intolerância à proteina de leite

11
Intolerância à proteína de leite , ocorre por deficiência ou ausência de enzima que quebra o leite, o problema pode ser congênito ou surgir com o processo de envelhecimento. A gravidade dos sinais, que podem aparecer logo após a ingestão de leite ou depois de horas, depende da quantidade de alimento e de quanta lactose cada pessoa é capaz de suportar. Principais sintomas : náusea, dor ou distensão abdominal, gases, irritação intestinal, diarreia, enxaqueca. Quais são os alimentos que podem causar alergia com mais freqüência? O leite, ovo, crustáceos, peixes, nozes, trigo, frutas cítricas e amendoim são os alimentos que causam a maioria dos problemas de alergia. A alergia ao leite pode começar em qualquer idade, mas é mais comum em crianças com problemas de alergia na família. Felizmente, a alergia na maioria das crianças tende a diminuir ou desaparecer dos quatro aos seis anos. Onde está o leite: Manteiga, algumas margarinas, queijo, creme de leite, chocolate, sorvete, bolo, pudim, empanados, suflês, molhos, tortas, leite condensado, iogurte, farinha láctea, achocolatados, entre outros. Nos rótulos, evite Lactose, caseína, caseinato, proteína do soro, betalactoglobulina, alfalactalbumina. Alergia X intolerância A intolerância à lactose (açúcar do leite), que tem como sintomas mais comuns náusea, dores abdominais, diarréia ácida e gases, é mais um fator que confunde os especialistas. Diferentemente da alergia, não é preciso deixar de ingerir leite ou derivados. Normalmente basta controlar a quantidade. Margarina x creme vegetal Atenção alérgicos ao leite. Toda margarina contém até 3% de gordura láctea, leite ou soro de leite em sua composição, portanto deve ser evitada. Apenas os chamados cremes vegetais

Upload: caroline-de-muzio

Post on 11-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Intolerância à Proteina de Leite

Intolerância à proteína de leite, ocorre por deficiência ou ausência de enzima que quebra o leite, o problema pode ser congênito ou surgir com o processo de

envelhecimento.A gravidade dos sinais, que podem aparecer logo após a ingestão de leite ou

depois de horas, depende da quantidade de alimento e de quanta lactose cada pessoa é capaz de suportar.

Principais sintomas: náusea, dor ou distensão abdominal, gases, irritação intestinal, diarreia, enxaqueca.

Quais são os alimentos que podem causar alergia com mais freqüência?

O  leite, ovo, crustáceos, peixes, nozes, trigo, frutas cítricas e amendoim são os alimentos que causam a maioria dos problemas de alergia. A alergia ao leite pode começar em qualquer idade, mas é mais comum em crianças com problemas de alergia na família. Felizmente, a alergia na maioria das crianças tende a diminuir ou desaparecer dos quatro aos seis anos.

Onde está o leite:

Manteiga, algumas margarinas, queijo, creme de leite, chocolate, sorvete, bolo, pudim, empanados, suflês, molhos, tortas, leite condensado, iogurte, farinha láctea, achocolatados, entre outros. Nos rótulos, evite Lactose, caseína, caseinato, proteína do soro, betalactoglobulina, alfalactalbumina.

Alergia X intolerância

A intolerância à lactose (açúcar do leite), que tem como sintomas mais comuns náusea, dores abdominais, diarréia ácida e gases, é mais um fator que confunde os especialistas. Diferentemente da alergia, não é preciso deixar de ingerir leite ou derivados. Normalmente basta controlar a quantidade.

Margarina x creme vegetal

Atenção alérgicos ao leite. Toda margarina contém até 3% de gordura láctea,  leite ou soro de leite em sua composição, portanto deve ser evitada. Apenas os chamados cremes vegetais – alimentos produzidos com óleos vegetais, água e outros ingredientes — estão livres de leite em sua formulação. Como as embalagens são semelhantes, é bom sempre verificar os rótulos. Confira o quadro abaixo:

Cremes vegetais (que não contém leite)

Margarinas (que contém leite)

Becel® Margarella® Soya® Ciclus® Delícia® Doriana extra cremosa® Doriana

Yofresh® Leco® Mila® Primor® Qualy® Vigor®

Page 2: Intolerância à Proteina de Leite

Alguns produtos que não contém leite na composição:

Todos os rótulos devem ser lidos antes de comprar o produto

Chocolate em pó: Garoto; Toddy, Nestlé, Frades

Chocolate em barra e para cobertura: chocolate meio amargo – garoto

Cereais: Novo Milke de Vitamina c/ frutas e cereais, Neston vitamina c/ cereal, Sucrilhos banana – kellogg’s, Froot loops – kellogg’s, Corn flakes – enriquecido c/ cálcio – kellogg’s, Cereal de milho – superbom, Neston flocos de cereais, Mucilon de milho – Nestlé, Mucilon de arroz – Nestlé, Nestlé 3 frutas, Nestlé banana e aveia, Nestlé arroz c/ amido de milho.

