dos contribuíram para que o nosso estado seja esse bom exemplo”, completou.

Reconhecimento Merisio foi o único citado nominalmente por Colombo em seu discurso anual ao Parlamento. O governa-dor destacou o papel que o agora ex-pre-sidente da Assembleia teve na condução de importantes votações, que ajudaram a garantir estabilidade fiscal para o Exe-cutivo. Finalizou estendendo o agrade-cimento também a todos deputados da mesa diretora que atuaram na presidência nos últimos dois anos.

Gestão Na próxima semana, o secretá-rio de Estado da Administração, Milton Martini, irá elencar junto às diretorias da pasta os projetos que estão sendo desen-volvidos. O levantamento definirá ações prioritárias a serem empreendidas. A or-dem é a mesma: redução de despesas, oti-mização de resultados e atuação conjunta com as demais estruturas e órgãos do go-verno do Estado.

Raio-X “No início da segunda quinzena deste mês, vamos participar do encontro do colegiado, com a presença do governa-dor Raimundo Colombo. Na ocasião, va-mos apresentar a situação atualizada de nossos custos de controle e de gestão de pessoas”, adiantou Martini.

Matrículas abertas Estudantes cata-rinenses têm até a próxima segunda-feira (6) para realizar a matrícula na rede es-tadual de ensino. As vagas vão do nível fundamental ao profissionalizante, ten-do como novidade a partir deste ano o Ensino Médio Integral, oferecido em 16 escolas. A Secretaria de Estado da Edu-cação reforça a necessidade de procurar a escola mais próxima de casa ou do tra-balho dos pais. Além de histórico escolar, devem ser apresentados os documentos de identificação.

Por Andréa [email protected]

03/Fev/2017

União dos clubesO time do Tubarão deu de presente para o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSB), para o deputado Gel-son Merisio (PSD) e para o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), uma camisa especial do time em ho-menagem à Chapecoense: a logo do clube nas cores da equipe do Oeste. A disputada partida acabou com uma vitória da Chape, na quarta-feira. Mas os presenteados, com certeza, já têm um segundo time para torcer no Campeonato Catarinense.

Env

iado

pel

a as

sess

oria

de

impr

ensa

7Geral Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

Adiantados

Repercussão positiva

Acolhida

O mês de feverei-ro, na Diocese de Criciúma,

será marcado pelas missas com rito de posse dos novos párocos nomeados por Dom Jacinto Inacio Flach para o

Região

Timbé do Sul

ano de 2017. As transferên-cias foram anunciadas no dia 1º de dezembro e, agora, após um período reservado ao descanso e com a retomada, com maior intensidade, das atividades pastorais, os reli-giosos são apresentados às paróquias e enviados em sua

Padres assumem novas paróquias

Dnit tranquiliza sobre Serra da Rocinha

Várias paróquias da Diocese de Criciúma tiveram mudança neste início de ano e a maioria dos padres assume agora

Obras seguem em ritmo adequado e animam população

nova missão.Neste fim de semana,

ocorrem as primeiras posses. No sábado, às 19 horas, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, acolhe como pároco o padre Antô-nio Mendes e como vigá-rio paroquial Jonas Emerim

A materialização de um sonho que atravessa décadas e gerações. É assim que a população percebe as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, empreen-dimento entre São José dos Ausentes/RS e Timbé do Sul que representa os últimos 30 quilômetros não asfaltados da rodovia que faz ligação direta com a Argentina. Os dados do projeto, seus benefícios, cuidados ambientais adotados e o avanço dos trabalhos foram apresentados pelo Departa-mento Nacional de Infraes-trutura de Transportes (Dnit) também em Timbé do Sul, além de Araranguá, envolven-do 170 pessoas.

O foco principal dos encontros foi o andamento das obras no Lote 2, entre o km 33,8 e o km 55,8, onde diferentes atividades estão sendo executadas tanto na implantação do contorno da área urbana de Timbé do Sul, quanto na pavimentação da Serra da Rocinha. Ressalta-se

que o Lote 1, na Serra Gaúcha, está paralisado e aguarda nova licitação para a retomada das atividades em trecho de oito quilômetros. Participaram das reuniões, realizadas em Araranguá e no salão paroquial de Timbé do Sul, empresários, comerciantes, representantes de associações e sindicatos, políticos, lideranças comuni-tárias e moradores da região.

Com o auxílio de um ví-deo, o engenheiro do Dnit/SC Robson Medeiros de Oliveira, da Unidade de Tubarão, mos-trou as dificuldades e perigos da estrada atual e mencionou a importância das obras. “Será um novo eixo de escoamento da produção dos países do Mercosul e trará outros bene-fícios como a integração entre a serra e o litoral, a dinamiza-ção do turismo, a geração de empregos, o desenvolvimento econômico e a valorização imobiliária”, enumerou. Ele apresentou ainda dados como orçamento, prazos, empresas envolvidas, dimensões da obra e o detalhamento do novo traçado. O público teve

a oportunidade de visualizar as principais intervenções, como a construção de viadutos, pontes e acessos. “Haverá uma melhoria grande na geometria da rodovia para permitir a cir-culação de veículos de grande porte”, afirmou Oliveira. O engenheiro destacou também as complexidades do projeto. “Um exemplo é a construção de cerca de 140 bueiros, ou seja, um a cada 150 metros em média.”

