informativo de abril e maio

4
1 Em seu segundo ano de mandato, o deputado federal Vitor Paulo (PRB) ganhou destaque em ranking elaborado pela revista Veja. O parlamentar foi o terceiro representante da Câmara que mais trabalhou em 2012 em favor de um Brasil mais moderno, justo e competitivo. O ranking está na segunda edição e foi publicado recentemente. Os nove eixos de atuação que balizaram a avaliação feita pela revista e a formatação do ranking são: batalha em favor de uma carga tributária menor e de um sistema tributário mais simples, mais infraestrutura, mais qualidade de gestão pública, equilíbrio entre os três poderes, leis trabalhistas mais justas para empregadores e empregados, diminuição da burocracia, qualidade da educação e marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por a- gências independentes. A reportagem explica que os deputados foram classificados de acordo com seu posicionamento em relação às proposições. Importante dizer que to- dos os políticos envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa foram sumariamente excluídos do ranking. Apenas parlamentares com a ficha limpa integram o levantamento. 3º Deputado Federal mais produtivo do Brasil Foi criado no último dia 17 de abril, o Grupo de Trabalho que irá acompanhar de perto a situação dos 12 brasileiros presos na Bolívia após o jogo entre o San Jo- sé e Corinthians, pela Copa Libertadores. Os torcedores da equipe paulista estão presos desde o dia 20 de feve- reiro acusados de participação na morte de um adoles- cente boliviano, Kevin Beltrán, de 14 anos. O jovem foi atingido por um sinalizador. O Grupo de Trabalho (GT) foi proposto pelo de- putado federal Vitor Paulo (PRB) que irá coordenar as ações junto à Comissão e aos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. “Na visita que realizamos recen- temente à Bolívia, percebemos a necessidade de uma maior assistência a esses brasileiros que estão distantes de seus familiares e do seu país”, salientou. De acordo com o parlamentar republicano foram enviados requerimentos ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao Mi- nistério das Relações Exteriores, à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e ao Ministério da Justiça para que indiquem membros para o GT, com o objetivo de estreitar as relações entre os órgãos representativos de ambas as nações. Grupo acompanhará corinthianos presos na Bolívia Por iniciativa de Vitor Paulo, grupo terá membros da OAB, CNJ, Ministério da Justiça, Itamaraty e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos Fim do Fator Previdenciário 2 Envelhecimento saudável da população 2 Aumento do efetivo do Exército 3 Fim da assinatura básica da telefonia fixa 3 Aumento do efetivo do Exército 3 Campanha Nacional pelo fim da violência contra idosos 3 Nesta edição:

Upload: vitor-paulo

Post on 23-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo de Abril e Maio de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo de Abril e Maio

1

Em seu segundo ano de mandato, o deputado federal Vitor Paulo (PRB) ganhou destaque em ranking elaborado pela revista Veja. O parlamentar foi o terceiro representante da Câmara que mais trabalhou em 2012 em favor de um Brasil mais moderno, justo e competitivo. O ranking está na segunda edição e foi publicado recentemente. Os nove eixos de atuação que balizaram a avaliação feita pela revista e a formatação do ranking são: batalha em favor de uma carga tributária menor e de um sistema tributário mais simples, mais infraestrutura, mais qualidade de gestão pública, equilíbrio entre os três poderes, leis trabalhistas mais justas para empregadores e empregados, diminuição da burocracia, qualidade da educação e marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por a-gências independentes. A reportagem explica que os deputados foram classificados de acordo com seu posicionamento em relação às proposições. Importante dizer que to-dos os políticos envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa foram sumariamente excluídos do ranking. Apenas parlamentares com a ficha limpa integram o levantamento.

3º Deputado Federal mais produtivo do Brasil

Foi criado no último dia 17 de abril, o Grupo de Trabalho que irá acompanhar de perto a situação dos 12 brasileiros presos na Bolívia após o jogo entre o San Jo-sé e Corinthians, pela Copa Libertadores. Os torcedores da equipe paulista estão presos desde o dia 20 de feve-reiro acusados de participação na morte de um adoles-cente boliviano, Kevin Beltrán, de 14 anos. O jovem foi atingido por um sinalizador. O Grupo de Trabalho (GT) foi proposto pelo de-putado federal Vitor Paulo (PRB) que irá coordenar as ações junto à Comissão e aos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. “Na visita que realizamos recen-temente à Bolívia, percebemos a necessidade de uma maior assistência a esses brasileiros que estão distantes de seus familiares e do seu país”, salientou. De acordo com o parlamentar republicano foram enviados requerimentos ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao Mi-nistério das Relações Exteriores, à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e ao Ministério da Justiça para que indiquem membros para o GT, com o objetivo de estreitar as relações entre os órgãos representativos de ambas as nações.

