ir_ao_mar - nº14 - maio 2015

26
1 Ir_ao_mar - maio de 2015

Upload: clube-naval-horta

Post on 22-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista mensal sobre a atividade do Clube Naval da Horta

TRANSCRIPT

Page 1: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

1 Ir_ao_mar - maio de 2015

Page 2: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

2Ir_ao_mar - maio de 2015

Foi hoje assinado, na Sala de Sessões da Câmara Municipal da Horta, o Protocolo de Cooperação para 2015 entre a Câmara Municipal da Horta e o Clube Naval da Horta.

Perante os membros da Comissão Náutica Municipal, o Protocolo foi lido pelo Secretário do Gabi-nete do Presidente, Tiago Branco, e assinado pelos presidentes das duas instituições, José Leonardo da Silva e José Decq Mota.

Este é o Protocolo 11/2015 e estabelece os apoios a serem atribuídos pela autarquia ao CNH du-rante o ano de 2015. O montante atribuído este ano é de 33.050 €.

Por sua vez, o CNH assume-se como organizador de vários momentos náuticos da Agenda Cultural da cidade, tais como o Festival Náutico da Semana do Mar 2015, o Encontro Internacional de Vela Ligeira e a Regata Internacional de Botes Baleeiros. O CNH assume-se ainda como o co-organizador de outras regatas internacionais que escalam a cidade da Horta.

No fim da assinatura, usou da palavra o Presidente do CNH, que sublinhou a forma eficaz como funciona a parceria entre as duas entidades e que ultrapassa questões de apoio financeiro, traduzin-do-se numa colaboração permanente nos mais diversos domínios. José Decq Mota aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de um estágio internacional de Laser Standard, no mês de setembro, com velejadores de alta competição, de entre os quais se destaca Rui Silveira, atleta de alta competição que representa o CNH.

A fechar, o Presidente da Câmara Municipal da Horta também enalteceu a cooperação existente entre as duas instituições. José Leonardo da Silva classificou ainda o CNH e a Porto dos Açores como parceiros náuticos imprescindíveis para a cidade da Horta, tendo em vista a valorização da Horta como local privilegiado de escala da náutica internacional de recreio e como local apropriado à rea- lização dos mais diversos desportos náuticos.

ASSINATURA DO PROTOCOLOENTRE A CÂMARA MUNICIPAL DA HORTA E O CLUBE NAVAL DA HORTA

Os presidentes das duas instituições, José Leonardo da Silva (à direita na foto) e José Decq MotaFotografia gentilmente cedida pela Câmara Municipal da Horta

Page 3: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

3 Ir_ao_mar - maio de 2015

Page 4: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

4Ir_ao_mar - maio de 2015

À semelhança do ano passado, o Clube Naval volta a abrir inscrições para o Curso de Iniciação de Vela para adultos. A intenção é abrir à comunidade faialense uma atividade ligada ao mar, sendo ao mesmo tempo útil e lúdica.

Os interessados deverão contactar a Secretaria do Clube Naval da Horta para mais informações sobre horários e preços. Os contactos podem ser feitos através dos números 292 200 680 e 969 801 715, ou ainda através do correio eletrónico [email protected]

O Clube Naval da Horta informa que as inscrições para as Nautiférias podem ser realizadas de 1 a 24 de junho, na Secretaria do Clube.

O programa Nautiférias destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos e realiza-se de 29 de junho a 24 julho, de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h às 17h30.

Pode visualizar aqui o regulamento das Nautiférias e a ficha de inscrição.

Para mais informações contatar [email protected] ou através dos números 292 200 680 e 969 801 715.

INSCRIÇÕES ABERTAS

NAUTIFÉRIAS 2015

CURSO DE INICIAÇÃO DE VELA PARA ADULTOS

Fotografia tirada por Duarte Araújo, no curso de vela para adultos de 2014

Page 5: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

5 Ir_ao_mar - maio de 2015

O Clube Naval da Horta Informa que se encontram abertas as inscrições para as turmas de vela ligeira no verão. A atividade vai decorrer de 15 junho a 25 de julho, para crianças dos 6 aos 13 anos.