O coordenador da Ges-tão Ambiental (STE S.A.) da BR-285/RS/SC, Adriano Panazzolo, iniciou a apresen-tação buscando desmistificar o papel do licenciamento am-biental em grandes empreen-dimentos. “Trabalhamos para garantir que a obra tenha um bom desempenho ambiental, minimizando ou compensan-do os impactos negativos e potencializando os positivos, para que desta forma não haja paralisações por motivos rela-cionados ao meio ambiente”, explicou. Panazzolo expôs a lista dos 24 Programas Am-bientais executados e salientou

que as medidas indicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Na-turais Renováveis (IBAMA) estão em processo de evolução. “Antigamente a preocupação era quase exclusiva com a fauna e a flora, enquanto hoje em dia multiplicam-se as ações voltadas aos meios físico e social”, comentou. Ele ainda disponibilizou ao público o site infoambiente.stesa.com.br, sistema de informações na web que permite o acompanha-mento das obras e da Gestão Ambiental.

Para o presidente da Câ-mara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araranguá, Clézio Manoel da Motta, a palestra trouxe uma série de informa-ções importantes. “Muitos não conheciam o conteúdo técnico do projeto, então a explanação tirou muitas dúvidas e nos dá a condição de explicá-lo para outras pessoas. O futuro é pro-missor, tenho certeza que essa rodovia será um marco para

toda a região.”Em uma conta rápida,

o diretor comercial do Porto de Imbituba, Marcelo Vargas Schlichting, avaliou em R$ 120 milhões ao ano o incremento na economia catarinense com a operação de grãos após a con-clusão da serra. Além disso, ele elogiou o zelo ambiental com que as obras estão sendo con-duzidas. “É bastante admirável esse cuidado, pois a rodovia está inserida em um ambiente frágil e preservado. Considero

importante que este tema esteja na pauta e que não se perca essa pureza local”, afirmou.

Na avaliação do prefeito de Timbé do Sul,Beto Biava, a reunião tranquilizou a po-pulação. “A comunidade ficou sabendo que a obra está real-mente acontecendo e que den-tro de pouco tempo contaremos com o tão esperado asfalto. O benefício será enorme em termos de turismo, indústria e escoamento da produção”, concluiu.

Velho. Também no sábado, às 19 horas, se dará a posse do padre Sidnei Pedro Vitali como pároco na Paróquia São Roque, em Timbé do Sul..

No domingo,às 19 horas, ocorrem três missas com nomeações de párocos: a Paróquia Sagrada Família,

em Araranguá, recebe o pa-dre Daniel Zilli Da Rolt; a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Boa Vista, Criciúma, o padre Eloir Ro-gério do Nascimento Borges, e a Paróquia Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa do Sul, recebe o padre José Cipriano Neto.

No dia 11 de fevereiro, às 19 horas, a Paróquia São Roque, em Morro da Fuma-ça, acolhe o vigário paroquial padre Carlos Wecki, e a Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul, recebe o padre Cesar Budny. No dia 12, é a vez da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Siderópolis, acolher o novo pároco, padre Roberto Silva (PODP), às 19 horas.

Já no dia 19 de fevereiro, às 19 horas, toma posse como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, o padre Daniel Pagani. Junto dele, assumi-rá como vigário paroquial Jiovani Manique Barreto e como vigário auxiliar o padre José Benjamim Cipriano.

A Paróquia Santo Agosti-nho, em Rio Maina, Criciúma, já acolheu o vigário paroquial, padre Aguinaldo Zucchinali. O padre Alex Sandro Sera-fim, missionário pelo projeto Igrejas Irmãs, também já se mudou para Dueré (TO), Pre-lazia de Cristalândia, onde toma posse como pároco da Paróquia Santo Antônio, no dia 8 de fevereiro. A Paróquia São João Batista, em São João do Sul, também já tem novo pároco, frei Sidnei Signor. A Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho, em Criciúma, tem a presença de um novo vigário paroquial, o padre Osni Marino Zanata, cuja data da posse ainda deve ser marcada.

O padre Thiago De Mo-liner Eufrásio, que até 2016 foi vigário auxiliar na Paró-quia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, se dedicará, a partir do dia 13 de março, aos estudos pelo curso de Doutorado em Teologia Dogmática, pela PUCRS, em Porto Alegre.

Sinhá tenta confundir Gaetano. Flavinha in-dica um detetive para

encontrar a filha de Lenita. Alice encerra o contrato com Moreira. Mocinha devolve ao cofre os documentos que furtou de Tanaka. Moreira é preso e acusa Alice de ser a chefe do esquema criminoso. Loretta tenta encontrar documentos sobre a família que adotou a filha de Lenita. Patrick encontra uma pista de que Wagner pode estar vivo. Alice jura vingança contra César.

EntretenimentoEntretenimentoNovelas - Horóscopo - Diversão

Cruzadinha Novelas

Alex fica furioso com Lorena. Nicolau finge não se incomodar por

Luana ter reatado com JF. Bianca critica Eva por ter sido grosseira com Gordo. Zac incentiva Nicolau a esquecer Luana. JF afirma a Luizão que não vai mais trair Luana. Gui convence Diana a desistir de investigar Júlia. Júlia tem uma ideia para ganhar seu papel como coreógrafa da 4.4. Alex pensa em forjar a sua morte. Haroldo tenta convencer Gilda a desistir da reforma do salão de beleza.

