informativo santo inácio · ano 07 - edição 60 - 1.200 exemplares - julho/agosto de 2016 boletim...

12
Rua França Pinto, 115 - Vila Mariana - São Paulo - 04016-030 - Tel.: (11) 5571-1744 - www.santoinaciosp.com.br CEP Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS: S S F 7h30 18h S 8h 16h D 8h 9h30 11h30 18h DE EGUNDA A EXTA- EIRA ÀS E ÀS , ÁBADO ÀS E ÀS E OMINGO ÀS , , E No dia 25 de junho, com alegria a paróquia recebeu Dom Eduardo, Bispo da Região Episcopal Sé, para conferir o Sacra- mento da Crisma para 16 jovens e 7 adultos. Participaram da celebração o Pe. Mário Pizetta, pároco, Pe. Manoel Quinta, vigário, e o Pe. Joatan, da diocese de Tocantins. Foi uma celebração marcada por momentos muito fortes de fé. Dom Eduardo, em sua homilia, chamou os jovens para assumirem e testemunharem o Cristo com alegria. Lembrou aos cris- mandos a importância de se engajarem na comunidade, pois Deus espera muito de cada um. Outro momento importan- te da celebração foi a renovação das promessas do Batismo, quando cada crismando, com a vela acesa no círio pascal, renovou seu compromisso batismal. O momento central da celebração ocorreu quando os crismandos apresentaram-se diante do Sr. Bispo para receber os santos óleos do Crisma, com as palavras: “Recebe por este sinal o Espirito Santo, Dom de Deus”. Os comentários foram feitos pela Mariana, os cantos animados pela Pastoral da Música e a ornamentação da Igreja feita pela Maria da Cruz e Eva. As fotos foram registradas pela Rami. A comunidade agradece às catequistas Raquel, Eliana e Mariana, que acompanharam estas pessoas, assim como todas as demais catequistas e a coordenação da Catequese. Grande foi a participação dos familiares e da comunidade. “RECEBE POR ESTE SINAL O ESPÍRITO SANTO, DOM DE DEUS” “RECEBE POR ESTE SINAL O ESPÍRITO SANTO, DOM DE DEUS” No último dia de maio, a Igreja celebra a Festa da Visitação e com ela a paróquia também concluía o Mês Mariano. A comunidade, após ter rezado o terço, participou de um momento de fé e rara bele- za: a Coroação de Nossa Senhora. Este momento foi organizado pela catequese, tendo à frente as catequistas Neuza, Maria, Regina, Santina e Ivone e muitas outras pessoas que colaboraram. As crianças, com vestes angelicais, percorreram o corredor central da Igreja tendo nas mãos as rosas vermelhas. Posicionaram-se na frente da imagem de Maria, enquanto a comunidade canta- va “Te Coroamos Mãe....” e as crianças faziam a chuva de rosas. Presentes muitos pais e pessoas da comunidade neste momento Mariano, que foi concluído com a benção de Pe. Mário. COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

Rua França Pinto, 115 - Vila Mariana - São Paulo - 04016-030 - Tel.: (11) 5571-1744 - www.santoinaciosp.com.brCEP

Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016

BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Informativo Santo Inácio

HORÁRIO DAS MISSAS: S S F 7h30 18h S 8h 16h D 8h 9h30 11h30 18hDE EGUNDA A EXTA- EIRA ÀS E ÀS , ÁBADO ÀS E ÀS E OMINGO ÀS , , E

No dia 25 de junho, com alegria a paróquia recebeu Dom Eduardo, Bispo da Região Episcopal Sé, para conferir o Sacra-mento da Crisma para 16 jovens e 7 adultos. Participaram da celebração o Pe. Mário Pizetta, pároco, Pe. Manoel Quinta,vigário, e o Pe. Joatan, da diocese de Tocantins. Foi uma celebração marcada por momentos muito fortes de fé. DomEduardo, em sua homilia, chamou os jovens para assumirem e testemunharem o Cristo com alegria. Lembrou aos cris-mandos a importância de se engajarem na comunidade, pois Deus espera muito de cada um. Outro momento importan-te da celebração foi a renovação das promessas do Batismo, quando cada crismando, com a vela acesa no círio pascal,renovou seu compromisso batismal. O momento central da celebração ocorreu quando os crismandos apresentaram-sediante do Sr. Bispo para receber os santos óleos do Crisma, com as palavras: “Recebe por este sinal o Espirito Santo, Domde Deus”. Os comentários foram feitos pela Mariana, os cantos animados pela Pastoral da Música e a ornamentação daIgreja feita pela Maria da Cruz e Eva. As fotos foram registradas pela Rami. A comunidade agradece às catequistasRaquel, Eliana e Mariana, que acompanharam estas pessoas, assim como todas as demais catequistas e a coordenaçãoda Catequese. Grande foi a participação dos familiares e da comunidade.

“RECEBE POR ESTE SINAL O ESPÍRITO SANTO, DOM DE DEUS”“RECEBE POR ESTE SINAL O ESPÍRITO SANTO, DOM DE DEUS”

No último dia de maio, a Igreja celebra a Festa daVisitação e com ela a paróquia também concluía oMês Mariano. A comunidade, após ter rezado oterço, participou de um momento de fé e rara bele-za: a Coroação de Nossa Senhora. Este momentofoi organizado pela catequese, tendo à frente ascatequistas Neuza, Maria, Regina, Santina eIvone e muitas outras pessoas que colaboraram.As crianças, com vestes angelicais, percorreramo corredor central da Igreja tendo nas mãos asrosas vermelhas. Posicionaram-se na frente daimagem de Maria, enquanto a comunidade canta-va “Te Coroamos Mãe....” e as crianças faziam achuva de rosas. Presentes muitos pais e pessoasda comunidade neste momento Mariano, que foiconcluído com a benção de Pe. Mário.