Os interessados devem fazer a sua inscrição até ao dia 9 de junho, na Secre-taria do CNH.

AULAS DE VELA LIGEIRA

RUI SILVEIRA, DO CNH

O Governo Regional dos Açores, representado pela Direção Regional do Desporto, reconhece anualmente os melhores atletas, treinadores e dirigentes do desporto escolar e federado açori-ano. A XIV Gala do Desporto Açoriano, referente ao ano de 2013/2014 e 2014, realizou-se no Au-ditório do Teatro Faialense e foi presidida pelo Diretor Regional do Turismo, Dr. António Gomes.

Rui Silveira, atleta de alta competição que rep-resenta as cores do Clube Naval, volta a receber a homenagem, pela representação na Seleção Nacional de Vela no ISAF Sailing World Cham-pionships. Na impossibilidade de estar presente na ilha, recebeu o prémio a sua mãe, Albertina Silveira.

Na Categoria de Personalidades, foram dis-tinguidos Arlindo Silva, pelos 20 anos na Asso-ciação de Futebol da Horta, e Jorge Gonçalves, por 20 anos na presidência do Clube de Ténis do Faial. Ainda na categoria de Resultados Nacio-nais e Participações Internacionais, na vertente de desporto federado, foi homenageada a atleta Melissa Bettencourt, pelo 1º lugar do lançamento

do dardo nos Campeonatos Nacionais Individuais de Atletismo.

A descentralização da entrega dos prémios, que se realiza em cada uma das nove ilhas, visa uma maior aproximação da população e apoiantes em relação aos condecorados.

RECONHECIDO NA GALA DO DESPORTO AÇORIANO

Page 6: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

6Ir_ao_mar - maio de 2015

RUI SILVEIRA, DO CNH, NA CIDADE DE MEDEMBLIK, NA HOLANDA TERMINA NA 72ª POSIÇÃO

Rui Silveira, velejador do Clube Naval da Horta, participou na 31ª Edição da Delta Lloyd Regatta, que se realizou na cidade de Medemblik, Holanda, entre 26 e 30 de maio. Estiveram em prova dez classes olímpicas e três classes paralímpicas.

Sendo uma das maiores provas da Holanda, faz parte do circuito de cinco provas de topo do Campe-onato da Federação Europeia de Vela. A 31ª edição contou com mais de 700 velejadores, constituin-do o dobro de participantes da 30ª edição, fazendo com que este ano fosse considerada a melhor regata dos últimos dez anos.

Na classe Laser, o pódio foi para o australiano Matthew Wearn, em primeiro lugar, para o holandês Rutger van Shaardenburg, na segunda posição, e para o italiano Marco Gallo, em terceiro lugar.

Rui Silveira classificou-se em 72º lugar, em 145 posições possíveis, sendo o segundo melhor portu-guês em prova, atrás de Eduardo Marques, que ficou em 58º, e à frente de Santiago Sampaio, que ficou em 131º lugar.

Pode consultar aqui os resultados finais: http://www.deltalloydregatta.org/results-laser/

Fotografia da organização da Delta Lloyd Regata

Page 7: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

7 Ir_ao_mar - maio de 2015

Terminou hoje, em Leixões, o Campeonato Ibérico das Classes Optimist e Laser, patrocinado pela Mi- laneza, que juntou mais de 150 atletas de todo o país, ilhas e Espanha.

As condições do mar, vento e visibilidade não de-ram tréguas aos velejadores, apenas sendo possível realizar regatas em um dos três dias agendados. No primeiro dia, a visibilidade impediu as regatas de to-das as classes. No segundo dia, o mar e o vento fus-tigaram as provas, mas foi possível realizar quatro re-gatas para Laser Standard e Radial, três para a classe Laser 4.7 e apenas duas para os Optimist.