Tiago e Marina discutem. Magnólia reclama da hospitalidade de Padre

Paulo. Luciane decide se mudar com a família para a Casa Leitão. Gigi oferece um emprego de vendedora para Magnólia. Tiago afirma a Pedro que Marina é Isabela. Salete aconselha Flávia a se afastar de Misael. Juninho conta a Augusto que viu Magnólia jogar, de forma suspeita, uma sacola na represa. Tiago discute com Letícia. Marina faz massagem em Helô.

Sol Nascente - 18h

A Lei do Amor - 21h

Rock Story - 19h

Rapidinhas

Áries 21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/05 a 20/06

21/06 a 20/07

21/07 a 20/08

21/08 a 20/09

21/09 a 20/10

21/10 a 20/11

21/11 a 20/12

21/12 a 20/01

21/01 a 20/02

21/02 a 20/03

LeãoHoróscopoHoróscopo

Sagitário

Gêmeos Libra Aquário

Touro

Vai se sentir mais tranquilo e agirá com mais virtude. O astro rei Sol irá lhe auxiliar neste sentido. Será colocado em situação de teste muitas vezes, pense antes de agir.

Seus planejamentos podem sofrer com mudan-ças inesperadas. O planeta Júpiter irá intervir de forma negativa. Lute firme contra essas intempéries. Vênus é quem mostrará a luz que tanto precisa.

É necessário que simplifique aquilo que parece laborioso. Aja durante o dia com humildade. O sentimento de solidão irá recair sobre você, Júpiter é quem será o respectivo vilão.

Passará um dia recheado de boas novidades para seu coração. O planeta de Vênus pode lhe deixar fatigado. A melosidade vai afastar algu-mas pessoas do seu círculo. Mantenha alguns dos seus sentimentos reguardados.

Sua posição enfática em demasia deixará algumas pessoas constrangidas. É pela in-terferência de Mercúrio que deve permanecer alerta, pois este te puxará para baixo, tentando subvertê-lo.

O choque entre Urano e a Lua fará com que você sofra mudanças. A mutação será de grande valia e estará presente neste seu dia. Aja de forma prática naquilo que você acredita.

Eventos emanados de Saturno serão auspicio-sos. Serão emanadas energias extremamente positivas para você. Deve explorar novas opor-tunidades que estarão por vir.

Seu aspecto de metamorfose irá ocorrer da for-ma mais formosa. É em Plutão que será revelado essa sua faceta. Porém é em Vênus que sua estabilidade estará comprometida.

O signo de Gêmeos será de grande implicância negativa neste momento. Os acontecimentos em Mercúrio irão lhe atrapalhar. Não deve desistir de encontrar o equilíbrio, pois será fundamental.

A ociosidade não lhe é recomendada, deve buscar novas desafios. É Júpiter que fará com que aja com baixa estima. Seja mais verdadei-ro com aquilo que você realmente pensa, não force a barra.

Irá se incomodar fatos ocorridos por pessoas que você gosta. O elemento ar contribuirá para você estabilizar as emoções. Não bloqueie os bons pensamentos, deixe eles fluírem com naturalidade.

O amor está no ar neste período, expanda para todos os seus meios. Fique longe de espíritos deprimidos, essas pessoas te colocaram para baixo. As aspectos melancólicos que o circun-dam podem aparecer.

Virgem Capricórnio

Câncer Escorpião Peixes

Leticia Lima falou pela primeira vez sobre seu relacionamento com a cantora Ana Carolina em entrevista para a revista “VIP”. Além de assumir o namoro, a atriz - que é capa de fevereiro da publicação - questiona sobre o que mais preci-saria ser dito sobre o assunto. “A gente nunca falou sobre nosso relacionamento, mas também nunca evitou. Estamos sempre no aeroporto, nos lugares públicos. Precisa falar o quê? Sobre algo que é natural?”, perguntou Letícia.

Rafa Brites deu à luz nesta quinta--feira, 2. O anúncio do nascimento de Rocco foi comparti-lhado pelo apresen-tador do “Encontro” Felipe Andreoli em sua rede social. Na legenda, o papai ba-bão escreveu: “Roc-co chegou. Enchen-do nossos corações da maior e mais pura alegria que pode existir dentro de um ser humano.

Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

TENHA FÉ

#FORADOEXPEDIENTE

Crescer, aprender, acreditar e viver, viver a vida de verda-de, enfrentando as tristezas e degustando a felicidade e as boas novas. Fortalecendo-nos com o aprendizado das perdas e seguindo em frente com a ca-beça erguida. Nossa vida é feita de momentos e algumas vezes o que garante nosso sucesso é a nossa fé. A fé em Deus, em nós, em nossa equipe, acreditando que vai sim dar certo, tendo fé verdadeira que somos capazes e essa fé é a energia necessária para nunca desistirmos.

Bem, pode ter certeza meu irmão, ninguém disse que seria tão fácil assim né? Mas o gosto-so da vida é saber que a vitória realmente foi uma conquista que exigiu de você, deixando claro que é sim merecedor dessa vitó-ria. Então treine, treine muito e quando achar que está cansado treine mais um pouquinho, sempre vendo que seu foco não é o treino em si, mas a batalha e consequentemente uma vitória fácil, pois terá em mãos flexibi-lidade, conhecimento e técnica... Eu fico aqui torcendo por você!!

FRASEO tempo deixa perguntas, mostra res-postas, esclarece dúvidas, mas, acima

de tudo, o tempo traz verdades.

