informativo da associaÇÃo jurerÊ internacional … · ivo silveira iniciou sua trajetória...

12
DEZEMBRO DE 2004 ANO 5 Nº 23 I NFORMATIVO DA A SSOCIAÇÃO J URERÊ I NTERNACIONAL Plano de vigilância no bairro completa um ano e registra índices de criminalidade próximos de zero. Esta conquista é fruto da união da comunidade, da segurança pública e das entidades envolvidas em projeto concebido pela AJIN. Págs. 6 e 7 Jurerê Internacional Jurerê Internacional Lemon Pie encarna os Beatles e fecha atividades sociais do ano com chave-de-ouro. PÁG. 12 Bairro se prepara para receber os turistas em grande estilo na alta temporada. PÁG. 11 Voluntárias da Associação desenvolvem trabalho personalizado junto aos moradores. PÁG. 5 mais longe da violência mais longe da violência

Upload: phungdang

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DEZEMBRO DE 2004 ANO 5 Nº 23INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO JURERÊ INTERNACIONAL

Plano de vigilância nobairro completa um ano eregistra índices decriminalidade próximos dezero. Esta conquista é frutoda união da comunidade,da segurança pública e dasentidades envolvidas emprojeto concebido pelaAJIN. Págs. 6 e 7

Jurerê InternacionalJurerê Internacional

Lemon Pie encarna osBeatles e fecha atividadessociais do ano comchave-de-ouro. PÁG. 12

Bairro se prepara parareceber os turistas emgrande estilo na altatemporada. PÁG. 11

Voluntárias da Associaçãodesenvolvem trabalhopersonalizado junto aosmoradores. PÁG. 5

mais longe da violênciamais longe da violência

Folha de Jurerê2

No balanço das atividades da As-sociação Jurerê Internacional (AJIN)no ano de 2004, o saldo aparecemuito positivo. Não foram poucosos percalços superados pela açãodo colegiado que dirige a associa-ção, apoiado na colaboração es-pontânea dos associados que men-salmente asseguram os recursos paraas atividades regulares da manuten-ção e melhoria do nosso bairro. Éimportante lembrar que todos osmoradores se beneficiam – associa-dos ou não – das ações da AJIN.

Contudo, torna-se a cada dia maisimperioso que aumente o universo decontribuintes, fato que resultará naredução da mensalidade e na melho-ria dos serviços prestados. A campa-nha por novos associados é perma-nente, na qual se insere a participa-ção de cada morador em convidarseus vizinhos e amigos a também seintegrarem à entidade, o que fará jus-tiça ao usufruto dos bens e serviçosprestados indistintamente a todos.

Engajamento comunitárioCabe registrar que a cada ano au-

menta o número de moradores per-manentes, exigindo novos serviçospara a manutenção da qualidade devida desejada. Faz parte do interessede todos que Jurerê Internacionalcontinue a ser um bairro diferencia-do, status que será mantido se con-tinuarmos a ser uma comunidade or-ganizada e forte. Quanto à partici-pação da municipalidade no bairro,a experiência já demonstrou, exclu-ído o recolhimento de lixo e ilumi-nação pública, só é obtida em regi-me de mutirão, insuficiente para asnossas necessidades permanentes.Assim, ao agradecer sua participação,insistimos na sua ação na conquistade novos associados para nos tornar-mos cada dia mais fortalecidos.

Por fim, queremos externar a to-dos, indistintamente, votos deFELIZ NATAL, PRÓSPERO ANONOVO E ALEGRE E AGRADÁVEL VE-RANEIO.

A Diretoria

EXPEDIENTE

A folha de Jurerê é uma publicação da As-sociação Jurerê Internacional.Jornalista Responsável:Redação e Edição:Adalgisa Frantz (1399/RS)Tiragem: 2.500 exemplaresDistribuição gratuita e dirigidaDiretoria da AJINPresidente:Jorge Alberto BusatoVice-presidente:Luiz Carlos ZuccoDiretoria Financeira:Antônio Carlos DainezJosé Manoel de OliveiraDiretoria de Esportes:José Geraldo CaixetaCarlos Alberto HadigzangDiretoria Sócio-Cultural:Elisabete TesserAngela NascimentoDiretoria Jurídica:Aluisio DobesConselho Editorial:Jorge Alberto BusatoLuiz Carlos ZuccoAluisio DobesAntônio Carlos DainezSede da AJIN:Avenida dos Salmões, 650-loja 04CEP 88053-365Jurerê Internacional-Fpolis/SCFone/Fax: 282-1590E-mail: [email protected]

EDITORIAL

3Folha de Jurerê

O caderno de capa dura que fica na sededa AJIN continua sendo uma maneira daassociação saber quais são as sugestões ereivindicações dos moradores. Os pedi-dos podem ser feitos pelo livro, por e-mail ([email protected]), por corres-pondência (Avenida dos Salmões, s/n -Edifício Costa Blanca – Loja 3 – Calçadãodo Open Shopping – CEP 88053-365) oupelo fax ou telefone (282-1590).