No terceiro e último dia de provas, as condições de tempo voltaram a condicionar e impedir os velejadores de entrarem no campo de regatas. Desta forma, os vencedores foram definidos apenas com as provas realizadas no segundo dia, com a cerimónia de entrega de prémios a realizar-se após o cancelar das provas.

No entanto, o clube anfitrião destaca a qualidade das regatas realizadas e do ambiente entre atle-tas, quando não estavam em provas.

A participar pelo Clube Naval da Horta, na classe Optimist, Jorge Pires classificou-se em 25º lugar e tanto Mariana Luís como Rita Branco ficaram na 71º posição, devido a desqualificações. Na classe Laser Standard, Gjalt van der Zee ficou em 3º lugar.

Para o treinador do CNH, Duarte Araújo, “as condições do mar não permitiram fazer mais. Os re-sultados escondem o bom trabalho feito pelos velejadores. Mas saímos daqui com confiança no trei-no que temos feito e motivados para treinar mais.”

Campeões Ibéricos 2015:- Laser Standard - Miguel Pessanha - Clube de Vela Atlântico- Laser Radial - Tomás Martins - Sport Algés e Dafundo- Laser radial feminino - Carolina João - Sport Algés e Dafundo- Laser 4.7 - - Bernardo Loureiro - Clube Naval de Cascais- Laser 4.7 feminino - Maria Costa - Clube de Vela Atlântico- Optimist Juvenil - Manuel Ramos - Clube de Vela do Barreiro- Optimist Juvenil Feminino - Carolina Campos - Sport Clube do Porto- Optimist Infantil - Guilherme Cavaco - Ginásio Clube Naval de Faro- Optimist Infantil feminino - Lara Carvalho - Clube de Vela de Viana do Castelo

RESULTADOS DO TROFÉU MILANEZACAMPEONATO IBÉRICO DAS CLASSES OPTIMIST E LASER

Page 8: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

8Ir_ao_mar - maio de 2015

A Seleção de Vela Açores consagrou-se campeã de Vela nos Jogos das Ilhas, que se realizaram na Ilha Terceira, entre o dia 27 e 31 de maio. Recorde-se que os Jogos das Ilhas realizam-se anualmente, em diferentes pontos da Europa, juntando no mesmo pal-co os melhores atletas europeus de diversas modalidades.

Dos quatro elementos da Seleção de Vela Açores, três representaram as cores do Clube Naval da Horta: Tomás Pó, Mariana

Luís e Rita Branco. O quarto elemento representou o Clube Naval de Ponta Delgada, Nuno Câmara. O treinador da seleção seguiu também do CNH, por Duarte Araújo levar consigo o maior número de atletas a competição.

A Seleção Açores competiu contra a Seleção da Córsega e da Martinica, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Foram realizadas 9 regatas, divididas em três dias de provas.

Pode consultar os resultados aqui.

SELEÇÃO AÇORES CAMPEÃ NA MODALIDADE DE VELA JOGOS DAS ILHAS - JEUX DES ÎLES

Fotografia de: António Luís

Page 9: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

9 Ir_ao_mar - maio de 2015

Page 10: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

10Ir_ao_mar - maio de 2015

A Secção de Vela do Clube Naval da Horta recebeu, durante o mês de maio, turmas de vários Jar-dins de Infância de escolas do Faial, no âmbito do Projeto “O Corpo é o Espelho da Saúde – Jardins de Infância em Movimento”.

As turmas B, A e C do Jardim de Infância da Escola do Pasteleiro deslocaram-se ao CNH nos dias 08, 15 e 21, respetivamente. No dia 20 foi a vez da escola da Feteira e no dia 22 da Escola do Capelo.

As atividades de aproximação à vela, conduzidas pelo treinador principal de vela ligeira do CNH, Duarte Araújo, têm o objetivo de dar a conhecer às crianças, desde tenra idade, os barcos de vela ligeira das classes Raquero e Optimist e ensinar as questões básicas dos barcos e importância do uso do colete de salvação.