JOGO RÁPIDO COM:Roger Pereira

O Xiru da Ambulância

Dinheiro: TranquilidadeFé: SempreAmor: Consigo mesmoFamília: Tudo na vidaUm lugar: Beira da praia, todasUm animal: CachorroMúsica: Belchior e Zé RamalhoFilme: Dança com lobosUm homem: Meu pai (in memória)Uma mulher: Minha mãe MariaUm sonho: Recheado de muito mumu (risos)

Que todas as pessoas possam viver em paz.

Adoro: ViajarOdeio: FalsidadeComida: Carne de panela, arroz e feijãoEsporte: Caiaque a remoTime: InternacionalTua frase: Não prometa o que não pode cumprirRecado para os amigos: “Faça o bem sem olhar a quem, e continuem amigos”

Olha aí a família linda de Tania e Edmilson no dia 26 de janeiro, comemo-rando o aniversário de um ano do Yuri, o meu fofinho. Todas as coisas boas desse mundo para essa criança linda é o que desejam amigos e familiares.

Nas lentes de Taize Pereira, a imagem dessa família linda. Taliane e Adilson completam 11 anos de muito amor, comprometimento e parceria. Que Deus abençoe essa bela família e lhes dê vários anos de felicidade!!

A linda Andressa Rodrigues sempre es-banjando beleza!

O casal Daniel Possamai e Pricila Wingert aproveitando as férias para fazer turismo nes-

se lindo Brasil.. Merecido!!

Meu amigo fotógrafo André Jacob fazendo graça com a caricatura do presidente da República depois de viralizar as supostas montagens da foto oficial do presidente. Mas o Jacob presidente, vai que dá!!

Fora do expediente o Rodrigo da Rosa Pereira, o Digão, no airsoft... campo de guerra é pouco para o garoto!!!

Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017ROMILDO BLACK [email protected] facebook.com/romildoblack

O funcionário público do município de Sombrio Roger, motorista da da Secretaria de Saúde, há 18 anos faz o que ama e é reconhecido por isso pelos pacientes que transporta e colegas de trabalho. Uma figuraça, alto astral que de tão popular é lembrado nas rodas de conversas da cidade. E hoje participa do Jogo

Rápido, Confira!!

Olha essa coisa linda, é a Lívia que vai fazer esse mês dois aninhos. Ela é fi-

lha da querida Gislaine Goulart Porto, fotografada pela Eluane Alano. Que

coisa mais fofa.

10 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

11Geral Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

Prevenção

Neste domingo, 5 de fevereiro, é o Dia Nacional

da Mamografia, instituído no ano de 2013 com o obje-tivo de sensibilizar a popu-lação sobre a importância de realizar o exame para detec-tar precocemente o câncer de mama que é considerada uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil.

De acordo com o Insti-tuto Nacional do Câncer, o Inca, 70% das brasileiras en-tre 50 e 69 anos têm acesso a mamografia tanto na rede pública quanto na privada. Mas boa parte delas acaba não realizando o exame por diversos fatores, estre eles, a desinformação e é claro, o medo de sentir dor.

No caso da dor, a médica especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, Luciana Burigo Trindade, que atende na clínica Sono-graf de Araranguá, explica que o desconforto sentido é suportável e não deve se sobressair a importância do exame. “A maioria das pa-cientes já ouviram falar do

Araranguá

Primeiropasso

Balneário Gaivota

Passo de Torres

exame de maneira negativa. Existe é claro um incômodo, que é comum à maioria dos exames. A sensibilidade da paciente também exacerba quando ela está com medo de um possível diagnóstico ruim. Mas aí é que está o ponto mais importante, nós devemos sentir medo do diagnóstico tardio, quan-do o tratamento será mui-to complicado e procurar meios de obter o diagnós-tico precoce, quando a do-ença está numa fase inicial, localizada e a cura é quase certa. A mamografia foi capaz de reduzir de forma considerável a mortalidade por essa doença e deve ser encarada como algo positi-vo, capaz de salvar vidas”, orienta a médica.

A especialista explica ainda que a tecnologia é uma grande aliada na des-coberta da doença. Existem equipamentos cada vez mais modernos no mer-cado e que contribuem no diagnóstico. “Atualmente os equipamentos estão au-xiliando com mais precisão no diagnóstico, dando mais conforto às pacientes e, principalmente, com bai-xo nível de radiação”, diz Luciana que ainda orienta:

Médica orienta sobre mamografia

Posto de saúde atende quase 20 por noite

Homem morre no rio Mampituba

O horário de atendi-mento ampliado no posto de saúde central de Balneário Gaivota continua mostrando eficácia e boa média de aten-dimentos noturnos.

De acordo com a Se-cretaria de Saúde, a média continua girando em torno de 20 atendimentos por noite. “Desde que passamos a abrir até às 10 horas, temos uma busca bem considerável, sinal de que acertamos em dispor de um grupo técnico para socorrer a população na parte da noite” avalia o secre-tário José de Oliveira Lentz.

No ‘Saúde 22 horas’ ficam dispostos enfermei-ro, técnico de enfermagem, médico de plantão e a am-bulância também passou a ficar estacionada em frente

Na tarde desta quinta--feira, por volta das 3h30min, um homem de 33 anos veio a óbito após afogamento no rio Mampituba, que divide os municípios de Passo de Torres e Torres.

