jogos eletrônicos e violência

8
Jogos Eletrônicos e Violência Natanael Santos – Nº 30 William Ohashi – Nº

Upload: natanael-fonseca

Post on 27-May-2015

137 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jogos Eletrônicos e Violência

Jogos Eletrônicos e Violência

Natanael Santos – Nº 30William Ohashi – Nº 40

Page 2: Jogos Eletrônicos e Violência

Recentemente, houveram muitas discussões sobre a influência dos jogos violentos nasações dos jogadores na vida real. Essas discussões foram desencadeadas após o caso do garoto de 13 anos que matou a família inteira e depois se suicidou. A suspeita é de que o jogo “Assassins Creed” tenha influenciado o garoto a cometer o crime.

Natanael: Na minha concepção, jogos não influenciam nas ações das pessoas, a partir de que elas tenham consciência de que o que acontece nos jogos é restrito aos jogos, aos personagens.

William: Eu discordo que os jogos influenciam na violência de crianças e adolescentes,mas é claro que existem algumas exceções como o caso do menino que matou os pais, mas este motivo não foi apenas pelos jogos, o menino poderia ter sofrido bullyng, ser maltratado em casa e seu psicológico poderia estar abalado, e numa situação de "surto" cometeu essa ação. Mas na maioria dos casos os jogos não levam a violência no mundo real.

Page 3: Jogos Eletrônicos e Violência

Casos da Influência dos GamesColorado – EUA: James Holmes, 24, entrou em uma sessão de cinema do filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e atirou contra 70 pessoas, deixando 12 mortas. James é viciado em videojogos.

Filadélfia - EUA: Kendall Anderson, 16, após ser proibido de jogar “Playstation”, matou a própria mãe.

Rio de Janeiro – Brasil: Wellington Menezes, entrou em uma escola e matou 12 crianças. Documentos e cartas encontrados apontam influências dos jogos GTA e Counter Strike.

Page 4: Jogos Eletrônicos e Violência

Exemplos PessoaisNatanael: Já joguei diversos jogos violentos como GTA, God Of War, Black, Red Dead Revolver e etc. Nunca pensei em cometer algum delito após ter jogado, mesmo que a violência fosse extrema.O jogo GTA acontece em locais fictícios em que o protagonista tenta crescerno mundo do crime. Não recomendado para menores de 18 anos.O jogo God Of War apresenta Kratos, que deve realizar diversas missões amando dos deuses olímpicos. Diversas cenas de morte são apresentadas.O jogo Black é um jogo de tiro em que deve-se realizar diversas missões para acabar com um grupo terrorista.O jogo Red Dead Revolver se passa nos anos 1880 e tem como protagonista Red Harlow, que após ter sua família assassinada ( com informações de uma amigo de seu pai ), cresce e se torna um caçador de recompensas. No fim da trama, Red descobre que o amigo de seu pai se tornou governador, e decide matá-lo. Após concluir a missão, rejeita o ouro oferecido e diz que “nunca foi pelo dinheiro”.

Page 5: Jogos Eletrônicos e Violência

William: Eu costumo jogar bastante jogos como League of Legends, Mortal Kombat, Street Fighter, entre outros; mas nunca tive nenhuma reação

violenta após jogar estes jogos, ao contrário, ficava mas feliz, por poder se divertir e compartilhar risadas com os amigos enquanto jogávamos!

Page 6: Jogos Eletrônicos e Violência

Comportamento EscolarEm pesquisa realizada sobre os jogos eletrônicos e sua influência no

comportamento dos adolescentes (15 a 18 anos) buscou-se relacionar as categorias de jogos – violentos e não violentos – ao comportamento dos sujeitos alvo da pesquisa no ambiente escolar, comparando as informações dadas nos instrumentais contendo os questionários da pesquisa.

Page 7: Jogos Eletrônicos e Violência

Os tipos de jogos mais jogados, tanto pelos alunos disciplinados como pelos indisciplinados, é representado no gráfico a seguir:

No gráfico seguinte, está a lista dos jogos mais jogados, tanto pelos disciplinados quanto pelos indisciplinados:

PES – Jogo de futebol, não violento.Counter Strike – Jogo de tiro, violento.

Resident Evil – Jogo de tiro, violento.Need For Speed – Jogo de corrida, não violento.

God Of War – Jogo de guerra, violento.

Page 8: Jogos Eletrônicos e Violência

ConclusãoOs jogos violentos não influenciam nos atos dos jogadores, visto que existempoucos casos em relação ao número de jogadores. Mas é incorreto dizer que os jogos nunca influenciam nas ações dos gamers.