interferencia em ondas sonoras

3
Interferência é a superposição de duas ou mais ondas resultando em uma nova forma de função de onda, que é igual à soma algébrica das funções de ondas individuais. No caso das ondas sonoras, a interferência é chamada construtiva quando a onda resultante possui amplitude (volume) maior do que os pulsos iniciais e destrutiva quando possui menor amplitude. Os casos extremos de interferência ocorrem quando, para um determinado ponto, há superposição de duas cristas ou dois vales (interferência completamente construtiva) ou superposição de uma crista e um vale (interferência completamente destrutiva), conforme as Figuras 1 e 2, a seguir: Figura 1: Interferência completamente construtiva.

Upload: raissa-pimentel-brunhara

Post on 23-Jun-2015

5.878 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Interferencia Em Ondas Sonoras

Interferência é a superposição de duas ou mais ondas resultando em uma nova forma de função de onda, que é igual à soma algébrica das funções de ondas individuais.

No caso das ondas sonoras, a interferência é chamada construtiva quando a onda resultante possui amplitude (volume) maior do que os pulsos iniciais e destrutiva quando possui menor amplitude. Os casos extremos de interferência ocorrem quando, para um determinado ponto, há superposição de duas cristas ou dois vales (interferência completamente construtiva) ou superposição de uma crista e um vale (interferência completamente destrutiva), conforme as Figuras 1 e 2, a seguir:

Figura 1: Interferência completamente construtiva.

Figura 2: Interferência completamente destrutiva.

Page 2: Interferencia Em Ondas Sonoras

O estudo e entendimento de interferências em ondas sonoras têm diversas aplicações práticas como, por exemplo, na construção de auditórios. Uma vez que é desejado que toda a audiência escute sons claros e em bom volume, um estudo acústico deve ser realizado de forma a garantir que não haverá interferências destrutivas no auditório gerando zonas silenciosas na platéia.

O conceito de interferência destrutiva também é utilizado no controle ativo de ruídos. O controle ativo de ruídos é uma técnica na qual o sinal ruidoso é adquirido por um microfone, processado e emitido por um auto-falante em oposição de fase ao sinal original, de forma a interferir destrutivamente com o ruído inicial. Em cabines de avião, por exemplo, o controle de ruídos pode ser realizado a partir da colocação de microfones em ambos os lados do piloto, para a captura de ruído e utilização de auto-falantes estéreos, originando uma zona livre de ruído ao redor da cabeça do piloto. A situação descrita está esquematizada na Figura 3 a seguir:

Figura 3: Controle ativo de ruídos em cabine de avião

Referências:

Page 3: Interferencia Em Ondas Sonoras

Escola de Comunicações e Artes da USP. http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/acustica/fase/fase.html

NDT Resource Centerhttp://www.ndt-ed.org/EducationResources/HighSchool/Sound/interference.htm