Os alunos adoraram e as professoras agradecem a experiência, referindo o quão enriquecedora é para a aprendizagem das crianças.

Estas atividades estão, então, inseridas no Projeto “O corpo é o Espelho da Saúde – Jardins de Infância em movimento”, coordenado pelo departamento do Pré-Escolar da EBI da Horta. O obje-tivo é incutir nas crianças, desde muito cedo, hábitos de vida saudáveis, para prevenir e combater a obesidade infantil e ainda dar a conhecer os ginásios, clubes e técnicos responsáveis da ilha do Faial.

COM OS JARDINS DE INFÂNCIA DO FAIALATIVIDADE DE VELA

A escola da Feteira com o treinandor Duarte Araújo no dia da atividade de vela.

A escola do Capelo com o treinandor Duarte Araújo no dia da atividade de vela.

Page 11: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

11 Ir_ao_mar - maio de 2015

A Secção de Vela do Clube Naval da Horta recebeu, na manhã de hoje, 18 alunos da turma B do Jardim de Infância da Escola do Pasteleiro, para uma actividade de aproximação à vela dando a conhecer os barcos de vela ligeira das classes Raquero e Optimist.

A actividade foi conduzida pelo treinador principal de vela ligeira do CNH Duarte Araújo, que explicou às crianças as questões básicas dos barcos e a importância do uso do colete de salvação.

Esta atividade, recorde-se, está inserida no Projeto “O corpo é o Espelho da Saúde – Jardins de Infância em movimento”, coordenado pelo departamento do Pré-Escolar da EBI da Horta. O obje-tivo é incutir nas crianças, desde muito cedo, hábitos de vida saudáveis, para prevenir e combater a obesidade infantil.

Para a sexta-feira seguinte, dia 15, está já programada outra atividade de vela, destinada à Turma A do Jardim de Infância do Pasteleiro.

COM O JARDIM DE INFÂNCIA DO PASTELEIROATIVIDADE DE VELA

Page 12: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

ALIMENTAÇÃO

Dutras

- 3% de desconto em todos os produtos - excepto promoções e produtos tabelados por lei

COMBUSTÍVEIS

Bomba de combustível Azoria

- 0,03€ de desconto por litro de combustível- 0,08€ de desconto por kg de gás *

* Para a obtenção do desconto de gás, dirija-se ao armazém do Pasteleiro – Angústias (por detrás da bomba de combustíveis). Os descontos do gás também são válidos em entregas ao domicílio

ALOJAMENTO E RESTAURAÇÃO

A Abegoaria - Casas de Campo

- 15% de desconto comercial nos preços NET - Excepto promoções e produ-tos tabelados por lei

Bensaúde Turismo

- Alojamento: 10% de desconto sobre o valor da BAR (Best Available Rate)- Hóteis: Hotel Marina Atlântico; Hotel Avenida; São Miguel Park Hotel; Terra Nostra Garden Hotel; Estalagém dos Clérigos; Terceira Mar Hotel; Hotel do Canal; Hotel Açores Lisboa- Refeições: 10% de desconto no Restaurante/Bar do Hotel do Canal

Hotel Marina

- 15 % de desconto no preço de tabela do valor do alojamento

Quinta das Buganvílias

- 15 % de desconto

Casa das Areias

- 20% para o período 01-Outubro a 30-Abril- 5% para o período 01-Maio a 30-Setembro

VANTAGENS DOS SÓCIOS CNHPARCERIAS

Page 13: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

Quinta da Meia Eira

- 20% para o período 01-Outubro a 30-Abril- 5% para o período 01-Maio a 30-Setembro