Grupo acompanhará corinthianos presos na Bolívia Por iniciativa de Vitor Paulo, grupo terá membros da OAB, CNJ, Ministério da Justiça, Itamaraty e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos

Fim do Fator Previdenciário 2

Envelhecimento saudável da

população

2

Aumento do efetivo do Exército 3

Fim da assinatura básica da

telefonia fixa

3

Aumento do efetivo do Exército 3

Campanha Nacional pelo fim

da violência contra idosos

3

Nesta edição:

Page 2: Informativo de Abril e Maio

2

EXPEDIENTE

Editora e Jornalista responsável: Laíze Andrade

Revisão: João Batista

Diagramação e Arte: Laíze Andrade e Luiz Neto

Fotos: Douglas Gomes

Tiragem: 200 mil exemplares

Impressão: LKL Artes Gráficas

Fim do Fator Previdenciário

O fator previdenciário é um dos mecanis-

mos de ajuste nas contas previdenciárias que en-

frenta forte resistência, principalmente da classe

trabalhadora e dos aposentados do nosso País,

visto que o mesmo não cumpriu com o seu objeti-

vo principal para o qual foi instituído: incentivar o

adiamento da aposentadoria.

Os indicadores da idade média na apo-

sentadoria por tempo de contribuição demonstram

que o fator previdenciário pouco influenciou na

decisão do segurado, que opta por se aposentar o

quanto antes, mesmo com redução expressiva no

valor de sua aposentadoria.

De um lado, compreendemos que o fator

previdenciário promoveu importante redução nas

despesas previdenciárias, mas, não corresponde

ao método mais justo para alcançar a necessária

redução dessas despesas.

É necessário que o fator previdenciário

seja extinto e encontrada outra alternativa mais

solidária, menos controversa e, sobretudo, mais

transparente para equilíbrio das contas previdenci-

árias.

Acredito que, a aprovação do PL

3.299/08, corrigirá a injustiça com os aposentados

e os efeitos negativos causados àqueles que já se

aposentaram com a aplicação desse fator, ve-

nham ser reparados.

Vitor Paulo

Presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso

Envelhecimento saudável da população é debate na Câmara

A ções no Campo do

Cuidado em Saúde do Idoso com Ênfase na Ali-mentação Saudável. Esse foi o tema de seminário promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso para debater a ado-ção de políticas públicas que incentivem a alimen-tação saudável das pes-soas com mais de 60 a-nos. O coordenador da Frente, deputado federal Vitor Paulo, do PRB, alertou que o aumento expressivo do número de idosos torna a saúde deste segmento um impor-tante foco de atenção para o Poder Público e as organizações da sociedade civil. Ele lembrou que à medida que a pessoa envelhece, maiores são as chances de desen-volver uma doença crônica. “Temos, sim, o dever de exercer decisiva influência na elaboração das políti-cas públicas em benefício dos idosos, de modo a promover os indicadores de nutri-ção, saúde e qualidade de vida, com base em medidas e ações especificamente vol-tadas para o atendimento dessa parte expressiva da população brasileira”, avaliou Vitor Paulo. A coordenadora da área técnica de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, afirmou que o principal desafio é permitir o envelhecimento saudável dos brasileiros. De acordo com Hoffmann, 60% dos idosos apresentam pelo menos uma doença desse tipo. O principal problema é a hipertensão, que atinge 53% deles. Em seguida, vêm artrite, doenças cardíacas, diabetes e depressão. Alimentação A consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, tam-bém do Ministério da Saúde, Ana Carolina Feldenheimer, destacou que os mais ve-lhos também podem ajudar as novas gerações a adotar uma alimentação mais sau-dável. Ela ressaltou que, nos últimos anos, a população brasileira está trocando seus hábitos tradicionais, baseados em comida caseira, por alimentos prontos. “Os avós têm a missão cultural de ajudar os mais jovens a comer melhor, de resgatar essa co-mida saudável e gostosa”, disse. Campanha ‘Respeite os Mais Velhos’ Na ocasião, o deputado Vitor Paulo lançou a campanha “Respeite os Mais Velhos”, com o objetivo de chamar a atenção do governo e da sociedade civil sobre a importância de se valorizar os idosos, de garantir seus direitos e lhes proporcionar dias melhores.