Biscoitos: Cream-craker – marcas: nabisco, parmalat, danone, triunfo, tostines, marilan, mabel, adria, club, social, Minibit’s – nabisco, Triggy – nabisco, coco – são luiz / marilan, maizena – marcas: mabel, triunfo, maria – marcas: dunga, extra aveia e mel – são luiz neston biscoitos de cereais c/ frutas – Nestlé.

ATENÇÃO:

Algumas massas frescas tem leite ou margarina na composição, portanto não devem ser consumidas;

Algumas sopas “prontas” contém leite, queijo ou margarina, portanto não devem ser consumidas;

Pratos prontos (exemplo: lasanha, Strogonoff, pizza, pastéis, etc) podem conter leite, queijo, margarina, creme-de-leite, portanto não devem ser consumidos;

Não comprar produtos que contenham leite, soro de leite, caseína, caseinato na composição.

Doces e bolos que contém doce-de-leite, leite condensado, chantily, chocolate ao leite, ricota, ou qualquer outro alimento que contenha leite não devem ser consumidos.

Leite de vaca x leite de cabra

A quantidade de gorduras e de proteínas do leite de cabra são semelhantes ao do leite de vaca, a diferença está na qualidade destes nutrientes.

Page 3: Intolerância à Proteina de Leite

O tamanho das partículas de gordura no leite caprino é menor, facilitando o processo de digestão. E mais: não possuem aglutinina substância presente no leite de vaca que une as partículas gordurosas, formando um coalho mais difícil de digerir.

A digestão e a absorção do leite de cabra é duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, por isso, é indicado para crianças e idosos desnutridos.

Na gordura do leite de cabra é encontrado duas vezes mais os ácidos capróico, caprílico e cáprico, que são indicados para os pacientes em tratamento da síndrome de má-absorção de alimentos e nos distúrbios intestinais.

Para completar o leite de cabra tem 20% menos colesterol quando comparado ao de vaca.

Outro benefício do leite de cabra é estimular a produção de insulina, o hormônio responsável pela entrada de açúcar dentro da célula, e para a produção de energia, graças a presença de substâncias bio-ativas, o IGF-1.

E as proteínas? A quantidade encontrada no leite de cabra e no de vaca é a mesma, mas existe uma grande diferença na composição delas. Por isso, na presença de alergia à proteína do leite de vaca, o de cabra é o mais indicado.

Dicas importantes aos alérgicos e pais de crianças com APLV

Fontes escondidas de produtos lácteos ou contaminação cruzada é como nos referimos a alimentos que contêm traços de leite ou derivados. Eles podem ter sido manipulados logo após o contato com produtos lácteos ou produzidos no mesmo local onde também são produzidos alimentos com leite. Por tanto, é importante verificar no rótulo de produtos a informação “Contém traços de leite”.

Frios (presunto, mortadela e similares) fatiados em padarias são comumente cortados na mesma máquina onde são fatiados queijos, podendo provocar uma contaminação cruzada. Prefira produtos embalados diretamente do fabricante.

Evite produtos que não contenham rótulo com a descrição dos ingredientes (como produtos elaborados em padarias e confeitarias, por exemplo). Leia os rótulos sempre que comprar seus produtos. Os fabricantes podem alterar a composição de seus produtos a qualquer momento.

Prepare mais alimentos em casa. Além de ser muito mais saudável, você poderá ter um controle maior dos ingredientes que farão parte da sua alimentação.

Page 4: Intolerância à Proteina de Leite

Ingredientes derivados de leite

Esses são os ingredientes que não podem ser consumidos por pessoas com APLV. Esta lista deve fazer parte da sua rotina de compras de alimentos. Verifique sempre se os alimentos que você está comprando possuem alguns desses ingredientes em sua composição.

Lactoalbumina Lactoglobulina Fosfato de lactoalbumina Lactoferrina Lactulose Caseína Caseína Hidrolisada Caseinato de cálcio Caseinato de potássio Caseinato de amônia Caseinato de magnésio Caseinato de sódio Leite (integral, semi-desnatado, desnatado, em pó, condensado,

evaporado, sem lactose, maltado, desidratado, fermentado, etc.) Leitelho Nata Soro de leite Soro de leite deslactosado / desmineralizado Gordura de leite coalhada Proteína de leite hidrolisada Lactose Chantilly (pode conter caseinato) Creme de leite Fermento lácteo Gordura de manteiga, óleo de manteiga, éster de manteiga Composto lácteo, mistura láctea

Page 5: Intolerância à Proteina de Leite

Ingredientes que podem indicar a presença de leite

Corante / saborizante caramelo Sabor de açúcar mascavo Chocolate Saborizantes naturais ou artificiais Sabor artificial de manteiga Nougat Creme de coco Creme de baunilha

Ingredientes que NÃO contêm leite

Apesar de seus nomes, os ingredientes abaixo listados podem ser consumidos por pessoas com alergia às proteínas do leite.

