informativo cosems 19 de outubro/ 2016 - belo ......cosemsinformativo 19 de outubro/ 2016 - belo...

8
Pág. 02 Veja mais na página 03 Pág. 04 Pág. 04 Está acabando o mandato e agora? Curso detalha o funcionamento do SUS ALMG promove audiência pública para discutir crise na saúde 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTE Informativo COSEMS MG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento de grande mudança nos municípios de todo o Brasil. O seminário vai apresentar ferramentas para uma gestão eficiente da saúde pública. Então, Prefeito!... E a saúde? De 7 a 9/11, em BH Seminário

Upload: others

Post on 11-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo COSEMS 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO ......COSEMSInformativo 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEMG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento

Pág. 02

Veja mais na página 03

Pág. 04 Pág. 04

Está acabando o mandato e agora?

Curso detalha o funcionamentodo SUS

ALMG promove audiência pública para discutir crise na saúde

19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEInformativo

COSEMSMG

Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento de grande mudança nos municípios de todo o Brasil. O seminário vai apresentar ferramentas para uma gestão efi ciente da saúde pública.

Então, Prefeito!... E a saúde?De 7 a 9/11, em BH

Seminário

Page 2: Informativo COSEMS 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO ......COSEMSInformativo 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEMG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento

Editorial

Saúde: ferramentas para uma gestão efi cienteEstamos vivenciando uma fase de grande importância para a gestão pública da saúde no Es-tado: a mudança dos mentores que vão administrar as demandas de seus municípios. Para o COSEMS-MG é um momento de muita expectativa, pois sabemos da importância da continui-dade dos projetos, para que a população seja sempre a prioridade em todas as etapas desta transição. Estamos dando apoio aos profi ssionais envolvidos no encerramento deste mandato, ressaltando as responsabilidades, os deveres e, claro, mostrando o caminho das pedras para um encerramento de gestão equilibrada. Pra nós, a gestão atual - a que está acontecendo - sempre é a mais importante. Mas estamos sempre atentos ao futuro e às oportunidades que nos são reservadas.

E o COSEMS-MG tem este papel: contribuir para que o gestor faça um trabalho consistente, dentro das atribuições legais e priorizando o cidadão - razão maior de ser de todas as eferas da gestão pública. É por isso que estamos organizando - juntamente com parceiros com a mesma missão - o Seminário “Então, prefeito? E a saúde?”. Há muita expectativa em relação a este evento e estamos aguardando muitos participantes. Realizar este encontro pouco mais de um mês após as eleições dos novos dirigentes municipais tem o objetivo de fornecer informações para que as próximas gestões estejam preparadas para lidar com toda a complexidade que en-volve a saúde pública, suas diretrizes e protocolos. Trataremos de temas como a administração dos recursos fi nanceiros do SUS, do Fundo Municipal da Saúde, fi nanciamento federal, entre vários outros assuntos de grande relevância.

Serão três dias de uma programação extremamente rica e pensada em ajudar e esclarecer as dúvidas de todos os profi ssionais e entidades envolvidos neste trabalho. Uma oportunidade única para aprender e trocar experiências. Quem tem um longo trabalho pela frente, pode contar com o COSEMS-MG nesta jornada que é árdua, mas de inquestionável importância para o crescimento do Brasil.

José Mauricio Lima Rezende - Presidente do COSEMS-MG

Expediente

Escritório Central- COSEMS/MG

PresidenteJosé Maurício Lima RezendeSMS Monte Santo de Minas

Vice-presidenteKátia BarbalhoSMS Governador Valadares

Coordenador Administrativo Contábil Douglas Moreira

Assessoria JurídicaAlberto CarrilhoCristiane TavaresMarcelo Azevedo

Assessoria TécnicaPaola Soares MottaMárcia Moreira MoraisMagali Brito AraújoEthiara Vieira

Assessora de ComunicaçãoCamila Freitas

InformáticaÁlvaro Santos

Logística e ComprasLudmila Fernandes de SouzaLidiane AraújoGustavo Siqueira

Financeiro e ConvêniosRosaine MachadoMônica Teixeira

RecepcionistaMarília do Socorro Santos Magalhães

Motorista e apoioGeodásio Oliveira Rocha

Neste mês, será realizada uma avaliação fi xa para os incentivos à rede de aten-ção à Saúde Bucal. O período avaliado será o 1º semestre de 2016.

Também em outubro serão apurados os resultados do projeto de fortalecimen-to da vigilância em saúde em MG.