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORACOROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Page 2: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

A VOZ DO PÁROCO

Um título estranho, um apelo diferente, a busca de um novo conhecimento, curiosi-dade, uma nova experiência. São tantos os motivos para irmos à outra margem. Estaspalavras nós as encontramos no evangelho de Mateus 8, 18, quando Jesus toma afirme decisão de ir para Jerusalém. Jerusalém é o palco onde ocorrerão os grandesfatos da vida do Mestre. Jerusalém é o centro da vida no tempo de Jesus.

À luz do evangelho, esta afirmação diz respeito ao caminho do seguimento deJesus. Jesus, ao nos provocar, vai desfazendo as nossas seguranças e impedindo anossa acomodação. Atravessar para a outra margem é a busca do novo; é a criação denovos horizontes. O coração do homem está sempre inquieto enquanto não encontra oseu caminho.

Encontrar a sua estrada não é apenas uma questão de reconhecer caminhos, masidentificar-se nela, conhecer e amar o chão pisado, caminhar com alegria. Os cami-nhos dos homens não são iguais, não se repetem. Cada um precisa fazer seu caminho.

Ir para outra margem é ter a coragem de sair do mundo das “tocas e ninhos” que osevangelhos nos falam (cf. Lc 9,58; Mt 8,20). A outra margem traz sempre um mistério. Olado misterioso da vida precisa ser conquistado. Manter-se distante desse mistériopode provocar acomodação. A travessia carrega sempre um pouco de aventura. E ondeexiste um pouco de adrenalina ali se tem gosto o viver.

Esta imagem de ir para o outro lado é uma das imagens mais belas que encontra-mos nos evangelhos. O caminho da existência encontra diversos espaços que preci-sam ser conquistados. Mas imprudente seria o empreendedor que não avaliasse assuas condições. Na travessia, podemos encontrar turbulências, o temor pode tomarconta, mas quando estamos bem acompanhados não precisamos temer: “por que ten-des tanto medo, homens fracos na fé?”.

A travessia não pode ser um ato individualista, mas comunitário. Necessário tam-bém se faz acreditar nas próprias forças. A travessia é sempre uma aprendizagem. Estanem sempre passa pelas ondas tranquilas. Geralmente ela é agitada. Passar pela agita-ção nem todos querem, porém, é somente assim que o ser humano prova sua coragem.

A travessia é a vida do homem. Todos os dias, precisamos aprender a superar agita-ções. Cada vez que vencemos uma travessia, nos tornamos mais preparados paratodas as surpresas que na vida podem aparecer.

Seguir Jesus é um desafio. Jesus está na travessia. Que todos nós tenhamos cora-gem de chegar ao outro lado. Jesus nos diz: “Eu vim para que todos tenham vida emabundância” (cf. Jo 10,10).

Pe. Mário Pizetta, ssp - Pároco

PASSAR PARA OUTRA MARGEM

Nesta edição do boletim, faze-mos uma retrospectiva dediversos eventos que ocorre-ram na paróquia nos meses demaio e junho. Destacamos,inicialmente, a Festa Juninaque começou a ser preparadalogo após a Páscoa, de maneiraa p r o p o r c i o n a r u m b e l omomento de festa e alegria atodos os nossos paroquianos.Especial ainda porque ela per-mitiu que as pastorais, os movi-mentos e diversos voluntáriosse unissem ainda mais pelotrabalho conjunto no decorrerda festa. Sem dúvida, umaatividade muito marcantedurante o ano para nós paro-quianos. Ainda tivemos algu-mas atividades ligadas ao mêsmariano, como: a Reza do Rosá-rio, a Coroação de NossaSenhora pelas crianças dacatequese e o nosso especialdia dedicado às mães. Emjunho, além da festa junina,tivemos a Festividade de SantoAntônio, com a bênção dospães, e a Missa Sertaneja, quetambém tem se tornado tradici-onal nesse mês, com uma temá-tica mais “caipira” na missadas 16h. Após um período depreparação, tivemos a Crismados Jovens e Adultos, que rece-beram o Espírito Santo com avinda do Bispo Auxiliar denossa região, Dom Eduardo, ànossa Paróquia. Pedimos aDeus que dê a eles muita sabe-doria e discernimento, entre osdemais dons, para continua-rem firmes na fé em Cristo nomundo em que vivemos. Finali-zamos junho com uma notíciamuito especial: uma homena-gem ao Pe. Mário Pizetta feitapelo Município de Osasco.Após anos de trabalho em umlugar carente de nosso estado,crescendo com uma comuni-dade (ou melhor, três!) e aju-dando a formar cidadãos, Pe.Mário recebeu o Título de Cida-dão Osasquense. Que Deuscontinue orientando-o nessecaminho de luta e perseveran-ça, como vemos pelo belo tra-balho que ele tem feito emnossa Paróquia de Santo Iná-cio como pároco. Em julho,apesar das férias, a Festa doPadroeiro Santo Inácio estásendo preparada e, aguarda-mos para o próximo semestre,que muitas outras atividadespreencham a nossa vida dealegria, amor e fé!

Que minha coragemseja maior que meu medoe que minha força sejatão grande quanto minha fé!

Que minha coragemseja maior que meu medoe que minha força sejatão grande quanto minha fé!

Que minha coragemseja maior que meu medoe que minha força sejatão grande quanto minha fé!

Page 3: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

Trazemos para este número duas mensagens do Papa Francisco:

“Saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo. (...) Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e

preocupar nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da

amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida”

(A alegria do Evangelho, 49)

“Nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada de uma vez para sempre,

mas requer um progressivo amadurecimento em sua capacidade de amar”. (Amoris Laetitia 325)

CANTINHO DA SAÚDE: Disfunções da Glândula Tireoide

� A glândula tireoide se localiza na região anterior do pescoço e produz os hormônios T3(triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que, por sua vez, regulam a função de importantes órgãos comocoração, cérebro, fígado e rins.

� Quando há disfunção da glândula, pode haver liberação de hormônios em quantidadeinsuficiente, causando o hipotireoidismo, ou, em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.

� Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são simples de se diagnosticar.� Bócio é o nome dado ao aumento do tamanho da glândula, que pode aparecer tanto no hipotireoidismo quanto no

hipertireoidismo.� A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos

ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.� Nos casos de hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode

ficar comprometido. Outros sintomas são: diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares,sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão.

