irmãs beneditinas missionáriasde tutzing, casa santo ... · daí o encontro internacional se...

8
Volume VII SOMOS DIFERENTES MAS UM SÓ CORPO EM CRISTO O caminho de Jesus…caminhar com nossas diferenças.” -Papa Francisco Volume I No. 2 Março-Abril 2020 Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, Casa Santo Spirito, Via dei Bevilacqua 60, 00165, Roma Itália CASA SANTO SPIRITO EM RETROSPECTIVA Painel da exposição por Ir. Marie Johann Heo OSB

Upload: others

Post on 11-Mar-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Irmãs Beneditinas Missionáriasde Tutzing, Casa Santo ... · Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida – intercultural

Volume VII

SOMOS DIFERENTES MAS UM SÓ CORPO EM CRISTO “O caminho de Jesus…caminhar com nossas diferenças.”

-Papa Francisco

Volume I No. 2 Março-Abril 2020 Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, Casa Santo Spirito, Via dei Bevilacqua 60, 00165, Roma Itália

CASA SANTO SPIRITO EM RETROSPECTIVA

Painel da exposição por Ir. Marie Johann Heo OSB

Page 2: Irmãs Beneditinas Missionáriasde Tutzing, Casa Santo ... · Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida – intercultural

Congregation Lifestream 2

CELEBRAÇÃO DO JUBILEU DE OURO DA CASA MODIFICADO POR IR. ANTOINETTE ADELMAN OSB

9 de março – as escolas e universidades fecharam. Logo depois a Itália entrou em modelo 'lockdown' (confinamento) esperando que as pessoas fiquem em casa. São necessárias permissões segundo a diretiva do governo com muitas outras restrições. De repente os lugares públicos e as ruas de Roma ficaram vazias e calmas, como também estão as Igrejas inclusive a Basílica de S. Pedro e a praça. Consequentemente os Padres de Mariannhill não puderam mais vir para celebrar nossa Missa diária.

17 de março - a comunidade começou a participar da Missa do Papa Francisco transmitida ao vivo da Capela de Santa Marta. Na comunidade, as Irmãs adotaram o modelo da distância social rezando o Oficio no Salão de conferências onde também podem assistir à Missa celebrada pelo Papa Francisco. Assim também no refeitório as Irmãs estão mais distante umas das outras e lavando a louça na máquina da casa de hospedes.

As Semanas de Encontro Internacional (IWE) foram canceladas assim como lemos da carta comum da M. Maoro Sye datada do dia 3 de março. Nossa esperança era realizar a abertura do IWE, com uma Santa Missa celebrada pelo Abade Primaz Gregory Polan OSB coincidindo com a liturgia do jubileu.

Desnecessário dizer que a celebração do nosso jubileu foi modificada. As atenções se voltaram para preparar uma exposição sobre a Congregação. À medida que os dias iam correndo uma exposição foi surgindo graças ao gênio criativo de uma comissão. Quarta-feira 22 de abril se tornou o dia da celebração de encerramento do ano jubilar da Casa Santo Spirito. No dia 20 de abril, na leitura à mesa durante o jantar foi lida a descrição feita por Ir. Bernita Walter sobre a mudança de Grottaferrata para a nova casa, Casa Santo Spirito. 22 de abril – No Oficio destacamos o dia rezando o Oficio do dia da Fundação 24 de setembro, em Inglês. Quando as Irmãs ouviram o sino do jubileu trazido de Tutzing no mês de fevereiro por Ir. Maria Ignatius Glaser, rapidamente se reuniram no corredor para a cerimônia do corte da fita. Seguiu-se então, a benção por M. Maoro, uma explicação sobre a exposição e a Hora Meridiana preparada especialmente para expressar nossos sentimentos: "Dai graças ao Senhor, porque sua misericórdia dura para sempre".