Ainda neste mês, os gestores municipais contemplados com o incentivo de custeio destinado ao fortalecimento da qualifi cação e produtividade das equi-pes de regulação, controle e avaliação dos municípios polos de região de saú-de no âmbito do SUS/MG deverão atestar no sistema GEICOM a constituição de equipe mínima de regulação, controle e avaliação.

Não se esqueçam que em outubro ocorre o fechamento do Sistema SUS-Fá-cil para registro de solicitação do remanejamento eletrônico da Programação Pactuada e Integrada(PPI).

Agenda

Page 3: Informativo COSEMS 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO ......COSEMSInformativo 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEMG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento

Capa

3

COSEMS/MG realiza o Seminário “Então, Prefeito!... E a saúde?

Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento de grande mudança nos municípios de todo o Brasil. Em Minas Gerais importantes entidades se unem para tornar esta transição mais efi ciente no que diz respeito à saúde, uma das áreas mais importantes da gestão pública. O COSEMS--MG, juntamente com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) promovem o Seminário “Então, Prefeito!... E a saúde? O encontro acontece em Belo Horizonte nos dias 07, 08 e 09 de novembro, no Hotel Mercure BH (Avenida do Contorno, 7315, Lourdes) e é direcionado exclusivamente aos novos gestores eleitos em outubro de 2016 em Minas Gerais.

O seminário tem a meta de ressaltar junto aos prefeitos eleitos (2017-2020) sobre as diretrizes e especifi cidades da saúde, para que o chefe do executivo de cada município potencialize suas ações. “São muitas as demandas e inúmeros compro-missos assumidos junto à população. Nosso papel é mostrar que a saúde sempre é uma pauta muito importante, pois sua qualidade interfere diretamente nas outras áreas da gestão municipal “, ressalta José Maurício Lima Rezende, presidente do COSEMS-MG.

Estão sendo aguardados muitos participantes, dentre os quais 400 prefeitos estão tendo os custos fi nanciados pela OPAS, que acredita que o evento é uma iniciativa pioneira no Brasil

e é fundamental para a manutenção do SUS. Rodas de debate, painéis e palestras compõem uma rica programação que trará à cidade especialistas experientes na administração municipal da saúde. Entre os temas abordados estão: Gestão efi ciente e responsiva dos recursos da saúde, fi nancimantos federal e esta-dual, a gestão do Fundo Municipal da Saúde, entre vários outros.

A relação entre os municípios e o Sistema Único de Saúde (SUS) tem destaque na programação do evento. Serão abordadas os princípios de organização das políticas de saúde do SUS, a im-portância das ações consorciadas, os aspectos jurídicos, entre outros. “O SUS merece uma atenção especial, pois a interação com os municípios tem se tornado cada vez mais complexa e os recursos cada vez mais escassos. Precisamos nos organizar e compreender melhor nossos direitos e deveres junto aos cida-dãos”, ressalta José Maurício.

Também estão participando e apoiando o Seminário as enti-dades: Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério Público, Associação Mineira dos Municípios (AMM), Tribunal Regional de MG (TJMG), Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Estadual de Saúde (CES), Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS).

Confi ra a programação completa e faça sua inscrição no site: www.cosemsmg.org.br

Encontro prepara novos gestores para uma saúde pública efi ciente em MG

Page 4: Informativo COSEMS 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO ......COSEMSInformativo 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEMG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento

ALMG realiza audiência pública para debater a grave crise na saúde enfrentada pelos municípios mineiros

Curso detalha o funcionamento do SUS

4

Em pauta

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da sua Comissão de Saúde, realizou no dia 18 de outubro, audi-ência pública a fim de discutir os desafios enfrentados pelos municípios mineiros no que se refere a garantia do direito à saúde e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Em virtude do caos generalizado na área da saúde em todo o Brasil, parti-cularmente em toda Minas Gerais, a situação se agravou ainda mais em razão dos atrasos contínuos e ao não cumprimento dos prazos para os repasses oriundos do Fundo Estadual da Saúde aos Fundos Municipais de Saúde.

Nesse sentido, o órgão convocou todos os gestores públicos, profissionais da saúde e toda a população mineira a se fazerem presentes na referida audiência, que visa buscar soluções para o impasse que poderá paralisar o atendimento aos pacientes/usuários do SUS das 853 cidades mineiras. Espera-se, a partir da mobilização e o engajamento de toda a sociedade e de to-

dos os agentes diretamente ligados ao setor da saúde, chamar a atenção para a necessidade urgente em mudar essa triste re-alidade. Em setembro, a dívida do Estado com os municípios referente à falta de repasse de recursos de programas do SUS já chega a R$ 590 milhões.