Vitor Paulo promove seminário para incentivar bons hábitos

“É indispensável e urgente que todos

tomem consciência da grandiosa

responsabilidade que temos para com

nossos idosos. Refiro-me a mudanças

comportamentais e culturais”

Page 3: Informativo de Abril e Maio

3

Proposta que aumenta em 31.358 o número de integrantes do Exército foi apro-vada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Pelo texto, serão cria-dos 14.014 cargos de oficiais e 17.344 de subtenentes e sargentos. A medida está prevista no Projeto de Lei 4370/12, do Exército. Conforme res-saltou o relator, deputado federal Vitor Paulo (PRB), o aumento do número de militares não será imediato. “A proposta fixa um novo limite a ser utilizado pelo comandante para fazer face às necessidades do Exército nos próximos quinze anos”, explicou. O relator argumentou ainda que a medida é necessária porque, atualmente, a quantidade de oficiais, de subtenentes e de sargentos do Exército alcançou os limites máximos autorizados. “Desse modo, a força terrestre res-sente-se de dificuldade para ampliar e diver-sificar o seu emprego e atuação em ativida-des que impliquem grande esforço de aloca-ção de pessoal”, enfatizou Vitor Paulo.

O deputado federal Vitor Paulo (PRB) solicitou a instalação de uma Comis-são Especial para analisar o Projeto de Lei nº 5.476/2011, que extingue a cobrança de assinatura básica de telefonia fixa. A propos-ta prevê a cobrança do assinante apenas pelos pulsos e minutos efetivamente utiliza-dos. O parlamentar republicano explica que o projeto ocupa o primeiro lugar no ran-king de proposições com maior volume de manifestação popular através dos sistemas de interação com a Câmara dos Deputados a partir do Disque Cidadão, pelo 0800, pelo oitavo ano consecutivo. “Essa cobrança é totalmente abusi-va, tendo em vista que o assinante não rece-be nenhum serviço em troca. Em média, o consumidor paga R$ 40 por esta taxa, que dá o direito de usar 200 minutos em chama-das locais”, avaliou Vitor Paulo.

Número de integrantes do Exército

poderá aumentar

O deputado federal Vitor Paulo (PRB) apresentou requerimento de indicação dirigido à ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direi-tos Humanos da Presidência da República, em que solicita a promoção de uma campanha nacional pelo fim da violência praticada contra idosos. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a incidência dessa prática no país. Para Vitor Paulo, é de suma importância prevenir e combater a violência sofrida pela população de idosos dentro da própria família e na sociedade em geral. “Infelizmente, uma parcela considerável da popula-ção idosa é acometida de algum tipo de violência. Muitas vezes, esse ato é tolerado e consentido pelos idosos, dependentes que ficam da assis-tência e proteção de familiares ou cuidadores”, lamenta o parlamentar. Vitor Paulo completa: “Uma campanha esclarecedora, perma-nente e bem conduzida pode coibir tal prática, induzindo a população jovem, os adultos de amanhã, a valorizar e respeitar seus idosos”.

Campanha nacional pelo fim da violência contra idosos

A realidade de parte das institui-ções de assistência psiquiátrica permanece a mesma de décadas atrás, apesar do movi-mento das reformas iniciadas na década de 70 terem sido bem sucedidos e com resulta-dos promissores. Tal situação desperta repulsa tanto nos profissionais da área como na socieda-de. Preocupado com esta situação, o depu-tado federal Vitor Paulo (PRB) encaminhou indicação ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitando uma fiscalização mais rigorosa nas instituições de assistência à saúde mental. Vitor Paulo ressalta que a situação da maioria dos internados é de total abando-no, maus-tratos, trabalho semelhante à es-cravidão, além de serem submetidos à vio-lência em todas as suas formas. “É de suma importância incremen-tar as ações do Programa Nacional de Avali-ação dos Serviços Hospitalares, o PNASH/-Psiquiatria, de modo a evitar e sanar situa-ções que já não deveriam mais existir no país”, acrescenta Vitor Paulo.