Segundo o Corpo de Bom-beiros de Torres, que atendeu a ocorrência, Rudimar Nicolau Filho residia no bairro Getúlio Vargas, em Torres. Ainda se-gundo os bombeiros, ele era co-nhecido na cidade, sabia nadar e teria ido em um local do rio utilizado pelos populares para

ao posto para ser utilizada em casos de emergência, em que é necessário o transporte para outros locais que dispõem de serviços de alta complexi-dade. “No posto recebemos situações de baixa comple-xidade, em que o paciente passa por uma triagem que decide se há necessidade de atendimento com o clínico geral ou então solicitar o transporte para um hospital”, destaca Salete Veiga, que trabalha na triagem no turno da noite.

Dentre os procedimen-tos realizados estão sutura, nebulização, curativos, ve-rificação de pressão arterial, temperatura, pulso, respira-ção entre outros. De acordo com os atendentes a grande maioria dos procedimentos são de virose, febre, dor garganta, dor abdominal,

tomar banho, em companhia de um amigo. Rudimar entrou na água e por causa desconhecida acabou afundando. O amigo pediu socorro e auxiliou nas buscas dando informações so-bre o local do desaparecimento. Familiares de Rudimar acom-panharam o trabalho dos bom-beiros lamentando a tragédia.

Equipes de mergulho de Torres e Passo de Torres re-alizaram buscas e cerca de três horas depois o corpo foi encontrado.

O IML foi acionado e re-colheu o corpo para o Instituto Médico Legal de Osório.

Luciana incentiva mulheres fazer mamografia como uma forma de prevenção ao câncer

Equipe do turno da noite faz atendimentos gerais no posto

Banho no rio Mampituba acabou em tragédia nesta quinta

“A mulher deve pesquisar sobre o assunto, procurar informações sobre o local onde vai realizar o exame e qual tipo de equipamento é usado. Não há dúvidas que sentir confiança na clínica e nos profissionais é o pri-meiro passo para estar mais

cefaleia e náuseas. “Nestes casos, o paciente recebe o tratamento adequado para a solução do seu problema de saúde” destaca o secretário.

O programa Saúde 22 horas iniciou no ano de 2016 e atende a população gaivo-tense das 17h às 22 horas no posto de saúde central.

tranquila”.

A mamografia é um método de rastreio, ou seja, inclui muita gente saudável e sem nenhum sintoma para garimpar possíveis casos de doenças. Ela raramente confirma doença num pri-meiro exame. O que faz é selecionar um grupo amplo de pacientes que vão preci-sar prosseguir na investiga-ção com outros métodos de imagens, como a ultrassono-grafia, por exemplo. Mesmo nos casos de mamografia alterada, será apenas uma pequena porção delas que receberá um diagnóstico final de câncer de mama e, mesmo assim, somente após a realização de outros testes.

A prevenção do câncer de mama, como da maioria das doenças, se dá através de um estilo de vida saudável. “Não há dúvidas de que a informação é a maior arma que temos contra qualquer tipo de doença, conhecer o próprio corpo, perceber pe-quenas alterações, conversar com o médico assistente, sa-ber quais tipos de alterações ocorreram no exame e levar os exames anteriores na hora de realizar os novos é fun-damental para um rastreio verdadeiramente eficiente”,

12 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

12 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017 13Segurança Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

Fuga na 101

Na noite de quarta--feira,por volta das 22h30min,

policiais militares e civis

Sombrio/Sta Rosa

São João do Sul

São João do Sul

prenderam Robson Justo Borges de 37 anos, natural do Rio Grande do Sul, que con-duzia uma Toyota Hilux de cor prata e placas IOS1717.

Antes de ser detido, Ro-

Motorista banca o veloz e furiosoCasal é detido dois dias seguidos

CMDCA começa a elaborar plano decenal

Na última terça-feira, o Jornal Correio do Sul divulgou a notícia de uma advogada que foi presa portando um revólver calibre 38 com munição e por-ções de crack na bolsa. Com ela estava um empresário de Bal-neário Gaivota também detido após tentar furtar um jipe que dizia lhe pertencer.

No dia seguinte os dois foram soltos e já voltaram a se envolver com a polícia. Na madrugada de quinta-feira eles foram vistos saindo de uma boca de fumo de Araranguá, em uma camionete MMC l200 Triton 3.2 de cor prata com placas de Porto Alegre. Ao ver a viatura, a dupla fugiu em direção a BR 101 e depois seguindo para Sombrio.

Com objetivo de criar e implementar políticas de prote-ção aos direitos das crianças e adolescentes de Maracajá para os próximos dez anos, o Con-selho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com o Departamento Municipal de Assistência e Bem Estar Social lança na próxima terça-feira o projeto de elaboração do Plano Decenal do Sistema Único de Assistência Social(Suas) do município.

Conforme o presidente do CMDCA, Raimundo Darolt, a solenidade de lançamento do projeto para elaboração do plano decenal ocorre no Centro de Convivência da Terceira Idade de Maracajá, a partir das 14h, e para o ato foram convidados representantes do poder judiciário da comarca, da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, vere-adores, secretários e diretores da administração municipal, de conselhos municipais de Assistência Social, do Idoso e Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O prefeito Arlindo Rocha fará a abertura oficial da soleni-dade e depois da manifestação das autoridades será proferida uma palestra pelo advogado Ismael Córdova, especialista em questões ligadas ao Suas

Várias guarnições passaram a acompanhar o veículo que seguiu em alta velocidade até a entrada de São João do Sul, onde a PM realizou uma barreira

e mestrando do programa de pós-graduação em Desen-volvimento Socioeconômico da Unesc, com objetivo de instrumentalizar gestores, con-selheiros de direitos e tutelares, agentes políticos e servidores municipais para elaboração do plano decenal.