� Nos casos de hipertireoidismos, pode haver emagrecimento, taquicardia diarreia, sudorese excessiva, tremores, agitação einsônia.

� Os nódulos de tireoide podem ser diagnosticados pela palpação da glândula. Se identificado o nódulo, o endocrinologistadeve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer.

� Estima-se que 60% da população brasileira apresente nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso nãosignifica que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.

� Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo congênito. O diagnóstico é realizado pelo Teste do Pezinho, que deveser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.

Colaboração: Dra. Vivian Cenize Guardia

CRM 136.081 – Médica Endocrinologista

ROMARIA A APARECIDANo dia 1º de maio, um grupo de paroquianos - coordenado pela Selma e acompa-nhado pelo Pe. José Carlos - participou da Romaria da Arquidiocese ao santuáriode Nossa Senhora Aparecida. O grupo participou da missa às 10h, visitou pontosdo santuário, fazendo seu encontro de oração a Deus com Maria. No caminho,foram oferecidos doces e bolos, e ainda sorteados brindes. Na avaliação final, osperegrinos manifestaram sua alegria em participar desta romaria.

Page 4: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

PE. MÁRIO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO OSASQUENSE

A noite de 29 de junho de 2016 certamente ficou marcadana memória e no coração do Padre Mário Pizetta, pároco daParóquia Santo Inácio de Loyola. Por meio de uma SessãoSolene, ele recebeu neste dia o Título de Cidadão Osasquen-se, concedido pela Câmara Municipal de Osasco. A cerimôniafoi realizada no Centro Comunitário da Paróquia Santa MariaMãe de Deus, em Osasco, e contou com a participação devários moradores da região e de paroquianos da Santo Inácio,que foram até o local prestigiá-lo.

Antes de atuar na Paróquia Santo Inácio de Loyola, Pe.Mário permaneceu dezenove anos em Osasco, onde fez umbelíssimo trabalho nas comunidades de Santa Maria, NossaSenhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário, que pratica-mente ganharam vida após sua chegada. Após o pároco cele-brar uma missa na Paróquia Santa Maria, deu-se início à ceri-mônia.

“Como representante do povo, o nosso papel foi justamen-te reconhecer quem é o Pe. Mário para nós. Hoje viemos ape-nas selar o fato de que ele é verdadeiramente um cidadãoosasquense, desde quando o bairro começou a ser constituí-do”, afirmou o vereador Alex Sá, que entregou o título ao páro-co. Para Maria Raimunda Borges da Silva, moradora deSanta Maria, Pe. Mário “transformou as três comunidadesque, antes de sua chegada, não tinham nenhum apoio. Hojecada uma tem a sua paróquia.”

“Antes as missas eram rezadas nas casas, campos e quin-tais. Após sua chegada ele deu início a construção das igre-jas”, afirma Carmelita de Paula Araújo, da comunidade NossaSenhora do Rosário. E não parou por aí pois, graças a ajudado Pe. Mário, a parte social também ganhou vida. “As obras deconstrução acabaram incentivando a instalação de uma esco-la municipal e estadual no local. Ele também mobilizou apopulação local para a construção de um parque ecológico efoi colocado um terminal de ônibus aqui”, conta VanderleiGuerra, também morador de Santa Maria.

A atuação e o empenho de todos das comunidades foramfundamentais para que elas se tornassem o que são hoje.Com os moradores, Pe. Mário literalmente colocou a mão namassa para ajudar no levantamento das construções. “Lem-bro-me dele carregando carrinhos de mão cheios de barro eterra, trabalhando o tempo todo juntamente com os demais

na construção da igreja”, diz Donata Liro Ferreira, da comuni-dade Santa Maria.

Outro fator marcante que se concretizou graças ao incenti-vo de Pe. Mário foi o surgimento, em 2008, do Centro de Convi-vência da Criança e do Adolescente “De Olho no Futuro”, queoferece diversas atividades educacionais e recreativas àscrianças e adolescentes da região. “O nosso serviço é de con-vivência e fortalecimento de vínculos com a família. Fazemosisso com muito amor e carinho”, afirma Fábio Souza Maga-nha de Brito, atual orientador pedagógico do projeto. “Essahomenagem ao Pe. Mário Pizetta é muito importante, pois foiele um dos que, junto com o povo de Deus, organizaram efundaram essa comunidade. Eu quero dar então continuidadeao trabalho dele”, disse o Pe. Mauro Sérgio Rodrigues Maciel,atual pároco de Santa Maria.

Ao final da cerimônia Pe. Mário agradeceu a todos os mem-bros das comunidades e paroquianos da Santo Inácio ali pre-sentes, ao vereador Alex e ao presidente da Câmara Munici-pal de Osasco, Jair Assaf, pela homenagem, e deixou umamensagem a todos: “Só quero que fique marcada uma coisaimportante que eu acredito e que disse para muitos que traba-lham aqui: Não se dispersem. As ideias as vezes podem serdiferentes, mas as forças precisam ser sempre unidas. Nóstemos que aprender que a comunidade é o centro da vida deum bairro e é nela que precisamos trabalhar (...) o povo preci-sa acreditar na força que tem”. Ao final ele concluiu: “Obriga-do a cada um de vocês que foi parceiro e gostaria de ser parce-iro de vocês em outras conquistas que puderem ter pela fren-te. Precisamos ter sonhos porque, onde não há sonho, a vidafica monótona, e quando sonhamos juntos a força se tornasempre maior.”

Após a cerimônia foi realizado um coquetel e os presentesaproveitaram a ocasião para cantar parabéns e oferecer aopároco um lindo bolo preparado pela comunidade, em razãodo seu aniversário celebrado no dia anterior (28/06). ParabénsPe. Mário, o senhor merece todo esse reconhecimento e queDeus possa lhe iluminar cada vez mais e lhe dar forças noseguimento de sua tão bela missão.