Linha diretaASSOCIADO

ERRADOO DESMATAMENTO É UMCRIME AMBIENTAL

CERTOMANTER A NATUREZA INTACTA ÉCONDICIONANTE AO FUTURO

Senhor Proprietário/Morador,A AJIN tem recebido sérias e jus-

tas reclamações de moradores, asso-ciados ou não, referentes à devasta-ção da vegetação típica das áreas depreservação permanente na restingajunto ao Passeio dos Namorados, res-ponsável direta pela fixação da areiada praia.

Em vistoria in loco, constata-se querealmente há áreas onde a vegetaçãofoi recentemente cortada. Tal práticaestá capitulada na legislação específi-ca – Lei nº 9.605, de 12/02/98, comocrime ambiental, sujeitando o infratorà ação penal incondicionada, compena restritiva de direito e multa.

Assim, solicitamos a V.Sª, cuja pro-priedade é limítrofe à referida área,

recomendar ao responsável pelo jar-dim de sua residência que se abste-nha de promover qualquer ação sobrea restinga em questão, seja no cortedas árvores ou no depósito de podase resíduos vegetais e outros.

Lembramos que o Ministério Públi-co vem sendo extremamente rigorosoquando identifica os responsáveis pordanos ambientais, o que esperamosnão venha mais a acontecer em nossobairro, até porque a boa qualidade devida que vimos conseguindo manterno interesse da coletividade deve pre-valecer sobre o interesse privado.

Contando mais uma vez com aatenção de V.Sª, aproveitamos o mo-mento para apresentar nossas maiscordiais saudações.

DEVASTAÇÃO

Vários moradores têm entrado emcontato com a AJIN, questionando so-bre o abaixo-assinado que está correndono bairro, para apoio quanto à constru-ção de um campo de golfe

A AJIN esclarece a todos que não temconhecimento oficial do assunto, mas aler-ta os moradores para que, antes de assi-narem qualquer lista de adesão, primeira-mente exijam a apresentação do projeto,contendo a aprovação da FATMA, do IBA-MA e demais órgãos públicos. Por melhorque seja a idéia, AJIN em hipótese algumaapoiaria um projeto que, por exemplo,pretendesse construir um campo de golfe,ou qualquer outro empreendimento, emárea de preservação permanente, que re-presenta grande parte das áreas em tornodo nosso bairro. A lista de adesão poderiaser utilizada para tentar mostrar uma falsaidéia de que a comunidade está de acordocom um projeto que não respeita o meio-ambiente. FIQUEMOS ALERTAS.

O ABAIXO-ASSINADO

EMERGÊNCIAA associada Diva Reschke deixou re-

gistro no livro da AJIN, reivindicando umpronto-socorro de atendimento gratuitoou qualquer outro tipo de assistênciamédica 24 horas, por convênio ou paga,para a região. Ela lamenta haver passadopor uma triste experiência, quando foiobrigada a se deslocar até o centro, demadrugada, em busca de atendimentomédico de urgência.

Prezada senhora Diva, informamosque nos recentes debates promovidos pelaassociação com os candidatos à prefeitu-ra da Capital, um dos nossos pedidosmais veementes foi justamente a instala-ção de um serviço de saúde adeqüado.Na ocasião, o prefeito eleito, Dário Ber-ger, assegurou ser uma de suas promes-sas de campanha a instalação de umapoliclínica de atendimento integral no en-torno de Jurerê Internacional.

Na edição anterior:- na seção Linha Direta, a reclama-ção sobre a Ferrari em velocidadeacima do limite pelas ruas do bairropartiu de mais de um morador.- na matéria sobre os Jogos da Pri-mavera, o vice-campeão na modali-dade do general foi Felipe Ortiz.

ERR

ATA

Folha de Jurerê4 PERFILPERFIL

Ivo Silveira encontrou seu “porto seguro” em JIUm proprietário de imóvel em Jure-

rê Internacional e associado da AJIN dosmais ilustres é, sem dúvida, o ex-gover-nador Ivo Silveira, uma lenda viva da his-tória política catarinense. Obras impor-tantes e atitudes levam a marca da suaassinatura. O homem público, que ago-ra merece se dar ao luxo de descansar,adquiriu seu apartamento no bairro háoito anos e costuma passar os finais desemana e períodos de verão desfrutan-do com sua família os prazeres que olocal oferece. “Estou muito satisfeito, olugar é calmo, bonito, agradável e segu-ro, traz todas as condições para momen-tos de relaxamento.”

A orla gastronômica é um dos ítensque mais agrada o morador de ocasião.“É gostoso sentar em frente ao mar, de-gustar peixes e frutos frescos e conver-sar com os amigos.” Outro detalhe quetorna JI atrativo é a distância do centrode Florianópolis. “A via de mão dupla éum facilitador, muito diferente do meutempo de governo, quando não existiaasfalto”, lembra o ex-governador.