Clube Naval da Horta - Bar · Lounge · Pub

- 10% para os sócios do CNH

COMÉRCIO

Casa das Meias

- 10% de desconto em todos os produtos - excepto promoções

Nautique - Presentes do Mar

- 10 % de desconto em todos os artigos

Marés & Marinheiros

- 5% de desconto em todos os produtos

COMÉRCIO

Casa das Meias

- 10% de desconto em todos os produtos - excepto promoções

SERVIÇOS

Espaço X

- 10% de desconto em todos os produtos - excepto promoções

Marina da Horta

- 20 % de desconto no estacionamento das embarcações

Secretaria Regional dos Recursos Naturais

- 20% de desconto sobre o valor do bilhete completo nos Centros de Inter-pretação Ambiental da Região

VANTAGENS DOS SÓCIOS CNHPARCERIAS

Page 14: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

Tribuna das Ilhas

- 10% de desconto nas assinaturas anuais

Azores4Fun

- 5% de desconto em todos os produtos

Estação Costeira Porto de Abrigo

- Cria as condições para que as embarcações dos sócios do CNH possam usufruir permanentemente do serviço de comunicações prestado pela Estação Costeira Porto de Abrigo

Mútua dos Pescadores Mútua de Seguros, CRL

- Marítimo Recreio e Marítimo Turística - 40% desconto- Multirriscos Habitação e Multirriscos Empresas e Condomínio - 40% descon-to- Acidentes Trabalho e Acidentes Pessoais - 40% desconto

Page 15: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

Clube Naval da Horta

Formação NáuticaCarta Sócio Não Sócio

Curso de Marinheiro 285,00 € 399,00 €Curso Patrão Local 456,00 € 570,00 €Curso Patrão Local s/ carta de Marinheiro 570,00 € 741,00 €Curso Patrão Costa 600,00 € 700,00 €Renovação, 2ª via e equiparação de cartas de navegador de recreio Gratuito 7,50 €Exame radiotelefonista para as classes A/B e Restrito 76,00 € 80,00 €Exame radiotelefonista - Geral 88,00 € 90,00 €

Aulas NataçãoServiço Sócio Não Sócio

Natação dos 4 aos 18 anos 32,00 € 40,00 €Natação Adultos 25,00 € ----

Escola de VelaServiço Sócio Não Sócio

Infantis, Juvenis e Juniores Gratuito* ----Séniores e Masters 30,00 € * 40,00 € ** Adiciona taxas da Federação Portuguesa de Vela e inscrições em provas oficiais

Escola de CanoagemServiço Sócio Não Sócio

Infantis, Juvenis e Juniores Gratuito* ----* Adiciona taxas da Federação Portuguesa de Canoagem e inscrições em provas oficiais

EmbarcaçõesServiço Sócio Não Sócio

Raquero Gratuito 15,00 € *Caiaque Gratuito 10,00 € ** O preço refere-se a meio dia de utilização (09h-12h30 ou 14h-17h30)

Utilização GruaBarco Sócio Não Sócio

Barcos até 5 m Gratuito 20,00 €Barcos até 6 m Gratuito 22,00 €Barcos acima 6 m Gratuito 25,00 €Motas Água Gratuito 15,00 €Semi-Rígidos Gratuito 15,00 €

Page 16: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

16Ir_ao_mar - maio de 2015

5ª PROVA DO TROFÉU OURIVESARIA OLÍMPIO 2015

FINAL DO TROFÉU OURIVESARIA OLÍMPIO 2015

MINI VELEIROS

MINI VELEIROS

Foi disputada na tarde do último domingo a 5ª Prova do Troféu Ourivesaria Olímpio. O tempo esteve convi-dativo para a prática da modalidade, com sol e pouco vento.

O vencedor da prova foi João Sequeira, com 9 pontos. António Pereira, com 13 pontos, ficou em segundo e Mário Carlos em terceiro, com 20 pontos.

A sexta e última prova do Troféu está prevista para o dia 24 de maio.

Pode aceder à tabela das classificações clicando aqui.

Realizou-se ao final da tarde da passada sexta-feira, dia 29, no Cais de Santa Cruz, a 6ª e última pro-va do Troféu Ourivesaria Olímpio.