Assista na íntegra essa homenagem peloYoutube (Padre Mário Pizetta)

UM DIA PARA A MISERICÓRDIANo dia 12 de maio, às 19h30, na Paróquia Santa Rita, realizou-se a primeira expe-riência do Setor Paraíso: UM DIA DA MISERICÓRDIA. O momento começoucom uma Adoração, presidida pelo Frei Pelayo e, depois, os sacerdotes do Setorse colocaram à disposição para as confissões individuais. Nossa próxima expe-riência será no dia 11 de agosto na Paróquia Santo Inácio de Loyola. Na práticada misericórdia, descobrimos quão grande é o amor de Deus.

PRÓXIMO ENCONTRO: 11 DE AGOSTO NA PARÓQUIA SANTO INÁCIO

Page 5: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

FESTA DA LASANHA: INTEGRANDO OS CASAISEm vista do 133º Encontro de Casais, nos dias 2 e 3 de julho, o ECC promoveu nosalão São Paulo da paróquia, uma apetitosa Lasanha no dia 1º de maio. Partici-param muitas famílias e foi um momento de alegria e confraternização. Resga-tar a família na vida de nossa sociedade é um dos grandes esforços do PapaFrancisco: “a família é o âmbito não só da geração, mas também do acolhimentoda vida que chega como um presente de Deus” (cf. Amoris Laetitia n. 166). Voltarao olhar com mais atenção para o universo familiar é hoje um grande desafio. Omundo não dá o verdadeiro amor que nasce do amor na família!

MÃE: PROCURE SER UMA PONTE!No segundo domingo de maio, a Igreja celebrou a festa da Ascensão, DiaMundial das Comunicações e o Dia das Mães. Foi um domingo de muitaalegria, a mesma que os discípulos tiveram quando voltaram para Jerusa-lém depois de terem visto Jesus voltando para a casa do Pai (cf. Lc 24,52).Foi um final de semana todo especial. Em todas as missas, Pe. Manoel ePe. Mário lembraram, além do tema litúrgico, a mensagem do Papasobre as comunicações. Foram lembradas palavras do Papa Francisco:“somente palavras pronunciadas com amor e acompanhadas de mansi-dão e misericórdia tocam os corações dos pecadores” (cf. Mens. do Papasobre as comunicações 2016). Em todas as missas foi feita uma recorda-ção às mães, preparada pela Catequese e Comunidade. A presença dasmães foi um bênção. Na missa das 11h30, a Eliane, catequista, leu umamensagem para as mães. Pe. Mário, em suas celebrações, utilizou-se daspalavras do Papa Francisco e pediu às mães que se esforcem para serem“pontes em suas famílias, pontes de amor, de fé e de resgate da vida”.

1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS:UM MOMENTO ESPECIAL DE

INTIMIDADE COM DEUSTodos os meses, na primeira sexta-feira,após a missa da manhã e da tarde, ocorre naparóquia a Adoração Eucarística, lembrandoa devoção ao Sagrado Coração de Jesus.São dois momentos de intimidade comJesus Eucarístico. Na parte da manhã,segue-se um texto especifico de Adoração.Na parte da noite, procura-se trazer as reali-dades do momento atual. Em 6 de maio, Pe.Mário recordou um pouco a história dasmigrações que aconteceram em certosperíodos da história, situando a questão dosrefugiados de hoje, que buscam novos espa-ços para construir suas famílias. Foi rezadoainda pelo Dia Mundial das Comunicações,com o salmo 66 que manifesta as obras mara-vilhosas do Senhor realizadas pela inteligên-cia humana. Pedimos, em comum, que nãosejamos escravos das novas tecnologias,mas que saibamos usá-las para facilitar anossa comunicação. Diante do coração doMestre, como seus discípulos, nos dispo-mos a escutar os dramas da humanidade.

MISSA DA RAINHA DOS APÓSTOLOSNo dia 14, com missa presidida pelo Pe. Benedito e concelebrada por diversossacerdotes paulinos e organizada pelas Irmãs Apostolinas da Família Paulina,foi celebrada a missa da Rainha dos Apóstolos na paróquia Santo Inácio deLoyola. Essa festa é sempre celebrada na véspera de Pentecostes. Além dosPaulinos e Apostolinas, presentes as Irmãs Paulinas, Pastorinhas e Pias Discí-pulas do Divino Mestre e a comunidade da paróquia. Os cantos foram anima-dos pelas aspirantes e postulantes das Paulinas. A devoção à Rainha dos Após-tolos nos lembra a centralidade da devoção mariana na Família Paulina. OMenino Jesus que Maria tem nas mãos nos lembra de um pensamento doBem-Aventurado Pe. Alberione: “a maior caridade que podemos fazer a estemundo é dar Jesus Cristo”.

PREPARATIVOSDA QUERMESSE

Em 9 de maio, às 19h, foi reali-zada a segunda reunião daequipe organizadora com osresponsáveis pelas barracasda Festa Junina. O encontrofoi coordenado pelo Pe. Márioe pelo Rodrigo, que apresenta-ram diversas orientações parao grupo. Foi um momento deunir as forças para proporcio-nar alegria e confraternização.

Page 6: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

MISSA DA SAÚDENo dia 27 de abril, Pe. Manoel celebrou missa pelos doentes da comuni-dade paroquial. Estavam presentes pessoas de idade da Paróquia e tam-bém de Casas de Repouso da região. Na ocasião, Pe. Manoel comentou oEvangelho de João, em que Jesus se autodefiniu como “a videira verdade-ira” e disse que o seu Pai é o agricultor. “Todo ramo que em mim não dáfruto ele o corta e todo o ramo que dá fruto, ele limpa para que dê maisfruto ainda”. Não importa a idade, nem o estado de saúde, o importante éestar ligado a Jesus e dar frutos de amor e de bondade, sabendo que Deusnão nos abandona no momento de fragilidade e doença. Cristo Jesus estásempre perto de nós e nos dá alívio e forças.

