inovação e tecnologia - udf - profa. camila hamdan - aula ii

31
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF AULA II – CONCEITOS: Tecnologia, Criatividade, Ideia e Inovação Profa. Camila Hamdan [email protected] http://camilahamdan.wikidot.com/wiki:inovacao-e-tecnologia Brasília – DF 2014

Upload: camilahamdaneducation

Post on 18-Nov-2014

423 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

INOVAÇÃO E TECNOLOGIAINOVAÇÃO E TECNOLOGIACENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDFCENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF

AULA II – CONCEITOS:Tecnologia, Criatividade, Ideia e Inovação

Profa. Camila [email protected]

http://camilahamdan.wikidot.com/wiki:inovacao-e-tecnologia

Brasília – DF2014

Page 2: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

O QUE É TECNOLOGIA?O QUE É TECNOLOGIA?

Page 3: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

TECNOLOGIATECNOLOGIA (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.

Page 4: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:

● As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;

● As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;

● Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);

● A aplicação de recursos para a resolução de problemas;

● O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;

● Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

● Os recursos e como utilizá-los para se atingir a um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade, por exemplo.

Page 5: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

SERÁ QUE SEMPRE TIVEMOS TECNOLOGIA?

À direita – obra de Auguste Rodin, O Pensador, 1902.

Page 6: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Vídeo (parte): 2001 – Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick, 1968https://www.youtube.com/watch?v=gOmBcTNZyZI

Recomenda-se assistir o filme completo.

Page 7: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

TECNOGÊNESE & ANTROPOGÊNESE

CRIACIONISMO & EVOLUCIONISMO

Page 8: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Evolucionismo?

Page 9: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Somos os primatas do futuro?

Page 10: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

O QUE É...

?

Page 11: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II
Page 12: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II
Page 13: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente.

Para Antonio Damásio inventar é discernir, escolher.

Jonas Salk defende que a criatividade assenta numa ”fusão da intuição e da razão”

Assim, podemos defini-la como a capacidade humana de escolher algumas dentre as várias possibilidades preexistentes e mesclá-las, criando algo inusitado.

CRIATIVIDADE → 1º Insight → 2º Pensamento Divergente → Improviso

DEFINIÇÕES DE CRIATIVIDADE

Page 14: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Criatividade individual: é a forma criativa expressa por um indivíduo.

Criatividade coletiva ou de grupo ou criatividade em equipe: forma criativa expressa por uma organização, equipe ou grupo. Surge geralmente da interação de um grupo com o seu exterior ou de interações dentro do próprio grupo e tem como objetivo principal otimizar ou criar produtos, serviços e processos.Na organização moderna a "criatividade em equipe" é o caminho mais curto e mais rápido para modernização e atualização de seus diversos métodos de gestão e de produção.

Page 15: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

PROCESSO CRIATIVO

Durante o processo criativo, frequentemente distinguem-se os seguintes estágios:

● Percepção do problema. É o primeiro passo no processo criativo e envolve o "sentir" do problema ou desafio.

● Teorização do problema. Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.

● Considerar/ver a solução. Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução; é o impacto do tipo "eureka!". Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema.

● Produzir a solução. A última fase é converter a idéia mental em idéia prática. É considerada a parte mais difícil, no estilo "1% de inspiração e 99% de transpiração".

● Produzir a solução em equipe. Fase comum que ocorre nas empresas e organizações quando precisam, tanto diagnosticar ou superar um problema quanto otimizar ou inovar produtos, serviços e processos. Ancoram-se, para tal dinâmica, no conhecido sistema do brainstorming.

Page 16: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

É POSSÍVEL TORNAR UMA PESSOA MAIS CRIATIVA?

Page 17: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II
Page 18: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

A criatividade humana se revela a partir de associações e combinações inovadoras de planos, modelos, sentimentos, experiências e fatos. O que realmente funciona é propiciar oportunidades e incentivar os indivíduos a buscar novas experiências, testar hipóteses e, principalmente, a estabelecer novas formas de diálogos, sobretudo, com pessoas de outras formações, tipos de experiências e cultura.