Lactato de cálcio Lactato de sódio Estearoil Lactilato de Sódio Estearoil Lactilato de Cálcio Cremor de Tártaro Manteiga de cacau Leite de coco (olhe o rótulo mesmo assim) Ácido lático Lactato ferroso (é um sal de ferro e surge a partir da síntese do ácido

lático com o ferro) – presente em algumas papinhas industrializadas Conservante propionato de cálcio Gordura vegetal hidrogenada

Produtos que contêm leite ou Produtos que PODEM conter

Page 6: Intolerância à Proteina de Leite

derivados leite/derivadosIogurte

Manteiga

Maionese industrialisada (pode conter leite em pó)

Margarina (pode conter leite em pó ou outro derivado de leite)

Biscoitos recheados

Creme para café (coffe-creamer)

queijos

kefir

Nata / creme de leite

Requeijão

Coalhada

Pudim / Manjar

Sorvete e alguns sorbets

Sopas instantâneas cremosas

Molhos cremosos para salada

Cereais matinais

Barras de cereais

Tofu (pode conter caseína)

Molhos cremosos

Sopas prontas / instantâneas cremosas

Alguns pães

Atum / sardinha enlatada

Frios (presunto, mortadela, e similares)

Patês (pode conter caseína)

Salsichas (pode conter proteínas do leite)

Salames (pode conter proteínas do leite)

Page 7: Intolerância à Proteina de Leite

Purê de batatas / aipim / batata soutê

Salgadinhos (batatinha frita e similares)

Empanados

Achocolatados ( o Nescau, apesar de não conter leite ou derivados em sua composição, hoje já está sendo rotulado como “contém traços de leite”)

Importante: Lembre-se que estas listas não são completas e os ingredientes dos produtos podem ser alterados a qualquer momento pelos fabricantes.

PRODUTOS que contêm leite ou derivados Caldo de carne industrializado (tipo Knor®) Iogurte Manteiga Maionese industrialisada (pode conter leite em pó) Margarina (pode conter leite em pó ou outro derivado de leite) Biscoitos recheados Creme para café (coffe-creamer) Queijos (cabra, ovelha e búfala inclusive) kefir Nata / creme de leite Requeijão Coalhada Pudim / Manjar

Page 8: Intolerância à Proteina de Leite

Sorvete e alguns sorbets Sopas instantâneas cremosas Molhos cremosos para salada Purê de batatas / aipim / batata soutê Salgadinhos (batatinha frita e similares) Ghee (manteiga clarificada) Empanados Achocolatados (o Nescau®, apesar de não conter leite ou derivados em sua

composição, hoje já está sendo rotulado como “contém traços de leite”)

PRODUTOS que PODEM conter leite/derivados Cereais matinais Barras de cereais Tofu (pode conter caseína) Molhos cremosos Sopas prontas / instantâneas cremosas Alguns pães Atum / sardinha enlatada Frios (presunto, mortadela, e similares) Patês (pode conter caseína) Salsichas (pode conter proteínas do leite) Salames (pode conter proteínas do leite) Massa congelada Nougat (torrone) Alguns vinhos brancos Alguns preparados que normalmente possuem leite em sua composição:

pizza, purês e suflês, bolos, tortas, cremes, preparações gratinadas, legumes souté

OBS: Balões de festa podem conter caseína (proteína do leite) que é um dos produtos adicionados no processamento do látex. Giz de escola também pode conter caseína. No entanto, a maioria das crianças não reage a estes produtos. Consulte seu médico para tentarem juntos determinar o grau de sensibilidade do seu filho.

Page 9: Intolerância à Proteina de Leite

Traços de leiteTraços são pequenas partículas de proteínas (invisíveis a olhos humanos) que podem ficar nos utensílios durante o processo de lavagem dos mesmos, seja pela esponja caseira ou em produtos industrializados (ex: biscoitos). Assim, traços de leite podem estar presentes mesmo em produtos que não contêm leite, mas que compartilhem a mesma máquina de fabricação de produtos com proteína do leite. Também devem ser evitados totalmente até a liberação pelo pediatra ou gastropediatra.Importante: Lembre-se que estas listas não são completas e os ingredientes dos produtos podem ser alterados a qualquer momento pelos fabricantes. Por isso, é sempre importante conferir todos os rótulos e não confiar na informação da amiga, da mãe ou mesmo do médico quando se trata de produtos industrializados.Mesmo que seja um produto que já comprou, leia novamente o rótulo, pois as empresas alimentícias podem mudar um rótulo sem aviso prévio. Por este motivo não existe uma “lista segura” como muitos pais desejam.Referências: Material adaptado do material publicado pelo governo canadense em

parceria com Health Canada, Canadian Society of Allergy ad Clinical Immunology, Anaphylaxis Canada, Allergy Asthma Information Association

Adaptada de : FAAN – The Food Allergy and Anaphylaxis Network, 2012, US

Contém soja Edamame Conglicinina Glicinina Globulinas Gordura vegetal Inibidor de tripsina Isoflavonas Isoflavina Lecitina Lipoxigenase Hemaglutinina PIS – Proteína Isolada de soja

Page 10: Intolerância à Proteina de Leite

PTS- Proteína Texturizada de soja PVT- Proteína vegetal texturizada Proteínas do soro Sufu Extrato de soja Condimento de soja Traços de soja Urease Yuba Beta-amilase