Quanto ao trabalho realizado pela as-sociação, diz não possuir queixas. “As

EX-GOVERNADOR DEFENDEA PARTICIPAÇÃO DACOMUNIDADE NA ASSOCIAÇÃO

pessoas envolvidas realizam um trabalhosério, estão sempre à disposição na re-solução dos problemas, minhas solicita-ções sempre são atendidas.” Ele diz nãotomar parte ativa das ações da entidadepelo fato de viver um período de menorenvolvimento em questões públicas, masdeixa claro que sua experiência, aliás, in-calculável, sempre acenou em direção àunião de forças e engajamento da co-munidade em iniciativas positivas. “De-vemos acreditar em um trabalho conjuntopara uma vida sempre melhor”, ensinao mestre.

Ivo Silveira iniciou sua trajetória po-lítica em 1945 quando fundou o PSB efoi eleito prefeito de Palhoça. Em 1965foi o articulador da Arena e governouo Estado de 1966 a 1971. “ Naquelaépoca a política era muito diferente,você sabia onde estavam seus correli-gionários e seus adversários”, diz, re-ferindo-se à dança das cadeiras queocorre atualmente. “Um dia, o parla-mentar defende tal legenda e no outromuda o apoio à outra sigla. No meutempo o partido era forte, sou um ho-mem de partido.”

5Folha de Jurerê COMUNIDADE

Um conceito em venda de imóveisna ilha e na serra catarinense.

www.ilhafloripaimoveis.com.br

Fones: 48 2821797 & 48 99819467

Trabalho voluntário gera novas adesões à AJINA Associação Jurerê Internacional

(AJIN) trabalha para oferecer uma vidacada vez mais qualitativa aos moradoresdo nosso bairro. Limpeza, segurança epreservação são as políticas estanques daentidade em torno do bem-comum. Paraa realização dessas importantes ações énecessário a participação de todos.

Quanto mais associados, maior a pos-sibilidade de extensão do leque de pres-tação de serviços. Sem o apoio da mai-oria, existe a chance de inviabilizaçãodas tarefas. Por conta disso, a auxiliaradministrativa da AJIN, Cristiane Mar-tin e a diretora social, Ângela Nascimen-to, realizam um trabalho voluntário in-tensivo desde julho de 2004, no senti-do de captar adesões junto à popula-

DISQUE ADESÕES: 282-1590 E 282-1098

CRISTIANE MARTIN E ÂNGELANASCIMENTO, QUE NÃO MEDEM ES-FORÇOS NO TRABALHO DE CAMPO,COM A ASSOCIADA MARGARIDA FOU-RIER (NO CENTRO)

ção local. Elas agendam visitas por tele-fone e prestam assessoria direta, expli-cando o funcionamento da associaçãoe do plano de vigilância. Caminhadaspelo empreendimento e trabalho forado expediente no calçadão, colhendoopiniões sobre os problemas, prestan-do assistência na busca de soluções fa-zem parte da estratégia.

Estes esforços rendem bons frutos: aarrecadação aumentou a partir de agos-to e vem se mantendo com o registrode novos associados todos os meses. Ovalor da mensalidade é o preço de umcondomínio, o retorno compensa. Porisso, as pessoas devem receber bem asvoluntárias, elas agem pelo bem-estarde todos.

A Base de Apoio da Polícia Militar,inaugurada recentemente no Open Sho-pping, é mais uma conquista do traba-lho de segurança interativa desenvolvi-do em Jurerê Internacional por meio doConseg, polícias militar e civil e Ajin.“A base é uma maneira de fixar o polici-al na região”, explica o diretor do Con-seg, Rubens Silveira. Ele avalia o fatocomo a evolução do projeto da políciacomunitária, um modelo inovador e efi-caz para a segurança dos bairros.

Os guardas serão sempre os mes-mos, assim, é possível interagir com osmoradores, ocorrer uma aproximaçãobem maior. “Em breve, eles serão co-nhecidos pelos nomes por todos, por-

Base de Apoio é inauguradano Open Shopping

que estarão sempre circulando na co-munidade”, prevê Silveira.

O diretor informa que o trabalhoserá realizado durante 24 horas, porquatro policiais, em sistema de reveza-mento. O escritório é o ponto de refe-rência, local para carregar o celular e orádio, trocar o turno de serviço e elabo-rar os relatórios. “Todos os moradoresreceberão os números dos celulares dospoliciais, o que vai facilitar ainda mais odia-a-dia em JI.”