A comissão da exposição Ir. Monika Groth, Ir. Marie Johann Heo, Ir. Philippa Kwak e suas muitas assistentes, trabalharam mais de dois meses na preparação desta exposição sobre as Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing. Agradecemos a ela pelo tempo dedicado, paciência, criatividade, zelo e perseverança de preparar uma grande exposição no hall do caminho para a capela e na sala de capítulo.

A exposição inclui nove paineis de parede detalhando a imagem da arvore de nossa Congregação desde a raiz até os frutos. No mapa-mundi estão identificadas nossas localidades com um fio que "leva à foto do priorado/casa do distrito. Nas vitrines próximas estão vários arquivos de valor, enquanto na sala de capítulo se pode ver em dez mesas, no chão em frente das mesas, no paredão das janelas, e nas paredes, um verdadeiro museu de objetos/artefatos culturais que em geral estavam em vários lugares da casa além dos que estavam guardados em armários. Foi mais apropriado que as Irmãs da Casa Santo Spirito apreciaram esta exposição depois da cerimônia do corte da fita. Foi positive que todas viram com novos olhos e gratidão os escondidos na Casa, assim como sentir a gratidão por nossa identidade e vocação Beneditina Missionária.

O almoço festivo e mais tarde o café colóquio com pasteis de nata feitos por M. Maoro, e outras especialidades e divertimento agradável continuaram a preencher o dia jubilar. Em seu comentário ao encerrarmos o colóquio da tarde,

M. Maoro afirmou que muitas das atividades planejadas para cada mês para comemorar o jubileu da Casa Santo Spirito foram realizadas. Mas a vida mudou. Sim, o COVID-19 mudou nosso foco. Nas Vésperas rezamos o oficio em italiano do nosso

livro para o dia da Fundação 24 de setembro com as antífonas em latim. Depois do jantar fizemos adoração como cada quarta-feira rezando pelas vítimas do COVID19 e as circunstancias atuais que nos ajudaram a recuperar a consciência da realidade de nossos dias.

Para concluir este dia especial, as completes prepararam nossas mentes e corações para o louvor e gratidão a Deus por seus maravilhosos caminhos. Proporcionou-nos uma rápida lembrança dos 50 anos do passado da Casa e os eventos deste dia jubilar 22 de abril. Tudo foi organizado como um tapete de bênçãos.

Pagina da frente. M. Gertrud Link (extrema da direita) e outras irmãs durante a cerimônia de reconhecimento do terreno da nova Casa Generalícia na via dei Bevilacqua 60, Roma em 1967. A foto mostra também as Irmãs durante o lançamento da pedra fundamental que aconteceu em 1968, e ainda a nova casa sendo construída (lado esquerdo) e mais ou menos terminada (lado direito).

Page 3: Irmãs Beneditinas Missionáriasde Tutzing, Casa Santo ... · Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida – intercultural

Congregation Lifestream 3

Parte da Exposição do Jubileu de Ouro

MEMÓRIAS DA CASA SANTO SPIRITO M. Irene Dabalus OSB

(1982 – 2006) Minhas memórias da Casa

são vivas visualizando os rostos das irmãs que viveram e trabalharam comigo durante minha gestão no cargo de

1982-2006. Em primeiro lugar os

pensamentos de M. Gertrud, M. Maria Lucas, M. Edeltrud e

M. Angela trazem sempre sentimentos de carinho e afeição. Eu sempre olhava para elas com respeito e admiração. Irmãs de qualidades extraordinárias, maturidade, discrição, pessoas de oração, sábias no julgamento e dotadas de humor. Desde o começo em meu cargo e depois percebi como elas lideravam a congregação com um ministério “livre de condenação”, verdadeiramente nobre e santo, apesar das fraquezas e limitações humanas.

Da mesma forma estimei meu Conselho Geral internacional, as Secretárias Gerais, as Procuradoras Gerais, Arquivistas e Coordenadoras da Casa

dais quais me recordo agora com apreço e gratidão. Juntas nos “empolgamos” nas mudanças das estações do ano grossas e finas durante aqueles 24 anos.