BAZAR ESPECIAL SANTO INÁCIO: O QUE EU POSSODISPENSAR PODE AJUDAR MUITAS PESSOAS

É com este espírito que realizamos, entre os dias 10 e 13 de maio, osegundo Bazar Especial Santo Inácio de 2016. Este bazar tem a coorde-nação do Luiz e da Maria, e a colaboração de muitas senhoras. Na opor-tunidade, são expostas roupas e objetos que são doados à paroquia.Muito deste material é encaminhado para outras instituições para pes-soas mais carentes, e parte é procurada por pessoas que vivem desteserviço. Nossa gratidão a todos que fazem doações e a todos os voluntá-rios que nos ajudam nessa tarefa.

“REZEM O TERÇO”O dia 13 de maio de 1917 ficou na história não ape-nas de Portugal, mas no coração de todos os quetêm por Nossa Senhora Rosário de Fátima umaveneração especial. A paróquia Santo Inácio nestedia celebrou solenemente essa festa. A imagem deNossa Senhora foi colocada sobre um pequenoaltar no presbitério e cantos específicos da festaforam executados. As missas foram presididas naparte da manhã pelo Pe. Manoel e, na parte da tar-de, pelo Pe. Mário, que lembrou que a celebraçãode Nossa Senhora de Fátima nos chama à conver-são e ao arrependimento por meio da reza do terço.

BATIZADOS DE MAIO:UM MOMENTO DE APROXIMAÇÃO DE DEUS

No dia 14 de maio, foram acolhidas sete crianças na comunidade: Antô-nio, Maria, Joana, Helena, Aline, Wiliam, Mateus. Conduziu a celebra-ção o Pe. Mário, que exortou os pais e padrinhos a ser luz no caminho deseus filhos ou afilhados. Lembrou ainda o significado dos Santos Óleosdo Crisma, que nos introduz na grande comunidade do Povo Deus. Esta-vam também presentes familiares dessas crianças. PARABÉNS AOSPAIS E PADRINHOS.

CONSTRUINDO A COMUNHÃO

O encontro das Pastorais de maio, no dia 20, foi marcado por uma preocupa-

ção: a busca de um melhor suporte para as missas de final de semana. Cons-

tatamos que está ocorrendo um crescimento, mas podemos melhorar ainda

mais. A busca para termos uma equipe com muitas pessoas ainda está para

ser conquistada. Afirma o documento publicado pela CNBB sobre os Leigos

em seu número 84: “A Igreja não é uma ilha de perfeitos, mas uma comuni-

dade missionária e de aprendizagem em seu modo de ser, organizar e agir

como seguidora de Jesus Cristo. Viver e atuar neste mundo globalizado

implica mudança de mentalidade e de estruturas”.

Page 7: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

BAZAR ESPECIAL PARA O DIADAS MÃES PROMOVIDO

PELAS VOLUNTÁRIAS DAOFICINA SANTO INÁCIO

VIGÍLIA AO ESPÍRITO SANTONo dia 14 de maio, a paróquia fez uma experiência inédita, que agradou a todos quedela participaram: a Vigília de Pentecostes. A Paraliturgia foi conduzida pelo Pe.Mário e teve a participação dos jovens, do grupo de oração, de ministros, de casais,da comunidade e das Irmãs Pias Discípulas. Destacamos alguns momentos destacelebração: a encenação dos Jovens, a música “Toque do Silêncio”, a proclama-ção dos textos sagrados da liturgia de Domingo, a formação dos sete grupos querepresentavam os sete dons, os comentários feitos sobre cada dom por uma pes-soa do grupo e a prece. Os cantos, dirigidos pela Rita, com seus filhos, e pela comu-nidade, invocando o Espírito Santo, proporcionaram verdadeiros momentos deintimidade com Deus. Enriquecedoras foram também as velas, que iam sendo ace-sas à medida que se refletia e pedia o dom ao Espírito Santo.

MISSA DA SAÚDE COM MARIAA missa da saúde do mês de maio foirealizada no dia 25, presidida pelo Pe.Mário Pizetta. Participaram da celebra-ção membros das Casas de Repouso daVila Mariana e pessoas da comunidade.Foi uma missa Mariana. Nesse dia, oevangelho trazia o episódio em que osfilhos de Zebedeu, João e Tiago, pedema Jesus para se sentarem um à direita eoutro à esquerda. Jesus irá responderque aquele que, entre todos, quiser ser oprimeiro, seja o servo de todos, ou seja,seja o último (cf. Mc 10,32-45). No finalda celebração, todos receberam a bên-ção de Maria, nossa Mãe, e foram felizespara suas casas, pois rezamos pelasaúde de todos.

CRISTO, ABENÇOE NOSSAS FAMÍLIAS!A celebração de Corpus Christi iniciou-se de manhã bem cedo. Os paroquianosforam convidados a participar na Catedral, na Praça da Sé. Quem não pôde ir parti-cipou às 7h30 da Eucaristia presidida pelo Pe. Manoel. Depois da missa, algunsjovens, lideranças da paróquia e Pe. Mário já estavam a postos para montar umpequeno tapete. Inicialmente, foram feitos os desenhos pelo Junior, depois a colo-ração das serragens e a montagem do tapete. Tudo com muita alegria. No final, jáperto das 13h, o trabalho estava concluído. Tinha as imagens do alfa e ômega, dabíblia, da cruz, do terço, do símbolo do Espírito Santo e do cálice com a hóstia con-sagrada. Pela noite, em celebração presidida pelo Pe. Mário e presença de muitaspessoas, foi celebrada a missa. Após, foi feita uma pequena procissão. No pátio daIgreja, Pe. Mário convidou a comunidade a rezar pelas famílias, os jovens e crian-ças. Na homilia, foi lembrado o surgimento da procissão estabelecida pelo PapaUrbano IV, em 1267, após um sacerdote da cidade de Bolcena ter duvidado da pre-sença real de Cristo na Eucaristia. Com a festa de Corpus Christi, a Igreja quer valo-rizar a Eucaristia, onde Cristo é presença no meio do povo, abençoando as famílias.