NOVAS INSTALAÇÕESSERVEM COMO

PONTO DE REFERÊNCIA

Folha de Jurerê6 SEGURANÇA

JI comemora relatórios positivosdo Conselho de Segurança

dantes e moradores, em sistema de pre-sença constante dos profissionais dividi-dos em turnos. A viatura, específica parafiscalização ostensiva no balneário, é ou-tra alternativa que deu certo. A PolíciaCivil não pode e não deve ficar de fora.Com sua atuação discreta, é a responsá-vel direta pelas investigações que levamao afastamento de pessoas de má índo-le dos limites de nossa casa. Além disso,não podemos esquecer a contribuição daKhronos, que monitora as residências emtempo integral com competência. Para aampliação desse serviço importante, fal-tam poquissímas adesões para a instala-ção de câmeras no interior do bairro.Dessa forma, vamos alcançar o objetivode segurança global no belo local queescolhemos para viver.

Para o associado e morador de JI há11 anos, nosso amigo e incentivador Ru-bem Grotto, a iniciativa da AJIN é pio-neira e digna da maior confiança. “É penaque o brasileiro ainda não está acostu-mado a fazer prevenção, todos os mora-dores deveriam aderir ao projeto. Existeuma tendência de deixar a tragédia acon-tecer para depois chorar.” Ele lamenta ofato dos habitantes nativos serem os maisresistentes. “Faço campanha cerradapelo Plano de Vigilância, meus maioresinterlocutores são pessoas vindas de ou-tros estados que já sentiram o peso daviolência e da fragilidade do cidadão co-mum.” Estes moradores fazem o perfildos novos associados. “Precisamos detodos para manter o que já conquista-mos”, reforça Grotto. Ele alerta para ofato de a vigilância eletrônica ser um ini-bidor real. “Os bandidos não sabem ondeestão as câmeras. Isto dificulta, ou me-

lhor, impede seu ofício nefasto.” O as-sociado explica que a Prefeitura Munici-pal tem tantos bairros carentes para aten-der e na sua opinião não seria justo con-centrar seus esforços em JI. “Algunsmoradores possuem uma visão distorci-da do trabalho da AJIN. Eles deveriamampliar seus horizontes, ter consciênciado paraíso onde vivem e contribuir paranão perder esta dádiva”, finaliza.

Luis Simidei Pilli, associado há cincoanos, diz estar satisfeito com o trabalhorealizado. “Todos os orgãos envolvidoscom a segurança estão honrando com ocronograma programado.” O moradorrevela estar tranqüilo no seu dia-a-dia porpossuir um suporte efetivo e eficaz parasua segurança e de sua família. Pilli su-gere uma mudança na estratégia de ve-rificação da vigilância. “Penso que os pro-fissionais deveriam intercalar os locais defiscalização para que os marginais nãopercebam, ou seja, mudar os horários deronda nas ruas a cada dia.”

Com índice de ocorrênciaspoliciais zero em determinadosperíodos e muito próximo dechegar ao mesmo número emtermos globais, de acordo comdados do Conselho deSegurança (Conseg), o Plano deVigilância de JurerêInternacional registra um anode implantação com bonsmotivos para celebrar.

Em nenhum momento em sua histó-ria, o bairro modelo da Capital estevetão próximo do Primeiro Mundo. Paraalcançar a perfeição, falta apenas umpouco mais de conscientização de algunsdos moradores do bairro no sentido deaderir a um projeto tão arrojado, que jádeu provas de trabalhar em favor de umaqualidade de vida singular em se tratan-do de Brasil.

O projeto, coordenado pela Associa-ção Jurerê Internacional (AJIN), contacom a parceria indispensável da comu-nidade, da Polícia Militar (PM), Conse-lho de Segurança (Conseg), Polícia Civil(PC) e a Empresa de Vigilância Khronos.

Os objetivos iniciais do plano, quepretende ampliar ainda mais suas ações,foram cumpridos, mas JI quer mais. Nesteprimeiro momento, foram instaladas câ-meras nos logradouros públicos de aces-so ao bairro, monitoradas durante 24horas pela PM. Outra providência foi aimplantação do projeto “Policial Amigode JI”, que cuida do bem estar dos estu-

7Folha de Jurerê

O casamento entre as entidadespúblicas e a iniciativa privada é umatendência contemporânea. A união deforças em torno de objetivos comunsé indissolúvel e demonstra extraordi-nária eficácia quando o assunto é aampliação da qualidade de vida. Provadisso é o engajamento da Empresa deVigilância Khronos no Plano de Segu-rança em Jurerê Internacional dirigidopela AJIN, em parceria com a PM,Conseg e PC. “Para alcançarmos resul-tados tão expressivos, mantivemos inú-meros encontros, onde discutimos amelhor forma e maneira de execuçãodo projeto”, revela o diretor geral daKhronos, Pedro Paulo Corrêa de Sou-sa. Ele pensa que a diminuição da cri-minalidade passa por uma questão deatitude da população. “Através dos mei-os de comunicação locais: Folha de Ju-rerê, malas diretas e folders específi-cos, procuramos informar a populaçãodo bairro sobre o conteúdo das nossasdiscussões. “ Pedro Paulo está satisfei-to com os excelentes resultados obti-dos. “A diminuição das ocorrências nãoé propaganda empresarial, são dadosestatísticos dos relatórios do Conseg”,afirma. Na avaliação do empresário, a

tecnologia é um instrumento a favor docidadão. “Os sistemas de alarme commonitoramento e as câmeras de vídeoinstaladas nos trevos de entrada do bair-ro, monitoradas pela Polícia Militar, ini-bem as ações de marginais.”