O assunto, que parece longe de um consenso e somado à pou-ca sensibilidade do Governo do Estado, só vem “reforçar nossa indignação acerca da mais absoluta falta de compromisso para com a saúde da população mineira. É desumano a forma como o governo vem tratando a situação como um todo, um total des-caso para aqueles que dependem exclusivamente dos serviços do SUS. Estamos fazendo a nossa parte, o que queremos é dar um pouco mais de dignidade aos nossos cidadãos já tão caren-tes de atendimentos básicos”, enfatiza o presidente do Conse-lho de Secretarias de Saúdes de Minas Gerais (COSEMS-MG), José Maurício Lima Rezende.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Ge-rais (COSEMS/MG) em parceria à Assembleia Legislativa de Mi-nas Gerais (ALMG) realizaram o curso “Aspectos Operacionais da Gestão de Financiamento do SUS”. Com aulas presenciais, o treinamento foi realizado em setembro e teve duração de 45 horas/aula. A programação abordou temas como: funcionamen-to das redes de Atenção, Fundo Municipal de Saúde e os instru-mentos para um planejamento orçamentário eficiente.

Segundo a coordenadora do curso, Paola Soares Motta, o objeti-vo foi atualizar os servidores da Gerência de Consultoria quanto ao conhecimento sobre a gestão e o financiamento do SUS, além de detalhar a operação dos repasses financeiros, os caminhos dos recursos até os municípios, entre outros. “Com o treinamen-to, esperamos que os consultores sejam também capazes de identificar como o financiamento das políticas de saúde pode ser abordado nas cidades”, explica.

Carmo do Paranaíba realiza trabalho multidisciplinar de atenção e cuidado a pacientes psiquiátricos

Page 5: Informativo COSEMS 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO ......COSEMSInformativo 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEMG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento

5

O Núcleo de Apoio à Saúde Mental (NASME) de Carmo do Paranaíba tem como objetivo supervisionar casos clínico--psiquiátricos que acometem a população. O trabalho foi criado pela enfermeira, especialista e mestre em psiquia-tria/supervisora Clínica Institucional – referência técnica municipal de Saúde e coordenadora CAPS I do município, Vânia Cristina Alves Cunha e conta com o apoio da Secreta-ria Municipal de Saúde e do Colegiado Estadual de Saúde Mental de Minas Gerais.

O projeto foi desenvolvido em 2014 a partir da demanda dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e tem como proposta consolidar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), conforme determinação da Portaria do Ministério da Saúde nº 3088/2011. Para isso, são realizados encontros entre profissionais da Saúde local e intersetorialidade em prol da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações e os trabalhos a serem colocados em prática são discutidos e pautados por meio de encontros mensais, re-alizados pelo NASME. A equipe do núcleo reúne médicos, enfermeiros, psicólogos, coordenadores, além de gestores de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e demais dispositivos sociais, tais como: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Especializado de Assis-tência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Escola Especial, As-

sociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI), Projeto Social de Permanência Integral Diurna e Abrigo Infantil.

De acordo com educadora e coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Adriana Borges De Sou-za, a realização das reuniões semanais do NASME, jun-tamente com os membros do núcleo, estão sendo de extrema importância para a promoção da saúde mental dos pacientes. “Os encontros também capacitam, cons-cientizam os profissionais e abrem espaço para discus-sões de casos clínicos, melhorando o fluxo de atendi-mento”, afirma.

Os resultados obtidos pelo projeto resultam na diminuição do número de internações psiquiátricas, maior oferta de acolhimento e práticas baseadas na política de Humani-zação. Os projetos terapêuticos singulares são realizados levando-se em conta a realidade da cada paciente. Durante o atendimento são observados pontos como: acolhimento, vínculo, matriciamento, contratualidade, corresponsabili-zação, melhora do acesso dos pacientes psiquiátricos aos serviços, melhora do relacionamento interpessoal e inter-locução das ações de saúde e sócio-assistenciais entre ser-vidores públicos.

Carmo do Paranaíba realiza trabalho multidisciplinar de atenção e cuidado a pacientes psiquiátricos

Experiência Exitosa do COSEMS Patos de Minas

Page 6: Informativo COSEMS 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO ......COSEMSInformativo 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEMG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento

Argirita promove iniciativas em prol da saúde e qualidade de vida dos idosos da região

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Silveirâ-nia foi indicado como referência durante o 12° Congresso Internacional da Rede Unida, realizado entre os dias 21 e 24 de março, em Campo Grande (MS). O evento serviu ainda de palco para o 1° Encontro Nacional de NASF que reuniu equipes de todo Brasil e discutiu temas como os desafios e potencialidades do programa e propostas que irão direcionar os trabalhos dos profissionais nos próxi-mos anos.