Compra de EPI - O salá-rio do prefeito Arlindo Rocha, referente ao mês de janeiro, vai se transformar em equipa-mentos de proteção individual para servidores da administra-ção municipal, que há muito tempo não têm este benefício. “Queríamos que a Câmara de Vereadores tivesse aprovado nossa renúncia dos salários, o que ainda não aconteceu e a forma de devolvermos estes valores ao município é fazendo esta aquisição, pois constata-

Robson fugiu dirigindo em alta velocidade até ser detido

Carro só parou depois de bater durante fuga na BR 101

Raimundo Darolt é presidente do Conselho da Criança

bson realizou uma fuga cine-matográfica. Segundo a PM, tudo teve início na rua Cae-tano Lummertz, na Lomba da Rússia, em Sombrio, por onde o motorista passou e não obedeceu a ordem de parada dos policiais. Ao contrário, ele acelerou e seguiu para Balneário Gaivota, colocan-do a vida de vários usuários da rodovia em risco. Ainda segundo a PM, o carro seguia a mais de 180 km por hora e a guarnição do Balneário foi alertada para bloquear o ces-so a cidade. Assim foi feito, porém Robson, que estava com uma mulher no carro, ao ver a barreira policial deu um cavalinho de pau em cima da pista e retonou para Sombrio.

Rapidamente o Toyota chegou a BR 101, onde pas-sou a ser perseguido também pela Polícia Civil de Som-brio, e policiais de Santa Rosa do Sul e São João do Sul, que se deslocaram para às margens da BR 101 até que em Santa Rosa o veículo foi abordado. Consultando o nome de motorista foi consta-tado que tinha um mandado de prisão em aberto contra ele por violência doméstica, além de estar dirigindo alco-olizado. Robson recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de Sombrio junto com a acompanhante. A caminhonete Hilux foi apre-endida, Robson conduzido para o presídio e a mulher ouvida e liberada.

Os policiais relataram que durante a fuga o mo-torista realizou dezenas de manobras arriscadas, além de estar acima do limite de velocidade permitida, não respeitando placas de sina-lização, pardais eletrônicos e por pouco não provocou vários acidentes.

e a camionete enfim parou ao colidir em um caminhão.

O casal foi levado para a Central de Polícia de Araranguá e o carro apreendido.

mos desde os primeiros dias de administração que o pessoal que atua nas frentes de trabalho não tem as mínimas condições de segurança para exercer a atividade, muitos usando sandálias de dedos, inclusive”, justifica Arlindo.

O pagamento dos salários dos servidores municipais de Maracajá ocorre nesta sexta--feira e o prefeito, depois de analisar administrativamen-te a situação, elaborou um documento de arrecadação municipal, devolvendo os seus salários de janeiro, que tota-lizam R$ 14,2 mil, para os cofres públicos e determinando a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs). Somados os encargos sociais previdenciários, o valor supera os R$ 17,5 mil.

COMUNICADO“O Jornal Correio do Sul, em atendimento à decisão proferida nos autos de nº. 0002857-76.2014.8.24.0004/0001, comunica que a au-toria das fotografias indevidamente reproduzi-das nas folhas 2,3,4 e 7, no caderno especial constante da edição 4.390 são de autoria do

fotógrafo Enio Frassetto”

14 PublicidadeJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

15Publicidade Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

16 GeralJornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que

não impedirá a lavratura do protesto.PROT. .................................................APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 154865; Devedor(es): MARIA DONADEL PANATO ME - 06.274.962/0001-15, End: Rua Padre João Reitz, 209, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: COMAPREIS LTDA EPP; Sac: COMAPREIS LTDA EPP; Tit: 38570/05 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 26/01/2017; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 363,32 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 56,58. Apontamento R$ 16,50 - Selo R$ 1,85 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 33,00 - Condução

R$ 7,08 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 56,58.

Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 03/02/2017.

Sombrio - SC, 03/02/2017ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE MELEIRO

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MELEIRO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL N.º 005/2017

O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MELEIRO torna público para conhecimento dos interessados que no dia 16/02/2017 às 08h30min horas estará realizando a reunião de recebimento das propostas referente ao PREGÃO PRESENCIAL N.º 005/2017, objetivando a AQUISIÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES (Alimentação para nutrição oral/enteral) A PACIENTES DO MUNICÍPIO NO EXERCÍCIO DE 2017, CONFORME ESPECIFICAÇÕES DO EDITAL. A íntegra do Edital e maiores informações poderá ser obtida na Prefeitura Municipal de Meleiro, sito a Rua Sete de Setembro, nº 371 – Meleiro/SC, no horário das 07h30min às 11h30min horas e das 13h00min as 17h00min horas de Segunda a Sexta-Feira pelo fone 048-3537-8400 ou através da disponibilização do edital

na íntegra no site do município www.meleiro.sc.gov.br.

Meleiro/SC, 02 de fevereiro de 2017.