Page 19: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II
Page 20: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II
Page 21: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II
Page 22: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Alguns indivíduos altamente criativos já apresentam naturalmente esse padrão de comportamento curioso, investigativo, voltado à experimentação, à inovação e à busca persistente de pequenas e grandes nuances, seja em suas áreas de interesse ou em terrenos nem tão familiares, envolvendo outras culturas, tecnologias, idiomas, etc. São pessoas que intuitivamente fazem o melhor exercício possível para o cérebro ao investir, de maneira consistente, no aprendizado e no estímulo a diferentes capacidades cognitivas e sensoriais.

Page 23: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Em suma, embora seja impossível modificar algumas características essenciais das pessoas, podemos incentivar comportamentos, estilo de vida e formas de interação com o mundo que permitam o desenvolvimento de novos padrões cognitivos e facultem aos indivíduos oportunidades de geração de insights criativos. O mais importante, no entanto, está no fato de que, no contexto organizacional, o que vale mesmo é a capacidade criativa coletiva.

Aumentar a criatividade é exercitar o pensamento!

Page 24: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Assim, o termo IDEIAIDEIA é usado em duas acepções: como sinônimo de conceito ou, num sentido mais lato, como expressão que traz implícita uma presença de intencionalidade.

Page 25: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Os conceitos criatividade e inovação são indissociáveis, no entanto não são sinónimos. Os autores Duaibili & Simonsen Jr. distinguem-os afirmando que

“A criatividade é a faísca, a inovação é a mistura gasosa. A primeira dura um pequeno instante, a segunda perdura e realiza-se no tempo. É a diferença entre inspiração e transpiração, a descoberta e o trabalho”.

CRIATIVIDADE & INOVAÇÃOCRIATIVIDADE & INOVAÇÃO

Page 26: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Normalmente a CRIATIVIDADECRIATIVIDADE é um processo individual, nasce da ideia que surgiu na cabeça de alguém...

...enquanto a INOVAÇÃOINOVAÇÃO é um processo colectivo, que deve ser trabalhado em grupo e conduz colectivamente a uma mudança de percepção.

Page 27: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

Por isso se diz que determinada pessoa é criativa e a empresa “xyz” é inovadora.

Não existe inovação sem criatividade, pois a inovação é a aplicação prática da criatividade, ou seja uma ideia resultante de um processo criativo, só passará a ser considerada uma inovação, caso seja realmente aplicada, caso contrário é considerada apenas uma invenção.

Page 28: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

INOVAÇÃOINOVAÇÃO significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.

Page 29: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

INOVAÇÃOINOVAÇÃO é o processo que inclui as atividades técnicas, concessão, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.

INOVAÇÃOINOVAÇÃO é a introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas não existentes anteriormente ou com alguma característica nova e diferente da até então em vigor.

GUIMARÃES, Fábio. FINEP. Rio de Janeiro, 2000.

Page 30: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

INOVAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS TECNOLÓGICOS (PPT)INOVAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS TECNOLÓGICOS (PPT)

Compreende as implantações de produtos e processos tecnologicamente novos e substanciais melhorias tecnológicas em produtos e processos. Uma inovação PPT é considerada implantada se tiver sido introduzida no mercado (inovação de produto) ou usada no processo de produção (inovação de processo). Uma empresa inovadora em PPT é uma empresa que tenha implantado produtos ou processos tecnologicamente novos ou com substancial tecnológica durante o período de análise.

OECD. Oslo Manual. Paris, OCDE/Eurostat, 1997, cap. 3, pag 47.

Page 31: Inovação e Tecnologia - UDF - Profa. Camila Hamdan - AULA II

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE SERVIÇOSINOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE SERVIÇOS

Compreende as implantações de serviços tecnologicamente novos bem como substanciais melhorias tecnológicas em serviços.

Política Operacional FINEP.