A indicação do núcleo de Silveirânia foi feita por meio da regional de Saúde de Ubá tendo em vista a excelên-cia do trabalho desenvolvido por sua equipe de profis-sionais.

O NASF de Silveirânia tem como proposta beneficiar a população com iniciativas que integram a prevenção e promoção da saúde. As equipes do núcleo realizam reu-niões periódicas para elaboração das atividades que são

definidas a partir da demanda dos agentes comunitários de Saúde e equipe da Atenção Básica. Entre ações, es-tão incluídos: definição de temas para grupos itinerantes, grupo de convivência, grupo de atividade física, educa-ção permanente, educação em saúde, salas de espera, apoio ao programa Saúde na escola, cursos para diabé-ticos, hipertensos e gestantes e atividades organizadas de acordo com as necessidades que surgem por meio do apoio matricial.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Simo-ne de Paula Cirino Serpa, a estruturação da equipe NASF foi fundamental para efetivar o apoio dos profissionais do programa de Atenção Básica. “Hoje, além de proporcionar o bem-estar dos usuários, o núcleo acolhe todos os seto-res, seguindo uma proposta de avaliação global de cada indivíduo e gerando um fluxo de informações de todas as especialidades que integram as equipes do NASF/AB”, afirma.

Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Silveirânia é indicado como referência

em congresso internacional

Experiência Exitosa do COSEMS Ubá

6

Mathias Lobato desenvolve projeto que auxilia pacientes com transtornos psiquiátricos da região

Page 7: Informativo COSEMS 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO ......COSEMSInformativo 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEMG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento

Em Argirita, o Núcleo de Apoio à Saúde da Fa-mília (NASF) e a Estratégia Saúde da Família (ESF) desenvolvem um trabalho em conjunto, desde 2010, para estimular o convívio social do idoso. As equipes promovem uma série de atividades físicas, seguidas de acompanha-mento nutricional e ações recreativas que integram um calendário anual de eventos de promoção da saúde desse público.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de vida e do con-dicionamento físico da população de ido-sos do município. As ações auxiliam, ainda, na diminuição da demanda do atendimento médico de urgência nas unidades de saúde, proporciona a conscientização sobre saúde e o autocuidado, diminuindo assim, índices de doenças e agravos não-transmissíveis e casos de depressão.

Argirita promove iniciativas em prol da saúde e qualidade de vida dos idosos da região

Experiência Exitosa do COSEMS Leopoldina

7

Em Mathias Lobato, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formada por profissionais de farmácia, nutrição e fisioterapeutas, desenvolveu o projeto “Men-tes Brilhantes”. Ele surgiu para atender uma necessidade do município e barrar o alto índice de pacientes com dis-túrbios psicóticos e depressivos da região. O projeto tem também como objetivo promover, modificar e qualificar a condição de vida dos pacientes.

Por meio de oficinas de artesanato, os participantes têm a possibilidade de ampliarem a renda familiar, sendo assim, reinseridos na sociedade. O projeto oferece ainda aulas de pinturas, recitação de poesias, músicas e dança.

As práticas são coordenadas por profissionais do NASF e desenvolvidas de acordo com o perfil de cada paciente. Elas auxiliam na coordenação motora, da fala, da memó-ria, entre outras. Segundo a farmacêutica Prisciane Gual-berto Cavalcante por meio do projeto é possível realizar, por exemplo, o acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes e apurar se eles realmente estão fazendo o uso correto dos medicamentos.

De acordo com a equipe, o projeto vem apresentando re-sultados significativos, entre eles, a redução do índice de surtos psicóticos. Espera-se que com progresso dos tra-balhos ocorra gradativamente a diminuição do fluxo de atendimento realizados pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e seja possível a inserção do uso de medicamentos psicotrópicos.

Mathias Lobato desenvolve projeto que auxilia pacientes com transtornos psiquiátricos da região

Experiência Exitosa do COSEMS Governador Valadares

Page 8: Informativo COSEMS 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO ......COSEMSInformativo 19 DE OUTUBRO/ 2016 - BELO HORIZONTEMG Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento

O S P A S S O S P A R A U M A G E S T Ã O E F I C I E N T E

D A S A Ú D E P Ú B L I C A E M M G

D I A S 7, 8 , 9 - N O V E M B R O D E 2 0 1 6

S E M I N Á R I O

B E L O H O R I Z O N T E - M G