João Sequeira venceu a prova e, juntando aos bons resultados que foi acumulando ao longo das seis provas, consagrou-se também o grande vencedor do Troféu Ourivesaria Olímpio 2015, com 66 pontos finais.

A prata foi para António Pereira, com 91 pontos, e o bronze para João Nunes, com 93 pontos.

Terminado este campeonato, a modalidade entra no seu período de verão, com a realização de provas pontuais em diversas festividades da ilha.

Pode consultar aqui a classificação da prova assim como a classificação final do Troféu Ourivesaria Olímpio.

Page 17: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

17 Ir_ao_mar - maio de 2015

WALKIRIA REGRESSA AO MARA famosa lancha Walkiria, do espólio do CNH, foi colocada no mar na manhã desta sexta-feira. Du-

rante os últimos dois meses, a lancha foi alvo de pintura e reparações pontuais, para estar a funcionar no seu melhor, agora que se inicia a época de atividades náuticas.

Com o auxílio de uma máquina da Portos dos Açores, foi uma operação rápida e sem problemas. Após a colocação no mar, o motor foi posto a trabalhar e foram feitas as últimas afinações.

A Walkiria é de extrema importância para as provas de botes baleeiros durante toda a longa época estival, que começa com a regata no fim-de-semana da Nossa Senhora das Angústias e dura até à festa do Varadouro, no primeiro fim-de-semana de Setembro.

Pode aceder à galeria de imagens com a totalidade das fotografias clicando aqui.

Page 18: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

18Ir_ao_mar - maio de 2015

Está oficialmente aberta a época de regatas de botes baleeiros. A Secção de Botes Baleeiros reini-ciou a época com a tradicional Regata da Nossa Senhora das Angústias, no fim-de-semana em que a Freguesia das Angústias realiza a festa da sua padroeira.

A regata teve largada às 11h11min da manhã de sábado, dia 16, e contou com a presença de sete botes.

Em primeiro lugar, destaca-se o bote “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, que teve Luís Motta como oficial, tendo terminado a regata às 12h31. Um minuto depois, cortou a linha de chegada, na segunda posição, o “Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco. Em terceiro lugar, terminou o “Senhora das Angústias”, da Junta de Freguesia das Angústias, às 12h58.

O bote “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, ficou em quarto lugar e os restantes três botes, “Maria da Conceição” e “Claudina”, do CNH, e “São José”, da Junta de Freguesia do Capelo, não chegaram a cortar a meta, devido à falta de vento, sendo por isso desclassificados.

A entrega de prémios realizou-se de seguida na Casa do Bote das Angústias, com a presença do Sr. Secretário Regional dos Assuntos do Mar, Ciência e Tecnologia, do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta, Sr. Presidente do Clube Naval da Horta e Presidentes das Juntas com bote baleeiro em regata.

A Junta de Freguesia ofereceu depois um almoço aos presentes, participantes e organização da regata. O dia foi de convívio e muito sol, relembrando o verão que se avizinha, e dando o mote para a longa época de botes baleeiros que agora iniciou.

Equipa vencedora do “Capelinhos” recebe o 1º Prémio, das mãos do Sr. Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

Presença ainda do Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, Sr José Costa, Presidente da Junta de Freguesia da Feteira, Sr. Eduardo Pereira, e ainda do Vice-Presidente do CNH e Diretor de Regata, Sr. Jorge Macedo.

REGATA DE VELA NOSSA SENHORA DAS ANGÚSTIASBOTES BALEEIROS

Fotografia do Bote Baleeiro vencedor: “Capelinhos”, da JF Capelo

Fotografias de: José Macedo

Page 19: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

19 Ir_ao_mar - maio de 2015

REGATA DOS OCEANOS - “AÇORES ENTRE-MARES 2015”

Fotografias de: José Macedo

VELA DE CRUZEIRO

A Secção de Vela de Cruzeiros iniciou hoje, dia 23, a sua época desportiva com a realização da Re-gata dos Oceanos “Açores Entre-Mares 2015”. A prova contou com o apoio da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia – Direção Regional dos Assuntos do Mar.