Maior fiscalização em instituições de

assistência psiquiátrica

Fim de assinatura básica da telefonia fixa

O Presidente da Frente em Apoio ao Idoso, deputado federal Vitor Paulo (PRB), apresentou projeto que cria o Programa Pró-Idoso na Câmara dos Deputados, para atender idosos que comprovem renda familiar de até um salário mínimo. O parlamentar republicano acredita que a proposta tem grandes possibilidades de ser implantada ainda este ano. “É inegável que um programa dessa natureza terá reflexos positivos tanto na saúde quanto na própria dignidade dos beneficiários. Além disso, essa iniciativa está em consonância com o que preconiza o Estatuto do Idoso e a própria Constituição Federal”, salientou. O programa tem caráter estritamente social visando o aproveitamento de idosos em atividades compatíveis com suas habilidades e capacidades físicas. Os selecionados desempenharão suas atividades em períodos de até quatro horas, fazendo jus a uma bolsa correspon-dente a um salário mínimo.

Projeto de renda para idosos

Iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre o aumento da violência contra idosos no Brasil

Page 4: Informativo de Abril e Maio

4

Visite o site:blogdovitorpaulo.blogspot.com BRASÍLIA

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados

Gabinete: 422 - Anexo IV

CEP: 70.160-900 / Brasília - DF

Email: [email protected]

Telefone: (061) 3215.5422 Fax: (061) 3215.2422

Os parlamentares republicanos Vitor Paulo (RJ)

e Cleber Verde (MA) participaram de uma audiência com

o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Edu-

ardo Alves, em conjunto com representantes dos pesca-

dores, para discutir um impasse entre as colônias de

pesca e o Ministério do Trabalho. O setor demonstra

apreensão com o cancelamento das cartas sindicais ex-

pedidas para as colônias de pesca que as equiparava a

sindicatos, conforme determina nova portaria do Ministé-

rio.

De acordo com o presidente da Confederação

Nacional dos Pescadores, Abraão Lincoln, das 1,2 mil

colônias de pesca do Brasil, 300 já receberam a carta

sindical. Pela lei aprovada há quatro anos, as colônias de

pescadores foram equiparadas aos sindicatos rurais. "A matéria tramitou 20 anos no Congresso Nacional. Foi uma conquista histórica,

mas com essa mudança estabelecida pelo ministério, os sindicatos dos pescadores estão quebrando", afirmou.

O deputado Cleber Verde, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca, chamou a atenção do presidente da

Câmara para o fato de que a portaria do Ministério pode inviabilizar a manutenção das colônias, criando inúmeros problemas inclusive de

ordem jurídica. “Podemos ter, por exemplo, o questionamento da legitimidade jurídica dessas entidades de representarem os pescadores

em juízo, o que pode prejudicar a categoria em várias contendas judiciais”, frisou.

lamentação da Convenção 151 da Orga-nização Internacional do Trabalho (OIT), a ratificação da Convenção 158 e a valori-zação dos trabalhadores aposentados e pensionistas. Vitor Paulo destaca que a mobili-zação e a luta dos trabalhadores em defe-sa dos seus direitos são dignas e justas. “Devemos atrair outras forças para forta-lecer ainda mais este movimento que tem lutado em defesa do trabalhador brasileiro e da valorização do trabalho”, avaliou o republicano.

Dando continuidade a sua luta em defesa do trabalhador brasileiro, o deputado federal Vitor Paulo (PRB) parti-cipou 7ª Marcha a Brasília, organizada pelas centrais sindicais - Força Sindical, CUT, CTB, NCST, CGTB e UGT. Dentre as bandeiras do movi-mento estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário e a reforma agrária – com o assentamento de 200 mil famílias. Além disso, as centrais também reivindi-cam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e para a saúde, a regu-

‘7º marcha a Brasília’ em defesa do trabalhador

Presidente da Câmara recebe deputados do PRB e representantes dos trabalhadores no setor da Pesca

Mobilização aconteceu na capital federal e reuniu milhares de trabalhadores