O BATISMO NOS TORNA PARTE DO POVO DE DEUS

No dia 11 de junho, foi realizado um batizado muito especial. Acolhemos o menino

Enzo Menão Tsai. O batizado, presidido pelo Pe. Mário, foi uma cerimônia onde todos

os membros da família participaram, proclamando a Palavra, fazendo as preces,

participando ativamente. Um momento de Deus feito com muita alegria e satisfação

da família! Com os santos óleos dado no batismo fazemos parte da grande família

dos filhos e filhas de Deus. Parabéns à família.

Page 8: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

MAIO COM A REZA DO TERÇONo decorrer de maio, a Pastoral da Música, com as demaisPastorais da paróquia, organizou, após a missa das 18h, emtodas as terças-feiras às 19h, a reza do terço. Além do pessoalda música, participaram desta rica experiência de oração oGrupo de Oração e muitas outras pessoas da comunidadeparoquial. Cada dia foi feita a reza de uma dimensão do rosá-rio: Mistérios da Luz, Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Na rezado terço medita-se a ação de Jesus e Maria na vida de todocristão.

GRUPO DE ORAÇÃO FESTEJA 27 ANOSDE PRESENÇA NA COMUNIDADE

No mesmo dia da coroação de Nossa Senhora, o Grupo deOração da RCC (Renovação Carismática Católica) celebrouseu 27º aniversário. Para marcar este momento de Ação deGraças, o coordenador do grupo, o Sr. Amaro, convidou o Pe.Mário para celebrar a Eucaristia. A liturgia seguiu as leiturasdo dia, e muitos, durante a homilia, deram testemunhos desua participação no grupo, afirmando que “este momentotraz muita paz”. Pe. Mário também comentou sobre a impor-tância do grupo na paróquia, pelo incentivo à oração. Lem-brou ainda que o grupo é participativo e atuante na vida paro-quial. Após a missa, foi oferecido a todos um lanche muitogostoso no salão Santo Inácio.

FESTA DE SANTO ANTÔNIO:MUITA ORAÇÃO E PARTILHA DE PÃES

A Festa de Santo Antônio, no dia 13 de junho, foi celebrada commuita oração, alegria e fraternidade. A fraternidade foi demons-trada pela partilha dos pães. No decorrer do dia, tivemos trêsmissas e dois momentos de oração ao santo com bênção dospães. A festa iniciou-se com a ornamentação do altar de SantoAntônio no domingo à tarde, por uma família que costuma fazereste trabalho. No dia da festa, a primeira missa, às 7h30, foi pre-

sidida pelo Pe. Mário e animada pela equipe da Pastoral da Música, que também animou a missa das 12h. Às 10h houve ummomento de oração e bênção dos pães. A segunda missa, com grande participação dos devotos de Santo Antônio, ocorreu aomeio-dia e foi presidida também pelo Pe. Mário. Também com a bênção dos pães, às 15h, tivemos um momento de oração.Com a missa das 18h presidida pelo Pe. Manoel, e com grande participação da comunidade, finalizamos esse dia de especialdevoção popular. Os cantos nesta missa foram animados pelo Antônio e pela Salete. A cada ano vamos percebendo uma maiorparticipação de pessoas, inclusive as que doam os pães para serem abençoados, e a quem muito agradecemos!

CURSO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOSPromovido por uma Equipe de Casais

da Paróquia em 15.05.2016

Page 9: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

MISSA SERTANEJA: UM MODO DE RESGATAR A FÉ VOLTANDO ÀS ORIGENSRecordar as origens não é somente um voltar ao passado, mas resgatar algo da história que o mundo moderno não sabe reco-nhecer. Foi com este objetivo que a paróquia realizou a sua 3ª Missa Sertaneja, em 18 de junho. Teve a coordenação da Pastoralda Música, que convidou pessoas ligadas às tradições para participar conjuntamente. Os trabalhos contaram com a coordena-ção da Marta e da Maria Rosa, entre outras lideranças das pastorais. As fotografias foi um serviço da Equipe da Pascom, e tira-das pela Rami. Foi um belo trabalho! A missa foi presidida pelo Pe. Mário Pizetta, auxiliado pelo Pe. José Carlos Fructuoso, queao final da celebração enriqueceu a todos com um canto gaúcho. A celebração contou com grande participação da comunida-de. A Paróquia agradece a todos os paroquianos que colaboraram com este evento de fé. Parabéns a todos por viver estemomento tão belo.

FESTA JUNINA: MÚSICA, ALEGRIA,CONFRATERNIZAÇÃO E MUITA COMIDA GOSTOSA

A Festa Junina de 2016 foi realizada nos dias 11, 18 e 25 de junho. Cada dia dequermesse foi uma surpresa! O dia 11, mesmo com baixa temperatura, muitaspessoas compareceram, adquiriram e levaram para casa o que era oferecido,sobretudo a fogaça. Já no dia 18, com temperatura mais amena, a quantidadede fogaças, churrasquinho e doces não foi suficiente para atender a todos. Porocasião do encerramento, dia 25, não poderia ser melhor... a começar pelapresença das pessoas. O espaço parecia pequeno. Tudo estava muito gosto-so: os doces, a pizza, a tapioca, cachorro quente, a maçã do amor e pipoca, obolinho de bacalhau e o caldo, além do churrasco. Não faltou vinho quente equentão para aquecer ainda mais o ambiente. Muita gente foi buscar a suacervejinha e o seu refrigerante. A quermesse deste ano foi marcada por novi-dades, começando pela incorporação de novos colaboradores na coordena-ção e a preparação mais cedo. No final de maio as barracas já estavam monta-das! Pelo segundo ano, a comunidade realizou uma rifa, com prêmios muitosignificativos: uma TV, um notebook e uma bicicleta. De maneira especial,agradecemos a Sra. Marília, a nossa paroquiana que mais cartelas vendeu!Momentos antes do sorteio, o Sr. Waldemar e a Dona Ana foram homenagea-dos pelos seus 25 anos de atuação nas quermesses. Mais uma vez tivemos opatrocínio de comerciantes da Vila Mariana. A sala dos sorteios, com ótimosbrindes - doados pelos paroquianos - foi um sucesso todos os dias. Não falta-ram as barracas das crianças. Esta quermesse deixou saudades e já vamoscomeçar a preparar a de 2017. Parabéns a todos!