Aparecem vividos em meus pensamentos a composição da Comunidade da nossa Casa com Irmãs de diferentes nacionalidades – Alemãs, Americanas (norte e sul), Coreanas, Filipinas e Africanas, que cuidaram da casa com vibrante zelo e eficiência desde a “mansarda” até o sótão. A liturgia, o centro do dia, foi sustentada pelo coro e as cantoras em italiano em quase perfeita harmonia. A irmã da cozinha preparava refeições quentes com a roseta crocante pronta cada manhã para o café. A economia, a irmã encarregada do jardim, cuidavam para que as arvores fossem podadas formando um cenário bonito na área cultivada. Os hóspedes e peregrinos retornavam sempre para gozar do agradável convivo e sentir um gosto de estar em casa fora de sua casa. As bênçãos de alegria e união fluíram livremente em nossa comunidade nos recreios e celebrações.

Nem faltaram os ladrões a perambular em certa época do ano em nossa propriedade.

Painel na exposição por Ir. Marie Johann Heo OSB

Page 4: Irmãs Beneditinas Missionáriasde Tutzing, Casa Santo ... · Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida – intercultural

Congregation Lifestream 4

Realmente inesquecíveis são as anuais

Semanas de Encontro Internacional que reuniram nossas Irmãs da Europa, Ásia, África e América par encontrar as raízes comuns da Congregação durante as seis semanas de renovação. Também os Capítulos Gerais regulares onde nasciam as Madres Gerais e Conselheiras e as anteriores se despediam, assim como os Encontros das Prioresas e das Economas reunindo a Congregação em torno de objetivos e na busca de visão comum. O primeiro encontro da CIB (Communio Internationalis Benedictinarum), reunindo Monjas e Irmãs Beneditinas como era chamado, nasceu em nossa Casa, fundado por M. Gertrud Link e o Abade Primaz Viktor Dammertz OSB. E a renovação monástica das prioresas americanas realizaram seu encontro no tempo de primavera e verão na Casa por quase 9 anos.

Querida ainda recorder as mortes de nossa Ir. Gonzaga Fuchs, M. Maria Lucas e Ir. Maria Gottfried Bonath. Elas pertencem a uma forte experiência de perda de três pilares na liderança e na missão da Congregação. Naturalmente eram dons raros da nossa comunidade. Como estamos celebrando o Jubileu de Ouro da fundação da Casa podemos dizer com o Salmista no Salmo 65,12: “Coroas o ano com tua bondade, e tuas trilhas gotejam fartura. ”

M. Angela Strobel OSB (2000 – 2019)

Durante meu tempo passado em Roma, eu tinha na minha mente toda a Congregação e vi na Comunidade da Casa uma pequena imagem bem autentica daquilo que significa a Vida Beneditina Missionária. Guardo boas lembranças especialmente das Semanas de Encontro

Internacional (IWE), mais precisamente do desenvolvimento do espirito, a atmosfera durante estes encontros. Cerca de 500 Irmãs participaram durante aqueles 19 anos, o que significa mais de um terço dos membros da nossa Congregação.

Foi a internacionalidade que mais apreciei. No começo havia pouca interação entre as Irmãs das diferentes nacionalidades, a formação de grupo nacional era muito forte.

Estávamos juntas nas conferencia, à mesa, mas a comunicação entre as Irmãs era mínima. Naturalmente era o problema da língua. Não me lembro em que ano mas vimos a necessidade de convidar um expert para termos sessões de interação e habilidades de comunicação. Assim, no início do encontro tivemos por um ou dois dias Ir. Bate Grupp e Karin. As sessões eram interessantes e alegres, foram feitas propostas de aprender algumas palavras de uma outra língua, mas logo parecia que tudo ficava esquecido. As Irmãs nem chegaram a aprender os nomes umas das outras. Mais normalmente se referiram a uma outra Irmã dizendo africanas, brasileiras, coreanas…. A alta, a mais baixa e assim, assim.