EDER MATTOSPrefeito Municipal

1

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOMBRIO/SC

PROCESSO SELETIVO N.º 001/2017

ERRATA 02 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 001/2017

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SOMBRIO, junto à SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, através da Comissão de Processo Seletivo ACT 2017, nomeada através do Decreto nº 68/2017, de 02 de Janeiro de 2017, no uso de suas atribuições legais, e a empresa AIR SOLUÇÕES EM PESQUISA E TECNOLOGIA (Através de seu departamento de pesquisas: PS Concursos) PUBLICA ERRATA do Edital de Processo Seletivo Nº 001/2017, para que nele fazer constar que:

ONDE SE LÊ:

5.1.2.1 Provas para os cargos de Professor e Auxiliar de Educação

LEIA-SE:

5.1.2.1 Provas para os cargos de Professor, Auxiliar de Educação, Fonoaudiólogo e Psicólogo

SOMBRIO/SC, 02 de FEVEREIRO de 2017.

ZÊNIO CARDOSO Prefeito Municipal

17Verão Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

A jovem Tawane Gama Karpo, de 16 anos, mora em Indaial, no Vale do Itajaí, e sonha em ser dançarina. O sonho, que parece

comum a tantas adolescentes, para ela é já um pedacinho da realidade. Tawane cursa o ensino médio e há três anos e meio é aluna de dança da professora Samanta Farias da Silva. Resultado de muito traba-lho e dedicação, aluna e professora já conseguiram classificação em uma disputa acirradíssima para apresentação no palco principal do Festival de Dança de Joinville, o maior do Brasil e um dos maiores do mundo. Pisar

no palco principal deste festival é a meta de muitos baiarinos e baila-rinas brasileiros. “Estar lá foi uma sensação indescritível, foi algo novo e tinha muita gente assistindo, é sen-sacional”, disse Tawane durante um passeio a Balneário Gaivota,onde vive a família de Samanta e de seu marido Jonatas Ramos.

O casal veio passar uns dias na praia e trouxe a garota, que mora longe do litoral. Tawane aprovou as praias do extremo-sul catarinense. “Eu não conhecia esta região e achei tudo muito bom e bonito”, afirmou. Quem sabe um dia ela volte como uma bailarina reconhecida em todo o país. Talento para isso ela tem.

Irmãs Fabiana e Maxi aproveitan-do um.passeio em Balneário Gaivo-ta. Segundo elas, a caminhada ajuda a revigorar a saúde e descontrair o es-pírito. É verdade, caminhar é sempre bom, e a beira mar então…Faz bem ao corpo e a alma.

Os gaúchos invadiram a praia de Passo de Torres, e estão aproveitando o tempo quente e a falta de sol dos últimos dias para jogar vôlei na orla e passear com a crianças.

High School Musical 2

Na sequência do musical de maior su-cesso da Disney, os Wildcats vão passar as férias de verão trabalhando em um hotel. O resort é propriedade da família de Sharpay (Ashey Tisdale) e a patricinha aproveita a oportunidade para afastar Troy (Zac Efron) de Gabriella (Vanessa Hudgens). Com muitas regalias e aproximando o ra-paz da família, ela quase estraga o verão de todos, fazendo com que Troy fique longe de seu verdadeiro amor e de seus amigos reais. A história é regada a muita música, para fazer a criançada dançar enquanto assiste.

A última música

Ronnie (Miley Cirus) não perdoou o pai pela separação da mãe e a partida dele. Se antes era um prodígio do piano, que aprendeu com o próprio pai, agora a adolescente tornou-se uma rebelde que só quer saber de curtir a vida e ignora a existência de seu progenitor. Até que sua mãe decide enviá-la para passar um verão com ele na cidade litorânea onde vive. Cheia de raiva no começo, Ronnie acaba tendo férias memoráveis, nas quais descobre que Steve (Greg Kinnear) é, além de um ótimo músico, um maravilhoso pai. E através da música os dois reatam seus laços, enquanto a jovem vive também uma história de amor.

O verão da minha vida

Um adolescente reprimido encontra sua voz com a ajuda do gerente do parque aquático local, onde havia conseguido um emprego de verão para escapar da monotonia.

Dançando no ritmo do verão

Que alegria

Filmes com a cara do verão

Fé na vida

Projeto Sementinhas busca apoio Campo pronto

para o campeonato

Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

Gaúcho

Araranguá

Maracajá

Começaram nesta se-mana as obras iniciais e mais emergenciais do Cen-tro Esportivo Municipal Antônio da Rocha, de Ma-racajá, para garantir condi-ções para que o campeonato municipal de futebol de campo inicie no próximo dia 19 de março.

Segundo o diretor de Esportes do município, Rai-mundo Darolt, o ritmo de trabalhos é intenso e visam, neste primeiro momento, a substituição de todo o alam-brado no entorno da pista de atletismo e a recuperação total do gramado.

"Ao todo são mais de 520 metros quadrados de

tela, recomposição de parte da estrutura de sustentação do alambrado e tratamento do gramado com areia e adubo orgânico que estamos fazendo neste primeiro mo-mento e em seguida vamos melhorar as acomodações do público", informa o di-retor de esportes.

Darolt acrescenta que outras e mais expressivas obras serão realizadas ainda neste ano no centro espor-tivo e que no próximo dia 1° de março, em coletiva à imprensa será divulgado o calendário de eventos até o final do ano, obras e ações projetadas e lançado, oficialmente, o campeonato municipal de futebol de campo.