Pedro Paulo prevê a conclusão doplano global de vigilância como umaquestão de tempo. “Tenho certeza doengajamento de toda a população dobairro por conta dos resultados já obti-dos.” O projeto contempla ainda a ins-talação de mais 32 câmeras no interiorde JI. “Faltam pouquíssimas adesõespara obtermos os recursos necessáriose empreendermos a complementaçãodos objetivos.” Outro detalhe importan-te são as vantagens. “As pessoas que op-tarem pelo plano recebem descontosexpressivos, basta consultar os protoco-los na sede da AJIN.”

O diretor destaca o resultado extra-ordinário obtido pelo trabalho em con-junto e agradece a todas aos moradorese entidades envolvidas. “Já estamos dis-cutindo um plano específico para aumen-tar a vigilância no verão”, avisa.

A opinião de Pedro Paulo já foi reite-rada pelo Capitão da Polícia Militar deSanta Catarina-Quarto Batalhão de Polí-cia Militar, Marcello Martinez Hipólito,em artigo impresso no exemplar anteri-or da Folha de Jurerê. “A participação

Envolvimento é o segredo para êxito de projetos

comunitária traz em seu bojo a segu-rança pública, questões indissociáveis.Não há como oferecer um bom servi-ço sem a participação da comunida-de.” Martinez sempre destacou a de-mocracia participativa como comple-mento necessário à democracia repre-sentativa. O Capitão é exemplo incan-sável de multiplicador da ordem e dapaz no Norte da Ilha.

O presidente do Conselho de Se-gurança (Conseg), Vinicíus Roberto For-nasari, destaca a importância da enti-dade como um canal direto de comu-nicação entre representantes da comu-nidade, polícias militar e civil e gover-no. “Nunca se discutiu tanto seguran-ça no entorno da Bacia do Rio Rato-nes, criamos um fórum de debatespermanente.” Ele revela que o traba-lho abrange fiscalização e treinamentodos vigilantes. “Ensinamos o pessoal ase comportar diante das diversas situa-ções, somos um elo entre a empresade vigilância e a associação, os resulta-dos são excelentes.” A expectativa deFornasari é a maior participação dos mo-radores no processo para ampliar a se-gurança. “Os habitantes do bairro de-veriam buscar informações sobre o nos-so trabalho, um maior envolvimentodissolveria interpretações erradas e tor-naria o plano ainda mais eficaz.”

ESFORÇOS CONJUNTOS REFORÇAMSUCESSO DO PLANO DE VIGILÂNCIA

AS PARCERIAS TRAZEMRESULTADOS MAIS EFICAZES

DO QUE ATITUDES ISOLADAS

Folha de Jurerê8

Fórum da Bacia do Ratones ganha forçaReunião ocorrida no Condomínio

João Basilo, em oito de dezembro, con-solidou o Fórum Permanente de Deba-tes da Bacia do Rio Ratones. Estiverampresentes ao encontro os senhores Flá-vio, Cinésio, Valmir e Nivaldo, represen-tando a Associação dos Moradores doRatones (Amora); Busato e Eduardo, As-sociação Jurerê Internacional (AJIN); Pau-lino, Conselho Comunitário da Daniela(Ccdan) e Raul, Associação dos Morado-res da Praia de Jurerê (Amoforte).

Na ocasião, foram formados gruposde trabalhos para reiterar as reivindica-ções gerais da região, divulgadas nos de-bates promovidos pela AJIN com os en-tão candidatos à Prefeitura Municipal de

Desde sua inauguração, o Templo Provisório tem re-cebido um número crescente de fiéis nas celebraçõescatólicas e luteranas, bem como nas demais atividadesdessa Igreja.

Essa expectativa já se completa com uso comunitáriodesse espaço, tendo sido já utilizado para uma reunião doConselho Deliberativo da AJIN e, no último dia 08 tivemosuma linda encenação de Natal (fotos), em inglês, muitobem conduzida pela Prof. Sylvia Kopik, que contou com aparticipação de 50 crianças, como atores e cerca de 100pais e outros convidados. E assim, a CCTJI já coloca emprática seu principal ojetivo, que é fazer desse espaço umlugar onde a comunidade toda do bairro possa se reunir naverdadeira vivência do espírito de fraternidade e amor.