Finalmente graças a uma expert em comunicação e animação no Generalato, o clima dos encontros mudou a partir de 2013. As irmãs foram encorajadas a aprender os nomes das demais participantes. Vi coisas que nunca tinha visto antes. Irmãs se comunicando de todas as maneiras. Uma vez eu estava sentada na portaria e vi uma coreana e uma brasileira caminhando juntas. Fiquei admirada pensando como estavam se entendendo sabendo que elas não conheciam a língua da outra. Mas, elas estavam falando, talvez cada uma na própria língua e parece que se entenderam, eram alegres parecia um pequeno Pentecostes!

Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida intercultural – tema do último Capítulo Geral – que nos deu um claro conceito. Este desenvolvimento me causou grande alegria.

Agora, a presença das Junioristas de diferentes Priorados desde 2011 é também um dom para a comunidade da Casa não só pela comunidade ficar mais jovem e mais viva, mas porque a comunidade é uma imagem real de toda a nossa Congregação internacional. Para as junioristas é importante uma experiência de interculturalidade que esperamos levam de volta par seus Priorados.

Nossa Casa Santo Spirito é um tesouro: uma casa em Roma, o centro do catolicismo, Igreja Mundial, com um generalato internacional e uma comunidade internacional, que facilita o contato com tudo o que é importante em nossa Igreja, num ambiente bonito e significativo para receber os hóspedes como Cristo. Viver por um tempo nesta Casa Santo Spirito é simplesmente uma graça.

Page 5: Irmãs Beneditinas Missionáriasde Tutzing, Casa Santo ... · Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida – intercultural

Congregation Lifestream 5

UMA ORAÇÃO JUBILAR POR IR. MARY THOMAS PRADO OSB

Recebei, Ó Senhor, Nosso louvor e ação de graças por nossas líderes e pioneiras, planejadoras E construtoras, coordenadoras e membros Preciosas pedras fundamentais sobre as Quais nossa Casa Generalícia está construída.

Nos vos agradecemos Como também honramos nossas Prioresas Gerais Pelo dom da liderança transformativa, Pela sabedoria e novas ideias que abençoaram nosso passado, fortaleceram nosso presente e enriqueceram nosso futuro.

Nós vos louvamos por nossas coordenadoras – seus nutritivos cuidados, bondade e espirito acolhedor que transformaram nossa Casa em um lar onde Irmãs, hóspedes, peregrinos e estrangeiros encontram Cristo no amor e na hospitalidade.

Nos vos glorificamos Pelas Irmãs que chamastes dando inspiração para criar convosco um lugar agradável para reunir Irmãs do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste - uma Casa que torna possível o desenvolvimento da história e o surgimento de laços, ideia e unidade.

Assim como continuamos a viver interculturalmente no meio da pandemia do Covid19, elevamos nossos corações para Deus não só pelos CINCOENTA ANOS DA CASA SANTO SPIRITO mas também pelos anos que virão. Que seja sempre fonte e centro das coisas que são diferentes que juntas Formam uma unidade.

Page 6: Irmãs Beneditinas Missionáriasde Tutzing, Casa Santo ... · Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida – intercultural

Congregation Lifestream 6

Irmãs de vários priorados costuraram mascaras para o uso das próprias irmãs e para doar aos servidores nos hospitais, pessoal da saúde e outras pessoas que necessitavam. As máscaras são feitas

IRMÃS FAZEM MASCARAS PARA POTEÇÃO DO ROSTO

pelas Irmãs. É mesmo para admirar irmãs nos seus 90 anos de idade participando deste trabalho: Ir. Paula Leick, 95 anos, do Priorado de Norfolk e Ir. Alesia Beer, 94 anos, da Casa S. Bento.