Agradecemos muitoa sua participação!

Page 10: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

Vivendo um momento especial de preparação para receber os dons do Espíri-

to Santo por meio do Sacramento do Crisma, os crismandos jovens e adultos da

Paróquia Santo Inácio de Loyola participaram de um retiro espiritual, realizado

durante todo o sábado de 4 de junho no salão paroquial.

O retiro foi assessorado pela Irmã Sarah Reis, da Congregação das Concepci-

onistas Missionárias do Ensino, que auxiliou jovens e adultos com diversas ativi-

dades.

O encontro foi aberto com uma dinâmica de apresentação dos crismandos e

teve como destaque reflexões sobre a passagem bíblica de Zaqueu, o cobrador de

impostos de estatura baixa que subiu na árvore para ver Jesus e passou por uma

grande conversão após receber a visita do filho de Deus. Inspirados nesta passa-

gem, os catequizandos foram convidados pela Irmã a buscar sempre a conver-

são, assim como Zaqueu, e a não medir esforços para “subir nas árvores da vida”

com o intuito de se aproximar cada vez mais de Deus.

Os catequizandos também tiveram a oportunidade de realizar o Sacramento

da Confissão com Pe. Mário Pizetta (nosso pároco), como parte da preparação

para receber o Crisma. O retiro encerrou-se com a celebração eucarística das 16h.

A Paróquia agradece e parabeniza a Irmã Sarah pela condução do encontro,

como também as catequistas que auxiliaram na organização do espaço e preparo

do almoço oferecido aos crismandos. Nosso muito obrigado também a todos os

catequizandos presentes. Que eles possam seguir firmes na caminhada de fé

neste momento tão importante.

CATEQUIZANDOS FAZEM RETIRO DE PREPARAÇÃO PARA A CRISMA

SETOR PARAÍSO: Paróquia Santa Rita - A melhor de todas as 47 festas!

A 47ª Festa de Santa Rita de Cássia foi a melhor de todas!

Tanto em religiosidade, como em público e em arrecadação, os

objetivos foram alcançados.

A Festa ocorreu nos dias 14, 15, 21 e 22 de maio, na vizinha

Paróquia de Santa Rita, à Rua Dona Inácia Uchôa, 106, Vila Mari-

ana. Em todos esses dias tivemos as celebrações, mas o dia 22,

um domingo, foi especial por ser o Dia de Santa Rita de Cássia.

As missas ocorreram às 7h, 9h, 11h, 15h (bênção dos doentes),

18h e 20h.

Todas as missas tiveram muitos devotos, com lotação máxi-

ma, e a bênção das rosas adquiridas mediante doações dos fiéis

também fez parte das celebrações. Entretanto, a celebração das

20h se destacou pela presença de Dom Carlos Lema Garcia,

Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educa-

ção e a Universidade. Essa Missa, realizada logo após a Procis-

são pelas ruas do bairro, teve ainda a apresentação especial do

Coral de Santa Rita, dirigido pelo Maestro Toni Oliveira.

Na quermesse, tivemos barracas com artigos religiosos

(Cantinho de Santa Rita e estante da Editora Paulinas), bordados, roupas novas e usadas (Brechó e Oficina de Costu-

ra), comes e bebes (pastéis, churrascos, pizzas, doces, quentão, caldo verde, vinho quente).

Terminada a 47ª Festa, Frei Pelayo Moreno Palacios, Pároco, e a equipe de voluntários que a organizou, já estão a

planejar a 48ª Festa de Santa Rita de Cássia para o mês de maio do próximo ano.

Page 11: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

Palavra do LeitorA Palavra do Leitor desta edição é da paroqui-ana Gemma Scardine, neta de italianos, e mora-dora há 35 anos na Vila Mariana, quase omesmo tempo que frequenta a paróquia deSanto Inácio, desde a época dos padres Romanoe Peche. Dona Gemma nos conta que é legioná-ria na Paróquia de Santa Generosa, e explicaque ser legionária é dedicar tudo a Maria. É evangelizar atravésde visitas domiciliares e levar a palavra de Deus às famílias, bemcomo atender aos marginalizados de modo geral, seguindo pri-meiramente os planos de Deus. Conta-nos, ainda, que a Legião deMaria foi criada em Dublin, na Irlanda, e que em agosto completa90 anos de Brasil. Costuma ler sempre o nosso Informativo, e achamuito importante essa forma de comunicação, pois se pode conhe-cer o trabalho desenvolvido pelas pastorais. E nos deixa aseguinte mensagem: que recorramos a Maria, pois Ela sempreintercede por nós e apresenta os nossos pedidos numa salva deprata a Jesus, já que muitas vezes não sabemos como pedir, e queo Espírito Santo nos ilumine através de Maria.

22.09 (quinta-feira - 18h) - 1º dia - D. Eduardo Vieira dos Santos e Pe. Manoel Conceição Quinta, ssp23.09 (sexta-feira - 18h) - 2º dia - Pe. Darci Marin, ssp24.09 (sábado - 16h) - 3º dia - Pe. Carlos Alberto da Silva, ssp25.09 (domingo - 9h30) - 4º dia - Pe. José Carlos Fructuoso, ssp26.09 (segunda-feira - 18h) - 5º dia - Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima, ssp27.09 (terça-feira - 18h) - 6º dia - Pe. Juarez de Castro28.09 (quarta-feira - 18h) - 7º dia - Pe. Paulo Bazaglia, sspTríduo - Bênção das Rosas29.09 (quinta-feira - 18h) - 8º dia - Frei Bernardino Schreiber30.09 (sexta-feira - 18h) - 9º dia - Pe. Valdecir Conte, ssp01.10 (sábado - 16h) - Solenidade de Santa Teresinha - Pe. Mário Pizetta, ssp

Programação Festa de Santa Teresinha 2016

“Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela”

"A oração é a respiração da alma""A oração é a respiração da alma"

Mutirão Bíblico 2016Mutirão Bíblico 2016

Entendendo o Livro de MiquéiasEntendendo o Livro de MiquéiasEntendendo o Livro de MiquéiasTEMA:

"Para que n ELE nossos povos tenham vida"

LEMA:"Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com

Deus" (cf. Mq 6,8)

DATAS DO ENCONTRO:1, 8, 15, 22, 23 e 30 de Setembro às 19h30

LOCAL:Paróquia Santo Agostinho

Praça Santo Agostinho, 79 (Metrô Vergueiro)

Realização: Coordenação do Setor Paraíso

Assessoria: Heloísa da Silva Carvalho (Trabalha no Centro BíblicoVerbo Divino. Foi formadora do ITELSÉ e tem curso de Especialização

e Mestrado em Bíblia, com dois livros publicados pela Paulus.