Com certeza, muito em breve, nesse mesmo local, teremos inú-meras outras ocasiões de participarmos juntos de momentos precio-sos de nossa comunidade.

Fique atento à nossa programação e compareça, manifestando as-sim o seu importante apoio a essas iniciativas.

Notícias do Templo

TEMPLO ECUMÊNICO ATENDE AOS ANSEIOS DOS FIÉIS

REIVINDICAÇÕES GERAIS Implantação do ensino fundamental até a oitava série nas escolas da região.

Reestruturação do posto de saúde de Jurerê, capacitando-o a atender 24horas por dia. Instalação de sub-prefeitura na região para desenvolvimento de programas detrabalho em conjunto com as comunidades.

Projeto de preservação do meio ambiente voltado ao saneamento, preserva-ção de fontes e de rios, proteção da fauna e da flora.

Programas de cultura, lazer e esporte para a região.

COMUNIDADE

Florianópolis, junto ao prefeito eleito,Dário Berger, que inicia sua gestão emprimeiro de janeiro. Também será ela-borado um estatuto para o fórum das

associações. Já foi marcada a data dareunião para os encaminhamentos dasatividades, no dia 13 de janeiro de 2005,às 19h30, em Ratones.

9Folha de Jurerê

AÇÕES DO EXECUTIVO EM JICONTARAM COM A PRESENÇADA PREFEITA ANGELA AMIN

A Prefeitura Municipal de Florianó-polis realizou um mutirão em Jurerê In-ternacional entre os dias 20 e 26 de ou-tubro deste ano, atendendo às solicita-ções da Associação Jurerê Internacional(AJIN). Na ocasião, recebemos a visitada atual prefeita, Angela Amin, e de au-toridades do IPUF e SUSP.

O objetivo da ação foi preparar o bair-ro para a abertura da pré-temporada deverão. Por conta disso, equipes do Exe-cutivo retocaram o asfalto em vários pon-tos deficitários e executaram enérgica var-

reção das ruas.No encontro, o presidente da AJIN,

Jorge Alberto Busato, reforçou reivindica-ções de vital importância para um vera-neio de qualidade em JI, como o projetoZona Verão, para cobrança de estaciona-mento ao longo da avenida Búzios, agre-gando as transversais que seguem até abeira da praia. A contribuição deverá re-tornar 70% para o bairro, visando manu-tenção e conservação durante o ano, e 30%para a Aflov. O plano é fundamental comoincremento às ações de melhoria na quali-

dade de vida de JI e, principalmente, paraordenar o trânsito no alto verão, quandose registra carros estacionados em locaisproibidos e muitas vezes, em cima dascalçadas. Outra providência solicitada sãoplacas de proibido estacionar em algunspontos do bairro, essenciais para o fluxonormal dos veículos.

Mutirão prepara bairro para temporadaMutirão prepara bairro para temporada

Folha de Jurerê10 Folha de Jurerê10 ASSOCIAÇÃO

Correspondência para a Vigilância Sa-nitária Municipal, solicitando provi-dências quanto aos cães de rua, mui-tos deles apresentando sintomas dedoenças. Infelizmente, por ordem doSecretário Municipal, a Prefeitura, nomomento, não está fazendo o reco-lhimento de animais de rua.Correspondência ao Ministério Público(para a promotoria que trata das ques-tões de saúde pública), solicitando pro-vidências, em face da falta de ação daPrefeitura Municipal quanto ao proble-ma dos animais abandonados.Diversas reuniões do Conselho Con-sultivo da AJIN para tratar das rela-ções com a empresa Habitasul, porconta dos diversos projetos em cursoou em planejamento, principalmen-te em relação às reformas e novasformas de utilização do Jurerê SportsCenter (JUSC).Reuniões com o superintendente daárea de hotelaria do Grupo Habitasulpara tratar das reformas e dos novosusos do JUSC.Correspondência à Prefeitura Muni-cipal, solicitando a colocação de lom-badas ao longo da avenida dos Dou-rados.Correspondência à Celesc, solicitan-do o conserto de um poste, na viade acesso ao bairro.Organização e realização do PassseioCiclístico, com exames de saúde, emparceria com a Unimed e a FarmáciaFarmamélitus.Reunião com o engenheiro da empre-sa Sadenco, contratada da Celesc paraa manutenção da iluminação pública.Os assuntos em pauta foram a revi-são geral da iluminação pública nobairro e o projeto de substituição dailuminação do Passeio dos Namorados.Reuniões com o Capitão Martinez,