PRIORADO DE TUTZING CASA S. BENTO

Ir. Corona Betz e Ir. Ruth Schönenberger

Ir. Alesia

PRIORADO DE MANILA

Em pé e-d: Ir. Katharina Rohrmann, Ir. Benedicta Depuhl, Ir. Corona, sentadas e-d: Ir. Lucina Hoffmann, Ir. Lydia Eitner.

Ir. Veronika Sube e funcionários do Hospital Benedictus Feldafing com As máscaras recebidas de Tutzing Sr. Sarah Gocela e Ir. Edita Eslopor

Page 7: Irmãs Beneditinas Missionáriasde Tutzing, Casa Santo ... · Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida – intercultural

Congregation Lifestream 7

PRIORADO DE MANILA PRIORADO DE NORFOLK

Ir. Antonia Santiago e Ir. Theodora Bilocura fazem também mascaras.

IRMÃS PERMANECEM EM SERVIÇO VIGILANTE NOS HOSPITAIS

Irmãs dos Priorados de Daegu e Manila permanecem vigilantes nos hospitais uma vez que continuam a cuidar do tratamento de todo tipo de pacientes em meio a pandemia de COVID19.

Ir. Paula Leick

Ir. Gabriella Urian

Mascaras feitas por Ir. Alesia

PRIORADO DE MANILA

1. Hospital Pambujan Ir. Sarah Gocela

2. Hospital Tacloban

Ir. Eloisa David Ir. Celeste Licas Ir. Amadea Donadilla

PRIORADO DE DAEGU

3. Hospital

Changwon-Fatima Ir. Isaiah Kim

4. Hospital Daegu-Fatima

Ir. Maria Yang Eop

1

3

2

4

Page 8: Irmãs Beneditinas Missionáriasde Tutzing, Casa Santo ... · Daí o encontro internacional se tornou mais e mais um encontro intercultural mesmo antes desta visão da vida – intercultural

Congregation Lifestream 8

espers monks ’ and sisters’

CONSELHO DA CONGREGAÇÃO DE S. OTTILIEN VISITA A COMUNIDADE DA CASA

POR IR. REGINA TESCH OSB

Encontro do Conselho de Santa Ottilien com o Generalato

No dia 8 de março o conselho da congregação de St. Ottilien visitou a Comunidade em Roma quando tinham seu encontro anual em Roma e Assis. Os nove membros liderados pelo Abade Presidente Jeremias Schroeder OSB se encontraram à tarde com o Generalato. Durante as

Vésperas foi bonita a mistura das vozes. O jantar com recreio deu possibilidade para partilhar e conhecimento mútuo. Agradecemos por este encontro fortalecendo os laços de amizade entre irmãos e irmãs.

Ir. Abraham Ir. Domingas Ir. Abraham Kiang do Priorado de Windhoek de volta para Seoul, seu Priorado de origem Ir. Domingas Candimba do Priorado de Windhoek de volta para Torres Novas/Angola, seu Priorado

Somente uma irmã, Ir. Constance Tecson teve permissão de ir ao enterro de Ir. Asuncion Bonafe no cemitério.

QUE EM TUDO DEUS SEJA GLORIFICADO. O GENERALATO

Ir. Winfrieda Bugayong de Manila celebrou seu aniversário de 100 anos em 11/4

Rest in Peace +Ir. Fromunda Knoll, 96 a. faleceu no dia 21.3 em Peramiho. +Ir. Maria Gratia Balagot, 71 a., faleceu de COVID19 no dia 28.3 na Espanha. Foi cremada no dia 3.4, as cinzas serão recolhidas depois do confinamento de Madri. +Ir. Pachomia Kim, 66 a., faleceu 5.4 em Daegu +Ir. Ottilia Park, 96a. faleceu 23.4 em Daegu. +Ir. Asuncion Bonafe, 94, faleceu 24.4 em Manila +Ir. Miltraud Hermes, 98 a., faleceu 28.4 na Casa S. Bento, Tutzing