Page 12: Informativo Santo Inácio · Ano 07 - Edição 60 - 1.200 Exemplares - Julho/Agosto de 2016 BOLETIM DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO DE LOYOLA Informativo Santo Inácio HORÁRIO DAS MISSAS:

01/07 - Geni Teereza Miguel01/07 - Taciana A.Assis Santos01/07 - Ivone da Silva Oliveira04/07 - Marlene Sallem Fernandes04/07 - Maria Lucimar Souza05/07 - Maria Augusta Ioné05/07 - Maria Carmelita Matos da Silva06/07 - Maria de Lourdes da Conceição07/07 - Luzia Laruccia Cleto08/07 - Helene Melitello Urbinatti09/07 - Flavia Lara dos Santos09/07 - Luci Florentino Domingues Rolo10/07 - Lavinia de Quadros Carvalho11/07 - Maria Pereira Govea12/07 - Maria José Vieira Costa12/07 - Benedita Menino da Silva13/07 - Raimundo Rodrigues de Moura15/07 - Darci Moreira16/07 - Simone Santos Tavares16/07 - Maria G.do Carmo Majewski18/07 - Dulce Maria Nogueiro Fiorino18/07 - Eva Maria Jorge18/07 - Maria Salete Sampaio de Souza18/07 - Ophelia Pisoli Mamprim

20/07 - Manuel Batista Juliano22/07 - Maria Madalena Souza Barbosa22/07 - Maria Rita Silveira25/07 - Raimunda Barbos Gaspar26/07 - Maria das Graças Mendes Gonçalves26/07 - Edna Maria Conde de Oliveira27/07 - Aufredo Auro Ferreira27/07 - Claudete Castro dos Santos28/07 - Gabriel Henrique Bestetti28/07 - Rosangela Rosetti28/07 - Izete Kalil Ribeiro31/07 - Ivan Sergio da Silva31/07 - Iracema Siqueira dos Santos Pinto01/08 - Marly Mieko Yagamuchi05/08 - Alice de Azevedo05/08 - Elena Sanches Gonçalves06/08 - Marcela Soares da Silva07/08 - José Celso Locatelli09/08 - Sela Tersi Teixeira09/08 - Domingas Dos Reis Mendes Lima13/08 - Lenita Cardoso13/08 - Clarisse Keico Yendo Tanaka14/08 - Marlene Yayoko Oba15/08 - Izilda Maria Mango

16/08 - Olivia A. Matsuda Ono

16/08 - Selma Aparecida Fernandes

16/08 - Fujio Hatakeyama

16/08 - Olivia A. M. Ono

16/08 - Maria da Graças Rodrigues

16/08 - Anne Elisabete Carvalho Aguemi

17/08 - Adriana Aparecida Patriota

18/08 - Joaquim Newton Pereira da Silva

21/08 - Cicero Cardoso

21/08 - Raphael Antonio Ghinelli Zapater

22/08 - Vanessa Binato Santeli de Oliveira

23/08 - Maria da Cruz do Bomfim

23/08 - Alessandra Cofani Françoso

24/08 - Maria Imaculada de Carvalho Silva

25/08 - Pe. Manuel Quinta

26/08 - Gladstone Matar

26/08 - Francisco Paulo Florentino

28/08 - Carmem Maria Cammarosano de Lima

28/08 - Regina Célia Fagundes de Lima

28/08 - Eva Tereza de Figueiredo

29/08 - Marco Antonio Guardia

30/08 - Doralice Aparecida S. de Oliveira

30/08 - Marcos Cunha L. Campos

Colaboração: Alexandre Moreto Trindade

CRM 138.529 – Médico PneumologistaHORÁRIOS DA SECRETARIA

PR

OG

RA

MA

ÇÃ

O M

EN

SA

L

27/07 - Missa da Saúde (15h)30/07 - Festa de Santo Inácio (16h)05/08 - Adoração ao Santíssimo Sacramento (8h e 18h45)07/08 - Preparação p/ Noivos09, 10, 11 e 12/08 - Bazar Especial Santo Inácio11/08 - Um Dia da Misericórdia (19h30)12/08 - Reunião de Liturgia (19h)13/08 - Batizados (9h)14/08 - Dia dos Pais19/08 - Reunião das Pastorais (19h)21/08 - Festa de Nossa Senhora do Mar28/08 - Almoço Paroquial (12h30)31/08 - Missa da Saúde (15h)01/09 - Mutirão Bíblico (Par. Santo Agostinho)02/09 - Adoração ao Santíssimo Sacramento (8h e 18h45)08/09 - Mutirão Bíblico (Par. Santo Agostinho)09/09 - Reunião de Liturgia (19h)10/09 - 2º Encontro de Formação Litúrgica da Arquidiocese15/09 - Mutirão Bíblico (Par. Santo Agostinho)16/09 - Reunião das Pastorais (19h)

FESTA ASSUNÇÃO DEDANOSSA SENHORA COM APROCISSÃO DE NOSSA

SENHORA DO MARPELAS RUAS DA REGIÃO

FESTA DE SANTO

INÁCIO DE LOYOLA

FESTA DE SANTO

INÁCIO DE LOYOLA

30 de Julho* SÁBADO *

Missa às 16h

NOVENA DE SANTO INÁCIOde 21 a 29 de Julho

após a missa das 18h

21 de Agosto* DOMINGO *

a partir das 9h30