AJIN Confira as últimas ações da Associação Jurerê Internacionalem açãoComandante da Companhia de Polí-cia Militar, para tratar da segurança nobairro e do planejamento das ativida-des durante a temporada de verão.Encontro com o Coronel Ivan Morelli,Comandante Geral da Polícia Militar,onde se discutiu parceria com a co-munidade sobre questões relaciona-das à segurança no bairro e de toda aregião da Bacia do Rio Ratones.Audiência com o secretário municipalda área responsável pela iluminaçãopública, no objetivo de agilizar a rea-lização do projeto de substituição dailuminação do Passeio dos Namorados.Acompanhamento da visita ao bairro,pela prefeita Ângela Amin, ocasião emque foi solicitada atenção aos proje-tos de interesse do bairro, tramitandona prefeitura e na câmara de verea-dores (Zona Verão, recuperação dasvias públicas do bairro, Praia Organi-zada e limpeza dos canais de drena-gem pluvial).Reunião com a empresa Khronos paraavaliação dos trabalhos de vigilânciano bairro e planejamento da implan-tação de novas fases do projeto.Encontro com representantes da Com-cap, no intuito de discutir a limpeza dobairro e da praia durante a temporada.Reunião com a empresa Habitasul paracuidar dos encaminhamentos dos pro-jetos Praia Organizada e Zona Verão.Organização e realização do jantar deencerramento do ano, com animaçãomusical da banda Lemon Pie, inter-pretando Beatles.Correspondência para a SUSP, solici-tando a notificação dos proprietáriosde terrenos baldios sujos.Correspondência para a Habitasul, pro-pondo alterações no contrato celebra-do com o Restaurante “El Divino”(que está se instalando na Av. dos Pam-

pas), para melhor adequá-lo às ne-cessidades e a manutenção da quali-dade de vida no bairro.Correspondência para a Habitasul,solicitando o custeio de um posto ex-tra de vigilância 24 horas para a tem-porada de verão.Reforma e pintura do Parque Infantil,na área verde (Praça dos Curumins).Início dos trabalhos de limpeza e pin-tura dos meio-fios, em todas as ruase avenidas do bairro.Recuperação das placas de sinaliza-ção de trânsito.Correspondência para a Habitasul, tra-tando do uso que a comunidade con-sidera adequado para o JUSC, evitan-do transtornos para os moradores,bem como solicitando facilitação parao uso da área de esportes.Correspondência para o IPUF e paraa SUSP, reivindicando a colocação delombada na Avenida das Lagostas.Reunião com o Comandante da Com-panhia da PM e com representantedo Corpo de Bombeiros Militar, paraplanejamento do verão, no que serefere à segurança do bairro e a dis-ponibilização de salva-vidas na praia.Retomada a campanha para aquisiçãode um veículo a ser cedido à PM,em regime de comodato, para usodo policiamento no bairro.O Corpo de Bombeiros disponibiliza-rá um salva-vidas, mas a comunida-de precisa construir o posto de ob-servação, na praia.Correspondência para os moradores eproprietários de imóveis em frente aomar, junto ao Passeio dos Namorados,alertando para a proibição legal de efe-tuar cortes da vegetação de restingana área de preservação permanente,bem como quanto às penalidades pre-vistas no caso de infração.

11Folha de Jurerê

AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DETRATAMENTO DE ESGOTOS – SAE

Cumprindo planejamento estratégico de infraes-trutura de Jurerê Internacional, o SAE esta amplian-do sua Estação de Tratamento de Esgotos anteci-pando-se as demandas futuras das etapas em im-plantação, quase duplicando sua capacidade de tra-tamento. O processo de tratamento antes atravésde sistema de recirculação de lodos ativados, foitrocado pelo processo SBR (Sequencing BatchReactors), ou reatores sequenciais em batelada.

O processo SBR consiste no tratamento dosesgotos em bateladas, ou seja, através de doistanques (reatores), enquanto um trata os esgo-tos o outro fica enchendo. Após tratados os es-gotos do primeiro tanque serão levados a umalagoa que funcionará como um reservatório debombeamento e dali os mesmos serão bombea-dos e irrigados em área verde, devidamente li-

Sistema de Gestão Ambiental - Departamento de Meio Ambiente - Habitasul Empreendimentos ImobiliáriosSAE – Sistema de Águas e Esgotos de Jurerê Internacional, colaborando com a preservação do meio ambiente

INFO

RM

E P

UB

LIC

ITÁ

RIO

BAIRROVERÃO

cenciada e monitorada.Após esvaziamento do primeiro tanque, o se-

gundo entra em operação, cumprindo o mesmociclo de tratamento, assim por diante, todo o siste-ma de operação será automatizado, a estaçãocontará com ambientes adequados aos funcionári-os como banheiros, escritório e sala de operação.

Estão sendo realizados investimentos de formaa impermeabilizar todo o sistema de tratamentocom Geomembranas não degradáveis (PEAD), deforma a evitar uma possível contaminação futurado solo e lençol freático, por vazamentos e/ou infil-trações acidentais dos tanques.

A previsão é que a estação já esteja operandona próxima temporada de verão, garantindo tran-quilidade aos moradores e visitantes de JurerêInternacional.