O projeto social Sementinhas teve início em 2013,

com o sonho de duas jovens, Bruna Zeferino e Emanuelle Maciel. O projeto contribui para que estudantes das escolas municipais e estaduais apren-

dam e desenvolvam suas habi-lidades nos campos, por meio de aulas de futebol e oficina de violão. Mas, sem o apoio do governo municipal fica difícil manter as atividades. A alternativa que encontraram foi o apoio de patrocinadores.

Hoje, são atendidas uma média de 120 crianças e as jovens se dedicam volunta-riamente para transformar a vida delas. Bruna ressalta a importância do projeto, “o projeto não é só correr atrás de uma bola, mas também auxiliar as crianças a ir atrás de um futuro melhor. É incentivá-las a serem honestas e trabalha-doras. Sei que muitos querem ser jogadores, como eu quis ser. Por mais que o aluno não venha a ser um profissional, ele vai aprender coisas básicas do esporte, como comprome-timento, união e trabalho em grupo”, afirma.

Como ajudar?

Os patrocínios funcionam da seguinte forma, existem dois planos. O primeiro é no valor de R$500,00 por ano,

onde o patrocinador tem o direito de ter sua logo estam-pada nos uniformes de treinos, banner na sede do Sementinhas e divulgação nas redes sociais. Já o segundo é o Sementinha Amiga, normalmente feito por pessoas físicas, amigos e pais de algumas crianças que possuem uma estabilidade financeira. Eles ajudam com R$20,00 mensais, recebem informativos das atividades to-dos os meses, bem como, uma foto das crianças e adesivo.

“Todo início de ano nós fizemos o planejamento do Projeto, com objetivos, me-todologia e despesas. O valor anual sai em torno de R$20 mil, mas desde que iniciamos, nunca atingimos esse valor. O valor arrecadado ao mês sempre sai em torno de R$700, onde nos limita muito para fazermos tudo que é desejado. De acordo com o que conse-guimos, listamos prioridades. Até março deste ano, R$500 deste valor é destinado ao empréstimo que foi feito para a construção do campo. O que sobra pagamos água, luz e ma-nutenção do campo”, explica.

O Projeto funciona dois dias na semana e no sábado pela manhã. Conforme Bruna, o objetivo é fazer funcionar todos os dias e oferecer mais oficinas, mas ainda não se tem verba para isso. Além do projeto, as meninas dão aula de educação física.

Quem quiser conhecer melhor o Sementinhas, o pro-jeto fica em Araranguá, no Bairro Jardim Cibele, Rua Genésio Pinheiro, s/n, próxi-mo a Subestação de Energia da Celesc.

Última rodada agita Praião da Caçamba Catarinense19Esportes Jornal Correio do Sul

Sexta-Feira, 3 de Fevereiro de 2017

Arroio do Silva

Final de sema-na será agitado pelo campeonato

praiano da Praia da Caçam-ba, onde sete jogos estão marcados para sábado e domingo pela última ro-dada da primeira fase de classificação. Depois desta rodada, serão conhecidos

os oito colocados que irão para as quartas de finais da competição, fase mata-mata.

No sábado, dois jogos abrem a rodada. As 17h jogam Raizeira x Unidos da Colona. A equipe da Raizei-ra não tem mais chances de classificação, jogará para cumprir tabela, e o Unidos está classificado e jogará para ficar bem colocado na

chave e pegar uma adversá-rio automaticamente mais fácilpelas quartas de finais.

Em seguida, ainda no sábado, às 18h, haverá um jogo atrasado, em que se en-frentam Marítimo x Sogima. O Marítimo tem 4 pontos, já o Sogima tem 6 e ambos só dependem deles próprios para se classificarem a

próxima fase, pois tem

dois jogos a disputar. Os dois times jogam um contra o outro no sábado e no do-mingo jogam contra

adversários diferentes para tentar conquistar uma vaga nas quartas de finais.

DomingoNo domingo mais cinco

jogos completam a última rodada da fase de classifi-cação. As 14h30min jogam Paraíso do Sul x Plantec/Turvo. O time do Paraíso já garantiu sua vaga na próxima fase, enquanto a Plantec só vai cumprir tabe-la, pois não tem chances de classificação. Em seguida se enfrentam Associação Marí-timo x Associação Tubinho, ambos brigando por vaga. Marítimo joga no sábado rodada atrasada e também no domingo, estando com 4 pontos. O Tubinho conta-biliza 7 pontos e está a um empate da classificação, dependendo, até perdendo se classifica. Em seguida, às 16h30min, entram em cam-po Céu Azul x UFC. As duas equipes estão classificadas, o UFC sendo o líder, e o Céu Azul poderá ser o segundo colocado do grupo.

Mais Praia x Sogima fazem um confronto em que a Praia tem que vencer para se classificar, e o Sogima tem jogo no sábado,

atrasado ,e no domin-go, tem duas chances para se classificar. Fechando a rodada jogam SEL Enge-nharia/Sandrinos Bar x Pica Pau Churrascaria. O time do SEL com uma vitória se classifica, e o adversário não tem mais chances este ano.

A competição é dispu-tada na arena de jogos da Praia da Caçamba em frente ao Bar do Gila Borges, e tem a coordenaçãodo Gila e a arbitragem do Iran Porto.

SEXTA-FEIRA, SÁBADOE DOMINGO, 3, 4 E 5 DE FEVEREIRO DE 2017