A regata teve largada às 14h, no campo de regatas do Canal Faial/Pico, com a participação de sete embarcações, três em classe ORC e quatro em Classe Open.

Na Classe ORC, o vencedor foi a embarcação “Rift”, do skipper Carlos Moniz, em segundo lugar classificou-se o “No Stress”, do skipper António Oliveira e em terceiro o “4Xcape”, do skipper Luís Quintino.

Na Classe Open, o pódio foi preenchido, em primeiro lugar, pelo “Pagode”, do skipper Francisco Ribeiro, em segundo, pelo “Além Mar”, do skipper António João, e em terceiro lugar, pelo “Soraya”, do skipper Frederico Rodrigues.

No final da tarde procedeu-se à entrega dos prémios, no Bar do Clube Naval da Horta, com a presença do Sr. Diretor Regional dos Assuntos do Mar.

Mais fotos desta regata disponíveis na nossa galeria de imagens.

Pode aceder às Classificações aqui.

Fotografia de: Ana Borba

Page 20: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

20Ir_ao_mar - maio de 2015

Equipa do “Tuba V”, skipper Fernando Rosa e Luís Carlos Rosa, vencedores na classe ORC da Re-

gata do Dia da Marinha 2015.

Realizou-se na manhã deste domingo, dia 31, a Regata do Dia da Marinha, organizada pela Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta, com a colaboração da Marinha Portuguesa.

O trajeto de prova correspondia a uma rondagem de uma boia colocada no interior do porto da Madalena e um regresso à linha de chegada, entre o mastro de sinais colocado no molhe da doca comercial e o farol do molhe novo de passageiros. O sinal de largada foi dado às 10:05 horas, num dia com muito pouco vento.

Estavam inscritos cinco iates, quatro na classe ORC e um na classe Open. O grande vencedor em ORC foi o “Tuba V”, do skipper Fernando Rosa, tendo terminado a prova em 2 horas e 47 minutos.

Na classe Open, o “Rajada”, de António Luís, não terminou a prova dentro do horário estabelecido.

Pelas 14h30, o Capitão do Porto da Horta, Comandante Diogo Vieira Branco, recebeu os vele-jadores para a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na Capitania do Porto da Horta.

Capitão do Porto da Horta, Comandante Diogo Vieira Branco, e o Presidente da Comissão de Regata, Comandante Salema, na cerimónia de entrega de prémios, na Capitania do Porto da Horta.

REGATA DO DIA DA MARINHA VELA DE CRUZEIRO

Fotografias de: Ana Borba

Page 21: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

21 Ir_ao_mar - maio de 2015

Page 22: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

22Ir_ao_mar - maio de 2015

Uma comitiva com 14 elementos da Associação Naval de Lisboa esteve durante o fim-de-semana do Espírito Santo, de 21 a 26, na cidade da Horta, para uma estadia no âmbito de um intercâmbio com a Secção de Remo do Clube Naval da Horta.

São um grupo de remadores de lazer, tendo já pratica-do o desporto na vertente competitiva, e tiveram como objetivo na sua deslocação ao Faial a prática do remo numa embarcação diferente do habitual, o bote bale- eiro.

No final do primeiro dia, a comitiva foi recebida pelo Presidente do CNH, José Decq Mota, que deu as boas-vindas e fez um enquadramento histórico dos botes baleeiros, tendo ainda havido tempo para uma visita à lancha Walkíria.

Os treinos de remo no bote baleeiro realizaram-se na sexta e no domingo, com a coordenação de Mário da Terra Carlos. O Clube Naval da Horta organizou ainda para sábado, com a coordenação do dirigente do CNH, Luís Carlos Alves, um passeio de vela em bote baleeiro, sendo uma experiência única para os visitantes.