Lojas conveniadasda AJINCalçadão do Jurerê OpenShopping – Jurerê Internacional

Campeche Cartoon Olé Olé Cia da Agua Praiana Enxovais Friseur Florence Batló Casa das Pedras Flores de Algodão Cia dos Biquinis Griffe Jurerê Internacional Gifts

Alameda Cesar Nascimento Bar do Cris

Rod. Mauricio Sirotski Sobrinho,5541

Clinica Médica Jurerê – Fisioterapia

Av das Algas, 215 – Sala 04 Arqflora

Av Rio Branco, 893 Ponto do Diabético

(Farmamellitus)

A alta temporada de verão está che-gando. Todas as previsões apontam parauma estação quente super otimista. Nos-so bairro deve receber a visita de turistasde todos os lugares do Brasil e do mun-do. O turismo é positivo em diferentessentidos: além de fomentar a economiado comércio local, movimenta os espa-ços e possibilita trocas entre moradores epessoas que vivem em outros lugares. Nomínimo por três meses, iremos convivercom uma população imensamente mai-or, freqüentando a praia, visitando aslojas e fazendo refeições nos restau-rantes da orla. Para não decepcionarnossos “hóspedes”, a AJIN já em-preende ações, com olhar voltado aofuturo, ao turismo de Primeiro Mun-do, auto-sustentável. Para a concre-tização deste projeto, é necessáriomostrar competência e qualidade deserviços. Ao contrário de experiên-cias desastrosas de turismo predató-rio, infelizmente ocorridas em algunsbalneários do Norte da Ilha, aqui em

JI se prepara para temporada

Jurerê Internacional a idéia é atrair visi-tantes exigentes e educados, que respei-tem a natureza, os bons costumes, e queretornem sempre.

A apresentação do bairro é funda-mental neste processo. Por isso, a asso-ciação já contratou a limpeza de meio-fio das ruas e das passagens de pedes-tres. E isto é só o começo de uma sériede medidas que serão tomadas para tor-nar nossas férias e a dos visitantes dasmais prazerosas.

O objetivo maior é turismo de qualidade em nosso bairro

EVEN

TOS

Organizado pela diretoria social daAJIN, o “Jantar Dançante com Beatles”,realizado no último dia 20 de novem-bro no Restaurante Boulevard, do Jure-rê Beach Village, encerrou as atividadesfestivas da entidade com chave-de-ouro.O evento contou com 180 pessoas, re-gistrou ingressos esgotados e interessa-dos em participar na fila de espera. Aprimeira apresentação da banda LemonPie no bairro, que interpreta os maioressucessos da legendária banda britânica,já está nos registros festivos da associa-ção. Os músicos contagiaram o público,que dançou com grande entusiamo atéa meia-noite. Cumpre salientar que oassociado e músico Marcio Tesser doou

Jantar primoroso e boa músicaencerram atividades sociais de 2004

seu cachê para a AJIN.O banquete apresentado pelo chefe

de cozinha, Rica Cubas, também mere-ce registro especial e recebeu elogios dosparticipantes da festa. O gourmet assi-nou um cardápio com pratos da culináriaitaliana, dignos de conceder prazer aospaladares mais exigentes. Entre os delici-osos pratos, “Nhoque com Bracciola”,“Penne ao molho de Gorgonzola e Bró-colis” e “Lasanha de Frango”. A excelen-te carta de vinhos da casa complemen-tou a qualidade de serviço. Com todacerteza, uma noite inesquecível em Ju-rerê Internacional. As organizadoras, Ân-gela Nascimento e Elisabete Tesser, es-tão de parabéns.

BANDA LEMON PIE CONTAGIOU O PÚBLICO COM SUCESSOS DOS BEATLES

CONCURSO DEDECORAÇÃO NATALINA

Data: 29/12/04Inscrições até dia 27/12/04 às 17hs ,na sede da AJIN ou pelotelefone 282-1590.Os vencedores serão conhecidos nodia 30/12/04.Serão premiados as 4 casas mais ori-ginais e com decoração mais ela-borada.Os prêmios serão os seguintes:1º prêmio: Fim de semana para duaspessoas no Hotel Lage de Pedra, emCanela/RS. Para ser usado entre os me-ses de janeiro e junho de 2005.2º prêmio: Jantar para duas pessoasno Restaurante Taikô (após dia 05/01/05). Válido para Prato principal e so-bremesa. Bebidas não incluídas)3º prêmio: Cesta de natal da Arqflora4º prêmio: Café da manhã para duaspessoas no Hotel Beach VillagePatrocinadoresArqflora - Av. das Algas, 215 Sala 04 -Fone: 282-9895Restaurante Taikô - Av. das Lagostass/n - Fone: 282-9714Hotel Lage de Pedra - Canela/RS -Fone (54) 278-9000Bragança Gastronomia - Alameda Cé-sar Nascimento, 200 - Fone 261-5100