No âmbito cultural, o grupo realizou atividades como o trilho do Perímetro da Caldeira, uma visita ao Centro Interpretativo do Vulcão dos Capelinhos e a volta à ilha. Por a viagem ter coincidido com as festividades do Espírito Santo, o Vice-Presidente do CNH, Jorge Macedo organizou ainda para domingo a participação da comitiva nas sopas dos Espalhafatos.

Segunda e terça-feira foram dias de regresso a Lisboa.

COMITIVA NA HORTA PARA INTERCÂMBIO DE REMOASSOCIAÇÃO NAVAL DE LISBOA

Fotografias de: Ana Borba

Page 23: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

23 Ir_ao_mar - maio de 2015

A Secção de Apneia do Clube Naval e a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas realizaram uma formação para dez juízes oficiais de Apneia. A formação decorreu na segunda-feira, dia 4, pelas 21 horas, no Centro de Formação de Desportistas Náuticos do CNH.

A creditação de juízes está englobada no Campeonato Nacional de Apneia Indoors 2015, a realizar-se na ilha, nos dias 5 e 6 de junho, assim como nas restantes ati- vidades que a Secção de Apneia desenvolverá ao longo do presente ano.

CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE APNEIA - NÍVEL IIAPNEIA

NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS NO TRIÂNGULO

Os Açores possuem condições excecionais para a prática de natação em águas abertas. Por um lado apresentam uma linha de costa diversificada, cheia de baías, enseadas e pequenos ilhéus. Por outro lado, a temperatura da água do mar não desce abaixo dos 14C e em Setembro, sob a influência da corrente do golfo, chega a atingir os 23C.

Neste contexto, foi criado, por iniciativa de um grupo de nadadores desi- gnado por GNAATRI - Grupo de Natação em Águas Abertas do Triângulo, uma secção de natação em Águas Abertas do Clube Naval da Horta. Os tre-

inos têm decorrido nas praias do Almoxarife e de Porto Pim e em breve terão início os treinos em mar aberto com o apoio e segurança das embarcações do CNH.

Junte-se ao grupo do CNH e venha dar umas braçadas no Atlântico.

Page 24: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

24Ir_ao_mar - maio de 2015

Depois da proeza cometida o ano passado pelo grupo Nadar Açores na travessia do canal Pico/Faial, este ano ao que tudo indica, vão tentar repetir o feito.

Estão portanto, agendadas para a última semana de Julho (27/31), mais duas travessias entre canais. A primeira entre as Velas e São Roque do Pico (20kms) e a segunda, entre o Monte da Guia e a Madalena (7,9kms).

O CNH, à semelhança do ano passado, associa-se ao evento, colaborando com apoio logístico, segurança e embarcações.

NADAR AÇORES NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS

Page 25: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

25 Ir_ao_mar - maio de 2015

A Secção de Pesca Desportiva do Clube Naval da Horta realizou, na manhã do passado domingo, dia 3, na Lajinha, a 4ª Prova do Campeonato de Pesca Costeira.

O vencedor da Prova foi Carlos Medeiros, tendo obtido 2.000 pontos e pescado 134 exemplares. Tem agora acumulados 7.191,94 pontos das quatro provas. Carlos Medeiros pescou ainda o maior exemplar desta competição, um bodião com 0,610gr.

Quanto às restantes posições do pódio, José Armando Silva ficou em 2º lugar, com 1.375,10 pon-tos, e José Silva em 3º lugar, com 1.193,93 pontos.

As espécies pontuáveis eram Peixe-Rei, Garoupa, Bodião, Castanheta e Veja.

Pode consultar os resultados da prova e do controle do pescado aqui.

4ª PROVA DO CAMPEONATO DE 2015PESCA COSTEIRA

Fotografia de: Jorge Macedo

Page 26: Ir_ao_mar - Nº14 - Maio 2015

26Ir_ao_mar - maio de 2015

- ANA BORBA

MONTAGEM:

TEXTOS:

- ARTUR FILIPE SIMÕES

CAPA:- LUIZ DOMANOSKI